segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Novo golpe contra os educadores: deputados federais tentam mudar índice de reajuste do piso salarial nacional. Vamos detoná-los nas próximas eleições

Não vamos esquecer!
Clique aqui e conheça a lista de deputados inimigos da Educação pública e dos educadores de Minas. Para conhecer a cara (de pau) dos elementos clique aqui. Agora, para ver a lista dos AMIGOS dos educadores, clique aqui. (A montagem foi feita pelo combativo colega Robson).


Novo golpe contra os educadores: deputados federais tentam mudar índice de reajuste do piso salarial nacional. Vamos detoná-los nas próximas eleições


Pelo visto, os inimigos da Educação pública e dos educadores estão espalhados por todo o Brasil. Falou que é governo, com raras exceções, está sempre pronto para destruir a carreira dos educadores, e com isso, tornar inviável a realização de uma escola pública de qualidade para os filhos dos trabalhadores de baixa renda.

Desta vez o golpe vem do Congresso Nacional, o mesmo que aprovou a Lei do Piso em 2008 e que agora, sob a pressão do Governo Federal e dos governos estaduais, tenta mudar o índice de reajuste da Lei do Piso, antes mesmo que esta lei entre em vigor - já que praticamente todos os desgovernadores do país têm burlado a sua aplicação, a exemplo do que acontece em Minas Gerais.

Vejam o que noticiou a CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação:

"CNTE denuncia: Comissão de Finanças da Câmara cede à pressão da Fazenda e dos governadores e rebaixa reajuste do piso

Em decisão que contraria o processo de evolução do piso salarial profissional nacional do magistério (PSPN) e os fundamentos constitucionais de financiamento dessa política pública, a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 23 de novembro, parecer do dep. José Guimarães (PT-CE), que estabelece o INPC/IBGE como único índice de reajuste anual do PSPN.

Para os cerca de dois milhões de profissionais do magistério público da educação básica no país, essa deliberação da CFT/Câmara requerida pela Fazenda Federal e por governadores e prefeitos, não só anula a possibilidade de valorização do piso e das carreiras profissionais - por meio de medida que contraria, inclusive, preceito constitucional - como dá guarida aos entes federados que, desde a vigência da norma federal lutam, deliberadamente, inclusive por meio de ações judiciais no Supremo Tribunal Federal, contra a Lei 11.738." (Fonte: http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/cnte-informa/425-cnte-informa-600-24-de-novembro-de-2011/9361-cnte-denuncia-comissao-de-financas-da-camara-cede-a-pressao-da-fazenda-e-dos-governadores-e-rebaixa-reajuste-do-piso).

Uma das vantagens atribuídas ao piso é a garantia de uma política de valorização através de reajustes anuais baseados no aumento do custo aluno ano, o que vinha conferindo ao valor do piso índices bem superiores ao INPC e à inflação. Em 2011, por exemplo, houve reajuste no piso acima de 15%; em 2012, pelo custo aluno ano, o reajuste seria entre 16,9% e de 22%. E o mais importante é que este reajuste acompanha os repasses do FUNDEB, principal fonte de financiamento do piso salarial nacional.

A tentativa dos governos de reduzirem o índice de reajuste do piso para o INPC representa um grande prejuízo para a política de valorização dos educadores, pois trata-se de um índice rebaixado, que tem variado entre 4% e 6% ao ano, enquanto o piso pelo custo aluno ano tem alcançado índices duas ou três vezes maiores.

E infelizmente, ao que parece, este novo golpe reúne o PT, o PSDB, o PMDB, o PSB, o DEMO e demais aliados destes partidos, dos diversos governos. É preciso barrar este novo ataque aos direitos dos educadores. Para isso, torna-se necessário que os educadores de todo o Brasil desenvolva intensa campanha pela Internet (e-mails, twitters, blogs) solicitando aos deputados federais de cada estado que não aprovem este projeto. Antes de mexer na Lei do Piso, deputados e senadores têm o compromisso moral de percorrer os estados e municípios para saber como esta lei está sendo tratada - na verdade, está sendo rasgada pelos governantes.

Vamos enviar e-mails para os deputados dizendo para eles: vocês serão considerados inimigos da Educação pública e dos educadores, caso aprovem esta indecente mudança. Vamos fazer cartazes e afixar em todas as escolas, praças públicas, jornais e panfletos, com retrato e nome de todos os deputados que votarem contra os educadores.

Além disso, é preciso que a CNTE, mais do que fazer a denúncia no site oficial da entidade, convoque imediatamente caravanas de todos os estados para irem a Brasília pressionar diretamente os deputados e senadores - coisa que, aliás, já deveria ter acontecido. Vamos mostrar para estes parlamentares que, tal como está acontecendo aqui em Minas, se eles votarem contra os educadores eles não serão reeleitos. Vamos mobilizar os três milhões de educadores e os 50 milhões de estudantes e seus familiares para não votarem nos deputados e respectivos governos e partidos que traírem os educadores e a Educação pública.

Não vamos aceitar que continuem com o demagógico discurso de que estão preocupados com a Educação e com a valorização dos educadores, enquanto na prática tudo fazem para cortar investimentos e sabotar a aplicação da Lei do Piso, como se verifica na maioria dos estados e municípios, especialmente por parte do governo de Minas Gerais.

Não podemos conviver com esta realidade de ataques contra os nossos interesses. De um lado, nos estados, os governos burlando a Lei do Piso, destruindo os planos de carreira e alterando as tabelas salariais para não pagar o piso que é direito constitucional; de outro lado, na esfera federal, além da omissão do MEC e da presidenta Dilma, agora também o Congresso Nacional tenta nos golpear com esta indecente proposta de redução do índice de reajuste do piso.

Isso não pode continuar assim, sob pena de acabarem com a Escola pública e com o ofício do magistério no ensino básico no Brasil.

Se necessário for, que organizemos, em 2012, uma grande greve nacional dos educadores, para que os governantes das três esferas aprendam a respeitar os profissionais da Educação e o direito da população a um ensino público de qualidade.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

Frei Gilvander:

Apoio Internacional à Comunidade Dandara

Amiga/o, clic, no link, abaixo, e confira um pouco do apoio Internacional que a Comunidade Dandara conquistou. Se possível, convide seus amigos/as que estão fora do Brasil a participar da Campanha internacional de apoio a Dandara. Contra o despejo, com a Dandara eu luto!

Confira o site: http://salvedandara.concatena.org

Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
www.twitter.com/gilvanderluis
Facebook: gilvander.moreira
skype: gilvander.moreira


129 comentários:

  1. Estamos passando por uma fase péssima.Pq só estamos recebendo notícias assim?Esse país só tem medidas para roubar dos de baixo, enriquecendo os de cima....

    ResponderExcluir
  2. GRAÇA:
    Por isso eu insisto em dizer: PT nao e diferente do PSDB, nem do PMDB, nem de nenhum outro partido, no poder todos ficam iguais, so pensam e agem em causa propria. Num pais em que o proprio Ministro da Educacao afirma que nao ha como obrigar os governantes a cumprirem decisao do Supremo, e falastrao como ele so, consegue dizer CABEÇARIO do livro,ao inves de Cabeçalho do livro, e ainda assim ser o candidato da Presidente e do Lula para a Prefeitura de SP, quase nada podemos esperar, infelizmente!
    E tem mais, deputados nao leem e-mails e quando leem quase nada entendem. Acredite se quiser, enviei mensagem para todos deputados de MG e anexei o Parecer da Procuradoria Geral da Republica,que reforça a obirgatoriedade de se cumprir a Lei do Piso, pedi que lessem, antes de votar o projeto do desgoverno de MG, nao tive resposta de nenhum deputado ate agora.
    E o STF que ate hoje nao publicou a conclusao do acordao... enfim...ta tudo dominado!

    Ainda assim, desejo que voce esteja num sono profundo e repara-dor!

    ResponderExcluir
  3. SOCORROooooooooo!
    O CARA DE PAU PENSA QUE ENGANA!
    DESTRUIU o sonho dos educadores mineiros e se atreve a escrever sobre:

    Sonho Brasileiro...AÉCIO NEVES
    (...)
    É da natureza do sonho extrapolar as pequenas conquistas do cotidiano, ir além das benesses do consumo e do crediário, tão alardeadas pelos mercadores de ilusão do Planalto, deixar-se levar pela fantasia (desde que alicerçada na realidade) capaz de nos fazer dizer, com orgulho: "Eis aqui o meu lugar, o lugar da minha escolha, o lugar no qual o futuro será capaz de receber afetuosamente as gerações que irão me suceder".

    Se o português, o norte-americano, o boliviano, o coreano aqui desembarcam a bordo da confiança de uma terra de promessas, o que falta ao Brasil para bafejar nossa juventude com a mesma primavera de esperança?

    A janela para o sonho, a gente sabe, é a educação. Mas, para muitos de nossos jovens, a janela permanece fechada. Vejam o baixo nível de aprendizado, o alto grau de repetência e o abandono precoce dos estudos, os currículos esclerosados e as escolas pouco atraentes à verdadeira aventura que é o conhecimento.

    E não é só isso. O programa Primeiro Emprego, uma das bandeiras da campanha do PT em 2002, ficou muito longe de apresentar os resultados prometidos. O ProJovem, anunciado com pompa e circunstância, seguiu o mesmo caminho e também fracassou.

    A inquietude da juventude, no Brasil e no mundo, está clamando: queremos sonhar. A nós nos cabe a responsabilidade de abrir portas e responder: aqui vocês têm as condições para construir esse sonho. Esse é o seu lugar.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/11619-sonho-brasileiro.shtml

    ResponderExcluir
  4. A ausência de autoestima

    Alunos dispostos como se estivessem num ônibus lotado; aulas expositivas ao estilo "magister dixit" dos velhos tempos, com gosto dos tradicionais "trivium" e "quadrivium" da educação clássica -eis o quadro encontradiço na grande maioria das escolas brasileiras de ensino médio.

    Modernidade? Só naquelas que, a duras penas, conseguiram a doação de computadores solitários.

    Nos planos oficiais, os conteúdos, por intermédio das diretrizes curriculares, fizeram dez anos de serviços, alcançando uma estabilidade altamente questionável.

    Quase nada muda quanto ao desenvolvimento intelectual dos alunos, embora permaneça o dispositivo constitucional da aprendizagem como direito social, devendo ser oferecida com qualidade.

    Pudera, as escolas, sobretudo as públicas, operam sucateadas, sem estrutura condizente, e conduzidas por professores justamente desmotivados, em virtude da tibieza dos seus salários. No Brasil há solução para quase tudo, menos para encontrar uma resposta condigna para essa questão que vem desde meados do século passado.

    É certo que o perfil do aluno está mudando. Em busca da sonhada empregabilidade, ele reivindica o domínio de línguas estrangeiras modernas (pelo menos o inglês, como segunda língua) e o conhecimento dos mistérios da internet, cujo domínio passou a ser sinônimo de status.

    Há um novo e instigante perfil psicológico dos jovens -e isso o Plano Nacional de Educação, que está em discussão no Congresso, deverá contemplar, mas com uma perspectiva facilmente previsível: não deveremos contar com o apoio total dos mestres nesse processo, pois lhes falta a necessária autoestima.

    Foi uma boa iniciativa alargar para nove anos a obrigatoriedade do ensino fundamental. Continuam, como desafios, os lamentáveis problemas da permanência e da conclusão, o que pode perfeitamente explicar os vazios da educação média, que sofre as consequências dos problemas trazidos da base.

    Muitos jovens dessa faixa etária crucial fogem da escola, com conhecimentos precários. Muitas vezes se limitam a assinar o nome, caracterizando o que chamamos de analfabetismo funcional. Os conhecimentos de leitura e interpretação não passam de precários.

    Como pretender alunos críticos, reflexivos e investigadores se lhes falta o essencial, que é o adequado domínio da língua portuguesa?

    Melhorar a educação brasileira, de um modo geral, pode ser uma utopia? Depende, naturalmente, da existência de uma política séria, no setor, conduzida por pessoas competentes e desinteressadas de proveito pessoal ou político. A boa escola deixará de ser utopia quando esse quadro se modificar.

    ARNALDO NISKIER, 75, é doutor em educação. Foi presidente da Academia Brasileira de Letras (gestão 98-99) e pertenceu ao Conselho Nacional de Educação.

    ResponderExcluir
  5. Gente do céu,não tem lógica tudo que está acontecendo conosco,até parece piada.Eles ganham fortunas e náo permitem que ganhemos um mísero piso.Em quem podemos confiar?Tenho trinta anos de profissão e nunca vi isso,nos considera um lixo!Outro dia vi que aprovaram a bolsa corrupção e os usuários de crak já tinham sido beneficiados.Meu Deus,que país é esse?

    ResponderExcluir
  6. “A educação faz um povo fácil de ser liderado,
    mas difícil de ser dirigido; fácil de ser governado,
    mas impossível de ser escravizado”.
    Henry Peter


    ETA POLÍTICOS BURROS!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Agora não é apenas em MG. Tem outras ameaças à categoria dos professores. Vamos ter que nos dedicarmos exclusivamente à luta. É vergonhoso! Ninguém ameaça os direitos dos deputados, senadores, alto escalão do judiciário...è uma vergonha nacional!!!

    Regina, Tocantins-MG

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigos do NDG/NDE.

    SEMPRE DEFENDI A UNIÃO NACIONAL, DESDE A GREVE DE 2010.
    Não tem saída para nós a não ser que nos unamos nacionalmente e "quebremos" tudo!

    CHEGA DE PASSIVIDADE.

    Não temos a quem recorrer, estão todos corrompidos. Nesse país, honestidade, idoneidade viraram exceção. É por isso que somos tratados com tanto descaso e humilhação, afinal, somos a exceção desse país, incluindo alguns poucos e legítimos representantes do povo que ironicamente caberia em uma pequena lista.

    AÇÕES URGENTES.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  9. Está na hora do trabalhador da educação básica reconhecer sua força política e criar seu próprio partido, para lutar pelos seus interesses, vamos deixar de eleger empresários ruralistas etc, etc, temos que ter representantes da classe nas três esferas (municipal, estadual e federal, só assim alcançaremos a nossa valorização, e viva o PTEB (Partido do trabalhador da educação básica.

    ResponderExcluir
  10. vai "dando corda" para essa "corja" que daqui a pouco TODOS EDUCADORES DO BRASIL VÃO ASSINAR CARTEIRA!

    ResponderExcluir
  11. nojo nojo nojo e so o que sinto dessa corja de vagabundos e safados...

    ResponderExcluir
  12. Alguém ainda duvida de que no Brasil a política de estado é não valorizar a educação?? Quando falamos em política de estado, não importa qual o partido está no poder. Não há política destinada à formação cidadã das massas populares.

    ResponderExcluir
  13. Sub-comandante Euler, estão tentando desmontar a educação, isto acontece muito na iniciativa privada, onde detonam a empresa por interesses mesquinhos,e depois dividem a mesma e vendem lucrando sempre. Temos que alertar a comunidade.Força na luta.

    ResponderExcluir
  14. Quando teremos uma boa notícia?
    Acho que estamos tendo um pesadelo!
    Qual é o nosso erro para tanto castigo?

    ResponderExcluir
  15. Olá, turma da luta!

    Bom dia!

    Enquanto encaminhamos a nossa luta em Minas, não podemos nos descuidar do que acontece com os educadores no Brasil.

    Está cada vez mais evidente, como lembra a nossa combativa colega Izabel, que vamos ter que busca a unidade nacional da categoria para fazer frente a estes ataques das elites.

    Uma outra iniciativa seria elaborar uma Carta Aberta assinada por educadores de todo o Brasil, para encaminharmos aos parlamentares, à presidência da República, ao STF, à OIT, ONU, OEA, UNESCO, etc., denunciando o que vem acontecendo com a Educação e com os educadores.

    Seria importante recolher milhares de assinaturas e conseguirmos publicar esta Carta Aberta nos principais jornais do país e em todos os blogs comprometidos com a nossa luta.

    É preciso criar um movimento em defesa da Educação pública de qualidade e pela valorização dos educadores. Que se federalize a Educação, com um Plano de Carreira comum e financiamento assegurado pela União, com o investimento de pelo menos 10% do PIB na Educação, especialmente no ensino básico público.

    Um forte abraço,

    Euler

    ResponderExcluir
  16. ESTOU DE ACORDO COM O ANÔNIMO DAS 03:28 .É ISSO AÍ :" QUER VER O VILÃO ,DÊ - LHE O PODER NA MÃO ".
    JÁ VI MUITO PROFESSOR VENCER ELEIÇÕES OU CONSEGUIR CARGOS DE CONFIANÇA E SE ESQUECER COMPLETAMENTE DE SUA CLASSE E DE SEU PASSADO EM SALA DE AULA ... HÁ VÁRIOS EX-PROFESSORES NO GOVERNO QUE ILUSTRAM O CASO .NÃO IMPORTA O PARTIDO .EU ENSINAVA PARA OS MEUS ALUNOS QUE AS IDEOLOGIAS DOS POLÍTICOS SE IGUALAVAM NOS PRÓPRIOS BOLSOS ... NÃO TEM ESSA NEM AQUELA ...
    E , POR FALAR NISSO , NO NOSSO BOLSO ,FICO REVOLTADA COM O REBAIXAMENTO QUE ESTAMOS SOFRENDO MAIS UMA VEZ .EU ERA P6E , PASSEI A PEB4A E AGORA DESCI MAIS , INDO PARAR NO FII .
    ISSO RECAI EM PERDAS , PODEM ESTAR CERTOS .JÁ VI PROFESSORES FEDERAIS PASSAREM POR ISSO E NÃO PRESTOU .É MAIS UMA ARMAÇÃO DOS MARGINAIS PRA CIMA DE NÓS .

    ResponderExcluir
  17. Euler você notou que o rebaixamento veio após a aprovação do substitutivo 5 que nos destruiu?Tenho certeza que é pela possibilidade de entrarmos na justiça e ganharmos a causa!

    ResponderExcluir
  18. "Anastasia elogia Dilma, exalta Aécio e prega aliança com PT em BH".

    Tudo farinha do mesmo saco! Por isso sempre achei perigosa a proximidade do SINDUTE com o PT.
    Tá tudo dominado!!!

    Site ig.

    ResponderExcluir
  19. Colegas !!!!!!!!!!!!!
    Vamos lotar o correio eletrônico do senador Buarque , do FALE COM A PRESIDENTA , e de último , se tivesse saido caravanas de Minas e acampado em Brasília talvez , o efeito teria sido outro . Ainda em tempo ,quem sabe caravanas com faixas saindo de Minas e acampando em Brasília antes dessa corja entrar em recesso ,se tornasse Manchete ,não atingira esses bandidos?
    Euler , tomei a liberdade e enviei seu texto de hoje senador Buarque .
    A luta é árdua porém a fé continua viva e DEus é mais.

    ResponderExcluir
  20. NINGUÉM DÁ UMA BOA NOTÍCIA .O PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE, NADA, NADA, SÓ NOTÍCIAS RUINS.SOCORRO QUANDO ACABARÁ TUDO ISSO??TERRA SEM LEI.

    ResponderExcluir
  21. Euler ,
    O castigo do ditador , na tabela primeira do subsídio ,fui assim posicionada :
    -analista educacional -AN1M e PEB II P .agora , com escalonamento , regredi , serei, pelo que entendi no cargo de professor , PBEIIL ,no outro nem olhei. Agora, aposentei com extensão do cargo -18aulas facultativas , 6qqs , 6 biênios . adicional trintenário , pós graduação e olha o prejuízo . Isto é o prêmio de ter trabalhado 30a 38d sem licença ,sem gozar férias prêmio .Estou atordoando O Buarque , quero unir grupo grande disposto entrar na justiça e recursar , de preferência direto STF, não confio em Mineiro ,pois se entrega por qualquer centavo em função do poder .
    Abraço e unidos ? Venceremos....................

    ResponderExcluir
  22. PRECISAMOS MUDAR O MODO COMO OS POLÍTICOS VEEM A EDUCAÇÃO.

    Concordo com os anônimos que dizem que todos os partidos e políticos são iguais e que pensam da mesma forma, mas dizer que não faz diferença escolher A ou B é um equivoco.

    Os políticos só se preocupam com eles mesmos e podemos utilizar essa característica em nosso favor.

    Explico:
    Quando a massa política começar a perceber que àqueles que apoiam a educação (mesmo com interesses políticos) recebem mais votos, então a consciência política em relação à educação começará a mudar.

    Assim não fará diferença se no poder estiver A ou B, pois a visão geral dos políticos para a educação não será mais a mesma.

    Para isso acontecer precisamos escolher os que estão nos apoiando AGORA, mesmo sabendo que o interesse destes não é propriamente a educação.

    A verdade é que na política tudo funciona na base do jogo de interesse e uma das coisas que um político mais deseja (além de dinheiro e poder) é voto e isto nós temos em abundância. VAMOS USAR.

    ResponderExcluir
  23. Euler .
    Minha esperança é ver seu livro publicado ,sua candidatura a Deputado , nossa classe o elegerá . você não será como Luís Dulce , em 1979 , primeira greve , fiz parte dela ,arrancamos de Minas e chegamos ao Planalto . Era MInistro Eduardo Portela. Conseguimos reabrir as negociações com o Governo de Minas que estava intransigente . Olha ,,fomos atrevidos ,primeira greve , nossos õnibus deixavam legíveis as faixas -Cortando as montanhas de Minas ,Chegaremos ao Planalto em busca de justiça Às 18h , defronte a Catedral de Brasília ,Magalhães Pinto se reuniu conosco ,nos deu muito apoio , e chamou a atença do povo de Brasília , via e ouvia pedestre ,coisa inédita naquela cidade ,passar e dizer : Professores Mineiros ,estamos com vocês e não abrimos mão . O resultado foi bom . Aí entra Luís Dulce , greve de fome ,discurso isto na Praça da Liberdade ,hoje Praça da Repressão , dizer ou se fazer de inconfidente mineiro .Lembro-me como se fosse agora ,sentei ao lado de Bartolomeu Campos Queirós , que disse; Não se iludam , esse quer o poder , ganhando-o , nunca mais será visto , não foi o que aconteceu? Chegou ao Planalto ,realizou seu sonha ,lembrou da classe de Educadores? Você quer conhecer verdadeiramente o homem,dê a ele dinheiro e poder , Agora ,Euler , tenho certeza absoluta , que precisamos eleger você para nos defender ,pode ir pensando seriamente no que acabo de dizer .Estou com 66anos , não quero morrer sem vê-lo- eleito defendendo os direitos da classe.Façam de conta que não existe erro na mensagem ,não sou digitadora e estou muito atordoada com nossa situação.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  24. Bom, se não podemos ter direito aos biênios, quinquênios, outros adereços mais, o que justifica o motivo das verbas paletós? planos de saúde internacional, verbas disso, verbas daquilo, se trabalhamos para que o governo não gaste com lazer para os adolescentes, se trabalhamos para a segurança, barateando o custo dela, se somos responsáveis pelo barateamento com saúde, e estamos na linha de frente, sofrendo ameaças de capitães do mato, só nos resta uma coisa, TRABALHARMOS CONFORME O ESTADO GASTA COM OS DEPAUPERADOS< ESTADO MÍNIMO DE DIREITO> TRABALHO MÍNIMO DE DIREITO> não vamos nos curvar a esses discursos hipócritas que interessa aos capitães do mato: e o aluno? Dai a César, o que é de César. Chega de professor ganhar dinheiro para todos nesse país e ainda sofrer com os açoites desses chicoteadores.VAMOS TRABALHAR CONFORME GANHAMOS> Vamos enviar aos capitães do mato serviços, alunos para que possam resolver suas quetões, aos juízes para que acompanhe os alunos que são enviados para a escola, onde corremos sérios riscos. Se a lei é : #Estado mínimo. Recorreremos a essa lei também. Basta de trabalhar para todos e ainda ser agredido físico, psíquico e socialmente. Lei de trabalho mínimo já! Assim baratearemos o EStado de direito, não querem ignorantes, se virem com eles.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Prof Euler,

    Espero tenha tido um sono repara-dor, eu nao tive e postei na madrugada. O blog da Bea esta parado desde o dia 23, e o sindute nao informa nada.
    Ta difiiiicil!

    ResponderExcluir
  26. A nossa luta é realmente muito árdua, e digo mais, quem não tiver afim de lutar não serve para a educação. A diminuição das desigualdades sociais envolve muito mais que apenas crescimento econômico.Avaliar o modelo de desenvolvimento de um país apenas pelo aumento de seu PIB é uma visão muito limitada, pois o sucesso das nações passa necessariamente pelo incremento do IDH, o que só ocorre com a diminuição das desigualdades sociais. A educação, através dos educadores é a solução deste país tão distante do pleno desenvolvimento. Precisamos ser políticos, nos envolver na luta é dar sentido a nossa escolha de educador, caso contrário, nada fará o menor sentido.

    ResponderExcluir
  27. NÃO ENTENDO A RAZÃO DOS DEPUTADOS MUDAREM O ÍNDICE DE REAJUSTE DE UM PISO QUE NINGUÉM RECEBE ! ALGUÉM DE BOA VONTADE PODERIA EXPLICAR ?

    ResponderExcluir
  28. Anônimo das 10:31 disse : Sub-comandante Euler, estão tentando desmontar a educação, isto acontece muito na iniciativa privada......."

    Estão tentando desmontar a educação? Já desmontaram há muitos anos. Alias, para ser mais honesto, quando existiu, no Brasil, a construção de um processo de educação pública sério e comprometido com o povo? NUNCA !!!!

    ResponderExcluir
  29. SINDUTE!!!!!!!!!!!!!!! CADÊ VC?
    BIAAAAAAAAAAAAAA! ONDE VC ESTÁ?
    SINTO MUITO EULER, MAS SE NÃO FOSSE VC, NÓS DE INTERIOR ESTARÍAMOS PERDIDOS!
    OBRIGADA POR NOS OUVIR! DEUS TE AMPARE SEMPRE!

    ResponderExcluir
  30. Quero noticias do Premio de produtividade, o ano letivo ta encerrando e nada...o boicote ao SIMAVE
    nao aconeeu pelo jeito ne?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde , amigo Euler.Mandei para você os dois pinóquios, jogando a educação no lixão.Se não fosse trágico, até que seria cômico, principalmente os narizes e o tucano.Mas para nós, que amamos a educação é o retrato da nossa tristeza, não é? Temos que fazer a carta o mais rápido possível.Abraços.Clarice de Barbacena.

    ResponderExcluir
  32. ACREDITAR EM INTERVENÇÃO FEDERAL... vai ser tão produtivo quanto foi fazer parte da tal Comissão Tripartite!!!!

    ResponderExcluir
  33. Quer saber o caráter de uma pessoa? Dê a ele dinheiro e poder.

    ResponderExcluir
  34. Só JESUS pode nos salvar!!! E ELE não nos abandonará. Creiam nesta VERDADE!

    ResponderExcluir
  35. 28 de novembro de 2011 10:53
    Anônimo disse...
    Euler você notou que o rebaixamento veio após a aprovação do substitutivo 5 que nos destruiu?Tenho certeza que é pela possibilidade de entrarmos na justiça e ganharmos a causa!

    O ANONIMO QUE POSTOU ESSE COMENTARIO ACIMA TEM TODA RAZÃO ESTÃO COM MEDO DE ENTRARMOS NA JUSTIÇA E ESTÃO TENTANDO FAZER O ESTRAGO ANTES! BANDO DE DEMÔNIOS!
    BANDO DE DEMÔNIOS!
    BANDO DE DEMÔNIOS!
    BANDO DE DEMÔNIOS!

    SÓ RESTA FAZER UM COMENTÁRIO BÍBLICO AQUI:


    Marcos 5:2 Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo,

    Marcos 5:3 o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo;

    Marcos 5:4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo.

    Marcos 5:5 Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.

    Marcos 5:6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou,

    Marcos 5:7 exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!

    Marcos 5:8 Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem!

    Marcos 5:9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

    Marcos 5:10 E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país.

    Marcos 5:11 Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos.

    Marcos 5:12 E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles.

    Marcos 5:13 Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram.

    GENTE É UMA LEGIÃO QUE TRABALHA SOBRE ESSA PRESIDENTA,SENADOR(AERCIO NEVER, ANASTASIA AZIA SATANAZIA),GOVERNADOR E DEPUTADOS! IMAGINEM DOIS MIL ESPIRITOS IMUNDOS DENTRO DE CADA UM DELES!51 DEPUTADOS 2 MIL ESPIRITOS IMUNDOS CADA SOMAM 120 MIL DEMONIOS SOMADOS AOS DO AERCIO E PRESIDENTA MAIS SATANAZIA 126 MIL DEMONIOS! MAIS OS QUE ATUAM NA IMPRENSA E STF VOU ATÉ PERDER AS CONTAS! E DEMÔNIOS COMO ESSES SÓ SAEM COM JEJUM E ORAÇAO!

    BANDO DE DEMÔNIOS!BANDO DE DEMÔNIOS!BANDO DE DEMÔNIOS!AFOGAR ESSES DEMÔNIOS SERÁ POUCO VIU? FOGO NELES!

    ResponderExcluir
  36. Geeeeeeeeeeeeeeeete,com a nova tabela estarei recebendo menos que o subsídio de janeiro.
    O governo nos deu a liberdade de escolher entre subsídio e VB,com recibo e tudo e agora com a cabeça louca, nos obriga a engolir o novo subsídio.
    STF me aguarde, vou levar inclusive este recibo da mudança E incríííííível como este governador manda a mulher da saia preta falar tanta mentira na televisão.Nem a minha dobra de turno passou por esta nova tabela, onde estará ela? Por onde começar a procurar? Ah, já sei,está no Mineirão,virou terra.

    ResponderExcluir
  37. Quem sabe onde fazer empréstimo a juros baixos?
    Não me indique o BMG e nem BB, não quero dar lucro para este governo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  38. A questão é grave e, praticamente outros governantes de estado estão articulando em consonância com o ex-governador do estado de Minas Gerais. Na maioria dos estados brasileiros ocorreram manifestações, sendo assim podemos observar que o pagamento do piso salarial não é vantajoso para aqueles que assentam ao poder, podemos destacar dentre esses principalmente os legítimos representantes da elite brasileira que formam as oligarquias estaduais e que tem seus representantes na esfera federal, e lá pressionam engolindo as representações das camadas populares para que os seus negócios não sejam afetados. Eles já perceberam muito bem que existem articulações populares engajadas com excelentes projetos e dentro dos parâmetros legais preconizados pela Constituição Federal, no entanto, quais são suas atitudes, uma vez que eles ocupam postos de destaques entre as grandes universidades públicas e particulares aqui no Brasil que lhes alçam vôos para postos administrativos e econômicos e possibilidades de ingressarem em universidades renomadas do exterior, de uma maneira bem orquestrada em consonância com os preceitos neoliberais desde o Consenso de Washington, do qual o Brasil ratificou os termos lá empreendidos, vão empregando métodos que ferem frontalmente com os direitos adquiridos. A ordem do dia para a política brasileira é a de retirada de direitos trabalhistas, isso já vem sendo trabalhado desde o final da famigerada Ditadura Militar mas que encontrou resistências severas devido uma conjuntura social que não conseguia combater a inflação econômica determinante para a derrubada do regime militar. Pois bem, é com a implantação do governo "multicolorido" de Fernando Collor de Mello que acentua-se o processo de destruição dos direitos, no entanto, consolida-se no viés de um desmonte econômico através do aporte de empresas transnacionais que aqui se instalam levando boa parte das empresas nacionais à bancarrota, processo que melhor será gestado por Itamar Franco e posteriormente seu xará Fernando Henrique Cardoso. Portanto, o processo não para por aí, os governos anteriores até o atual tiveram que se não estavam entrosados nesse processo foram atrelados a eles à força despojando-os de seus processos e desejos de governabilidade com características e apelos mais populares, tanto que culmina atualmente no desmantelamento da educação, principalmente a pública, como um ponto de partida para a atuação em outras categorias sociais e econômicas. O sucesso da empreitada na educação vai proporcionar forças de atuação do capital nacional em comum acordo com o capital transnacional para a implementação na totalidade do país e, a partir daí, o alastramento em toda a América do Sul e Latina.

    Lembremos que a "direita extremista, xenófoba e racista", vem se consolidando no poder de alguns países europeus, que são considerados estratégicos para o capitalismo mundial, e nota-se atrelado ao capitalismo e como dirigentes a extrema direita, portanto, a elite dando suas cartadas e retirando direitos assegurados por consensos entre as pessoas dos próprios países. Aqui no Brasil esta destruição visa a retirada de direitos nas relações trabalhistas desde a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas, à época de Getúlio Vargas e que eram reivindicações dos grupos anarquistas.

    ResponderExcluir
  39. Euler,já passou da hora da categoria se reunir em âmbito nacional e acampar na frente do STF e rasgarem a Constituição Federal como forma de protesto.Acompanhei os 112 dias da greve(sofri demais,mas tinha esperança)pelo seu tão prestimoso BLOG,com a lisura das suas postagens.Os sindicatos da categoria dos 17 estados prejudicados deveriam agilizar em conjunto a "Caravana da insatisfação-pague o que é meu que largo do pé seu,cumpra sua obrigação ou sofra na eleição".Meu fraterno abraço,Solange .

    ResponderExcluir
  40. Alguem pode informar como se inscreve para esse FRAMIGERADO CONCURSO? Apesar que o pagamento é pelo FRAMIGERADO SUBSIDIO tenho que fazê-lo Pois no último concurso fui aprovada e seria a proxima da lista á ser chamada mais isso não aconteceu e o concurso "CADUCOU" fiquei "a ver navios" Agora sou "efetivada" e não se pode acreditar nessa LEI como em nada que vem desse DESGOVERNO! O PRAZO SE ENCERRA AMANHÃ A MINHA VONTADE ERA QUE NEM ACONTECESSE ESSE CONCURSO POR SER REMUNERADO ATRAVÉS DO "SUBSIDIO OU modelo unificado de remuneração". "ANGÚ E POLENTA"= MESMA COISA!MAS DE QUALQUER FORMA TENHO QUE ME RESGUARDAR FAZENDO ESSE CONCURSO. MESMO! FALEM PORQUE NÃO ESTOU CONSEGUINDO FAZER A INSCRIÇÃO!OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  41. VOU PEGAR A FALA DE UM COLEGA QUE POSTOU AQUI DIAS ATRÁS:

    VAMOS APROVEITAR O CONSELHO DE MARCOS GUERRA . AVANTE , SINDICATO ! ISSO É COM VOCÊS E O CORPO JURÍDICO ! VAMOS À LUTA ! VENCEREMOS !!!!!!

    EULER CHAME O MARCOS GUERRA PARA UM CAFEZINHO, CONVIDE O SINDICATO NÃO TEM MAIS NADA Á ESPERAR ESTOU AFIM DE CONTRIBUIR PARA PAGAR ADVOGADOS ISSO "ADVOGADOS" SE FOR PRECISO MAIS DE UM POIS ESTAMOS LIDANDO COM UMA LEGIÃO DE DEMONIOS! MAS NOSSO PROMOTOR E JUIZ É DEUS QUE NÃO PERDE NENHUMA CAUSA!

    INDIGNADA DE GOVERNADOR VALADARES

    ResponderExcluir
  42. Euler,

    Companheiros temos que mudar a tática - precisamos fazer uma ampla comunicação entre todos os sindicatos da educaçao, de todos os Estados. Enquanto a nossa manifestação não for forte e nacional, como no caso do Chile, nós não iremos ganhar força- O Zé Carioca deve estar manipulando politcos na esfera federal - Mas o PT e o PMDB são maioria e ai???
    Vamos tentar fazer, ou criar uma rede de comunicação entre todos os sindicatos.
    Euler -Manhuaçu

    ResponderExcluir
  43. Graça, vc vai me desculpar, mas comparar PSDB com PT é demais.Se não é do seu conhecimento, gostaria que se interessa da situação. Os deputados que lutaram com todo afinco para que pudéssemos receber o Piso Nacional foram do PT/PMDB, e depois com relação ao índice do Piso, isso aqui em Minas já não faz diferença, pois é do conhecimento de todos que não temos a menor chance de um dia vir a recebê-lo, estou sendo pessimista, não. Somente realista. Fizemos uma greve de 112 dias, retornamos para sala de aula, pois o governo assinou um termo de compromisso e como se não bastasse, fez um pronunciamento público dizendo que em Minas, existiam duas formas de remuneração, ainda assim, destituiu a comissão tripartite e decidiu por si só que todos voltariam compulsoriamente ao subsídio, aí eu te pegunto: A mídia comprada não fez nada, o Sindute desapareceu, o blog da Bia, não se sabe, então o que nos resta... Entrar na justiça, quando??? Só vejo conjecturas, mas a triste realidade é o que nos assola. Peço a vcs cuidado ao comparar o PT com o PSDB, caso contrário, nas próximas eleições, como são todos iguais, permaneceremos ns mãos da dupla Aécio/Anastasia, aí sim, poderemos fechar o caixão.

    ResponderExcluir
  44. Euler, precisamos de um sindcato mais eficiente e combativo com PESSOAS que vistam a camisa da categoria.
    Agora, com o golpe que o governo nos deu, quando mais precisamos de orientação...
    CADÊ O SIND-UTE? E O JURIDICO? E A COORDENAÇÃO? SÓ NÃO PERGUNTO PELOS DIRETORES ESTADUAIS PORQUE ELES NÃ FAZEM NADA MESMO!
    2012 também tem eleições no Sind-UTE, vamos separar o joio do trigo! PRONTO FALEI!!!!

    ResponderExcluir
  45. A "Vitória de Pirro"

    Pirro foi rei tanto de Épiro quanto da Marcedônia. Ele tinha um exército de fazer inveja, composto por: 3 000 cavaleiros, 2 000 arqueiros, 500 fundeiros, 20 000 tropas de infantaria e 19 elefantes. Pirro, sim, era poderoso. No entanto, ele ficou conhecido, não pelo seu extenso e numeroso exército, mas sim, por um fato histórico.

    Conta-se que, tentando subjugar os romanos, Pirro, ao enfrentá-los na famosa batalha de Ásculo, obteve a vitória às custas de um preço muito alto. Pois, enquanto os romanos perderam 6 000 homens, Pirro perdeu 3 500. E diante de tal fato, chegou Pirro a comentar: “mais uma vitória como essa e estarei definitivamente acabado, derrotado”. Assim, ficaram conhecidas como a famosa vitória de Pirro aquelas conquistas que, aparentemente, até achamos termos obtidos (que ganhamos), mas que, na verdade, não passam de uma tremenda derrota.

    Vitória de Pirro: é o que representa o subsídio aprovado nas condições que bem vimos para o Governo Anastasia e o PSDB!

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, caro Euler.

    Sou seguidora do seu Blog e admiradora pelo seu trabalho incansável e como tal, gostaria de tê-lo como presidente do sindicato,ou melhor ainda, deputado representando nossa classe pois percebo em vc uma pessoa imbatível e incorruptível.

    O que fizemos de tão ruim para sermos perseguidos, desprezados, maltratados dessa maneira?
    Será que com o movimento e a internet mostramos as máscaras caindo e as verdadeiras caras e interesses sendo expostos para todos. Se for isso
    Deus seja louvado, para alguma coisa serviu.

    Vamos ao que realmente interessa:
    Mãos a obra(chega de só ideias,comentários, reclamações ) preparem já essa carta aberta para ser assinada por todos os Educadores do Brasil - buscando assim a unidade nacional da categoria.
    Encaminhamento da mesma aos parlamentares, à Presidência da República, ao STF, à OIT, OEA ,ONU , UNESCO e todos os jornais e órgãos que possam nos ajudar, denunciando o que vem acontecendo com a Educação e Educadores de Minas e do Brasil.
    Vi no seu Blog um comentário (ideia) importante:
    dobrar o desconto dos sindicalizados,( mas isso seria a meu ver para contração de um excelente Escritório de Advocacia - já ).E que tal cobrar a sindicalização dos não sindicalizados mineiros também, pois os benefícios virão para todos(não só para aqueles que são sindicalizados no momento).É o mesmo caso da greve:as perdas quando existem são dos grevistas mas os ganhos quando alcançados são de todos.Falo isso pois sou sindicalizada desde agosto de 1990.

    Inclua também nessa carta a federalização da educação com um plano de carreira decente e comum
    com o financiamento assegurado pela União.
    Vamos recorrer a todos, mesmos que nos ajudem por interesses políticos.Outros se convencerão de que temos força e podemos eleger ou detonar a carreira política de quem desejarmos.
    Tenho 26 anos e 332 dias de efetivo exercício na carreira aguardando o cumprimento do requisito idade para aposentadoria...desde que comecei diziam... agora vai nelhorar.. e nunca melhorou. Quando vi a luz no fim do túnel com a lei do Piso Salarial pensei: dessa vez vai. Que nada!!!
    Não querem melhorias na Educação e nem professores valorizados e motivados. É mais fácil governar seres não pensantes, assim é mais fácil ludibriá-los. Cansei... não espero mais nada desses governantes e sua corja.....
    É um desabafo, não aguento mais tanta roubalheira e descaso.

    Educadora - Serranos/MG

    ResponderExcluir
  47. Euler, estou muito em dúvida se existe politicos amigos dos educadores,haja visto que o apoio foi tão somente verbal e em nenhum momento houve uma pressão corpo a corpo em Brasilia. Apoio só de boca não interessa pois se eram + ou - 21 deputados a "nosso favor" eles tinham grandes poderes de negociação em Brasília uma vez que representam milhares de votos. Vamos focar nas verbas de campanha que o governo terá que liberar para os prefeitos uma vez que o Aercio já declarou que o PSDB necessita ganhar 800 prefeituras em Minas para ele ser eleito presidente. O Sr. Anastasia já colocou muita propaganda em todos os canais das maravilhas do seu governo para desviar a nossa atenção. Vamos manter o foco agora. E o Sind-UTE tem que ser mais "esperto" mas atitudes pois avisamos que não subiremos em palaques e nem tão pouco deixaríamos nos fazer de palanques.Todos são farinhas do mesmo saco. Está na hora dos deputados PROVAREM que nos apoiam e ir cobrar o transitado em julgado do ministro Joaquim Silva pois estou achando que esse piso nacional foi apenas uma manobra politica para eleger a Dilma e nós caimos igual patinhos de novo, uma vez que ao que tudo indica é mais uma lei que não tras em seu bojo a obrigatoriedade de ser cumprida, só pra inglês ver. Mas como estamos no país do carnaval e da COPA , divulguem esse vídeo pra toda o cyber cosmos. Vamos ajudar os "gringos" pois eles tem mais valor que nós.
    http://www.youtube.com/watch?v=LKixgdcCBiI

    ResponderExcluir
  48. "Graça, vc vai me desculpar, mas comparar PSDB com PT é demais."

    Querido anonimo, autor do texto acima... me desculpe mas a verdade é que o PT há muito deixou de ser o PT... virou um partido como todos os outros, tudo farinha do mesmo saco

    ResponderExcluir
  49. Penso que o Sind-UTE e CNTE não querem o PISO e sim querem nos fazer de palanques. Pois repito novamente, se houvesse político nos apoiando estavam todos em Brasília agora... Euler amigo o Partido Nacional dos Professores é urgencia urgentíssima. A Marina Silva é professora.Faça isso por nós e vamos dar o troco a eles. E quem já está na política que prove estar do nosso lado realmente e vamos a Brasília protestar agora.

    ResponderExcluir
  50. OPPPPA, PARECE QUE DEU BODE, CADÊ O SIMULADOR?, PARECE QUE SUMIU.

    ResponderExcluir
  51. Em tempo: hoje falei com a operadora VIVO que não podia trocar o plano de banda larga e falei das nossas perdas salariais. Temos que mostrar que perdemos muito mais de 50% da nossa vida profissional com esse plano de salários do Sr Anastasia e do PSDB. Penso que devemos deixar claro a nossa insatisfação. O mesmo já havia falado com o MASTERCARD. Não podemos nos calar diante de injustiças.

    ResponderExcluir
  52. Por e-mail:

    "CINQUENTA E QUATRO DIAS DE RESISTÊNCIA E COMBATE AOS COVEIROS DA EDUCAÇÃO NO PARÁ: UM EXEMPLO DE COMPROMISSO E CIDADANIA DOS EDUCADORES E DAS EDUCADORAS

    Os Educadores de Redenção e os demais de todo o Estado do Pará, mesmo sofrendo ataques vindos das diferentes trincheiras dos poderes executivo, legislativo, judiciário e da grande imprensa, mais uma vez tiveram a coragem e o compromisso de expor os inúmeros problemas que persistem a anos dentro das escolas públicas desse estado. Por isso suspenderam a greve de cabeça erguida. Deram mais uma vez uma intensa aula de cidadania como está ocorrendo em todo mundo. Algum benefício desse sistema só vem se for com muita luta. A greve deve resgatar a auto-estima dos profissionais, pois apesar da opressão do Estado e seus agentes, a sociedade os apoiou e apóia, pois ela ver todo dia nos noticiários o quanto o Pará precisa melhorar a educação.

    Aos olhos dos imediatistas a greve gera problema, mas felizmente eles são minoria. A maioria sabe que a educação é um processo longo e precisa ser qualitativamente constante, por isso lutam. Os educadores alertam para o seguinte, na forma como a educação vem sendo tratada no Pará nos últimos vinte anos, ou se reage radicalmente agora, ou em breve teremos um “apagão” na rede de ensino estadual. Os professores nos cinqüenta e quatro dias de greve não pouparam esforços para mostrar à sociedade quem são os verdadeiros culpados pelo o quadro caótico que a escola pública vive nesse estado.

    Quando os Educadores e Educadoras gritaram ao governo, chega de descaso estão cobertos de razão, os índices da educação do Pará são o flagrante das denúncias. De início veja o IDEB: em uma escala de 0 a 6, o Pará apresenta os medíocres números: Ensino Fundamental Inicial: 3,6; Ensino Fundamental Final: 3,4 e Ensino Médio: 3,1. Apenas 31,6 % das pessoas têm Ensino Médio completo; 12,2% da população acima de 15 anos no Pará são analfabetos; a taxa de escolaridade entre as pessoas com mais de 25 de idade no Pará é de apenas 6,3 anos de estudo; 19,2 % dos estudantes de Ensino Médio abandonaram os estudos em 2010; a taxa de reprovação no Ensino Médio no Pará é de 11,9%.
    Os dados mostram também o descaso do Estado do Pará com a formação dos professores: o quadro dos professores que têm faculdade por nível de ensino é o seguinte: professores das creches: 18,1%; professores da pré-escola: 20,0%; professores do Ensino Fundamental Inicial: 33,7%; professores do Ensino Fundamental Final:50,9% e, professores do Ensino Médio: 93,4%.

    Toda essa tragédia aqui exposta é resultado dos sucessivos descumprimentos da legislação brasileira que determina a qualificação e remuneração condigna a todos os profissionais de educação desde 1996, quando foi aprovada a nova LDB e 1998, quando foi criado o antigo FUNDEF.

    Os heróicos professores são vanguarda no Pará e Redenção mostrou isso, na luta contra a destruição da Escola Pública. A greve faz parte de uma luta contra a política de destruição dos serviços públicos, adotada pelos governos neoliberais que se revezam no poder."

    ResponderExcluir
  53. Euler, estão desviando o foco de todo jeito, veja 2012 e 2013. O foco tem que ser o PISO NACIONAL:

    VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Comunicação CNTE Informa CNTE Informa 600 - 24 de novembro de 2011 Cut e CNTE são eleitas para o Secretariado do FNDCA

    Cut e CNTE são eleitas para o Secretariado do FNDCA
    A CUT e a CNTE foram eleitas como membro efetivo e suplente, respectivamente, para o Secretariado do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente para o biênio 2012/2013.

    Ambas participam no Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente). A representação da CNTE ficou a cargo de Marco Antonio Soares (APEOESP-SP), Secretário de Políticas Sociais e, da CUT, por Núbia (SINTE-PI), ambos professores. Eles defenderam as entidades e demonstraram a força dos trabalhadores em educação, bem como da Central.

    O FNDCA é composto por 56 entidades filiadas em todo o país, mais os 27 fóruns estaduais e o Distrito Federal. Também compõem o novo Secretariado: Plan Brasil, Visão Mundial, Conselho Federal de Psicologia e CECRIA (Centro de Referência, estudos e Ações sobre crianças e adolescentes (suplência). O Conselho Fiscal para o novo período terá a participação das seguintes entidades: Pastoral da Criança, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Criança Segura.

    A XVII Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Defesa da Criança e do Adolescente (FNDCA) ocorreu nos dias 10 a 12 de novembro de 2011 em Brasília/DF, no Centro de Convenções Israel Pinheiro. (CNTE)

    CNTE Informa 600 - 24 de novembro de 2011
    VAMOS COBRAR ATITUDE RESPONSÁVEL DA CNTE E DA CUT EM APOIAR A GREVE NACIONAL. Ela tem que ser orquestrada agora.
    Queremos ação ou vamos para o CONLUTAS.

    ResponderExcluir
  54. só uma greve por tempo INDETERMINADO nos salvará da tirania do Anastazista!!!
    E como isso não acontecerá, todas as outras ações não resultarão em nada. Acreditar nessas propostas que o NDG está propondo é de uma esperteza tão grande quanto foi aceitar a trégua com o governo. A verdade é que enquanto estamos com o milho, o governo já está com o fubá pronto há muito tempo.

    ResponderExcluir
  55. Euler, e companheiros de luta...
    Olhe o que encontrei no site da CNTE:
    "Por que o nosso governador também não foi bonzinho assim!
    Em clima de sintonia, AL aprova piso dos professores PDF Imprimir E-mail
    Quinta-feira, 24 de Novembro de 2011 - 14:26h

    Em uma cena rara na Assembléia Legislativa, 49 dos 63 deputados acordaram cedo para votar projetos na manhã desta quinta-feira (24) – de segunda a quarta, os debates são pela tarde, com votações concentradas na quarta (sexta não há sessão). Em acordo entre oposição e governo, foi aprovado o projeto que estipula o piso salarial dos professores da rede pública em R$ 1.187,98 conforme piso nacional aprovado no Congresso em janeiro – atualmente, o menor salário é de R$ 1.090.

    O projeto concederá um aumento médio de 7,5% nos salários dos 39.191 mil professores da rede, já que o valor é a base de cálculo para os demais vencimentos. Outra proposta aprovada na AL foi a que prevê a reestruturação jurídica do Centro Industrial de Subaé, em Feira de Santana. Com a medida, a região, que anteriormente somente poderia receber indústrias, é liberada para serviço e comércio. Conforme salienta o deputado Zé Neto (PT), líder do governo, o clima de harmonia com a oposição na AL possibilitou que o deputado Bruno Reis (PRP), da oposição, fosse o relator do projeto do piso salarial do magistério, e Carlos Geilson (PTN), o do complexo do Subaé. “Há um grande senso de democracia. Deputados de oposição como relatores de projetos de autoria do governo”, exaltou, em entrevista ao Bahia Notícias. Dos 49 presentes, 42 eram da base e sete da oposição. (APLB, 24/11/11)

    ResponderExcluir
  56. As fraudes nas urnas são uma realidade.Anõnimo que falou sobre isto às 22:30 no dia 27.Se você tem acesso a um dossiê que contem denúcias eprovas desta fraudes,mande para o email do Euler,que êle dará um jeito de disponibilizar para que nós esparramemos isto para toda Minas,Brasil e Mundo.Esta é a nossa única arma contra os mafiosos que controlam estas urnas.Fuciona como nas loterias,em nível micro,os prêmios "saem"(vereadores)em nível macro,tipo mega sena de fim de ano...alguem conhece alguem que conhece alguem que ganhou 90 milhões?Há alguns anos,um deputado da Bahia,foi denunciado por ter ganhado mais de 700 vêzes na loteca.Sortudo,em?Biometria só evita fraudes dos eleitores,e não do sistema.

    ResponderExcluir
  57. Caro Euler,

    O Anônimo das 11:45 foi feliz em suas colocações e concordo plenamente com elas!!! Se não for demonstrado para TODOS os politícos todo o descontentamento e injúria com o comportamento omisso, covarde e submisso a claros interesses contrários ao Bem Comum que estão tendo, nada neste País irá melhorar!!! Imagine se nas próximas eleições se o quantitativo de votos nulos fossem altos e quiçá maiores que os votos válidos... No mínimo outra eleição teria que ser convocada. Pense no susto que esses picaretas tomariam e nessa, talvez se toquem e tomam vergonha na cara...
    Todos que militam na Educação, seja em sala de aula ou não devem se articular e deflagar uma campanha pública de valorização da Educação Pública, sem atrelamento as quaisquer vinculos partidários ou economicos. Um movimento social puro e simples, clamando e exigindo melhores condições de trabalho para que todos envolvidos no processo possam desempenhar sua parte em prol de uma Educação pública de qualidade, inclusiva e realmente formadora de cidadãos. Do jeito que atualmente se trata a Educação neste Estado e no Brasil, além de brevemente não termos profissionais habilitados para educar nossos filhos e filhas, fatalmente teremos gerações de analfabetos funcionais a conduzir os destinos desta nação... Urge levantar essa bandeira enquanto é tempo!!! A Educação não pode ser tratada desse jeito!!! Ela tem que ser um projeto de Estado, onde tudo e todos, independente de situação econômica ou preferência partidária, devem estabelecer as devidas diretrizes para a Educação. Algumas coisas que você colocou como a federalização do pagamento dos professores é uma coisa a ser devidamente discutida mas isso tem que ser muito mais amplo e certamente haverá resistências.
    No mais, uma resposta a altura da atitude ditatorial do atual Governador, com a complacência de seus sodomizados deputados há de ser dada e 2012 está aí as portas...

    Luciano.

    ResponderExcluir
  58. Meninos e meninas:
    Esqueçam esse negócio de psdb, pt e similares. Temos exemplos de sobra de que são iguais no poder. Usam a nossa causa como trampolim para chegar a um cargo mais importante e, uma vez lá, adeus! É claro que há umas raríssimas excessões, mas infelizmente, tais excessões jamais chegam ao poder, pois são podadas na base por seu próprio grupo.
    É necessário e urgente que nos unamos por nós mesmos. Há tantos blogs importantes de educadores em todos os estados. Que tal organizramo-nos através deles: Euler em MG, Graça Aguiar(SOS Educação Pública) no Rio de Janeiro, Amanda Gurgel no Norte e tantos outros que, com certeza existem ou existirão. A partir desses canais, poderemos organizar ações em nível nacional e cooptar mais pessoas para a nossa causa. O momento que vivemos exige cautela, mas ações que repercutam nas conversas de botequins, de praças, nas igrejas, enfim, precisamos ocupar o espaço nas ruas para fazer frente a esses políticos sem medida na luta por seus interesses escusos e de uma minoria na sociedade.

    ResponderExcluir
  59. O deputado federal que propõe a redução do índice de reajuste do Piso salarial é do PT DO CEARÁ. Alguma dúvida de que os partidos são todos iguais?

    ResponderExcluir
  60. Euler. A melhor solução é essa de alguns colegas e que concordo plenamente.Manifestações nacionais em Brasília, federalização da folha de pagamento dos educaores. plano de carreira nacional e a criação de uma secretaria federal para o ensino básico.urgente- reclamo endividual so STF contra as arbitrariedades nessa terra sem lei.Se o STF não fizer justiça, nem em marte vamos levar essa.

    ResponderExcluir
  61. Euler, quando iremos entrar na justiça? O tempo está passando, só vc para agilizar isto para gente. Vamos entrar com uma ação coletiva, quem quiser, passe os dados para vc.
    Flávia JF

    ResponderExcluir
  62. Concordo com você anônimo das 16:48 A nódoa do fanatismo político nos impedem de enxergar um palmo diante de nosso nariz. Infelizmente, nossos políticos não estão à altura de depositarmos total confiança. Muitos são como cupins não podem ver um holofote que se aglomeram. Quantos se dizem estar do lado dos professores somente esperando a oportunidade para aplicar a sua política maquiavélica.
    Temos que criar uma nova linha de políticos que tenha como princípio básico a ética. A nossa postura também precisa ser mudada, pois estamos partindo muito para a defesa de políticos e grupos políticos que não são idôneos. Quando defendemos pessoas erradas pecamos duas vezes, sendo coniventes e estimuladores do erro.
    É notório para toda a sociedade, quando defendemos veementemente um grupo político, os nossos interesses pessoais estão acima do que podemos de fato fazer para o próximo. A nossa dignidade jamais será reconquistada enquanto formos utilizados como escadas para mercenários. Apoio os colegas que estão tentando levantar uma bandeira para a criação de um partido dos professores ou que pelo menos vários entrem na política, só assim conseguiremos ser respeitados e ouvidos diante desta corja que hoje se dizem nossos representantes.
    Só com ações coordenadas e sem essa paixão doentia por partidos políticos conseguiremos alçar altos vôos.

    ResponderExcluir
  63. http://jogodopoder.wordpress.com/2011/11/28/aecio-neves-diz-em-artigo-que-para-efetivar-o-sonho-brasileiro-e-necessario-abrir-as-portas-da-educacao/

    BUEMBA BUEMBA BUEMA NA TERRA DO ZÉ CARIOCA E DO ALI BABACA E OS 77 LA LA DRÕES.
    VEJAM O ZÉ CARIOCA ESCREVE TODAS AS SEGUNDAS FEIRA NO JORNAL ACREDITEM SE QUISER FOLHA DE SÃO PAULO.VEJAM QUE GRACINHA....VEJAM ....

    ResponderExcluir
  64. PARTIDO DO EDUCADORES URGENTE.
    PRA ACABAR COM A FARRA DO ANESTESIA, DA DILMAZIA E DE OUTROS...TANTOS.
    E EULER NELES..
    EULER, VOCÊ É O MEU CANDIDATO.

    ResponderExcluir
  65. Euler,

    Estão falando aqui no blog que político é "tudo farinha do mesmo saco" e, por outro lado, estão incentivando o nosso guerreiro a se candidatar. Ora, se político é tudo farinha do mesmo saco, o que você vai fazer na política? sujar-se? misturar-se com essa cambada?

    Eu, na última eleição, votei em gente séria e que está nos defendendo...e não nos cordeirinhos do Anastasia.

    Sou ainda daqueles que acreditam que podem, sim, existir políticos sérios e comprometidos! Devem vir das lutas sociais, caso contrário, vai pisar na bola! O bom político precisa saber de que lado está e provar isto na prática: do lado dos mantenedores do status quo ou da maioria trabalhadora e empobrecida do nosso país.

    Portanto, acreditando nisso, se você for candidato, voto em você sim! Não votarei, mesmo que seja da minha cidade, família, círculo de amizade em nenhum candidato seja ele padre, pastor, médico, advogado...e nem professor, se ele não tiver no currículo um passado de luta pelas causas sociais transformadoras.

    Vejamos o que diz o nosso amigo Aristóteles:

    "Aristóteles utiliza-se do termo política para um assunto único: a ciência da felicidade humana. A felicidade consistiria numa certa maneira de viver, no meio que circunda o homem, nos costumes e nas instituições adotadas pela comunidade à qual pertence. O objetivo da política é, primeiro, descobrir a maneira de viver que leva à felicidade humana"

    Gente, quanto menos participarmos da verdadeira política, melhor para os corruptos e abutres da nossa politicalha. Lembram-se do jargão: "religião, futebol e política não se discute"? A quem interessa que o povão fique alheio às questões políticas e exerça o direito/obrigação só n hora de votar?

    Um abraço.
    Joaquim

    ResponderExcluir
  66. Para que aumento de salário,pessoal?Os nossos alunos foram tão bem nas avaliações do Simave e Prova Brasil.Isto mostra para o governo que mesmo ganhando mal nossos alunos se saem muito bem.Eu só não vou contar pra ninguém é que diretores,professores do bando e demais funcionários ficaram nas salas de aula ajudando os alunos e até marcando os gabaritos para eles.
    A mentira anda para todos os lados.Sinto-me envergonhado com tanta sujeira,tanta mentira e cinismo.É essa a verdadeira cara de Minas.Um estado tão bonito,tão importante que,infelizmente está em mãos erradas.
    Senhor governador,tenha um pouco de bom censo,faça uma experiência: tente viver pelo menos 15 dias com o salário de professor,tenho certeza que o que ganhamos ao mês V.Exa. gasta num dia.Conclusão:Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
    Antigamente o castigo vinha a cavalo, hoje vem de avião.Cuidado governador.

    ResponderExcluir
  67. EULER ACABEI DE COLOCAR UM COMENTÁRIO NESTA IDIOTICE QUE O FARAÓ ESCREVEU HOJE NA FOLHA DE SÃO PAULO.POR FAVOR VAMOS ENCHER DE COMENTÁRIOS AQUELE ESPAÇO.ESTA É A OPORTUNIDADE QUE TEMOS.ELE ESCREVE TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS NESTE JORNAL.VAMOS ESCREVER TUDO LÁ E VAMOS PERSEGUIR TODOS OS COMENTÁRIOS DELE NA FOLHA.

    ResponderExcluir
  68. E apesar disso tudo que está acontecendo conosco, eu amo aquilo que faço, mas nos temos que ter pelo menos para nossa subsistência, eles estão tentando tirar de nós até nosso direito de sonhar com dias melhores, isto nós não vamos deixar acontecer. Muita luz para todos nós.

    ResponderExcluir
  69. Caro cidadão, amigo e honrado professor Euler. Gostaria de saber o que o sindicato fez de real e concreto desde o dia da votação deste AI-5 na assembléia para nos defender. Entrou com alguma ação? Elaborou documentos para explicar a população e aos políticos de Brasília e juízes do STF o que aconteceu na educação em Minas? O que foi feito até agora? Estamos completamente sem informação. Mas tudo bem é até bom não publicar o que o sindicato tem planejado fazer pois com certeza o povo do governo deve ficar de olho no seu blog e no site do sindute para ver as atitudes nossas. E aí baseado em nossas atitudes eles definem as estratégias deles. São super perigosos e maquiavélicos. Tome cuidado não passe informações importantes para o inimigo. Mas as informações interessantes e legais você deve continuar seu blog é fantástico obrigado por ele!!!

    ResponderExcluir
  70. Recebi por e-mail:
    Servidores Públicos do Estado de Minas Gerais não receberão, em 2011, o prêmio de produtividade, mais conhecido como 14º salário.

    O não pagamento é em função dos servidores da educação receberem por subsídio e, conforme o § 4º, do artigo 39 da Constituição Federal, quem recebe através de subsídio é vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.

    Considerando a proibição de pagamento do prêmio para a educação, o governo de Minas Gerais resolveu não efetuar o pagamento do Prêmio para todos os demais servidores.

    Segue o artigo 39 da Constituição Federal:
    Art. 39. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão, no âmbito de sua competência, regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas. (Vide ADIN nº 2.135-4)
    § 1º A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    II - os requisitos para a investidura; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    III - as peculiaridades dos cargos. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    § 2º A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    § 3º Aplica-se aos servidores ocupantes de cargo público o disposto no art. 7º, IV, VII, VIII, IX, XII, XIII, XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX, XXII e XXX, podendo a lei estabelecer requisitos diferenciados de admissão quando a natureza do cargo o exigir. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    § 5º Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios poderá estabelecer a relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, XI. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    § 6º Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão anualmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    § 7º Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernização, reaparelhamento e racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
    § 8º A remuneração dos servidores públicos organizados em carreira poderá ser fixada nos termos do § 4º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    ResponderExcluir
  71. Pessoal não podemos nos dividir "uma casa dividida não subsistirá", temos que unir forças independente de partido político, religião, cor ou classe social. Todos aqueles que sonham com dias melhores para educação devem está unidos, juntos e misturados com um único propósito.Vamos fazer uma grande liga e salvar o nosso país da ignorância, que tal??? Que tos os sindicatos do país estejam em rede, vamos formar uma grande rede, e vamos nos dispor a gastar saliva para educar politicamente este povo. Que cada um faça sua parte!
    Até Mais.

    ResponderExcluir
  72. PARA DISCUTIRMOS ALGUMA COISA E TERMO UMA CAUSA, PRECISAMOS DE UM PARTIDO POLITICO,ISSO SIM
    PARTIDOS DOS PROFESSORES

    ResponderExcluir
  73. Amigos, vamos procurar rapido um advogado que possa nos defender, fomos lesados em nossos direitos e em nossos salários. Vamos logo entrar na justiça com uma ação coletiva, abraços e que Deus nos ilumine e nos mostre o melhor caminho
    José Alberto de Sete Lagoas, a terra onde se elegeu o trasidor Duilio

    ResponderExcluir
  74. PRECISAMOS DOS HACKERS AMIGOS PARA DIVULGAR SEGREDOS DOS GOVERNOS IGUAL O WikiLeaks

    TEM GENTE BOA AI QUE TEM ARQUIVOS, MANDEM PARA EULER GENTE, PRECISAMOS DE AJUDA

    ResponderExcluir
  75. Euler, por que não pensamos em organizar a Marcha pela Educação. Poderíamos pelo menos, tentar. E faríamos 51 faixas para os inimigos da educação em Minas Gerais, sem esquecer, é claro, de Aécio e Anastasia.

    ResponderExcluir
  76. Normal... já era esperado, enfim, a Lei 11738 já pode muito bem ser revogada, afinal, nunca foi colocada em prática.
    Não adianta pressionar estes deputados federais, eles votaram de acordo com os interesses dos gestores e dos seus partidos, não há ninguém olhando pelos professores.
    Temos o exemplo regional, quando pressionamos os deputados a não aprovarem o projeto do subsídio. A pressão não resultou em nada e o tal projeto foi aprovado, ficamos sem o piso e à mercê do governo estadual.
    Infelizmente a educação pública e os profissionais da educação continuarão amargando baixos salários e trabalhando em instituições sucateadas, em precárias condições didáticas e pedagógicas.
    Este é o Brasil...
    Peço desculpas pelo meu tom melancólico e pessimista, mas não dá pra pensar diferente mediante tantos golpes duros contra nós, educadores.

    ResponderExcluir
  77. Euler você viu esta piada http://www.reginaldolopes.com.br/?pagina=integra&secao=outras&cd_noticia=2326 Líder da bancada do PT na câmara levará agenda convergente para presidenta Dilma. Onde já se viu???

    ResponderExcluir
  78. ENQUANTO AQUI O SINDUTE NÃO GANHA NADA:

    Justiça manda SP cumprir carga horária de piso para professor

    A Justiça concedeu liminar ao Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp) para que a lei do piso para professor se aplique a todos os 225 mil docentes ativos da rede a partir de 2012. Com isso, um terço da carga horária remunerada dos professores precisa ser reservado à formação e outras atividades além da aula. Atualmente, a Secretaria Estadual de Educação paulista separa apenas 17% do tempo de trabalho para preparo do profissional e das atividades.

    "Se, portanto, a Secretaria da Educação tinha alguma dúvida sobre como aplicar a lei, não resta mais nenhuma. Deve simplesmente cumpri-la tal como está redigida, destinando no mínimo 33% do total da jornada de trabalho de cada professor para atividades extraclasses", comemorou a presidente do sindicato, Isabel Noronha.
    http://ultimosegundo.ig.com.b

    ResponderExcluir
  79. Olá a Todas e Todos,

    Estou a divulgar a traição do governo e dos deputados para a lista de emails que tenho de Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Ensino de BH. Aproveitem e acessem: coletivofortalecer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  80. GRAÇA:
    Boa noite prof Euler,
    Respondendo ao anonimo das 1414

    Reafirmo que no poder o PT e igual ao PSDB e explico o pq:
    Tarso Genro PT governador do Rio G Sul foi o unico a interpor embargo ao acordao do STF, nao paga o piso.
    Governador da Bahia do PT nao paga o piso
    Parecer do dep. José Guimarães (PT-CE), quer mudar o reajuste do piso e estabelece o INPC/IBGE como único índice de reajuste anual do PSPN.
    Ministro da Educaçao do PT afirma que nao tem como obrigar governantes a cumprir determinaçao do Supremo sobre o pagamento do piso.
    Presidente Dilma do PT ignora os educadores e faz de conta que nao e com ela o problema, nao responde nenhum e-mail, nao se pronuncia e olha que na campanha desfraldou a bandeira da educaçao e da melhoria para os professores.
    Cut ficou na moita durante nossa greve, se fez de morta.
    CNTE esboçou timida reaçao e se limita a publicar noticias no site.
    Poderia citar mais inumeros exemplos, mas creio que esses bastam para se entender o pq e udisse que no poder PT, PSDB, PMDB etc e tal, nao sao diferentes. E lamentavel!!!!!
    Desculpe-me pela falta de acentos e pontuaçao estou num mini lap top e desconheço os recursos.
    Acredito que a unica saida para nos e o STF!!!

    ResponderExcluir
  81. Trabalho na cidade inadministrável. É triste saber q. colegas estão, por cargo comissionado, prejudicando os prof.com cálculos mirabolantes, tabelas ininteligíveis, sofismas... Quanta reunião!Quanta correria! Qta mentira e rapapés p/ defender quem não merece! Já me arrependi de ter feito concurso. Sou livre! Nada devo ao faraó e nem ao adiposo. Meus respeitos e até a vitória! Esta turma não tem cacife p/ debater c/ vc. Orgulho-me de ter vc como colega! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  82. Euler, na tabela publicada pelo governo,anexo v,percebi que há um erro no valor dos níveis. O valor de 10% por nível não corresponde.Será que estou enganada?

    ResponderExcluir
  83. Colegas, com J. Cristo e Maria, DEUS nos prometeu q. nunca permitirá tentaçõs maiores que nossas forças.Oremos ao SENHOR por seus filhos q. não conhecem a sua PALAVRA ou a ignoram. Para quê tanta arrogância e perversidade? Conclamo a quem puder para orarmos o salmo 91 todos os dias as 19hs por estes q. querem, por vaidade, desarmar nossos sonhos e arrebatar aqueles dos estudantes mineiros q. têm o direito à educação de qualidade com mestres reconhecidos pelo papel social q. desempenham. Até a vitória!!!

    ResponderExcluir
  84. ESTOU ME CANSANDO!
    ATÉ QUANDO, MEU DEUS!
    Dalber Augusto

    ResponderExcluir
  85. EXTRA EXTRA
    Anastasia elogia Dilma, exalta Aécio e prega aliança com PT em BH http://migre.me/6guuY

    Justiça manda SP cumprir carga horária de piso para professor http://migre.me/6guDd

    ResponderExcluir
  86. Pressão às mineradoras.
    Royalties de 8% do Nióbio.
    Temos que ir onde tem água, estamos com sede.

    ResponderExcluir
  87. Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio
    Royalties, Nióbio

    Royalties, Nióbio

    ResponderExcluir
  88. Caro Anônimo das 13:13,

    O empréstimo com a menor taxa de juros, você encontrará na Caixa Econômica Federal.Caso você
    não queira um Banco Federal, procure o Bradesco.
    O Bradesco apresenta a menor taxa de juros entre bancos privados.
    Espero ter ajudado.
    VALADARES NA LUTA.

    ResponderExcluir
  89. Colegas de luta,veja blog Beatriz,gostei!

    ResponderExcluir
  90. Cuidado pessoal,
    Há gente do governo postado notícia nesse blog para nos colocar contra o sindicato, ou seja, dividir a categoria. O governo está morrendo de medo de uma nova greve em 2012, pois assim ele terá que abrir as contas.Não vamos cair na cilada deste governo, deste traidor. A vitória será nossa. Aguardem.
    O prêmio produtividade é referente ao ano 2010, e no ano de 2010, o nosso salário não era subsídio.O artigo 39 da CF/88 só valerá, quando estivermos recebendo subsídio.e terá validade a partir de 2012.

    ResponderExcluir
  91. Boa noite, pessoal da luta!

    Recebi um e-mail dando conta de que a SEE-MG quer transformar a redução de jornada realizada pelos educadores em falta, o que para mim constitui mais um absurdo. Afinal, os professores estiveram na escola, lecionaram durante mais de 70% da jornada de trabalho e permaneceram na escola dentro do horário normal.

    Parece que a SEE-MG quer insistir com métodos fascistas de perseguição e coerção dos educadores.

    Vejam o teor do documento que recebi (e ao final o nosso comentário):

    "Belo Horizonte, 17 de novembro de 2011.

    Senhor(a) Diretor(a),

    Chegou ao conhecimento desta Secretaria que alguns professores em exercício nas escolas estaduais têm reduzido a duraçäo da hora/aula legalmente estabelecida ern 50 minutos. Face a essa situação as Superintendências Regionais de Ensino - SRE,
    deverão orientar as escalas estaduais no que segue:

    - o Diretor da Escola Estadual é responsável pelo monitoramento e registro fidedigno das atividades e carga horária dos servidores do estabelecimento nos termos do Decreto no 43.648/2003, de 12/11/2003, anexa;

    - será registrado no Livro de Ponto/Folha Individual de Frequência do servidor a duração das horas-aula efetivamente ministradas;

    - o Diretor da Escola Estadual encaminhará para a SRE a relaçäo nominal dos professores que reduziram a duração da hora-aula, registrando como falta as aulas ministradas com redução

    Com base nas informações prestadas pela escola o Supervisor de Taxação deverá processar no SISAP os registros de falta para o professor que ministrou aulas com duraçäo inferior a 50 minutos.

    Atenciosamente,

    Antonio Luiz Musa de Noronha
    Subsecretário de Gestão de Recursos Humanos

    Ilmo(a) Sr(a)
    Diretor da Superintendêncía Regional de Ensino".

    Comentário do Blog: o normal seria, no limite, que o governo cortasse somente os minutos não lecionados, e não toda a hora-aula de 50 minutos. Isto constitui uma forma de SUPER EXPLORAÇÃO dos educadores, que foram na escola, trabalharam honestamente, reduziram jornada por decisão da categoria aprovada em assembleia, convocada pelo sindicato.

    Se se tratasse de um governo minimamente sério ele deveria chamar o sindicato para negociar estes minutos que foram reduzidos.

    Mas, se este corte se efetivar, vamos ter que dar a nossa resposta, claro. Na pauta da discussão: se vamos cumprir o calendário de reposição até o final, pois não estamos dispostos a tolerar esta ditadura fascistóide, com sua equipe da Gestapo, que parece ter se tornado algumas secretarias do governo.

    Urge discutirmos e mobilizarmos a comunidade para que saibam como o estado vem lidando com os educadores. E mais: queremos saber quando essas aulas cortadas (pois o dia todo da redução será cortado) serão repostas.

    Se o governo pensa que vai intimidar os educadores com essas medidas burocratizantes e canalhas (pois, estão se apropriando do tempo trabalhado honestamente pelos educadores) ele está redondamente enganado. Isso só vai aumentar a indignação da categoria e a preparação para uma grande e mais radicalizada greve em 2012.

    Da minha parte, quero deixar claro que a partir de dezembro já começo a juntar o meu fundo particular de greve - e estou disposto a contribuir com um fundo geral de greve para a categoria.

    Um forte abraço a todos e força na luta!

    P.S.: na mídia, o governo faz uma propaganda cínica tentando mostrar aquilo que não existe; na prática, trata os educadores com chicote com seus capitães do mato. Vamos ter que reeducar essa turma!

    ResponderExcluir
  92. Por MARIÂNGELA GALLUCCI, estadao.com.br, Atualizado: 28/11/2011 19:43
    TSE pode definir futuro político de governadores
    Gostei97%Não gostei3%
    Enviado 8 vezes

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode definir nesta semana o futuro político do governador de Roraima, Anchieta Junior (PSDB), acusado pelo adversário Neudo Campos de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação na eleição do ano passado. Com três cassações recentes de governadores no currículo, o TSE também terá de julgar em breve outros dez governadores eleitos em 2010: Tião Viana (Acre), Teotonio Vilela (Alagoas), Omar Aziz (Amazonas), Cid Gomes (Ceará), Siqueira Campos (Tocantins), Wilson Martins (Piauí), Antonio Anastasia (Minas Gerais), Roseana Sarney (Maranhão), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul) e Sérgio Cabral (Rio de Janeiro).

    Na maioria dos processos as acusações são de abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação. As defesas negam as supostas irregularidades. Se forem cassados, os políticos poderão se tornar inelegíveis e eventualmente poderão ser barrados em outras eleições com base na Lei da Ficha Limpa.

    Abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação também foram as imputações feitas à governadora do Rio Grande do Norte, Rosalva Ciarlini, absolvida em outubro pelo TSE por falta de provas. O processo contra Rosalva foi o primeiro julgado pelo tribunal relacionado à eleição de 2010.

    Recentemente o TSE cassou os mandatos dos então governadores Cássio Cunha Lima (Paraíba), Marcelo Miranda (Tocantins) e Jackson Lago (Maranhão). Apesar da Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de políticos cassados, Cunha Lima e Miranda disputaram em 2010 uma cadeira no Senado e Lago concorreu ao governo.

    Cunha Lima obteve votos suficientes, mas somente conseguiu tomar posse no início deste mês, depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) concluir que a lei não poderia ter impedido candidaturas no ano passado. Marcelo Miranda tenta até hoje no STF garantir a posse como senador. E Jackson Lago morreu em abril.

    A confusão em torno da validade da Lei da Ficha Limpa ocorreu porque num primeiro momento o Supremo manteve a norma, mas, após a eleição, decidiu que ela não poderia ter vigorado em 2010 porque não foi aprovada com pelo menos um ano de antecedência. Em breve o STF definirá se a lei terá validade ampla ou não na eleição municipal de 2012.

    ResponderExcluir
  93. Euler meu amigo,como faço para ver andamento do processo da Adi 4167? Ajude me!

    ResponderExcluir
  94. Boa noite amigos do NDG/NDE.

    Gostei da ideia e a estou reproduzindo:

    Anônimo disse...

    Euler, por que não pensamos em organizar a Marcha pela Educação. Poderíamos pelo menos, tentar. E faríamos 51 faixas para os inimigos da educação em Minas Gerais, sem esquecer, é claro, de Aécio e Anastasia.
    28 de novembro de 2011 19:40

    VAMOS PROMOVER A MARCHA PARA A EDUCAÇÃO COM URGÊNCIA. TEM MARCHA PARA TUDO NESSE PAÍS, MENOS PARA OS EDUCADORES. SERIA UMA FORMA DE CHAMARMOS A ATENÇÃO DA MÍDIA NACIONAL.

    E a propósito, poderíamos denunciar esse desgoverno e seu padrinho, o tal senador sonhador com o Palácio do Planalto, em grandes jornais nacionais, mais autônomos, em nosso nome, pago pelo sindicato. Qual o problema, os recursos não são nossos? Se o honestíssimo governador mineiro quer condenar o sindicato, então usemos o nome dos educadores mineiros como signatários das publicações.

    Tem de haver uma forma de derrotarmos esses dois. É questão de honra para nós, educadores massacrados. Olha que bicho ferido vira uma fera!

    FEROCIDADE TOTAL.

    BASTA!

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  95. Pessoal forte e valente desse blog ,
    Boa noite!
    Amei a notícia das 23:23 .Mariângela . Nao permita Deus que eu morra sem que Anastasia tenha seu quinhão ,diga-se de passagem ,e que quinhão! ??????????!!!!!!!!!!!! Deus não está pobre com o que da. Adorei de montão.

    ResponderExcluir
  96. João Paulo Ferreira de Assis29 de novembro de 2011 às 00:29

    Prezado anônimo das 23:24

    1- peça no Google, portal do STF.

    2- Quando a página de pesquisa abrir, você verá: PÁGINA PRINCIPAL STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

    3- clique sobre página principal stf

    4- Aí abrirá a página principal. Você procure uma barra com 10 títulos em letras azuis bem claras. A barra começa em Principal.

    5-Vá em processos (quarto título da barra)

    6-Clique em acompanhamento processual.

    7- Aí abre uma lacuna. Você coloca o número do processo (no caso a adi 4167)e clica em pesquisar.

    8- Abre nova página, você clica sobre as letras vermelhas: ver peças eletrônicas.

    9- Quando abrir, você clica na que você quiser ver. A última é a petição inicial do Sindiute e Ute do Ceará pedindo admissão como ''amicus curiae''.

    Certo de ter sido útil, despeço-me, João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  97. Concordo com a Bea:
    Temos muito o que fazer para reverter o que foi aprovado e conquistar o Piso Salarial Profissional Nacional. Mas as nossas próximas ações não serão reveladas com antecedência.
    Convocaremos nos próximos dias uma nova reunião do Comando Estadual de Greve.
    Continuamos na luta.
    blog da Bea:

    ResponderExcluir
  98. http://comentarios.folha.com.br/?section=A%E9cio%20Neves

    Postem comentários!
    Vamos desancar o Aécio e a tia Nana.
    Como uma colega já disse: temos que
    encher a coluna do Aécio de comentários
    denunciando a situação da educação mineira.
    Temos que cutucar de todos os lados. Perseguí-los por todas as partes.
    ENTREM NO FOLHA.COM E ACABEM COM O AÉCIO.
    Geralemnte ninguém comenta na coluna dele.
    Vamos encher aquilo de críticas e na semana que vem ele vai ter um susto.
    ELER, DÊ UMA FORÇA PRA ESTA IDÉIA.
    TEMOS QUE USAR DE TODAS AS ARMAS DE QUE DISPOMOS.
    POR FAVOR!
    POR FAVOR!
    POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  99. Queridos colegas!
    O desgovernador de Minas não tirou só meu reajuste, mas também meu entusiasmo, minhas férias, meus finais de semana, minha participação aos cultos e na família, minha alegria e meu sono... Cruel.
    Não devemos ficar falando do sindicato. Ali tem pessoas que também sofrem com a situação e de alguma forma nos representam. Devemos é orar ainda mais ( proteção divina sempre é bem vinda), buscar nos fortalecer e unirmos para correr atrás do "prejuizo". Cobrar na justiça ( se é que há ) aquilo que é correto, direito constitucional , acordos que foram colocados em papéis ( sim, porque palavras nesse caso não tem valor legal) e ASSINADOS ( se é que valem). O difícil são os políticos e juizes corruptos e não os sofridos e massacrados colegas do magistério. Achei a idéia da caravana a Brasília muito boa e a de um movimento Nacional urgente e necessário. Temos como divulgar e organizar, basta a gente se empelhar. Vamos lá! Ando cansada demais e insatisfeita, mas não perdi minha lucidez, ainda.

    ResponderExcluir
  100. Olá, turma da luta!

    O post da madrugada ficará para amanhã, ou melhor, para hoje mais tarde, pois estava pesquisando outros temas e o sono, nesta altura, já me puxa para a cama.

    Então, mais tarde voltaremos com o nosso texto. Mas, também, com tantos comentários ricos e variados, tanto neste como nos posts anteriores, dá para passar algumas horas lendo e relendo e nos fortalecendo para a luta.

    Estou seguro de que nada vai roubar os nossos direitos. Pelo menos não para sempre. Podem nos tirar momentaneamente aquilo que nos pertence por direito legal e legítimo, mas nós recuperaremos cada centavo, cada um dos direitos conquistados.

    Ah, e o senador escrevendo sobre janela para o sonho através da educação... rsrsrs, vindo dele (se bem que dizem que não é ele quem escreve os textos na FSP), pode-se esperar de tudo... Aliás, seria uma piada, se não fosse um pesadelo. Janela para o sonho, rsrs. Se vivesse em Minas, ou se pelo visitasse este estado, que na teoria dizem que ele representa, veria o senador que o governo de continuidade da gestão anterior está realizando uma política de choque de confisco, que abre uma janela não para o sonho através da educação, mas para o pesadelo. Claro que ele sabe e é conivente com isso, mas, para quem vive de propaganda e da mídia, as palavras ocas são ditas sem a menor a preocupação de que haja uma correspondência com a realidade.

    Um forte abraço a todos e um bom dia de terça-feira! Até mais tarde!

    Euler

    ResponderExcluir
  101. onde localizamoa s "tar tabela"...? quero ver....

    ResponderExcluir
  102. O Tempo:
    Anastasia e outros dez governadores podem ter mandatos cassados por causa de processos na Justiça
    O governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), pode ter seu futuro político definido nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é acusado pelo opositor Neudo Campos de abuso de poder e mau uso dos meios de comunicação na eleição de 2010. E Anchieta Júnior não está sozinho: outros dez governadores, inclusive o mineiro Antonio Anastasia, enfrentam processos na justiça que ameaçam seus mandatos.

    Além desses dois, engrossam a lista Tião Viana (PT-AC); Teotonio Vilela (PSDB-AL); Omar Aziz (PSD-AM); Cid Gomes (PSB-CE); Siqueira Campos (PSDB-TO); Wilson Martins (PSB, PI; Roseana Sarney (PMDB, MA); André Puccinelli (PMDB, MS); e Sérgio Cabral (PMDB, RJ). A maior parte das acusações é de abuso de poder político e econômico e utilização incorreta dos meios de comunicação. As defesas negam as supostas irregularidades. Caso sejam barrados, esses políticos também podem se tornar inelegíveis e até vetados de outros pleitos pela Lei da Ficha Limpa.

    Mais recentemente, o TSE cassou os mandatos de Cássio Cunha Lima (PSDB), então governador da Paraíba, Marcelo Miranda (PMDB), que comandava o Tocantins e o recém-falecido Jackson Lago (PDT), que esteve à frente do Maranhão.

    Em Minas, o adversário de Anastasia no ano passado, o ex-senador Hélio Costa (PMDB), moveu ação contra o tucano eleito. Ele pediu a cassação do mandato do governador e do vice, Alberto Pinto Coelho (PP) por abuso de poder econômico e politico durante a campanha eleitoral. Os advogados do peemedebista alegam que o sucessor de Aécio Neves distribuiu verbas por meio de convênios firmados com mais de 800 municípios mineiros em período pré-eleitoral
    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=136527

    ResponderExcluir
  103. últimas notícias

    Anastasia e outros dez governadores podem ter mandatos cassados por causa de processos na Justiça
    DA REDAÇÃO
    Siga em: twitter.com/OTEMPOonline

    O governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), pode ter seu futuro político definido nesta semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é acusado pelo opositor Neudo Campos de abuso de poder e mau uso dos meios de comunicação na eleição de 2010. E Anchieta Júnior não está sozinho: outros dez governadores, inclusive o mineiro Antonio Anastasia, enfrentam processos na justiça que ameaçam seus mandatos.
    Além desses dois, engrossam a lista Tião Viana (PT-AC); Teotonio Vilela (PSDB-AL); Omar Aziz (PSD-AM); Cid Gomes (PSB-CE); Siqueira Campos (PSDB-TO); Wilson Martins (PSB, PI; Roseana Sarney (PMDB, MA); André Puccinelli (PMDB, MS); e Sérgio Cabral (PMDB, RJ). A maior parte das acusações é de abuso de poder político e econômico e utilização incorreta dos meios de comunicação. As defesas negam as supostas irregularidades. Caso sejam barrados, esses políticos também podem se tornar inelegíveis e até vetados de outros pleitos pela Lei da Ficha Limpa.
    Mais recentemente, o TSE cassou os mandatos de Cássio Cunha Lima (PSDB), então governador da Paraíba, Marcelo Miranda (PMDB), que comandava o Tocantins e o recém-falecido Jackson Lago (PDT), que esteve à frente do Maranhão.
    Em Minas, o adversário de Anastasia no ano passado, o ex-senador Hélio Costa (PMDB), moveu ação contra o tucano eleito. Ele pediu a cassação do mandato do governador e do vice, Alberto Pinto Coelho (PP) por abuso de poder econômico e politico durante a campanha eleitoral. Os advogados do peemedebista alegam que o sucessor de Aécio Neves distribuiu verbas por meio de convênios firmados com mais de 800 municípios mineiros em período pré-eleitoral.

    ResponderExcluir
  104. ACHO QUE DEUS COMEÇARÁ A FAZER A JUSTIÇA DIVINA (QUE É PERFEITA) JÁ.PODE SER QUE O COMEÇOSEJA POR ESSA DENÚNCIA.E SÓ DE VER ESTA CARA NOJENTA E FEIA NOS JORNAIS FALANDO DE COISA ERRADAOU SEJA O QUE ELES FAZEM MUITO BEM POIS NÃO TEM CARÁTER E SÃO CORRUPTÍVEIS , JÁ ESTOU FELIZ.ACREDITO NA JUSTIÇA DE DEUS E ELA PODE ESTÁ COMEÇANDO A SE REALIZAR.QUE NOTÍCIA BOA MESMO QUE SEJA PEQUENA MAS PODE TER GRANDES PROPORÇÕES.DEUS É PERFEITO E JUSTO.

    ResponderExcluir
  105. Bom dia Euller.
    Diante de toda essa cagada do governo, iremos receber o 13º ese mês???
    Espero uma resposta.
    E que DEUS nos ajude para podermos continuar nessa luta..

    ResponderExcluir
  106. No minimo a see-mg ira publicar, e veicular a decisão do stf quanto a reclamação no stf quanto a decisão dos deputados carneiros....http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4173753

    ResponderExcluir
  107. Subcomandante Euler e demais companheiros bom dia,
    o imperador das minas desrespeitou os 153 mil servidores que optaram pelo antigo regime. Agora querem convencer a todos através da propaganda paga com os nossos direitos que é um governo sério e responsável.

    O que aconteceu com a nossa Minas? Agora é modelo de uma política neoliberal, desgovernada pelo fascismo podre, regulamentada pela ditadura “democrática”, propagada...

    Se cada educador não se opuser, e educar (conscientizar, esclarecer) a si e o seu próximo, é bem possível que num futuro próximo tenhamos um faraó presidente.

    Caro subcomandante ressalto mais uma vez a minha admiração pela sua força, coragem, determinação. Mas confesso que ás vezes bate o desânimo, quando entre outras situações vejo colegas na sala de professores (seis dias após o Dia da Vergonha) perguntando: “eu ouvi falar que agora é subsídio pra todos, é verdade?”.
    Peço ao nosso Senhor Deus forças pra continuar LUTANDO,CONSCIENTIZANDO, ESCLARECENDO. E essa força e esclarecimentos, atualmente estamos encontrando nesse especial espaço democrático.
    FORÇA NA LUTA!
    HOJE OU AMANHÃ, TEREMOS QUE CRIAR O PARTIDO DOS EDUCADORES. TEMOS QUE TER FORÇA POLÍTICA E PARTIDÁRIA. IDENTIDADE. ATUALMENTE OS PARTIDOS EXISTENTES ESTÃO PROSTITUÍDOS. POR ISSO INSISTO NA NECESSIDADE DA FORMAÇÃO DO PARTIDO DOS EDUCADORES.
    EULER, VOCÊ E A BEATRIZ NO MOMENTO OPORTUNO PODERIAM LIDERAR ESSE MOVIMENTO. (É uma sugestão que gostaria que avaliasse).
    Forte abraço a todos.
    Professor Odair José

    ResponderExcluir
  108. Bom dia prezado Euller, uma coisa que está deixando uma grande duvida é quanto aos efetivados pela lei 100. Todos receberam uma carta do governador dizendo que os direitos do efetivado é o mesmo dos efetivo. Mas, de acordo com a nnovo reposicionamento somente o efetivo irá levar em consideração o tempo de serviço, e onde fica a garantia dos efetivados. Fomos enganados? Ou novamente será preciso recorrer a Justica?

    ResponderExcluir
  109. esse governador ser cassado? só eu vendo. Essa corja compra a todos. No Brasil só pobre é cassado e vai pra cadeia. Pessoas de poder e dinheiro fazem de um tudo e ainda ficam rindo da nossa cara. Mas até que seria a nossa GLÓRIA. SERIA BOM DEMAIS SE FOSSE VERDADE. MAS SÓ ACREDITO NISSO, VENDO...ESTE É O PIOR DE TODOS OSGOVERANTES A QUE PUDE VER. EM 31 ANOS DE SERVIÇO PELA EDUCAÇÃO, NUNCA VI COISA TÃO ASSUSTADORA E PAVOROSA. É O VERDADEIRO SATANÁS PARA OS EDUCADORES MINEIROS...
    E O NOSSO PRÊMIO PRODUTIVIDADE? ONDE ELE ESTÁ??
    29/11/11, ÀS 11 HORAS.

    ResponderExcluir
  110. "A maior parte das acusações é de abuso de poder político e econômico e utilização incorreta dos meios de comunicação"

    DEUS É PAI! VAMOS TORCER!

    ResponderExcluir
  111. Processos na Justiça ameaçam 11 governadores
    Por Mariângela Gallucci | Agência Estado – 2 horas 59 minutos atrás

    BRASÍLIA - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode definir nesta semana o futuro político do governador de Roraima, Anchieta Júnior (PSDB), acusado pelo adversário Neudo Campos de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação na eleição do ano passado. O tucano é um dos 11 governadores eleitos ou reeleitos em 2010 que já enfrentam o risco de perder o mandato na Justiça.

    Nessa lista do TSE - corte que cassou três governadores nos últimos tempos -, estão: Tião Viana (PT, governador do Acre); Teotonio Vilela (PSDB, Alagoas); Omar Aziz (PSD, Amazonas); Cid Gomes (PSB, Ceará); Siqueira Campos (PSDB, Tocantins); Wilson Martins (PSB, Piauí); Antonio Anastasia (PSDB, Minas Gerais); Roseana Sarney (PMDB, Maranhão); André Puccinelli (PMDB, Mato Grosso do Sul); e Sérgio Cabral (PMDB, Rio de Janeiro).

    Na maioria dos processos, as acusações são de abuso de poder político e econômico e uso indevido de meios de comunicação. As defesas negam as supostas irregularidades. Se forem cassados, os políticos poderão se tornar inelegíveis e eventualmente poderão ser barrados em outras eleições com base na Lei da Ficha Limpa.

    Abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação também foram as imputações feitas à governadora do Rio Grande do Norte, Rosalva Ciarlini (DEM), absolvida em outubro pelo TSE por falta de provas. O processo contra Rosalva foi o primeiro julgado pelo tribunal relacionado à eleição de 2010.

    Ficha Limpa. Recentemente, o TSE cassou os mandatos dos então governadores Cássio Cunha Lima (do PSDB da Paraíba), Marcelo Miranda (PMDB, Tocantins) e Jackson Lago (PDT, Maranhão), que morreu em abril. Apesar da Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de políticos cassados, Cunha Lima e Miranda disputaram em 2010 uma cadeira no Senado e Lago concorreu ao governo maranhense.

    O tucano obteve votos suficientes, mas somente conseguiu tomar posse no início deste mês, depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) concluir que a lei não poderia ter impedido candidaturas no ano passado. Miranda tenta até hoje no STF garantir a posse como senador.

    A confusão em torno da validade da Lei da Ficha Limpa ocorreu porque, num primeiro momento, o Supremo manteve a norma, mas, após a eleição, decidiu que ela não poderia ter vigorado em 2010 porque não foi aprovada com pelo menos um ano de antecedência. Em breve, o STF definirá se a lei terá validade ampla ou não na eleição municipal de 2012.

    ResponderExcluir
  112. Gente, vamos deixar os nossos comentários na Folha de ontem, sobre o artigo do Faraó. Até agora tem pouquíssimos. Mas, cuidado com a fala, se não, eles não publicam.
    A Folha é lida em todo o Brasil, vamos desmascarar este farsante.

    ResponderExcluir
  113. Euler,

    Eu também já comecei a mim preparar pra luta do próximo ano. O NDG não se deixa levar pela consumismo, principalmente neste período próximo ao Natal. Ao invés de entrar na onda neoliberal, vivamos o Natal de forma diferente: reverenciando aquele menino que nasceu em Belém e mexeu com a estrutura dos dominadores, denunciando-os, e colocando-se do lado dos fracos e oprimidos.

    A nossa luta não vai terminar assim...do jeito que o governo quer. Pelo pouco que estamos ganhando, não é tão difícil conseguir meios alternativos e fazer uma poupança/greve. Inclusive, com os próprios alunos em recuperação. Aulas particulares para as provas e trabalhos que virão. É pouco, mas ajuda...

    Um abraço.

    Joaquim

    ResponderExcluir
  114. Oi, Euler e demais colegas.
    Tenho acessado esse blog várias vezes ao dia. Ele já virou o meu " pão nosso de cada dia " . Graças a ele, tornei-me uma pessoa mais crítica, mais informada. Cresci como cidadã , como profissional consciente de meus direitos .( pois de meus deveres, já era ! impositivamente ! forçosamente! )O valor e o alcance deste blog não podem, sequer . ser mensurados tal o seu alcance, tal a sua responsabilidade social e humana, tal a sua grandeza ! E, justamente por isso, quero fazer uma crítica à forma desrespeitosa que temos visto ser usada em referência a autoridades, como o nosso Governador e suas Secretárias, entre outras. Sempre pensei que não devemos nos rebaixar quando percebemos que o nível das pessoas que nos ataca é tal que o revidar ofensivamente a elas seria uma forma de nos colocarmos muito próximos a elas , correndo o risco de sermos ainda mais atingidos por suas maldades. Acho que isso está acontecendo de certa forma neste blog.Eu sei que não é fácil digerir tanto descaso, tanto cinismo, tanta covardia, tanta injustiça, tantas afrontas gratuitas ! É praticamente impossivel deixar de manifestar nossa indignação diante de tanta podridão, de tanta corrupção !!!! Entretanto, vamos nos esforçar, queridos, para não nos assemelharmos a eles em nada !!!!!! Absolutamente , em nada ! E a palavra ,que é a nossa principal arma, precisa por isso mesmo, ser bem trabalhada. Precisa acordar, denunciar, corrigir, motivar, impulsionar a todas as ações necessárias, imprescindíveis à luta pela justiça ! Nunca , entretanto, nossa palavra deverá se permitir enlamear-se com a proximidade de tanta sujeira ! Termos ofensivos , grosseiros, muitas vezes fazem mais mal a nós que a eles. Peço a Deus que esta reflexão nos ajude , de alguma forma ! Um abraço a todos ! Coragem ! A luta é pesada mas alcançaremos a vitória ! Rumo ao Piso !!!!

    ResponderExcluir
  115. EULER,aqui no SUL de Minas não há transparência no cumprimento de horário do pessoal do administrativo da escola,só professor leva falta e realmente trabalha...E saber que vice-capitão do mato vai ganhar muitoooo mais que professor! QUANTA INJUSTIÇA,MEU DEUS!

    ResponderExcluir
  116. GENTE, ESQUEÇA, NO BRASIL SÓ TEM UM PODER, O PODER DO DINHEIRO QUE ESTA COM EXECUTIVO, O RESTO É SIMPLESMENTE COADJUVANTE. JUDICI, TCU, LEGISL, ETC.

    ResponderExcluir
  117. Resposta a Márcia Barros 12:01,

    Acho que vc não lê sempre este nosso (me Edesculpe, Prof. Euler) Blog, como afirma!
    Este assunto já é velho, passado, discutido e encerrado. como tratar alguém com "mais respeito" se este mesmo alguém nos trata de forma tão cruel e desrespeitosa?!!
    Este nosso (desculpe novamente Prof. Euler) Blog é, além de tudo o mais, um espaço ideal para podermos gritar e xingar nossa agruras e descarregar nossa raiva e carregar as baterias novamente!
    Alíás, já passaram alguns navegantes por aqui, que quiseram impor uma certa "postura mais educada" e caíram, ficaram à beira do caminho!
    Aqui, nós temos liberdade para tais xingamentos, principalmente se eles forem merecidos!
    Nosso foco é o Piso Nacional!
    Um abraço e força na luta!

    ResponderExcluir
  118. ESTOU ENGANADO(A) OU PARECE QUE A INICIATIVA DO EULER E OUTROS DEMAIS É SOMENTE ATACAR AÉCIO NEVES E DE CONCRETO PARA DEFENDER A EDUCAÇÃO E A POLÍTICA REMUNERATÓRIA PARA OS PROFESSORES E DEMAIS SERVIDORES EM EXERCÍCIO NAS ESCOLAS FICA DE LADO.

    ResponderExcluir
  119. Euler

    não sei vc vc viu hj na redtv pouco mais de seis horas da noite , no novo programa TEMA Quente o senhor Aécio Neves falando do pré-sal e a renda direta para Estados e municípios. O cara de pau conseguiu um espaço para a midia nacional , o programa é aberto temos que bombardea-lo com mensagens contra essa hipócrita que se diz mineiro , mas que nada fala sobre a nossa Minas Gerais. AHhhh ele foi convidado a voltar no programa fiquemos de olho.

    ResponderExcluir
  120. http://www.redetv.com.br/temaquente/
    Vamos detonar o Aécio em nivel nacional Ele detonou Dilma na programação isso pode ser uma arma contra ele memso .

    ResponderExcluir
  121. Ta aberta as postagens no twitter red tv tema quente vamos lá

    ResponderExcluir
  122. 29/11/2011 - 22h00Claudia
    BH
    Importante mesmo é perceber a insatisfaçao da maioria quanto a este governo... um imbeciloide destes deputados de minas disse que vaia nao é voto... mas ja pode ser um prenúncio... deputados como Joao Leite, Duarte Bechir, Diniz Pinheiro, que tem escutado vaias onde passam devem sim colocar suas barbas de molho. uma vaia para o Anastasia uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uma vaia para o Ministerio publico uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu uma vaia para os deputados da base do governo uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu Uma vaia para os puxa-sacos do governo uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  123. cons.lafaiete
    anastasia,fora e não se esqueça de levar a Renatinha,gozolinha e se possível seus 51 paus mandados,principalmente o João Leite.Nossa olhar para sua cara me dá nojo.Te odeio!!!!Será que vai demorar

    ResponderExcluir
  124. Junqueira
    Divinópolis
    Anastasia, dizem os antigos que quem deve a Deus paga ao Diabo. Quem sabe a sua hora chegou? Vai com Deus e leve as suas duas assistentes de palco com você. Passar bem, governador de meia tigela. Dê "recomendações" ao seu padrinho, diga-lhe que a hora dele também vai chegar. Será em 2014. Elegeremos até o Papa Bento XVl, para não fazer nada na presidência, mas não sendo o Neves está de bom tamanho. A nação brasileira agradece.

    ResponderExcluir
  125. Olha sou efetivada no segundo cargo e simulei meu reposicionamento (simulador SEEMG que agora sumiu) .Era PB111A e fui pra PB111C,mais não sei se vai continuar,esse povo é doido!Abraços!

    ResponderExcluir
  126. Importante!! CNTE entrega carta aos deputados de Brasília!

    ResponderExcluir