sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Praça da Liberdade vira praça de guerra. Festa do governo é fechada para o povo. Educadores resistem e arrancam negociação. A greve continua!



Por indicação da navegante Ana, reproduzimos este vídeo, que mostra uma parte da batalha de ontem a noite. A mídia só mostra a festa dos bacanas; mas na Praça da "Liberdade", a realidade dos de baixo era bem outra. Vejam.


Um outro vídeo, que mostra um estudante gravemente ferido, pode ser conferido aqui. Não adianta o governo e sua mídia esconderem a realidade.


Já neste vídeo, a versão oficial da Polícia Militar.


Fotos da manifestação de hoje (fotos: Gleiferson Crow e equipe)




Mais um ótimo vídeo produzido pelo combativo Nelson Pombo Jr. No vídeo, observamos um pai de aluno e sua filha, moradores de Vespasiano, no momento em que expressam seu apoio aos educadores, lendo uma mensagem para os bravos e bravas acorrentados, tendo ao fundo o Palácio da Liberdade (?) protegido pela tropa de choque.


Vejam também esta foto e reportagem publicada no Portal G1, que aparece o nosso combativo amigo Flávio, que recebeu o seu batismo de sangue na batalha de hoje. Cliquem aqui.

Este outro vídeo, produzido pela Una TV, ficou muito bom, mas infelizmente o áudio foi cortado ou não aparece. Confiram.

***

Praça da Liberdade vira praça de guerra. Festa do governo é fechada para o povo. Educadores resistem e arrancam negociação. A greve continua!


Pessoal da luta, turma do NDG,

Acabo de chegar da Praça da Liberdade, que virou hoje um palco de guerra, graças à truculência do governo. Cerca de 3 mil educadores lá estiveram (estivemos) para acompanhar a contagem regressiva para a Copa do Mundo. Mas, logo nos demos conta de que não éramos bem vindos e muito menos nossos nomes figuravam entre os convidados do governo. A praça estava toda cercada com grades e tropa de choque, cavalaria, cachorros treinados, homens da polícia armados com escopeta e cassetetes.

Do lado de dentro, bem em frente ao Palácio, três dezenas de bravos educadores encontravam-se acorrentados desde às 6h da manhã. Do lado de fora, lá estávamos nós. Gritávamos palavras de ordem e os colegas acorrentados repetiam ou puxavam os gritos de guerra contra o desgoverno que descumpre uma lei federal e vem se recusando a pagar o nosso piso salarial.

Por volta de 16h30 já havia um bom número de educadores em greve. Quando o relógio apontava as 19h já podíamos contar algumas centenas de bravos guerreiros e guerreiras. Houve um momento em que o efetivo da polícia de choque aumentou e começou a se movimentar, tanto em nossa direção, quanto em direção aos colegas acorrentados. A praça estava cercada por grades e nós começamos a gritar que poderíamos invadir aquele local, numa demonstração de que não aceitaríamos qualquer investida contra os colegas acorrentados, que resistiam desde cedo, inclusive ficando um bom tempo sem alimentos e sem poder ir ao banheiro.

Numa certa altura, recebemos a informação de que havia uma negociação em curso envolvendo alguns deputados da oposição, dirigentes sindicais, e o governo. Depois, a colega Lecioni, diretora do Sind-UTE, informou-nos que havia sido feito uma negociação através da qual o governo aceitava retomar as negociações com o sindicato na terça-feira, às 9h, na ALMG, com a participação do presidente daquela Casa, Dinis Pinheiro. Concordaram em suspender o projeto de lei do governo para abrir a negociação. Em troca, os colegas acorrentados teriam que sair do local onde estavam e se juntar aos demais colegas. Por maioria dos que estavam lá dentro - entre acorrentados e apoiadores, incluindo os dirigentes sindicais - aceitou-se a proposta. É bom destacar que entre os acorrentados a maioria desejava continuar a resistência. Mas, prevaleceu a compreensão de que graças à ação da base da categoria naquele dia, o governo fora obrigado a retomar as negociações, embora ainda não saibamos se ele vai descumprir, mais uma vez, a palavra empenhada. Mas, como estamos em greve, temos a garantia da nossa capacidade de pressionar novamente.

Contudo, logo em seguida o governo começou a nos provocar, ao estacionar três ônibus num local que ficava entre os educadores que protestavam e o ato do governo, onde acontecia showzinhos para a seleta elite de convidados presentes.

Neste momento, o pessoal começou a gritar ainda mais e a protestar contra essa tentativa de impedir a visibilidade dos manifestantes. Por sua vez, a tropa de choque do governo agiu com truculência, espancando e jogando gás de pimenta nos nossos combativos educadores. Em função disso, nossos colegas começaram a derrubar as grades, e a polícia de choque aumentou o efetivo e atuou com a habitual violência. Um colega saiu sangrando muito do local, uma outra teria desmaiado, outros foram agredidos, vários tomaram gás de pimenta no rosto, mas os educadores resistiram e mudaram de posição, para outro local.

A polícia tentava acompanhar as mudanças de rota dos educadores em greve e apoiadores e por toda parte as grades eram arrancadas pelos educadores, e recolocadas pela polícia, até que os educadores dispersos se concentraram no extremo oposto ao ponto inicial (do lado direito do Palácio da "Liberdade").

Muitas palavras de ordem, gritos de protestos e cantos e apitos, e eis que a polícia dispara cinco bombas de efeito imoral, que chegaram a acertar pelo menos dois colegas que estavam próximos de mim, além da fumaça e do cheiro insuportável. Houve uma rápida dispersão, até que nos concentramos novamente no outro extremo, atravessando toda a praça cercada de grades e polícia de choque.

A Praça da Liberdade (?), ganhara, ali, a aparência de uma praça da ditadura, da ausência de liberdade, de uma verdadeira guerra contra os educadores em luta por direitos constitucionais. Os acontecimentos dessa noite lembram seguramente os tempos da ditadura militar. Dois colegas nossos saíram levemente machucados com as bombas de efeito imoral. Estou aguardando que me enviem vídeos e fotos do ocorrido, já que muito provavelmente a imprensa não mostrará o que aconteceu. Ou como aconteceu.

Na prática o que vimos pode ser um espelho do que será a Copa do Mundo: um acontecimento no qual o povo mineiro ficará excluído. Alguns moradores que tentaram se aproximar do evento não conseguiram. Outros, ao perceberem o tumulto causado pela polícia de choque acabaram desistindo.


Mas, os educadores não. Permaneceram (permanecemos) por lá durante várias horas, apesar de toda a tentativa da repressão de nos afastar daquele local. Do telão externo percebemos o contraste entre os shows que aconteciam lá dentro, e a exclusão física e social imposta aos de baixo, ali representados pelos educadores em greve. Um retrato fiel da realidade.

Mais uma vez, parabenizo aqui os bravos guerreiros e guerreiras que lá estiveram, desde os colegas que ficaram acorrentados durante o dia e com isso arrancaram uma promessa de negociação com o governo, patrocinada pelo Legislativo. Parabenizo também aos quase três mil educadores, das mais diferentes regiões de Minas, que lá compareceram. Pude conversar com muitos guerreiros, e notei que tinha colegas de Unaí, de Pará de Minas, entre outras cidades, além, é claro, dos colegas de toda grande BH.

Ficou evidenciado que temos uma turma de luta, um verdadeiro NÚCLEO DURO DA GREVE pela base que não tem medo de polícia, nem as ameaças do governo, nem de cara feia de secretária, nem de chantagem de diretor de escola, nem de manipulação da mídia vendida, nem de omissão ou conivência dos demais poderes constituídos. Estamos dispostos a permanecer em greve e lutar pelos nossos direitos pelo tempo que for necessário.

Um forte abraço e até daqui a pouco, pois agora vou comer alguma coisa, já que minha última refeição foi no almoço, às 13h.

Até daqui a pouco, com novas análises! Venceremos!!!!!

***


Incorporo ao texto acima o depoimento da combativa RENATA, publicado aqui no blog, que transcrevo a seguir:

"oi,

Pela primeira vez na vida me senti ameaçada pela polícia. Tomei spray de pimenta na cara, minha garganta está ardendo até agora.

Esclarecendo os fatos.

Estávamos na Praça da Liberdade na inauguração do relógio da copa gritando "é greve, é greve, é greve, é greve, é greve, até que o Anastasia pague o piso que nos deve". A praça estava cercada, pois um grupo majoritariamente feminino altamente perigoso, professores, estaria na praça manifestando sua indignação. Tudo bem até aí. Ficamos do lado de fora da grande e gritando fortemente. Na hora que a inauguração começou ele mandou os ônibus estacionarem na nossa frente e nós começamos a gritar "polícia é para ladrão". Neste momento os policias jogaram gás de pimenta sobre a gente. Eu estava bem em frente a grade e tomei um jato bem na cara e posso garantir que até este momento a única coisa que estávamos fazendo era gritar.
Já tinham nos roubado o direito de ir e vir em uma Praça chamada da Liberdade e também queriam nos calar.

Para quem nunca inalou gás de pimenta, a sensação é a seguinte: um fogo na cara, um ódio no coração e muita tosse. Na hora eu acho que esqueci tudo. A vontade é de avançar em cima dos policiais e passar por cima de qualquer um é inexplicável, não sei se tem alguma toxina no gás que provoca tanto ódio na gente. Comecei a andar junto com o pessoal e a gritar mais alto entre as tosses, aí milagrosamente eu me lembrei que estava acompanhada de uma colega, Bernadete, e me lembrei que ela tem asma e recuei para procurá-la. Felizmente ela conseguiu se proteger com sua blusa de frio.

Depois deste momento as coisas esquentaram um pouco, mas chega de falar. Provavelmente daqui a pouco o youtube estará cheio de vídeos para assistirmos, pois a mídia deve dizer apenas que somos vândalos.

A greve está chegando ao extremo, nos tratam como bandidos na Praça da LIBERDADE. Mandam nos substituir por pessoas não qualificadas. Nos fazem uma promessa de piso para 2012 que iguala o salário dos professores que só tem Ensino Médio, antigo magistério, ao dos professores com mestrado.

Aonde a educação em Minas pode chegar deste jeito?

Mais uma vez peço seu apoio para a divulgação da VERDADE.
Abraços

Renata".

***

Blog do Euler faz uma rápida análise do despacho feito pelo desembargador do governo de Minas sobre o caráter "abusivo" da nossa greve:

1) a primeira pergunta que eu faço: por que essas ações do governo e dos seus funcionários só caem nas mãos de desembargadores pró-governo? Dizem que é por sorteio... Dizem! E sabemos que há alguns poucos desembargadores que têm independência moral e intelectual para decidir contra o governo, caso a lei assim o determine. Mas, por que será que as ações só caem no colo dos desembargadores pró-governo???? Oh, Minas, o que fizeram de ti?

2) no segundo parágrafo do despacho em análise, o desembargador diz que o requerente (procurador do governo) teria afirmado que a greve teve início em 08 de junho de 2001. Espera aí, pessoal, deixa eu repetir: 08 de junho de 2001? Não sabia que estávamos em greve há 10 anos!!!! Êta núcleo mais que duro da greve este nosso, rsrsr!!! (nota: quem me chamou a atenção para este detalhe foi uma colega educadora de São José da Lapa, que ontem a noite me ligou para falar sobre este dado);

3) o procurador do governo diz que o sindicato reivindica o salário de R$ 1.597. Embora o desembargador não tenha entrado nesse mérito, é bom que o sindicato envie um texto formal ao procurador do governo cobrando dele HONESTIDADE nas informações, já que ele sabia, segundo o sindicato, que a categoria havia flexibilizado para o valor do piso do MEC - e isso ele tinha OBRIGAÇÃO MORAL de relatar em sua indecente ação;

4) mais adiante, lá pelo 9º parágrafo, o desembargador tem a cara de pau de elencar como motivo para justificar a ilegalidade da greve o corte da merenda escolar para os estudantes dos "grotões" de Minas. Ora, escola não é o local para resolver o problema da fome causado pela injusta distribuição de renda no país. Se assim fosse, por que esperar 100 dias para pedir a ilegalidade? Se de fato a escola é o local que garante a única refeição que alguns alunos fazem - como afirma o desembargador - após 100 dias de greve já devem estar todos mortos e deveria o desembargador decretar a prisão do governador do estado por ter interrompido esta única fonte de sobrevivência, sem ter oferecido outra alternativa. O próprio procurador do governo deveria ser preso por ter se omitido, prevaricado, aguardando 100 dias para tomar uma previdência, ainda por cima equivocada, pois deveria ter cobrado do governo o cumprimento da lei do piso;

5) em seguida, vem aquela ladainha do direito à Educação por parte de todos os cidadãos, especialmente às crianças e adolescentes; mas, a que educação estamos falando, senhor desembargador? Por acaso o senhor tem algum filho, ou sobrinho, ou neto estudando em alguma escola pública de ensino básico? Acha o senhor que seja possível que seja oferecida uma educação de qualidade com profissionais desmotivados, sem carreira e sem salário? A Constituição Federal, a mesma que assegura o direito ao ensino gratuito, exige também qualidade deste ensino, e piso salarial para os educadores. Isso mesmo, senhor desembargador, após o artigo 205 da CF, que assegura o direito à educação pública e gratuita para todos, voltada para a formação de cidadãos - note bem, senhor desembargador, deve ser voltada para o "(...) preparo para o exercício da cidadania (...)"- , vem o artigo 206. E o que ele nos diz? Veja:

"Art. 206: O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
(...)
VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educação escolar pública, nos termos de lei federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)

Parágrafo único. A lei disporá sobre as categorias de trabalhadores considerados profissionais da educação básica e sobre a fixação de prazo para a elaboração ou adequação de seus planos de carreira, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 53, de 2006)".

Esta lei federal aludida pela Carta Magna é a Lei 11.738/2008, que o governo de Minas não cumpre, e é em função disto que estamos em greve; é um função disso, que as crianças estão sem merenda; é em função disso, ainda, que não existe uma educação de qualidade voltada para formar cidadãos.

6) finalmente, o desembargador diz que a greve de 100 dias coloca em risco o ano letivo. Quem deveria receber multa por isso não deveria ser o sindicato, mas o governador e o seu procurador, por não negociarem o pagamento de um direito constitucional, evitando tão longa paralisação. Mas, neste território chamado Minas Gerais as coisas estão invertidas: o ilegal é protegido, e os que lutam pela legalidade são punidos pelos poderes prost..., digo, constituídos;

7) Logo, perante a Carta Magna vigente e as leis infra-constitucionais a nossa greve é legal e legítima; já perante a opinião de desembargadores e procuradores do governo a greve é ilegal. É simples assim.

8) Mas, a semana que vem promete: a) a comissão dos deputados federais devem aparecer aqui em Minas para fiscalizar o cumprimento da Lei 11.738/2008 aprovada por eles; claro que eles terão que ouvir a categoria; b) na terça-feira tem a prometida reunião de retomada da negociação do nosso piso com o governo na ALMG e à tarde tem assembleia geral da categoria, com grande participação; c) do encontro com a presidente Dilma e a direção sindical espero que resulte pelo menos numa ordem da presidenta para que o ministro falastrão do MEC venha a Minas para ajudar a negociar o pagamento do piso; d) além disso, o jurídico do sindicato deve apresentar recurso contra o despacho do desembargador que acabei de analisar.

Precisamos manter a vigilância para qualquer tentativa de intimidação. Seria importante que o sindicato soltasse nota pública nos jornais e rádios comunicando aos educadores, pais e alunos que a greve continua, que o governo não paga o piso e que ofereceu uma proposta indecente de 712,00 para todos, e explicando que essa proposta contraria a Lei do Piso e o nosso plano de carreira, que determina diferenciação entre os profissionais com diferentes formações acadêmicas.

Não é possível que professores com mestrado, especialização, licenciatura plena, licenciatura curta e ensino médio, tenham eles um ano ou 30 anos de serviço, recebam o mesmo piso de R$ 712,00, que é a proposta do governo. Isso precisa ser explicado didaticamente para a comunidade; é preciso dizer também que o sindicato já abriu mão do piso de R$ 1.597,00 (embora fosse o mais justo) para o piso proporcional de R$ 1.187,00, mas nem isso o governo quer pagar.

A greve continua, sem recuo, até a nossa vitória!!!

***
Sobre o risco de demissão:

Veja bem pessoal da luta,

- a lei de greve, no seu artigo 7º, fala em suspensão do contrato, e não na interrupção ou demissão. Logo, o governo não pode demitir aqueles que aderem à greve;

- no despacho do juiz de direito que recusou o pedido do procurador do governo, ele deixou claro, sem querer entrar no mérito, mas já entrando e dando uma aula ao procurador, que quem tem que garantir a prestação de serviço público para os cidadãos é o estado, e não os professores;

- como o estado já anunciou publicamente que a nossa greve é insignificante, e que atinge menos de 2% das escolas, não haveria nem motivo para que fosse considerada ilegal. E para completar, o governo determinou a contratação de mais 12 mil substitutos. Logo, não há que se falar em demissão de ninguém. Que o governo consiga os seus 12 mil substitutos, e enquanto isso permanecemos em greve;

- e para completar, o desembargador do governo não determinou que o governo demitisse, mas estipulou uma multa para o sindicato e que houvesse a suspensão da greve. Ora, a multa ele até pode determinar, mas a suspensão da greve é da alçada exclusiva dos próprios trabalhadores em assembleia. Até porque, para entrarmos em greve - e para que ela seja considerada legal - há que se cumprir todo um ritual, como: realização de assembleia da categoria, aviso com antecedência ao governo, manutenção do funcionamento de serviços essenciais (especialmente na área da Saúde e da Segurança pública), etc. Não pode agora um desembargador passar por cima da lei e numa canetada determinar a suspensão da greve. Para isso ele teria, antes, que determinar que o governo cumpra a lei que motivou a greve e pague o piso. Se ele fizesse isso, a greve terminaria tranquilamente. Mas, atuar olhando só o interesse do governo, aí não, né?

- impressionante como essa justiça é ágil quando se trata de obedecer ao governo, mas quando somos nós que entramos com alguma ação ela demora um século e mesmo assim existem mil mecanismos de procrastinação. Vejam a nossa lei do piso, que novela;

- portanto, é importante sim, que o jurídico do sind-UTE baixe uma orientação geral para os trabalhadores, especialmente os designados, inclusive preparando algum instrumento jurídico como mandado de segurança ou outra ação, que resguarde os direitos dos trabalhadores contra a tentativa de demissão, inclusive contra essas ameaças;

- por enquanto o governo está fazendo o que sabe fazer: ameaça, pressão psicológica, terrorismo, etc. Não existe na sociedade o número de profissionais habilitados para substituir os colegas em greve. Além disso, devemos denunciar publicamente qualquer ameaça do governo através dos seus capitães do mato. E até a assembleia de terça-feira, a palavra de ordem é: resistir, manter e fortalecer a greve. Será a assembleia que decidirá os rumos do nosso movimento.

Não aceitem chantagens e pressões dos diretores; não assinem qualquer papel; compareçam à assembleia da categoria na terça-feira, pois é lá que decidiremos o que fazer.

Em última instância, podemos decidir que ninguém volta ao trabalho se algum colega for demitido - proposta que eu apresentei na greve de 2010 e foi muito aplaudida.

Portanto, nada de recuar! Firmes na luta, até a nossa vitória!

P.S.: o sindicato já anunciou, em nota no seu site, que a greve não foi considerada ilegal e que já na segunda-feira ingressará no STF com um Reclamação constitucional. Vamos aguardar e participar em peso da assembleia da categoria no dia 20.

***

263 comentários:

  1. Boa noite queridos e bravos guerreiros.

    Parabéns professor Euler, mesmo depois de um dia exaustivo, aí está você, de plantão, trazendo informações relevantes para todos nós.
    Parabéns aos guerreiros que não se deixaram intimidar pela tropa do senhor déspota desgovernado. Vocês serão referência, não apenas para o Brasil, mas para todo mundo onde estiver ocorrendo uma falsa democracia, com uma ditadura em andamento.

    A esse senhor e sua trupe, deixo um provérbio:
    "O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória". Aguardem. A colheita de vocês será abundante, de coisas ruins, pois a semente que vocês semeiam, é semente de dor e humilhação.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Euler e todo NDG
    Assisti(em tempo real) através do canal NBR o discurso da presidente Dilma e o som ao fundo era os gritos(maravilhosos) de voces bravos combatentes.Foi música para meus ouvidos.
    Parabéns mais uma vez. Força e fé.
    Isabel

    ResponderExcluir
  3. GRAÇA:

    Boa noite Prof Euler,

    Emocionada!Ao invés de expressar minha revolta, expresso meu orgulho pela corajosa e vibrante atuação, sua e dos demais colegas.A NOSSA CAUSA É JUSTA E HÁ DE SE FAZER VALER!

    ResponderExcluir
  4. Euler, dá uma olhadinha e vê se procede esse comentário que eu tirei do "Tempo": ATENÇÃO PROFESSORES DE MG E COORDENADORES DA GREVE OLHA O GOLPE APLICADO PELO MPE NA AÇÃO CIVIL PUBLICA Olhando o despacho do desembargador Roney Oliveira verifiquei que o MPE usou uma informação ultrapassada que não representada a reivindicação dos professores . pois o MPE argumenta que os professores estão reivindicando piso de 1580,00 reais para 24 horas com formação no ensino médio. Somente assim para o MPE conseguir que o TJMG declare a greve dos professores ilegal.

    ResponderExcluir
  5. Silvia Machado, de Mutum16 de setembro de 2011 às 23:59

    Venceremos!
    Isso me lembra os tempos idos de faculdade, na PUC- RJ, onde fiz Psicologia antes de fazer Letras. Era desta forma. Tudo isso para conquistar a liberdade de expressão e muito mais neste país. Fico feliz de ver uma geração que se levanta novamente contra os desmandos dos que "ditam dores",. Venceremos!. Parabéns companheiros e companheiras de luta. Eu daqui, oro e abençoo a vida de vocês. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Caro Euler,
    Estive na assembléia de ontem e sentí de perto como estes professores que estão na greve são mesmo guerreiros e não estão para brincadeiras. O governo vai ter que cumprir a lei na marra, não tem saída para ele.
    Hoje por telefone conversei com um desembargador do TJ que é meu amigo, mas não vou dizer o nome dele, para não compromete-lo. Argumentei sobre a Lei do Piso, que o Governador não quer cumprír e ainda a greve foi considerada pelo TJ ilegal. Pedí se fosse possível ele nos ajudar, ele disse que a pressão é muito grande por parte do governo e do MP que devido a Lei de Rresponsabilidade Fiscal o governo não tem condição de aplicar a lei do Piso, mas se for possível ele ajudará.
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Olá Euler e blogueiros!
    Belíssima manifestação na ex-pça da Liberdade!

    Ofereço esse batismo ao NDG!

    Acessem o link da matéria sobre as marcas do confronto, sugerida pelo Sub Comte Euler ao fotógrafo do G1 que se encontrava próximo ao embate.

    http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/09/manifestantes-e-policiais-entram-em-confronto-na-praca-da-liberdade.html


    Todos firmes e de pé!
    A justiça é cega, mas a injustiça podemos ver!

    ResponderExcluir
  8. Apesar de muitas críticas que tenho, sobretudo com o fato das vagas de efetivados - pelo mesmo projeto de governo ora criticado - não serm disponibilizadas para o concurso público (ampla concorrência), gostaria de questionar acerca das ações do governo estaual e a situação ora apresentada. Se a negociação continua, por que a greve foi considerada ilegal? Por que a resolução de que designados (como eu) perderão seu vínculo empregatício se continuarem em greve? Devemos acreditar que há espaço de negociação ainda ou esta é mais uma armadilha da estratégia anastasista?
    Espero não ser censurado mais uma vez, já que parece que o assunto "efetivados" gera contrangimentos a você. Entendo a sutileza política, apenas não acho que devemos agir como o célebre ministro da economia de FHC, Sr. embaixador Rubens Ricupero (O que for bom a gente divulga, o que não for a gente esconde), emblema da associação mídia-poder espelhada nos governos neoliberais. A força da categoria passará, necessariamente, creio, na confiança do espírito corporativo, que surge também da admiração pela coragem dos colegas que enfrentam de frente tanta opressão e covardia dos poderes constituídos.
    Enfim, espero que possamos a partir deste evento histórico construir uma base de apoio e inteligência que ultrapasse questões salariais e concorra para a cosntrução de uma categoria profissional verdadeiramente digna de respeito e admiração.
    obrigado

    ResponderExcluir
  9. Euler,
    a luta continua, nao aceitamos nada que nao seja a vitoria!!!!
    Parabéns aos colegas acorrentados que estiveram firmes.Eles fizeram a diferença. Recebam todos eles a minha gratidao e meu abraço.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela informação dada a todos nós, dos rincões das Gerais e parabéns pela explanação dos fatos!

    EDUCADORA MINEIRA

    ResponderExcluir
  11. Euler e advogados do Sindute,
    No site da Secretaria de Educação está um informe, também publicado nos principais jornais, que pode ser muito útil na nossa batalha, veja:
    Piso Nacional proporcional para 24 h = R$ 712,20
    Novo piso proposto pelo governo de MG para a carreira antiga= R$ 712,20
    Remuneração proposta para a nova carreira (Teto) = R$ 1320,00
    Um bom advogado pode usar os dados publicados pela própria SEE mostrando a ilegalidade destes valores:
    1º) O piso proporcional é somente para professores de nível médio - lei 11738/2008
    2º) O piso proposto pelo governo é para toda a carreira, independentemente de escolaridade e tempo de serviço dos professores, contrariando o atual plano de carreira.
    O projeto de Lei 1.294/03, que instituiu os Planos de Carreira dos Profissionais da Educação, enviado à Assembléia Legislativa em dezembro de 2003 pelo governador Aécio Neves, foi aprovado e de acordo com o então secretário-adjunto de Estado de Educação, João Antônio Filocre Saraiva, mudanças importantes nos planos de carreira tornariam o corpo docente mais estável, reduzindo o número de designados.
    Para Filocre, o mais importante do projeto encaminhado à Assembléia é a correção de uma injustiça, já que, com o plano, os professores serão remunerados pela titulação e não pelo nível de atuação. Assim, os alfabetizadores receberão de acordo com a qualificação acadêmica seja de nível médio até doutorado e não pelo cargo que ocupa como é hoje.

    Os professores terão um único cargo com vários níveis (médio, graduação, especialização, mestrado e doutorado). O que fará a diferenciação de acordo com o plano aprovado é a titulação. Segundo o secretário-adjunto, a finalidade é estimular a elevação do nível de escolarização do servidor público. Por exemplo, um servidor que tenha ingressado no serviço público com formação de nível médio poderá, agora, ser promovido a um nível mais elevado da carreira, se chegar a concluir o curso superior. Isso não era permitido anteriormente.

    A definição de professor é mais abrangente, antes era só ministrar aula. A partir do plano pode-se desempenhar diversas funções na área educacional sem perdas", afirma Filocre.

    Certificação

    Com o plano de carreira, os profissionais da educação poderão alcançar os níveis de mestrado e doutorado por meio da certificação. A Secretaria da Educação vai credenciar instituições para aplicarem os exames. "Os interessados terão tempo para se preparar, já que o programa do exame será divulgado com antecedência, mas a certificação só será válida dentro do sistema educacional", diz Filocre.

    Outra vantagem do plano é a possibilidade de mais de um nível de ingresso. "Isso significa que os concursados que tenham titulação mais elevada poderão entrar na carreira em níveis mais avançados. Atualmente o ingresso no serviço público só pode ocorrer no primeiro nível da carreira, independente da formação do servidor" explica.

    SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
    ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

    e AGORA, POR QUE DEVEMOS ACEITAR AS INJUSTIÇAS NOVAMENTE. QUEM ANDA PRÁ TRÁS É CARANGUEJO. A GREVE CONTINUA...

    Carlos José - Nova Lima

    ResponderExcluir
  12. ESTOU INDIGNADA COM TAMANHA TRUCULÊNCIA DOS QUE SE ACHAM PODEROSOS!O PODER É PASSAGEIRO E DEPOIS SERÃO PESSOAS COMUNS ASSIM COMO NÓS PROFESSORES!QUE ELES NÓS AGUARDEM,ANO QUE VEM TEM ELEIÇÃO E SEUS NOMES FICARÃO MARCADOS PARA SEMPRE NO NOSSO MEIO.PRECISAMOS MENOS DELES DO QUE ELES DE NÓS!JUNTOS CHEGAREMOS LÁ!

    ResponderExcluir
  13. NDG - PARABÉNS PELA LUTA,PELA RESISTENCIA,CORAGEM,EXEMPLO PARA TODOS!

    CERTAMENTE NA PRÓXIMA TERÇA,TEREMOS UM GRANDE REFORÇO, E PODERÁ ACONTECER DE TUDO, ATÉ MESMO UMA NEGOCIAÇÃO,OU SEJA, O CUMPRIMENTO DA LEI DO PISO.

    A NOSSA FORÇA É A NOSSA RESISTÊNCIA!!!
    DEUS ESTEJA CONOSCO.

    ABAIXO A DITADURA!!!

    COM LUTA, COM GARRA , O NOSSO PISO SAI NA MARRA!!!

    QUE VENHA A TERÇA, E QUE LOTEMOS A PRAÇA!
    SAUDAÇÕES A QUEM TM CORAGEM...!
    PROFESSOR ODAIR JOSÉ

    ResponderExcluir
  14. oi,

    Pela primeira vez na vida me senti ameaçada pela polícia. Tomei spray de pimenta na cara, minha garganta está ardendo até agora.

    Esclarecendo os fatos.

    Estavamos na Praça da Liberdade na inauguração do relógio da copa gritando "é greve, é greve, é greve, é greve, é greve, até que o Anastasia pague o piso que nos deve". A praça estava cercada, pois um grupo majoritariamente feminino altamente perigoso, professores, estaria na praça manifestando sua indiganação. Tudo bem até aí. Ficamos do lado de fora da grande e grintando fortemente. Na hora que a inauguração começou ele mandou os ônibus estacionarem na nossa frente e nós começamos a gritar "polícia é para ladrão". Neste momento os policias jogaram gás de pimenta sobre a gente. Eu estava bem em frente a grade e tomei um jato bem na cara e posso garantir que até este momento a única coisa que estavamos fazendo era gritar.
    Já tinha nos roubado o direito de ir e vir em uma Praça chamada da Liberdade e também queriam nos calar.
    Para quem nunca inalou gás de pimenta, a sensação é a seguinte: um fogo na cara, um ódio no coração e muita tosse. Na hora eu acho que esqueci tudo. A vontade é de avançar em cima dos policiais e passar por cima de qualquer um é inexplicável, não sei se tem alguma toxina no gás que provoca tanto ódio na gente. Comecei a andar junto com o pessoal e a gritar mais alto entre as tosses, aí milagrosamente eu me lembrei que estava acompanhada de uma colega, Bernadete, e me lembrei que ela tem asma e recuei para procurá-la. Felizmente ela conseguiu se proteger com sua blusa de frio.
    Depois deste momento as coisas esquentaram um pouco, mas chega de falar. Provavelmente daqui a pouco o youtube estará cheio de vídeos para assistirmos, pois a mídia deve dizer apenas que somos vândalos.
    A greve está chegando ao extremo, nos trata como bandidos na Praça da LIBERDADE. Manda nos substituir por pessoas não qualificadas. Nos faz uma promessa de piso para 2012 que iguala o salário dos professores que só tem Ensino Médio, antigo magistério, ao dos professores com mestrado.
    Aonde a educação em Minas pode chegar deste jeito?


    Abraços

    Renata

    ResponderExcluir
  15. Pedro Paulo G. Teixeira - Gov. Valadares17 de setembro de 2011 às 00:25

    Temos que agradecer ao governador Anastasia, que, com sua teimosia, sua truculência e sua ignorância política, proporcionou-nos um momento histórico de retomada dos ânimos na luta por uma educação de qualidade e pelo respeito aos educadores. Falo por mim, que, mesmo tendo sido sempre um professor que ama a profissão, mesmo tendo sido sempre um crítico do capitalismo alienante, passei a ter outro olhar sobre o nosso papel na sociedade e sobre a organização dos grupos que lutam por mais justiça social. Lamento não estar em BH hoje para experimentar pela primeira vez o gosto de estar na linha de frente da batalha. Parabéns aos colegas que cumpriram tão bem esse papel! As sociedades estão mudando, o mundo está mudando, estamos conseguindo ver não apenas as ditaduras declaradas, mas o autoritarismo velado que transita pelas rachaduras de democracias recentes. Sigamos firmes e estaremos nos livros de história, como um dos momentos cruciais em que o povo brasileiro deu mais um grande passo na direção do desenvolvimento social.

    ResponderExcluir
  16. Quero deixar meus parabéns aos nossos hérois da praça de guerra de Minas Gerais. Isso foi um marco na história de Minas, e vai trazer grandes mudanças, com toda certeza meus queridos, seu sangue, que vertido foi injustamente não será em vão, melhor dizendo, já faz uma revolução em nossos corações. Agora, ainda mais fortalecidos pela coragem de nossos hérois, permaneceremos firmes aqui no interior do leste de minas. A greve continua, agora mais forte do que nunca!!!!

    ResponderExcluir
  17. Uol:
    http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/16/em-bh-cartolas-e-politicos-enfrentam-protesto-de-professores-na-festa-dos-mil-dias-para-a-copa.htm

    ResponderExcluir
  18. Não acredito no governo.

    Da última vez que prometeu negociar com sindicato com intermediação de deputados foi apenas para dizer que não negociava com grevistas.

    Acho que farão algo parecido novamente, ou no máximo propor alguma melhoria no subsídio.

    Precisamos de uma força externa para obrigar ao governo cumprir a lei.

    ResponderExcluir
  19. Agora é guerra!!!!
    Quero deixar meus parabéns aos nossos hérois da praça de guerra de Minas Gerais, que foram covardemente agredidos fisicamentes, e ainda assim conquistaram mais uma vitória. Isso foi um marco na história de Minas, e vai trazer grandes mudanças, com toda certeza meus queridos, seu sangue, que vertido foi injustamente não será em vão, melhor dizendo, já faz uma revolução em nossos corações. Lembrem-se vocês não estão sozinhos, apesar de estarem sofrendo o pior da greve, milhares de colegas sofrem também por toda esta Minas Gerais e oram, rezam, choram e até gemem, com tudo que vocês sofrem por ai. Agora, ainda mais fortalecidos pela coragem de nossos hérois, permaneceremos firmes aqui no interior do leste de minas. A greve continua, agora mais forte do que nunca!!!!

    ResponderExcluir
  20. Aos colegas do NDG
    A nossa admiração, o nosso carinho e o nosso respeito a vocês que hoje orgulham a nós todos com a sua invejável bravura. Cada vez mais posso avaliar o quanto crescemos como seres humanos e como categoria a cada embate contra esse governador mesquinho, incompetente e mediocre.
    Que o vosso exemplo seja passado a todos aqueles que lutam por seus direitos e seja também mais um alerta para aqueles que ainda não saíram de sua zona de conforto para que somem forças ao nosso movimento.
    Um forte abraço e muita força na luta.
    David

    ResponderExcluir
  21. AO PROFESSOR QUE ALMEJA SUBSTITUIR OS COLEGAS GREVISTAS

    _ Como você poderá algum dia exigir respeito se você não respeita seus colegas que lutam pela dignidade, inclusive a sua?
    _ Como poderá reclamar do mísero salário que terá no futuro se tomou o lugar de alguém que lutava por ser mal remunerado?
    _ Como ensinará aos seus alunos a lutar pelos seus direito e sua dignidade, se você roubou os sonhos daqueles que assim o fazem?
    _ Como você dirá que “A UNIÃO FAZ A FORÇA” se você não se une com os colegas?
    _ Como dirá a seus alunos que “A HISTÓRIA DA HUMANIDADE É A HISTÓRIA DA LUTA DE CLASSES” se você traiu sua própria classe?
    _ Como dirá aos seus alunos que “MALDITO QUEM LUCRA O QUE O OUTRO PRODUZ” se você tenta tirar proveito da luta de seu próprio povo.
    ¬_ Como mostrará que “MUDAR UMA REALIDADE É DIFÍCIL, MAS É POSSÍVEL” se você não mudar a si mesmo?
    _ Com que cara ensinará que “TODO AMANHÃ SE CRIA NUM ONTEM, ATRAVÉS DE UM HOJE E QUE TEMOS DE SABER O QUE ESTAMOS SENDO, PARA SABER O QUE SEREMOS”?


    CARO COLEGA, NÓS CONSTRUÍMOS NOSSA PRÓPRIA HISTÓRIA E PODEMOS, OU NÃO, NOS SENTIR ORGULHO DELA.

    PROFESSOR GREVISTA

    ResponderExcluir
  22. Em Deus faremos proezas; porque Ele é que pisará os nossos inimigos.A nossa vitória é certa em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns pelo seu relato dos acontecimentos de hoje na praça.Estava lá e senti na pele(literalmente) o que os podres poderes são capazes de fazer para continuar explorando a classe trabalhadora em nosso país!!! Nesse momento estou tomada por um esgotamento físico,emocial,financeiro,moral...etc Mas estou otimista e acredito na nossa vitória!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Nossa greve na página principal do portal uol, acompanhe:

    http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/09/16/em-bh-cartolas-e-politicos-enfrentam-protesto-de-professores-na-festa-dos-mil-dias-para-a-copa.htm

    ResponderExcluir
  25. PARABÉNS GUERREIROS DA LUZ. GIGANTES DO SABER. QUE NÃO SE CURVARAM DIANTE DA FORÇA BRUTA. QUE DEUS OS ABENÇOEM POR ESSE ATO DE BRAVURA. AMO VOCÊS. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns, bravos guerreiros!!!
    Bravos lutadores!

    Nas Minas Gerais onde outrora havia ouro e também não havia liberdade, hoje, e durante todos esses 101 dias, vocês mostraram que, se não há ainda liberdade, há luta, muita luta por ela. E ela virá, todas as vezes que um professor se levantar contra cada crime cometido contra a Educação.

    Parabéns!

    Abraço a todos

    Ana

    ResponderExcluir
  27. Quero expressar minha admiração e respeito por todos vocês valentes colegas.
    Tenho muito orgulho de estar com vcs nesta guerra.
    Que Deus continue nos abençoando.

    ResponderExcluir
  28. Renata M
    peço sua autorização para enviar divulgar seu depoimento via e-mail.
    Parabéns guerreira!!!
    Abraço a todos
    Ana

    ResponderExcluir
  29. "LIBERTAS QUAE SERA TAMEN


    Em apoio à greve dos professores da rede pública do Estado de Minas Gerais.
    **

    Certamente, os cem dias de greve têm ensinado lições mais importantes do que as propostas nos milhares de dias letivos dos quais nossos estudantes já participaram ao longo da vida. Esta greve - que é histórica e, acima de tudo, justa e salutar, diga-se de passagem - traz inúmeros benefícios para toda a sociedade brasileira. Tenho absoluta certeza de que os protestos, a angústia e a luta dessa classe faz toda a diferença na formação de uma nova mentalidade que vem surgindo no Brasil. Mas que bom que já temos coragem de sair às ruas para reclamar sobre o ensino público esfacelado que nos é dado! Que bom que não mais ficamos apenas na habitual reclamação, "ai, como seria bom se o professor fosse melhor preparado, e se houvesse uma cadeira para que ele se sentasse e fizesse a chamada!". Que bom que finalmente o plano das idéias encontrou o plano concreto da realidade! Aplaudo de pé aqueles que fizeram esse encontro acontecer!
    Essa greve mostra muito mais do que professores indignados... Mostra um povo brasileiro cansado de ser levado "no banho maria" pelo governo... Cansado de ser enganado com promessas eleitoreiras. Mostra um povo que finalmente descobriu o poder que tem. É o povo clamando pelos seus direitos! É o povo que paga imposto e quer ver pra onde vai esse dinheiro! É um povo que tem coragem de mostrar a cara, bater no peito e dizer sem hesitar: Dai a Deus o que é de Deus, e a César o que é de César! Eu quero o que é meu, do meu direito eu não abro mão!
    E então o povo começa a se questionar. E então a maravilha se completa. Se há dinheiro para viagens fabulosas, contas milionárias, mensalão, mensalinho e seus variantes, se há dinheiro para mansões ilegais e toda espécie de corrupção diariamente anunciada nos meios de comunicação, se há dinheiro suficiente para bancar toda essa baixaria, por quê não há dinheiro para pagar o trabalhador?! Esse dinheiro agora tem que aparecer...
    Porque o Brasil não tem fome só de Matemática, Português, História e Geografia. Nem só de cultura. O Brasil também é um faminto de justiça, de honestidade e transparência. E, particularmente, acredito que toda a Física, o Português, a Geografia ensinados servirão de NADA se o povo não aprender o básico do básico... que é conhecer os seus direitos, lutar por eles. Aí sim, quando buscarmos nossos direitos, reclamarmos por eles, veremos a mudança que tanto sonhamos... Porque um povo esclarecido e consciente é mais difícil de ser enganado! É a luta da sociedade pelo que é seu de direito que fará com que o dinheiro dos impostos seja melhor empregado. E então passará a haver dinheiro para pagar um salário digno a qualquer trabalhador... haverá um sistema educacional do qual a gente possa se orgulhar. E então, finalmente, nossos alunos aprenderão DE VERDADE Português, Matemática... porque aprenderam antes o fundamental: CIDADANIA!
    Nada mais apropriado que essa revolução comece justamente pelos professores... eles, os responsáveis pelo ensino e formação de nossas futuras gerações, tem toda a moral para dar esse exemplo.
    A vocês, queridos formadores do Brasil que seremos, meu apoio e minha admiração.
    A vocês, queridos MESTRES, meu respeito.
    Obrigada por abrirem nossas mentes para o caminho do respeito a nós mesmos, ao nosso país e ao que somos. Obrigada por nos mostrarem que não devemos aceitar a injustiça e a mentira; por nos dizer que não, não devemos aceitar um salário injusto, que desvaloriza o nosso trabalho.
    E, principalmente, obrigada por nos ensinar a valorizar a nós mesmos.
    Ana Teresa Araújo Viana, 17 anos.
    Publicado no blog: www.deixaaalmarespirar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. CARTA ABERTA AO DESEMBARGADOR:
    "Professores que fomos em tempos de vacas ainda mais magras, registramos nosso respeito pela classe, cujo retorno às atividades se espera, porque esse retorno imediato acalenta, para os alunos, a esperança de que o ano letivo não se esvaia". - desembargador roney oliveira.
    Diante da inverdade quanto a proposta salarial do governo, te pergunto e espero que não se ofenda. Como pode o senhor legislar sem o conhecimento dos fatos? A oferta do governo é o salário de 712,00 reais, a partir de 2012, para todos os professores com curso superior e nem tocou no assunto de plano de carreira pois esse estaria extinto sumariamente com a votação do projeto de lei encaminhado pelo governador para assembléia homologativa, digo, legislativa. E como professor que o senhor cita que foi, como pode garantir que não continuaremos em greve branca? Não será melhor que se cumpra já a LEI FEDERAL 11.738/2008 do que termos que fazer uma greve a cada semestre até a copa do mundo?
    Até agora me recuso a acreditar nessa história das vacas mais magras e me pergunto se é pra rir ou pra chorar? Nesse exato momento nosso país desperdiça fortunas com estádios de futebol e outras futilidades, o senhor fala em vacas magras para professores?
    Certa de que o senhor vai rever sua decisão.
    Agradeço.

    ResponderExcluir
  31. A questão da ilegalidade da nossa greve precisa ser discutida.

    À luz da Lei Federal nós estamos na legalidade. Já de acordo com a decisão de um desembargador, nossa greve é "abusiva", rsrs. Permitam-me dar mais um sorriso: rsrsrs.

    Quem tem abusado de tudo neste estado - da nossa paciência, da utilização da máquina do poder para nos pressionar, coagir e chantagear - é o governo. Além de ilegal, ele é abusivo, também.

    Por outro lado, vejam os argumentos usados pelo Procurador do Governo contra a nossa greve: que o sindicato reivindica o piso de R$ 1.597,00 para 24 horas. Ora, até onde todos nós sabemos, o sindicato teria dito para este senhor que nós aceitaríamos o piso proporcional do MEC.

    Então, se no seu relato o procurador não narrou tal flexibilização do sindicato, ele agiu de forma leviana. Além disso, ele deveria ter dito que o governo apresentou uma proposta que não atende ao que está na lei do piso combinado com a lei que implantou o nosso plano de carreira.

    Logo, ao mesmo tempo que o sindicato deve recorrer na justiça, nós devemos manter a greve, e fortalecê-la ainda mais, como forma de derrubar mais esta medida do governo, através de um dos seus agentes no judiciário.

    Sem o piso não voltamos para a escola!

    ResponderExcluir
  32. Bom dia.

    Parabéns ao NDG que compareceu à Pça que se diz da Liberdade, mas que é Pça sem liberdade de expressão...

    Euler gostaria que fizesse uma análise:

    Recebemos a gratificação de incentivo à docência, (o pó de giz) que é o nosso adicional de insalubridade, será que na CF esse adicional pode ser pago junto ao salário, como é feito no subsídio?

    Um grande abraço a todos.

    O chão de Minas começa a tremer.

    #102DiasGreveProfMG

    Pulquéria _ Montes Claros

    ResponderExcluir
  33. Companheiros,nada de desânimo,isto é café pequeno prá nós.Agora estamos organizados e sabemos o que queremos.E o que queremos é o PISOOOOOOOOO!!!!!!!!
    Olhem,essa pedra o companheiro Euler já tinha cantado a muito tempo: do sindicato ficar insistindo no Piso da CNTE.O sindute demorou muito a mudar sua fala e o governo, enquanto isto aproveitou essa deixa e insiste que a gente quer o Piso de 1.587,00, para convencer,o que prá ele não é difícil,pois pode comprar todo mundo,muito mais precisamente a porca justiça que tem em minas gerais.
    Agora é hora de atitudes inteligentes e bem pensadas,pelo Amor de Deus.Esse negócio que político vai fazer isso ou aquilo,temos que ter pé no chão e ver que esse movimento chegou até hoje foi pela categoria,porque quando precisávamos mais de mobilização na assembleia,os deputados aceitaram qualquer coisa para entrarem de férias e NÃO DEU EM NADA.
    ACREDITO FIRMEMENTE EM NÓS! Me desculpem,mas esses políticos são todos uns covardes,quando aperta o calo deles,caiem fora.
    POR ISTO INSISTO,NÓS É QUE VAMOS FAZER A HISTÓRIA DESTE MOVIMENTO E É ESTA CATEGORIA QUE TEM FICAR FIRME,POIS É ELA QUE TÁ INCOMODANDO OS CANALHAS DO PODER,É ELA QUE MESMO SEM A MISÉRIA QUE RECEBE ESTÁ FIRME E NÃO VAI DESISTIR. VAMOS CONFIAR NA NOSSA FORÇA,QUE CONFIO PLENAMENTE QUE A NOSSA CONQUISTA, A NOSSA VITÓRIA VAI DEPENDER DE NÓS MESMOS E VAI ACONTECER!!!!!
    Aos companheiros que bravamente,enfrentaram o dia inteiro na praça da liberdade o MEU MARAVILHOSO MUITOOOOOOO OBRIGADOOOOOOOO!!!!! DE CORAÇÃO AGRADEÇO A LUTA DE TODOS VOCES E A DE TODOS COMPANHEIROS QUE DE UMA MANEIRA OU OUTRA ESTÃO ENFRENTANDO BRAVAMENTE EM PROL DE TODA A NOSSA CATEGORIA.
    A voce,companheiro Euler,não precisamos nem falar.Se tu não existisse,com certeza teríamos que inventá-lo,pois tudo que voce escreve é o que a gente,após ler,pensa que poderia ter dito ou ter escrito, mas no final das contas VOCE PENSA PRIMEIRO QUE TODOS NÓS!
    Bom companheiros,nada de desânimo,vamos resistir e lutar,para saborearmos ESSA VITÓRIA QUE UM DIA,QUEM SABE, SE DEUS QUISER,VAI TER ESPAÇO EM ALGUM LIVRO DE HISTÓRIA,DANDO AOS ALUNOS O VERDADEIRO SENTIDO DO QUE É CIDADANIA: LUTAR POR SEUS DIREITOS E CONTRA QUALQUER TIPO DE CORRUPÇÃO!!!!! Quem sabe isto não acontece? Talvez para meus sobrinhos netos isto venha acontecer.Esperança é a última que morre!!!!!!
    Abraços a todos. MUITA FORÇA E MUITA LUZ,QUE A LUTA CONTINUA E PRECISAMOS ESTAR FORTES PARA RESISTIRMOS!!!!!!!
    17 de setembro de 2011 00:54

    Companheiros,na hora que postei este comentário,não sabia da covardia,da guerra travada na,como disse o companheiro Flávio,ex-praça da Liberdade.Agora aquele espaço tem que ser chamado de praça da repressão,da covardia.
    Reforço meus agradecimentos aos guerreiros,Flávio,Euler,Renata,Bernadete,comde Martinho,Rômulo e todos os outros que não sei os nomes.Voces hoje foram demais e por isso,o que sofreram não pode ficar em vão!! É mais um motivo para fortalecermos o movimento,mostrar que NÃO ESTAMOS COM MEDO,QUE ESTAMOS PARA O QUE DER E VIER.
    MOSTRAR PARA ESTES CANALHAS QUE O MUNDO NÃO É DOS COVARDES!!!
    QUE A POLÍCIA É PARA BANDIDO,MAS BANDIDO MESMO,AQUELES QUE VIVEM EM PALÁCIOS E NÃO PARA TRABALHADORES,QUE APENAS QUEREM QUE UMA LEI FEDERAL SEJA CUMPRIDA!!!!!!!!
    A nossa greve vai um marco referencial na educação desse país! Vai existir o antes e o depois da greve dos educadores de minas gerais.E nem nós seremos mais os mesmos.GRAÇAS A DEUS E A NOSSA LUTA ESTAMOS MAIS FORTES E SABEMOS QUE JUNTOS PODEMOS MUITO MAIS!
    ATÉ A VITÓRIA COMPANHEIROS,QUE COM CERTEZA MERECEMOS E VAMOS TÊ-LA.

    ResponderExcluir
  34. são duas da madruga..Acabei de chegar do campo de guerra provocado pelos espiritos das trevas: tropa de choque, spray de pimenta, cães adestrados,bombas de gás, tiros de borracha... a indignação é total. nunca vi tamanha covardia. tive medo de morrer,mas consegui enfrentar os desafios até o fim. estamos protegidos pela LUZ.não podemos desistir, ainda mais agora que estamos com uma dor que nenhum remédio pode curar... PAI! AFASTE DE NÓS ESSE CÁLICE... TENHA MISERICÓRIDA, MEU DEUS! TENHA PIEDADE DE NÓS. O QUE FIZERAM COM AGENTE VAI FICAR PRA SEMPRE EM NOSSOS CORAÇÕES. TENHO 20 ANOS DE MAGISTÉRIO E UMA VIDA INTEIRA PRA VER ESSE MONSTRO PAGAR POR TUDO QUE TÁ FAZENDO

    ResponderExcluir
  35. Livinsgstone - Sociologia - Industrial SL17 de setembro de 2011 às 05:12

    Parabéns a todos os que estão lutando pela reimplantação da democracia nestas Gerais.
    Os Promotores de Justiça que redigiram a petição inicial do ajuizamento da Ação Declaratória no TJMG, em sua 2ª Instância, agiram com extrema MÁ FÉ, com intuito de levar o Desembargador ao qual foi distribuída, a laborar em erro, como de fato aconteceu. Veja-se que o valor que é citado na decisão não corresponde à realidade; somente depois de 100 dias de "crianças e adolescentes", estarem sem aulas - POR CULPA DO GOVERNADOR ILEGAL, que não cumpre uma Lei Federal, é que notaram os "Doutos Promotores", que estariam sendo prejudicados?; Não se cogitou na inicial de uma proposta da parte ré quanto a flexibilizar o valor requerido para o piso, etc. etc.
    Quanto ao Desembargador sentenciante, resta-nos imaginar que parece estar vivendo em outra dimensão, posto que, demonstrou desconhecimento dos fatos reais e deixou-se enredar pelas artimanhas dos "pau mandados", do governador (será?). Sabemos que o Sindicato tem um corpo jurídico de qualidade e elevado saber jurídico, e que igressará no dia 20/09, com um recurso à instância superior que derrubrará de vez com este teatrinho vergonhoso do judiciário mineiro.
    Esqueceram que estão lidando com pessoas esclarecidas; já que querem guerra, querra terão.
    NÃO RECUAREMOS ATÉ QUE O PISO SEJA IMPLANTADO, SENDO CUMPRIDA A LEI FEDERAL.
    VAMOS FORTALECER O MOVIMENTO. PESSOAL QUE ESTÁ NA SALA DE AULA: ESTAMOS DANDO NOSSO SANGUE POR VOCÊS TAMBÉM. TOMEM VERGONHA, E NO DIA 20/09 VAMOS LOTAR O PÁTIO DA ALEMG. FORÇA MEU POVO, A VITÓRIA ESTÁ PRÓXIMA.

    ResponderExcluir
  36. PARABÉNS AOS GRANDES GUERREIROS QUE ESTÃO NA LINHA DE FRENTE DESSE MOVOMENTO!
    A cada dia minha indgnação aumenta com relação as atitudes desses que se dizem a serviço do povo e me dá mais coragem para me rebelar e gritar é greve, é greve...
    Sinto-me feliz por ter tomado a decisão correta, de estar do lado de pessoas tão corajosas, determinadas e muito conciente de seus (nossos) direitos.
    A greve continua para o nosso bem e de toda MG, por que aula de cidadania, meus caros, são poucos que tem coragem de ensiná-la na prática. Terça feira estaremos novamente em BH e se o governo não nos repeitar apresentando uma proposta decente,levantaremos as mãos, sem titumbear pela continuidade de nossa paralização.
    Estou tão emocionada pela coragem de vocês, ao mesmo tempo, revoltada com esse bando que nos ruoba tudo: nosso salário, nossos direitos, nossa dignidade ,nosso piso, nossa liberdade... sob os olhos dos responsaveis pelo cuprimento das leis. Nesse estado valoriza o ser humano pelo que ele tem e não pelo que ele é. Precisamos denunciar para que esses valores se invertam. À luta até a vitória!

    Maria Helena - Ipatinga

    ResponderExcluir
  37. Caro Euler...
    Tem uma reportagem no Correio do Brasil sobre a greve,vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  38. Marisa Karla -Governador Valadares17 de setembro de 2011 às 07:35

    E lembrar que outrora,aquela praça fora palco de
    liberdade de expressão.Lá acontecia a feira hippie , os jovens tocavam violão e cantavam suas
    belas toadas de Beto Guedes e 14 BIS. A poesia de
    setembro era respirada por todos nós!
    Hoje,a truculência, o gás de pimenta protagonizam
    uma história de sangue.ABAIXO A DITADURA!

    ResponderExcluir
  39. Por e-mail:

    "hilda marcelino:

    Colegas de Pedro Leopoldo e cidades vizinhas

    Hoje, dia 17/9/2011, o NDG desta região estará fazendo um Bazar Beneficente para arrecadar fundos e donativos para os bravos guerreiros professores que permanecem em greve e sem salário a mais de 100 dias. O Bazar será realizado na praça da Prefeitura, das 7 às 17 horas. Todos poderão ajudar, inclusive doando alimentos não perecíveis. Repassem este convite aos seus amigos, vizinhos, familiares e todos os que puderem nos auxiliar nessa causa mais que justa.

    Que Deus abençoe a todos!".


    ***

    Comentário do Blog: Aproveitando a deixa, amanhã, às 18h, acontece o Bingo beneficente na cidade de São José da Lapa, para arrecadar fundo de greve em apoio aos colegas mais necessitados da região. Além disso, será mais um momento de confraternização entre os combativos/as educadores da subsede de Vespasiano e São José da Lapa.

    ResponderExcluir
  40. Éramos muitos, éramos tantos, éramos vários. Todas as tribos estavam presentes. Educadores e o movimento estudantil e, num crescente, a sociedade mineira se ajuntava aos gritos dos manifestantes. Parte da classe média consciente e politizada apoiou a manifestação e num grito uníssono esbravejava: “é ou não é pirata do salão, tem dinheiro para a copa, mas não tem pra educação”. O movimento ganhou um caráter político. Não faltou violência por parte da polícia a mando do governo, mas aqui e ali os professores e demais manifestantes estavam presentes. Foi a maior manifestação política nunca vista nas Gerais. Eu estava lá e lutei, e você?

    ResponderExcluir
  41. Atenção população e principalmente professores de Espera Feliz, Carangola e Divino!
    O Deputado Sebastião Costa já provou várias vezes que é contra a educação em suas votações.
    Vamos fazer uma campanha ferrenha contra ele nas próximas eleições nessas cidades.

    ResponderExcluir
  42. Euler e Visitantes!
    Contra o Governo só nos resta uma soluçãoe e só essa pode intervir nesse conflito:
    Acho que temos que apelar para o PAPA.
    Se nem o MP, STF, Haddar, Lula, Dilma, Wolwerine, Gnomos e Duendes podem nos ajudar.
    Bento IV pode. Vamos contactar o Vaticano.
    Tenho dito.
    Edison Varzelandia

    ResponderExcluir
  43. Somos filhos de DEUS livres e dignos de respeito com muita sabedoria.
    _______________
    "Só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la."
    Johann Goethe
    _____________________
    O nosso ato na praça da Liberdade demonstra a nossa força diante de um governo "podre" e "sujo" que utiliza do poder para tentar calar a voz da justiça e da liberdade. Não podem fazer a COPA DE 2014 com o dinheiro da EDUCAÇÃO, não podemos sair dessa caminhada sem a vitória: PISO É LEI FEDERAL 11738/08.
    Vamos todos juntos fazer TREMER a assembleia na próxima terça-feira dia 20 set, dia que antecede o início da primavera. Minha vontade ontem era ter feito um vídeo, da inauguração do "relogin" e do diálogo da tropa de choque com nós educadores, cheguei já nas últimas horas, até tentei, mas tinha P2 no nosso meio, fiquei na retaguarda, mas consegui fazer apenas algumas fotos, pois quando estava preparando para fazer um pequeno vídeo vieram as "palavras e a resposta" do filho do "DEMO" governador de Minas representadas em cinco (5) bombas jogadas na nossa direção, muitos bravos guerreiros do NDG correram, uma professora caiu na correria, outros tantos feridos com as bombas, 21:15h fui embora, mas com o coração e a alma cheios de muita energia para continuar lutando, lutando pela verdade e pela justiça; pelo piso e pela dignidade; pela vida e pela glória.

    Abraços a todos os bravos guerreiros !!!
    SOMOS DO NDG com muito orgulho e unidos até a
    vitória. 101 dias e 101 noites de muita energia e que DEUS continue com a gente em todos os momentos.

    "Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir."
    George Orwell
    ______________________
    "A liberdade é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."
    Miguel Cervantes
    ________________
    "Povos livres, lembrai-vos desta máxima: A liberdade pode ser conquistada, mas nunca recuperada."
    Jean Jacques Rousseau
    ____________________

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. Nao localizei a reportagem no Jornal Correio do Brasil que a colega indicou, pode enviar o link???
    Um abraço, Cláudia

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de mais uma vez perguntar pela Região de Conselheiro Lafaiete, onde impera a faculdade do senhor Bonifácio Andrada, inimigo mor dos educadores. Onde estão que não se unem à greve?

    ResponderExcluir
  46. Copa do mundo...

    ...festa popular.

    Onde está o povo?

    ELES estão o caminho inverso,

    o povo não aceitará.

    ResponderExcluir
  47. Professor Euler e colegas,

    Há dois dias escrevi neste blog sobre a necessidade de termos UM CONJUNTO DE AÇÕES DIRECIONADAS.

    Fico feliz que ontem(16/09/11), conseguimos o encontro da Beatriz com a Dilma, conseguimos também conquistar a abertura de negociações com os bravos guerreiros na praça da liberdade.
    CONSIDERO ISTO UM CONJUNTO DE AÇÕES DIRECIONADAS.

    PRECISAMOS ESTAR ATENTOS NA ÁREA JURÍDICA TAMBÉM.

    Estamos ficando cada dia mais fortes e resistentes.
    Aprendemos e suportamos bem com as notícias negativas.
    Estamos realmente preparados para a batalha.

    Não podemos diminuir o ritmo, lembrando sempre que A VITÓRIA SOMENTE É ALCANÇADA NA BATALHA FINAL.

    Um ótimo dia a todos(as).
    Estejam sempre muito bem e felizes.

    FIRMES NA LUTA, COMPANHEIRAS(OS).

    COM DEUS, VENCEREMOS.

    ... E O SOL NASCE NOVAMENTE;
    ... E A LUTA CONTINUA;
    ... ASSIM É A VIDA.

    ResponderExcluir
  48. Pessoal,
    Vamos entupir a caixa do portal G1 e exigir que em nome do jornalismo investigativo,defendido com ênfase no código de conduta da emissora,eles mostrem o que diz a lei do PISO em relação às mentiras da secretaria( na reportagem ela diz que R$712,20 está dentro do que é interpretado na lei)
    Eu já deixei a minha sugestão de manchete:O QUE DIZ A LEI DO PISO E AS TRAPAÇAS DO GOVERNO)
    A internet é a nossa arma, vamos gente!!!

    ResponderExcluir
  49. Pessoal da luta, turma do NDG,

    Lendo as notícias do site do sindicato, percebo que a direção sindical ainda trabalha com a proposta do piso de R$ 1.597,00 para 24 horas. Acho que precisamos esclarecer esta questão de uma vez por todas, pois estamos sendo atacados pela mídia e pela procuradoria do governo, que dizem que defendemos uma proposta que não é reconhecida pelo MEC e que é impraticável do ponto de vista financeiro.

    Acho que temos que aprovar em assembleia e exigir o encaminhamento de texto aos poderes constituídos e à mídia, que a proposta inicial do sindicato foi alterada pela categoria, numa clara demonstração de que não somos intransigentes e flexibilizamos ao valor mínimo - o piso proporcional do MEC de R$ 1.187,00 - para que o governo cumpra a lei.

    Não dá para aceitar dois discursos: ou nós já fizemos tal mudança em relação ao valor do piso - e com isso exigiremos a retratação da imprensa e do governo que nos atacam o tempo todo - ou nós mantivemos o mesmo valor de piso inicial, de R$ 1.597,00, e com isso fazemos jus aos ataques do governo e da mídia e até ao relatório do procurador da Justiça contra a nossa greve.

    Nós, do NDG exigimos esclarecimentos a este respeito, pois esta questão parecia estar clara, mas, quando li as notas da direção sindical percebe-se que não está. Afinal, o sindicato continua defendendo formalmente o piso de R$ 1.597,00 para 24 para o profissional com ensino médio?

    Eu e a categoria em greve queremos resposta.

    A greve continua, mas com manipulação não!!!

    ResponderExcluir
  50. Vejam só a fala da secretária
    “Segundo a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Gazzola, o governo de Minas já prepara um calendário de reposição das aulas, considerando que os professores não vão descumprir ordem judicial. “Na minha opinião, ordem da Justiça a gente cumpre primeiro e depois até discute os termos, se for o caso”, comentou. Segundo a Secretaria de Educação, antes mesmo de sair à decisão judicial, 10 das 45 escolas totalmente paradas retomaram as aulas ontem e as parcialmente paradas caíram de 773 para 768. Além disso, mais 720 professores teriam voltado ao trabalho. A assessoria de comunicação do TJMG informou que o desembargador, num segundo momento, analisará o mérito da ação e a legalidade do movimento.”

    Fonte: http://cnj.myclipp.inf.br/default.asp?smenu=ultimas&dtlh=190416&iABA=Not%EDcias&exp=

    Alguém tem dúvida se ou não é piada de salão? O que não foi dito e está sendo comprovado na prática: o raciocínio só vale quando a decisão é favorável ao governo.

    ResponderExcluir
  51. Também é necessário deixar claro para os colegas que a nossa greve ainda não foi julgada ilegal.Na liminar de ontem,foi apontada COMO ABUSIVA, PORQUE JÁ SÃO MAIS DE 100 DIAS SEM ENTENDIMENTO. NÃO FALOU QUE SOMOS NÓS QUE ESTAMOS ABUSANDO.FOI SUGERIDO UM ENTENDIMENTO ENTER AS PARTES.
    Mesmo se julgada ilegal aqui, ainda temos o STJ em Brasília.Portanto o que ogoverno quer mesmo é espalhar isto pra fazer os desinformados voltarem para a escola. Vamos divulgar a verdade. Vamos tuitar, mandar emails(inclusive para as diretoras que estão chamando professores para a sala em nome da ilegalidade da greve(que não existe).
    Força na luta!Muita oração!Com Deus já somos vencedores!

    ResponderExcluir
  52. Colegas guerreiros,
    por ações como estas sinto orgulho de ser professora, e de estar na luta junto com vocês.
    A turminha de minha cidade não pode estar nessa manifestação devido à distância, mas aqui em Porto Firme estamos firmes. Pode o governo ameaçar com convocações, substituições, corte de pagamento, ilegalidade da greve... nós estaremos firmes até o fim.
    Com vitória ou sem vitória, com ameças ou sem ameaças. Consideramos isto dignidade. Nossa luta é justa, sabemos o significado da palavra "cidadania"... e enfraquecer agora denota a ideia de "covardia, fraqueza".
    Mesmo aqui em nossa cidadezinha do interior, Porto Firme, nos mobilizamos em reuniões nas escolas, conversas com colegas que ainda não aderiram ao movimento, divulgação de informes e fotos de nossas passeatas e assembleias nos sites de relacionamentos da net. Sempre com mensagens para colegas, pais e alunos no sentido de alertá-los quanto à necessidade de denunciarem, manifestarem seu descontentamento.
    Dentro de nossas possibilidades também estamos lutando.
    E rezando para que Deus nos dê forças para vencermos este "mal" (ou "mau"?).
    Tiro o chapéu para todos os que participaram das atividades de ontem no Mineirão e na Praça da Liberdade.
    Meu carinho.
    Força... Venceremos!!!

    ResponderExcluir
  53. Marisa Karla -Governador Valadares17 de setembro de 2011 às 09:08

    Parabéns aos colegas acorrentados!
    Parabéns aos fortes guerreiros que enfrentaram
    a repressão!Nunca esqueceremos disso...
    Vocês marcaram a história.
    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
  54. CHARLOTTE FOI PRA ZONA... de guerra!!!

    Esive ontem na Praça da Liberdade.
    Deu pra ver claramente que o governo tem medo de nós, do nosso movimento. Por isso precisamos fortalecer o movimento!!!

    SEM PISO NÃO PISO NA ESCOLA!!!

    ResponderExcluir
  55. Euller,
    No portal G1, diz que já aceitamos negociar o valor do MEC R$1.187,00. Observo esta confusão de valores por parte da imprensa. Acho até que é o que o governo manda divulgar. É necessário que a direção do sind Ute conserte esta informação equivocada do editor do site e também divulgue material impresso bem chamativo,letras garrafais: (letras miúdas, texto grande é só profesor que lê)
    COMUNICADO DOS PROFESSORES:
    ACEITAMOS O PISO SALARIAL DE R$712,00, COM APLICAÇÂO DA LEI ESTADUAL (PLANO DE CARREIRA VIGENTE DESDE 2004).
    QUEM NÂO QUER NEGOCIAR É O GOVERNADOR!OU
    QUEM QUER RASGAR A LEI É O GOVERNADOR!
    Vamos também, encher a caixa do sind ute com este pedido. O comunicado fica barato,vamos fechar BRS, fazer panfletagem, dá o contra ataque!
    Se concordarem postem pedidos no site do Sind Ute.
    Abraços!Deus nos move! Só por isso somos fortes!

    ResponderExcluir
  56. Me solidarizo com os sofrimento e humilhação atrelada à injustiça cometida pelos três poderes constituídos em Minas contra o professor da rede estadual de ensino. Primeiro, o estado que não cumpre uma lei federal, segundo, os deputados da base do governo que são omissos e por último, a justiça que claramente foi parcial e tapou os olhos para elucidar o real motivo da greve. Se não, vejamos: esta mesma justiça que decretou a ilegalidade da greve dos professores, não teve a mesma agilidade em tratar desta quando foi convidada pelo sindicato para intermediar junto à secretaria de Educação. É sabido que o direito vive em detrimento a outro, e no caso em questão, os educadores estão reinvidicando que o estado cumpra uma lei federal em vigor. É com hialina clareza que o descumprimento da lei 11.738/2008 é flagrantemente ignorada pelo governador Anastasia. Já dizia um filósofo: A injustiça cometida mesmo que contra um só homem atinge toda uma sociedade. O que se dirá então da injustiça cometida contra a educação pública em Minas Gerais? e mais, a justiça brasileira deve ser co-responsável pela garantia de governabilidade e tem que postar-se firmemente na defesa dos direitos fazendo com que este estenda-se a todos.A Educação é a espinha dorsal de qualquer nação, não se pode colocá-la em segundo plano como aqui, em Minas. Faço uma observação: não sou professor, mas tenho total conhecimento da falta de uma educação de qualidade. Há sim, necessidade de se remunerar dignamente os educadores, fora disso o discurso é arcaico, repetitivo e mote de político em ano eleitoral. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  57. Isabel Assumpção - Manhuaçu17 de setembro de 2011 às 09:23

    Salve companheirada,
    no momento tenho dois sentimentos lutando dentro do peito: indignação e um enorme orgulho, por pertencer a esta categoria. Parabéns aos bravos guerreiros que têm dado o melhor para que a vitória seja alcançada. Dia 15 estive com vocês e conheci alguns da linha de frente do NDG e posso afirmar ainda existem educadores de qualidades mil. Muita força , união e paz. Até a vitória!!!

    ResponderExcluir
  58. Euler,Bom-dia!

    Ainda não desliguei do dia de ontem.

    Precisamos saber quem foi o infeliz que teve a ideia (se isto foi ideia) de colocar aqueles ônibus na nossa frente e mandou o batalhão de choque agir. A correria e confusão iniciou por despreparo desse "ser" que não teve estratégia. Que em vez de proteger, agrediu.

    Estávamos quietos, fazendo a nossa manifestação. Se o govMG tem vergonha de seus funcionários, nós também temos vergonha em ter um gov que não cumpre a lei, que mente, que não negocia, que não tem habilidade para lidar e sanar problemas. A avaliação de desempenho será baixinha, baixinha...

    Precisamos contar ainda que a inauguração do relógio foi cinematográfica, ficção. A Praça da LIBERDADE foi cercada, o POVO não pôde aproximar. Só para a mídia relatar. Esconderam a verdade: Professores em greve há mais de 100 dias pelo cumprimento da Lei Federal 11738/2008.

    A COPA é para o povo pagar a conta. Só isso. Paga e não participa.

    Repito aqui, um dos nossos gritos de luta:

    "É ou não é, piada de salão,
    Tem dinheiro para a Copa,
    Mas não tem pra educação!!

    Espero que o govMG tenha habilidade e aproveite essa nova rodada de negociação resolva o problema.

    ABC

    ResponderExcluir
  59. Euler,

    Que bom vc estar entre nós e conseguir ver coisas que esse jurídico do sindute não percebe. Estamos deixando o desgoverno usar de armas que agente já abandou faz tempo. Se aceitamos o PISO do MEC, por que a Beatriz não fala isso pra imprensa e deixa o desgoverno sem saída??????

    Estamos deixando passar chances e mais chances.......

    ResponderExcluir
  60. Por e-mail:

    "Daniel Coutinho:

    Olá, Euler, sou Daniel Coutinho, tenho um blog chamado "O Dezessete" e sou aluno da rede estadual de ensino.

    Em meio à greve pelo pagamento do PSPN que os professores estão fazendo, escrevi um texto para meu blog e gostaria que você lesse esse texto e divulgasse em seu blog.

    O link é esse: http://www.odezessete.com/2011/08/educacao-voce-se-importa-com-ela-daniel.html


    Estou também na luta pelo direito dos professores. Obrigado pela atenção!

    Daniel."


    Comentário do Blog: Agradecemos o apoio do estudante Daniel, que se mostra consciente e politizado, e indicamos o link do blog que ele criou aos nossos navegantes.

    Um abraço e força na luta!

    ResponderExcluir
  61. É, esperamos uma resposta sim sobre esse piso de 1.597. Na minha opinião o Sind-Ute copiou dos jornais(que sempre batem nessa mesma tecla(?)) e nem se deu ao trabalho de ler. Absurdo!Irresponsabilidade ou manipulação?

    ResponderExcluir
  62. Caros Colegas,

    esta chegando a hora infeliz em que talvez tenhamos que endurecer, mesmo com a volta às aulas, e jogar como o governo joga(sujo).

    1º PM que agride professor, não quer que o filho aprenda - - então - seja feita sua vontade.

    2º Governo não quer que as crianças aprendam - - seja feita sua vontade.

    3º A greve pode ser do saber, pois se voltarmos a "frequentar o local de trabalho" estamos cumprindo a "LEI" porém a greve continua em sala.

    OU....
    continuamos a enfrentar os desafios da maneira correta, ética e heroica ( pois já somos - independente dos resultados JÁ SOMOS HERÓIS)

    PARA OS professores VENDIDOS DE PLANTÃO SUGIRO APÓS A GREVE E COM TUDO RESOLVIDO UM GELO - INDIGNAÇÃO E ESTÃO POR CONTA PRÓPRIA.

    No próximo encontro com a tropa de choque PROFESSORES - colete à prova de balas e talvez uns coqueites molotov - OLHA A DITADURA....

    ResponderExcluir
  63. Euler,
    Infelizmente o sindute dá um vacilo desses e diz lá no site que estamos lutando por um piso de R$ 1.597,87. Pelo amor de Deus desse jeito vamos ficar chovendo no molhado e nos desgastando cada vez mais!!
    Digam a Beatriz que exigimos esclarecimentos quanto a isso. Estamos lutando é por um PISO do MEC.

    ResponderExcluir
  64. Pedro Paulo G. Teixeira - Gov. Valadares17 de setembro de 2011 às 09:40

    Euler, você já falou, eu já tinha escrito aqui (não sei por que não foi publicado), e o Sind-UTE continua mantendo o valor de 1.597,87 no site. Ficar dando munição para o governo já é burrice, precisa dar um jeito de corrigir isso. Vejam o texto:

    "Os trabalhadores da educação protagonizam a maior greve da história de Minas Gerais. Com mais de três meses de paralisação, professores (as) da rede estadual de ensino continuam na luta pelo cumprimento do Piso Salarial Nacional, de R$ 1.597,87, e contra o achatamento de salários proposto pelo governador Antônio Anastasia, que ofereceu a todos os trabalhadores, independente do tempo de carreira, um salário único de R$ 712,00."

    http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=40&LISTA=detalhe&ID=2482

    Assim não dá, estamos lutando por uma coisa e o sindicato vai ficar insistindo em outra? Acabei de enviar esta mensagem para o Sind-UTE:

    "Estou em greve e até ontem eu venho lutando pela aplicação do piso definido pelo MEC, de 1.187,00, proporcional, ou seja, aplicando o valor de 712,00 por 24 para nível médio sobre o plano de carreira instituído em 2004. Mas no site do Sind-UTE há artigos defendendo a luta pelo piso de 1.597,00 para 24 horas? Prestem atenção ao que escrevem aí, porque os professores estão sofrendo muito na frente de batalha para que vocês escrevam qualquer coisa e dêem munição para o governo."

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Euler! Saiu uma análise do josé Dirceu sobre nossa situação aqui de Minas. Peça as pessoas para deixarem seu comentários lá. Já deixei o meu. O link é:
    http://www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=16393

    ResponderExcluir
  66. Parabéns a todos a luta continua e a vitória está cada vez mais próxima.

    ResponderExcluir
  67. Caro Euler,

    Estou com você. Também acho que o sindute deve ser mais claro em sua reivindicação sobre o valor do piso: ou é o da cnte ou o proporcional do mec. Se não está claro para a categoria, imagine pra sociedade. Enquanto isso, o governo nos coloca contra pais e alunos.

    ResponderExcluir
  68. Uol notícias: Vejam o porquê do nosso governador não ter dinheiro para pagar o piso dos professores graduados e pós-graduados.

    O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, chegou à capital mineira no final da tarde, para participar da inauguração do relógio que marca os dias que faltam para o início da Copa. No Palácio da Liberdade, ex-sede do governo de Minas, jantou com Anastasia e com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), depois de depois mover, junto com os dois políticos, a alavanca que acionou o cronômetro. Junto com eles, outros 150 convidados participaram da ceia, que ajudou o custo da festa chegar a R$ 650 mil, dinheiro este tirado dos cofres do governo de Minas e da prefeitura de BH.

    A cerimônia aconteceu em meio ao barulho dos fogos de artifício e dos gritos das centenas de professores que foram ao Palácio da Liberdade para protestar contra a política salarial do Estado para educação, em mais uma atividade da greve da categoria, que já dura mais de 100 dias.

    Entre Teixeira, autoridades políticas e da Fifa, apenas um personagem recebeu todos os aplausos nesta sexta: o embaixador Pelé, a única unanimidade nos eventos dos mil dias para a Copa do Mundo no Brasil.

    A greve continua...Está faltando pouco para que este governador seja desmascarado.

    Carlos José - Nova Lima

    ResponderExcluir
  69. Euler,
    Enquanto vocês lutavam bravamente, o jornalista Carlos Viana, Rede Record, fez o seguinte comentário: "que os professores estão prejudicando o ano letivo dos alunos e que deveríamos ter aceitado a proposta do governo, dos R$ 712,00 e deixássemos para fazer greve no próximo ano novamente". Fiquei tão indignada. Será que ele "só trabalha por amor a profissão"?

    ResponderExcluir
  70. Só tenho uma frase: "Morte ao Anastasia e sua trupe". E não me venham com discursos de benevolência. O que eles estão fazendo é exatamente a mesma coisa, matando cad um dos educadores. Porém, não sabem: Temos sete vidas, enquanto a deles está por um fio.
    POR ISSO DIGO: DESEJO PROFUNDAMENTE QUE ANASTASIA E SUA TRUPE ADOEÇA E MORRA, COMO UM CÂNCER DA EDUCAÇÃO QUEW ESTES SÃO, NADA MAIS JUSTO.
    QUE O DIABO OS CARREGUE DE VEZ PARA O FOGO DO INFERNO E SUAS ALMAS SE QUEIMEM POR TODA ETERNIDADE. DOR E RANGER DE DENTES SERÃO OUVIDOS.

    ResponderExcluir
  71. Parabéns ao NDG pela presença e protestos na ex praça da Liberdade que agora na era Anastazista não é mais a praça do povo.Que as negociações aconteçam e que o governo de Minas pague o piso para os professores e também para os outros educadores, tal como determina a lei federal. Força, não desistam, ausentes das salas de aula, vocês estão dando aulas de resistência e cidadania para a sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  72. Vejam essa:
    A secretária conta com a volta dos professores na segunda-feira:

    Secretária prepara reposição de aulas Educação vai divulgar segunda-feira uma referência de calendário para volta às aulas, mas já adianta que o ano letivo de 2011 poderá se estender até 27 de fevereiro de 2012.

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/09/17/interna_gerais,251181/secretaria-prepara-reposicao-de-aulas.shtml

    ResponderExcluir
  73. O Deputado SEBASTIÃO COSTA pode aguardar e esperar o que é dele está GUARDADO na URNA! Na região todo mundo fala mal desse homem, mas ainda há uns que devem favores a ele ou que pedem que acabam votando, mas nós vamos fazer uma campanha daquelas, ele vai ser banido de vez, por todas da política, porque expressividade ele não tem , quem conhece esse tal de BASTIÃO, só nesses momentos que ele aparece na mídia para garantir os votos minguados que teve, por isso come na mão do governo, então, ele tem que voltar para o DIVINO e criar boi, se é que dá conta disso também, capaz de vir e ainda ter prejuízo e ter que vender a fazenda, porque do jeito que é ruim, só mesmo mamando nas tetas do governo, não é à toa que fica pulando de um partido para outro!

    ResponderExcluir
  74. Euler e colegas professores:
    Temos que combater a hipocrisia do governador Anastasia e de suas duas secretárias Vilhena e Gazola.Temos que inverter e mostrar para a sociedade que são eles os responsáveis por esta greve, que em breve, baterá um recorde histórico.
    A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos.
    Este governo está manipulando a lei 11738/2008, manipulando os deputados estaduais, os desembargadores e toda a imprensa. Não é possível que um plano de carreira tenha valores fíxos para todos os níveis e nenhuma autoridade tenha coragem de expor esta ilegalidade. Um professor com 25 anos de serviço e com especialização receberá o mesmo que um professor iniciante e com nível médio de formação ( antigo normal). Temos
    que desmascarar estes governantes urgentemente. Sem o estabelecimento do piso para professores de nível superior ( Licenciatura plena) não volto à sala de aula, mesmo que perca o meu emprego. Aí a briga vai ser minha particular, pois vou mover céus e terra para buscar os meus direitos.
    Abraços, Carlos José - Nova Lima

    ResponderExcluir
  75. Alguém viu o ator Edson Celulari ontem na inauguração do relógio ??
    E o apresentador Zeca Camargo ???

    ResponderExcluir
  76. Carlos José

    Aécio Neves estava com a pessoa certa Ricardo Teixeira. Viva a corrupção!

    ResponderExcluir
  77. Carlos Viana é só mais um dos que jogam a favor dos demotucanos.É só não dar audiência pra ele, já o Mauro Tramonte e Eduardo Costa estão sempre do lado do povo.

    ResponderExcluir
  78. Olá Renata,

    Eu também estava na ex-praça da Liberdade e sofri com a truculência. Com o gás nossos olhos, garganta e coração arderam de tristeza e indignação. O som das bombas ecoa em meus ouvidos até agora.

    Infelizmente, não foi a primeira vez que senti o cheiro das bombas de efeito imoral. As outras vezes também foram durante nossas manifestações.

    Enquanto isso, Maurício Tizumba nem se abalava, continuou cantando o Hino de Minas, que naquele momento deveria ser o seguinte:

    oh! Minas Gerais
    oh! Minas Gerais
    Quem te conhece
    Não volta jamais.

    Força na luta !

    ResponderExcluir
  79. Euler, acordei a pouco e, como sempre, após um café rápido estou a ler no blog as notícias (onde estão as fotos). Quero parabenizar mais uma vez alguns(as) companheiros(as) de Caratinga, Ipatinga, Timóteo, em especial Tarumirim(o Geraldinho estava lá) e Dom Cavati, pois chegamos na madrugada de sexta-feira e às 09:30 do mesmo dia já estávamos saindo de casa para a batalha na Liberdade, a praça que a partir de ontem deverá ser chamada de outro nome - podemos batizá-la mais tarde - pois não há liberdade em Minas. No ônibus já discutíamos sobre a importância de darmos ênfase à nossa indignação e, assim, balançarmos este Estado que é anestesiado pela desinformação, pela injustiça e pela cooptação ideológica de vários partidos. Hoje Minas treme, já escrevi que uma inscrição com nuguet (100 justiça) na última assembleia quase levou à ocupação da ALEMG e ontem ao colocarem três õnibus - não sei quem foi o esperto, rsrsrs - à nossa frente, levou-nos a um enfrentamento histórico pela "liberdade".
    Várias ações desta noite serão inesquecíveis, mas ver o Comandante Martinho em sua pseudo fragilidade em meio à fumaça de gás lacrimogênio e de bombas de efeito moral, seja a imagem que mais perdurará em minha retina.
    O que ocorreu ontem foi uma tempestade de emoções que terão repercurção durante muitos anos em nossas vidas.
    Abraços fraternos! Minas livre!
    RINO MARCONI - DOM CAVATI

    ResponderExcluir
  80. Trabalhei durante 13 anos na área de Enfermagem, sou Técnico em Enfermagem e Instrumentador Cirúrgico. Hoje sou Professor. Sabe o que aprendi cotidianamente ao trabalhar com médicos: eles podem ter problema um com o outro, mas quando alguém de fora da categoria deles implica com um eles agem em conjunto. É uma categoria que possui um enorme cooperativismo.
    Parabéns aos nossos heróis da Praça que ontem deixou de ser Liberdade... Professores-heróis acorrentados, sem comer, sem beber, colegas que somaram forças aos acorrentados em resposta a ditadura do Anastasia.
    Quero deixar claro a todos que levaram splay de pimenta na cara e foram torturados psicologicamente pela polícia a mando do governo que a minha garganta também queima, meu rosto também, pois vocês fazem parte da minha CATEGORIA.
    Votar é coisa séria. Quem colocou esse senhor Anastasia no poder foi o voto da maioria do povo mineiro.
    Não votei nesse satanás de terno e gravata com cara de bom moço e me orgulho disso sabe por quê? Sentiria-me de certa maneira ter cometido o ato de violentar membros de minha categoria ontem.
    A situação em Minas é tão grave, que se fosse em um país com população com nível de educação mais elevado só restaria um clamor nas gerais:IMPEACHMENT! Por isso devemos lutar pelo piso salarial nacional e aprimorarmos melhorias na educação. Quando se domina as mentes, domina-se o resto.
    Espero que ele cumpra com o que foi prometido: retomar as negociações na terça-feira, pois não se brinca com o NDG, vai ser pior para ele e a cambada que o apóia.
    A todos que nos representaram ontem minha admiração e respeito.
    Colegas da categoria: tudo o que foi feito com os colegas ontem foi feito com a categoria.
    Vergonha na nossa cara e vamos à luta juntos até o fim !
    O que está em jogo não é o nosso bolso, é o estado democrático de direito, inexistente em Minas Gerais, pois as instituições que deveriam zelar por tal status são comandados por um ditador que jurou zelar pelos interesses do nosso estado, respeitar a constituição estadual e federal.

    ResponderExcluir
  81. Apesar de todo tumulto, fiquei emocionada com a postura daqueles que estavam na Praça da Liberdade ontem. Destacando, nossos companheiros acorrentados.no meio deles havia uma professora aposentada em dois cargos, enquanto outros em início de carreira correm para ocupar a vaga dos dos grevistas, como é o caso da vergonhosa E E Presidente Dutra/BH, onde a disposição dos pelegos e tampões para dar aulas levou a Globo para mostrar o quanto a escola está funcionando bem com meia dúzia de alunos...

    ResponderExcluir
  82. Bom dia Euler!!nos encontramos ontem naquela palhaçada do relógio enquanto nosso piso não sai e venho hj reafirmar que em Pará de Minas a luta continua firme, mesmo com alguns colegas recuando, não resistindo a essa maquina chamada estado, e ontem ganhamos força com essa negociação afirmada...
    "piada de salão,tem dinheiro para a copa mas não tem pra educação"
    Na luta até a vitória!!!

    ResponderExcluir
  83. Os SINDUTE PRECISA FAZER UMA CAMPANHA PARA QUE TODAS AS ESCOLAS DE MINAS PAREM DIA 20/09 , TODOS TEM QUE PARTICIPAR ACEITAMOS O PISO DE 712 MAS NÃO ADMITIMOS QUE MUDEM O NOSSO PLANO DE CARREIRA , DIVULGUEM ISSO PARA EVITAR PALAVRAS DESTORCIDAS PARA COMUNIDADE O NOSSO PROBLEMA E O PLANO DE CARREIRA QUE O SR anastasia QUER ACABAR NÃO VAMOS DEIXAR ISSO ACONTECER VAMOS LUTAR ATE VENCER...

    ResponderExcluir
  84. Ao anônimo das 10:47, Euler e todos que por aqui passarem:

    IMPEACHMENT? É SÓ COMEÇAR A CAMPANHA. sE FICAR UM GRUPO DE PESSOAS NAS PRAÇAS E OUTROS LUGARES DE GRANDE CIRCULAÇÃO COLHENDO ASSINATURAS EM UM DIA IREMOS CONSEGUIR O TOTAL NECESSÁRIO PARA INICIAR O PROCESSO, QUE MESMO SENDO DIFÍCIL DE SER CONCRETIZADO, DARÁ TRABALHO E DESGASTE PARA A IMAGEM DESSE GOVERNO.
    SE ALGUÉM TIVER CORAGEM DE COMEÇAR, TERÁ APOIO.

    ResponderExcluir
  85. Mas, esse acordo arrancado pelos colegas que ficaram acorrentados foi assinado? Foi feito algum documento legal? Porque em palavra de político eu não acredito não. Vários já se comprometeram a ajudar, mas, tudo só com palavra: o Ministro Hadad, o presidente Lula, a presidenta Dilma e o que conseguimos? NADA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  86. GENTE, por favor !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Não se ganha uma causa acusando pessoas que lutam por um mesmo ideal.ESTou de greve desde JUNHO e sempre ouvi a BEATRIZ dizer que a categoria reinvidicava -PISO NACIONAL mas,tanto a categoria quanto o Sindicato, estavam abertos a negociações,aceitávamos até o piso indicado pelo MEC.Que os 712,00,poderiam entrar nas negociações, caso o governo considerasse o PLANO de CARREIRA.Quanto ao policiamento,o comandate daqueles que se fizeram presentes para ATACAR PROFESSORES(AS), deveria colocar a tropa com cachorros e tudo mais atrás do QUEM-QUEM (BRUNO), que anda matando policiais que correm atrás de bandido de FATO!!!!!!!!!!Mas, se o comandante não quer tanto esforço poderia ter mandado prender o MAIOR bandido de MINAS,ele estava bem perto deles,oPROJETO DE GOVERNO!!!!!!!!!!!!Vamos ficar nesta LUTA ,cada vez mais UNIDOS, ,esta,já está registrada na HISTÓRIA .Não esqueçamos, que JESUS se faz presente nesta LUTA ,ELE nunca abandonou os injustiçados...FÉ em DEUS e PÉ na TABA senta a PUA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Até a VITÓRIA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  87. Sebastião Costa: Prepare-se, nós que temos brio não temos a memória curta e você é representante de toda uma região...
    Como Professor vou pedir a todos os meus amigos e familiares que não votem em você, pelo menos meu voto você não recebeu e nunca receberá!

    ResponderExcluir
  88. Acabei de deixar este comentário no blog da Beatriz:



    Bom dia Beatriz!!

    Continuamos firmes na luta em busca de nosso PISO!!

    Gostaria de pedir uma coisa que não está clara para a imprensa e a população.

    Seria bom e prudente se deixássemos claro para todos que não somos intransigentes e aceitamos o piso do MEC e aceitamos até mesmo estudar a sua proporcionalidade, desde que respeitada a nossa carreira.

    Acho que nem deveríamos tocar mais no piso da CNTE para eles(GOVERNO E IMPRENSA) não aproveitarem e distorcerem os fatos com vem acontecendo.

    Neste momento, devemos ser objetivos nas reivindicações, porque eles deturpam tudo a favor do governo, logo deveríamos ir direto no ponto: PISO DO MEC OBEDECENDO O PLANO DE CARREIRA COMO PREVÊ A LEI 11738/08.

    Desculpe qualquer coisa, mas estou querendo ajudar. Só falei isto porque muitas pessoas vieram me questionar que queremos um piso não reconhecido pelo MEC ai fiquei tentando explicar, mas sabe como é....

    Talvez seja o momento de tentar arrancar do governo o piso proporcional na carreira com um período( 2anos sei lá...) para ele ir AUMENTANDO progressivamente até chegar a sua integralidade...

    Um grande abraço e força na luta!
    Contamos e acreditamos no seu poder de negociação.

    Cristina

    ResponderExcluir
  89. Mas, esse acordo arrancado pelos colegas que ficaram acorrentados foi assinado? Foi feito algum documento legal? Porque em palavra de político eu não acredito não. Vários já se comprometeram a ajudar, mas, tudo só com palavra: o Ministro Hadad, o presidente Lula, a presidenta Dilma e o que conseguimos? NADA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  90. Se em última instância esse desgovernador achar que vai nos vencer, só vejo um remédio:DESOBEDIÊNCIA CIVIL PACÍFICA... A Inglaterra imperialista não aguentou Ghandi, imagine esse playmobil chamado Anastasia.

    ResponderExcluir
  91. Priscila - Contagem
    Fico indignada quando vejo o governo gastando R$ 650.000,00 (seiscentos e cinquenta mil reais) para um evento como esse e um jantar para 150 pessoas! Enquanto eles comen caviar nos professores comemos arroz com feijão doados pelos colegas ! Que país é esse ?
    Quem vai pagar essa conta? Eu e vocês ! Acorda povo !

    ResponderExcluir
  92. Pedro Paulo G. Teixeira - Gov. Valadares17 de setembro de 2011 às 11:52

    Onde estão os artistas que lutaram contra a ditadura militar, que foram perseguidos e exilados? Ou devemos concluir que Cazuza estava certo e "aquele garoto que ia mudar o mundo frequenta agora as festas do 'Grand Monde' e assiste a tudo em cima do muro"? Onde estão os talentosos cantores e compositores mineiros, que tanto embalam nossos sonhos e alimentam nossas esperanças com sua poesia? Ah, sim... Estão esperando as próximas eleições para fazer propaganda política e shows em comícios.

    ResponderExcluir
  93. Pessoal,
    acabo de achar um vídeo sobre a "guerra na praça sem liberdade". Segue o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=HJdGIobJ19s

    Abraço a todos
    E força na luta

    Ana

    ResponderExcluir
  94. Comunicado do Núcleo Duro da Greve (NDG) do Norte de Minas

    Montes Claros, 17 de setembro de 2011

    Saudação a Linha de Frente do NDG,
    Ao Comandante Martinho
    Ao Sub-comandante Euler
    Ao Capitão Rômulo
    A todos os combatentes da batalha da Liberdade

    Paz e Bem!

    A resistência heróica da ex-praça da Liberdade entrou para a História de Minas e do Brasil. Aqui do norte das gerais, terra de gente valente, continuaremos resistindo.

    Força na Luta!

    Combatente Anônimo
    NDG - Montes Claros e norte de Minas

    ResponderExcluir
  95. Será que essa cambada do "psdb"não fraudulou as urnas para continuarem HEGEMÔNICOS????????????A plim-plim , uma vez,mostrou uma trambiqueira de São Paulo, portando vários títulos de eleitor(todos pertencentes à mesma pessoa ,claro ,com nomes diferentes)----------------------------Será por que que a gazola tá dizendo que segunda-feira os grevistas estarão em sala de aula??????????A mesma não disse que iria contratar 12000"professores-substitutos??????????????TURMA continuemos FIRMES até a VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!Preparem a PUA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  96. OS EFEITOS DAS BOMBAS E GÁS DE PIMENTA:
    AS LÁGRIMAS CONTINUAM,DÓI A ALMA E O CORAÇÃO SANGRANDO POR TAMANHA COVARDIA DOS POLICIAIS, AINDA ECOAM O BARULHO DAS BOMBAS...ESSA TORTURA PSICOLÓGICA JAMAIS ESQUECEREI... O QUE ME CONFORTA É A CERTEZA DE QUE : - EU TIVE CORAGEM DE LUTAR , E VOCÊ?

    ResponderExcluir
  97. Turma de combate, membros do NDG,

    Estou terminando de redigir uma análise da decisão do desembargador que julgou a "abusividade" da nossa greve. Aguardem.

    ResponderExcluir
  98. mais uma vez esse governador age na calada da noite!!ontem depois das vinte e duas horas começou a vincular na globo uma propaganda de que nossa reivindicação é mentirosa!! Deus nos livra destes que estão na terra só para oprimir!!
    um louvor que sintetiza isso tudo!! até a vitória!!
    maria - contagem

    Noites Traiçoeiras
    Padre Marcelo Rossi
    Deus está aqui neste momento
    Sua presença é real em meu viver
    Entregue sua vida e seus problemas
    Fale com Deus, Ele vai ajudar você

    Deus me trouxe aqui
    Para aliviar os teus sofrimentos
    É Ele o autor da Fé
    Do princípio ao fim
    De todos os seus tormentos

    (refrão)
    E ainda se vier noite traiçoeira
    Se a cruz pesada for, Cristo estará comigo
    E o mundo pode até
    Me fazer chorar
    Mas Deus me quer sorrindo

    E ainda se vier noite traiçoeira
    Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
    E o mundo pode até
    Fazer você chorar
    Mas Deus te quer sorrindo


    Seja qual for o seu problema
    Fale com Deus, Ele vai ajudar você
    Após a dor vem a alegria
    Pois Deus é amor e não te deixará sofrer

    Deus me trouxe aqui
    Para aliviar os meus sofrimentos
    É Ele o autor da Fé
    Do princípio ao fim
    De todos os meus momentos

    E ainda se vier noite traiçoeira
    Se a cruz pesada for, Cristo estará comigo
    E o mundo pode até
    Me fazer chorar
    Mas Deus me quer sorrindo

    E ainda se vier noite traiçoeira
    Se a cruz pesada for, Cristo estará contigo
    E o mundo pode até
    Fazer você chorar
    Mas Deus te quer sorrindo

    Mas Deus te quer sorrindo
    Mas Deus me quer sorrindo.

    ResponderExcluir
  99. Obrigado a todos que, de uma forma ou de outra, participaram do ato na praça da liberdade e lutaram bravamente por todos nós.
    A nossa motivação é muito grande. Ficando fora da lei, o governo nos impõe um prejuízo enorme, como você mesmo, Euler, já calculou aqui. Diferente do que o governo tenta propagar, está é nossa motivação: A legalidade; a luta por um direito. Esperamos mais de 20 anos para que a lei do piso fosse aprovada. Depois de aprovada mais 3 anos para ser finalmente julgada e confirmada como válida pelo STF. Agora o governo não quer aplicá-la. Aí já é demais. Tem que ser muito passivo para não se revoltar em ser tão prejudicado. Sr. Anastasia, os professores de Minas Gerais não são passivos. Penso que de agora em diante ninguém mais se lembrará de professor como aquele que não se une em torno de uma causa justa, que não reivindica, que não age, que só reclama de salário e não faz nada. Nós do NDG estamos orgulhosos de estarmos desde o primeiro dia nesta greve e estamos firmes para continuar até a vitória final, que é aplicação da lei federal 11738/2008 dentro da nossa carreira.
    Euler, ontem, todos nós, talvez pela ansiedade do momento, acabamos espalhando que o desembargador julgou ilegal nossa greve. Hoje e amanhã temos que refazer os contatos de ontem e lembrar, principalmente para aqueles colegas mais desavisados que não, nossa greve não é ilegal. NOSSA GREVE NÃO FOI JULGADA ILEGAL.
    Outra coisa. Muitos colegas reclamam que a mídia está falando que o SINDUTE reivindica R$ 1597,87 de piso e que a culpa disto seria do sindicato ou da Beatriz. Desculpem, não concordo. Penso que no momento exato em que o governo quis negociar e que a Beatriz sentiu que o governo inviabilizaria a negociação justamente pela reivindicação de um valor acima do piso do MEC, que seria justo, ela e a diretoria do sindicato flexibilizaram e deixaram o governo sem proposta e sem discurso na mesa de negociação e, já que tinha marcado a negociação, o governo foi obrigado a apresentar a proposta esdrúxula de melhorias no subsídio e ficou sem assunto para a mídia, o que fortaleceu o nosso movimento. Achei muito inteligente o movimento do sindicato na negociação. Foi um momento crítico que a nossa greve passou e a Beatriz nos conduziu com maestria. Quanto às informações errôneas da imprensa, são culpa exclusivamente dela mesma, que não quer ou não tem competência para levar a notícia de forma honesta e correta para as pessoas. Nós podemos desmentir,criticar e informar corretamente na Internet e estamos fazendo, principalmente aqui, no seu blog que tem sido essencial para todos nós. Parabéns Euler.

    ResponderExcluir
  100. VAMOS ELEGER UM NOVO NOME PARA A PRAÇA DA LIBERDADE DURANTE ESTE GOVERNO NAZISTA.

    PRAÇA DA REPRESSÃO?

    VAMOS LEVANTAR OUTROS NOMES...DEEM ASAS À IMAGINAÇÃO.

    ISTO SERÁ MARCA DO NOSSO MOVIMENTO.

    ResponderExcluir
  101. Viva os professores ACORRENTADOS! Eles são de dar inveja.
    Me orgulho de todos que estavam na praça ontem...vocês são ótimos demais para serem apenas professores nessa Minas Gerais que não vos merecem!
    PARABÉNS!
    Rosilene (Conselheiro Pena)

    ResponderExcluir
  102. AÉCIO + RICARDO TEIXEIRA = CORRUPÇÃO PERSONIFICADAS.

    QUEREM USAR O POVO MAS SERÃO MASSACRADOS PELO POVO.

    MUITAS ÁGUAS VÃO ROLAR ATÉ 2014.

    ResponderExcluir
  103. KELLEM- MONTES CLAROS
    ILEGAL É O MEU SALÁRIO!!!!

    ResponderExcluir
  104. Parabéns aos professores do Estado pela coragem e luta.
    Vocês estão dando show de dignidade, força e resistência.
    "Liberdade, ainda que tardia."
    Abraços,

    ResponderExcluir
  105. Caro Euler, sugiro que entremos em contato com os cantores jovens mineiros ( Skank, Jota Quest, etc), são mineiros, com estudo para pedir auxilio em seus Shows, divulgar a nossa proposta, pois eles tem respeito dos jovens.

    Quem sabe uma apresentação na praça da assemb. no dia da reunião?

    Outra ideia seria o "Panico na TV" o deboche deles é F**A e atrais a população, quem sabe o VESGO (Mineiro) Cria uma campanha " ANASTAZIA PAGE O PISO".

    ResponderExcluir
  106. Assiti ao video postado no you tube
    http://www.youtube.com/watch?v=HJdGIobJ19s

    e estou indignada

    Tenho orgulho de ser professora...

    mas não do governo que tenho.

    ResponderExcluir
  107. Euler,

    Precisamos de um apoio jurídico.

    Estão ameaçando de abrir inquérito administrativo para quem não voltar segunda-feira, o que devemos fazer?

    Precisamos de uma posição amparada pela lei.

    ResponderExcluir
  108. Caro Euler,
    ai vai uma sugestão para sanar a duvida quanto a negociação entre o governo e o SINDUTE, seria importante para nós, para o governo e principalmente para toda a população:

    Um Telão em tempo real da negociação na praça da ALMG.

    Sugiro Votação dos professores para ser cobrado ao sindicato;

    ResponderExcluir
  109. Parabéns NDG, vcs são realmente OS GRANDES GURREIROS DESTA HISTÓRIA,graças a vcs que está greve é totalmente diferente de outras que já participei nestes anos na educação!! que venham a vitória!!

    ResponderExcluir
  110. Não acredito mais em bla bla blas... A imprensa comprada distorce os fatos. Deixam o povo saber o que ELES querem que saibam. Vamos lutar com armas deles... temos força porque estamos unidos. Podemos bloquear estradas de norte a sul de Minas... pneus queimado e o trânsito parado... Imaginem o prejuizo! Aí sim vão noticiar... vândalos e o cambaus, o que quiserem falar, mas aí terão que nos ouvir...aí nossa greve terá repercussão nacional ( até mundial). Podemos pichar asfalto para sermos filmados por helicópteros ... Se querem guerra, é guerra que terão ... Vamos nos organizar.
    Vamos fazer: “ O DIA EM QUE MINAS PAROU!”

    ResponderExcluir
  111. VAMOS ENVIAR OS VÍDEOS DA TRUCULÊNCIA DESTE GOVERNO NAZISTA PARA A IMPRENSA INTERNACIONAL.

    O POVO É EXCLUÍDO DE EVENTOS PARA A COPA EM BELO HORIZONTE, UMA DAS SEDES PARA O MUNDIAL DE 2014.

    GOVERNO DITADOR FAZ FESTA PARA A ELITE SUBMISSA.

    PEDIMOS INVESTIGAÇÃO DA IMPRENSA ESTRANGEIRA.

    ResponderExcluir
  112. O governo Anastasias continua o legado do padrinho. Censura a imprensa
    http://www.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g

    ResponderExcluir
  113. euler,

    repassando o vídeo de um manifestante ferido durante evento na praça da liberdade(?)na sexta ...

    http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=9V_gxEkWoXs

    ResponderExcluir
  114. Repassando...

    video "polícia militar justifica ações na praça da liberdade(?)"

    http://www.youtube.com/watch?v=tdsTxYYLijY&feature=related

    ResponderExcluir
  115. A análise que fiz sobre a questão da abusividade da greve já está publicada no texto de abertura, acima.

    ResponderExcluir
  116. relógio 1000 dias...
    http://www.youtube.com/watch?v=x3Cgpxj94_M&feature=mfu_in_order&list=UL

    manifestação e conflito na praça da liberdade(?)...
    http://www.youtube.com/watch?v=Tqb5YLeNsi4&feature=BFa&list=ULMegqFaQt1pU&lf=mfu_in_order

    ResponderExcluir
  117. OI COLEGAS.BOA TARDE,A RADIO LIBERDADE ATRAVEZ DO SEU COMUNICADOR TONHO DO LAPINHA,CRITICOU COM FIRMESA E CORAGEM SOBRE O VERGONHOSO SALARIO DOS PROFESSORES DE MG.DESDE JA AGRADECEMOS E FICA AQUI A BELA ACAO DE CIDADANIA A QUAL DEVERIA SER IMITADA POR TODOS QUE TEM O MICROFONE NAS MAOS.

    ResponderExcluir
  118. EULER,

    URGÊNCIA/URGENTÍSSIMA

    COMEÇAM A AMEAÇAR ÀQUELES PROFESSORES QUE NÃO VOLTAREM ÀS AULAS SEGUNDA-FEIRA, DIA 19/09/11, SERÁ ABERTO INQUÉRITO ADMINISTRATIVO PARA SEREM DEMITIDOS.
    DIZEM ESTAR AMPARADOS PELA LIMINAR DO TJMG.

    PRECISAMOS DE UMA POSIÇÃO DO SIND UTE A RESPEITO DESTA QUESTÃO E QUAL O NOSSO AMPARO LEGAL.

    A PRESSÃO ESTÁ SENDO GRANDE.

    PRECISAMOS SABER, COMO DEVEMOS AGIR NESTE CASO.

    É UMA QUESTÃO URGENTE QUE MERECE ESCLARECIMENTOS URGENTES.

    ResponderExcluir
  119. Será que algum companheiro terá que tombar para esse governo nos respeitar, como já aconteceu na polícia? Vergonha. Tenho vergonha desse governo covarde e insano. Agora esses desencontros de valores do Piso não pode acontecer mais. è preciso esclarecer essa versão para ontem, o tempo urge e está sendo usado contra nós. Até quando será possivel suportar tanto descaso e humilhação?

    ResponderExcluir
  120. VAMOS ENVIAR OS VÍDEOS DA TRUCULÊNCIA DESTE GOVERNO NAZISTA PARA A IMPRENSA INTERNACIONAL.

    O POVO É EXCLUÍDO DE EVENTOS PARA A COPA EM BELO HORIZONTE, UMA DAS SEDES PARA O MUNDIAL DE 2014.

    SEGUE LINK DE UM DOS VÍDEOS:

    http://www.youtube.com/watch?v=HJdGIobJ19s


    GOVERNO DITADOR FAZ FESTA SOMENTE PARA A ELITE SUBMISSA.

    PEDIMOS INVESTIGAÇÃO DA IMPRENSA ESTRANGEIRA.

    ResponderExcluir
  121. Pedir ajuda ao Skank ,todos sao farinha do mesmo saco,mas estamos na luta,temos que acreditar e continuar,pois a amordaça continua,mas ate terça-feira.

    ResponderExcluir
  122. Sub-comandante Euler, globo news, rit tv, todas falando sobre a greve em Minas. Força na luta.

    ResponderExcluir
  123. NDG na batalha e de plantão
    caros companheiros de BATALHA
    a PESQUISA continua

    Nas últimas semanas divulgamos a nossa GREVE DOS 100 dias pelo twitter no jornalcontramao
    e vejam o resultado:
    - Vídeos de várias fontes, dentre elas o jornalcontramao, fez uma excelente cobertura do nosso ato de muita bravura e resistência a tanta mentira e mediocridade por parte do GOVERNADOR ANTÔNIO ANASTASIA e sua corja (o clubinho da uai disney country SA):
    1.Manifestação e conflito na Praça da Liberdade durante evento 1000 Dias (4:50 min)
    http://www.youtube.com/watch?v=Tqb5YLeNsi4&feature=related

    2. Grevistas anunciam negociação para dia 20/09/2011 (0:39 segundos)
    "Diretora estadual do SIND-UTE anuncia saída dos manifestantes, após mais de 12 horas, da Praça da Liberdade. Negociação com o governo do estado está marcada para a próxima terça-feira, dia 20 de setembro." (0:39 segundos)
    http://www.youtube.com/watch?v=eXA-9R_JYLM

    Vamos marcar presença (NDG de plantão)

    3. Manifestante ferido durante evento na Praça da Liberdade (0:55 segundos)

    http://www.youtube.com/watch?v=9V_gxEkWoXs&NR=1

    4. Polícia Militar justifica ações na Praça da Liberdade
    "Coronel Carvalho, da PMMG, explica a estratégia de ação na Praça da Liberdade." (1:22 min.)
    http://www.youtube.com/watch?v=tdsTxYYLijY&NR=1
    _____________________
    "Primeiro eles te ignoram,
    depois riem de você,
    depois brigam, e então você vence."
    (Mahatma Gandhi)
    ____________________________________

    Sem piso, não pisamos na escola.
    ---
    Sem negociação COERENTE com a Lei Federal 11738/08, continuaremos sem pisar na escola.

    Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  124. porque este sub-governador de Minas Gerais não segue o exemplo de seu colega do Amazonas.

    Governo garante pagar o piso aos professores em outubro até a 15ª referência


    Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011 - 14:41h
    Em reunião realizada no final da tarde desta quinta-feira, 15, na vice-governadoria, o governo do Estado sinalizou com a garantia de pagar o piso salarial nacional, a partir de 1º de outubro, para todos os professores da rede estadual de ensino que recebem salários atuais abaixo do piso previsto em Lei, atualmente no valor de R$ 1.187,00.

    Pela proposta do governo, até a 15ª referência da tabela salarial dos professores, será aplicado o piso, mantendo as diferenças entre as referências, cujo percentual não foi detalhado pelo governo. Quanto às demais faixas salariais, da 16ª até 25º referência, o governo garantiu que haverá reajuste, também em outubro, mas também não adiantou o percentual que será aplicado neste momento imediato, comprometendo-se em apresentar a proposta formalizada em tabela salarial na próxima segunda-feira, 19, em mais uma rodada de negociação com a categoria.


    Participaram da reunião, representando o governo, o secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel, e diretores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc); e representando os educadores, participaram da mesa o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, e vários diretores do sindicato.


    Embora não tenha apresentado ainda a proposta formalizada, o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, acredita que o governo finalmente compreendeu o sentido da proposta do sindicato de que o piso salarial determinado legalmente deve ser respeitado pelo governo.


    O secretário manifestou, mais uma vez, a intenção de incorporação da Gratificação de Atividade de Magistério (GAM) nos salários dos professores, mas já adiantou que não será incorporado 100% e que o percentual de incorporação ainda será avaliado pelo governo, que deve ser apresentado também nesta proposta formalizada na próxima segunda-feira. O secretário explicou que os cálculos estão sendo feitos e que ainda serão discutidos com a governadora, antes de apresentá-los aos trabalhadores.


    Bernardo Bringel manifestou também a preocupação do governo com o impacto financeiro que a proposta do sindicato, de aplicação do reajuste do piso, acarretaria no orçamento do Estado. Pelos cálculos do secretário, o impacto seria em torno de R$ 340 milhões, com um percentual de reajuste de 38,80%. Por isso, “o governo não pode cumprir com o pagamento do reajuste total para todos os professores em outubro”, enfatiza o secretário.


    “O importante é que o governo apresente a proposta formalizada, de pagamento imediato em outubro, de um percentual significativo, haja vista a defasagem salarial, e diga como pretende, em menor tempo possível, pagar o restante para chegar ao reajuste legal do piso nas referências salariais acima da 15ª”, explica Júlio Pinheiro. (SINPROESEMMA, 15/09/11)


    http://www.cnte.org.br/index.php/giro-pelos-estados/374-ma/8911-governo-garante-pagar-o-piso-aos-professores-em-outubro-ate-a-15o-referencia

    ResponderExcluir
  125. Olã Euler
    Concordo com o companheiro das 12:28 queremos saber a lei que nos ampara contra este processo administrativo. O que faremos? Muitos professores estão com medo por causa deste processo, qual lei nos protege? Temos que repassar aos companheiros... Peço que me responda, por favor, quero informar melhor nossos companheiros.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  126. Juiz Danilo Campos disparou para todos os lados em despacho
    .
    O polêmico juiz Danilo Campos, da comarca de Montes Claros, no Norte de Minas, decidiu oficializar denúncias contra seus colegas de profissão, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, a Receita Federal e até a Polícia Federal. Segundo ele, o Brasil é um grande produtor mundial de “laranjas”, os juízes são carreiristas e omissos e a OAB se assemelha a uma “pocilga”, não sendo capaz de limpar o próprio terreiro. Para Campos, as instituições, principalmente as ligadas ao Judiciário, são responsáveis pela corrupção no país. O desabafo foi oficializado em um despacho judicial assinado pelo magistrado no dia 22 de agosto.
    .
    Campos se vê como minoria no mundo jurídico por ser, segundo ele, exemplo de honestidade. Ele acusou colegas de profissão de servirem a interesses pessoais. Para Campos, a representação da classe “tornou-se refúgio de magistrados carreiristas, que logravam o milagre de fazer da arriscada atuação sindical uma fonte perene de proveito para suas carreiras”. “Não é de se admirar que os tribunais tenham se convertido em zona franca da impunidade dos políticos, que mantendo com tanta perseverança o odioso foro privilegiado”, finaliza.
    .
    Campos ficou conhecido nacionalmente quando, em 2009, ingressou com a primeira representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra as promoções de juízes a desembargadores no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Procurado, disse que assinou a manifestação de maneira consciente. “As instituições não funcionam.” Campos disse que exerce uma atividade perigosa, pois cumpre seu papel de denunciar os poderosos.

    ResponderExcluir
  127. VAMOS SR GOVERNADOR DESCOMPLICA PISO SALARIAL 712,20 DO MEC JÁ ESTA ACEITO PELA CATEGORIA PRECISAMOS É DA TOMADA DE POSIÇÃO DO GOVERNO QUANTO AO PLANO DE CARREIRA E QUANDO SERA FEITO ESSE PAGAMENTO SIMPLES DIRETO E OBJETIVO FAÇA SUA PROPOSTA VAMOS NEGOCIAR E AI SIM VOLTAREMOS LPARA AS ESCOLAS TRABALHAR

    ResponderExcluir
  128. Atenção BEBEZÃO! O povo continua a votar e você passa dando tiauzinho."Não votaram em mim, perdi minha vida política".E aí leva junto as suas duas correntes: a renatona e a Gonzolinha.

    ResponderExcluir
  129. Pessoal, para aliviar um pouco a pressão, vejam o comediante Gil Brother, fazendo comentários sobre os Professores e o desrespeito dos políticos com esta importante profissão.

    http://www.youtube.com/watch?v=y1GEd0KZoD0&feature=player_embedded

    Com direito a "lambida na faca" pros políticos.

    Abraço e força na luta.
    Paulo Andrade - Barreiro-BH

    ResponderExcluir
  130. Em todas as minhas orações tenho colocado o governador e pedido a Deus pra iluminar a mente dele e fazê-lo se colocar em nossos lugares.
    Nesse fim de semana, convoco os colegas a fazer o mesmo, a oração tem muito poder, toca o coração de Deus e muda as circunstâncias em favor do que crê.
    Quanto sofrimento pra fazer cumprir uma Lei!!!!
    Paty

    ResponderExcluir
  131. Sobre o risco de demissão:

    Veja bem pessoal da luta,

    - a lei de greve, no seu artigo 7º, fala em suspensão do contrato, e não na interrupção ou demissão. Logo, o governo não pode demitir aqueles que aderem à greve;

    - no despacho do juiz de direito que recusou o pedido do procurador do governo, ele deixou claro, sem querer entrar no mérito, mas já entrando e dando uma aula ao procurador, que quem tem que garantir a prestação de serviço público para os cidadãos é o estado, e não os professores;

    - como o estado já anunciou publicamente que a nossa greve é insignificante, e que atinge menos de 2% das escolas, não haveria nem motivo para que fosse considerada ilegal. E para completar, o governo determinou a contratação de mais 12 mil substitutos. Logo, não há que se falar em demissão de ninguém. Que o governo consiga os seus 12 mil substitutos, e enquanto permanecemos em greve;

    - e para completar, o desembargador do governo não determinou que o governo demitisse, mas estipulou uma multa para o sindicato e que houvesse a suspensão da greve. Ora, a multa ele até pode determinar, mas a suspensão da greve é da alçada exclusiva dos próprios trabalhadores em assembleia. Até porque, para entrarmos em greve - e para que ela seja considerada legal - há que se cumprir todo um ritual, como: realização de assembleia da categoria, aviso com antecedência ao governo, manutenção do funcionamento de serviços essenciais (especialmente na área da Saúde e da Segurança pública), etc. Não pode agora um desembargador passar por cima da lei e numa canetada determinar a suspensão da greve. Para isso ele teria, antes, que determinar que o governo cumpra a lei que motivou a greve e pague o piso. Se ele fizesse isso, a greve terminaria tranquilamente. Mas, atuar olhando só o interesse do governo, aí não, né?

    - impressionante como essa é ágil quando se trata de obedecer ao governo, mas quando somos nós que entramos com alguma ação ela demora um século e mesmo assim existem mil mecanismos de procrastinação. Vejam a nossa lei do piso, que novela;

    - portanto, é importante sim, que o jurídico do sind-UTE baixe uma orientação geral para os trabalhadores, especialmente os designados, inclusive preparando algum instrumento jurídico como mandado de segurança ou outra ação, que resguarde os direitos dos trabalhadores contra a tentativa de demissão, inclusive contra essas ameaças;

    - por enquanto o governo está fazendo o que sabe fazer: ameaça, pressão psicológica, terrorismo, etc. Não existe na sociedade o número de profissionais habilitados para substituir os colegas em greve. Além disso, devemos denunciar publicamente qualquer ameaça do governo através dos seus capitães do mato. E até a assembleia de terça-feira, a palavra de ordem é: resistir, manter e fortalecer a greve. Será a assembleia quem decidirá os rumos do nosso movimento.

    Não aceitem chantagens e pressões dos diretores; não assinem qualquer papel; compareçam à assembleia da categoria na terça-feira, pois é lá que decidiremos o que fazer.

    Em última instância, podemos decidir que ninguém volta ao trabalho se algum colega for demitido - proposta que eu apresentei na greve de 2010 e foi muito aplaudida.

    Portanto, nada de recuar! Firmes na luta, até a nossa vitória!

    ResponderExcluir
  132. ALGUÉM SE DISPÕE A ENVIAR OS VÍDEOS DA TRUCULÊNCIA DESTE GOVERNO NAZISTA PARA O NEW YORK TIME.

    SEGUE O ENDEREÇO PARA CONTATO

    http://topics.nytimes.com/topics/reference/timestopics/subjects/e/e_mail/index.html

    ResponderExcluir
  133. Boa tarde amigos,

    Essas imagens de nossos destemidos guerreirros têm de serem vistas pelo mundo inteiro. Isso é inadmissível!!! Revoltante!!! Ai que ira (para ser mais amena)!!!

    Esse NDG é de dar inveja. Quanta honra pertencer a esse destemido, heróico, imbatível grupo.

    SOCORROOOOOOOOOO!!!!!!
    JESUS MANDA SEUS EXÉRCITOS!!!

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  134. Euler post este slide

    http://www.youtube.com/watch?v=FuE_pLXrC5s

    ResponderExcluir
  135. A liminar dada pelo vergonhoso Tribunal de Justiça de Minas Gerais não dá embasamento para mandar ninquém embora, visto que poderá e será revista através do jurídico do sindicato.A liminar tem um caráter transitório e não definitivo, pois aguarda uma decisão final.
    Esse tipo de ameaça é feita sem nenhuma formalização escrita e é uma estratégia para as pessoas cederem... isso é tortura psicológica e cabe assédio moral.
    Alguns sem caráter a mando do governo gostam de fazer isso inclusive por telefone...
    Esse tipo de gente finge geralmente que entende de lei e nas reuniões costumam levar um vade mecum ( livro com leis ), ou uma resolução que no máximo faz trocadilho de palavras e falam que estão respaldados pela constituição...
    Peça aos ameaçadores formalização escrita de sua fala gravem explicitamente com câmera, celular e redija de próprio punho a fala desses elementos... duvido se assinam!
    Mantenham contato com as subsedes e peçam auxílio aos advogados e diretores das subsedes se forem marcadas reuniões ameaçadoras para toda a escola.
    Podemos falar qualquer coisa desse governo, menos que eles não sejam articulados. Fiquem atentos colegas. As próprias superintendências sabem do risco que correm com tais ameaças.
    Lembrem de Gandhi: não cedam.
    Lembrem de Luther King: não cedam.
    Lembrem de Jesus: não cedam
    E em última instância DESOBEDIÊNCIA CIVIL PACÍFICA contra o playmobil e seus capachos.
    Na greve no ano passado ficamos mais de 20 dias na chamada "ilegalidade" e a categoria respoldeu revoltosamente e o governo que até então disse que não negociaria com grevistas teve que negociar e ceder pela primeira vez através de uma anistia.

    ResponderExcluir
  136. Adendo ao meu texto das 14h53:

    P.S.: o sindicato já anunciou, em nota no seu site, que a greve não foi considerada ilegal e que já na segunda-feira ingressará no STF com uma Reclamação constitucional. Vamos aguardar e participar em peso da assembleia da categoria no dia 20.

    ResponderExcluir
  137. Palavra do pseudo governador

    http://www.youtube.com/watch?v=K9oFXG32DrM&feature=related

    ResponderExcluir
  138. Uai, num intendi essi trem nao sô!
    o Guvernu fais festa pru povu e dexa o povu di fora da festa? Uai sô, isso num tá certo naum!
    Inda pur cima, o tar relóju já tá paradinhu paradinhu! Vixi será qui vai atrazá a Copa tamém sô!Ondi si viu sô pará o reloju, podi naum sô!Num pagá PROFESSOR podi, a puliça batê nu PROFESSOR podi, num cumpri lei podi, dexá criança morre di fomi num podi,fica sem copa num podi! Uai num intindi se trem naum sô!
    Qui qui podi e qui qui num podi?

    ResponderExcluir
  139. oi gente,

    Agora é hora de lotarmos a internet de informação, por isso fiz até um orkut, rsssssssssssss. Achei o deputado Fred Costa que votou contra a gente e abri um fórum na comunidade dele, se puderem participar este é o link


    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=101593275&tid=5653284964601593201&na=4


    Abraços

    Renata

    ResponderExcluir
  140. A justiça do homem é falha, mas a de DEUS é PERFEITA.
    Acima das decisões contrárias à verdade , à transparência ,a honestidade e ao descumprimento da lei, está a mão de DEUS que é nosso JUÍZ e ADVOGADO.Portanto,a bíblia diz em Salmos Cap. 111 vers. 10 , que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Espero em Deus que a justiça possa ser feita e que a dignidade do educador de Minas seja restabelecida.

    ResponderExcluir
  141. Muito bem, o Sindicato tem que proceder assim mesmo, porque já está mais do que comprovado por todos, professores e sociedade, que os HOMENS DA JUSTIÇA por aqui COMEM NA MÃO DO GOVERNO, afinal devem os cargos que ocupam com seus altos salários e benesses a ele. Logo, nesse jogo de TOMA LÁ DA CÁ, a lei será sempre violada, então o que esperar de um ESTADO, cujo governo PRESSIONA E IMPÕE a todos as suas maledicências. E é atendido plenamente. É imensamente vergonhoso! Como faz falta nessas Gerais uma meia dúzia de JOAQUIM BARBOSA, talvez teríamos uma JUSTIÇA diferente, talvez pudéssemos crer mais numa JUSTIÇA reta.

    ResponderExcluir
  142. Sebastião Costa nossa região está de olho em você.
    Colegas de outras regiões das gerais façam o mesmo com os seus.

    ResponderExcluir
  143. Esta fala ainda é realidade..Minas é um paraiso.

    http://www.youtube.com/watch?v=M3sJ6DcuyJE&feature=related

    ResponderExcluir
  144. De uma vez por todas:
    QUEM CONTINUA NA ILEGALIDADE AINDA É O GOVERNADOR, MESMO COM A LIMINAR DO TJ - MG ( Tribunal Jiló de Minas Gerais ).

    ResponderExcluir
  145. SE CONTINUAR COMO ESTÁ REALMENTE ESSE GOVERNO PODERÁ SOFRER OU UMA INTERVENÇÃO FEDERAL OU UM PEDIDO DE IMPEACHMENTE PARA ENVERGONHÁ-LO.

    ResponderExcluir
  146. oi gente,
    o mesmo que fiz na comunidade do Fred fiz na do sebastião. Vamos todos participar e encomodar. Aqui no computador, pelo menos ninguem pode jogar gás de pimenta em mim. Postei no forum de historia do Ensino médio do CRV nossa luta de ontém. só que lá para escrever tem que usar o MASP, rsssss. Querem melhor forma de nos controlar.

    http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/forum/comentario.asp?token=717C8787-301B-44E1-84A6-826108142B13&usr=11644598&id_projeto=27&id_topico=122139&topico=Retrrospectiva%20da%20d%E9cada


    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=106594086&tid=5604776581481002935&na=4

    Abraços

    ResponderExcluir
  147. SEBASTIÃO COSTA, pode aguardar sua derrota é ponto de honra em toda região. Isso já são favas contadas, nós estamos na era da internet, o senhor pode esperar, BASTIÃO é nome que ninguém esquece, ainda mais em se tratando de um BASTIÃO sem prestígio, esses anos todos ficou se agarrando a uma miséria de votos para garantir mordomias às custas de política. Deve ser do tipo que pergunta qual é a sua profissão? Responde no ato: Deputado! Faz mesmo da política uma forma de manter as mordomias na vida. Então aproveite mesmo, porque vai voltar paro Divino, vai plantar café, criar boi, porco, galinha. Mas contrate um bom administrador senão vai perder tudo, porque a competência é muita.

    ResponderExcluir
  148. Caríssimo Professor Euler,
    Coloque um post para nós, com os nomes dos bravos, valentes, insistentes, combatentes, vigilantes, esfuziantes, democratizantes, e todo mais universo de adjetivos que poderiam qualificar esses nossos guerreiros que estão na linha do Front de batalha, para que nós possamos desde já agradece-los pela luta que estão travando em nome da nossa dignidade, da dignidade da nossa categoria! Que tenhamos também aqui uma lista desses nomes que estão lutando por nós, para que possamos também rezar por eles, e pelo exemplo da força deles!

    ResponderExcluir
  149. Olá Sub Comte Euler e blogueiros!

    Parabéns!
    O NDG estava presente nessae ato histórico que a muito não se via em Bhte. Parabenizo também os combativos companheiros Rodrigo da Brahma e André da buzina rsss... Putz, como arde essa porqueira dessa bala de borracha viu! Meu braço tá queimando e coçando pra caramba rsss...

    Pessoal!
    Não quero polemizar, mas recebi uma notícia dos bastidores que não me agradou em nada. Os deputados da oposição estão sofrendo uma pressão dentro do seus partidos e a orientação é para que se afastem desse longevo imbróglio que virou o pagamento do PSPN ao magistério mineiro.

    A voz do além adiantou que o Governo fará uma nova proposta de "reaujuste" em cima do SUICÍDIO e pagará os meses de corte em folha extra, desde que haja reposição. Portanto, essa da direção do SINDUTE ficar mencionando Piso baseado nos valores da CNTE não está cheirando bem. Para mim, estão municiando o Governo em detrimento dos verdadeiros anseios da categoria. E outra, essa de negociar saída dos manifestantes acorrentados com o compromisso do Governo de sentar à mesa e negociar com a categoria, não foi unânimidade entre os acorrentados. Já vimos esses filme quando o Governo prometeu algo semelhante ao Bloco MSC para que desobstruísse as votações na ALMG e o resultado todos viram.

    Enfim, aguardemos a próxima assembleia e que os erros de 2010 não se repitam em 2011.

    A justiça é cega, mas a injustiça podemos ver!

    ResponderExcluir
  150. "A coragem conduz às estrelas, e o medo à morte".
    Boa tarde Professor Euler e queridos guerreiros!
    Mais uma vez parabéns pela coragem e determinação!
    Um grande abraço.
    Margarete (Dom Cavati)

    ResponderExcluir
  151. Por e-mail, sobre o nosso bingo beneficente:

    "hilda marcelino:

    Euler, mudou o horário do Bingo? Anderson e Janaína me falaram a partir das 15 horas.

    Hilda Marcelino
    Prof. Português".

    Comentário do Blog: Tem razão o Anderson e a Janaína. O evento beneficente será às 15h mesmo, eu devo ter feito confusão em relação horário, rsrs. Ainda bem que o pessoal está atento!

    ResponderExcluir
  152. Isso é que dá colocar esses manezinhos no poder, vai para Câmara para se juntar com outro bando de sem noção que já existe por lá, aí não tem jeito, quando junta com seus iguais só fazem ... fazem porcaria.

    ResponderExcluir
  153. Estamos de olho também no Deputado Inácio Franco de Pará de Minas.
    2012 tem eleições municipais . Vamos sentar a pua !!

    ResponderExcluir
  154. Caro Euler,

    estive no dia histórico de ontem na praça da LIBERDADE desde as 15:00 hs acompanhando toda a movimentação;

    pude participar de uma verdadeira aula de cidadania e de luta por democracia e de livre manifestação;

    tudo transcorria dentro de uma certa normalidade, apesar da truculência ostensiva do batalhão de choque do desgoverno;

    até que um infeliz teve a idéia de dar a ordem para vários ônibus perfilarem dentro do chiqueiro armado na praça, tirando toda nossa visão do palácio, e abafando nossos gritos por justiça ( na verdade deve ter sido uma decisão orquestrada por estes paus mandados do desgovernador );

    esta atitude destes insensatos foi a gota d água pra gerar todo o tumulto.

    TRISTES FATOS PERPETRADOS AO ESTILO DESTES GOVERNOS DEMOTUCANOS.

    MAS A NOSSA BRAVA RESISTÊNCIA NOS TRARÁ A GRANDE VITÓRIA!

    ResponderExcluir
  155. Caro Euler,
    colegas de batalha observem como este desgoverno tem agido desde o começo , bem como as decisões destas (se)cretárias como esta gorgonzola que agora vem com esta: através da IMPRENSA ela já está organizando o calendário de reposição (que bonito , heim dona??? poderosaaa? kkkk ), uai ,a senhora tá suspendendo a greve? gente, vejam que situação mais rocambolesca, ridícula que acontece neste estado de MG. Que trupe é esta que hora está ocupando o poder!!!
    Gente, mais uma vez não se atemorizem, não vão se curvar perante ameaças de demissões ou quaisquer tipos de chantagens por parte deste desgoverno ou da mídia comprada ou destas autoridades compradas ,etc, etc.
    A NOSSA FORÇA É DIVINA, ouso afirmar. É de luz. É de clamor por justiça.
    FIQUEMOS FIRMES QUE VENCEREMOS!

    ResponderExcluir
  156. Essa semana promete:
    A Presidente Dilma no último debate contra o Serra deixou claro sua posição em relação aos Professores. Enquanto o Serra falou da vergonhosa política da chamada meritocracia aplicada pelo PSDB em São Paulo e aqui em Minas, ela deixou claro que implantaria o Piso Salarial Nacional e disse que seria pouco diante dos desafios de ser educador. Se ela não resolver o problema, não conte com meu voto novamente.
    Que a comissão da Câmara dos Deputados chegue com uma postura firme para mostrar ao governador que as coisas não são feitas como ele quer e que vivemos em uma República Federativa e não em um estado que brevemente poderá trocar o nome para Aéciolândia e coroá-lo primeiro Faraó do novo país.
    Que o Ministro da Educação, via Presidente Dilma, dê um direcionamento democrático e honesto ao que está acontecendo nesta terra que dizem ser sinônimo de liberdade.
    Que a liminar do TJ - MG ( tribunal tendencioso, de decisão política e não jurídica no sentido puro do que deveria ser o judiciário) caia e envergonhe tanto o governador quanto o tribunal que está respingado por injustiças em relação a nossa categoria desda greve do ano passado.
    Que ao receber qualquer notícia ameaçadora exijamos formalização por escrito e filmemos a fala dessas pessoas para responderem por assédio moral.
    Que nossa categoria mantenha-se firme até a próxima assembléia, inspirando-se nos valentes acorrentados na cerimônia para a contagem dos 1000 dias da copa e poucos dias para o governo tomar vergonha e tornar o país não somente do futebol, mas também da educação de qualidade.
    Que os deputados do bem nos representem com dignidade e combatam o projeto imoral do satanás engravatado playmobil.
    Que acreditemos que dias melhores virão e um dia contaremos tudo isso para nossos alunos e netos, mostrando que a luta é desigual, mas com persistência vamos desmontar esse playmobil e sua corja.
    Que o Jornal Nacional não se encerre com a fala dos fantoches da globo com um "Boa Noite", mas sim "Que vergonha governador Anastasia!".

    Que todos tenham um ótimo fim de semana, de paz e com Deus presente e que brevemente eu possa voltar a orar o Pai Nosso, pois estou impossibilitado na parte que diz " perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido".

    ResponderExcluir
  157. Isso mesmo, vamos colocar o nome desses manezinhos na lama, vamos deixá-los enlameados, desde já! Afinal, eles têm mais é que chafurdar na lama.

    ResponderExcluir
  158. Renata/Geografia - Manhuaçu

    Euler,ótima análise como sempre, dei GARGALHADAS do ponto 4, realmente deveriam mandar prender nosso maldoso governador por matar tantas crianças de fome...E de não querer matar NOSSA sede de justiça.

    ResponderExcluir
  159. Companheiros,não é hora para termos medo. Na greve de 2010, passamos por todas essas ameaças e outras mais e NÃO RECUAMOS - VEJAM QUE NÃO TÍNHAMOS UMA LEI FEDERAL EM JOGO, QUE TEM QUE SER CUMPRIDA!!!!!Por isso não vamos fraquejar.Já disse e torno a repetir: ESSE MOVIMENTO É NOSSO! NÃO EXISTE ILEGALIDADE NENHUMA NA NOSSA GREVE,TÁ NA CARA QUE ESSES BANDIDOS QUEREM QUE VOLTEMOS COMO COVARDES PARA QUE ELES POSSAM FAZER O QUE QUISEREM.
    Me lembro muito bem da proposta do Euler,na greve passada.Caso haja alguma demissão,faremos um LEVANTE NESSE estado de m......., E MOSTRAREMOS A ELES QUE OS EDUCADORES NÃO ESTÃO PARA BRINCADEIRAS.
    Estou numa revolta só,com tudo que esta MÍDIA CANALHA,ESSES BANDIDOS DO (des)governo e esses JUIZES HIPÓCRITAS,que vão queimar no fogo do inferno,na hora em que forem julgados pelo S........ás.
    Por favor, VAMOS CONTINUAR NOSSA LUTA,POIS SEI QUE A FORTALEZA DELA ESTÁ EM NÓS!!!!! E SOMOS NÓS QUE CONQUISTAREMOS ESSA VITÓRIA,GENTE,ACREDITEM E NÃO RECUEM, POIS OS BANDIDOS ESTÃO COM MEDO DA NOSSA LINDA CATEGORIA!!!!!!!!!!
    Abraços, fiquemos todos com DEUS e NÃO DESISTIREMOS, ATÉ A VITÓRIA!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  160. Sebastião Costa...
    Deu as costas para a categoria e sua expressividade que já não é lá essas coisas, vai estar muito bem representada nas urnas de nossa região.

    ResponderExcluir
  161. Olá Caro Euler,
    gente, já viram esta: a dessecretária gorgonzola já está organizando o calendário de reposição por conta própria, sem acordo com nenhum sindicato, sem o fim da greve, sem o seu desgoverno se dispor (ainda) a pagar o nosso PISO, sem ... (esta dona deve fazer parte de um governo do faz de conta, numa certa ilha da fantasia - quanta aberração, já vi de tudo neste infeliz desgoverno.
    Em vez de dizer corram que a p... vem aí, ouso dizer pra esta senhora e todo seu desgoverno e capachos: CORRAM QUE O SUPREMO VEM AÍ!
    A VERDADEIRA JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALTA!
    FIQUEM FIRMES COMPANHEIROS(AS)!

    ResponderExcluir
  162. Companheiros (as),

    Sugiro aos amigos que estão navegando pela net nesse sábado a tarde o link com a entrevista do chargista Carlos Latuff na Globo News.

    http://g1.globo.com/videos/globo-news/jornal-globo-news/v/carlos-latuff-conta-como-comecou-a-fazer-charges-para-protestos/1614236/

    Que tal enviarmos mensagens de email para o Latuff expondo a nossa luta, solicitando solidariedade e uma charge sobre nossa heróica greve.

    email: carlos.latuff@gmail.com

    No mais, podem aumentar a patente do Bozó, vulgo Flávio/bhte!

    Saudações Revolucionárias,
    Rômulo

    ResponderExcluir
  163. Essa coisa de demissão?! Já vi este filme antes. Não temam. Quem está na ilegalidade é o governador.

    ResponderExcluir
  164. Não é hora de acreditar em nada que seja anunciada pelo governo. Aliás, sensato é que não acredita.
    Nossa greve é legal!
    ATÉ TERÇA!!!!

    ResponderExcluir
  165. Tem gente pedindo para divulgar os nomes do pessoal que está na linha de frente e tal, assim como tem também falas destinadas a provocar divisão entre a categoria e o sindicato. Euler, demais colegas, sei que não vão cair nessa, tem cheiro de gente do governo infiltrada. Não divulguem nome de ninguém e permaneçamos unidos. Podemos até discutir, debater um ou outro ponto, mas temos que agir em conjunto.

    ResponderExcluir
  166. Parabéns ao NDG, nós aqui em Bom Sucesso iríamos retornar na 2ª feira, mas após o acontecido, vamos nos reunir amanhã aumentando ainda mais nosso movimento, pois todos estão indignados com a atitude do governo.
    Hoje pela manhã quando minha filha de 10 anos acordou e quando relatei o que havia acontecido na praça da liberdade, ela chorou e disse: "MAMÃE, PROFESSOR NÃO É BANDIDO!!!!".
    Companheiros a LUTA CONTINUA.
    Um abraço! Força para lutar!
    Soraya.

    ResponderExcluir
  167. Olá pessoal!
    Ontem, também estava na praça da ex-liberdade.
    Foi o maior obsurdo por mim vivenciado. Estou até agora em estado de choque. Não consegui sair de casa e só agora criei coragem para ler as notícias, que são tão mascaradas como nosso governador. Estou muito triste e indignada com tudo que ocorreu e vem ocorrendo. Quanta injustiça ao mesmo tempo: julgamento da greve, colegas acorrentados em condições desumanas, pessoas sem receber a dias, cães, cavalos, cacetetes, gritos de desespero e de dor, agressão, bombas, spray, soldados armados por todos os lados ( era um verdadeiro campo de guerra )para atacar aqueles que são como eles, trabalhadores, pais de família, cidadãos dignos de respeito. O governador e sua corja sim mereciam ser castigados e julgados em praça PÚBLICA como ilegais e imorais por tudo que já fizeram de errado nesse "poder". É um absurdo achar que isso é normal. É absurdo tentar achar que somos insensiveis a tudo que nos acontecem. Temos alma, coração e limite não somos como essa corja desprovidos de amor a de respeito pelos direitos humanos. O que fazer com esse governo?
    Acho que nem o lixo quer essa coisa.
    Foi um desabafo. Agora é hora de levantar, encarar porque a greve continua e eu não vou desistir de lutar.
    Seja o que o nosso BOM DEUS quiser.

    " Anda com fé eu vou, que a fé não costuma falhar"

    "...Vamos lá fazer o que será"

    Abraços a todos em especial a quem estava ontem na praça.

    ResponderExcluir
  168. Boa tarde amigos do NDG.

    Preciso acreditar em alguma instituição desse país, então: ESPERANÇAS NO STF.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  169. Euler , hj estou caindo na real sobre os acontecimentos de ontem.quanta humilhação o dia todo cercado por um monte de seres robotizados que ficaram o dia todo nos ameaçando.Sem direito a fazer nossas necessidades fisiológicas e o mais triste antes do cerco alguns professores que ali estavam acorrentados foram pedir para utilizar o banheiro da biblioteca Luis Bessa , pasmem a direção da biblioteca proibiu a utilização do banheiro.Acho que a direção desta biblioteca merece um ato de repúdio.Além da pressão da polícia ao cair da tarde a pressão dos deputados petistas,ficamos num beco sem saída estavamos entre +- 100 policiais e dois deputados nos pressionando a tomar uma decisão que acabou acontecendo sem um concesso de todos e sob a proposta de um encontro com um zero a esquerda do governo.Eu até era favorável a deixar o local mas acho que a intervenção dos ditos deputados não foram a mais adequada e talvez sem a presença deles o concesso seria mais fácil.

    Um dos acorrentados

    ResponderExcluir
  170. Pessoal vamos mandar os vídeos da manifestação de ontem para o exterior como sugeriu o anônimo de 14:53.
    Eu já mandei um vídeo do colega ferido e a bela fala da colega Renata.
    Me desculpe Renata, mas gostei tanto do seu testemunho presencial que enviei ele. Espero não ficar chateada ok?
    Abraços

    ResponderExcluir
  171. Caros Colegas,
    A nossa greve não foi declarada ilegal, como o Governo quer que acreditemos! Analisemos alguns trechos da decisão judicial:
    "Pelo exposto, concedo parcialmente a tutela antecipada, determinando a suspensão do movimento grevista, coordenado pelo SIND-UTE/MG, por sua fumaça de abusividade, com o imediato retorno dos grevistas às suas atividades laborais, sob pena de multa...”
    Perceberam? Foi determinada a suspensão do movimento, por isso a concessão foi parcial (o MPE pediu também a declaração de ilegalidade (com retorno imediato às aulas). Se a declarasse ilegal, a Justiça teria deferido integralmente a tutela antecipada! Coisa que não aconteceu.
    Conclusão: o Desembargador não apreciou, ainda, o pedido do MPE sobre a ilegalidade da greve, para isso, ouvirá antes o nosso Sindicato (parte requerida, cuja citação já fora determinada) para saber o que temos a dizer (contestação), o que estamos reivindicando ( para julgar se a greve é ilegal, primeiro tem de saber o motivo de a categoria ter iniciado o movimento); e se tais reivindicações são razoáveis, possíveis, lícitas, etc..
    Inclusive, eu acredito que a tutela antecipada só não foi integralmente deferida, declarando- liminarmente- a greve ilegal, porque a razão da greve é o não cumprimento de uma Lei (Federal, diga-se de passagem!)
    Outro trecho da decisão: "Registre-se que a presente decisão, proferida em sede de tutela, restringe-se apenas à apreciação dos requisitos [...] sem que se adentre na análise do teor das reivindicações dos professores da rede estadual." Aqui, o Desembargador ressalta que não analisou, ainda, o que a categoria está pedindo; ele se ateve à questão do retorno às aulas e determinou a suspensão do movimento c/ o retorno às aulas. A análise da legalidade ocorrerá quando do julgamento do processo, oportunidade em que será proferida uma sentença.

    Força Colegas! A vitória virá!

    ResponderExcluir
  172. Quem ex ou jaz Ana Lúcia Gazzola; Acredito eu que jamais foi educadora, professora. Coitados dos seus alunos e colegas da UFMG. Ela é uma fraca e desacretitada secretária de educação do estado de MG. Meus sentimentos a seus suditos e miquinhos dela! Será porque o jaz governador de MG, ainda não a demitiu do cargo!

    Fora Ana Lúcia Gazzola, você é um fracasso.

    ResponderExcluir
  173. Olá NDG,
    É inacreditável que imagens tão fortes como as das nossas maravilhosas assembléias e desse movimento dos nossos bravos guerreiros acorrentados na Praça da Liberdade não sensibilizem os nossos colegas pelegas que resistem na sala de aula ao lado desse desgovernador que vai a público agradecê-los e que em contra partida autoriza a polícia a barbarizar com os colegas em greve como aconteceu com os combatentes que se encontravam naquela comemoração de ontem.É uma vergonha.Gostaria de parabenizá-los mais uma vez e dizer que sinto orgulho de fazer parte desse núcleo.Com a graça de Deus venceremos e nos regozijaremos da nossa vitória.
    Quanto a essa negociação eu não acredito que o governador tenha boas intenções mas no entanto vamos aguardar para ver.
    Juntos até a vitória...
    Mete a pua neles...
    Até a próxima assembléia...
    Mal cheguei em casa e já estou me preparando para retornar a capital...

    GILVÂNIA, HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  174. Caro companheiro, Carlos José de Nova Lima;

    Concordo com você. Eu também não abro mão do PSN. Abro mão, sim, do meu cargo de professor, concursado. Não volto pra Escola por ordem de ninguém - neste momento só acato ordens da categoria.

    Ninguém comentou aqui o crime contra a natureza cometido ontem na antiga Praça da Liberdade. Na hora da queima do "nosso dinheiro" com fogos de artifício, parte fogo caiu em uma palmeira imperial do lado direito do Palácio - onde o grupo menor protestava - e o fogo foi tomando conta, de tal maneira, que o corpo de bombeiro teve que intervir, apagando-o. Seria cômico, se não fosse trágico.

    Quem filmou tal fato, exponha-o no blog, por favor!

    Até a vitória, companeiros!

    Joaquim - Sete Lagoas

    ResponderExcluir
  175. Léia,
    Foi triste ter que ouvir o Tizumba. Já vi e ouvi o Tizumba livremente naquela praça e ontém era impedida de vê-lo cantar e obrigada a ouví-lo cantar totalmente apático aos nossos gritos.
    abraços
    Renata

    ResponderExcluir
  176. A turma de Divino tem o apoio de Mutum,cidade que tem alguns eleitores do Bastiao,força na luta,ate a nossa vitoria,abraço , colegas e que DEUS nos abençoe.Ana

    ResponderExcluir
  177. Companheiros,temos uma missão muito séria daqui prá frente: FORTALECER ESSA CATEGORIA,CHAMÁ-LA À RESPONSABILIDADE E ELEGERMOS PESSOAS COMPROMETIDAS COM A EDUCAÇÃO!
    Não vamos deixar esses deputados safados se reelegerem.Faremos, através das redes sociais,a partir de agora, um dossiê de todos eles,mostrando para toda a sociedade o quanto legislam em causa própria e contra a sociedade,traem os de baixo e recebem salários exorbitantes,que não condiz com a realidade de miséria e pobreza em que presenciamos! Todos aqueles que estiverem devendo para a sociedade,VAMOS CAÇÁ-LOS,NÃO OS DEIXAREMOS EM PAZ.Vi os companheiros mostrarem o nº de votos que algum deles conseguiram nas suas regiões e é assim que vamos trabalhar a NOSSA CAÇA A ELES.
    Vamos dividir o NDG, por regiões,e cada região vai fazer seu dever de casa!
    Não podemos mais ficar à mercê da boa vontade de políticos que querem nos usar para aparecer. VAMOS APRENDER A SEPARAR O JOIO DO TRIGO!!!!!!
    Desejo que nós formemos UMA CATEGORIA ORGANIZADA,RESPEITADA E COM VOZ EM TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.VAMOS SAIR DOS MUROS DA ESCOLA E MOSTRAR REALMENTE A NOSSA FORÇA! Nessa greve está dando para notar que a sociedade está do nosso lado.E É COM ISTO QUE VAMOS CONTAR.
    A Leci Brandão tem uma fala na sua música que mostra REALMENTE A QUE VIEMOS E O QUE PODEMOS FAZER: Na sala de aula é que se forma o cidadão.
    Na sala de aula é que se muda uma nação.Na sala de aula não tem idade e nem cor.Por isso ACEITE E RESPEITE O PROFESSOR.
    Por isso companheiros,de início vamos à luta para mudar todo os EXECUTIVOS MUNICIPAIS que traem a sociedade e que vão tentar se reeleger no ano de 2012 e continuaremos à caça dos deputados corruptos,pois se eles não tentarem se eleger para o executivo municipal,pelo menos vão tentar colocar bandidos de sua laia lá.
    Temos que fazer de tudo para que a Organização que surgiu dessa greve NÃO ACABE!
    E no mais até a vitória!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  178. Quem esta na linha de frente Anastasia e sua trupe sera que ninguém sabe disso pois quem oprime quem dita quem divulga mentiras quem compra a midia e todos poderosos nos somos apenas trabalhadores professores que pagamos nossos impostos e cuidamos de educar nossas crianças somos mais de duzentos insatisfeitos com o nosso miserê salário FORÇA A GREVE CONTINUA!

    ResponderExcluir
  179. Deputado Sebastiaõ Costa, vou lhe fazer uma promessa: farei uma super campanha contra o senhor aqui em Manhuaçu. Pode esperar...

    Esse senhor luta contra os servidores da Educação:
    Sebastião Costa (PPS)
    Sebastião Costa da Silva
    Nascimento: 12/07/1949 - Divino - MG
    Advogado e professor
    Rua Rodrigues Caldas, 30 Palácio da Inconfidência - 1º andar - conj. 101
    Tel: (031) 2108-7216
    Tel: (031) 2108-7222
    dep.sebastiao.costa@almg.gov.br

    ResponderExcluir
  180. Prezada Tina,

    Esse NDG, termo criado pelo amigo e combativo Euler, posteriormente, poderá ser chamado de NDE - Núcleo Duro da Educação.
    Estou certa que essa greve está revelando um novo grupo, unido, destemido e disposto a mudar a história desse estado e desse país.
    Nossa luta, com certeza, não acaba aqui. Ela continuará contra todas as injustiças sociais.
    E esse blog - que por concessão de seu criador, é agora, também nosso, continuará sendo de grande importância para nossas futuras lutas.

    FORÇAS AMIGOS, UM CAMPEÃO SE SUPERA A SI MESMO.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  181. Por e-mail:

    "chris rocha:

    Euler, boa noite. Postei em meu endereço do facebook essa pergunta : "A ALMG liberou 2 bilhões para o governo de MG gastar como desejar para obras para a copa 2014. Mas esse mesmo governo e ALMG diz que não tem dinheiro para cumprir lei federal e pagar o piso salarial para os professores. Minas necessita respirar novamente a liberdade.

    Fora Anastasia!!! Abaixo a ditadura!! Por uma assembléia neutra e honesta

    Voce concorda em pedir o impeachment do Ditador Anastasia e toda sua corte?".

    ResponderExcluir
  182. EULER!!!!!

    DIAS TENSOS E COM NOTÍCIAS ESTRANHAS , POR ESSA RAZÃO VALE A PENA UM POUCO DE DIVERSÃO E APOIO;

    SE POSSÍVEL POST ESSE VIDEO:http://www.youtube.com/watch?v=y1GEd0KZoD0&feature=youtu.be

    SDS.
    PETRÔNIO/QUASE DO NDG.KKK

    ResponderExcluir
  183. Caros colegas, acho a ideia de colocar a negociação em um telão boa, da para ver quem é pilantra...

    Outra questão é a parte legal precisamos ter respaldo do STJ o mais rápido possível.

    Euler Você tem contato dentro do sindicato, para averiguar a questão sobre a discrepância entre a fala e a escrita ( 712 ou 1500?)?

    DESOBEDIÊNCIA CIVIL - - - IR PARA A SALA COM MORDAÇAS E NÃO TRABALHAR - "lei Cumprida"....

    ResponderExcluir
  184. Eu continuo batendo na mesma tecla: Deveria ser colocada em autdoors a tabela com o mínimo que reivindicamos para desmarcararmos esse governo, Panfletos muito extensos pouca gente lê. Poderia colocar pelo menos alguns em BH.

    ResponderExcluir
  185. Quem diria que depois da Secretária Vanessa Guimarães viria uma pior... Eu achava impossível tal superação...Essa senhora que tem nome parecido com queijo é a prepotência em pessoa!

    ResponderExcluir
  186. Por e-mail:

    "Waldney dos Santos:

    AÍ GALERA , VAMOS PEDIR AO NOSSO GOVERNADOR DITADOR QUE
    ASSISTA AO FILME "V DE VINGANÇA" PARA QUE ELE APRENDA QUE QUANDO O POVO QUER ELE DERRUBA O GOVERNO ...BUM! É MUITO INTERESSANTE E NOS LEMBRA UM POUCO A DITADURA QUE ESTAMOS VIVENDO...

    O filme foi visto por muitos grupos políticos como uma alegoria da opressão do governo. Libertários usaram isso como uma afirmação conservadora contra a intervenção governamental na vida dos cidadãos. Anarquistas usaram esse filme para propagar a teoria política do anarquismo.

    EXCELENTE ATUAÇÃO NESSE FILME DA BRILHANTE NATALIE PORTMAN, ATRIZ GANHADORA DO OSCAR DESSE ANO POR SUA ATUAÇÃO EM CISNE NEGRO. SERÁ QUE O ANASTASIA E SUAS SECRETÁRIAS ENTENDERÃO A MENSAGEM QUE O FILME MOSTRA A ELES? SERÁ QUE A CARAPUÇA VAI SERVIR? DUVIDO MUITO....".

    ResponderExcluir
  187. oi gente,


    criei foruns nestas comunidades sobre nossa greve.

    Fred, Bechir, Gustavo Valadares,Sebastião Costa,

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=101593275&tid=5653284964601593201&start=1

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=2834899&tid=5653346923799805297&start=1

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=105114469

    http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=106594086

    Abraços

    Renata

    ResponderExcluir
  188. Chris Rocha, EU CONCORDO COM O PEDIDO DE IMPEACHMENT DO DITADOR ANASTASIA E TODA A SUA CORTE!
    SIM,SIM ,SIM,SIM,E MIL VEZES SIM!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  189. Por e-mail: (parte I)

    "Rogério Trindade:

    O Kadafi das Minas Gerais

    Muitas conjecturas têm sido feitas nos últimos dias, especialmente nestes 102 dias de greve da rede estadual de ensino, sobre o comportamento insano do governador Anastasia. Arrisco-me a dizer que todas estão corretas, mas atenho-me à análise de uma delas: a de que este senhor quer reeditar algumas das páginas mais tristes de nossa História.

    À época da ditadura militar, estudantes e professores foram os mais perseguidos e criminalizados. As escolas e universidades são lugares que privilegiam o saber, a reflexão e a crítica. Esta é a razão pela qual são os primeiros locais que têm de ser "destruídos' por governos ditatoriais que veem nestes estabelecimentos um 'perigo" para os seus projetos de governo. Logo, tentam destruir o que de mais sólido se constrói ali dentro: o ideal de liberdade e de democracia latentes nas veias daqueles que se deixam "contaminar" pelo vírus da sabedoria.

    Para os ditadores, palavras como liberdade e democracia soam como o barulho de um vulcão prestes a entrar em erupção. Contudo, qual a atitude mais sensata ao se perceber tal fenômeno? Os normais provavelmente sairiam em busca de informações que pudessem ajudá-los a sair dali o mais rápido possível (diálogo). Os ditadores, porém, têm a falsa ideia de que podem tapar o vulcão (o problema) a qualquer custo, afinal de contas têm todo o aparato (mídia comprada, dinheiro, força militar) de que necessitam. Assim, a ditadura no Brasil perdurou dolorosos anos e ceifou valiosas vidas. Acabou, em tese, porque, volta e meia, surgem aqueles que querem ressuscitá-la através de seus feitos. Assim é que surgem Chávez, Kadáfi, Hitler, Pinochet e tantos outros.

    Mas porque incluir Anastasia no rol dos ditadores? As atitudes do governador mineiro tais como o uso de força militar desproporcional, o controle da imprensa, a perseguição aos seus opositores, a promoção pessoal através da propaganda maciça, o desprezo à população já não são suficientes?

    Um político nato buscaria soluções para os problemas; os ditadores querem escondê-los a todo custo. Com a maior greve da educação de Minas, o muro que Anastasia construiu ao redor de si já começou a ruir e já não é possível mais esconder os problemas.

    (cont...)

    ResponderExcluir
  190. cont... (Parte II)

    Mesmo com todo o controle que ele tem da imprensa e até do judiciário, sua popularidade despencou, embora seu nome nunca tivesse tanta evidência. Saia à porta de sua rua e pergunte aos passantes qual o político pelo qual eles têm mais antipatia nos últimos dias.
    Já faz um bom tempo que ele não pode dar um passo para inaugurar suas obras sem que pelo menos centenas de trabalhadores estejam no seu encalço cobrando melhores condições e trabalho e salários mais dignos. A resposta é sempre a mesma: o descaso e a indiferença como formas de menosprezar os movimentos sociais.

    Quando não podem passar despercebidos, tais movimentos são reprimidos por policiais que parecem desconhecer o fato de que também são trabalhadores e explorados.

    Seus eventos são preparados de modo a receber poucas visitas, sempre da elite. O evento de ontem (inauguração do relógio da Copa) é exemplo disso.

    Quase todos os transeuntes que passavam ao largo (literalmente) da antiga Praça da Liberdade (explico adiante) se perguntavam qual era o evento que acontecia ali. Aliás, não fosse a presença de milhares de educadores e estudantes e de centenas de militares o evento passaria praticamente despercebido, mesmo com a promessa da presença da presidenta Dilma.

    Mas, a Praça da Liberdade mudou de nome? A julgar pelo que ocorreu ontem, sim. Primeiramente, os manifestantes que se fizeram acorrentar em frente ao local foram literalmente cercados por grades e pela tropa de choque, sendo impedidos de se alimentarem, matarem a sede e de irem ao banheiro. A praça foi toda cercada ao redor com aquelas grades que se usam quando se espera um grande pop-star. Do lado de dentro, os companheiros ilhados (depois liberados após acordo), policiais suficientes para dar volta na praça (fora os que estavam dentro de ônibus, só de espreita) e, já dentro das cercanias do Palácio, o palco preparado para receber "sua alteza" e seus convidados ilustres.

    Do lado de fora, milhares de professores e estudantes ávidos por participarem da festa. Não é a Copa? Não é o futebol uma paixão mundial e orgulho dos brasileiros? Ali mesmo, fizeram a festa, do jeito que podiam, e deram show com canções do tipo: "É ou não é/ piada de salão/ tem dinheiro para a Copa/ mas não tem pra Educação." A musiquinha e outros gritos não agradaram muito "os de dentro" porque não se incomodaram nem um pouco em colocar vários ônibus em frente para tirar a visibilidade. Ali atrás, longe das câmeras, alguns dos "de dentro" aproveitaram para brindar "os de fora" com gás de pimenta.
    O brinde não foi bem aceito porque logo as tais grades começaram a fazer barulho e vir ao chão. Gritos, barulho, sangue, ameaças de prisão... Não convencida, a multidão resolveu mudar de lado (pra dentro, não) da praça. Lá também a recepção foi calorosa: bombas de efeito moral (e põe moral nisso).

    Assim foi que Anastasia pôs seu relógio da Copa pra funcionar: sem Dilma, sem Pelé e rodeado de antipatizantes, mesmo tendo atrasado o início do evento só para aparecer ao vivo no JN.

    E é assim que continua com ar de imperador o Kadafi das Minas Gerais: idolatrado por alguns, odiado por milhares.

    Rogério Trindade

    http://rogerioft.blogspot.com/2011/09/o-kadafi-das-minas-gerais.html".

    ResponderExcluir
  191. Pessoal de Piranga,

    fiquem de olho no Deputado Tiago Ulisses.

    Vamos verificar o seu voto no projeto de lei do Governo.

    Estejam atentos.

    ResponderExcluir
  192. Euler, vamos twittar:
    “é ou não é piada de salão, tem dinheiro para a copa, mas não tem pra educação”+de 600 mil um jantar.

    ResponderExcluir
  193. Euler e colegas do NDG,
    Recebi esta mensagem do Padre Marcelo Rossi e gostaria de compartilhá-la com todos.
    O Poder do Silêncio:
    Muitos problemas que pareciam insolúveis, foram resolvidos por aqueles que aprenderam a entrar em contato silencioso com o Deus.
    O poder do silêncio é admirável para fortalecer o organismo e trazer novas idéias.
    Por mais difícil que seja a vossa situação não tenhais receio de apresentá-la ao Vosso Pai.
    "Quando todos os caminhos humanos falham, Deus atende os pedidos daqueles que se dirigem a Ele".
    Deus aprecia a simplicidade, a alegria e a sinceridade.
    Um forte Ágape!!!!
    Abraços fraternos,

    Carlos José - Nova Lima

    ResponderExcluir
  194. Vamos escolher um novo nome para a Praça de Liberdade.

    Praça da opressão?

    Deem suas sugestões.

    ResponderExcluir
  195. Turma do combate, membros do NDG,

    Essa greve nos ensinou que unidos temos força para resistir e mudar as coisas em nosso estado (ou país, ou mundo). Devemos continuar a nossa luta, contribuindo com a unidade e a formação política de toda a comunidade. Nossa vitória, seja nessa greve ou nos próximos movimentos, depende disso: da nossa unidade na luta para vencer nossos inimigos. Somos o núcleo duro da greve e temos conseguido unificar muitas forças e movimentos sociais em torno de bandeiras comuns. Não vamos perder esse patrimônio social, político e humano que está sendo construído com essa heroica greve de mais de 100 dias.

    Um forte abraço, força na luta e até a nossa vitória!

    ResponderExcluir
  196. Pedro Paulo G. Teixeira - Gov. Valadares17 de setembro de 2011 às 19:44

    Estamos vivendo uma verdadeira ditadura no governo Anastasia, que trata com spray de pimenta e balas de borracha professores que fazem uma manifestação pacífica e controla os meios de comunicação que deveriam servir a sociedade mostrando a verdade dos fatos. Contudo, mais triste do que ver a imprensa controlada por meio da força, como é comum em regimes autoritários, é ver uma imprensa que se dobra, vende-se e se prostitui por dinheiro. Mais triste do que um professor que ganha uma miséria pelo trabalho fundamental de formar as mentes de uma nação e é tratado como lixo é o jornalista que estudou para informar as pessoas de maneira imparcial e precisa mentir e omitir, obedecendo as ordens do dono do jornal ou da emissora de TV para não perder o emprego.

    ResponderExcluir
  197. Quem tiver facilidade,

    vamos enviar estes vídeos da truculência deste Governo nazista para outros países e se possível para a IMPRENSA ESTRANGEIRA.

    EM BELO HORIZONTE MG, UMA DAS SEDES DO MUNDIAL DE 2014, GOVERNO FAZ FESTA PARA INAUGURAR A CONTAGEM REGRESSIVA, PARA SOMENTE A ELITE SUBMISSA.
    O POVO FOI TOTALMENTE EXCLUÍDO DESTE SIMPLES EVENTO.

    Vamos lá pessoal!

    ResponderExcluir
  198. É vergonhosa a propaganda que passou nesse exato momento na rede globo, o governo tenta humilhar nossa classe dizendo que somos intrasigentes, que fomos inconsequentes, como se os professores não tivessem família, ele pouco sabe que muitos de nós somos arrimos de família e que dependemos do salário para nossa subsistência, que nós professores não temos dinheiro para colocar nossos filhos em escolas particulares e que muito diferente deles dependemos da escola pública. Coitado, ele é um grande coitado.

    ResponderExcluir
  199. Se pudesse voltar no tempo não tinha anulado meu voto.
    Estas propostas são bem melhores do que o governo do faraó supremo de todas as nações.

    http://www.youtube.com/watch?v=Emn_caKVGe4&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir