quarta-feira, 30 de junho de 2010

Meu bunker treme, a cidade do faraó trinca




Meu bunker, de quarto, banho, sala e cozinha conjugada fica bem no centro da cidade. Os carros não páram de passar. Até aí, tudo bem. Já até me acostumei. Inclusive com a poeira que eu não sei bem se é do passeio do vizinho da frente, que não está cimentado, ou se é da rua mesmo, ou de alguma construção próxima. Ou quem sabe do pó que cai do céu, que não é Deus quem manda, seguramente, mas cai.

Barulho de carro e pó que não é do branco eu já até me acostumei com eles. Do pó branco também, haja vista a poeira do giz que cheiramos e carregamos no corpo. Gente conversando e brigando quando passa na janela virou até sinfonia. Cada um num tom, com vozes variadas, às vezes desafinadas, mas vozes, que testemunham que a vida flui, apesar dos pesares.

Mas, o que mais tem me preocupado ultimamente é que o meu bunker de vez em quando treme. Algumas vezes eu até entendo o porquê. Outras vezes, não. Tantas vezes recapearam o asfalto mal feito da rua que passa na minha janela, que foram criadas ondulações na pista que deveria apresentar uma certa uniformidade para receber veículos leves e pesados. Estes, quando passam, faz a casa dançar, com ou sem música.

Já acho um absurdo a desproporção nos espaços urbanos, que reservam para veículos áreas bem superiores àquelas reservadas para os pedestres. Mas, a geografia física reflete a geografia social, o que explica os latifúndios rurais e urbanos com poucos hatitantes por quilômetro quadrado, enquanto as favelas e as comunidades populares encontram-se apinhadas de pessoas por centímetro.

Mas, quando o meu bunker treme, fico sem saber se é o carro pesado que acaba de passar ou algum princípio de terremoto. Talvez isso explique as rachaduras que começam a aparecer na Cidade do faraó. Outro dia mesmo surgiu a notícia de que houve um abalo na cidade de São José da Lapa, quase na época em que o faraó inaugurou as pirâmides que foram erguidas em poucos meses. Uma mensagem divina ou mera coincidência?

Contudo, há uma outra coincidência. O custo das pirâmides, segundo a mídia do faraó, girou em torno de R$ 1,2 bilhões. Se atualizarmos este valor encontraremos algo próximo de R$ 1,3 bilhões... que é exatamente o custo dos reajustes salariais que prometem pagar em 2011. Logo, tenho direito de deduzir com base nesta fundamentada lógica blogdoeulereana que foi com o suor do meu trabalho - do meu e de mais 250 mil educadores de Minas - que o faraó construiu as pirâmides às margens da Rodovia.

E agora, o piso das pirâmides trinca, dizem os jornais. Menos mal. Pior foi o nosso piso que desapareceu, enquanto o meu bunker treme com a passagem de veículos pesados. Será que a prefeitura vai me dar outro bunker se ele cair? Bato três vezes na madeira. O meu piso certamente o estado não dará. E as rachaduras das pirâmides, queira Deus não passem de, digamos, pequenas avarias colaterais, típicas de obras concluídas às pressas.

Mas, há uma outra semelhança entre o meu bunker e a sede das pirâmides do faraó. Cá como lá, ergueram-se construções em áreas antes alagadas. Meu bunker é modesto, feito de material de primeira, a julgar pelo tempo em que foi construído, isso há mais de trinta anos, segundo me disseram. O mesmo não posso dizer em relação às pirâmides, que não são nada modestas e o material, dizem alguns, não foi assim tão de primeira, apesar do custo ter sido.

Por isso, hoje à noite quando for dormir, vou acender uma vela, para que meu bunker trema, mas não caia; e para que as pirâmides parem de trincar; e para que o nosso piso salarial, que foi demolido pelos poderes prost... ops, constituídos (palavrinha complicada, né, gente? A outra é melhor, mais apropriada), renasça das cinzas, em terreno sólido, para não tremer, nem trincar e menos ainda evaporar com o tempo.

3 comentários:

  1. Caro Euler, fiquei sabendo que o governador irá efetivar todos os funcionários da Unimontes e Uemg sem concurso ( efetivados ). Se isto acontecer será uma vergonha total, em que país vivemos, pois sabemos que estas instituições viraram cabide de emprego. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Euler, você já ouviu falar em castigo???

    olho por olho, dente por dente, piso por piso...

    Adriana

    ResponderExcluir
  3. Gente, nós precisamos estar atentos porque Anastasia está COMPRANDO OS PREFEITOS A PESO DE OBRAS E PROMESSAS DE OBRAS. A Vox Populi já disse que a diferença de Hélio Costa para Anastasia caiu para 18%. Ou nós entramos para valer na campanha do Hélio Costa, ou Anastasia vai ganhar essas eleições.

    ResponderExcluir