segunda-feira, 12 de abril de 2010

Em Vespasiano e São José, escolas estão em greve!


Desde que a assembléia estadual dos trabalhadores em educação aprovou a
greve geral por tempo indeterminado as escolas de Vespasiano e São José da Lapa começaram a aderir ao movimento. Um primeiro balanço realizado pelo comando de greve local e representantes de várias escolas dá conta de que é grande a adesão à greve geral.

Na E.E.
Machado de Assis - escola pólo da região - os profissionais da Educação, reunidos no último dia 09, decidiram pela paralisação da escola nos três turnos a partir do dia 12/04 (segunda-feira). A E.E. Renato Azeredo aderiu à greve desde sexta-feira, dia 09/04. Nas escolas Nila Faraj e Padre José Senabre a paralisação recebeu a adesão da grande maioria dos educadores. As escolas estaduais Francisco Viana e José Gabriel paralisam as atividades a partir do dia 13/04 (terça-feira). A escola Guilherme Hallais França também aderiu à greve. O mesmo ocorreu no CESEC Caieiras, onde a maioria dos trabalhadores da Educação votou em assembléia pela adesão à greve a partir do dia 13/04 (terça-feira). Na escola Maria Piedade a paralisação ainda é parcial, mas foi reforçada com a adesão do turno da manhã. Em São José da Lapa, a E.E. Elias Issa decidiu paralisar as atividades. Já na escola Beatriz Maria, a paralisação que era parcial recebeu a adesão total dos turno da manhã. O comando de greve local está visitando todas as escolas para conseguir a adesão dos profissionais da Educação que ainda não entraram em greve.

Na reunião realizada hoje, dia 12/04, na subsede do Sindute em Vespasiano, com a presença de duas dezenas de profissionais da Educação das diversas escolas, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

1) o comando de greve visitará todas as escolas, especialmente aquelas onde alguns profissionais ainda não aderiram à greve, para que possamos atingir 100% de paralisação em Vespasiano e São José da Lapa,

2) serão confeccionadas faixas para que sejam colocadas nas escolas e em locais de grande movimentação,

3) um grupo de trabalhadores da rede estadual participará da assembléia dos educadores em greve da rede municipal de Vespasiano, que acontecerá nesta quarta-feira, às 14h, em frente à Câmara Municipal de Vespasiano,

4) será fretado um ônibus para levar os educadores em greve de Vespasiano e São José para participar da
Assembléia estadual, que se realizará no dia 15/04, quinta-feira, às 14h, no Pátio da Assembléia Legislativa de Minas. O ônibus sairá às 13h da praça da Igreja Matriz de Vespasiano. Os interessados em participar devem ligar com antecedência para a sede do sindicato (3621-0456) e passar o nome completo e o número da Identidade.

Outras formas de manifestação estão em estudo tendo em vista a divulgação do movimento grevista, mostrando para a população a realidade da Educação pública e dos educadores mineiros, que recebem um dos piores salários do Brasil.

É importante também abrir espaços na grande mídia, que infelizmente é comprada pelo enorme gasto publicitário do governo Aécio-Anastasia. Além disso, foi sugerido que os educadores e simpatizantes utilizem mecanismos como telefonemas, twiters, e-mails, etc, para deputados, senadores, governo, mídia, enfim, para que as altas esferas dos poderes constituídos sintam a pressão dos de baixo.

É importante para isso envolver toda a comunidade, pois este é um ano eleitoral e certamente os candidatos baterão na porta dos eleitores, que têm filhos nas escolas públicas, para pedir voto. Outras táticas serão desenvolvidas ao longo da semana.

Na avaliação realizada, este é o momento certo para fortalecermos a nossa luta e conquistarmos direitos como o piso profissional dos professores e a mudança da tabela salarial de todas as carreiras da Educação. Todo apoio à greve geral por tempo indeterminado dos trabalhadores em educação de Minas Gerais!

5 comentários:

  1. tomara que o governo não dê nenhum acrescimo. voces ganham o suficientemente justo pelo que trabalham.

    ResponderExcluir
  2. tomara que a greve fique ate o final do ano...

    ResponderExcluir
  3. Por favor eu queria saber que dia que volta ás aulas na escola Padre José Senabre de Vespasiano

    ResponderExcluir
  4. http://www.almg.gov.br
    http://www.sindutemg.org.br

    Profº Gleiferson Crow
    ATENÇÃO, CATEGORIA!
    Nesta sexta-feira, 25/6, Reunião Extraordinária para discussão e
    votação do Projeto de Lei nº 4.689/10, no Plenário da Assembleia
    Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
    Horário: 14h30min e 20 horas

    É de extrema importância a mobilização e participação de todos/as
    os/as trabalhadores/as em Educação durante as reuniões, para
    pressionar os parlamentares e demonstrar a força e unidade da
    categoria.


    Plenário aprova em 1º turno reajuste para servidores do Judiciário
    O Projeto de Lei 4.663/10, do Tribunal de Justiça, que reajusta em
    10,14% os vencimentos dos
    servidores do Judiciário a partir de 1º de janeiro de 2011, foi
    aprovado em 1º turno pelo Plenário
    da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na madrugada desta
    quinta-feira (24/6/10). A reunião
    se encerrou à 1h20 da manhã, com as galerias do Plenário lotadas de
    servidores da Justiça e da
    educação. Também foi concluída a discussão do PL 4.689/10, do
    governador, que fixa o subsídio
    dos servidores da educação e do pessoal civil da Polícia Militar. Como
    recebeu 51 emendas em
    Plenário, o projeto foi reenviado à Comissão de Fiscalização
    Financeira e Orçamentária para
    emissão de parecer. Foi adiada a votação das demais proposições que
    constavam na pauta.

    ResponderExcluir
  5. Euler, acompanhando seu blog por aqui. Boa a sua iniciativa de divulgar os assuntos de educação por aí. Grande abraço!

    ResponderExcluir