" Greve, greve, greve – em minha defesa, em defesa de meus colegas.
Me senti motivada a escrever esse texto depois que li um e-mail de um professor que é contra o movimento grevista.Eu acredito e sei que o direito de greve é individual e que a opinião a respeito gera muita polêmica e divergências.Ouvi por ai, frases de apoio e desapoio.Parece que estamos em guerra entre nós mesmos.
Pensei muito sobre o ditado que diz que “por causa dos ruins os bons sempre levam”.
Quem são os “ruins” nessa história? Depende do ponto de vista. Talvez para alguns, nós grevistas sejamos os ruins, talvez os não corajosos e não confiantes na causa sejam os ruins, ou nossos governantes são os ruins? Ou ruim é nossa classe que não se une integralmente para que o governo tenha necessidade de tomar uma decisão rápida?
No e-mail do colega que li, ele se põe em defesa dos alunos que são os maiores prejudicados nessa história toda. Concordo. Mas quem são os ruins nesse caso? Nós, professores que estamos lutando por nossos direitos? Dando-lhes exemplos de cidadania? Que os aconselhamos dentro de sala de aula a lutar também e não ser apático e parado diante da vida? Ou o governo, a política forte do nosso estado que acha que por estarmos desunidos, acha que pode nos enrolar com propostas descabidas e consequentemente adiando com o término do movimento?
Penso no depoimento de uma mãe que foi em uma de nossas assembléias que veio de mudança do sul de Brasil, e chegando aqui, deu de cara com a greve. Ela nos disse que o movimento no sul dura uma semana. Uma semana! E o governo já negocia. E o nosso governo?Por quanto tempo ficou em silêncio?
Parece mesmo uma grande guerra ou uma grande aventura esse momento de greve. Ao analisar e refletir sobre tudo isso me veio à mente os povos portugueses, que no passado, foram corajosos, ousados ao saírem em busca de novas terras. Eles eram antropocêntricos, acreditavam na mitologia grega, em monstros marinhos e mesmo diante de tal crença, construíram suas embarcações, mesmo sem saber se os monstros os iam matar, quantos dias iam navegar se iriam ficar doentes, se a comida que levavam ia dar para os dias de viagem que eles nem sabiam quantos seriam. E qual foi à conseqüência imediata disso? Aí me vem à mente o grande poeta Fernando Pessoa quando escreveu o poema Mar Português. Conseqüências imediatas das aventuras dos portugueses: “Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar!”
Quem foram os ruins nessa parte da história? Os noivos, os filhos que foram corajosos em ir se aventurar e fizeram seus entes queridos sofrer?
Eu, como professora grevista tenho a real convicção que meu aluno é o prejudicado. Sem a menor dúvida disso. Mas meu aluno é jovem. Se ele for fazer um vestibular agora, e for inteligente e esforçado, mesmo que ele tenha que estudar sozinho ele não vai deixar que a greve o prejudique. Se prejudicar, ele é jovem, tem outra chance no próximo ano. Prefiro pensar assim. E meu aluno de terceiro ano que vai fazer um concurso da PM, entrar para a corporação com 19 anos e iniciar sua carreira ganhando um salário melhor que uma professora que foi minha professora e está na sala de aula há 25 anos ganhando um mísero salário. Eu e ela temos que lutar por um salário justo e digno. Temos esse direito. Uns dizem por aí que se não estamos satisfeitos com nossa profissão, temos que mudar. Mudar? Não quero mudar de profissão. Quero lutar por ela! Mesmo consciente que essa luta prejudica diretamente meus alunos. E mais uma vez penso no Poeta:
“Vale a pena? Tudo Vale a pena se a alma não é pequena.”
Qual é o valor do meu trabalho? Se formos fazer uma pesquisa de médicos dermatologistas, por exemplo, ao ligarmos nos consultórios, veremos que cada médico põe seu preço em sua consulta. Uns vão cobrar 90 reais, outros 120 reais, outros 150 reais. É natural acharmos que o melhor médico é o que cobra mais caro. E o melhor professor cobra quanto? 5 reais, 6 reais, 7 reais por cinquenta minutos de aula para atender trinta, quarenta alunos ao mesmo tempo? Somente isso que vale nosso trabalho? De repente até mais para professores que tem seus cargos garantidos na rede pública Municipal ou na rede Particular. O salário do estado vira um complemento. Mas e os professores que são arrimo de família e precisam de seus salários do estado, vão continuar mesmo a vender seus cinquenta minutos de aula por esse mísero valor? Nós estudamos tanto quanto qualquer profissional de qualquer profissão. Fazemos especialização, e temos que aceitar o valor que o governo nos impõe? Estávamos adormecidos. Acordamos. Nem todos acordaram infelizmente. Conquista? Só com sacrifício. “Quem quere passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu.”
A conseqüência final para os povos portugueses que se mantiveram vivos até o fim foi poder, Portugal se tornou um dos países mais ricos do mundo. Não queremos riqueza. Queremos um salário justo, digno. Queremos que o governo de Minas cumpra com o que está na lei estadual e federal.
Estamos nos sacrificando e sacrificando nossos alunos, talvez sendo antropocêntricos, não pensando, por exemplo, que muitos dos alunos e de nós vamos perder férias com a família. Mas não estou lutando somente pelo agora, mas pelo salário justo que anseio estar ganhando quando eu tiver meus 25 anos de sala de aula. Prefiro pensar que estou ao menos tentando ser ousada, corajosa como os povos portugueses foram e dando exemplo de luta, ousadia, coragem, cidadania para meus alunos. E vale a pena?
“Tudo Vale a pena se a alma não é pequena”
Mara
Professora na rede pública Estadual de MG"
Professora na rede pública Estadual de MG"
O Analfabeto Político
ResponderExcluirBertolt Brecht
"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais. "
O governador ainda não percebeu o prejuízo que ele levará com essa greve. Quando as eleições chegarem, todos os adversários do dele farão questão de usar essa greve como propaganda. É vergonhoso que alguém que se julgue professor e se ocupe como governador impossibilite o diálogo, como está ocorrendo. Não sou professora do Estado, mas pelo que vejo o movimento está unido e deve permanecer assim. Não só pelos interesses individuais, mas porque a educação no Estado é uma vergonha mesmo. Soube de uma escola que os professores entraram em greve hoje, ou seja, a coisa pode ficar ainda mais séria.
ResponderExcluirEu gostaria de colocar aqui a minha indignação com a "nossa" secretária quando informou ontem, que hoje dia 21 de maio pela manhã ela já se reuniria com os 108 diretores de 535 escolas estaduais da região metropolitana de belo horizonte (RMBH) que estão totalmente paradas, para explicar aos dirigentes das escolas todas as etapas da negociação que houve com o sindicato. Ela está fomentando uma guerra entre os dirigentes e os professores!!!!!
ResponderExcluirMEU DEUS !!! QUE ÓDIO QUE ESTE GOVERNO TEM DE NOSSA CLASSE!!! ESTE ANASTASIA ESTÁ NOS MANIPULANDO HÁ MUITO TEMPO E NOS ENGANANDO COMO SE FÔSSEMOS IDIOTAS... AGORA QUE ACORDAMOS ELES ESTÃO PASSANDO POR CIMA DE TODAS AS LEIS E PROCURANDO FORMAS CRUÉIS DE NOS MANTER ACORRENTADOS... QUE UMA FORÇA SOBRENATURAL E EXTRAORDINÁRIA NOS FORTALEÇA E QUE O BEM VENÇA SOBRE O MAL!
TEMOS QUE NOS UNIR CADA DIA MAIS...
O que ensinanmos com essa greve? Está nessas palavras da professora Mara e é pra vida toda!
ResponderExcluirTemos essa missão na sala de aula...orientar aos nossos alunos o significado e os resultados de exercermos a cidadania. O nenhum valor que recebemos de nossos governantes nos conduziu a situação atual. Felizmente encontramos em nós mesmos o apoio...Esse fator VITAL não pode ser perdido por nenhuma estratégia desse governo. E vale..vale muuuuito a pena. Escutemos quem conosco luta, pois só eles, quer dizer nós mesmos, sabemos exatamente o quanto JUSTA NOSSA CAUSA É. Aos derrotistas de plantão...os imediatistas...temos a dizer que...A MAIOR VITÓRIA É CONSTATAR que renascemos das cinzas. Saímos do chão...olhamos agora para todos os lados e nos vemos e não é a nossa imagem...mas alguém que vive a mesma história e um imenso desejo de mudá-la. Mas não ficamos apenas no desejo e a reclamar na sala dos professores...ESTAMOS EM GREVE e não somos um reduzido número como sonha um governo de um ESTADO que Tem tome de MINAS...QUE TEM A VER COM JÓIAS..TESOUROS...QUE AOS POUCOS são retirados das rochas...da terra...e brilham. E como brilham!!!Principalmente quando estão juntos!! O maior valor está aí...JUNTAR o que há de mais precioso e não permitir que nenhum ladrão roube de nós esse tesouro; A UNIÃO, A ORGANIZAÇÃO de uma classe...A DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DO ESTADO DE MINAS GERAIS.