quinta-feira, 13 de maio de 2010

A pressão aumenta. Mas, o tiro pode sair pela culatra

Como já está um pouco tarde, e eu tenho que acordar bem cedo e o sono começa a rondar minha cabeça, vou apenas alinhavar alguns dados para depois, amanhã a tarde, talvez, desenvolver melhor o texto.

Quem visitar o site do SEE (clique aqui para vê-lo) verá que o governo está jogando pesado no retorno dos educadores em greve.

De um lado, acena com "concessões", do tipo: não haverá demissão e o corte será pago na medida em que houver reposição - aliás, este item difere da circular do sindicato, que diz que conseguiu reverter o corte de ponto. Eu acredito mais na Beatriz do que no governo, mas este pode muito bem prometer uma coisa e fazer outra. Há precedentes sobre isso.

No aspecto salarial, diz o governo que pode fazer uma "revisão de carreira". O que seria isso? Por que o governo não detalhou esta revisão para toda a categoria? De acordo com o governo isso implicaria em algum aumento no piso básico, mas, a julgar pela fala da secretária Renata Vilhena, não atenderia o nosso pleito do piso de R$ 1.312,00. Eles já pagam até mais do que piso, lembram? (risos)

Mas, ao lado disso que para o governo seria um pacote de bondade - imaginem então o que seria um pacote de maldade? - bem ao lado desse texto da "bondade" (com todas as aspas cabíveis) o governo, ou a SEE, que é a mesma coisa, publicou um comunicado aos superintendentes regionais de ensino orientando-os a considerar as faltas dos grevistas, a partir do dia 12, apenas como FALTA, e não mais como FALTA GREVE como vinha acontecendo até então.

Portanto, desde o dia 12 todos nós estamos recebendo FALTA, uma vez que de acordo com a SEE e com a Justiça (que justiça! Ainda hei de saber qual é o real peso metálico - se é que me entendem - desta sentença!) a nossa greve é ilegal.

Além disso, a mídia com seus comentaristas do governo têm criado um clima de que o governo atendeu aos educadores e que agora é só voltar ao trabalho e tudo bem.

Soma-se a isso a "pressão" arranjada de alguns pais de alunos nos jornais a serviço do governo e da tal Federação sem pais de alunos.

Ora, tudo isso cheira a desespero e a chantagem. E talvez o resultado não seja aquele que o governo espera. Tudo vai depender da disposição de luta dos educadores, da nossa capacidade de fazer uma leitura correta dessa realidade e de manter a nossa unidade na luta, seja qual for a decisão da assembléia.

Vamos aguardar o desenrolar desse novelo. Até então, com FALTA ou sem FALTA GREVE continuo na luta, em greve e à disposição do movimento, para o que der e vier!

9 comentários:

  1. A verdade meu caro e talentoso professor, é que o governo está, com estas últimas ações, passando um rolo compressor sobre a categoria e o que está parecendo é que vamos terminar massacrados. Tomara que eu esteja com pressentimentos equivocados e que na assembleia a categoria se mostre disposta e firme para responder a essas manobras mesquinhas do governo com o fortalecimento da greve, oxalá os professores estejam como eu no limite e disposto a tudo para enfrentar esses bandidos que sempre agem como se fossémos ignorantes. Tomara que o sindicato tire um coelho da cartola...pois o que está parecendo é que estão supervalorizando o último encontro na ALMG, que na minha visão foi positiva apenas para o governo que aproveitou da situação para dar ares democráticos para a sociedade (apareceram na foto negociando), sendo que manteve a mesma postura intransigente e arrogante. Repetindo, tomara que eu esteja errado e que possamos seguir fortes em busca de dignidade, pois se voltarmos agora, mesmo que reconheça a beleza desse movimento de 2010, será uma derrota humilhante e uma vitória triunfal dos tucanatos.
    Alex de O. Fernandes. BH PROF. História

    ResponderExcluir
  2. Euler,

    O Governo desesperou geral!!!

    Se é falta, não temos compromisso em repor aula!!!!

    Não vamos recuar!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Isso quer dizer que hoje é o ultimo dia de contrato dos designados em greve.

    ResponderExcluir
  4. O jornalista da TV Bandeirantes colocou a disposição do Sindicato às 13 horas, para falar da causa dos professores e vc sabe o que acontece? Não compareceu ninguém do Sindicato pra dar entrevista ou nos defender. Por que será? Pau na cabeça do Sindicato. Por que não compareceram até hoje. O jornalista está indignado. Queremos uma satisfação do Sindicato, caso contrário nós iremos à TV Bandeirantes nos defender, já que o Sindicato parece estar passando pro outro lado. Estou muito brava e caso o Sindicato não se pronuncie, vou colocar a denúncia no ar.............

    ResponderExcluir
  5. O Sindicato deve uma resposta ao jornalista da TV Bandeirantes E PARA NÓS com URGÊNCIA............

    ResponderExcluir
  6. Bom, quanto aos dias de 12/05 em diante, concordo que estes não devam ser pagos, porque se vão colocar apenas "FALTA", não se repõe. Outra: isto que a colega Eliane citou é importante e grave: eu assisti o dia em que o referido jornalista abriu o espaço, mas não vi o dia em que ele marcou dia e hora para isso. Como o Sind-Ute pode perder uma oportunidade destas? Alguém pode aparecer e dar uma satisfação sobre isso?

    ResponderExcluir
  7. Se é FALTA e falta não se repõe, então NÃO VAMOS REPOR!!!. E ponto final! Já o Sind-Ute pisar na jaca... Espero que haja uma boa explicação.

    ResponderExcluir
  8. Cristina Costa está comprovada a minha denúncia sobre a TV Bandeirantes, de acordo com o depoimento do colega Vandelei.
    Obrigada Vanderlei por dar veracidade ao fato realatado por mim.Que todos saibam da verdade. Ele não marcou dia e hora, ele disse que havia colocado o programa à disposição do Sindicato e que até a presente data o Sindicato não havia se pronunciado e estava surpreso com a falta. INTERESSE DO SINDICATO

    ResponderExcluir
  9. Colegas,
    Eu confio no Sindicato. As propostas que o governo fez foram divulgadas pelo governo com todos os detalhes? NÃO. Porque eles não tem propostas que nos interessem (blefaram e trapacearam até agora). Acredito que o SindiUte não queira divulgar porque deve estar analisando as propostas para dar o próximo passo e principalmente não esvaziar a Assembléia do dia 18/05. O que o governo está fazendo é tentar nos desarticular como fez desde o princípio.
    Aguardemos a Assembléia antes de qualquer julgamento. Nunca fui tão respeitada pelo sindicato como agora. Valoriza os seus integrantes. Valoriza o meu voto na Assembléia. Parabéns SindUTE: está dando uma aula de DEMOCRACIA para o Brasil. O jornalismo brasileiro está perdendo a chance de mostrar seu valor.

    ResponderExcluir