quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os números do blog durante a greve


Nosso blog nasceu para ser um espaço a mais de desabafo pessoal. No texto anterior de introdução do blog eu havia escrito: um espaço para as minhas impertinências. Mas, a greve dos educadores de Minas deu ao blog uma outra dimensão.

Primeiramente, em função da carência de informações sérias e rápidas a respeito do movimento. A mídia boicotando a nossa greve, de um lado, o site do Sind-UTE - que melhorou muito, diga-se - numa morosidade enorme para atualizar as informações e, para concluir, uma crítica comentada dos fatos, em função do engajamento tanto do editor do blog quanto dos eventuais visitantes e colaboradores.

Num dado momento o professor Anderson, de Matemática me sugeriu: coloca um contador no seu blog para ver o número de visitas. Foi o que fiz no dia 28 de abril, quando a greve já durava 20 dias e o blog já estava com razoável popularidade. Nos primeiros dias, recebia a visita de mais ou menos 250 a 300 pessoas. Depois foi aumentando.

No momento mais decisivo da greve, do dia 24 para 25 de maio, dia da suspensão da paralisação, o blog recebeu algo próximo de 1.300 visitas. Ao todo, em menos de 20 dias, desde a colocação do contador de visitas, o blog se aproximou da casa das 20 mil visitas. O que nos envaidece, especialmente pela qualidade dos que aqui navegam, gente de luta, comprometida com o melhor para a Educação e para a humanidade dos de baixo.

Neste período, o blog produziu mais de cem textos e se incluirmos as mensagens dos visitantes este número praticamente triplica, o que nos dá uma média de seis textos diários, entre as matérias do editor do blog e dos visitantes. No blog foram publicadas dezenas de fotos, vídeos e gravações em áudio, que coletamos pela Internet, contribuindo para criar uma extensa rede de apoio à greve, juntamente com dezenas de outros blogs e sites que abraçaram a nossa luta.

Mas, o número de visitas não reflete o exato alcance daquilo que se publicou aqui. Vários boletins, jornais do interior de Minas e milhares de e-mails divulgaram textos do nosso blog, o que nos conduz à conclusão de que cerca de pelo menos 200 mil pessoas tomaram contato com algum texto ou ouviram falar neste blog. O que não deixa de ser um feito histórico, já que nem alguns grandes jornais de Minas têm uma tiragem deste porte.

E se o blog cresceu e ganhou força na exata medida em que a greve também crescia e ganhava força significa que ele correspondeu a esta vontade coletiva de luta e de resistência dos educadores mineiros, que abraçaram a causa da valorização dos educadores e da Educação pública de forma apaixonada e corajosa.

É natural que a partir de agora, quando o movimento que deu vida e fervor a este blog tenha entrado em clima de repouso ou refluxo ou o nome que queiram dar, ocorra um semelhante ritmo de desaceleração do número de visitas ao blog e até de textos.

Mas, o blog vai continuar pulsando, refletindo as muitas impertinências dos educadores de Minas e de outras carreiras e indivíduos que nos honram com a visita. E a qualquer momento, quando a categoria decidir que a luta frontal está colocada, o blog estará nas primeiras trincheiras de resistência e de combate contra os inimigos da Educação e da humanidade dos de baixo.

No compasso de espera, vamos ver quais as direções tomarão o blog e seu editor e seus visitantes nos próximos meses.

Eis a seguir o link de alguns dos textos que "bombaram" durante a nossa histórica greve dos 47 dias:


O faraó voltou e a revolta acabou

O retorno do faraó e a negociação com os educadores

Assembléia gigante dos educadores decide: a greve continua!

Que piada! Não sabia que a Educação era um serviço essencial!

Greve, greve, greve – em minha defesa, em defesa de meus colegas.

A cidade de Mutum: presente na nossa greve!

Aula pública da equação piso-teto na Educação mineira

O preço da mordaça da imprensa mineira

A estratégia do governo Aécio-Anastasia para minar a greve dos educadores

Entenda o contracheque de um professor de Minas Gerais...

5 comentários:

  1. Euler,

    Acabei de ler suas últimas postagens.
    Agora com jornada tripla fica tudo mais complicado, é até difícil ter tempo para navegar na internet, ler seus textos diariamente como fazia.

    São tantas atividades: preparar aula, colocar diário em dia ( deste de fevereiro), fazer avaliação do novo livro didático para o próximo ano, atividades para corrigir, provas a aplicar, reposição de aulas, entre outras, só no que diz respeito a escola. Fora as responsabilidades domésticas e atenção para dar a marido, filho(este, de 9 anos, falou que não quer que eu entre em greve mais, porque eu tenho mais tempo quando estou trabalhando). Meu coração até doeu!(Ele falou a verdade e o que sentiu).

    Mas voltando ao Blog, estarei sempre te visitando, mesmo que não seja possível postar um comentário, pois todos os seus textos,merecem um comentário,um elogio.

    Agora falando do seu BLOG, no período de greve e sem rodeios:

    * Você foi brilhante meu colega e amigo!

    * Você superou todas as expectativas!

    * Você é um escritor NATO: além de ser culto, politizado, escolhe muito bem as palavras e sabe amarrá-las como poucos.

    * Sua postura ética e inabalável são qualidades de grandes líderes!Você sabe disto, mas possui outra qualidade inerente aos que conseguiram arrastar multidões: é extremamente humilde, carismático e solidário!

    * Você nos contagiou, nos encorajou, nos fez participar mais e melhor deste movimento!

    * Se eu não julgasse a EDUCAÇÃO como ESSENCIAL, e eu tenho certeza que é; falaria aqui e agora que você está desperdiçado dentro de uma sala de aula. Mas, você como educador iria fazer muita falta, pois educa não só com palavras mas principalmente pelo exemplo! Você ilustra muito bem o que o GOVERNO faz com nossa categoria: Não reconhece, não sabe valorizar o Educador que tem!!!!

    * Você tem asas fortes para grandes voos... e pode fazê-los e desejo que os faça, mas não gostaria que deixasse a EDUCAÇÃO, pois precisamos de EDUCADORES e EXEMPLOS como você!

    * Você fez e continuará fazendo toda a diferença!

    Continue este lindo trabalho que fez e está fazendo dentro de sua disponibilidade de tempo, pois assim como eu, outros com certeza, continuarão a te seguir.

    Euler gostaria de ter podido falar tudo isto e muito mais pessoalmente, pois não sou boa para escrever, sou mais do tipo que fala, mas como não pude ir ao nosso encontro (confraternização no sábado), e não temos tempo... Estava te devendo estas e outraS palavras de agradecimento por tudo que você fez e representou para muitas pessoas, especialmente para mim.

    Aprendi muito com meus novos amigos de caminhada e em especial com você.


    Tomei a liberdade de indicar seu Blog para meus alunos, muitos já entraram e comentaram comigo com euforia! Seu blog “bombou”!!!! E vai “bombar” muito mais...

    Um grande abraço cheio de energias positivas!!!

    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Um dos melhores, senão o melhor, ponto de encontro para os educadores de Minas Gerais.Sugestões inteligentes e informações diretas, sem rodeios, sem falsidades e com comentários primorosos de um professor/historiador/poeta. Partirão daqui as futuras chamadas para as próximas mobilizações, que não demorarão a vir. Euler, parabéns pelo blog! Aos meus caros colegas e companheiros, firmesa, seriedade, serenidade e força sempre!

    ResponderExcluir
  3. Cristina,

    Não tenho nem palavras para agradecer tamanha a sua generosidade para comigo. Na verdade, todo nós fizemos a diferença neste movimento. E você em especial, pela força, espontaneidade, sinceridade, e a forma com a qual consegue envolver e contagiar a todos que estão próximos de você.

    Havia comentado em outro post o quanto a nossa greve fez revelar lideranças, com grande espírito de iniciativa e capacidade de mobilizar as pessoas. Você foi (e continua sendo) uma dessas lideranças, Cristina.

    Além de profissional exemplar - dificilmente o Estado conseguirá pagar um salário que faça justiça ao seu talento profissional - você foi colega, camarada, amiga de todos os seus colegas. E tudo isso com enorme responsabilidade e com os pés no chão - coisa que eu, por exemplo, quase nunca tenho, rsrsrs.

    Foi um enorme prazer, já disse antes, mas não me importo de repetir, ter lutado ao lado de gente tão bonita (em todos os sentidos) e corajosa como vc e tantos outros/outras colegas de profissão.

    Um abraço fraterno e força na luta. Cumprimento também ao seu marido e seu filho pela paciência que tiveram e que têm tudo para se orgulhar da esposa e da mãe que têm ao lado deles.

    ResponderExcluir
  4. Cristiano,

    Obrigado pelo apoio e pela visita que nos honra muito. Estamos juntos nesta luta!

    Um abraço,

    Euler

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo admirável trabalho! Você está fazendo história, pela primeira vez, graças a Internet e aos Blogs, o movimento dos professores ganhou visibilidade libertando-se da rede de censura e má fé da midia.
    A greve foi uma batalha da guerra pela valorização dos professores e da educação mas a luta continua. Creio que os blogs são uma ferramenta importante para divulgarmos o real estado da educação, combatendo a farsa criada pela autoridades e a mídia mercenária. Agora temos voz, a criação de blogs é uma forma eficaz de resistência, uma formidável trincheira de luta que não deve ser desprezada.
    Acompanhei aqui do Rio de Janeiro, a luta heróica dos companheiros e companheiras de Minas e confeso que estou orgulhosa em pertencer a essa categoria que ama, acredita e luta pela educação.Parabéns a todos pelo exemplo de cidadania e comprometimento. Euler, obrigada documentar a greve por nos manter realmente informados em tempo real.

    Abraços

    ResponderExcluir