domingo, 13 de junho de 2010

O dia 17 pode representar um novo marco na nossa luta


A histórica greve dos 47 dias marcou uma etapa fundamental na luta dos educadores contra a política neoliberal do governo Aécio-Anastasia para com a Educação pública em Minas. O desfecho temporário da greve, suspensa em favor da negociação entre o governo e o sindicato tendo em vista a mudança nas tabelas salariais das carreiras da Educação, está com os dias contados.

A proposta aprovada em assembléia de 20 mil trabalhadores e que depois virou documento assinado pelos representantes do Governo de Minas previa a alteração nas tabelas salariais, com vista ao piso nacional do magistério, num período de 20 dias. Com a proximidade do final da data acordada, e não tendo o governo apresentado qualquer proposta concreta de mudança salarial até o momento, os educadores devem colocar na mesa de discussão de cada sala de aula e em cada escola a possibilidade real de retomada do nosso movimento.

A assembléia do dia 17 (às 14h, no pátio da ALMG) assumirá, diante disso, um papel fundamental, diria até, um marco para esta retomada da luta, a ser discutida desde já nas bases da categoria e aprovada no calor da assembléia. É fundamental lotar a assembléia, com paralisação total das atividades nas escolas. A direção sindical deve inclusive anunciar nas rádios e jornais de maior circulação (exceto o jornal Estado de Minas, por razões óbvias) a convocação de todos os educadores para a assembléia, enfatizando a possibilidade de retomada do movimento grevista caso o governo continue enrolando e demonstrando desrespeito para com os educadores.

O governo terá ainda o prazo entre segunda e quarta-feira para apresentar uma proposta concreta satisfatória de tabelas salariais de todas as carreiras da Educação. É o prazo limite para que ele pare de zombar da inteligência dos educadores e da comunidade e trate com respeito a Educação pública e as carreiras da Educação.

A possibilidade de uma retomada da greve geral por tempo indeterminado não pode estar descartada. Afinal, lutamos corajosamente durante 47 dias, enfrentamos todos os aparatos a serviço do faraó - a mídia, a justiça, o legislativo, a polícia, todos - e não nos intimidamos. Demos esta pausa acreditando no bom senso do governo que teve a oportunidade de perceber a nossa força e o grande apoio que a comunidade deu à nossa causa.

Argumentos do tipo: impedimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, da falta de dinheiro em caixa ou do calendário eleitoral não convencem a mais a ninguém. Especialmente em função da falta de correspondência entre o que é dito e o que é feito; entre o que se fez com a Educação e o que se praticou com algumas carreiras do estado (incluindo legislativo, judiciário, TCE, Ministério Público, Polícia Militar, etc); entre as políticas salariais praticas por estados bem mais pobres do que Minas e aquela realizada aqui; entre a realidade de crescimento do PIB em Minas e no Brasil e os sucessivos achatamentos salariais realizados no nosso estado.

Diante dessa realidade trágica, fazemos este chamamento aos colegas educadores de Minas: retomemos as nossas bandeiras, os nossos apitos, os nossos uniformes e nos preparemos desde já para novos embates contra este governo. Desta vez com a presença em solo mineiro do faraó, que terá que prestar contas em cada município que passar acompanhando o seu substituto, da política praticada contra a Educação pública e os educadores.

Quiçá não seja preciso travar esta nova batalha - talvez com uma força e uma energia que o governo nem imagina -, caso ainda haja responsabilidade e juízo dos governantes mineiros e que apresentem uma proposta decente de tabelas salariais. Mas, enquanto isso não se tornar realidade, não nos resta outro caminho senão nos preparar para o combate, mostrando de uma vez por todas que não se brinca com a força organizada de mais de 200 mil educadores.

Eles podem comprar a mída e a justiça. Mas, não podem comprar a nossa consciência e a nossa capacidade de mobilizar toda a comunidade contra aqueles que querem enterrar a Educação pública em Minas Gerais.

No dia 17, estamos prontos para o combate! Que o governo esteja pronto para pagar o que nos deve, ou enfrentar a nossa fúria organizada.

Em tempo: As educadoras e os educadores de Minas são as/os lutadores imprescindíveis de Bertold Brecht:

"
Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis"

5 comentários:

  1. Será que desta vez não teremos infiltração de penetras na assembléia? Acho graça quando dizem o numerário de profissionais na última assembléia. Dá vonta de rir. Pois foi dito pela reperesentante do Sindicato que deveriamos ter cuidados, pois haviam pessoas que não eram educadores no nosso meio e que era para não aceitassemos influências de outros??????????????? E aí. Será que fomos nós mesmos que votamos o final da greve?????????? Ainda tenho minhas dúvidas...

    ResponderExcluir
  2. errata
    aceitassemos, digo aceitarmos influências e provocações. Desculpem-me pelo erro.

    ResponderExcluir
  3. É ISTO AI EULER!!!!

    VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS NOVAMENTE E CONTINUARMOS NOSSA LUTA, POIS PERDEMOS A PRIMEIRA BALTALHA, MAS A GUERRA ESTÁ AÍ E DESTA VEZ, NÃO VAMOS PERDÊ-LA.

    SEU BLOG É REFÊNCIA PARA TODA A MINAS GERAIS E VOCÊ, TEM CREDIBILIDADE GRAÇAS AO SEU COMPROMISSO COM A VERDADE, A ÉTICA E A SUA RESPONSABILIDADE COM AS INFORMAÇÕES QUE EDITA.

    ESTAREMOS FIRMES E FORTES, NA QUINTA FEIRA PARA O QUE DER E VIER...

    VAMOS COM ENTUSIASMO,UNIÃO,FORÇA,PERSEVERANÇA E POR QUE NÃO DIZER ESPERANÇA...(ÚLTIMA A MORRER).

    COMPANHEIROS DO INTERIOR, QUE SEMPRE ESTÃO PRESENTES NAS ASSEMBLEIAS, VAMOS LOTAR AQUELA PRAÇA E FAZER VALER NOSSOS DIREITOS!!!

    COLEGA ELIANE, ESQUEÇA AGORA AQUELA TRÁGICA ÚLTIMA ASSEMBLEIA, "ELES" CONSEGUIRAM O QUE QUERIAM NAQUELE MOMENTO, AGORA É A NOSSA HORA DE CONSEGUIRMOS O QUE É DE NOSSO DIREITO!!!
    TE ENCONTRO LÁ, AMIGA!

    BJ EULER E ATÉ QUINTA, MEU INCANSÁVEL GUERREIRO!!!

    OBS: VOU COLOCAR ESTE TEXTO SEU NO MEU BOLG, VIU???



    A

    ResponderExcluir
  4. Caro Euler,seria possível uma votação por escrito,para evitar que penetras influenciem na decisão?Os métodos deste govêrno são muito baixos.Ou alguma coisa parecida para identificar educadores?Que tal dar esta idéia para Beatriz?

    ResponderExcluir
  5. E o engraçado que os penetras só infraltaram na última assembleia..... Meus Deus!!!! Não sei mais em quem confio.....
    Ana

    ResponderExcluir