sexta-feira, 28 de maio de 2010

A inspiração que vem das ruas e dos blogs


Pessoal da luta - minhas palavras são dirigidas sempre para o povo da luta - escrevi outro dia uma resposta para vários comentários que recebo neste blog. Disse que saboreio cada palavra que leio dos comentários, mesmo quando não posso, geralmente por falta de tempo, responder a cada um deles.

Hoje achei por bem transcrever alguns comentários que recebi recentemente, que trazem idéias, sugestões, desabafos e análises para que possamos refletir coletivamente sobre os mesmos.

É importante frisar que a nossa luta continua. Mesmo que a mídia já nem toque mais no assunto. Nós vamos continuar falando o tempo todo da nossa histórica luta, da realidade da Educuação pública em Minas, da nossa realidade enquanto profissionais mal remunerados, das incoerências na postura dos poderes constituídos, etc.

Hoje, por exemplo, ouvi na Rádio Itatiaia que o governador de São Paulo vai dar aumento no salário da Polícia Militar de lá. Gozado, pensei que a lei que disseram que proibe aumentos nessa época valia para todo o território nacional. Mas, lembrei-me de algo importante: Minas é uma província à parte, onde o faraó reina absoluto, com direito à cerimoniais de lava-pés por parte da justiça, do legislativo e da mídia.

Mas, vamos aos comentários que mencionei, deixando claro que todos os outros têm a mesma importância. Aqui vai apenas uma pequena seleção e em outras postagens vou transcrevendo mais alguns.

......

Anônimo disse...

A imprensa de Minas é simples. Não apresenta algo além do futebol, da entrevista com um profissional de saúde e alguns crimes no trânsito e assaltos. Em síntese: insinua a violência, a mentira, total ausência de criticidade. Dedica tempo excessivo aos esportes, como se em Minas Gerais não tivesse problemas de fome, doenças, greve na educaçao, juventude nas drogas, crise no sistema habitacional, enchentes e descaso à população pelos políticos que a ela reivindicaram seus votos essenciais pela passagem das eleições. É a imprensa ideológica, a serviço do governo, a mesma que divulga shows, faz sensacionalismos, emite propragandas falsas, do faraó, claro! O faraó voltou ! Ele voltou ! Não tinha saído !!! Reinou às escondidas!!! Não ao Faraó!!!

Marta Regina disse...

Euler,obrigada por este espaço. Que ele não desapareça.
Hoje acordei com uma frase na cabeça e acho que devemos ter um lema para as campanhas políticas que virão, pois os candidatos que votaram contra o piso salarial irão em nossas cidades pedir votos, que tal recebê-los com uma faixa com estes dizeres:Somos PROFESSORES, você votou CONTRA nós, agora é NOSSA VEZ.
Lance uma campanha para escolhermos a melhor frase e para que ela seja nossa bandeira.
Marta Regina- Oliveira-MG

Circe Reis disse...

Euler,
Eu ouvi na CBN, hoje, que o Aécio irá com o AnastaZISTA (rsrsrsrs...) às cidades do interior de Minas para ver se consegue avalancar e melhorar o índice de aceitação do mesmo para as eleições.
Acho que é uma ótima oportunidade para que voltemos à ativa mostrando aos eleitores quem realmente é este sujeito que nos faz de palhacos
há anos e anos.

Elaine disse...

Olá Euler , foi com muita dor no corãção q ontem retornei à sala de aula. Ontem , pois a minha escola nem esperou para nos reunirmos antes. Foi logo avisando aos alunos q já haveria aula. Mas, fiquei emocionada também ao perceber q muitos entenderam a nossa luta e estão do nosso lado. Mesmo com uma imprensa suja e comprada , não teve como esconder, maquiar a realidade do salário em Minas. Todos reconhecem q nosso salário é absurdamente baixo. Espero verdadeiramente q continuemos assim, unidos e q o sindicato não se manifeste somente em ano eleitoral.Na situação em q estamos , precisamos parar, pressionar TODOS OS ANOS, para que não piore o que já etá muito ruim.Talvez se já estivéssemos unidos dessa forma, parando, protestando há mais tempo não estaríamos na situação calamitosa que vivemos atualmente.
abraços,

João Paulo Ferreira de Assis disse...

Apoiado Professor Euler. Eu também já ouvi, ou melhor, já li, uma opinião no blog Cremilda dentro da escola, a me dizer que melhoria salarial para os professores não garante a qualidade de ensino. Eu discordo e apresento argumentos, chegamos a começar uma discussão dentro do melhor nível, eu opondo meus argumentos, mas de repente os outros comentaristas deixaram de comentar e a discussão morreu. Eu mostrei que uma carga horária menor e um salário maior, com dedicação exclusiva, melhoraria a qualidades das aulas.

Denise disse...

Euler,
Os seus posts dispensam comentários. São sempre ótimos. Só para constar, eu fui com a minha filha de 9 anos na Bienal do Livro. Rapaz... que vergonha! Eu tinha comigo R$60,00 (esperava voltar com boa parte do dinheiro). Com este valor eu tive que pagar as passagens (02 de R$2,30; 04 de R$1,80 e 02 de R$1,65), paguei R$ 15,00 para entrar. Você está fazendo a conta? Nem vi a cara dos livros e já gastei R$15,00. Um pouco de exagero, nada. Pois tenho que deixar reservado o retorno. Portanto, eu tinha R$ 49,00 para investir no conhecimento da minha filha. Que ginástica. Andei para encontrar algo que eu pudesse comprar. Que não fosse aqueles livros infantis (crianças de 0 a 6 anos). Não encontrei nada interessante. Então resolvi comprar um dicionário (que estava com o preço ótimo) R$19,00, e um outro que que custou R$39,00 sobre o corpo humano (muito bom). Tá fazendo a conta? Chego numa banca resolvo comprar um livro para mim (eu já tinha até lido o livro "xerografado"). Só sei que gastei o que eu tinha. E joguei R$52,00 para o "F U T U R O". Será que a operadora vai aceitar? Já que no vencimento não terei o meu minguado salário?
Abraço a todos.
Se for para perseguir o Faraó é só chamar.

Graça Aguiar disse...

Euler parabéns pelo ótimo artigo. Realmente, a realidade dos profissionais do magistério é sempre despachada para o futuro, já estou ficando complexada, me sentido protagonista do Juízo Final. Sobre essa indefinição a tudo que nos diz respeito foi tema do meu artigo “Nem anjo nem sacerdote: apenas seres de carne e osso ...” postado em meu blog – S.O.S. Educação Pública http://soseducaopblica.blogspot.com .
Só somos notados no presente quando servimos de bode expiatório para justificar as deficiências produzidas pela incompetência das autoridades responsáveis pela educação.
Gostaria de parabenizar a todos os colegas professores e professoras de Minas Gerais, pelo exemplo de dignidade, cidadania e responsabilidade para com a Educação , pois é esse o significado da greve que a mídia cativa insiste em negar.
Abraços,

Shayane disse...

Oi Euler, sou aluna de Cristina sei que os professores são pouco valorizados, estou do lado dos professores, os governates desse estado não se importam com os alunos, muito menos com professores. Para fazer propagandas mostrando o suposto avanço de Minas e para construir o centro adiministrativo eles têm dinheiro, mas para pagar um salário justo aos professores que tanto tempo dedicam a arte de educar, eles falam que não tem. Ficam dando várias desculpas e tentando jogar os professores contra o sindicato e tambem a população contra os professores.
Abraços

Anônimo disse...

amigo Euler, nesse kit de sobrevivência muito bem lembrado acrescento um auxílio aluguel . Se outras categorias tem por que nãoo a educacão? Nós também moramos com esse minguado salário enquanto políticos , desembargadores, policiais têm garantido o acesso à moradia. Educador também faz parte da sociedade brasileira de acordo com a Constituição FederaL.

Cristina Costa disse...

Euler,
Só para completar neste Kit, além dos citados pelos colegas acima, o que vc acha do "Auxílio Segurança"? Afinal de contas, tem muito professor trabalhando em área de risco e sendo ameaçado em plena sala de aula.
Adorei sua sugestão!!!!
Mas ela tem que ser para 2010!!!!
Não se esqueça disto!
Para 2011, eu já estou lançando e defendendo a tese do Sindicado já começar a avisar ao Governo e Deputados que, na hora que forem fazer e votar o orçamento para 2011, separem os recursos necessários para atender ao nosso PISO, senão não iremos começar o ano letivo de 2011. É a única forma que vejo, para conseguirmos um salário no mínimo dígno!

Eliane disse...

Eu seria muito bem atendida por esse kit, sou arrimo de família que sustenta 04 bocas, mais doentes em casa com remédios controlados e outros caros, tenho que ajudar minha filha na faculdade, moro de favor em barração emprestado pela minha mãe e pra completar, recebo cesta básica do Centro Espírita, estou indo e voltando da escola de carona no ônibus. Salve meus anjos guardiães!
Sem eles não sei como viveria. Por isso choro em ser uma PEDAGOGA, SEM TETO, SEM COMIDA E SEM CONDIÇÕES PARA DAR ASSISTÊNCIA COM DIGNIDADE À MINHA FAMÍLIA E TER QUE ANDAR DE CARONA NO ÔNIBUS PARA IR E VOLTAR DA ESCOLA. E DIZEM QUE PAGAM BEM... O salário só sairá dia 28 ou 30 de junho.Vou continuar indo e voltando de carona. O dia que não der não vou à escola. DEPOIS DO RELATADO, QUE CONDIÇÕES PSICOLÓGICAS E EQUILÍBRIO O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO DEVE TER QUANDO SEU ALUNO NÃO QUER APRENDER, NÃO QUER FAZER ATIVIDADES, ASSISTIR SUAS AULAS, QUER SÓ ATRAPALHAR E VC QUANDO QUER AJUDÁ-LO ELE TE MANDA TOMAR NO ..., IR PARAR NO VAZO SANITÁRIO E OUTROS LUGARES? E A CULPA É DO EDUCADOR, QUE NÃO SABE SER CRIATIVO, NÃO TEM UMA METODOLOGIA E DIDÁTICA DE ACORDO COM O INETRESSSE DO SEU ALUNO??????? É LASTIMÁVEL, MAS É A PURA VERDADE E RELIDADE QUE NOS ENCONTRAMOS. SOU PIOR DO O SEM TERRA QUE RECEBE APOIO DO GOVERNO E DE OUTROS. ACHO QUE VOU VIRAR SEMTERRA, TALVEZ ASSIM PODEREI CUIDAR MELHOR DA MINHA FAMÍLIA...

Pollyanna disse...

Amigos, professores, só gostaria de dizer que embora a luta não tenha terminado, vencemos uma batalha. As mentiras que fomos obrigados a engolir se tornaram públicas. Ganhamos apoio. A mídia, mesmo de forma discreta, mostrou a nossa luta. Em um daddo momento não era mais possível esconder. Abrimos nossos contracheques, a população viu a ameaça que parecia intocável em seu templo: o governador. O q não podemos agora é desistir de lutar. Mas encerro essa batalha de cabeça erguida. Chorei ontem ao ver nossos alunos chegando cantando " o professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo". Pessoal, ainda não temos a valorização financeira, mas demos um show para nossos alunos no que se refere a luta de uma classe. Quem pensa que a inconfidência mineira só serviu para matar Tiradentes, não enxerga q ali nasceu nossa independência. Não ganhamos a guerra ainda, mas a semente está plantada. Como disse a Beatriz: "o próximo governador pensará duas vezes antes de tentar nos desmoralizar mais". A greve acabou. Não conseguimos o piso, ainda. Mas ganhamos o respeito de nossos alunos e a admiração de nossos amigos, pais e conhecidos que hj voltam a nos enxergar. Hoje, após muitos anos, senti voltar em mim o orgulho em poder dizer minha profissão: Sou professora, e com muito orgulho!
Pollyanna

Anônimo disse...

Euler, na votação final votei pela suspensão da greve, mas agora estou arrependido pois ouvi entrevista da sec. Renata dizendo que tudo que for definido pela comissão só terá validade em 2011. Isso é brincadeira. A direção do sindicato não informou que seria 2011. Isso me faz pensar que não vai dar em nada. Quero só ver assembléia de junho para comunicar o resultdo dos trabalhos dessa comissão quando for dito que so valerá para 2011.
Antonio - Santa Luzia.

Ivone disse...

Sinceramente não entendi o recuo. O último encontro foi imenso, estudantes foram mostrados, demonstrando o apoio aos professores e exigindo qualidade de ensino. A sociedade se tornou consciente e receptiva as reivindicações da classe. Acredito que a ilegalidade e a multa tenha sido relevante para este fim, sem atingir o nosso objetivo inicial. Vamos ser criticados por aqueles que desde o início acharam que não ia dá em nada. Infelizmente estavam certos pois a negociação estabelecida foi para um fim sem retaliações, o objetivo principal nao foi muito definido.
Mas o poder é assim... injusto. E aqueles que acreditam no nosso ideal , na nossa formação universitária, devem permanecer com o espirito de luta, para juntos conseguirmos o reconhecimento da nossa importância como profissional.
Abraços a todos


Anderson,Professor de Matemática da EE Machado de Assis disse...

Euler,
Concordo plenamente com você, mesmo que o resultado desse movimento não ter sido o esperado, precisamos manter a união e ir em busca de conquistas.
A LUTA CONTINUA COMPANHEIRO...

Rosane disse...

Na Ilha da fantasia...

Hoje voltei as atividades em minha escola.Infelizmente, minha escola ficou dividida.
Alguns professores ficaram em greve e na luta.Alguns de pijama e a maior parte trabalhando.
O que mais me chamou atenção foi a forma com que nós, os grevistas fomos recebidos pelos colegas não-grevistas: era como se nada tivesse acontecido, era como se nos estivéssemos dado aula no dia anterior. Todos com um sorriso falso na cara, fingindo que nada aconteceu. Nenhum comentário, nenhuma pergunta, todos felizes,"anastesiados", alienados.
Nestes quase 50 dias fomos massacrados, humilhados, a imprensa nos achincalhou, contaram mentira, a justiça e o governador utilizaram de todas as formas truculentas possíveis e hoje nos voltamos e nada... Fiquei apavorada.
Lembrei na hora de uma série dos anos 70 ou 80 - “A Ilha da Fantasia”. Nesta série tinha um anão chamado Tatu, que recebia as pessoas e todos os sonhos eram realizados.
Parecia que eu estava numa outra dimensão. Me senti uma tola. Os comentários na sala dos professores variavam entre venda de lingerie, Avon, o último capítulo da novela, receitas, nomes de xampu...Pirei...
Enfrentei estradas para ir nas Assembléias, fiquei “p da vida” com os menganha em São João Del Rey e na Praça da Liberdade, acompanhei as rádios locais e da capital , passei email pra todo mundo que conhecia, tirei copias e copias de contra cheques, ajudei nos varais de informações, escrevi para varias TV e rádios que falavam mal da greve, escrevi em blogs, ou seja: dei minha contribuição nesta greve. Pra defender esta classe de alienados?
Estou pensando seriamente em enfiar a minha viola no saco e me mandar do magistério. Que futuro terão os alunos que passam na mão destes professores “anastesiados”?
Como os meninos vão exercer sua cidadania? Como eles vão aprender a lutar por seus ideais?Como eles vão pensar?
Desculpem meus colegas se faço uso deste espaço para me lamentar mas hoje estou muito decepcionada com minha profissão, entrei nesta há 19 anos pensando que iria ajudar a formar opinião...que nada.Se não me cuidar vou ser engolida e também "anastesiada".
Viva a Escola da Ilha da Fantasia!

Zana. Profª de Geografia da rede Estadual e Municipal de Ouro Preto.

Rosilene disse...

" Uma coisa é certa: cada vez mais me convenço de que nós todos fomos banhados por uma experiência que é única e que forma a nossa consciência, molda nossos valores e nos tempera para novas lutas."
Euler, usei aí suas palavras porque elas dizem extamente o que vivenciei. A sabedoria vem mesmo é da vivência e não da mero recebimento de informações.


2 comentários:

  1. Professor Euler, muito obrigado por ter selecionado o meu comentário entre os melhores que foram apresentados.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amigo e companheiro pela oportunidade de poder participar do seu blog.

    ResponderExcluir