sexta-feira, 11 de junho de 2010

O sind-UTE precisa prestar esclarecimentos antes da assembléia


Até a noite deste dia 11, nada. Nem uma linha sequer sobre propostas de tabela salarial. Será que o governo vai ficar naquele tratado de intenções apenas? Já dizia o ditado popular: de boas intenções...

E estranha-nos, também, o silêncio da direção do Sind-UTE. Tudo bem que a comissão negociadora precisa se reunir com a direção e discutir as propostas e os encaminhamentos. Mas, nós, da base, não somos sujeitos passivos, nem precisamos de tutores para dizer o tipo de informação que deve ou não ser repassada para a categoria.

O mínimo que a direção sindical tem que fazer é tornar transparente todo tipo de proposta e encaminhamento feito nas negociações com o governo. E estas informações não podem ser lançadas no dia da assembléia, como ocorreu com os termos de acordo de suspensão da greve. E provocou grande desgaste junto da base que está unida em torno de objetivos bem definidos.

Queremos informações previamente para discutir tudo com os nossos colegas. Até mesmo a informação de que o governo não passou nada, não aceitou nada, não ofereceu nada, está enrolando, tudo, todas as informações são importantes para a nossa avaliação.

O site do Sind-UTE demora quase um ano para atualizar as informações. Até o blog da secretaria da Educação consegue ser mais ágil. O nosso blog então, nem se fala, é notícia instantânea: chegou aqui, nós repassamos imediatamente. E voluntariamente, pois não temos funcionários para fazer este trabalho, ao contrário do sindicato, que tem assessoria técnica, tem departamento jurídico, tem profissionais liberados com tempo disponível para encaminhar essas informações.

Portanto, fica aqui a nossa cobrança construtiva à direção sindical: ajam com transparência, dêem as informações se possível em tempo real para os trabalhadores da base porque somos nós que vamos decidir o que se fará e como se fará.

Não estamos gostando desse silêncio, marcado pela simples reprodução dos panfletos do governo, que mostram gráficos, dados estatísticos, mas não trazem nenhuma proposta de salário.

Até agora, a quatro dias do relatório final para aprovação da tal proposta de alteração no salário base das carreiras da Educação não temos conhecimento de nenhuma proposta concreta de tabela salarial. E o governo, claro, já tem uma proposta, ou talvez mais de uma. Ou até mesmo nenhuma, tamanha a falta de respeito com que costuma nos tratar.

Não queremos ser informados durante a assembléia. Para mim isso constitui falta de respeito com os trabalhadores. Se não houvessem mecanismos ágeis de comunicação, tal postura se justificaria. Não é o caso hoje. Ou a intenção do sindicato é levar para a assembléia uma massa de pessoas para aprovar aquilo que lhe convém a toque de caixa? Esperamos que não. E queremos ser tratados como adultos capazes de pensar e decidir com autonomia.

Estaremos aqui aguardando informes objetivos e esclarecedores sobre os andamentos das negociações. Até agora, os gráficos do tal perfil remuneratório dos servidores da Educação e a proposta do governo de tratado de intenções sem tabela salarial não nos atendem. O governo está enrolando o sindicato e toda a categoria da Educação. Não vamos aceitar este jogo!

3 comentários:

  1. Concordo com você, meu caro Euler. Hoje acordei às 5:40, liguei meu PC,procurei noticias no site do SINDUTE E NADA, no da SEE e aquela proposta (que não propõe nada), fiz esse ritual mesmo sabendo que só encontraria no seu blog algo que pudesse aplacar a minha curiosidade,imprimi e levei para a escola para que meus colegas pudessem ter acesso a alguma informação. Nós do interior das Minas Gerais contamos com VOCÊ para nos manter informados.Não quero que mudem novamente a sigla da minha carreira, quero ser posicionada por escolaridade, tempo de serviço e ter um PISO SALARIAL compatível com a qualidade do trabalho que executo. Tenho quase 29 anos de profissão, estou aguardando a aposentadoria, cumpri o TEMPO de serviço em SALA de AULA, completo 50 anos e acreditem não recebo ainda o meu 5º quinquênio, tenho pós, mais ainda sou PEB III e no final de carreira estou no nível A. E agora, esse governo vem com uma proposta de mudar a nomenclatura da carreira outra vez, QUERO DINHEIRO, cansei de DAR aula quero receber por elas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Professor Euler. Em Uberlândia há um silêncio absoluto, como se nada estivesse acontecendo. O pior de tudo é nos sentirmos idiotas por termos entrado numa greve tão forte e ter como resultado NADA de concreto até agora. Você tem alguma informação sobre os professores da Lei 100?
    obrigada por sempre está nos informando sendo a voz de todos nós!
    Karolina

    ResponderExcluir
  3. Euler,
    Este cogerno nos trata como idiotas e agora o sindicato também tem se comportado da mesma forma. Não lutamos 47 dias por nada. Precisamos nos organizar e acabar com a folia deste governo nas eleições e descobrirmos qual é a deste sindicato verdadeiramente. Agora, não permitiremos mais ser feitos de idiotas sem troco.

    ResponderExcluir