sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Movimentações em curso em Minas e no Brasil


O texto de hoje não poderia ter outro título senão este, o de mostrar as movimentações em curso no estado de Minas e no Brasil. Durante o dia e agora a noite pude assistir, ler e até participar dessas - ou de algumas - movimentações. Cada um dos atores tentando imprimir um curso diferente para os cenários que vão sendo montados e desmontados.

Leio por exemplo que há dois atos de protesto marcados no eixo Rio-São Paulo. Neste, dezenas de blogueiros e militantes progressistas e de esquerda organizam um ato de protesto contra o golpismo da mídia. Aqui, do nosso blog, temos feito coro a este movimento, denunciando a desesperada tentativa da direita de impedir ou tentar reduzir a força popular de uma provável vitória da Dilma no primeiro turno.

No Rio de Janeiro, justamente num clube de militares da reserva, a direita golpista organiza um ato de protesto contra o que chama de autoritarismo e censura à liberdade de imprensa, só porque o presidente Lula criticou a mídia pelas matérias recheadas de denuncismo eleitoral. Para este setor da direita, o presidente pode ser criticado diariamente e deve ouvir tudo calado, oferecendo a outra face. Devemos estar atentos às movimentações desse setor que, de Getúlio a João Goulart, passando por Brizola e Lula, tem na linguagem do golpismo das mais variadas formas o seu instrumento de ação.

Aqui nas Minas Gerais, as movimentações são outras. Em Vespá, por exemplo, estamos mobilizando a militância para o nosso glorioso Encontro Metropolitano dos educadores, conforme o post abaixo indica. Várias pessoas confirmaram presença ao encontro, colegas de luta que tiveram participação decisiva na nossa maravilhosa revolta dos 47 dias. Muitos, entretanto, não poderão participar ou participarão um turno apenas, pois já tinham assumido outros compromissos para a data, incluindo a terrível reposição das aulas que confiscou praticamente todos os nossos sábados. Na próxima greve vamos ter que repensar essa reposição, pois, como disse uma combativa colega professora de História de São José da Lapa, os educadores estão sem tempo sequer para pensar e questionar o que vem acontecendo. Tempo livre é uma matéria-prima, digamos assim, fundamental para a nossa criatividade e reflexão crítica do mundo. Desde o nascedouro, o capitalismo procura destruir, minar o máximo que pode a capacidade de resistência do proletariado. Daí a importância histórica da redução da jornada de trabalho, sem redução de salários.

Além do nosso encontro, está em curso também a paralisação de dois dias convocada pela direção estadual do Sind-UTE, para os dias 24 e 25, com assembléia e manifestação às 15h no pátio da ALMG. O blog está indicando para quem puder participar, que o faça, em solidariedade aos colegas pelas bandeiras levantadas. Ao mesmo tempo que estamos solidários com a luta dos educadores, não nos furtamos de apresentar as nossas observações, como fizemos anteriormente. Na nossa avaliação, com o calendário de reposição em andamento será muito difícil mobilizar os educadores este ano para uma paralisação de dois dias. Motivos muito fortes teriam que justificar tal paralisação. Mas, enfim, somos donos apenas de um pedaço das verdades e cada qual tem a sua forma de ver o mundo e as coisas que nos cercam. Vamos pra frente.

Ainda no âmbito de Minas Gerais, duas ou três mensagens de e-mail, de diferentes partes do estado, dão conta de que a máquina do estado na área da Educação está em movimento em favor do afilhado e do faraó. Os ocupantes dos mais elevados postos da hierarquia têm convocado a categoria para tentar mostrar as vantagens da lei do subsídio e das novas tabelas. Num outro texto vou repassar aqui uma parte do teor das mensagens recebidas, obviamente que sem citar os santos e as santas, pois não tenho autorização para tal. Entre essas informações, uma delas diz respeito ao edital do concurso, que, segundo a fonte, sofreu um atraso na publicação em função de problemas burocráticos juntos ao TCE-MG. Será mesmo? Outras informações traremos depois.

Para se contrapor a esta movimentação do governo mineiro, setores ligados ao candidato do PMDB-PT têm divulgado cartas e mensagens apontando críticas ao afilhado. Entre estas cartas, uma delas é das centrais sindicais, que procura mostrar as ligações do candidato apoiado pelo faraó com as políticas neoliberais de achatamento salarial e toda a engenharia do choque de gestão em Minas e no Brasil.

Enfim, uns puxam pra lá, outros puxam pra cá, mas o fato é que nenhum de nós está neutro nessa história. Inclusive quando abdicamos de participar enquanto protagonistas da nossa própria história. Independentemente de quem estiver no governo, somos vítimas daquilo que individual e coletivamente permitimos que façam conosco. E colheremos aquilo que formos capazes de conquistar na luta. Há um longo espaço para as movimentações entre o inferno em que vivemos e o céu como limite.

* * *

Leiam também:


- Blog do Coletivo Fortalecer (SindRede - BH):"VERGONHA! Reajuste não foi votado por falta de quorum na CMBH"


- Blog Ocupação Dandara: "TORRES GEMEAS: O povo está na rua, Anastasia a culpa é sua"

***

Incorporo ao texto central o comentário da nossa combativa colega Vanda Sandim, de São João del-Rei e desde já agradeço a manifestação de apoio ao Encontro Metropolitano de Vespasiano.

"polivanda@gmail.com:

Oi Euler,
desejo força pra vcs no encontro de amanhã. Ficarei daqui torcendo e esperando notícias, já que não posso estar presente, inclusive porque estarei repondo greve.

Que deus ilumine vc e seus combativos parceiros que nos representam em classe e dignidade.

Parabéns a todos vcs e boa sorte!"

4 comentários:

  1. Se for paralisar 2 dias vai repor quando?Além do mais uma paralisação uma semana antes das eleições vai parecer um movimento eleitoreiro e isso vai pegar mal.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, eu várias vezes penso no que é justo e o que é possível.O justo era todo mundo trabalhar somente 30 horas com 1/3 extra classe e receber no mínimo 3000,00 como vencimento básico, mas estamos lidando com os neoliberais que devem estudar o tempo todo Adam Smith ,Thomas Malthus, David Ricardo e companhia.Não acho que devevemos cruzar os braços e esperar por mudanças,mas nossas reinvindicações infelizmente devem se adaptar em partes com com a visão do governo neoliberal.O neoliberalismo nasceu para cortar gastos públicos e incentivar a competitividade, eles não suportam pagar 10% a mais para uma pessoa só pelo fato dela trabalhar 5 anos para o governo.Acho que de primeiro momento deveriamos focalizar a melhoria do subsídio, proposta de remuneração liberal que não é a ideal mas é a que nós temos de primeiro momento para melhorar um pouco o salário.

    ResponderExcluir
  3. Oi Euler,
    desejo força pra vcs no encontro de amanhã.
    ficarei daqui torcendo e esperando notícias, já que não posso estar presente, inclusive porque estarei repondo greve.

    Que deus ilumine vc e seus combativos parceiros que nos representam em classe e dignidade.

    Parabéns a todos vcs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  4. Pensemos carinhosamente antes de permitir que candidatos descomprometidos com a verdade venham a assumir qualquer cargo . E hora de dizer nao aos governantes fantasmas, aqueles que nao comparecem ou sao incapazes de sentir no lugar do outro. refiro me ao filho do faraó . quantos dias esteve ausente em minas e demonstrou um fracasso d elíder político.deveria liderar uma vara de porcos...ou uma assembleia dos ratos.cabe muito bem neste espaço ou mesmo um incompetente lider ,quem sabe um politico -mala...pega esta e dá licença da politica mineira.

    ResponderExcluir