segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Subsídio é o piso-tampão dos educadores de Minas

Uma aula grátis, acima, para as secretárias do governo mineiro sobre a diferença entre piso e subsídio.


Subsídio é o piso-tampão dos educadores de Minas

Em tempos de professor-tampão para preencher as vagas dos combativos, aguerridos, valentes educadores mineiros que se encontram em greve, o governo mineiro desenvolveu uma nova modalidade salarial: o piso-tampão.

Diferentemente do piso salarial nacional instituído pela lei federal 11.738/2008, que impõe a implantação do valor do piso (inteiro ou proporcional) no vencimento básico, o piso-tampão, que atende também pelo nome de subsídio, é a soma total de remuneração - salário inicial + gratificações + vantagens adquiridas ao longo da carreira.

O piso-tampão é igual aquele telhado que você constrói hoje, tem uma aparência bela por fora, mas diante do primeiro vento ele desaba feito castelo de areia. Em se tratando de um teto único, sem nada para protegê-lo, sem piso, estrutura e sem estacas, com o tempo ele se desgasta até cair, feito na foto acima.

Já o piso-piso, não, apesar de modesto (eu disse modesto? Não acredito: medíocre!) ele tem um alicerce razoavelmente forte e seu projeto prevê melhoramento ao longo dos anos.

O piso-tampão do governo, o tal do subsídio, não tem previsão de reajuste anual; confiscou o tempo de serviço de todos os servidores, fazendo com que evoluíssemos como caranguejos, da letra B para a letra A, ou da letra H para a B, e assim por diante; reduziu para menos da metade os percentuais de promoção e confiscou as gratificações de todos os servidores. Quem ficar neste sistema remuneratório estará se despedindo para sempre da carreira e do piso. Nenhum outro profissional de carreira do estado, fora os da Educação, sofreu tal mudança.

Por isso o blog recomenda a todos: não aceitem o piso-tampão. Queiram o piso legítimo, que é aquele instituído por lei e que se aplica somente ao antigo sistema remuneratório.

Mesmo que neste primeiro momento o piso legítimo, original, esteja com a aparência desgastada, como na foto da esquerda, acima, num futuro breve ele terá outra cara. É só o governo criar juízo e mandar pagar. Por enquanto o governo quer atrair você para o piso-tampão, o subsídio, e por isso aprontou de tudo: reduziu salário dos que optaram pelo legítimo, fez propaganda do tampão como se ele fosse o original, mas, não se deixe enganar.

O legítimo piso, o único que garante todas as gratificações e vantagens conquistas na sua carreira; que garante reajuste anual de salário em janeiro, de acordo com o custo aluno-ano; que garante os mesmos percentuais de promoção e progressão dos planos de carreira de Minas, este piso é o antigo sistema remuneratório.

Por isso, amigo navegante, não se deixe enganar: se você não fez ainda a opção de carreira, faça hoje mesmo, preencha seu pedido de retorno e encaminhe ao protocolo da SRE da sua região.

Com isso, você estará a um só tempo salvando a carreira dos educadores em Minas e o piso salarial nacional, o legítimo.

Quanto ao piso-tampão, ofereça-o para alguém da alta esfera do governo e veja se ele - ou ela - aceita. Eles estão tentando empurrar o tampão para você, amigo educador - pimenta nos olhos dos outros é refresco, lembra-se? -, porque pra eles... bom, pra eles é difícil saber o quanto eles recebem de fato, tamanha a soma de salários mínimos acumulados entre remuneração e verbas indenizatórias.

Portanto, recuse o tampão, seja ele o professor ou o piso; e exija o original.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

"Gleiferson Crow:

Olá Caro Euler, parabéns !!!
___

"Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence."
Mahatma Gandhi
___

Parece que o "professor tampão" terá que ter um perfil a caráter. Ele terá que plantar bananeira para entender, o que o governo irá pagar para ele no fim do mês. E como irá ficar o ENSINO DE QUALIDADE para os outros alunos???

Vejam em vídeo o que diz a LEI :
26-11-2009 Severiano Alves fala sobre
A Lei do Piso Salarial dos Professores
http://www.youtube.com/watch?v=x4irp3l7jxg

Lei Federal 11.738/08 (Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério).

Abraços a todos os combatentes !!!
Gleiferson Crow
LEIA: o Jornal do José Elias Issa

http://leiajeissaeemg.blogspot.com/"


"Anônimo:

Vamos marcar presença no jantar de lançamento do festival de cultura e gastronomia de Tiradentes,que acontecerá no Palácio da liberdade hoje .Vão estar lá o Anastazista e O Faraó Aécio."

"Rafael -GV:

Euler,
A subsede de GV tem cerca de 40 municípios. Destes, posso afirmar que Aimorés, Resplendor, Virgolândia, Nacip Raydan,Itanhomi, Sobrália, Fernandes Tourinho, Naque, Itueta, Conselheiro Pena fizeram e fazem essa Greve (Provavelmente esqueci de alguns). Garanto a você que em muitas delas não compareceu nenhum diretor sindical: é a consciência política de nossos colegas, seu conhecimento dos fatos é fazem a diferença. Não sou diretor da subsede, jamais fui induzido pessoalmente por um, mas sempre fiz greves e, das 35 escolas estaduais de Valadares, visitei mais de quinze neste período (algumas três vezes). Sei que ainda é pouco, pelo tamanho da minha indignação. A subsede promoveu uma Audiência Pública em 08/07 e, para encher o auditório da Câmara Municipal, contamos com a presença de 17 cidades da região, num evento organizado no período de uma semana. Garanto a você que a adesão aqui é voluntária e crescente. Por motivos que desconheço, muitos colegas que estavam firmes e inclusive questionando as ações da direção local, desapareceram, se escondem. O nosso momento é muito sério, precisamos de todos juntos. Não aprovo quem faz política anonimamente, por isso informo que meu nome é Rafael Toledo, sou da EE. "Professor Darcy Ribeiro", em greve desde o dia 08/06 e só volto à sala de aula após a última assembléia. Quem estiver ainda trabalhando e precisar de um empurrão para entrar em greve é só ir ao sindicato que os funcionários conseguem me localizar (também faço bicos, para viver). O telefone de lá é (33) 3271-3386. Aguenta pressão quem não se impõe e não diz o que pensa. Ao anônimo: faça-se presente colega, indique os lugares carentes e cobre dos nossos representantes a presença pessoalmente. Eles serão obrigados a atendê-lo(a), pois estão lá com essa incumbência.
P.S.: Depois eu acrescento novas informações..."


Comentário do Blog: Agradeço as informações e parabenizo ao valente colega Rafael pela postura autônoma e combativa. Precisamos de mais pessoas assim. Força na luta, colega, e um forte abraço, até a nossa vitória!

"Gracieusa Brito:

ESTE VÍDEO É DO JULGAMENTO DA CONSTITUCIONALIDADE DO PISO , ESTA MAIS EXCLAREDOR O TEXTO DO OUTRO O DEPUTADO, PARECE QUE ESTÁ SENDO TENDENCIOSO.

http://www.youtube.com/watch?v=hYAqLvtZ7TY&feature=related"


"Anônimo:

A sub sede responsável por Ribeirão das Neves poderia visitar a EE Nossa Senhora da Conceição, nesta escola muitos colegas desertaram e fugiram da luta, retornando nesta segunda feira 08/08/2011."


"Anônimo:

Bom dia EULER
Conversando com colegas que ainda não fizeram sua opção pelo vencimento básico pude perceber o quanto estão seduzidos pelo aumento que receberam. Não há argumentos que façam-nos mudar.

Embotados, não percebem que esta opção por subsídio é ETERNA OU MELHOR ATÉ QUE NOSSOS JURISTAS DE PLANTÃO RESOLVAM POR UM FIM NA FARRA ANESTESISTA.

GENTE MUDEM O QUANTO ANTES!!!!!!!!!
SUBSÍDIO É O CANTO DA SEREIA QUE VAI LEVAR
NOSSO BARCO A PIQUE SE TODA A TRIPULAÇÃO NÃO ACORDAR!!!!!!!!!!

EM TEMPO. APLIQUEI PROVA ONTEM - CONCURSO PROCURADOR:SALÁRIO 13.000,000 REAIS.
EULER O QUE SERÁ QUE FAZ UM PROFISSIONAL GANHAR UM SALÁRIO DESTA MAGNITUDE? TERÃO EM SUA MÃOS CHAVE DA EXISTÊNCIA DO UNIVERSO?
ENQUANTO NÓS AQUÍ, QUE TEMOS A CHAVE PARA A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS COM A NOSSA BOA E VELHA EDUCAÇÃO, SOMOS RELEGADOS A UM MÍSERO SALÁRIO.
SE PUDESSE IA EMBORA DO BRASIL."


"Anônimo:

Caro Euler,

Acabei de descobrir que o Ministro do STF, Joaquim Barbosa, está de licença médica. Gostaria de saber como fica o nosso acórdão neste caso já que ele é o relator do processo... Estou muito preocupada!
Caso você queira ler a (má)notícia, eis o link:

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=126145,NOT"


"José:

Euler,
Posso estar enganado mas com a maioria dos servidores retornando ao ANTIGO SISTEMA REMUNERATÓRIO, o governador irá "acabar" "extinguir" o subsídio, não acha? Não faz sentido permanecer com dois sistemas diferentes de remuneração para o exercício de uma mesma função. Na verdade dois sistemas opostos, porque um refere-se ao VENCIMENTO BÁSICO que, após cumprimento da lei será PISO acrescido das gratificações e o outro refere-se ao SUBSÍDIO = PARCELA ÚNICA (TETO). Já provamos através do retorno à CARREIRA ANTIGA que queremos o PISO e NÃO o TETO/subsídio."


"anônimo:


Nossa CATEGORIA precisa manter a união. Fiquei sabendo que o governo só está esperando o término do dia para retorno ao antigo sistema remuneratório para anunciar as novidades. Afinal, a maioria dos servidores da educação já fizeram a opção pelo ANTIGO SISTEMA REMUNERATÓRIO. Ele já percebeu que o subsídio está falido, foi derrotado! Vamos continuar firmes na luta, pois logo teremos novidades que parecem ser "boas" para nós."

"Anônimo:


Leiam:http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2011/08/08/internas_educacao,243849/mg-pode-contratar-professor-substituto-para-reduzir-prejuizos-causados-por-greve.shtml"

"Anônimo:

RECADO DE PAULO FREIRE: PISO JÁ!!!

"A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas é algo que dela faz parte." (p. 74)

Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia, sobre a necessidade dos professores e trabalhadores em educação lutarem pela defesa e conquistas de direitos."


"Anônimo:

Se CONTRATAREM professor para o meu lugar, eu volto assumo por um dia e retorno a greve. Onde já se viu o Estado preocupado com os alunos do 3º ano do ensino médio e os outros????.A única alternativa é negociar e o mais rápido possível."

"Anônimo:

Caro Euler,

A Globo tem divulgado em todos os seus jornais os novos Princípios Editoriais, que nós sabemos que não são aplicadas pela sua filial Globo Minas.

Hoje cobrei das Organizações Globo coerência de sua filial e seria importante que vários professores também cobrassem para ver se os noticiários mineiros deixassem de ser tendenciosos.

Segue o e-mail que enviei:

Gostaria de criticar as reportagens tendenciosas a favor do Governo de Minas Gerais a respeito da greve dos professores estaduais. Após ler os Princípios Editoriais tão difundidos pelas Organizações Globo, não tive como não criticar a forma como está sendo abordada as reportagens, sem dar voz aos professores ou mesmo direito de resposta às mentiras ditas pelo Governo de Minas.

Um jornalismo independente ouve as duas partes e dá voz a ambos e acima de tudo pesquisa os fatos para divulgar e não simplesmente acredita no que foi dito pelo Governo.
Espero, a partir de agora, coerência da Globo Minas com os Princípios Editoriais apresentados pelas Organizações Globo.
Um Abraço.

Vamos lotar as caixas de mensagens da Globo.
Até a vitória."


"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Vou mandar um recado para os professores da EE Rodrigo de Castro em Santa Bárbara.

Aqui quem fala é o Professor João Paulo Ferreira de Assis, primo materno do Padre Rosemberg Evangelista da Silva, que recentemente completou 25 anos de sacerdócio.

Já que a escola dificulta para vocês o acesso à copiadora, obrigando-os a pagar por esses serviços no comércio, PEÇAM NOTA FISCAL, e guardem. É bom guardar esses documentos, pois eles provam que nós levamos nossa profissão a sério.
Saudações a todos, João Paulo Ferreira de Assis."


"Anônimo:

Acessem o blog ESTUDA MINAS e protestem com o seu comentário."

"EDUCADORA:

Servidores da educação, não tenham "medo", a nossa vitória está próxima, retornar às escolas sem conquistar o nosso piso é fazer papel de palhaço. É isto que o governo e seus cúmplices querem. Entramos na greve com o objetivo de alcançarmos o PISO SALARIAL e não para "descansar" da escola alguns dias, afinal descanso fazemos em época de férias, o momento agora é de LUTAR e VENCER. Por favor, sejamos profissionais, vamos continuar na luta firmes e fortes até o FIM!!!"

"Josias Guedes (Carangola):

Caro Euler e colegas

Penso que a necessidade e beneficio de se retornar para a carreira antiga tem sido avisada ampla e exaustivamente.
Com exceção dos colegas designados que espertamente o governo não deu a opção de escolha, todos estão cientes sobre o que significa permanecer no subsídio.
Hoje você sabiamente volta ao assunto e penso que temos que esclarecer mesmo nesta reta final, até porque quem permanecer nesse subsídio depois não venha reclamar na minha cabeça pois a resposta já está na ponta da minha língua.
Como diz a Bíblia ao alertar as pessoas lá no Velho Testamento:"Quem tem ouvidos para ouvir ouça!" e se alguém for surdo vamos arrumar professor de libras para informar..."


"Anônimo:

O portal UAI publicou hoje matéria sobre a contratação de professor substituto. Vamos esclarecer aos leitores do portal a verdadeira realidade da situação. Acessem e escrevam depoimento."

"EDUCADORA:

Os PROFESSORES precisam entender que atingimos o ponto crucial desta greve. Portanto todos deveriam aderir ao movimento, a hora é agora, pois o governo está desesperado, sabe que diante da situação, ele terá que assumir o compromisso de PAGAR O PISO logo ou não conseguirá garantir a todos os alunos os 200 dias letivos a que tem direito. Sabe também que a revolta CONTRA ele está cada dia maior e pior, mesmo ele tentando jogar a comunidade contra os professores, colocando que a culpa da greve é nossa, mostramos a ele o nosso poder de convencimento utilizando sempre da VERDADE junto à sociedade. Temos que continuar informando e esclarecendo a população sobre quem é o verdadeiro culpado e vilão desta história que atende pelo nome AnastAZIA. Apesar de nossa luta ser desigual, porque o governo tem nas mãos a Máquina do dinheiro para comprar a Mídia e divulgar MENTIRAS, nós temos a credibilidade, o diálogo corpo a corpo com os pais, alunos, comunidade bem como o respeito e a confiança deles em nosso trabalho. Portanto, sigamos em frente sem medo de ser feliz"

"EDUCADORA:

Euler,
Sua analogia foi perfeita! Servidores, vocês já estão muito bem orientados para fazer a melhor opção, ou seja, retornar à ANTIGA CARREIRA. O prazo termina no dia 10/08, não deixe para a última hora! Opte pelo sistema remuneratório que garante a continuidade de sua existência, ou melhor, da existência de sua CARREIRA. Escolha o PISO e NÃO o subsídio que na verdade é TETO. Faça já a sua opção, se o subsídio fosse tão bom como o governo "prega" porque foi imposto apenas aos educadores? Já sei a resposta, porque temos cara de idiotas, estão acostumados a fazer "bonito" com o nosso dinheiro, pensam que somos acomodados e aceitamos tudo que vem de cima pra baixo sem questionarmos, acham que é fácil nos enganar! Mas optando pelo antigo regime remuneratório, daremos ao governador e sua corja a resposta que merecem."


"Rômulo:

Ao colega anônimo que pediu a visita da turma de Neves na E.E.Nossa Senhora da Conceição.

Valeu pela informação. Vamos na quarta-feira conversar com a companheirada de lá. Mas o amigo deve perguntar: Por que só quarta-feira? Por que hoje já temos algumas atividades e amanhã o dia está todo tomado com a reunião do Comando de Greve e Assembleia.

O Nossa Senhora da Conceição e o Guerino (escola em que trabalho) estavam de greve desde o dia 08/06 e nessa semana alguns educadores decidiram retornar. Vamos conversar com o pessoal e se o colega anônimo quiser nos ajudar ele será muito bem-vindo.

Rômulo"


"Anônimo:

Bom dia Prof. Euler,

O ACORDÃO NÃO SAIU pq faltava assinatura da Min Ellen, tomara ela assine, pq esta prevista sua aposentadoria a partir de hoje.E o Min Joaquim Barbosa renovou sua licença médica a partir de 01/08. SOS!!!!SOS!!!"


"Anônimo:

Bom dia Prof Euler,

Piso é piso a base inicial de tudo! Teto é teto o ponto de chegada, a cobertura total! Será que o Sindute não tem informações sobre a postura do Judiciário frente a tanta ilegalidades? Veja só:

Na primeira página Estado de Minas:

08/08/2011 06:39 Atualização: 08/08/2011 07:19
MG pode contratar professor substituto para reduzir prejuízos causados por greve

A greve dos professores da rede estadual completa nesta segunda-feira 62 dias em meio à reação de pais, alunos e governo para tentar garantir a volta as aulas e minimizar o prejuízo a estudantes. A Secretaria de Educação deve anunciar até terça-feira medidas voltadas para alunos do ensino médio. Entre elas, pode estar a contratação de professores substitutos, informou no domingo a secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola. “Estamos estudando toda a situação, com consultas jurídicas e fazendo o mapeamento da rede de ensino para garantirmos a tranquilidade dos estudantes. A paralisação afeta o ensino médio, principalmente os alunos do 3º ano. Esse aspecto nos traz grande preocupação, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser daqui a dois meses e é a porta de entrada para o vestibular”, disse.

Até sexta-feira, de acordo com a secretária, a paralisação afetava apenas 86 das 3.779 escolas da rede estadual de ensino, enquanto outras 600 unidades apresentavam diferentes níveis de paralisação, com tendência maior para o retorno às salas de aula. “Faremos tudo o que a lei nos permitir para garantir a recomposição do ano letivo, que é de 200 dias.”, afirmou Ana Lúcia. Ela classificou a postura do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute/MG) nas negociações como “intransigente” e avaliou que a greve é “nitidamente política, feita para causar constrangimento ao governo”."


"Anônimo:

Euler, está passando da hora de termos atuações mais radicais. Na assembléia regional de Caratinga, no último sábado - com presença da Bia - foi ventilada esta ideia. Temos uma vanguarda disposta e não podemos esperar que nossa mobilização acabe por falta de ação. Abraços."

"Anônimo:

Já que nem “incompetência” é suficiente para explicar o que a dupla Anastasia-Aécio fazem em Minas Gerais, a ideia do IMPEACHMENT (como já se manifesta em várias partes do Estado) do governador Anastasia deve realmente ser considerada."

"Luciano História:

O ministro Barbosa está de licença até 31 de agosto, isso deve demorar ainda mais o acordão."

"Anônimo:

rs. merece um post, dialogo com o afiliado recordando como era bom na época em que a internet não fazia este arrastão de informações, quando os meios de comunicação detinham o poder de controle da informação"


"Anônimo:

Vamos twuittar quem sabe o pessoal envolvido acorda, a midia de mais apoio. Pois diante da reportagem do jornal hoje em dia de hoje ( http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/estado-tem-r-10-para-cada-servidor-publico-mineiro-1.322489) mais uma vez esta claro, que os professores um calo no pe deles, pois incomoda e muito. Somos os excluidos dos aumentos, somos os bestas que tem que serem tapeados com o piso tampao. Não podemos ceder a chantagem do governo.

Piso é lei, diz o STF, por que os governadores dos estados Minas Gerais e RJ,em Greve a 60 dias nao cumpre? http://www.youtube.com/watch?v=hYAqLvtZ7TY&feature=related"



"Anônimo:

Olá Euler,

A pressão para acabarmos com a greve tem ficado cada dia mais forte, hj fiquei sabendo que em algumas escolas aqui na minha cidade,inclusive a escola a qual leciono os diretores estão ameaçando dar uma transferência provisória para um grande numero de alunos o que provocaria fechamento de sala e até despensa de professores.
A greve num é garantida pela constituição? Então essa ameaça num seria ilegal?"


"Marisa Karla_ Governador Valadares:

Gracieusa,

Este vídeo esclarece tudo! Não deixa dúvida nenhuma. O piso tem que ser implantado para minimizar as desigualdades regionais!

Nossos colegas pelegos precisavam ver este vídeo, para se convencerem de que não estamos sonhando e de que a nossa vitória é certa!

A publicação do acórdão tem que sair logo, para termos mais uma prova documental da obrigatoriedade de ser pago o piso."


"Anônimo:

Euler, você poderia me informar até quantos alunos poderiam pedir transferência em uma escola em greve? Existe um limite? O que aconteceria com ese aluno em uma escola q não entrou em greve?

Trabalhos extra classe pagariam os dias perdidos com a greve?E a qualidade da educação como fica?"


"Anônimo - Sul de Minas:

O Sul de Minas acordou para a greve

Fico muito feliz hj em etsar aqui dando uma boa noticia aqui no Sul de Minas várias escolas de várias cidades estão aderindo a greve á partir de amanhã. Acho que não é hora de recuarmos, estamos próximos a vitória .

Força companheiros."


"Anônimo:


Caro Euler ...

Sou professora de 3º ano a muito tempo e vivo me preparando para poder ajudar meus alunos nos vestibulares e no ENEM . Será que os professor contratado para para assumir minha vaga caso isso aconteça conseguirá fazer diferença na vida dos meus alunos com os quais trabalho o conteúdo a 6 anos?"


"Anônimo:

Euler, temos que ter a sociedade a nosso favor e não contra nós. Os pais da associação de pais já foram até o ministério público pedir ajuda para o fim da greve e não foram nem recebidos. Não seria esse o momento de alguém do sindicato sentar com essa associação e dizer que o descaso com que foram tratados é o mesmo do governo em relação a nós? Eles sim podem dizer que não aceitam professores substitutos para seus filhos. Talvez a nossa classe não esteja tão unida para fazer o papel que a ela caberia. Mas sabemos que a luta por um salário digno significa uma redução de jornada para muitos assim como melhoria da qualidade das aulas. Trabalhar em 2 ou 3 turnos realmente dificulta. E com isso os alunos e toda a sociedade sai ganhando. Vamos antes da assembléia conversar com esses pais. Quem sabe eles não se reúnem para estarem conosco no dia 9? Já pensou a mídia noticiando que pais e alunos estão do nosso lado? Quero ver só a cara do Anastasia. Bjs e vê se alguém pode tomar essa postura no sindicato."

"Anônimo:

GENTE É GREVE ATÉ O PISO! SE AMANHÃ NÃO FORMOS BRINDADOS COM ESSE ACORDO, VAMOS PERMANECER EM GREVE! É NOSSO SALÁRIO, MORAL E DIGNIDADE QUE ESTÁ EM JOGO! NÃO VAMOS FAZER PAPEL DE PALHAÇOS!"

"Anônimo:

Olá Euler e companheiros de luta: Amanhã será o dia "d", pois praticamente é o último dia para a escolha salarial e teremos a Assembléia. Até agora o governo se mantém calado e quando "abre a boca" é para falar besteira do tipo "contratar professores para lecionarem nos 3º anos". É mais uma prova do descaso com a educação. Ele vai arrumar uns "tapa-buraco" para enganar os pais e alunos. Bom, acho que pai e aluno inteligente vão recusar essa proposta indecente, pois é bem capaz do governo pegar qualquer cidadão que queira "fazer um bico" e colocar nas salas de aula, subestimando a capacidade da sociedade de perceber que isso nada mais é que um tremendo descaso com os alunos. Enfim, diante disso tudo, nossa greve deve permanecer ainda mais forte, sem o PISO não vamos voltar, e pelo visto, esse governo não vai fazer a proposta que nos interessa até amanhã. Então, peço à todos vocês que permaneçam fortes, vamos lotar o pátio da ALMG e levantar nossas mãos à favor da continuidade da greve. Não aceitaremos outro acordo. É O PISO OU O PISO e não tem mais conversa. Sei que a coisa está feia para nosso lado, mas ao contrário do que possa parecer, nós somos o lado mais forte da corda. Uma hora a corda o do governo vai ceder. Vamos ter a vitória. Ele já está encurralado. Vamos ter paciência e GREVE ATÉ O PISO. QUE DEUS NOS ABENÇÕE!"

"Marisa Karla_ Governador Valadares:

Acabei de assistir na "Grobo" MGTV:"O Governador lamenta a posição do Sind Ute pela continuidade da greve por tempo indeterminado. Medidas serão tomadas para minimizar os impactos causados pela greve."

É pessoal do blog, vocês não estão rezando direito para as 13 almas. O governador está só lamentando...e o tempo só passando.

A ministra Ellen não assinou o acórdão e o ministro Joaquim Barbosa ainda está de licença.
Temos que rezar e lutar muito!!!!

Sugestão para o Rafael de GV: Quando visitar as escolas, mostre o vídeo que a Gracieusa postou sobre o piso. Acredito ser de relevância para tentar convencer esta pelegada de Valadares que faz de conta que não existe greve.
Estamos construindo a nossa história e precisamos de todos!"


"José Alfredo Junqueira:

Ministro do STF de licença para adiar a publicação do Acórdão? Não é Ministro, é Sinistro! Contratem um "substituto" para ele. O governo federal continua fazendo de "bobo". Dilmasia? Neste momento o Dep. Almir Paraca está falando sobre os "problemas' da mineração em Minas.Sobre os "royaltis". Vai dar em alguma coisa? Congonhas e Paracatu, cadê vocês? Que País é este? Desobediência civil já! Força na nossa greve até a vitória. Os professores que estão "enrolando" nas escolas estão com cara de tacho,os alunos já estão cobrando que eles também parem, para que a solução seja mais rápida. Não existe meia aula,nem meio aprendizado."


"Anônimo:

BOA TARDE EULER
COM O OBJETIVO ÚNICO DE AJUDAR NOSSOS COLEGAS QUE AINDA NÃO OPTARAM PELO SISTEMA DE VENCIMENTO BÁSICO,VAMOS ELENCAR AS BESTEIRAS,OS DESMANDO, AS SANDICES QUE O DOUTO GOVERNANTE ANDA FAZENDO.
1-DESCUMPRIU UMA DECISÃO DO STF, O GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO, MORADA MÁXIMA DA JUSTIÇA BRASILEIRA;
2-PRESENTEOU SERVIDORES COM CARGO EFETIVO SEM CONCURSO E SEM ESTÁGIO PROBATÓRIO;
3-CRIOU UM TAL DE SUBSÍDIO QUE NIVELA OS SERVIDORES SEM OBSERVAR AS ESPECIFICIDADES;
4-ADIOU A POSSE DAS CHAPAS ELEITAS EM 05/06;
5-IMPEDIU O EXERCÍCIO DO DIREITO ÀS FÉRIAS PRÊMIO
6-REBAIXOU O SALÁRIO DOS QUE OPTARAM PELO SISTEMA ANTIGO DE REMUNERAÇÃO;
7-PUBLICOU INVERDADES NA MÍDIA CAPACHO COM O DINHEIRO DOS IMPOSTOS PAGOS PELO CIDADÃO;
8-FEZ AMEAÇAS COM CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES TAPA BURACOS;
9-RELEGOU OS ALUNOS QUE NÃO ESTÃO NO TERCEIRO ANO A UMA QUESTÃO DE SOMENOS IMPORTÂNCIA;
UFA !
CAROS COLEGAS QUEM PUDER PODE IR COMPLETANDO A LISTA."

"
Anônimo:

Boa tarde Professor Euler, olha as múmias:
Sr. Governador,

APPMG solicita, encarecidamente, o direito do pessoal da Educação poder voltar para o Quadro do Subsídio, ainda este mês, porque muita gente está perdendo dinheiro.

Atenciosamente,

Joana D'arc Gontijo
Presidente da APPMG"

"Claucir Araújo:

Caro Euler!
Olha só esta estratégia do Governo com a droga da APPMG. E-mail recebido agora na escola.

Sr. Governador,

APPMG solicita, encarecidamente, o direito do pessoal da Educação poder voltar para o Quadro do Subsídio, ainda este mês, porque muita gente está perdendo dinheiro.


Atenciosamente,


Joana D'arc Gontijo

Presidente da APPMG

São uns ridículos a serviço do governo.
"Lobo em pele de cordeiro"."

"Turmalina:

Caros companheiros, a respeito da possível contratação de professores substitutos é mais uma estratégia suja desse desgoverno para tentar minar a nossa greve. Se o Estado não pode nos pagar o piso, cortou nossas férias-prêmio a partir de setembro, não pagou 1/3 de férias para vários colegas, como vai pagar professores substitutos? É muita incoerência para um estado que vai pra mídia dizer que está crescendo mais que o Brasil, gasta um absurdo com propaganda enganosa com a D.Lucinha dizendo que agora o mineiro tem tutu na mesa e no bolso( só se for na casa dela), dá um aumento de 100% à polícia e para nós da EDUCAÇÃO, NADA! Agora é que não podemos voltar, mesmo."

"Anônimo:

Esse "senhor"Mário de Assis tem que mudar , quando era aluno ele já era presidente desta associação ,já faz 20 anos que formei e essa criatura oriunda das profundas do período da ditadura ainda é presidente desta associação.Tem que promover ele para a associação de avôs.Se o Aécio é o Faraó das Gerais esse Tal Mário é a Múmia é o primeiro Mário que não saiu do armário, esse saiu do sarcófago"


"Leonardo Ornellas:

vejam só essa notícia: o governo de minas disse que só pode dar 10 reais de aumento...é brincadeira? se for é de mal gosto.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/estado-tem-r-10-para-cada-servidor-publico-mineiro-1.322489"


"Anônimo:

PAUSA PARA O RISO E A REFLEXÃO, não há meia aula nem meio aprendizado, mas estou crendo que há MEIO-PROFESSOR, pois aqueles que não aderiram à greve até hoje, são os que consideram que estar na sala de aula com este salário é tão somente um bico, tanto é que passam os intervalos de recreio abrindo suas bolsas e retirando suas tralhas para vender aos pobres colegas. No final de semana, em vez de preparar aulas, estão em viagens comprando "tranqueiras" para vender aos colegas, tudo de péssima qualidade. Essa GENTE de mentalidade tacanha está se alastrando pelas escolas e atrapalhando os nossos intervalos, porque não difusão de conhecimento nem conversa saudável. E, nesse momento, deviam estar lutando para serem valorizados, respeitados e consequentemente para ter uma qualidade vida pessoal e profissional, preferem passar o resto da vida fazendo da escola um camelódromo. Carrega para a escola mais "TRANQUEIRAS' do que livros. É isso, aí, colegas, tomem tento, mudem de vida! Depois fica difícil de dizer que pertencem à elite pensante do país, porque à financeira já não pertencem mesmo! Abram os olhos, enquanto é tempo!!"

"Anônimo:

OI EULER
ATÉ DEMOCRACIA TEM LIMITE !
SEI QUE VAI CONTRA SEUS PRINCÍPIOS MAS, POR FAVOR PARE DE POSTAR OS COMENTÁRIOS
DESTES PESSEDEBISTAS POIS TEM GENTE DE CABEÇA FRACA QUE JÁ ESTÁ EMBARCANDO.JÁ APARECEU UM AÍ APOIANDO O MANÉ, COITADO."


"Anônimo:

E A LUTA CONTINUA!!
Parabéns aos bravos companheiros EDUCADORES da Escola Estadual"Altivo Leopoldino" em Espera Feliz, mais uma grande escola que acabour de anunciar a paralisaão de suas atividades em prol de uma luta que é de todos! Afinal, não podia mesmo deixar de participar da luta, porque lá tem EDUCADORES com letras maiúsculas, gente que não entra na sala para brincar com aluno, profissionais de qualidade!
Nós, os EDUCADORES DE CARANGOLA E DIVINO, agradecemos a união de vocês colegas nessa luta!
Um grande abraço!

Agora, queremos contar e temos certeza de que não farão feio: TOMBOS, FARIA LEMOS, CAIANA, FERVEDOURO, CAPARAÓ, nesses lugares também como as três cidades mencionadas, EDUCADORES que se pode escrever em LETRAS GARRAFAIS! É a região dando exemplo!!
CONTAMOS COM VOCÊS!"


"Anônimo:

Companheiros de luta,
uma perguntinha básica:

Alguém sabe como se copia o contra-cheque do site para o computador? Estou precisando com certa urgência.

Agradeço se alguém puder ajudar."


"Claucir Araújo:

Por que eles(appmg) não solicitam "encarecidamente" que o sr. governador pague o Piso dos PROFESSORES. Assim eles estarão demonstrando preocupação com o dinheiro que estamos perdendo."


"Professora de História:

Oi, Euler!

Só para rir um pouquinho ...e continuar na luta do PISO.

É a oração do dia:

Joãozinho orando:

- Senhor todo poderoso:

há 2 anos o Senhor levou meu cantor favorito Michael Jackson!

Meu locutor favorito Lombardi!

Meu ator preferido Patrick Swayze!

Minha dançarina preferida Lacraia!

Esse ano levou minha cantora favorita Amy Winehouse!

Levou agora o meu ator brasileiro favorito, o Ítalo Rossi.

Quero lembrar ao Senhor que meus políticos favoritos são:

,família Sarney, Zé Dirceu, Dilma, Paulo Bernardo e a mulher dele, Collor, família Jucá, Alfredo Nascimento, Ideli Salvati, Maluf, família Garotinho, Núbia Cozolino e sua gangue ... E CLARO, O FARAÓ SEU AFILHADINHO AnastASIA e suas asietes( Gazolinha e Renatinha)

Ó, Senhor, seja feita a Nossa, ops, quer dizer, a Vossa vontade !!!!"


"Ruy Aguiar:


Entendendo a triste realidade:

http://www.brasildefato.com.br/node/7045

Ruy Aguiar"


"Maria Helena - Ipatinga:

Caros colegas, o momento não é de lamentações e sim de muita força e perseverança. Acreditar sempre, recuar jamais! O PISO é lei. Só no Brasil é que precisamos brigar para que leis sejam cumpridas.E, se é assim, continuemos na luta. Queremos o que nos é de direito. Não deixemos que confisque nossos salários. PISO!PISO!PISO!

Estou muito otimista, até a 'Gongozola' com seus discursos mentirosos, cometeu um deslize quando afirmou que "85000 professores haviam passado para o sistema de remuneração em extinção." (radio itatiaia ,hoje de manhã, reportagem muiiiiito tendenciosa, horrível) Então, esse número, com certeza, é muito maior. Vamos superar a marca 150000 professores, se Deus quiser. Mas temos que ficar atentos porque virá mais mentiras e mais pressão. Força, coragem e determinação! (Maria Helena - Ipatinga)"


"José Alfredo Junqueira:

Caro Euler, a TV ALEMG hoje foi histórica. Como será a nossa assembléia amanhã. Mineradoras, mineração.
mineradores. Governadoras, educação, educadores.EXPLORAÇÃO, EXPLOLADORES, EXPLORADOS."

"Luciano:

Caro Euler,

Estava lendo uma notícia onde o dito presidente da Federação de Pais e Alunos, o "amado" (pelos professores) Mário de Assis, onde o mesmo iria pedir a entrada do MP nessa greve. Se o danado conseguir essa proeza e o MP chamar professores e Governo para "mediar" o conflito, vai ser bom para o Magistério: se o SindUte for inteligente e esperto, desmonta de uma vez por todas as falácias governamentais que diz que cumpre a Lei Federal 11738/08 através do Subsídio e coloca o Governo de uma vez por todas no canto sem chance de fugir da responsabilidade. Sinceramente já cansou...

Uma pequena informação quanto aos descontos da greve: a próxima facada será menor do que desferida neste pagamento. Neste pagamento foram descontadas as faltas de 08 a 30/06 e no próximo pagamento serão as do mês de julho, e segundo consta na maioria dos calendários das escolas, só seriam letivos o período de 01 a 15/07, e obviamente só poderão ser comandadas faltas desse período, visto que o restante do mês estava previsto recesso escolar... Mas se a greve romper todo o mês de agosto, preparem-se, pois no pagamento referente a setembro/11 a ser pago no 5º dia útil de outubro, ninguém terá pagamento. Tomara que o sindicato dos professores abrevie isso e consiga o que é de justo direito ao Magistério mineiro, pois esse alongar da greve já não está servindo aos propósitos de se pagar o Piso Nacional. Fico com a impressão de que algumas precauções, salvaguardas e até algumas ações que foram feitas depois de deflagrada a greve (a denúncia ao MP e os protocolos de ação de cobrança do Piso na Justiça) e uma campanha mais forte para o retorno a sistemática antiga deveriam ter sido empreendidas pelo SindUte antes de começarem a paralisação. O motivo é mais do que justificável mas foi um pouco precipitada a entrada em greve sem se resguardar para as claras e obvias reações governamentais.
É bom que aqueles que bravamente mantém essa greve de pé as custas de terem cortados seus parcos salários cobrem de seu representante sindical posturas e ações que coloquem um ponto final nessa guerra de trincheiras, onde ninguém está ganhando e sim perdendo.

Até!!!

Luciano."


"Clebão da Sociologia:

Sobre a provocação de um determinado anônimo no post abaixo (não teve a coragem de se identificar), permita-me retrucar Euler, pois não aguento ficar calado (vi que nem você e nem o Rômulo responderam).

Ô meu chapa, por que vc não gasta seu precioso tempo para atacar os verdadeiros inimigos da educação (APPMG, Mario de Assis bigodinho de arame, o conluio Dilmasia, deputados corruptos), ao invés de provocar nossos companheiros, nossos lutadores e lideranças?

Lave sua boca fedida para falar do Euler, Rômulo, a Beatriz ou qualquer outra liderança abnegada da nossa categoria.

Provocador de meia-tijela, frouxo e babaca!

Não peguei muito pesado né Euler.

Clebão da Sociologia"



"Rita Frugoli:

Olá, Euler
Minha filha estuda no Leopoldo de Miranda e hoje houve aula : os professores estão fazendo horário especial. Como professora, gostaria de não mandar minha filha, mas ela pode perder matérias. Seria legal se fossem até aquela escola amanhã para fazer esses professores voltarem à greve. Outra coisa, pode fazer horário especial??? Hoje, segunda a colega da minha filha, foram 3 alunos. Como o professor pode dar aulas para 3 alunos? E os 50% + 1?????
Alô, professores do Leopoldo de Miranda!!!! Ser fura greve é uma coisa, mas dar aulas para alunos inexistentes, é passar a perna nos pais."


"EDUCADORA:

Caso amanhã o governador não negocie com a CATEGORIA ou apresente alguma proposta que não seja o PAGAMENTO DO NOSSO PISO, por favor, não vamos ceder e aceitar. A negociação tem que ser o PAGAMENTO DO PISO, qualquer coisa contrária a isto, temos que permanecer em GREVE. A luta continuará até alcançarmos o nosso objetivo. É O PISO OU O PISO!!!"


"Laurinha:

Ao colega que fez a perguntinha básica, segundo ele, de como salvar o contracheque.
Tente os seguintes passos:
a) No Portal do Servidor, siga os passos e deixe seu Contracheque aberto, na tela.
b) Aponte o mouse para ARQUIVO - Vá em SALVAR COMO.
c) Digite outro nome para o arquivo, se assim o desejar.
d) Em SALVAR COMO TIPO, escolha Pàgina da Web, completa.
e) Preste atenção em que local você está salvando o seu Contracheque (para descomplicar, salve-o no Desktop ou Área de Trabalho).
f) Teste, clicando sobre o arquivo salvo na Área de Trabalho, por exemplo. Ele será aberto.
Espero ter ajudado. Comente se deu certo, OK?"


"Ana:

Essa APPMG é aliada do governo. Não estamos "preocupados" em perder dinheiro, o que não irá acontecer caso o governo CUMPRA A LEI. No momento lutamos pelo PAGAMENTO DO NOSSO PISO SALARIAL. Quem lê acredita que a APPMG está realmente preocupada com a CATEGORIA, mas quem conhece a entidade (APPMG) de verdade, sabe que ela está apenas fazendo o jogo do governo. Portando, quem quer ser reconhecido e valorizado, volte imediatamente para o ANTIGO SISTEMA REMUNERATÓRIO."


"IDINEI CORRÊA - IPATINGA:

BOA NOITE A TODOS COMPANHEIROS, ESTAMOS VISITANDO ESCOLAS EM IPATINGA. AS VISITAS ESTÃO DANDO RESULTADO, AUMENTAMOS A ADESÃO NA E.E.JOÃO XXIII, NA E.E. NILZA LUZIA DE SOUZA BUTTA E NA E.E. WILSON ALVARENGA. UM ABRAÇO A TODOS E RETORNO PARA ESCOLA SOMENTE DEPOIS DA CONQUISTA DO PISO.
IDINEI CORRÊA DE IPATINGA"


"Anônimo:

Se no pagamento do próximo mês receberemos o recesso , no outro recebemos o tal 14º por este motivo e pelo piso a greve continua!!!!!!!"


"Anônimo:

GOVERNADOR admite então!!!!! minas faliu????
Por isso preciso ajuda federal!!"


"EDUCADORA:

Euler,
Que mania que esse governo tem de falar que a nossa greve é por questões políticas partidárias! Pelo amor de Deus, quantas vezes teremos que afirmar que o Sind-UTE é a entidade que nos representa, só estão reivindicando o que a CATEGORIA tem direito e deseja, ou seja, o PAGAMENTO DO NOSSO PISO SALARIAL, que é o desejo da maioria e não apenas do "sindicato" que, por favor, somos todos nós. Para nós não importa o partido do governo, seja do partido que for, queremos o CUMPRIMENTO DA LEI. Independente do partido político deste ou daquele governo, estaríamos reivindicando o que é nosso de direito. Esse governador está pensando que somos como ele, que persegue, prejudica e age contra quem não é seu aliado? Somos EDUCADORES, trabalhamos com seres humanos e preparamos os mesmos para exercerem, da melhor forma possível, a cidadania!"


"Anônimo:

COLEGAS DE LUTA, VEJO QUE ESTAMOS PRECISANDO MUITO REPENSAR UM POUCO.VEJAM, ESTAMOS A MAIS DE 60 DIAS EM GREVE, ALUNOS SEM AULA, ESTAMOS COM PAGAMENTO REDUZIDO E PELA METADE, PODEREMOS TER MAIS DESCONTOS EM AGOSTO, E AMEAÇAS DE TODOS OS LADOS.VAMOS VER QUEM VENCE.ACHO QUE SE FICARMOS SEM PAGAMENTO NOVAMENTE A COISA VAI FICAR PRETA NÃO PARA NÓS MAS PARA O GOVERNO OPS DESGOVERNO...ELE VAI PRESTAR CONTAS A SOCIEDADE E SERÁ VERGONHOSO PARA ELE DEIXAR UMA CLASSE TÃO IMPORTANTE JOGADA AS TRAÇAS OU BARATAS OU COBRAS ...NÃO VAMOS NOS ENTREGAR , POR FAVOR, NÃO MORREREMOS E ISSO ESTÁ NO FIM...EU ATÉ QUERO APOSTAR NESSA DE TAMPAR O BURACO COM A PENEIRA OPS AGAIN...NÃO O BURACO COM PROFESSORES SEM HABILITAÇÃO....ONDE??? QUEM??// ELE NÃO ENCONTRARÁ...ISSO É COISA DE GENTE AMEDRONTADA MAS QUE NÃO QUER DAR O BRAÇO A TORCER...OU A PERNA..OU A CABEÇA....VAMOS FICAR FIRMES...NINGUÉM MORREU E NEM MORRERÁ.......TUDO TEM JEITO...TUDO TEM SOLUÇÃO ATÉ PARA A MORTE TEM SOLUÇÃO...IMAGINA SE PARA ESTE IMPASSE NÃO TERÁ???CLARO VAMOS TER BOAS NOVIDADES SE NÃO AMANHÃ, SERÁ DEPOIS...E AS BENDITAS 13 ALMAS????ACHAM QUE ELAS SÃO INGRATAS???NEVER...PODEMOS TO TRUST ...COLEGAS...VAMOS ATÉ O FIM...OU ATÉ O PISO..."


"Anônimo:

É colegas, agora a noite no JN falou sobre a nova crise da Economia Mundial. Se antes da crise não conseguimos nosso piso, imaginem agora..."

Comentário do Blog: não tem nada a ver a crise no mundo com o nosso piso. Se a situação está ruim, vamos cortar salários dos de cima, não dos educadores. Não aceitamos nenhuma justificativa para deixarem de pagar o nosso piso. Ainda mais de um governo que já garantiu 100% de reajuste para a PM e diz que não faltará recursos para as obras do Mineirão e outras obras faraônicas. E no cenário nacional, não faltam recursos para os banqueiros e para o agronegócio. Só o nosso piso será sacrificado? Nunca.

"Josias guedes - Carangola:

Olá Euler

Como nós estamos felizes aqui na subsede de Carangola. No início era só uma escola que corajosamente havia aderido a greve em Carangola, depois outra escola de peso da cidade entrou no movimento. Em seguida, brilhantes companheiros de Divino somando forças entre as duas escolas da cidade e com auxílio dos filiados e de membros da direção do sindicato também aderiram ao movimento.

Como informei em seu blog tivemos uma conversa com os colegas de Espera Feliz e mais uma escola aderiu ao movimento.

Temos muito trabalho pela frente e estamos juntos nessa!
Escolas de nossa região: fiquem à vontade para pedir ajuda uns aos outros, é assim que o movimento cresce, peçam ajuda para a subsede, peçam ajuda aos baluartes da educação, não tenham a menor vergonha. Vergonha é o que o Anastasia está fazendo conosco!

Convoquem reuniões, vamos trocar e expor idéias, pois somos educadores. Tivemos a participação de pessoas de renome e respeito na educação como a Prof. Drª Ivete e Prof. Drª Penha, Prof. Sebastião de Oliveira. Minha fala na reunião foi a última e disse que quem bate o martelo para aderir ou não à greve é a escola, ela é soberana em sua decisão.

É o interesse de nossa categoria e da sociedade mineira que está em jogo.

Nós da subsede de Carangola agradecemos a todos através de nossa Diretora Miriam.

Essa luta é nossa colegas! Não vamos deixar que um governador mentiroso e calculista (quer economizar aproximadamente 3 milhões na folha de pagamento ao nos tirar o direito do Piso Salarial Nacional) nos passe a perna!

Acima das nossas diferenças, temos nossas semelhanças. Obrigado Idelzi que com elegância e simplicidade abriu nosso diálogo em Espera Feliz. Um abraço colegas."


Comentário do Blog: Parabenizamos os bravos guerreiros educadores de Carangola, Divino, Espera Feliz e toda a região pelo exemplo de luta que dão a Minas Gerais e ao Brasil. Este é bom exemplo, no qual todos nós, educadores, devemos olhar e acompanhar, ao invés de apontar para os exemplos negativos. Um forte abraço e força na luta, colegas!

"Sílvia:


Boa noite Euler e colegas.
Sobre a reportagem no jornal OTEMPO http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=126192
Embora o título passe ideia de que os alunos estão contra os professores,lendo o texto e comentários de alunos que participaram, entendi que foi uma MANIFESTAÇÃO pedindo que o governo acabe com o impasse com os professores e invista mais nas escolas, e pedindo assim o final da greve. Mais uma vez um texto mal escrito que acaba passando ideias erradas. Pelo menos alguns alunos que conheço foram com essa ideia: MANIFESTAÇÃO PELO FIM DA GREVE, pedindo ao governo que atenda aos professores.
Exemplos de comentários:
".. não queremos na de mais ,apenas uma educação melhor para Minas. Existem os alunos que gostam de estudar e os que gostam de farra, está greve não são somentos os barderneiros que estão prejudicados mas os que querem vencer tbm!!! Queremos estudar e Anastasia não quer pagar!!!"
"( ajudei no protesto ) quero aula, educação de qualidade, e professores dentro da escola satisfeitos com prazer de passar bom ensino para os alunos."
"nós alunos do IEMG junto com outras e escolas e a AMES BH, fizemos este protesto para a melhoria da educação e a volta as aulas, não estavamos do lado do governo e sim dos professores. a nossa duvida é: a escola está sem os professores, e agora como IREMOS ESTUDAR ? e o nosso futuro como ira ficar ? o Governo tem que ceder e entender que quem forma jovens competentes para o mercado de trabalho são os MESTRES PROFESSORES. o Governo gasta tanto pagando furtunas para politicos corruptos ficarem dentro de gabinetes tomando cafézinho , porque não pode gastar com a Educação e a melhoria da mesma ? o pior de tudo isso, são os famosos ' PITACOS ' as pessoas falam e enxergam oque bem querem sem mesmo saber de nada, sinto muito por essas."
(Como copiei esses comentários entre alguns postados, não sei se é permitido essa cópia.Portanto se não for, não publique. )

Estou equivocada no meu ponto de vista?
Abraços aos colegas guerreiros!!!
Sílvia"


"Anônimo:

EULER , A GORGOZZOLA CONTINUA A GARGAZZOLAR E, ESTA ATÉ VIRANDO O ZÓI PRA MENTIR ,MAIS NÃO ESTA CONSEGUINDO NÃO, JÁ TEM POLITICO DIZENDO QUE ELA VAI SER DEMITIDA DO CARGO SE NÃO CONSEGUIR CONVENCER A OPINIÃO PUBLICA QUE MINAS PAGA O PISO, É QUE O ANASTASIA DEPOIS DO DIA 10 TEM QUE TIRAR O DELE DA RETA ! AI VAI SOBRAR PARA QUEM, ADIVINHA ? GORGOZZOLA. TOMARA QUE ARRUME UMA SECRETARIA MAIS BONITINHA.

http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/greve-entra-pelo-segundo-semestre-letivo-em-minas-gerais/1590010/
"

"Luciano História:

A decepção em relação ao tratamento dado a educação pelos governantes me deixa mais descrente com a profissão.Policia terá aumento de 100% em 4 anos(justo),demais servidores aumento de 5% (é muito pouco mas tiveram pelo menos uma proposta), e os professores? Nem admitir que não paga o piso,tentar o aperfeiçoamento do subsídio, realizar adaptações na antiga carreira o governo foi capaz de propor."


"Gracieusa Brito:

Ao Luciano [nota do Blog: não confundirem o Luciano citado pela autora do comentário com o Luciano História], Mário de Assis, Governador e demais interessados. O Sind-UTE já "procurou" o MINISTÉRIO PÚBLICO ajuizando centenas ações de cobrança do PISO - Lei 11.738/08, há mais de 2 meses. O MINISTÉRIO PÚBLICO(MP), SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL(STF) e o GOVERNO FEDERAL estão caladinhos. Como gardiões da CONSTITUIÇÃO FEDERAL juraram honrá -la e defendê -la, e não a ficarem do lado dos que a descumprem. Como poderiam julgar -nos ilegais se estamos exigindo um direito constitucional? Indo mais além, já "procuramos" até o SUPREMO TRIBUNAL DE FEDERAL(STF). E avisa que não adianta se fingirem de PROFESSOR para tentar nos amedrotar pois nós, professorado mineiro, conhecemos muito bem o nosso valor. Em tempo Sr Mario de Assis, a maioria de meus alunos me criticam e perguntam pra que eu estudei tanto por um salário de fome, mas temos ideal. O Senhor gostaria que seus filhos após fazerem faculdade fossem professores e não recebessem o PISO conforme MANDA a Lei? PORQUE LEI É PARA SER CUMPRIDA. Muitos alunos hoje serão os professores e profissionais da educação de amanhã. Faça convites ao governo, alunos e a associação dos professores primários, para uma sessão na sua associação. Mostre esse vídeo da seção do STF, na qual houve a cessão do PISO aos trabalhadores da Educação. Peça ao outro sindicato que ao invés de incentivarem retorno ao subsídio, façam simulação com o valor do PISO somado com todas as vantagens que cada professor que aparecer por lá tiver para verificarem quanto perdemos de 2008 até hoje com o subsídio. Fazer esses cálculos é muito bom, mantém o cérebro esperto e cheio de esperança. Queremos receber o retroativo também, custa sonhar, só nos ajudar. A união faz a força. É engano meu ou realmente a sua associação só entra contra os professores? Se sua resposta for negativa, aja em prol da nossa classe, reúna -se com o outro sindicato e diga ao governador que se ele já paga o PISO como insiste em propalar, então está fácil, mero detalhe, só trocar o nome nos contracheques. Avise a outra associação que, se professores perderam dinheiro e estão lá reclamando acionem a justiça também, pois agora a perca é momentanea e se retornarem ao SUICÍDIO, ui... digo, subsídio a perca será eterna. Destruindo a CARREIRA DO MAGISTÉRIO e falando aos juizes que não aceitam receber o Piso digno, que representa a real PROFISSIONALIZAÇAO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO que eles nos concederam. Nunca mais teremos direito a quinquênios de 10%, biênios de 5%, e todos os benefícios que tiveram cortes substânciais. Peço que não nos tirem esse sonho. Salários não podem ser reduzidos está na CONSTITUIÇÃO FEDERAL, também já foi impretado recurso junto ao TJMG por mais esse ato inconstitucional. Minha alegria foi grande ao ver meu contracheque sem o nome subsídio, verifique no dicionário o que significa isso. Quando esse nome for substituído por PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL aí sim eu direi EXISTE JUSTIÇA NESSE PAÍS. Por enquanto digo: Lei é para pobre cumprir. Mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde a justiça será feita, mas justiça feita tarde já é injusta, contudo SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIREMOS NUNCA ! Por último e não menos importante: vamos pedir a FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO JÁ. Imaginem, todos os alunos do Brasil. Das capitais até o mais longíncuo sertão, com os direitos iguais. Escolas boas, bem equipadas, técnologia, merendas balanceadas, material didático e paradidáticos. Isso é possível, pois haverá uma grande redução de pessoal, não digo de alunos e professores, mas de "feitores" e "senhores de engenho" que insistem em nos chibatar. Estamos esgotados de lutar com os fortes, não precisamos de pessoa da nossa classe para ir contra nós. Obrigada. Que Deus abençoe e ilumine a todos. Até a vitória. Reflitam: "É melhor a tristeza de lutar e perder que a vergonha de nunca ter tentado."
A Justiça é cega mas não é burra. Bom vídeo para vocês.

http://www.youtube.com/watch?v=hYAqLvtZ7TY&feature=related"


"Anônimo:

Companheiros, é amanhã! Sem o PISO, bracinhos levantados pela continuidade da GREVE. Sem mais conversa! Abraços e força na luta! Nós vamos vencer, ainda que demore mais um pouquinho, mas DESSA greve não passa, ah, mas não passa mesmo. Só sairemos com nossa vitória (piso)."


Comentário geral do Blog: turma da luta, um novo post já está pronto, intitulado: "Piso dos educadores não se restringe aos limites do orçamento estadual". Agora, 23h14m, vou fazer um lanche, e quando terminar vou dar os retoques finais no texto e publicá-lo. Lembrando que amanhã é dia de assembleia, dia de levantarmos as mãos pela continuidade da greve caso o governo não apresente uma proposta escrita, assinada, carimbada, registrada, com 500 testemunhas, para o pagamento do nosso piso. Um forte abraço e força na luta!

Ah, detalhe: vocês viram que hoje o governo articulou sua ação combinada para nos desanimar da seguinte forma: 1) a mídia domesticada deu destaque à manifestação de 50 alunos (uma sala de aula) dizendo que eles protestaram contra a greve. Quando 10 mil educadores vão para as ruas em passeata eles dizem apenas que nós atrapalhamos o trânsito; 2) o jornal Hoje em Dia, embora tenha abordado a questão do piso de maneira mais jornalística (deve ser por causa do meu e-mail, rsrs), não deixou de fazer o jogo do governo, que divulgou que o estado só dispõe de R$ 10,00 de reajuste para cada servidor. Contem essa piada para outro, pois a PM terá 100% de reajuste em 4 anos; 3) o governo ameaçou apresentar uma tal proposta definitiva, que até agora nada soubemos. Proposta definitiva para nós é o piso implantado no nosso vencimento básico, 4) a entidade do governo, a tal APPMG, ao cobrar deste a possibilidade do retorno ao subsídio, completa a jogada do governo. Este, fará propostas de pequenos ajustes no subsídio, abrirá uma janela para os novatos voltarem para o subsídio, tentando isolar o segmento mais antigo da carreira, e nos massacrando de forma coletiva. Claro que nada disso vai colar, porque não somos bobos, embora nos julguem assim - talvez olhando-se no espelho e nos julgando pelos mesmos padrões que são característicos deles, não nossos. Um forte abraço a todos e a greve continua, até a nossa vitória!

"Gleiferson Crow:

Olá amigos e companheiros

Agradecemos a DEUS que está sempre nos guiando e as almas que estão intercedendo por nós.

Hoje fiquei feliz, mas gostaria de poder dedicar um pouco mais como o RAFAEL (Parabéns, o seu lugar nas minhas orações está garantido, sempre terá portas abertas, e caso estejam fechadas pode bater será bem vindo). A EE Francisco Sales em CAPIM BRANCO (REGIONAL DE SETE LAGOAS) está parada nesta terça-feira dia 9 de agosto, tem alguns professores em greve, na verdade parece que apenas 01 (um). Mas graças a DEUS pelo menos nesta terça estão com a categoria, que continuem conosco até a vitória.

Não existe concurso público para DIRETOR de escola, portanto a fala mais correta é:
diretor (a) está como diretor (a), mas é professor (a).

Agora deixarei um recado ao GOVERNADOR DE MINAS e SEUS COMPETENTES E GRADUADOS DIRIGENTES:

"Sem PISO, não PISO na escola."

MOMENTO REFLEXÃO:

O Caminho da Vida

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

(O Último discurso, do filme O Grande Ditador)
Charles Chaplin

ABRAÇOS a todos, a luta continua
Gleiferson Crow
LEIA: o jornal que diz a verdade
leiajeissaeemg.blogspot.com"


"Gilson Vieira Soares:

Euler quero aqui fazer algumas ponderações!
É claro que não concordo com as tais contratações que o governo alega que fará para substituir os grevistas, mas daí algumas pessoas dizerem aqui no seu blog e em outros também, que tais profissionais são incompetentes ou meros "tampões" é um certo exagero. Ser da "situação" nem sempre é a solução.
Nesse momento de tensão as pessoas falam o que querem, mas quando adoecem ou se afastam por qualquer motivo que seja lá estão os contratados, muitos recém formados com habilitação plena em boas universidades. Não me considero um mau profissional! Sou contratado, com licenciatura plena em Física pela UFMG e estou substituindo um servidor desde o começo do ano e a qualquer momento posso ser dispensado. Vou sair com a consciência do trabalho bem realizado.
Realmente vai ter contratados sem habilitação e muito menos preparo. Mas o contrário também vai acontecer. A velha máxima: "Não dá pra generalizar".
Por fim o que venho dizer para algumas pessoas é que não tratem os designados-contratados da mesma forma como o governo trata... como cães. Só quem é designado é que sabe como é!

Obrigado pelo espaço.

Leitor assíduo."


Comentário do Blog: Caro colega Gilson, o termo professor-tampão não se aplica aos designados que são regularmente contratados, seja no início do ano ou para alguma eventual substituição do professor titular em licença. Designado habilitado está apto a lecionar tanto quanto um efetivo, isso é ponto comum. Mas, não concordamos que o governo tente substituir profissionais em greve por professores-tampão - aí sim, dignos deste nome - que venham a assumir as aulas nessas circunstâncias. Se forem habilitados, estarão prejudicando a categoria a que pertencem; se não forem habilitados, o que é mais provável que aconteça, pior ainda. Em suma, tratamos aqui aos designados, aos efetivados e aos efetivos enquanto profissionais da educação, trabalhadores que merecem respeito, mas que são igualmente destratados pelo governo.

"Anônimo:

Sem piso e sem salário:

Tumultos na Inglaterra se espalham e chegam a Liverpool
Polícia diz que carros foram incendiados na cidade, 3ª a ter tumultos.

Protestos iniciados no fim de semana originaram confrontos e saques.

Do G1, com agências internacionais
imprimir

Onda de tumultos iniciada em Londres no fim de semana se espalhou pela cidade e já começa a gerar confrontos em outras cidades. Além de Birmigham, onde houve protestos durante o dia, Liverpool já registra saques e destruição na noite desta segunda-feira (8).

Segundo a polícia de Liverpool, carros foram incendiados e alguns saques foram observados pela cidade.
saiba mais

GALERIA DE FOTOS: IMAGENS DOS TUMULTOS
Premiê encurta férias e volta para o Reino Unido por causa de violência

Tumultos e violência gerada por jovens usando capuzes para esconder o rosto se espalharam por Londres na terceira noite de protestos registrados na cidade. Os conflitos antes mais restritos a áreas do subúrbio da cidade já são registrados em bairros mais tradicionais, como Ealing e Camden. Imagens de redes locais de TV mostram grupos de jovens destruindo lojas e carros pelas ruas. Informações de redes sociais, não confirmadas oficialmente, dão conta de situação caótica por quase toda a cidade, mesmo em locais mais nobres de Londres.

A onda de distúrbios em Londres ampliou-se na segunda-feira (8) para novos bairros, e pela terceira noite consecutiva jovens encapuzados incendiaram carros e imóveis, atiraram rojões em policiais e saquearam o comércio, nos piores incidentes registrados em várias décadas na capital britânica."


"Gleiferson Crow:

Olá caro Gilson e companheiros de LUTA

Hoje sou professor efetivo, mas fui designado por 3 anos, já trabalhei durante 3 meses com duas aulas em uma escola a 20 km da minha casa, uma das aulas era no 5º horário (sexta-feira), já trabalhei durante 4 dias e uma professora pediu remoção para o cargo que eu estava (cargo vago), já ajudei na designação orientando e lendo a LDB sobre processo de designação que mais parecia um dossiê (...) sem comentários (todos os xerox teriam que ser autenticados ou ter um carimbo de uma escola estadual). Esses são apenas alguns dos vários exemplos que tenho. No entanto, em nenhum momento eu assinei Q.I. que estivesse contra alguma LEI vigente. E lembrando a cada ano aparecia uma resolução publicada no D.O. quem passou por isso, sabe como era complicado e cansativo, passei madrugadas e madrugadas separando contagem de tempo original de cópia.

Agora, professor que tampa buraco de governo fora da Lei, e sem uma autorização legal, que hora diz alguma coisa, hora diz outra. Eu jamais iria participar "dessa palhaçada" e tornar alvo e assunto para piadas críticas e "brincadeiras". Tenho orgulho de ser professor e já disse aqui em comentários anteriores. Lutarei até a vitória.

PISO SALARIAL é Lei Federal. Isso não é brincadeira

26-11-2009 Severiano Alves fala sobre
A Lei do Piso Salarial dos Professores
http://www.youtube.com/watch?v=x4irp3l7jxg

Lei Federal
11.738/08 (Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério).

Abraços a todos os amigos e companheiros de luta.
Gleiferson Crow
Leia: O Jornal do José Elias Issa
http://leiajeissaeemg.blogspot.com/"


"Anônimo:

Olá Professor Euler,
Muito bom dia PROFESSORAS(ES) DE MINAS GERAIS.

NO DIA DA BATALHA, PEDIMOS A BENÇÃO DE DEUS.

ÂNIMO!

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

Você tem um valor grandioso professor, cumprindo o seu papel de ensinar, de levar conhecimento a pessoas que os terão aplicados e aprendidos pelo o resto da vida. O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor, onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas, enfim se não pudesse contar com a sua atuação. Pensando dessa maneira fica mais fácil perceber o quanto você é importante, tem valor e precisa cada vez mais ter um lugar de destaque.

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

A nossa causa é justa;
Força e coragem;
Em busca da paz e da felicidade;
Somos GUERREIRAS(OS) do dia a dia.
Vamos a luta, COMPANHEIRAS(OS).

SE DEUS ESTÁ COM NÓS, QUEM ESTARÁ CONTRA NÓS!

...E O SOL NASCE NOVAMENTE.

Boa sorte a todos nós,
Fiquem com Deus."


"Ricardo:

LAURINHA,

OBRIGADO PELA AJUDA.

UM FORTE ABRAÇO!"

"Anônimo:

Professor Euler e colegas,

Bom dia!

PRECISAMOS DE UM REPRESENTANTE DO SINDICATO, PARA FICAR A DISPOSIÇÃO DESTE BLOG, TIRANDO AS DÚVIDAS DOS PROFESSORES.

AQUI NESTE BLOG É MAIS FÁCIL E MAIS DEMOCRÁTICO A CONVERSAÇÃO E PERCEBE-SE MELHOR ONDE ESTÃO AS MAIORES DÚVIDAS.

PRECISAMOS DE AGILIDADE E INFORMAÇÕES CORRETAS EM TEMPO RAZOÁVEL, PARA CONTINUARMOS A LUTA.

OBRIGADA."



"Anônimo:

Professor Euler,

Parabéns pelas 360.000 visitas a este blog.

Blog de utilidade pública para os professores de Minas Gerais.

Obrigado pelo espaço e oportunidade de expressar."


"Anônimo - Piranga:

Professor Euler e colegas,

*** A L E R T A **

ATENÇÃO PROFESSORES DE PIRANGA MG.

Os pais de alunos estão sendo convidados para uma reunião, hoje 09/08/2011 na Escola Estadual Cel. José Ildefonso, ás 19:00 hs.

ATENÇÃO PROFESSORES!
Vamos participar também, não percam, compareçam.

Estarão presentes na reunião as INSPETORAS DA SRE de Conselheiro Lafaiete.

OBS: O CARRO DE PUBLICIDADE LOCAL É QUE ESTÁ ANUNCIANDO.

SUA PRESENÇA É IMPORTANTÍSSIMA E INDISPENSÁVEL, NÃO FALTEM. NÃO TENHAM MEDO.

PRECISAMOS SABER A "VERDADE", ARGUMENTAR E QUESTIONAR AS PALESTRANTES.

A nossa luta é JUSTA E HONESTA.
Força e coragem. Vamos combater o bom combate.

Olá companheiras(os), precisamos de SOLIDARIEDADE.

Professor Euler,
Mandaremos notícias.

Obrigada."


"Anônimo:

Professor Euler e colegas,

ALÔ PROFESSORES PIRANGUENSES, FORÇA E CORAGEM A TODOS.

A HORA É AGORA.

A BATALHA SE APROXIMA.

SOMOS GUERREIRAS(OS);
A NOSSA CAUSA É JUSTA.

VAMOS FIRMES A LUTA.
QUE DEUS NOS PROTEJA."


"Haibib:

Pessoal eu cancelei meu PROVEDOR INTERNET UAI, devido ao seguinte: Eles publicam na internet só assunto, imagens e vídeos contra os professores e demais funcionários em greve. Eles não passam nada quando a sociedade é a favor ou manifesta em prol dos professores então quem tiver provedor Uai faça igual fiz cancele a assinatura e menciona a justificativa."

"Anônimo:

Como estou de greve e as vezes vendo novela, vejo que o Anastasia pretende ser um futuro Timoteo Cabral (Cordel Encantado da Rede Bobo) a diferença é que o personagem da ficção não é um tucano rosa."


"Anônimo:

A greve está ganhando espaço na mídia nacional. Mais um pouquinho e o Brasil conhecerá a verdadeira política do PSDB em Minas.

http://click.uol.com.br/?rf=home-horizontalC-PeChamada3&u=http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/09/professores-de-minas-gerais-decidem-continuar-greve.jhtm"


"plyu-play:

hahahahaha acabo de passa na rede globo, qe o governo vai contratar cerca de 3.000 professores para substituir os que estão em greve, eles não consegue arruma professor pra substituir os que estão doentes ou outra coisa, agora vão conseguir 3.000 ? , isso é estrategia para pressionar os professores a parar a greve, não devemos abaixar a cabeça para esse governo, temos que aumentar ainda mais o numero de grevistas, e nos alunos apoiar os professores, vamos mostrar quem e que vai ganhar essa guerra."

"Prof. Eduardo - B.H:

Boa noite Euler e todos os companheiros!
É incrível esse nosso governo:
- Tem dinheiro (bilhões!) para investir em estádios de futebol;
- Tem dinheiro (bilhões!) para construir uma cidade administrativa;
- Tem dinheiro para cumprir a lei e pagar aos nossos digníssimos deputados estaduais os 75% do salário de um deputado federal;
- Tem dinheiro pra fazer propagandas a todo instante, em todas as mídias: tv, jornal, rádio e etc;
- Tem dinheiro para pagar as polícias (civil e militar) e garantir um salário inicial de (vejam bem: SALÁRIO e não SUBSÍDIO!) R$ 4000,00 nos próximos anos, através de aumentos suceessivos;
- Tem dinheiro pra pagar pessoas sem formação necessária e nomeá-los "Professor da Família";
- E agora, a cereja do bolo, ameaça contratar e pagar professores para os alunos do 3° ano do ensino médio, substituindo os grevistas!
É revoltante! Existe dinheiro pra tudo, menos para cumprir uma simples lei; pagar O PISO aos professores...
É lamentável que se o governo realmente contratar professores, tem colegas não pensarão duas vezes e aceitarão o contrato...
Essa era pra ser uma briga de DAVI x GOLIAS, onde os professores seriam o lado mais forte dessa corda. O problema e que muitos se acovardam e não tem coragem de entrar em greve e exigir um direito que é o nosso por lei federal: O PISO SALARIAL!!!
Sugiro que o sindicato, através de suas subsedes, produza material e convoque um mutirão entre os grevistas! Já que não podemos pagar propagandas carìssimas como o governo, que façamos panfletagem próximo as escolas, mostrando o nosso verdadeiro salário, nossas condições de trabalho e gastança desse governo com tudo o que foi citado acima e ainda se diz "preocupado com a educação dos nossos jovens". Não vamos desistitr nunca!
Prof. Eduardo - B.H"


"Anônimo:

Grande companheiro Euler, chegou a hora de entrar em contato com os companheiros do Rio, e em caravanas partir com destino a Brasília, pois, só assim sai a publicação. Força na luta."

"Anônimo:

Gostaria de participar desse momento singular e fazer algumas considerações:

1 – pode até parecer bobagem o que estou dizendo, mas se uma coisa se chama subsídio, não pode ser piso também. São coisas diferentes e tem nomes diferentes exatamente para distingui-las umas das outras. O governo quer misturar alhos com bugalhos para confundir a opinião pública.

2 – para aqueles que acreditam no subsídio eu só posso acreditar que ou são ingênuos e tolos ou não estão nem aí para o tipo de sistema pela qual o governo nos paga. É só ver a vida pregressa do governo que aí está. Desde o começo foi só corte de qualquer tipo de vantagem que ajudava um pouco no mísero salário do servidor. Fora muitas outras maldades como Cidade Administrativa, aumentos minúsculos e cada vez mais longínquos no tempo. Não dá pra acreditar que o governo iria criar o tal subsídio se de fato ele fosse bom mesmo para o servidor. Ademais é aquela questão levantada por muitos: por que ele não implantou isso na PM? Os contextos são parecidos, um soldado que entra hoje ganha o mesmo que outro que está há anos na PM? O risco não é o mesmo? Acho até que a categoria deveria alertar servidores de outras áreas, pois hoje é a educação, amanhã é subsídio para todo mundo.

3 – é preciso conseguir impor alguma espécie de derrota a este governo que se acha acima de tudo e de todos do bem e do mal. Acho que esse é o momento. E são os professores que tem nas mãos as “armas” para isso. É só não abrir mão da dignidade e da capacidade de lutar. Já não temos muito mesmo a perder, considerando as coisas como estão. Sabemos que esse governo é uma farsa e essa é a oportunidade de desmascará-lo.

4 – Diz o desgovernador que o sistema antigo mascarava a realidade. Curioso né, que alguém que já foi secretário de planejamento, vice-governador durante um período de 6, 7 anos, só agora, às vesperas do piso, chegou à essa conclusão. É muita má fé, é muita cara de pau. Porque não mudou antes, então? Ahhhh, não tinha o piso pra pagar. Ou ele é muito demagogo ou é muito incompetente. Eu acho que é as duas coisas juntas.

5 – Se o governo de minas fosse tudo isso que ele diz ser, essa "brastemp" toda, não seria razoável que ele pagasse dignamente a seus servidores?

Então pessoal, por enquanto, é isso que tenho a colocar."


"Maria João Monlevade:

Euler, já estávamos preparando aquela “boas vindas” no dia 11/08 ao governador, mas olha o que acabo de ler em no blog o popular:

O provedor do Hospital Margarida, Lucien Marques anunciou no final da tarde de ontem, o adiamento da inauguração do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade de saúde, que seria na próxima quinta-feira, 11.

De acordo com Lucien o motivo seria um problema de última hora na agenda do Governador Antônio Anastasia.

Marques informou ainda que o governador faz questão de participar da solenidade, já que os recursos para a construção do CTI foram disponibilizados pelo Governo do Estado. O convênio no valor de R$2,2 milhões destinado à manutenção dos 12 primeiros meses do CTI será assinado essa semana em Belo Horizonte. Lucien afirmou, ainda, que o CTI vai começar a funcionar a partir do dia 5 de setembro.

Estão até adiando a data de inauguração de um CTI para fugir do confronto conosco!
ISSO É UMA VERGONHA."


"Patrícia:

Caro Euler,
Estou apreensiva com a reunião de amanhã com o MP. O que vc espera dessa reunião? Acha mesmo que o MP ficará neutro e analisará os 2 lados? Ou penderá pro lado do Timotinho Cabral? Acha que dessa reunião pode surgir um bom acordo pra gente?
Estou muito apreensvia...
Peço aos colegas que visitam esse blog, que também respondam dando suas opiniões.
Um abraço a todos e que Deus nos abençõe!
Patrícia"


"Anônimo:

Caros Colegas!
Continuar em greve é questão de honra.
PROFESSOR CONSCIENTIZADO é GUERREIRO.
Vamos enfrentando a cada dia as pressões com bastante coragem e com a certeza que seremos vencedores. Parabéns "As Meninas" (três professoras) da Escola Benedito Valadares em Carangola que continuam em greve. São verdadeiramente GUERREIRAS, verdadeiros exemplos."


"Anônimo:

Extra! Extra! Vejam no Jornal Minas Gerais, disponível no endereço: http://www.iof.mg.gov, sobre a designação no período de greve! Parece até engraçado esse governo, com desculpa da proximidade das provas do ENEM, isso é apenas mais uma medida pra tentar acabar com a greve, mas deveríamos lembrar que o ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, e não apenas de meio ano do 3º, conheço alunos que conseguiram aprovação de Ensino Médio (opção dada pelo Enem, atendendo a idade exigida em Lei) e ainda bolsas Prouni no 2º ano do Ensino Médio, e aí? Aulas no período de greve, para alunos de Ensino Médio é só mais uma desculpa desse governo... Vamos seguir na Luta até que a Lei do Piso se cumpra em nosso Estado!"

"Ingrid Abreu:

Eu Ingrid Abreu penso que os governantes tem que valorizar mais os prof, pois uns dos trabalhos mais dignos não são remunerados como merecem. Eu estou perdendo aula, estou no 3º ano, mas mesmo assim luto pelos direitos dos prof."

":

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MG , PUBLICA RESOLUÇÃO AUTORIZANDO CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES GREVISTAS!!!

A SECRETÁRIA dE ESTAdo dE EdUCAçÃo dE MINAS
GERAIS, no uso de suas atribuições, à vista da manutenção da greve dos Profissionais da Educação Básica, decidida em Assembleia realizada em 03/08/2011, e considerando que:
1 - os alunos do 3º ano do ensino médio deverão estar material e formalmente aptos a se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - em outubro próximo e aos Vestibulares no final de 2011, tendo esses exames datas definidas por entidades sobre as quais a Secretaria de Estado de Educação não tem ingerência;
2 - a manutenção da greve dos Profissionais da Educação Básica compromete em especial a situação desses alunos e suas famílias, com prejuízos irreparáveis e irreversíveis trazidos pelo retardamento do ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho, uma vez que, para eles, diferentemente dos que estudam em outras séries, não será possível contornar os dias paralisados mediante a reposição de aulas sem o sacrifício do ENEM e dos vestibulares;
3 - o exercício do direito social de greve deve ser feito de forma compatível e harmonizada com outros direitos constitucionais fundamentais, entre os quais o direito à educação, e aquele não pode ser exercido de forma absoluta e com obstrução do direito de agir do Estado em situações especiais como a dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por se encontrarem em situação mais gravosa em relação ao restante do corpo discente nos termos acima justificados;
4 - é dever do Estado garantir a educação de todos, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, nos precisos termos dos artigos 205 da Constituição federal e 195 da Constituição Estadual;
5 - à luz do princípio da razoabilidade, cabe ao Estado assegurar meios de resolver a situação urgente dos alunos do 3º ano do ensino médio, em relação à qual, inclusive, vem sendo cobrado por setores da sociedade civil, em especial grupos de pais e alunos;
RESoLvE:
Art . 1º As Superintendências Regionais de Ensino – SREs – deverão autorizar, nos termos do artigo 10 da Lei 10 .254, de 1990, de acordo com o calendário de reposição proposto pela escola, nos termos das diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Educação, a designação de Professores para ministrar os conteúdos curriculares do 3º ano do ensino médio relativos ao 1º semestre de 2011, para os alunos que cursam esse ano e que tiveram suas aulas regulares interrompidas pela greve .
Parágrafo 1º - Por se tratar de medida emergencial, o diretor da escola fica autorizado a designar professor habilitado ou, na falta desse, qualificado, para assumir as aulas de que trata este artigo.
Parágrafo 2º - A autorização prevista no caput deverá ser estendida ao 2º semestre de 2011, para assegurar a todos os alunos do 3º ano do ensino médio a continuidade dos estudos .
Art . 2º A designação de que trata o artigo 1º, quando necessária, poderá ocorrer também para o Especialista em Educação Básica, Assistente Técnico de Educação Básica e Auxiliar de Serviços de Educação Básica, para garantir a regularidade do funcionamento do 3º ano do ensino médio nas escolas estaduais .
Art. 3º Não poderão ser designados profissionais da Secretaria de Estado de Educação que aderiram à greve .
Art . 4º A designação de que trata esta resolução terá seu prazo vinculado ao período necessário para término do ano letivo de 2011 .
Art . 5º Na hipótese de retorno do titular, o professor designado nos termos desta resolução poderá continuar como designado, a critério da direção da escola, atuando na reposição de aulas ou em aulas de reforço, até o término do ano letivo de 2011 .
Art . 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação .

SECRETARIA dE ESTAdo dE EdUCAçÃo, em
Belo Horizonte, aos 08 de agosto de 2011 .
(a) ANA LÚCIA ALMEIdA GAZZoLA
Secretária de Estado de Educação

Visitante assíduo"


"Linder - Manhuaçu:

Euler, informação:
Companheiros a força da greve está aumentado - em Manhuaçu mais 3 escolas estraram em greve, na região o apoio vem crescendo...
Vamos lutar com força e contando com o apoio dos companheiros que estão tomando posição.
Linder - Manhuaçu"


"Anônimo:

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

(D. Pedro II)

Acredito que nossa maestria não se limita aos muros da escola. Professor não é só aquele que ensina fórmulas cabalísticas, teorias quânticas e desenvolvimento do pensamento lógico.

O primeiro exemplo tem de ser do professor. A história começa e se desenlaça com a figura do professor. Nenhuma mordaça vai fazer com que deixemos de acreditar.

As 13 almas neste instante estão trabalhando e se vocês acham que NA NA vai dormir esta noite? Rá! Rá! Tem mais de 2 meses que ele está com insônia.

PISO PISO PISO PISO PISO...

Porque será que ele não dorme direito?"


100 comentários:

  1. Olá Caro Euler, parabéns !!!
    ___
    "Primeiro eles te ignoram, depois riem de você, depois brigam, e então você vence."
    Mahatma Gandhi
    ___
    Parece que o "professor tampão" terá que ter um perfil a caráter. Ele terá que plantar bananeira para entender, o que o governo irá pagar para ele no fim do mês. E como irá ficar o ENSINO DE QUALIDADE para os outros alunos???

    Vejam em vídeo o que diz a LEI :
    26-11-2009 Severiano Alves fala sobre
    A Lei do Piso Salarial dos Professores
    http://www.youtube.com/watch?v=x4irp3l7jxg

    Lei Federal 11.738/08 (Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério).

    Abraços a todos os combatentes !!!
    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vamos marcar presença no jantar de lançamento do festival de cultura e gastronomia de Tiradentes,que acontecerá no Palácio da liberdade hoje .Vão estar lá o Anastazista e O Faraó Aécio.

    ResponderExcluir
  3. Euler,
    A subsede de GV tem cerca de 40 municípios. Destes, posso afirmar que Aimorés, Resplendor, Virgolândia, Nacip Raydan,Itanhomi, Sobrália, Fernandes Tourinho,Naque, Itueta, Conselheiro Pena fizeram e fazem essa Greve (Provavelmente esqueci de alguns). Garanto a você que em muitas delas não compareceu nenhum diretor sindical: é a consciência política de nossos colegas, seu conhecimento dos fatos é fazem a diferença. Não sou diretor da subsede, jamais fui induzido pessoalmente por um, mas sempre fiz greves e, das 35 escolas estaduais de Valadares, visitei mais de quinze neste período (algumas três vezes). Sei que ainda é pouco, pelo tamanho da minha indignação. A subsede promoveu uma Audiência Pública em 08/07 e, para encher o auditório da Câmara Municipal, contamos com a presença de 17 cidades da região,num evento organizado no período de uma semana. Garanto a você que a adesão aqui é voluntária e crescente. Por motivos que desconheço, muitos colegas que estavam firmes e inclusive questionando as ações da direção local, desapareceram, se escondem. O nosso momento é muito sério, precisamos de todos juntos. Não aprovo quem faz política anonimamente, por isso informo que meu nome é Rafael Toledo, sou da EE. "Professor Darcy Ribeiro", em greve desde o dia 08/06 e só volto à sala de aula após a última assembléia. Quem estiver ainda trabalhando e precisar de um empurrão para entrar em greve é só ir ao sindicato que os funcionários conseguem me localizar (também faço bicos, para viver). O telefone de lá é (33)3271-3386. Aguenta pressão quem não se impõe e não diz o que pensa. Ao anônimo: faça-se presente colega, indique os lugares carentes e cobre dos nossos representantes a presença pessoalmente. Eles serão obrigados a atendê-lo(a), pois estão lá com essa incumbência.
    P.S.: Depois eu acrescento novas informações...

    ResponderExcluir
  4. ESTE VÍDEO É DO JULGAMENTO DA CONSTITUCIONALIDADE DO PISO , ESTA MAIS EXCLAREDOR O TEXTO DO OUTRO O DEPUTADO, PARECE QUE ESTÁ SENDO TENDENCIOSO.
    http://www.youtube.com/watch?v=hYAqLvtZ7TY&feature=related

    ResponderExcluir
  5. A sub sede responsavel por Ribeirãodas Neves poderia visitar a EE Nossa Senhora da Conceição,nesta escola muitos colegas desertaram e fugiram da luta,retornando nesta segunda feira 08/08/2011.

    ResponderExcluir
  6. rs.merece um post,dialogo com o afiliado recordando como era bom na epoca em que a internet nao fazia este arrastao de informacoes,quando os meios de c.somunicacao detinha o poder de controle da infomacao

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Prof Euler,

    Piso é piso a base inicial de tudo! Teto é teto o ponto de chegada, a cobertura total! Será que o Sindute não tem informações sobre a postura do Judiciário frente a tanta ilegalidades? Veja só:
    Na primeira página Estado de Minas:

    08/08/2011 06:39 Atualização: 08/08/2011 07:19
    MG pode contratar professor substituto para reduzir prejuízos causados por greve

    A greve dos professores da rede estadual completa nesta segunda-feira 62 dias em meio à reação de pais, alunos e governo para tentar garantir a volta as aulas e minimizar o prejuízo a estudantes. A Secretaria de Educação deve anunciar até terça-feira medidas voltadas para alunos do ensino médio. Entre elas, pode estar a contratação de professores substitutos, informou no domingo a secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola. “Estamos estudando toda a situação, com consultas jurídicas e fazendo o mapeamento da rede de ensino para garantirmos a tranquilidade dos estudantes. A paralisação afeta o ensino médio, principalmente os alunos do 3º ano. Esse aspecto nos traz grande preocupação, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser daqui a dois meses e é a porta de entrada para o vestibular”, disse.

    Até sexta-feira, de acordo com a secretária, a paralisação afetava apenas 86 das 3.779 escolas da rede estadual de ensino, enquanto outras 600 unidades apresentavam diferentes níveis de paralisação, com tendência maior para o retorno às salas de aula. “Faremos tudo o que a lei nos permitir para garantir a recomposição do ano letivo, que é de 200 dias.”, afirmou Ana Lúcia. Ela classificou a postura do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute/MG) nas negociações como “intransigente” e avaliou que a greve é “nitidamente política, feita para causar constrangimento ao governo”.

    ResponderExcluir
  8. Já que nem “incompetência” é suficiente para explicar o que a dupla Anastasia-Aécio fazem em Minas Gerais, a ideia do IMPEACHMENT (como já se manifesta em várias partes do Estado) do governador Anastasia deve realmente ser considerada.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Prof. Euler,

    O ACORDÃO NÃO SAIU pq faltava assinatura da Min Ellen, tomara ela assine, pq esta prevista sua aposentadoria a partir de hoje.E o Min Joaquim Barbosa renovou sua licença médica a partir de 01/08. SOS!!!!SOS!!!

    ResponderExcluir
  10. Euler, está passando da hora de termos atuações mais radicais. Na assembléia regional de Caratinga, no último sábado - com presença da Bia - foi ventilada esta ideia. Temos uma vanguarda disposta e não podemos esperar que nossa mobilização acabe por falta de ação. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ao colega anônimo que pediu a visita da turma de Neves na E.E.Nossa Senhora da Conceição.
    Valeu pela informação. Vamos na quarta-feira conversar com a companheirada de lá. Mas o amigo deve perguntar: Por que só quarta-feira? Por que hoje já temos algumas atividades e amanhã o dia está todo tomado com a reunião do Comando de Greve e Assembleia.
    O Nossa Senhora da Conceição e o Guerino (escola em que trabalho) estavam de greve desde o dia 08/06 e nessa semana alguns educadores decidiram retornar. Vamos conversar com o pessoal e se o colega anônimo quiser nos ajudar ele será muito bem-vindo.

    Rômulo

    ResponderExcluir
  12. O ministro Barbosa está de licença até 31 de agosto, isso deve demorar ainda mais o acordão.

    ResponderExcluir
  13. Josias Guedes (Carangola)8 de agosto de 2011 às 09:22

    Caro Euler e colegas

    Penso que a necessidade e beneficio de se retornar para a carreira antiga tem sido avisada ampla e exaustivamente.
    Com exceção dos colegas designados que espertamente o governo não deu a opção de escolha, todos estão cientes sobre o que significa permanecer no subsídio.
    Hoje você sabiamente volta ao assunto e penso que temos que esclarecer mesmo nesta reta final, até porque quem permanecer nesse subsídio depois não venha reclamar na minha cabeça pois a resposta já está na ponta da minha língua.
    Como diz a Bíblia ao alertar as pessoas lá no Velho Testamento:"Quem tem ouvidos para ouvir ouça!" e se alguém for surdo vamos arrumar professor de libras para informar...

    ResponderExcluir
  14. Servidores da educação, não tenham "medo", a nossa vitória está próxima, retornar às escolas sem conquistar o nosso piso é fazer papel de palhaço. É isto que o governo e seus cúmplices querem. Entramos na greve com o objetivo de alcançarmos o PISO SALARIAL e não para "descansar" da escola alguns dias, afinal descanso fazemos em época de férias, o momento agora é de LUTAR e VENCER. Por favor, sejamos profissionais, vamos continuar na luta firmes e fortes até o FIM!!!

    ResponderExcluir
  15. Euler,
    Sua analogia foi perfeita! Servidores, vocês já estão muito bem orientados para fazer a melhor opção, ou seja, retornar à ANTIGA CARREIRA. O prazo termina no dia 10/08, não deixe para a última hora! Opte pelo sistema remuneratório que garante a continuidade de sua existência, ou melhor, da existência de sua CARREIRA. Escolha o PISO e NÃO o subsídio que na verdade é TETO. Faça já a sua opção, se o subsídio fosse tão bom como o governo "prega" porque foi imposto apenas aos educadores? Já sei a resposta, porque temos cara de idiotas, estão acostumados a fazer "bonito" com o nosso dinheiro, pensam que somos acomodados e aceitamos tudo que vem de cima pra baixo sem questionarmos, acham que é fácil nos enganar! Mas optando pelo antigo regime remuneratório, daremos ao governador e sua corja a resposta que merecem.

    ResponderExcluir
  16. Caro Euler,

    A Globo tem divulgado em todos os seus jornais os novos Princípios Editoriais, que nós sabemos que não são aplicadas pela sua filial Globo Minas.
    Hoje cobrei das Organizações Globo coerência de sua filial e seria importante que vários professores também cobrassem para ver se os noticiários mineiros deixassem de ser tendenciosos.

    Segue o e-mail que enviei:

    Gostaria de criticar as reportagens tendenciosas a favor do Governo de Minas Gerais a respeito da greve dos professores estaduais. Após ler os Princípios Editoriais tão difundidos pelas Organizações Globo, não tive como não criticar a forma como está sendo abordada as reportagens, sem dar voz aos professores ou mesmo direito de resposta às mentiras ditas pelo Governo de Minas.
    Um jornalismo independente ouve as duas partes e dá voz a ambos e acima de tudo pesquisa os fatos para divulgar e não simplesmente acredita no que foi dito pelo Governo.
    Espero, a partir de agora, coerência da Globo Minas com os Princípios Editoriais apresentados pelas Organizações Globo.
    Um Abraço.

    Vamos lotar as caixas de mensagens da Globo.
    Até a vitória.

    ResponderExcluir
  17. O portll UAI publicou hoje matéria sobre a contratação de professor substituto.Vamos esclareceer aos leitores do portal a verdadeira realidade da situação. Acessem e escrevam depoimento.

    ResponderExcluir
  18. Se CONTRATREM professor para o meu lugar,eu volto assumo por umdiae retorno a greve. Onde já se viu o Estdo preocupado comos alunosdo 3º ano do ensino médio e os outros????.A únicaalternativa é negociar e omais rápido possível.

    ResponderExcluir
  19. João Paulo Ferreira de Assis8 de agosto de 2011 às 10:17

    Prezado amigo Professor Euler

    Vou mandar um recado para os professores da EE Rodrigo de Castro em Santa Bárbara.

    Aqui quem fala é o Professor João Paulo Ferreira de Assis, primo materno do Padre Rosemberg Evangelista da Silva, que recentemente completou 25 anos de sacerdócio.
    Já que a escola dificultapara vocês o acesso à copiadora, obrigando-os a pagar por esses serviços no comércio, PEÇAM NOTA FISCAL, e guardem. É bom guardar esses documentos, pois eles provam que nós levamos nossa profissão a sério.
    Saudações a todos, João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  20. Acessem o blog ESTUDA MINAS e protestem com o seu comentário.

    ResponderExcluir
  21. Os PROFESSORES precisam entender que atingimos o ponto crucial desta greve. Portanto todos deveriam aderir ao movimento, a hora é agora, pois o governo está desesperado, sabe que diante da situação, ele terá que assumir o compromisso de PAGAR O PISO logo ou não conseguirá garantir a todos os alunos os 200 dias letivos a que tem direito. Sabe também que a revolta CONTRA ele está cada dia maior e pior, mesmo ele tentando jogar a comunidade contra os professores, colocando que a culpa da greve é nossa, mostramos a ele o nosso poder de convencimento utilizando sempre da VERDADE junto à sociedade. Temos que continuar informando e esclarecendo a população sobre quem é o verdadeiro culpado e vilão desta história que atende pelo nome AnastAZIA. Apesar de nossa luta ser desigual, porque o governo tem nas mãos a Máquina do dinheiro para comprar a Mídia e divulgar MENTIRAS, nós temos a credibilidade, o diálogo corpo a corpo com os pais, alunos, comunidade bem como o respeito e a confiança deles em nosso trabalho. Portanto, sigamos em frente sem medo de ser feliz!

    ResponderExcluir
  22. Nossa CATEGORIA precisa manter a união. Fiquei sabendo que o governo só está esperando o término do dia para retorno ao antigo sistema remuneratório para anunciar as novidades. Afinal, a maioria dos servidores da educação já fizeram a opção pelo ANTIGO SISTEMA REMUNERATÓRIO. Ele já percebeu que o subsídio está falido, foi derrotado! Vamos continuar firmes na luta, pois logo teremos novidades que parecem ser "boas" para nós.

    ResponderExcluir
  23. RECADO DE PAULO FREIRE: PISO JÁ!!!
    "A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como ummomento importante de sua prática docente, enquanto práticaética. Não é algo que vem de fora da atividade docente, mas é algo que dela faz parte." (p. 74)

    Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia, sobre a necessidade dos professores e trabalhadores em educação lutarem pela defesa e conquistas de direitos.

    ResponderExcluir
  24. Leiam:http://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/2011/08/08/internas_educacao,243849/mg-pode-contratar-professor-substituto-para-reduzir-prejuizos-causados-por-greve.shtml

    ResponderExcluir
  25. Caro Euler,

    Acabei de descobrir que o Ministro do STF, Joaquim Barbosa, está de licença médica. Gostaria de saber como fica o nosso acórdão neste caso já que ele é o relator do processo...Estou muito preocupada!
    Caso você queira ler a (má)notícia, eis o link:
    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=126145,NOT

    ResponderExcluir
  26. Euler,
    Posso estar enganado mas com a maioria dos servidores retornando ao ANTIGO SISTEMA REMUNERATÓRIO, o governador irá "acabar" "extinguir" o subsídio, não acha? Não faz sentido permanecer com dois sistemas diferentes de remuneração para o exercício de uma mesma função. Na verdade dois sistemas opostos, porque um refere-se ao VENCIMENTO BÁSICO que, após cumprimento da lei será PISO acrescido das gratificações e o outro refere-se ao SUBSÍDIO = PARCELA ÚNICA (TETO). Já provamos através do retorno à CARREIRA ANTIGA que queremos o PISO e NÃO o TETO/subsídio.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia EULER
    Conversando com colegas que ainda não fizeraram sua opção pelo vencimento básico pude perceber o quanto estão seduzidos pelo aumento que receberam.Não há argumentos que façam-nos mudar.
    Embotados, não percebem que esta opção por subsídio é ETERNA OU MELHOR ATÉ QUE NOSSOS JURISTAS DE PLANTÃO RESOLVAM POR UM FIM NA FARRA ANESTESISTA.
    GENTE MUDEM O QUANTO ANTES!!!!!!!!!
    SUBSÍDIO É O CANTO DA SEREIA QUE VAI LEVAR
    NOSSO BARCO A PIQUE SE TODA A TRIPULAÇÃO NÃO ACORDAR!!!!!!!!!!
    EM TEMPO. APLIQUEI PROVA ONTEM - CONCURSO PROCURADOR:SALÁRIO 13.000,000 REAIS.
    EULER O QUE SERÁ QUE FAZ UM PROFISSIONAL GANHAR UM SALÁRIO DESTA MAGNITUDE? TERÃO EM SUA MÃOS CHAVE DA EXISTÊNCIA DO UNIVERSO?
    ENQUANTO NÓS AQUÍ, QUE TEMOS A CHAVE PARA A FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS COM A NOSSA BOA E VELHA EDUCAÇÃO, SOMOS RELEGADOS A UM MÍSERO SALÁRIO.
    SE PUDESSE IA EMBORA DO BRASIL.

    ResponderExcluir
  28. Se algum governo se importasse com greve de fome não cortaria salário de pais de família. Seria mais produtivo um ACAMPAMENTO e de preferência se fosse NACIONAL em Brasília.E todos os advogados de todas as sedes estaduais do sindicato estivesse junto, no tribunal acompamhando as ações, pois de que adianta uma bancada de advogados inoperântes. Eles estão acabando com o piso. - "Proposta na Câmara dos Deputados reajusta piso salarial dos professores

    Agência Câmara

    Publicação: 27/07/2011 16:34 Atualização: 27/07/2011 17:05
    A Câmara analisa o Projeto de Lei 698/11, que fixa em R$ 2.180,00 o valor do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica. O piso atual é de R$ 1.187,97 e vale para os profissionais que cumprem jornada de trabalho máxima de 40 horas semanais. Segundo o projeto, de autoria do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), o reajuste será aplicado de forma escalonada: 1/3 no primeiro ano, 2/3 no segundo ano e o valor integral a partir do terceiro ano. A Lei 11.738/08 estabelece que o valor do piso deve ser reajustado anualmente, de acordo com o crescimento do valor mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.

    Para o deputado, o reajuste do piso vai garantir o direito dos professores a uma remuneração justa. “A valorização do profissional do ensino é a primeira providência para evitar a perda de sua dignidade e identidade profissional”, afirma." EM. No jornal de ontem, citou que todos os advogados estão lá pra agilizar as ações, devido ao fato de 2 membros estarem afastados. O QUE O SINDICATO PRETENDE FAZER? Vai deixar acabar com o PISO antes de nem mesmo a gente ter recebido?

    ResponderExcluir
  29. Vamos twuittar quem sabe o pessoal envolvido acorda, a midia de mais apoio. Pois diante da reportagem do jornal hoje em dia de hoje ( http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/estado-tem-r-10-para-cada-servidor-publico-mineiro-1.322489) mais uma vez esta claro, que os professores um calo no pe deles, pois incomoda e muito. Somos os excluidos dos aumentos, somos os bestas que tem que serem tapeados com o piso tampao. Não podemos ceder a chantagem do governo.


    Piso é lei, diz o STF, por que os governadores dos estados Minas Gerais e RJ,em Greve a 60 dias nao cumpre? http://www.youtube.com/watch?v=hYAqLvtZ7TY&feature=related

    ResponderExcluir
  30. Marisa Karla_ Governador Valadares8 de agosto de 2011 às 11:42

    Gracieusa,

    Este vídeo esclarece tudo! Não deixa dúvida nenhuma.O piso tem que ser implantado para minimizar as desigualdades regionais!
    Nossos colegas pelegos precisavam ver este vídeo, para se convencerem de que não estamos sonhando e de que a nossa vitória é certa!
    A publicação do acórdão tem que sair logo, para termos mais uma prova documental da obrigatoriedade de ser pago o piso.

    ResponderExcluir
  31. Olá Euler,

    A pressão para acabarmos com a greve tem ficado cada dia mais forte, hj fiquei sabendo que em algumas escolas aqui na minha cidade,inclusive a escola a qual leciono os diretores estão ameaçando dar uma transferência provisória para um grande numero de alunos o que provocaria fechamento de sala e até despensa de professores.
    A greve num é garantida pela constituição? Então essa ameaça num seria ilegal?

    ResponderExcluir
  32. Euler, você poderia me informar até quantos alunos poderiam pedir tranferencia em uma escola em greve? Existe um limite? O que aconteceria com ese aluno em uma escola q não entrou em greve?
    Trabalhos extra classe pagariam os dias perdidos com a greve?E a qualidade da educação como fica?

    ResponderExcluir
  33. Caro Euler ...

    Sou professora de 3º ano a muito tempo e vivo me preparando para poder ajudar meus alunos nos vestibulares e no ENEM . Será que os professor contratado para para assumir minha vaga caso isso aconteça conseguirá fazer diferença na vida dos meus alunos com os quais trabalho oconteúdo a 6 anos ?

    ResponderExcluir
  34. O Sul de Minas acordou para a greve

    Fico muito feliz hj em etsra aqui dando umaboa noticia aqui no Sul de Minas várias escolas de várias cidades estão aderindo a greve á partir de amanhã .Acho que não éhora de recuarmos,estamos próximos a vitória .

    Força companheiros.

    ResponderExcluir
  35. Euler, temos que ter a sociedade a nosso favor e não contra nós. Os pais da associação de pais já foram até o ministerio público pedir ajuda para o fim da greve e não foram nem recebidos. Não seria esse o momento de alguém do sindicato sentar com essa associação e dizer que o descaso com que foram tratados é o mesmo do governo em relação a nós? Eles sim podem dizer que não aceitam professores substitutos para seus filhos. Talvez a nossa classe não esteja tão unida para fazer o papel que a ela caberia. Mas sabemos que a luta por um salário digno significa uma redução de jornada para muitos assim como melhoria da qualidade das aulas. Trabalhar em 2 ou 3 turnos realmente dificulta. E com isso os alunos e toda a sociedade sai ganhando. Vamos antes da assembléia conversar com esses pais. Quem sabe eles não se reunem para estarem conosco no dia 9? Já pensou a mídia noticiando que pais e alunos estão do nosso lado? Quero ver só a cara do Anastasia. Bjs e vê se alguém pode tomar essa postura no sindicato.

    ResponderExcluir
  36. ja leram o hoje em dia de hoje?

    ResponderExcluir
  37. Olá Euler e companheiros de luta: Amanhã será o dia "d", pois praticamente é o último dia para a escolha salarial e teremos a Assembléia. Até agora o governo se mantém calado e quando "abre a boca" é para falar besteira do tipo "contratar professores para lecionarem nos 3º anos". É mais uma prova do descaso com a educação. Ele vai arrumar uns "tapa-buraco" para enganar os pais e alunos. Bom, acho que pai e aluno inteligente vão recusar essa proposta indecente, pois é bem capaz do governo pegar qualquer cidadão que queira "faze um bico" e colocar nas salas de aula, subestimando a capacidade da sociedade de perceber que isso nada mais é que um tremendo descaso com os alunos. Enfim, diante disso tudo, nossa greve deve permanecer ainda mais forte, sem o PISO não vamos voltar, e pelo visto, esse governo não vai fazer a proposta que nos interessa até amanhã. Então, peço à todos vocês que permaneçam fortes, vamos lotar o pátio da ALMG e levantar nossas mãos à favor da continuidade da greve. Não aceitaremos outro acordo. É O PISO OU O PISO e não tem mais conversa. Sei que a coisa está feia para nosso lado, mas ao contrário do que possa parecer, nós somos o lado mais forte da corda. Uma hora a corda o do governo vai ceder. Vamos ter a vitória. Ele já está encurralado. Vamos ter paciência e GREVE ATÉ O PISO. QUE DEUS NOS ABENÇÕE!

    ResponderExcluir
  38. GENTE É GREVE ATÉ O PISO! SE AMANHÃ NÃO FORMOS BRINDADOS COM ESSE ACORDO, VAMOS PERMANECER EM GREVE! É NOSSO SALÁRIO, MORAL E DIGNIDADE QUE ESTÁ EM JOGO! NÃO VAMOS FAZER PAPEL DE PALHAÇOS!

    ResponderExcluir
  39. Marisa Karla_ Governador Valadares8 de agosto de 2011 às 13:47

    Acabei de assistir na "Grobo" MGTV:"O Governador lamenta a posição do Sind Ute pela continuidade da greve por tempo indeterminado. Medidas serão tomadas para minimizar os impactos causados pela greve."
    É pessoal do blog, vocês não estão rezando direito para as 13 almas. O governador está só lamentando...e o tempo só passando.
    A ministra Ellen não assinou o acórdão e o ministro Joaquim Barbosa ainda está de licença.
    Temos que rezar e lutar muito!!!!
    Sugestão para o Rafael de GV: Quando visitar as escolas, mostre o vídeo que a Gracieusa postou sobre o piso. Acredito ser de relevância
    para tentar convencer esta pelegada de Valadares
    que faz de conta que não existe greve.
    Estamos construindo a nossa história e precisamos de todos!

    ResponderExcluir
  40. José Alfredo Junqueira8 de agosto de 2011 às 14:18

    Ministro do STF de liçensa para adiar a publicação do Acórdão?Não é Ministro,é Sinistro!Contratem um "substituto" para ele.O governo federal continua fazendo de "bobo".Dilmasia?Neste momento o Dep.Almir Paraca está falando sobre os "problemas' da mineração em Minas.Sobre os "royaltis".Vai dar em alguma coisa?Congonhas e Paracatu,cadê vocês?Que País é este?Desobediencia civil já!Força na nossa greve até a vitória.Os professores que estão "enrolando" nas escolas estão com cara de tacho,os alunos já estão cobrando que eles tambem parem,para que a solução seja mais rápida.Não existe meia aula,nem meio aprendizado.

    ResponderExcluir
  41. PAUSA PARA O RISO E A REFLEXÃO, não há meia aula nem meio aprendizado, mas estou crendo que há MEIO-PROFESSOR, pois aqueles que não aderiram à greve até hoje, são os que consideram que estar na sala de aula com este salário é tão somente um bico, tanto é que passam os intervalos de recreio abrindo suas bolsas e retirando suas tralhas para vender aos pobres colegas. No final de semana, em vez de preparar aulas, estão em viagens comprando "tranqueiras" para vender aos colegas, tudo de péssima qualidade. Essa GENTE de mentalidade tacanha está se alastrando pelas escolas e atrapalhando os nossos intervalos, porque não difusão de conhecimento nem conversa saudável. E, nesse momento, deviam estar lutando para serem valorizados, respeitados e consequentemente para ter uma qualidade vida pessoal e profissional, preferem passar o resto da vida fazendo da escola um camelódromo. Carrega para a escola mais "TRANQUEIRAS' do que livros. É isso, aí, colegas, tomem tento, mudem de vida! Depois fica difícil de dizer que pertencem à elite pensante do país, porque à financeira já não pertencem mesmo! Abram os olhos, enquanto é tempo!!

    ResponderExcluir
  42. OI EULER
    ATÉ DEMOCRACIA TEM LIMITE !
    SEI QUE VAI CONTRA SEUS PRINCÍPIOS MAS, POR FAVOR PARE DE POSTAR OS COMENTÁRIOS
    DESTES PESSEDEBISTAS POIS TEM GENTE DE CABEÇA FRACA QUE JÁ ESTÁ EMBARCANDO.JÁ APARECEU UM AÍ APOIANDO O MANÉ ,COITADO.

    ResponderExcluir
  43. E A LUTA CONTINUA!!
    Parabéns aos bravos companheiros EDUCADORES da Escola Estadual"Altivo Leopoldino" em Espera Feliz, mais uma grande escola que acabour de anunciar a paralisaão de suas atividades em prol de uma luta que é de todos! Afinal, não podia mesmo deixar de participar da luta, porque lá tem EDUCADORES com letras maiúsculas, gente que não entra na sala para brincar com aluno, profissionais de qualidade!
    Nós, os EDUCADORES DE CARANGOLA E DIVINO, agradecemos a união de vocês colegas nessa luta!
    Um grande abraço!
    Agora, queremos contar e temos certeza de que não farão feio: TOMBOS, FARIA LEMOS, CAIANA, FERVEDOURO, CAPARAÓ, nesses lugares também como as três cidades mencionadas, EDUCADORES que se pode escrever em LETRAS GARRAFAIS! É a região dando exemplo!!
    CONTAMOS COM VOCÊS!

    ResponderExcluir
  44. Esse "senhor"Mário de Assis tem que mudar , quando era aluno ele já era presidente desta associação ,já faz 20 anos que formei e essa criatura oriunda das profundas do período da ditadura ainda é presidente desta associação.Tem que promover ele para a associação de avôs.Se o Aécio é o Faraó das Gerais esse Tal Mário é a Múmia é o primeiro Mário que não saiu do armário ,esse saiu do sarcófago

    ResponderExcluir
  45. BOA TARDE EULER
    COM O OBJETIVO ÚNICO DE AJUDAR NOSSOS COLEGAS QUE AINDA NÃO OPTARAM PELO SISTEMA DE VENCIMENTO BÁSICO,VAMOS ELENCAR AS BESTEIRAS,OS DESMANDO, AS SANDICES QUE O DOUTO GOVERNANTE ANDA FAZENDO.
    1-DESCUMPRIU UMA DECISÃO DO STF, O GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO, MORADA MÁXIMA DA JUSTIÇA BRASILEIRA;
    2-PRESENTEOU SERVIDORES COM CARGO EFETIVO SEM CONCURSO E SEM ESTÁGIO PROBATÓRIO;
    3-CRIOU UM TAL DE SUBSÍDIO QUE NIVELA OS SERVIDORES SEM OBSERVAR AS ESPECIFICIDADES;
    4-ADIOU A POSSE DAS CHAPAS ELEITAS EM 05/06;
    5-IMPEDIU O EXERCÍCIO DO DIREITO ÀS FÉRIAS PRÊMIO
    6-REBAIXOU O SALÁRIO DOS QUE OPTARAM PELO SISTEMA ANTIGO DE REMUNERAÇÃO;
    7-PUBLICOU INVERDADES NA MÍDIA CAPACHO COM O DINHEIRO DOS IMPOSTOS PAGOS PELO CIDADÃO;
    8-FEZ AMEAÇAS COM CONTRATAÇÃO DE SERVIDORES TAPA BURACOS;
    9-RELEGOU OS ALUNOS QUE NÃO ESTÃO NO TERCEIRO ANO A UMA QUESTÃO DE SOMENOS IMPORTÂNCIA;
    UFA !
    CAROS COLEGAS QUEM PUDER PODE IR COMPLETANDO A LISTA.

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde Professor Euler, olha as múmias:
    Sr. Governador,

    APPMG solicita, encarecidamente, o direito do pessoal da Educação poder voltar para o Quadro do Subsídio, ainda este mês, porque muita gente está perdendo dinheiro.

    Atenciosamente,

    Joana D'arc Gontijo
    Presidente da APPMG

    ResponderExcluir
  47. Caro Euler!
    Olha só esta estratégia do Governo com a droga da APPMG. E-mail recebido agora na escola.

    Sr. Governador,

    APPMG solicita, encarecidamente, o direito do pessoal da Educação poder voltar para o Quadro do Subsídio, ainda este mês, porque muita gente está perdendo dinheiro.

    Atenciosamente,

    Joana D'arc Gontijo
    Presidente da APPMG

    São uns ridículos a serviço do governo.
    "Lobo em pele de cordeiro".

    ResponderExcluir
  48. Caros companheiros, a respeito da possível contratação de professores substitutos é mais uma estratégia suja desse desgoverno para tentar minar a nossa greve. Se o Estado não pode nos pagar o piso, cortou nossas férias-prêmio a partir de setembro, não pagou 1/3 de férias para vários colegas, como vai pagar professores substitutos? É muita incoerência para um estado que vai pra mídia dizer que está crescendo mais que o Brasil, gasta um absurdo com propaganda enganosa com a D.Lucinha dizendo que agora o mineiro tem tutu na mesa e no bolso( só se for na casa dela), dá um aumento de 100% à polícia e para nós da EDUCAÇÃO, NADA! Agora é que não podemos voltar, mesmo.

    ResponderExcluir
  49. vejam só essa notícia: o governo de minas disse que só pode dar 10 reais de aumento...é brincadeira? se for é de mal gosto.
    http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/estado-tem-r-10-para-cada-servidor-publico-mineiro-1.322489

    ResponderExcluir
  50. Por que eles(appmg) não solicitam "encarecidamente" que o sr. governador pague o Piso dos PROFESSORES. Assim eles estarão demonstrando preocupação com o dinheiro que estamos perdendo.

    ResponderExcluir
  51. Companheiros de luta,
    uma perguntinha básica:

    Alguém sabe como se copia o contra-cheque do site para o computador? Estou precisando com certa urgência.

    Agradeço se alguém puder ajudar.

    ResponderExcluir
  52. Caro Euler,

    Estava lendo uma notícia onde o dito presidente da Federação de Pais e Alunos, o "amado"(pelos professores) Mário de Assis, onde o mesmo iria pedir a entrada do MP nessa greve. Se o danado conseguir essa proeza e o MP chamar professores e Governo para "mediar" o conflito, vai ser bom para o Magistério: se o SindUte for inteligente e esperto, desmonta de uma vez por todas as falácias governamentais que diz que cumpre a Lei Federal 11738/08 através do Subsídio e coloca o Governo de uma vez por todas no canto sem chance de fugir da responsabilidade. Sinceramente já cansou...
    Uma pequena informação quanto aos descontos da greve: a próxima facada será menor do que desferida neste pagamento. Neste pagamento foram descontadas as faltas de 08 a 30/06 e no próximo pagamento serão as do mês de julho, e segundo consta na maioria dos calendários das escolas, só seriam letivos o período de 01 a 15/07, e obviamente só poderão ser comandadas faltas desse período, visto que o restante do mês estava previsto recesso escolar... Mas se a greve romper todo o mês de agosto, preparem-se, pois no pagamento referente a setembro/11 a ser pago no 5º dia útil de outubro, ninguém terá pagamento. Tomara que o sindicato dos professores abrevie isso e consiga o que é de justo direito ao Magistério mineiro, pois esse alongar da greve já não está servindo aos propósitos de se pagar o Piso Nacional. Fico com a impressão de que algumas precauções, salvaguardas e até algumas ações que foram feitas depois de deflagrada a greve (a denúncia ao MP e os protocolos de ação de cobrança do Piso na Justiça) e uma campanha mais forte para o retorno a sistemática antiga deveriam ter sido empreendidas pelo SindUte antes de começarem a paralisação. O motivo é mais do que justificável mas foi um pouco precipitada a entrada em greve sem se resguardar para as claras e obvias reações governamentais.
    É bom que aqueles que bravamente mantém essa greve de pé as custas de terem cortados seus parcos salários cobrem de seu representante sindical posturas e ações que coloquem um ponto final nessa guerra de trincheiras, onde ninguém está ganhando e sim perdendo.

    Até!!!

    Luciano.

    ResponderExcluir
  53. José Alfredo Junqueira8 de agosto de 2011 às 17:58

    Caro Euler,a TV ALEMG hoje foi histórica.Como será a nossa assembléia amanhã.Mineradoras,mineração.mineradores.Governadoras,educação,educadores.EXPLORAÇÃO,EXPLOLADORES,EXPLORADOS.

    ResponderExcluir
  54. Professora de História8 de agosto de 2011 às 18:13

    Oi, Euler!

    Só para rir um pouquinho ...e continuar na luta do PISO.

    É a oração do dia:


    Joãozinho orando:



    - Senhor todo poderoso:



    há 2 anos o Senhor levou meu cantor favorito Michael Jackson!

    Meu locutor favorito Lombardi!

    Meu ator preferido Patrick Swayze!

    Minha dançarina preferida Lacraia!



    Esse ano levou minha cantora favorita Amy Winehouse!

    Levou agora o meu ator brasileiro favorito, o Ítalo Rossi.



    Quero lembrar ao Senhor que meus políticos favoritos são:



    ,família Sarney, Zé Dirceu, Dilma, Paulo Bernardo e a mulher dele, Collor, família Jucá, Alfredo Nascimento, Ideli Salvati, Maluf, família Garotinho, Núbia Cozolino e sua gangue ... E CLARO, O FARAÓ SEU AFILHADINHO AnastASIA e suas asietes( Gazolinha e Renatinha)



    Ó, Senhor, seja feita a Nossa, ops, quer dizer, a Vossa vontade !!!!

    ResponderExcluir
  55. Entendendo a triste realidade:
    http://www.brasildefato.com.br/node/7045
    Ruy Aguiar

    ResponderExcluir
  56. Caros colegas, o momento não é de lamentações e sim de muita força e perseverança. Acreditar sempre, recuar jamais! O PISO é lei. Só no Brasil é que precisamos brigar para que leis sejam cumpridas.E, se é assim, continuemos na luta. Queremos o que nos é de direito. Não deixemos que confisque nossos salários. PISO!PISO!PISO!
    Estou muito otimista, até a 'Gongozola' com seus discursos mentirosos, cometeu um deslize quando afirmou que "85000 professores haviam passado para o sistema de remuneração em extinção."(radio itatiaia,hoje de manhã, reportagem muiiiiito tendenciosa, horrível) Então, esse número, com certeza, é muito maior. Vamos superar a marca 150000 professores, se Deus quiser.Mas temos que ficar atentos porque virá mais mentiras e mais pressão. Força, coragem e determinação! (Maria Helena - Ipatinga)

    ResponderExcluir
  57. Sobre a provocação de um determinado anônimo no post abaixo (não teve a coragem de se identificar), permita-me retrucar Euler, pois não aguento ficar calado (vi que nem você e nem o Rômulo responderam).

    Ô meu chapa, por que vc não gasta seu precioso tempo para atacar os verdadeiros inimigos da educação (APPMG, Mario de Assis bigodinho de arame, o conluio Dilmasia, deputados corruptos), ao invés de provocar nossos companheiros, nossos lutadores e lideranças?

    Lave sua boca fedida para falar do Euler, Rômulo, a Beatriz ou qualquer outra liderança abnegada da nossa categoria.

    Provocador de meia-tijela, frouxo e babaca!

    Não peguei muito pesado né Euler.

    Clebão da Sociologia

    ResponderExcluir
  58. Essa APPMG é aliada do governo. Não estamos "preocupados" em perder dinheiro, o que não irá acontecer caso o governo CUMPRA A LEI. No momento lutamos pelo PAGAMENTO DO NOSSO PISO SALARIAL. Quem lê acredita que a APPMG está realmente preocupada com a CATEGORIA, mas quem conhece a entidade (APPMG) de verdade, sabe que ela está apenas fazendo o jogo do governo. Portando, quem quer ser reconhecido e valorizado, volte imediatamente para o ANTIGO SISTEMA REMUNERATÓRIO.

    ResponderExcluir
  59. Caso amanhã o governador não negocie com a CATEGORIA ou apresente alguma proposta que não seja o PAGAMENTO DO NOSSO PISO, por favor, não vamos ceder e aceitar. A negociação tem que ser o PAGAMENTO DO PISO, qualquer coisa contrária a isto, temos que permanecer em GREVE. A luta continuará até alcançarmos o nosso objetivo. É O PISO OU O PISO!!!

    ResponderExcluir
  60. Ao colega que fez a perguntinha básica, segundo ele, de como salvar o contracheque.
    Tente os seguintes passos:
    a) No Portal do Servidor, siga os passos e deixe seu Contracheque aberto, na tela.
    b) Aponte o mouse para ARQUIVO - Vá em SALVAR COMO.
    c) Digite outro nome para o arquivo, se assim o desejar.
    d) Em SALVAR COMO TIPO, escolha Pàgina da Web, completa.
    e) Preste atenção em que local você está salvando o seu Contracheque (para descomplicar, salve-o no Desktop ou Área de Trabalho).
    f) Teste, clicando sobre o arquivo salvo na Área de Trabalho, por exemplo. Ele será aberto.
    Espero ter ajudado. Comente se deu certo, OK?

    ResponderExcluir
  61. Olá, Euler
    Minha filha estuda no Leopoldo de Miranda e hoje houve aula : os professores estão fazendo horário especial. Como professora, gostaria de não mandar minha filha, mas ela pode perder matérias. Seria legal se fossem até aquela escola amanhã para fazer esses professores voltarem à greve. Outra coisa, pode fazer horário especial??? Hoje, segunda a colega da minha filha, foram 3 alunos. Como o professor pode dar aulas para 3 alunos? E os 50% + 1?????
    Alô, professores do Leopoldo de Miranda!!!! Ser fura greve é uma coisa, mas dar aulas para alunos inexistentes, é passar a perna nos pais.

    ResponderExcluir
  62. BOA NOITE A TODOS COMPANHEIROS, ESTAMOS VISITANDO ESCOLAS EM IPATINGA. AS VISITAS ESTÃO DANDO RESULTADO, AUMENTAMOS A ADESÃO NA E.E.JOÃO XXIII,NA E.E. NILZA LUZIA DE SOUZA BUTTA E NA E.E. WILSON ALVARENGA. UM ABRAÇO A TODOS E RETORNO PARA ESCOLA SOMENTE DEPOIS DA CONQUISTA DO PISO.
    IDINEI CORRÊA DE IPATINGA

    ResponderExcluir
  63. COLEGAS DE LUTA, VEJO QUE ESTAMOS PRECISANDO MUITO REPENSAR UM POUCO.VEJAM, ESTAMOS A MAIS DE 60 DIAS EM GREVE, ALUNOS SEM AULA, ESTAMOS COM PAGAMENTO REDUZIDO E PELA METADE, PODEREMOS TER MAIS DESCONTOS EM AGOSTO, E AMEAÇAS DE TODOS OS LADOS.VAMOS VER QUEM VENCE.ACHO QUE SE FICARMOS SEM PAGAMENTO NOVAMENTE A COISA VAI FICAR PRETA NÃO PARA NÓS MAS PARA O GOVERNO OPS DESGOVERNO...ELE VAI PRESTAR CONTAS A SOCIEDADE E SERÁ VERGONHOSO PARA ELE DEIXAR UMA CLASSE TÃO IMPORTANTE JOGADA AS TRAÇAS OU BARATAS OU COBRAS ...NÃO VAMOS NOS ENTREGAR , POR FAVOR, NÃO MORREREMOS E ISSO ESTÁ NO FIM...EU ATÉ QUERO APOSTAR NESSA DE TAMPAR O BURACO COM A PENEIRA OPS AGAIN...NÃO O BURACO COM PROFESSORES SEM HABILITAÇÃO....ONDE??? QUEM??// ELE NÃO ENCONTRARÁ...ISSO É COISA DE GENTE AMEDRONTADA MAS QUE NÃO QUER DAR O BRAÇO A TORCER...OU A PERNA..OU A CABEÇA....VAMOS FICAR FIRMES...NINGUÉM MORREU E NEM MORRERÁ.......TUDO TEM JEITO...TUDO TEM SOLUÇÃO ATÉ PARA A MORTE TEM SOLUÇÃO...IMAGINA SE PARA ESTE IMPASSE NÃO TERÁ???CLARO VAMOS TER BOAS NOVIDADES SE NÃO AMANHÃ, SERÁ DEPOIS...E AS BENDITAS 13 ALMAS????ACHAM QUE ELAS SÃO INGRATAS???NEVER...PODEMOS TO TRUST ...COLEGAS...VAMOS ATÉ O FIM...OU ATÉ O PISO....

    ResponderExcluir
  64. Se no pagamento do próximo mês receberemos o recesso , no outro recebemos o tal 14º por este motivo e pelo piso a greve continua!!!!!!!

    ResponderExcluir
  65. É colega Idinei, vc tem muito trabalho pela frente, pq em Ipatinga são raras as escolas que tem 1 ou 2 gatos pingados em greve....
    Parece que aí o povo ganha bem, né? São funcionários de qual estado mesmo?
    Desculpe-me o sarcasmo, mas, fico muito indignada....
    Ana

    ResponderExcluir
  66. Euler,
    Que mania que esse governo tem de falar que a nossa greve é por questões políticas partidárias! Pelo amor de Deus, quantas vezes teremos que afirmar que o Sind-UTE é a entidade que nos representa, só estão reivindicando o que a CATEGORIA tem direito e deseja, ou seja, o PAGAMENTO DO NOSSO PISO SALARIAL, que é o desejo da maioria e não apenas do "sindicato" que, por favor, somos todos nós. Para nós não importa o partido do governo, seja do partido que for, queremos o CUMPRIMENTO DA LEI. Independente do partido político deste ou daquele governo, estaríamos reivindicando o que é nosso de direito. Esse governador está pensando que somos como ele, que persegue, prejudica e age contra quem não é seu aliado? Somos EDUCADORES, trabalhamos com seres humanos e preparamos os mesmos para exercerem, da melhor forma possível, a cidadania!

    ResponderExcluir
  67. É colegas, agora a noite no JN falou sobre a nova crise da Economia Mundial. Se antes da crise não conseguimos nosso piso, imaginem agora....

    ResponderExcluir
  68. GOVERNADOR admite então!!!!! minas faliu????
    Por isso preciso ajuda federal!!

    ResponderExcluir
  69. Josias guedes Carangola8 de agosto de 2011 às 20:45

    Olá Euler

    Como nós estamos felizes aqui na subsede de Carangola. No início era só uma escola que corajosamente havia aderido a greve em Carangola, depois outra escola de peso da cidade entrou no movimento. Em seguida, brilhantes companheiros de Divino somando forças entre as duas escolas da cidade e com auxílio dos filiados e de membros da direção do sindicato também aderiram ao movimento.
    Como informei em seu blog tivemos uma conversa com os colegas de Espera Feliz e mais uma escola aderiu ao movimento.
    Temos muito trabalho pela frente e estamos juntos nessa!
    Escolas de nossa região: fiquem à vontade para pedir ajuda uns aos outros, é assim que o movimento cresce, peçam ajuda para a subsede, peçam ajuda aos baluartes da educação, não tenham a menor vergonha.Vergonha é o que o Anastasia está fazendo conosco!
    Convoquem reuniões, vamos trocar e expor idéias, pois somos educadores.Tivemos a participação de pessoas de renome e respeito na educação como a Prof.Drª Ivete e Prof. Drª Penha, Prof. Sebastião de Oliveira. Minha fala na reunião foi a última e disse que quem bate o martelo para aderir ou não à greve é a escola, ela é soberana em sua decisão.
    É o interesse de nossa categoria e da sociedade mineira que está em jogo.
    Nós da subsede de Carangola agradecemos a todos através de nossa Diretora Miriam.
    Essa luta é nossa colegas! Não vamos deixar que um governador mentiroso e calculista( quer economizar aproximadamente 3 milhões na folha de pagamento ao nos tirar o direito do Piso Salarial Nacional )nos passe a perna!
    Acima das nossas diferenças, temos nossas semelhanças. Obrigado Idelzi que com elegância e simplicidade abriu nosso diálogo em Espera Feliz. Um abraço colegas.

    ResponderExcluir
  70. Companheiros, é amanhã! Sem o PISO, bracinhos levantados pela continuidade da GREVE. Sem mais conversa! Abraços e força na luta! Nós vamos vencer, ainda que demore mais um pouquinho, mas DESSA greve não passa, ah, mas não passa mesmo. Só sairemos com nossa vitória (piso).

    ResponderExcluir
  71. EULER , A GORGOZZOLA CONTINUA A GARGAZZOLAR E, ESTA ATÉ VIRANDO O ZÓI PRA MENTIR ,MAIS NÃO ESTA CONSEGUINDO NÃO, JÁ TEM POLITICO DIZENDO QUE ELA VAI SER DEMITIDA DO CARGO SE NÃO CONSEGUIR CONVENCER A OPINIÃO PUBLICA QUE MINAS PAGA O PISO, É QUE O ANASTASIA DEPOIS DO DIA 10 TEM QUE TIRAR O DELE DA RETA ! AI VAI SOBRAR PARA QUEM, ADIVINHA ? GORGOZZOLA. TOMARA QUE ARRUME UMA SECRETARIA MAIS BONITINHA.


    http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/greve-entra-pelo-segundo-semestre-letivo-em-minas-gerais/1590010/

    ResponderExcluir
  72. Ao Luciano, Mário de Assis, Governador e demais interessados. O Sind-UTE já "procurou" o MINISTÉRIO PÚBLICO ajuizando centenas ações de cobrança do PISO - Lei 11.738/08, há mais de 2 meses. O MINISTÉRIO PÚBLICO(MP), SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL(STF) e o GOVERNO FEDERAL estão caladinhos. Como gardiões da CONSTITUIÇÃO FEDERAL juraram honrá -la e defendê -la, e não a ficarem do lado dos que a descumprem. Como poderiam julgar -nos ilegais se estamos exigindo um direito constitucional? Indo mais além, já "procuramos" até o SUPREMO TRIBUNAL DE FEDERAL(STF). E avisa que não adianta se fingirem de PROFESSOR para tentar nos amedrotar pois nós, professorado mineiro, conhecemos muito bem o nosso valor. Em tempo Sr Mario de Assis, a maioria de meus alunos me criticam e perguntam pra que eu estudei tanto por um salário de fome, mas temos ideal. O Senhor gostaria que seus filhos após fazerem faculdade fossem professores e não recebessem o PISO conforme MANDA a Lei? PORQUE LEI É PARA SER CUMPRIDA. Muitos alunos hoje serão os professores e profissionais da educação de amanhã. Faça convites ao governo, alunos e a associação dos professores primários, para uma sessão na sua associação. Mostre esse vídeo da seção do STF, na qual houve a cessão do PISO aos trabalhadores da Educação. Peça ao outro sindicato que ao invés de incentivarem retorno ao subsídio, façam simulação com o valor do PISO somado com todas as vantagens que cada professor que aparecer por lá tiver para verificarem quanto perdemos de 2008 até hoje com o subsídio. Fazer esses cálculos é muito bom, mantém o cérebro esperto e cheio de esperança. Queremos receber o retroativo também, custa sonhar, só nos ajudar. A união faz a força. É engano meu ou realmente a sua associação só entra contra os professores? Se sua resposta for negativa, aja em prol da nossa classe, reúna -se com o outro sindicato e diga ao governador que se ele já paga o PISO como insiste em propalar, então está fácil, mero detalhe, só trocar o nome nos contracheques. Avise a outra associação que, se professores perderam dinheiro e estão lá reclamando acionem a justiça também, pois agora a perca é momentanea e se retornarem ao SUICÍDIO, ui... digo, subsídio a perca será eterna. Destruindo a CARREIRA DO MAGISTÉRIO e falando aos juizes que não aceitam receber o Piso digno, que representa a real PROFISSIONALIZAÇAO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO que eles nos concederam. Nunca mais teremos direito a quinquênios de 10%, biênios de 5%, e todos os benefícios que tiveram cortes substânciais. Peço que não nos tirem esse sonho. Salários não podem ser reduzidos está na CONSTITUIÇÃO FEDERAL, também já foi impretado recurso junto ao TJMG por mais esse ato inconstitucional. Minha alegria foi grande ao ver meu contracheque sem o nome subsídio, verifique no dicionário o que significa isso. Quando esse nome for substituído por PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL aí sim eu direi EXISTE JUSTIÇA NESSE PAÍS. Por enquanto digo: Lei é para pobre cumprir. Mesmo sabendo que mais cedo ou mais tarde a justiça será feita, mas justiça feita tarde já é injusta, contudo SOMOS BRASILEIROS E NÃO DESISTIREMOS NUNCA ! Por último e não menos importante: vamos pedir a FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO JÁ. Imaginem, todos os alunos do Brasil. Das capitais até o mais longíncuo sertão, com os direitos iguais. Escolas boas, bem equipadas, técnologia, merendas balanceadas, material didático e paradidáticos. Isso é possível, pois haverá uma grande redução de pessoal, não digo de alunos e professores, mas de "feitores" e "senhores de engenho" que insistem em nos chibatar. Estamos esgotados de lutar com os fortes, não precisamos de pessoa da nossa classe para ir contra nós. Obrigada. Que Deus abençõe e ilumine a todos. Até a vitória. Reflitam: "É melhor a tristeza de lutar e perder que a vergonha de nunca ter tentado."
    A Justiça é cega mas não é burra. Bom vídeo para vocês.
    http://www.youtube.com/watch?v=hYAqLvtZ7TY&feature=related

    ResponderExcluir
  73. Boa noite Euler e colegas.
    Sobre a reportagem no jornal OTEMPO http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=126192
    Embora o título passe ideia de que os alunos estão contra os professores,lendo o texto e comentários de alunos que participaram, entendi que foi uma MANIFESTAÇÃO pedindo que o governo acabe com o impasse com os professores e invista mais nas escolas, e pedindo assim o final da greve. Mais uma vez um texto mal escrito que acaba passando ideias erradas. Pelo menos alguns alunos que conheço foram com essa ideia: MANIFESTAÇÃO PELO FIM DA GREVE, pedindo ao governo que atenda aos professores.
    Exemplos de comentários:
    ".. não queremos na de mais ,apenas uma educação melhor para Minas. Existem os alunos que gostam de estudar e os que gostam de farra, está greve não são somentos os barderneiros que estão prejudicados mas os que querem vencer tbm!!! Queremos estudar e Anastasia não quer pagar!!!"
    "( ajudei no protesto ) quero aula, educação de qualidade, e professores dentro da escola satisfeitos com prazer de passar bom ensino para os alunos."
    "nós alunos do IEMG junto com outras e escolas e a AMES BH, fizemos este protesto para a melhoria da educação e a volta as aulas, não estavamos do lado do governo e sim dos professores. a nossa duvida é: a escola está sem os professores, e agora como IREMOS ESTUDAR ? e o nosso futuro como ira ficar ? o Governo tem que ceder e entender que quem forma jovens competentes para o mercado de trabalho são os MESTRES PROFESSORES. o Governo gasta tanto pagando furtunas para politicos corruptos ficarem dentro de gabinetes tomando cafézinho , porque não pode gastar com a Educação e a melhoria da mesma ? o pior de tudo isso, são os famosos ' PITACOS ' as pessoas falam e enxergam oque bem querem sem mesmo saber de nada, sinto muito por essas."
    (Como copiei esses comentários entre alguns postados, não sei se é permitido essa cópia.Portanto se não for, não publique. )



    Estou equivocada no meu ponto de vista?
    Abraços aos colegas guerreiros!!!
    Sílvia

    ResponderExcluir
  74. A decepção em relação ao tratamento dado a educação pelos governantes me deixa mais descrente com a profissão.Policia terá aumento de 100% em 4 anos(justo),demais servidores aumento de 5%( é muito pouco mais tiveram pelo menos uma proposta), e os professores?Nem admitir que não paga o piso,tentar o aperfeiçoamento do subsídio, realizar adaptações na antiga carreira o governo foi capaz de propor .

    ResponderExcluir
  75. Sem piso e sem salário :

    Tumultos na Inglaterra se espalham e chegam a Liverpool
    Polícia diz que carros foram incendiados na cidade, 3ª a ter tumultos.
    Protestos iniciados no fim de semana originaram confrontos e saques.

    Do G1, com agências internacionais
    imprimir

    Onda de tumultos iniciada em Londres no fim de semana se espalhou pela cidade e já começa a gerar confrontos em outras cidades. Além de Birmigham, onde houve protestos durante o dia, Liverpool já registra saques e destruição na noite desta segunda-feira (8).

    Segundo a polícia de Liverpool, carros foram incendiados e alguns saques foram observados pela cidade.
    saiba mais

    GALERIA DE FOTOS: IMAGENS DOS TUMULTOS
    Premiê encurta férias e volta para o Reino Unido por causa de violência

    Tumultos e violência gerada por jovens usando capuzes para esconder o rosto se espalharam por Londres na terceira noite de protestos registrados na cidade. Os conflitos antes mais restritos a áreas do subúrbio da cidade já são registrados em bairros mais tradicionais, como Ealing e Camden. Imagens de redes locais de TV mostram grupos de jovens destruindo lojas e carros pelas ruas. Informações de redes sociais, não confirmadas oficialmente, dão conta de situação caótica por quase toda a cidade, mesmo em locais mais nobres de Londres.

    A onda de distúrbios em Londres ampliou-se na segunda-feira (8) para novos bairros, e pela terceira noite consecutiva jovens encapuzados incendiaram carros e imóveis, atiraram rojões em policiais e saquearam o comércio, nos piores incidentes registrados em várias décadas na capital britânica.

    ResponderExcluir
  76. Olá amigos e companheiros

    Agradecemos a DEUS que está sempre nos guiando e as almas que estão intercedendo por nós.

    Hoje fiquei feliz, mas gostaria de poder dedicar um pouco mais como o RAFAEL (Parabéns, o seu lugar nas minhas orações está garantido, sempre terá portas abertas, e caso estejam fechadas pode bater será bem vindo). A EE Francisco Sales em CAPIM BRANCO (REGIONAL DE SETE LAGOAS) está parada nesta terça-feira dia 9 de agosto, tem alguns professores em greve, na verdade parece que apenas 01 (um). Mas graças a DEUS pelo menos nesta terça estão com a categoria, que continuem conosco até a vitória.

    Não existe concurso público para DIRETOR de escola, portanto a fala mais correta é:
    diretor (a) está como diretor (a), mas é professor (a).

    Agora deixarei um recado ao GOVERNADOR DE MINAS e SEUS COMPETENTES E GRADUADOS DIRIGENTES:

    "Sem PISO, não PISO na escola."

    MOMENTO REFLEXÃO:

    O Caminho da Vida

    O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos.

    A cobiça envenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódios... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e morticínios.

    Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria.

    Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco.

    Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

    (O Último discurso, do filme O Grande Ditador)
    Charles Chaplin

    ABRAÇOS a todos, a luta continua
    Gleiferson Crow
    LEIA: o jornal que diz a verdade
    leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  77. Olá caro Gilson e companheiros de LUTA


    Hoje sou professor efetivo, mas fui designado por 3 anos, já trabalhei durante 3 meses com duas aulas em uma escola a 20 km da minha casa, uma das aulas era no 5º horário (sexta-feira), já trabalhei durante 4 dias e uma professora pediu remoção para o cargo que eu estava (cargo vago), já ajudei na designação orientando e lendo a LDB sobre processo de designação que mais parecia um dossiê (...)sem comentários (todos os xerox teriam que ser autenticados ou ter um carimbo de uma escola estadual). Esses são apenas alguns dos vários exemplos que tenho. No entanto, em nenhum momento eu assinei Q.I. que estivesse contra alguma LEI vigente. E lembrando a cada ano aparecia uma resolução publicada no D.O. quem passou por isso, sabe como era complicado e cansativo, passei madrugadas e madrugadas separando contagem de tempo original de cópia.

    Agora, professor que tampa buraco de governo fora da Lei, e sem uma autorização legal, que hora diz alguma coisa, hora diz outra. Eu jamais iria participar "dessa palhaçada" e tornar alvo e assunto para piadas críticas e "brincadeiras". Tenho orgulho de ser professor e já disse aqui em comentários anteriores. Lutarei até a vitória.

    PISO SALARIAL é Lei Federal. Isso não é brincadeira

    26-11-2009 Severiano Alves fala sobre
    A Lei do Piso Salarial dos Professores
    http://www.youtube.com/watch?v=x4irp3l7jxg

    Lei Federal
    11.738/08 (Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério).

    Abraços a todos os amigos e companheiros de luta.
    Gleiferson Crow
    Leia: O Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  78. Olá Professor Euler,
    Muito bom dia PROFESSORAS(ES) DE MINAS GERAIS.

    NO DIA DA BATALHA, PEDIMOS A BENÇÃO DE DEUS.

    ÂNIMO!

    Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

    Você tem um valor grandioso professor, cumprindo o seu papel de ensinar, de levar conhecimento a pessoas que os terão aplicados e aprendidos pelo o resto da vida. O que seria do maior de todos os seres se não existisse o professor, onde estariam os médicos, engenheiros, diplomatas, enfim se não pudesse contar com a sua atuação. Pensando dessa maneira fica mais fácil perceber o quanto você é importante, tem valor e precisa cada vez mais ter um lugar de destaque.

    Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou... Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...

    A nossa causa é justa;
    Força e coragem;
    Em busca da paz e da felicidade;
    Somos GUERREIRAS(OS) do dia a dia.
    Vamos a luta, COMPANHEIRAS(OS).

    SE DEUS ESTÁ COM NÓS, QUEM ESTARÁ CONTRA NÓS!

    ...E O SOL NASCE NOVAMENTE.

    Boa sorte a todos nós,
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  79. Professor Euler e colegas,

    Bom dia!

    PRECISAMOS DE UM REPRESENTANTE DO SINDICATO, PARA FICAR A DISPOSIÇÃO DESTE BLOG, TIRANDO AS DÚVIDAS DOS PROFESSORES.
    AQUI NESTE BLOG É MAIS FÁCIL E MAIS DEMOCRÁTICO A CONVERSAÇÃO E PERCEBE-SE MELHOR ONDE ESTÃO AS MAIORES DÚVIDAS.

    PRECISAMOS DE AGILIDADE E INFORMAÇÕES CORRETAS EM TEMPO RAZOÁVEL, PARA CONTINUARMOS A LUTA.

    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  80. LAURINHA,

    OBRIGADO PELA AJUDA.

    UM FORTE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  81. Professor Euler,

    Parabéns pelas 360.000 visitas a este blog.

    Blog de utilidade pública para os professores de Minas Gerais.

    Obrigado pelo espaço e oportunidade de expressar.

    ResponderExcluir
  82. Professor Euler e colegas,

    *** A L E T A **

    ATENÇÃO PROFESSORES DE PIRANGA MG.

    Os pais de alunos estão sendo convidados para uma reunião, hoje 09/08/2011 na Escola Estadual Cel. José Ildefonso, ás 19:00 hs.

    ATENÇÃO PROFESSORES!
    Vamos participar também, não percam, compareçam.

    Estarão presentes na reunião as INSPETORAS DA SRE de Conselheiro Lafaiete.

    OBS: O CARRO DE PUBLICIDADE LOCAL É QUE ESTÁ ANUNCIANDO.

    SUA PRESENÇA É IMPORTANTÍSSIMA E INDISPENSÁVEL, NÃO FALTEM.
    NÃO TENHAM MEDO.

    PRECISAMOS SABER A "VERDADE", ARGUMENTAR E QUESTIONAR AS PALESTRANTES.

    A nossa luta é JUSTA E HONESTA.
    Força e coragem.
    Vamos combater o bom combate.

    Olá companheiras(os), precisamos de SOLIDARIEDADE.

    Professor Euler,
    Mandaremos notícias.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  83. Pessoal eu cancelei meu PROVEDOR INTERNET UAI, devido ao seguinte: Eles publicam na internet só assunto, imagens e videos contra os professores e demais funcionários em greve. Eles não passam nada quando a sociedade é a favor ou manifesta em prol dos professores então quem tiver provedor Uai faça igual fiz cancele a assinatura e menciona a justificativa.

    ResponderExcluir
  84. Professor Euler e colegas,

    ALÔ PROFESSORES PIRANGUENSES, FORÇA E CORAGEM A TODOS.

    A HORA É AGORA.

    A BATALHA SE APROXIMA.

    SOMOS GUERREIRAS(OS);
    A NOSSA CAUSA É JUSTA.

    VAMOS FIRMES A LUTA.
    QUE DEUS NOS PROTEJA.

    ResponderExcluir
  85. Maria João Monlevade9 de agosto de 2011 às 13:32

    Euler, já estávamos preparando aquela “boas vindas” no dia 11/08 ao governador, mas olha o que acabo de ler em no blog o popular:
    O provedor do Hospital Margarida, Lucien Marques anunciou no final da tarde de ontem, o adiamento da inauguração do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade de saúde, que seria na próxima quinta-feira, 11.
    De acordo com Lucien o motivo seria um problema de última hora na agenda do Governador Antônio Anastasia.
    Marques informou ainda que o governador faz questão de participar da solenidade, já que os recursos para a construção do CTI foram disponibilizados pelo Governo do Estado. O convênio no valor de R$2,2 milhões destinado à manutenção dos 12 primeiros meses do CTI será assinado essa semana em Belo Horizonte. Lucien afirmou, ainda, que o CTI vai começar a funcionar a partir do dia 5 de setembro.
    Estão até adiando a data de inauguração de um CTI para fugir do confronto conosco!
    ISSO É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  86. Gostaria de participar desse momento singular e fazer algumas considerações:

    1 – pode até parecer bobagem o que estou dizendo, mas se uma coisa se chama subsídio, não pode ser piso também. São coisas diferentes e tem nomes diferentes exatamente para distingui-las umas das outras. O governo quer misturar alhos com bugalhos para confundir a opinião pública.

    2 – para aqueles que acreditam no subsídio eu só posso acreditar que ou são ingênuos e tolos ou não estão nem aí para o tipo de sistema pela qual o governo nos paga. É só ver a vida pregressa do governo que aí está. Desde o começo foi só corte de qualquer tipo de vantagem que ajudava um pouco no mísero salário do servidor. Fora muitas outras maldades como Cidade Administrativa, aumentos minúsculos e cada vez mais longínquos no tempo. Não dá pra acreditar que o governo iria criar o tal subsídio se de fato ele fosse bom mesmo para o servidor. Ademais é aquela questão levantada por muitos: por que ele não implantou isso na PM? Os contextos são parecidos, um soldado que entra hoje ganha o mesmo que outro que está há anos na PM? O risco não é o mesmo? Acho até que a categoria deveria alertar servidores de outras áreas, pois hoje é a educação, amanhã é subsídio para todo mundo.

    3 – é preciso conseguir impor alguma espécie de derrota a este governo que se acha acima de tudo e de todos do bem e do mal. Acho que esse é o momento. E são os professores que tem nas mãos as “armas” para isso. É só não abrir mão da dignidade e da capacidade de lutar. Já não temos muito mesmo a perder, considerando as coisas como estão. Sabemos que esse governo é uma farsa e essa é a oportunidade de desmascará-lo.

    4 – Diz o desgovernador que o sistema antigo mascarava a realidade. Curioso né, que alguém que já foi secretário de planejamento, vice-governador durante um período de 6, 7 anos, só agora, às vesperas do piso, chegou à essa conclusão. É muita má fé, é muita cara de pau. Porque não mudou antes, então? Ahhhh, não tinha o piso pra pagar. Ou ele é muito demagogo ou é muito incompetente. Eu acho que é as duas coisa juntas.

    5 – Se o governo de minas fosse tudo isso que ele diz ser, essa "brastemp" toda, não seria razoável que ele pagasse dignamente a seus servidores?

    Então pessoal, por enquanto, é isso que tenho a colocar.

    ResponderExcluir
  87. Grande companheiro Euler, chegou a hora de entrar em contato com os companheiros do Rio, e em caravanas partir com destino a Brasília, pois, só assim sai a publicação. Força na luta.

    ResponderExcluir
  88. Boa noite Euler e todos os companheiros!
    É incrível esse nosso governo:
    - Tem dinheiro (bilhões!) para investir em estádios de futebol;
    - Tem dinheiro (bilhões!) para construir uma cidade administrativa;
    - Tem dinheiro para cumprir a lei e pagar aos nossos digníssimos deputados estaduais os 75% do salário de um deputado federal;
    - Tem dinheiro pra fazer propagandas a todo instante, em todas as mídias: tv, jornal, rádio e etc;
    - Tem dinheiro para pagar as polícias (civil e militar) e garantir um salário inicial de (vejam bem: SALÁRIO e não SUBSÍDIO!) R$ 4000,00 nos próximos anos, através de aumentos suceessivos;
    - Tem dinheiro pra pagar pessoas sem formação necessária e nomeá-los "Professor da Família";
    - E agora, a cereja do bolo, ameaça contratar e pagar professores para os alunos do 3° ano do ensino médio, substituindo os grevistas!
    É revoltante! Existe dinheiro pra tudo, menos para cumprir uma simples lei; pagar O PISO aos professores...
    É lamentável que se o governo realmente contratar professores, tem colegas não pensarão duas vezes e aceitarão o contrato...
    Essa era pra ser uma briga de DAVI x GOLIAS, onde os professores seriam o lado mais forte dessa corda. O problema e que muitos se acovardam e não tem coragem de entrar em greve e exigir um direito que é o nosso por lei federal: O PISO SALARIAL!!!
    Sugiro que o sindicato, através de suas subsedes, produza material e convoque um mutirão entre os grevistas! Já que não podemos pagar propagandas carìssimas como o governo, que façamos panfletagem próximo as escolas, mostrando o nosso verdadeiro salário, nossas condições de trabalho e gastança desse governo com tudo o que foi citado acima e ainda se diz "preocupado com a educação dos nossos jovens". Não vamos desistitr nunca!
    Prof. Eduardo
    B.H

    ResponderExcluir
  89. hahahahaha acabo de passa na rede globo, qe o governo vai contratar cerca de 3.000 professores para substituir os que estão em greve, eles não consegue arruma professor pra substituir os que estão doentes ou outra coisa, agora vão conseguir 3.000 ? , isso é estrategia para pressionar os professores a parar a greve, não devemos abaixar a cabeça para esse governo, temos que aumentar ainda mais o numero de grevistas, e nos alunos apoiar os professores, vamos mostrar quem e que vai ganhar essa guerra.

    ResponderExcluir
  90. Como estou de greve e as vezes vendo novela, vejo que o Anastasia pretende ser um futuro Timoteo Cabral (Cordel Encantado da Rede Bobo) a diferença é que o personagem da ficção não é um tucano rosa.

    ResponderExcluir
  91. A greve está ganhando espaço na mídia nacional. Mais um pouquinho e o Brasil conhecerá a verdadeira política do PSDB em Minas.
    http://click.uol.com.br/?rf=home-horizontalC-PeChamada3&u=http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/09/professores-de-minas-gerais-decidem-continuar-greve.jhtm

    ResponderExcluir
  92. Caro Euler,
    Estou apreensiva com a reunião de amanhã com o MP. O que vc espera dessa reunião? Acha mesmo que o MP ficará neutro e analisará os 2 lados? Ou penderá pro lado do Timotinho Cabral? Acha que dessa reunião pode surgir um bom acordo pra gente?
    Estou muito apreensvia...
    Peço aos colegas que visitam esse blog, que também respondam dando suas opiniões.
    Um abraço a todos e que Deus nos abençõe!
    Patrícia

    ResponderExcluir
  93. Eu Ingrid Abreu penso que os governantes tem que valorizar mais os prof,pois uns dos trabalhos mais dignos não são remunerado como merece. Eu estou perdendo aula, estou no 3 ano, mas mesmo assim luto pelos direitos dos prof.

    ResponderExcluir
  94. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MG , PUBLICA RESOLUÇÃO AUTORIZANDO CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES GREVISTAS!!!

    A SECRETÁRIA dE ESTAdo dE EdUCAçÃo dE MINAS
    GERAIS, no uso de suas atribuições, à vista da manutenção da greve
    dos Profissionais da Educação Básica, decidida em Assembleia realizada em 03/08/2011, e considerando que:
    1 - os alunos do 3º ano do ensino médio deverão estar material e formalmente aptos a se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio -
    ENEM - em outubro próximo e aos Vestibulares no final de 2011, tendo
    esses exames datas definidas por entidades sobre as quais a Secretaria
    de Estado de Educação não tem ingerência;
    2 - a manutenção da greve dos Profissionais da Educação Básica compromete em especial a situação desses alunos e suas famílias, com
    prejuízos irreparáveis e irreversíveis trazidos pelo retardamento do
    ingresso noensino superior e no mercado de trabalho, uma vez que,
    para eles, diferentemente dos que estudam em outras séries, não será
    possível contornar os dias paralisados mediante a reposição de aulas
    sem o sacrifício do ENEM e dos vestibulares;
    3 - o exercício do direito social de greve deve ser feito de forma compatível e harmonizada com outros direitos constitucionais fundamentais,
    entre os quais o direito à educação, e aquele não pode ser exercido de
    forma absoluta e com obstrução do direito de agir do Estado em situações especiais como a dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por se
    encontrarem em situação mais gravosa em relação ao restante do corpo
    discente nos termos acima justificados;
    4 - é dever do Estado garantir a educação de todos, visando ao pleno
    desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e
    sua qualificação para o trabalho, nos precisos termos dos artigos 205 da
    Constituição federal e 195 da Constituição Estadual;
    5 - à luz do princípio da razoabilidade, cabe ao Estado assegurar meios
    de resolver a situação urgente dos alunos do 3º ano do ensino médio, em
    relação à qual, inclusive, vem sendo cobrado por setores da sociedade
    civil, em especial grupos de pais e alunos;
    RESoLvE:
    Art . 1º As Superintendências Regionais de Ensino – SREs – deverão
    autorizar, nos termos do artigo 10 da Lei 10 .254, de 1990, de acordo
    com o calendário de reposição proposto pela escola, nos termos das
    diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Educação, a designa-
    ção de Professores para ministrar os conteúdos curriculares do 3º ano
    do ensino médio relativos ao 1º semestre de 2011, para os alunos que
    cursam esse ano e que tiveram suas aulas regulares interrompidas pela
    greve .
    Parágrafo 1º - Por se tratar de medida emergencial, o diretor da escola
    fica autorizado a designar professor habilitado ou, na falta desse, qualificado, para assumir as aulas de que trata este artigo.
    Parágrafo 2º - A autorização prevista no caput deverá ser estendida ao
    2º semestre de 2011, para assegurar a todos os alunos do 3º ano do
    ensino médio a continuidade dos estudos .
    Art . 2º A designação de que trata o artigo 1º, quando necessária, poderá
    ocorrer também para o Especialista em Educação Básica, Assistente
    Técnico de Educação Básica e Auxiliar de Serviços de Educação
    Básica, para garantir a regularidade do funcionamento do 3º ano do
    ensino médio nas escolas estaduais .
    Art. 3º Não poderão ser designados profissionais da Secretaria de
    Estado de Educação que aderiram à greve .
    Art . 4º A designação de que trata esta resolução terá seu prazo vinculado ao período necessário para término do ano letivo de 2011 .
    Art . 5º Na hipótese de retorno do titular, o professor designado nos
    termos desta resolução poderá continuar como designado, a critério da
    direção da escola, atuando na reposição de aulas ou em aulas de reforço,
    até o término do ano letivo de 2011 .
    Art . 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação .
    SECRETARIA dE ESTAdo dE EdUCAçÃo, em
    Belo Horizonte, aos 08 de agosto de 2011 .
    (a) ANA LÚCIA ALMEIdA GAZZoLA
    Secretária de Estado de Educação

    ResponderExcluir
  95. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MG , PUBLICA RESOLUÇÃO AUTORIZANDO CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES GREVISTAS!!!

    "A SECRETÁRIA dE ESTAdo dE EdUCAçÃo dE MINAS
    GERAIS, no uso de suas atribuições, à vista da manutenção da greve
    dos Profissionais da Educação Básica, decidida em Assembleia realizada em 03/08/2011, e considerando que:
    1 - os alunos do 3º ano do ensino médio deverão estar material e formalmente aptos a se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio -
    ENEM - em outubro próximo e aos Vestibulares no final de 2011, tendo
    esses exames datas definidas por entidades sobre as quais a Secretaria
    de Estado de Educação não tem ingerência;
    2 - a manutenção da greve dos Profissionais da Educação Básica compromete em especial a situação desses alunos e suas famílias, com
    prejuízos irreparáveis e irreversíveis trazidos pelo retardamento do
    ingresso noensino superior e no mercado de trabalho, uma vez que,
    para eles, diferentemente dos que estudam em outras séries, não será
    possível contornar os dias paralisados mediante a reposição de aulas
    sem o sacrifício do ENEM e dos vestibulares;
    3 - o exercício do direito social de greve deve ser feito de forma compatível e harmonizada com outros direitos constitucionais fundamentais,
    entre os quais o direito à educação, e aquele não pode ser exercido de
    forma absoluta e com obstrução do direito de agir do Estado em situações especiais como a dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por se
    encontrarem em situação mais gravosa em relação ao restante do corpo
    discente nos termos acima justificados;
    4 - é dever do Estado garantir a educação de todos, visando ao pleno
    desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e
    sua qualificação para o trabalho, nos precisos termos dos artigos 205 da
    Constituição federal e 195 da Constituição Estadual;
    5 - à luz do princípio da razoabilidade, cabe ao Estado assegurar meios
    de resolver a situação urgente dos alunos do 3º ano do ensino médio, em
    relação à qual, inclusive, vem sendo cobrado por setores da sociedade
    civil, em especial grupos de pais e alunos;
    RESoLvE:
    Art . 1º As Superintendências Regionais de Ensino – SREs – deverão
    autorizar, nos termos do artigo 10 da Lei 10 .254, de 1990, de acordo
    com o calendário de reposição proposto pela escola, nos termos das
    diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Educação, a designa-
    ção de Professores para ministrar os conteúdos curriculares do 3º ano
    do ensino médio relativos ao 1º semestre de 2011, para os alunos que
    cursam esse ano e que tiveram suas aulas regulares interrompidas pela
    greve .
    Parágrafo 1º - Por se tratar de medida emergencial, o diretor da escola
    fica autorizado a designar professor habilitado ou, na falta desse, qualificado, para assumir as aulas de que trata este artigo.
    Parágrafo 2º - A autorização prevista no caput deverá ser estendida ao
    2º semestre de 2011, para assegurar a todos os alunos do 3º ano do
    ensino médio a continuidade dos estudos .
    Art . 2º A designação de que trata o artigo 1º, quando necessária, poderá
    ocorrer também para o Especialista em Educação Básica, Assistente
    Técnico de Educação Básica e Auxiliar de Serviços de Educação
    Básica, para garantir a regularidade do funcionamento do 3º ano do
    ensino médio nas escolas estaduais .
    Art. 3º Não poderão ser designados profissionais da Secretaria de
    Estado de Educação que aderiram à greve .
    Art . 4º A designação de que trata esta resolução terá seu prazo vinculado ao período necessário para término do ano letivo de 2011 .
    Art . 5º Na hipótese de retorno do titular, o professor designado nos
    termos desta resolução poderá continuar como designado, a critério da
    direção da escola, atuando na reposição de aulas ou em aulas de reforço,
    até o término do ano letivo de 2011 .
    Art . 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação .
    SECRETARIA dE ESTAdo dE EdUCAçÃo, em
    Belo Horizonte, aos 08 de agosto de 2011 .
    (a) ANA LÚCIA ALMEIdA GAZZoLA
    Secretária de Estado de Educação"
    Visitante assíduo.

    ResponderExcluir
  96. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE MG , PUBLICA RESOLUÇÃO AUTORIZANDO CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES GREVISTAS!!!

    "A SECRETÁRIA dE ESTAdo dE EdUCAçÃo dE MINAS
    GERAIS, no uso de suas atribuições, à vista da manutenção da greve
    dos Profissionais da Educação Básica, decidida em Assembleia realizada em 03/08/2011, e considerando que:
    1 - os alunos do 3º ano do ensino médio deverão estar material e formalmente aptos a se submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio -
    ENEM - em outubro próximo e aos Vestibulares no final de 2011, tendo
    esses exames datas definidas por entidades sobre as quais a Secretaria
    de Estado de Educação não tem ingerência;
    2 - a manutenção da greve dos Profissionais da Educação Básica compromete em especial a situação desses alunos e suas famílias, com
    prejuízos irreparáveis e irreversíveis trazidos pelo retardamento do
    ingresso noensino superior e no mercado de trabalho, uma vez que,
    para eles, diferentemente dos que estudam em outras séries, não será
    possível contornar os dias paralisados mediante a reposição de aulas
    sem o sacrifício do ENEM e dos vestibulares;
    3 - o exercício do direito social de greve deve ser feito de forma compatível e harmonizada com outros direitos constitucionais fundamentais,
    entre os quais o direito à educação, e aquele não pode ser exercido de
    forma absoluta e com obstrução do direito de agir do Estado em situações especiais como a dos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por se
    encontrarem em situação mais gravosa em relação ao restante do corpo
    discente nos termos acima justificados;
    4 - é dever do Estado garantir a educação de todos, visando ao pleno
    desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e
    sua qualificação para o trabalho, nos precisos termos dos artigos 205 da
    Constituição federal e 195 da Constituição Estadual;
    5 - à luz do princípio da razoabilidade, cabe ao Estado assegurar meios
    de resolver a situação urgente dos alunos do 3º ano do ensino médio, em
    relação à qual, inclusive, vem sendo cobrado por setores da sociedade
    civil, em especial grupos de pais e alunos;
    RESoLvE:
    Art . 1º As Superintendências Regionais de Ensino – SREs – deverão
    autorizar, nos termos do artigo 10 da Lei 10 .254, de 1990, de acordo
    com o calendário de reposição proposto pela escola, nos termos das
    diretrizes emanadas da Secretaria de Estado de Educação, a designa-
    ção de Professores para ministrar os conteúdos curriculares do 3º ano
    do ensino médio relativos ao 1º semestre de 2011, para os alunos que
    cursam esse ano e que tiveram suas aulas regulares interrompidas pela
    greve .
    Parágrafo 1º - Por se tratar de medida emergencial, o diretor da escola
    fica autorizado a designar professor habilitado ou, na falta desse, qualificado, para assumir as aulas de que trata este artigo.
    Parágrafo 2º - A autorização prevista no caput deverá ser estendida ao
    2º semestre de 2011, para assegurar a todos os alunos do 3º ano do
    ensino médio a continuidade dos estudos .
    Art . 2º A designação de que trata o artigo 1º, quando necessária, poderá
    ocorrer também para o Especialista em Educação Básica, Assistente
    Técnico de Educação Básica e Auxiliar de Serviços de Educação
    Básica, para garantir a regularidade do funcionamento do 3º ano do
    ensino médio nas escolas estaduais .
    Art. 3º Não poderão ser designados profissionais da Secretaria de
    Estado de Educação que aderiram à greve .
    Art . 4º A designação de que trata esta resolução terá seu prazo vinculado ao período necessário para término do ano letivo de 2011 .
    Art . 5º Na hipótese de retorno do titular, o professor designado nos
    termos desta resolução poderá continuar como designado, a critério da
    direção da escola, atuando na reposição de aulas ou em aulas de reforço,
    até o término do ano letivo de 2011 .
    Art . 6º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação .
    SECRETARIA dE ESTAdo dE EdUCAçÃo, em
    Belo Horizonte, aos 08 de agosto de 2011 .
    (a) ANA LÚCIA ALMEIdA GAZZoLA
    Secretária de Estado de Educação"
    Viisitante assíduo

    ResponderExcluir
  97. Caros Colegas!
    Continuar em greve é questão de honra.
    PROFESSOR CONSCIENTIZADO é GUERREIRO.
    Vamos enfrentando a cada dia as pressões com bastante coragem e com a certeza que seremos vencedores. Parabéns "As Meninas" ( três professoras) da Escola Benedito Valadares em Carangola que continuam em greve. São verdadeiramente GUERREIRAS, verdadeiros exemplos.

    ResponderExcluir
  98. Extra! Extra! Vejam no Jornal Minas Gerais, disponível no endereço: http://www.iof.mg.gov, sobre a designação no período de greve! Parece até engraçado esse governo, com desculpa da proximidade das provas do ENEM, isso é apenas mais uma medida pra tentar acabar com a greve, mas deveríamos lembrar que o ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, e não apenas de meio ano do 3º, conheço alunos que conseguiram aprovação de Ensino Médio (opção dada pelo Enem, atendendo a idade exigida em Lei) e ainda bolsas Prouni no 2º ano do Ensino Médio, e aí? Aulas no período de greve, para alunos de Ensino Médio é só mais uma desculpa desse governo... Vamos seguir na Luta até que a Lei do Piso se cumpra em nosso Estado!

    ResponderExcluir
  99. Euler, informação:
    Comapnheiros a força da greve esta aumentado - em Manhuaçu mais 3 escolas estraram em greve, na região o apoio vem crescendo...
    Vamos lutar com força e contando com o apoio dos companheiros que estão tomando posição.
    Linder - Manhuaçu

    ResponderExcluir
  100. "Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

    (D. Pedro II)

    Acredito que nossa maestria não se limita aos muros da escola. Professor não é só aquele que ensina fórmulas cabalísticas, teorias quânticas e desenvolvimento do pensamento lógico.

    O primeiro exemplo tem de ser do professor. A história começa e se desenlaça com a figura do professor. Nenhuma mordaça vai fazer com que deixemos de acreditar.

    As 13 almas neste instante estão trabalhando e se vocês acham que NA NA vai dormir esta noite? Rá! Rá! Tem mais de 2 meses que ele está com insônia.

    PISO PISO PISO PISO PISO...

    Porque será que ele não dorme direito?

    ResponderExcluir