quinta-feira, 28 de julho de 2011

Redução e corte de salário: duas ilegalidades anunciadas. Educadores vão resistir: a greve deve fortalecer



Um pouco de música: Geraldo Vandré - Cipó de Aroeira (década de 60).


Redução e corte de salário: duas ilegalidades anunciadas. Educadores vão resistir: a greve deve se fortalecer

Neste território chamado Minas Gerais, que não está ligado a nenhum país, já que seus governantes não obedecem às leis vigentes da União a que teoricamente deveria pertencer, um novo triste capítulo será inaugurado. Trata-se da aplicação de um duplo castigo, por parte do governo, aos bravos educadores que ousaram fazer greve por um direito constitucional, e também por terem feito opção contrária ao sistema remuneratório defendido pelo governo, o subsídio.

Por essa ousadia destes trabalhadores, que deveriam, de acordo com a mentalidade dos governantes deste estado, curvarem-se resignados, sem nada reivindicar, dois castigos serão aplicados: os vencimentos de julho serão cortados por conta da greve, e ainda por cima haverá redução de salário ao valor de dezembro de 2010.

Na verdade são duas ilegalidades. A primeira, por estar punindo quem realiza um direito constitucional, que é o direito de greve, a qual acontece justamente para cobrar um outro direito assegurado em lei: o direito ao piso salarial, que não é pago pelo governo. Neste território que não pertence ao Brasil, quem é punido não é quem descumpre a lei federal, mas quem exige o seu cumprimento.

No segundo caso, da redução salarial, fere claramente a Carta Magna daquele país ao qual deveríamos pertencer, que não permite a redutibilidade da remuneração. Não se pode pagar aos servidores um total de remuneração durante sete meses e depois reduzir este valor, em função de uma opção de mudança de sistema. Isso contraria aos mais comezinhos princípios da coisa pública. Além da proibição de redução salarial, inscrita em lei federal, com tal fato verifica-se uma outra ilegalidade: neste caso, o governo estaria aplicando um reajuste salarial apenas para uma parcela da categoria, quebrando os princípios da moralidade pública, da razoabilidade e também da isonomia no tratamento entre servidores de uma mesma categoria, com equivalente grau de complexidade e carga horária.

Junta-se a essas ilegalidades e imoralidades todas, a não aplicação do piso salarial do magistério. Como já demonstramos aqui inúmeras vezes, subsídio é resultado da soma do vencimento básico encolhido (ou seja, sem a aplicação do piso) com as gratificações. É o exato retrato da ADI 4167, a mesma que foi rejeitada em caráter definitivo e irrecorrível pelo STF, no dia 06 de abril de 2011.

Logo, essa conversa de que Minas já paga até mais que o piso através do subsídio é falsa; e os membros do governo que a pronunciam insistentemente pela mídia deveriam ter respeito pela inteligência das pessoas. Senão pelos educadores - aos quais já deram sobejas provas de descaso -, pelo menos em relação à comunidade.

Qualquer pessoa que toma conhecimento minimamente do assunto sabe que o piso salarial instituído pela Lei 11.738/2008 é salário inicial, vencimento básico, sobre o qual as gratificações e vantagens conseguidas na carreira devem incidir. Não importa aqui se o valor do subsídio teoricamente seja maior ou menor do que o valor nominal do piso. O importante é o conteúdo e o conceito do piso, que não se enquadram de maneira alguma ao subsídio.

Mas, com o controle quase absoluto dos órgãos de fiscalização - Legislativo, Ministério Público, Mídia, TCE, Judiciário e etc - o governo continua agindo impunemente, castigando os educadores e também os alunos e pais de alunos, que são privados de uma educação pública de qualidade.

E aqui reside um outro ponto: a deliberada política de destruição do ensino público, abrindo as portas para o ensino privado. Já denunciamos aqui que esta tem sido uma prática que vem de muitos anos, especialmente nos governos neoliberais. A meritocracia baseada na disputa individual, e a punição na avaliação de desempenho, por exemplo, são elementos introduzidos aqui em Minas na área da Educação. A terceirização e a implantação de cursos com a participação em convênio com redes privadas; além da destruição premeditada da carreira dos educadores estão dentro deste pacote voltado para a paulatina privatização da educação.

Para o governo de Minas, a inclusão social é sinônimo de empobrecimento da Educação. Não é o baixo investimento dos governos que não propicia uma educação de qualidade, mas a inclusão de pobres no sistema é que é o problema. Trata-se de uma visão segregacionista, que aliás tem sido comum no Brasil em todos os setores, e praticado por todos os governos, das três esferas. O Brasil vive vários apartheids não assumidos: na educação pública, na saúde pública, na moradia, na distribuição de renda, incluindo aí as gritantes diferenças salariais, etc.

A tendência é que o governo de Minas espere pela publicação do acórdão do STF em favor do piso e também o final da data de opção de carreira, que ocorre no dia 10 agosto de 2011. Só a partir de então ele planeja aplicar, muito a contragosto, o piso salarial no antigo sistema remuneratório.

Se tivesse o mínimo de decência e respeito aos servidores da Educação, o que faria o governo? 1) já em maio teria anunciado que pagaria o piso no antigo sistema, 2) em seguida apresentaria para toda a categoria as tabelas do piso implantado, 3) a partir disso, daria um prazo de prorrogação da opção de regime remuneratório, para que os educadores pudessem escolher tranquilamente o melhor sistema, 4) determinaria um prazo x para implantar o piso, de modo a que todos os que optassem pelo antigo sistema já passassem a recebê-lo assim que fossem posicionados no sistema de vencimento básico. Essa seria a atitude de um governo sério.

Ao contrário disso, o que fez o governo de Minas, logo no início da gestão? Tentou imitar a infeliz gestão do faraó, que ainda tinha capital político para queimar e conseguiu enrolar, enganar, confiscar e massacrar a categoria durante os oito anos de gestão. Mas, a realidade atual é outra. Ninguém mais acredita nesse governo e nem tem medo das ameaças que são feitas. O arsenal de medidas punitivas e coercitivas é típico de uma gestão burocrática, que nada tem de eficiente e moderna como gosta de alardear o atual governo. Moderno é dialogar, é negociar, é procurar o consenso, e acima de tudo, no caso do piso, é cumprir a lei. Punir, castigar, ameaçar, perseguir, são atos de déspotas, de tiranos, de governos fracos.

Mas, os educadores não deixarão sem resposta essas atitudes do governo. No plano jurídico, o sindicato precisa ingressar com mandado de segurança tentando barrar não apenas o corte nos salários, mas também a redução dos vencimentos, já que tal ato agride frontalmente a Carta Maior do país.

No plano político, nós educadores, vamos para as praças e ruas comunicar o que ocorre para população e pedir apoio contra os atos do governo. Devemos lutar para fortalecer a nossa greve ainda mais. Cada subsede tem a obrigação moral de traçar uma estratégia para paralisar todas as escolas da sua região. Todas as lideranças de base devem mobilizar os seus contatos, por telefone, por e-mail, através de reuniões de comandos locais, visando o fortalecimento da greve. Carros de som e panfletagem devem ser realizados para que a comunidade, especialmente os alunos e pais de alunos saibam que a greve continua e o motivo dessa greve: o descumprimento, pelo governo, de uma lei federal, que é a lei do piso.

Por último, devemos estudar a possibilidade de montarmos barracas em regime de escala, com equipes organizadas, em cada praça pública de Minas Gerais, exibindo faixas e baners com os contracheques dos educadores, no horário comercial. Nestas barracas, pediremos doação de alimento não perecível para a formação de cestas básicas para os educadores de Minas Gerais.

A nossa greve deve se fortalecer. Só voltamos com o pagamento do piso. E só vamos repor as aulas se o governo pagar antecipadamente aquilo que nos cortou, do contrário, ele terá que contratar novos profissionais para exercerem essa atividade nos finais de semana e nos feriados. Sem a nossa orientação.

Finalmente, a nossa greve tem esse sentido de resgate da nossa dignidade, de uma categoria que está cada vez mais acordando para a cidadania, para a rebeldia, e para a luta. E que não aceita mais ser tratada na mentira, na enrolação, no desprezo. O governo terá que conviver, doravante, com uma categoria em luta durante os próximos quatro anos, mesmo quando não estivermos em greve. Luta essa que precisa assumir cada vez mais uma perspectiva nacional, já que os colegas educadores de todas as outras regiões passam pelos mesmos problemas.

Ante aos ataques do governo, nossa categoria há de resistir, sem medo!

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a vitória!

***

P.S. O Blog do Euler manifesta aqui os sentimentos de pêsames e de homenagem à combatente DONA HELENA GRECO, que faleceu ontem, aos 95 anos. Dona Helena Greco foi incansável lutadora pelas melhores causas populares, na linha de frente do movimento feminista e dos Direitos Humanos, pelos quais lutou com paixão. Considerava-se, até seus últimos dias, uma "feminista radical e militante socialista de extrema esquerda". Sua filha Bizoca coordenou com elevado espírito de luta a criação, há alguns anos, do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos, do qual participei de algumas reuniões, em companhia de combativos amigos anarquistas. DONA HELENA deixa-nos um legado de luta e de resistência em favor dos de baixo.

"
Anônimo:

Mais essa agora!
Redução de salário dos professores.

O horizonte ético é aquilo que dá sentido a um processo de mobilização. E uma das formas como um país explicita seu horizonte ético, seu projeto de nação, é através de sua Constituição. Nela ela define seu projeto de futuro, suas escolhas. O que dizer então do horizonte ético de nossa nação? Se for através de nossa constituição que nosso futuro foi definido, nossas escolhas foram ancoradas, o que dizer então quando essa mesma Constituição não é respeitada? O Pacto de Minas pela Educação, um movimento a favor da educação, começou tendo como imaginário mudar uma situação, expressa nas altas taxas de evasão e repetência e no grande número de crianças fora da escola. O Pacto de Minas agora é o contrário? É o de manter as crianças fora da escola? Tome uma atitude senhor governador. O sentimento de indignação e intolerância com a situação que Minas Gerais vive hoje é de desprezo por um gestor que não respeita sequer a constituição de seu país. Que gestor é esse? A ilegalidade tomou conta de nosso país. Viva a nossa “Constituição”!
"

"
Anônimo:

Caro Euler, bom dia, mais uma vez, seu texto lúcido e coerente me encanta e me mostra que estamos no caminho certo, sou uma assídua frequentadora e comentarista de seu Blog, a ponto de meu filho que, em uma ‘disputa acirrada’ comigo no uso do ‘computer’, ter acabado de me dizer que eu não preciso fazer um blog meu, e, sim, criar o BLOG SOU FÃ DO EULER. É Verdade! Acredita?! Brincadeiras à parte, informo-lhe que um grupo de professores de Carangola iremos a Divino amanhã a convite de um professor para expormos a importância de fortalecermos nosso movimento de greve a partir do dia 1º de agosto. Agora sim, com essa e outras estratégias propostas por você e outros aqui no blog, nós saímos na frente desse governo que quer nos enganar e não nos paga o que nos deve! À luta companheiros! O piso é nosso."

"
Anônimo:

BOM DIA A TODOS!
POR FAVOR QUEM PUDER ME ESCLAREÇA:UM PAI VAI PRESO POR NÃO PAGAR PENSÃO AOS FILHOS PORQUE ESTÁ SONEGANDO O SAGRADO DIREITO AO ALIMENTO,CERTO?
AO NÃO PAGAR NOSSO SALÁRIO O GOVERNO NÃO ESTÁ IMPEDINDO QUE ALIMENTEMOS NOSSOS FILHOS? POR QUE O TRATAMENTO DESIGUAL SE TODOS SÃO CRIANÇAS QUE PRECISAM DE ALIMENTOS?
DESCULPEM MINHA IGNORÂNCIA. EU SÓ QUERO ENTENDER.
ALÉM DE FORA DA LEI POR NÃO PAGAR O PISO O GOVERNADOR E SUA SECRETÁRIA DEVERIAM RESPONDER PELA AUSÊNCIA DE COMIDA NA MESA DE MILHARES DE MINEIRINHOS EM FORMAÇÃO.
PRISÃO PARA ELES TAMBÉM OU QUEM SABE OS PAIS DOS
IRRESPONSÁVEIS DIRIGENTES PODERIAM SER COBRADOS.
"

"
Anônimo:

Bom dia, Prof Euler, dou todo o meu apoio ao movimento, só sinto por desta vez a cidade onde atuo, São Lourenço, no sul do estado, não ter se envolvido diretamente com o movimento, por medo e omissão aos seus direitos básicos.Por aqui, quase nenhuma escola entrou em greve.O SINDUT- Caxambu, nossa subsede, vem nos mandando emails, sempre sinalizando uma possibilidade de paralização, através de assembleias que são agendadas mas que, nelas nada de real se resolve. Tenho uma dúvida: A LUTA (que mobiliza na data de hoje, já grande parte do estado), é apenas pelo cumprimento do PISO ou inclui os outros itens da LEI FEDERAL, como 1/3 de planejamento, entre outros?E se o governo ceder quanto ao pagamento do PISO, mas não atender a questão do 1/3 de planejamento? A greve já será encerrada??? Direito é direito e acho que a greve só deveria acabar quando TODOS OS ITENS DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES forem atendidos. O que acha disso? Um grande abraço, parabéns pelo belíssimo BLOG e conte sempre!!!!Até a vitória!!!!!!!"

"
Anônimo:

DONA GAZOSA QUE SE VIRA PARA CONTRATAR PROFESSORES PARA REPOSIÇÃO , CHAMA O TIRIRICA, O TONY RAMOS , O DIDI MOCÓ , O PINDUCA E O PRÓPRIO GOVERNADOR QUE SE DIZ PROFESSOR.

COM CORTE NÃO TEM 200 DIAS LETIVOS SE VIRA :

Nós não vamo paga nada
Nós não vamo paga nada
É tudo free!
Tá na hora agora é free
Vamo embora
"

"
Anônimo:

EULER, lendo e analisando o que foi dito no seu blog no dia ontem, concordo plenamente com o que disseram vários amigos e colegas nossos, vamos fazer uma companha dura, cerrada, contra a candidatura do faraó à presidência da República. Este cara que é pego na blitz sem carteira de motorista, bêbado, enganador, vagabundo, raça ruim mesmo, não pode chegar lá. Chega de FHC, Aécio, Anastasia, este povinho do psdb tem que ser banido da política, ninguém aguenta mais, estamos cheio com os prejuízos profissionais que já tivemos. O medíocre Anastasia, que se diz professor, disse numa entrevista que os professores e alunos do passado eram elites. Indiretamente quis dizer que hoje somos ralé. Ele se esquece que quem elege é o povão, ele não perde por esperar. Por que ele, ao invés de dizer besteiras, não paga logo este piso do MEC e sai na frente? Ele vai ter que pagar mesmo. Um advogado, meu amigo, me disse que o STF assinará o acórdão com certeza, pois eles não podem ir de encontro com uma lei que eles aprovaram. ANASTASIA, PAGA O PISO PARA 100 MIL PROFESSORES E NÃO ENCHA O SACO QUE JÁ ESTÁ CHEIO. Euler, obrigado por você ter este blog para a gente desabafar senão é enfarto na certa para um sessentão."

"
Luciano História:

O plano de carreira só impede a isonomia salarial desde que os servidores apresentem diferentes níveis de formação,de tempo de serviço e diferentes funções.Quero saber como o governo mineiro vai explicar o fato de dois servidores com o mesmo tempo de serviço, com a mesma formação e com cargos equivalentes recebam salários diferentes.Isso é imoral."

"
juliana:

Euler e demais colegas, minha mãe é aposentada em dois cargos há pouco mais de 10 anos. Trabalhou por 25 anos em salas de alfabetização. Ontem recebeu o contra-choque de julho no qual o "governo" informa a ela o retorno ao AR e declara o valor do seu próximo salário de retorno. Realmente, segundo o documento citado, houve diminuição de salário, sim. É uma verdadeira e descarada falta de respeito conosco. Concordo com você quando diz que essa greve é acima de tudo uma oportunidade de resgatarmos a nossa dignidade. Um abraço e força na luta. Juliana - Montes Claros"

"
Anônimo:

Nota de Falecimento: Hoje o Brasil perdeu uma de suas melhores filhas. Faleceu aos 95 anos de idade a companheira Helena Grecco, estimada combatente da luta pela democracia e justiça social em nosso país. Dona Helena Greco foi personagem importante no processo da redemocratização do país e colocou o melhor de seus esforços na luta pelos direitos humanos e contra os desmandos dos "de cima".
Companheira Helena Greco, Presente!
"

"
Luciano História:

Euler, lendo sobre isonomia de vencimentos fiquei com uma grande dúvida:Dois professores que trabalham no mesmo órgão público, que possuem a mesma formação, cargos equivalentes e o mesmo tempo de serviço podem receber vencimentos diferentes?Pelo que eu li no principio da isonomia isso não pode acontecer, por isso se o governo pagar de acordo com o piso ele teria que pagar um subsídio equivalente aos que não retornaram para a antiga carreira.
-pagar de acordo com o piso representaria aumento também no subsídio , o governo teria que adaptar o subsídio ao piso.Acho que é por esse motivo que ele não quer pagar de acordo com o piso pois sabe que terá que aumentar o salário no percentual anual do piso, incluindo também o subsídio pois se não fizer isso ele vai desrespeitar também o principio da isonomia.Não pagando de acordo com o piso o governo aumenta o subsídio de acordo com o seu interesse.
-No salário de agosto o governo no mínimo terá que pagar uma VTI para completar o valor de 1320,00 caso ele insista em não pagar o piso para os professores que já fizeram a opção de retorno.

- Se caso meu amigo eu não estiver errado o titulo está incorreto, o governo não estará cometendo duas e sim três irregularidades :redução salarial, desrespeito a isonomia de vencimentos, corte de salário de um movimento que exige o cumprimento da lei.
"

"
Anônimo:

Queridos Guerreiros,

É preciso que o Sindute subsede de VIÇOSA faça uma vizita de conscientização aos professores dos municípios de Rio Casca, São Pedro dos Ferros, Raul soares, Abre Campo, entre outros que estão trabalhando normalmente. Temos que mostrar que o momento é HOJE e a hora é Agora. Somente Unidos venceremos essa luta e seremos entam felizes na te das MIL E UMA FALCATRUAS; estrelando como Sherazade ( Renatinha Malvadeza), O rei Xeriar CHIFRUDO( o faraó), Duniazade irmã de Sherazade( a perversa GAZZOLINA); sem contar a participação de Anasta-ba-ba e os 77 ladrões (deputados) kkkkk dá uma história linda não é Euler?
"

"
MARIA DE LOURDES (ARAXÁ):

PARABÉNS, COLEGA EULER..
ESTAMOS COM VC RUMO Á VITÓRIA..
AVANTE E SEMPRE EM FRENTE, COM GARRA E DETERMINAÇÃO!ATÉ O PAGAMENTO DO PISO.....
"

"
Anônimo:

Bom dia Euler e companheiros de luta.
Fiquei sabendo que em Sabará nem sabem que há uma greve em andamento. Isto é verdade, colegas ?
"

"
Anônimo:

Oi Euler
Bom dia
Suas palavras traduzem a gravidade do momento.Estão sucateando para vender barato.Gente isto é tão claro!
O anastazia é governador e não o dono de Minas Gerais. Este cara tá solto, faz o que quer, põe, dispõe e repõe ao seu bel prazer. Não há leis neste país?
Como vamos comer? Como vamos pagar as contas?
SENHOR GOVERNADOR E SUAS SECRETÁRIAS
SEUS LUGARES ESTÃO RESERVADOS
TOMEM SEUS LUGARES E UMA FELIZ VIAGEM RUMO AO LIXO DA HISTÓRIA BEM ALI AO LADO DE HITLER...
Bom dia a todos dignos colegas trabalhadores.
Bom dia!
"

"
Divino - MG:

Euler,
vários colegas estão dizendo que o acórdão está na Pauta do STF para dia 01/08/2011(quando retornam do recesso).
Sabe responder se essa informação é verídica?
"

"
Anônimo:

Esse que se diz governador de Minas deve se achar acima de tudo, um "deus". Mas um dia ele terá que acertar com o verdadeiro DEUS.Após a vitória , esse blog , deveria continuar no mesmo ritmo, denunciando ações erradas do governo, desde já uma campanha contra a candidatura do faraó aécim.
A GREVE CONTINUA ATÉ O CUMPRIMENTO DO PISO ESSE ANO !!!
"

"
Sebastião de Oliveira:

Caros professores,
O Governador não vai reduzir salário de ninguém, isto é inconstitucional. Ele sabe que vai ter que pagar o Piso, acontece que ainda não assumiu esta responsabilidade, com certeza ele está esperando a publicação do Acórdão e o dia 10/08. A partir desta data ele terá que negociar, além do pagamento do Piso, também as parcelas retroativas a partir da data que ficar explícita no Acórdão.

Sebastião de Oliveira
".

"
Lúcia:

"Viajando" Anastasia,

Vamos persegui-lo pelo mundo afora!!! Pensa que eu não sei? O Senhor visita esse Blog...

- Nos Estados Unidos: Anastasia, please pay what they owe us!
- Na Grécia: Anastasia, παρακαλούμε να πληρώσει αυτά που μας χρωστάτε!
- Na França: Anastasia, s'il vous plaît payer ce qu'ils nous doivent!
- Na China: 阿納斯塔西,請支付他們欠我們!
- Na Bulgária: Анастасия, моля плати това, което те ни дължат!
- Na Croácia: Anastazije, molimo Vas da plati ono što nam duguju!
- Nas Filipinas: Anastasia, mangyaring magbayad kung ano ang may utang na loob nila sa amin!
- Na Indonésia: Anastasia, silahkan membayar apa yang mereka berutang kami!
- Na Itália: Anastasia, si prega di pagare quello che ci devono!
- No Japão:アナスタシアは、彼らは私たちを負うもの払ってください!
- Na Coréia: 아나스타샤, 그들이 우리를 빚진 돈을주세요!
- Na Macedônia: Анастасија, Ве молиме обрнете она што тие ни должат!
- Na Pérsia:

آناستازیا ، لطفا پرداخت آنچه آنها به ما بدهکار!
- Na Rússia: Анастасия, пожалуйста, платить столько, сколько они нам должны!
- Na Espanha:Anastasia, por favor, pague lo que nos deben!
- Na Turquia: Anastasia, bize borçlu ne ödemek lütfen!
- Em Português:Anastasia, favor pagar o que nos deve!

Um beijo a todos,
Lúcia.
"

Comentário do Blog: Boa iniciativa, combativa colega Lúcia. O problema dele é que, em alguns destes países, se souberem que ele não paga o piso dos professores provavelmente ele ficará preso. Se tiver sorte, claro. Pois na China e no Irã, por exemplo, determinadas práticas são punidas com a pena capital, rsrs.

Atenção, pessoal da luta: O Comando de Greve de Vespasiano e São José se reúne na segunda-feira, dia 1º, às 18h. Diretores da subsede reclamam que a central (Sind-UTE) não está repassando a grana mensalmente que caberia à subsede. Isso estaria prejudicando o trabalho da subsede, que tem despesas com o aluguel de ônibus, aluguel de carro de som, etc. O trabalho nesta reta final do mês de julho já ficou prejudicado. Afinal, que coisa é essa que está acontecendo? Quero esclarecimento, pois o dinheiro que o sindicato arrecada dos associados é para a luta. Se estiver acontecendo algum mecanismo burocratizante, que impeça o nosso trabalho, vou denunciar aqui. REPASSEM OS RECURSOS DA SUBSEDE DE VESPASIANO E SÃO JOSÉ pois precisamos destes recursos para pagar os gastos da mobilização da categoria!!!

"
Educadora Mineira:

Muito bem, Sebastião, sempre muito firme e sereno em suas palavras, aliás elas amenizam as angústias dos nossos colegas. E como a Lei é para ser CUMPRIDA e não DISCUTIDA. Tenho certeza de que seremos vitoriosos!

Educadora Mineira
"

Comentário do Blog: assino embaixo, combativa colega. O Sebastião de Oliveira tem opiniões sempre equilibradas e que fortalecem a nossa luta. Aliás, o time de frequentadores deste blog é impressionante. Só tem craque! É uma turma da pesada! De primeiríssima qualidade!

"
Paula:

Oi Euler, quero colocar outra ilegalidade que o governo fará caso abaixe o nosso salário. Quando ele implantou o subsídio ele deu um aumento de 5% no valor total, lembra? Pois é, um advogado que veio na minha cidade explicar o que era o subsídio, informou que quando houver aumento em um tem que ter aumento no outro. Ele não pode privilegiar somente um determinado grupo. E o governo voltando o nosso salário para o valor de dezembro, ele está novamente na ilegalidade. Ele não estará dando o aumento para quem optou pelo piso. Isso tbém está errado e podemos denunciá-lo. Um abraço e força na luta. Paula."

"
Anônimo:

É EULER , NÃO É A TOA QUE A GAZZOLA ESTA EM BRASILIA NÃO, VEM ALGUMA SACANAGEM POR AI.

STF Petição 40288/2011 -

28/07/2011 - CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - CONSED E OUTRO - SOLICITA AGENDAMENTO DE AUDIÊNCIA.

http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2645108
"

Comentário do Blog: isso prova que eles estão preocupados e que essa ladainha de que "já pagam o piso através do subsídio" é mera conversa para boi dormir. Quando sair o acórdão, eles ficarão sem recurso. Além disso, a lei é muito clara: piso é salário inicial, enquanto subsídio é somatória salarial. Estamos lidando com um governo que mede a inteligência das pessoas pela sua (dele). Logo, era de se esperar que eles julgassem que somos todos imbecilizados.

"
João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Fiz um comentário no blog Juntos Somos Fortes, da Fernanda Tardin, do vizinho Estado do Espírito Santo. Ei-lo:

Prezada Fernanda

Eu também estou muito decepcionado. Dilma é um zero à esquerda. Votei nela para que o Brasil não se tornasse uma república fundamentalista cristã. Mas infelizmente, é o que parece que vai acontecer. Pior: briguei por ela no Blog do Professor Euler Conrado com uma pedagoga. Agora vejo que a pedagoga está certa. Abespinhei-me com ela por desconfiar de Dilma.

O Governador Anastasia não cumpre a lei federal 11738, e é por isso que estamos em greve. O pior de tudo é que a ''presidenta'' nada faz. Não reúne os governadores para cobrar o pagamento do Piso dos Professores. A impressão que eu tenho que o governo Dilma é um governo FHC sem privatização.
Deus nos proteja.
"

"
Anônimo:

É EULER , A SAGA DO AÉCIO É SO EM MINAS MESMO TO LOUCO PARA VER A DERROTA DELE EM 2014.

http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=177949,OTE
"

"
Anônimo:

Escola OLEGÁRIO MACIEL - CENTRO DE BH
CONVIDOU OS ALUNOS A RETORNAR NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA! Com certeza esse grupo de professores não nos representam! Seria muito bom que esses explicassem para seus alunos por qual motivo retornam. Uma coisa é certa: Não estão preocupados com seus alunos. Por outro lado, poderiam colocar também uma placa de aviso na parede da escola junto com o aviso aos alunos:

COMO AMAMOS ANASTAZIA! AMAMOS O GOVERNO DE MINAS RADICALMENTE!!! q FEIO HEIM?!!!
"

"
Flávio Augusto de Castro - Conc. Rio Verde - MG:

Euler e demais,

Vejam a página do ADI com data de hoje:
Agendamento de audiência do CONSED? Também passei pela página da SEE e li uma notícia dizendo que a "ilustríssima secretária" está em Brasília para reunião do mesmo CONSED.

Será que dá para descobrir alguma coisa sobre isso?

Abraços a todos...

Flávio Augusto de Castro
Conc. Rio Verde - MG
"

"
Rosilene:

Antes de qualquer coisa,
o blog do euler é O BLOG!!!!!
Aqui percebemos o quanto nossa categoria é VALIOSA E SABE MUITO BEM POR QUE LUTA.
Infelizmente há um grande número que se posiciona "na janela" e fica vendo a banda passar. A situação é urgente! Se não é agora, os educadores de MINAS GERAIS vão ter que se contentar com o ombro um do outro para reclamar.
Por isso é urgentíssimo que os colegas saiam "da janela" e venham tocar um dos muitos instrumentos para que esse governinho nos escute.
Uma classe divida é tudo que o governinho de MINAS mais deseja. Percebam que todas as ações dele tem essa divisão como meta. FIQUEMOS ATENTOS!! E SEJAM BEM VINDOS Á LUTA!!
"

"
Rita:

Tenho "dó" do Anastasia! Cada vez ele está mais enrolado. E deixando "rabo" pra tudo quanto é lado. Isso é ótimo, pois uma hora o ministério público vai ter mesmo de tomar providências ou ele vai sair dando tiros pelas escolas, como nos filmes de faroeste.

Força na luta!

Só espero que muitos colegas pensem bem antes de votar em Aécio ( na escola em que trabalho aconteceu isso )
."

"
Anônimo:

ATENÇÃO PROFESSORES: SUGIRO QUE FAÇAMOS UMA CAMPANHA DE NÃO REPOR OS DIAS PARADOS JÁ QUE O GOVERNO USOU DA CHANTAGEM SUJA DE CORTAR NOSSOS SALÁRIOS. QUE ISSO SEJA COLOCADO NA ASSEMBLÉIA, POIS MUITOS PROFESSORES NÃO SABEM QUE NÃO PRECISAM PAGAR OS DIAS FALTA/GREVE UMA VEZ QUE JÁ TEVE SALÁRIO CORTADO. QUEM JÁ FEZ PARALISAÇÕES SABE QUE QUANDO O GOVERNO DESCONTA, A GENTE TRABALHA NA REPOSIÇÃO, MAS NA HORA DE PAGAR ELE NÃO PAGA O TANTO QUE DESCONTOU E MUITAS VEZES NEM PAGA. PORTANTO, PEDIMOS AO SINDIUTE E A TODOS OS COLEGAS QUE FAÇAM ESSE ESCLARECIMENTO E ATÉ MESMO UMA "CONVOCAÇÃO" À NÃO REPOR OS DIAS CORTADOS, POIS O GOVERNO FAZ PRESSÃO E NÓS TEMOS QUE DAR NOSSA RESPOSTA. E OUTRA: SÓ VOLTAMOS A TRABALHAR COM O PISO PAGO, QUEM O GOVERNO ACHA QUE É PARA SAIR ASSIM, FAZENDO O QUE QUER, CUMPRINDO E DESCUMPRINDO O QUE QUER? ELE ACHA QUE SOMOS OTÁRIOS? COM CORTE NÃO HÁ REPOSIÇÃO."

"
Anônimo:

Que beleza hein? Corta nosso salário? Então se vira para garantir os 200 dias letivos. Acho que isso deve ser colocado em pauta na próxima Assembléia: nenhum professor em greve que teve seu salário cortado vai repor as aulas. Isso deve ser dito pelo sindicato, um combinado, aí eu quero ver esse governador que só pode está com o "cão" no corpo arrumar tanta gente para nos substituir. E acho que cada professor deve pedir ajuda aos amigos e parentes para estar pronto para a batalha: sem o piso não vamos voltar, venha a pressão que vier. Ou arrancamos esse piso agora, na marra, na força e na coragem, ou adeus piso, respeito, dignidade, credibilidade... Greve até ano que vem se for preciso!"

"
Carlos Moraes (Montes Claros):

Olá Companheiros(as) das Minas Gerais, Bravos Educadores que mostram na prática o que é CIDADANIA , UNIÃO, FORÇA E RESISTÊNCIA NA LUTA.

O Comando de Greve reuniu-se hoje na Subsede e, por unanimidade decidiu fortalecer o movimento com várias ações:Panfletagem nas igrejas e cidade no sentido de aumentar o apoio dos pais e dos alunos, Participação na audiência sobre violência nas escolas que será realizada em Janaúba, Barraca Permanente da Educação no centro da cidade, onde mostraremos os contracheques e dialogaremos com a comunidade sobre a situação da Educação em MG, reforço do comando de greve na visita as escolas, entre outras.
A DISPOSIÇÃO DOS COMPANHEIROS(AS) CONTINUA MAIS FIRME: SEM O PISO NÃO VOLTAMOS PARA AS ESCOLAS!!!
ATÉ A VITÓRIA!!!
".

Comentário do Blog: Parabéns aos bravos guerreiros da subsede de Montes Claros e cidades vizinhas pelo exemplo de luta. Esperamos que todas as demais subsedes sigam este exemplo e que comecemos o mês de agosto com mais força e disposição para continuar e ampliar a nossa greve até que o governo nos pague o piso. Um forte abraço e força na luta!

"
Fatima:

Roubam o nosso piso, agora até o nosso miserável salário esse senhor quer desviar. Alguém precisa informar-lhe que não recebemos mensalão, não temos conta em paraíso fiscal,não recebemos propina. Somos Professores, trabalhadores dignos que luta para não deixar que a escola pública (do povo) se transforme naquilo que já caminha em passos muito rápidos,espaços vazios de idéias, debates, mestres e alunos. Não podemos desistir agora, nossos jovens precisam de vós valentes guerreiros. Coragem!"

"
Anônimo:

Oi Euler,oii colegas
Gostaria de aproveitar este espaço democrático para sugerir ao ilustre senador(aquele que até o cavalo se negou a conduzir,imaginem o povo brasileiro)que procure o deputado tiririca e o convide para vice.Do jeito que seu afilhado mineiro trata a educação não vai fazer nenhuma diferença um vice iletrado.

Em tempo:Marina no poder tb não. Precisamos de gente com mente mais arejada.Nossa sociedade muda a passos largos.Imaginem ela lidando com questões como aborto,casamento entre pessoas do mesmo sexo...Com ela nada avança!
"

Comentário geral do Blog: próximo post, por volta das 23h30, intitulado: "Aula de reforço sobre o piso salarial".

"
Luciano História:

Para Secretario do MEC não há duvida em relação ao valor do piso: 1187,00 p/ 40 hs semanais.

Secretario do MEC diz: aplica-se a proporcionalidade. No caso de MG p/ 30 hs o valor deve ser 890,25. Pagamos 1320,00.(Renata Vilhena)
".

Comentário do Blog: uai, já alteraram nossa jornada para 30h? Desde quando?

"
Luciano História:

No twitter da renata Vilhena está a seguinte frase:
- Para o secretário do MEC subsídio é piso.
- Euler entre nesse twitter e leia as demais frases
"

"
Divino-MG

Euler,

como já foi dito pela mui estimada professora de Carangola (minha ex-professora de Faculdade e hoje colega de trabalho da mesma escola "muito me orgulha") nós de Divino estamos pedindo apoio para mobilizar a classe em nossa Cidade a partir de 1º de Agosto.

Com a presença da equipe quem vem EDUCADORES "ESPELHOS" (que além de serem verdadeiros EDUCADORES no sentido íntegro da palavra, mais uma vez nos dão EXEMPLOS de POSTURA, ÉTICA, MORAL, LUTA e EXERCÍCIO DE CIDADANIA não medindo esforços ao nos apoiarem quando solicitados), estamos muito felizes com a aceitação do convite e confiantes na Mobilização da Classe aqui após esse evento marcado para amanhã 29/07/2011.

Espero que ao final da reunião possa acessar seu blog anunciando que nossos esforços valeram a pena.
A PALAVRA CONVENCE; O EXEMPLO ARRASTA!
"

Comentário do Blog: parabéns aos bravos guerreiros de Carangola e também aos daí, de Divino, que entrarão na luta com toda força, esperamos! Um forte abraço e força na luta!

"
Anônimo:

PESSOAL, SERÁ QUE AQUI NAS mINAS DAS gERAIS NÃO TEM NENHUM JUIZ, DESEMBARGADOR PARA MANDAR O GOVERNO PAGAR O SALÁRIO TODO NO PRAZO DE 3 DIAS????nÃO ME LEMBRO MAS TEVE UM JUIZ , ME PARECE QUE FOI NO rIO DE jANEIRO NESTA ÙLTIMA GREVE QUE MANDOU O GOVERNO PAGAR O SALÁRIO AOS EDUCADORES EM 3 DIAS e AQUI???ONDE ESTÃO????iSSO NÃO PODE ACONTECER...E OS DESCONTOS DE EMPRÉSTIMOS????COMO IRÁ FICAR PESSOAL???VAMOS FICAR ATÉ O PISO CHEGAR..NÃO VAMOS MESMO VOLTAR NEM COM PROMESSAS MAS COM CUMPRIMENTO PARA O PRÓXIMO PAGAMENTO...POIS ELE NÃO MERECE CONFIANÇA.jÁ VIU NÉ ....nÃO TEM CREDIBILIDADE.FORÇA PESSOAL , DE FOME NÃO MORREREMOS CERTAMENTE.FICAREMOS NA HISTÓRIA.VAMOS PEGAR O CONTRACHEQUE E FICAR NAS PORTAS DAS EMISSORAS DE RÁDIO, TV ..ALGUM JORNALISTA IRÁ NOS OUVIR ENTÃO SABERÁ O QUE É ESTE SUBSÍDIO...OU PISO DE 390,00."

"
Anônimo:

A escola Guilherme Hallais França de vespasiano vai aderir a greve nesse mês de agosto ? possui alguma informação sobre a decisão dos professores lá ? POR FAVOR , RESPONDA !"

"
Luciano História:

Repare que o cargo de Minas já virou de 30 na frase da secretária provavelmente em função do 1/3 extra-classe"

"
Giovane Diniz (Pipoca):

Caros companheiros, não se assustem com a reunião do CONSED em relação à ADI. O STF publicará o Acórdão dia 1º de Agosto, e até lá a reunião sequer estará agendada.
Os ministros que votaram a ADI, com certeza não voltarão sua palavra atrás.
O que o CONSED quer é ganhar tempo para aplicar uma lei que já foi julgada constitucional.
Não acredito que o CONSED tenha mais força do que os próprios Governadores que propuseram a ADI, pois se assim o fosse, todos eles estariam mobilizados.
O que fizeram foi jogar seus "Peões" para serem destruídos ao invés deles próprios, e depois transferir a culpa para o Governo Federal.
Se o Governo Federal mantiver o piso, fica com a responsabilidade, se voltar atrás, a Educação do Brasil se volta contra ele.
Típico da Tucanaiada.
Sigamos fortes e invensíveis nesta batalha, e a cada passo de repressão do Governo a nossa resposta será o aumento da nossa mobilização!
"

"
Luciano História:

A frase do secretário do MEC veio confirmar aquilo que a gente já sabia, a cumplicidade das esferas do poder contra os professores."

"
Giovane Diniz (Pipoca):

Estamos fazendo exatamente o que o Governo quer: Diseminando a dúvida e o desespero, quando colocamos comentários arredios e preocupados.
Twitter da "Renata Villena"? Agendamento do CONSED com o STF?

Vamos lá minha gente, vamos deixar de falar desses assuntos, pois isto deixa muitos de nós com a pulga atrás da orelha, e inseguros.

Vamos concentrar nossas forças na nossa luta, com palavras de incentivo.

Quanto menos alarde fizermos ante as falácias do Governo, mais neutralizado este ficará.

Este governo jamais poderá nos vencer, por um simples motivo: eles são Analfabetos Políticos, nós não...
Força na luta até o PISO!!!
".

"
Giovane Diniz (Pipoca):

Mais uma conversa do Faraó com seu afilhado foi captada!!!
E aí, novidades? (Faraó)
Não, nenhuma. (Afilhado).
E a greve da "corja", já resolveu? (Faraó)
Não. Tá ficando cada vez mais difícil. Não sei o que fazer. (Afilhado)
Já mandou cortar o salário deste baderneiros?
(Faraó)
Já. Um Juiz, parente seu me ajudou. (Afilhado).
E a propaganda do "Tutu"?(Faraó)
Foi ao ar, mas não convenceu. Ficou pior. Agora eles tão dizendo que nós temos dinheiro para pagar o PISO. (Afilhado).
Solta a propaganda do professor da Família? (Faraó)
Mas, não tem professor nem para as escolas? Como vou anunciar isto? (Afilhado)
Solta e pronto. Depois conversamos.(Faraó)
Dias depois: Padrinho, não deu certo!
O que não deu certo?
A propaganda do professor da família. Tão querendo saber onde foi implantado e não posso contar a verdade.
Como assim?
É que as famílias selecionadas, são a minha, a sua a da Ana Lúcia e a da Renata?
Ora, isto é bom. Servirá de exemplo para o povo!!!
Mas, padrinho, eu consigo entender o que é PISO e o que é Subsídio, o que eu vou fazer. Vou ser reprovado?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKK!!!!!!!!!!!!!!
Você se esqueceu que em Minas não há reprovação?
Mas os professores vão me perseguir até nisto, pois onde eu vou tem um grupo deles me enchendo o...
Faz o seguinte: Tem um grupo de professores Puxa Saco, que são representados pela APP/MG, contrata eles, dá uns trocados e pronto.
Então tá bom, mas só quando eu voltar do Japão!
JAPÃO????????? O que você tá fazendo aí?
Vim descansar e fugir um pouco da pressão de lá.
Vê se aproveita então e descobre porque eles estão crescendo tanto nos últimos anos!
Já descobri.
Investem pesado na Educação.
É, os olhos deles são fechadinhos, mas já enchergaram mais longe que nós!
Vê se volta logo, porque 2014 está aí e preciso de você em Minas. Tenho que arrumar um Vice, pois a Marina me descartou Sendo assim, terei que colocar o Serra, ou o Clésio Andrade.
Ichi. tamo fudido.
Assim, até o Plínio vence agente.
A sua benção Padrinho!
O Diabo que te garregue meu afilhado!!!
".

Comentário do Blog: parabéns, combativo colega Giovane, pelo ótimo diálogo que você conseguiu captar, entre estas duas figuras que constituem um risco para o presente e para o futuro do Brasil. Um forte abraço e força na luta!

"
Flávio/Bhte:

"A sociedade está dividida em dois grupos: o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem, com receio da revolta dos que não comem" - Josué de Castro.

Aos anelídeos e combalidos professores que, na primeira dificuldade, entregam as "notas". Pertencem ao quadro das escolas que nada mais são uma reunião de instituições isoladas sem vínculo e articulações entre si. Empurram abismo abaixo o ofício de docente. Engrossam a horda de despolitizados, sem Direitos, enfim, sem cidadania.

Ainda há tempo de fazerem parte da história!

Em tempo: parem de [re]produzir aquilo que o Governo quer: divisão da classe. É preciso filtrar as informações e postar apenas algo interessante. Façam uma leitura mais critica e apurada. Anastazista, Velhinha, Gorgozzola são frequentadores assíduos aqui e ficam gratos quando alguns mordem a isca. Deixem a inocência de lado!

Todos firmes e de pé!
".

"
Anônimo:

Euler,
Os seus textos, como sempre, sem comentários! São claros, dignos de um verdadeiro EDUCADOR! Pena que temos muita "gente no Poder" também com dificuldades de aprendizagem... Euler, concordo com o que os colegas disseram: Se o AnastAZIA não nos pagar, nós também não iremos pagar(repor) os dias parados! Infelizmente essa é a lei "Toma lá dá cá", ele que se vire na explicação para a população, afinal quem deixar de "conseguir" uma vaga nas universidades/faculdades por falta de conclusão do Ensino Médio, deverá culpar o governador, seus cúmplices e não os professores/educadores. É bom que o AnastAZIA pense nisso, pois o ano letivo está passando, os vestibulares estão se aproximando e nenhuma instituição de ensino superior irá adiar as suas provas devido a nossa greve! Portanto, cuidado governador, a cada dia que passa você e o seu padrinho (patAÉCIO) estão perdendo mais eleitores, Graças a Deus! kkk... Ah, outro detalhe, você adora números, daqui há pouco chegará a PROVA BRASIL, PAAE e outras avaliações externas e como estarão os nossos alunos na preparação para as mesmas? PAGUE O NOSSO PISO JÁ!!! Ou se arrependerá...
".

"
Rita Frugoli:

Euler, bom dia novamente,
Dá uma olhada nesta notícia. Você está bem mais informado que eu, com certeza. O que você acha?
abraços
Rita
Romero Rodrigues
".

"
Educadora Mineira:

Ao colega que abordou a questão da Férias-Prêmio, lendo a edição da IMPRENSA OFICIAL DE MINAS, hoje, vi que há inúmeras publicações de férias-prêmio, para começar na SEGUNDA-FEIRA, se é verídica tal afirmação, penso que não haveria razão de tais publicações HOJE, apesar de que nada é muito lógico nesta terrinha. Pode ser que seja mais um boato para APIMENTAR o final de semana?! rsrs
Educadora Mineira
".

"
Anônimo:

Caros colegas de luta:
A partir de segunda feira, acho que devemos ficar de plantão nas escolas , para que as pessoas não desistam da greve e para que haja maior números de adeptos, não podemos perder essa batalha. Sem piso não pisamos na escola.Esse é o lema.
"

Comentário do Blog: a melhor estratégia é contactar os colegas no final de semana para ninguém comparecer na escola. Ir à escola é dar a chance para que diretores e alguns pais de alunos pressionem para retornar. Ou, nos locais onde há pouca ou nenhuma adesão, comparecer, quando for o caso, em grupo, para tentar convencer os colegas a aderirem à greve. Um forte abraço e força na luta!

"
Walmir Rodrigues:

PARABÉNS Euler por essa aula, o tempo todo em que eu estava lendo me veio a mente um grupo de teatro transformando-a em uma peça, ficaria muito interessante. O Sindicato poderia estudar uma forma de custear a peça. Que acha?

Parabens novamente, o seu trabalho está muito bommm...
Firme na luta.
Walmir
"

"
Diego Velasco:

A Luta continua
Hoje às 8 horas os professores da Escola E. Comendador Nascimento Nunes Leal se reuniram para tratar dos assuntos pertinentes à greve dos professores estaduais de Minas Gerais. Ficou definido que continuaremos a seguir a categoria no movimento que já dura mais de dois meses em prol da imediata implantação do piso nacional da educação em Minas Gerais.

Sabe-se que greve é um movimento traumático e cheio de sofrimentos a todos envolvidos, uma vez que sofrem o professor, o aluno, a família dos alunos, menos o governo que não dá a mínima para a educação, só pensa na reeleição. No entanto, quero trazer a nossa meditação que certos dogmas devem ser vencidos para que tenhamos uma sociedade mais desenvolvida. O mínimo que precisamos para começar mudar essa realidade tão controvertida da educação mineira é um salário digno, assim teremos força para lutar com o governo contra a aprovação de alunos sem condições para tal aprovação; contra a inserção de matérias de pouca aplicação ao ensino básico em detrimento de matérias de vital importância como português e matemática (exemplo o primeiro ano do segundo grau só tem três aulas de matemática por semana, isso é um absurdo); contra diversos temas que são prejudiciais a educação e que o governo faz em função de uma política fútil e sem escrúpulos de investir apenas nos setores que trazem resultados a curto prazo.
Assim pedimos o apoio de toda sociedade, por um país lindo, cheio de riquezas naturais e de um povo munido de uma esperança inabalável no futuro que depende de cidadão bem formado para construí-lo.
"

Coemntário do Blog:
parabéns aos combativos colegas da
Escola E. Comendador Nascimento Nunes Leal, pelo exemplo de luta e de dignidade que dão a todos nós. Estamos juntos nessa mesma luta, para que conquistemos o nosso piso e salvemos a carreira dos educadores. Um forte abraço e força na luta!

"
Gracieusa Brito:

Profº.Euler, como a CNTE que nunca nos deu suporte começa a " negociar " agora uma questão que é apenas de Justiça, a Lei já existe e é só EXECUTAR na justiça para que ela seja cumprida. Além do mais que paralisação será essa no dia 16 de agosto ? A meu ver "pegaram o bonde andando e só vão atrapalhar o Sind-UTE, se ao menos levassem a BEATRIZ junto... O dia 16 de agosto está longe demais, pois o último prazo do retorno ao vencimento básico é dia 10, e esperamos que nesta data o ACORDÃO já esteja publicado. Peça a CNTE que se afaste e que deixe a BEATRIZ seguir negociando. E a CNTE dê apenas suporte a ela. http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=2078 , além do mais vamos perder até as férias... "Encontram-se, neste momento, em tramitação no Congresso Nacional, alguns projetos de lei com a finalidade de assegurar as férias mínimas de 45 dias aos docentes - sendo 30 deles consecutivos e antes do início do ano letivo - e 30 dias para os demais trabalhadores da educação básica. A medida alia-se a outras ações (já em curso) que visam equalizar a atividade docente em todo país - desde a formação até a remuneração e a jornada de trabalho. E a CNTE atuará no sentido de fazer aprovar esses projetos, sobretudo em âmbito da LDB e das diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação (professores e funcionários), como forma de garantir o direito subjetivo de todo cidadão à educação pública de qualidade, bem como a efetiva valorização de seus profissionais."

Fonte: CNTE http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=2077

...garantir 30 dias, só para a educação básica ? e os outros professores ? Fala sério CNTE, pra nos usurpar bastam os governos. Profº Euler e amigos,sempre que acho que pior não tem como ficar, vem mais uma malvadeza ? Me expliquem isso colegas. Concordem ou discordem de mim, mas não fiquem calados, por favor.
"

Comentário do Blog: olá, colega, pelo que entendi, a CNTE defende os 45 dias de férias para a docência; e os projetos de lei que tramitam também asseguram tal tempo, sendo 30 dias antes do início do ano letivo e 15 dias de recesso. Para os demais profissionais fora da docência permanecem os 30 dias. A luta aí é para que estes 30 dias sejam consecutivos e não picados, como acontece inclusive aqui no estado.

"
Rita Frugoli:

Euler,
desculpa, pedi que você lesse uma matéria mas não coloquei o site.
Abraços
Rita Frugoli

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/199614-CCJ-APROVA-CORRECAO-DO-PISO-DE-PROFESSOR-PELO-INPC-E-PELO-FUNDEB.html
".

Comentário do Blog: olá colega, já havíamos falado sobre este tema alguns dias atrás, denunciando a tentativa do Congresso e do Governo de tentarem mudar o mecanismo de reajuste do nosso piso e a data também, passando para maio. O estranho é que o CNTE defendeu este projeto. Mas, um substitutivo do senado melhorou o projeto original, mantendo o custo aluno-ano como critério para reajuste e ainda assegurando que o reajuste não será nunca menor do que o INPC do ano anterior. Mas, manteve a data de maio para o reajuste. Mas, o projeto, que voltou para a Câmara dos Deputados, ainda não foi votado. É preciso que acompanhemos isso sim, para impedir que nos prejudiquem mais ainda.

"
Anônimo:

Espera aí gente! Esta CNTE afinal, representa os interesses de quem? Dos EDUCADORES que parece não ser! Como se não bastasse esses desgovernos ainda temos entidades que nos sugam puxando o nosso tapete!? Que absurdo!!! Valha-me Deus...".

"
Júlia:

Gente, o Coronel Anastasia mandou cancelar todas as Férias-Prêmio marcadas para o 2º semestre!!!!
Ele não tem vergonha mesmo, quer castigar de todas as formas possíveis e imagináveis.
O que me consola, é que ele aqui em MG, não ganha nem pra síndico de prédio mais...
Força companheiros, não vamos nos intimidar por pouca coisa não, férias tiramos depois, mas o nosso Piso É AGORA!!!!!
Júlia
".

55 comentários:

  1. Divino - MG
    Euler,
    vários colegas estão dizendo que o acórdão está na Pauta do STF para dia 01/08/2011(quando retornam do recesso).
    Sabe responder se essa informação é verídica?

    ResponderExcluir
  2. Oi Euler
    Bom dia
    Suas palavras traduzem a gravidade do momento.Estão sucateando para vender barato.Gente isto é tão claro!
    O anastazia é governador e não o dono de Minas Gerais.Este cara tá solto,faz o que quer,põe,dispõe e repõe ao seu bel prazer.Não há leis neste país?
    Como vamos comer?Como vamos pagar as contas?
    SENHOR GOVERNADOR E SUAS SECRETÁRIAS
    SEUS LUGARES ESTÃO RESERVADOS
    TOMEM SEUS LUGARES E UMA FELIZ VIAGEM RUMO AO LIXO DA HISTÓRIA BEM ALI AO LADO DE HITLER...
    Bom dia a todos dignos colegas trabalhadores.
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Euler e companheiros de luta.
    Fiquei sabendo que em Sabará nem sabem que há uma greve em andamento.Isto é verdade, colegas ?

    ResponderExcluir
  4. MARIA DE LOURDES (ARAXÁ)
    PARABÉNS, COLEGA EULER..
    ESTAMOS COM VC RUMO Á VITÓRIA..
    AVANTE E SEMPRE EM FRENTE, COM GARRA E DETERMINAÇÃO!ATÉ O PAGAMENTO DO PISO.....

    ResponderExcluir
  5. Queridos Guerreiros,

    É preciso que o Sindute subsede de VIÇOSA faça uma vizita de conscientização aos professores dos municípios de Rio Casca, São Pedro dos Ferros, Raul soares, Abre Campo, entre outros que estão trabalhando normalmente. Temos que mostrar que o momento é HOJE e a hora é Agora. Somente Unidos venceremos essa luta e seremos entam felizes na te das MIL E UMA FALCATRUAS; estrelando como Sherazade ( Renatinha Malvadeza), O rei Xeriar CHIFRUDO( o faraó), Duniazade irmã de Sherazade( a perversa GAZZOLINA); sem contar a participação de Anasta-ba-ba e os 77 ladrões(deputados) kkkkk dá uma história linda não é Euler?

    ResponderExcluir
  6. Euler, lendo sobre isonomia de vencimentos fiquei com uma grande dúvida:Dois professores que trabalham no mesmo órgão público, que possuem a mesma formação, cargos equivalentes e o mesmo tempo de serviço podem receber vencimentos diferentes?Pelo que eu li no principio da isonomia isso não pode acontecer, por isso se o governo pagar de acordo com o piso ele teria que pagar um subsídio equivalente aos que não retornaram para a antiga carreira.
    -pagar de acordo com o piso representaria aumento também no subsídio , o governo teria que adaptar o subsídio ao piso.Acho que é por esse motivo que ele não quer pagar de acordo com o piso pois sabe que terá que aumentar o salário no percentual anual do piso, incluindo também o subsídio pois se não fizer isso ele vai desrespeitar também o principio da isonomia.Não pagando de acordo com o piso o governo aumenta o subsídio de acordo com o seu interesse.
    -No salário de agosto o governo no mínimo terá que pagar uma VTI para completar o valor de 1320,00 caso ele insista em não pagar o piso para os professores que já fizeram a opção de retorno.
    -Se caso meu amigo eu não estiver errado o titulo está incorreto, o governo não estará cometendo duas e sim três irregularidades :redução salarial, desrespeito a isonomia de vencimentos, corte de salário de um movimento que exige o cumprimento da lei.

    ResponderExcluir
  7. Nota de Falecimento: Hoje o Brasil perdeu uma de suas melhores filhas. Faleceu aos 95 anos de idade a companheira Helena Grecco, estimada combatente da luta pela democracia e justiça social em nosso país. Dona Helena Grecco foi personagem importante no processo da redemocratização do país e colocou o melhor de seus esforços na luta pelos direitos humanos e contra os desmandos dos "de cima".
    Companheira Helena Grecco, Presente!

    ResponderExcluir
  8. Euler e demais colegas, minha mãe é aposentada em dois cargos há pouco mais de 10 anos.Trabalhou por 25 anos em salas de alfabetização. Ontem recebeu o contra-choque de julho no qual o "governo" informa a ela o retorno ao AR e declara o valor do seu próximo salário de retorno. Realmente, segundo o documento citado, houve diminuição de salário, sim. É uma verdadeira e descarada falta de respeito conosco. Concordo com você quando diz que essa greve é acima de tudo uma oportunidade de resgatarmos a nossa dignidade. Um abraço e força na luta. Juliana- Montes Claros

    ResponderExcluir
  9. Caro Euler, bom dia, mais uma vez, seu texto lúcido e coerente me encanta e me mostra que estamos no caminho certo, sou uma assídua frequentadora e comentarista de seu Blog, a ponto de meu filho que, em uma ‘disputa acirrada’ comigo no uso do ‘computer’, ter acabado de me dizer que eu não preciso fazer um blog meu, e, sim, criar o BLOG SOU FÃ DO EULER. É Verdade! Acredita?! Brincadeiras à parte, informo-lhe que um grupo de professores de Carangola iremos a Divino amanhã a convite de um professor para expormos a importância de fortalecermos nosso movimento de greve a partir do dia 1º de agosto. Agora sim, com essa e outras estratégias propostas por você e outros aqui no blog, nós saímos na frente desse governo que quer nos enganar e não nos paga o que nos deve! À luta companheiros! O piso é nosso.

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA A TODOS!
    POR FAVOR QUEM PUDER ME ESCLAREÇA:UM PAI VAI PRESO POR NÃO PAGAR PENSÃO AOS FILHOS PORQUE ESTÁ SONEGANDO O SAGRADO DIREITO AO ALIMENTO,CERTO?
    AO NÃO PAGAR NOSSO SALÁRIO O GOVERNO NÃO ESTÁ IMPEDINDO QUE ALIMENTEMOS NOSSOS FILHOS? POR QUE O TRATAMENTO DESIGUAL SE TODOS SÃO CRIANÇAS QUE PRECISAM DE ALIMENTOS?
    DESCULPEM MINHA IGNORÂNCIA. EU SÓ QUERO ENTENDER.
    ALÉM DE FORA DA LEI POR NÃO PAGAR O PISO O GOVERNADOR E SUA SECRETÁRIA DEVERIAM RESPONDER PELA AUSÊNCIA DE COMIDA NA MESA DE MILHARES DE MINEIRINHOS EM FORMAÇÃO.
    PRISÃO PARA ELES TAMBÉM OU QUEM SABE OS PAIS DOS
    IRRESPONSÁVEIS DIRIGENTES PODERIAM SER COBRADOS.

    ResponderExcluir
  11. O plano de carreira só impede a isonomia salarial desde que os servidores apresentem diferentes níveis de formação,de tempo de serviço e diferentes funções.Quero saber como o governo mineiro vai explicar o fato de dois servidores com o mesmo tempo de serviço, com a mesma formação e com cargos equivalentes recebam salários diferentes.Isso é imoral.

    ResponderExcluir
  12. EULER, lendo e analisando o que foi dito no seu blog no dia ontem, concordo plenamente com o que disseram vários amigos e colegas nossos, vamos fazer uma companha dura, cerrada, contra a candidatura do faraó à presidência da República. Este cara que é pego na blitz sem carteira de motorista, bêbado, enganador, vagabundo, raça ruim mesmo, não pode chegar lá. Chega de FHC, Aécio, Anastasia, este povinho do psdb tem que ser banido da política, ninguém aguenta mais, estamos cheio com os prejuízos profissionais que já tivemos. O medíocre Anastasia, que se diz professor, disse numa entrevista que os professores e alunos do passado eram elites. Indiretamente quis dizer que hoje somos ralé. Ele se esquece que quem elege é o povão, ele não perde por esperar. Por que ele, ao invés de dizer besteiras, não paga logo este piso do MEC e sai na frente? Ele vai ter que pagar mesmo. Um advogado, meu amigo, me disse que o STF assinará o acórdão com certeza, pois eles não podem ir de encontro com uma lei que eles aprovaram. ANASTASIA, PAGA O PISO PARA 100 MIL PROFESSORES E NÃO ENCHA O SACO QUE JÁ ESTÁ CHEIO. Euler, obrigado por você ter este blog para a gente desabafar senão é enfarto na certa para um sessentão.

    ResponderExcluir
  13. DONA GAZOSA QUE SE VIRA PARA CONTRATAR PROFESSORES PARA REPOSIÇÃO , CHAMA O TIRIRICA, O TONY RAMOS , O DIDI MOCÓ , O PINDUCA E O PRÓPRIO GOVERNADOR QUE SE DIZ PROFESSOR.

    COM CORTE NÃO TEM 200 DIAS LETIVOS SE VIRA :

    Nós não vamo paga nada
    Nós não vamo paga nada
    É tudo free!
    Tá na hora agora é free
    Vamo embora

    ResponderExcluir
  14. Mais essa agora!
    Redução de salário dos professores.

    O horizonte ético é aquilo que dá sentido a um processo de mobilização. E uma das formas como um país explicita seu horizonte ético, seu projeto de nação, é através de sua Constituição. Nela ela define seu projeto de futuro, suas escolhas. O que dizer então do horizonte ético de nossa nação? Se for através de nossa constituição que nosso futuro foi definido, nossas escolhas foram ancoradas, o que dizer então quando essa mesma Constituição não é respeitada? O Pacto de Minas pela Educação, um movimento a favor da educação, começou tendo como imaginário mudar uma situação, expressa nas altas taxas de evasão e repetência e no grande número de crianças fora da escola. O Pacto de Minas agora é o contrário? É o de manter as crianças fora da escola? Tome uma atitude senhor governador. O sentimento de indignação e intolerância com a situação que Minas Gerais vive hoje é de desprezo por um gestor que não respeita sequer a constituição de seu país. Que gestor é esse? A ilegalidade tomou conta de nosso país. Viva a nossa “Constituição”!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, Prof Euller, dou todo o meu apoio ao movimento, só sinto por desta vez a cidade onde atuo, São Lourenço, no sul do estado, não ter se envolvido diretamente com o movimento, por medo e omissão aos seus direitos básicos.Por aqui, quase nenhuma escola entrou em greve.O SINDUT- Caxambu, nossa subsede, vem nos mandando emails, sempre sinalizando uma possibilidade de paralização, através de assembleias que são agendadas mas que, nelas nada de real se resolve. Tenho uma dúvida: A LUTA (que mobiliza na data de hoje, já grande parte do estado), é apenas pelo cumprimento do PISO ou inclui os outros itens da LEI FEDERAL, como 1/3 de planejamento, entre outros?E se o governo ceder quanto ao pagamento do PISO, mas não atender a questão do 1/3 de planejamento? A greve já será encerrada??? Direito é direito e acho que a greve só deveria acabar quando TODOS OS ITENS DA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES forem atendidos. O que acha disso? Um grande abraço, parabéns pelo belíssimo BLOG e conte sempre!!!!Até a vitória!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Esse que se diz governador de Minas deve se achar acima de tudo, um "deus". Mas um dia ele terá que acertar com o verdadeiro DEUS.Após a vitória , esse blog , deveria continuar no mesmo ritmo, denunciando ações erradas do governo, desde já uma campanha contra a candidatura do faraó aécim.
    A GREVE CONTINUA ATÉ O CUMPRIMENTO DO PISO ESSE ANO !!!

    ResponderExcluir
  17. Caros professores,
    O Governador não vai reduzir salário de ninguém, isto é inconstitucional. Ele sabe que vai ter que pagar o Piso, acontece que ainda não assumiu esta responsabilidade, com certeza ele está esperando a publicação do Acórdão e o dia 10/08. A partir desta data ele terá que negociar, além do pagamento do Piso, também as parcelas retroativas a partir da data que ficar explícita no Acórdão.
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  18. "Viajando" Anastasia,

    Vamos persegui-lo pelo mundo afora!!! Pensa que eu não sei? O Senhor visita esse Blog...

    Nos Estados Unidos:

    Anastasia, please pay what they owe us!


    Na Grécia:

    Anastasia, παρακαλούμε να πληρώσει αυτά που μας χρωστάτε!

    Na França:

    Anastasia, s'il vous plaît payer ce qu'ils nous doivent!

    Na China :

    阿納斯塔西,請支付他們欠我們!

    Na Bulgária :

    Анастасия, моля плати това, което те ни дължат!

    Na Croácia:

    Anastazije, molimo Vas da plati ono što nam duguju!

    Nas Filipinas:

    Anastasia, mangyaring magbayad kung ano ang may utang na loob nila sa amin!

    Na Indonésia:

    Anastasia, silahkan membayar apa yang mereka berutang kami!

    Na Itália:

    Anastasia, si prega di pagare quello che ci devono!

    No Japão:

    アナスタシアは、彼らは私たちを負うもの払ってください!
    Na Coréia:

    아나스타샤, 그들이 우리를 빚진 돈을주세요!

    Na Macedônia:

    Анастасија, Ве молиме обрнете она што тие ни должат!

    Na Pérsia:

    آناستازیا ، لطفا پرداخت آنچه آنها به ما بدهکار!

    Na Rússia:

    Анастасия, пожалуйста, платить столько, сколько они нам должны!

    Na Espanha:

    Anastasia, por favor, pague lo que nos deben!

    Na Turquia:

    Anastasia, bize borçlu ne ödemek lütfen!

    Em Português:

    Anastasia, favor pagar o que nos deve!


    Um beijo a todos,

    Lúcia.

    ResponderExcluir
  19. Oi Euler, quero colocar outra ilegalidade que o governo fará caso abaixe o nosso salário. Quando ele implantou o subsídio ele deu um aumento de 5% no valor total, lembra? Pois é, um advogado que veio na minha cidade explicar o que era o subsídio, informou que quando houver aumento em um tem que ter aumento no outro. Ele não pode privilegiar somente um determinado grupo. E o governo voltando o nosso salário para o valor de dezembro, ele está novamente na ilegalidade. Ele não estará dando o aumento para quem optou pelo piso. Isso tbém está errado e podemos denunciá-lo. Um abraço e força na luta. Paula.

    ResponderExcluir
  20. Muito bem, Sebastião, sempre muito firme e serenos em suas palavras, aliás elas amenizam as angústias dos nossos colegas. E como a Lei é para ser CUMPRIDA e não DISCUTIDA. Tenho certeza de que seremos vitoriosos!
    Educadora Mineira

    ResponderExcluir
  21. João Paulo Ferreira de Assis28 de julho de 2011 às 16:56

    Prezado amigo Professor Euler

    Fiz um comentário no blog Juntos Somos Fortes, da Fernanda Tardin, do vizinho Estado do Espírito Santo. Ei-lo:

    Prezada Fernanda

    Eu também estou muito decepcionado. Dilma é um zero à esquerda. Votei nela para que o Brasil não se tornasse uma república fundamentalista cristã. Mas infelizmente, é o que parece que vai acontecer. Pior: briguei por ela no Blog do Professor Euler Conrado com uma pedagoga. Agora vejo que a pedagoga está certa. Abespinhei-me com ela por desconfiar de Dilma.
    O Governador Anastasia não cumpre a lei federal 11738, e é por isso que estamos em greve. O
    pior de tudo é que a ''presidenta'' nada faz. Não reúne os governadores para cobrar o pagamento do Piso dos Professores. A impressão que eu tenho que o governo Dilma é um governo FHC sem privatização.
    Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  22. Euler e demais,

    Vejam a página do ADI com data de hoje:

    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2645108

    Agendamento de audiência do CONSED? Também passei pela página da SEE e li uma notícia dizendo que a "ilustríssima secretária" está em Brasília para reunião do mesmo CONSED.

    Será que dá para descobrir alguma coisa sobre isso?

    Abraços a todos...

    Flávio Augusto de Castro
    Conc. Rio Verde - MG

    ResponderExcluir
  23. É EULER , A SAGA DO AÉCIO É SO EM MINAS MESMO TO LOUCO PARA VER A DERROTA DELE EM 2014.


    http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=177949,OTE

    ResponderExcluir
  24. Antes de qualquer coisa,
    o blog do euler é O BLOG!!!!!
    Aqui percebemos o quanto nossa categoria é VALIOSA E SABE MUITO BEM POR QUE LUTA.
    Infelizmente há um grande número que se posiciona "na janela" e fica vendo a banda passar. A situação é urgente! Se não é agora, os educadores de MINAS GERAIS vão ter que se contentar com o ombro um do outro para reclamar.
    Por isso é urgentíssimo que os colegas saiam "da janela" e venham tocar um dos muitos instrumentos para que esse governinho nos escute.
    Uma classe divida é tudo que o governinho de MINAS mais deseja. Percebam que todas as ações dele tem essa divisão como meta. FIQUEMOS ATENTOS!! E SEJAM BEM VINDOS Á LUTA!!

    ResponderExcluir
  25. É EULER , NÃO É ATOA QUE A GAZZOLA ESTA EM BRASILIA NÃO, VEM ALGUMA SACANAGEM POR AI.





    STF Petição 40288/2011 -

    28/07/2011 - CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - CONSED E OUTRO - SOLICITA AGENDAMENTO DE AUDIÊNCIA.


    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=2645108

    ResponderExcluir
  26. Escola OLEGÁRIO MACIEL - CENTRO DE BH
    CONVIDOU OS ALUNOS A RETORNAR NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA! Com certeza esse grupo de professores não nos representam! Seria muito bom que esses explicassem para seus alunos por qual motivo retornam. Uma coisa é certa: Não estão preocupados com seus alunos. Por outro lado, poderiam colocar também uma placa de aviso na parede da escola junto com o aviso aos alunos:
    COMO AMAMOS ANASTAZIA! AMAMOS O GOVERNO DE MINAS RADICALMENTE!!! q FEIO HEIM?!!!

    ResponderExcluir
  27. Tenho "dó" do Anastasia! Cada vez ele está mais enrolado. E deixando "rabo" pra tudo quanto é lado. Isso é ótimo, pois uma hora o ministério público vai ter mesmo de tomar providências ou ele vai sair dando tiros pelas escolas, como nos filmes de faroeste.
    Força na luta!
    Só espero que muitos colegas pensem bem antes de votar em Aécio ( na escola em que trabalho aconteceu isso ).

    ResponderExcluir
  28. Que beleza hein? Corta nosso salário? Então se vira para garantir os 200 dias letivos. Acho que isso deve ser colocado em pauta na próxima Assembléia: nenhum professor em greve que teve seu salário cortado vai repor as aulas. Isso deve ser dito pelo sindicato, um combinado, aí eu quero ver esse governador que só pode está com o "cão" no corpo arrumar tanta gente para nos substituir. E acho que cada professor deve pedir ajuda aos amigos e parentes para estar pronto para a batalha: sem o piso não vamos voltar, venha a pressão que vier. Ou arrancamos esse piso agora, na marra, na força e na coragem, ou adeus piso, respeito, dignidade, credibilidade... Greve até ano que vem se for preciso!

    ResponderExcluir
  29. ATENÇÃO PROFESSORES: SUGIRO QUE FAÇAMOS UMA CAMPANHA DE NÃO REPOR OS DIAS PARADOS JÁ QUE O GOVERNO USOU DA CHANTAGEM SUJA DE CORTAR NOSSOS SALÁRIOS. QUE ISSO SEJA COLOCADO NA ASSEMBLÉIA, POIS MUITOS PROFESSORES NÃO SABEM QUE NÃO PRECISAM PAGAR OS DIAS FALTA/GREVE UMA VEZ QUE JÁ TEVE SALÁRIO CORTADO. QUEM JÁ FEZ PARALISAÇÕES SABE QUE QUANDO O GOVERNO DESCONTA, A GENTE TRABALHA NA REPOSIÇÃO, MAS NA HORA DE PAGAR ELE NÃO PAGA O TANTO QUE DESCONTOU E MUITAS VEZES NEM PAGA. PORTANTO, PEDIMOS AO SINDIUTE E A TODOS OS COLEGAS QUE FAÇAM ESSE ESCLARECIMENTO E ATÉ MESMO UMA "CONVOCAÇÃO" À NÃO REPOR OS DIAS CORTADOS, POIS O GOVERNO FAZ PRESSÃO E NÓS TEMOS QUE DAR NOSSA RESPOSTA. E OUTRA: SÓ VOLTAMOS A TRABALHAR COM O PISO PAGO, QUEM O GOVERNO ACHA QUE É PARA SAIR ASSIM, FAZENDO O QUE QUER, CUMPRINDO E DESCUMPRINDO O QUE QUER? ELE ACHA QUE SOMOS OTÁRIOS? COM CORTE NÃO HÁ REPOSIÇÃO.

    ResponderExcluir
  30. Carlos Moraes(Montes Claros)
    Olá Companheiros(as) das Minas Gerais, Bravos Educadores que mostram na prática o que é CIDADANIA , UNIÃO, FORÇA E RESISTÊNCIA NA LUTA.
    O Comando de Greve reuniu-se hoje na Subsede e, por unânimidade decidiu fortalecer o movimento com várias ações:Panfletagem nas igrejas e cidade no sentido de aumentar o apoio dos pais e dos alunos, Participação na audiência sobre violência nas escolas que será realizada em Janaúba, Barraca Permanente da Educação no centro da cidade, onde mostraremos os contra-cheques e dialogaremos com a comunidade sobre a situação da Educação em MG, reforço do comando de greve na visita as escolas, entre outras.
    A DISPOSIÇÃO DOS COMPANHEIROS(AS) CONTINUA MAIS FIRME: SEM O PISO NÃO VOLTAMOS PARA AS ESCOLAS!!!
    ATÉ A VITÓRIA!!!

    ResponderExcluir
  31. fátima comenta...
    Roubam o nosso piso,agora até o nosso miserável salário esse senhor quer desviar. Alguém precisa informa-lhe que não recebemos mensalão, não temos conta em paraíso fiscal,não recebemos propina. Somos Professores,trabalhadores dignos que luta para não deixar que a escola pública (do povo)se transforme naquilo que já caminha em passos muito rápidos,espaços vazios de idéias, debates, mestres e alunos. Não podemos desistir agora, nossos jovens preciam de vós valentes guerrriros.Coragem!

    ResponderExcluir
  32. Oi Euler,oii colegas
    Gostaria de aproveitar este espaço democrático para sugerir ao ilustre senador(aquele que até o cavalo se negou a conduzir,imaginem o povo brasileiro)que procure o deputado tiririca e o convide para vice.Do jeito que seu afilhado mineiro trata a educação não vai fazer nenhuma diferença um vice iletrado.
    Em tempo:Marina no poder tb não.Precisamos de gente com mente mais arejada.Nossa sociedade muda a passos largos.Imaginem ela lidando com questões como aborto,casamento entre pessoas do mesmo sexo...Com ela nada avança!

    ResponderExcluir
  33. Divino-MG

    Euler,

    como já foi dito pela mui estimada professora de Carangola (minha ex-professora de Faculdade e hoje colega de trabalho da mesma escola "muito me orgulha") nós de Divino estamos pedindo apoio para mobilizar a classe em nossa Cidade a partir de 1º de Agosto.
    Com a presença da equipe quem vem EDUCADORES "ESPELHOS" (que além de serem verdadeiros EDUCADORES no sentido íntegro da palavra, mais uma vez nos dão EXEMPLOS de POSTURA, ÉTICA, MORAL, LUTA e EXERCÍCIO DE CIDADANIA não medindo esforços ao nos apoiarem quando solicitados), estamos muito felizes com a aceitação do convite e confiantes na Mobilização da Classe aqui após esse evento marcado para amanhã 29/07/2011.

    Espero que ao final da reunião possa acessar seu blog anunciando que nossos esforços valeram a pena.

    A PALAVRA CONVENCE; O EXEMPLO ARRASTA!

    ResponderExcluir
  34. No twitter da renata Vilhena está a seguinte frase:
    -Para o secretário do MEC subsídio é piso
    -Euler entre nesse twitter e leia as demais frases

    ResponderExcluir
  35. Para Secretario do MEC não há duvida em relação ao valor do piso: 1187,00 p/ 40 hs semanais.

    Secretario do MEC diz: aplica-se a proporcionalidade. No caso de MG p/ 30 hs o valor deve ser 890,25. Pagamos 1320,00.(Renata Vilhena)

    ResponderExcluir
  36. PESSOAL, SERÁ QUE AQUI NAS mINAS DAS gERAIS NÃO TEM NENHUM JUIZ, DESEMBARGADOR PARA MANDAR O GOVERNO PAGAR O SALÁRIO TODO NO PRAZO DE 3 DIAS????nÃO ME LEMBRO MAS TEVE UM JUIZ , ME PARECE QUE FOI NO rIO DE jANEIRO NESTA ÙLTIMA GREVE QUE MANDOU O GOVERNO PAGAR O SALÁRIO AOS EDUCADORES EM 3 DIAS e AQUI???ONDE ESTÃO????iSSO NÃO PODE ACONTECER...E OS DESCONTOS DE EMPRÉSTIMOS????COMO IRÁ FICAR PESSOAL???VAMOS FICAR ATÉ O PISO CHEGAR..NÃO VAMOS MESMO VOLTAR NEM COM PROMESSAS MAS COM CUMPRIMENTO PARA O PRÓXIMO PAGAMENTO...POIS ELE NÃO MERECE CONFIANÇA.jÁ VIU NÉ ....nÃO TEM CREDIBILIDADE.FORÇA PESSOAL , DE FOME NÃO MORREREMOS CERTAMENTE.FICAREMOS NA HISTÓRIA.VAMOS PEGAR O CONTRACHEQUE E FICAR NAS PORTAS DAS EMISSORAS DE RÁDIO, TV ..ALGUM JORNALISTA IRÁ NOS OUVIR ENTÃO SABERÁ O QUE É ESTE SUBSÍDIO...OU PISO DE 390,00.

    ResponderExcluir
  37. Caros companheiros, não se assustem com a reunião do CONSED em relação à ADI. O STF publicará o Acórdão dia 1º de Agosto, e até lá a reunião sequer estará agendada.
    Os ministros que votaram a ADI, com certeza não voltarão sua palavra atrás.
    O que o CONSED quer é ganhar tempo para aplicar uma lei que já foi julgada constitucional.
    Não acredito que o CONSED tenha amis força do que os próprios Governadores que propuseram a ADI, pois se assim o fosse, todos eles estariam mobilizados.
    O que fizeram foi jogar sesu "Peões" para serem destruídos ao invés deles próprios, e depois transferir a culpa para o Governo Federal.
    Se o Governo Federal mantiver o piso, fica com a responsabilidade, se voltar atrás, a Educação do Brasil se volta contra ele.
    Típico da Tucanaiada.
    Sigamos fortes e invensíveis nesta batalha, e a cada passo de repressão do Governo a nossa resposta será o aumento da nossa mobilização!

    ResponderExcluir
  38. Repare que o cargo de Minas já virou de 30 na frase da secretária provavelmente em função do 1/3 extra-classe

    ResponderExcluir
  39. A escola Guilherme Hallais França de vespasiano vai aderir a greve nesse mês de agosto ? possui alguma informação sobre a decisão dos professores lá ? POR FAVOR , RESPONDA !

    ResponderExcluir
  40. Estamos fazendo exatamente o que o Governo quer: Diseminando a dúvida e o desespero, quando colocamos comentários arredios e preocupados.
    Twitter da "Renata Villena"? Agendamento do CONSED com o STF?
    Vamos lá minha gente, vamos deixar de falar desses assuntos, pois isto deixa muitos de nós com a pulga atrás da orelha, e inseguros.
    Vamos concentrar nossas forças na nossa luta, com palavras de incentivo.
    Quanto menos alarde fizermos ante as falácias do Governo, mais neutralizado este ficará.
    Este governo jamais poderá nos vencer, por um simples motivo: eles são Analfabetos Políticos, nós não...
    Foça na luta até o PISO!!!

    ResponderExcluir
  41. A frase do secretário do MEC veio confirmar aquilo que a gente já sabia, a cumplicidade das esferas do poder contra os professores.

    ResponderExcluir
  42. Mais uma conversa do Faraó com seu afilhado foi captada!!!
    E aí, novidades? (Faraó)
    Não, nenhuma. (Afilhado).
    E a greve da "corja", já resolveu? (Faraó)
    Não. Tá ficando cada vez mais difícil. Não sei o que fazer. (Afilhado)
    Já mandou cortar o salário deste baderneiros?
    (Faraó)
    Já. Um Juiz, parente seu me ajudou. (Afilhado).
    E a propaganda do "Tutu"?(Faraó)
    Foi ao ar, mas não convenceu. Ficou pior.Agora eles tão dizando que nós temos dinheiro para pagar o PISO. (Afilhado).
    Solta a propaganda do professor da Família? (Faraó)
    Mas, não tem professor nem para as escolas? Como vou anunciar isto? (Afilhado)
    Solta e pronto. Depois conversamos.(Faraó)
    Dias depois: Padrinho, não deu certo!
    O que não deu certo?
    A propaganda do professor da família. Tão querendo saber onde foi implantado e não posso contar a verdade.
    Como assim?
    É que as famílias selecionadas, são a minha, a sua a da Ana Lúcia e a da Renata?
    Ora, isto é bom. Servirá de exemplo para o povo!!!
    Mas, padrinho, eu consigo entender o que é PISO e o que é Subsídio, o que eu vou fazer. Vou ser reprovado?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!
    Você se esqueceu que em Minas não há reprovação?
    Mas os professores vão me perseguir até nisto, pois onde eu vou tem um grupo deles me enchendo o...
    Faz o seguinte: Tem um grupo de professores Puxa Saco, que são representados pela APP/MG, contrata eles, dá uns trocados e pronto.
    Então tá bom, mas só quando eu voltar do Japão!
    JAPÃO????????? O que você tá fazendo aí?
    Vim descansar e fugir um pouco da pressão de lá.
    Vê se aproveita então e descobre porque eles estão crescendo tanto nos últimos anos!
    Já descobri.
    Investem pesado na Educação.
    É, os olhos deles são fechadinhos, mas já enchergaram mais longe que nós!
    Vê se volta logo, porque 2014 está aí e preciso de você em Minas. Tenho que arrumar um Vice, pois a Marina me descartou Sendo assim, terei que colocar o Serra, ou o Clésio Andrade.
    Ichi. tamo fudido.
    Assim, até o Plínio vence agente.
    A sua benção Padrinho!
    O Diabo que te garregue meu afilhado!!!

    ResponderExcluir
  43. "A sociedade está dividida em dois grupos: o grupo dos que não comem e o grupo dos que não dormem, com receio da revolta dos que não comem" - Josué de Castro.

    Aos anelídeos e combalidos professores que, na primeira dificuldade, entregam as "notas". Pertencem ao quadro das escolas que nada mais são uma reunião de instituições isoladas sem vínculo e articulações entre si. Empurram abismo abaixo o ofício de docente. Engrossam a horda de despolitizados, sem Direitos, enfim, sem cidadania.

    Ainda há tempo de fazerem parte da história!

    Em tempo: parem de [re]produzir aquilo que o Governo quer: divisão da classe. É preciso filtrar as informações e postar apenas algo interessante. Façam uma leitura mais critica e apurada. Anastazista, Velhinha, Gorgozzola são frequentadores assíduos aqui e ficam gratos quando alguns mordem a ísca. Deixem a inocência de lado!

    Todos firmes e de pé!

    ResponderExcluir
  44. Só os filiados do Pt para esperar algo de alguém colocado no ministério da educação pelo banco mundial,é claro que a missão deste fERNANDINHO"PINTA DE PLAYBOY" unicamente é sucatear o ensino público.Vide o pro uni que dá milhões para as "grandes" faculdades particulares.
    Hoje temos que aceitar que a missão do PT é conservar e não transformar.Golbery sabia quando disse que Lula um dia seria útil.

    ResponderExcluir
  45. Euler,
    Os seus textos, como sempre, sem comentários! São claros, dignos de um verdadeiro EDUCADOR! Pena que temos muita "gente no Poder" também com dificuldades de aprendizagem... Euler, concordo com o que os colegas disseram: Se o AnastAZIA não nos pagar, nós também não iremos pagar(repor) os dias parados! Infelizmente essa é a lei "Toma lá dá cá", ele que se vire na explicação para a população, afinal quem deixar de "conseguir" uma vaga nas universidades/faculdades por falta de conclusão do Ensino Médio, deverá culpar o governador, seus cúmplices e não os professores/educadores. É bom que o AnastAZIA pense nisso, pois o ano letivo está passando, os vestibulares estão se aproximando e nenhuma instituição de ensino superior irá adiar as suas provas devido a nossa greve! Portanto, cuidado governador, a cada dia que passa você e o seu padrinho (patAÉCIO) estão perdendo mais eleitores, Graças a Deus! kkk... Ah, outro detalhe, você adora números, daqui há pouco chegará a PROVA BRASIL, PAAE e outras avaliações externas e como estarão os nossos alunos na preparação para as mesmas? PAGUE O NOSSO PISO JÁ!!! Ou se arrependerá...

    ResponderExcluir
  46. Euler, bom dia novamente,
    Dá uma olhada nesta notícia. Você está bem mais informado que eu, com certeza. O que você acha?
    abraços
    Rita
    Romero Rodrigues

    ResponderExcluir
  47. Caros colegas de luta:
    A partir de segunda feira,acho que devemos ficar de plantão nas escolas , para que as pessoas não desistam da greve e para que haja maior números de adéptos, não podemos perder essa batalha.Sem piso não pisamos na escola.Esse é o lema.

    ResponderExcluir
  48. Ao colega que abordou a questão da Férias-Prêmio, lendo a edição da IMPRENSA OFICIAL DE MINAS, hoje, vi que há inúmeras publicações de férias-prêmio, para começar na SEGUNDA-FEIRA, se é verídica tal afirmação, penso que não haveria razão de tais publicações HOJE, apesar de que nada é muito lógico nesta terrinha. Pode ser que seja mais um boato para APIMENTAR o final de semana?! rsrs
    Educadora Mineira

    ResponderExcluir
  49. PARABÉNS Euler por essa aula, o tempo todo em que eu estava lendo me veio a mente um grupo de teatro transformando-a em uma peça, ficaria muito interessante. O Sindicato poderia estudar uma forma de custear a peça. Que acha?
    Parabens novamente, o seu trabalho está muito bommm...
    Firme na luta.
    Walmir

    ResponderExcluir
  50. A Luta continua
    Hoje às 8 horas os professores da Escola E. Comendador Nascimento Nunes Leal se reuniram para tratar dos assuntos pertinentes à greve dos professores estaduais de Minas Gerais. Ficou definido que continuaremos a seguir a categoria no movimento que já dura mais de dois meses em prol da imediata implantação do piso nacional da educação em Minas Gerais.
    Sabe-se que greve é um movimento traumático e cheio de sofrimentos a todos envolvidos, uma vez que sofrem o professor, o aluno, a família dos alunos, menos o governo que não dá a mínima para a educação, só pensa na reeleição. No entanto, quero trazer a nossa meditação que certos dogmas devem ser vencidos para que tenhamos uma sociedade mais desenvolvida. O mínimo que precisamos para começar mudar essa realidade tão controvertida da educação mineira é um salário digno, assim teremos força para lutar com o governo contra a aprovação de alunos sem condições para tal aprovação; contra a inserção de matérias de pouca aplicação ao ensino básico em detrimento de matérias de vital importâcia como português e matemática (exemplo o primeiro ano do segundo grau só tem três aulas de matemática por semana, isso é um absurdo); contra diversos temas que são prejudiciais a educação e que o governo faz em função de uma política fútil e sem escrúpulos de investir apenas nos setores que trazem resultados a curto prazo.
    Assim pedimos o apóia de toda sociedade, por um país lindo, cheio de riquezas naturais e de um povo munido de uma esperança inabalável no futuro que depende de cidadão bem formados para construí-lo.

    ResponderExcluir
  51. Profº.Euler, como a CNTE que nunca nos deu suporte começa a " negociar " agora uma questão que é apenas de Justiça, a Lei já existe e é só EXECUTAR na justiça para que ela seja cumprida. Além do mais que paralisação será essa no dia 16 de agosto ? A meu ver "pegaram o bonde andando e só vão atrapalhar o Sind-UTE, se ao menos levassem a BEATRIZ junto... O dia 16 de agosto está longe demais, pois o último prazo do retorno ao vencimento básico é dia 10, e esperamos que nesta data o ACORDÃO já esteja publicado. Peça a CNTE que se afaste e que deixe a BEATRIZ seguir negociando. E a CNTE dê apenas suporte a ela. http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=2078 , além do mais vamos perder até as férias... "Encontram-se, neste momento, em tramitação no Congresso Nacional, alguns projetos de lei com a finalidade de assegurar as férias mínimas de 45 dias aos docentes - sendo 30 deles consecutivos e antes do início do ano letivo - e 30 dias para os demais trabalhadores da educação básica. A medida alia-se a outras ações (já em curso) que visam equalizar a atividade docente em todo país - desde a formação até a remuneração e a jornada de trabalho. E a CNTE atuará no sentido de fazer aprovar esses projetos, sobretudo em âmbito da LDB e das diretrizes nacionais de carreira para os profissionais da educação (professores e funcionários), como forma de garantir o direito subjetivo de todo cidadão à educação pública de qualidade, bem como a efetiva valorização de seus profissionais."

    Fonte: CNTE http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=2077

    ...garantir 30 dias, só para a educação básica ? e os outros professores ? Fala sério CNTE, pra nos usurpar bastam os governos. Profº Euler e amigos,sempre que acho que pior não tem como ficar, vem mais uma malvadeza ? Me expliquem isso colegas. Concordem ou discordem de mim, mas não fiquem calados, por favor.

    ResponderExcluir
  52. Euler,
    desculpa, pedi que você lesse uma matéria mas não coloquei o site.
    Abraços
    Rita Frugoli
    http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/199614-CCJ-APROVA-CORRECAO-DO-PISO-DE-PROFESSOR-PELO-INPC-E-PELO-FUNDEB.html

    ResponderExcluir
  53. Espera aí gente! Esta CNTE afinal, representa os interesses de quem? Dos EDUCADORES que parece não ser! Como se não bastasse esses desgovernos ainda temos entidades que nos sugam puxando o nosso tapete!? Que absurdo!!! Valha-me Deus...

    ResponderExcluir
  54. Gente, o Coronel Anastasia mandou cancelar todas as Férias-Prêmio marcadas para o 2º semestre!!!!
    Ele não tem vergonha mesmo, quer castigar de todas as formas possíveis e imagináveis.
    O que me consola, é que ele aqui em MG, não ganha nem pra síndico de prédio mais...
    Força companheiros, não vamos nos intimidar por pouca coisa não, férias tiramos depois, mas o nosso Piso É AGORA!!!!!
    Júlia

    ResponderExcluir
  55. Boa noite
    gostaria de saber quando irá voltar as aulas,porque estou querendo mudar para uma escola particular,estou com medo de mudar e começar as aulas,me ajudem ?? será que já esta acabandoo a greve ? nao aguento mais! ?

    ResponderExcluir