quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mais um dia de luta, mais uma conquista e muito cansaço.


Bom dia, colegas de luta! Quando cheguei no meu bunker, por volta de 2h20m da madrugada do dia 24, quinta-feira, estava realmente cansado. Por isso pensei em não escrever nada por hoje. Tirei o sapato e as meias quase pararam em pé. Afinal, havia tomado banho na parte da manhã, andei muito, suei, fiquei muito tempo de pé e só agora voltei para casa. Então tive que pelo menos lavar os pés, com água morna e sabonete, antes de pensar em qualquer outra coisa. Isso faz toda a diferença, considerando-se que passei a maior parte do dia de pé, ao lado de dezenas de combatentes da educação.

Após, preparei um rápido café - nem estava com muita fome, pois devorei um tropeiro numa feira que descobrimos próximo à ALMG - e resolvi escrever estas poucas linhas.

Foi mais um dia de luta, de contatos, de cafezinhos, de palavras de ordem, de muita paciência com o desrespeito da base do governo, mas também de conquista. Pequenas conquistas que vamos arrancando na base da pressão, do corpo-a-corpo, combinado com as negociações.

Já havia sido conquistado o compromisso do reajuste salarial periodicamente, tendo em vista impedir que ocorra o congelamento nas tabelas salariais. Hoje, depois de muita luta, o governo cedeu em mais um ponto: em antecipar a data-base da categoria de março para janeiro. Não sei se entendi bem, se essa antecipação implica ou não no pagamento das novas tabelas em janeiro de 2011 e não mais em março, ou se é só para as próximoas negociações. [Adendo: lendo o Blog do COREU pela manhã e confirmando com o colega Alex por telefone, certifiquei-me de que a promessa é a de implantação das novas tabelas em janeiro de 2011. Agora é cobrar para que cumpram o que disseram.] É que a notícia foi dada por volta de 1h da madrugada por um deputado da base do governo, Mauri Torres, depois que os educadores, que lotaram as galerias do Plenário principal, tomaram um chá de espera de quase 04 horas. Um total desrespeito da base do governo, que durante o dia já havia feito encerrar duas sessões (às 9h e às 14h) por falta de quorum.

Depois, na sessão das 20h, deram início e suspenderam "por alguns minutos", segundo a mesa, para fechar um acordo de votação com a oposição. Estes "alguns minutos" duraram quatro horas. Mas, foram quatro horas que todos nós educadores ficamos de pé, gritando palavras de ordem, cantando o hino, alguns rezando, outros xingando, com muitas olas, apitos e uma demonstração de combatividade que tem sido a marca dos trabalhadores da educação de Minas Gerais.

Quando os trabalhos foram reiniciados, já por volta de 1h da madrugada, os parlamentares do bloco da oposição apresentaram as emendas ao projeto do governo - ao todo 51 emendas -, entre as quais a garantia dos direitos adquiridos (quinquênios, biênios), o posicionamento dos servidores nas novas tabelas de acordo com o tempo, etc. O projeto e as emendas retornam agora para a Comissão de Orçamento e Finanças e depois voltarão ao plenário em outro dia, para serem finalmente votados em duas sessões. Não sabemos ainda se estas emendas serão aprovadas. E é bem provável que não. Mas, que os deputados estão sentindo a pressão, isso estão.

Como já estou bastante cansado e qualquer tentativa de continuar escrevendo esbarrará nos limites da LRFM - Lei da Responsabilidade Física e Mental -, vou retomar este relatório na próxima sessão ordinária, ou melhor, amanhã, no momento em que houver tempo para sentar diante desta telinha e digitar as letrinhas.

Pretendo ainda fazer uma análise crítica do nosso movimento como forma de contribuir com a manutenção e o crescimento deste que foi e tem sido o mais bonito movimento de resistência e de luta da história de Minas nos últimos anos.

Aguardem e até amanhã, não sei bem qual o horário. Ah, antes que eu me esqueça: o acompanhamento do trabalho na ALMG será comunicado pela direção do Sind-UTE através do site oficial do sind-UTE. O nosso blog poderá trazer informações adicionais, como tem acontecido.

Aliás, quero aproveitar para mandar um abraço a todos/todas que encontrei nestes dois dias e que me disseram que acompanham o nosso blog diariamente. Impressionante o tanto de colegas que vêm acompanhando o nosso blog, muitos contribuindo com comentários enriquecedores. Esta rede que se formou entre os blogs - o nosso, o do COREU, o da Cristina e dezenas de outros - é um patrimônio conquistado pelo nosso movimento. Depois dos nossos blogs não existe mais censura de imprensa capaz de ocultar os acontecimentos e impedir uma rápida comunicação e intercâmbio entre as pessoas dos mais diferentes pontos de Minas e até do Brasil.

Um abração a todos e até amanhã, pois agora eu olho para o quarto e vejo a cama a minha espera e os pés praticamente me arrastam para aquela direção, enquanto os olhos estão semicerrados.
Um bom dia para todos e até mais! A luta continua, agora e sempre!


P.S.:
Leiam também o artigo do colega Wladmir Coelho, do Blog do COREU, "A longa Véspera de São João". Clique aqui.

4 comentários:

  1. Bom dia Euler,

    São 5 horas da manhã, abri seu blog até com a consciência pesada, pois tinha a certeza que agora eu não acharia nada sobre o dia cansativo de ontém.Pois eu não tive condições físicas de ir a Assembleia ontem a noite depois de muita negociação aqui no meu plenarinho familiar, mas o meu instrumento físico não aguentou... e as 2 horas acordei e olhei para o celular pra ver se tinha alguma ligação da Claudia Luíza e dei de cara com uma mensagem " até agora nada..." havia sido enviada às 23:58. Nem consegui dormir pensando nos meus amigos e companheiros o dia inteiro nesta luta que é de todos.Só consegui agradecera a Deus ter seres humanos tão dedicados e rezar para vcs!!!

    Quero deixar aqui o meu respeito e admiração a todos os companheiros de luta em especial aos meus "chegados de Vespasiano e São José da lapa" que não vou citar os nomes para não ser injusta.

    Vou agora tomar um banho pra ver se acordo, pois o dia na Escola vai ser longo...

    Volto mais tarde, e Euler, que Deus continue te dando esta energia e disposição em nos deixar informados, apesar de todo o desgaste físico e emocional!!!

    Depois vc me conta "em of", como vez João Martinho, de onde vc tira tanta energia assim, viu????

    Um abraço caloroso e fraterno para vc e todos os demais!

    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Euller não pude ir à Belo Horizonte, mas fiquei o tempo todo com meu velho PC ligado, sentindo orgulho de pertencer a uma categoria que tem na ALMA o espírito de LIBERDADE que MInas tanto precisa.Me arrepiava ouvindo os gritos de guerra e as canções, durante o tempo que deixaram, pois a TV Assembleia esteve fora do ar em alguns momentos. Fui dormir quase meia noite, vencida pelo cansaço, acordei cedinho e fui à caça de informaçoes.Li, reli o que encontrei e mais uma vez (isto tem sido uma constante) enviei para TODOS os deputados mais um recadinho.Estou naquele grupo que vai se aposentar este ano, e não quero e nem posso perder minhas VANTAGENS(parece coisa de politico corrupto)conseguidas com um trabalho árduo e de qualidade. Mas uma coisa eu levar para o RESTO DA MINHA VIDA, fizemos o DESGOVERNO tremer na base, não somos cordeirinhos, temos capacidade e competência para resistir. Não nos calamos diante da tentativa de massacre do rolo compressor. Se as mudanças que queremos não vierem, essa legislatura vai ser lembrada como aquela que provocou a EXTINÇÃO DAS CARREIRAS DA EDUCAÇÃO. Teremos mais umas dezenas de Joaquim Silvério dos Reis que serão execrados em praça pública como TRAIDORES DA EDUCAÇÃO!!! Parabéns guerreiros, parabéns TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO! Vou postar como anonimo, pois não está aceitando de outra forma, porém me chamo ERCILIA de GV

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA EULER. JA SINTO QUE SOMOS VELHOS CONHECIDOS. ESPERO COM ANSIEDADE CADA POSTAGEM SUA E HOJE FOI COM LAGRIMAS NOS OLHOS QUE LI A NOVA MATERIA. ISSO PODE PARECER DEMAGOGIA, MAS NOS SABEMOS O QUE TEMOS SOFRIDO NAS MAOS DESSA BURGUESIA FALIDA QUE SO CONSEGUE O DOMINIO DE SEUS INTERESSES ATRAVES DO MASSACRE DA MASSA. POREM A MASSA AGORA SE TORNOU FORTE, UNIDA, GUERREIRA COMO NUNCA. QUE ORGULHO TENHO DE TER COMPANHEIROS ASSIM COMO VOCE E TODOS AQUELES QUE NAO CANSAM DE LUTAR MESMO CONTRA ESSA CORJA DE DEPUTAIADA QUE SO QUER O NOSSO VOTO E OS ALTOS SALARIOS QUE CONSEGUEM ATRAVES DO SUOR DE MUITOS COMO NOS. PODEMOS DIZER QUE SOMOS VENCEDORES. VENCEDORES POR CONSEGUIRMOS SOBREVIVER ANOS A FIO SEM UM TOSTÃO DE AUMENTO, EM MEIO A CRISE, A RETALIAÇÕES, A COVARDIA...
    QUE PENA QUE MUITOS NAO PENSAM ASSIM, COMO PUDE LER NO BLOG DO BENNY, COMENTARIOS MALDOSOS SOBRE NOSSA LUTA. PROVAVELMENTE DEVE SER ALGUM FILHO DO ANASTAZISTA SE NAO FOR O PROPRIO.FORÇA COMPANHEIROS!!!!!
    COM UM BEIJO NO CORAÇÃO DE VOCES.
    MARIA ANGELICA

    ResponderExcluir
  4. Assim como os demais posts,só tenho a agradecê
    -lo por tanto empenho nessa luta que,na verdade, deveria ser de todos nós,profissionais da educAÇÃO.
    Parabéns,as conquistas ainda não são muitas, mas estamos na luta e acreditamos que melhores dias virão!

    ResponderExcluir