sábado, 12 de junho de 2010

Coordenadora do Sind-UTE Beatriz Cerqueira responde ao blog


A companheira Beatriz Cerqueira, coordenadora geral do Sind-UTE, enviou uma mensagem ao blog respondendo algumas das questões que colocamos no post abaixo. Considero esta atitude democrática da parte dela. Vou até repensar a minha decisão de não ir à assembléia do dia 17. A mensagem da Beatriz é importante também para esclarecer a todos os que visitam este blog sobre o cenário das negociações. Outras considerações farei depois, pois terei que sair neste momento. Um forte abraço a Beatriz e a todos os colegas de luta que visitam o nosso blog. (Euler)


Olá Euler, tenho um grande respeito por você e pelo trabalho que faz através do blog. Por isso tomei a liberdade de postar este comentário.Acho importante te dizer que não pretendemos fazer nenhum "showzinho" no dia da assembleia, mas encaminhá-la como fizemos em todos os momentos de 2010: com respeito, informando todas as questões e não nos furtando em fazer as avaliações necessárias.

Quanto a suspensão da greve, respeito a sua avaliação. Não atuamos para "tirar proveito político da situação" de nenhuma assembleia. Ninguem manobrou ninguém no dia 25, cada trabalhador em educação votou de acordo com o que pensava. Gostaria de lhe dizer também que a direção estadual não fará nenhuma votação para "tirar proveito político" e da mesma forma ninguém que participa da nossa assembleia estadual é "massa de manobra". É uma pena quem ainda não tenha percebido isso da nossa atuação.

Quanto as questões da comissão, concordo com você: sem tabela salarial não há discussão!E é isso que queremos do governo para apresentá-la à categoria. Não é o Governo que vai estabelecer de onde começar. Para ele é preciso "estruturar a carreira", para a categoria é preciso salário. Começar a manifestar sobre o que o governo colocou no site dele, antes de termos as tabelas, é na minnha opinião mudar o foco do salário para a carreira. Estamos cobrando uma tabela de todos os cargos da educação. Será a partir dela que avaliaremos as questões relacionadas a carreira. Temos controle em relação a nossa estratégia, e o governo faz a dele. A divulgação da apresentação da proposta de mudança de carreira sem tabela fez parte de uma reunião que o governo fez com a APPMG, Sind-Publicos, etc.

Por fim, discordo da sua avaliação do dia 17/06. Convocamos a assembleia como instrumento de luta, da mesma maneira que convocamos as demais assembleias deste ano. É fundamental uma grande participação. Em se tratando do atual governo, o risco permanente é o de perder direitos e uma assembleia esvasiada é a oportunidade do governo para isso.

O governo já ouviu em reunião a posição do Sind-UTE - a mesma de todo o período da greve - : sem salário não tem discussão. Não vamos aceitar qualquer discussão de modificação de carreira, sem que haja primeiro a discussão de salário. Agora se o Governo quer tentar convencer a categoria divulgando propostas de carreira, reafirmo o que disse anteriormente: a categoria tem capacidade de avaliar se quer ou não embarcar na estratégia do Governo. O sindicato não cairá nesta.

Fraternalmente.

Um grande abraço,

Beatriz Cerqueira

2 comentários:

  1. Bia....bia......bia...Continue firme, to com você e não abro, sou consciente e não abro mã0, to na ALMG até acabar com essa porra de "NOVELA", PARABÉNS AOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO"; até a vitória.....

    ResponderExcluir
  2. Beatriz depois de 2 décadas de trabalho e militância como educador no estado de MG, lembrando companheiros-- como Dulce, Carlão, Rogerinho, Cabral........e, tantos outros, tenho orgulho de ser educador nesse Estado, vamos lutar até o último instante, para no mínimo conseguir reconquistar o nosso direito.....obrigsdo...................

    ResponderExcluir