sábado, 22 de outubro de 2011

Carga horária do MEC, confisco feito pelo Governo de Minas, campanha de ajuda mútua e reposição e anistia




Nas fotos acima, a combativa e simpática turma do NDG de João Monlevade, em alguns momentos da nossa heroica greve de 112 dias. Na terceira foto, quem aparece em destaque é o nosso combativo colega Geraldinho, da cidade de Tarumirim.



MEC quer aumentar a carga horária dos alunos. Mas, nada diz sobre a valorização dos educadores. Governo de Minas precisa decidir: ou paga o piso retroativo a abril de 2011, ou devolve o reajuste confiscado de 153 mil educadores. Continua a campanha de ajuda mútua e solidariedade aos educadores sem-salário. Os encaminhamentos sobre a reposição e a anistia das faltas greve.



Carga horária e jornada de trabalho

A notícia de que o MEC deseja aumentar a carga horária dos alunos vem de longa data. Mas, esta semana ganhou as páginas da grande mídia e foi repercutida no Blog da Cris, da nossa combativa amiga Cristina. De acordo com a notícia, o MEC teria decido bancar um projeto de lei que instituiria o aumento da carga horária dos alunos, das atuais 800 horas para 1.000 horas por ano. Felizmente, não tocaram na ideia inicial, que seria a de aumentar o número de dias letivos - coisa que já fizeram antes, quando passaram de 180 para os atuais 200 dias letivos. Assim, pelo menos na intenção, as férias de 30 dias e o recesso de 15 dias para os professores foram poupados.

Mas, é preciso que abordemos o tema pelo menos em relação a dois enfoques: o de que quantidade de horas a mais na carga horária não representa necessariamente melhor qualidade; e o de que não se pode confundir aumento da carga horária dos alunos com a jornada de trabalho dos educadores.

Com relação ao primeiro ponto, teoricamente poder-se-á dizer que se o aluno ficar maior tempo na escola - não necessariamente em sala de aula - poderá obter melhores resultados no aprendizado. Teoricamente sim. Mas, na prática, isso depende de outros fatores. O principal deles: a existência de uma equipe de educadores estimulada, valorizada, com política de formação continuada e trabalhando em condições adequadas. Sem esses pré-requisitos, não se pode falar que o aumento quantitativo do número de aulas para os alunos resulte automaticamente na melhoria da qualidade do aprendizado. Portanto, estranha-se que, ao falar em mudança de carga horária objetivando a melhoria no ensino, não se dê o mesmo enfoque à necessária política de valorização dos educadores. O melhor exemplo deste descaso tem sido a não aplicação nacional do piso salarial dos educadores, que é lei federal de 2008, com aprovação da constitucionalidade plena da mesma pelo STF em abril deste ano, e até agora, praticamente nenhum estado ou município cumpriu rigorosamente o que está nesta lei (11.738/2008).

Outro dado a se considerar é que o aumento da carga horária teoricamente nada tem a ver com a jornada de trabalho dos professores. Seja a carga horária de 4 horas por dia, ou de 6 horas por dia, em nada muda na jornada de 24 horas do professor de Minas, que em lei federal deveria cumprir 16 horas em sala e 8h em atividades extraclasse. Mas, há um detalhe que pode fazer toda a diferença: e para quem tem dois cargos, como ficaria a situação destes colegas? Imagine-se que o professor tivesse que cumprir uma jornada até às 14 horas numa escola e tivesse que começar às 12horas em outra? Isso seria humanamente impossível.

Mas, ao propor o aumento da carga horária para os alunos, e considerando que as jornadas de trabalho continuarão as mesmas, isso significa que um número maior de professores terá que ser contratado. E aí reside um segundo - ou terceiro ou quarto - problema: o financiamento para este aumento de vagas. Se ocorrerá um aumento de pelo menos 25% do número de horas aulas para os alunos, significa que eles deverão contar com professores em número suficiente para preencher estas horas a mais. Ou seja, o quantitativo de professores terá que aumentar pelo menos em 25%. E se considerarmos o aumento do número de professores que o tempo extraclasse também exigirá, seria de se esperar que o governo federal rediscutisse o financiamento da Educação básica, especialmente da folha de pagamento dos educadores.

Ou o governo federal injeta mais, muito mais dinheiro no FUNDEB - para que o piso seja cumprido à risca por todos os estados e municípios - ou federaliza logo a folha de pagamento dos educadores, assumindo os recursos do FUNDEB de todos os estados e complementando com o que fosse necessário. Ainda vamos ter que discutir muito sobre a proposta do governo, que no momento, de positivo, tem o fato de que não vão tocar nas nossas férias e no recesso - o que já seria motivo para uma greve geral nacional.


O confisco aplicado pelo governo de Minas em 153 mil educadores

No ano passado, após a nossa maravilhosa greve de 47 dias, o governo de Minas foi obrigado a oferecer um reajuste salarial para 2011 para todos os educadores. Mas, espertamente, pelo governo, tal reajuste veio embalado na mudança de regime remuneratório, já com o intuito de sonegar a correta aplicação da lei do piso. Contudo, pego de surpresa pela decisão do STF em favor do piso enquanto vencimento básico, o governo tentou impedir a fuga deste novo sistema, cuja possibilidade - de saída - estava prevista na própria lei do subsídio. A mais draconiana das pressões do governo para impedir a volta dos educadores para o antigo regime remuneratório foi a de abolir o reajuste que foi aplicado em janeiro de 2011 para os profissionais de todas as categorias dos profissionais da Educação que optarem pelo sistema de VB.

Assim, em julho de 2011, após recebermos seis meses de remuneração com um determinado valor, tivemos, nós, os 153 mil educadores que deixamos o subsídio, uma redução salarial, retornando ao salário de dezembro de 2010. Algo que contraria a Carta Magna do país, tanto pela redução, quanto pelo tratamento não isonômico que deveria ser aplicado aos educadores numa mesma condição, carreira, jornada de trabalho comum, etc. Ou seja, na prática, alguns professores continuaram recebendo o reajuste aplicado em janeiro de 2011, e outros tiveram este reajuste suspenso, como punição por terem deixado o sistema que mais interessava ao governo - o subsídio -, embora este seja claramente desvantajoso para os educadores quando a lei do piso for finalmente aplicada.

Desta forma, o governo de Minas teria que decidir: ou ele paga o piso do MEC a partir de abril de 2011, e com isso os educadores que optaram pelo sistema de Vencimento Básico não terão prejuízo; ou ele devolve a diferença confiscada dos 153 mil educadores, que perderam, em média, algo próximo de R$ 300,00 por mês durante seis meses, mais o décimo terceiro. Um confisco aproximado de R$ 320 milhões de reais dos educadores que não abrem mão de receber o piso salarial que é assegurado por lei federal.

O jurídico do sindicato precisa pensar e formular uma política para esta situação. Principalmente agora, que já ficou claro que somente em janeiro de 2012 o governo de Minas iniciará o pagamento do piso, não podemos permitir que esse passivo a receber fique pendente. Deve o sindicato e a comissão tripartite, que nada disseram sobre este tema até o momento, cobrar do governo a devolução imediata destes recursos confiscados. E devem cobrar uma reposta oficial do governo. Se ele disser que não vai pagar, que não reconhece esta dívida, devemos ingressar imediatamente com duas ações na justiça. Uma, contra o governo, por reduzir e suspender o reajuste aplicado em 2011 para 153 mil educadores que voltaram para o sistema de carreira; e a outra, contra o Ministério Público estadual, por omissão, por não defender os direitos legais dos educadores em face dos abusos do governo, mesmo ciente de tudo o que se passa em relação aos atos do governo contra os educadores.

A ajuda mútua continua em andamento

A campanha pela ajuda mútua entre os educadores sem-salário continua a todo vapor. Quero agradecer aos primeiros 50 colegas que fizeram a sua doação, com diferentes valores. E ontem mesmo, dia 21, repassamos valores para quatro colegas e entre hoje e segunda-feira outros seis colegas já estão agendados para receberem os repasses. Como dissemos aqui, esta ajuda tem caráter emergencial, e obviamente não vai suprir os muitos débitos que milhares de educadores acumularam durante a greve. Nossa prioridade é a ajuda para fins de alimentação, e de forma complementar para outras necessidades emergenciais - ajuda no transporte, ou para remédios, ou para conta de luz ou água vencidas. Por isso, os repasses são modestos, mas acredito que podem ajudar a minimizar o grande prejuízo que o governo de Minas, pela sua intransigência em não nos pagar o que nos é direito, está provocando para todos nós. Caso o governo resolva nos pagar o prêmio por produtividade ainda em outubro - o que já deveria ter feito desde setembro - pediremos para que a campanha seja suspensa imediatamente e o destino do saldo existente será discutido aqui no blog, coletivamente. Pretendo também, além de prestar contas detalhadas aqui no blog - obviamente que sem citar nomes de ninguém -, apresentar uma cópia detalhada e documentada de tudo o que foi arrecadado e repassado para a subsede do sind-UTE de Vespasiano e São José da Lapa, para que ela fique com a guarda de tal material para fins de consulta e fiscalização. Mais uma vez, agradeço a solidariedade de todos os que estão participando da campanha, seja divulgando, ajudando a recolher dados de colegas mais necessitados e nos encaminhando por e-mail (euler.conrado@gmail.com), ou que tenham contribuído com doação. Esta campanha de ajuda mútua, ainda que iniciada um pouco tardiamente, reflete o espírito de união e solidariedade da nossa brava categoria.

A reposição e a anistia

Este tema ainda deve receber desdobramentos. Como analisamos ontem, tanto no post de abertura, como também em comentários, houve alguns avanços nas negociações, mas também existem pontos prejudiciais ou obscuros. O principal ponto que parece incomodar uma parcela da categoria diz respeito à possibilidade de não repor e não ser punido por isso - ainda que se abra mão da contrapartida financeira, que já foi cortada apressada e equivocadamente pelo governo.

Acredito sinceramente que a grande maioria da categoria se interessa em repor as aulas, até por uma questão de sobrevivência financeira. Mas, há uma parcela dos educadores que participou da greve que não deseja repor, e com legítima razão até, tendo em vista que teve seus salários cortados antes de qualquer negociação. Penso que o sindicato deve dizer muito claramente para o governo que se deseja uma solução para este impasse, que não represente prejuízo na vida funcional dos servidores. Para isso, a minha proposta é a seguinte:

1) o sindicato recomenda e orienta a todos os educadores que participaram da nossa heroica greve que façam a reposição;
2) além dos casos previstos no item 5 do acordo firmado entre sindicato e governo, aqueles educadores que não desejarem realizar total ou parcialmente as reposições, devem manifestar tal desejo, para que o governo providencie a contratação de servidores específica para este fim;
3) o servidor poderá optar por repor parcialmente, por exemplo, até o final de 2011; ou não realizar a reposição;
4) o servidor que optar por não repor total ou parcialmente está ciente de que terá abatidos em sua folha salarial os dias correspondentes aos da reposição não realizados. Este corte não incidiria sobre o salário de novembro e nem sobre 13º, devendo ser realizado a partir de fevereiro de 2012, em duas ou três parcelas;
5) o servidor que fizer tal opção não terá qualquer prejuízo na sua vida funcional, sendo totalmente anistiado das faltas greve.

Esta é a minha proposta. O fundamento para a mesma é simples. Cabe ao governo assegurar o número de dias letivos para os alunos, seja através do servidor titular, ou com algum contratado - desde que não esteja em período de greve. Tendo em vista que o governo decidiu cortar antecipadamente os salários dos grevistas, cabe a ele bancar a reposição dessas aulas em acordo com a categoria. Este acordo deve envolver estas duas possibilidades: a de que o próprio professor titular realize as reposições - o que é recomendado pelo sindicato -, ou que o governo, nos casos em que o servidor não queira realizar tal reposição, providencie a contratação para este fim.

Não há, neste caso, que se falar em qualquer punição para o servidor, pois ele já foi (fomos) punido (s) com o corte antecipado do salário. Não pode ser punido novamente com uma segunda falta. Se o governo tivesse antecipado os pagamentos em outubro - ou mesmo não cortado -, os educadores teriam a obrigação moral de repor as aulas. Como isso não aconteceu, é o governo quem tem a obrigação moral de garantir ao educador o direito de escolha. É o que eu penso. Se não concordarem, critiquem-me.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

Todo apoio aos moradores da Comunidade Dandara, pelo direito à moradia digna e contra a tentativa de despejo!

Viva a luta dos educadores e demais movimentos sociais, de Minas, do Brasil e do mundo!

***

79 comentários:

  1. CARO EULER, MAIS UMA VEZ MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO CARINHOSA, FUI EU QUE FIZ AQUELE COMENTARIO DE NÃO PODERMOS CRITICAR DE FORMA MAIS VELADA NOSSOS ALGOZES, DEPOIS DAS SUAS PALAVRAS SERENEI MAIS MEU CORAÇÃO, VOCÊ ESTA CORRETO, O ÓDIO NÃO FAZ PARTE DA MINHA ALMA E NEM DO MEU CORAÇÃO E TAMBEM NÃO CONSTROI NADA, APENAS FOI UM MOMENTO DE DESABAFO, DESABAFO ESSE QUE POR MUITAS VEZES ME VEM NA CABEÇA PESSOAS QUE LUTARAM POR NÓS E EU AQUI CRITICO, NÃO A PESSOA, MAS SEUS ATOS NA LUTA POR NOSSOS DIREITOS. POREM ME INTRIGA É QUE: 1º- POR MAIS QUE FALEMOS SOBRE PAGTº DO CORTE DE QUEM VOLTOU PARA O PISO, INEXPLICAVELMENTE NÃO SE TOCA NESTE ASSUNTO NAS REUNIÕES DE NEGOCIAÇÃO. 2º- NINGUEM ATÉ AGORA ME RESPONDEU SE ESTA GREVE FOI LEGAL OU NÃO, PARA MIM FOI, MAS A QUESTÃO É PORQUE CORTAR MEU SALARIO SE ESTAMOS NA LEI, GREVE LEGAL.3º- O JURIDICO DO SINDICATO JÁ DEVERIA VIR A PUBLICO A MUITO DAR UMA EXPLICAÇÃO SOBRE MOROSIDADES E PORQUE. 4º- BEATRIZ TAMBEM DEVERIA ESCUTAR MAIS UM POUCO A GENTE, ANSIAMOS POR NOTICIA LOGO APÓS ESTAS REUNIÕES,NOTICIAS MESMO QUE BASICAS, FICA AÍ A DICA GRANDE BIA. 5º- NA MINHA INTERPRETAÇÃO, TUDO QUE FOI NEGOCIADO ATÉ AGORA SÃO NOSSOS DIREITOS ABOCANHADOS PELO GOVERNO, CONFORME CITEI. 6°- PENSEI QUE NAS REUNIÕES FICARIA BEM CLARO A SITUAÇÃO DE PENURIA A QUE SE ENCONTRA MUITOS DE NÓS E ISTO NÃO ESTA ACONTECENDO, PORQUE? 7º- SE O GOVERNO NÃO CONFIA EM NÓS E TOMOU NOSSOS DIREITOS, PORQUE DEVEMOS CONFIAR NELES, VAI VER MAIS UMA EMBROMAÇÃO COM A DESTITUIÇÃO DOS PROFESSORES TAMPÕES. E SEM MAIS ENUMERAR, TA DEVAGAR DEMAIS ESTAS NEGOCIAÇÕES, NÃO ESTAMOS IMPONDO NADA, SÓ ACEITANDO TUDO QUE VEM DE LÁ. CARO COMANDANTE, SEU PAPEL É DE FUNDAMENTAL IMPORTANCIA NESTA LUTA E EM OUTRAS QUE TENHO CERTEZA VIRÃO, POIS SÃO MUITO MATREIROS ESTES GOVERNOS. SUA SENSIBILIDADE EM ABSORVER PROBLEMAS E ACONSELHAR A TODOS NÓS ASSIM COMO INFORMAR EM TEMPO REAL É IMPRESSIONANTE, SEU CORAÇÃO DE OURO, SUA SIMPLICIDADE E HUMILDADE SÃO BELOS EXEMPLOS A SER SEGUIDOS POR MUITOS DA NOSSA CLASSE. NO MAIS VOU AGUENTANDO POR AQUI COMO POSSO E PEDINDO A DEUS POR NOSSA CAUSA E QUE DÊ MUITA SAÚDE PRA VOCÊ E BEATRIZ, PORQUE AINDA VAMOS PRECISAR MUITO DA SUAS SABEDORIAS, COLABORAÇÕES DE AMIGOS E COLEGAS, SEUS LOUROS VOCÊS JÁ DEVEM SENTIR COM TANTAS EMANAÇÕES DE CARINHO E AMOR DIRIGIDAS A VOCÊS QUE NOSSOS CORAÇÕES E ALMAS ENVIA A TODA HORA. MAS SUAS SINAS SERÃO ESTAREM EM UM DEGRAU MAIS ALTO, COM CERTEZA, PARA LUTAR COM MAIS FORÇA PELA NOSSA TÃO SOFRIDA CLASSE. AGORA AQUI FICA MINHAS DESCULPAS A BEATRIZ A QUEM TENHO TAMBEM QUE AGRADECER MUITO PELA LUTA, SEU AMOR A CLASSE E COLEGAS. E TEM MAIS AMIGOS COMBATENTES A QUEM AGRADECER MAS AGORA NÃO RECORDO DE PRONTO OS NOMES, NO MAIS UM FELIZ FINAL DE SEMANA A TODOS NA GRAÇA DE DEUS PAI RUMO A NOSSA VITORIA. MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO COMANDANTE EULER E PARABENS POR FAZER USO SEMPRE E DEVIDO A DEMOCRACIA VERDADEIRA, MUITO OBRIGADO MESMO. AH PROXIMA SEMANA COM FÉ EM DEUS ESTAREI DEPOSITANDO ALGUM EM FAVOR DOS COLEGAS MAIS SOFRIDOS, BELA CAMPANHA, PARABENS.

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  2. ESTADÃO.COM.BR/EDUCAÇÃO.
    FORTALEZA - O procurador da República Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal do Ceará, prevê problemas na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece neste fim de semana. Autor da ação que suspendeu a divulgação das notas dos estudantes na avaliação do ano passado, ele diz que há falhas tanto na segurança como na concepção do Enem.

    De acordo com o procurador cearense, da forma que vem sendo aplicado, sem dar direito ao candidato a pedir revisão de prova e nem a chance de recorrer quando se sentir prejudicado, o Exame é "um estelionato intelectual". Como saída para a questão, ele sugere que sejam feitos exames regionalizados. E avisou que o Ministério Público vai continuar atento na defesa de quem se sentir prejudicado.

    Derrotado na Justiça e pela pressão do Ministério da Educação (MEC), que alegou atraso no cronograma de matrícula das universidades que utilizam o Enem como meio de ingresso de novos estudantes, Oscar Costa Filho chegou a ajuizar uma nova ação civil pública, no início deste ano, pedindo uma alteração no edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) que determina como será concebida e aplicada a prova. A luta dele é para que os estudantes tenham o direito de revisão das provas. Até agora, o pedido não foi acatado.

    "O Enem é uma agressão nacional à Constituição", dispara o procurador. Segundo ele, o MEC e o Inep ignoram as normas que regem os concursos. E isso acontece, argumenta, porque o Exame foi concebido para ser um método de avaliação do Ensino Médio e não um processo seletivo. "A concepção do Enem não é de vestibular, é de avaliação. Aí, moram todos os problemas. O processo foi vocacionado para avaliar o nível médio das escolas. Ao se tornar um grande vestibular, o governo federal nega a natureza do exame. E, ao ter sua natureza negada, o exame responde com todos esses descompassos que estamos vendo", explica.

    "Todo candidato tem direito a defesa. Ele deve estar apto a contestar a nota, assim como ter acesso ao espelho dessa correção", comenta. Além de não dar o direito de contestação, Oscar condena o fato de o edital jogar para o candidato a responsabilidade de conferir se a prova traz alguma irregularidade, como os erros verificados no ano passado. Ele também trabalha contra a Teoria da Resposta ao Item (TRI) - uma modelagem estatística utilizada em medidas psicométricas, principalmente na área de avaliação de habilidades e conhecimentos. Na opinião do procurador, a TRI não permite a avaliação de candidatos. "É como você querer padronizar um jogador de futebol", compara.

    "Nós acreditamos que duas provas diferentes não podem ter o mesmo valor legal. Ou seja, caso aconteça um episódio semelhante ao que vimos ano passado, em que uma nova prova tenha que ser aplicada, queremos garantia de que todo o exame seja cancelado, porque duas provas diferentes não podem ser utilizadas da mesma maneira pelas universidades", afirma.

    Outro ponto questionado pelo procurador é com relação à segurança. Ele condena a forma como é feita a seleção dos fiscais: pelas próprias unidades de ensino que são alugadas para a aplicação das provas. "Do jeito que acontece hoje, propicia fraudes. São fiscais sem preparo. E isso não está certo. Defendemos que uma instituição pública, especializada em concursos, seja responsável pela aplicação e fiscalização do exame", sugere. "Essa questão do vazamento é muito maior do que se apresenta", comenta.

    Mesmo considerando que os organizadores seguem "empurrando o problema com a barriga", pois, segundo ele, tem prevalecido a lógica do poder e não do direito, Oscar Costa Filho acredita que vai chegar um momento em que o processo não vai mais se sustentar.

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  3. Lavando a sujeira da Globo
    21/10/2011
    Protestos marcam o Dia Mundial pela Democratização da Comunicação no Rio de Janeiro
    Escrito por: CUT-RJ
    "É preciso lavar muitas vezes a calçada da Globo. É tanta sujeira que uma vez só é pouco". Essa declaração de Edison Munhoz, dirigente do Sindipetro-RJ e da CUT-RJ, durante a lavagem da calçada da Globo diz tudo sobre a importância simbólica e estratégica da manifestação organizada pela Fale Rio (Frente Ampla pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação) como parte da Semana pela Democratização da Comunicação, realizada nesta quarta-feira, em frente à Rede Globo de Televisão, no Jardim Botânico. O ato teve presença marcante de estudantes ligados à UJS - União da Juventude Socialista.

    Munidos de água, sabão, rodo e vassoura, os manifestantes capricharam na lavada, certos de que é preciso muito esforço para enfrentar o poderio da ditadura midiática brasileira. Pelo Fale-Rio, a jornalista Cláudia de Abreu lembrou outros eventos desta natureza realizados na porta da Globo, reforçou a proposta da necessidade de realizá-las mais vezes e falou dos outros eventos da Semana pela Democratização das Comunicações no Brasil.


    Dia Mundial pela Democratização da Comunicação

    Na terça (18), militantes da Fale Rio fizeram outra manifestação, no Centro, com o objetivo de apresentar e esclarecer à população as propostas de políticas públicas para democratizar as comunicações no Brasil. A atividade, que intercalou discursos políticos e apresentações culturais, marcou o Dia Mundial pela Democratização da Comunicação. Cerca de 150 pessoas, entre parlamentares, militantes, artistas e pessoas que passavam nos arredores da Rua São José se reuniram no local também conhecido como Buraco do Lume para ajudar na divulgação da Plataforma para um novo Marco Regulatório das Comunicações no Brasil (clique aqui para acessá-la).

    Os dirigentes da CUT-RJ Edison Munhoz e Jadir Baptista representaram a central no ato e declararam que a CUT apoia integralmente a plataforma elaborada pelo conjunto do movimento social. "A CUT tem um plano nacional de comunicação que defende democracia total no setor. Queremos uma marco regulatório que garanta esta democracia", defendeu Munhoz. Jadir completou, ao parabenizar a todos que ajudaram a organizar o ato: "Temos consciência que só com mobilização da sociedade conseguiremos alcançar a democratização dos meios de comunicação que tanto desejamos".

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  4. CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > METALÚRGICOS DO ABC REPUDIAM PARECER QUE SUSPENDEU AUMENTO DE IPI PARA VEÍCULOS IMPORTADOS

    Metalúrgicos do ABC repudiam parecer que suspendeu aumento de IPI para veículos importados
    21/10/2011
    "Decisão do STF é contra os trabalhadores, o emprego, a produção nacional, e o Brasil", afirmou Sérgio Nobre, presidente do Sindicato
    Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
    O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC repudia a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de suspender, em caráter liminar, a cobrança imediata do aumento do IPI para veículos importados.

    “A decisão do Supremo atende aos interesses dos importadores e é contra os trabalhadores, contra a geração de empregos, contra a produção nacional e contra os interesses do País”, afirmou Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no início da noite desta quinta-feira (20).

    O aumento do imposto para veículos importados está em vigor desde a publicação do Decreto Presidencial 7.567, de 16 de setembro, que estabeleceu, entre outras exigências, que as montadoras instaladas aqui garantam índice de 65% de peças produzidas no Brasil para não pagar mais IPI.

    A medida foi resultado da intensa mobilização dos trabalhadores metalúrgicos contra o aumento das importações que, somente em 2010, trouxeram para o Brasil mais de 600 mil veículos. Como conseqüência, 105 mil empregos deixaram de ser gerados no setor automobilístico em todo o País.

    Desde o início do ano, os metalúrgicos do ABC, em conjunto com sindicatos de outras centrais, realizaram eventos, atos e manifestações contra as importações de veículos e em favor da produção nacional e de empregos de qualidade. Em julho, 30 mil metalúrgicos pararam a rodovia Anchieta para denunciar o problema e exigir soluções do governo federal.

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  5. A diretora da minha escola(que por sinal é capitão do mato também)anunciou nesta sexta feira para uma tampax, que segundo a SRE eles não serão demitidos, o contrato será até 30 de dezembro. O que pode acontecer é deles serem removidos de uma escola para outra, visto a necessidade.Estou apreensiva já que a resolução não saiu ontem.
    Me digam que isto é conversa fiada, pelo amor de DEUS!
    No blog da Bia os tampax, querem que o sindicato os defendam e ainda culpam a Beatriz pela demissão.
    Um aviso aos tampax:Quem quer a demissão de professores como vocês,é toda a classe educadora de Minas Gerais(até os que não fizeram greve)
    No currículo de vocês ficou impresso:TAMPAX
    Isto será uma mancha para o resto da vida, pois como encarar o aluno e dizer que ele precisa ser cidadão, solidário, lutar pelas desigualdades, depois de ter feito este papelão.
    Que papelão?Simplesmente deram suporte, deram munição para o governo acabar com a nossa greve.Não foram éticos, não foram humanos, não foram nada.Simplesmente otários!Apesar de que isto não tenha funcionado, isto abreviou o nosso embate.
    Só tenho dó dos alunos,terem os tampax como profissionais da educação,já que eles pregam o descompromisso com os direitos fundamentais à sobrevivência:RESPEITO,ÉTICA,HUMANIDADE.
    Uma vez Tampax, sempre Tampax!

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  6. Prof. Euler e colegas.

    Gostaria se alguem pode informar qual é a porcentagem correta para pedir ferias prêmio é de 10% ou 20%.
    Ficarei grato se alguem poder me esclarecer. Obrigado!

    Elton(januária)

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  7. Gente, parece que a SEE vai pulicar uma
    resolução de recomposição de calendário e não de reposição dos dias da greve. Isso para obrigar todos a cumprirem o calendário.Nesta recomposição estão obrigados até mesmo quem não fez a greve ,mas não teve aluno em sala para lecionar. Portanto, não podemos escolher repor ou não.Sacanagem,né? A Beatriz informa que o sindicato vai analisar, de acordo com toda a legislação vigente as implicações funcionais caso o servidor não realize a reposição.Ao meu ver é claro que esta estratégia usada pela SEE,não deixa escolha,salvo as situações já anistiadas.Ou repomos ou ganhamos falta comum e arcamos com os prejuízos.
    Agora o que o sindicato deve colocar para a SEE é que a recomposição só seria viável e justa se o governo não tivesse cortado os salários.Acho que aí cabe uma ação judicial, cobrando anistia para quem não quiser pagar,já que ao cortar os nossos salários o governo agiu contra a lei de greve.
    Ô Minas que carece de judiciário!

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  8. Será que este aumento de carga horária não é simplesmente para prejudicar o professor que trabalha em vários turnos?
    Dá o aumento mas corta o direito, é mole?
    Sem inteligência este governo só ca...e senta em cima.
    Contratou os tampax achando intimidar os professores, dizendo que iam permanecer até março.
    A ficha caiu e percebeu que tinha feito uma grande burrada, uma baita confusão pra ele mesmo e mais gastos.
    Três cabeças pensantes e várias burradas.
    É este o governo que o povo elegeu ingenuamente.
    Mãe de aluno e professora aposentada

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  9. O Geraldinho não é João Monlevade e sim meu conterrâneo de Tarumirim, bravo combatente, como ele diz "escoteiro não dorme".
    Vamos refletir sobre essa carga horária,pode ser mais uma cilada para nós educadores!.

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  10. Euler,

    Se entendi bem, a proposta que vc faz de nº 4 é uma nova punição ao educador que não quiser repor as aulas. Se já tive o corte, não tenho a obrigação moral de repor. O dindin que ele me tirou dá pra pagar um substituto, não é isso, ou estou errado?

    4) "o servidor que optar por não repor total ou parcialmente está ciente de que terá abatidos em sua folha salarial os dias correspondentes aos da reposição não realizados. Este corte não incidiria sobre o salário de novembro e nem sobre 13º, devendo ser realizado a partir de fevereiro de 2012, em duas ou três parcelas".

    Parabéns pelo texto.

    Não vamos concordar com o Ministro falastrão. Ele é pré-candidato e está querendo agradar aos incautos. Comecemos logo a nossa campanha contra tudo o que não for favorável aos educadores/as.

    Ainda não dei a minha contribuição de solidariedade, mas o farei o mais rápido possível.

    Um abração. Joaquim - Sete Lagoas

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  11. EULER,
    SERÁ Q A PRODUTIVIDADE SAI DIA 28/10? DIA DO FUNCIONALISMO....
    LI ALGO NO BLOG DOS MILITARES.....
    TEM ALGUMA INFORMAÇÃO A NOS REPASSAR?

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  12. FORA ANASTASIA
    FORA DITADOR
    FORA ANASTASIA
    FORA DITADOR
    Um absurdo ter mantido substitutos de grevistas até hj sendo que voltamos dia 29/10.
    Esse desgovernador está gastando dinheiro público e a midia comprada não fala nada....
    Essa é a Minas Gerais viu....

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  13. Euler, minha dúvida é a mesma do Joaquim de Sete Lagoas:
    " 4) o servidor que optar por não repor total ou parcialmente está ciente de que terá abatidos em sua folha salarial os dias correspondentes aos da reposição não realizados. Este corte não incidiria sobre o salário de novembro e nem sobre 13º, devendo ser realizado a partir de fevereiro de 2012, em duas ou três parcelas;"

    a mesma "falta" será cortada duas vezes?????

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  14. Sou favorável á não reposição dos dias parados, uma vez que já sofremos com o corte do pagamento. Não tem cabimento recebermos faltas novamente por não realizarmos a reposição. Agora vem com essa de recomposição de calendário!!Aí é que eu não quero pagar mesmo!
    Chega de imposição!!!
    Minha contribuição irei fazê-la ainda hoje.
    Ilza

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  15. Li hoje no siter da GLOBO que uma criança nasceu com dois dentes! Que notícia importate para o país! Êta mídia ordinária!Tanta maldade sendo feita em Minas,pessoas passando necessidade, sem condições mínimas de sobrevivência e eles com uma baboseira dessas com se não existesse notícia a ser publicada sesse pais! Que vergonha!!!!!
    Ainda bem que foi só um descuido, pois jamais abro por querer esse site.

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  16. Bom dia amigo Euler!
    Ficamos muito felizes por você ter postado o NDG de João Monlevade.
    Sabemos o quanto este blog foi, e é importante para todos nós da luta.Aqui podemos ver que os combatentes não estão mesmo dormindo como diz o nosso amigo "Geraldinho", pessoa marcante também da nossa luta.
    Um forte abraço a todos e um bom fim de semana.
    Simone NDG João Monlevade.

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  17. Oi, gente,
    Alguém disse que os militares receberam o famigerado "14º", ontem, dia 21 de Outubro. Não é que encontrei um deles e perguntei, depois de muita cerimônia? - Não recebemos não - disse ele.
    Um abraço.

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  18. Olá bravo colega e amigo JOAQUIM de Sete Lagoas e também ao Anônimo das 10:17,

    Sobre a minha proposta, no item 4º, faço referência apenas ao desconto monetário dos dias parados, considerando que o mês de novembro e o 13º serão pagos inteiramente e que o governo vai querer descontar de quem não fizer a reposição.

    Mas, de maneira alguma proponho uma nova falta, seja comum ou de greve.

    Em suma, aquilo que já foi cortado não seria novamente, claro. Mas, como o governo vai pagar novembro e 13º sem corte, que os dias não repostos referentes a este pagamento sejam cortados somente a partir de fevereiro de 2012, assim mesmo em duas ou três parcelas.

    Mas, se não concordarem eu refaço minha proposta, com outra solução.

    Um forte abraço e força na luta!

    Euler

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  19. Sobre a mídia comprada desse país, concordo que é uma vergonha!
    Rouba-se do trabalhador e dá para esse povo como "cala-boca". Dá náusea ver os tais jornais na TV. Tambem tenho desligado a TV na hora! Acho que todo professor deveria fazer o mesmo!

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  20. Elton Januária- a porcentagem de servidores para afastarem em férias prêmio é de 20%.
    É companheiros,acho que tá ficando enrolado esse negócio de reposição.O sindicato vai ter que esclarecer melhor.A minha situação tá um "Ó". Cada hora falam uma coisa.Só sei que por ser ATB e Professora,não estão vendo saída para minha reposição.Enquanto isso....... os dois tampax estão na escola.A diretora me disse que ligou ontem para SRE/JF e disseram que não é para dispensar nenhum tampax.Isso tá me cheirando golpe,que você acha Euler????
    No mais companheiros,amei a lavagem da calçada da globo,sei que tem outras prá serem lavadas,mas a da globo,no momento,precisava muiiiiiiiiito de uma lavadinha,né???
    Abraços a todos os colegas de luta,que resistem e que não desistem nunca.Estaremos sempre aqui nessa Fortaleza construída com muita UNIÃO E SOLIDARIEDADE!
    A todos,um ótimo final de semana,sem dindim é claro,mas com muita saúde e paz!

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  21. EU NÃO QUERO REPOR...O CORTE JÁ FOI FEITO.
    MAS NÃO QUERO TER IMPLICAÇÕES NA MINHA VIDA FUNCIONAL... JÁ ESTOU QUASE APOSENTANDO. QUERO SAIR URGENTE DA EDUCAÇÃO. FIQUEI TRAUMATIZADA COM AS BOMBAS QUE ESTOURARAM PERTINHO DE MIM.NÃO SOU MARGINAL NÃO...

    NÃO QUERO RECEBER ESSE DINHEIRO...
    ESSE RECURSO TÁ AMALDIÇOADO... TEM ENERGIA DO FILHO DAS TREVAS!

    FORA ANASTASIA!

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  22. Euler, quando você destaca "ou o governo injeta muito mais dinheiro para o FUNDEB ... ou senão, federaliza as folhas de pagamento do professor". Em relação a "federalização dos pagamentos" encontra-se tramitando no congresso projeto de lei de autoria de Cristovam Buarque em que se encontra a intenção de federalizar a educação brasileira. Seria uma boa, não é mesmo? Pelo menos em relação a um uma remuneração mais condinzente e também uma forma de tirar os professores das garras da oligarquia local. Gostaria de saber a sua opinião a respeito.

    Abçs. FIRME NA LUTA ATÉ A VITÓRIA!

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  23. Ao anônimo das 07:15, as lavagens na calçada da Globo deveriam ocorrer mais vezes em todo o Brasil.

    A Rede Globo é uma grande representação do capital nacional em conluio com o capital internacional aqui no país.

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  24. Oi companheiros,

    Vejam um post fresquinho no blog do Luis Nassif:

    "Irmã de Aécio Neves é cotada para sucessão de Anastasia"

    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-holofote-sobre-andrea-neves-irma-de-aecio

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  25. Euler,
    Desculpe se não entendi de primeira...
    A sua proposta é ótima, considerando que no mês de novembro receberemos os dias não trabalhados no mês de setembro. É como se o "Bonverno" estivesse pagando antecipadamente as reposições e caso elas não sejam feitas, aí sim é que serão descontadas nos meses sugeridos por você.
    Agore eu entendi.

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  26. Mais uma semana e os tampax ainda não foram dispensados. Minha diretora disse que apesar de que no site da EDUCACAO já tem a informação de que a "dispensa será imediata", os dados não são OFICIAIS. O que só se fará através de publicação no Diário Oficial.
    Lá fala também que será uma ação diretamente negociada pelo COLEGIADO que vai verificar as reposições.
    Então, se depender de aguardar publicação no "Minas"; agendar reunião com Colegiado; verificar disposição dos professores grevistas em repôr ou não... parece que esses PARASITAS vão ficar mesmo até 31 de dezembro.
    Que ódio!!!

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  27. Euler,
    Como podemos nos mobilizar para que nos, os 153 mil que optamos pelo vencimento básico e não somos nem professor, nem especialista, mais somos da educacão podemos nos mobilizar contra esse governo que diz que o piso é so para professor e especialista?
    Já enviei email para todos da comissão tripartite

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  28. Caro Euler,
    Estou com medo dessa comissão tripartite aceitar pagar o piso so para professores e especialistas.
    Sou ATB, NDG, e acho tremendamente injusto os funcionários como ATB, ASES,ANES,ASB, que são parte dos 153 mil que optaram pelo vencimento básico, ficarem de fora.
    E como ficaria nossa situacão, uma vez que já perdemos 10 por cento do aumento do ano passado, e não entraremos nos 10 por cento desse ano.
    Nós oriente ai Euler.
    Marta ATB

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  29. Euler, como fica a situação de 1/3 da carga horária para planejamento?`´E verdade que essa questão ainda não pode ser incluida na negociação por ainda necessitar de regulamentação? Esclareça por favor.

    ResponderExcluir
  30. rogeriocorreia_ Rogério Correia PT
    Anastasia pode se cassado.RT @MGsemcensura: Aumento de 500% em repasse pré-eleitoral: tucanosMG superam limites legais otempo.com.br/otempo/noticia…

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  31. Diógenes, que notícia magnífica...
    "...encontra-se tramitando no congresso projeto de lei de autoria de Cristovam Buarque em que se encontra a intenção de federalizar a educação brasileira."
    Essa idéia nasceu aqui no blog... e eu ampliei e enviei para todos.

    FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO JÁ.
    O Governo Federal tem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação(LDB) e o Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) que é a sugestão do Plano de Educação Básica, que nos é enviado pelo correio. Já desenvolveu o Sistema de Avaliação da Educação,entre eles o ENEM. Com financiamento do curso superior para os alunos. Valorização dos profissionais do ensino Piso Salarial Profissional Nacional(PSPN)- Lei 11.738/08, que os Estados insistem em descumprir a CONSTITUIÇÃO FEDERAL e o MINISTÉRIO PÚBLICO E OUTROS ORGÃOS que existem para fiscalizar, fingem que não estão vendo. O Governo Federal já paga o piso de quase 4 mil reais aos professores que atuam nas Escolas do Distrito Federal(Brasília).Professores podem estar em formação permanente, por que podem pagar. As Escolas Federais são bem equipadas. Os alunos usam recusos tecnológicos avançados, didáticos e paradidáticos. Vão ter bolsas para estudar no exterior. O Governo Federal já arrecarda quase a totalidade dos impostos produzidos pelo PIB.
    Em contrapartida haverá enorme economia pois não haverá tantas secretarias, tantas propagandas de (des)governos que a cada eleição desmantelam todo o Sistema Educacional para dar empregos aos financiadores das campanhas eleitoreiras, haja visto que o famoso CICLO BÁSICO, implantado em MINAS GERAIS, onde é proibido o aluno tomar "bomba" é do período do Sr. Maris Guia, na SEE e ele é, ou era na época, um dos donos de uma rede enorme de educação particular e por isso não se importou com a educação pública de qualidade o que tirava alunos da rede de ensino particular. Não haverá efetivaçao sem concurso, pois a educação deixará de ser usada como objeto de mero discurso nos palanques pré eleição, transformada em cabides de empregos.
    A idéia dos companheiros João Paulo, Luciano História e Rômulo, de federalização da folha de pagamento era muito boa. Eu repassei a idéia para toda A EDUCAÇÃO NACIONAL ela está excelente, contudo tem que ser ampliada, divulgada e debatida. Vamos ser campeão mundial em educação também.
    Temos direito a tratamento igualitário. Pensem bem Alunos, Professores e Sociedade pagadora de impostos do Brasil. Vamos nos unir na REFORMA DA EDUCAÇÃO. Obrigada.

    http://blogdoeulerconrado.blogspot.com/

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  32. Não encontrei nada de Andréia Neves no jornal... Nossa Senhora do Desterro nos livre! Só resta rezar e acender velas. Foi assim que nos livramos do outro Never, pessoal. Novena neles. Que eles arranjem coisas melhores, bem longe de Minas Gerais,sempre. São perseguidores do funcionalismo público que lutam por seus direitos.
    Deus é pai e é fiel.

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  33. Euler, estou preocupada com o projeto de lei que tramita na Assembléia mineira quanto a mudança da data base para outubro "a pedido dos funcionários do Estado. " Você pediu isso? Eu não pedi. Será mais uma manobra ? Peça a Bia para atentar para esse fato.

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  34. DEUS MEU, TAMPAX NA SEGUNDA NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO.

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  35. Boa tarde a todos os amigos do NDG/NDE.
    Boa tarde ao amigo comandante NDG/NDE professor Euler.

    Como assim gente, irmã de Aécio poderá suceder Anastasia?
    Meu Deus esse mal não tem cura não?
    Será que esse câncer já apresenta metástase por todo Brasil, com Aécio Senador e pré-candidato à presidência?

    "Anastasia pode ser cassado" - Rogério Correia.
    ALELUIA, IMPEACHMENT JÁ, COM URGÊNCIA!

    PELO FIM DO CLÃ NEVES:

    FORA AÉCIO NEVES!

    FORA ANDREA NEVES!

    E PLO FIM DOS TENTÁCULOS DESSE MAL:
    FORA ANASTASIA!

    Izabel/Geografia

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  36. Todos esperamos que a SEE não seja tão incoerente,pelo fato de publicar uma resolução na página para dar satisfação à imprensa e à sociedade tratando dentre outras coisas, também da demissão dos funcionários substitutos e nenhuma atitude em relação a eles foi tomada até agora, já foi absurdo demais, então esperamos seriedade da SEE, apesar de nos ter demonstrado muito pouca em relação a todo o período de paralisação, no entanto ainda aguardamos uma tomada de posição relativa à demissão desses funcionários ociosos, até porque já estão onerando as escolas, a quantidade de café servida nos intervalos de recreio aumentou, o gasto com papel higiênico, também, houve necessidade de aumentar a comida das crianças pelo fato de haver dezenas de professores de manhã, dezenas à tarde e à noite comendo na cantina, então as despesas com essa turma é enorme, logo já passou da hora de despedi-los.

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  37. Seis governadores já ameaçados de cassação no TSE
    Mário Coelho Dois meses após tomarem posse, seis governadores já enfrentam processos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles são acusados por partidos adversários e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de diversos crimes, como abuso de poder econômico e …

    por Congresso em Foco
    03/03/2011 07:00
    Eleições 2010 CompartilharImprimir

    Antonio Anastasia, de Minas Gerais, é um dos seis governadores que já respondem a processo de cassação dos seus mandatos
    Mário Coelho



    Dois meses após tomarem posse, seis governadores já enfrentam processos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles são acusados por partidos adversários e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) de diversos crimes, como abuso de poder econômico e político, compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação. Todos foram acionados em recursos contra expedição de diploma (RCED), instrumento jurídico que inicia e termina sua tramitação no TSE.


    LEIAM NA ÍNTEGRA TODA NOTÍCIA:

    http://congressoemfoco.uol.com.br/eleicoes-2010/seis-governadores-ja-ameacados-de-cassacao-no-tse/

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  38. Ei EUler, até agora o sindicado nem comentou a respeito do tempo extraclasse que não é cumprido..não deveria haver negociação a este respeito também??

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  39. Companheiros,

    Nas redes sociais, na mídia em geral, professores, todos dizem:

    "Piso na carreira foi acordo de greve".

    Não podemos esquecer o que foi afirmado por Beatriz na nossa última assembléia: no acordo, o governo reconhece o pagamento do piso "nas carreiras" e disse ainda,que o compromisso não era apenal verbal, estava assinado.
    Naquele momento todos entenderam que a aplicação do piso nas carreiras contemplaria todas as oito carreiras, e não apenas professores e especialistas.
    A "sugestão" do governo em pagar apenas para duas carreiras continua plural e sugere uma pegadinha?
    Afinal, que acordo foi aquele?

    Abraços.

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  40. Euler,

    Vc disse que quem optar por não repor deve estar ciente do que serão abatidos da sua folha salarial os dias da reposição. É importante resaltar que serão abatidos somente os dias do mes de setembro já que os outros meses já foram descontados e levar falta nestes dias levar significa tomar duas faltas pelo mesmo dia. Os professores que não querem repor devem ficar atentos com isso e quem for repor também porque já houve calote por parte do governo. Muita gente já repos e não recebeu. Este governo não prima pela honestidade.

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  41. É ,O PARTIDO foi apenas coincidencia de idéias o PIAUI pensou primeiro,eu que estou errada mesmo. Mas em Minas tudo não pode.kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Que pena ! DESCULPA.

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  42. Amigo Paiva, ve a data do projeto de lei que tramita em Brasília sobre a Federalização da Educação porque se for do ano passado nunca mais falo mais nada na net...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    oh coisinha perigosa é essa internet...
    Euler meu filho ainda não fiz o depósito pq aquele dia o Banco estava lotado e deu a hora de eu ir pra escola, quando foi na sexta uma vizinha se ofereceu e depois falou que esqueceu. Nossa... Segunda vou cedo.

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  43. Professor Euler,

    PARABÉNS PELAS 1.100.000 VISITAS A ESTE BLOG.

    BLOG DE UTILIDADE PÚBLICA PARA OS PROFESSORES DE MINAS GERAIS.

    OBRIGADO PELAS OPORTUNIDADES E LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

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  44. Mal social globalizado

    Delfim Netto 22 de outubro de 2011


    Protestos em NY têm cozinha comunitária, biblioteca com gibis do Batman, hippies e visitas de personalidades.

    Certamente não é (ainda) o fim do capitalismo a ser anunciado por esse formidável movimento de indignação diante do sofrimento imposto pela falta de controles do sistema financeiro nos Estados Unidos e na Europa. A natureza dessas manifestações talvez possa ser condensada em duas queixas entoadas, respectivamente, em Lisboa: “Essa dívida não é nossa”, e em Nova York: “Nós fomos vendidos, os bancos foram resgatados”.



    O grito “Ocupem Wall Street”, antes de ser um protesto contra a economia de mercado, exprime o profundo sentimento de injustiça social derivado da incapacidade dos governos que permitiram a destruição do emprego e do patrimônio de milhões de honestos cidadãos assaltados, de forma imoral, por um sistema financeiro desinibido com suas inovações. São os trabalhadores desempregados as grandes vítimas do contágio desse mal social.

    O homem, ao construir o mundo com o seu trabalho, exerce uma pressão seletiva no sentido de aumentar a sua liberdade de expressão. Há uma evolução civilizatória e quase biológica que amplia o altruísmo e a solidariedade social, exatamente porque a cooperação é mais produtiva e libera mais tempo para a expressão criativa do homem.

    Uma das construções mais impressionantes de Marx é a sua leitura do papel do trabalho nos Manuscritos de 1844, antes de ele ter sido seduzido pela leitura de David Ricardo. O trabalho é o processo pelo qual o homem se produz e projeta fora dele as condições de sua existência e a sua capacidade de transformar o mundo.

    Com as políticas sociais, o Estado do Bem-Estar Social transformou (transitoriamente!) o sistema salarial alienante de Marx no símbolo da segurança do trabalho. Ele dá a garantia para o funcionamento das instituições, particularmente os mercados e a propriedade privada.
    [...]
    Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/economia/mal-social-globalizado Acessado em 24 de outubro de 2011.

    EDUCADORA MINEIRA

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  45. Caro Anônimo das 17:34,

    O que eu fiz foi uma PROPOSTA, já que até o momento esta questão não foi resolvida pela comissão tripartite. Mas, você tem razão em relação a não poder haver dois cortes por uma mesma falta, seja em relação a qualquer dia ou mês de greve.

    E também em relação à preocupação em receber o que foi reposto corretamente, já que o governo, de fato, adora confiscar nossos recursos e direitos.

    Um forte abraço,

    Euler

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  46. ENEM

    Prova do Enem com enunciados confusos, pegadinhas e respostas dúbias.

    Apliquei as provas mas, achei as questões muito mal formuladas e maldosas.
    Mapas e legendas mal definidos.

    Se podem simplificar pra que complicar.

    Não entendo as políticas de Educação destes governos...

    ...Os estudantes e que se danem.

    Muito dinheiro gasto com uma qualidade que deixa a desejar.

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  47. Prezados Companheiros(as)

    Prof. Romeu de Caratinga

    Quero comentar sobre a federalizar a educação pública brasileira. Desde o ano passado,da greve passada, nós do NDG aqui da city, em conversas (lembra Prof. Edvaldo?) e discussões, já tínhamos comentado sobre a União tomar de vez conta da Educação Brasileira. Em especial ter o CAIXA em mãos, distribuir a verba de acordo com a realidade da escola. Cada escola, seja ela municipal, estadual ou federal teria no MEC sua conta. O MEC através das Superintendências Operacionais faria uma varredura geral nas unidades de ensino e saberia assim a realidade de cada uma, traçando seu perfil e sabedor das necessidades de cada uma sanaria os problemas apurados. Mas é preciso que algo funcione nesse país e se chama FISCALIZAÇÃO !!!!
    E digo mais amigos(as) sem medo de errar: sobraria hoje 50% desse dinheiro no caixa do MEC, isso porque hoje acredito em desvio de verbas fundeb da ordem de 50%. Não divulgarei aqui o roubo anual destinado à educação para não deixá-lo mais aborrecidos.
    Acontece aqui em Caratinga e evidentemente acontece aí em suas cidades o mesmo. Só para citar um exemplo:
    Reforma e Ampliação de Escolas - Depois de muito lutar por verbas para melhorar a escola, essa reforma/ampliação é licitada. Quem sempre ganha a licitação aí em sua cidade? Na maioria das vezes tudo é orquestrado por diretores(as) para beneficiar a um ou outro seu conhecido. Estou mentindo? E a obra em si? Seis meses depois tá uma porcaria... pintura descascando, parte elétrica não funciona, encanamento entupido, vasos sanitários com defeitos, telhado pingando, etc, etc e etc... Alguém tá lucrando... Quem é?
    Li em algum lugar que de cada 1 real investido em educação, R$ 0,25 são desviados ( isso só na transferência ) outros R$ 0,25 na minha opinião
    "somem" nas compras, com a merenda, com as reformas, etc...
    Portanto, olha o rombo que isso ocasiona. Faça as contas. Quantos bilhões por ano. E preciso denunciar sempre.

    Mudando de assunto, quanto ao assunto reposição, quero lembrá-los que no primeiro mandato do AÓCIO, na primeira greve, onde sofremos a punição dos dias cortados, quando da reposição posteriormente ficamos sem o recebimento dessa. Lembram? Tivemos os dias cortados, repusemos e não recebemos.

    SUGIRO AQUI QUE AGORA DIA 26 DE OUTUBRO - MARCHA PARA BRASILIA - QUE FAÇAMOS UMA CAMPANHA, UM ABAIXO-ASSINADO, A FAVOR DA FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E CHAMEMOS A TODOS OS ESTADOS PARA ADERIREM A ELA, tomando como exemplo a CNBB quanto ao projeto "Ficha Limpa", que embora não tenha trazido os benefícios esperados, confiamos que sua aplicação se dará nos moldes para o qual foi criado.

    Quero aproveitar e mandar um abraço para todos(as), em especial para o Euler - pretendo conhecê-lo em breve -, para os amigos do NDG local que após a suspensão da greve não os tenho visto mais. Pessoal de Tarumirim (Geraldinho e cia), de Dom Cavati (Rino e cia), de S.J.Oriente, Entre Folhas, Vargem Alegre, Ipaba, de Piedade de Caratinga, de Inhapim, Ubaporanga, da zona rural da região de Caratinga, um abração pra todos(as).

    Façamos a Campanha!
    Fiquem com DEUS!

    ResponderExcluir
  48. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

    Abriu no dia 7 de outubro o processo seletivo para admissão da turma 2012 do
    Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).
    As inscrições são no site http://www.profmat-sbm.org.br/ e estarão abertas até
    o dia 26 de outubro de 2011
    O PROFMAT é um programa de pós-graduação gratuito, reconhecido pelo MEC/CAPES e que conduz ao grau de Mestre. A prioridade é para professores de escola pública mas também são oferecidas vagas para os demais candidatos.
    Os alunos classificados que sejam professores de escola pública poderão solicitar
    bolsas de estudos da CAPES (R$ 1200,00 por mês).
    Este ano a rede do PROFMAT foi ampliada: agora são 1.575 vagas oferecidas em 67 polos em todos os estados e no Distrito Federal. Para mais informações, acesse o site www.profmat-sbm.org.br.


    EDUCADORA MINEIRA

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  49. Especialista: Enem está mais organizado, mas ainda falta muito

    O especialista no Exame Nacional do Ensino Médio e presidente de honra do cursinho Henfil, Mateus Prado, afirmou no final da tarde deste sábado que o exame está "mais organizado", comparando com as edições anteriores em que foram registrados fraudes e erros nas provas, mas que ainda "falta muito" para o Enem avançar

    [...]

    Recorde de inscritos

    Mais de 5 milhões de candidatos deverão comparecer neste fim de semana às 150 mil salas de prova para participar da maior edição do Enem desde a sua criação, em 1998. As provas terão início às 13h (horário de Brasília). No sábado, os candidatos responderão a questões de Ciências Humanas e da Natureza. Já no domingo, de Matemática e Língua Portuguesa, além da redação.

    [...]

    Em 2012 a prova terá duas edições, uma no primeiro semestre e outra no segundo. A primeira edição do ano que vem já está confirmada para os dias 28 e 29 de abril. A data da segunda edição ainda não foi definida em função das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, mês de aplicação do Enem 2011.

    Disponível em:http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI5429489-EI8398,00-Especialista+Enem+esta+mais+organizado+mas+ainda+falta+muito.html Acesso em 22 de outubro de 2012.

    EDUCADORA MINEIRA

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  50. Para Edmilson Motta, coordenador geral do curso e colégio Etapa, o Enem "está se consolidando e amadurecendo". Segundo ele, percebe-se um "aprimoramento" na elaboração da prova. "A prova de geografia evoluiu muito, assim como a de física", afirmou.

    [...]

    Prova cansativa

    Candidatos ouvidos pelo UOL Educação em seis capitais brasileiras relataram que o primeiro dia de provas do Enem foi tranquilo, porém cansativo. Para alguns, as questões do exame deste ano estavam bem mais complicadas e com uma quantidade de textos maior em relação aos anos anteriores.

    Disponível em: http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/10/22/acompanhe-a-correcao-online-comentada-do-enem-2011.jhtm

    EDUCADORA MINEIRA

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  51. Ontem, uma funcionária que não acredita no pagamento do Piso, disse: "O que tem de gente migrando para o subsídio, por desespero, não está escrito!" E eu, quando dei por mim, já tinha deixado escapar: "Quantos menos somos, melhor passamos, como dizia a minha avó, no alto de sua lucidez aos 94 anos". E tive que explicar: Subsídio é bom para o Governo. VB é bom para os Profissionais da educação. Ela deve ter entendido. Depois disso, fez-se um silêncio... Todos os presentes naquele momento não haviam optado pelo VB. Ih!!!
    Segunda-feira será um dia importante: na mesa de negociação estará em pauta o nosso "dodoi" (me deu branco: perdeu o acento com a nova ortografia?): o pagamento do PISO SALARIAL NACIONAL para TODAS as carreiras da Educação. Que Deus, na sua imensa misericórdia, tenha piedade de nós e que tudo saia a contento. Vamos torcer, pensar positivo, desde o momento em que acordarmos, rogando às forças siperiores que deem sabedoria e capacidade de argumentação e persuasão a Beatriz Cerqueira. Eu acredito!!!
    Tenhamos fé. Já fizemos a nossa parte.
    Um beijo a todos, em especial ao querido Professor Euler, pela sua posição sempre correta e elegante frente aos acontecimentos.
    Ps.: Não fique enciumada, namorada virtual. O Euler já é nosso!!!

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  52. Amigo Euler,
    Acabei de chegar do banco e fiz minha pequena contribuição. Mês que entra transfiro mais.
    Abraços fraternos.Prof.Libério/Pompéu.

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  53. O texto é um pouco longo, mas quem tiver curiosidade de ler no mesmo post postado pelo companheiro Paiva e no comentário do Alexandre Weber - Santos –SP sobre Aécio e a Copasa é uma boa leitura da conjuntura que vivemos.

    Texto interessante que mostra a cara de nossos governantes. Fiquei assustado!

    www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-holofote-sobre-andrea-neves-irma-de-aecio

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  54. Euler,
    Tem como relembrar o documento que colocou fim a nossa gloriosa greve de 112 dias? Lá o governo reconhece o piso nas carreiras. Como pode agora falar em prof e especialista? Será que nem um documento assinado pelo gov é confiável?
    Por favor, comente sobre isso.
    Marta atb

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  55. Euler fiz essa pergunta para Bia alguem pode me ajudar é urgente .Bia .ME RESPONDA POR FAVOR É URGENTE SEGUNDA FEIRA TENHO QUE CORRER ATRAS DESSA SITUAÇÃO.

    Bia a minha escola foi a única que aderiu a greve na minha região.

    Somente 12 professores aderiram e eu designada aderi.

    perdemos 200 alunos e essa semana a SRE fechou 4 salas .

    Eu tinha 8 aulas.

    A outra professora da escola tem seu cargo efetivo a tarde como vice diretora .
    de manha ela tem 18 aulas de extensão ou seja ela faz 30 horas a tarde como vice e de manhã pegou 18 aulas de expensão como professora .

    Isso pode ?pois ao fechar as 4 turmas ela pegou as minhas 8 e eu fiquei sem nada ,fiz greve e não vou repor o que vai acontecer comigo .Me flaral que ela só pode ter 9 de extensão.mede retorno.por favor segunda vou assinar minha dispensa pois tive vinvulo durante 3 anos e agora?

    ResponderExcluir
  56. Euler .ME RESPONDA POR FAVOR É URGENTE SEGUNDA FEIRA TENHO QUE CORRER ATRAS DESSA SITUAÇÃO.

    Bia a minha escola foi a única que aderiu a greve na minha região.

    Somente 12 professores aderiram e eu designada aderi.

    perdemos 200 alunos e essa semana a SRE fechou 4 salas .

    Eu tinha 8 aulas.

    A outra professora da escola tem seu cargo efetivo a tarde como vice diretora .
    de manha ela tem 18 aulas de extensão ou seja ela faz 30 horas a tarde como vice e de manhã pegou 18 aulas de expensão como professora .

    Isso pode ?pois ao fechar as 4 turmas ela pegou as minhas 8 e eu fiquei sem nada ,fiz greve e não vou repor o que vai acontecer comigo .Me flaral que ela só pode ter 9 de extensão.mede retorno.por favor segunda vou assinar minha dispensa pois tive vinvulo durante 3 anos e agora?

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  57. Por e-mail, recebi um texto do nosso combativo FREI GILVANDER, denunciando a atitude arbitrária do prefeito de Belo Horizonte e da PM. Vou publicar o texto na íntegra no post da madrugada. Fiquem agora com a parte inicial do texto:

    "Frei Gilvander:

    DESPEJO DA COMUNIDADE ZILAH SPOSITO SEM MANDADO JUDICIAL É DITADURA, É CRIME.

    Terrorismo da Prefeitura de Belo Horizonte e da Polícia Militar de Minas.

    Ontem, dia 21/10/2011, no Conjunto Zilah Sposito, em Belo Horizonte, fiscais, gerentes e guardas municipais da Prefeitura de Belo Horizonte – PBH -, juntamente com a Polícia Militar de Minas Gerais – Tropa de choque – cometeram um grande crime na capital mineira: Sem Mandado Judicial, com forte aparato bélico, usando spray de pimenta e terrorismo psicológico, destruíram 24 casas de alvenaria, barracos de lona e casas que estavam em início de construção. O pior: destruíram a vida e o sonho de 39 famílias que ficaram sem teto, ao relento, sob o frio e uma noite de chuva. Violaram covardemente direitos e dignidade humana. Havia casas construídas há vários meses. A ocupação de um terreno da prefeitura foi espontânea e lenta. Metade das famílias não havia recebido, previamente, nem notificação da prefeitura. O povo que resistia dentro das casas foi enxotado com spray de pimenta. Muitas crianças receberam spray de pimenta no rosto."

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  58. Querem melhorar Tarumirim, votem no Geraldim.

    Uma das melhores vitórias que tive nessa ferrenha greve foi conhecer pessoas como o geraldinho de Tarumirim, por isso, quero agradecer o companheiro rino que até chorando continua rino e que nos deu o privilégio de podermos ouvir os filosóficos discusrsos deste ( PEQUENO GRANDE HOMEM)que muito nos ajudou em cada minuto dos 112 dias de NDG.

    MAURO NDG cARATINGA.

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  59. Oi Gracieusa,

    O Programa de Federalização da Educação é do Senador Cristovam Buarque, um bom pai para esta "criança"que nasceu no campo das ideias e tem pouco mais de 11 anos.
    Acredito que uma grande ideia só é grande, quando viabilizada e executada.

    Abraços.

    http://www.youtube.com/watch?v=4ygp0heQ-5Y

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  60. Cara Anônima das 21:17,

    Você poderia pedir à diretora ou diretor da escola para lhe entregar algum documento fundamentando todas as decisões.

    No caso de extensão de aulas pela vice-diretora, é preciso ver a compatibilidade de horário e se não atingiu ou ultrapassou os limites da extensão previstos em resolução (a qual não tenho em mãos agora).

    Seria bom você consultar o jurídico do sindicato para saber sobre este fechamento de turmas. Parece-me estranha esta atitude da SRE em querer fechar as turmas da sua escola, quando ainda mantêm substitutos sem nada fazer em várias escolas.

    Tente verificar a possibilidade de aproveitamento na própria escola ou em outra, pois a demissão neste momento pode caracterizar punição ou perseguição - o que contraria o acordo assinado entre governo e sindicato. Não assine nada antes de conversar com o jurídico do sindicato e receber uma orientação formal.

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  61. Antonio Anastasia, de Minas, é um dos governadores cujo processo já tramita no TSE

    Seis governadores brasileiros, recém-empossados, já enfrentam processos de cassação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), movidos por partidos políticos ou pelo Ministério Público. Os gestores do Acre, Tião Viana (PT); do Amazonas, Omar Aziz (PMN); de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB); do Piauí, Wilson Martins (PSB); do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM); e do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB) são acusados de diversos crimes.


    Entre eles, abuso de poder econômico e político, compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação. Os seus vices também terão que apresentar defesa para evitar a perda do diploma de chefes dos executivos dos seus respectivos estados. Cinco casos, como o de Anastasia – em que seu concorrente nas eleições, Hélio Costa (PMDB), contesta a assinatura de 3.545 convênios com 842 municípios mineiros – já começaram a tramitar na segunda quinzena de fevereiro e estão nas mão da ministra Carmen Lúcia. Em virtude da jurisprudência do TSE, contudo, as ações podem demorar de ir a julgamento. Informações do Congresso em Foco.

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  62. Euler,
    vou postar aqui o acordo que o governo assinou para colocar fim a greve, assumindo o piso para as carreiras, e não so para para professores e especialistas.
    Eis o termo
    TERMO DE COMPROMISSO FIRMADO ENTRE O GOVERNO DE
    MINAS E O SIND-UTE/MG EM 27/09/2011
    O GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, através de seu
    representante Secretário de Estado de Governo, Danilo de
    Castro, e o SINDICATO ÚNICO DOS TRABALHADORES EM
    EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, neste ato representado pela
    Coordenadora Geral da entidade Beatriz da Silva Cerqueira e as
    diretoras estaduais Marilda de Abreu Araújo, Feliciana Saldanha
    e Leocioni Pereira Pinto firmam o presente Termo de
    Compromisso relativo às reivindicações dos trabalhadores em
    educação da rede estadual.
    Reiterada a plena disposição de permanente diálogo com a
    categoria dos professores estaduais, o Governo reafirma sua
    disposição ao entendimento de modo a permitir o retorno pleno
    da normalidade da rede pública estadual.
    Para tanto, garante ao Sindicato a participação em comissão de
    negociação, com a presença de 6 (seis) parlamentares, além dos
    representantes do Poder Executivo e do Sindicato, com o
    objetivo de aprimorar e reposicionar na tabela salarial da
    carreira da educação (em ambas as suas atuais formas de
    remuneração), com impactos salariais desdobrados de 2012 até
    2015, desde que o movimento cesse de imediato.
    A comissão será instituída através de resolução imediatamente
    após a suspensão da greve da categoria e iniciará os trabalhos
    em até 24 horas após a sua constituição.No curso das negociações, preservados os termos do regimento
    interno da Assembleia Legislativa, será orientada a liderança do
    Governo no sentido de paralisação da tramitação do projeto de
    lei já encaminhado ao Poder Legislativo.
    A partir da data da suspensão do movimento e retorno integral
    às atividades, cessa a aplicação de novas penalidades.
    Acho uma tremenda maldade dessas secretárias não cumprirem esses termos. Na Assembleia que colocou fim a greve, Beatriz deixou muito claro que o gov ia pagar o piso nas carreiras,
    Grave isso ne.
    Denise

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  63. Olá a Todas e Todos da REE/MH!
    Prezado Euler,
    Quero ver como posso ajudar, através de divulgação no Blog e na lista de emails do Coletivo Fortalecer o Sind-Rede/BH, nesta campanha de solidariedade às(aos) Trabalhadoras(es) em Educação que estão em situação financeira difícil!
    Um abraço,
    Wanderson Rocha
    Professor da RME/BH

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  64. Euler,
    Olha o que foi publicado para por fim a greve
    a assembleia ocorrida à noite, foi apresentado um documento resultante das conversas realizadas ao longo do dia, com os pontos negociados. O primeiro é a assinatura de um termo pelo secretário Danilo de Castro e pelo Sind-UTE, com o compromisso de acatar o que for decidido entre as partes.

    A negociação das novas propostas pelo Governo ficou condicionada à suspensão do movimento grevista. Quanto ao piso salarial dos professores, o sindicato afirmou que governo reconheceu que a regra tem quer ser aplicada para todas as carreiras da Educação, e não somente para os professores, e deve ser proporcional ao longo do tempo.

    Beatriz tem que bater nessa tecla
    PISO PARA TODOS QUE OPTARAM PELO VENCIMENTO BÁSICO E NAO APENAS PROFESSORES E ESPECIALISTAS.

    Marta- ATB NDG

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  65. Paiva, viu a data que o video foi postado?

    Enviado por cristovambuarque em 26/04/2011

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  66. Na mão da ministra Carmem Lúcia?! Eis a questão! Todos conhecemos de antemão esse nome. Essa mesma ministra corroborou o malfadado discurso do Desembargador à época da greve dos educadores, considerando abusiva, também, a paralisação dos servidores da educação. Houve informações publicadas, aqui, por frequentadores deste blog de suas estreitas relações mantidas com os governantes das Gerais. Como temos vistos muitas atitudes subjetivas por parte desses magistrados no que tange a certos julgamentos, o nosso receio é pertinente.

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  67. É Denise... lamentável! Governo sem palavra. Mas acho que ele vai cumprir sim, está só esperando o fim do julgamento, para não pagar mico de fazer uma coisa e a lei no julgado e transitado mandar outra.

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  68. Euler, a Dilma tem que ser inteirada disso tudo. A CUT,CGT E CONTE tem que incomodá - la através do LULA, no bom sentido. Ela chegou de viagem e o ano está quase acabando. Está na hora de por a mão na massa.

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  69. Euler,participei da greve, mas por não ter muito tempo de serviço, permaneci no subsídio.E agora, se realmente este piso for cumprido, será para todos ou somente para quem voltou para a forma de pagamento antiga?

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  70. oi Euler estas fotos foram tiradas da minha máquina, meu nome é Alessandra sou a de blusa branca e com um bichindo de cor verde e a outra foto de roxo do seu lado e de outro lado a Kátia a mais baixinha,kkkkkkkkk. estamos na luta sempre, adorei vc representar com tanto carinho nós do NDG de JM. Agradecida, abraços e força sempre para todos nós.

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  71. Euler, porque alguns colegas que te enviaram emails estão recebendo sua contribuição e outros que já enviaram a mais tempo ou até depois não receberam sequer um email seu falando pq se receberão ou não? gostaria que vc olhasse sua caixa de entrada, e respondesse seus emails aos que aguardam por sua ajuda. obrigado...

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  72. Bom dia eu sou uma estudante do estadual central e concordo dos professores lutarem por melhor salario, só não concordo dos alunos terem que pagar carga horaria pois tem alunos que trabalhão e não podem ficar até mais que o horário atual da aula;Acho que deviam pensar em uma outra maneira de pagar essa carga horária que não ficasse mal para os professores e nem para os alunos.

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  73. Caro Anônimo das 11:46,

    Você disse:

    "Euler, porque alguns colegas que te enviaram emails estão recebendo sua contribuição e outros que já enviaram a mais tempo ou até depois não receberam sequer um email seu falando pq se receberão ou não? gostaria que vc olhasse sua caixa de entrada, e respondesse seus emails aos que aguardam por sua ajuda. obrigado... "

    Respondo:

    Aproveito o seu oportuno comentário para esclarecer alguns pontos:

    1) não sou eu quem está ajudando a ninguém, mas a própria categoria, através de doações voluntárias; estou apenas repassando para os colegas com maiores necessidades;

    2) só estou considerando os e-mails que recebi a partir do dia 20 de outubro, quando iniciamos a nossa campanha. Antes desta data, tenho centenas de e-mails de diferentes origens e assuntos e não dá para localizar aqueles voltados para o fim proposto pela campanha. Peço que as pessoas interessadas mandem novo e-mail para que possamos analisar e repassar uma contribuição aos colegas;

    3) para os colegas interessados em receber a ajuda originada das doações, favor enviar e-mail para mim (euler.conrado@gmail.com). Devem constar os seguintes dados: Nome completo, telefone para contato do interessado e da escola onde trabalha, nome da escola em que trabalha, número da conta corrente (de preferência do Banco do Brasil) e agência. Se o saldo estiver negativo, informar se pode enviar para a conta poupança, pois nesta o banco não mexe, segundo me informaram. E, claro, descrever minimamente as condições que o colega interessado está vivendo. Todas estas informações não serão divulgadas - manteremos absoluto sigilo.

    Um forte abraço e força na luta!

    Euler

    P.S. Já recebi 13 pedidos de ajuda após o início da campanha. Todos eles receberam retorno por e-mail. Oito já receberam repasse e 04 receberão amanhã, segunda-feira. Estou aguardando a resposta do 13º sobre um dos dados que ele me enviou.

    Quem souber de algum colega que esteja necessitando muito da ajuda dos colegas (não do Euler, que fique claro), favor levantar os dados e encaminhar para o meu e-mail. Os repasses são modestos, e voltados principalmente para situação de emergência, como alimentação,remédios, transporte, ajuda na conta de água ou luz atrasadas.

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  74. depois de ler vários posts , em um deles, percebi que os furões irão receber um extra por aulas ministradas a mais. E quanto aos que somente ficaram na escola assinando ponto e ainda nos atrapalhando TAMBÉM RECEBERÃO? . E justo E LEGAL?
    NDG INDIGNADA

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  75. querido gostaria de publicar uma ideia para nos auxiliar de servicos gerais ja que nao vamos entrar no concurso do proximo ano por que nao sair um efetivacao para nos porque estamo no cargo vago no lugar de que ja aposentou ja tenho 3 anos e meio sai um lei para nos que nao vamos fazer concurso acho que merecemos esta graca o natal esta chegando que sabe que o papai noel vai mais cedo sera nossa maior alegr ia nao estou ´pedindo muita coisa so estou olhando meu futuro e de todos meus colegas servicais das escolas estadual de ninas gerais nao sera um gasto grande so sera um esforco do nosso governadore de ninas gerais a olhar para nossa classe socias por que precisamos do nosso servicos e de nosso dinheirinho que e pouco mais salvamos nosso dividas vamos la governadores nossa vida ajuda nos termos seguracas no nosso coracao para que chegamos no final do servicos sabermos ser vamos continuar gostaria Euler que voce olhasse para nos esta possibilidadds e nim mandasse um resposta para nos no seu bloque beijos

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  76. Atenção professores do 5º e 9º ano do ensino fundamental, se não houver pagamento do prêmio produtividade não permitam que seus alunos façam a prova Brasil,que gera estatistica para o governo, se não recebemos, não produzimos.Deixem os sargentos das Superintendências de Ensino com os pacotes em branco nas mãos.Quero ver mostrar bonito! Divulgue esta ideia.Ok!!!!!!!

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  77. EULER!
    SE O GOVERNO JÁ DESCONTOU OS DIAS NÃO TRABALHADOS, NÃO HÁ QUE DESCONTAR NADA NOS DIAS DE REPOSIÇÃO, POIS ISSO JÁ FOI FEITO.
    E QUANTO AO MÊS DE FEVEREIRO, AÍ SIM, SE NÃO TRABALHARMOS TEREMOS DESCONTO, E SE TRABALHARMOS REPONDO NÃO RECEBEREMOS, POIS O MÊS É DE TRABALHO NORMAL. jANEIRO RECEBEREMOS PORQUE É MÊS DE FÉRIAS!

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  78. OLÁ CAMARADA,

    O QUE ACONTECEU O SINDICATO TA ASSINANDO ACORDO QUE PREJUDICA SO COMPANHEIRO, POIS, VEJO SE ALGUM COLEGA NAO QUER REPOR QUE LHE SEJA GARANTIDO ESSE DIREITO. SEM PENALIZAÇAO NENHUMA. ONDE ESTAO NOSSOS DEFENSORES, TA ACHANDO QUE TRAIRAGEM NOS BASTIDORES....

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  79. Bom dia Euler! Gostaria que repondesse ao meu e-mail que não foi postado,onde eu perguntei sobre o piso, se será para todos os professores? Mesmo os que não voltaram a carreira antiga, mas participaram da greve, pois ele ainda não era lei? E agora ele vai fazer o que? Mandar optar de novo ou deixar no subsídio sem direito de escolha? Vamos lutar por isso ou vai passar batido? Não vai ser discutido isso na pauta de hj, o piso para ´´todos´´?????

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