segunda-feira, 13 de junho de 2011

Blog lança desafio: governador e secretária da Educação de Minas, troquem os seus salários pelos nossos!



Blog lança desafio: governador e secretária da Educação de Minas, troquem os seus salários pelos nossos!

De acordo com as declarações na imprensa mineira, fornecidas pelo senhor governador do estado e pela senhora secretária de Educação, os educadores de Minas estão ganhando bem com o subsídio implantado em 2011.

Como já dissemos e provamos aqui, em vários posts, subsídio não é piso, é ADI 4167. É confisco dos nossos salários.

Mas, nós topamos receber pelo subsídio desde que o senhor governador e a senhora secretária da Educação concordem em fazer uma troca. Aliás, uma troca bem simples e objetiva.

Já que eles gostaram do nosso "salário" (muito entre aspas), e nós não estamos satisfeitos com o que estamos recebendo (e muito menos com o que estamos deixando de receber), propomos ao ilustre senhor governador de Minas e à ilustríssima senhora secretária da Educação que procedam à troca que proponho a seguir, simples e objetiva.

Vocês ficam com os nossos salários e nós ficamos com os seus. Quanto ganha o governador de Minas? Quanto ganha a secretária da Educação em Minas? Entre subsídios e verbas de representação e indenizatórias?

Juro que eu não sei. Mas, eles sabem quanto eu e meus colegas educadores ganhamos. E ao que parece, eles gostaram do nosso salário. Para que sejam coerentes, uma boa prova disso seria sobreviver com o que ganham os educadores de Minas com o subsídio que o senhor governador e a senhora secretária andam dizendo por aí que é bom. Bom para quem?

Bom, pensamos que como eles gostaram do nosso subsídio, estamos dispostos a trocar. Que tal o desafio, senhor governador e senhora secretária?

E na minha costumeira humildade, abro mão até das verbas de representação e indenizatórias e ajudas outras que os senhores recebem. Topo fazer a troca só pelo principal: o nosso subsídio pelos seus. Que tal? Aceitam o desafio?

Vamos ver se o senhor governador e a senhora secretária da Educação conseguem viver dignamente com dois salários mínimos, sem auxílio transporte, sem auxílio-alimentação, sem auxílio-paletó, sem auxílio-moradia, sem nada mais além do subsídio de dois salários mínimos.

Devolvo aos senhores o mesmo tom com que os senhores nos têm tratado. Para o governador e para a secretária, nós merecemos isso que ganhamos. Para nós, na mesma medida, achamos que o nosso subsídio de dois mínimos está de bom tamanho para os senhores. E como os senhores gostaram desse nosso salário, sejam coerentes, e aceitem a troca proposta aqui no blog.

Está feito, portanto, o desafio: troquem o seu subsídio pelo nosso, senhor governador e senhora secretária da Educação.

Do contrário, deixem de enrolação e paguem-nos o piso a que temos direito por lei.

***

"Anônimo:

Eu vou mais além:

Senhor governador passe a remunerar o seu secretariado pelo "subsídio dos professores de Minas"; troque os vencimentos da Polícia Militar pelo "subsídio dos professores de Minas.

Senhores deputados estaduais: troquem seus salários pelo "subsídio dos professores de Minas.

Senhores Promotores: troquem seus vencimentos pelo "subsídio dos professores de Minas".

Senhores Ministros do STF: troquem seus salários pelo nosso; aí quem sabe vocês assinam o Acórdão da Adin 4167? Quem sabe vocês tomam uma posição decente em favor da Educação?"
.

"Anônimo:

Para a secretária e o Anestesia afirmar que o subsídio está acima do piso,provavelmente eles perderam a noção de valores. Aliás eles não devem saber nem os valores das despesas diária deles , porque somos nós que bancamos, por isso é fácil ter a cara de pau de dizer que estamos bem pagos. Se não conhecem mais valores ,então tenham ao menos a dignidade de pedir demissão do cargo e deixar a quem tem conhecimento de como é sobreviver com esse salário de fome que recebemos."

"Anônimo:

Sempre o Euler com as palavras certas, na hora certa.
Gostaria de obter uma informação, se você Euler ou algum de seus leitores puderem tirar a minha dúvida, agradeço.
Sabemos que em MG as leis andam meio desnorteadas. O que é ilegal, inconstitucional acaba sendo lei por aqui e o que deveria ser cumprido dentro da lei não se cumpre. Nessa ilegalidade toda, já não sei mais o que pode ou não pode, por isso gostaria de saber se corte no pagamento durante a greve é legal (considerando a lei de fato, no papel)? A escola em que trabalho é sempre a primeira a efetuar os cortes. E, mesmo após a reposição das aulas, sempre ficamos no prejuízo. Inclusive, o corte no pagamento é o principal motivo de muitos professores não aderirem a greve. Acho importante essa questão ficar esclarecida, pois só assim os furões de greve vão apoiar o movimento."


"Anônimo:

Achei que o Anestesia tivesse perdido somente as aulas de interpretação de texto, pois não sabe interpretar leis, mas acho que perdeu também as aulas de matemática financeira. E a Senhora Secretária de Educação, deveria se envergonhar, mas sei que a cara de pau é tamanha que nem isso é capaz de fazer."

"Anônimo:

Com toda sinceridade, depois que li o texto do EULER do dia 13-06-11, "sobre troca de salários dos professores com o governador e sua digníssima secretária da educação", com muita vergonha na cara eu implantaria esse piso salarial logo ou pegaria o meu boné e tiraria o meu time de campo enquanto é tempo. Esse "trem" não me está cheirando bem. Para o governador é muito simples: dinheiro eles têm com sobra, a lei federal está do nosso lado, é só cumprir e ficar de bem com toda galera do magistério. EULER, você é o "cara", mata a pau."

"Thiago Coelho:

Bom dia Euler!

Acabo de sair de uma das escolas onde tenho 1 cargo. Hoje de manhã eu me pronunciei e disse que irei paralisar as atividades. Logicamente fui odiado por uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo, mas há alguns companheiros que também irão paralisar. Nessa escola temos um professor que é o representante sindical, mas ele estAVA ausente hoje, pois está de greve desde segunda feira. Fui bombardeado com uma série perguntas e críticas a respeito do movimento. Muitos acharam que eu estava ali defendendo o sindicato. Deixei claro que não! Eu apoio o movimento mas tenho várias críticas contra o sindicato (mas algumas a favor também, claro). O argumento dos educadores contra a greve é a dificuldade para executar a reposição das aulas, e outro argumento que é o principal é o seguinte: "Da última vez paralisou e não resolveu nada!!!". Então eu decidi colher algumas informações a respeito do que foi conquistado na greve do ano passado e colar no mural da escola, acho importante os servidores tomarem conhecimento disso, já que pensam que nada foi conquistado. Gostaria também de pegar algumas informações aqui do site (se você permitir) e colar nesse mural, pois a outra crítica dos colegas é que não há informação sobre o que está acontecendo, que rumo tomar. Realmente quero aproveitar esse tempo que ficarei paralisado para realizar atividades que possam manter os colegas informados a respeito de tudo.

Então companheiro, para finalizar, gostaria que você me dissesse onde eu posso conseguir um material que fale sobre as conquistas que obtivemos com a greve do ano passado, e pedir sua permissão também para divulgar informações que você coloca que, e divulgar o site também, para que mais colegas acessem e acompanhem em primeira mão essa novela que o governo tem feito.

Obrigado! E como você mesmo diz: "FORÇA NA LUTA!!!""


"Anônimo:

NOOO!!! Trabalho com crianças de 5/6anos, fui explicar pra eles o motivo que entraríamos em greve e contei a eles minha vida desde que comecei a estudar até onde cheguei hj com 23 anos de sala, no final um deles virou pra mim e perguntou:TIA PORQUE VC NÃO ESTUDOU PRA OUTRA COISA? UAUUU!!! Só pela pergunta vi que não seguirá meu rumo nemmmmm!!! Pra ver como a coisa tá, que rumo tá tomando! Continuemos a lutar, ainda vale a pena!!! FORÇA AMIGOS!!!"


"Anônimo:

Reflexão

“Ensino porque fui capaz de aprender, aprendi porque busquei. Educo, porque continuo a cada dia sendo educado. Aprender é investir de desejos num objetivo de estar sempre aprendendo.” Freud"


"Anônimo:

É VERGONHOSO QUANDO MUITOS PROFESSORES FALAM: EU ESTOU OLHANDO O MEU UMBIGO... TUDO BEM, TODOS NÓS TEMOS UMBIGOS SEJAM LIMPOS OU SUJOS... MAS TEMOS UM CARATER QUE PREDOMINA NUMA NAÇAO HUMANITÁRIA. SERIA VERGONHOSO SE UM FILHO MEU ESTIVESSE NAS MÃOS DE UM PROFESSOR QUE SÓ OLHA O SEU UMBIGO. E AOS ARREDORES? TEMOS QUE FORMAR CIDADÃOS QUE LUTAM JUNTOS PARA O BEM COMUM... E NÃO APENAS POR UM UMBIGO..."

"Anônimo:

Euler,
Precisamos também, colocar uma pressão na turma do PT, sabemos que sempre recebemos o apoio deles na nossa causa, mas já é hora dos governadores do PT deveriam pagar o PISO, ai sim deixariam os outros sem desculpas!!! Outra coisa, essa CNTE deveria reunir os educadores de todo o pais e pedir a saída do Ministro da Educação - o que adianta a maioria dos sindicatos apoiar o governo e o tal ministro ouve até mais o turma do faraó do que os educadores!!! Temos duvidas disso???"


11 comentários:

  1. Eu vou mais além:

    Senhor governador passe a remunerar o seu secretariado pelo "subsídio dos professores de Minas"; troque os vencimentos da Polícia Militar pelo "subsídio dos professores de Minas.

    Senhores deputados estaduais: troquem seus salários pelo "subsídio dos professores de Minas.

    Senhores Promotores: troquem seus vencimentos pelo "subsídio dos professores de Minas".

    Senhores Ministros do STF: troquem seus salários pelo nosso; aí quem sabe vocês assinam o Acórdão da Adin 4167? Quem sabe vocês tomam uma posição decente em favor da Educação?

    ResponderExcluir
  2. Para a secretária e o Anestesia afirmar que o subsídio está acima do piso,provavelmente eles perderam a noção de valores.Aliás eles não devem saber nem os valores das despesas diária deles , porque somos nós que bancamos, por isso é fácil ter a cara de pau de dizer que estamos bem pagos.Se não conhecem mais valores ,então tenham ao menos a dignidade de pedir demissão do cargo e deixar a quem tem conhecimento de como é sobreviver com esse salário de fome que recebemos.

    ResponderExcluir
  3. Sempre o Euler com as palavras certas, na hora certa.
    Gostaria de obter uma informação, se você Euler ou algum de seus leitores puderem tirar a minha dúvida, agradeço.
    Sabemos que em MG as leis andam meio desnorteadas. O que é ilegal, inconstitucional acaba sendo lei por aqui e o que deveria ser cumprido dentro da lei não se cumpre. Nessa ilegalidade toda, já não sei mais o que pode ou não pode, por isso gostaria de saber se corte no pagamento durante a greve é legal (considerando a lei de fato, no papel)? A escola em que trabalho é sempre a primeira a efetuar os cortes. E, mesmo após a reposição das aulas, sempre ficamos no prejuízo. Inclusive, o corte no pagamento é o principal motivo de muitos professores não aderirem a greve. Acho importante essa questão ficar esclareida, pois só assim os furões de greve vão apoiar o movimento.

    ResponderExcluir
  4. Achei que o Anestesia tivesse perdido somente as aulas de interpretação de texto, pois não sabe interpretar leis, mas acho que perdeu também as aulas de matemática financeira. E a Senhora Secretária de Educação, deveria se envergonhar, mas sei que a cara de pau é tamanha que nem isso é capaz de fazer.

    ResponderExcluir
  5. Com toda sinceridade, depois que li o texto do EULER do dia 13-06-11, "sobre troca de salários dos professores com o governador e sua digníssima secretária da educaçao", com muita vergonha na cara eu implantaria esse piso salarial logo ou pegaria o meu boné e tiraria o meu time de campo enquanto é tempo. Esse "trem" não me está cheirando bem. Para o governador é muito simples: dinheiro eles têm com sobra, a lei federal está do nosso lado, é só cumprir e ficar de bem com toda galera do magistério. EULER, você é o "cara", mata a pau.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Euler!

    Acabo de sair de uma das escolas onde tenho 1 cargo. Hoje de manhã eu me pronunciei e disse que irei paralisar as atividades. Logicamente fui odiado por uma grande quantidade de pessoas em um curto espaço de tempo, mas há alguns companheiros que também irão paralisar. Nessa escola temos um professor que é o representante sindical, mas ele estAVA ausente hoje, pois está de greve desde segunda feira. Fui bombardeado com uma série perguntas e críticas a respeito do movimento. Muitos acharam que eu estava ali defendendo o sindicato. Deixei claro que não! Eu apoio o movimento mas tenho várias críticas contra o sindicato (mas algumas a favor também, claro). O argumento dos educadores contra a greve é a dificuldade para executar a reposição das aulas, e outro argumento que é o pricipal é o seguinte: "Da última vez paralisou e não resolveu nada!!!". Então eu decidi colher algumas informações a respeito do que foi conquistado na greve do ano passado e colar no mural da escola, acho importante os servidores tomarem conhecimento disso, já que pensam que nada foi conquistado. Gostaria também de pegar algumas informações aqui do site (se você permitir) e colar nesse mural, pois a outra crítica dos colegas é que não há informção sobre o que está acontecendo, que rumo tomar. Realmente quero aproveitar esse tempo que ficarei paralisado para realizar atividades que possam manter os colegas informados a respeito de tudo.

    Então companheiro, para finalizar, gostaria que você me dissesse onde eu posso conseguir um material que fale sobre as conquistas que obtivemos com a greve do ano passado, e pedir sua permissão também para divulgar informações que você coloca que, e divulgar o site também, para que mais colegas acessem e acompanhem em primeira mão essa novela que o governo tem feito.

    Obrigado! E como você mesmo diz: "FORÇA NA LUTA!!!"

    ResponderExcluir
  7. NOOO!!!Trabalho com crianças de 5/6anos,fui explicar pra eles o motivo que entraríamos em greve e contei a eles minha vida desde que comecei a estudar até onde cheguei hj com 23 anos de sala, no final um deles virou pra mim e perguntou:TIA PORQUE VC NÃO ESTUDOU PRA OUTRA COISA?UAUUU!!!Só pela pergunta vi que não seguirá meu rumo nemmmmm!!!Pra ver como a coisa tá,que rumo tá tomando!Continuemos a lutar, ainda vale a pena!!!FORÇA AMIGOS!!!

    ResponderExcluir
  8. Reflexão

    “Ensino porque fui capaz de aprender, aprendi porque busquei. Educo, porque continuo a cada dia sendo educado. Aprender é investir de desejos num objetivo de estar sempre aprendendo.” Freud

    ResponderExcluir
  9. "E VERGONHOSO QUANDO MUITOS PROFESSORES FALAM: EU ESTOU OLHANDO O MEU UMBIGO... TUDO BEM, TODOS NÓS TEMOS UMBIGOS SEJAM LIMPOS OU SUJOS... MAIS TEMOS UM CARATER QUE PREDOMINA NUMA NAÇAO HUMANTITÁRIA SERIA VERGONHOSO SE UM FILHO MEU ESTIVESSE
    NAS MÃOS DE UM PROFESSOR QUE SÓ OLHA O SEU UMBIGO. E AOS ARREDORES? TEMOS QUE FORMAR CIDADÃOS QUE LUTAM JUNTOS PARA O BEM COMUM...E NÃO APENAS POR UM UMBIGO..

    ResponderExcluir
  10. Euler,
    Precisamos também, colocar uma pressão na turma do PT, sabemos que sempre recebemos o apoio deles na nossa causa, mas já é hora dos governadores do PT deveriam pagar o PISO, ai sim deixariam os outros sem desculpas!!! Outra coisa, essa CNTE deveria reunir os educadores de todo o pais e pedir a saida do Ministro da Educação - o que adianta a maioria dos sindicatos apoiar o governo e o tal ministro ouve até mais o turma do faraó do que os educadores!!! Temos duvidas disso???

    ResponderExcluir
  11. S DEUS NA CAUSA
    TENHO QUE ADMITIR, ESCOLHI A PROFISSÃO CERTA PQ AMO TRABALHAR COM CRIANÇAS....
    MAS FALA SERIO TER Q AGUENTAR O DIGNISSIMO GOVERNADOR E A ILUSTRISSIMA SECRETARIA DIZER QUE NOSSOS SALARIOS SAO DIGNOS...AIAIAIAI

    MEU DESAFIO E O SEGUINTE.. OAS TAO AMADOS GOSTARIA QUE FICASSEM APENAS UMA SEMANA EM UMA ESCOLA TRABALHANDO...QUERO VER SE DÃO CONTA... AAHHH E VÃO RECEBER O QUE NOS PROFESSORES RECEBERIAMOS POR UMA SEMANA DE TRABALHO! MEU DESAFIO SO NÃO E DE UM MES PQ SEI Q ELES NÃO AGUENTARIAM...NÃO COM NOSSOS SALARIOS...

    PS .. a pobre professora aqui sabe bem o portugues e estão faltando acentos pq meu pc de pobre esta com o teclado ruim, algumas teclas não funcionam.

    ResponderExcluir