sábado, 29 de maio de 2010

Confraternização e muito ânimo para continuar a luta



Neste sábado, durante a manhã e a tarde e parte da noite aconteceu um importante momento de confraternização entre dezenas de educadores de São José da Lapa e Vespasiano que atuaram durante a nossa histórica greve.

O encontro aconteceu na confortável residência do casal de educadores Vicente e Preta, em São José da Lapa, onde fomos recebidos com muito carinho.

Foi um momento também de trocar idéias, ouvir as opiniões sobre aquilo que os bravos guerreiros da nossa greve captaram no contato cotidiano com os alunos, os pais de alunos e até com alguns educadores que não aderiram à greve.

Notei algumas coisas comuns: todos os que participaram do nosso belo movimento estão de cabeça erguida e elevada autoestima. Ao contrário de outras greves, não ouvi ninguém dizendo: nunca mais participo das greves na educação. Pelo contrário. As pessoas já estão dizendo que se não houver uma melhora no salário pelo menos para o início de 2011, que o governante que tomar posse nos aguarde!

Quanto ao atual governo, é certo que ninguém ficará omisso nas eleições de outubro de 2010. Vamos devolver com a mesma moeda, recusando aqueles que trataram a Educação pública e os educadores com descaso.

O contato com os alunos no geral foi positivo. Muitos questionaram, alguns até ironizaram, mas depois de uma conversa a maioria ficou do lado dos educadores. Muitos reclamaram por não terem sido chamados previamente a participar das lutas. De fato, na próxima mobilização, é preciso envolver mais os estudantes e os pais de alunos, para que a greve assuma uma dimensão ainda maior.

Quando as fotos dos assessores diretos deste blog chegarem vou publicá-las. No momento estou sem máquina fotográfica, pois comprei uma máquina digital no Oiapoque (shopping Oi) há três anos e ela funcionou bem durante uns dois anos, mais ou menos. Durante a greve ela imitou o dono e entrou de greve, também, não funcionando nem com reza brava. Ainda bem que quase todos os colegas têm uma máquina ou um celular com câmara fotográfica, já que o meu é igual a pai de santo: só recebe chamadas.

Mas, que alegria ver o rosto de tanta gente bonita e combativa. Claro que faltaram muitas pessoas, até porque, se todos comparecessem, a casa do colega Vicente ia virar uma assembléia. Ia dar até polícia. Vespasiano e São José da Lapa, tal como aconteceu em centenas de cidades mineiras, estiveram presentes com muita força e disposição nesta greve.

Falei pro João Martinho que nós temos que organizar um mural da greve com todos os documentos, panfletos, faixas e fotos produzidos durante a greve e colocar na frente da subsede do SindUTE de Vespasiano e São José. Pra deixar bem grande e destacado, na porta da rua um memorial da histórica greve dos 47 dias dos educadores de Minas. E quanto ao livro da greve, que alguns cobraram de mim, vou tentar organizar. Que não seja um liiivro, mas que seja pelo menos uma coletânea com textos que postei aqui no blog e também com inúmeros e ótimos depoimentos dos educadores que participaram do movimento. Não dá para desperdiçar essa experiência histórica de rara beleza e coragem.

Churrasco, cerveja, guaraná, arroz, vinagrete, um mousse de maracujá feito por Carminha - o churrasco ficou sob o comando do Hélio, esposo da companheira Claudia, e o arroz e o vinegrete teve um toque das colegas Celina e Preta. Tudo delicioso. Claro que bastaria a companhia das/dos combatentes para tornar qualquer comida simples um verdadeiro banquete.

Quando estava indo embora, por volta das 16h, acabava de chegar a colega Sílvia, uma das grandes guerreiras da nossa greve. Acabou que nem pude conversar muito com ela. Mas, nem precisava. Nós nos comunicamos até por transmissão de pensamento. Eu lhe pergutei:
- E aí companheira, firme na luta?
Ela respondeu:
- Já estou pronta para fevereiro de 2011.

Precisa dizer mais alguma coisa? Ah, antes que eu me esqueça. Um novo encontro, ainda sem data marcada, ficou agendado para a residência da colega Luiza, também em São José da Lapa. Pelo visto, nada mais vai separar esta turma. Nem vou citar o nome de todos que passaram por lá, porque a gente sempre esquece de alguém. As fotos, quando os assessores do blog enviarem para mim, falarão mais e melhor a este respeito.

De tudo, afinal, só uma frase: a luta continua, colegas! Agora e sempre!

4 comentários:

  1. Gostei senti o gostinho da carne aqui em casa.O governo financiou??????????? KKKKKKKKKKKKKKKK, gostei da parte da máquina fotográfica também kkkkkkkkkkkkkkkk. Só assim poderia rir um pouco querido amigo. Vc é inigualável. Quando vc nasceu Jesus disse: desce e põe pra quebrar, Tudo em vc é
    de uma especialidade fora do normal.Adoro ser sua amiga. Bjs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Prezado amigo Professor Euler, esta ideia da confraternização dos professores de Vespasiano e São José da Lapa foi tão boa, que vou sugerir aos professores de Carandaí que façam o mesmo, e arrecadam cestas básicas para os mais necessitados. Em Carandaí, três foram as escolas que entraram em greve: EE Gentil Pereira Lima (Distrito de Pedra do Sino, em 09 de abril), EE Deputado Patrús de Sousa, em 13 de abril, na 2ª reunião, pois a primeira, no dia 09 não deu quorum, o diretor estava contra)e EE Francisco do Carmo, em 14 de abril. Estas duas, na cidade. Ressaquinha, onde moro, por incrível que pareça não aderiu. Apenas uma professora de Matemática se declarou em greve.

    Professora Eliane, estimo que a confraternização tenha lhe feito bem. Não podemos nos deixar levar pelo desalento. O negócio é acompanharmos as votações da Assembleia, principalmente as duas mais importantes, a do salários e do orçamento para 2011.

    Atenciosamente, João Paulo Ferreira de Assis

    ResponderExcluir
  3. Rosilene-

    O encontro foi o primeiro e certamente não será o últimA. Não há nenhuma utilidade na tristeza...na verdade temos sim motivos pra comemorar. A prova disso foi o encontro que nos permitiu ver am cada um nós uma chama já acesa: a do ânimo para a luta em meio a muita alegria. Caracteristica de nossa classe embora um certo governo tentou de diversos meios nos tirar. O que na verdade aconteceu,usarei agora o título de um dos seus textos: O TIRO SAIU PELA CULATRA! O governo tentou desarticular o grupo, mas cada medida nos unia e sentíamos fortalecidos ainda mais. É Euler, e você continue aqui sendo esse elo da corrente
    através do seu blog. Vale repetir voce mais uma vez:A LUTA CONTINUA AGORA E SEMPRE!!!!E nem preciso dizer que esse desejo ficou impreganado em cada um de nós.

    ResponderExcluir
  4. Euler,

    Como senti não compartilhar com todos vocês este momento de confraternização!

    Lendo seu texto, pude senti o quanto perdi não estando lá.

    Espero que Adriana, Cláudia Luíza , João e Leisa tenho lembrado de mim e mandado o meu abraço a todos, caso não conseguisse dar uma passadinha por lá.
    Tentei falar com todos eles pela manhã mas em vão...Ninguém atendeu o celular.

    Como havia dito já tinha um compromisso familiar inadiável também! Mas para piorá acordei com febre e tanta dor de garganta que estou afônica até agora.Nem pude ligar para ninguém para saber como foi pois não consigo falar...

    Cheguei agora e vim correndo ver se vc colocou alguma notícia deste evento,rsrsr.. e acertei!

    Gostei de saber que terá outro encontro. Espero ser lembrada, pois,deste não fico de fora, viu??

    Deixo aqui o meu caloroso abraço a todos vocês!

    ResponderExcluir