quarta-feira, 7 de julho de 2010

A doutrina do choque e o avanço neoliberal


Recebi um e-mail da colega Maria da Graça de Aguiar, que é educadora no estado do Rio de Janeiro. A companheira Graça acompanha a nossa luta aqui em Minas desde o primeiro momento, sempre manifestando solidariedade e vivo interesse num desfecho que nos favoreça.

Preocupada com os problemas da Educação mantém quatro blogs, em três dos quais disponibiliza material (textos e videos) de História, como esforço de intercâmbio e socialização de material didático entre os educadores do país. Colocarei os links dos blogs ao final.

O e-mail que recebi da colega Graça tomo a liberdade de publicar sem consultá-la por entender que seu teor é de interesse geral para os educadores e demais cidadãos. Então, vamos à mensagem:

"Boa tarde,

Acabei de ler o livro Doutrina do Choque: a ascensão do capitalismo de desastre, escrito por Naomi Klein. É uma obra fantástica, a qual não pode faltar nas nossas bibliotecas, nele se encontra tudo que a gente sempre desejou saber sobre as engrenagens podres do neoliberalismo, confirma e esclarece uma série de questões. O que é melhor, é barato comprei o meu por 45 reais.

A autora traça um painel do desenvolvimento do neoliberalismo desde o golpe de Pinochet até o furacão Katrina, pois é, desastre e população aterrorizada é uma verdadeira mina de ouro para os gafanhotos neoliberais. O livro aborda a subida do Solidariedade ao poder na Polônia, a África do Sul de Mandela, a abertura russa, a entrada da China no frenesi capitalista, o 11 de setembro e comercialização da guerra por Bush e seus capangas, a guerra do Iraque, a crise dos Tigres Asiáticos, a satanização de Hugo Chaves e Evo Morales, as falcatruas do FMI, Banco Mundial e OMC e muito mais. Toda a obra foi feita com base em documentos do governo norte-americano.


Acho fundamental a leitura deste livro, para combater com unhas e dentes o avanço dessa política neoliberação em curso na educação pública brasileira. Apesar da crise econômica que quase derrubou tudo ter tirado de circulação as palavras globalização e neoliberalismo, o avanço continua, agora mais letal porque está oculto.


Para provar que não estou paranóica com o avanço neoliberal na educação, mando em anexo uma reportagem que saiu aqui no Rio de Janeiro, sobre a municipalização do Ensino Médio, mais uma etapa do projeto, como bem esclarece Pablo Gentili em seu artigo.

--

Graça Aguiar"

Blog S.O.S. Educação Pública

Links dos blogs organizados pela colega Graça:

http://historiademais.blogspot.com/
http://historiademais2.blogspot.com/
http://historiademais3.blogspot.com/

P.S. Mesmo reconhecendo que o livro não é tão caro assim, considerando a qualidade do mesmo, e tendo em vista os minguados salários dos educadores de Minas, indicamos a seguir um link que contém a primeira parte do referido livro e um vídeo sobre o mesmo (que confesso que não vi ainda, nem li o texto citado. Mas, vou fazê-lo assim que puder). Contudo, quem puder adquirir o livro, mesmo que seja em algum sebo da cidade, é o recomendável, como indica a colega Graça. (Euler)

Link de texto parcial e vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário