sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O arrastão, a procissão, o grito e a caravana pelo pagamento do piso e pelo enterro do governo de Minas






O arrastão, a procissão, o grito e a caravana pelo pagamento do piso e pelo enterro do governo de Minas

Pessoal da luta, membros do núcleo duro da greve, educadores mineiros em greve:

O texto de hoje, mais do que uma análise da nossa dramática realidade, é uma proposta de ação. Após 74 dias de greve, nessa resistência heroica dos educadores mineiros, não temos o direito de recuar, e nem tampouco de sermos derrotados, já que lutamos por um direito constitucional. Por isso, antes que o governo manobre e parta para a ofensiva, temos que agir. Nossos pequenos grandes combates nas escolas têm sido muito importantes. Através deles temos tido a oportunidade de dialogar com os colegas e com outras forças e pessoas da comunidade, como é o caso dos bravos guerreiros - alunos e educadores - da cidade de DIVINO. Mas, é preciso mais do que isso.

Inspirado pela ideia dos combativos educadores de BOCAIUVA, que neste sábado às 20h, vão acender uma vela contra a tirania existente em Minas e pelo pagamento do piso, pensei em algo semelhante, como parte de uma estratégia geral para vencer essa batalha e conquistar nossos direitos.

O primeiro passo a ser dado é fortalecer os comandos locais de greve. Nada de burocrático, nem ideológico. Coisa prática e bem planejada. Além dos ativistas de linha de frente, do NÚCLEO DURO da greve, devemos convidar para participar de uma próxima reunião outros companheiros que estão em greve, mas não estão participando ativamente da nossas atividades. Devemos convidar também as lideranças estudantis e os pais de alunos que nos apoiam e participam das lutas sociais, entre outros apoiadores, incluindo entidades sindicais locais.

Esta reunião extraordinária dos comandos em cada cidade de Minas definiria algumas estratégias muito específicas para fortalecer a nossa greve. Para isso, é necessário combinar ações locais, voltadas para o mapeamento e fortalecimento da greve em algumas escolas que tenham grande peso na região. Uma outra atividade, como continuidade desta, seria organizar um segundo passo, ainda no âmbito de cada município, para mobilizar a comunidade.

Em relação à primeira preocupação (primeiro passo), voltada para as escolas locais mapeadas, podemos organizar uma caravana composta pelo grupo citado (educadores / alunos / pais de alunos / apoiadores da comunidade) e visitar essas escolas que consideramos escolas-chave para alcançar grande repercussão em toda região. Seria importante que essa ação acontecesse simultaneamente em várias cidades de Minas. Pensei em algo próximo de 200 cidades ou mais.

Este grupo, nos três turnos - manhã, tarde e noite - faria uma espécie de arrastão pela educação pública de qualidade e pelo piso salarial. Com panfletos, bandeiras, faixas, cartazes, visitaríamos essas escolas para conversar diretamente com os alunos que estão frequentando essas escolas, com os professores e até mesmo com os substitutos - ainda que saibamos que estes, obviamente, terão menos interesse em dialogar. Mas, conseguindo o apoio dos alunos e de alguns educadores é muito provável que consigamos parar toda a escola. Devemos estabelecer uma meta: já que o governo diz que são apenas 60 escolas totalmente paradas, queremos parar 300 escolas em toda Minas Gerais - por exemplo (além, obviamente, das escolas parcialmente paradas).

Mas, ao mesmo tempo que organizamos este arrastão pela educação e pelo piso, já convocamos os alunos, os colegas e toda a comunidade para uma outra atividade maior em cada uma dessas cidades, o segundo passo. Seria uma procissão pela Educação de qualidade, pelo piso e pelo enterro do governo de Minas Gerais.

Esta procissão, que aconteceria simultaneamente em 200 (ou 300) cidades de Minas, às 20 horas, com todos trajando roupa preta, com velas acesas, cartazes, faixas, tambores (que nunca se calaram), atravessaria as
principais ruas e praças de todas essas cidades, concentrando-se num ponto determinado de cada município, para que a comunidade possa falar. Simbolicamente, devemos fazer o enterro do governo de Minas, com o governador, suas secretárias e o faraó como expressão da destruição da educação pública em Minas Gerais. Devemos filmar todos estes momentos - tanto do arrastão quanto da procissão -, e publicar na Internet, mandar para a mídia e para as listas de e-mails, formando uma grande corrente de divulgação da nossa luta.

Um terceiro momento - o terceiro passo - seria uma grande concentração em Belo Horizonte, com caravanas de todas as cidades, expressando a organização dos eventos citados. Nesta grande concentração, convidaríamos os movimentos sociais de Minas Gerais - sem-terra, sem-teto, entidades sindicais, estudantis e muitos outros grupos e movimentos e personalidades. Seria o grito de Minas contra a censura da imprensa e contra a ditadura disfarçada existente em Minas Gerais, envolvendo todos os poderes constituídos.

Para este grande ato, seria muito importante organizar panfletagens e passar com carros de som convidando toda a comunidade mineira, inclusive com informes pagos em rádios e jornais, tanto os da capital quanto os do interior.

Em todas essas oportunidades, devemos denunciar:

- o não pagamento do piso salarial dos educadores pelo governo de Minas, que descumpre uma lei federal;
- a tentativa de impor um calote nos educadores com a lei do subsídio, com o objetivo de destruir a nossa carreira e não pagar o piso;
- a contratação de professores não habilitados para substituir de forma ilegal os professores em greve;
- a transformação da secretaria da Educação de Minas em uma máquina de terror e de assédio moral, onde os diretores das escolas são tratados como capachos e são estimulados a ligarem para os professores e alunos para que estes acabem com a nossa legítima e legal greve;
- o corte e a redução dos salários dos educadores de Minas, como atos ilegais e coercitivos típicos da ditadura;
- o não investimento dos 25% da receita do estado na Educação, causando grande prejuízo para todos os mineiros;
- a censura comprada da imprensa mineira, que se tornou a expressão da negação da liberdade de expressão em Minas Gerais;
- a omissão dos poderes legislativo e judiciário, que têm agido como autarquias do poder executivo, rasgando a autonomia relativa inscrita na Carta Magna;
- a priorização, pelo governo, de obras faraônicas, pagamento de juros aos banqueiros, salários de marajás para a alta hierarquia do estado, em detrimento dos investimentos sociais, como Educação, saúde pública, saneamento, etc;
- a criminalização dos movimentos sindicais e sociais em Minas Gerais.

Como passo seguinte, o quarto passo, devemos organizar uma grande caravana para ir a Brasília para pressionar o STF, para que publique o acórdão do piso; o Congresso Nacional, através da Comissão de Educação das duas casas, denunciando o descumprimento, pelo governo de Minas, da lei do piso aprovada naquela Casa; e o Palácio do Planalto, para entregar à presidenta Dilma uma carta que contenha a denúncia do que se passa em Minas e uma cobrança da presidenta em relação à sua promessa de campanha de valorizar os educadores, o que não aconteceu até este momento. Ir ao MEC, é perda de tempo. Devemos ir direto para o contato com a presidenta. Que ela receba uma comissão de educadores (não necessariamente de diretores sindicais). Caso isso não aconteça, devemos protocolar o nosso documento e exigir que nos seja passado um documento assinado pela presidenta, dando conta de que recebeu tal carta.

São estes os passos que eu coloco para a apreciação dos colegas, tendo em vista a necessidade de manter e fortalecer a nossa greve até a nossa vitória. A ideia do acampamento, sugerida por alguns colegas, é boa, mas requer a presença permanente de combatentes que fariam falta nesses quatro passos mencionados. Quem sabe num quinto passo não organizaríamos um grande acampamento em frente a algum órgão do estado? Gostaria muito de ouvir as críticas e sugestões dos colegas.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

109 comentários:

  1. João Paulo Ferreira de Assis20 de agosto de 2011 às 00:11

    Apoiado companheiro Euler.

    É isto mesmo que temos de fazer. Tenho lido no jornal O Tempo, o número de pessoas que condena a nossa greve aumentou em grande número, e eu percebi que um dos comentários, de uma tal Valeria, estava 67 positivos e 64 contrários. Acho inclusive que isto é uma tática do governo. Entrar e sair dezenas de vezes do site do jornal para apoiar um comentário contra nós.

    Estamos numa fase decisiva. E não podemos descartar nada que o governo venha a fazer para nos derrotar.

    Saudações, João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  2. Euler, no Super ofereceram nossas aulas à ex-mulher do goleiro Bruno, a Dayanne, que está dando aulas particulares em casa. Ela respondeu: "Misericórdia! Mesmo que eu tivesse curso de Pedagogia eu não queria. Pra ganhar 300 contos, prefiro ficar em casa." Sábia decisão a dela. Não me estranharia que oferecessem essas aulas ao Bruno também. Já imaginou?! A cada 3 dias na sala de aula, um a menos na cela! Parabéns aos professores e, especialmente, aos alunos de Divino. Foi realmente DIVINO o ato deles. Abraços. Rogério Trindade - Curvelo

    ResponderExcluir
  3. EDUCADOR DE CONTAGEM..
    PRECISAMOS PRESSIONAR A "E.E GUILHERMINO DE OLIVEIRA" EM CONTAGEM/PQ.INDUSTRIAL NO BAIRRO CONJUNTO ÁGUA BRANCA. O PESSOAL DO SIND-UTE SUBSEDE CONTAGEM, EU E ALGUNS COMPANHEIROS QUE ACOMPANHAM ESSE BLOG PODERÍAMOS FAZER PRESSÃO LÁ, POIS AQUELA ESCOLA VERGONHOSAMENTE NÃO ADERIU A GREVE.

    ResponderExcluir
  4. Existem pessoas que para ganhar notoriedade parte pelo tudo ou nada, é o caso desse maníaco e antipático governador de MG que tenho crises de vômitos ao pronunciar o seu nome.
    Jamais será esquecido por ser o mais podre governador de nosso estado.

    ResponderExcluir
  5. Olá Caro Euler
    Parabéns pra você e parabéns a todos nós !!!
    ....... ________
    "As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram os que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos." (Malcolm X)
    _________.....

    Fiz uma postagem com notícias da GREVE, nesta postagem coloquei informações de várias fontes, mantive a autoria de cada conteúdo. Faremos uma verdadeira rede de informações para juntos caminharmos e ajudar a formar pessoas de verdade com caráter e dignidade.

    abraço a todos, e segunda-feira vou fazer visitas em escolas das região onde moro. Parabéns pela atitude dos nossos combativos amigos e companheiros de DIVINO-MG. Gostei da ideia, irei sugerir para meus amigos da escola onde trabalho em São José da Lapa ajudar e convidar os candidatos a "vaga mágica" a unir à categoria, pois no final a vitória será de todos.

    Abraço a todos !

    Sem PISO, continuamos sem pisar na escola.
    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Caro Euler

    Quero parabenizar a todos pela garra e pela maravilhosa greve. Coragem e garra não vão faltar, pois a indignação promovida pela injustiça triplica as forças.

    Euler adorei as manobras estratégicas propostas por você para para dinamizar o movimento.

    Sugiro também que convoque os aposentados, pois essa é uma luta que também os beneficia e para esses colegas não há qualquer tipo de prejuízo, só lucro.

    Coragem e esperança em alta! Sucesso e vitória!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. CHARLOTTE SAMPAIO APROVA
    as propostas do prof Euler são bárbaras, super fashion!!! Já estava passando da hora de "botar o bloco na rua, gritar, botar pra gemer"!!!

    ResponderExcluir
  8. Aos colegas de Ipatinga...
    se liga pessoal, saiam dessa inércia!
    De que adianta protocolar pedido para voltar a remuneração anterior e não entrar no movimento de greve no intuito de fazer o governo cumprir a lei? Ou vocês são tão inocentes a ponto de acharem que aqui em Minas, quando é para beneficiar os educadores, a lei é cumprida sem muita luta? Se a lei for implementada daqui uns 10 anos, está bom para vocês? Nossos jovens não merecem esse mal exemplo. Exemplo de submissão aos opressores e covardia com os oprimidos. Nossa cidade é importante aqui na região e nossa região é muito importante em Minas. Os colegas de outras regiões estão contando com nossa contribuição. ACOORDA... Ainda dá tempo de sair do armário! Reflitam e venham para a luta que é de todos nós.

    ResponderExcluir
  9. Olá companheiros
    ........
    “Sonha e serás livre de espírito…
    luta e serás livre na vida. ” (Che Guevara)
    ..........
    Estava pensando, e tenho forte pressentimento, acredito que a nossa luta vai causar demissões nesse "guvernu" tucanês > Acredito que em breve, isso é apenas previsão, a secretária de Estado da Educação Ana Lúcia Gazzola vai sair do governo, vai pular do barco. No barco vai ficar só o governador e seu "robô Vilhens Tabajaras".
    Que Deus e as Almas intercedam por todos nós.

    abraços a todos

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Achei fantásticas suas ideias.Não podemos ficar só com as assembleia geral em BH e alguns atos isolados. Precisamos mesmo, fazer manifestações regionais pré agendas para que aconteçam ao mesmo tempo no decorrer da semana, para denunciarmos os descasos desse ditador, uma vez, que com a mídia não podemos contar. Achei sua sequência de propostas ótimas, agora é só levar na assembleia, agendar as datas e e mãos a obra colegas.
    COLEGAS DE IPATINGA, EM ESPECIAL,E.E. JOÃO XXIII E E.E. ESTADUAL ENGENHEIRO AMARO LANARI (IDEAL) estamos esperando por vocês! Venham prá roda com a gente, não fiquem aí parados esperando acontecer!
    Maria Helena - Ipatinga

    ResponderExcluir
  11. Professor Euler,
    Professoras(es),
    Bom dia!

    Lendo o seu comentário de hoje, 20/08/11, concordo plenamente e acho que o primeiro passo para FORTALECER o movimento, será o de convidar as associações de pais e alunos para uma reunião junto com os professores, em cada cidade.
    Nesta reunião seria debatido a VERDADEIRA SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS.
    Vamos ser aliados dos PAIS E ALUNOS.
    Esta reunião deverá PRIORIZAR três ou quatro linhas de atuação destes grupos e também o compromisso de levar ao Ministério Público um relatório e as reivindicações que forem estabelecidas por cada grupo, DEMOCRATICAMENTE.
    Devemos mostrar ao Ministério Público como funciona esta farsa que é o SISTEMA DE RESULTADOS NA EDUCAÇÃO e também como é o relacionamento e como são tratados os professores pelo Governo do Estado.

    IMPORTANTÍSSIMO DAR ESTE 1° PASSO NESTA DIREÇÃO.

    Agindo assim, estaremos envolvendo mais pessoas, estaremos firmando um compromisso com a sociedade para lutarmos JUNTOS por uma causa comum. "A MELHORIA DA EDUCAÇÃO EM TODOS OS SENTIDOS".

    Esta luta, muito nos ensina.

    ...E O SOL NASCE NOVAMENTE;
    ...E A LUTA CONTINUA.

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    ResponderExcluir
  12. Continuem na luta companheiros! Novos combatentes chegando pra reforçar. Metade dos professores de uma escola grande em Barbacena, Escola Estadual Amilcar Savassi, parados a partir dessa semana! A outra metade governador, é sua! São cordeirinhos mansos, obedientes, submissos, subservientes. Tudo que o SENHOR mandar, eles fazem! Esses só conseguem alcançar o significado da palavra greve como reposição aos sábados. Estão esperando TAMBÉM o piso, viu?

    ResponderExcluir
  13. Olá Guerreiro de Vespá!

    Oportuníssima sua idéia e melhorada por Graça Aguiar. Ela tem toda razão quando menciona os aposentados que podem aderir ao movimento sem a pespectiva de prejuízos... Esses passos poderiam ser organizados como disse por um comando local reforçado pelos trabalhadores que ainda nada contribuíram com o movimento. Em um convite fraterno (Em Curvelo, só falta ajoelhar pra que os fura greve entendam a importãncia do momento), pois eles também não perderam nada até agora e se engrossar as nossas fileiras também não vão perder.

    Sua idéia é maravilhosa do ponto de vista de visibilidade de nossa greve, oportuna porque surge para que não perdermos a mobilização já existente para tornar o movimento muito maior do que meramente uma greve, mas um basta aos prejuízos causados à educação de qualidade, neste estado e no país.

    Da minha parte, agradeço a idéia vou com meu companheiro Rogério Trindade propor no nosso próximo encontro (segunda feira dia 22)

    COMPANHEIRADA DE VALOR, VAMOS MATERIALIZAR ESSA IDÉIA DO NOSSO VALENTE EULER (Pode ser nosso agradecimento a esse guerreiro por todas suas horas dedicadas a essa Revolta dos já 74 dias).

    SERÁ O ARRASTÃO DA VERDADE CONTRA A TIRANIA DA MENTIRA... COLOCAREMOS VÁRIOS CAIXÕES SIMBOLIZANDO O ENTERRO DESSE GOVERNO TOTALITÁRIO E SUA BESTA-FERA(O SUBSÍDIO).

    ABRAÇOS DE CURVELO FIRME NA GREVE!

    ResponderExcluir
  14. Recebi por e-mail o seguinte comentário, com a devida autorização para publicar:


    "Patricia Cruz:

    Olá companheiros "guerreiros",

    Todos nós já lemos sobre o dossiê da Educação de Minas entregue ao ex- presidente Lula pela Beatriz Cerqueira.

    Ainda assim, eu compartilho mais esta nota publicada ontem (19.08) no site www.icidadania.org conforme link http://www.icidadania.org/2011/08/lula-defende-aplicacao-do-piso-para-professores-de-mg/


    LULA DEFENDE A APLICAÇÃO DO PISO SALARIAL PARA PROFESSORES DE MINAS GERAIS

    Em visita a Belo Horizonte nesta quinta-feira (18), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido no auditório do Colégio Pio XII aos gritos de “olé, olé, olé, olá, Lula, Lula”, por milhares de militantes. Em suas primeiras palavras, Lula enfatizou que está ciente da greve dos professores estaduais pela aprovação do piso nacional em Minas Gerais, que está ocorrendo desde o dia 8 de junho.

    “Eu estou sabendo que os professores estão em greve em Minas Gerais. O mais grave é que nós aprovamos uma lei criando o piso salarial dos professores, essa lei foi sancionada. Quando eu estava na Presidência, alguns governadores entraram na justiça para não pagar o piso e a justiça sentenciou que o piso é constitucional. É uma vergonha alguém dizer que não pode pagar o piso de R$ 1.100,00 para um professor”, protestou Lula. (...)".

    Quem estiver lendo o blog do Euler pela primeira vez, a lei do Piso foi sancionada pelo então Presidente Lula em 2008 e o não cumprimento dessa lei é a indignação dos envolvidos na Educação Pública Mineira. Já mencionei em comentário anterior a frase do candango José Silva Guerra em 1959 sobre o desejo de que a lei no Brasil fosse cumprida, já que em 1959, provavelmente, Guerra foi vítima do não cumprimento de várias leis. Hoje vou fechar o meu comentário com a mesma frase até que o Anastasia resolva lê-la e cumpri-la.

    A nossa greve é mais do que justa e não é só os professores que devem lutar e sim todos: segmentos da escola, comunidade escolar, mídia, pois a educação beneficia todos!

    Avante companheiros "guerreiros e até a vitória"!

    “Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham a compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra” (frase de José Silva Guerra) em 1959.


    Patrícia de Oliveira Cruz. Pará de Minas."

    ResponderExcluir
  15. Euller, adorei sua idéia e estou com vc. Mas precisamos ser rápidos, pois o mês vai virar rapidinho e talvez alguns podem debandar ao verem o salário cortado novamente. Precisamos agir rápido. Marcar logo esse enterro. Tô contigo e não abro.

    ResponderExcluir
  16. euler , vai lá ver!


    http://saraiva13.blogspot.com/2011/08/lula-defende-aplicacao-do-piso-salarial.html

    ResponderExcluir
  17. Professor Euler e colegas,

    O blog da Beatriz, Sind UTE, está a três dias desatualizado, não existe agenda, não existe nem textos de motivação.
    Acho muito devagar e com falta de compromissos com quem visita o blog, ou então, que não se proponha a ter o blog.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Notícia relacionada ao nosso heroico movimento, publicada hoje, no portal do jornal O Tempo. Eis o link:

    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=180060,OTE

    E já deixei lá o seguinte comentário:

    "Estamos diante de um governo irresponsável, que não cumpre a Lei e não paga um piso miserável para os educadores de Minas. Uma vergonha nacional, para um estado que está entre os três mais ricos da Federação e que faz propaganda diária do aumento da arrecadação de impostos. Minas não paga o piso dos educadores, não investe os 25% da receita na Educação; cortou e reduziu ilegalmente os salários dos professores em greve; está provocando grandes prejuízos para os alunos; agride a comunidade quando faz propaganda enganosa, dizendo que já paga o piso através do subsídio, que é teto salarial e destrói a carreira dos educadores. Além disso, o governo de Minas comprou o silêncio da maioria dos meios de comunicação, que quando noticiam a nossa greve só fazem para colocar a população contra o nosso movimento; o judiciário e o legislativo em Minas funcionam como uma autarquia do governo, sem qualquer autonomia, rasgando a Constituição Federal. O povo mineiro não pode continuar aceitando essa ditadura disfarçada imposta em Minas Gerais. Por isso, a nossa greve continua até que o governo nos pague o piso, que é lei federal, descumprida pelo governo. Estamos em greve, que já dura 74 dias, e que vai continuar!".

    ResponderExcluir
  19. colegas de luta,precisamos pressionar as escolas de SETE LAGOAS em especial a E.E.DR.ARTHUR BERNARDES que é central, de grande peso na comunidade e trabalham como se nada estivesse acontecendo na educação em um ato omisso e covarde.

    ResponderExcluir
  20. CHARLOTTE SAMPAIO ABANDONA PROFISSÃO DE PROFESSORA...

    Estou abandonando a professora porque descobri como ficar rica fazendo pouco esforço: vou virar editora!!!
    Vou editar todos os textos do prof Euler... com certeza os livros com seus textos vão virar best seller já na primeira edição!!!

    ResponderExcluir
  21. A poucos dias enviei uma reclamação ao STF e recebi a seguite resposta:


    Protocolo de nº 71806
    Ao Senhor
    DIEGO VELASCO DE PAULA
    Prezado (a) Senhor (a),

    Em atenção à sua mensagem, esclarecemos que, em regra, os votos proferidos pelos Ministros não são acessíveis antes da sua Publicação oficial. Contudo, por uma decisão pessoal, os Ministros podem disponibilizá-los no link "NOTÍCIAS", acessível no sítio do Supremo Tribunal Federal (www.stf.jus.br). Nesse caso, para efetuar pesquisa, Vossa Senhoria deverá lançar os argumentos referentes ao tema de seu interesse no campo "BUSCA POR NOTÍCIAS" (localizado na parte inferior do referido Portal eletrônico).

    Finalmente, sugerimos que cadastre seu correio eletrônico no serviço STF-Push (http://www.stf.jus.br/portal/push/loginPush.asp). Tão logo seja notificado sobre a publicação do acórdão de seu interesse, será possível retirar as cópias pelo endereço eletrônico (http://www.stf.jus.br/portal/inteiroTeor/) ou ainda solicitar seu inteiro teor por intermédio do endereço eletrônico: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudenciaEmail/criarSolicitacaoEmail.asp, assinalando o tipo de pesquisa ¿inteiro teor¿.

    A Sua Excelência o Senhor Ministro Relator Joaquim Barbosa, esclarece que está trabalhando com agilidade para a confecção do acórdão referente a ADI/4167, entretanto a feitura do mesmo é uma copilação de votos proferidos em julga mento e como se trata de um caso de alta complexidade existe! um praz o para que os votos sejam colhidos e reunidos, o que gera há uma demora na finalização da decisão.

    Contudo, não há como estimar prazo, mas informamos que o relator está esforçado para que a finalização da confecção do acórdão seja o mais breve possível.

    A Central do Cidadão agradece o seu contato, em nome de Sua Excelência o Senhor Ministro Cezar Peluso, Presidente do Supremo Tribunal Federal. Atenciosamente

    Supremo Tribunal Federal
    Central do Cidadão e Atendimento
    Edifício Anexo II - Térreo - Sala C-015 - Brasília (DF) - 70175-900
    ---------------------------------------------------
    Nome: DIEGO VELASCO DE PAULA< /td>
    Recebido em: 18 de Agosto de 2011
    Venho por meio deste contato externar minha insatisfação com relação à morosidade na publicação do acórdão referente a ADI 4167, a demora desta publicação têm penalizado uma classe tão importante e em contrapartida históricamente tão desvalorizada pela sociedade brasileira. Peço encarecidamente que publiquem o tão esperado acórdão o mais rápido possível. Cordialmente Diego Velasco de Paula


    Gostaria de encorajar a todos aqueles que participam desta luta a reclamarem também!!

    ResponderExcluir
  22. CHARLOTTE SAMPAIO QUESTIONA:

    "Estamos diante de um governo irresponsável, que não cumpre a Lei e não paga um piso miserável para os educadores de Minas. Uma vergonha nacional, para um estado que está entre os três mais ricos da Federação e que faz propaganda diária do aumento da arrecadação de impostos. Minas não paga o piso dos educadores, não investe os 25% da receita na Educação; cortou e reduziu ilegalmente os salários dos professores em greve; está provocando grandes prejuízos para os alunos; agride a comunidade quando faz propaganda enganosa, dizendo que já paga o piso através do subsídio, que é teto salarial e destrói a carreira dos educadores. Além disso, o governo de Minas comprou o silêncio da maioria dos meios de comunicação, que quando noticiam a nossa greve só fazem para colocar a população contra o nosso movimento; o judiciário e o legislativo em Minas funcionam como uma autarquia do governo, sem qualquer autonomia, rasgando a Constituição Federal. O povo mineiro não pode continuar aceitando essa ditadura disfarçada imposta em Minas Gerais. Por isso, a nossa greve continua até que o governo nos pague o piso, que é lei federal, descumprida pelo governo. Estamos em greve, que já dura 74 dias, e que vai continuar!".


    Esse texto é uma pérola, tanto no aspecto formal quanto nas idéias apresentadas. É muita lucidez numa pessoa só!
    E você ainda chama isso de comentário??? Discordo: é uma PERFEIÇAO
    Tanto é verdade que muito do sucesso do nosso movimento deve-se à clareza das idéias veiculadas em seus textos. E há gente que diz que a teoria não é importante ...

    ResponderExcluir
  23. Ouçam o spot divulgado pelo Sind-UTE revelando que o custo para o pagamento do piso em Minas é de apenas 3,44%.

    Eis o link:

    http://www.sindutemg.org.br/novosite/janela.php?pasta=files&arquivo=2252

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pelas generosas palavras, combativa CHARLOTE SAMPAIO. Você faz parte do nosso NÚCLEO DURO que tem mobilizado cabeças pensantes e pessoas de ação da nossa categoria.

    Agradeço também à nossa guerreira colega GRAÇA AGUIAR, professora no Rio de Janeiro, e que está sempre solidária às lutas dos educadores de Minas e do Brasil.

    E um abraço a todos/todas que nos honram com sua visita e com as sábias palavras que deixam aqui neste espaço do diálogo e da reflexão acerca da nossa luta comum.

    "Com luta, com garra, o piso sai na marra!" (já que pela boa vontade do governador em cumprir a lei parece difícil).

    ResponderExcluir
  25. Euler, estou enviando um texto que foi publicado em um jornal local da cidade de Mariana. Gostaria muito de divulgá-lo no seu blog. Um grande abraço, Jacqueline.

    VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

    O profissional do ensino não pode ser considerado como uma simples mercadoria, pois a sua valorização é fundamental para a sua dignidade. Somos educadores, temos orgulho do que somos, sabemos de nossa importância, mesmo que os outros não queiram e não saibam reconhecer.
    O professorado da Rede Pública de Minas Gerais está em greve há quase 70 dias porque o Governador de Minas se recusa a pagar o Piso Salarial instituído pela Lei Federal nº 11738/200. Descumpre essa Lei e impõe outra, a do subsídio, que descaracteriza completamente a Lei do piso a que temos direito. Com isso, o Governo realizou um grande confisco nos salários:
    • incorporou as gratificações e vantagens ao vencimento básico transformando-os em parcela única;
    • reduziu os percentuais de promoção de 22% para 10%;
    • confiscou todas as gratificações e vantagens como biênios, quinquênios, pó de giz, gratificação por pós graduação;
    • confiscou o tempo de serviço de todos os educadores.
    As consequências dessas medidas desastrosas podem representar a dificuldade de oferta de um ensino público de qualidade. Não satisfeito o governo propôs ainda, como última estratégia de pressão, a contratação de professores substitutos para o 3º ano do Ensino Médio.
    Dessa forma, os profissionais da educação da Rede Pública Estadual de Minas Gerais estão vivendo um momento decisivo em sua luta. A greve dos servidores públicos não só diz respeito ao pagamento do piso salarial, mas busca a VALORIZAÇÃO do profissional do ensino brasileiro e o fim dessa greve sem o atendimento de todas as reivindicações aniquila o poder de negociação da classe. Cabe, portanto, ao governador do Estado e à sua equipe interromper ou não essa greve.
    O estudioso brasileiro Paulo Freire nos deixou esta reflexão acerca da Esperança: “Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança. Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto, e se luto, com esperança aguardo”.

    Jacqueline Meire Antunes Jorge
    Pedagogia e Professora da rede
    pública estadual de Mariana

    ResponderExcluir
  26. Recebi e-mail de uma combativa colega de Guaxupé, com um link do vídeo com a entrevista do desgovernador de Minas dizendo que já nos paga o piso (é muito cretino). Eis o e-mail e ao final o nosso comentário:

    "Vera Ribeiro:

    Prof. Euler, estamos na luta aqui em Guaxupé tb, (apesar de alguns colegas não terem a mesma visão de futuro), tentei postar no blog mas não entrou nenhum,... veja essa entrevista do nosso "Asía" aqui no Sul de Minas, ontem!

    http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,43364;4,governador+anastasia+visita+o+sul+de+minas.aspx"

    Comentando: Se em Minas Gerais algum repórter tiver mais coragem (claro que o risco de demissão é o grande problema) ele poderia perguntar ao governador:

    - Governador, e na moringa, não vai nada?
    - Como é que é? Não entendi - indaga o governador.
    - Não governador, eu perguntei o que você fará com os 153 mil educadores que não recebem pelo sistema de subsídio. Eles vão ficar excluídos da Lei do Piso, que manda pagar o piso para TODOS os educadores do Brasil?

    A resposta do governador seria esta:

    - Ah, sim, é, não, é, quero dizer, ah, o... Ô, chama o meu padrinho, por favor, help-me!

    ResponderExcluir
  27. Educadora de São Miguel do Anta-MG20 de agosto de 2011 às 11:01

    Euler,
    Concordo com suas propostas de mobilização. Precisamos agir rápido. Na minha cidade, São Miguel do Anta, alguns pais já estão nos procurando para se organizar e entrar com ação junto à Promotoria para que o governador negocie rapidamente com a CATEGORIA em greve. Disseram que querem fazer algo para nos ajudar. Aliás, colocaram-se à disposição para colaborar conosco no que for preciso. Os pais, Alunos, Professores e comunidade em geral, Querem Educação Pública de Qualidade para Todos e não estão vendo esta meta como, prioridade, no governo mineiro. Abraços a todos os Sãomiguelenses que compreendem e apoiam a nossa GREVE e que se preocupam, de fato, com a EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE!!!

    ResponderExcluir
  28. Pronto, João Paulo Ferreira de Assis, se a Valéria comentar agora a notícia no 'O tempo', o comentário do Euler já terá 10 pontos à frente do comentário dela. rsrs
    abraço
    Ana

    ResponderExcluir
  29. “Aécio endossa aliança entre PT e PSDB em Belo Horizonte”- Jornal O Tempo

    Colegas, farinha do mesmo saco.... Lula discursa defendendo os professores mas tá aí, não vamos nos iludir, bloco de oposição, Haddad, Dilma, Lula e PSDB , só defendem seus próprios interesses.
    Vamos ter clareza que não podemos ser enganados por nenhuma ideologia partidária, que busquemos primeiro o interesse de nossa classe. Por isso me revolto quando tenho que aturar nos atos em BH, tanta babaquice e falta do que falar naquele caminhão de som, de gente que procura se promover ás nossas custas.

    Vamos firmes na luta, acreditando na força da base, resistindo aos opressores acima citados.
    Abraço a todos e todas...
    Josélia- GV

    ResponderExcluir
  30. “Eu estou sabendo que os professores estão em greve em Minas Gerais. O mais grave é que nós aprovamos uma lei criando o piso salarial dos professores, essa lei foi sancionada. Quando eu estava na Presidência, alguns governadores entraram na justiça para não pagar o piso e a justiça sentenciou que o piso é constitucional. É uma vergonha alguém dizer que não pode pagar o piso de R$ 1.100,00 para um professor”, protestou Lula.

    http://www.icidadania.org/2011/08/lula-defende-aplicacao-do-piso-para-professores-de-mg/

    ResponderExcluir
  31. A combativa Josélia, de Governador Valadares, tem razão quando chama a atenção para o combate ao oportunismo eleitoreiro de alguns.

    Aliás, nesta semana vimos uma realidade estranha: Lula e Haddad defendendo o pagamento do piso. Ora, quem está no governo federal? Por que não cobram dos governos estaduais e municipais, não colocam recursos à disposição, não denunciam publicamente o não pagamento do piso e não acionam estes governantes na Justiça pelo descumprimento da lei? Afinal, a Lei do Piso tem este caráter cooperado entre os três entes federativos.

    Além disso, é muito estranho criticar um governante que tem uma atitude irresponsável, como o de Minas, e em seguida propor aliança com o partido dele para ganhar a prefeitura da Capital mineira. Ora, que exemplo de incoerência é este que se passa para a população?

    Portanto, está correta a Josélia ao afirmar que a nossa força está na base, na nossa nossa auto-organização contra os de cima.

    Um forte abraço e força na luta!

    ResponderExcluir
  32. Escola estadual Eliseu Laborne e Vale. Escola estadual Benvinda de Carvalho, Escola estadual Prof. Francisco Brant. Todas Região Noroeste de BH.

    ResponderExcluir
  33. Gostaria de comunicar aos nobres companheiros de luta, que os índices de escolas paradas (total ou parcialmente) aumentou muito, aqui na cidade de Ibirité. O índice até a última assembléia era de 20%, agora é de aproximadamente 70%. Lembrar que Ibirité é na Grande BH, possui 19 escolas estaduais, e é a Terra do vergolhoso presidente da ALMG, Diniz Pinheiro. Atenciosamente, Professor Agnaldo, da subsede Barreiro.

    ResponderExcluir
  34. Professoras(es),

    O caminho agora é, abrir um canal de comunicação entre o movimento grevista, os alunos e os pais, em todas as cidades.

    Em seguida procurar encontrar uma conciliação de propostas e apresentá-las ao Ministério Público.

    Este é o dever de casa para os professores que estão em greve.
    Organizem-se, planejem e partam para a ação.
    Não podemos ficar parados, devemos dar passos, à frente DELES.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Professoras(es),

    AÉCIO E ANASTASIA, INIMIGOS N°1 DA EDUCAÇÃO E DOS EDUCADORES.

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    ResponderExcluir
  36. GRAÇA:

    Boa tarde Prof Euler,

    Concordo com voce, as manifestações tem que ser organizadas,criativas, visuais e massivas! Discordo Ddo tal "enterro", isso ficou batido demais em greves anteriores.
    O que podemos esperar de Lula com suas alianças espúrias de "vale tudo pelo poder"? O mesmo pode se dizer do Aécio, LulÉcio e DilmAsia,alguem ja esqueceu????
    Volto a lembrar: ja passa da hora de cobrar mais atitude e menos falação dos deputados mineiros. Se a cobrança for publica eles terão que agir!

    ResponderExcluir
  37. Oi Euler,

    Sinto falta de tudo isto aqui no twitter. Considero uma rede importante.

    ResponderExcluir
  38. Aff, conversando com uma ex-aluna no facebook, e ela maravilhada com sua aula hj, na Escola Estadual Helena Guerra, em Contagem!!fico P da vida com isto!!tem hora q me dá um desânimo danado quando leio Isso!!TEMOS QUE IR LÁ SEGUNDA FEIRA PARA IMPEDIR ISSO!!COLOCAR UMA SEMENTINHA DE CIDADANIA NA CABEÇA DESSES PROFESSORES PELEGOS!!

    ResponderExcluir
  39. O Governador sabe, que tem que cumprir a Lei, mas está querendo levar os professores ao desgaste e desistir da greve. Ele sabe que muitos professores não possuem outra fonte de renda e terá que abandonar o movimento. Sabemos que a tarefa é muito difícil, mas não desistam, o Governador também está no desgaste máximo com suas maldades, e tudo tem limite que não pode ser ultrapassado. Acontece que está faltando vontade política para resolver esta situação, pois os deputados aliados são cúmplices da sua ignorância. Todos devem permanecer firmes nesta luta, pois vai ser muito compensador a vitória. Assim que o Piso for implantado, o governo passará ser seu devedor, cujo valor vai depender do que ficar definido na publicação do acórdão e ele terá que pagar. No subsídio o governo não será devedor de nenhum servidor.
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  40. Professoras(es),


    DETERMINAÇÃO!

    "Até que esteja determinado, vai existir hesitação, vai existir a chance de voltar atrás, vai existir a ineficácia. Com respeito a todas as ações de iniciativa (e criação) existe uma verdade elementar, e ignorá-la mata incontáveis idéias e planos esplêndidos: no momento que uma pessoa se compromete definitivamente, então a Providência também se move. Todo tipo de coisas ocorrem para ajudar; coisas que jamais ocorreriam se não houvesse a determinação. Toda uma corrente de situações resultam da decisão, surgindo a favor da pessoa uma série de acontecimentos, de encontros e de material para assisti-lo, que nenhum homem seria capaz de imaginar. Aprendi a ter um profundo respeito por um dos versos de Goethe: Tudo que puder fazer, ou sonhar que pode fazer, faça. A ousadia tem gênio, poder e mágica inerentes."
    W.H. Murray da Expedição Escosesa ao Himalaia.

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    ResponderExcluir
  41. João Paulo Ferreira de Assis20 de agosto de 2011 às 13:14

    Prezada Professora Ju Oliveira

    O twitter é de importância fundamental. Pena que eu me enrole todo nessas redes sociais (já sou velho de 52 anos). Porém fica a sugestão de umas frases bem a propósito.

    ''Anastasia pague o Piso ou pague o preço''.
    ''Anastasia cumpra a lei do Piso''.
    ''Piso é vencimento básico e não teto salarial''.
    ''Lei Federal é para ser cumprida''.
    ''Impeachment para Anastasia já''.
    ''Sem o Piso não piso na escola''.
    ''Intervenção federal em Minas já''.

    E assim outros que ocorreram ao intelecto dos prezados colegas.
    Façamos com que a nossa greve seja conhecida no Exterior. Pelo twitter é possível.

    Saudações, Professor João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  42. ALERTA TOTAL!!!
    Escola demite contratado que entrou em greve. É legal?
    Escola ameaça alunos do 2º ano do EJA, para voltarem, sob pena de reprovação!
    Como assim? Os pelegos tampão não são apenas para o 3º ano? É lícito convocar esses alunos a voltarem para escola, tendo como professores, os contratados tampões?
    TODOS UNIDOS ATÉ A VITÓRIA!!

    ResponderExcluir
  43. Professor Euler e colegas,

    FÁBULAS,

    'SOLIDARIEDADE"

    LEIAM:

    A um rabino muito justo foi permitido que visitasse o purgatório e o paraíso (em hebraico, chamado Guehinom) e o paraíso (GanEden).
    Primeiramente foi levado ao purgatório, de onde provinham os gritos mais horrendos dos rostos mais angustiados que já virá. Estavam todos sentados numa grande mesa. Sobre ela, se viam iguarias, comidas das mais deliciosas que se possa imaginar, com a prataria e a louça mais maravilhosa que jamais se vira. Não entendendo porque sofriam tanto, o rabino prestou mais atenção e viu que seus cotovelos estavam invertidos, de tal forma que não podiam dobrar os braços e levar aquelas delícias às suas bocas.
    O rabino então, foi levado ao paraíso, onde se ouvia deliciosas gargalhadas e onde reinava um clima de festa. Porém, ao observar, para sua surpresa, encontrou o mesmo ambiente: todos sentados à mesma mesa que vira no purgatório, contendo as mesmas iguarias, as mesmas louças e os mesmos cotovelos invertidos.
    Mas ali havia um detalhe muito especial: cada um levava a comida à boca do outro.

    TODOS NÓS DEVEMOS FAZER A NOSSA PARTE PARA QUE O OBJETIVO SEJA ALCANÇADO.
    E ESTAREMOS ALCANÇANDO OS OBJETIVOS SE FORMOS SOLIDÁRIOS.

    Pensem nisso!

    Fazendo a minha parte...

    ResponderExcluir
  44. Olá COMPANHEIROS

    Estou enviando mensagens para os endereços do orkut, facebook, msn, twitter para unir ao nosso movimento PISO É LEI FEDERAL

    Colabore com o nosso movimento use essa imagem no PERFIL

    GREVE DA EDUCAÇÃO em Minas Gerais passa dos 70 dias
    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?uid=9977616077326851670&pid=1309535401722&aid=1309509973$pid=1309535401722

    https://twitter.com/#!/
    “Sonha e serás livre de espírito…
    luta e serás livre na vida. ” (Che Guevara)

    ABRAÇO A TODOS
    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  45. Não seria viável outra manifestação em frente ou dentro da faraônica cidade administrativa? Parece que lá os fatos se tornam mais visíveis... o governadorzinho arrast'azia, embora se sinta protegido dentro de uma redoma, ao mesmo tempo se torna mais vulnerável a nós, educadores mineiros. Sugiro que a próxima manifestação seja lá, já que os deputados nada fazem para pressionar o arrast'azia.Força é a única maneira de derrubarmos este ditador e mostrar para nós mesmos que somos capazes de mudar o rumo da educação em Minas Gerais.
    Inácio Lopes - Pará de Minas

    ResponderExcluir
  46. olá pessoal
    _____ . . .
    Você não tem que ser um homem para lutar pela liberdade. Tudo que você tem a fazer é ser um ser humano inteligente." (Malcolm X)
    _____ . . .

    Já estou enviando mensagens no Twitter para vários seguidores, o foco principal são as emissoras de comunicação. Eu estou enviando para todos os meus contatos.
    Vamos todos criar uma conta no
    http://twitter.com é muito simples, pode ser usado como login (acesso)o próprio e-mail. Em menos de 1 min. a conta é criada com sucesso !!!

    COMENTÁRIO:
    "A ideia da nossa combatente é ótima !!!
    JU OLIVEIRA disse...
    Oi Euler,

    Sinto falta de tudo isto aqui no twitter. Considero uma rede importante."


    ABRAÇOS
    JUNTOS VENCEREMOS ! ! !

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde professor Euler.

    Sou assídua leitora de seu blog, visitando-o todos os dias. Já postei (no blog e por e-mail) três manifestações, mas acho que fui vetada. Sou sua admiradora e você sempre diz o que eu gostaria de dizer. Sinto-me legitimamente representada por você.
    A propósito, alguém sugeriu você candidato a algum cargo no sindicato. Eu sugiro você no Congresso. Com certeza será eleito por nós, pois acreditamos em sua idoneidade e representatividade.
    Força na luta colegas, a vitória é nossa!

    Abraços

    ResponderExcluir
  48. O ministro diz que a greve é justa, mas nada faz para que os governadores e prefeitos cumpram a lei, o STF assim como o judiciário num todo age de forma lenta, como se nada estivesse acontecendo nos estados, dependemos da publicação do tão demorado acórdão da ADI 4167 que parece vir de carroça, os deputados e senadores quando fazem muito aparecem em nossas manifestações visando as próximas eleições. A impressa noticia o que é de interesse do governo, como em Minas, não tem coragem de divulgar a verdade, lógico o governo é um dos maiores anunciantes ($$$$), enquanto isso a educação é massacrada aos olhos dos três poderes judiciário, executivo e legislativo e os pobres alunos, pais e profissionais vivem esse caos por incompetência do poder público.

    ResponderExcluir
  49. UM ESPÍRITO DO MAL

    Nesses meses de tantos embates, quando nos deparamos com a pessoa do governador na mídia respondendo a alguma pergunta sobre o Piso Salarial do Professor, percebmos o tom sarcástico, irônico, perverso. Os seus gestos, a sua postura de pé ou sentado, o tom da sua voz, tudo isso nos faz ver o perfil de alguém do mal, não é só um indivíduo intransigente, mas nos faz ver em sua essência uma pessoa perseguidora, vingativa que alimenta o ódio, se nutre da maldade. Sei que essas caracterizações são muito fortes, mas penso que há muitas pessoas traçando o perfil do governador dessa forma. Tanto que há pessoas que concordam que ele vai levar essa greve até dia 08/10, para poder tripudiar, ele quer ver os professores não aguentando a pressão, ele quer ter o prazer de saber que todos receberemos somente 15 dias, relativos ao recesso. A sensação que dá a todos nós que isso faz bem a ele. É como aquelas pessoas que querem se mostrar poderosas, através de perseguições, gostam de sentir temidas. Mas tenham certeza esse tipo de pessoa não se torna assim de uma hora para outra, é uma história de vida, muitas passam a vida indo de um lugar para outro só perseguindo, corrompendo, coagindo as pessoas. Conta vantagens para o grupo no entorno mostrando se poderosas, sempre dizendo que maldade nova fará. Penso, infelizmente, que é dessa forma que todos vemos este GOVERNANDOR, uma pessoa de espírito muito ruim. Que Deus nos livre deste MAL.
    Mesmo com todo esse perfil, ele não nos abaterá, porque maior do que seu espírito do mal, tem DEUS para nos amparar. Por isso, não voltaremos para a escola, pois é isso que ele deseja. Mas nosso Deus é maior, lutaremos, lutaremos, lutaremos.

    ResponderExcluir
  50. Ao anônimo que falou desse perfil do governador como uma pessoa maligna na sua essência, saiba que essa discussão tem ocorrido mesmo. Muita gente tem achado isso mesmo dele, de que ele demonstra ser uma pessoa perseguidora e vingativa. Certamente quem já trabalhou com ele deve ter história para contar.

    ResponderExcluir
  51. Atenção bravos guerreiros educadores do Sul de Minas,

    Acabo de receber por e-mail a seguinte informação:

    "... gostaria que você divulgasse, se for interessante, a "Caça ao desgovernador Asía", ele estará aqui no Sul de Minas, segunda-feira 22/08, em São Pedro da União as 9h. para inaugurar uma estrada que liga São Pedro da União a Juruaia. (Próximo a Guaxupé, entre São Sebastião do Paraiso, Alfenas e Poços de Caldas)."

    Convidem também os alunos, os pais de alunos, tirem fotos, filmem, coloquem no youtube e mandem o link para o nosso e-mail (euler.conrado@gmail.com) ou para o nosso blog diretamente.

    Um forte abraço aos valentes colegas educadores de Guaxupé, que também estão presentes na nossa luta!

    ResponderExcluir
  52. Olá, Euler.
    É legal a escola demitir professor designado que entrou em greve? Até onde sei, isto é inconstuticional...Me responda,por favor.

    ResponderExcluir
  53. ORAÇÕES!

    Se temos um governador que é a "encarnação do mal", temos é que rezar.
    Vamos fazer orações para que Deus liberte a alma desta PESSOA, que está possuída por tantos espíritos malígnos.
    Vamos pedir a interseção dos Santos, para que Deus toque o seu coração.
    Amém.

    ResponderExcluir
  54. Olá, colega Anônimo das 15h40,

    Durante a greve todos os contratos ficam suspensos e ninguém pode ser demitido. Caso isso esteja acontecendo entre em contato com o jurídico do sindicato para que ele tome as providências cabíveis. Além disso, denuncie o fato publicamente e também junto ao Ministério público, para que ele possa tomar as providências legais necessárias. Aqui na nossa região não fiquei sabendo de nenhum caso de demissão, até o momento.

    ResponderExcluir
  55. AS PESSOAS QUE ESTÃO FALANDO DO PERFIL DO GOVERNADOR TÊM RAZÃO, OBSERVEM A FOTO DELE ACIMA, VEJA COMO ELE ESBOÇA O SORRISO, PRESTEM ATENÇÃO NO OLHAR, TAMBÉM.

    ResponderExcluir
  56. LEIAM ESTE NOME DE TRAZ PARA FRENTE.

    * A-N-A-S-T-A-S /IA

    Peçam muito a benção de DEUS, pois estamos lutando contra o malígno.

    ResponderExcluir
  57. Esse QUARTETO é brasileiro?

    De onde saiu essa gente TÃO FEIA?! Porque aqui não nasce uns estorvos assim não, acho que foram jogados para cá, só pode!

    ResponderExcluir
  58. Com esses 4, DEUS parou no RASCUNHO!! Preferiu não acabar a obra, pressentiu que não ia acabar bem mesmo!

    ResponderExcluir
  59. FORMEM UM NOME PRÓPRIO COM ESTA FRASE:

    - AÍ ESTÁ SATANAS.

    Façam o sinal da cruz.

    ResponderExcluir
  60. Professoras(es),

    Cuidado, muito cuidado este mandatário traz o nome de SATANÁS, escondido no seu NOME.

    Façam o sinal da cruz.

    ResponderExcluir
  61. O (des) governo das Minas de Brogodó Gerais:
    Quarteto Falido:
    Craquécio Neves
    Timotim de Minas de Brogodó
    Renata Vintém
    Gorgonzolla
    Não têm nem uma miserinha de R$ 712,00 para pagar um Educador! É o fim dos tempos....

    ResponderExcluir
  62. Olá pessoal e blogueiros!

    Essa assembleia superará todas!Várias centrais sindicais estão dando apoio a nossa categoria. Na próxima quarta-feira, 24, membros de movimentos sociais, sindicais e estudantis engrossarão nossa assembleia. NOSSO MOVIMENTO COMEÇA A TER VISIBILIDADE NACIONAL. Vários amigos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Mato Grosso do Sul entram em contato na busca de informações sobre a greve.

    Em tempo: é responsabilidade dos combativos do sul de Minas aquela "VISITINHA" próximo ao palanque do Anastazista, nesta segunda-feira(22), em São Pedro da União as 9h. A caça ao Id Amin e suas noivas continuam...

    aproveito para deixar um grande abraço ao Robert (Brigadas Populares)pela organização do SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE UNIVERSIDADE POPULAR na E.E Dona Bilu Figueiredo em Sabará. Que sábado bacana! Euler, Romulo e demais blogueiros: vamos organizar encontros intinerantes por essas Minas Gerais, com a participação de intelectuais e artistas locais. É preciso romper com o produtivismo e pensar uma outra sociedade com a participação dos movimentos sociais.

    Parabenizo também o Professor Antônio Júlio (Doutor da FAE/UFMG), pelo exposto e troca intelectual.

    "Hoje, a expansão universitária é claramente mercantil. O quê e para quem a universidade esta pesquisando?" - Antônio Júlio.

    Todos firmes e de pé!
    Sem o Piso, não piso na escola!

    ResponderExcluir
  63. Já temos um faraó maligno. E a gora também um satanás? Cuz credo! Só as 13 almas mesmo para darem conta! rsrs

    ResponderExcluir
  64. CHARLOTTE ADVERTE:

    Tira essas fotos daí... isso traz azar!!!
    Além do mais elas são horrorosas kkk
    2 ogros e 2 mocréias!!!

    ResponderExcluir
  65. Nem pensar em retornar!!!
    Quanto mais ele bate o seu chicote, mais juntos ficamos. Assim um protege o outro e todos nos protegemos das maldade.
    Um abraço a todos e SEM PISO, oh dó!!! EU NÃO PISO NA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  66. Caro Euler e colegas:
    Nossa luta é democrática e apartidária, pois precisamos estar precavidos com o governante de plantão, professe ele qualquer ideologia partidária.
    Perdoem-me a ignorância, mas não havia na lei do piso um artigo que punia o representante do Executivo que não o aplicasse? Quem vetou tal artigo, se é que ele existia? Alguém pode me esclarecer, por gentileza?
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  67. Hoje, os professores da E. E. OLEGÁRIO MACIEL trabalharam, já repondo dia da greve. Entraram e saíram pois são associados do ANASTAZIA. É no centro de B.H. O interessante é que ao lado há outra escola, acho que o nome é CESÁRIO ALVIM , não estou certo, está totalmente parada. "O inimigo mora ao lado". O sindicato poderia ir acabar com essa falta de dignidade. Em que mundo vivem esses professores do OLEGÁRIO MACIEL? oS ALUNOS BEM QUE PODERIAM QUESTIONAR ESSA ATITUDE DELES. Seria até interessante, os alunos ensinando aos seus professores o que exercera cidadania.
    SEM PISO NÃO VOLTO MEEESMO!!!!

    ResponderExcluir
  68. CHARLOTTE POP:

    Alguém falou em Universidade Popular???
    Adoro esse assunto.
    A Universidade no Brasil até hoje só existe para as classes dominantes. Passou da hora de reverter essa situação e transformar as universidades em centros de estudo e pesquisas que atendam os interesses e as necessidades do povo.

    ResponderExcluir
  69. DEUS SEJA LOUVADO!
    COMPANHEIROS, COM FÉ EM DEUS VENCEREMOS ESSAS ABERRAÇÕES. A JUSTIÇA DIVINA É PODEROSA...

    COM LUTA, COM GARRA , NOSSO PISO SAI NA MARRA!
    APOIAMOS SUAS SUGESTÕES SUB-COMANDANTE.
    DEVEMOS LUTAR PRA COLOCÁ-LAS EM PRÁTICA!

    NÃO PODEMOS ENFRAQUECER COMPANHEIRADA!
    VAMOS PEDIR A DEUS TODA FORÇA POSSÍVEL, E VAMOS VENCER
    ESSAS BARBARIDADES EM MINAS... E NO BRASIL!
    A NOSSA CARREIRA ESTÁ EM JOGO! A EDUCAÇÃO PÚBLICA ESTA AMEAÇADA! A NOSSA DIGNIDADE...

    FORÇA NA LUTA! PROFESSOR ODAIR JOSÉ

    ResponderExcluir
  70. Ao prof. João Paulo Ferreira de Assis
    Estou precisando de sua ajuda numa pesquisa histórica. Se for possível, entre em contato com o endereço nogueira.lamim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. http://radiofavelafm.com.br/faleconosco

    Vamos todos pedir pra nos apoiarem. Eu tinha me esquecido dessa força.
    Amigo Euler , façamos o velório do governador na quarta feira , na praça da Assémbléia, cada um com velas na mão. Rico e poderoso quando morre o enterro demora dias...

    ResponderExcluir
  72. SATANASIA dos infernos
    sua hora vai chegar

    ResponderExcluir
  73. Charlote, tem a ...
    http://www2.zumbidospalmares.edu.br/
    Se não me engano ela nasceu de idéias populares.

    Aproveita pra mandar um e-mail pra eles pedindo apoio pra nós, pois não aguento mais de tanto mandar e-mail. rsrsrsrsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  74. Professor Euler e toda a turma do blog,

    Sou educadora de Sete Lagoas e assídua deste blog há uns 10 dias.
    Até sexta-feira permaneci na escola, mas confesso que não podia mais suportar.
    A minha índole não me permite mais fingir que não está acontecendo nada.
    Conseguimos com muito diálogo (eu e outros professores que também aderiram agora) que 27 professores da minha escola parassem as atividades até a próxima assembléia)
    Posso afirmar que destes, pelo menos 7, não pisam na escola sem o piso. A luta é assim
    mesmo... cada dia uma conquista.Pedi a minha filha que é estagiária de jornalismo
    na imprensa de Viçosa que peça aos colegas apoio na divulgação da greve.
    A UFV vai parar na quarta feira com fortes indícios de greve também.
    Já criei minha conta nas redes sociais e concordo que devemos estar por lá.
    Peça filhos ,alunos, sobrinhos, que twitem(é este o verbo???) a nosso favor.
    Ainda não criei o meu perfil e vou seguir os conselhos do colega Gleiferson.
    Desde a semana passada, rezo o terço da libertação para o nosso governador e peço a todos uma corrente de oração. REZEM PELA CURA, SALVAÇÃO E LIBERTAÇÃO desta pobre alma.
    Ele possui mesmo forças malignas ao seu redor.Nenhum homem de fé, consegue ser tão perverso.
    Com 22 anos de serviço, sempre participei de greve... até nos tempos de contrato. Acho até que estava benzida.
    LEVEM A SÉRIO O PEDIDO DE ORAÇÕES. COM DEUS VENCEREMOS.DEUS É MAIOR! ELE É O MESTRE DOS MESTRES, NAÕ NOS ABANDONARÁ!
    Peço desculpas aos colegas, pelo tempo de omissão, mas agora A GREVE É MINHA MISSÃO.
    Até a vitória!!!

    ResponderExcluir
  75. Agenda do BLOG DA BIA... tai colegas, confiram lá... 22/08
    Participar do Fórum Técnico sobre Segurança nas escolas em Contagem
    23/08
    Ato e panfletagem na BR 381, na Ponte do Rio das Velhas (BH e Grande BH)
    Até o dia 23/08
    Realização de visitas às escolas que ainda não aderiram a greve
    Realização de assembleias locais, pedágios, panfletans nas regiões
    24/08
    Assembleia Estadual
    Dia Estadual de mobilização com os movimentos sociais
    http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  76. Amigo Euler do Céu, esse quarteto destruição de salários, meu Jesus. como eu digo, ecumenica que sou : TÁ AMARRADO, SARAVÁ, AMÉM !!!
    Tá acompanhado a Denuncia dos POLICIAIS DE MINAS , nos jornais, eles estão sendo obrigados a "maquiar" as ocorrências, onde não pode aparecer homícidio e sim, encontro de cadáver e tentativa de homícidio é lesão corporal e por ai vai, porque se tem um tiroteio mas não morre na hora o que vai pra o hospital e morre depois não é morte violenta, de jeito algum, veja na BAND ontém, quem é o mentiroso. É amigo, a gente que é mentiroso... Meu Deus... Agora o quarteto malvadeza tão enrrolados. Isso é que dá chamar uma classe digna e horrada de mentirosa... DEUS É PAI E ELE SABE QUE PROFESSOR NÃO MENTE.

    ResponderExcluir
  77. Quem sabe ingles? Esse link é dos REPORTERES SEM FRONTEIRA. MANDEM UM E-MAIL falando da situação nossa, sem salário e sem piso. Eles estão em todos os países e denunciam tudo pro mundo todo. Mas esta tudo em ingles .Meu e-mail, ontém não foienviado. Mão consegui.

    http://en.rsf.org/

    ResponderExcluir
  78. Oi Euler
    Acho que vc fez um fotoshop no nana. Ele tá bem mais rechonchudo do que nesta foto.Deve tá comendo muito tutu da dona lucinha.
    Outro dia vi a Dilma com ele na tv.Chequei a ter náuseas.A Dilminha também não me pareceu muito confortável.
    Até hoje eu não entendo de onde esse cara tirou tanta bala na agulha para desrespeitar inumeras instâncias de poder.O cara de ser 666 !

    ResponderExcluir
  79. Professoras(es),

    No dia, 24/08/11, na NOSSA assembleia vamos exorcizar o sATANASia.
    Nesta luta estejam sempre com uma cruz para se protegerem de influências malígnas.
    Quem carrega este nome de SATANÁS tem que ser EXORCIZADO.

    Façam o sinal da cruz e, peçam a benção de Deus.

    ResponderExcluir
  80. Josias Guedes ( Carangola )20 de agosto de 2011 às 19:18

    Olá Euler e caros colegas:
    Mais uma vez parabéns aos colegas de Divino que demonstraram brilhantemente o poder que pessoas unidas e com iniciativa podem fazer. São nessas pessoas que temos que nos espelhar! Chamei de"Movimento Goitacazes", uma homenagem aos indígenas habitantes daquela terra, famosos pela resistência aos colonizadores de nossa região. Foi impactante aqui em Carangola a ação dos colegas de Divino, alguns ainda foram dar apoio em Espera Feliz... Fiquei orgulhoso ao ver tantas pessoas reunidas em torno de um mesmo ideal.Todos que estavam na Superintendência só tiveram uma coisa a fazer: respeitar o movimento,visto que todos ali sabem ou deveriam saber que ilegal é o governador de Minas Gerais. Conversei com os policiais presentes e ao informar os desmandos que estão ocorrendo em nosso estado eles disseram "vocês estão corretos!".
    Euler e colegas da subsede de Carangola teremos uma passeata em prol da educação exigindo que o governador cumpra a lei do piso salarial nacional dia 23/08/11 com saída às 16:00hs .A concentração será em frente a ACIAC, na Rua Pedro de Oliveira nº202, centro. Vamos colocar carros de som pelas ruas da cidade e anúncios nas rádios. O Vereador Carlos está nos apoiando e no anúncio deixaremos claro que é uma moção de apoio dos pais aos educadores e convidaremos a toda a sociedade para juntos pedirmos que o governador respeite a lei e ele ponha um fim à greve pagando aos servidores nada mais, nada menos do que é devido.
    É preciso que todos fiquem cientes de quem é a culpa por tantos dias de greve em nossa cidade e no estado inteiro.
    Já entregamos o convite aos colegas de Divino e pedimos que ponham na rádio local, o mesmo pedimos aos colegas de outras cidades.
    O movimento tem apoio do Vereador Carlos do Laboratório e da câmara municipal de Carangola em parceria com a subsede de Carangola.
    Vamos que vamos! Contamos com o apoio de todos!

    ResponderExcluir
  81. Façam orações à São Miguel e São Gabriel e peçam proteção para todos nós.

    Evitem sempre falar o nome do malígno.

    façam sempre o sinal da cruz.

    ResponderExcluir
  82. Cruz credo Ave Maria, só mesmo uma exorcização nele!!!

    Temos que rezar mais do que imaginei. Faz sentido tamanha intransigência deste...nem vou citar seu nome!

    Mas uma coisa, quem confia em Deus protegido está!

    Até a conquista do PISO!

    ResponderExcluir
  83. Já se sabe que o "satanasia" tem sua corte formada por uma AL vassala, um MP subserviente e um TJ dócil e obediente. Mas com eles ou sem eles, vamos exorcisar essa peste e arrancar o PISO.
    Força até a vitória!!!!

    ResponderExcluir
  84. Oração de São Miguel

    São Miguel Arcanjo,
    defendei-nos neste combate;
    sede nosso auxílio contra as maldades
    e ciladas do demônio,
    instante e humildemente vos pedimos
    que Deus sobre ele impere e vós,
    Príncipe da milícia celeste,
    com esse poder divino
    precipitai no inferno a Satanás
    e aos outros espíritos malignos
    que vagueiam pelo mundo para perdição das almas.
    Amém.

    ResponderExcluir
  85. IMPEACHMENT.....A PROCURA DO GOVERNO FORA DA LEI...ESSA TAREFA NÃO PODE SER SOMENTE PELOS PROFESSORES.....ALERTA PRA TODA SOCIEDADE...MAIS ESCOLAS MENOS CADEIAS....

    ResponderExcluir
  86. Pessoal nossa meta é a união e não e não podemos desviar nossa atenção da meta SEM O PISO NÃO PISO NA ESCOLA!!! Isso é que devemos colocar em nossas mentes.dizer ou pensar coisas boas e justas.PISO!
    PISO!!!!! E FORÇA NA LUTA .

    ResponderExcluir
  87. Muito bem, temos que apertar todo mundo. Os vereadores também tem que mostrar a cara, apertar seus deputados, afinal eles estão em Belo Horizonte cheio de benesses e não fazendo nada para o povo. Seus filhos e/ou netos não estudam em escola pública, daí o descaso. Parabéns Carangola por esse ato, sucessos para vocês, que outras cidades façam o mesmo, ponham os vereadores para se posicionarem, porque no ano que vem irão as nossas casas pedir votos, então tratemos de cobrar deles, para que possamos saber quem são os que pretender ser reeleger, se defender o governador, já ponha no seu caderninho vermelho, de imediato.

    ResponderExcluir
  88. Oração de São Bento
    (pedidos de proteção contra o inimigo)

    A Cruz sagrada seja minha Luz
    Não seja o Dragão meu guia
    Retira-te Satanas
    Nunca me aconse-lhes coisas vãs
    É mal o que tu me ofereces
    Bebe tu mesmo do teu veneno

    Rogai por nós bem aventurado São Bento
    Para que sejamos dignos das promessas de Cristo

    ResponderExcluir
  89. Leiam e rezem, este salmo é uma oração muito poderosa.

    Salmo 91
    Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo,
    à sombra do Onipotente descansará.
    Direi do Senhor:
    Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nEle confiarei.

    Porque Ele te livrará do laço do passarinheiro,
    e da peste perniciosa.
    Ele te cobrirá com as suas penas,
    e debaixo das suas asas estarás seguro:
    a sua verdade é escudo e broquel.

    Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,
    nem peste que ande na escuridão,
    nem mortandade que assole ao meio dia.
    Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita,
    mas tu não serás atingido,

    Somente com os teus olhos olharás, e verás a recompensa dos ímpios.
    Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio,
    o Altíssimo é a tua habitação.

    Nenhum mal te sucederá,
    nem praga alguma chegará a tua tenda.
    Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito,
    para te guardarem em todos os teus caminhos,
    eles te sustentarão nas suas mãos,
    para que não tropeces com o teu pé em pedra.

    Pisarás o leão e o áspide,
    calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
    Pois que tão encarecidamente me amou, também Eu o livrarei,
    pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.
    Ele me invocará, e Eu lhe responderei,
    estarei com ele na angústia, livra-lo-ei e o glorificarei.
    Dar-lhe-ei abundância de dias,
    e lhe mostrarei a minha salvação.

    Amém !

    ResponderExcluir
  90. Caros amigos, a quantidade de oração que vi exposta neste blog, hoje, se o governador não se redimir em face dessas orações até semana que vem, vou crer que até DEUS deixou-o para lá, e aí o homem pode ser considerado é um indivíduo aterrador mesmo!

    ResponderExcluir
  91. O Deputado Marcus Pestana(lider do psdb MG) disse que Lula está muito mal informado pois o governo mineiro investiu 1,3 bilhões na remuneração dos professores. Tentei encontrar uma maneira de falar com esse fanfarrão para informar a ele que o que aconteceu não foi investimento mas sim uma economia porca pois com o piso o INVESTIMENTO deveria ser muito maior!!!

    ResponderExcluir
  92. Xiii!!, depois que um anônimo traçou o perfil do governador, vejo que todos estão considerando realmente esse homem uma pessoa medonha, pois haja oração para combater a malignidade dele!!

    ResponderExcluir
  93. Euler, companheiro de luta,
    onde você arranjou essa foto do aécio? Agora, para dormir, vou ter de rezar muito. O homem bem parece "o coisa ruim", "o tinhoso","o demo" ou um baita de um exu * desculpas aos exus da umbanda pela comparação* . Credo em cruz!
    Agora, água benta em todo mundo e até o piso.

    ResponderExcluir
  94. Professoras(es),

    Vamos voltar as tarefas, as estratégias de nosso movimento grevista.
    Aos companheiros(as) de todas as cidades, vamos fazer alguma ação para despertar o interesse da sociedade para nossa causa.
    Vamos fazer reuniões com os alunos e pais.
    Vamos convidar nossos colegas aposentados para nos ajudarem nesta luta...

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    ResponderExcluir
  95. AI QUE MEDA DAS FOTOS ACIMA.... POR FAVOR TIRE-AS COMPANHEIRO EULER. SE NÃO, NÃO CONSEGUIREI MAIS DORMIR.. TENHO MEDO DE TUTU... IMAGINA DE 4 TUTUS.... SÓ FALTA A DONA LUCINHA PRA COMPLETAR A FOTO!!!

    ResponderExcluir
  96. Fátima - Professora de História - Ubá20 de agosto de 2011 às 21:10

    Os companheiros de luta, tem sugerido fazer o velório do Anastasia na praça da Assembleia quarta feira. Acho ótimo a ideia, sugiro também o desfile de bonecos gigantes do governador e sua patota. Poderíamos se fosse possível promovera quema dos judas da educação.

    ResponderExcluir
  97. Para os colegas que ainda estão nas escolas.Façam o questionamento abaixo, e se suas respostas forem NÃO, estamos aguardando vocês para somarem forças. Antes tarde do que nunca!
    Do blog S.O.S educação parte do texto
    Postado por Graça Aguiar
    "Estou satisfeito/a com a situação?
    Estou sendo respeitado/a?
    Meu trabalho está sendo valorizado?
    Devo me submeter e não tentar lutar para mudar a minha realidade e resolver os meus problemas?
    Estou de acordo com a política educacional adotada?
    Acredito que estou oferecendo aos meus alunos uma educação de qualidade?
    Como cidadã(o), devo deixar de defender os meus direitos?
    Quero compactuar com as autoridades e tratar a educação pública com descaso que vem sendo demonstrado?
    Concordo que as classes menos favorecidas não devem ter acesso a uma educação de qualidade?
    O que quero com o meu trabalho? Condenar o estudante da rede publica, por falta de opção a ser mão-de-obra barata para perpetuar a miséria e a dependência que sustenta a desigualdade social?
    Como cidadã(o), estou satisfeita com o destino dos meus impostos?
    Como eleitor(a) estou satisfeito/a com a atuação dos políticos?"
    Depois de responder NÃO à todas essas questões se permanecer de braços cruzados, sinto muito, mas você é um caso perdido.

    ResponderExcluir
  98. Professor Euler,

    O pessoal tá unido e destemido.
    Percebi hoje, que estamos aprendendo a lutar em várias frentes.
    Estamos lutando fisicamente, mentalmente, financeiramente(sem salários) e espiritualmente.
    Nossa luta está ficando "bonita".
    Estamos aperfeiçoando nossas táticas.
    Estamos aprendendo a envolver a sociedade.
    Estamos sentindo a dor de lutar contra OS INJUSTOS E PODEROSOS.
    Estamos nos fortalecendo nesta luta.
    Aprendendo o sentido e o valor de cada pequena vitória.
    Aprendendo que a guerra é feita de várias batalhas, então temos que ter PACIÊNCIA.
    Aprendendo o significado de várias palavras, como, solidariedade, covardia, injustiça, "justiça", poder, corrupção, mordaça, união, vitória, paz, medo, coragem, força, persistência e determinação.
    A cada dia ficamos mais fortes.
    Cientes que as grandes lutas é que trazem grandes vitórias. Somos otimistas.
    As nossas armas são, A VERDADE; A JUSTIÇA; A VONTADE; O AMOR; O RESPEITO E A UNIÃO.
    Queremos a vitória que contenha o sabor de JUSTIÇA, e a receberemos com humildade e sabedoria.
    SABEREMOS SER JUSTOS COM OS DERROTADOS.
    Esta guerra ganhou uma dimensão maior e ficará gravada em nossas almas.
    Com certeza nos tornaremos pessoas MELHORES.

    GUERREIRAS(OS), COMPANHEIRAS(OS);

    VENCEREMOS!

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    ResponderExcluir
  99. Companheiros de luta, está na hora das Sub-Sedes organizarem, em cada região, protestos em frente às casas dos Deputados bonachões. Cada região de Minas conhece o seu representante. Levemos faixas, carro de som e ... muita fala. Quero ver esses "pamonhas" continuarem como se nada estivesse acontecendo. Outra coisa, em resposta à fala do Lula, vamos começar uma forte corrente para "educadores" não votarem do PT em Minas Gerais.
    Um abraço até a vitória

    ResponderExcluir
  100. Olá,Euler e amigos do blog.
    Estou simplesmente maravilhado com todos estes comentários.Dá pra sentir muita,muita energia positiva por aqui.Agora,só nos resta fazer bonito no dia 24/08,na assembléia.Vamos lotar aquela praça,arrastando o maior número de pessoas conosco.Alunos,pais,e principalmente os professores que ainda não pararam(temos de convencê-los),pois este é um movimento que envolve a todos,direta ou indiretamente.
    Na minha região,na Quarta-feira,mais escolas aderiram ao movimento.Iremos até o final.Rumo ao piso!!!!

    ResponderExcluir
  101. Euler, boa noite!
    Concordo com todos os passos citados no seu texto, para pressionar este tal governo descompromissado.
    Não podemos parar agora, porque senão NUNCA MAIS,
    teremos credibilidade para seguir com uma greve, já que virou rotina de todo ano.
    Temos que virar D. Pedro l e dar nosso grito de BASTA, do governo nos fazer de idiotas.
    Queria chamar atenção para uma escola perto da assembléia, o Pandiá Calógeras, onde os professores da tarde não entram em greve e recebem sempre os benefícios alcançados com os movimentos.É uma vergonha a falta de união ali existente.
    Força na luta, estamos perto da vitória. SORTE!

    ResponderExcluir
  102. NÃO AGUENTO MAIS OUVIR FALAR EM ANASTASIA - PSDB - A EDUCAÇÃO AVANÇA - E AQUELE ENFADONHO DISCURSO DO GOVERNADOR : OS MINEIROS -

    AQUI, NO SERTÃO DO PÃO E CIRCO - ALTO RIO PARDO - SÃO JOÃO DO PARAÍSO - AS COISAS COMO SEMPRE AS MESMAS - MUITOS COLEGAS DESESTIMULADOS - CHEGARAM NA ESCOLA UM BANDO DE EFETIVADOS - E VIROU UM INFERNO - MEXEM NOS HORÁRIOS A TODO MOMENTO - MUITOS ESTÃO PREOCUPADOS COM O FAMIGERADO DESFILE DE 07 DE SETEMBRO - PODE UMA COISA DESSA - CIVISMO DE QUÊ - CAMARADA EULER - PARABÉNS PELO SEU EMPENHO - POR AQUI, TENTAM ME PERSEGUIR - A PREFEITURA DAQUI, É COMANDADA PELO PSDB - HÁ MUITA GENTE QUE TRABALHA NO MUNICÍPIO E NO ESTADO - FICAM DE OLHOS EM MIM

    A HISTÓRIA SE REPEDE - TODO MOVIMENTO POLÍTICO QUE TENTOU-SE FAZER ALGO PELO POVO, SEMPRE ACONTECEU NOS GRANDES CENTROS - NO INTERIOR COMO ESSE, É DURO .

    ResponderExcluir
  103. João Paulo Ferreira de Assis20 de agosto de 2011 às 23:45

    Prezado Professor Barreto

    Receba a minha solidariedade. Sei que é muito difícil suportar uma situação dessas. Mas é preciso que a gente seja forte. Em outras épocas bastava a ameaça de corte de pagamento para nos desmobilizar. Hoje temos uma lei em nosso favor. Se for preciso que os alunos percam o ano para que esta seja nossa última greve, nós os faremos perder.

    Saudações, João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  104. PAULO DINALI JUIZ DE FORA21 de agosto de 2011 às 11:07

    olá prof euler! divulga ai pro pessoal que acredita que a greve em juiz de fora esta fraca, noticia esta plantada por companheiros que insistem em espalhar mentiras como desculpa para justificar a sua covardia de não participar da luta, que pelo contrário a luta está crescendo por aqui. aliás na ultima semana o comando de greve conseguiu impedir todas as designições na cidade.apesar disso alguns companheiros acham isso um absurdo dizendo que estamos impedindo outros de trabalhar, mas não têm compromisso com a categoria. se assumem a substituição tiram o direito do grevista, o lutador, o gladiador, o bucha de canhão de pagar a reposição ,caso queira , depois da greve. estamos firmes companheiros um forte abrço.

    ResponderExcluir
  105. Em Bocaiúva, as escolas do 1º ao 5º ano aderiram ao movimento a partir dessa segunda-feira (22/08).

    ResponderExcluir
  106. Anõnimo disse: Na minha escola,eu e algumas professoras fizemos paralizações,outras não.Essas paralizações foram descontadas no contra cheque,acontece que na sexta-feira passada 19/08/2011 fui comunicada que ja tem um calendario para reposição.Isso é verdade? O governo vai pagar essa reposição???

    ResponderExcluir
  107. Oi Euler... Oi companheiros (as) de luta, educadores verdadeiros que sabem que o exemplo, o gesto valem mais do que mil palavras!

    Sabe... Tantas pessoas em comentários de outros dias confessaram estar "viciadas" no blog... terei que confessar... Tb estou!!! Mas sabe por que isso acontece? Pq aqui criamos força, tiramos dúvidas e acima de tudo, nos sentimos mais próximos uns dos outros, nos sentimos apoiados e com isso, a ansiedd se esvai, levando com ela a insegurança e possíveis medos!

    Quero aqui, aproveitar esse nosso espaço (posso considerá-lo assim, não é???) e pedir aos companheiros de profissão... os professores do Sul de Minas, principalmente os da minha cidd Piranguinho que ainda não aderiram ao movimento e aos das cidades vizinhas (Itajubá, Brazópolis, Paraisópolis, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, São josé do Alegre e outras) que tb estão na msm situação... JUNTEM-SE A NÓS!!! VAMOS NOS FORTALECER AINDA MAIS... Está na hora de desenvolvermos a ideia de CLASSE, de CATEGORIA e principalmente honrarmos o nome de EDUCADORES (com letras maiúsculas).

    Estou utilizando as redes sociais a nosso favor... vamos tentando por todos os meios... postando comentários no facebook, no orkut, no msn, no twitter, onde for possível... vamos tentar alcançar mais pessoas... vamos trazer a sociedd para o nosso lado!!!

    E como sou apaixonada por Paulo Freire... suas palavras nos são inspiradoras nesse momento...

    "Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina."
    Paulo Freire

    Teremos do que nos orgulharmos... pq não ficamos à margem da História, esperando que outros lutassem por nós e resolvessem os nossos problemas, enqto ficávamos omissos!!!

    Amigos... Companheiros... FIRMES NA LUTA E ATÉ À VITÓRIA!!!

    Um ótimo restinho de domingo (apesar de frio) a todosss!!!

    ResponderExcluir
  108. Olá Euler, parabéns pelos textos.Você é o maior incentivador da classe, siga em frente.
    Esta greve fará no futuro parte da história de Minas, como tantos outros movimentos iniciados aqui.
    Um dia, veremos esta história nos livros didáticos,quem sabe nossos netos nos verão, através de fotos, ao estudar sobre Minas?
    Por favor, seus textos devem virar livro.
    Força na luta!

    ResponderExcluir
  109. JOAQUIM - LAGOA SANTA21 de agosto de 2011 às 23:14

    Essa mensagem eu enviei a todas as minhas redes sociais.
    Termina um final de semana e começa mais uma semana de luta e esperança.

    Hoje fez 75 dias de GREVE NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS. Estamos lutando para que o Governo de Minas cumpra a lei federal nº 11738/2008(Lei do Piso). Quero muito trabalhar, mas trabalhar com um pouco mais de dignidade, sou comprometido com o que faço. Venho pedir desculpa a meus alunos e amigos, nos professores não temos culpa pois o responsável por tudo isso é o Governo de Minas, que não tem compromisso com a qualidade da educação. O piso em Minas Gerais é de R$369,00, o pior piso da educação no Brasil e nos somos a 2º maior economia do pais. O Governo não paga o piso porque não quer, a educação em Minas é tratada como um lixo. O que a gente vem reivindicando são os miséros R$712,20, isso significa segundo o próprio Governo, 3,44% na folha do Estado. A Greve so não acaba é porque o Governo não quer, o que isso vale para um Estado tão rico como Minas Gerais? Peço a vocês amigos(as) que repasse essa mensagem e ajude-nos nessa luta que é de todos. Quero sim trabalhar, mas Sem piso, não piso na escola. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir