terça-feira, 30 de agosto de 2011

Greve completa amanhã 85 dias de resistência, coragem e determinação dos educadores de Minas



Em Montes Claros, a greve dos educadores ocupa as ruas, com o apoio de alunos e pais de alunos.


Greve completa amanhã 85 dias de resistência, coragem e determinação dos educadores de Minas



A nossa maravilhosa e histórica greve completa amanhã, dia 31 de agosto, 85 dias. São quase três meses de uma dedicação apaixonada por parte de centenas de valentes educadores, que têm resistido e enfrentado com destemor aos mais diferentes ataques do governo de Minas.

Durante este longo período, enfrentamos o corte e a redução ilegais dos nossos salários, quando o governo pensou que retornaríamos para a sala de aula. Enganou-se. Desde a nossa maravilhosa revolta greve de 2010, que durou 47 dias, que um Núcleo Duro da Greve se cristalizou na categoria - e isto o governo não conseguiu entender até agora.

Além do corte e da redução salarial, enfrentamos também os ataques de uma mídia subserviente, que somente agora começa a render-se às evidências de que não pode esconder ou destruir a nossa greve através da mentira. Somente os jornalecos mais pró-governo e pró-golpe continuam aferrados às piores práticas de enganação e negação da liberdade de expressão.

Enfrentamos ainda a omissão dos poderes constituídos - judiciário e legislativo -, além do próprio Ministério Público, que abandonou o seu papel de fiscal da lei para se tornar, supostamente, um "mediador" do impasse criado pelo não pagamento do piso pelo governo, o que provocou a nossa greve. Um mediador que apresentou a pouco decente proposta de que a greve seja suspensa, após todo este período de sacrifício, sem que o governo tenha dado o menor sinal de que está disposto a sair da ilegalidade e cumprir a Lei 11.738/2008.

Além de todos estes elementos, enfrentamos também a figura do substituto-tampão, aquele indivíduo fura-greve, que mesmo sem habilitação para lecionar, vem sendo recrutado pelo governo para substituir os verdadeiros professores, que estão em greve.

E para completar o quadro, na data de hoje, fomos surpreendidos com dois novos ataques do governo - ataques à democracia e à liberdade assegurada pela Carta Maior: a ilegal ameaça de demissão dos designados, contrariando o que diz a Lei de Greve, e a prisão de um colega professor de Juiz de Fora, o André, membro do Comando de Greve, que participava de uma manifestação pacífica realizada pelos estudantes em apoio à nossa greve.

E reparem que estes fatos ocorrem dois dias após o primeiro pronunciamento do governador, que disse querer a negociação e o bom senso para se alcançar o fim da greve.

Na verdade, desde o começo da greve, o governo de Minas tem se comportado de maneira vergonha, queimando as figuras do alto escalão do governo, que fazem o papel de tropa de choque de uma política neoliberal e despótica, com ameaças e declarações contraditórias. A secretária da Educação, por exemplo, que tem um currículo respeitável, é vista agora pela categoria com grande desconfiança, pois associou-se às piores práticas nestes dias de greve.

Neste curto período à frente da secretaria, foram observadas condutas que pareciam existir apenas nos mais longínquos rincões de Minas, onde o coronelzão da cidade domina cada pessoa com um chicote na mão. Observou-se a repetição de práticas condenáveis de pressão dos diretores de escolas, como se fossem estes capitães do mato a perseguir os escravos fugidos - os professores em greve. Ainda agora, esta prática permanece, com os diretores - não todos, claro, pois muitos têm caráter e vergonha na cara - se prestando ao trabalho sujo de ligar para os designados, ameaçando-os de demissão. Uma vergonha para Minas Gerais, para o biografia do governador, das suas secretárias, e daqueles que ocupam algum cargo na alta hierarquia dos poderes constituídos em Minas, e que se calam inertes.

Oh, Minas! Diria o poeta, recitando em voz alta, ali nas galerias da ALMG, apontando o quanto neste estado, palco de lutas libertárias, estão podres as estruturas de poder. Imprensa corrupta e vendida - com raras exceções -, poderes submissos ao governo de plantão, e uma hipocrisia sem igual nos discursos oficiais.

Dizem, por exemplo, que pagam até mais do que o piso salarial através do sistema remuneratório chamado subsídio; mas, ao mesmo tempo, contraditoriamente, dizem que não podem pagar o piso proporcional do MEC de R$ 712,20 para o profissional com ensino médio. Afinal, pagam o piso, ou não pagam? Isso eles não explicam para a população. E nem permitem que os repórteres façam tal pergunta.

Dizem que estão preocupados com os alunos, mas permaneceram três meses sem negociar o cumprimento da lei federal reivindicado pelos educadores em greve. Além disso, colocaram em sala de aula pessoas sem qualquer qualificação, com o pretexto de preparar os alunos para a prova do ENEM. Ora, se estivessem preocupados com os alunos, teriam pago o piso salarial aos educadores, que é lei federal, e com isso a greve já teria sido finalizada.

Mas, chama-nos a atenção também a omissão do Governo Federal, cuja presidenta em campanha teria prometido investir na valorização dos educadores. Durante todo o primeiro semestre deste ano, dezenas de greves aconteceram em todo o país; a realidade trágica das condições salariais e de trabalho foi exposta nacionalmente com a fala da professora Amanda Gurgel. O piso se tornou constitucional pelo julgamento do mérito por parte do STF. E nada disso conseguiu sensibilizar o governo Federal para uma atitude mais positiva, marcada por iniciativas concretas, que pudessem viabilizar o pagamento pelo menos do mísero piso a que temos direito.

Ao contrário disso, o que se observou foi a omissão do ministro da Educação, bem como a da presidenta. Mesmo agora, quando o STF publica o acórdão, quatro dos cinco desgovernos que impetraram a famigerada ADI 4167 entraram com embargos pedindo o adiamento para o pagamento do piso. Dois deles - Ceará e Santa Catarina - pediram que o STF considerasse o piso válido somente a partir do julgamento do mérito, ou seja, após abril de 2011. Já o desgovernador do Mato Grosso do Sul pediu que se considerasse válido o nosso piso somente após o trânsito em julgado. E o pior pedido, quem diria, veio do desgovernador do Rio Grande do Sul, do PT, que solicitou ao STF que o piso pudesse ser aplicado gradativamente, em um ano e meio após o trânsito em julgado da sentença.

Esperamos que o STF mantenha a coerência e faça valer o que está na lei federal 11.738/2008, considerada plenamente constitucional, a qual determina que o piso deveria ser pago a partir de janeiro de 2010.

Enquanto isso, aqui em Minas, assistimos a este festival de horrores e práticas não republicanas. Mas, tudo isso prova o quanto é urgente a necessidade imperiosa de, num segundo momento, lutarmos pela federalização da folha de pagamento dos educadores do Brasil. Está mais do que comprovado, na prática, que enquanto estivermos submetidos às vontades de governantes regionais - estaduais e municipais - jamais seremos valorizados como merecemos, para o bem da Educação pública de qualidade para todos.

Esperamos que as negociações marcadas para a manhã desta quarta-feira, antecedendo a nossa maravilhosa assembleia geral, resultem em apresentação de propostas concretas que materializem o pagamento do piso a que temos direito. Nada menos do que isso.

Do contrário, será melhor que o governo mineiro reconheça a sua incapacidade de gerir a folha da Educação e que proponha a entrega desta tarefa para a União, abrindo assim um novo momento para os educadores, de Minas e do Brasil. Não aceitamos a desculpa da Lei de Responsabilidade Fiscal, e nem tampouco a suposta ameaça às finanças do estado.

Para nós, o que está em jogo, além do necessário cumprimento do que manda a lei federal, é a disputa de prioridades políticas em relação aos recursos oriundos dos impostos que são pagos pelos trabalhadores. O governo mineiro quer que sobre mais recursos para gastar com os de cima; nós queremos que estes recursos sejam investidos com os de baixo, com a valorização dos educadores e uma Educação pública de qualidade; com a saúde pública, a segurança, etc.

Se o pagamento do piso e a garantia de manutenção das nossas gratificações forem colocados na mesa de negociação e aprovados pelo governo, a greve acaba. Do contrário, como temos percebido pelas inúmeras manifestações nas ruas e aqui no blog também, a greve continua, por tempo indeterminado. E cada vez com maior adesão.

Amanhã, após a assembleia, traremos o nosso relato de costume. Desde a nossa maravilhosa revolta-greve dos 47 dias de 2010 tem sido assim.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

233 comentários:

  1. Caro Euler

    Recebi por email texto da companheira Selma Cabral , hoje professora em Brasília-DF e que foi , durante muito tempo , militante do nosso movimento . A partir do texto , fiz uma montagem de vídeo e postei no Youtube . Vai aí o link : http://www.youtube.com/watch?v=Gam65dhrdaA

    Um abraço

    Anderson – Pará de Minas

    ResponderExcluir
  2. TURMA DA NANÁ:

    - Velhena: Naná pediu pra procurar um aluno que está assistindo nossos cursos de ensino a distância. Vamos mostrá-lo na mídia para provar que a greve não está funcionando.
    - Gorgonzola: pode deixar, eu encontro.

    Algum tempo depois...

    - Gorgonzola: UFA! Achei este aluno numa cidade vizinha. Ele disse que por causa da greve tá tendo que fazer ensino a distância.
    - Velhena: ótimo! Olha pra câmera e responde uma coisa pra titia: você está fazendo curso de ensino à distância?
    - Aluno: sim e bota distância nisso. A escola mais próxima que não está em greve fica a 37 km da minha casa.

    ResponderExcluir
  3. Denúncia: na escola onde trabalho o governo está convidando pessoas que optaram pelo subsídio para serem "garotos propaganda" do subsídio na mídia. Prometeram até carro na porta da escola para buscar essas pessoas. Isto deve estar acontecendo em outras escolas também. Fiquem atentos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoal da luta, turma do NDG,

    Recebi um e-mail com o link de um vídeo que ocorreu na entrada do Senado Federal. Os seguranças do senado agrediram um educador, que no e-mail disseram ser de Minas. Fiquei impressionado - e indignado - com a covardia do segurança do senado. Que país é esse, que algemas para banqueiros não pode, mas repressão, tortura e prisão de educadores, ah, isso pode.

    Vejam o link a seguir:

    http://youtu.be/HuGC2SQStZA

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que nós temos a criatividade do Anônimo das 00h03, com as histórias da Turma da Naná, para colocar um pouco de leveza na dureza da nossa renhida luta contra os de cima.

    Parabéns ao autor.

    ResponderExcluir
  6. OLÁ COMPANHEIRO EULER... SOU LEITOR ASSÍDUO DE SEUS COMENTÁRIOS.. É UMA LUZ SEMPRE PARA A NOSSA ARDUA LUTA.. GOSTARIA DE COMPARTILHAR UM VIDEO QUE CRIEI PARA EXPRESSAR O SENTIDO DE SE ENTRAR NUMA GREVE.. PORQUE FAZEMOS GREVE...POR FAVOR GOSTARIA QUE ASSISTISSE E DESSE SEU PARECER. É BEM SIMPLES MAS É UM MOMENTO MEU DE REFLEXÃO. O TEXTO É DA MESTRA GISÉLIA COELHO LEITE.. COLEGA DA MINHA ESCOLA COMPANHEIRA DE LUTA..ABRAÇOS.. SEGUE O LINK ABAIXO
    http://www.youtube.com/watch?v=KszxBDLOkjk

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  7. Olá, Anderson de Pará de Minas,

    Só agora pude ver o vídeo. Parabéns pela ótima qualidade, pela escolha da música e pelo texto da colega Selma Cabral.

    Um abraço e força na luta!

    ResponderExcluir
  8. Outra indicação muito boa de vídeo, que recebi do nosso combativo colega Hermano Saturnino, de Sete Lagoas, com texto da valente colega Gisélia Maria Coelho Leite.

    Eis o link:

    http://www.youtube.com/watch?v=KszxBDLOkjk

    Nossa categoria tem produzido muito material de ótima qualidade. Textos, vídeos, imagens - impressionante a aula pública de criatividade e de cidadania que nossos bravos educadores têm realizado.

    ResponderExcluir
  9. Sem o piso a greve continua. Recuar jamais. E lutaremos para que todos os direitos dos designados sejam preservados, inclusive o de poderem optarem pela carreira antiga. Estamos todos juntos. E juntos venceremos. Sem o piso a greve não acaba!

    ResponderExcluir
  10. Designada do Vale do Jequitinhonha31 de agosto de 2011 às 02:10

    Queridos amigos guerreiros,AGORA COMO NUNCA, nao podemos recuar mesmo, vamos lá mais uma vez na praça da assembleia com toda nossa garra e sem medo das ameaças do governo. Sou designada e se tem uma coisa que eu bem conheço muito bem sao os meus direitos garantidos na CONSTITUIÇAO FEDERAL. Espero que todos os meus cloegas designados nao se deixem levar por mais uma ameaça deste governa DOR. Vamos lá!! Vamos mostrar pra este Anastasia que a gente conhece a nossa Constituiçao. Demite a gente !!! Prova mais uma vez, que você governa DOR, nao importa mesmo com a educaçao deste estado que tanto amamos!!Beijos SINDICAIS a todos os guerreiros em especial aos meus colegas designados!!

    ResponderExcluir
  11. Designada do Vale do Jequitinhonha31 de agosto de 2011 às 02:15

    Grande Euler, posta meu comentario aí meu amigo.
    Tô aqui, até agora sem dormir só dando uma passeada no seu blog.

    ResponderExcluir
  12. Sem o piso, é GREVE, GREVE, GREVE, GREVE!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Alfredo Frotuanto - Pará de Minas31 de agosto de 2011 às 02:49

    Euler, companheiros de luta e visitantes deste blog que estão ou já voltaram para a escola (sei que muitos são leitores dele), não está sendo fácil para minguém essa árdua luta que estamos travando com este governinho medíocre e mentiroso, que só quer nos punhalar e nunca negociar. Sei que muitos de nós, como eu, está(estamos) passando por dificuldades mil e pricipalmente financeira, sei que alguns, como eu, teve até que trabalhar com outras funções (pegar bicos) para poder sanar suas dívidas, por causa da intransigência deste governo em não negociar, ou melhor em não cumprir a lei federal.
    A luta não é fácil, companheiros que estão no conforto da sala de aula, principalmente porque ela se alastra por muitos dias, deixando muitos de nós cabisbaixos e sem perpectivas de vitórias.
    Eu venho aqui hoje é lembrar para todos nós que a cada dia que passamos em greve aumenta mais o desgaste político deste governinho e que por isso devemos lutar com o que sobrou de nossas forças para que este piso venha para nossos bolsos.Venho ainda lembrar, principalmente para meus colegas que estão no conforto da sala de aula, que "O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não". Parabéns para vocês pela covardia de não assumir a luta que deveria ser também de vocês.
    Força para nós companheiros que estão (estamos) em frangalhos, como eu, mas que lutarão até o final para a melhoria da nossa realidade.
    Digo a todos: É melhor fazer outros trabalhos para garantir minha sobrevivência do que abandonar meus ideais.

    Força na luta até a vitória, mesmo que tardia

    ResponderExcluir
  14. Olá! Já está amanhecendo e não consegui dormir... um absurdo, uma covardia o que fizeram com o colega de juiz de Fora. Acho que deveríamos fazer uma grande manifestação em sinal de protesto em juiz de Fora. fazer a cidade tremer... passar no telão, todas as covardias que fizeram com os educadores, fazer um documentário de nossos momentos durante a greve... temos que pensar em alguma coisa pra tirar esse ESPIRITO DE PORCO do poder.ele está dominado pelos espíritos das trevas, pelas falanges mais perversas do inferno. essa praga tem que sumir de nossas estradas... DEUS vai nos mostrar o caminho...

    ResponderExcluir
  15. Euler,
    Indignacão é pouco para o que estamos sentindo nesse momento:
    Professor preso em manifestacão em Juiz de Fora
    Pressão mentirosa e anticonstitucional em cima dos professores designados, esses colegas que são em última instância,os grandes prejudicados pela falta de concurso nos últimos anos,
    Reunião onde um membro do judiciário nos solicita voltar pra sala sem o nosso PISO( é isso que o governador chama de TER BOA FÉ?)
    Que Deus ilumine a Beatriz e demais companheiros na mesa de negociacão hoje e que na Assembleia , com o piso e garantias de nossas vantagens no contra cheque, possamos votar pelo fim da greve VITORIOSOS!
    É O NOSSO SENTIMENTO E A NOSSA VONTADE GOVERNADOR! esta nas suas mãos essa greve acabar hoje.
    Ashley Educadora

    ResponderExcluir
  16. Peço para o pessoal que acompanha o blog para ficar alerta. Há certos comentários que estão sendo postados com o objetivo de dividir e enfraquecer nossa greve. Cuidado que essa é a estratégia do governinho de merda usando seus cachorros para divulgar mensagens tendenciosas. A prova disso é que ontem as diretoras receberam um senhor aumento. Podem checar. Isso é para que as mesmas não apoiem nossa greve.

    ResponderExcluir
  17. VI O VÍDEO COM A PRISÃO DO COLEGA EM JUIZ DE FORA, SINDO PELO COLEGA, MAS A REPERCUSSÃO FOI BOA, SÓ ASSIM A MIDIA MOSTRA O QUE ESTA ACONTECENDO, O MUNDO VERÁ ESSE VÍDEO E COMO É TRATADA A EDUCAÇÃO EM MINAS

    TENHO CERTEZA DE QUE O GOVERNO SE ARREPENDERÁ DESSE FATO

    ATÉ O PISO

    ResponderExcluir
  18. FELIZ DIA 31/08/11 PARA TODOS.

    PARA OS PROFESSORES QUE PODEM ESTAR ALCANÇANDO UMA CONQUISTA.

    PARA O GOVERNO QUE DEVERÁ TER O BOM SENSO DE SER JUSTO COM A CATEGORIA DOS PROFESSORES.

    QUE DEUS ILUMINE E ABENÇOE A TODOS.

    BOM DIA!

    ResponderExcluir
  19. Euler, sou Christiann Café, Educador, morador de Virgem da Lapa, estão em revolta-greve desde o princípio, te digo que a nossa luta pela tão propagada Educação Pública de Qualidade ainda se inicia. Temos muito chão pela frente. A começar pelo distrato dos governos Federal, Estadual e Municipal que não cumprem as leis que beneficiam um boa educação à população. Podemos observar isso na maquiagem que fazem nos números em relação ao investimento do percentual mínimo em educação, que no caso dos estados e municípios é de 25% do arrecadado, eles fazem de tudo para investir o mínimo possível. Depois vão para as mídias dizendo que educação é uma prioridade. E isso é uma vergonha para um país que quer ser grande. Por falar em mídia, Euler, cuidado, saimos de uma ditadura militar e entramos na ditadura televisiva! Não podemos criticá-la, pois os danos causados pela imprensa são mais letais que disparos de fuzis! Por isso Euler, encarei essa batalha contra essa ação do governador em não pagar o nosso piso, que é o mínimo. Para mostra (educar) nossos estudante que devemos ser críticos em relação ao que imprensa nos impõe, ser conhecedor de nossos direitos e lutar por eles. Continuo em greve até que esse ditadorzinho, como diria minha avó: de meia pataca, pagar os piso que nos deve. Eu acredito que as contas aguentam mais mês de luta (rsrsrsrsrsrsrsr. Um forte abraço, CAFÉ!

    ResponderExcluir
  20. Vilma Luiza, de Montes Claros31 de agosto de 2011 às 07:26

    Às duas da manhã ainda há colegas postando sua energia e fibra nos blogs que constroem o nosso maravilhoso movimento... Às duas da manhã vários ônibus nas rodovias de Minas em direção a BH, levando energia e fibra das cidades mais distantes para a assembleia de hoje, 31-08. Ê povo corajoso, meu Deus! O governador ainda não entendeu que, quanto mais ele nos espezinha, mais fortes e unidos nos tornamos! PAGUE O PISO, ANASTASIA!

    ResponderExcluir
  21. Aos colegas de Ipatinga,em especial aos da EE João XXIII e EE Amaro Lanari(Ideal) que estão nas escolas como parceiros(as) do (des)governo e contra seus direitos: Veja o vídeo cujo endereço é: http://www.youtube.com/watch?v=Gam65dhrdaA&feature=player_detailpage
    Vocês nas escolas estão lutando também, só que contra sua categoria e seus direitos.

    Maria Helena - Ipatinga

    ResponderExcluir
  22. O PESSOAL DO INTERIOR ESTÁ INDO EM MASSA PARA BH.

    VOCÊS QUE MORAM NA GRANDE BH, NÃO PODEM FALTAR À NOSSA GRANDE ASSEMBLEIA.

    RUMO A VITÓRIA.

    FORÇA. CORAGEM. RESISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA E DETERMINAÇÃO.

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    COM DEUS, VENCEREMOS.

    ResponderExcluir
  23. ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS...

    ...EXALTEMOS AO SENHOR(DEUS) E,

    VAMOS PARA LUTA EM DIREÇÃO A VITÓRIA.

    FORÇA, CORAGEM, RESISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA E DETERMINAÇÃO.

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    COM DEUS, VENCEREMOS.

    ResponderExcluir
  24. Atenção professores da E.E. Erênio de Souza Castro de Espera Feliz! Saiam da sombra, venham lutar conosco pelo piso, Afinal todos sairão ganhando.

    ResponderExcluir
  25. VAMOS MANDAR POR E-MAIL ESTE VÍDEO DA TRUCULÊNCIA E COVARDIA DOS SEGURANÇAS DO SENADO, PARA VÁRIOS SENADORES.

    ResponderExcluir
  26. Euler estou impressionado com as imagens do vídeo de Brasília.
    Um absurdo a atitude da secretária de educação de MG mandar demitir os designados.

    ResponderExcluir
  27. TURMA DA NANÁ:

    - Velhena: não sei por que os professores reclamam tanto do salário de R$ 369,00?
    - Gorgonzola: que que isso Velhena!? Até eu sei que esse salário não dá pra nada.
    - Velhena: dá sim. Eu conheço um professor que ganha R$ 369,00 e já tem tudo na vida.
    - Gorgonzola: essa daí nem pagando uma fortuna a impressa publica!
    - Velhena: é verdade! Ouvi tal afirmação da boca do próprio professor logo após o pronunciamento da Naná.
    - Gorgonzola: é mesmo? O que foi que ele disse?
    - Velhena: “era o que me faltava!”

    ResponderExcluir
  28. PUBLICA ESTA REPORTAGEM EULER, É DO NOVO JORNAL.

    Por Geraldo Elísio

    “Se sair do espeto cai na brasa.” – Ditado popular brasileiro

    O STF decidiu que os professores mineiros que estão em greve exigindo o pagamento do piso salarial nacional têm razão. Porém, criou-se um impasse, pois o governador Antonio Anastasia alega não dispor de caixa para efetuar tal pagamento e sonha com a intermediação de alguém para explicar isso aos mestres que continuam com as suas atividades paralisadas.

    Como explicar que foi construído o Centro Administrativo que custou a bagatela de um bi e meio, sem ter resolvido a questão das locações do Estado? Como explicar que estão sendo reconstruídos dois estádios de futebol, o “Mineirão” e o “Independência”, objetivando a Copa do Mundo de 2014?

    Como explicar que Belo Horizonte, no máximo, assistirá a quatro jogos e que apenas um dos estádios, o “Mineirão” será utilizado para as partidas da Copa que forem efetuadas na cidade? Como explicar os gastos que estão sendo feitos com a reforma da Savassi, que por sinal estava ótima?

    Como explicar os milhões gastos com a publicidade envolvendo o governo? O internauta ou a internauta deixará de se utilizar da energia vendida pela Cemig, caso essa empresa pare de anunciar? O mesmo argumento valendo para a Copasa e outros órgãos estatais.

    Como explicar que o Choque de Gestão que o governo anunciou como tendo sido a redenção econômica do Estado de Minas Gerais resulte agora numa unidade federada falida e com o valor de sua dívida para com a União muitíssimo aumentada? Tudo foi apenas uma jogada de marketing? Tudo não passou de factóides?

    E principalmente sendo o governador Antonio Anastasia um professor de Direito Constitucional, como explicar que o que ele pretende utilizando-se de mão de gato, na prática significa revogar uma Lei aprovada e em vigor que somente pode ser modificada por outra, igualmente aprovada pelo sistema bicameral brasileiro e não vetada pela Presidência da República?

    Ou o governo federal, utilizando-se igualmente de mão de gato, deseja que isso ocorra, o que convenhamos não é lá muito crível? É de se presumir que os professores farão tais indagações. E a última indagação: quem se proporá a descascar o abacaxi que o governador tem em mãos? Porque, convenhamos, a situação está mais para uma praça especializada do Mercado Central, em Belo Horizonte, ou então uma banca de pepinos no mesmo local.

    Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.

    geraldo.elisio@novojornal.com

    ResponderExcluir
  29. VAMOS MANDAR ESTE VÍDEO DA TRUCULÊNCIA E COVARDIA DOS SEGURANÇAS DO SENADO FEDERAL, PARA O DATENA, PARA O BALANÇO GERAL.

    QUE PAÍS É ESSE!

    INDIGNAÇÃO!

    ResponderExcluir
  30. TURMA DA NANÁ:

    - Velhena: não sei por que os professores reclamam tanto do salário de R$ 369,00?
    - Gorgonzola: que que isso Velhena!? Até eu sei que esse salário não dá pra nada.
    - Velhena: dá sim. Eu conheço um professor que ganha R$ 369,00 e já tem tudo na vida.
    - Gorgonzola: essa daí nem pagando uma fortuna a impressa publica!
    - Velhena: é verdade! Ouvi tal afirmação da boca do próprio professor logo após o pronunciamento da Naná.
    - Gorgonzola: é mesmo? O que foi que ele disse?
    - Velhena: “era só o que me faltava!”

    ResponderExcluir
  31. Alguém sugeriu uma assembleia em Brasília. Achei ótima ideia. Será que conseguiríamos realizá-la?
    Força a todos. Parabéns aos candidatos à designação que não atenderam ao chamado do GovernaDOR. Parabéns aos designados bem informados que não retornam ao trabalho ante a ameaça da SEE.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! É muito bom ter você como compalheiro. Obrigada pela palavras de conforto e esclarecimento. Sem dúvidas, você é um grande mestre. Quanto nos ensinou nesse período de greve. Espero que na assembleia de hoje possamos ter boas notícias e que o bom senso e a justiça prevaleçam. Que o TETO não seja jogado novamente sobre nossas cabeças, mas que o PISO seja oferecido para que possamos reiniciarmos um período de vida com mais dignidade e respeito.
    Até daqui a pouco.
    Abraços carregados de carinho.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia a todos !
    NDG
    "Sem piso, continuaremos sem pisar na escola."
    _____________________
    "Todos somos iguais perante a lei,
    mas não perante os
    encarregados de fazê-las cumprir." (Stanislaw Jerzy Lec)
    ________________________
    O motivo da nossa GREVE é o PISO, o que tem que acontecer é o MP (SE existir de verdade, QUE faça valer a Lei Federal 11738/08 e com Acórdão PUBLICADO)o restante deixe com a gente.

    Por onde andarás "dona" JUSTIÇA?
    Em terras de morros e de minerais,
    em terras de ouro e de esmeraldas,
    em terras de bravos guerreiros,
    ainda existem pessoas covardes. (Gleiferson Crow)


    Juntos venceremos !
    Até breve e com muita GARRA e fé em DEUS.

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Bom dia caros combatentes!!!
    Vamos com tudo pra cima deles hj eim? De roupa PRETA!!!!
    Se conseguimos tirar o Collor, quanto mais esse "Timotim".

    ResponderExcluir
  35. Postei várias mensagens hoje no Terra. Abraços.

    ResponderExcluir
  36. Hoje eu acordei mais cedo, coração pulsante, músculos fortalecidos, olhar sóbrio.... é dia de Assembleia. Juntar-me-ei a milhares de guerreiros e guerreiras, juntos num só grito: PISO, PISO, PISO!!!!

    ResponderExcluir
  37. O gevernador tem encontro enta manhã em Brasilia com o Haddad.Jornal O tempo

    ResponderExcluir
  38. Olá turma do combate, membros do NDG,

    Na Conversa de Redação da rádio Itatiaia, o jornalista Eduardo Costa, mais uma vez, assumiu uma postura muito coerente em nosso favor. Disse que para acabar com a greve não tem que se chamar Ministério Público, nem o BH Trans, nem nada, mas simplesmente pagar o piso, que é lei federal e um direito dos educadores. Houve quem sugerisse um vies político-partidário que supostamente estaria por trás da greve.

    Por isso enviei este e-mail para a redação daquela rádio:

    "Gostaria mais uma vez de parabenizar ao jornalista Eduardo Costa pela postura sábia, pela compreensão amadurecida que desenvolveu acerca da greve dos educadores de Minas, que completa hoje 85 dias.

    Estou em greve e por isso posso lhes afirmar: a minha única motivação é o pagamento do piso, que é lei federal. Não sou filiado a nenhum partido político, não estou em campanha política e não sou massa de manobra nem da direção sindical e muito menos de qualquer partido ou deputado. E posso assegurar que esta é a posição da grande maioria dos colegas que estão em greve.

    Esperamos que o governo cumpra a lei e nos pague o piso, que tem um valor indecente: R$ 712,20 para o professor com ensino médio.

    Concordo e desejo que o Eduardo e a Mônica cobrem da presidenta Dilma a participação do governo Federal nesta questão. Dilma prometeu em campanha investir na valorização dos educadores e até agora nada fez. Acho que tem que ser cobrada sim.

    Finalmente, se o governo do estado não tiver recursos próprios para pagar o piso - apesar de já ter dito que paga até mais do que o piso através do subsídio - que peça a ajuda federal.

    Cordialmente,

    Euler Conrado - professor da rede pública de Minas Gerais"

    ResponderExcluir
  39. HOJE, VAMOS FAZER O BRASIL NOS OUVIR.

    AÉCIO E ANASTASIA ACABARAM COM A EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS.

    ResponderExcluir
  40. O PESSOAL DE VIÇOSA, PORTO FIRME E PIRANGA, ACABARAM DE CHEGAR EM BH.

    VAMOS FAZER ESTE CHÃO TREMER.

    JUSTIÇA COM OS PROFESSORES.

    FORÇA, CORAGEM, RESISTÊNCIA, PERSISTÊNCIA E DETERMINAÇÃO.

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    COM DEUS, VENCEREMOS.

    ResponderExcluir
  41. Que Deus nos abençoes.
    É hoje.
    É piso ou piso. Aliás, é piso ou greve.

    ResponderExcluir
  42. O GOVERNO TEM HOJE UMA GRANDE OPORTUNIDADE PARA SER JUSTO COM OS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  43. NO DIA DA BATALHA PEDIMOS A BENÇÃO DE DEUS.

    PRINCIPALMENTE PARA NOSSA COLEGA BEATRIZ, MUITAS ORAÇÕES E BENÇÃOS.

    FORÇA BEATRIZ!

    ResponderExcluir
  44. Deveríamos organizar um ato no Mineirão em protesto, pois lá estão sendo investidos milhões e há, inclusive, recursos do Estado. Não sou contra o esporte (futebol), pois este já faz parte da "identidade" cultural de nosso país, mas Educação tem que ser prioridade em qualquer nação. Não é justo "enfeitar pavão" para estreangeiro sendo que falta leite e pão na mesa do brasileiro. Se há recursos para se gastar com as obras do Estádio, por que não haveria para pagar o nosso piso????

    ResponderExcluir
  45. Olá,Euler e companheiros da luta.
    Gostaria de informar que hoje receberemos o apoio dos funcionários dos correios que também estão parados.Força na luta!!Vamos lotar o pátio da ALMG!!!!!

    ResponderExcluir
  46. Professor Luciano.
    Uma noticia muito interessante no jornal o tempo é claro. Anastasia tem encontro hoje pela manhã com o ministro Fernando Haddad.

    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=180960,OTE

    ResponderExcluir
  47. O PESSOAL DO INTERIOR, ESTÁ VINDO EM MASSA PARA BH.

    VOCÊS QUE MORAM NA GRANDE BH, NÃO PODEM FALTAR EM NOSSA ASSEMBLEIA.

    ResponderExcluir
  48. Acabei de ser informada que meus colegas designados da E.E.Dom Cabral na Capital do turno da tarde voltaram hoje(com desculpa da expressão) com o rabinho entre as pernas. Cambada de gente desinformada, com tanta informação em seu blog e no da Bia e têm medo!!!
    Affff!!! Mas continuamos na luta, pela implantação do Piso.

    ResponderExcluir
  49. Minas tem TUTU. Minas tem muito TUTU!!!!
    Então pague o meu TUTU...

    ResponderExcluir
  50. http://www.redebrasilatual.com.br/multimidia/blogs/blog-na-rede/o-jato-do-aecio-e-o-aparelhamento-numa-estatal-mineira

    Até tu AECINHO !!!

    ResponderExcluir
  51. Olá companheiros
    NDG
    Acabei de receber o telefone da amiga
    Geralda uma das grandes companheiras do
    NDG e traz uma notícia muito interessante
    pra não dizer cômica:

    GOVERNO VOA PRA BRASÍLIA
    (via SEDEX)
    Governador Antônio Anastasia tem reunião
    marcada HOJE em Brasília com o Ministro da Educação Fernando Haddad.
    O TEMPO On Line
    http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=180960,OTE&IdCanal=6

    Estamos de olho, será se o GOVERNADOR foi pedir pra adiar o ENEM ou falar sobre a sua incompetência pra entender a LEI FEDERAL 11738/08 e a publicação do ACÓRDÃO??? Vamos aguardar.

    Abraço a todos !!! Via SEDEX KKKKKKK

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. Demitir designados? KKKKKKKKKKK.
    Pra designar de novo?
    É muita falta de vergonhaaaaa!
    Firmes na luta, porque luta é luta1

    ResponderExcluir
  53. Bom dia companheiros de batalha!
    A vitória será nossa,Deus está na linha de frente combatendo por nós.
    Um forte abraço.
    Margarete

    ResponderExcluir
  54. Boas Notícias
    "A greve, no fundo,
    é a linguagem dos que
    não são ouvidos."
    (Martin Luther King)

    O PISO É NOSSO

    As duas escolas estaduais de CAPIM BRANCO, escolas referências na cidade e em Matozinhos cidade vizinha, estão paradas HOJE. Nossos companheiros estão indo pra BH também. Força e união nesta luta, pois a vitória será de todos.

    abraços
    Gleiferson Crow
    LEIA: O Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  55. ATENÇÃO!!!
    EDUCADORES DAS ESCOLAS ODILON BEHRENS,EFIGENIA DE BAROS, JOSÉ MARIA DE MORAIS E PADRE HEITOR, DO MUNICIPIO DE BARÃO DE COCAIS.100% EM SALA DE AULA.ACORDEM!TEM ALGO ACONTECENDO AQUI FORA!SAIAM DE SUAS TOCAS,AINDA HÁ TEMPO DE PARTICIPAREM DO MOVIMENTO E "VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA".

    ResponderExcluir
  56. Alguém sabe me informar se essa reunião com o ministro Haddad foi marcada pelo ministro ou pelo desgovernador? Pq se foi o ministro quem o chamou, penso que teremos notícia boa, mas, se for o contrário, sei não....

    ResponderExcluir
  57. Fátima - Professora de História - Ubá31 de agosto de 2011 às 10:12

    Povo brasileiro, acordem! Acaso não ouçam os gritos dos irmão mineiros? Estão tirando o pão de nossa mesa, não fizestes nada para impedir. Estamos sendo agredidos violentamente, não fizeste nada pra impedir. Estão nos privando do direito à liberdade, a manifestação e expressão, não fizestes nada para impedir. Estão ignorando a CONTITUÍÇÂO e não fizestes nada para impedir.
    Acaba de se decretada a Ditadura no Brasil.
    Corram, corram todos, vamos para as rua , vamos para a luta. Precisamos impedir isso.
    Agora é tarde, não quizestes ouvir o clamor dos tambores que soaram incessantemente pelos professores de Minas.

    ResponderExcluir
  58. ATENÇÃO COLEGAS DAS ESCOLAS AFONSO PENA,DOM BOSCO,JOSÉ ÁLVARES DUARTE E ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO DE BRUMAL- MUNICIPIO DE SANTA BÁRBARA.
    ACORDEM !!!!!!!!NÃO FUJAM DA LUTA.VOCÊS PODEM FAZER A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir
  59. OS EDUCADORES DE SANTA BÁRBARA,BARÃO DE COCAIS E CATAS ALTAS, NÃO FAZEM PARTE DA CLASSE DOS EDUCADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS.ELES VIVEM EM OUTRO PLANETA,ONDE NÃO ACONTECE GREVE,PROFESSORES SÃO BEM REMUNERADOS,AS CONDIÇÕES DE TRABALHO SÃO EXCELENTES E SÃO RESPEITADOS POR TODOS.
    ACORDEM COMPANHEIROS !!!!!!!!!!
    NÃO MOSTREM PARA SEUS COMO É SER PELEGO !!!!!!

    ResponderExcluir
  60. COMPANHEIRAS DO SEGUNDO TURNO DA E. E. PROF MARIA CECÍLIA DE MELO BH ACORDEM! ATÉ QUANDO IRÃO TRAIR O MOVIMENTO??? QUERO TER ORGULHO DE PODER DIZER AOS MEUS ALUNOS, TIVE CORAGEM DE LUTAR. E VCS O QUE DIRÃO??? TIVE MEDO DE LUTAR, DEIXO QUE OUTROS LUTEM POR MIM? PAREM E PENSEM O MOVIMENTO É NOSSO, A LUTA É NOSSA, NÃO DEIXEM PARA TERCEIROS, E NO FINAL SAIRÃO ORGULHOSAS DE TEREM LUTADO TB.
    " VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE A LUTA."

    ResponderExcluir
  61. Por que somente agora o governo não tem como nos pagar? Em 2008, o governo afirmou que "a partir de 01 de janeiro de 2010, o valor do piso salarial profissional será desprovido de vantagens pecuniárias e deverá tornar-se vencimento básico inicial das carreiras dos profissionais do magistério da educação básica." Ele informou ainda que, o aumento na folha seria da ordem de 3,1 bilhões. Se à época tinha como pagar o piso para todos os servidores do magistério, onde foi parar o dinheiro? Vejam informações na íntegra:

    https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/1172-secretaria-divulga-comunicado-a-servidores?tmpl=component&print=1&page=

    ResponderExcluir
  62. PROFESSORA ELIZABETH -AIMORÉS-MG31 de agosto de 2011 às 10:31

    http://youtu.be/Lo1gPVsKp5E

    http://www.youtube.com/watch?v=Lo1gPVsKp5E&feature=player_embedded


    OUÇA COM BASTANTE ATENÇÃO A ESTE VÍDEO ACIMA E TALVEZ VC ENTENDA PORQUE Q NA FALA DO GOVERNADOR , DIA 29/08/2011 ÁS 10:00H EM REDE NACIONAL , ELE AGRADECE AOS PROFESSORES QUE ESTÃO EM SALA DE AULA E TALVEZ SEJA ESSE O PRINCIPAL MOTIVO DELE AINDA NÃO TER OBEDECIDO AO STF , EM NOS PAGAR O PISO NACIONAL QUE É UMA LEI . SE VC AINDA ACREDITA NAS MENTIRAS POR ELE PROFERIDAS JUNTAMENTE COM SUAS SECRETÁRIAS , E VC CONTINUA NESSA INÉRCIA , NESSE SEU COMODISMO , TRABALHANDO NO LUGAR DOS COLEGAS EM GREVE , VC MERECE O SALÁRIO QUE ESTÁ DEFENDENDO , VC MERECE RECEBER PELO SUBSÍDIO , DEPOIS DE TANTAS DEMONSTRAÇÕES PELO SINDUTE , PELAS EXPLICAÇÕES NO BLOG DO EULEER . , QUE ESSA FORMA DE PAGAMENTO É UM ROUBO EM NOSSOS BOLSOS . SE TODOS ESSES PROFESSORES QUE FORAM ELOGIADOS PELO GOVERNADOR SE POSICIONAREM AO NOSSO LADO NESSA ÚLTIMA SEMANA , MOSTRANDO A ESTE MENTIROSO ( QUEM MENTE É FILHO DO DEMO , POIS , ELE É O PAI DA MENTIRA) , IRÁ DEMONSTRAR A FORÇA QUE EXISTE EM NOSSA CATEGORIA . O PIOR JÁ SOFREMOS - CORTE DO SALÁRIO - E NÓS ESTAMOS SOBREVIVENDO PELA GRAÇA DE DEUS - CONTRATAÇÕES DE SUBSTITUTOS - E ESTAMOS FIRMES .... SE VCS ADERIREM A GREVE , O PROBLEMA QUE ENFRENTARÃO SERÁ MUITO MENOR ... PENSEM NISSO E VENHAM PARA ABRAÇARMOS A VITÓRIA JUNTOS . NÃO TENHAM MEDO ... NENHUM DIRETOR PODE MANDÁ-LOS EMBORA , POIS NÃO EXISTE FALTA PARA GREVE . SE VC RESOLVER SOZINHO EM SUA ESCOLA , NÃO ACONTECERÁ NADA COM VC . O MÁXIMO QUE ACONTECERÁ É OBTERMOS O PAGAMENTO DO PISO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. CREIA NISSO , CREIA EM DEUS , POIS NOSSA LUTA É POR JUSTIÇA ... NADA MAIS DO QUE JUSTIÇA. DIA 31 /08/2011 ÀS 14 H , NOVA ASSEMBLÉIA EM BH E DIA 01 DE SETEMBRO NA EEFAMJ ÀS 19 H TEREMOS NOSSA REUNÃO PARA INFORMAÇÃO AOS PAIS , ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE NA GREVE DOS PROFESSORES .


    NOSSO CONVITE PARA ESSAS REUNIÕES , É EXTENSIVO A TODOS QUANTO ANSEIAM POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE A COMEÇAR PELA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÀO . DEUS ESTÁ CONOSCO !!!!!!! A VITÓRIA JÁ É NOSSA !!! AMÉM!!!


    AJUDE A DIVULGAR PELAS REDES SOCIAIS PARA QUE O MÁXIMO DE PESSOAS POSSAM TER CONHECIMENTO ...

    ResponderExcluir
  63. Aulas pela Rede Minas, aqui no nortão de MG kkkkk.. nem conhecemos este canal de televisão. será se o governador está com a síndrome do Japão e acha que em MG estamos todos conectados com o mundo? Aqui alguns alunos não sabem nem ligar um computador. E ai senhora secretária como vamos ter aulas a distancia sem a Rede Minas e sem a internet?

    ResponderExcluir
  64. Olá, pessoal da luta, membros do NDG,

    Vejam como o governo é contraditório. Em entrevista ao jornal Estado de Minas, a SEE-MG teria dito que o chamado aos designados é apenas um apelo e que eles não sofrerão nenhuma punição caso não atendam. Vejam:

    "Os designados são professores contratados para trabalhar até dia 31 de dezembro de 2011. Segundo a SEE, como o calendário letivo já foi prejudicado pela greve, esse profissionais não participariam da reposição de aulas, que possivelmente avançará para 2012. De acordo com a SEE, o ideal é que esses trabalhadores, estimados em 8 mil educadores, voltem imediatamente às atividades. A secretaria esclarece que não cabe punição para quem não voltar e afirma que a convocação tem caráter de apelo. (Veja a convocação abaixo)."

    Hummm...

    Contudo, na convocação oficial, fica bem clara a ameaça que o governo faz: se não voltarem poderão ser demitidos. Ou seja, sabem que tal ameaça é ilegal, mas apostam na fragilidade de alguns designados. Mas, tal ameaça não terá sucesso, pois a maioria da categoria, incluindo os designados, conhece seus direitos.

    Vejam a matéria completa no link a seguir;

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/08/31/interna_gerais,248024/governo-convoca-professores-designados-a-encerrar-greve.shtml

    ResponderExcluir
  65. Que triste! Uma escola em Barbacena, ESCOLA ESTADUAL AMILCAR SAVASSI, totalmente alheia ao movimento! Somente 5 professores em greve. Minha preocupação maior é com meus filhos que estudam nessa escola. O que esses professores têm para passar pra eles? Acredito que todos nós temos necessidades e, em grande parte, financeiras, mas parafraseando a canção, vocês que não entraram em greve, só tem fome de dinheiro imediato que depois será diluído? NÃO ESTÃO FAMINTOS DE RESPEITO, DIGNIDADE, AUTOESTIMA? A vida é só agora? Essa meninada tem um enorme potencial e cabe a vocês ajudá-los, pois eles é que estarão lutando por dias melhores no futuro. Será que têm coragem de olhar nos olhos desses alunos e ensinar-lhes que a vida deve ser conquistada? Parabéns a vocês professores em greve, mostraram aos alunos o que é e como se faz uma verdadeira cidadania! Felizes de vocês pais, cujos filhos estão com os professores em greve, esses sim, farão a DIFERENÇA na vida de seus filhos.

    ResponderExcluir
  66. A greve dos professores da rede estadual de Minas Gerais já dura 84 dias....
    Mas enquanto issO NO REINO DE BOROGODÓ
    Santa Bárbara de borogodó
    Barão de Cocais de borogodó
    Catas Altas de Borogodó
    Os educadores dormem em berço esplendido...
    100% em sala de aula trabalhando...

    ResponderExcluir
  67. Notícia no jornal EM, esclarece que o comunicado aos designados é um apelo e não uma ameaça, leiam e percebam é mais uma vitória que alcançamos, firmes na luta designados, a vitória está perto, a categoria é uma, não deixem o governo vos enganar, juntos é que somos fortes. E fica a deixa, vocês já ouviram falar em cuspir no prato em que comeu? Não cuspam no prato em que estão comendo.

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/08/31/interna_gerais,248024/governo-convoca-professores-designados-a-encerrar-greve.shtml

    ResponderExcluir
  68. O PESSOAL DO INTERIOR, ESTÁ VINDO EM MASSA PARA BH.

    VOCÊS QUE MORAM NA GRANDE BH, NÃO PODEM FALTAR EM NOSSA ASSEMBLEIA.

    ResponderExcluir
  69. Sub-comandante Euler, a nota do governo faz um apelo e não ameaça, pois, sabem que não tem professor no mercado para substituição.DESIGNADOS, FORÇA E NÃO DESISTAM,POIS, AMANHÃ VOCÊS PODERÃO ESTAR COMO EFETIVOS E NÃO SOFRERÃO TANTO DE NOVO.

    ResponderExcluir
  70. CHARLOTE SAMPAIO ....

    .... INDO PRA ASSEMBLÉIA EM BH e com modelito preto!!!

    Byebye a gente se vê lá

    ResponderExcluir
  71. Oi EULER
    Em contato com colegas, minha filha ficou sabendo:
    .Ontem havia cerca de 30 alunos na escola;
    .A prof designada de Bilogia já desistiu das aulas.
    É muito fácil substituir professor.Basta ser area afim!
    Não é dona secretária da educação!!!!!!!

    ResponderExcluir
  72. Neste momento têm cerca de 200 professores reunidos em Protesto fazendo aula simbólica em frente ao Ministério Público aguardando a reunião sobre a Greve. Quem puder compareça!!!

    ResponderExcluir
  73. Diretamente da porta do ministério Público:

    Acabo de receber telefonema do comandante João Martinho, que se encontra, ao lado dos demais membros do comando de greve, na porta do Ministério Público, onde acontece a reunião entre o governo e o sindicato.

    Assim que houver alguma novidade ele entrará em contato conosco para que mantenhamos informados os colegas do interior que não puderam vir para a nossa maravilhosa assembleia.

    Até às 12h40m mais ou menos estarei aqui de plantão. Após este horário, estaremos, juntamente com a caravana de Vespá e São José da Lapa, em direção ao pátio da ALMG.

    Um forte abraço e força na luta! Até a vitória!

    ResponderExcluir
  74. Euler,

    Que Deus os abençõe!


    Aparecida

    ResponderExcluir
  75. Euler, quero fazer um apelo aos professores do Cândido Gomes de Alvinópolis, que no ano passado estiveram firmes conosco na greve dos 47 dias e esse ano não estão nos apoiando! Subsede de Ponte Nova, vamos ir até lá e pedir o apoio desses combatentes que estão faltando para conquistarmos nossa vitória!!!

    ResponderExcluir
  76. Continuo na greve por mim e pela minha mãe que com 30 anos de impecáveis serviços prestados como professora, hoje aposentada e com 71 anos de idade, recebe um mísero piso de R$ 465,00. Nestes 30 anos de serviços, contando com uma média de 40 alunos por sala e 8 turmas anuais, minha mãe já deu aulas para 9600 alunos e repito, o que ela ganhou materialmente com isso, um piso de R$ 465,00. É pouco demais para tanto sacrifício, apesar do seu grande amor pela educação.

    ResponderExcluir
  77. Euler, por favor, peço-lhe um esclarecimento, já que na SRE de minha região, só recebo silêncio como resposta. Fiz minha opção de retorno à carreira antiga no final de maio e até hj, nas consultas no site da SEE, continuo no subsídio. Fiz a opção em minha escola e tenho guardado o protocolo. O que pode estar acontecendo? Tenho medo desse governim, apesar do protocolo, alegar que não fiz a opção. Isso não aconteceu só comigo...

    ResponderExcluir
  78. Acabei de ler no jornal O TEMPO que o Governo diz ter condições de pagar o PISO apenas aos 153 mil servidores que retornaram à Carreira Antiga. O Sindicato precisa ACEITAR. Depois estendemos a LUTA pelos demais. Se o Sind-UTE, não abrir mão do pagamento imediato do PISO aos 398 mil servidores duvido que conseguiremos. Além do mais, enquanto nós estamos lutando, sem salários, TODOS que OPTARAM pelo subsídio estão nas salas de aulas, rindo da nossa cara!!! A persistir esta teimosia de querer o pagamento do PISO para TODOS OS 398 mil servidores, fica difícil sustentar a nossa Greve. Desta forma, terei que retornar à sala de aula...

    ResponderExcluir
  79. A greve dos professores da rede estadual de Minas Gerais, que já dura 84 dias, pode ter fim hoje. É o que espera a coordenadora geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Beatriz Cerqueira.
    A sindicalista declarou estar otimista a respeito da reunião marcada para a manhã desta quarta-feira (31), no Ministério Público Estadual (MPE), com representantes do governo estadual. "Espero que finalmente tenhamos uma proposta de piso salarial, que é o motivo da greve", disse.

    Beatriz disse que, mesmo não sabendo quem seriam os representantes do governo que estarão presentes à reunião, ela acredita que pode receber uma proposta para ser repassada à categoria na nova assembleia que ocorre à tarde, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

    Na manhã desta terça-feira (30), uma reunião entre o sindicato e representantes do MPE definiu que o governo precisa apresentar uma proposta de piso salarial. Além da longa duração, a greve da rede estadual tem sido marcada por muitos protestos.(Ploc X, online)

    maria- contagem

    ResponderExcluir
  80. Coleguinhas do front,companheiros de trincheira.
    Nossa greve , esta verdadeira guerra contra os ratos famintos que querem nossa pequena porção de queijo,já dura 85 dias mas, não é a mais longa. Segundo colegas mais antigos, durante o governo daquele forimbundo que chamou as professoras de mal amadas,a greve durou exatos 100 dias.
    Ou seja nem inedito na incompetência este naná é!!!!!!!
    \0/ \0/

    ResponderExcluir
  81. COMO RESPEITAR UM PAÍS, ONDE OS SEUS CIDADÃOS TEM SEUS DIREITOS DESRESPEITADOS E DESCUMPRIDOS? COMO VIVER NUMA SOCIEDADE, EM QUE AS PESSOAS QUE COMANDAM, DEIXAM DE RESPEITAR LEIS E NENHUMA PUNIÇÃO RECEBEM? COMO VAMOS ALCANÇAR NOSSOS DIREITOS EM UM LUGAR ONDE A LEI (LRF) É USADA CONTRA A LEI (PSPN)? O QUE FAZER PRÁ QUE ESSE PAÍS SE TORNE UM PAÍS DE PRIMEIRO MUNDO, SE NOSSA GENTE É ESMAGADA POR PESSOAS INESCRUPULOSAS, QUE NÃO DEIXAM O POVO CRESCER, TANTO FINANCEIRAMENTE, COMO SOCIALMENTE? ELES AINDA NOS OBRIGAM A CANTAR HINOS, RESPEITAR BANDEIRAS E ETC. CADÊ O NOSSO RESPEITO ENQUANTO CIDADÃOS E ENQUANTO PROFISSIONAIS. É INADMISSÍVEL, EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO, ONDE O POVO É RESPEITADO, UMA LEI NÃO PRECISARIA DE UMA GREVE PRA SER CUMPRIDA. SUJEITAR SEUS SERVIDORES A UM SITUAÇÃO DESSAS É UMA VERGONHA PRA MINAS E PRO BRASIL. É PRECISO MUDAR TUDO, DESDE A MANEIRA DE VOTAR À MANEIRA DE LUTAR PELOS DIREITOS.

    ResponderExcluir
  82. Euler, já fiz essa pergunta pra Beatriz e não tive resposta. Sei que seu tempo é escasso, mas creio que isso pode ajudar.A Renata Vilhena alegou na TV que nós ficamos devendo inúmeras aulas na reposição do ano passado, o que eu não acredito. Acontece que além da greve, não sei se vc lembra, teve tb algumas paralisações de um dia. Em minha escola, permanecemos todos de greve e fizemos as paralisações. Apesar de termos repostos todos os dias,de acordo com o calendário aprovado pela SRE, não recebemos por 03 paralisações. Já reclamei várias vezes na secretaria da escola e eles não conseguem resposta na SRE. Pelo que conversei com os professores, ninguém recebeu na escola. Gostaria de saber, se isso aconteceu com mais alguém, em outros lugares. O desconto veio no contracheque de julho de 2010. Quando eles acham que ficaram no prejuízo vão a TV e denunciam até com mentiras, mas e quando somos nós? Quem nos ajuda?

    ResponderExcluir
  83. Educadora de Contagem31 de agosto de 2011 às 11:24

    COMPANHEIROS(AS) DE LUTA!! AMIGOS DESIGNADOS(AS)!

    Não contribuam para que nosso barco afunde!! Não ajudem o governo a desmoralizar, desmotivar, desestrutarar o novo LINDO movimento por uma aplicação de uma lei federal 11.738/08. Mostrem para suas diretoras o artigo da constituição federal que garante o direito de greve, e se possível dê a elas um exemplar da nossa constituição.Vocês são importantes nesse movimento.
    Pergunto aos designados: SE NOSSA GREVE FOSSE ILEGAL,VOCÊ ACHA QUE NOSSO GOVERNANTE ESTARIA TÃO DESPESPERADO? QUE NOSSO VALOROSO MPE JÁ NÃO TERIA DECRETADO A ILEGALIDADE DA MESMA?
    PENSEM NISSO!!!!
    Até a vitória!!! PISSSSSSOOOOOOOOOOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  84. SE O GOVERNO OFERECER O PISO SOMENTE PARA OS 153 MIL SERVIDORES E O SINDICATO NÃO ACEITAR, ESTAREI RETORNANDO PARA A SALA DE AULA NESTA QUINTA FEIRA.
    COMO PODE! NÃO ESTOU EM GREVE PELOS QUE ESCOLHERAM O SISTEMA DE SUBSÍDIO!

    ResponderExcluir
  85. OS EDUCADORES DE BOM JESUS DO AMPARO (pertinho de Barão de Cocais, Itabira) NÃO FAZEM PARTE DA CLASSE DOS EDUCADORES DO ESTADO DE MINAS GERAIS é que eles dormem em berço esplêndido-100% em sala de aula trabalhando...
    ELES VIVEM EM OUTRO PLANETA,ONDE NÃO ACONTECE GREVE,PROFESSORES SÃO BEM REMUNERADOS,AS CONDIÇÕES DE TRABALHO SÃO EXCELENTES E SÃO RESPEITADOS POR TODOS.
    ACORDEM COMPANHEIROS !!!!!!!!!!
    NÃO MOSTREM PARA SEUS COMO É SER PELEGO !!!!!!

    ResponderExcluir
  86. Força aí pessoal ! Não posso ir à Assembleia, pois estou sozinha na greve em minha escola. Fico torcendo pra que a decisão de hoje seja a mais acertada para os professores e os alunos. Estou confiante! Parabéns guerreiros! Vocês estão fazendo a diferença !

    ResponderExcluir
  87. APOIADO Anônimo das 11:25!
    "SE O GOVERNO OFERECER O PISO SOMENTE PARA OS 153 MIL SERVIDORES E O SINDICATO NÃO ACEITAR, ESTAREI RETORNANDO PARA A SALA DE AULA NESTA QUINTA FEIRA.
    COMO PODE! NÃO ESTOU EM GREVE PELOS QUE ESCOLHERAM O SISTEMA DE SUBSÍDIO!"

    ResponderExcluir
  88. Para o anônimo de 11:25 - e aqueles que não puderam optar, fora o fato de o governo fazer campanha maciça de contra-informação... As pessoas que não têm acesso a informação... Claro que há os supostos "bem informados" que gostam de sofrer, mas se queremos respeito como categoria, devemos exigir direitos iguais para todos.
    Os educadores de Itueta, Leste de Minas, próximo a divisa com o Espírito Santo, além de aderirem a Greve, estão em BH para participar de mais uma aula aberta... Vamos esperar que apareça alguma luz...

    ResponderExcluir
  89. Em publicação no jornal o tempo as 10:34h, o governo recua em relação ao comunicado aos designados e diz:

    Em nota, a SEE fez um apelo para que os profissionais voltassem às salas de aula, mas disse que não haverá punição para quem não acatar a convocação.

    Então fiquem tranquilos designados e vamos a Luta!!!

    ResponderExcluir
  90. Uau!!!!!!!!!
    É isso mesmo gente do NDG,
    DESESPERO TOTAL NO GOVERNO.
    QUEM AINDA NÃO PERCEBE ISSO; MUITOS TÊM DIFICULDADE DE ENTENDER O ÓBVIO. UM GOVERNO COMO O DO BRASIL, EM QUALQUER ESTADO, OFERECERIA O QUE É JUSTO AO POVO?
    lÓOOOGICO QUE NÃO. HÁ PARA TODO LADO NOTÍCIA DE CORRUPÇÃO. EM TODOS AS ESFERA DO PODER. COMO ACREDITAR EM SUBSIDIO? MUITOS DEFENDEM E MORRERÃO AGARRADOS A ESSE ENORME "POTE DE MEL", DETALHE: QUEIMARÁ O PEITO DE CADA UM QUE NELE FICOU E DEFENDEU. ÀQUELES QUE NÃO PUDERAM SE DEFENDER DA ARMADILHA, SÓ POSSO DIZER QUE O ÚNICO CAMINHO É O DA LUTA. ELA NÃO ACABARÁ NUNCA PARA AQUELES QUE TEM IDEAL E LUTAM ATÉ O FIM PARA DEFENDÊ-LO (CORRIGINDO:LUTA NÃO TEM FIM), MUDA-SE A META. HOJE É O PISO, AMANHÃ ESTAREMOS JUNTOS NAS RUAS DEFENDENDO OUTRAS CAUSAS. A CATEGORIA QUE AGORA SE MANTÉM EM ALERTA, NÃO DORMIRÁ JAMAIS. O QUE SE CONSTRÓI AGORA TEM PESO DE OURO E O DE MAIOR QUALIDADE. QUEM CONHECE SEUS DIREITOS NÃO SE DEIXA AMEAÇAR. VENHA O QUE VIER, O NOSSO ALVO CONTINUA DIANTE DE NOSSOS"OLHOS" E NÃO FUGIREMOS A LUTA.
    O DITADOR E SUAS SECRETÁRIAS COM CHICOTE NAS MÃOS JÁ PERCEBERAM QUE UM EDUCADOR CONSCIENTE DE SUA JUSTA LUTA, NÃO SE VENDE, NÃO SE ACOVARDA, NÃO TREME. EM VEZ DISSO, LUTA! JUNTA-SE A OUTROS GUERREIROS, SE ORGANIZAM E RESISTEM.
    SÓ NÃO VALE ADERIR A UMA CAMINHADA QUANDO NÃO SE CONHECE QUAL É O DESTINO.
    NÓS SABEMOS!!!!!
    E COMO SABEMOS!
    O SUCESSO SEMPRE SERÁ DAQUELES QUE, ACIMA DE TUDO, ACREDITAM E NÃO FICAM À SOMBRA.
    UM DIA MARAVILHOSO PARA TODOS!!!

    ResponderExcluir
  91. Muito me preocupa esse encontro do governa DOR com o ministro Haddad. Tal preocupação deriva do comportamento do governa DOR do Rio Grande do Sul em também nos golpear em nossos direitos, do mesmo partido do ministro.
    Ultimamente temos visto nessa república os fortes se juntando no combate aos fracos. O caseiro Francenildo que o diga!
    É bom nos prepararmos...

    ResponderExcluir
  92. Apesar de você , Euler, já ter postado sobre o assunto, quero , mais uma vez , reforçar:
    matéria publicada no Estado de Minas sobre a ameaça aos designados:
    "A secretaria esclarece que não cabe punição para quem não voltar e afirma que a convocação tem caráter de apelo."
    Em suma, a SEE pensava que todos iam colocar o rabo entre as pernas e voltar para a sala de aula, como acontecia há anos atrás.

    ACORDA, PESSOAL, HOJE EM DIA , COM A INTERNET, REDES SOCIAIS, NÃO TEM COMO SE SUSTENTAR NO PODER COM ESSES TIPOS DE AMEAÇAS.

    QUEM COLOCOU O RABO ENTRE AS PERNAS FORAM ELES AGORA

    ResponderExcluir
  93. Li no jornal "o tempo" que o governador hoje pela manhã tem uma reunião com o Ministro da Educação.
    Alguém tem notícia da pauta do assunto?

    ResponderExcluir
  94. Urgente!!!!!! Vejam a notícia publicada no jornal o Tempo hoje às 10:34h em relação ao comunicado feito pelo estado a respeito da volta dos designados!!!

    http://www.fisica-alternativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  95. Lauderson Assis - Itabirito

    Acho q se o sindicato aceitar que se pague somente aos 153 mil funcionários ele será tao sujo ou pior que o governo. A categoria é uma só. Sou contratado e estou na luta desde 08/06 e vou receber o que? Uma banana dos meus próprios companheiros de luta?
    Seria muita falta de carater da categoria aceitar que se dividam os professores desse jeito. Se for assim,para nao ganhar nada, volto hj mesmo pra escola!

    ResponderExcluir
  96. Escola Estadual Maria Aparecida David da cidade de Canaã e Escola Estadual José de Assis Pinto na zona rural de São Miguel do Anta, NÃO aderiram ao movimento de greve. Será que vocês não têm um pouquinho de piedade daqueles que lutam também por todos vocês!

    ResponderExcluir
  97. dedico ao nosso movimento!!‎"O diabo quando não vem

    Manda um secretário..."

    92 anos de Jackson do Pandeiro!

    ResponderExcluir
  98. ensino á distância!!kkkkkkkkkkk a REDE MINAS..não pega em todas as cidades de minas kkkkkkkkkkk é uma piada mesmo essa secretária!! Acorda Secretária!!mas uma vez vc excluindo os mais necesstados!!

    ResponderExcluir
  99. AMIGOS
    O SINDICATO TEM QUE ACEITAR ESTE PISO PARA OS 153 MIL AGORA.ACHO JUSTO POIS NÓS DECIDIMOS E OPTAMOS.E OS QUE OPTARAM PARA O SUB SÍDIO ESTÃO NAS ESCOLAS TRANQUILOS.SOMENTE AQUELES QUE NÃO PODE OPTAR SÃO DIGNOS DE ENTRAR NO PACOTE.VEJAM SE NÃO ACEITAREM DEVO VOLTAR AMANHÃ PARA SALA DE AULA.O SINDICATO PODE DEPOIS VER COM MAIS TEMPO O QUE FAZER COM OS OUTROS.

    ResponderExcluir
  100. vamos parar de escrever aqui;
    SE..
    se isso,
    Se aquilo,´
    aqui é o BLOG DO EULER esqueceram do quanto vale cada comentário aqui????NÃO É QUALQUER BLOG NÃO!!!
    A hora não é de anunciar o que vai fazer
    É hora de juntarmos as nossas forças para o encontro que se aproxima.
    NINGUÉM AQUI SERÁ USADO!
    Nós é decidiremos juntos os rumos e procedo que disse q o piso para os 153.000 já é uma grande notícia. Mas não confiemos tanto nesse desgoverno.
    . Quem insisti em nos dividir é o governo.A BEATRIZ É INTELIGENTE E SABERÁ SE POSICIONAR A FOVOR DA CATEGORIA.
    O QUE PUDER SER POSTADO AQUI NESTE MOMENTO DEVE TER A ÚNICA PROPOSTA;
    O PISO É A NOSSA META! SEM ELE NÃO PISAMOS NA ESCOLA.
    Quem ficou no suicídio por todos os movtivos que JÁ FORAM CITADOS NÃO SERÁ ALVO NESSE PRIMEIRO MOMENTO NAS NEGOCIAÇÕES. ACREDITO EU!
    É NEGOCIAÇÃO PARA BATALHAS FUTURAS!
    CONFIEMOS MAIS NA BEATRIZ! VEJA BEM. EU SOU DESIGNADO E ESTOU CIENTE DA IMPORTÂNCIA DE TODO ESSE MOVIMENTO. NÃO É UMA AMEAÇA CLARA QUE ME FAZ FUGIR DESSE MOVIMENTO PRA LÁ DE MARAVILHOSO.
    Não abriria mão de estar em cada encontro que aconteceu esse tempo todo. Seja na PRAÇA da almg ou nas ruas da grande BEAGÁ. Perdeu até agora só quem não participou. Como sinto por eles . Estão acovardados dentros das muitas escolas sofrendo a dor na consciência, se é que eles tem alguma.

    ResponderExcluir
  101. Professor Euler,

    É MUITO IMPORTANTE, IMPORTANTÍSSIMO TERMOS UMA CONTRA PROPOSTA AO GOVERNO PARA SER APROVADA NA ASSEMBLEIA E ENTREGUE A ELES(FOVERNO E MP).

    ResponderExcluir
  102. SETE DE SETEMBRO TA CHEGANDOOOOOOOOOO!!!!!!

    DIA DE REVOLUÇÃO EM MINASSSSSS!!!!!!!

    VAMOS ENSINAR A DEMOCRACIA SER DEMOCRACIA NOVAMENTE!!!!!!!!!!!!!!!

    VAMOS ENTERRAR AGORA DO GOVERNADOR!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  103. Gostaria de sugerir uma denúncia na Polícia Federal para investigar o MP,os jornalecos (sucursais do governo),jornalístas e apresentadores que não fazem sua parte, investigando a notícia, apenas apresentam a versão do governo e outros de enriquecimento ilícito.

    ResponderExcluir
  104. Por que nós já não combinamos um ato historico mesmo em 7 de setembro, seria o máximo, acho que da ate pra fazer um filme contando sobre a luta do NDG.

    ResponderExcluir
  105. Para o Rafael - GV das 11:41 h.
    Rafael, entendo perfeitamente a sua colocação e concordo com você. Acho que, para o pessoal que não teve opção de escolha está luta deverá ser deles também! Porém para o pessoal que teve oportunidade de escolha, para mim está fora dessa luta. Eis que na minha escola, esse pessoal do SUBSÍDIO torcem pelo fracasso do PISO.

    ResponderExcluir
  106. Vamos usar preto!!!!!!!!!!!!1
    PELA educação o que é justo e correto é válido!
    Agora mais essa, se a BIA FIZER ISSO fizer aquilo.
    Tudo que é escrito aqui tem muita força. Já foi dito é O BLOG DO EULER. Vamos aguardar?
    Estamos juntos nessa!
    Não caiam na armadilha desse governo. Quem dividiu essa categoria? NÃO, Não foi a BEATRIZ , ela tem uma grande responsabilidade nesse momento. MUITA CALMA AGORA.

    ResponderExcluir
  107. Para o anonimo das 11:25 e todos que pensam igual:

    Os que OPTARAM em permanecer no subsídio sequer merecem ser chamados de professores. Todavia, tem que se lutar pelo direito dos que NÃO PUDERAM OPTAR.
    Ademais, é necessário a UNIÃO de toda classe, pois é a FALTA DE UNIÃO DA CATEGORIA QUE FAZ COM QUE FIQUEMOS 3 MESES SEM RECEBER UMA PROPOSTA SÉRIA DO GOVERNO. A Polícia conseguiu o que quis por causa da união.
    Se o sindicato decidir que a greve continua, respeito e continuo em greve.

    ResponderExcluir
  108. ASSISTI TODOS VÍDEOS AQUI SUGERIDOS!!POSTEI TODOS EM MEU FACEBOOK!! VAMOS PROPAGAR ESSES VIDEOS EM SALA DE RELACIONAMENTOS,PESSOAL!! ISSO VAI MOSTRAR PARA MUITA GENTE DESAVISADAS, QUE ACHAM QUE PROFESSOR JÁ GANHA MUITO!!E QUE NOSSA LUTA É MAIS POR DIGNIDADE DO QUE SÁLARIO!!EU VIVO COM QUE GANHO, MAS SOU MUITO DESVALORIZADA QUANTO PROFISSIONAL!! MARIA - CONTAGEM

    ResponderExcluir
  109. Não podemos esquecermos dos companheiros que não tiveram a oportunidade de escolha para retorno ao vencimento básico..

    ResponderExcluir
  110. CONCORDO COM ANÔNIMO DE JUIZ DE FORA!! O SINDICATO TEM QUE PROMOVER NAQUELA CIDADE UMA MANIFESTAÇÃO IGUAL A QUE ACONTECEU DIA 24/08 EM BH PARA MOSTRAR PARA AQUELES CIDADÃOS DE FARDAS QUE NOSSA CLASSE É UNIDA!!

    ResponderExcluir
  111. Caros colegas professores da E.E. ERÊNIO DE SOUZA CASTRO DE ESPERA FELIZ.
    Vocês desenvolvem tantos projetos bonitos para ensinar seus alunos com devem se comportar na sociedade, estabelecendo eles compromisso com a ética, cidadania, princípios e valores. Mas estão esquecendo de dar exemplos a eles, mostrando companheirismo, ética com seus colegas que estão lutando pela categoria.
    Venham se juntar a nós professores em greve, em busca de uma sociedade melhor e juntos chegaremos à vitória!

    ResponderExcluir
  112. Fiz minha opçao pelo piso salarial e estou lutando por ele, os professores que ficaram no subsidio tambem tiveram a oportunidade de optarem, nao fizeram porque nao quizeram, agora estao na escola rindo de nos. Pra que fazer greve para quem ja esta satisfeito com o subsidio.

    ResponderExcluir
  113. Para Lauderson Assis de Itabirito das 11:55 h.

    Para quem NÃO teve opção de escolha, você está totalmente correto na sua análise, mas para aqueles que tiveram oportunidade e não a fez, sinto muito e não estou nem um pouco preocupado com eles, uma vez que eles estão assistindo a tudo isso de camarote.

    ResponderExcluir
  114. Notícia no jornal O Tempo

    ResponderExcluir
  115. Com o fim da greve ou não, concordo em fazer uma grande manifestação pela educação no dia 7 de setembro. Já disse e repito: se pagar o meu piso ( pela lei federal) eu volto à sala de aula, senão...
    7 de setembro: GRANDE MARCHA PELA APROVAÇÃO DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES. VAMOS MOSTRAR À SOCIEDADE QUE O BANDIDO DESTA HISTÓRIA REAL É O ANASTASIA E SUAS SECRETÁRIAS VILHENA E GAZZOLA. Luis Medeiros - BH

    ResponderExcluir
  116. Eu voltei para a carreira antiga,mas acho que TODOS merecem o piso, mesmo os que permaneceram no subsídio por opção. Vocês querem dividir a categoria, como está fazendo o governo? Tenho certeza de que muitos que optaram pelo subsídio estão na greve! Parem com essa bobagem de vingança! Mostrem a integridade e o companheirismo demonstrado até aqui. Saudações e até a vitória!!!

    ResponderExcluir
  117. Agenda do Governador
    31/08/2011

    Reunião com o ministro da Educação, Fernando Haddad

    Local: Gabinete do Ministro – Esplanada dos Ministérios - Brasília

    Horário: 11:30

    ResponderExcluir
  118. Os designados são professores contratados para trabalhar até dia 31 de dezembro de 2011. Segundo a SEE, como o calendário letivo já foi prejudicado pela greve, esses profissionais não participariam da reposição de aulas, que possivelmente avançará para 2012. De acordo com a SEE, o ideal é que esses trabalhadores, estimados em 8 mil, voltem imediatamente às atividades. A secretaria esclarece que não cabe punição para quem não voltar e afirma que a convocação tem caráter de apelo. (Veja a convocação abaixo).(ESTADO DE MINAS-ONLINE)

    ResponderExcluir
  119. Gente, e a reunião de hj com o MP, como foi? Por favor, postem aqui o que aconteceu, por favor!!!!

    ResponderExcluir
  120. Miriam Belchior confirma mínimo de R$ 619,21 para 2012!!
    ixi, acho que temos que aumentar esse piso!

    ResponderExcluir
  121. Olá Professor Euler.
    Tenho acompanhado o movimento e apoiado, sou de Alfenas e na minha escola presenciei hoje uma cena de descaso total por parte da direção. Nossa professora de inglês esta na luta(em greve)e pelo que entendi, a direção da escola pediu pra que uma dentista que ja morou no exterior fosse pegar as aulas de inglês.
    O que vi hoje me deixou assustado, A mulher até tem boa vontade mas não sabe nem que no ensino publico o professor tem que trazer o apagador pra sala. A sala ficou tempestuosa durante toda a aula, a suposta professora não tem didatica nehuma com alunos de terceiro ano.
    Infelizmente aqui em nossa cidade muitos companheiros estão negando a classe e o direito que tem. Mas CONTINUEM TODOS A FORTALECER O MOVIMENTO!

    Bruno-Alfenas

    ResponderExcluir
  122. Marisa Karla-Governador Valadares31 de agosto de 2011 às 13:05

    Calma gente!
    O momento é de calma!Não vamos sofrer por antecedência.Vamos ouvir primeiro! A assembleia acontecerá daqui a pouco e é necessário ouvir o pronunciamento do sindicato e categoria.
    É prudência tomar decisões depois de ricas
    avaliações.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  123. Acabei de ouvir na Band News: Na reunião no Ministério Público o Governo propôs pagar R$ 712,00 como salario base.

    ResponderExcluir
  124. Euler, tudo bem?
    Só para vermos o quanto o nossa salário está defasado, o governo federal acaba de definir que o salário mínimo será de R$ 619,00 em 2012. E nós aqui, lutanod por um piso salarial de R$ 712,00? Acho um absurdo. Qualquer profissional, mesmo sem estudos,receberá um mínimo de R$ 619,00 e os professores um mínimo de R$712,00. A algo de muito errado nestes cálculos. Temos que luat para cair esta cláusula das 40 h que não é aplicada integralmente em nenhum estado brasileiro e lutar pelo piso integral: R$ 1187,00. Pedro Morais - Betim

    ResponderExcluir
  125. Estou de saída agora, pessoal da luta!

    Não esqueçamos que em janeiro teremos direito a 22% de reajuste pelo custo aluno ano.

    Um forte abraço e força na luta! Até a vitória e até mais tarde!

    ResponderExcluir
  126. Caros "Fura Greve" da E. E. Santa Chiara de Igarapé, deixem de ser covardes a greve também é de vocês. Venham lutar conosco!!!
    Vejam o vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=KszxBDLOkjk

    ResponderExcluir
  127. BOA TARDE PESSOAL.TEMOS QUE FICAR DE OLHO. A SRE DE LEOPOLDINA ESTA INFORMANDO AOS DIRETORES DE ESCOLA QUE A DESIGNAÇÃO É PARA TODOS OS GREVISTAS, ACHO QUE ELES NÃO LÊEM NEM OS JORNAIS VÃO TIRANDO SUAS PROPRIAS CONCLUSÕES. MAS SÓ EM FAVOR DO GOVERNADOR. SERÁ PORQUE HEIN!NÃO SEJAM IDIOTAS PESSOAL, BOCA NO TROMBONE E ATÉ MAIS.

    ResponderExcluir
  128. Acho que o sindicato não tem que preocupar neste primeiro momento de lutar para que todos recebam o piso. Agora devemos lutar para quem voltou para o modelo antigo de remuneração.Todos tiveram igual liberdade, a não ser os designados.
    Se o sindicato não aceitar o piso só para os 153000 prof, a coisa vai pretear.É melhor um pássaro na mão do que muitos voando.
    Estou torcendo para que quem ficou dando aula, com medo de perder as férias, recessos e tal. tenha ficado no subsídio e aí levar aquele ferro. Vão lutar na justiça porque processo contra o governo vai diretinho para a gaveta e só DEUS sabe quando sai.
    Até a vitória.

    ResponderExcluir
  129. Senhor governador,que vergonha!
    Além de não querer cumprir a lei maltrata quem a segue.
    Maltratar os educadores? Que coisa feia,seu cabelo já está té branqueando,porque a greve está forte e nós vamos vencer senão Minas será mais uma vez o palco da vergonha, da desonestidade e falta de respeito com a educação.
    Meu salário está só abaixando. Cadê minhas gratificações? Onde foram parar? Nós sabemos calcular 10% do básico para quinquênio,5% do básico para biênio, 10% para trintenário e assim vai..................

    ResponderExcluir
  130. http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=128262,NOT&IdCanal=

    É o fim do mundo! Ministro da Educação concorda com contratação de substitutos, mesmo sem licenciatura, em Minas.
    Quando o ministro fala isso, o que esperar do resto?
    Que vergonha !

    ResponderExcluir
  131. O Tempo - 13h10

    Ministério da Educação concorda com contratação de professores substitutos devido à greve em Minas

    O ministro da educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (31) que apoia a decisão do Governo de Minas Gerais de contratar professores substitutos devido à greve da categoria, que já dura 85 dias. A afirmação foi feita após a realização de uma reunião entre o ministro e o governador Antônio Anastasia no Ministério da Educação, em Brasília.

    De acordo com Fernando Haddad, a decisão do governo mineiro é de caráter emergencial e visa resolver o problema dos alunos, que não podem ficar sem aulas. Além disso, a contratação de professores sem licenciatura também é apoiada pelo ministério.

    Segundo o ministro, apesar do longo período da paralisação dos professores estaduais de Minas, não há risco da data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 ser modificada. As provas continuam marcadas para os dias 22 e 23 de outubro.

    Na tarde desta quarta-feira, será realizada mais uma assembleia entre os profissionais e o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A previsão é que a reunião sirva para definir os rumos da greve. Neste momento, representantes do Sind-UTE participam de um encontro com integrantes do Ministério Público Estadual (MPE) e do Governo de Minas.

    ResponderExcluir
  132. EULER, ACEITAR A PROPORCIONALIDADE DO PISO É DAR AO GOVERNO A CHANCE DE NOS PREJUDICAR, NÃO ACEITEM PROPORCIONALIDADE!! SE O GOVERNO DER PISO PROPORCIONAL EU VOU ENTRAR NA JUSTIÇA DO TRABALHO, PEDINDO INTEGRAL!! ENTÃO EM IPATINGA O SALARIO SERÁ MENOS QUE O SALARIO MINIMO, SEGUINDO A INTERPRETAÇÃO DESTA PROPORCIONALIDADE. NÃO PODEMOS CAIR NESSA ARMADILHA, NÃO SEJMOS INGÊNUOS. SE PRECISAREM QUE EU EXPLIQUE A INTERPRETAÇÃO CORRETA É SÓ FALAR. ME DISPONHO A DEFENDER ESSA TESE EM QUALQUER LUGAR!!!

    ResponderExcluir
  133. noventa dias de greve e voltar por uma esmola!greve nunca mais,pois perderemos o respeito.

    ResponderExcluir
  134. Datena esta falando neste instante sobre a reunião no MP.
    Infelizmente parece que a greve continua!1 a sugestão: 712,00 para jeaniro de 2012!! e datena está cobrando dos deputados,senadores,Aécio, Clecio Andrade!!
    GENTE VAMOS SEGUIR O DATENA NO TWITTER..ELE ESTÁ PUXANDO A ORELHA DO AÉCIO NEVES!!
    vAMOS LOTAR A CAIXA DO TWITTER DO DATENA GENTE!!

    ADOREI

    ResponderExcluir
  135. Governo de Minas propõe piso proporcional de R$ 712 aos professores | Gerais: Estado de Minas
    www.em.com.br
    Em reunião com o Sindicato Único dos Trabalhadores....
    Maria - contagem /É RIDICULO ESSE GOVERNO, O SALÁRIO MÍNIMO EM 2012 SERÁ DE 619,OO!!ACHO QUE VOU VENDER BANANA..DARÁ MAIS!!

    ResponderExcluir
  136. Nós, professores de Caratinga, estamos indignados com a postura daqueles policiais militares de Juiz de Fora ao efetuarem a prisão do professor durante a manisfestação da classe. Senhores policiais, se não estamos enganados, a função dos senhores é assistir as manifestações e manter a ordem e não saírem mostrando truculência e o quanto são poderosos numa farda. Certamente o comando da polícia militar de MG não está conivente com essa atitude. Gostaríamos que soubessem que quando de suas lutas por melhores salários e condições de trabalho sempre os apoiamos.
    Esperamos o mesmo dos senhores uma vez que temos o mesmo patrão: o Estado de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  137. Pela proposta acho que o governo vai passar para a legalidade e acho que está na hora de voltarmos para a sala. Lutas futuras virão....

    ResponderExcluir
  138. O SIND – UTE/MG SUBSEDE GOVERNADOR VALADARES CONVOCA OS/AS TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO

    PARA: ASSEMBLEIA REGIONAL
    DIA: 01/09/2011(quinta-feira)
    HORÁRIO: 15h
    LOCAL:
    SIND – UTE SUBSEDE GOVERNADOR VALADARES
    União Operária - Rua São João, 558, sala 09 – Centro (AO LADO DO SAMU)
    PAUTA:
    RETORNO DA ASSEMBLEIA ESTADUAL DO DIA 31/08/2011

    HAVERÁ MANIFESTAÇÃO EM DEFESA DA LEI DO PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL, COM ATO PELAS RUAS DA CIDADE

    Sua presença é fundamental!
    Participe!

    SIND-UTE SUBSEDE GOVERNADOR VALADARES

    ResponderExcluir
  139. HOMENAGEM A ESSE POVO TÃO SOFRIDO!! A VCS QUE ESTÃO DE GREVE A 85 DIAS!!
    http://youtu.be/TnJHCULBJxk

    JAMAIS DESISTIR...

    ResponderExcluir
  140. Escola Estadual Maria Aparecida David da cidade de Canaã e Escola Estadual José de Assis Pinto na zona rural de São Miguel do Anta, NÃO aderiram ao movimento de greve. Será que vocês não têm um pouquinho de piedade daqueles que lutam também por todos vocês!

    ResponderExcluir
  141. E o 1/3 extra sala? ninguem fala nada?

    ResponderExcluir
  142. Euler, meu filho,
    Estou aqui numa ansiedade que nem lhe conto! Não vejo a hora de ter notícias do que aconteceu hoje.
    Seja qual for a decisão tomada, saiba que você, Euler, escreveu seu nome na História da luta pela Educação em Minas Gerais. Se tivermos que continuar com a greve, assim o faremos (digo nós, apesar de já ter me afastado da docência)até o limite de nossas forças para alcançarmos o que nos é de direito. Sinto-me orgulhosa de você! Você se tornou um ícone entre nós. Ai de nós, educadores, se não tivermos sonhos de dias melhores. Você nos ajudou a sonhar. Soube usar a palavra certa, o raciocínio lógico, a persuasão, a simpatia, a clareza e a objetividade. Parabéns.
    Euler, meu filho, cuide-se muito bem, ouviu?
    Sua "namorada" virtual.

    ResponderExcluir
  143. Palhaçada viu, vai todo mundo passar fome! (yn)

    ResponderExcluir
  144. Caros colegas,
    Quem sabe o que está impedindo o encerramento dessa pendenga, com a nossa VITÓRIA, é claro, sejam os pensamentos egoístas demonstrados em alguns comentários.
    Criticamos tanto os nossos colegas que parecem que são surdos e cegos, por que não atenderam nossos apelos de se unirem a nós nessa batalha. No entanto agimos como eles ,ou talvez pior, quando nossos comentários são em forma de ameaças.
    Chego até pensar que esses comentários são de pessoas que querem desestabilizar nosso movimento.
    Esse é blog do Euler, o blog do NDG. O blog de pessoas conscientes que sabem que se não unirmos nossas forças não conseguiremos nada. Temos também de sermos mais maduros em nossas considerações, parar de querer culpar os outros dos resultados. Temos de lembrar que lutamos juntos e qualquer, qualquer que seja o resultado final, somos nós os responsáveis. Onde estão aqueles colegas que o tempo todo pregou otimismo, confiança, garra e o mais importante: companheirismo e solidariedade?
    Eu entrei nessa briga, estou nela até o fim e assumirei todos os ônus e também os bónus desse combate, por sinal um bom combate. Por uma causa muitíssimo justa.
    Se tem culpados pela duração de 85 dias de luta e só Deus sabe, quantos ainda teremos, são os nossos colegas que ainda não se deram conta de seu compromisso com a categoria, com seus alunos e com toda a sociedade.
    Não vamos nos deixar levar por sentimentos menores. Vamos continuar olhando prá frente com muito otimismo lembrando que juntos podemos muito mais.
    Desculpem o desabafo, mas aqui não é lugar para pensamentos pequenos.
    ABRAÇOS A TODOS. O NOSSO OBJETIVO PRINCIPAL É O PISO, SEM ELE NÃO PISAMOS NA ESCOLA.

    Maria Helena - Ipatinga

    ResponderExcluir
  145. Que absurdo esse governo, e também o jornal O Tempo que deixa de mencionar(vai saber porque) que esse valor é para todos os níveis de graduação. Como esse governo pode conceber pagar o mesmo para quem tem somente o segundo grau e quem tem doutorado, Isso é o cúmulo do absurdo. Táticas maldosas como essas é que dão ainda mais força ao nosso movimento. Quanto ao ministério público, ele é quem vai ter que responder ao CNJ, como tem sido conivente com esse déspota

    ResponderExcluir
  146. Euler,
    gostaria de um esclarecimento: recebi a tal convocação da secretária de Educação, mas ela não diz claramente que aquele designado que não comparecer à escola será demitido. Você tem alguma informação a respeito?

    ResponderExcluir
  147. MINAS - LEI Nº 11.738, DE 16/07/08, pois se aplica no nivel medio. Cade o valor proporcional para nivel superior, pos, mestrado, doutorado?

    O MPE DE MINAS e GOVERNADOR ANASTASIA, não consegue interpretar que a LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008, pois se aplica no nivel medio.

    ResponderExcluir
  148. MINISTERIO PÚBLICO VAI PEDIR INCONSTITUCIONALIDADE DA GREVE... notícia no jornal O TEMPO

    Governo de Minas propõe piso salarial de R$ 712 aos professores
    Se a greve continuar, Ministério Público pode entrar na Justiça decretando a inconstitucionalidade do movimento
    31/08/2011 14h35
    Avalie esta notícia »

    MÁBILA SOARES

    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=128272

    ResponderExcluir
  149. MINAS GERAIS VIVE COM UMA DITADURA INSTALADA.

    COM UMA ASSEMBLEIA HOMOLOGATIVA.

    COM UM MP .........

    COM A MÍDIA COMPRADA COM AS VERBAS PUBLICITÁRIAS.

    UM ....... NO GOVERNO.

    VIVEMOS UM PERÍODO PIOR DO QUE O DE 1964.

    MUITOS CARGOS COMISSIONADOS COM ALTOS SALÁRIOS.

    SÓ SE VENCE UMA DITADURA COM MUITA LUTA E TEMPO.

    PELA JUSTIÇA E LIBERDADE.

    VAMOS FAZER O BRASIL NOS OUVIR.

    AÉCIO E ANASTASIA ACABARAM COM A EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS.

    VENCERAM OS PROFESSORES?

    NÃO, MAS

    DERROTARAM A EDUCAÇÃO.

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    PRECISAMOS DA INTERVENÇÃO DA COMPANHEIRA DILMA.

    ResponderExcluir
  150. Meu Deus!!!
    Governinho ilegal e imoral.
    E o MP, gente? Tem pressa para julgar a legalidade da greve, mas para obrigar Naná a cumprir a lei não.
    Com tanto avanço na ciência a justiça deixou de ser cega. Será que foram as células tronco ou o tronco será usado para os professores?

    ResponderExcluir
  151. Só pra constar sobre a falência das estratégias porcas do nosso ditador:

    Estive conversando com uma aluna do 3º ano da escola onde trabalho. Perguntei a ela como estão sendo as aulas e ela respondeu o esperado: UMA BAGUNÇA! As aulas retornaram semana passada e nesta semana já estão aplicando provas. Os professores-tampão não estão dando conta, pois, segundo essa aluna, eles chegaram abordando uma assunto "nada a ver" Exemplificou: "o professor de biologia veio falando sobre a origem do mundo e tal... e na prova caiu genética! Estamos perdidos, não sabemos nem se vamos conseguir nota desse jeito!". É assim que o (des)governo se preocupa com a educação. É desse jeito que eles pensam no sucesso dos jovens ao realizarem o ENEM.

    ResponderExcluir
  152. GREVE EM MINAS - GOVERNO ESQUECE QUE A LEI DO PISO SE APLICA AO NIVEL MEDIO.

    GREVE em MINAS - Piso de R$ 712,00 com nivel médio ou superior e o plano de carreira fica onde? A lei do piso como diz STF é nivel médio.

    GREVE em MInas - ANASTASIA PSDB não consegue entender que o piso aprovado pelo STF é para nivel médio,e quem tem curso superior, como fica?

    GREVE em MINAS - Piso de R$ 712,00 com nivel médio ou superior e o plano de carreira fica onde? A lei do piso como diz STF é nivel médio.

    Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica ...formação em nível médio.

    O MPE DE MINAS e GOVERNADOR ANASTASIA, não consegue interpretar que a LEI Nº 11.738, DE 16 DE JULHO DE 2008, pois se aplica no nivel medio.

    MINAS - LEI Nº 11.738, DE 16/07/08, pois se aplica no nivel medio. Cade o valor proporcional para nivel superior, pos, mestrado, doutorado?

    GREVE - Vamos conferir no art 2º da LEI Nº 11.738, DE 16/07/2008, onde ela se aplica, no nivel médio. Cadê Anastasia o valor para os outros.

    GOVERNADOR ANASTASIA - PROFESSOR DE DIREITO, alguma duvida qto a aplicação da LEI Nº 11.738 ao nível médio de formação? E o nivel superior?

    MINAS - Espero que quando a midia for anunciar piso de R$ 712,20, lembre que este valor e para nivel medio, e pergunte pelos outros niveis.

    ResponderExcluir
  153. http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=128272

    MINISTERIO PUBLICO VAI SOLICITAR INCONSTITUCIONALIDADE DA GREVE

    Noticio no jornal O TEMPO

    ResponderExcluir
  154. É prof Euler o Anestesiaasiasia conseguiu comprar até o ministro da educação.
    to triste agora é pra acabar mesmo!
    afff

    ResponderExcluir
  155. Euler e Companheiros, se há algum babaca dizendo que tem interesse politico na nossa greve!!! Poderiamos dizer em boa voz e bem alto!!! Temos que pedir a cabeça desse imcompetente ministro da educação ( minusculo)!!! Vamos levantar uma bandeira: NOSSA LUTA É PELO PISO, ABAIXO O MINISTRO DO MEC - O PT - QUE TAMBÉM ENROLA COM O PISO DOS EDUCADORES, POIS SEUS GOVERNADORES NÃO PAGAM O PISO!!! - Portanto Minas Gerais, queremos o Piso, que se dane MEC, Governo Petista e PSDB!!!
    Linder

    ResponderExcluir
  156. Olha isso pessoal, vejam se pode se viver numa Minas como esta;
    (O TEMPO)

    "Ainda nesta quarta-feira, o Governo de Minas apresentou a representantes do SindUTE uma proposta de aplicação do valor de R$ 712,20, para uma jornada de 24 horas semanais, aos professores da educação que têm Vencimento Básico (VB) menor que este montante, a partir de janeiro de 2012.

    Com isso, o Governo atende ao entendimento do que é estabelecido em acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), mas que ainda não é definitivo, que estabelece piso salarial nacional para professores da rede pública no valor de R$ 1.187,00 para uma jornada de 40 horas de trabalho. Como em Minas os professores da educação básica têm uma jornada semanal de 24 horas e a legislação prevê a proporcionalidade, a aplicação do valor de R$ 712,20 como vencimento básico atende à interpretação da Lei Federal."

    Seria realmente cômico, se não fosse trágico!
    Eu já sabia que não haveria nenhuma proposta real, descente e honesta, da parte desse governinho.
    Talvez tenha sido melhor assim, penso que depois deste outro tropeço deles, teremos muito mais adesões!
    Alá nos ilumine! Deus nos proteja! ...
    Força na luta pessoal, nosso espaço está ficando cada vez maior, e o do governo asía, está ficando cada vez mais apertado!
    Força, força e força!
    Vera Ribeiro - Guaxupé

    ResponderExcluir
  157. Estou decepcionada com a inJUSTIÇA deste País para com a Educação Pública, os Educadores e os Alunos! Pensei que com a INTERVENÇÃO DO MINISTRO FERNANDO HADDAD, os rumos seriam diferentes, mas infelizmente cada um só está pensando nos seus próprios interesses e na política. Nas próximas eleições NÃO VOTAREI nos candidatos do PT e do PSDB, são todos "farinha do mesmo saco". São maquiavélicos, planejam nos mínimos detalhes as formas de nos FERRAR! Que decepção com a Presidenta Dilma, a qual eu e toda minha família ajudou a elegê-la e agora ela não está nem aí para a Educação Pública e para nós Educadores. Cadê o prestígio do nosso saudoso e querido ex-presidente Lula, o qual eu sempre defendi e afirmei votar nele quantas vezes ele candidatasse. TODOS só estão pensando nos seus próprios interesses. O POVO é que se dane! De nós eles só se lembram nas campanhas eleitorais, quando precisam do voto para continuar e/ou ir para o PODER. Diante de tanta decepção, não tenho mais o que dizer... Que País é Este! Ninguém quer ASSUMIR, de fato, a EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS! É só propaganda enganosa!!! Aos "pobres", eles (DO PODER) querem destinar a PIOR EDUCAÇÃO! Tomara que se afundam nas próximas eleições, temos que juntos, mudar esta HISTÓRIA À FAVOR DOS MENOS FAVORECIDOS E DOS OPRIMIDOS DESTE PAÍS!

    ResponderExcluir
  158. O governador descumpre a lei do piso desde 2008, mente descaradamente na TV, não da espaço para os jornalistas fazerem perguntas pra não acabar tendo que revelar a verdade. Alunos há meses sem aulas, governador contratando pessoas sem formação e sem habilitação para lecionar, dizendo que vai dar aulas pela TV. Hoje convocou todos designados alegando que não tem direito de greve, ferindo mais uma vez a constituição federal. O Tribunal de Justiça e o Ministério Publico nada fizeram, agora que o governo fala em talvez pagar o piso proporcional, o ministério público já quer decretar a greve ilegal? E o governo que vem agindo na ilegalidade, cadê a multa diária nele? Fiscalização do estado, aqui o MP não faz e a mídia apenas se cala! Ou será que o UOL só descobriu a Greve 85 dias depois? Cumpra a lei Anastasia e pare de arbitrariedades!

    ResponderExcluir
  159. GREVE EM MINAS - GOVERNO ESQUECE QUE A LEI DO PISO SE APLICA AO NIVEL MEDIO O Ministério Público Estadual e o Governador Antonio Anastasia do PSDB, com certeza nao tiveram tempo de ler a Lei Federal Nº 11.738, DE 16/07/08, na integra, pois no Artigo 2º, fala claramente que a lei se aplica ao nivel médio de formação. O governo aparecer depois de 85 dias com uma proposta de igualar o vencimento básico inferior a 712,20, a este valor, nao cumpre a lei, pois onde fica os outros servidores com nivel superior, pós-graduação, mestrado e doutorado? Cade o plano de carreira que vinculava em Minas antes da lei do Piso. Quando o sindiute propos a proporção, vem de entendimento que o piso para nivel medio seria este apresentado pelo governo, os outros de acordo com o plano de carreira, sobe 22% a cada nivel de acordo com o plano de carreira. Espero que repare este erro e acabe com a GREVE que dura 85 dias e vem prejudicando muitos os alunos, pais, todos.

    ResponderExcluir
  160. Enquanto isto pessoal, gostei muito da resposta do Sind-Ute ao sr. Ministro Haddad:

    "a direção estadual do Sind-UTE/MG mandou um recado ao ministro: “não emita opinião sobre a greve em Minas e cumpra o papel de cobrar dos estados e municípios o cumprimento da Lei Federal 11738/08”.
    Muito bom, ele que cuide do galinheiro dele lá, porque cá, cuidamos nós!

    Vera Ribeiro - Guaxupé

    ResponderExcluir
  161. GREVE EM MINAS GERAIS, MINISTERIO PUBLICO A MANDO DO GOVERNADOR AMEAÇA OS GREVISTAS COM JULGO DA ILEGALIDADE DA GREVE. http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/08/31/professores-de-mg-decidem-manter-greve-apos-nova-proposta-do-governo-estadual-paralisacao-dura-85-dias.jhtm#comentarios

    ResponderExcluir
  162. Gente, vamos entrar no site do Jornal o Tempo e deixar nossos comentários, pq estão descendo a lenha em nós lá. Temos que informar a população e ao mesmo tempo nos defender.

    ResponderExcluir
  163. JÁ CONQUISTAMOS 92% NO PISO. VAMOS AGORA MELHORAR ESTA PROPOSTA.

    Para não perdemos o foco da luta: já temos uma vitória de 92%


    1 - Repetimos diversas vezes que aceitaríamos o piso proporcional do MEC (1187,40 para 40 horas)

    2 - O piso em MG hoje é R$ 369,89.

    3 - O piso proposto para 24 hora foi de R$ 712,20. Exatamente o valor pleiteado.

    4 - Temos por tanto uma vitória igual a 92%, o que é muito expressivo.

    5 - O que precisa ser assegurado agora: a vantagens adicinais por escolaridade, pó de giz, lei de um terço etc.

    6 - Finalmente assegurar que o novo Piso seja aplicada na folha de pagamento de agosto de 2011.
    7 - Em uma greve com as dimensões que desenvolvemos não podemos deixar obscurecer o que conquistamos, sob o risco de fazermos o papel dos anti-negociadores.

    Um abraço a todos



    Frederico Drummond - professor de filosofia

    ResponderExcluir
  164. Em Minas Gerais, o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o governo do estado, são meros compadres e comadres! Fazem tudo a favor um do outro! Os professores, os estudantes e a população em geral que se virem! O governador fala na TV que paga 85% a mais que o piso no subsídio, mas depois fala que não tem dinheiro para pagar o piso! Como compreender tamanha contradição? Se não tem dinheiro para pagar o piso o governo federal complementará, diz a lei! Mas, para isto o governo de MG teria que provar que investe os 25% previstos na constituição na educação, todavia, como já revelou o SindPublicos investe menos de 19%. De tal forma, não teria direito a complementação! Onde estão os outros 6% da educação governador? Foram parar na segurança pública? Não tem dinheiro para pagar um piso de menos de 1 mil reais, mas teve pra dar aumento de 97% ao militares que irão receber com ensino médio 4mil reais! Abra as contas governador!

    ResponderExcluir
  165. QUEREM DECLARAR NOSSA GREVE ILEGAL!! EU JÁ SABIA!! E O QUE FAREMOS PARA CONTRAPOR? iRÃO CINTRATAR NAIS PROFESSORES PARA AS OUTRAS SÉRIES!!AFF

    ResponderExcluir
  166. Euler,
    Esse governador ta brincando com a gente!!!!
    712,00 para todos os professores em janeiro de 2012!!!!!! E OS 153 mil que optaram pelo piso? e que tem nível superior ou especializacão???
    Só porque sabe que todo mundo na Educacão tem Licenciatura?? o salario mínimo em janeiro é 620 reais.Esse Desgoverno ta de brincadeira com a gente, só pode ser.
    Fernando Haddad,existe também DESMINISTRO????QUE DECEPCÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!eu o tinha em outra conta.Apoiar anastazia( com minúscula mesmo) contra a greve legítima dos educadores de MG, tou besta, bege,branca.
    Pra mim você prestou um grande desservico à educacão desse pais.
    Uma Lei Federal aprovada LEI 11738/08, da qual o senhor é dignatario,Ministro de Estado de um partido que se diz dos trabalhadores, recebendo dos cofres públicos pagos por nós, se aliando ao PSDB,ao que é mais retrógrado nesse pais, ao Faraó que criticou o governo federal, contra os professores e seu filhote e amiguinhas.Não tem explicacão. Você merece EXONERACãO por parte da presidenta, que pelo menos no seu PROGRAMA, colocou a educacÃo como prioridade.
    Sem o piso, nÃo pisamos na escola.
    ESSE GOVERNO NÃO É SÉRIO GENTE!!!!
    INDIGNADA com essa brincadeira que chamam de governo de minas( com minúscula mesmo), terra que já foi palco dos ideais de liberdade e justica!
    Ashley

    ResponderExcluir
  167. Marisa Karla-Governador Valadares31 de agosto de 2011 às 19:46

    É brincadeira! Haddad concorda com substituições.

    ResponderExcluir
  168. Que decepção!!!!!!!!!! Ofereceu minguados R$712,00 e só para o professor, eu sou ATB tô fora da jogada então...
    Será que fiz papel de palhaça esses dias todos em que estava de greve?
    Vá estudar a Lei primeiro senhor governador, pra depois fazer proposta.
    Mariana

    ResponderExcluir
  169. Euler,
    E onde fica a proporcionalidade para as outras carreiras da educação? Sou ATB e estou na luta desde junho, não vou ganhar nada com isso? Nem os minguados R$712,00?
    Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mariana

    ResponderExcluir
  170. Essa corja que ocupa o PODER é toda PODRE. MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL que deveria FAZER O GOVERNO CUMPRIR AS LEIS torna-se MEDIADOR, ou seja, MANDADO PARA FAZER O QUE O GOVERNO QUER. O Ministro da Educação, que deveria zelar pela Educação de Qualidade Para Todos e estabelecer formas para que Estados e Municípios cumpram a LEI FEDERAL 11.738/08, apoia totalmente o governador mineiro FORA DA LEI. A Presidenta Dilma, que em seus discursos durante a campanha eleitoral, afirmou que para termos Educação de Qualidade deveríamos primeiro investir no professor, na sua valorização e remuneração, finge que não sabe de nada que está acontecendo aqui nas Minas Gerais. Com um PODER corrompido, fica difícil fazer valer os nossos direitos e as Leis. Temos que MUDAR este cenário de corrupção na Política brasileira! Sem EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, nenhum país se desenvolverá plenamente! Um forte abraço aos GUERREIROS E GUERREIRAS!

    ResponderExcluir
  171. Companheiro Euler.
    Fiz uma postagem em seu blog hoje, mas como não tenho muita esperiência pode não ter sido publicado.
    Que governo descarado é este, quando todos esperam que ele vá cumprir a lei e oferecer os R$ 712,20 ( dentro do piso ), este cara de pau vem com conversinha boba. Esta na hora de aplicar nele os artigos 91, 92 e 118, todo da Constituição Estadual.
    O Sindicato tem que aciona-lo na justica imediatamente através dos: inciso VII, §§ 1º, 2º e 3º do art, 118
    Avantes até a vitória.

    ResponderExcluir
  172. Recebemos uma proposta de 712,00 seco, sem tem de serviço, escolaridade. Professor é profissão de passa-fome mesmo. Vontade de sumir. Desespero gente. Quanta humilhação, descaso. Se me prostituisse ou roubasse teria maior valor. Desculpe-me pelo desabafo, mas estou amargurada.

    ResponderExcluir
  173. Que absurdo! O Ministro da Educação Fernando Haddad, concorda com as contratações de "professores substitutos" sem formação adequada para lecionar. Onde vamos parar? Que Educação de Qualidade é esta que as propagandas do MEC e de MINAS tanto falam? Não acredito que um Ministro da Educação apoia as barbaridades, as arbitrariedades e a forma como o governador mineiro está tentando solucionar o fim da greve em nosso Estado. Isto NÃO é o que ESPERAMOS de um Ministro da Educação! São gente da mesma LAIA...

    ResponderExcluir
  174. Euler, não me aguento de tanta curiosidade. Já sei que a greve continua , mas o motivo real, só você pode dizer. Amigo, espero que venha com boas notícias, apesar dos pesares. Abraços. juliana montes-claros

    ResponderExcluir
  175. Se as propostas do governo continuarem contemplando somente os professores, vou voltar a trabalhar...
    Infelismente ninguém olha nosso lado mesmo, entrei nessa greve pensando que pela primeira vez estavam olhando nossa situação....
    Creuza ASB em greve

    ResponderExcluir
  176. O GOVERNO FEDERAL ESTÁ ASSISTINDO À DESTRUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM MINAS GERAIS! SE VÊ E NÃO FAZ NADA, É PORQUE CONCORDA, APOIA!!! Depois não reclamam do Brasil aparecer como um dos piores países, se não o PIOR, no quesito EDUCAÇÃO!

    ResponderExcluir
  177. Nossa greve está servindo para "vermos" quem realmente é A FAVOR da Educação e dos Educadores e quem é CONTRA! Nas próximas eleições, daremos o TROCO!!!

    ResponderExcluir
  178. Euler,
    Comentário que postei no jornal o tempo hoje,
    sobre a reportagem pernóstica do ministro da INDUCACãO,assim mesmo, porque Ministro da Educacão não poderia falar tamanha bobagem

    Inicialmente,
    Parabéns Fernando Haddad, os professores de São Paulo estão rindo a tóa com sua candidatura a prefeito de São Paulo.Mandam te dizer que vc pode esperar sentado, porque depois do que vc fez aos professores de Minas, eles já sabem que podem contar com sua Boa Vontade rsssssssssss e vão votar todinhos em vc. A oposicão agradece antecipadamente, porque com um ministro da educacão como vc como candidato, a festa é garantida.
    Ashley, Educadora que esta pensando seriamente em mudar o título para Sampa pra te dar uma ajudazinha igual a que vc deu hoje aos professores de Minas

    ResponderExcluir
  179. Euler...
    Dando uma olhada no site da SEE/MG tem uma entrevista do procurador do Estado Alceu Não Sei das Quantas,em que parece que ele não representa a justiça,mas é um enviado do governo.Vamos apelar ao CNJ.

    ResponderExcluir
  180. Que tristeza!!! Me ligaram agora a noite falando que todos voltarão amanhã....
    EU NÃO VOLTO de jeito nenhum, só com meu PISO CORRETO!!!
    Ana

    ResponderExcluir
  181. Uai, pensei que era só o governador que não sabia interpretar as Leis, mais pelo visto o MP também não sabe!!!!!! Todos ANALFALBETOS FUNCIONAIS!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Bem vindos a Brogodó!!!
    Poliana

    ResponderExcluir
  182. EULER meu filho acode "nóis"...
    O que vamos fazer agora? Onde será que o sindicato vai buscar apoio? Se até o ministro Haddad está do lado da "Naná"....
    Anelise

    ResponderExcluir
  183. Não entendi nada. O ministro da Educação,que deveria zelar para que todos cumprissem o piso salarial, vai acobertar aqueles que desrespeitam a lei. Para que este piso foi criado, então? Se o próprio ministro ignora a lei do piso, onde iremos parar! Tem alguma coisa errada, as palavras do ministro foram manipulados pelo governo mineiro, ele não pode ter falado isto. Seria uma aberração. Além de incoerente, seria um desrespeito aos educadores de MG que fazem uma greve justa, pois só querem o cumprimento de uma lei federal. Ministro vc sabe o motivo da greve dos professores mineiros? Se não sabe, informe-se urgentemente, pois vc está na contramão da história. É muita gente incompetente pro meu gosto. Dilma, o que vc vai fazer em relação a isto? Lula, cadê vc? O piso é para inglês ver?
    Isto é lamentável!

    ResponderExcluir
  184. Euler, por acaso marcaram outra reunião ou foi a primeira e última palavra do desgovernador? Que dica vc nos dá agora?

    ResponderExcluir
  185. Minha colega é que tinha razão: eu disse a ela hoje que o Ministro da Educação ia dar uma "catracada" no Anastasia na reunião em Brasília, aí ela disse cinicamente: Se der ele vai apaixonar!!!!
    Colega da novela da Naná, sugiro uma nova Novelinha e para título: "ROMANCE NO PLANALTO CENTRAL" .
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
  186. Gente, será que o Ministro Haddad falou mesmo o que o desgoverno disse? Esse nosso governinho mente tanto, que não dá pra confiar de primeira assim não!!! Vamos investigar.

    ResponderExcluir
  187. Devíamos entrar em contato com a presidenta Dilma para saber se a opinião do Haddad reflete a posição do governo federal. Se não reflete, ela deve exigir explicações dele, ou melhor que ele se retrate publicamente, por que o que ele fez foi absurdo e só serve para reforçar as práticas coronelistas do governo tucano mineiro. Ele tá trabalhando para os tucanos ou para os petistas? Vamos exigir da Dilma que ela se posicione. A lei é federal ou não é?

    ResponderExcluir
  188. ESTOU ESTARRECIDA...................UM MINISTRO DA EDUCAÇÃO, SER A FAVOR DE PROFESSOR SEM FORMAÇÃO PARA ESTAR EM SALA DE AULA?
    TORNAR A GREVE ILEGAL?
    SENHOR , SENHOR PORQUE NOS ABANDONASTES?
    NÃO VOU CONTINUAR............ESTOU SENTINDO UM FARRAPO....................MAS E SÓ PELO DESCAÇO. E HUMILHAÇÃO DEMAIS..............

    ResponderExcluir
  189. ROSILENE ( CONSELHEIRO PENA )
    CALMAAAAAAAAAA PESSOAL!!!!!
    VOCÊS AINDA NÃO ENXERGARAM O JOGO DO DESGOVERNADOR? A FINALIDADE DESSE PISO DE 712,00 É PARA APAVORAR OS PROFESSORES A VOLTAREM PARA O SUICÍDIO! ELE FOI A BRASÍLIA PEDIR DINHEIRO PARA O PAGAMENTO DO NOSSO PISO. OLHA SÓ A FALA DO MINISTRO:( Ao fim do encontro, o ministro foi breve ao avaliar as medidas adotadas pelo governo do estado e evitou comentar o impasse sobre a remuneração dos professores em Minas, razão da greve.)
    MEU RACIOCÍNIO: O MINISTRO NÃO IRIA PIORAR A VIDA DO GOVERNADOR FALANDO SOBRE O REAJUSTE NO NOSSO PISO É ÓBVIO! A ESTRATÉGIA DO GOVERNADOR AGORA É QUE OS PROFESSORES VOLTEM CORRENDO PARA O SUICÍDIO E COM ISSO ELE FECHA A PORTA DA JAULA.
    CABEÇA FRIA E GREVE ATÉ QUE SE CUMPRA A LEI DO PISO OK?
    OBS: OS DESIGNADOS NÃO PODEM SER DEMITIDOS TANTO É QUE A SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO INFORMOU QUE NÃO ESTÁ FAZENDO PRESSÃO E SIM UM "APELO" ELA SABE BEM QUE A GREVE É LEGAL.
    ABRAÇOS A TODOS E FORÇA NA LUTA.

    ResponderExcluir
  190. O vã inocência tem gente que ainda acredita nesta máfia petista , esse playboy que esta no ministério da educação não difere nada do nosso ex governador e pior era funcionário do banco Mundial , por quem foi indicado ao cargo.

    ResponderExcluir
  191. Existe uma diferença entre não saber interpretar a lei e transformar ou deteriorar o sentido da lei em benefício próprio, leitores não se iludam achando que o governo é ignorante. o governo é DESONESTO, quer valer sua força a todo custo, passando por cima de todos, já se esqueceram do coronelismo?
    So nos resta Greve se perdermos isto, TODOS os servidores (sem exceção) estarão perdidos, até os puxa-sacos que estão em sala de aula, os alienados que não percebem que estamos colocando nossos pescoços para salvar até os deles.

    ResponderExcluir
  192. Após participar de tão maravilhosa assembléia vi a reportagem do jornal da alterosa 2º edição que somente desclassificou o nosso movimento de hoje e toda nossa greve - tentaram nos denegriram perante a opinião pública. Chorei demais quando assisti a essa reportagem e tive vontade de trucidar essa reporterzinha.

    VEJAM SÓ:
    http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=9&id_noticia=60254/noticia_interna.shtml

    Denise

    ResponderExcluir
  193. Euler, acabei de postar essa crítica no site no MP (ouvidoria), se eu for demitido ou perseguido, já sabem...

    "Achei um absurdo o Ministério Público dizer entender, na mídia televisiva, a proposta do governo mineiro como satisfatória para acabar com a greve dos professores. A lei 11.738/08 deve ser cumprida na sua totalidade e imediatamente, pois é uma lei da federação brasileira, à qual o estado de Minas Gerais deve obedecer e o Ministério Público fiscalizar o seu cumprimento. Da maneira que o governo se posicionou, ele quer acabar com o plano de carreira ainda mais que o subsídio."

    Paulo Luciano de Andrade - BH

    ResponderExcluir
  194. anastasia kadafi: reprime violentamente manifestação pacífica, prende e humilha quem contesta suas "ordens", usurpa os direitos dos trabalhadores honestos... a ficha lattes é looooonga.
    P. S. policiais: vcs estão certos em bater e prender um professor. Ele não oferece risco, é uma presa fãcil! As armas que ele carrega consigo são perrigosas porque suas palavras e atitudes podem mudar a cultura de um povo e provocar o desemprego do anastasia, da vilhena, da gasola e, até de alguns de vocês. Correr atrás de bandido de verdade é cansativo e perigoso!

    ResponderExcluir
  195. Já soquei a parede aqui do quarto. A esposa está assustada! Estou uma pilha de nervos!
    Se o governo Dilma for de fato um governo sério a mandatária da nação tem que exonerar imediatamente o Ministro da Educação, a não ser que ele se retrate em no máximo 24hs. Como assim? Uma pessoa sem habilitação, sem formação específica pode substituir outro educador habilitado e concursado. Um médico em greve poderá ser subistituído por um corretor de imóveis?
    Isso é muito śerio, gente!
    Olha aqui Sr.Haddad, greve é um direito constitucional! As atividades pedagógicas e de ensino/aprendizagem estão suspensas temporariamente em virtude da intrânsigência de um governo que não cumpre uma lei federal.
    Tá preocupado assim por que sua concepção de educação é de escola como lugar de cuidar como babás de crianças e adolescentes.
    Fora Anastasia!
    Fora Haddad!

    ResponderExcluir
  196. Decepcionante as declarações do ministro do PT!

    Sempre fui(não sou mais) fã do LULA, mas agora foi d+..como ele deixa isso ocorrer? dar folego para o governo lixo de minas..Ele SABE disso e foi conivente, se não foi quem mandou isso tudo ocorrer, até porque a menos de 1 semana o ministro era a favor da greve, e disse isso publicamente. Agora, do nada, vem entrometer...Essa prefeitura de BH ano que vem, ta fazendo muita gente mudar o rumo, e bem rápido...Fazer política encima de gente que ta passando até necessidade, misericórdia..

    MUITA VERGONHA PARA O PT, QUE DIZ QUERER JUSTIÇA E LUTAR PELOS TRABALHADORES!!

    E AI ROGÉRIO CORREA????FICO MUDOOO????
    ta com muita poca moral em...deixando governo federal meter bedelho e prejudicar a classe que vocês dizem defender.

    VAMOS FAZER ISSO CHEGAR AS PAGINAS DA MÍDIA DE SÃO PAULO, PARA OS PROFESSORES DE LÁ, FICAR SABENDO, COM QUE TIPO DE GENTE ESTÃO LIDANDO..BANDO DE SEM NOÇÃO..

    NÃO SOU PROFESSOR, MAS ME REVOLTO COM ESSA POCA VERGONHA..MENTIRADA DOIDA..O DR. PROCURADOR, TEM QUE REFLETIR, PQ TEM MT GENTE SUPERIOR A ELE OLHANDO AS SUAS ATITUDES, RIDÍCULAS, E QUE PODEM LHE PREJUDICAR FUTURAMENTE..OS PROFESSORES, APROVANDO ESSA PROPOSTA DO GOVERNO, TA SENDO MT LESADO..NÃO TEM O QUE SE DISCUTIR..

    A lei não está sendo cumprida com a proposta, por vários motivos, e tenho certeza que o sindicato vai saber mostrar isso, quando for se defender das acusações de ilegalidade da greve..e LEMBREMOS: SE o TJ não está, o STF está conosco..

    Estou confiante na luta e acho que os professores vão sair vencedores..A justiça de DEUS pesa..NÃO VAMOS DEIXAR DE APOIAR..VAMOS SAIR DAS ESCOLAS, É GREVEEEEEEE...
    VAMOS PRESSIONAR O GOVERNO A CEDER..SE CEDEU ATÉ AGORA, VAMOS CHEGAR LÁ..ELE ESTÁ INDO AOS POUCOS..ATÉ PORQUE, ALÉM DE NAUM QUERER PAGAR, NAUM QUER MOSTRAR QUE VAI SER FÁCIL PARA OUTRA CATEGORIA, SE VIM A FAZER GREVE..

    SEMPRE FOI ASSIM, NO DIA DA GREVE OU PERTO DELA ACONTECER É PRESSÃO, MAS AMANHA É NOVO DIA E VAI CONTINUAR COMO ESTÁ E O GOVERNO A CADA DIA MAIS ENCURRALADO..O IMPORTANTE AGORA É CONTINUAR A LUTA E PRESSIONAR..

    ABRAÇOS A TODOS..

    ResponderExcluir
  197. CHARLOTTE SAMPAIO INDAGA...

    como diz o poema do Drumond:

    E AGORA JOSÉ???

    será que a categoria vai resistir a esse golpe???

    se depender de mim...SEM PISO NÃO PISO NA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  198. O Governo está perdido, sem rumo, é um Governo inconsequente, mau assessorado, quer brincar com coisa séria. O Piso de R$712,20 proporcional para 24hs semanais é para quem tem a formação em ensino médio, o vencimento para os demais níveis é de acordo com a carreira, ou seja a cada mudança de nível tem um aumento no vencimento básico de 22%. A carreira não acabou e tem que ser respeitada. Na criação do Piso era necessário que os Estados e Municípios organizassem suas carreiras. O Governador não tem autoridade para impor sua vontade( A lei tem que ser cumprida integralmente). Outra coisa a ser considerada, a Lei do Piso atinge professors, especialistas, diretores, vice-diretores, inspetores, ATB'S, aposentados e pensionistas. A data da implantação do Piso é definida pelo acórdão e não janeiro de 2012 como quer o Governador.
    Qualquer servidor da Educação(que voltou para carreira), que entrar na Justiça cobrando o Piso de acordo com o plano da carreira vai ganhar a Ação, o Governador sabe que perde, mas acha que nem todos entrarão.
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  199. Será que dá pra fazer um bico no hospital?
    Não sou médica, mas, com certeza o governo não vai exigir formação, afinal, assim como os alunos, os enfermos merecem a "preocupação do governo".
    Júlia

    ResponderExcluir
  200. Presidenta Dilma Venha nos Socorrer! A greve no Estado de Minas parece uma guerra, procure entrar em contato com os nossos representantes e veja o Descaso do Governo para com os professores. Ajude-nos.Conto com vocês que tanto priorizaram a Educação e a Saúde em época da campanha. A educação pede Socorro.

    ResponderExcluir