Leiam também a entrevista da candidata Vanessa Portugal, do PSTU ao jornal Hoje em Dia. Vejam no final da matéria.
Sexta-feira, 30. As férias ou o minguado recesso de julho vai se aproximando do fim. Só um final de semana me separa agora da retomada do batente e do cotidiano em um arraial que virou cidade quase grande, sem se dar conta disso. Dois dias apenas. Parece pouco. Pode ser. Ou nem tanto. Em dois dias é possível fazer e viver coisas e momentos que ninguém imagina. Ou nada.
Embora seja um confesso inimigo do trabalho enquanto fardo, peso, escravidão, não nego que as atividades que me colocam em contato com os colegas, com os alunos, com as pessoas, enfim, são extremamente importantes e necessárias e às vezes prazerosas, também. O que chamanos de trabalho acaba tendo então estes dois sentidos, entre outros: de um lado, provoca a socialização, o contato, a interação com pessoas, o que é bom; de outro, impõe esforço repetitivo, estressante, regido por normas e hierarquias quase sempre voltadas para a punição.
O ideal de "trabalho" seria quando as partes envolvidas tivessem prazer de se encontrar num dado local para passarem o dia todo juntas, numa relação de construção e fazeres coletivos e individuais, sem subordinação hierárquica entre os colegas. Mas, acho que aí já não seria mais um trabalho tal como conhecemos, mas uma relação que transcenderia os limites do mercado. A escola talvez seja aquela entidade que em tese mais se aproxime deste ideal - coisa impensável numa fábrica capitalista ou num banco ou mesmo numa loja, cujo objetivo é a venda, o lucro, o negócio. A mercantilização da vida ali está exposta demais ao frio cálculo de um negócio. A escola pública, pelo menos em tese, é o espaço do encontro para o aprendizado e a reflexão.
Mas, a escola reflete a sociedade em que vivemos, com suas qualidades e "defeitos". E mesmo um espaço assim, que não é inteiramente voltado para o mercado (pelo menos a escola pública no ensino básico deveria ser assim), as coisas se reproduzem com o mesmo espírito daquele tipo de trabalho que é sinônimo de sacrifício. Tive uma excelente professora que me disse certa vez que lecionar é também um ato de sacrifício, mais até do que de prazer. E olha que ela tinha (tem) prazer em lecionar. Nunca concordei com ela, embora a considerasse bem realista.
A escola tem um quê de disciplina militar, de prisão, de fardo, de sacrifício e até de missão - daí porque os governos adoram tratar os educadores como aqueles que cumprem uma "importante missão", quase voluntária. Nem quero mencionar aqui um "modelo" ideal de escola, como já fizera algumas vezes o brilhante escritor e pensador Rubem Alves, quando menciona uma escola de Portugal, onde alunos e professores entram e saem quando querem, não existe sala de aula, nem tampouco hierarquia rígida etc. Não. Esta realidade está muito distante dos contextos com os quais convivemos. Seria um paradoxo até imaginar uma sociedade tal como a nossa proporcionando uma escola que contrariasse todos os valores e práticas vivenciados no dia-a-dia pelos sujeitos - educadores, alunos e pais de alunos - desse enredo.
Mas, se ela não pode ir ao paraíso, também não precisa viver no inferno, um local onde as pessoas não tenham prazer algum em para lá se dirigir; onde se esforcem para fugir daquele local; onde se reproduzem pessoas que adoecem de corpo e de alma. Construir uma escola onde os momentos de sacrifício sejam menos dolorosos e que os momentos de prazer, de emoção, de alegria, do partilhamento de compromissos e de sonhos sejam maiores do que aqueles é o grande desafio.
É uma mudança cultural, mais até do que da falta de equipamentos, por mais que estes sejam importantes também. Uma escola pode ser a mais bem equipada do mundo, mas se os sujeitos que nela trabalham não construírem entre si uma relação de respeito pelo outro, de busca pelo novo, de troca, de perseguição de objetivos e de apropriação coletiva e individual dos tempos e espaços, ela acabará por reproduzir os mesmos problemas. Métodos burocráticos, no lugar do convencimento e da abertura para entender o outro; tempos preenchidos pelo fazer repetitivo em lugar da criatividade, da descoberta e do improviso que transcende e enriquece o planejado; espaços limitados aos fazeres individuais burocratizados, ao invés da incorporação de todo o espaço - da sala, da escola, do bairro, da cidade, do país, da virtualidade, da casa, etc. A construção enfim de um trabalho interdisciplinar que consiga romper as rígidas barreiras das diferentes disciplinas.
Contudo, estas diferentes perspectivas estão intimamente ligadas ao que se pretende produzir com ou na escola. Por exemplo: para a formação de pessoas voltadas para o mercado teremos um tipo de escola - aquela mesma, da disciplina rígida, do toque de recolher, do aprendizado matematizado inclusive nas matérias "humanas", etc. É o método de certa escola privada aqui de Minas, que vende projetos para as prefeituras, que obriga os professores a passarem o dia inteiro preenchendo estatísticas. Ao contrário, para a formação de seres humanos, com a complexidade, valores éticos e visões múltiplas dos problemas e do mundo, então a outra escola é aquela que mais se aproximaria deste objetivo.
Enquanto não resolvemos estes dilemas - entre tantos outros - vamos sobrevivendo aos muitos pequenos grandes infernos que trazemos dentro de nós e com os quais convivemos no dia-a-dia. E nesse emaranhado de coisas e de idéias, ou nesse desencontro entre as coisas e as pessoas, saber extrair o que há de melhor e mais rico na nossa convivência cotidiana.
* * *
Leiam também:- Fazer valer a luta com o nosso voto - do blog Mulher com multifacetas
- Retorno as aulas - do blog Raio de Luz
- SOY LOCO POR TI LATINOAMÉRICA - do blog S.O.S. Educação Pública
- FOTOS DE ALGUNS EVENTOS DO INVERNO CULTURAL - do blog Proeti no Polivalente
- A Sociedade Consumista - do blog Informe e Crítica
- Blog Em Busca do Conhecimento - Um abraço ao nosso bravo colega Sebastião Gonçalves, coordenador do blog que completou 100 postagens, e a toda turma de educadores de Conselheiro Lafaiete.
Tal como foi anunciado pelo blog, as entrevistas dos candidatos ao governo de Minas, especialmente na parte dedicada à Educação, serão publicadas aqui. Leiam a seguir a entrevista da candidata Vanessa Portugal do PSTU ao jornal Hoje em Dia. Para ler a entrevista completa clique aqui.
"Hoje em Dia: Nós sabemos da experiência da senhora em relação à área da educação. Quais são os planos de Governo em relação à educação e quais são na prática as mudanças que pretende fazer?
Vanessa Portugal: A primeira coisa é investimento. Não dá para discutir mudança em relação à educação por meio de indicadores de avaliações externas que discutam os índices que os estudantes atinjam ou não sem que tenha uma mudança na estrutura educacional, e para isso preciso de dinheiro. É necessário, no mínimo, em Minas, dobrar o investimento em educação. Isso parece muito, porque dobrar custa. O problema é que o que se gasta para um Estado da proporção de Minas com déficit educacional que existe no Estado é muito pouco. Em 2009 se gastou por volta de R$ 4,75 bilhões, o que representa 11% da arrecadação. No mínimo, teria que dobrar isso para que se tenha o início de uma discussão. É preciso valorizar o salário do trabalhador em educação. Eu não digo isso para mais uma apologia. O Estado de Minas paga um dos piores salários do país. Na verdade, hoje com o plano que o atual governador soltou, o Estado terá um teto salarial de R$ 1.320.00, que não é um piso, é um teto. É o salário máximo que o trabalhador em educação pode atingir. Isto é um crime. Você dizer para um profissional que começa a vida funcional com R$ 1.320,00 e depois de 20 anos ele também vai continuar recebendo R$ 1.320,00. A política nacional para educação também é muito ruim, porque o piso nacional do Governo Lula é muito ruim. É R$ 1.200,00 mais ou menos para 40 horas de trabalho. A reivindicação dos trabalhadores em educação são 24 horas. Isso tem uma razão de ser. Porque isso tem haver com o nível de estresse com o qual a profissão está submetida. A ampliação das vagas. Hoje em Minas deixa de fora das escolas uma parte significativa dos estudantes que têm idade para cursar o ensino médio e deixa uma parte significativa das crianças de 0 a 6 anos. Em particular há uma concentração grande das crianças de 0 a 3 anos que, em geral, nesta faixa etária não é considerado educação. E é. A criança precisa ter escola, um processo educacional importante. O Estado tem que investir em formação técnica de qualidade, porque é responsabilidade do Estado fazê-lo. E também ensino superior. A UEMG tem hoje uma participação no cenário educacional ridícula em virtude do que poderia ter. Não que os profissionais não atuem com competência, mas é insignificante. Existe uma luta grande e necessária de que o profissional de educação do ensino fundamental, médio tenha um percentual de sua jornada de trabalho destinado ao planejamento de suas atividades, Hoje não é assim. Praticamente toda a jornada de trabalho é executada dentro da sala de aula. No Estado de Minas tem um peso grande a bandeira da democratização das escolas. Eleição de diretores era para ser uma bandeira conquistada há, pelo menos, 20 anos no Estado de Minas. Mas a cada ano tem um debate para ver se vai ter ou não eleição e só pode candidatar ao cargo de diretor de escola quem é aprovado em uma prova pré-definida pelo Estado. Primeiro trata-se de aumentar os investimentos para a educação. Segundo melhorar o salários dos profissionais e a nossa meta é o piso do Dieese que é por volta de R$ 2.700,00. Um plano de carreira que faça com que o trabalhador tenha incentivo em estudar e em permanecer carreira. E ampliar as vagas no ensino médio, para a educação infantil e os cursos profissionalizante."
Euler, essa proposta 2700 da candidata é para uma carga horária de 40 horas com 1/3 de extra classe ou para o cargo de 24?
ResponderExcluirluciano
Caro colega e amigo Luciano,
ResponderExcluirA candidata não especificou a jornada na entrevista. Mas, ela menciona o salário como "piso do Dieese". Quero crer que esse valor seja para a jornada praticada na rede estadual, ou seja, 24 horas e assim mesmo enquanto piso (vencimento básico) sobre o qual incidem as gratificações.
Mas, a candidata costuma ler o nosso blog. Pode ser que ela responda a sua pergunta.
Na minha modesta opinião, R$ 2.700,00 dá até pra gente começar a conversar, kkk.
Um forte abraço e força na luta!
Euler
Euler,
ResponderExcluirA Vanessa esqueceu de mencionar o local onde a indicação de diretor é algo justo e transparente.e que a palavra "eleição" é lorota.Conversa pra boi dormir.Rara excessões deve realmente acontecer os pleitos de fato.
Gestão democrática e colegiada tudo conversa. A diretora é quem decide tudo, não existe informação entre os pares.
E outra, as regras não são claras. Elas (regras) são de acordo com a coviniência e oportunidade do cacique de plantão.Para ilustrar:
A prova de certificação é restrito à professores e especialistas: Tem epoca que é destinado somente para quem já responde por algum cargo de gestão; - Este certame já elimina a maioria dos candidatos. A menos que algum professor tenha já exercido cargo de direção anteriormente;
Em outro certame foi exigido do candidato o Progestão (Raro a escola em que o diretor informa e estimula professores e especialista a fazerem o bendito curso).Conclusão: somente o diretor e vice e seu puxa saco de plantão estavam capacitados a certificação.Mais uma vez possíveis concorrentes foram eliminados.
O triste, é a ausência de rotatividade na gestão das escolas; o conformismo dos pares, ausência do espirito de mudança e do desejo de renovação.
A permanência no poder (do rei)gera o autoritarismo ou a rotinização, mais ou menos o que diria Weber.A oxigenação é necessária.
Sem falar do chapa única. Que ainda dá o direito de ser eleito por aclamação (na maioria uns meia dúzia).Facilita os acordos por debaixo dos panos.E assim os benditos se mantem no poder.
Pode parecer loucura minha, mas tem uns e outros que dão a dignidade para contuarem no comando.
E o engraçado, e que quando você pergunta por ditos se irão se candidatar, a resposta é sempre a mesma: "Nem morto; estou cansado; é muita cobrança e pouco reconhecimento;neeeeeeem chega..."
Mas não largam o osso. Porque será?!
Eis a questão.
E aí Euler? Quando que vamos colocar nossas fardas? E o Sindute? Estamos a aguardando um parecer sobre a Lei do Subsídio e até hoje nada.
Abraços.
Olá, combativa colega Denise!
ResponderExcluirConcordo com vc sobre a inexistência de uma real democracia nas escolas, a começar pela escolha das direções. Mas, me parece que a Vanessa fez exatamente esta crítica na entrevista, ao dizer que a cada ano se questiona se haverá ou não eleição, além da obrigatoriedade da prova imposta pelo estado.
Mas, como vc disse, Denise, a questão da democracia nas escolas precisa mesmo passar por um processo de questinonamento e reflexão. Há muito autoritarismo e patrimonialismo, de direitor que se julga dono da escola e que se torna capataz da SEE-MG ao invés de atuar como liderança que incentiva e motiva os colegas de trabalho. Claro que nem todos são assim e há vários diretores/diretoras gente boa.
Mas, concordando com vc, Denise, é preciso mudar a cultura do autoritarismo nas escolas. E isso depende também muito dos colegas educadores, especialmente dos professores, que muitas vezes ficam presos aos diretores autoritários em troca de favores pessoais.
Na minha opinião pessoal, o bom diretor/diretora é aquele que a gente nem percebe que ele é diretor, embora ele/ela esteja sempre presente apoiando os fazeres dos educadores.
Quanto à última pergunta: "E aí Euler? Quando que vamos colocar nossas fardas?". E quem foi que disse que tiramos as nossas? kkk Estamos em estado de prontidão permanente. Acredito que o sind-UTE deve encaminhar alguma mobilização neste segundo semestre, pois não podemos esperar sentados pelo novo governo.
Meus uniformes e demais utensílios - apitos, bandeiras, garrafa de água, tambores e máscara protetora contra gás de pimenta - estão limpos, lustrados e prontos para uso, ao soar do primeiro chamado.
Um forte abraço,
Euler