quinta-feira, 20 de maio de 2010

Educadores resistem bravamente em todas as frentes


Foi um dia de muita luta e resistência contra as estratégias do governo para minar a greve dos educadores, que já dura 42 dias. Pela mídia, o governo tenta passar a idéia de que atendeu a todos os pedidos do sindicato e que agora vai negociar diretamente com os professores. Como será essa coisa, heim? Será que vai reunir com cada um dos 220 mil trabalhadores?

O governo diz ainda que está preocupado com os alunos. E que vai elaborar uma revisão de carreira para os educadores, só que vai valer apenas para o ano que vem. É muita bondade a deste governo, não? Depois de oito anos, querem promover mudança na carreira para o próximo governo! Chegamos a ficar comovidos com a preocupação que eles têm com a educação pública e com os alunos que frequentam as escolas.

Enquanto manipula a mídia tentando jogar a comunidade contra a greve dos educadores, o governo ataca em duas outras frentes, pelo menos. Durante o dia, a secretária Vanessa Guimarães reuniu-se com os diretores das escolas, tentando transferir para eles a responsabilidade de convocar os professores e explicar para eles (para nós, professores) as verdadeiras intenções do governo.

Eles pensam que estão lidando com pessoas com grande dificuldade mental para entender as coisas, para discernir os fatos e os boatos e por isso precisam que os diretores expliquem o que governo oferece. Mas, afinal, o que governo oferece mesmo, heim? Vamos tentar descobrir...

Além destes expedientes, o governo ataca também através do poder judiciário. Tentando cortar a fonte de financiamento da greve, o governo
conseguiu na Justiça (que justiça!) aumentar o valor da multa diária do sindicato de R$ 10.000,00 para R$ 30.000,00 e ainda por cima bloqueou parte conta bancária do sindicato. Pena que essa justiça não faça o mesmo e nem tem a mesma agilidade quando se trata de ladrão de colarinho branco. Mas, quando se trata da luta dos trabalhadores...

A resistência em todas as frentes...

Mas, o governo não age sozinho. Em todas as frentes os trabalhadores estão resistindo e avançando na conquista da opinião pública. Hoje, dia 20.05, vários atos públicos com panfletagem foram realizados. Citaremos alguns que chegaram ao nosso conhecimento: as manifestações nas superintendências Metropolitanas A, B e C. Houve também panfletagem e ato na Praça Sete, em Belo Horizonte. (Clique aqui para saber mais sobre a manifestação na Metropolitana A em BH)

Na cidade de São José da Lapa foi realizado ato público com a participação dos educadores de São José, de Vespasiano e alguns de Belo Horizonte. Grande número de pessoas da comunidade participou do ato, inclusive pais de alunos e estudantes que foram levar o seu apoio ao movimento. Ato semelhante será marcado para Vespasiano na próxima semana. Um carro de som está circulando nas duas cidades com mensagem explicando que o governo de Minas mente para a população.

Na Itatiaia, Eduardo Costa ouve Beatriz x Mauri Torres

Quando liguei a rádio no horário da tarde, pude ouvir uma parte do diálogo do tipo cada hora um fala, isoladamente, que o radialista Eduardo Costa - um dos poucos que têm dado apoio aos educadores - promoveu. Falando em nome do Sind-UTE Beatriz Cerqueira deixou bem claro que qualquer proposta do governo será apresentada para a categoria, mas o ponto central é a alteração no piso para o ano de 2010 e não para 2011, como defende o governo.

O parlamentar da base do governo disse que tentaria nova rodada de negociação, mas sem avançar no conteúdo das questões principais, como o aumento salarial reivindicado pelos trabalhadores.

Do Interior, tem chegado e-mails dando conta de que a categoria vem resistindo heroicamente. É preciso fortalecer ainda mais a nossa greve, convencendo aqueles companheiros que desejam voltar ao trabalho - ou que ainda não aderiram ao movimento - que a nossa vitória depende deles, também. Quanto mais forte a nossa greve, maiores as chances de conquistarmos todos os pontos da nossa luta, especialmente aqueles três que temos citado aqui: a) a não demissão de nenhum educador grevista, b) o não corte do ponto com o pagamento dos dias parados, e c) um substancial aumento salarial com alteração nas tabelas dos pisos, ainda para este ano.

Amanhã a mobilização continua. Toda iniciativa deve ser realizada. Enviem e-mails para deputados e para a imprensa, participem dos fóruns de debates nos sites dos portais mais conhecidos; realizem manifestações, contratem carro de som para rodar em todos bairros de sua cidade; mantenham reuniões dos comandos locais de greve para analisar o quadro da região e reforçar a nossa luta em cada palmo do estado de Minas Gerais.

A nossa greve vai entrar para história de Minas e do Brasil como aquela que enfrentou forças poderosíssimas, mas que foi capaz de resistir e de arrancar conquistas fundamentais. É a salvação da Educação pública e da carreira do educador em Minas Gerais.

A luta continua, companheiros, até a nossa vitória!

........
Leiam aqui a nota do Sind-UTE em resposta à decisão do TJMG
.......
E aqui, escutem o spot do Sind-UTE convocando os educadores para a assembléia do dia 25.05
......
Clique aqui e ouça as gravações da Rádio COREU.

3 comentários:

  1. É isto mesmo Euler,não nos deixemos abater por este gov.medíocre e facista.Vamos resistir até o fim,com garra e lutando pelos nossos direitos já adiquiridos e que este gov.não quer concender. Hoje ouvi no rádio,que o digníssimo gov.Asia abriu os cofres do estado para os prefeitos dos interiores uma vez que viu seu índice de popularidade em 4% na sua campanha,com isso subiu para 17% este índice(é a compra do apoio à eleição), mas para a educação os cofres do gov.não possuem verbas. Muito engraçado isto não é?Pensem bem na hora de elegê-lo a mais 4,não,8 anos de gov.e consequenteamente estas duas cobras(Vanessa Guimarães e Renata Vilhena)astarão vindo com o pacote de brinde para a classe. A greve tem que continuar.Abraços.
    Édila

    ResponderExcluir
  2. Caro professor euler. Há legalidade em o governo negociar com outra entidade que não o sin-ute? Nâo sou muito esclarecida quanto a isso, mas me parece que fui informada de que somente o sindicato de uma categoria pode representá-la... Será que ele quer nogociar com quem não pestá de greve? Como assim? ele acha que voltaremos?

    ResponderExcluir
  3. Por isso mesmo que eu penso que o melhor era sermos funcionários federais. A Educação Básica passar a ser atribuição do Governo Federal. Claro que isto está condicionado à não eleição do Serra. Federalização da Educação Básica Já! Pelo menos saindo do controle dos governadores [!!!???]as verbas do FUNDEB não seriam desviadas para construir monstrengos como a Cidade Administrativa.

    ResponderExcluir