sexta-feira, 29 de julho de 2011

Verás que um filho teu não foge à luta!



Verás que um filho teu não foge à luta!


"Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte."


Talvez a parte mais bonita da letra do Hino Nacional seja essa que publiquei na abertura deste post. Quero tomá-la como inspiração para este diálogo aberto e franco com os nossos colegas que estão em greve, mas especialmente com aqueles que ainda não aderiram à greve. Precisamos de todos em agosto, para fortalecer a greve da categoria, que luta por um direito assegurado em lei, mas que não é cumprido pelo desgoverno de Minas Gerais.

A nossa greve teve início no dia 08 de junho, após um semestre inteiro de tentativas de negociação com o governo para o pagamento do piso salarial nacional, instituído pela Lei 11.738/2008. Nenhum trabalhador gosta de fazer greve, pois isso é desgastante para todos. Corremos riscos, somos ameaçados, nossos familiares ficam preocupados, etc.

Mas, a greve é um dos poucos, senão, neste momento, o mais importante instrumento de luta de uma categoria de trabalhadores. Ante à injustiça praticada pelo patrão-governo, não nos resta outra alternativa senão cruzar os braços, erguer "a clava forte da justiça", e cobrar os nossos direitos.

Mas, além disso, a greve é um direito histórico, garantido primeiro graças ao sangue e ao suor de muitos valentes trabalhadores que deram as suas vidas para que algum dia este direito fosse assegurado em lei para todos os assalariados-explorados. O direito de greve, assegurado hoje no Brasil na sua Carta Maior, é uma importante conquista da qual não podemos abrir mão, sob pena de nos tirarem mais este direito, como tem tentado o governo mineiro.

Estamos lutando, através deste instrumento legal, por um outro direito: o piso salarial nacional, assegurado em lei, considerado plenamente constitucional pelo STF, mas que o governo de Minas insiste em não cumprir tal lei. Ao invés de cumprir o que diz a legislação, o governo mantém o pior piso salarial do país: R$ 369,00 para o profissional com ensino médio, quando, pela lei do piso, deveria estar pagando no mínimo o dobro deste valor, e aplicando nas tabelas dos educadores os reajustes correspondentes aos diferentes níveis e progressões nas carreira, e mais as gratificações a que fazemos jus.

Ao contrário disso, o governo aplicou-nos um calote, o subsídio, que destrói a nossa carreira, incorpora gratificações ao vencimento básico encolhido, reduz percentuais de promoção para menos da metade, posiciona os colegas mais antigos no início da carreira, enfim, aplica um confisco aproximado - e confesso - de cerca de R$ 2,8 bilhões, ou o equivalente a duas cidades administrativas no bolso dos educadores.

O governo de Minas não aplica os 25% da receita do estado, como manda a Constituição Federal, e com isso os prejudicados são os alunos e somos nós, educadores, pois a Educação é cada vez mais privada (nos três sentidos) de mais este direito garantido em lei.

Diante de tudo isso, não podemos nos calar. O governo vem fazendo de tudo para detonar a nossa carreira, cortando direitos, jogando o tempo todo para nos dividir, efetivando pessoas sem habilitação e deixando sem aulas colegas concursados; divulgando um edital de concurso com pouquíssimas vagas - número menor do que aquele que teria que disponibilizar se aplicasse a Lei do Piso corretamente, com o terço de tempo extraclasse, pois só com essa medida criaria 20 mil novas vagas para professores.

Não satisfeito com todos estes ataques, o governo cortou o ponto dos colegas em greve e ameaça reduzir nossos salários para o valor de dezembro de 2010, contrariando novamente a Constituição Federal.

Ante a todas as mazelas praticadas pelo governo contra os educadores e contra a Educação pública, permanecer em silêncio, como se nada estivesse acontecendo, é um ato de covardia, além de pouco inteligente. Mais cedo ou mais tarde, todos nós seremos atingidos pelos atos do governo. Inclusive quem ainda se encontrava em sala de aula. E aí poderá ser tarde demais esperar para reagir depois, pois, o momento em que a categoria se levanta para tentar barrar os ataques deste governo é agora.

Por isso, colegas que ainda não entraram em greve, não sei quais são suas razões. Aliás, ouvi muitas, de muitos colegas nas escolas por onde andei: "estou para me aposentar", "tenho prestações de carro, ou da casa, ou do aluguel para pagar", entre outras. São razões fortes, reconhecemos, mas todos os que estão em greve têm as mesmas razões. Além disso, não há nada que não possa ser remediado em alguns meses após a greve.

Aliás, as razões apresentadas para não entrar em greve são os mais fortes motivos para vocês participarem dessa greve. Se estão para se aposentar, saibam que daqui a pouco estarão recebendo salário mínimo e terão que voltar a trabalhar, se não lutarem agora para garantir a conquista pelo menos do piso salarial. Se estão endividados, é porque o nosso salário é muito baixo e daqui a pouco terão que arranjar mais um cargo e destruir sua saúde para dar conta de pagar as prestações e dívidas que contraíram.

Infelizmente, nós não temos o poder do governador de Minas, de simplesmente baixar uma lei do subsídio e dizer que só paga tanto de salário, quando a lei federal manda pagar este montante mais outro tanto. Não podemos fazer a mesma coisa com os nossos débitos, não é mesmo? Por isso, nossa única saída é lutar por um salário mais justo, ainda mais quando a lei federal nos assegura, de forma muito clara e detalhada, tal direito.

Por último, colegas, quero apelar para a dignidade de vocês. Imaginem amanhã quando, em sala de aula, ou com seus filhos e netos ou amigos, o assunto for a cidadania e a luta pelos nossos direitos. Com que cara vocês vão olhar nos olhos dessas pessoas? Imaginem quando tocarem o Hino Nacional na sua escola, e os alunos cantarem em voz alta:

"Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte."

Será que vocês terão a coragem de encará-los? Ou vão se apresentar e dizer: eu fugi, quando era preciso lutar!

Pois agora em agosto vocês, colegas educadores que ainda não aderiram à greve, têm a oportunidade de recuperarem, perante seus colegas, alunos e familiares, a grandeza de espírito que deve caracterizar um educador, um trabalhador consciente. As pessoas que perdem a coragem de lutar, são dignas de pena. Essas pessoas já estão se considerando inaptas, indignas de conquistarem direitos; elas estão se autoexcluindo de direitos assegurados em lei. Não se trata de esperar que outros conquistem por vocês, mas, de lutarem juntos com os colegas: de sofrer, de sorrir e de sonhar ao lado dos demais. "Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade." (Miguel de Cervantes, em D.Quixote)

Levantem-se, colegas, mirem-se nos que lutam, e não naqueles que sabem apenas lamuriar nos corredores das escolas, enquanto se calam covardemente quando é preciso lutar. A categoria dos educadores precisa de vocês. Os filhos dos trabalhadores de baixa renda, que dependem de uma escola pública de qualidade, também precisam de vocês nessa luta. Se não querem lutar por vocês - talvez porque já estejam satisfeitos com a realidade atual - lutem por eles, pelos alunos e pais de alunos, porque eles merecem um presente mais digno e um futuro melhor do que aquele que as elites canalhas deste país têm reservado para os trabalhadores.

Pensem nisso nesse final de semana!

E que em agosto as escolas fechem as portas, e a nossa assembleia esteja reforçada no dia 03, no pátio da ALMG!

Um forte abraço a todos e força na luta!

A greve continua! Até a nossa vitória!

***

"Anônimo:

Colegas quem tiver um tempinho leia o blog do Benny que publicou um comentário da greve dos professores em29/07/2011. Euler, parabéns pelo texto. Infelizmente nossa classe é extremamente desunida e cheia de profissionais sem nenhuma consciência política que da até vergonha. Acho que atitudes simples porém que chamem atenção poderia ser tomadas pelo próprio sindicato. JÁ NOTARAM que todos os cartazes distribuídos nas Escolas convocando para uma paralisação, greve, assembléias,
etc, tudo é igual. Paralisação dia tal, hora tal, pátio assembleia tema. Esses cartazes poderiam vir com uma chamada forte tipo Verás que um filho seu não foge a luta, Sua adesão ao movimento é fonte de fortalecimento de nossa luta, Etc, etc. Nossos colegas desprovidos de consciência política deveriam ter vergonha na cara e perceber que UNIÃO FAZ A FORÇA."

Comentário do Blog: parece que o Benny está com medo de publicar os comentários, rsrs. Até agora, às 12h40m, nada foi publicado. Por que será? Desde ontem à noite que eu e outros colegas que visitam este blog postamos nossos comentários. Estamos esperando! Mexeu com o tema da nossa greve e do calote que o governo nos impôs tem que abrir espaço para os educadores.

"Professor Odair José - Montes Claros:

Euler,
parabéns por mais esse belíssimo texto, peço licença a você para divulgá-lo aos meus contatos.

Aqui em Montes Claros a batalha promete ser boa.Temos um bom calendário de lutas, pois é crucial o fortalecimento dessa guerra principalmente nesse início do mês, haja visto que a pressão contrária também é forte.

Mas temos guerreiros que realmente não fogem a luta, E HONRAM a missão, por mais difícil que seja.

COMPANHEIROS DE LUTA, É CHEGADO A HORA DE NOS SACRIFICARMOS UM POUCO MAIS E FORTALECERMOS O NOSSO MOVIMENTO. A VITÓRIA PODE ESTAR PRÓXIMA!
AOS COVARDES QUE FAZEM O JOGO DO GOVERNO, É CHEGADO A HORA DE REPENSAR...ENTREM NA LUTA CONOSCO, AINDA HÁ TEMPO - NÓS MERECEMOS MAIS...
NOSSOS ALUNOS TAMBÉM MERECEM MAIS...VAMOS ENSINÁ-LOS SER VERDADEIROS CIDADÃOS-LUTADORES E NÃO MEDROSOS, OMISSOS, COVARDES...
QUEM AINDA NÃO ADERIU Á GREVE, ESSE É UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE-VOCÊ PODERÁ FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA-FORTALEÇA ESSA LUTA QUE É DE TODA A CLASSE EDUCACIONAL. E VOCÊ QUE POR ALGUM MOTIVO ESTAR PENSANDO EM DESISTIR, NÃO FAÇA ISSO. O DESGOVERNO SE POSICIONÁ ATÉ O DIA 11 DE AGOSTO (ACREDITO). POIS O TEMPO DE ENROLAÇÃO DELE TAMBÉM TEM LIMITE.

COM LUTA , COM GARRA, O PISO SAI NA MARRA!

UM FORTE ABRAÇO A TODOS , E VAMOS LOTAR A ASSEMBLÉIA NO DIA 03 DE AGOSTO!!!

Professor Odair José"



Comentário do Blog: Um forte abraço ao valente amigo professor Odair José e a todos os guerreiros de Montes Claros e região. Estamos juntos nessa mobilização e estaremos presentes na assembleia do dia 03, para mais uma vez demonstrar para este governo a nossa disposição de levar a nossa luta até a vitória! Força na luta, colegas!


"Rita Frugoli:

olá, novamente, combativo Euler,
deixei meu comentário no blog do Benny, pois achei o artigo, no mínimo, sem informações. Neutro? nem tanto.
vou postar aqui, pois seu blog virou um espaço em que podemos falar e pensar livremente.
Forte abraço.

Olá, Benny,
Faltou você informar que subsídio é o total da remuneração, e piso é só o início, sem vantagens ou benefícios. Ora, o total será sempre maior que o piso.

Mas a lei é clara: 712 ( proporcional ) é o piso, sem biênios, quinquênios e pó de giz. Subsídio é a somatória. E, para terminar, calculou-se o subsídio somando-se o piso de 500 reais. Tudo errado, dona secretária. Com certeza, ela e o sr. governador (com letra minúscula) não tiveram uma boa professora de matemática.

Estudantes fora da escola? Culpa do governo. Não dos professores. Faltou informação, é só ver um contracheque."


Comentário do Blog: Bom texto, combativa colega Rita. Também deixei um comentário lá, mas como o espaço é limitado, deu somente para esclarecer que piso não é subsídio e as coisas de sempre, rsrs. Um forte abraço e força na luta!

"Anônimo:

Ao Comandante João Martinho, com certeza esses seres que hoje habitam nossas centrais e as nossas tribunas "PRALAMENTARES" são frutos deste capitalismo, onde o individualismo impera sobre o coletivo. Esses "senhores" e "senhoras" quando resolvem candidatar ou assumir algum cargo, seja nas centrais (cut, força...) já são na verdade P*** velhas e sabem bem o que vão fazer: trair o povo (PRALAMENTARES) e os trabalhadores (centrais) por isso eu digo sai psdb entra pt só muda o mosquito pois o cocô é o mesmo, quer exemplo melhor que a situação dos trabalhadores em educação em Contagem e Betim. *Obs. Agora claro nosso problema"atual" é com o psdb (pior salário do Brasil)"."


"DIVINO - MG:

Euler,

duas notícias...
...uma boa, outra ruim.
A ruim é que o piso ainda não chegou aqui em Divino.
A boa é que sem ele os Trabalhadores da Educação daqui não exercerão suas atividades em protesto a partir do dia 1º de Agosto.

Nosso muito obrigado a nossos eternos professores da FAFILE / CARANGOLA, e ao grande amigo de jornada (pena que pediu transferência de nossa Escola há dois anos atrás), que se disponibilizaram a sair de suas casas (uma delas deixando visitas em casa para honrar o compromisso) para nos darem aula de reforço.

Lembrei-me do tempo de Faculdade, e também do tempo em que ouvia a aula do amigo quando estava ao lado da minha sala.

Como já disse:
"A fala convence, o EXEMPLO ARRASTA"."


Comentário do Blog: Um grito de BRAVO! todo especial para os combativos colegas de Divino, que se juntam aos igualmente guerreiros de Carangola e região para formar este movimento que atinge todas as escolas de Minas Gerais. Parabéns, colegas, e vamos com tudo para a assembleia, exigindo deste governo o que é nosso direito: o piso salarial! Um forte abraço e força na luta!

"Anônimo:

A partir de segunda-feira, todo motorista de BH que se recusar a soprar o bafômetro será multado em R$ 957,70.

Só em Minas somos obrigados a criar provas contra nós mesmo, Lei imposta pelo governador com penalidade.

Porque você governador, não toma vergonha e ao invés de criar leis para o povo cumprir, não dá o exemplo de cumprir a Lei do Piso, direito do Professor.

Pare de prejudicar inúmeros alunos, tirando com isto a possibilidade deles serem alguém no dia de amanhã.

Cumpra a Lei do Piso, governador, pare de ser esta um fora da Lei. Lei e para ser comprida por todos."


"André Augusto / BH:

Caro colega Euler
Mais este!!! e dentre outros textos BELÍSSIMOS já postado em seu blog, peço a licença para enviar este e outros mais que degusto com prazer e otimismo àqueles que estão fora da nossa realidade (luta) e que NÃO acreditam na força da nossa UNIÃO, mesmo estes que estavam em sala de aula e que ainda voltem para a escola em primeiro de agosto, sempre estão curiosos para saber dos acontecimentos principalmente se já "conseguimos algo", mas não desistimos jamais de nossa luta , e que aqueles(as) que ainda voltarem para a sala de aula fiquem sabendo que "OS COMPANHEIROS TEUS NÃO FOGEM À LUTA". Parabéns a você caro bravíssimo professor, e também a todos os companheiros de luta que aqui deixa seus relatos valiosos. Obrigado sempre. Professor André Augusto/ BH".


Comentário do Blog: parabéns para você também, combativo professor André, que está na luta! Quanto aos textos aqui do blog, fique à vontade para reproduzir ou enviar para quem desejar. Um forte abraço e força na luta!

"Divino - MG:

Euler,

devo ir a assembléia dia 03/08 (AGORA ESTAMOS DE GREVE, "ANTES TARDE DO QUE NUNCA"), quero muito te conhecer, e lhe parabenizar pessoalmente por tudo que vem fazendo em prol da VITÓRIA DE NOSSA CLASSE. Em nossa reunião (assembléia) você foi muito citado, depoimentos lidos em seu blog também. Vai estar lá? Não só eu, como todos daqui, temos o mesmo desejo.
Até dia 03/08."


Comentário do Blog: Vou estar na assembleia sim, junto com a combativa turma de Vespasiano e São José da Lapa, e vai ser um prazer cumprimentar e abraçar os bravos amigos de Divino. Força na luta e até o dia 03!

"Divino - MG:

Que novidade boa!!!!!
o afilhado brigou com o padrinho!!!!!!!!!!!!
Ele quer proibi-lo de ir a BH?
Se o Faraó soprar o bafómetro o aparelho dará defeito, isso se ele não tornar recusar de fazer o teste ou mesmo quebrar o aparelho. Será que ele tem conhecimento da lei? Se tiver não volta a BH, e deve estar louco para dar o troco no afilhado, afinal ser apunhalado pelas costas.
Bem que os Educadores já haviam avisado esse afilhado não presta mesmo."


Comentário do Blog: Rsrsr. Mas, não se esqueça que o Faraó não mora em Minas, e portanto vai escapar da multa, rsrs.

"Anônimo:

Bom dia, EULER.:) :) :)
Espero que seu magnífico texto atinja em cheio corações e mentes que ainda não entenderam que sem este mísero piso estaremos jogando nossa auto estima no chão.
O tempo é hoje e a hora é agora.
Vamos em frente, arrefecer jamais, companheiros!
Gostaria de dedicar estas palavras ao colega Luciano, que como eu perdeu a extensão para um efetivado.O mais grave, no meu caso, é que o colega não aceitou o cargo. Preferiu continuar dando 6 (seis)aulas e recebendo 18 (dezoito)- o que deveria ser denunciado pois, tem gente ganhando sem trabalhar. ISSO É MALVERSAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO.Não há controle ou aqueles que deveriam denunciar se calam...
E enquanto isso quem realmente trabalha recebe uma miséria."


"Anônimo:

Bom dia camaradas.
Um bom dia especial para você Euler, que tem tornado nossos dias de paralisação mais toleráveis e acima de tudo, tem trazido uma sensação de que não estamos sós, antes, pelo contrário, estamos fortalecendo nosso espírito de corpo.Se é que esta elite burguesa pode ensinar alguma coisa para professores, creio que é corporativismo. Vamos ser iguais a eles, gente.VAMOS SER CORPORATIVISTAS.É ISSO QUE OS TORNA FORTES.É POR ISSO QUE SE ABOLETAM E NÃO SAEM DO PODER.ELES SE BLINDAM. SE DEFENDEM E ATÉ SE TOLERAM.
VAMOS NOS UNIR TAMBÉM.LUTAR CONTRA ESSA ELITE CORPORATIVA DO MAL. NOSSOS OBJETIVOS SÃO DIFERENTES DOS DELES. QUEREMOS APENAS EXERCER O SAGRADO DIREITO DE RECEBER O QUE NOS DEVEM MAS, O QUE NOS IMPEDE DE USAR SUAS ARMAS.

É HORA DE UNIÃO.
VOLTAR PRA SALA SEM O PISO É HUMILHAÇÃO."


"Anônimo:


Precisamos do apoio e mobilização do SindUte de Viçosa nas cidades de Abre Campo, Raul Soares, São pedro dos Ferros e Rio Casca, urgente. Os educadores dessas cidades não aderiram ao movimento e precisam de um "empurrãozinho"."

"Anônimo:

Bom dia Euler e companheiros,
não consegui ler nenhum comentário no Blog do Benny, está lá: 0 comentário.
Será que fomos censurados novamente?rsrsrs.
Parabéns por mais esta ¨doação¨de cidadania e
senso de amor próprio,tão claramente explícitos em seu novo texto.
Deus continue te abençoando.Um abraço a todos."


"Anônimo:

CARO ANONIMO ,VOCÊ ACHA QUE O ANASTASIA COLOCOU ESTA LEI OBRIGANDO OS MOTORISTAS A SOPRAR O BÁFOMETRO ATOA ? CLARO QUE NÃO ! CADA SOPRO SERA UM PROFESSOR QUE SERA PAGO, COM O RETORNO AO SISTEMA ANTIGO DE PAGAMENTO, COMO EM MINAS A PROPORÇÃO DE BEBUM É BEM MAIOR QUE DE PROFESSORES, SÓ NO SOPRO VAI DAR PARA NOS PAGAR E, AINDA VAI SOBRAR."

"Sebastião de Oliveira - Carangola:

Caro Euler,
Gostaria de fazer um comentário a respeito do salário que está programado para os professores que voltaram para a carreira, que será o mesmo de dezembro de 2010. Vários professores estão revoltados pela redução aparente do salário, alguém até sugeriu que deveria ter uma parcela complementar para o mesmo não fosse reduzido. Ao meu ver, se o governo procedesse desta forma, com a parcela complementar, ele continuaria afirmar que estava pagando um valor superior ao Piso. Então neste primeiro momento é melhor que o pagamento dos que já estão na carreira seja menor ao do subsídio, pois se for preciso questionar na justiça, tem como provar que o governo não está cumprindo a Lei Federal.

Sebastião de Oliveira - Carangola"


"Flávio/Bhte:

... forjou-se, assim, entre nós um pacto: resistir ao Choque de Gestão. Este balão de gás inflado por essa equipe de Governo acometido por doença cardíaca.

Anastazista! Vamos desconstruir suas certezas! Esse é o momento e você pode, sim, modificar seu comportamento. Esse modelo, essa bula, esse tripé indigesto feito por vocês neoliberalistas – Judiciário, executivo e midiático -, cairão por terra. Você é produto e tem prazo de validade. Que mal fizemos a você? Porque não cortou os salários da Polícia Civil? Porque não ofereceu o subsídio aos PM's? Construir presídios é melhor que investir na Educação? As evidências de que a farra das mineradoras, empreiteiros e bancos continuarão. E o pior, a gastança com aquela maravilhosa campanha política que vocês fizeram respingarão nos bolsos do contribuinte mineiro durante sua gestão. Mas não em cima da educação!

A educação para uma sociedade justa, democrática e sustentável não é nunca foi e nem será prioridade do PSDB. Vocês estão desmontando o Estado, trazendo à tona a insuficiência do sistema público de ensino em garantir, com quantidade e qualidade, este direito.

Não coloque Velhinha e Gorgozzola na fila desse hospital de enfermidades e irresponsabilidades porque não haverá pronto-atendimento dos servidores da educação.

Anastazista,
E as financeiras? Estão fazendo pressão na SEPLAG? E os Prefeitos? Estão fazendo pressão junto aos deputados para apor sua assinatura e não comprometer a economia de municípios mineiros? Já abriu contrato para que servidores pegos no laço façam a reposição dos dias de greve? Porque o judiciário não declarou ilegalidade da greve? A ampulheta foi posta e não pense você que desistiremos com corte e redução de salário, cancelamento de férias-prêmio e outras "coisitas mais". Avise ao Craquécio que seus planos de chegar à presidência estão indo para o buraco.

Fica o recado para o TI do Governo e seus lacaios. Velhinha e Gorgozzola: vocês que são freqüentadoras assíduas desse espaço e pensam que acusaremos o golpe, aguardem até 03/Ago. Estamos preparando uma surpresa para vocês.

No dia 03/Ago alguém do comando de greve deveria chamar a CUT e CNTE na responsabilidade. Não vejo articulação desses organismos em favor da categoria. Exibem faixas no palanque em dias de assembleia mas, quando precisamos deles em Brasília, necadepitibiriba. Poderiam, inclusive, patrocinar a confecção de dois barners gigantescos do holerite para serem pendurados e vistos pela população.

“Feita a revolução nas escolas, o povo a fará nas ruas” – Florestan Fernandes.

Todos firmes e de pé! Sem o piso não piso na escola!"


"Anônimo:

CARO EULER , LUTAMOS E CONSEGUIMOS O TÃO SONHADO PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTÉRIO, FORÇA NA LUTA QUE VOCÊS TAMBÉM CONSEGUEM.

http://www.sintern.org.br/files/documentos/arq4e32aed8898e2.pdf


EM TEMPO: A TABELA QUE POSTEI ACIMA É DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE, TERRA DA AMANDA GURGEL."

"Anônimo:

Gostaria através desse blog,convocar aos colegas de Santa Luzia que não aderiram a greve, que parem um pouco, pensem, discutam entre si sobre a greve eque a partir de agosto possam aderir a ao nosso movimento. Será que vocês não tem vergonha. Será que vocês não percebem que a situação atual é outra. O piso é LEI desde abril 2011. Na verdade é revoltante ter como colegas pessoas que não tem consciência. Pessoal das EE Domingosl Ornelas, Geraldo Teixeira, Gervásio Lara, Raul Teixeira, Wilson Diniz. ETC, ETC. A Luta continua, PARTICIPEM.

Afinal vocês são ou não professores?"


"Anônimo:

Caro colega que está pedindo apoio para a mobilização, se de tudo não conseguir o apoio solicitado,chame um grupo de professores que possuam uma liderança, que sejam respeitados pelos seus pares e vá em frente, saiam por essas escolas dialogando, expondo e argumentando a situação, certamente você obterá algum resultado. Neste momento, temos, nós mesmos, de procurar alternativas.
Sucessos
Força e Fé!"


"Paulo Roberto Barroso:

Combativo Euler, parabéns pela luta ao lado dos Professores! Gostaria de saber, se o Governo pode descontar os dias de férias do servidor, vide, que a greve prolongou pelo mês de Julho! Obrigado!"

"Anônimo:

No dia 03 de agosto devemos mostrar nossa força para esse que se diz governador e suas lacaias. Caso o governo insista em cortar ilegalmente os dias parados, não devemos repor as aulas. Como vai contratar milhares de professores? Muitos vão dizer, mas os alunos? Quanto a isso quem deve se preocupar é o desgoverno, cumprisse a lei, dessa forma estaria mostrando preocupação com os filhos dos trabalhadores que não têm condição de pagar uma escola particular.

As que estão secretárias, deixem de enrolação e entrem em acordo com o governador e paguem o que é de direito dessa classe sofrida, cumpram a lei e pronto.
A greve continua , até a vitória !!!"



"Graça:

Bom dia Prof Euler,

Voce se supera!
Ouso uma sugestão: ao invés de muito barulho, apitaço etc, que tal organizar a assembléia do dia 03/08, convidando uma fanfarra escolar para acompanhar todo o movimento, executando o hino nacional e os professores cantando em alto e bom som? Creio que ainda há tempo para organizar e com certeza seria mais impactante que o costumeiro barulho.
Att
Graça".


"Tina:

Caro Euler, não vou desistir nunca de lutar. Estou com os companheiros, que chamam os colegas para a greve e concordo com o comentário sobre os cartazes de paralisação e chamamento para a luta: são frios, sem nenhum poder de convencimento. Poderia ser colocado que tudo que temos conseguido até hoje, mesmo sendo pouco, só conseguimos com greve. Nenhum IMBECIL governador atendeu a classe sem que tivéssemos de lutar. Por isso companheiros que ainda estão em cima do muro, por favor, venham para a luta que com certeza É SUA TAMBÉM. Somente eu estou de greve em minha cidade, que possui 09 escolas estaduais, e nem por isso tenho medo. Dane-se tudo, devo não nego, pago quando puder. Participei de todas as greves, desde que entrei para o estado, mesmo sendo chamada de baderneira e nem por isso, desisti! Essa greve para mim está sendo diferente por sua causa. Seu blog é a minha companhia. Todos os dias a primeira coisa que faço é me encontrar com você. Não imagina como é bom e como me fortalece sua fala e dos companheiros, que como eu estão lutando. Dia 03 próximo vou à BH quero te conhecer. Postei como anônimo porque não consigo com a minha conta do Google. Me chamo Tina. Abraços companheiro e até a nossa vitória."

"Anônimo:

Atenção SindUte de Juiz de Fora, CADÊ A GREVE??? NÃO É POSSÍVEL UMA REGIÃO TÃO GRANDE ESTAR COM SOMENTE 20% EM GREVE! PESSOAL,VAMOS À LUTA, FAÇAM MOVIMENTOS, NO FINAL A VITÓRIA VAI SER DE TODOS!!!!!".

"Anônimo:

Caro Euler e amigos deste já imprescindível blog, é verdade, imprescindível porque já acordamos querendo saber quais são as novidades, o que aconteceu e o que certamente nos espera: o pagamento do nosso PISO. Pois é, amigos, ontem, fomos ao Divino, graças a Deus, conseguimos a adesão de nossos companheiros. Uma vitória. Voltei para Carangola, aprontei-me e ‘cai dentro’ da 62ª Exposição Agropecuária de Carangola, afinal sou mãe de adolescentes, meu marido é produtor rural e eu tenho que ‘pular miudinho’ para dar conta de todas as demandas: participar da agenda com os companheiros do Comando de Greve, cuidar da família e da organização da casa, cozinhar, (aliás, eu adoro), já combinamos um tutu à mineira para comemorarmos a nossa vitória que acreditamos, será em breve. (Minha amiga das horas azuis e das cinzentas estava conosco no Divino e na expô). Porém, ‘voltando à vaca fria’, ou seja, ao que interessa, depois de assistir ao show, etc, etc, encontrei-me com uma ex-aluna que é especialista em uma escola de Alto Jequitibá a uns sessenta quilômetros de Carangola, conversamos sobre a greve e ela me pediu encarecidamente que fôssemos lá, na escola dela e nas outras da região. Fiquei de ver com o comando, segunda-feira e ‘prescrevi’ a ela a leitura do seu blog. Hoje, Euler, ao ler seu texto, fiquei analisando, é tempo, realmente, de não fugirmos à luta, de sermos firmes, e não esmorecermos, para que possamos com orgulho dizer “participo da História do meu tempo, faço esta História”. Pois, aqueles que fazem a História escrevem o seu nome na memória do Tempo e tornam-se imortais, pela fala, pelos escritos, pelas obras, pelos exemplos e, muito mais pelas lutas e pelas vitórias! Um abraço e força na batalha. O piso é nosso! E há de vir!".

"Educadora Mineira:

Isso mesmo, minha amiga, o negócio é "INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR"
Força e Fé!
Educadora Mineira".


"Anônimo:

Oi Euler
Anestésico e sua corja estão começando a tremer. Alugam espaço nessa mídia fedorenta para falar m... E tudo com o dinheiro do povo que ele tanto engana!"


"ANGELICA/SDPRATA:

VOCES VIRAM O COMUNICADO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESCLARECENDO A COMUNIDADE QUE JÁ PAGAM ALEM DO PISO?????? SE ISSO FOSSE VERDADE ENTÃO DEVERÍAMOS ESTAR TODOS INTERNADOS COMO LOUCOS, POR REIVINDICAR UMA DIMINUIÇÃO DO SALARIO. SERÁ QUE NÃO HA UMA PUNIÇÃO PARA ESSAS PESSOAS, POR ESSAS INVERDADES QUE JOGAM NA MÍDIA?????? PASSAMOS POR MENTIROSOS ENTÃO....
ATE QUE PONTO CHEGA O CINISMO DESTES GOVERNANTES E SUA CORJA....QUE NOJO!!!!!!!!!!!!!!!DA VONTADE DE VOMITAR!!!!!!!!!"
.

Comentário do Blog: Pois é, eu não vi a propaganda, mas já me falaram que usam o mesmo argumento, de que pagam R$ 1.122,00 para o professor com ensino médio, 57% acima do piso do MEC, etc. Eu não sei o que é mais ridículo nessa história: eles não terem vergonha de mostra a miséria de salário que pagam aos professores e ainda por cima acharem que estão fazendo bonito; ou não terem vergonha de mentir descaradamente para a população, não explicando que piso é vencimento básico e que subsídio é a soma total do salário. Aliás, é um governo que perdeu completamente a noção do ridículo. Os contracheques de quem optou pelo antigo sistema vão exibir o valor de R$ 935,00. Professor com curso superior recebendo R$ 935,00 de salário total, incluindo o vencimento básico de R$ 550,00. Vamos mostrar isso em praça pública para que o povo veja quem está mentindo nessa história toda. Depois disso, qualquer coisa que eles disserem, ninguém vai levar a sério. Quando um governo cai no descrédito da população, adeus! Uma pena que o governo do afilhado esteja se enveredando tão cedo por este caminho, quando poderia muito bem ter tido outra atitude, mais séria e coerente, chamando a categoria para dialogar, apresentando as contas, fazendo propostas para pagar o nosso piso, ao invés de mentir, confiscar e cortar salário, reduzir remuneração e tentar nos dividir. Pura perda de tempo. A categoria está cada vez mais esclarecida. E vai colocar o bloco na rua em agosto, não tenham dúvida. Acredito que a assembleia do dia 03 será uma das mais concorridas.

"Rogério Trindade - Curvelo:

Na página do SindUte várias entidades assinam um Manifesto pela Educação. Acho que essas entidades deveriam ser também convidadas (senão convocadas) a participarem da próxima Assembleia que deve ser um ato marcante nessa nossa luta.

Rogério Trindade - Curvelo"
.

"Anônimo:

Boa tarde Euler e demais guerreiros, são 15:50 e lí 36 comentários no Blog do Benny.
Nossa turma do Blog do Euler fez bonito e disseram tudo, que beleza...
A propósito Euler, o contador de visitas não está constando, o que será?
Um abraço a todos."

Link para o Blog do Benny: http://www.dzai.com.br/benny/blog/blogdobenny?tv_pos_id=87479


"Santa Luzia:

Olá EULER!
Leio seus comentários todos os dias. Sou professora designada há dois anos. Formada em licenciatura plena e pós-graduada também em educação. Gostaria de continuar na profissão que escolhi e gosto exercer, mas com esta situação tão incerta a que somos expostos pelo governador, estou pensando em mudar de horizonte, aliás, buscar um. Apoio a greve!!!"
.

"Raquel Moreira:

Boa noite caros colegas companheiros de luta (e que luta!!)
Hoje estou especialmente indignada! Acabei de ver e ouvir a nota colocada pelo desgoverno na Globo.
O que é isso minha gente??? Que cara de pau!
Chamar milhares de professores de mentirosos e ainda se colocar no lugar de vitima...
Acho que seria bem legal se fizéssemos baneres com os contra cheques do mês de agosto e também alguns cartazes para serem afixados em postes, muros, comércio, portas de escolas e outros lugares para desmentir e desmoralizar de vez este governador e sua corja. Espero que essa mentira em rede nacional sirva de estimulo para que os colegas que ainda não estão em greve se juntem ao movimento.
Eu, particularmente, me sinto cada vez mais motivada a levar nossa luta até as últimas consequências!"


"MARCIA:

PARABÉNS PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE.
QUEM LUTA CONQUISTA. E OLHA QUE AQUELE ESTADO NÃO CRESCE EM "PROPORÇÕES CHINESAS".
PARABÉNS AMANDA GURGEL. QUE SUA VOZ SEJA OUVIDA TAMBÉM AQUI NAS MINAS GERAIS.
E QUE SIRVA DE ÂNIMO AQUELES RESISTENTES A LUTA."


"Rita Frugoli:

Euler, meu combativo colega,
Vou aproveitar seu espaço mais uma vez. Estou literalmente enjoada. Meu estômago dói, sinto calafrios. EStou doente? Sim, doente de raiva.

Não consigo "engolir" que esse governador (sem palavras para defini-lo) tenha coragem de aparecer na tv novamente e falar. Só a voz dele me faz mal.

Não podemos esmorecer. Não podemos desistir. Não podemos pensar em voltar à sala de aula (e tenho três filhas que também estão sem aula ). Essa hipótese não pode ser cogitada. Vamos à luta. O mal não pode prevalecer sempre.
Anastasia é um mal desnecessário. É a erva daninha que nasce na planta e a sufoca até matá-la.

Desculpe o desabafo, mas não dá mais. A greve continua. Até a vitória! Até o pagamento do piso.
Obrigada pela abertura.
Abraços

Rita Frugoli"
.

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

O Conselho de Secretários de Educação fez uma petição ao STF. Será se essa petição é para retardar talvez por mais uns seis meses a publicação do Acordão? Teria um jeito de nós termos acesso à petição da Gazola e dos outros secretários?"


"Educadora Mineira:

Uma colega postou uma notícia nos dando conta de que a Beatriz do Sindute fará uma pronunciamento no horário da novela da Globo, que certamente deve ser a das 21h. Alguém mais tem essa informação, pois não há referência a esse pronunciamento nem na página do Sindute e nem no blog da Beatriz. Porque penso que se vai acontecer todos nós tínhamos que ter essa informação, todavia só houve a informação por aqui. Afinal, e de interesse de todos nós!

Educadora Mineira"
.

Comentário do Blog: tem razão, combativa colega Educadora Mineira, mesmo porquê, se o sindicato comprou espaço na Globo, o primeiro a ficar sabendo é o Governo, enquanto os educadores ficarão sabendo depois, por ouvir dizer. Ora, esse tipo de coisa merece divulgação prévia na rede e não o silêncio, como se estivessem escondendo algo do governo para pegá-los de surpresa.

"Sebastião de Oliveira:

Caros Professores,
Com o pronunciamento do Governo na TV Globo, considerando as informações apresentadas pelo Sind-ute falsas, o Sindicato tem o dever de informar com clareza também na TV, que falsa é a informação do Governo, mostrando que o Piso para a jornada de trabalho semanal de 24 horas é realmente R$ 712,00 de acordo com o MEC, mas a este valor terá que ser acrescentado as vantagens , como Pó de Giz, biênios, quinquênios, gratificação por curso, etc.

Sebastião de Oliveira"



"Educadora Mineira:

Prof. Euler, procurei essa informação com a Coordenadora do Sindute/Carangola, há pouco, e ela obteve a informação na fonte, vai haver pronunciamento, hoje, no intervalo da novela Insensato Coração.
Abraços!

Educadora Mineira"


Considerações do blog sobre o tema: De fato, a propaganda aconteceu, embora tenha sido muito rápida com um grande volume de informação. Acho que o sindicato, aí já pegando carona nas observações do combativo colega Sebastião de Oliveira, deveria exigir direito de resposta. O governo usou dinheiro público para ocupar durante todo o dia grande espaço para divulgar inverdades acerca da nossa luta, do piso, e citou nominalmente o sindicato, como se este estivesse induzindo a categoria a erros. O sindicato precisa garantir, gratuitamente, como manda a lei, o direito de responder ao governo, seja em mensagens com o mesmo espaço de tempo, seja em entrevista, quando se deve explicar o que disse o colega Sebastião: que o valor do piso é salário inicial, enquanto o subsídio, além de ser salário total, reduz percentuais de promoção e progressão, incorpora as gratificações, posiciona os servidores mais antigos no início da carreira, enfim, destrói a carreira.
Daqui a pouco vou completar essas reflexões com outra proposta de divulgação.


Retomando: concorrer com o governo na grande mídia é impossível, lógico. Por isso mesmo temos que explorar melhor os mecanismos alternativos. Na Internet a coisa anda bem. Os blogs, os comentários nos grandes portais, twiters, etc. Nota-se uma intensa participação da turma da luta, que não baixa a guarda. Mas, é preciso explorar melhor outros meios. Por exemplo: carro de som. Aqui em Vespasiano não vai passar carro de som porque a nossa subsede não tem mais recursos próprios. Alega que tem recursos "presos" na sede central, que por razões burocráticas, não os libera. Acho que o Comando estadual (e vou propor isso ou vou pedir para o Rômulo ou o comandante Martinho para fazê-lo) deveria organizar e sincronizar certas ações. Carros de som com uma mesma gravação rodando em 200 ou 300 cidades num mesmo dia têm um efeito que a gente nem imagina. A mensagem pode ser em tempo normal de fala, rodando em todos os bairros, praças, pontos de ônibus, durante várias vezes por dia. Além disso, as rádios comunitárias e jornais locais, como já sugeriram aqui no blog, podem ocupar um importante espaço. Outra: panfletagem nos pontos de ônibus em BH nos horários de pico atinge toda a grande BH, principalmente os pais de alunos das escolas públicas.

Este trabalho de comunicação deveria ser mais discutido e organizado por uma equipe eleita no comando, mais ampla, inclusive. Se isso não for possível nesta greve, fica a lição para as próximas, porque acho que perdemos muitas oportunidades. Por exemplo: já foi sugerido aqui que se tentasse exibir enormes faixas durante um jogo de futebol em Sete Lagoas. Alguém sabe me dizer se há algum grupo de educadores cuidando disso? E a proposta do baners com contracheques gigantes, para exibirmos nas praças e ruas de um grande número de cidades
?
São pontos que precisamos pensar.

"Anônimo:

CARO EULER, ACHO QUE FOI UM ERRO DA BEATRIZ NÃO DIVULGAR MAIS EXPLICITAMENTE O COMUNICADO DO SINDIUTE. PORÉM HAVIA SIM COMENTÁRIO DELA RESPONDENDO A UMA PESSOA QUE TAL COMUNICADO SERIA VEICULADO NO INTERVALO DA NOVELA DAS NOVE."

"Anônimo:

Oi Euler e colegas

Buemba! Acabou de passar na rede grobo um comunicado do sindute. Horário nobre. Beleza!
Agora e guerra mesmo. Nosso roliço governante tá jogando pesado!
No fim de tudo haverá choro e ranger de dentes. Deles e delas. Claro."



Próximo post do blog: "Governo de Minas cada vez mais num beco sem saída". Este é o título do próximo post, mas o texto ainda será redigido, pois tenho algumas idéias soltas e vou ter que elaborar com calma para fundamentar o título. A idéia-chave do texto é o problema dos dois sistemas remuneratórios numa mesma carreira. Será quase impossível para o governo manter essa realidade, e vou tentar explicar no texto; por isso o desespero em não querer aplicar o piso no antigo sistema. E por isso também a nossa tática de firmar o pé e não abrir mão de receber o piso no antigo sistema. Isso seguramente vai destruir o subsídio. Aguardem o texto, que ainda será redigido, hoje de madrugada, ou amanhã durante o dia, se a minha garganta um pouco irritada por conta desses dias frios e secos e com muita poeira, não atrapalhar.

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

É preciso se ver com o jurídico do Sindute se cabe uma ação popular contra o Governo de Minas por divulgar para o público informações falsas e pagar com dinheiro público a divulgação dessas mentiras."


Comentário do Blog: Plenamente de acordo, combativo amigo João Paulo.

"Educadora Mineira:

Prof. Euler, você está coberto de razão, vejo que está faltando estratégia. Quando fui informada de que haveria um pronunciamento, nem cheguei a pensar realmente em tal coisa, mas que pelo menos houvesse um texto FALADO/ESCRITO, como está Na chamada das Secretarias. Contudo, do jeito que foi anunciado, impossível que alguém fizesse a leitura imediatamente. Não podemos agir com AMADORISMO o tempo todo, esta não é a nossa primeira greve. É preciso pensar bem as estratégias, analisar a viabilidade, o grau de abrangência, entender que se for colocar na TV, há pessoas que têm dificuldades para a leitura na tela, ou são analfabetas, outras têm problema de audição, então há necessidade do texto escrito e falado. Tudo tem que ser pensado e muito bem,assim como em outros suportes de comunicação. O que não pode é fazer as coisas de forma atabalhoada, acaba por não atingir o objetivo. Gera frustração!

Como diz um ditado popular "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" quem sabe, tudo isso não servirá de reflexão para as próximas ações.
Força e Fé!

Educadora Mineira"


Comentário do Blog: Exatamente, combativa colega Educadora Mineira, penso da mesma forma. Claro que a intenção foi a melhor e serviu também para atingir pelo menos a categoria que está a par do assunto. Quem não está a par não deve ter entendido toda a informação, já que o texto foi lido rapidamente e com o letreiro pequeno e igualmente rápido, contendo muita informação. Acho até que se o sindicato tivesse divulgado entre a militância e no site do sind-UTE e também nos blogs com antecedência, teríamos até discutido a questão com os conhecidos e amigos, preparando-os para ver a mensagem. Isso ajudaria. Mas, tudo bem, bola pra frente. Espero que algum jornal de amanhã - tipo super, Hoje em Dia ou Aqui, traga uma publicação com a mensagem do sindicato.

"Sebastião de Oliveira:

Caro Euler,
O governo não tem direito de fazer comparação entre o valor mínimo de R$1.122,00 para o subsídio e R$712,00 (sem as vantagens) para o Piso. É preciso que fique claro que o Estado tem duas formas de remuneração: Subsídio e carreira. Para os que fizeram opção, e os que irão fazer até 10/08, para volta a carreira, se quiserem retornar ao subsídio tem que esperar o período de um ano (lei do subsídio). Então o Governo terá que cumprir a Lei Federal sem fazer comparação, e pagar o Piso aos professores da carreira. Obs: Os professores da carreira não terão direito de receber os fabulosos valores do subsídio. Concorda?
Sebastião de Oliveira"


Comentário do Blog: Concordo com você que o governo terá que aplicar o piso na antiga carreira, já que ela encontra-se em plena vigência e o valor do vencimento básico está muito abaixo daquele exigido por lei. Concordo também que o governo tinha a obrigação de explicar a existência destes dois sistemas, e não o fazendo falta com a verdade para a população. Contudo, em relação aos valores do subsídio, tenho um entendimento um pouco diferente. Considero que não possa haver redução salarial, pois a lei federal impede tal prática. Então, aplicado o piso na antiga carreira, em alguns poucos casos, pode haver pequenas perdas momentâneas em relação ao valor do subsídio. Nestes poucos casos (sobretudo para o professor com ensino médio, que representa um pequeno percentual), o governo teria que pagar a diferença a título provisório, até que um novo reajuste salarial, previsto para janeiro de 2012, atinja ou ultrapasse o valor do subsídio nestes poucos casos. Mas, que fique claro: para a grande maioria, o piso aplicado (mesmo o do MEC) trará ganhos reais em relação ao subsídio.
P.S. Gostei dos "fabulosos" valores do subsídio, rsrs. Como é cretino este governo em apresentar um salário-teto de R$ 1.122,00 como se estivesse pagando um ótimo salário para os professores!


"Anônimo:

Depois do Faraó vem essa personificação de Nero... Não se assustem se ele colocar fogo em Belo Horizonte e colocar a culpa nos Professores. É um ditador, é um mentiroso! Essa personificação de Nero não é e nunca será um estadista. Estadistas voam como águias, esse Nero voa como galinha... Se fosse estadista pagaria o piso e não faria o papelão que está fazendo e usando dinheiro público, meu, seu, nosso em propaganda enganosa, criminosa...

A democracia brasileira ainda está em construção. LEI APROVADA e governadores e prefeitos recusam em pagar o que é devido aos professores e demais servidores da educação. É preciso nos indignarmos, repensarmos o país e ao desmascarar o Nero aprimorarmos a democracia e o respeito à constituição de 1988.

Vamos escrever História e mostrarmos à população as mentiras. Vamos incendiar Belo Horizonte (e toda as Gerais) com o fogo de nossas idéias e o poder do nosso movimento e desmascarar Nerito.

Coragem colegas! Vamos com garra conquistar o que é nosso por direito!"
.

"Anônimo:

Com relação a pedidos de adesão ao movimento dos colegas de Santa Luzia, já foram feitas várias visitas as escolas. Os colegas de profissão é que são cabeças duras mesmo. Isso é uma vergonha."

"Gracieusa Brito:

Profº Euler, descobri um portal de voz, que a MTV usa e que tem muita gente do mundo todo, como vejo que você é o que melhor elucida o tema do PISO e sabe discorrer sobre ele peço lhe que verifique a possibilidade de abrir uma conta por lá, não precisa digitar só falar e isso seria muito bom pois com tantos seguidores como já tem teria muita visibilidade, haja visto q o portal é pouco conhecido no Brasil, mas muito usado no mundo todo, veja a seguir http://en.blaving.com/"
.

Comentário do Blog: olá, combativa colega Gracieusa, ainda não tenho um microfone instalado no meu computador. E nem mesmo aquele tal de Webcam, rsrs. Meu computador tem cerca de seis anos de uso e quando o comprei ele não veio com os acessórios citados. Mas, fica aí a dica da colega para que outros visitantes do blog possam explorar este espaço. Um forte abraço e força na luta.

"Prof. Eduardo:

Por favor, gostaria de um link com a propaganda veiculada na televisão do Sind-UTE. Acho que é uma forma interessante de divulgarmos para a sociedade a mentira que esse governo está respondendo na televisão. Aliás, é muita cara de pau afirmar que paga R$ 1122,00 como se fosse um excelente salário! É pouco mais que 2 salários mínimos! Pra professores com formação superior, pós-graduados! É ridículo! Aliás, o sindicato deve manifestar-se sobre essas (propagandas?) inverdades pagas com o nosso dinheiro, ou seja, do contribuinte: responder nos jornais e através de propagandas na TV. Sei o quanto isso é caro mas agora é GUERRA!
Abraço a todos.

Prof. Eduardo"
.

"Antônio Augusto:


Se houver corte de pagamento não irei repor aula nenhuma. Ponto cortado e sem pagamento para que repor aulas e só receber daqui dois meses.Pense bem governador na besteira que você irá fazer."

"Anônimo:

olá euler e companheiros seguidores. força na greve. fico feliz, pois vejo muitos colegas firmes no objetivo do piso. pessoal vcs já notaram q o juiz q determinou o corte de ponto se chama octavio neves qualquer semelhança no sobrenome é mera coincidência será!!!!rsrsrs. será q é possível denuncia-lo?".

"Gracieusa Brito:

Postei no blog no jornalista do EM: Lei é pra ser cumprida. Que se faça as tabelas e nos pague como a Lei garante. O subsídio é um engodo que menospreza a nossa inteligência. A propósito: Troco meu subsídio pelo salário da Polícia, dos Secretários de Estado, do Ministério Público, e até do seu Benny. Alguém aceita? Só usar o site do EM e fazemos esse lucrativo negócio. Ajude-nos a cobrar esse direito, queremos nossas vantagens que foram confiscadas. Meu piso é de R$ 567,04 com curso superior e afastada pra aposentadoria por tempo de serviço. O cargo 2, falta pouco pra me aposentar e é pior ainda o salário. Quero meu PISOOOO!
francamente: TO COM MEDOOOOO !!!!!!"


"Divino-MG:

Euler,

concordo em gênero, número e grau com seu comentário a respeito do descrédito que o governo começa a ter com a população perante suas propagandas enganosas. Divino é uma cidade pequena 19.131 habitantes (último censo). O número de meu Cel. foi descoberto por duas mães que me ligaram hoje para saber se a Escola que trabalho começa na adesão a Greve Amanhã (ao se identificarem: sou Fulana mãe do aluno Beltrano; pensei comigo xiiiiiii vou ouvir barbáries lá vem bomba), para minha excelente surpresa foram muito educadas, e no final da conversa (onde expliquei detalhadamente o motivo da greve) se disponibilizaram a ajudar da forma que fosse possível. Nunca havia ocorrido isso antes comigo, e olha que desde 1997 (data que ingressei no magistério) sempre participei das greves."


Comentário do Blog: ótima notícia, que mostra como muitos pais de alunos, tais quais os educadores, não se sujeitam mais a essas trapaças dos governantes e seus instrumentos de enganação. Força na luta!

"juliana:

Gente, acabo de acessar o meu contra-cheque e realmente o meu salario foi rebaixado para o mesmo valor que recebia em dez.2010 ou seja, pouco mais de 300,00. Ufa!!! Deus sabe como esse dinheiro me tiraria de uns "apertos". sinto que estou (estamos) sendo injustiçados, mas sei também que vou aguentar e lutar ainda mais. Sei que depois ele terá que me (nos) devolver cada centavo que está roubando de nós. A luta tem que continuar até a vitória. Abraços a todos e muita força, muita fé em Deus, que as coisa irão ficar melhor, futuramente.

Juliana - Montes Claros"
.

Comentário do Blog: Olá, colega, meu contracheque também veio com cortes e redução. Já esperávamos por isso. A greve continua, até a nossa vitória!


"Gleiferson Crow:

Olá companheiros

Meu "lindo" contra-cheque DE JULHO/2011 também é referente a DEZ / 2010 !!! Que país é esse e em que época estamos vivendo?!

Estaremos juntos dia 3 de agosto.
Profº Gleiferson Crow
LEIA: o Jornal do José Elias Issa
leiajeissaeemg.blogspot.com
====================
IMPORTANTE:
"Em respeito a verdade: o nosso contracheque
Blog Beatriz Cerqueira

"Sabemos que o Governo de Minas não paga o Piso Salarial. O Governo afirma que paga o Piso Salarial ao pagar o subsídio. A estratégia está clara: nos desmoralizar diante da sociedade e não negociar o cumprimento da Lei 11.738/08.
A melhor maneira de provar o que recebemos é o contracheque.

Faço novamente o apelo aos colegas que possam enviar o último contracheque com o vencimento básico. Quem enviar está nos autorizando a publicá-lo (retiraremos as informações pessoais). Ao enviá-lo faça um rápido histórico como tempo de estado, formação acadêmica. Precisamos de contracheque até as 10:00 desta segunda-feira (dia 01/08).
Envie para o sindute@sindutemg.org.br

http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/"

57 comentários:

  1. Colegas quem tiver um tempinho leia o blog do Benny que publicou um comentário da greve dos professores em29/07/2011.Euler,parabéns pelo texto.Infelizmente nossa classe é extremamente desunida e cheia de profissionais sem nenhuma consciência política que da até vergonha.Acho que atitudes simples porém que chamem atenção poderia ser tomadas pelo proprio sindicato.JÁ NOTARAM que todos os cartazes distribuídos nas Escolas convocando para uma paralisação,greve,assembléias,etc,tudo é igual. Paralisação dia tal,hora tal, pátio assembleia tema .Esses cartazes poderiam vir com uma chamada forte tipo Verás que um filho seu não foge a luta,Sua adesão ao movimento é fonte de fortalecimemnto de nossa luta,Etc,etc.Nossos colegas desprovidos de consciência política deveriam ter vergonha na cara e perceber que UNIÃO FAZ A FORÇA.

    ResponderExcluir
  2. Euler,
    parabéns por mais esse belíssimo texto,peço licença a você para divulgá-lo aos meus contatos.
    Aquí em Montes Claros a batalha promete ser boa.Temos um bom calendário de lutas, pois è crucial o fortalecimento dessa guerra principalmente nesse início do mês, haja visto que a pressão contrária também é forte.
    Mas temos guerreiros que realmente não fogem a luta, E HONRAM a missão, por mais difícil que seja.
    COMPANHEIROS DE LUTA, É CHEGADO A HORA DE NOS SACRIFICARMOS UM POUCO MAIS E FORTALECERMOS O NOSSO MOVIMENTO. A VITÓRIA PODE ESTAR PRÓXIMA!
    AOS COVARDES QUE FAZEM O JOGO DO GOVERNO, É CHEGADO A HORA DE REPENSAR...ENTREM NA LUTA CONOSCO, AINDA HÁ TEMPO - NÓS MERECEMOS MAIS...
    NOSSOS ALUNOS TAMBÉM MERECEM MAIS...VAMOS ENSINÁ-LOS SER VERDADEIROS CIDADÃOS-LUTADORES E NÃO MEDROSOS, OMISSOS, COVARDES...
    QUEM AINDA NÃO ADERIU Á GREVE, ESSE É UM MOMENTO MUITO IMPORTANTE-VOCÊ PODERÁ FAZER UMA GRANDE DIFERENÇA-FORTALEÇA ESSA LUTA QUE É DE TODA A CLASSE EDUCACIONAL. E VOCÊ QUE POR ALGUM MOTIVO ESTAR PENSANDO EM DESISTIR, NÃO FAÇA ISSO. O DESGOVERNO SE POSICIONÁ ATÉ O DIA 11 DE AGOSTO(ACREDITO). POIS O TEMPO DE ENROLAÇÃO DELE,TAMBÉM TEM LIMITE.

    COM LUTA , COM GARRA, O PISO SAI NA MARRA!

    UM FORTE ABRAÇO A TODOS , E VAMOS LOTAR A ASSEMBLÉIA NO DIA 03 DE AGOSTO!!!
    Professor Odair José

    ResponderExcluir
  3. olá, novamente, combativo Euler,
    deixei meu comentário no blog do Benny,pois achei o artigo, no mínimo, sem informações. Neutro? nem tanto.
    vou postar aqui, pois seu blog virou um espaço em que podemos falar e pensar livremente.
    Forte abraço.

    Olá, Benny,
    Faltou você informar que subsídio é o total da remuneração, e piso é só o início, sem vantagens ou benefícios. Ora, o total será sempre maior que o piso.
    Mas a lei é clara: 712 ( proporcional ) é o piso, sem biênios, quinquênios e pó de giz. Subsídio é a somatória. E, para terminar, calculou-se o subsídio somando-se o piso de 500 reais. Tudo errado, dona secretária. Com certeza, ela e o sr. governador ( com letra minúscula ) não iveram uma boa professora de matemática.
    Estudantes fora da escola? Culpa do governo. Não dos professores. Faltou informação, é só ver um contracheque.

    ResponderExcluir
  4. Ao Comandante João Martinho, com certeza esses seres que hoje habitam nossas centrais e as nossas tribunas "PRALAMENTARES" são frutos deste capitalismo ,onde o individualismo impera sobre o coletivo. Esses "senhores" e "senhoras" quando resolvem candidatar ou assumir algum cargo, seja nas centrais (cut, força...) já são na verdade P*** velhas e sabem bem o que vão fazer: trair o povo (PRALAMENTARES) e os trabalhadores (centrais) por isso eu digo sai psdb entra pt só muda o mosquito pois o cocô é o mesmo, quer exemplo melhor que a situação dos trabalhadores em educação em Contagem e Betim. *Obs.Agora claro nosso problema"atual"é com o psdb (pior salário do Brasil)".

    ResponderExcluir
  5. DIVINO-MG

    Euler,

    duas notícias...
    ...uma boa, outra ruim.
    A ruim é que o piso ainda não chegou aqui em Divino.
    A boa é que sem ele os Trabalhadores da Educação daqui não exercerão suas atividades em protesto a partir do dia 1º de Agosto.

    Nosso muito obrigado a nossos eternos professores da FAFILE/CARANGOLA, e ao grande amigo de jornada (pena que pediu transferência de nossa Escola a dois anos atrás), que se disponibilizaram a sair de suas casas (uma delas deixando visitas em casa para honrar o compromisso) para nós darem aula de reforço.
    Lembrei-me do tempo de Faculdade, e também do tempo em que ouvia a aula do amigo quando estava ao lado da minha sala.
    Como já disse:
    "A fala convence, o EXEMPLO ARRASTA".

    ResponderExcluir
  6. A partir de segunda-feira, todo motorista de BH que se recusar a soprar o bafômetro será multado em R$ 957,70.

    Só em Minas somos obrigados a criar provas contra nós mesmo, Lei imposta pelo governador com penalidade.

    Porque voce governador, nao toma vergonha e ao invez de criar leis para o povo cumprir, nao da o exemplo de cumprir a Lei do Piso, direito do Professor.

    Pare de prejudicar inumeros alunos, tirando com isto a possibilidade deles serem alguem no dia de amanha.

    Cumpra a Lei do Piso, governador, pare de ser esta um fora da Lei. Lei e para ser comprida por todos.

    ResponderExcluir
  7. Caro colega Euler
    Mais este!!! e dentre outros textos BELÍSSIMOS já postado em seu blog, peço a licença para enviar este e outros mais que degusto com prazer e otimismo àqueles que estão fora da nossa realidade (luta) e que NÃO acreditam na força da nossa UNIÃO, mesmo estes que estavam em sala de aula e que ainda voltem para a escola em primeiro de agosto, sempre estão curiosos para saber dos acontecimentos principalmente se já "conseguimos algo", más não desistimos jamais de nossa luta , e que aqueles(as) que ainda voltarem para a sala de aula fiquem sabendo que "OS COMPANHEIROS TEUS NÃO FOGEM À LUTA". Parabéns a você caro bravíssimo professor, e também a todos os companheiros de luta que aqui deixa seus relatos valiosos. Obrigado sempre.Professor André Augusto/ BH

    ResponderExcluir
  8. Divino - MG

    Euler,

    devo ir a assembléia dia 03/08 (AGORA ESTAMOS DE GREVE, "ANTES TARDE DO QUE NUNCA"), quero muito te conhecer, e lhe parabenizar pessoalmente por tudo que vem fazendo em prol da VITÓRIA DE NOSSA CLASSE. Em nossa reunião (assembléia) você foi muito citado, depoimentos lidos em seu blog também. Vai estar lá? Não só eu, como todos daqui, temos o mesmo desejo.
    Até dia 03/08.

    ResponderExcluir
  9. Divino - MG

    Que novidade boa!!!!!
    o afilhado brigou com o padrinho!!!!!!!!!!!!
    Ele quer proibi-lo de ir a BH?
    Se o Faraó soprar o bafómetro o aparelho dará defeito, isso se ele não tornar recusar de fazer o teste ou mesmo quebrar o parelho. Será que ele tem conhecimento da lei? Se tiver não volta a BH, e deve estar louco para dar o troco no afilhado, afinal ser apunhalado pelas costas.
    Bem que os Educadores já haviam avisado esse afilhado não presta mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, EULER.:) :) :)
    Espero que seu magnífico texto atinja em cheio corações e mentes que ainda não entenderam que sem este mísero piso estaremos jogando nossa auto estima no chão.
    O tempo é hoje e a hora é agora.
    Vamos em frente, arrefecer jamais, companheiros!
    Gostaria de dedicar estas palavras ao colega Luciano, que como eu perdeu a extenção para um efetivado.O mais grave, no meu caso, é que o colega não aceitou o cargo. Preferiu continuar dando 6(seis)aulas e recebendo 18(dezoito)- o que deveria ser denunciado pois, tem gente ganhando sem trabalhar. ISSO É MALVERSAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO.Não há controle ou aqueles que deveriam denunciar se calam...
    E enquanto isso quem realmente trabalha recebe uma miséria.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia camaradas.
    Um bom dia especial para você Euler, que tem tornado nossos dias de paralização mais toleráveis e acima de tudo, tem trazido uma sensação de que não estamos sós, antes, pelo contrário, estamos fortalecendo nosso espírito de corpo.Se é que esta elite burguesa pode ensinar alguma coisa para professores, creio que é corporativismo. Vamos ser iguais a eles, gente.VAMOS SER CORPORATIVISTAS.É ISSO QUE OS TORNA FORTES.É POR ISSO QUE SE ABOLETAM E NÃO SAEM DO PODER.ELES SE BLINDAM.SE DEFENDEM E ATÉ SE TOLERAM.
    VAMOS NOS UNIR TAMBÉM.LUTAR CONTRA ESSA ELITE CORPORATIVA DO MAL.NOSSOS OBJETIVOS SÃO DIFERENTES DOS DELES.QUEREMOS APENAS EXERCER O SAGRADO DIREITO DE RECEBER O QUE NOS DEVEM MAS, O QUE NOS IMPEDE DE USAR SUAS ARMAS.

    É HORA DE UNIÃO.
    VOLTAR PRA SALA SEM O PISO É HUMILHAÇÃO.

    ResponderExcluir
  12. Precisamos do apoio e mobilização do SindUte de Viçosa nas cidades de Abre Campo, Raul Soares, São pedro dos Ferros e Rio Casca, urgente. Os educadores dessas cidades não aderiram ao movimento e precisam de um "empurrãozinho".

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Euler e companheiros,
    não consegui ler nenhum comentário no Blog do Benny,está lá: 0 comentário.
    Será que fomos censurados novamente?rsrsrs.
    Parabéns por mais esta ¨doação¨de cidadania e
    senso de amor próprio,tão claramente explícitos em seu novo texto.
    Deus continue te abençoando.Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  14. CARO ANONIMO ,VOCÊ ACHA QUE O ANASTASIA COLOCOU ESTA LEI OBRIGANDO OS MOTORISTAS A SOPRAR O BÁFOMETRO ATOA ? CLARO QUE NÃO ! CADA SOPRO SERA UM PROFESSOR QUE SERA PAGO, COM O RETORNO AO SISTEMA ANTIGO DE PAGAMENTO, COMO EM MINAS A PROPORÇÃO DE BEBUM É BEM MAIOR QUE DE PROFESSORES, SÓ NO SOPRO VAI DAR PARA NOS PAGAR E, AINDA VAI SOBRAR.

    ResponderExcluir
  15. Caro Euler,
    Gostaria de fazer um comentário a respeito do salário que está programado para os professores que voltaram para a carreira, que será o mesmo de dezembro de 2010. Vários professores estão revoltados pela redução aparente do salário, alguem até sugeriu que deveria ter uma parcela complementar para o mesmo não fosse reduzido. Ao meu ver, se o governo procedesse desta forma, com a parcela complementar, ele continuaria afirmar que estava pagando um valor superior ao Piso. Então neste primeiro momento é melhor que o pagamento dos que já estão na carreira seja menor ao do subsídio, pois se for preciso questionar na justiça, tem como provar que o governo não está cumprindo a Lei Federal.
    Sebastião de Oliveira - Carangola

    ResponderExcluir
  16. CARO EULER , LUTAMOS E CONSEGUIMOS O TÃO SONHADO PISO SALARIAL NACIONAL DO MAGISTERIO ,FORÇA NA LUTA QUE VOCÊ TÂMBEM CONSEGUEM.



    http://www.sintern.org.br/files/documentos/arq4e32aed8898e2.pdf

    ResponderExcluir
  17. EM TEMPO, A TABELA QUE POSTEI ACIMA É DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE ,TERRA DA AMANDA GURGEL.

    ResponderExcluir
  18. ... forjou-se, assim, entre nós um pacto: resistir ao Choque de Gestão. Este balão de gás inflado por essa equipe de Governo acometido por doença cardíaca.

    Anastazista! Vamos desconstruir suas certezas! Esse é o momento e você pode, sim, modificar seu comportamento. Esse modelo, essa bula, esse tripé indigesto feito por vocês neoliberalistas – Judiciário, executivo e midiático -, cairão por terra. Você é produto e tem prazo de validade. Que mal fizemos a você? Porque não cortou os salários da Polícia Civil? Porque não ofereceu o subsídio aos PM's? Construir presídios é melhor que investir na Educação? As evidências de que a farra das mineradoras, empreiteiros e bancos continuarão. E o pior, a gastança com aquela maravilhosa campanha política que vocês fizeram respingarão nos bolsos do contribuinte mineiro durante sua gestão. Mas não em cima da educação!

    A educação para uma sociedade justa, democrática e sustentável não é nunca foi e nem será prioridade do PSDB. Vocês estão desmontando o Estado, trazendo à tona a insuficiência do sistema público de ensino em garantir, com quantidade e qualidade, este direito.

    Não coloque Velhinha e Gorgozzola na fila desse hospital de enfermidades e irresponsabilidades porque não haverá pronto-atendimento dos servidores da educação.

    Anastazista,
    E as financeiras? Estão fazendo pressão na SEPLAG? E os Prefeitos? Estão fazendo pressão junto aos deputados para apor sua assinatura e não comprometer a economia de municípios mineiros? Já abriu contrato para que servidores pegos no laço façam a reposição dos dias de greve? Porque o judiciário não declarou ilegalidade da greve? A ampulheta foi posta e não pense você que desistiremos com corte e redução de salário, cancelamento de férias-prêmio e outras "coisitas mais". Avise ao Craquécio que seus planos de chegar à presidência estão indo para o buraco.

    Fica o recado para o TI do Governo e seus lacaios. Velhinha e Gorgozzola: vocês que são freqüentadoras assíduas desse espaço e pensam que acusaremos o golpe, aguardem até 03/Ago. Estamos preparando uma surpresa para vocês.

    No dia 03/Ago alguém do comando de greve deveria chamar a CUT e CNTE na responsabilidade. Não vejo articulação desses organismos em favor da categoria. Exibem faixas no palanque em dias de assembleia mas, quando precisamos deles em Brasília, necadepitibiriba. Poderiam, inclusive, patrocinar a confeccão de dois barners gigantescos do holerite para serem pendurados e vistos pela população.

    “Feita a revolução nas escolas, o povo a fará nas ruas” – Florestan Fernandes.

    Todos firmes e de pé! Sem o piso não piso na escola!

    ResponderExcluir
  19. Gostaria através desse blog,convocar aos colegas de Santa Luzia que não aderiram a greve ,que parem um pouco,pensem ,discutam entre si sobre a greve eque a partir de agosto possam aderir a ao noso movimento.Será que voces não tem vergonha.Será que voces não percebem que a situação atual é outra.O piso é LEI desde abril 2011.Na verdade é revoltante ter como colegas pessoas que não tem consciência.Pessoal das EE Domingosl Ornelas,Geraldo Teixeira,Gervásio Lara,Raul Teixeira,Wilson Diniz.ETC,ETC.A Luta continua,PARTICIPEM.A


    final voces são ou não profesores.

    ResponderExcluir
  20. Caro colega que está pedindo apoio para a mobilização, se de tudo não conseguir o apoio solicitado,chame um grupo de professores que possuam uma liderança, que sejam respeitados pelos seus pares e vá em frente, saiam por essas escolas dialogando, expondo e argumentando a situação, certamente você obterá algum resultado. Neste momento, temos, nós mesmos, de procurar alternativas.
    Sucessos
    Força e Fé!

    ResponderExcluir
  21. No dia 03 de agosto devemos mostrar nossa força para esse que se diz governador e suas lacaias. Caso o governo insista em cortar ilegalmente os dias parados, não devemos repor as aulas. Como vai contratar milhares de professores ? Muitos vão dizer , mas os alunos ? Quanto a isso quem deve se preocupar é o desgoverno, cumprisse a lei , dessa forma estaria mostrando preocupação com os filhos dos trabalhadores que não têm condição de pagar uma escola particular.
    As que estão secretárias, deixem de enrolação e entrem em acordo com o governador e paguem o que é de direito dessa classe sofrida, cumpram a lei e pronto.
    A greve continua , até a vitória !!!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Prof Euler,

    Voce se supera!
    Ouso um sugestão: ao invés de muito barulho, apitaço etc, que tal organizar a assembléia do dia 03/08, convidando uma fanfarra escolar para acompanhar todo o movimento, executando o hino nacional e os professores cantando em alto e bom som? Creio que ainda há tempo para organizar e com certeza seria mais impactante que o costumeiro barulho.
    Att
    Graça

    ResponderExcluir
  23. Combativo Euler, parabêns pela luta ao lado dos Professores ! Gostaria de saber, se o Governo pode descontar os dias de férias do servidor, vide, que a greve prolongou pelo mês de Julho ! Obrigado !

    ResponderExcluir
  24. Caro Euler,não vou desistir nunca de lutar.Estou com os companheiros,que chamam os colegas para a greve e concordo com o comentário sobre os cartazes de paralisação e chamamento para a luta:são frios,sem nenhum poder de convencimento.Poderia ser colocado que tudo que temos conseguido até hoje,mesmo sendo pouco,só conseguimos com greve.Nenhum IMBECIL governador atendeu a classe sem que tivéssemos de lutar.Por isso companheiros que ainda estão em cima do muro,por favor,venham para a luta que com certeza É SUA TAMBÉM.Somente eu estou de greve em minha cidade,que possui 09 escolas estaduais, e nem por isso tenho medo.Dane-se tudo,devo não nego,pago quando puder.Participei de todas as greves,desde que entrei para o estado,mesmo sendo chamada de baderneira e nem por isso,desisti!Essa greve para mim está sendo diferente por sua causa.Seu blog é a minha companhia.Todos os dias a primeira coisa que faço é me encontrar com você.Não imagina como é bom e como me fortalece sua fala e dos companheiros,que como eu estão lutando.Dia 03 próximo vou à BH quero te conhecer.Postei como anônimo porque não consigo com a minha conta do Google.Me chamo Tina.Abraços companheiro e até a nossa vitória.

    ResponderExcluir
  25. Caro Euler e amigos deste já imprescindível blog, é verdade, imprescindível porque já acordamos querendo saber quais são as novidades, o que aconteceu e o que certamente nos espera: o pagamento do nosso PISO. Pois é, amigos, ontem, fomos ao Divino, graças a Deus, conseguimos a adesão de nossos companheiros. Uma vitória. Voltei para Carangola, aprontei-me e ‘cai dentro’ da 62ª Exposição Agropecuária de Carangola, afinal sou mãe de adolescentes, meu marido é produtor rural e eu tenho que ‘pular miudinho’ para dar conta de todas as demandas: participar da agenda com os companheiros do Comando de Greve, cuidar da família e da organização da casa, cozinhar, (aliás, eu adoro), já combinamos um tutu à mineira para comemorarmos a nossa vitória que acreditamos, será em breve. (Minha amiga das horas azuis e das cinzentas estava conosco no Divino e na expô). Porém, ‘voltando à vaca fria’, ou seja, ao que interessa, depois de assistir ao show, etc, etc, encontrei-me com uma ex-aluna que é especialista em uma escola de Alto Jequitibá a uns sessenta quilômetros de Carangola, conversamos sobre a greve e ela me pediu encarecidamente que fôssemos lá, na escola dela e nas outras da região. Fiquei de ver com o comando, segunda-feira e ‘prescrevi’ a ela a leitura do seu blog. Hoje, Euler, ao ler seu texto, fiquei analisando, é tempo, realmente, de não furgirmos à luta, de sermos firmes, e não esmorecermos, para que possamos com orgulho dizer “participo da História do meu tempo, faço esta História”. Pois, aqueles que fazem a História escrevem o seu nome na memória do Tempo e tornam-se imortais, pela fala, pelos escritos, pelas obras, pelos exemplos e, muito mais pelas lutas e pelas vitórias! Um abraço e força na batalha. O piso é nosso! E há de vir!

    ResponderExcluir
  26. Atenção SinUte de Juiz de Fora,CADÊ A GREVE??? NÃO É POSSÍVEL UMA REGIÃO TÃO GRANDE ESTAR COM SOMENTE 20% EM GREVE! PESSOAL,VAMOS À LUTA,FAÇAM MOVIMENTOS, NO FINAL A VITÓRIA VAI SER DE TODOS!!!!!

    ResponderExcluir
  27. Isso mesmo, minha amiga, o negócio é " INTEGRAR PARA NÃO ENTREGAR"
    Força e Fé!
    Educadora Mineira

    ResponderExcluir
  28. Oi Euler
    Anestésico e sua corja estão começando a tremer.Alugam espaço nessa mídia fedorenta para falar m. ....E tudo com o dinheiro do povo que ele tanto engana!

    ResponderExcluir
  29. VOCES VIRAM O COMUNICADO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESCLARECENDO A COMUNIDADE QUE JA PAGAM ALEM DO PISO?????? SE ISSO FOSSE VERDADE ENTAO DEVERÍAMOS ESTAR TODOS INTERNADOS COMO LOUCOS, POR REIVINDICAR UMA DIMINUIÇAO DO SALARIO. SERÁ QUE NAO HA UMA PUNIÇÃO PARA ESSAS PESSOAS, POR ESSAS INVERDADES QUE JOGAM NA MIDIA?????? PASSAMOS POR MENTIROSOS ENTAO....
    ATE QUE PONTO CHEGA O CINISMO DESTES GOVERNANTES E SUA CORJA....QUE NOJO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!DA VONTADE DE VOMITAR!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Na página do SindUte várias entidades assinam um Manifesto pela Educação. Acho que essas entidades deveriam ser também convidadas (senão convocadas) a participarem da próxima Assembleia que deve ser um ato marcante nessa nossa luta.
    Rogério Trindade - Curvelo

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Euler e demais guerreiros,são 15:50 e lí 36 comentários no Blog do Benny.
    Nossa turma do Blog do Euler fez bonito e disseram tudo,que beleza...
    Á propósito Euler, o contador de visitas não está constando,o que será?
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  32. Santa luzia
    Olá EULER!
    Leio seus comentários todos os dias. Sou professora designada há dois anos. Formada em licenciatura plena e pós-graduada também em educação. Gostaria de continuar na profissão que escolhi e gosto exercer, mas com esta situação tão incerta a que somos expostos pelo governador, estou pensando em mudar de horizonte, aliás, buscar um. Apoio a greve!!!

    ResponderExcluir
  33. João Paulo Ferreira de Assis30 de julho de 2011 às 19:30

    Prezado amigo Professor Euler

    O Conselho de Secretários de Educação fez uma petição ao STF. Será se essa petição é para retardar talvez por mais uns seis meses a publicação do Acordão? Teria um jeito de nós termos acesso à petição da Gazola e dos outros secretários?

    ResponderExcluir
  34. PARABÉNS PROFESSORES DO RIO GRANDE DO NORTE.
    QUEM LUTA CONQUISTA. E OLHA QUE AQUELE ESTADO NÃO CRESCE EM "PROPORÇÕES CHINESAS".
    PARABÉNS AMANDA GURGEL. QUE SUA VOZ SEJA OUVIDA TAMBÉM AQUI NAS MINAS GERAIS.
    E QUE SIRVA DE ÃNIMO AQUELES RESISTENTES A LUTA.

    ResponderExcluir
  35. Euler, meu combativo colega,
    Vou aproveitar seu espaço mais uma vez. Estou literalmente enjoada. Meu estômago dói, sinto calafrios. EStou doente? Sim, doente de raiva.
    Não consigo "engolir" que esse governador ( sem palavras para defini-lo) tenha coragem de aparecer na tv novamente e falar. Só a voz dele me faz mal.
    Não podemos esmorecer. Não podemos desistir. Não podemos pensar em voltar à sala de aula ( e tenho três filhas que também estão sem aula ). Essa hipótese não pode ser cogitada. Vamos à luta. O mal não pode prevalecer sempre.
    Anastasia é um mal desnecessário. É a erva daninha que nasce na planta e a sufoca até matá-la.
    Desculpe o desabafo, mas não dá mais. A greve continua. Até a vitória! Até o pagamento do piso.
    Obrigada pela abertura.
    Abraços
    Rita Frugoli

    ResponderExcluir
  36. Boa noite caros colegas companheiros de luta (e que luta!!)
    Hoje estou especialmente indignada! Acabei de ver e ouvir a nota colocada pelo desgoverno na Globo.
    O que é isso minha gente??? Que cara de pau!
    Chamar milhares de professores de mentirosos e ainda se colocar no lugar de vitima...
    Acho que seria bem legal se fizéssemos baneres com os contra cheques do mês de agosto e também alguns cartazes para serem afixados em postes, muros, comércio, portas de escolas e outros lugares para desmentir e desmoralizar de vez este governador e sua corja. Espero que essa mentira em rede nacional sirva de estimulo para que os colegas que ainda não estão em greve se juntem ao movimento.
    Eu, particularmente, me sinto cada vez mais motivada a levar nossa luta até as últimas consequências!

    ResponderExcluir
  37. Uma colega postou uma notícia nos dando conta de que a Beatriz do Sindute fará uma pronunciamento no horário da novela da Globo, que certamente deve ser a das 21h. Alguém mais tem essa informação, pois não há referência a esse pronunciamento nem na página do Sindute e nem no blog da Beatriz. Porque penso que se vai acontecer todos nós tínhamos que ter essa informação, todavia só houve a informação por aqui. Afinal, e de interesse de todos nós!
    Educadora Mineira

    ResponderExcluir
  38. Prof. Euler, procurei essa informação com a Coordenadora do Sindute/Carangola, há pouco, e ela obteve a informação na fonte, vai haver pronunciamento, hoje, no intervalo da novela Insensato Coração.
    Abraços!
    Educadora Mineira

    ResponderExcluir
  39. Caros Professores,
    Com o pronunciamento do Governo na TV Globo, considerando as informações apresentadas pelo Sind-ute falsas, o Sindicato tem o dever de informar com clareza também na TV, que falsa é a informação do Governo, mostrando que o Piso para a jornada de trabalho semanal de 24 horas é realmente R$ 712,00 de acordo com o MEC, mas a este valor terá que ser acrescentado as vantagens , como Pó de Giz, biênios, quinquênios, gratificação por curso, etc.
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  40. CARO EULER, ACHO QUE FOI UM ERRO DA BEATRIZ NÃO DIVULGAR MAIS EXPLICITAMENTE O COMUNICADO DO SINDIUTE.PORÉM HAVIA SIM COMENTARIO DELA RESPONDENDO A UMA PESSOA QUE TAL COMUNICADO SERIA VEICULADO NO INTERVALO DA NOVELA DAS NOVE.

    ResponderExcluir
  41. Oi Euler e colegas


    Buemba! Acabou de passar na rede grobo um comunicado do sindute.Horário nobre.Beleza!
    Agora e guerra mesmo.Nosso roliço governante tá jogando pesado!
    No fim de tudo haverá choro e ranger de dentes.Deles e delas.Claro.

    ResponderExcluir
  42. Prof. Euler, você está coberto de razão, vejo que está faltando estratégia. Quando fui informada de que haveria um pronunciamento, nem cheguei a pensar realmente em tal coisa, mas que pelo menos houvesse um texto FALADO/ESCRITO, como está Na chamada das Secretarias. Contudo, do jeito que foi anunciado, impossível que alguém fizesse a leitura imediatamente.Não podemos agir com AMADORISMO o tempo todo, esta não é a nossa primeira greve. É preciso pensar bem as estratégias, analisar a viabilidade, o grau de abrangência, entender que se for colocar na TV, há pessoas que têm dificuldades para a leitura na tela, ou são analfabetas,outras têm problema de audição, então há necessidade do texto escrito e falado. Tudo tem que ser pensado e muito bem,assim como em outros suportes de comunicação. O que não pode é fazer as coisas forma atabalhoada, acaba por não atingir o objetivo. Gera frustração!
    Como diz um ditado popular "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura" quem sabe, tudo isso não servirá de reflexão para as próximas ações.
    Força e Fé!
    Educadora Mineira

    ResponderExcluir
  43. João Paulo Ferreira de Assis30 de julho de 2011 às 23:45

    Prezado amigo Professor Euler

    É preciso se ver com o jurídico do Sindute se cabe uma ação popular contra o Governo de Minas por divulgar para o público informações falsas e pagar com dinheiro público a divulgação dessas mentiras.

    ResponderExcluir
  44. Caro Euler,
    O governo não tem direito de fazer comparação entre o valor mínimo de R$1.122,00 para o subsídio e R$712,00(sem as vantagens) para o Piso. É preciso que fique claro que o Estado tem duas formas de remuneração: Subsído e carreira. Para os que fizeram opção, e os que irâo fazer até 10/08, para volta a carreira, se quiserem retornar ao subsídio tem que esperar o período de um ano(lei do subsídio). Então o Governo terá que cumprir a Lei Federal sem fazer comparação, e pagar o Piso aos professores da carreira. Obs: Os professores da carreira não terão direito de receber os fabulosos valores do subsídio. Concorda?
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  45. Depois do Faraó vem essa personificação de Nero... Não se assustem se ele colocar fogo em Belo Horizonte e colocar a culpa nos Professores. É um ditador, é um mentiroso! Essa personificação de Nero não é e nunca será um estadista. Estadistas voam como águias, esse Nero voa como galinha... Se fosse estadista pagaria o piso e não faria o papelão que está fazendo e usando dinheiro público, meu, seu, nosso em propaganda enganosa, criminosa...
    A democracia brasileira ainda está em construção. LEI APROVADA e governadores e prefeitos recusam em pagar o que é devido aos professores e demais servidores da educação. É preciso nos indignarmos, repensarmos o país e ao desmascarar o Nero aprimorarmos a democracia e o respeito à constituição de 1988.
    Vamos escrever História e mostrarmos à população as mentiras. Vamos incendiar Belo Horizonte (e toda as Gerais) com o fogo de nossas idéias e o poder do nosso movimento e desmascarar Nerito.
    Coragem colegas! Vamos com garra conquistar o que é nosso por direito!

    ResponderExcluir
  46. Com relação a pedidos de adesãoao movimento dos colegas de Santa Luzia,já foram feitas várias visitas as escolas.Os colegas de profissão é que são cabeças duras mesmo.Isso é uma vergonha.

    ResponderExcluir
  47. O que mais me deixa frutrada, como professora, é saber q muitos professores votaram nesse ditadorzinho nas últimas eleições. Professores q acompanharam nossa luta ano passado e viram os mandos e desmandos do Anastasista. Se a nossa classe tivesse se unido, ele não teria ganhado no 1º turno, se considerando o absoluto.
    Tá na hora de todos perceberem q a mudança começa nas urnas.
    Pensem bem na hora de votar. Estamos sofrendo uma consequência de uma irresponsabilidade na hora do voto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  48. Profº Euler, descobri um portal de voz, que a MTV usa e que tem muita gente do mundo todo, como vejo que você é o que melhor elucida o tema do PISO e sabe discorrer sobre ele peço lhe que verifique a possibilidade de abrir uma conta por lá, não precisa digitar só falar e isso seria muito bom pois com tantos seguidores como já tem
    teria muita visibilidade , haja visto q o portal é pouco conhecido no Brasil , mas muito usado no mundo todo, veja a seguir http://en.blaving.com/

    ResponderExcluir
  49. Por favor, gostaria de um link com a propaganda veículada na televisão do Sind-UTE. Acho que é uma forma interessante de divulgarmos para a sociedade a mentira que esse governo está respondendo na televisão. Aliás, é muita cara de pau afirmar que paga R$ 1122,00 como se fosse um excelente salário! É pouco mais que 2 salários mínimos! Pra professores com formação superior, pós-graduados! É ridículo! Aliás, o sindicato deve manifestar-se sobre essas (propagandas?) inverdades pagas com o nosso dinheiro, ou seja, do contribuinte: responder nos jornais e através de propagandas na TV. Sei o quanto isso é caro mas agora é GUERRA!
    Abraço a todos
    Prof. Eduardo

    ResponderExcluir
  50. Se houver corte de pagamento não irei repor aula nenhuma. Ponto cortado e sem pagamento para que repor aulas e só receber daqui dois meses.Pense bem governador na besteira que você irá fazer.

    ResponderExcluir
  51. olá euler e companheiros seguidores. força na greve. fico feliz, pois vejo muitos colegas firmes no objetivo do piso. pessoal vcs já notaram q o juiz q determinou o corte de ponto se chama octavio neves qualquer semelhança no sobrenome é mera coincidência será!!!!rsrsrs. será q é possivel denuncia-lo?

    ResponderExcluir
  52. Postei no blog no jornalista do EM : Lei é pra ser cumprida. Que se faça as tabelas e nos pague como a Lei garante. O subsídio é um engodo que menospreza a nossa inteligência. A propósito:Troco meu subsídio pelo salário da Polícia, dos Secretários de Estado,do Ministério Público, e até do seu Benny. Alguém aceita ? Só usar o site do EM e fazemos esse lucrativo negócio. Ajude - nos a cobrar esse direito, queremos nossas vantagens que foram confiscadas. Meu piso é de R$ 567,04 com curso superior e afastada pra aposentadoria por tempo de serviço. O cargo 2, falta pouco pra me aposentar e é pior ainda o salário. Quero meu PISOOOO!
    francamente: TO COM MEDOOOOO !!!!!!

    ResponderExcluir
  53. Divino-MG

    Euler,

    concordo em gênero, número e grau com seu comentário a respeito do descrédito que o governo começa a ter com a população perante suas propagandas enganosas. Divino é uma cidade pequena 19.131 habitantes (último censo). O número de meu Cel. foi descoberto por duas mães que me ligaram hoje para saber se a Escola que trabalho começa na adesão a Greve Amanhã (ao se identificarem: sou Fulana mãe do aluno Beltrano; pensei comigo xiiiiiii vou ouvir barbáries la vem bomba), para minha excelente surpresa foram muito educadas, e no final da conversa (onde expliquei detalhadamente o motivo da greve) se disponibilizaram a ajudar da forma que fosse possível. Nunca havia ocorrido isso antes comigo, e olha que desde 1997 (dada que ingressei no magistério) sempre participei das greves.

    ResponderExcluir
  54. Gente, acabo de acessar o meu contra-cheque e realmente o meu salario foi rebaixado para o mesmo valor que recebia em dez.2010 ou seja, pouco mais de 300,00. Ufa!!! Deus sabe como esse dinheiro me tiraria de uns "apertos". sinto que estou(estamos) sendo injustiçados, mas sei também que vou aguentar e lutar ainda mais. Sei que depois ele terá que me (nos) devolver cada centavo que está roubando de nós. A luta tem que continuar até a vitória. Abraços a todos e muita força, muita fé em Deus, que as coisa irão ficar melhor, futuramente. Juliana - Montes Claros

    ResponderExcluir
  55. Olá pessoal
    Já está disponível no Portal do Servidor o nosso "lindo" contra-cheque e com
    d-e-s-c-o-n-t-o-s FALTA GREVE !!!

    ----
    COMENTÁRIO:
    “Feita a revolução nas escolas, o povo a fará nas ruas” – Florestan Fernandes.

    "Todos firmes e de pé! Sem o piso não piso na escola!"
    Flávio/Bhte disse... (postado em comentário)

    SEPLAG (consultar contra-cheque) Nesse site o servidor civil do ESTADO de Minas Gerais poderá ter acesso a informações úteis
    clique:
    https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/broker/dadosContraCheque.php?acao=contraCheque

    https://www.portaldoservidor.mg.gov.br./

    ResponderExcluir
  56. Olá companheiros

    Meu "lindo" contra-cheque DE JULHO/2011 também é referente a DEZ / 2010 !!! Que país é esse e em que época estamos vivendo?!

    Estaremos juntos dia 3 de agosto.
    Profº Gleiferson Crow
    LEIA: o Jornal do José Elias Issa
    leiajeissaeemg.blogspot.com
    ============================
    IMPORTANTE:
    "Em respeito a verdade: o nosso contracheque
    Blog Beatriz Cerqueira

    "Sabemos que o Governo de Minas não paga o Piso Salarial. O Governo afirma que paga o Piso Salarial ao pagar o subsídio. A estratégia está clara: nos desmoralizar diante da sociedade e não negociar o cumprimento da Lei 11.738/08.
    A melhor maneira de provar o que recebemos é o contracheque.
    Faço novamente o apelo aos colegas que possam enviar o último contracheque com o vencimento básico. Quem enviar está nos autorizando a publicá-lo (retiraremos as informações pessoais). Ao enviá-lo faça um rápido histórico como tempo de estado, formação acadêmica. Precisamos de contracheque até as 10:00 desta segunda-feira (dia 01/08).
    Envie para o sindute@sindutemg.org.br
    ======================

    http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/

    =====================================

    ResponderExcluir
  57. Notícia Boa!!! A minha Escola, e.E. Professora Maria Cecília de Melo em BH, hoje as 7 hs da manhã aderiu a greve,antes tarde do que nunca... Não fugimos a luta... Somos Fortes quando nos unimos!!!
    A vitória é certa!!!

    ResponderExcluir