domingo, 11 de dezembro de 2011

Por que o congresso do sindicato em fevereiro? Seria isso uma prioridade para agora?


Por que o congresso do sindicato em fevereiro? Seria isso uma prioridade para agora?

A atual direção sindical tem dois sérios problemas, pelo menos: o primeiro, em relação à comunicação; e o outro, em relação ao departamento jurídico do sindicato. Isso nós já dissemos aqui antes e a própria direção reconhece, em parte, pelo menos, suas debilidades nas áreas citadas. Mas, há um terceiro problema de natureza mais profunda, ligada à concepção sindical, à forma de decidir e de encaminhar as orientações que dizem respeito ao interesse geral da categoria.

Na reunião do comando deste sábado, ao mesmo tempo em que a direção apresentava em linhas gerais uma concordância com as ações judiciais que têm sido reclamadas pela base da categoria, apresentou, em contrapartida, a proposta da antecipação do congresso estadual para o início de fevereiro de 2012. Qual o motivo dessa pressa toda para realizar o congresso?

Se a direção já havia decidido anteriormente sobre este tema, por que não comunicou tal possibilidade previamente para a categoria, para sentir qual seria a reação da base sobre tal assunto? Sequer comunicou aos integrantes das diversas correntes organizadas que atuam no sindicato. Logo, foi uma decisão exclusiva da direção sindical, que mais uma vez, através da maioria de que dispõe no comando geral de greve, aprovou a realização de tal evento. Ao invés de buscar o consenso, impôs sua vontade pela força da maioria, sem prévia discussão e amadurecimento.

Ainda tentamos - Rômulo, Gustavo e eu - argumentar que em janeiro a maioria dos educadores de Minas estará em férias, e que a outra parte estará repondo aulas, com pouco tempo, em ambos os casos, para uma rica discussão prévia acerca dos temas que deveriam enriquecer os debates de um congresso. Destacamos a necessidade de um congresso rico em discussão, mais horizontalizado e menos de cartas marcadas, como tem sido a prática dos inúmeros congressos, não só do Sind-UTE, mas da maioria das entidades sindicais e estudantis do Brasil atual.

A direção argumentou que o congresso seria o momento para a retomada das mobilizações e de um plano de lutas da categoria, que hoje vive em estado de opressão e choque com os ataques do governo. Na declaração de voto que fiz, após a derrota da nossa proposta, disse que não seria o congresso a resolver este problema, ainda mais se fosse feito às pressas. Argumentei e citei, como exemplo, a conferência em Caxambu, que ao contrário da avaliação feita pela direção, não foi capaz de unificar a categoria para a luta. Foi a necessidade colocada em abril deste ano, com a vitória do piso junto ao STF, que despertou parcela expressiva da categoria para a greve e para a cobrança dos nossos direitos ameaçados.

Não quer dizer que um congresso não seja importante. Sobre isso há consenso: devemos realizar o congresso em 2012. O que questiono é a melhor oportunidade e prioridade para este acontecimento. Na nossa avaliação, a prioridade neste momento deveria ser as ações judiciais em defesa do piso, contra os ataques do governo, pela recuperação das perdas de 2011, etc. A direção sindical apresentou uma fórmula que formalmente contempla este pleito, mas na prática, espero, sinceramente, que não se repita o que vem sucedendo até agora. Esta já é a terceira reunião do comando de greve que eu defendo a contratação de um escritório de advogados para assumir e orientar a nossa ação jurídica. E nós não temos muito tempo mais para esperar.

Quando propusemos - Rômulo e eu - que se formasse uma comissão composta por membros da direção e da base para acompanhar e discutir os andamentos das ações jurídicas, a proposta não foi aceita pela direção. O que demonstra que a direção sindical não quer abrir mão do absoluto controle que possui sobre as principais decisões políticas. E isso está relacionado com um modelo de gestão que se aproxima da concepção patrimonialista, de se achar que o sindicato (ou o estado) é propriedade particular deste ou daquele grupo de pessoas; do achar que a participação de outras correntes ou personalidades diminuirá o mérito de quem está na direção. Qual é o temor? Perder o poder? Besteira! O poder do sindicato ou da categoria não está na direção formal constituída, mas nas melhores ideias, nas melhores propostas, na confiança da base, e cada vez mais, estará melhor enquanto poder auto-organizado.

Já que seguramente não teremos acesso prévio aos argumentos, aos detalhes e à peça inicial que supostamente será montada pelos advogados, que pelo menos o sindicato encaminhe o que foi decidido e o que é esperado pela categoria: uma assistência jurídica adequada para os pleitos dos educadores, como: o piso na carreira, o questionamento do subsídio 2, a devolução do dinheiro confiscado dos 153 mil educadores que optaram pelo sistema de vencimento básico; e o contra-ataque ao assédio moral em andamento nas escolas.

Estaremos acompanhando este processo ao mesmo tempo em que não descartamos a possibilidade de buscar construir ações de forma independente, com o apoio direito de grupos da categoria, caso o sindicato não dê inequívocas provas, nos próximos dias, de que atenderá ao pleito jurídico a que a categoria reclama.

Quanto ao congresso, continuamos achando que o melhor momento seria após o mês de março (ou abril), quando a categoria já terá alguma decisão judicial em andamento; já terá também percebido a diferença entre o subsídio e o que deixou de receber - caso o piso tivesse sido pago corretamente -, entre outras realidades colocadas após o início do ano letivo, que em 2012 começará mais tarde. Correremos o risco de investir dinheiro em uma mobilização esvaziada de discussão política e de elementos para a formulação do nosso plano de lutas para 2012.

Como este blog tem sido um dos principais espaços informais de contraponto - e da contracorrente - esperamos ouvir as diversas opiniões dos nossos valentes colegas de todo o estado. E que estejamos atentos para acompanhar e cobrar do sindicato uma rápida e correta resposta jurídica aos problemas levantados.

Da nossa parte, nos próximos dias pretendemos também elaborar uma carta ao Ministério Público Federal, cobrando uma atitude em relação à realidade de sonegação da aplicação do piso em Minas, e uma outra para os deputados federais, alertando-os: se vocês votarem pela mudança da Lei do Piso em nosso prejuízo (ou deixarem que isso aconteça por omissão), vamos colocar cartazes com o rosto de vocês em todas as escolas do Brasil, na condição de inimigos da Educação, dos educadores, e do povo brasileiro.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

202 comentários:

  1. Euler e colegas,
    bom dia, bom domingo!

    Estou aborrecido e desanimado com estas reuniões e com o sindicato.

    De acordo com sua postagem das 21:43 de 10/12/11, percebo que o sindicato quer conduzir a categoria à greve, logo no início de 2012.

    O fato do sindicato NÃO aceitar uma comissão para acompanhar as ações jurídicas, significa que não haverá prioridade na ação jurídica COMPETENTE e em tempo hábil.

    O sindicato mostra que quer priorizar a greve.

    Nos colocar na frente de combate de uma guerra que não é nossa.

    Percebe que o sindicato quer combater e desgastar o governo através de nós.

    Não aceito está situação.

    QUEREMOS APENAS A DEFESA DE NOSSA CAUSA.
    QUEREMOS APENAS A DEFESA DE NOSSA CAUSA.

    Em primeiro lugar, temos que ser competentes e eficientes em defesa da nossa causa, para depois querer brigar com o governo nas praças públicas.

    Não vou ser massa de manobra e se puder desanimarei meus colegas.

    Segundo sua postagem o grande foco da reunião foi a antecipação do congresso estadual do Sind UTE, para fevereiro de 2012.
    O sindicato quer estruturar uma grande GREVE para 2012.

    Neste momento vejo que somente uma AÇÃO JUDICIAL COMPETENTE pode nos ajudar.

    Euler,

    Continue sendo autêntico e coerente como sempre você é.

    Continue a nos oportunizar a liberdade de expressão neste blog.

    Como sempre tenho dito este é um blog de utilidade pública para os professores de Minas Gerais.

    É aqui neste espaço que me informo e interajo com os colegas e percebo muito autenticidade de todos.

    E o que foi resolvido a respeito da comunicação do sindicato com a categoria?

    Precisamos de um conjunto de ações estratégicas. Neste momento o melhor será uma ação judicial competente. Temos que nos mostrar competentes nesta área. O governo nos vence sempre nos tribunais.Precisamos aprender o caminho das pedras.

    Quando conhecermos minuciosamente os nossos inimigos, eles nos ensinarão a vencê-los.

    As nossas ações nos proporcionam as nossas realizações.

    ... E O SOL NASCE NOVAMENTE!

    ResponderExcluir
  2. NÃO VAMOS SER PALANQUE PARA A OPOSIÇÃO POLÍTICA DO GOVERNADOR E DO PREFEITO DE BH.

    QUEREMOS O FOCO SOMENTE NA DEFESA DE NOSSA CAUSA.

    QUEREMOS O FOCO SOMENTE NA DEFESA DE NOSSA CAUSA.

    TEMOS QUE SER COMPETENTES E EFICIENTES NA DEFESA DE NOSSA CAUSA.

    NÃO QUEREMOS MISTURAR A POLÍTICA PARTIDÁRIA COM OS NOSSOS INTERESSES.

    CONDUZIR NOSSA CATEGORIA A GREVE PARA ATENDER AS NECESSIDADES POLÍTICO-PARTIDÁRIA É UMA COVARDIA.

    TEMOS QUE SER EFICIENTES ONDE O NOSSO INIMIGO É EFICIENTE.

    ELES SÃO MUITO BONS E EFICIENTES NOS TRIBUNAIS, ENTÃO, PRECISAMOS APRENDER O CAMINHO E NOS TORNAR EFICIENTES NAS AÇÕES JUDICIAIS.

    PENSAR EM GREVE, NESTE MOMENTO, COM A CATEGORIA MUITO CANSADA, DESGASTADA, SEM DINHEIRO É UM EGOÍSMO TERRÍVEL.

    QUEREMOS TAMBÉM DE UMA COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA.

    O BLOG DO EULER TEM SIDO O NOSSO PORTO SEGURO.

    ResponderExcluir
  3. NÃO TEMOS QUE ESPERAR O SIND UTE.

    JÁ NÃO TEMOS O QUE ESPERAR DO SINDICATO.

    VAMOS AGIR, IMEDIATAMENTE.

    VAMOS FORMAR UM GRUPO DE X PESSOAS E CONTRATAR UM ADVOGADO, QUEM SABE O DR. MARCUS GUERRA.

    EULER,

    AGUARDAMOS VOCÊ.

    ResponderExcluir
  4. O BLOG DO EULER E O NDG, FORAM QUEM SEGURARAM A GREVE DE 2011.

    SEM VOCÊS O SINDICATO NÃO FARÁ GREVE EM 2012.

    PORQUE TANTO AUTORITARISMO?

    QUEREMOS E NÃO ABRIMOS MÃO DE UMA COMISSÃO PARA ACOMPANHAR O ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA A SER CONTRATADO.

    ResponderExcluir
  5. Publicado no Jornal O Tempo hoje.
    Após greve, professores ainda têm salário cortado
    Promessa do Estado era de cortes das faltas só quando a reposição fosse paga
    Professores da rede estadual de Educação de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Montes Claros, no Norte de Minas, não receberam salário pelo segundo mês seguido após o fim da greve e o início da reposição das aulas. A promessa do Estado era iniciar o desconto dos dias perdidos durante a greve apenas quando o pagamento da reposição começasse para impedir que os profissionais tivessem o contracheque zerado. O governo afirmou que houve um erro e que os valores serão pagos no contracheque do mês que vem.

    Seis professores da Escola Estadual Santa Quitéria, na região central de Esmeraldas, afirmam que estão sem remuneração há seis meses. "Estamos trabalhando feriados e fins de semana desde outubro para repor as aulas e continuamos sem dinheiro. Estamos com medo de ficar até sem o 13º salário", disse a professora de biologia Maria Piedade da Costa, 41.

    A Secretaria de Estado de Educação informou que houve um erro da direção da escola ao lançar a carga horária dos servidores, mas que o problema já foi corrigido e os professores serão restituídos em janeiro. A direção não foi encontrada para falar sobre o assunto.

    No contracheque do professor Carlos Alberto Moraes, de Montes Claros, o valor líquido a receber foi de R$ 16,69. Foram descontados R$ 1.425,13, que seriam relativos às faltas da greve. "Começamos a reposição das aulas há 70 dias e até hoje não conseguimos receber o salário. Desde julho não recebo nada. Vários colegas estão passando pelo mesmo problema", disse.

    A secretaria informou que não sabe ainda o que aconteceu na cidade, mas que pode ser um erro pontual.

    Reincidente. Essa não é a primeira vez que os professores têm problemas com salário. No início de novembro, O TEMPO mostrou que vários professores tiveram as faltas da greve descontadas, mesmo com o governo se comprometendo a fazer os cortes apenas quando os professores já estivessem recebendo pela reposição. O Estado se comprometeu ainda a pagar o 13º salário dos grevistas integralmente em dezembro.

    Na ocasião, o governo informou que o acordo estava sendo cumprido, mas alguns servidores tiveram descontos referentes às faltas cometidas no período anterior à greve e que ainda não teriam sido descontados. O Estado cogitou ainda que tenha havido um erro.

    ResponderExcluir
  6. Olá, pessoal da luta!

    Vou ser sincero ao que eu vi na reunião do comando.

    Não houve nenhuma proposta formal de greve no início do ano. Do congresso sim, mas de greve não. Acho que é um quase consenso que a categoria está desgastada, sem recursos materiais e sem condições de assumir uma greve, pelo menos nos próximos três ou quatro meses.

    Falou-se até, nas discussões, que uma futura greve teria que passar antes por um trabalho de base junto à comunidade escolar. Mas, sequer esta ideia foi colocada em votação.

    A única proposta de greve geral nacional, mesmo assim sem uma data marcada, foi apresentada pela representante da CNTE enquanto informe da entidade - não enquanto decisão da nossa categoria em Minas.

    Um forte abraço e força na luta!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Euler,

    Concordo plenamente com você. O Sindicato precisa tomar atitudes mais imediatas e objetivas, visando a categoria.
    Estive presente em quase todas as reuniões, porém, percebo que a desorganização durante os encontros ainda é um ponto fraco da categoria. Se muitos falam, não há tempo para discutir, nem avaliar as melhores propostas. Ainda existe muito blá-blá-blá e quase nenhuma ação (como a da contratação de um bom escritório de advocacia, como você e o Rômulo sugeriram), o que implica desânimo nos nossos colegas professores, que necessitam urgentemente de algo que lhes dê esperança.
    Como vecê já deve ter percebido, o fato de que os professores praticamente só acessam o seu blog como fonte de informações precisas e atuais, está despertando um certo "ciúme" - para não dizer outra coisa - no Sindicato, que teme perder o controle da ilusão de poder.
    A sua simplicidade, honestidade e objetividade tem cativado a todos, e acredito ser opinião geral que sem suas palavras diárias a maioria já teria sucumbido ao desespero.
    Outra coisa, pela terceira vez me sinto decepcionado com o Sindicato, que parece viver nos anos 80, com atitudes repetidas e ultrapassadas, e que não refletem os anseios da maioria. Creio que a solução real e efetiva virá do NDG mesmo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. A Presidenta Dilma,

    TUDO VIU, TUDO SABIA, TUDO PODIA E NADA FEZ.

    ResponderExcluir
  9. Olá, pessoal!

    Acabo de postar no jornal O Tempo, no link que publicarei ao final, o seguinte comentário:

    "Trata-se de mais uma atitude covarde e cruel deste governo, que tem se especializado em chantagear, perseguir, coagir e torturar psicologicamente os profissionais da Educação de Minas Gerais. Passamos os últimos seis meses recebendo menos que um salário mínimo - inclusive com contracheque zerado. Justamente neste ano, que deveria ser o ano da implantação do piso salarial nacional. A secretária da Educação agora diz que a culpa é da direção das escolas, mas para impedir que se coloque cartazes nas escolas, ou para saber quem participou da redução de jornada, entre outras atividades, a SEE-MG enviou circular para os diretores de escola. Por que não fez o mesmo alertando para a necessidade de se lançar as reposições na folha de pagamento? O governo adora dizer que em 2010 não foram repostas um milhão de horas aulas (nunca provou isso!). Será que agora o governo terá coragem de dizer que não está pagando corretamente as aulas repostas? Pois, pagar com um mês de atraso para quem já está há seis meses recebendo ajuda de custo é uma grande sacanagem, imoralidade e crueldade de um governo sem compromisso com a Educação pública, com os educadores e com os alunos. Uma vergonha para a história de Minas Gerais!"

    Link:

    http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=190344

    ResponderExcluir
  10. ALGUÉM SABE INFORMAR O N° DE CANDIDATOS INSCRITOS PARA O CONCURSO DA SEE MG?

    ResponderExcluir
  11. Euler,

    Assim como eu, acredito que muitos de nós professores que se entregaram totalmente à greve deste ano e do ano passado, a maioria acreditou piamente na possibilidade de conquistarmos o que é nosso de direito.

    Posso dizer que estamos pasmos perante toda a situação apresentada pelo governo e agora, mais pasmos ainda com esta postura do sindicato!!!!

    Sendo informada nestes últimos dias, pelo blog do Lucas Figueiredo, da parceria "caracu" do pt com o psdb passei a não acreditar em quase nada...

    E agora você nos traz este diagnóstico da reunião do sindicato...

    Como disse o anônimo das 10:15:

    ESTAMOS ÓRFÃOS!!!! ...

    P.S.: E eu que acreditava tanto na imparcialidade do sindiute... Tô boba!!!

    ResponderExcluir
  12. O AUTORITARISMO DO SIND UTE

    Não aceita uma comissão da base para acompanhar as ações judiciais do escritório a ser contratado.

    O sindicato tem a postura de sempre chegar com suas ideias prontas e não aceitar discutir ou até mesmo ceder em alguma parte.

    Estamos sendo usados para autenticar as propostas que já chegam prontas.

    Não aceitamos esta posição do sindicato e queremos ter acesso ás ações judiciais.

    Quem segurou a greve em 2011 foi este blog e o NDG.

    Sem nós não haverá greve.

    QUEREMOS GANHAR A BATALHA JUDICIAL.

    ResponderExcluir
  13. Não é momento de greve. Estamos desgastados emocionalmente, financeiramente e desalmados com esta política nojenta. Precisamos nos revigorar primeiro.

    ResponderExcluir
  14. Euler concordo com você,que nossa prioridade são as acões juridicas.Relembro que o sindicato somos nós várias subsedes são inoperntes outras só atrapalham a categoria em benefícios próprios.São como políticos safados que entram na vida pública só para tirar proveito do poder e do povo pobre sofrido e injustiçado.Abraços a todos com gratidão e consideração a todos que se tornaram guerreiro pelo nosso ideal,pela educação pelo povo.Professora Luciana

    ResponderExcluir
  15. Euler,

    E sobre o MANDADO DE SEGURANÇA, para garantir os nossos direitos que estão sendo surrupiados pelo governo do Estado.

    Vamos formar um grupo e contratar logo um advogado.

    ResponderExcluir
  16. Tenho 2 cargos no estado e por não aceitar o subsídio o meu desconto mensal é de R$400,00. Os professores foram heróis de uma greve de 112 dias e o sindicato na área jurídica nada fez ou muito pouco fez para minimizar o sofrimento e o desgaste geral de todos. O governo faz o que quer. E aí? Nada acontece com ele, só conosco. Eu percebo que os professores não confiarão em um pedido de greve mais...

    ResponderExcluir
  17. Alguém sabe me informar como estão os horários do Administrativo na escolas a qual trabalham? Na minha escola está uma verdadeira farra. Como já sabemos direção, vice-direção, secretárias e setor pedagógico não estão trabalhando.Quem carrega a escola somos nós os professores.E depois falam que não trabalhamos.Enquanto isso governo faz de conta que nos pagam e muitos fazem de conta que trabalham. Acorda SRES, põe as inspetoras para trabalhar. Chega de faz de conta.Começe a cobrar os horários de cada funcionário.Enquanto isso, há funcionário enchendo bufa no cordão. Brincadeira...

    ResponderExcluir
  18. PT E PSDB = FARINHA DO MESMO SACO.

    ResponderExcluir
  19. E eu que acreditei que a "Era do Hilário" no sindiute tinha acabado...
    Continua como sempre foi: palco para manipulação dos professores visando interesses políticos de uns poucos.

    ResponderExcluir
  20. Se eu não estou muito enganado pode-se vislumbrar perante a justiça o MANDADO DE SEGURANÇA, por ser este um remédio constitucional que assegura direitos que estão sendo negados. O Mandado de Segurança pode ser proposto individualmente ou coletivo sem a anuência do sindicato, qualquer pessoa pode se dirigir ao seu advogado e relatar o problema no qual o mesmo deva orientar para a expedição de tal medida existente no intuito de reaver direitos que foram retirados. É óbvio que deve ele ser bem fundamentado para ter força de argumentação e convencimento, além de ser realizado para remetimento à esfera federal, uma vez que em instância estadual ocorre o risco de seu comprometimento devido a força impositora do governo.

    É bom lembrar também que o governo já atua em comum acordo com demais governadores do Brasil para adequarem os indicadores e dispositivos de aumento do PISO SALARIAL através do INPC, o sindicato me parece que tem atuado no recolhimento de assinaturas dos vários deputados federais para barrar esse processo que levaria se caso ocorresse de ganharmos o PISO na justiça, termos indicadores baixos para a garantia de aumentos salariais, o que poderia ser uma certa perda para os trabalhadores que optaram pelo vencimento antigo.

    Àqueles que possam ter dificuldades na contratação de algum advogado consulte a OAB de sua cidade, pois um advogado não afeito a especificidade dos servidores do estado de Minas Gerais terá de estudar os regimentos e leis embasando à situação presente, e isto demandará tempo, se levarmos em conta, que se não me engano, após o dia 20 deste mês haverá recesso dos tribunais ocorrendo seu retorno às atividades no ano vindouro talvez após o dia 10/01/12.

    As ações que tratam a respeito da Intervenção Federal e ADI por exemplo tem de ser requeridas por instituições representadas, no caso, o sindicato é a pessoa jurídica para requerer os trabalhos advocatícios para tal representação.

    Não sou do ramo do direito, sendo também professor do estado de Minas Gerais, peço aos profissionais que aqui postam se divergirem de minha opinião, tenham a plena liberdade para opinar e ajudarem aos demais profissionais como eu que estão todos no mesmo barco.

    ResponderExcluir
  21. Eiiiiiiiiiiiiiiii SINDICATO ACORDAAAAAAAAAAA! ENQUANTO VOCÊS VEM COM O FUBA NOSSO EULER JÁ ESTÁ COM A POLENTA PRONTA! QUEM SEGURA A GREVE SÃO OS SEGUIDORES DESSE BLOG VIU?EU EU FIQUEI OS 112 DIAS PARADOS NÃO FUI Á NENHUMA ASSEMBLEIA EM BH (MOTIVOS PESSOAIS)MAS NO ANO PASSADO FUI EM 8 DELAS. ENTÃO COMO NAO FUI NESSE ANO, O LOCAL QUE ME MANTIA INFORMADA ERA AQUI NESSE BLOG PORQUE SE FOR PARA ESPERAR PELO BLOG DA BEATRIZ E DA POSTAGEM DO SINDIUTE ESTARIA PERDIDA! PERDIDA!

    VAMOS VAZER O SEGUINTE: EULER COMO NOSSO LIDER NO SINDIUTE E NOSSO DEPUTADO AÍ TUDO RESOLVIDO. PASSEM A FACHA PARA QUEM TEM COMPROMISSO E SERIEDADE A GENTE ESTÁ PRECISANDO DE TUDO RESOLVIDO "PARA ONTEM" A PRIORIDADE NAO É CONGRESSO E SIM, LEVANTAR NOSSO NOME , NOSSA DIGNIDADE !QUEREMOS JÁ NOSSO PISO NAO QUEREMOS CONGRESSO!

    PAREM DE SER "MENINOS!"


    ATÉ A VITÓRIA E VAMOS FORÇAR A BARRA!

    N.D.G DE G.V

    ResponderExcluir
  22. O SISTEMA POLÍTICO-PARTIDÁRIO BRASILEIRO ESTÁ MUITO CONTAMINADO. UM VERDADEIRO VALE TUDO.
    ESTÁ PROFISSIONALIZADO.

    OS JOVENS BRASILEIROS, ESPERAM POR UM LÍDER QUE POSSA DAR O GRITO DE BASTA, CHEGA DE TANTA CORRUPÇÃO, HIPOCRISIA E ENGANAÇÃO.

    PRECISA-SE DE INOVAÇÃO.

    FREI GILVANDER PARA PREFEITO DE BH.

    ResponderExcluir
  23. Ao Sind UTE,

    Queremos a contratação do escritório de advocacia para este ano de 2011.

    ResponderExcluir
  24. Nós devemos sim aproveitar toda e qualquer oportunidade para divulgar a verdade sobre esse ditador para a população. Na Marcha Fora Lacerda a gente pode incluir também alguns cartazes de "Fora Anastasia" ou "O AI-5 foi implantado em Minas para massacrar os professores".
    Se ficarmos sempre esperando uma ordem de comando do sindicato corrompido, nunca alcançaremos o nosso tão sonhado piso.
    E, pelo menos, é uma grande oportunidade de pormos pra fora toda a nossa revolta reprimida com gritos, apitos e buzinas (em homenagem ao André-Buzina).

    Um abraço companheiros de luta!!!

    ResponderExcluir
  25. Caro Euler, acredito que não podemos ficar sem o acompanhamento das ações, que possivelmente o sindicato irá empreender.Já nos foi comprovado que quando eles fazem uma argumentação, a mesma é cheia de falhas, e às vezes até sem embasamento.Quanto a Petição Pública que você vai fazer, porque não a posta uns dois dias para que um número de professores a assinam? Você não acha que ficaria com mais força? Abraços. Clarice

    ResponderExcluir
  26. Sind UTE,

    Comunicação ZERO!

    ResponderExcluir
  27. Vamos repetir para o Sindicato: "QUEM SEGUROU A GREVE EM 2011 FOI ESTE BLOG E O NDG", quer queiram quer não.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia a todos os amigos do NDG/NDE.
    Bom dia amigo Marechal Euler.

    Incrédula.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  29. Euler, bom dia!
    Acho que já tem gente querendo pular fora deste sindicato.
    Acho que lá dentro tem Anastasia também.Deve ter sujeira debaixo do tapete.
    Sei não.Esta "MOLEZA" do sindicato não está me cheirando bem.
    Já saí fora a muito tempo,deixei de confiar.

    ResponderExcluir
  30. Sr. Anastasia,a fome que muitos mineirinhos vão passar neste Natal, é culpa sua.
    Muitos professores vão passar o Natal sem ter o que comer e seus filhos sem ganhar se quer um mísero presente.
    O futuro te promete algo semelhante, pode apostar.

    ResponderExcluir
  31. Esse Sindicato e nada é a mesma coisa. É como ler jornal de ontem, (ontem????). O blog da Beatriz vai pelo mesmo caminho.Eles acham que bastam por si mesmos. E não é bem assim...

    ResponderExcluir
  32. Senhor governador,prefiro receber o 13º
    ainda no princípio da semana, por que não comece a limpar sua barra?Na última semana será complicado fazer as compras.
    Fique tranquilo, o dinheiro voltará para o seu bolso, como IMPOSTO.

    ResponderExcluir
  33. Euler,
    fiquei na reunião que a Marilda convocou ao final do comando. O representante da cut - Tino, criticou muito a fala do Rômulo dizendo que ele era da oposição e que tinha uma visão limitada da realidade do sindicato e falaram também que a intenção de um congresso em março é para a oposição se organizar. Estranhei e então percebi que você não estava nessa reunião. Gostaria de entender melhor o que está acontecendo, pois foi falado muito sobre um racha da articulação do sindicato na última eleição. O que aconteceu?
    Acho que o sindicato tem que se unir!

    ResponderExcluir
  34. Anõnimo das 11:50,
    O Hilário nunca saiu do sind-ute, inclusive ele é liberado pelo nosso sindicato para ficar na escola sindical perseguindo os funciários da cut.
    Eh mamata.

    ResponderExcluir
  35. Quando comecei a participar do Sind-UTE no ano de 2000 tinha uma visão ideológica da entidade no sentido da luta pela classe. Não acho que um sindicato tem de estar da política partidária essa política é importante para podermos conciliar os interesses da classe. Não podemos esperar do PSDB (Pior salário do Brasil) políticas que vão de encontro aos nossos interesses. Mas ao mesmo tempo não podemos ficar a mercê dos interesses partidários para fazermos as suas políticas. O que assistimos atualmente é que o PT se distanciou da base e quer impor aos sindicatos ações que deveriam ser feitas pelos políticos que é buscar esclarecer as bases dos malefícios que trazem para a sociedade polkíticos como Aécio Never, Anastasista e Censores com Andréia Neves.
    A nossa classe já está no fundo do poço por causa disso. E depois na maior cara de pau o PT vai fazer acordo com O PSDB de Márcio Lacerda que era do PSDB e se filiou ao PSB para o acordo com o PT não ficar tão desonroso.
    E o Sind-UTE tem embarcado nessa canoa e levando os Professores que estão sendo massacrados por todos os lados é imoral e inconsequente esta postura. Contudo, deixamos as coisas chegar a um ponto que se ficar, o bicho come e, se correr, o bicho pega.
    precisamos de uma entidade que nos represente, mas não dessa forma. E a respeito do jurídoco do Sind-UTE, gostaria de saber ele ainda existe? Se existe o sindicato deve defender a contratação de pessoas que se formaram naqueles cursos de finais de semana, à distância entre outros porque vão ser imcompetentes assim em outro lugar.

    ResponderExcluir
  36. Euler,
    Vamos contratar escritório de advocacia para já.

    ResponderExcluir
  37. Acho que diante do exposto se tiver como, publique, pois esta mais indicado apos seu relato


    Querido Euler.
    Que DEUS LHE PROTEJA.
    Quero lhe agradecer mais uma vez por tudo que aprendi com você durante esse tempo em que entro nesse espaço.Percebo que a pressão sobre você cada dia cresce mais. Acho que algumas pessoas estão confundindo as coisas.Estão cobrando de você as ações que são do sind ute, que pelo que percebo( tenho certeza) temem a sua competência e sua capacidade de comunicação e seu carisma. Querendo ou não você "caiu na graça do povo". Caberá a você salvar a "pátria" enquanto o sindicato recebe milhares de dinheiro dos professores, que são jogados à sorte, sem uma ação eficaz de reverter o caos na educação causada por esse infeliz ser desumano?
    Teen-se a sensação de que nem só deputados são comprados por qualquer 30 dinheirinhos.Parece que o circo esta armado e tudo pronto para impedir a vitoria de uma classe de respeito e sofrida, vulnerável aos desmantos de governos que usam a educação para formar um povo alienado sujeito aos seus interesses.
    O MEU RESPEITO A VOCÊ PELA SUA ÉTICA.Já poderia ter esculhambado o sindicato ( e teria o apoio de tanta gente competente, humilde e lutadora), mas não o faz por seu caráter humano e sua sabedoria.
    Fica com DEUS, MEU QUERIDO E RESPEITADO COLEGA DE PROFISSÃO e a todos que buscam nesse blog palavras de conforto e esperança.
    COM RESPEITO, MARIA DE GV.

    ResponderExcluir
  38. A CUT É O BRAÇO POLÍTICO-SINDICAL DO PT.

    NÃO QUEREMOS VER O SIND UTE ENVOLVIDO EM POLÍTICA PARTIDÁRIA.

    NÃO QUEREMOS MISTURAR EM POLÍTICAS PARTIDÁRIAS.

    NÃO SEREMOS MASSA DE MANOBRAS EM PERÍODOS ELEITORAIS.

    PT E PSDB = FARINHA DO MESMO SACO.

    QUEREMOS O FOCO NA DEFESA DA NOSSA CAUSA.
    QUEREMOS O FOCO NA DEFESA DA NOSSA CAUSA.

    ResponderExcluir
  39. No blog da Beatriz/sindute a maioria das nossas postagens não são publicadas e muito menos respondidas.

    Precisa-se exercitar a democracia.

    ResponderExcluir
  40. Euler,

    Esta tal parceria do PT com o PSDB para a prefeitura de BH é um tapa na cara dos professores, dos filiados ao sind ute e nos acham bobos! O que adianta apoiar politicos do PT, do PMDB que realmente lutam pela nossa causa - se o tal de Pimentel , Dilma só querem provocando firulas junto com o Anastasia e o Aecio - Enquanto Minas tenta enrolar para pagar a divida com a união em troca de bobagens.
    O Reginaldo, Welhington, Padre João, deveriam colocar o PT de Minas no lugar que lhe é devido!
    Precisamos rever nossa postura nas próximas eleições - Se os educadores ficaram massacrados pelo PSDB o PT fez cara de paisagem!!! E o sindicato que nos representa ficou a merce da CUT - Na época do HIlário na região Leste o que ocorreu de desfiliação foi algo sem precedentes, depois acreditamos na Beatriz e as filiações ocorreram em massa - Mas a CUT , o PT e deputados federais parecem respeitar demais o PSDB de MInas - ficamos a ver navios.
    Manhuaçu

    ResponderExcluir
  41. O caminho é formar uma associação de professores desvinculada a partidos políticos.

    ResponderExcluir
  42. Caríssimos colegas:
    Por diversas vezes o governador declarou na imprensa que servíamos de massa de manobra do Sindicato. Todos.compreensivamente ficamos irritados com tal afirmação. Entretanto, após inércia do Sindute diante dos ataques que estamos sofrendo sem trégua do governo, uma luz vermelha está começando a cender em minha mente. Será que o compromisso do sindicato é maior com relação à questão político-partidária do que com a causa da categoria? Tudo nos leva a crer que sim. Impedir que tenhamos acesso aos encaminhamentos jurídicos, além de ser autoritarismo, provoca desconfiança. Será que a nossa causa (aplicação do piso salarial) é realmente uma prioridade para o sindicato? Pelo seu procedimento, Não é. Destesto ter de admitir, mas fomos, sim, usados por alguns do sindicato em nome de interesses escusos políticos-partidários.
    Não somos crianças, não somos idiotas. Precisamos reagir. Não podemos manter uma fidelidade cega a quem não nos ouve nem nos respalda. Sugiro a todos que frequentam esse blog para pensar em uma forma de nos cotizarmos para contratar urgente um advogado por nossa conta. Todos os profissionais dessa área, quando questionados a respeito da atitude do governador, nos diz que a nossa possibilidade de vencê-lo na justiça federal é grande. Os dirigentes do sindicato não são ingênuos. Será que a intenção deles é desgastar o governo constituído, dar corda para o governador se enforcar e não tentar realmente resolver o nosso problema?
    Não sou filiada a nenhum partido político, apesar de fazer minhas escolhas e trabalhar para a construção de uma realidade melhor para todos e, principalmente, para uma educação de qualidade para a população sócio e economicamente desfavorecida,mas não admito que se use toda uma categoria profissional para respaldar partidos políticos sejam eles quais forem. Ultimamente, para nossa infelicidade, mujitos têm se mostrado exatamente iguais nos conchavos, nas negociatas em benefícios dos grupos que os apoiam. É muito estranho o Sindicato não permitir a participação, nem o acesso do nosso Euler, Rômulo e outros colegas que se encontram mais na linha de frente da nossa luta aos encaminhamentos judiciais que, quem sabe, irá proceder. Por isso, amigos, escolhamos um líder para formar um grupo aqui no blog para acionarmos a justiça na defesa dos nossos direitos, independentemente do que esteja fazendo o sindicato.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  43. Euler, como um professora desmotivada pode ter um bom rendimento em sala de aula? Estou me sentindo um peixe fora dagua com as últimas notícias. Desde ontem ao ler as informações trazidas por vc já presenti algo de ruim no ar. Não podemos mais confiar no sindicato ações que não nos inspiram mais confiança. Por isso devemos tomar nossas próprias decisões, contratando um escritório que nos possam defender. Não podemos mais servir de escudo contra o fogo inimigo, sendo feitos de idiotas. O que ganhamos com isso? Ganhamos descrédito da sociedade, conta zerada, cansaço físico e mental, a maior pindaíba!
    O sindicato precisa urgentemente recuperar a sua credibilidade ou tudo estará irremediavelmente perdido, até a nossa dignidade.

    Que Deus nos ilumine e nos mostre o melhor caminho a seguir. Força e fé!

    ResponderExcluir
  44. Parece que o nosso presente de natal está começando a realizar pois segundo o Jornal Hoje Dia de hoje cuja a matéria "Reforma abre tensão na Cidade Administrativa" a nossa secretária de educação( estou colocando em minusculo pois ela não merece) irá vazar. Olhem lá

    ResponderExcluir
  45. Euler e colegas NDG
    Gostaria de saber se vocês estão recebendo contra cheque mesmo com o salário reduzido, pois fiquei sabendo que neste último vem o novo número do identificador, porém desde setembro não recebo contra cheque.

    ResponderExcluir
  46. Caro, Euler!

    Assim como muitos colegas tenho acompanhado todas as notícias da greve por esse blog, que já não é só seu (rsrsrs), blog esse de grande utilidade para todos nós educadores.Ninguém precisa ser inteligente demais para sacar que a greve não é a prioridade nesse momento,PRECISAMOS E DEVEMOS RESGUARDAR NOSSOS DIREITOS POR MEIO DE AÇÕES JUDICIAIS e rápido, antes que o nosso tempo passe!Não quero fazer parte de campanha nem jogo político; quero os meus direitos garantidos, se o SINDICATO ainda não entendeu isso, que pena! Azar dele, pois não terá o apoio da categoria. Seria bom que nos organizássemos o mais rápido possível e entrássemos como as ações que são necessárias nesse momento. Acredito, Euler, que nesse momento alguém tem que tomar a frente e a única pessoa que agora dispõe da credibilidade da categoria é você! Sei que há momentos que a gente pensa que não vai dar conta, que não é essa a nossa competência, mas pense que vc tem sido a "luz no fim do túnel" para muitos educadores desse Estado, que já perderam as esperanças de ver seus direitos garantidos por aqueles que os (nos) representam; é nesse momento que os grandes homens devem fazer a sua parte e cumprir o que lhes foi determinado. Acreditamos em você e vamos apoiá-lo. Vamos sondar um grande escritório, em seguida ver quanto custa a causa, divulgar o valor e ver quantos se interessam pela ação, organizar uma forma para que possamos fazer a aceitação de maneira formalizada, e dividir os custos entre os interessados. Não esperemos mais, o tempo urge!

    ResponderExcluir
  47. Euler,
    è através do seu blog é q temos notícias,não é do sindicato,queremos açoes na justiça.Será q não tem dedo dos politicos ai?

    ResponderExcluir
  48. Euler, não quero congresso, quero a luta pelo piso. Vou me desfiliar segunda-feira.
    Não vou pagar para sindicato fazer farra com meu mísero salário. Basta a ditadura imposta pelo governo a todos nós.
    Por favor, nos comunique sobre suas decisões judiciais. Quero estar com você. Eu confio em você. Eu não CONFIO no sindicato.
    Abraços

    ResponderExcluir
  49. Euler,leio seu blog todos os dias.Sou sua admiradora.Na minha opinião, acredito que neste momento, o que nos interessa é mover ações judiciais em defesa do PISO.Congresso agora seria "cozinhar o governo em fogo brando"quando os professores estão ardendo nas chamas do inferno-SUBSIDIO.
    Defendo a contratação imediata de bons advogados para assumir ações jurídicas em favor do PISO e contra este governo.
    Vamos somar as idéias, as melhores propostas e unidos e fortalecidos vamos buscar soluções imediatas. Não há mais o que se esperar.
    Sou aposentada e já perdi muito. Não dá mais para aceitar esta situação esmagadora.

    ResponderExcluir
  50. FORMAR UMA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES?

    COMEÇAREMOS O MOVIMENTO AQUI NO BLOG.

    VAMOS CONTRATAR O ADVOGADO PARA IMPETRAR UM MANDADO DE SEGURANÇA PELOS NOSSOS DIREITOS QUE ESTÃO SENDO SURRUPIADOS PELO GOVERNO DO ESTADO.

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde Euler.
    Parabéns pelo sucesso do seu blog, várias pessoas aqui da minha cidade(Capelinha MG) acompanham as informações precisas que você posta.
    Ontem te vi no comando de greve e não tive tempo de perguntar, então o faço agora: você tem twitter? se tiver me segue? o meu é @marizedeandrade.
    abraços...

    Marize Andrade.

    ResponderExcluir
  52. Olá, Euler!
    Percebe-se que nosso sindicato tem muito pouco interesse em defender os PROFESSORES!
    Não está na hora de ser criado um organismo realmente voltado para defender os interesses dos PROFESSORES?
    O Sindute é só canseira!
    Dalber Augusto

    ResponderExcluir
  53. QUE NOVIDADE............CONGRESSO. QUAL A UTILIDADE?
    AQUI NA MINHA REGIÃO NENHUMA.È UM PASSEIO COM O DINHEIRO DOS FILIADOS. NÃO PASSAM NADA, SÓ CONTAM DAS FARRAS. VERGONHA. OS PROFESSORES PASSANDO DIFICULDADES, FIZEMOS ATÉ VAQUINHA, E O SINDUTE VAI PROMOVER CONGRESSO. O FOCO AGORA É REVERTER ESSA SITUAÇÃO NA JUSTIÇA. ESQUEÇAM GREVE. NINGUÉM ESTÁ AFIM DE POR A CORDA NO PESCOÇO POR CONTA DESSE SINDICATO INOPERANTE.JÁ TENHO ADVOGADO, ESTAMOS FORMANDO UM GRUPÃO. TÕ FORA. CANSEI DE PERDER TODAS COM ESSES INOCENTES. PRESISAMOS DE COMPROMETIMENTO COM A CATEGORIA.

    ResponderExcluir
  54. Não adianta a SEE culpar as escolas as orientações foram repassadas em reunião cabia as escolas fazer o processamento.

    ResponderExcluir
  55. Todo final de ano gosto de dar lembrancinhas aos meus alunos.Semana passada falei com eles com fazia em anos anteriores e disse-lhes que neste ano eu não poderia presenteá-los devido ao fato do governador junto com os demais deputados que votaram contra os professores terem nos roubado.Dei a cada um a foto destes deputados e pedi que mostrassem em casa para os pais, tios, parentes e amigos e dissessem que essas pessoas querem acabar com o sonho e o futuro de todos nós. Eles ficaram horrorizados e disseram que quando tiverem a idade de votar que nessas pessoas eles nunca irão votar. E olhem que são alunos de 14 e 15 anos .Já já estarão votando.
    Agora me referindo ao sindicato ,só tenho a dizer uma coisa:é tudo política,basta um agradozinho por parte do governo ou um cargo para mudarem de lado.

    ResponderExcluir
  56. Prof Euler vi no seu blog que a secretária de vcs vai receber bilhete azul. Já era p/ ter sido exonerada. Q. sujeita esquisita! E os outros tb vão? Vão mudar a gang? Trabalho na cidade inadministrável ( complexo penitenciário presidente tancredo neves ) onde existem 03 prédios: Bangu 1, Bangu 2 e Gaiola...(nome da peça ). Minha "baia" ou "chiqueirinho" é gelada de dar dó. A climatização é desastrosa! Há lugares gelados, mornos, quentes, outros fervendo. É tudo coisa de " 1º mundo"!!! kakaka. Nunca vi expressão tão imbecil p/ justicar o injustificável. E pensar q. foi feita com o dinheiro do povo. A causa de vcs me sensiliza mto. Fiz concurso p/ o estado mas assim q. passar noutro sairei fora. Chega de pegar aquele arremedo de metrô.

    ResponderExcluir
  57. É A BRILHANTE IDÉIA DE CONGRESSO AGORA. TEM ALGUÉM PRECISANDO DE HOLOFOTE? OU DE PASSEAR? O DINHEIRO DO FILIADO É PARA LUTAR PARA A CATEGORIA. TEM PROFESSOR PASSANDO FOME. USE ESSE DINHEIRO PARA AJUDÁ-LOS. ALGUNS NÃO TEM COMO COMPRAR UM PRESENTE DE NATAL PARA OS FILHOS.`OLHA, PODEMOS DESISTIR. O FOCO ESTÁ EM OUTRA. PRECISAMOS É FAZER MISSA DE 7° DIA. DEPOIS DE TANTO VEXAME.TRISTEZA.

    ResponderExcluir
  58. Eu só fiz minha refiliação para entrar na ação contra a cobrança indevida da assistencia médica. Mas, após dois meses nao tive nenhuma notícia sobre. Na subsede daqui nao informam nada.

    ResponderExcluir
  59. COMBATIVO EULER:

    Parabéns pelo excelente texto deste domingo (11/12/11! Bastante esclarecedor.
    Confesso que fiquei muito triste quanto aos comentários sobre o nosso Sind-UTE, pois sei da importância de qualquer profissional em confiar no seu próprio sindicato. Sem ele, sempre achei que ficaríamos "sem pai nem mãe", como costumo dizer aos colegas que acham que o nosso sindicato não faz nada e é fraco. Permita-me discordar, pois conheço toda a trajetória do Sind-UTE(MG)e das conquistas obtidas através de greves desde a sua fundação. Acho mesmo muito ruim abandonarmos o nosso sindicato, dividindo ainda mais a categoria. Não podemos nos esquecer de que o sindicato tem um departamento jurídico capaz de nos defender em qualquer situação. Pelo menos é isso que desejamos como garantia da nossa afiliação, não é? Faço-me sempre a pergunta: será que o sindicato não está tão assoberbado com o ajuizamento das numerosas ações que não está conseguindo dar conta de todas elas? O que deveríamos fazer então? Na minha opinião, deveríamos cobrar incansavelmente mais agilidade nas ações, através do NDG e até individualmente. Veja bem, o seu trabalho no Blog e o do NDG são magníficos, mas, de certa forma,vocês estão dialogando com a direção do sindicato, que merece apoio, embora não esteja livre de acusações e da cobrança de uma postura mais ágil. Já disse em outro post que sou contra a contratação de um escritório de advocacia para tratar das nossas reivindicações. Devemos, sim, COBRAR, COBRAR e COBRAR INCANSÁVELMENTE do sindicato coletivamente, em nome da união da categoria.O NDG deveria providenciar essa cobrança aqui no Blog. Sei perfeitamente da nossa urgência; daí a sua sugestão de contratarmos um escritório especializado para agilizar as ações, pois o recesso do judiciário está às portas e não podemos esperar mais.
    Quanto à marcha "FORA LACERDA", concordo plenamente com o ANÔNIMO das 12:02 em fazer uma faixa igual à que ele sugeriu.
    Quanto ao seu comentário sobre o Congresso, concordo completamente.
    Competente Euler, não fique bravo comigo,
    - rsrsrsrsr - quis apenas desabafar. Obrigada por você existir e que Deus continue lhe abençoando e iluminando.

    Um abração fraterno,

    Ruth - São Lourenço

    ResponderExcluir
  60. QUERO O MEU PISO, OU QUE LUTEM POR ELE, CHEGA A LAMBANÇA DO ANO PASSADO. OLHA O FOCO. PISO. A CATEGORIA FEZ GREVE DE 112 DIAS, SE ESFACELOU PELO PISO. PAREM DE INVENTAR. SE NÃO TEM ADVOGADO CONTRATEM UM. NOSSO DINHEIRO É PARA ISSO. CONGRESSO NÃO É PRIORIDADE. CRIEM JUIZO.

    ResponderExcluir
  61. Prezados Colegas,

    Muitos devem pensar: Tem algo sinistro no ar.
    Tem mesmo... muita coisa... uma delas se chama incompetência, outra morosidade, mais uma: DVDS (Diretoria Viciada Do Sindicato), outra mais uma: MDPP (Medo De Perder o Poder) e outras coisitas a mais.
    Infelizmente, os sindicatos no país servem aos partidos políticos (braços direitos), especialmente aos de esquerda, de cuja articulação renasceram. Os partidos usam e abusam dessas máquinas de manobras.
    As diretorias passadas eram inoperantes, desarticuladas, não aceitavam sugestões, pois traziam as propostas prontas e faziam com que fossem aprovadas em plenário, e esta não está sendo diferente.
    Não há trabalho sindical organizado, não funciona o depto de formação sindical, o de organização idem, o que falar dos outros. Vejo que as decisões são tomadas de última hora, na base do "vamos ver no que vai dar". Já estou cheio dessa inoperância. Desse jogo de vaidades. Desses grupinhos e panelinhas. Sai uma diretoria e entra outra seguindo os mesmos passos (mesmos erros), sem saber jogar o jogo de verdade.
    Só pensam em greve, greve e greve. Esta desse ano foi planejada? Não! Foi empurrada!
    Não tivemos tempo de nos organizarmos nas bases,
    poderíamos ter esperado o término do 1º semestre, mas não foi o que aconteceu. A Proposta já estava pronta e foi lançada a bel-prazer. Faltou muita coisa... prudência.
    Agora a "velha direção" especula sobre oposição. Temos que ser críticos em relação ao que pensa a maioria e temos testemunhado aqui nesse espaço as convergências de idéias. Eles não querem que a oposição (então nós) tenhamos tempo de nos preparar para o congresso? São medrosos sim e se articulam para não perder o poder. Todos lá. Sabem da força desse blog e estão pensativos e errantes. Preferem ouvir os "antigos" a nós. Merecemos respeito!
    Sabem o que é preciso? União intrasindical. Não existe há muito tempo.
    Deixo aqui sugestão para todos, precisamos de seguir uma rota, uma direção. Quem sabe não possamos aprovar nesse congresso uma política de gestão sindical que permita redirecionar essa nau a deriva?
    Precisamos de eixos norteadores que visem a um organograma administrativo que funcione para todos, inclusive num socorro às subsedes, que estão desmanteladas, estão sós, algumas abandonadas sem realizar trabalho algum.
    Sou e estou confiante de que podemos mudar o sindicato, fortalecendo-o, porque dele precisamos, extirpando os males existentes e àqueles que dele se aproveita, promovendo não uma faxina de maus exemplos, mas, uma renovação de idéias e ações que permitam a nossa sobrevivência.

    NDG - Caratinga

    ResponderExcluir
  62. Euler,
    Escute nosso apelo, por favor.Está uma insatisfação geral.Ninguém está confiando no sindicato.Vamos assumir isto aí.
    Nada impede de formarmos um grupo e contratar um escritório.
    Hoje já é dia 11 de dezembro. Não temos mais prazo.Converse com o Marcos Guerra se ele pode nos orientar. Precisamos reverter esta situaçào na justiça. Já temos seu email. Podemos ir passando o nome dos interessados e formamos um grupo. Veja, por favor o que você pode fazer.

    ResponderExcluir
  63. Nossos ideais de luta devem alcançar outros estados,ser levado a nível nacional, sugiro que busquemos nos unir para pressionarmos o governo federal,forças representativas da categoria de cada estado, seres pensantes e inteligentes fazendo a história acontecer neste país, mobilizando seu território.Quem resistirá a força do povo? Estou vendo mais blá, blá do que ações concretas, a classe está desanimada e desacreditada,humilhados e envergonhados.Eu ainda acredito na justiça na do homem mas na divina ás vezes pensamos que está tudo perdido, que não há mais saída e é neste momento de debilidade de sofrimento, quando tudo parece que está no fim ao invocarmos a Deus num ato de reconhecimento que dependemos totalmente dele certamente Ele virá ao nosso favor,Ele abaterá os nossos inimigos e defenderá a nossa causa usando quem Ele quer e como quer. Antes de irmos à luta façamos uma corrente de fé, antigamente os reis de Israel para irem à guerra recebiam a seguinte bênção: O Senhor te abençõe e te guarde, o Deus te Jacó te proteja!Deus na frente a vitória é certa!

    ResponderExcluir
  64. A nova-velha direção está realmente com medo de uma oposição(EULER), por isso a pressa na realização do congresso. Isso mostra o quanto estão distantes da categoria, pois organização não se dá apenas com discurso mas a partir do trabalho com a base, ouvindo-a!
    A diferença desse grupo de agora para o de antes é que no atual não há chance da base participar das decisões politicas. Em 2004, havia dois de nossos representantes nas comissões de negociação( Luzia e Gustavo). Em 2008, mais dois( Fabinho e Gustavo). Em 2010 e 2011( ninguém e ninguém).
    AGORA NÃO ACEITAM O EULER NA COMISSÃO PARA ACOMPANHAR AS AÇÕES JUDICIAIS?
    O QUE QUE É ISSO COMPANHEIROS/AS

    ResponderExcluir
  65. Euler,
    Estamos aqui mandando recado para o sindicato. A categoria é que sustenta o sindicato.Mudem a postura e escutem os nossos apelos. Queremos reverter o AI5. Estamos pagando para que lutem pela classe e por nossos direitos.A situação agora é emergencial. Todos os esforços devem ser voltados para este objetivo.Não percam o foco.Cadê a inteligência? Precisamos disso nesta hora.Chega de debilidade.

    ResponderExcluir
  66. Para o anônimo das 11:28:
    Olha gostaria informar a vc, que nós, ATB (da secretaria) não temos folga em dezembro ou janeiro. Trabalhamos direto viuu? O que temos é as férias regulamentares anualmente, ou seja, uma vez por ano (mês este escolhido por nós de acordo com os critérios como tempo de serviço e etc). Que escola é a sua? Como não tem ninguém na secretaria? Tem alguma coisa de errado com A SUA ESCOLA... Não generalize!

    Glória.

    ResponderExcluir
  67. VEJAM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM MG.

    A SRE DE CONS. LAFAIETE ESTÁ RECOMENDANDO ATRAVÉS DAS ORIENTADORAS QUE, NÃO HAJA REPETÊNCIA NAS ESCOLAS OU O MÍNIMO POSSÍVEL.

    ENTÃO PARA QUE EXISTE RECUPERAÇÃO, SE NÃO IMPORTA O CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELO ALUNO, SE O ALUNO ESTÁ PREPARADO OU NÃO, TODOS VÃO PASSAR PARA A PRÓXIMA SÉRIE.

    O COMPROMISSO COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO QUE ATENDE AOS MINEIROS, É ZERO.

    É ISTO QUE A SOCIEDADE PRECISA VER,PERCEBER E REAGIR.

    DEPOIS O GOVERNO VAI NOTICIAR EM SUAS PROPAGANDAS QUE A REPETÊNCIA EM MINAS GERAIS É PRÓXIMO DE ZERO.

    AFINAL ESTE É O ESTADO QUE CRESCE A TAXAS CHINESAS.
    É O ESTADO COM DEFICIT ZERO NAS CONTAS PÚBLICAS.

    TEM ALUNO INDO PARA O 6° ANO SEM SABER A LER.

    DAÍ PRÁ FRENTE VOCÊS JÁ SABEM O QUE VAI ACONTECER.

    ESTE É O SISTEMA DE RESULTADOS MAQUIADOS INSTALADO EM MINAS GERAIS.

    PRONTOS PARA OS RELATÓRIOS QUE DEVEM SER ENVIADOS AO BANCO MUNDIAL, COMO PRESTAÇÃO DE CONTAS.

    NÃO SE IMPORTAM TAMBÉM COM A QUALIDADE DOS PROFESSORES.

    COM ESTE SALÁRIO QUE ESTÃO OFERECENDO, ALGUÉM SABE O N° DE CANDIDATOS INSCRITOS PARA O CONCURSO DA SEE MG PARA 2012?

    FICAREMOS COM AS SOBRAS EM QUESTÃO DA QUALIDADE DOS PROFESSORES.

    E O GOVERNO NÃO QUER NEM SABER.

    ... ENQUANTO ISTO...

    O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E A PRESIDENTA DILMA,

    TUDO VÊ, TUDO SABE, TUDO PODE E NADA FAZ.

    PT E PSDB = FARINHA DO MESMO SACO.

    ELES SÓ QUEREM O NOSSO VOTO.

    ResponderExcluir
  68. Euler como aposentada estou tb sofrendo as consequências do voto "democrático"????? q. recebeu este tampinha deste desgovernador. Optei pelo VB e quero o meu PISO. Concordo com os colegas do blog sobre a contratação ( para ontem )de advogados q. possam nos representar. Estamos aguardando notícias de como participar da causa. Gde abraço. Força na luta. JESUS LHE PROTEJA POIS O SEU FARDO NÃO É LEVE! TODOS CONFIAM EM VC. MAS JESUS LHE GUIARÁ, POIS VC É UM JUSTO!

    ResponderExcluir
  69. É por essas e por outras que não me filio.Congresso?Alguém tá querendo isso aí?Estamos querendo a resolução dos nossos problemas!Pelo amor de Deus, tá difícil!

    ResponderExcluir
  70. Euler, "reforma abre tensão na cidade administrativa"
    Ana Flávia Gussen- Do Hoje em Dia 11/12/2011.
    Segundo informações de bastidores, depois da crise na área da Educação, encerrada após intervenção de deputados estaduais no processo, a cúpula do Governo teria chegado ao consenso de que a Secretaria de Educação deveria ficar nas mãos de uma figura política. "faltou experiência política à atual secretária, por isso o Governo acha que precisa de um nome político cercado de um corpo técnico eficiente",declarou um assessor palaciano.
    A crise na Educação também respingou na liderança do Governo na Assembléia, atualmente nas mãos do deputado Luiz Humberto (PSDB). O governo já estudaria voltar com o secretário de Defesa Social, deputado Lafayette Andrada (PSDB), para o Legislativo a fim de dar a ele a vaga.

    ResponderExcluir
  71. Companheiros.
    Muita calma nesta hora. Estamos detonando o sindicato e esquecendo do Anastasia. Tudo o que está acontecendo é por culpa e obra dele. O sindicato não está se recusando a contratar advogados. Isto vai acontecer. Em relação ao congresso, estão fazendo "tempestade em copo d'agua". Dá prá fazer as duas coisas. A greve não é prá hoje, mas ainda é um instrumento importante. Devemos construí-la ( fundo de greve, reunião na base, informes à comunidade ). Pensar em criar associação, lembra APPMG. Cruzes!

    ResponderExcluir
  72. Euler,
    Também quero fazer parte do grupo que vai contratar um escritório especializado para impetrar um mandato de segurança e uma ação STF pelos nossos direitos que estão sendo ROUBADOS pelo governo do estado.
    Aparecida
    Santa Bárbara

    ResponderExcluir
  73. Caro Euler
    Em algumas escolas de Araxá, a situação é complicada. Professores cansados, desgastados com a jornada pesada de 200 dias letivos. Enquanto isto, alguns vice-diretores não cumprem horário (6 horas) e ainda saem para fazer "comprinhas" de Natal...VERGONHA! FIQUEM ALERTA, INSPETORAS...
    Maria Helena

    ResponderExcluir
  74. CONCORDO COMPLETAMENTE:

    "Muita calma nesta hora. Estamos detonando o sindicato e esquecendo do Anastasia. Tudo o que está acontecendo é por culpa e obra dele. O sindicato não está se recusando a contratar advogados. Isto vai acontecer. Em relação ao congresso, estão fazendo "tempestade em copo d'agua". Dá prá fazer as duas coisas. A greve não é prá hoje, mas ainda é um instrumento importante. Devemos construí-la ( fundo de greve, reunião na base, informes à comunidade ). Pensar em criar associação, lembra APPMG. Cruzes!"

    ESQUECERAM COMPLETAMENTE DO ANASTASIA. O ANASTASIA AGORA É O SIND-UTE. AÍ QUE DESANIMA MESMO VIUUUUUUUU?

    Glória

    ResponderExcluir
  75. FILIEM NA APPMG GENTE! ELA SIM DETONA O SIND-UTE E DEVE ESTAR ADORANDO LER ESTE BLOG.

    DENISE FERREIRA

    ResponderExcluir
  76. Aprendi com o maior sábio do mundo,Jesus, que a melhor forma de julgar os outros é si colocando no lugar desta pessoa. Vocês que criticam tanto o sindicato se estivessem no lugar de Beatriz o que teriam feito contra esta ditadura que impera em Minas? Provavelmente nada diferente do que fez o sindicato. Temos que nos unir e não apedrejar pessoas que só nos defenderam. O certo é que perdemos uma causa por falta de justiça. Minas tem um governo que domina sobre todas as instâncias judiciárias. Até o STF sucumbiu ao poder deste ditador. Vamos reunir os trapos que sobraram e fortalecer para a próxima luta. Apelar para a justiça de Deus e depois a dos homens. Um dia a vitória chegará.
    Quem não assume seus erros e derrotas não dever culpar os outros.

    ResponderExcluir
  77. A RUTH DE SÃO LOURENÇO.MEU DEUS COBRAR ATÉ QUANDO??? SE ESTAMOS AQUI DESDE A PRIMEIRA CACETADA DO GOVERNO AINDA NA GREVE E O SINDICATO NÃO FEZ NADA??? E MAIS SÓ FEZ BESTEIRAS.VOCÊ ACHA QUE NÃO SOMOS MASSA DE MANOBRA ???VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR E REFLETIR EM TUDO QUE SABE OU FICOU SABENDO AQUI NESTE ESCLARECEDOR BLOG???PELO AMOR DE DEUS.ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO E O SINDICATO AINDA VAI ENTRAR NA JUSTIÇA?/ FOI O QUE FALARAM NA REUNIÃO DE ONTEM.QUER DIZER QUE PRECISAMOS FAZER UMA MANIFESTAÇÃO, ACORRENTAR NA PORTA DO SIN UTE PARA MOSTRAR QUE ESTAMOS INSISTINDO PARA QUE ELE TOME AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS?? NÃO ENTENDO ESTE SEU COBRAR , COBRAR E COBRAR.VAMOS ENTRAR O ANO E ELES SÓ PENSAM EM GREVE E AGORA CONGRESSO.CUT CNTE SIND UTE TRABALHAM A FAVOR DO GOVERNO E NÃO A NOSSO FAVOR.ESTAMOS CANSADOS, SEM DINHEIRO E PIOR MUITO PIOR QUE TUDO ISSO :SEM RESPEITO E DIGNIDADE.O QUE MAIS VOCÊ QUER SABER ?//E ESPERAR??? E O QUE FAZER PARA MOSTRAR AO SINDICATO QUE PRECISA AGIR PARA ONTEM????

    ResponderExcluir
  78. mAIS CALMA??? ENTÃO O QUE VOCÊ PODE FALAR DESTE TEMPO TODO EM QUE ESTAMOS PERDENDO TUDO E ESTÁ CLARAMENTE PROVADO QUE QUALQUER ADVOGADO SABE QUE TEMOS POR ONDE GANHAR ESTA CAUSA E SOMENTE O SINDICATO NÃO VIU E NAÕ VÊ??? NÃO ESTAMOS ESQUECENDO O ANASTASIA NÃO É JUSTAMENTE POR CAUSA DELE É QUE DEVEMOS OU DEVERÍAMOS TER FEITO ALGUMA COISA CERTA E NÃO A INFANTILIDADE DO QUE O SINDICATO FEZ.NÓS ESTAMOS CANSADOS DE GENTE APROVEITADORA.O QUE PENSAR??? SE NÃO TIVEMSO NADA AINDA EM RELAÇÃO A PARTE JURÍDICA.JÁ PASSOU DA HORA DE ENTRAR SERIAMENTE NA JUSTIÇA.O QUE ESTÃO ESPERANDO ESTE SINDICATO QUE TEM O DINHEIRO DOS AFILIADOS PARA ISSO.ME PERDOE MAS NÃO DÁ PARA ESPERAR E TER PACIÊNCIA POIS TODOS NÓS PERDEMOS TUDO PERANTE O GOVERNO POR CAUSA DA INCOMPETÊNCIA DO SINDICATO.VOCÊ ACHA POUCO???

    ResponderExcluir
  79. A direção sindical tem que ser mais comunicativa e menos autoritária! Pelo andar da carruagem... O governo anda de jatinho...ACORDA!!! Os educadores querem ação rápida e eficaz! Queremos o piso salarial em nossa carreira. ESSE É O NOSSO OBJETIVO.Foco sindicato!!!!!

    ResponderExcluir
  80. gente...fala sério!! congresso na altura do campeonato!!pra q isso!! não temos dinheiro pra nada e o sindicato querendo gastar dinheiro com isso agora!! oooo pára sô!! o que nos interessa é o piso!! Associação de professores urgente!!

    ResponderExcluir
  81. Nós, os ATB'S (da secretaria) para pagar a greve, temos que trabalhar todos os sábados, feriados e em dezembro e janeiro como trabalhamos normalmente sem recesso ou folga temos que dobrar para repor os dias parados! É ossoo!

    Marta

    ResponderExcluir
  82. Não estamos esquecendo nem do Anastazia e nem dos 51 que votaram o AI5.
    Estamos mandando recado para o sindicato acordar

    ResponderExcluir
  83. companheiros,não gostei nem pouco dessa decisão do Congresso a ser realizado em fevereiro. Nós estamos sem salários,muitos companheiros passando necessidades e o sindicato querendo gastar o que não tem com congresso.Pois se tem sobrando, porque não gastou contratando um bom escritório de advocacia para que nos represente de verdade e faça valer uma lei FEDERAL???????
    Tô meio injuriada com essa história e se o sindicato somos NÓS como dizem, tá na hora
    da democracia funcionar e se realizar uma consulta aos filiados para que as VERDADEIRAS PRIORIDADES SEJAM COLOCADAS EM PAUTA.Digo isto por saber que é de cada tostão nosso,os fliados, que são realizadas as Conferências, os Congressos e tudo mais que O NOSSO SINDICATO ORGANIZA!!!!!!
    Tinha que desabafar,principalmente depois que vi companheiro recebendo cerca de 16,00(dezesseis) reais e outros numa pior e os nossos representantes pensando em congresso.Ora,não dá prá aguentar né gente!!!!!!
    Abraços a todos e agora mais do que nunca temos que fortalecer o NDG!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  84. Mais importante neste momento é a contratação do melhor escritório para reverter este quadro. Depois fortalecer o jurídico do sindicato.Não haverá mobilização sem ganhos.Até agora só tivemos perdas.As táticas precisam ser mudadas.Ou vamos ficar infinitamente persistinto nos mesmos erros?

    ResponderExcluir
  85. força companheiro, só temos as suas informações. o sind ute só nos decepciona.
    abraços

    ResponderExcluir
  86. euler
    voce é nosso unica referencia, nunca confiei neste sin ute, são polícos partidario sempre rendem ao governo.
    queremos contrar advogados para nossa causa.
    abraços

    ResponderExcluir
  87. E marmelada ,há muito tempo que sindute apenas promove greves sem nada conseguir não é novidade se existe lei nesse pais(minas) me desculpem mas não é feita para o povo a não ser a parte que ferra. Infelizmente estamos sós nem advogados estão dando conta do recado , mas tenho certeza que alguém nesse pais do faraó sabe que estamos certos ,sera que tem coragem suficiente pra divulgar a verdade e nos apoiar?

    ResponderExcluir
  88. João Paulo Ferreira de Assis11 de dezembro de 2011 às 20:44

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Uma coisa que eu esqueci de lhe falar, e agora terá que ficar para a próxima reunião, é o fato de a lista das ações do piso só abrir até a folha 15, sendo que o último professor da lista é um que tem a inicial D. Não sei até hoje se minha ação já foi protocolada. Desde setembro que eu estou com ela. A contribuição do sindicato já veio cobrada no meu contracheque de novembro, pois me filiei para poder ingressar em juízo pelo Sind-Ute.

    Eu já avisei o Sind-Ute da existência do problema, porém, não me retornaram.

    Saudações, e até a vitória.
    João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  89. Os educadores mineiros poderão ter, a partir de janeiro de 2012, mais uma sigla em seu contracheque, a VTAP - Vantagem temporária de antecipação de posicionamento.
    A exemplo da PRC do Itamar, da VTI de Aécio e da VPNI de Anastasia, a VTAP (também de Anastasia)é uma enganação porque é mais uma forma de driblar um reajuste imediato que os educadores merecem. A VTAP nada mais é que o escalonamento em 4 parcelas(de 2012 a 2105) do provável reajuste que a nova lei do subsídio poderá promover ao ser feito o novo posicionamento no início do próximo ano.
    Para saber se terá a VTAP é necessário ver na tabela de vencimento básico (VB) da lei 19837/2011(ver no site da ALMG) que é baseada na lei do Piso Salarial Nacional (para os professores e especialistas). Deve-se somar as vantagens pessoais com o VB e subtrair desse resultado o valor do subsídio de janeiro de 2011 a que tinha direito. Isso vale para quem ficou ou não no subsídio. A diferença encontrada é que será dividida em 4 parcelas. Serão pagos 25% a cada ano até completar a totalidade em 2015. Isto é, quem tiver reajuste no novo posicionamento só o receberá, de fato, em 2015.
    Para quem não está contemplado na lei do Piso Salarial Nacional(ASB e ATB) é necessário esperar o governo publicar uma resolução ou decreto com o novo posicionamento.
    Com essa nova e engenhosa forma, Anastasia, tenta enganar a categoria fingindo que está pagando o piso salarial e, consegue jogar para a frente um reajuste que deveria ser pago já.
    Com isso o governo dá por encerrada a campanha salarial de 2011, mas para nós, educadores, ela não termina aqui. Continuaremos nossa luta por valorização.

    ResponderExcluir
  90. Lafayete de Andrade de Barbacena, é amisisssssssssímo de Aético. Comem na cozinha um do outro, ele e toda a família Andrada. Deus nos livre desse desastre. Vamos sair do espeto e cair na brasa, só que com muito mais "velhacaria" do que a Gazzola.

    ResponderExcluir
  91. Educadora de São Miguel do Anta11 de dezembro de 2011 às 21:39

    O sindicato só sabe falar em greve, mas não traz nada de concreto a nosso favor, e podem ter certeza que é isso que a Beatriz falará no congresso em fevereiro. Tem que enquanto entidade representativa da categoria agir por todos nós com um jurídico FORTE e COMPETENTE. Não podemos viver num ESTADO onde o governador faz o que quer. A LEI EXISTE PARA OS MAIS ESPERTOS!!! OK!!!
    Um forte abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  92. Boa noite a todos os amigos do NDG/NDE.
    Boa noite amigo Marechal Euler NDG/NDE.

    O sindicato deve entender que nossa vontade é soberana, portanto deve acatar nossa decisão de que nosso amigo Euler acompanhe as negociações, inclusive apoiando, reprovando ou retocando o teor das peças montadas pelos advogados. Isso só irá enriquecer o trabalho e de maneira alguma desmerece o sindicato e os advogados.

    CHEGA DE AUTORITARISMO.

    REJEITAMOS O AUTORITARISMO DO SINDICATO E DIZEMOS NÃO A ESSE MODELO DE DIREÇÃO.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  93. DEPUTADOS TRAIDORES DA EDUCAÇÃO
    Relembrando....
    Esses deputados disseram NÃO, e condenaram os professores a uma situação de miséria, condenando junto, os filhos dos trabalhadores a uma educação de qualidade duvidosa.
    ANA MARIA RESENDE
    PSDB
    Taiobeiras, Montes Claros, Várzea da Palma, Jaíba, Rio Pardo de Minas, Lontra, Japonvar, Porteirinha, Ibiaí, Verdelândia, São Francisco, Botumirim, Rubelita, Buritizeiro, Pirapora, Pintópolis e Josenópolis.
    Ex professora da rede estadual de MG, a deputada, desde que assumiu a legislatura, sempre se posicionou contrária a luta dos professores.

    ANSELMO JOSÉ DOMINGOS
    PTC
    Belo Horizonte / Contagem

    ANTÔNIO CARLOS ARANTES
    PSC
    São Sebastião do Paraíso, Guaxupé, Jacuí, Paraguaçu

    ResponderExcluir
  94. Educadora de São Miguel do Anta11 de dezembro de 2011 às 21:53

    Em relação ao comentário da Maria acima, discordo plenamente. Ninguém está aqui neste blog criticando o sindicato, mas sim o orientando para tomar algumas atitudes que possam resolver o problema. Afinal temos esse direito, pois o sindicato somos todos nós. E com relação a continuar na luta,estamos lutando, através da informação, inclusive judicial para assim validar os nossos direitos.
    Maria,
    Lutar não é apenas fazer greve sobre greve.

    ResponderExcluir
  95. Não se esqueça companheiro!! Ano que vem é ano politico dentro do sindicato! tudo pode acontecer... O congresso será um choque cultural nos filiados... Vc vao pra hotel legal, come do bom e do melhor e depois naõ se chega ac onclusão politica de luta nenhuma. E a imagem da atual diretoria fica numa boa. Graças a intransigencia da atual direção levamos a maior derrota profissional.naõ se esqueça que em 2010 terminamos a greve com o projeto do subsidio e porque em 2011 fizemos greve novamente? O sindicato de uma certa maneira concordou com isso, vc não acha? Tem que mudar a estrutura do sindicato, propor novas ideias, porque quem está lá em cima não quer saber da ralé cá embaixo...Observe apostura da direçaõ e tire suas conclusões. Um abraço

    ResponderExcluir
  96. Euler, querido,
    Eu sei que não muito elegante fazer de seu Blog, garoto de recado para o Sind Ute, mas não temos outra opção. A Beatriz não abre a guarda. Não posta nossos comentários. Fica chateada quando o elogiamos descarada e sinceramente.
    Acorda, Dona Bia. Mantenha-se em contato com a gente, através desse seu Blog, que eu nem sei para que serve. Repito, embora você se ofenda: se não fosse o Blog do Euler, estaríamos perdidos como cegos em tiroteio.
    Congresso pra quem precisa de congresso! Luta para quem precisa de luta! Piso para precisa de dignidade. Junte seu povo aí e tome outro rumo, minha filha. Assim não dá. Me ajuda aí, ô!!!

    ResponderExcluir
  97. Como filiada ao sindicato também deixo registro aqui minha discordância em relação à antecipação do congresso. A prioridade é o piso. Se não estão conseguindo, seja por falta de verba ou de pessoal, dar conta da demanda jurídica, vão antecipar mais um trabalho? E ainda, lembrem-se de que muitos professores estão passando necessidade enquanto o dinheiro do sindicato é gasto com uma ação que, se não desnecessária neste momento, pelo menos mais urgente que outras não é. Acredito ainda que um dos objetivos de um congresso é a discussão, o conhecimento de posições diferentes, divergentes; e no momento o sindicato esperdiça o espaço virtual que poderia ser muito eficiente para isso, como o prova este blog. É claro que o congresso tem outra amplitude, mas no momento precisamos de atitudes na justiça pra ontem.

    ResponderExcluir
  98. E pelo que li aqui, a direção do sindicato concorda que as ações na justiça são importantes. Então por que não fizeram isso até hoje? Nós filiados merecemos uma explicação para essa demora. Se a desculpa para a falta de informação era não passar informação para o governo, por que não nos surpreenderam com ações já encaminhadas ou pelo menos um apoio jurídico já contratado?
    Não podemos nos colocar contra o sindicato, mas cada um de nós tem direito a exigir uma representação satisfatória.

    ResponderExcluir
  99. Vocês perceberam como o sindicato conduziu ou deixou-se conduzir nas negociações após a greve?

    Não fez nada, somente assistiu algumas reuniões onde o governo determinava a pauta e empurrava as decisões para a próxima reunião e o sindicato simplesmente acatava.

    O FINAL TRISTE DESTA HISTÓRIA TODOS NÓS SABEMOS.

    Agora queremos novas ações e novos rumos, democraticamente.

    ResponderExcluir
  100. Já que o sindicato nos negou acompanhar as ações judiciais,

    vamos fazer a associação dos professores de Minas Gerais.

    Vamos contratar um advogado e impetrar um mandado de segurança solicitando a defesa dos nossos direitos.

    ResponderExcluir
  101. Ao anônimo das 20:04,

    Teria agido com mais firmeza nas ações judiciais e melhorado a comunicação do sindicato com os seus filiados.

    Teria agido com mais democracia e menos autoritarismo.

    ResponderExcluir
  102. Boa noite a todos.
    Pelo que li, percebo que nosso sindicato infelizmente está saindo do foco.Todos sabemos que urge se entrar na justiça requerendo nossos direitos.Em contrapartida também sabemos das peças judiciais montadas pelo jurídico do sindicato com graves falhas, dignas de um amador.Todos anciosos aguardando esta reunião do comando, pensando que iriam discutir a fundo a ação judicial e somos obrigados a ouvir falar em congresso,tenha paciência!Se o sindicato não se movimentar pelas prioridades das ações jurídicas,tô fora,não contem comigo para greve.Antes só do que mal acompanhada.
    Euler te admiro e agradeço muito,por tudo que você tem feito pela categoria.É aqui que nos unimos e nos fortalemos.Que Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  103. O problema da cúpula dessas entidades, instituições,governos etc, etc é a vaidade, é a conquista do poder a qualquer custo. Como os educadores NDG não são analfabetos funcionais, estão fazendo a leitura devida. Então seria importante que se elegesse, primeiro, as prioridades para a conquista do PISO SALARIAL que é um direito, conquistado em Lei, depois o Congresso. Diante do que vemos, faz-se necessário o Sind-Ute repensar sua posição, para que não se esvazie e nem caia no descrédito, não adianta haver Congresso se não houver participantes para o debate, porque os mais interessados, os educadores, podem não comparecer, a não ser os VIAJANTES, aquelas pessoas sem engajamento algum, mas se é para sair da escola e viajar de graça são as primeiras a dar o nome nas subsedes, mas se é para reivindicar direitos na capital, essas nunca se engajam, mostram se inseguras, amedrontadas, todavia para passear estão prontas. Então é preciso convidar e dar oportunidade a quem realmente sabe para quê está indo ao Congresso, a turma que gosta de tirar fotos para postar no facebook, deve ficar em seu lugar de origem. Sindicato não pode despender gastos com viagem de turismo para pessoas sem compromissos. Então repense tudo isso!

    ResponderExcluir
  104. DENISE FERREIRA,

    O QUE MAIS QUEREMOS É UM SINDICATO ATUANTE E DEMOCRÁTICO.

    NÃO ACEITAMOS BEM A RECUSA POR PARTE DO SINDICATO DO ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES JUDICIAIS POR COMPANHEIROS DA BASE.

    ESTÃO COM MEDO DE QUE?

    ResponderExcluir
  105. Sou filiada ao sindicato e, como estou em licença em todo ano de 2011, acompanhei a greve pela internet, em especial pelo Blog do Euler, da Cris, jornal O Tempo (ainda que às vezes parcial, mas foi o de maior abertura). Volto para a sala de aula em fevereiro, mas receosa, confesso. Sei que na escola o movimento grevista não é muito forte, interior, direção autoritária etc. No caso de uma greve, minha única segurança é o Sindicato, pois estarei sozinha, ou em grupo muito pequeno. A solução ideal seria convencer os colegas a entrar na greve, mas sei que será muito difícil. Como poderia entrar numa greve, nestas condições, se não confiasse no sindicato? É o momento de o sindicato fazer tudo o que esperamos dele, pois muitos devem ter passado já por essa situação. Em muitas escolas, nós sabemos, muita coisa ilegal é feita, e somente um sindicato mais eficiente nas questões jurídicas pode nos dar a segurança de que precisamos para lutar contra um inimigo que usa da ilegalidade.
    Abraço a todos

    ResponderExcluir
  106. Euler, companheiros/as:

    Boa noite!

    Não pude acompanhar o blog durante do dia. Estou estarrecido com os comentários de alguns colegas a respeito do Sindicato. Estamos perdendo o foco e dando munição aos nossos inimigos.

    O Sindicato é e continuará sendo nosso representante legal. Não precisamos concordar com tudo o que acontece lá nos bastidores; podemos e devemos buscar caminhos novos, com organização e consciência de classe (trabalhadores) e categoria (educação). Jogar pedra e falar que "nunca confiei nas ações do sindicato" parece vir de gente do governo.

    Devagar colegas... Se eu não posso confiar numa Instituição (com várias cabeças pensantes), como vou confiar apenas em uma (como aparece proposto aqui sobre o Euler). Não podemos jogar esta responsabilidade no sub-comandante. Caso as coisas não aconteçam do jeito que alguns estão querendo, com certeza a culpa também ficará em cima do Euler.

    O momento é de calma e ação! Vamos, independentemente do Sindicato, nos unir, colaborar, contratar o escritório de advocacia. Seria bom o Sindicato tomar a frente, mas se não o fizer, agora, façamo-lo nós.

    Não concordo com as afirmações de que o Sind-ute durante todo este tempo só nos usou como massa de manobra. Aceito, sim, que ele precisa se democratizar, renovar e ter ações conjuntas - jurídicas e políticas. No momento, o foco são as jurídicas e não podemos abrir mão disso.

    Uma boa semana com novas lutas!

    Um abraço

    Joaquim

    ResponderExcluir
  107. Por mais que as pessoas se chateiem, mas se não fosse este BLOG, a paralisação teria sido o fiasco do fiasco e todos estaríamos, hoje, por esses rincões das Gerais sem informação, desarticulados, desalentados e sem perspectivas alguma. Tudo o que tem acontecido temos que creditar à capacidade do Prof. Euler em aglutinar pessoas a seu redor, à fantástica habilidade que ele tem de se expressar e ao seu nível de inteligência tanto intelectiva quanto emocional, graças a essa conjunção de coisas é que ainda estamos de pé, apesar de todas as atrocidades cometidas por este indivíduo perverso que se diz governador, se não fosse a criação deste blog, nossa carreira já poderia ter sido dada como extinta neste país e nós, estaríamos em condições ainda mais humilhantes. Esse estado de coisa só não se completou totalmente, porque apesar das maldades do DITADOR e da INÉRCIA do Sindicato, os educadores vêm se mostrando vivos,mesmo com tantas feridas e dores causadas ao longo deste processo. Mas estão de pé e este BLOG está sendo o ANCORADOURO de todos nós. E o mérito disso tudo é que não foi pensado por uma cúpula, foi atribuição de um HOMEM somente. Daí para frente serviu de ilustração para um ditado popular, "UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ VERÃO" e as andorinhas se juntaram e sabem que podem fazer um verão diferente do que está próximo. E se SIND-UTE não se cuidar, os resultados podem não vir via Sindicato, já que as pessoas pensam em buscar outras alternativas de luta para além do Sindicato. Do que valerá 112 dias de Greve para o Sindicato, para os educadores, certamente, terá valido muito a pena!

    ResponderExcluir
  108. Caro Euler,

    Se ainda realmente houver algo que possamos fazer para reverter nossa situação, em termos de ação judicial, por favor nos oriente quanto ao pagamento e demais providencias...E se vc estiver à frente dessas ações ainda nos restará alguma esperança. Você nos inspira transparência, confiança e segurança. Se Esperarmos essa iniciativa por parte do sindicato, infelizmente já é causa perdida... Pelo menos é o que tudo indica. Bom congresso pra eles, pois temos questões mais sérias a resolver. Vou até me desfiliar, pois me recuso a ester conivente com essa palhaçada nesse momento tão dramático para a categoria.

    Euler, agradeço de coração toda sua dedicação e empenho nessa luta em prol dos nossos direitos.

    Patrícia Ferreira, Montes Claros.

    ResponderExcluir
  109. Cadê o Marcus Guerra para nos informar(ajudar) novamente?
    Estamos sentindo falta de suas orientações.

    ResponderExcluir
  110. Olá, pessoal da luta!

    Boa noite!

    Percebe-se claramente, pelos comentaŕios no blog, que a prioridade deste momento é uma boa defesa judicial dos diversos pleitos da categoria, mas em especial em defesa da Lei do Piso na carreira.

    Em relação à ADI sugerida pelo Marcus Guerra dependemos da boa vontade da direção sindical, que está autorizada a contratar um escritório especificamente para este fim. E também para a devolução do roubo de que fomos vítimas a partir de julho deste ano; além da demanda contra o assédio moral praticado pelo governo.

    Mas, de forma independente, ou seja, fora da decisão do sindicato, um grupo de educadores poderá ingressar com mandato de segurança. Sobre isso me disponho a consultar alguns escritórios e advogados até quinta-feira, para saber da viabilidade desta medida. Se for uma ação que valha a pena apostar, vamos fazer o levantamento dos custos advocatícios e colocaremos o nosso e-mail para receber as adesões de quem desejar participar conosco. Que fique claro que só lançaremos mão desta medida (ou de outra) se sentirmos uma real possibilidade de alcançarmos nossos objetivos.

    Além disso, como filiados ao sindicato, todos nós temos direito de cobrar da direção uma imediata atitude no campo jurídico. É evidente que este trabalho foi subestimado pela direção nos últimos meses - e quando buscou agir, não o fez da melhor forma, como ficou igualmente evidenciado. Mas, tudo bem. Há tempo ainda para ouvir o clamor das bases e fazer o que é certo. E o certo, neste momento, não é pensar em congresso, mas sim na contratação de bons advogados para defenderem os interesses e direitos da categoria agredidos pelo governo. Concentrar nesse objetivo como prioridade.

    Finalmente, sobre a carta ao MPF que fiquei de redigir, já está quase pronta. Contudo, gostaria que fosse enriquecida e criticada por todos. E por isso, atendendo à sugestão feita aqui no blog, amanhã mesmo, quando concluir alguns detalhes do texto, vou publicá-la aqui no blog para quem quiser opinar e subscrevê-la. Pretendemos encaminhar tal representação o mais urgente possível ao MPF, com cópia para o MPE (mesmo sabendo que o daqui não funciona, e eu cito este fato de passagem, e por isso mesmo é importante enviar para eles). Já a carta aos deputados ainda não pude fazer, mas quem já puder encaminhar e-mails, pelo menos para os deputados federais de Minas, seria importante.

    Digam claramente para os deputados, algo mais ou menos assim:

    "Caro deputado tal, vocês, deputados federais, estão querendo mudar a nossa lei do piso salarial para pior, trocando o reajuste anual com base no custo aluno ano para o INPC, que é um índice bem inferior e não combina com a previsão legal de uma política de valorização dos educadores. Não aceitamos isso. Já estamos muito sofridos e recebemos salários de miséria. Vocês não têm o direito de fazer isso conosco. Seja por omissão ou por concordância com esta nefasta mudança, não vamos esquecer da SUA atitude, caro deputado(a), caso VOCÊ não consiga impedir que seja feita esta alteração aí na Câmara dos Deputados. Não queremos que seu nome figure entre os INIMIGOS da educação, dos educadores e do povo mineiro em todas as escolas. Por isso nos ajude a impedir esse novo golpe contra os educadores. Estaremos acompanhando as suas ações e contamos com o seu urgente e imediato apoio. Assina....)".

    ResponderExcluir
  111. João Paulo Ferreira de Assis12 de dezembro de 2011 às 00:49

    Muito boas as ponderações do Professor Joaquim, de Sete Lagoas. Concordo plenamente que nós estamos perdendo o foco e dando munição aos nossos inimigos. Houve até quem propusesse filiação aquele sindicato pelego chamado APPMG. Por coincidência uma pessoa que só sabe escrever gritando (com maiúsculas).

    Vocês tem que ver que o Sindicato não pode ficar dando detalhe de tudo, pois estaria revelando estratégias, e os advogados do governo teriam toda facilidade em antecipar nossas estratégias e dar a elas o antídoto.

    Saudações e até a vitória.
    João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  112. Euler e companheiros(as), boa noite!
    Pelo que pude observar, fazendo a leitura dos comentários postados aqui, a maioria dos educadores não está satisfeita com a postura autoritária do sindicado. E com toda razão! A diretoria sabe o que nos interessa neste momento:
    derrubar o AI5 do (DES)governador no MPF e no STF com uma ADI bem fundamentada, como fomos orientados pelo amigo Marcus Guerra. Como outros já colocaram, eu também imaginei que esta ação já estivesse encaminhada e tudo indica que ela não é prioridade para o SINDUTE e com isso não podemos concordar. Me admiro ao ver colegas se dando ao trabalho de defender esse SIND INÚTIL.
    Euler,só você poderá nos salvar!!!
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  113. Caro, Euler.

    SUGESTÃO:

    Cada colegas daria para cada aluno uma lembrançinha de fim de ano. Uma foto do DEPUTADO INIMIGO DA EDUCAÇÃO.(de preferência xerox colorido, caso não tenha recebido o pagamento, faça preto e branco mesmo)

    A FOTO DOS DEPUTADOS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO
    com os dizeres: NÃO VOTE NESSE DEPUTADO(A)

    Diga aos alunos que nesse ano nós não temos dinheiro p/ bombons, pois esses "caras" das fotos roubaram o nosso pagamento.

    Peça aos alunos para trocarem fugurinnhas entre si, discutirem os nomes dos mesmos e levarem para casa.

    Assim terão dado uma ótima aula de CIDADANIA e de DIREITOS HUMANOS.

    Aproveitem e denuciem também esses casos de FALTA de Direitos Humanos, ligando para:

    Serviço gratuito Disque-Direitos Humanos atenderá pelo telefone 100
    ou ligue: 0800.7979

    ResponderExcluir
  114. Acessar este blog já é parte diária da minha rotina, assim como tomar café, almoçar e jantar.
    Não sei como poderia me manter informado sobre nossa situação se não fosse o Blog do Euler.
    Força na luta até a VITÓRIA.

    ResponderExcluir
  115. JOÃO PAULO NÃO FUI EU QUEM DEFENDEU A APPMG PORQUE EU TAMBÉM NÃO SOU ADEPTA A ESTA FACHADA DE MAIS UMA QUE QUER SER BENEFICIADA , MAS EU ESCREVO COM MAIÚSCULAS SEMPRE PORQUE ACHO MAIS FÁCIL PARA DIGITAR E ACREDITO SER MELHOR PARA A LEITURA E NÃO POR DEMONSTRAR QUE ESTOU GRITANDO.A COISA MAIS IRRITANTE É QUEM PENSA QUE ESTAMOS ACUSANDO INDEVIDAMENTE O SINDICATO.CONCORDO COM VOCÊ E ATÉ COM O SIND UTE QUE NÃO PODE E NEM DEVE DIVULGAR AS ESTRATÉGIAS MAS ATÉ QUANDO IREMOS ESPERAR ALGUMA COISA?? SE NADA FOI FEITO E TAMPOUCO SERÁ FEITO AGORA?? ME DIZ O QUE VOCÊ PENSA DESTA DEMORA DE INICIAR ALGUMA AÇÃO??? SE QUALQUER ADVOGADO SABE QUE JÁ PODERIA TER FEITO ALGUMA COISA.SE QUALQUER LEIGO SABE QUE TEMOS MUITA COISA QUE DEVERIA TER FEITO.TODOS SABEM QUE O SINDICATO FALA QUE NÃO PODE DIVULGAR AS ESTRATÉGIAS POR CAUSA DO GOVERNO MAS ATÉ HOJE NÃO VIMOS NADA SENDO INICIADO.E QUANDO FEZ, FOI DE UMA TOTAL INFANTILIDADE.OU SEJA MAL FEITO.UMA AÇÃO FEITA POR VERDADEIROS JURISTAS TERIA QUE SER BEM FUNDAMENTADA E ELABORADA E NÃO APENAS UMA AÇÃOZINHA AMADORA.QUALQUER UM DE NÓS SE FÔSSEMOS MOVER, ECREVER QUALQUER COISA PARA LEVAR A JUSTIÇA ESCREVERÍAMOS TODAS AS MAZELAS QUE FOMOS VÍTIMAS.ENTÃO NA ÚLTIMA REUNIÃO FICOU CLARO QUE O SINDICATO AINDA EU DISSE AINDA IRÁ ENTRAR COM ALGUMA AÇÃO NA JUSTIÇA.LHE PERGUNTO: VOCÊ ESTÁ CERTO DO QUE ESTÁ FALANDO??? VOCÊ ESTÁ CERTO QUE TEM ALGUMA ESTRATÉGIA SENDO EXECUTADA ?? NÃO ACREDITO.VAMOS PERDER TUDO MAS TUDO E ATÉ A VERGONHA NA CARA SE CONTINUARMOS DANDO MUNIÇÃO A ESTE SINDICATO QUE ESTÁ CLARAMENTE , VISIVELMENTE DO OUTRO LADO, OU USANDO OS PROFESSORES PARA ALGUMA COISA DIFERENTE QUE NÃO OS NOSSOS DIREITOS.O SINDICATO PRECISA SER DIFERENTE.

    ResponderExcluir
  116. EULER, SEM SAIR DO FOCO VEJA O INÍCIO DA MATÉRIA PUBLICADA PELO AÉBRIO NA FOLHA .NÃO SEI O RESTANTE POIS NÃO SOU ASSINANTE;
    12/12/2011 - 03h30
    Emenda 29
    Aproxima-se o final do primeiro ano da atual legislatura e, infelizmente, o saldo é negativo. Sabe-se que o primeiro ano de uma administração é aquele em que o governante reúne as melhores condições para iniciar as reformas pactuadas nas urnas com a população, sobretudo aquelas mais difíceis, que contrariam interesses localizados, mas são necessárias ao país.

    ResponderExcluir
  117. BOM DIA , POR ISSO QUE AINDA NAO ME SINDICALIZEI, ESSE SINDICATO SO NOS COLOCA A FRENTE D POLICIA E NAO RESOLVE AS QUESTOES JUDICIAIS PENDENTES, EU HEIMMMMMMMMMMMM TO FORA

    ResponderExcluir
  118. Euler eu acredito que você tem interesse em ajudar a categoria , mas essa não é a agora de fazer esse tipo de comentário sobre o sindute, pois dessa forma você simplesmente desmobiliza ainda mais a categoria,basta somente o governo fazer isso , agora partir da própria categoria é falta de bom senso. Concordo de você fazer suas criticas , mas esse não é o momento correto. Categoria fragilizada, angustiada, etc. Assim você acaba colocando as pessoas contra o sindicato. Eu te pergunto quanto tempo o nosso sindicato consegui manter um greve tanto tempo? Você pode até não concordar, mas procura ajudar de outra forma.

    ResponderExcluir
  119. Concordo com você ,anônimo 1:15 dá as lembrancinhas com os xerox dos deputados vai ser interessante e aproveite e coloque no espaço abaixo ou do lado ,a foto do desgovernador .

    ResponderExcluir
  120. Euler;
    Neste final de semana tive a oportunidade de conversar com 1,daqueles 51,você sabe do que se trata.Esse se diz "amigo" do meu marido.Não acredito,pois essa corja não é amigo de ninguém.Questionei com ele a votação na ALMG e ele se desculpou, dizendo que foi muita pressão,que eles não tiveram culpa,etc e tal.Ele disse também que o Anastasia diz não ter dinheiro,mas ele não acredita, muito pelo contrário ele acha que o governador está guardando dinheiro para campanha do Aécio. Isto não é crime:ele nos rouba, confisca o nosso salário, PP a perder de vista para fazer caixa para tentar colocar o "bebum carioca" na presidência, é o maior dos absurdos.Quer dizer se o"bebum" conseguir chegar lá, vai ser com o nosso dinheiro.Eu não quero contribuir com esta tragédia. Com o meu dinheiro, não! Precisamos fazer alguma coisa.Uma luz,por favor!

    ResponderExcluir
  121. Ajudar pode atrapalhar não. Se quer realmente ajudar , não fica colocando as pessoas contra o sindicato, porque ja é dificil mobilizar essa categoria, agora que o sindicato consegui dois anos seguidos, você vem com essas conversas , ta difícil né. Você pode até não concordar, mas roupa suja se lava em casa, as pessoas tem que serem informadas , mas tem coisas que tem de serem ditas na hora certa.

    ResponderExcluir
  122. João Paulo Ferreira de Assis12 de dezembro de 2011 às 09:39

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Reportando-me ao seu comentário das 00:10, POR FAVOR NÃO COLOQUE A CARTA AQUI NO BLOG. ENCAMINHE-A POR EMAIL PARA NÓS.E aí daríamos nosso parecer sobre ela em privado, comunicando contigo, pois todo cuidado é pouco. (Você já sabe o caso que citei várias vezes aqui da ação de investigação de paternidade com que a amante do meu avô paterno ingressou em juízo contra a minha avó. E da certeza do advogado daquela senhora de que ganhar da minha avó seria mais fácil que tirar doce de criança. Nosso advogado foi informado de tudo isso antecipadamente, e o pedido foi declarado improcedente. Naquela época não havia exame de DNA)
    Digo isto porque esta carta postada aqui iria fornecer munição para os advogados do governo, que a estudariam ponto por ponto. E tem mais, já veio até gente da APPMG fazer propaganda daquele sindicato pelego nas nossas barbas.

    Seria bom que você nos avisasse que irá nos enviar a carta por email, e que também por email devêssemos dar o nosso parecer. E para aqueles professores que são blogueiros você poderia encaminhar a carta e pedir que não a publicassem nos seus respectivos blogs.

    Outra coisa que eu te aconselho. Não encaminhe nada para o MPE, pois é o mesmo que escancarar a estratégia para a Advocacia Geral do Estado.

    Saudações, e até a vitória.
    João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  123. Euller,

    Sou servidora da Educação e as suas alegações não condizem com a realidade. Com muita frequencia procuro o Departamento Juridico do Sindute e em todas as ocasiões sou muito bem atendida. Causa muita estranheza o professor que tanto "parece" saber, mas ao contrário do que escreve no seu blog, o Departamento Juridico do Sindicato está ajuizando as ações do piso salarial há seis meses. Eu inclusive, sou uma das servidores que já possui ação ajuizada desde quando o Sindicato passou a veicular essa informação. Também sabemos que as ações judiciais não são rapidas, principalmente em se tratando de açoes contra o Estado de Minas Gerais. Entao pessoal vamos ter a clareza e o dissernimento para entender que não vamos ter uma resposta rápida do nosso Poder Judiciario quanto essa ação do piso salarial.
    Ainda, sabemos que não se consegue nenhuma reivindicação sem que tenha um sindicato forte para enfrentar o Governo em nosso nome. Não é qualquer sindicato que consegue manter uma greve de 112 dias por uma unica reivindicacao: aplicacao do piso salarial. Nao esquecemos que o Governo enfiou a "guela" abaixo a Lei 19.837/2011 onde os servidores obrigatoriamente passarão para o subsdidio a partir de janeiro de 2012. Nem diante dessa maldade do nosso Governo, o Sindicato em momento algum desistiu de pedir a aplicação do piso salarial nacional.
    Por isso, já que participa de todos os comandos de greve do Sindicato, assim como eu participo, não procure deturpar as discussoes que ali sao debatidas como forma de denegrir a imagem do nosso Sindicato. Aos demais colegas que "acham" que o Departamento Juridico não faz nada, que nao luta pelo piso, façam a gentileza de terem um pouco de curiosidade para olhar no site do Sindicato a relação de todos os servidores que já possuem ação judicial pedindo o piso salarial nacional.

    ResponderExcluir
  124. RINO MARCONI - DOM CAVATI12 de dezembro de 2011 às 09:58

    Euler, concordo com o Joaquim, seu blog tem uma importância muito grande para a categoria, ele é acessado diarimente por vários educadores e é muito ruim partirmos para uma briga com a direção, pois é um momento de nos unirmos, estamos fragilizados. Já identifiquei alguns comentários maldosos, cópias de jornais pelegos, que são colocadas neste espaço apenas para nos contrariar e boa parte destes anônimos que falam mal do sindicato está a serviço de quem? Eu pessoalmente discordo de algumas posições da direção, mas faço minhas reclamações no foro adequado, assembléias e conselhos, este espaço é para adquirir força para continuar na luta.

    ResponderExcluir
  125. É, Euler! Está satisfeito agora? As suas colocações foram feitas como se no dia do Comando de Greve nós tivéssemos decidido pela realização do Congresso obrigatoriamente. Só que você não explicou que houve espaço igual para que tanto houvesse defesa para vocês que defenderam para março como para a direção estadual que defendeu para fevereiro.

    Na sua fala você deixou explícito que houve uma imposição. Em nenhum momento você considerou que a maioria decidiu. Isso é democracia Euler. Ou você acha que ela só vale quando a sua opinião é acatada?

    Puxa vida! É isso que não aceito nas oposições radicais. Desconsideram totalmente a opinião e o direito dos outros. Inicialmente fiquei convencida por vocês de que seria melhor em Março, depois que ouvi a Beatriz achei que não. Que é preciso mesmo estarmos preparados, mobilizados quando governo começar a agir, ou continuar agindo.

    Escritórios de advocacia, comissões... Tudo pode ser bom e importante, mas nada é maior ou melhor do que a nossa mobilização, a nossa união. Descuidar disso é dar um tiro no próprio pé.

    A força está em nós. Nisso a Beatriz me convenceu. Não podemos descuidar um minuto da nossa mobilização. E o Congresso possibilita isso, pois nos permite pararmos, olharmos uns para outros, para a nossa realidade e descobrirmos juntos as melhores estratégias. Aconteceu isso em 2010 quando eu achava que não daríamos conta de uma greve, a direção estadual propôs, a categoria votou (eu fui uma que votei contra embora tenha feito a greve com muita dedicação e persistência porque assim a maioria quiz). O governo só está fazendo tudo o que está fazendo porque estamos incomodando, estamos mexendo com a estrutura de um estado burguês que massacrou a nossa classe durante oito anos mais do que os outros governos que passaram anteriormente.

    Vejo que a greve nos fez crescer. VOcê ajudou muito como eu sempre disse e digo, mas se não tiver prudência e sensatez da mesma forma como ajudou poderá atrapalhar. Basta uma palavra mal dada, um comentário infeliz, como esse em que percebe-se que você se sentiu ofendido por ter sido derrotado na defesa de uma ideia sua e de um grupo de companheiros.

    É... Assim fica mesmo difícil para os trabalhadores e fácil para esse governo. Você já não tinha feito declaração de voto no COnselho? Para que espalhar intrigas em um espaço que não foi feito para deliberações da nossa categoria? Quer criar um movimento paralelo? Estou fora! Juntos já é difícil, imagina fragmentados.

    Desejo-lhe muito sucesso na sua luta pela valorização profissional da educação e por uma escola pública melhor!

    Por favor, não substimem a capacidade dos outros. Pensar diferente não significa saber mais ou saber menos do que os outros. Estou na luta pela melhoria desde que entrei para o estado como designada. A vida é muito valiosa para atrapalhar, prefiro ajudar. Para isso, respeito às diferenças é fundamental! Sou crítica, penso e decido. Ninguém pode querer nos roubar isso.

    ResponderExcluir
  126. Amiga, Maria de Lourdes

    Bom dia e paz pra você!

    Sua afirmação categórica de que "admiro ao ver colegas se dando ao trabalho de defender esse SIND INÚTIL". Ela carece de várias análises. Não as farei aqui pois, como já disse, não podemos perder o foco e nem dar munição ao inimigo.

    No entanto, você leu a afirmação do Euler de que algumas peças judiciais dependem exclusivamente do Sindicato, por exemplo, a ADI sugerida pelo Marcus Guerra?

    Vamos, gente, concentrar a nossa "ira sagrada" contra o governador e seus cordeirinhos. É um dever nosso cobrar ações do Sindicato e não mostrar as nossas fragilidades durante o combate. Depois que estivermos com nossos direitos sendo defendidos por nós e pelo Sindicato (que tem a obrigação moral em fazê-lo), aí sim, partamos pra uma mudança radical na Entidade que pertence a nós e que não existe ou existirá sem os educadores.

    Eu, nesse momento, me pergunto onde estão os Deputados que nos apoiaram no debate legislativo? Não continuarão do nosso lado? Não conhecem um bom escritório de advocacia para nos defender? Não poderiam colaborar com uma parte de seus altos salários para tão importante objetivo?

    Penso, Maria de Lourdes e demais companheiros, que se escolhermos este caminho, chegaremos mais rápido ao resultado que queremos.

    Estou na luta com vocês, apesar de licença médica. Enquanto não se fizer justiça neste estado, estaremos na luta. Se preciso, até na greve!

    Um abraço.
    Joaquim

    ResponderExcluir
  127. Bom dia colegas!
    Euler pelo percebo você e a atual direção são de correntes opostas no sindicato. Isto é ótimo, pois a oposição nos ajuda a crescer,quando sabiamente usada, mas preste atenção para não jogar a categoria contra o sindicato. Pois infelizmente somos uma categoria sem muita personalidade, a maioria é "maria vai com as outras" a prova é de que Anastasia venceu as eleições no primeiro turno e muitos colegas que fizeram greve viram de perto as maldades de 2010 votaram nele. Tudo que foi feito neste ano de contratar substituto mandar embora só não aconteceu em 2010 por falta de tempo pois as greve terminou antes, mas tudo isto já estava anunciado e em ano eleitoral, quem tem memória e participou da greve se lembra. E neste momento ou você é a favor do governo e do lado do sindicato ou você é contra o sindicato e a favor do governo. Agora contra o sindicato e o governo você é a favor de quem? De Euler? Mas Euler também é sindicato e pelo que percebo conselheiro para representar a sua comunidade escolar que da qual a representa muito bem. Que façamos criticas mas consciente. Entrei no blog da sub sede de Montes Claros e lá estava postado:
    Como estratégia, o sindicato entrará com três ações judiciais, através de um jurista de renome:

    .Assédio Moral ;
    .Reaver a diferença salarial dos 153000 educadores que fizeram a opção pelo vencimento básico;
    .Revogar a lei 19.837/2011.

    Senti falta deste esclarecimento no seu blog, e olha que esta sub sede da qual me refiro e também oposição a direção central mais nem por isso deixou de esclarecer a categoria.

    E quanto aos filiados entrem no blog de Beatriz e digam com classe pois somos educadores o que realmente pensam e desejam do sindicato, eu imagino que ela não poste alguns comentário mais com certeza para selecionar ela ler. Estou fazendo isto desde a semana passada. E se o sindute já admite contratar um escritório de renome eu com meus comentário imagino ter contribuido para tal.

    Abraços a todos e todas e não percamos o foco o nosso maior inimigo é o Anastasia que ao ficar sabendo deste blog no dia de hoje deve estar feliz.
    prof. Vanessa

    ResponderExcluir
  128. Santo Anastásia!

    Ela deve está rindo de todos educadores neste

    momento.

    Cada um de nós educadores de MG, deveríamos neste

    momento é está articulando formas de divulgar o

    nome dos deputados traidores da educação. Seja

    através de faixas, cartazes, camisas, banners,

    panfletos, internet (emails, face, orkut,

    twitter...)etc.

    Esse tem que ser o nosso foco. Essa deveria ser a

    contribuição da nossa categoria, continuar

    manifestando nossa indignação.

    Nesse final de semana eu fiquei só no twitter

    postando contra os deputados e a gestão PSDB.

    Perdemos uma oportunidade de ouro.

    Os cordeirinhos quase não deram as caras depois

    do lançamento do livro (09/12) "Privataria

    Tucana".

    Se a questão jurídica não resolver, teremos que

    acionar por nossa conta advogados especializados.

    Eu não gostei da última reunião do comando

    (10/12).

    Durante as falas dos delegados em um dado momento

    eu senti foi uma disputa de espaço, guerra de

    vaidade,fiquei triste em saber que temos colegas

    sofrendo nos interiores das escolas com assédio

    praticados por diretores e inspetores.

    Euler, vamos retormar as nossas lutas.Vamos

    finalizar o que foi decidido em nossa reunião do

    NDG. Aproveitar que as avenidas estão cheias e

    gritar para toda Minas saiba da violência que

    sofremos. Temos que somar, multiplicar. Jamais

    dividir. A nossa categoria foi sabiamente

    dividida pelos que estão no poder. Não podemos

    permitir que façamos o mesmo, dividir a categoria

    a partir de hipoteses. Tem as questões legais que

    só o sindicato pode nos representar.

    A Marcha fora Lacerda. Alguém vai? Vamos fazer

    faixas? Iremos utilizar o espaço democrático que

    a marcha irá abrir para mostrar nossa indignação?

    ResponderExcluir
  129. Caro Euler,

    Se a atual direção do SindUte está tomando decisões desse naipe, paciência... Se ela acha que assim vai conseguir algo de relevante para o Magistério, que mostre resultados concretos disso, pois até agora só tomaram coro do Governo...
    Contudo, vozes como a sua não se podem desprezadas pela atual direção sindical. O quanto mais de valor e qualidade que possa ser dado as discussões e deliberações de uma Categoria, melhor será para todos os envolvidos e para o próprio SindUte. Infelizmente o SindUte empurrou o Magistério para uma briga a qual não conseguir resguardá-los da impiedosa vingança do Governo e para piorar, foi ludibriado no velho jogo da política...
    Será o SindUte aprendeu alguma lição nesta confusão toda?? Acho que aprendeu a errada, a vista do que você relatou sobre a reunião do comando de greve...

    Até mais.

    Luciano.

    ResponderExcluir
  130. Euler,cada dia que passa admiro mais você,sua transparência é inigualável e sua vontade em nos ajudar é admirável!Realmente você é nossa unica esperança!Que Deus o abençoe e o acompanhe a cada amanhecer!Amamos você!

    ResponderExcluir
  131. Vamos deixar de brigas e procurar a paz.

    Vamos dar um voto de confiança ao sindicato.

    Vamos abrir os braços para selar um abraço de companheiros(as).

    Esperamos também como boa vontade do sindicato deixar que uma comissão da base acompanhe, ACOMPANHE as ações judiciais e a contratação do escritório de advocacia. Afinal vivemos em uma democracia.

    Os nossos ideais devem estar próximos, não devemos combater uns aos outros.

    Devemos refletir sobre as nossas faltas e procurar corrigi-las.

    Vamos estender a nossa mão...

    ResponderExcluir
  132. Alguém saberia me dizer qual outro sindicato e categoria tem sido, implacavelmente, perseguido por este (des)governo?
    As mudanças no "modus operandi" do sindicato são pra ontem...já deveriam ter acontecido, seguindo os acontecimentos históricos ( o que infelizmente não aconteceu).
    Mas, neste momento, mais do que nunca, precisamos da sua ação efetiva. Nenhum governo negocia com pessoas individualmente e, sim, com o Sindicato. Queiramos ou não, ele é a entidade jurídica que representa todos os educadores em Minas. E lembro mais, como já o fiz aqui: O Sindicato, com as mudanças compulsórias, do governo, passará a receber o dobro em contribuições (se eu estiver errado me corrijam). O período em que fiquei recebendo pelo subsídio, o valor de minha contribuição passou de R$6,00 para R$ 13,20 - 1% do piso e agora do teto de remuneração. Portanto, não é hora de desfiliação e, sim, de cobrar atitudes jurídicas eficientes. Não podemos perder esta causa, com tanta coisa ao nosso favor.
    Um abraço
    Joaquim

    ResponderExcluir
  133. Euler fica triste não,esses ataques que fazem a você é pura inveja!Você está a cima de todos eles.Esse sindute só vai melhorar quando começar ver a desfiliação em massa.Nós pagamos e queremos nos sentir protegidos por eles,coisa que não tem acontecido.Que o sindute prove que estamos errados e mostre serviço.Estamos do seu lado ,você é nosso bem maior!

    ResponderExcluir
  134. O sindute está muito preocupado sim mais é com eles mesmo!Não precisava nem pedir bons advogados ,eles sabem que os dele sáo ruins e já teriam que ter feito isso a muito tempo.tenho 30 anos de estado e esse sindute nunca foi bom ,é só ver os ultimos acontecimentos !O Euler não está nos jogando contra eles,somos inteligentes e sabemos perceber a intenção deles,ou eu estou errada!

    ResponderExcluir
  135. Olá, pessoal da luta!

    Bom dia!

    Vou responder a alguns comentários, desde já declarando o meu total respeito pelas diferentes opiniões:

    1) não pretendo e não estou estimulando a criação de algo paralelo ao sindicato. Se quisesse fazer isso eu seria direto e objetivo. Mas as pessoas têm o direito de sugerir o que elas acharem melhor para a categoria. Da minha parte, sou sindicalizado, participo das instâncias do sindicato, mas não necessariamente preciso concordar com tudo o que vejo ou o que é aprovado;

    2) respondendo diretamente à combativa colega CIDA: não se pode dizer que houve espaço igual na reunião do comando. Vejamos: o representante da CUT falou quase meia hora; a coordenadora, na fala inicial, falou quase meia hora, defendendo a posição da direção, incluindo o congresso para fevereiro, e depois falou novamente pelo menos mais duas vezes. Eu falei apenas três minutos, sobre três temas: a necessidade de priorizar as ações jurídicas, a necessidade de se pressionar os deputados federais para impedir a mudança no piso para INPC; e contrariamente à realização do congresso em fevereiro. E depois, ao final, quando a matéria foi votada, eu usei o meu direito de declaração de voto de um minuto. Ora, que igualdade de tempo é essa?;

    3) e tem mais: o fato de uma instância do sindicato ter aprovado alguma matéria que considero polêmica não significa que tenhamos que concordar e nos calar. Sindicato não é partido político que exige centralização. Ele representa toda a categoria, inclusive aqueles que não são filiados. É importante sim que todos discutam as decisões do sindicato. Não partilho da ideia de que "roupa suja se lava em casa" sobretudo em se tratando do sindicato, ou do parlamento, ou de qualquer outro instrumento de poder que seja formado por ampla representação;

    4) a pressão que estamos fazendo aqui é para que a direção sindical tome uma atitude jurídica, que só depende dela - pelo menos em alguns casos. E que o faça de forma embasada - o que não aconteceu nas últimas decisões jurídicas tomadas pelo sindicato;

    (continua...)

    ResponderExcluir
  136. (continuação - parte 2)

    5) a nossa derrota na ALMG aconteceu no dia 23 de novembro, e já estamos no dia 12 de dezembro. Já era tempo de termos uma resposta jurídica a este assalto aos nossos direitos. E o que dizer do assédio moral que toma conta das escolas hoje? Até quando vamos tomar cacetada sem reação jurídica? Por isso acho que essa mobilização é mais importante do que o congresso. Temos que ter resposta para as coisas que estão aí. E eu não percebi essa preocupação da parte da direção - não com a ênfase que o assunto requer;

    6) não é verdade que eu não relatei aqui as providências no campo jurídico que o sindicato se comprometeu a tomar. Eu citei as três medidas, tanto no relato inicial que fiz, no post anterior, quanto no post atual. O que coloquei é que essas medidas precisam sair do papel - e lamentei sim, que não tenha sido formada uma comissão jurídica com pessoas da base para acompanhar essas ações;

    7) concordamos que as ações jurídicas não podem substituir a mobilização popular. Mas, sinceramente, eu não acho que o congresso vá resolver esse problema. Seria mais interessante, até, realizarmos seminários por região e depois um grande evento na Capital, como acúmulo das discussões e práticas realizadas na base. Outras propostas poderiam ser discutidas, se houvesse espaço para isso. Um congresso aprovado apressadamente, sem prévia discussão nas bases - garanto que só o grupo da direção sabia dessa decisão de convocar o congresso para fevereiro - seguramente pode representar pouco ganho político para a categoria.

    Lembremos que em janeiro a maioria estará em férias e a outra parte estará em sala de aula, fazendo reposições. Ora, como e quando haverá a discussão de teses, eleição de delegados e preparação para o congresso?

    Finalmente, do mesmo modo que considero um equívoco chamar a desfiliação do sindicato, considero também um equívoco não haver crítica daquilo que não concordamos. A próxima reunião de alguma instância para se apresentar críticas, se fosse seguir essa lógica, será exatamente no congresso. Aí já não adiantará mais nada fazer as críticas contra a sua realização em fevereiro. Por isso, sejamos maduros e aceitemos as críticas como parte da vida cotidiana, sadia, democrática, que defendemos para o nosso meio.

    Um forte abraço a todos e força na luta!

    ResponderExcluir
  137. Que o sindicato prove que é bom e tome as providências necessárias!Até pensei que eles estivesem em hibernação,sumiram todos e se não fosse o Euler estaríamos sem notícias !Que o Euler é melhor que eles não tenho dúvida alguma!

    ResponderExcluir
  138. Ao anônimo das 09:58 e à Cida:Talvez vocês tenham seus motivos para defender o Sindicato,mas o que nós vimos durante os 112 dia sde greve,foi uma remenda apatia por parte do sindicato,principalmente na forma de se comunicar com os grevistas.Quanto ao jurídico do mesmo,tenham a santa paciência,não ganha uma.Depois da operação tartaruga,liguei para o Sindute,denunciando a ameaça de corte dos dias com horário reduzido e a informaçâo que eu tive è que é assim mesmo,que os dias poderiam ser cortados e que o Sindute não havia feito nenhuma proposta de reduzir horário.Hora,se não era para reduzir os horários,de onde foi que tiramos esta idéia?Ficamos loucos?A grande verdade é que a greve só durou o tempo que durou,foi graças a este blog,que se mostrou muito competente para aglutinar os professores,ao contrário do Sindicato que não conseguiu mobilisar algumas subsedes para visitar as escolas do interior.Creio que um congresso agora,mostrará apenas a aparência do Sindicato.Devemos nos lembrar que estamos frágeis e muito machucados.Por que não entrar com estas ações e levantar a moral dos Educadores?Quanto ao Euler,creio que se ele discordar das atitudes do sindicato ele estará coberto de razão.Sou do interior e não aguento mais entrar no site do Sindute e ver notícia s que não nos interessa,imagina o Euler que está sempre participando das reuniões e assembléias?Edilson, Virgolândia.

    ResponderExcluir
  139. È isso aí Euler ,estão querendo nos confundir,não conseguirão,prioridade é prioridade!Se o sindicato continuar com essas atitudes vão ficar falando sozinho,isso não tenho dúvidas!

    ResponderExcluir
  140. Euler ,
    você é um cara muito ponderado , muito sábio e tem uma bagagem incomparável e ,está certíssimo na colocação ,creio, concluída acima às 11.h 51min.
    o tempo está passando e o Sindicato nada mostrou de concreto . Norteia essa situação todos apoiarão você.O que não pode é daqui a pouco ,tudo ser barrado em função de período eleitoral ,parece longe , porém não está .90d antes e 90 depois tudo não acontece.posso está errada , estou muito aflita .
    Um abraço.desconcidere erros ,sou muito aflita , não sei digitar ,só catar .

    ResponderExcluir
  141. Para os defensores das atitudes do Sidute!É só fazermos votação aqui no blog de quem está satisfeito com as atitudes deles que saberão a realidade!Que são ruins são mesmo e já me fesfiliei!

    ResponderExcluir
  142. Euler, concordo com os colegas que devemos nos unir.
    Para que essa união aconteça é necess´pario boa vontade e humildade, coisa que a direção estadual não tem, pois não reconhece o seu valor.
    Nas próximas eleições desejo votar em voce para a direção estadual, acredito que como diretor jurídico voce vai dar um showw.
    se for possivel, faça uma costura politica com a Beatriz e algumas pessoas que se envolveram reAlmetne na greve. É só olhar onde fomos eficientes na mobilização e compor a chapa.
    Dessa atual diretoria, pelo que me informaram apenas 4 diretores fizeram greve, pois o restante são liberados, aposentados ou pelegos.
    PENSE NO QUE FALEI E PROPONHA ISSO NO CONGRESSO: PROPORCIONALIDADE JÁ!!!

    ResponderExcluir
  143. A categoria votou em Anastasia sabe por quê? Por que muiiiiiiiiiitos ainda não conheciam o blog do Euler. Mas agora conhecem, e a cada dia mais...

    ResponderExcluir
  144. Caros amigos, por que tantos "Anônimos"? O primeiro passo para nos organizarmos é assumir cada proposta, personalizar cada palavra solta ao vento. Este blog é um instrumento poderoso, muito bem comandado pelo professor Euler, mas precisamos de muito mais. O sindicalismo no Brasil, desde a chegada da esquerda "endireitada" ao poder, passou a ser financiado pelo próprio governo e assim deixa de representar os interesses de seus pares para assumir as verdadeiras intenções de governos déspotas disfarçados de democratas. Nós professores precisamos de uma representação independente, que valorize a classe, com planos de saúde, recursos financeiros e representantes do direito às custas de um recolhimento mínimo, pois somos uma classe numerosa, que merece uma representação mais digna. A Sindicância é uma instituição falida, eclipsada pela chegada ao poder das esquerdas ditatoriais latino americana que fazem uso de recursos da máquina pública para calar as verdadeiras vozes que fundaram esses movimentos. Fundemos uma Associação de Professores da rede pública estadual(a CASU é um bom exemplo) que atue de forma independente e que represente os verdadeiros interesses da categoria. Um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  145. Companheira Cida,

    Durante o Comando de Greve de 2010 e 2011 todas as propostas apresentadas foram amplamente debatidas e defendidas. Quando era apresentada uma proposta com visões diferentes de encaminhamentos automaticamente se abria duas defesas de 03 minutos. Posso falhar a memória, mas não me recordo da mesa abrindo votação para decidir se abria defesa ou não.

    Na reunião do dia 10, os trabalhos foram conduzidos pela professora Beatriz Cerqueira. Raramente ela conduz uma mesa de Comando. Qunado foi apresentadas duas propostas de datas para o Congresso Sindical, para decidir se abriria defesa de propostas ela rapidamente encaminhou votação. Foi preciso questão de ordem e no fim o bom senso e a democracia operária venceram.

    Por pouco não teríamos defesa de propostas...

    Mas teve mais manobra. Não batemos pé por que o clima já estava complicado. A linha era pela unidade. A proposta do Congresso em fevereiro foi da Direção, portanto é a proposta 1 que faz a defesa primeiro. Colocaram a proposta 2 para fazer a defesa em primeiro.

    Tudo bem! Foi bem debatido e no fim venceu a proposta 1.

    A nossa proposta de montar uma comissão de educadores para acompanhar o escriório de advocacia foi justa e ponderada. O objetivo era somar forças e não dividir e fazer dessa demanda séria e que mexe com a vida de milhares de familias uma disputa de vaidades. Eu não entraria na comissão. Defenderíamos o nome do professor Euler pelo acúmulo que tem tido nas ultimas jornadas. Seriam companheiros da região metropolitana de BH para diminuir os custos.

    A coordenadora jurídica do Sind-UTE me perguntou se eu queria destituir a direção do sindicato. Eles propuseram um encontro com representantes das 81 subsedes para acompanhar e esclarecer as ações jurídicas.

    A nossa luta tem que ser coletiva e para que as melhores ideias e propostas para categoria sejam encaminhadas, sejam elas feitas por elementos da direção(situação)ou da oposição Não pode ser mera disputa pelo poder.

    Eu prezo pela unidade e pela cordialidade. Na última reunião do comando aumentei os tons de critica a CUT e ao Governo Rousseff. Mas com o objetivo de apresentar o contraditório, pontos de reflexão e visões diferentes da realidade.

    Ontem recebi alguns emails e mensagens de companheiros que disseram que o Diretor da CUT que estava presente criticou muito a minha fala e a minha pessoa, dizendo que eu faço oposição por oposição.

    Por essa categoria empobrecida e lutadora, vamos continuar presente na luta, disputando as melhores propostas que a parte da base dessa categoria que quer lutar nos apresentar.

    Fraternalmente,
    Rômulo

    ResponderExcluir
  146. OLÁ,PESSOAL,TUDO BEM?

    EU, ASSIM COMO VÁRIOS VISITANTES DESSE BLOG FIQUEI DESACREDITADA COM A LIDERANÇA DO SINDICATO.
    SABENDO-SE QUE O SINDICATO SOMOS TODOS NÓS.NÃO DÁ PARA ENTENDER O PORQUE DA LIDERANÇA DO SINDICATO PROPÕR AÇÕES QUE IRÃO NOS MASSACRAR E O MESMO NÃO TER CONDIÇÕES DE NOS DEFENDER.

    EXPLICO:PROPÔR A NÃO REPOSIÇÃO DAS AULAS DO PERÍODO DE GREVE SABENDO QUE PODERÍAMOS LEVAR PROCESSO ADMINISTRATIVO.E AÍ?
    PROPOR A OPERAÇÃO TARTARUGA SABENDO QUE TERÍAMOS CORTE DE PONTO E NÃO FAZER NADA.
    E INÚMERAS CHICOTATDAS QUE TEMOS LEVADO DURANTE E PÓS GREVE QUE É DIFÍCIL DE SEREM ENUMERADAS.
    E EU VOU SER SINCERA EU JÁ HAVIA COMENTADO COM O EULER EM UM DOS NOSSOS ENCONTROS DE GREVE QUE OS LÍDERES DO SINDICATO POSSUIA UMA CERTA RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO A PESSOA DELE E QUE A BIA EM MAIS DE UM COMENTÁRIO DEIXOU CLARO A SUA RESISTÊNCIA COM RELAÇÃO AS SUGESTÕES E PROPOSTAS PROVENIENTES DESSE BLOG.
    GOSTARIA AMIGO QUE VOCÊ CONTINUASSE FIRME NESSA ÁRDUA LUTA E QUE NÃO DESANIMASSE ANTE AS CRÍTICAS FEITAS NESSE BLOG.
    FIRME NA LUTA NÓS IREMOS VENCER.
    GILVÂNIA, HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  147. Euler, concordo com a Denise em tudo o que disse... é isto mesmo temos que somar esforços e mostrar a nossa cara... nao podemos ficar esquecidos...
    Abraços a todos ,
    Claudia

    ResponderExcluir
  148. Agora sim, depois dos comentários a respeito da lentidão para se propor a ADI e também a intervenção federal (que mesmo não sendo proposta agora pode ser interessante até mesmo no ano que vem), podemos nos focar em torno de um processo judicial mais contundente. As opiniões contrárias são ricas e diversas, concordo que não é o momento para discutirmos entre a categoria chegando a propor desfiliação, pois isso só nos fragiliza ainda mais e leva-nos a agir como o governo tão eficientemente tem proposto (ainda mais se considerarmos que o governo abarca um controle amplo o que lhe dá vantagens financeiras para reprimir a categoria, jogando a sociedade contra nós). Antes do congresso com a derrota na assembléia legislativa e anteriormente às declarações de Marcus Guerra, senti o pessoal aqui no blog desmotivado e fazendo continhas relativas ao que receberiam pelo subsídio não se atentando para o foco principal, como jáestivéssemos sido plenamente derrotados, mas ao saberem do processo judicial (ADI) parcialmente derrotado no supremo pela exposição aqui no blog feita por um bacharel em direito deu-se para levantar determinadas suspeitas, uma vez que o jurídico sindical tem a ciência dos rumos dos processos. Ora, é preciso injetar ânimo na categoria, motivá-la ainda mais para as empreitadas que estão por vir e pressionarem o sindicato em um confronto saudável, rico e diverso de opiniões a sairmos da calmaria e ostracismo, pois enquanto permanecermos assim o governo continua maquinando a pleno vapor, tanto é que está reformulando a máquina, contratando para a pasta da educação pessoas com traquejo político e outros técnicos, que mesmo assim sinala-se um perigo ainda mais vindo de um governo de estado que tripudia sobremaneira do governo federal, algo abusivo, repressor, violento e que rompe com o PACTO FEDERATIVO, privilegiando interesses minoritários da elite brasileira e que visa colocar no palanque presidencial representantes legítimos dos seus interesses.

    A luta do professor se torna intensa, pois além de suas lutas particulares em relação aos seus direitos e garantias se interligam a uma questão mais ampla na qual visa barrar os projetos e interesses dos grandes grupos que tendem a dominar de maneira reacionária o cenário brasileiro.

    ResponderExcluir
  149. Olá Cida,
    boa tarde!

    Não a conheço mas comecemos a nos conhecer.
    Sou do interior e participo ativamente do blog do Euler.

    Sobre a reunião de sábado o que a maioria dos visitantes(professores(as) do Blog do Euler não aceitaram foi a negação pelo sindicato a respeito da formação de uma comissão da base para o acompanhamento das ações judiciais.

    Isto talvez será a oportunidade para aproximar o sindicato de seus filiados.

    Estamos realmente muito insatisfeitos também com esta morosidade do sindicato, quanto as ações judiciais.

    Queremos participar construtivamente do processo e vemos como IMPORTANTÍSSIMO estas ações judiciais que se fazem necessárias e a contratação do escritório de advocacia COMPETENTE.

    O Euler, é nosso amigão de todas as horas. é aqui através deste blog que nos comunicamos.
    O sindicato tem uma comunicação muito ruim com seus filiados e com a sociedade.

    Aliás o blog da Beatriz/sindute não posta a maioria de nossos cometários e muito menos os responde. Também já o abandonamos.

    É aqui no blog do Euler que encontramos interação e autenticidade. Aqui é o nosso porto seguro.

    Aguardamos ansiosos por novos procedimentos democráticos e ações efetivas e competentes em várias frentes da nossa luta, por parte do Sind UTE.

    Temos que procurar o bom senso para nos direcionarmos melhor.

    QUEREMOS O SINDICATO FORTE, ATUANTE, DEMOCRÁTICO E COMPETENTE.

    ResponderExcluir
  150. EULER QUERIDO, VOCÊ ESTÁ COM A TOTAL RAZÃO.NÃO SOU SINDICALIZADA E NUNCA SEREI.JÁ FUI MAS DEPOIS DE ALGUMAS ABERRAÇÕES, ME DESFILIEI.VEJAM TODOS, ATÉ O GOVERNO SABE DA INEFICÁCIA DESTE SINDICATO.NÃO SÃO DE NADA.ONDE ESTÃO OS DEPUTADOS QUE DEFENDERAM O SINDICATO??? POR QUÊ NÃO AJUDARAM A ENCONTRAR EXCELENTES ADVOGADOS?? MAS FINGIRAM ESTAR COMOVIDOS SOMENTE MAS ATITUDE NENHUM TEVE.QUEREMOS PESSOAS TRANSPARENTES COMO VOCÊ.PESSOAS QUE MOSTRAM CLARAMENTE QUE QUER AJUDAR A CLASSE E NADA DE POLÍTICA PARTIDÁRIA.NESSE MOMENTO NÃO É VIÁVEL NADA MAIS QUE A JUSTIÇA PARA NOS DEFENDER.ESTE PESSOAL QUE DEFENDE E FALA QUE O SINDICATO FAZ OU FEZ ALGO POR ELES, TUDO BEM , NÃO É POSSÍVEL QUE ELES NÃO FIZESSEM ALGUMA MÍNIMA COISA TAMBÉM , MAS O QUE DEVERIA TER FEITO DESDE AQUELE FACTÍDICO DIA 23 ELES NÃO FIZERAM E FALARAM NA ÚLTIMA REUNIÃO QUE IRIÃO FAZER.EU PERGUNTO:AGORAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA? ISSO DEVERIA TER FEITO A MUITO TEMPO.PAREMOS E ANALISEMOS O PASSADO OU SEJA DESDE A PRIMEIRA DERROTA A PARTIR DO DIA 08/06 TUDO E MUITO MAIS O SIND UTE PODERIA TER FEITO .FIZERAM????? ENTÃO QUEM QUISER QUE ACEITE E CONTINUE FELIZES COM ELES.QUERO MEUS DIREITOS RESGUARDADOS.QUERO O QUE FOI ME ROUBADO.QUERO O QUE EU SOU MERECEDOR.QUERO O FRUTO DO MEU SAGRADO TRABALHO NA LEI.SOMENTE ISSO ME INTERESSA NESSE INSTANTE.O RESTO FICA PARA DEPOIS. AQUI NESSE BLOG FOI FEITO COLETA DE DINHEIRO PARA AJUDAR OS COLEGAS.E O DEVER DO SINDICATO QUE NOS REPRESENTA SERIA IR A JUSTIÇA RECLAMAR REIVINDICAR OS NOSSOS DIREITOS CONFISCADOS E NÃO O FEZ.MESMO VENDO A SITUAÇÃO DE CADA UM DOS PROFESSORES.É MUITA INSENSIBILIDADE DO SINDICATO.JÁ QUE É PAGO COM O DINHEIRO DOS MESMOS.EULER, VOCÊ DEVERIA SIM FAZER PARTE DO GRUPO MAS ELES NÃO QUISERAM.PROVA MAIS UMA VEZ QUE NÃO HÁ DEMOCRACIA E INTELIGÊNCIA MAS SIM ARROGÂNCIA E ORGULHO.SE VOCÊ É TÃO INTELIGENTE, VISIONÁRIO, CAPAZ, HONESTO, TRANSPARENTE POR QUE NÃO??? TUDO MAIS AINDA CONTRA ELES.PROVA CONTRA ELES PRÓPRIOS.QUE COISA BOBA.

    ResponderExcluir
  151. SE O SIND UTE, NÃO APRESENTAR UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA COMPETENTE PARA ENTRAR COM AS AÇÕES QUE SE FAZEM NECESSÁRIAS AGORA EM DEZEMBRO/11, ESTAREI ME DESFILIANDO.

    CHAPÉU DE TROUXA É MARRETA.

    TÔ FORA.

    ResponderExcluir
  152. OLÁ, BOA TARDE!
    COLEGAS E COMPANHEIROS DE LUTAS, DE FÉ E PRINCIPALMENTE NESTE MOMENTO DE TANTAS DECEPÇÕES QUE NOS SÃO IMPOSTAS.
    COMO ESTOU DECEPCIONADA, TRISTE, DESACREDITADA ATÉ NA JUSTIÇA DIVINA!! PORQUE ESTOU PERCEBENDO QUE É O MAU QUE PREDOMINA E VENCE!! O BEM É FRACO E NÃO TEM PODER NENHUM.
    EULER, EU GOSTARIA QUE VOCÊ OU QUALQUER OUTRO COLEGA ME RESPONDESSE, OU ME EXPLICASSE OU ANALISASSE COMIGO, O SEGUINTE:
    NÓS SOMOS MILHARES E MILHARES DE TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO, MUITOS MILHARES ESTÃO COM O PAGAMENTO TODO ATRASADO, CORTADO, CREIO QUE NESTE MOMENTO CHEIOS DE DÍVIDAS E NÃO TEMOS COMO CONSUMIR, PRINCIPALMENTE NESTA ÉPOCA DO ANO, QUE É O MAIS ESPERADO, PARA PODERMOS COMPRAR MUITOS MATERIAIS QUE NOS INTERESSA E PRESENTEAR.
    ESTOU PENSANDO NO COMÉRCIO E NA ARRECADAÇÃO DO ESTADO. SERÁ QUE OS COMERCIANTES NÃO VÃO SENTIR A NOSSA FALTA, AFINAL SOMOS UMA QUANTIDADE ENORME DE CLIENTES QUE MOVIMENTAM A ECONOMIA DESSE ESTADO. PORQUE ELES TAMBÉM NÃO ENTRAM EM NOSSA LUTA CONTRA ESSE GOVERNO MAU CARÁTER, PORQUE ELES TERÃO PREJUÍZOS, COM CERTEZA, MESMO QUE A IMPRENSA COMPRADA NÃO DIVULGUE. E A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTO DO ESTADO, COMO FICARÁ, SE O GOVERNADOR ANASTASIA NÃO PAGA OS SEUS EMPREGADOS PARA QUE POSSAM TAMBÉM GERAR LUCROS NA ECONOMIA DO ESTADO. COMO TUDO FICARÁ?
    ALGUÉM JÁ PESQUISOU SOBRE ISSO?
    JÁ PENSARAM COMO SERÁ O FIM DE ANO POBRE EM MINAS GERAIS?
    TCHAU E BOA TARDE!! ESPERO QUE VOCÊ PUBLIQUE ESTA MINHA DÚVIDA E ALGUÉM FAÇA UMA ANÁLISE DESSA SITUAÇÃO. DE PREFERÊNCIA TAMBÉM UM ECONOMISTA.

    ResponderExcluir
  153. Boa tarde,
    Parece que o Anastasia está tendo mais uma vitória. Era tudo o que ele queria. Ele não gosta de sindicato e se recusou a qualquer nogociação, lembram? Usou o aparato midiático, policial jurídico e polítiqueiro a seu favor.Não teve a mínimo escrúpulo de mentir, enganar, ameaçar, desrespeitar, agredir, roubar etc... uma estratégia perversa para acabar com nosso movimento e nossos direitos.Puniu e continua punindo os grevistas com o intuíto de fragilizá-los como forma de impedir novas mobilizações.Um déspota identificado ao poder.Não vamos dar mais este gostinho a ele. Posições intransigentes não levam a nada.O sindicato somos todos nós. Chega de melindres. O embate jurídico é a nossa saída neste momento. Ou tem outra? O que está sendo solicitado aqui o tempo todo é isto.

    ResponderExcluir
  154. Vocês todos que me desculpem, mas ficar ai brigando com o sindicato vai pouco adiantar. Acho que devemos somar nesta hora e não ficar ai dividindo ainda mais a categoria!!! Não se conseguirá nada falando ai em desfiliação, gente do lado do sind ute. Quero saber se alguém ja entrou com alguma ação ai indivual ao invés de ficar fazendo conjecturas. Tô querendo ação e menos falação. Chega de briga e divisão. Unidos somos fortes, divididos somos presas ainda mais frágeis para o Leão Anastasia e suas leoas secretárias.

    ResponderExcluir
  155. Quem ainda acredita nesta direção do sind deve acreditar em papel noel e mula sem cabeça.Ao que sei esse mesmo grupo esta na direção a pelo menos trinta anos(articulação) e vivem gritando sindute tantos anos de conquista.Conquista? Sendo a categoria ,(Com nível superior) com o menor piso do Estado.Ou seja um piso de um salário mínimo.
    Já passou de hora de romper com esse povo e transformar o sindicato em um sindicato a serviço da categoria e não de um partido.

    ResponderExcluir
  156. A CUT É O BRAÇO POLÍTICO-SINDICAL DO PT.

    PT E PSDB = FARINHA DO MESMO SACO.

    A PRESIDENTA DILMA E O MINISTRO DA EDUCAÇÃO,

    TUDO VIRAM, TUDO SABIAM, TUDO PODIAM E NADA FIZERAM.

    QUEREMOS APENAS O FOCO NA DEFESA COMPETENTE DA NOSSA CAUSA.

    ResponderExcluir
  157. Anônimo de 12:34, a categoria votou em Anastasia porque não enxerga um palmo à frente do nariz. Sofre anos nas mãos do Aécio e ainda consegue votar em quem ele pede. Desculpa mas infelizmente será sempre assim. É igual aquele eleitor que vota em quem paga sua conta de luz. Não existe entre nós uma cultura política. Aposto que nas próximas eleições algum professor votará pra prefeito em algum desses deputados traidores ai, só porque ele lhe prometeu um emprego pra prima do sobrinho do fulano. Não tem jeito, aqui no Brasil somos escravos de nosso proprio egoísmo!!!

    ResponderExcluir
  158. Continuo a bater na mesma tecla. UNIÃO GENTE.

    DIVIDIR É UM ERRO.
    FORÇA PRA LUTAR JUNTOS.
    PAREM DE TRANSFORMAR ISSO NUM PALANQUE PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES SINDICAIS.
    PARECEM QUE TÃO ADORANDO ESSA SITUAÇÃO.
    VOCÊS SIM SÃO FARINHA DO MESMO SACO.
    PENSEM EM TODOS COMO UM GRUPO SÓ.
    DEIXA A BRIGA PRA DEPOIS.

    ResponderExcluir
  159. SE O SINDICATO NÃO ABRIR MÃO E CONSTITUIR UMA COMISSÃO DA BASE PARA ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES JUDICIAIS E DO ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA CONTRATADO, NÃO ESTAREMOS MAIS JUNTOS NESTA LUTA.

    SERÁ MELHOR CONSTITUIR UMA ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE MINAS GERAIS, DESFILIARMOS DO SINDICATO E CONTRATAR UM ADVOGADO PARA DEFENDER REALMENTE OS NOSSOS INTERESSES.

    PENSEMOS NISSO...

    ResponderExcluir
  160. UMA OUTRA COISA MUITO IMPORTANTE E QUE TODOS AINDA NÃO TEVE A VISÃO QUE ISSO DEVERIA TER.SOMENTE DEPOIS QUE O DOUTOR MARCUS GUERRA NOS ORIENTOU, NOS MOSTROU, NOS ALERTOU, FOI QUE O SINDICATO DISSE MAS TAMBÉM DIA 10 NA REUNIÃO QUE VAI CONTRATAR UM ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS.ENTÃO SOMENTE DEPOIS DO DOUTOR MG(MINAS GERAIS E MARCUS GUERRA ATÉ QUE FICOU LITERAL) ELES SE PRONTIFICARAM.E MAIS SOMENTE DEPOIS DAS RECLAMAÇÕES POSTAS AQUI , ELES FALARAM NISSO.ME PERGUNTO:E SE NADA TIVESSE ACONTECIDO?????O QUE PODERIA ESTAR ACONTECENDO AGORA??? NADA X NADA.ESTE TUMULTO FOI A PARTIR DA ESPLANAÇÃO, UMA VERDADEIRA AULA DE DIREITO DO DOUTOR MARCUS GUERRA.ENTÃO NÓS(INCLUSIVE EU ) ME ANIMEI.SAI DA DEPRESSÃO TOTAL.VI QUE TINHA JEITO, QUE TINHA VOLTA.ME PERGUNTO NOVAMENTE: UIAI O SINDICATO NÃO SABIA??? ONDE SE FORMARAM OS ADVOGADOS DO SINDUTE??? ENTÃO SOMENTE DEPOIS DISSO FOI QUE OUVIMOS ALGUMA POSIÇÃO DELES.ME PERDOEM MAS NÃO DÁ PARA ENGOLIR.SEJAM FELIZES COM O SINDICATO QUE NOS REPRESENTA PORQUE EU NÃO FAÇO PARTE DELE.E MAIS AINDA EXISTE ALGUÉM QUE VAI DEFENDER ???DEPOIS DE TUDO O QUE AQUI ESTÁ ESCRITO ???LEIAM , ANALISE OS FATOS.VOCÊS SABEM E O DOUTOR DISSE TAMBÉM QUE A JUSTIÇA NÃO QUER SABER DE COISA BONITINHA E BOAZINHA , PELO CONTRÁRIO A JUSTIÇA É DURA.ENTÃO SE FULANO OU SICRANO É BONZINHO NÃO INTERESSA A JUSTIÇA.TEMOS QUE SER COERENTES, LIMPOS, REALISTAS, OBJETIVOS, DIRETOS.

    ResponderExcluir
  161. PT E PSDB - FARINHA DO MESMO SACO.

    QUEM MISTURA COM PORCOS, COME FARELO.

    ResponderExcluir
  162. EULER,

    VAMOS MARCAR UMA DATA PARA A APRESENTAÇÃO DE ESSCRITÓRIO DE ADVOCACIA POR PARTE DO SIND UTE.

    A PARTIR DELA ENTÃO TOMAREMOS NOSSAS DECISÕES.

    ResponderExcluir
  163. TEM UM DITADO QUE DIZ O SEGUINTE:

    - TEM HORAS QUE TEM QUE ATRAPALHAR PRÁ PODER CONSERTAR.

    ResponderExcluir
  164. Alguém poderia dizer-me qula outra categoria ficou tanto tempo sem receber ou com cortes salariais?Professor é ante de tudo,um forte.Lembrem-se das greves dos correios e dos bancários!Ninguém teve tantos cortes salariais.Se tiveram,foram em suaves prestações,não com contracheques zerados,como os professores.Isto é uma aberração.E o sindicato o que está fazendo,ou fez?Dorme em berço esplêndido enquanto nossos salários vão para o ralo.Que fedor.Edilson,Virgolândia.

    ResponderExcluir
  165. Euler ,companheiros (as),não podemos perder o foco. Nossa luta é muito importante, mais do que pensamos.A nossa luta é a colocação mais bem sucedida de que queremos os nossos bens , adquiridos através do trabalho honesto, sem corrupção, sem propinas e com muita vergonha na cara portanto, se aceitarmos a imposição das VTI, e outras mais, estaremos coniventes com a falcatrua do ANÃO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS.Devemos focalizar duas questões prioritárias e importantes para nós professoras (es): 1-PISO SALARIAL NACIONAL APROVADA LEI QUE ASSINADA POR UM PRESIDENTE, ATÉ AGORA BEM COERENTE COM A POBREZA; 2- FOCALIZAR OS POLÍTICOS CONTRÁRIOS AO PISO SALARIAL NACIONAL, DIVULGANDO SUAS CARA FEIAS E DEBOCHADAS PARA TODO O BRASIL.Não podemos esquecer que "a desgraça daqueles que se desinteressam pela´política é serem governados pelos que se interessam"(Platão). Minas precisa ser desmascarada para todo Brasil os (as) péssimos (as) representantes políticos que tem, a começar pelo governador que aí está. Vamos lutar pelos nossos direitos. Vamos tirar o governador do poder.Até a recuperação de nossos direitos PISO SALARIAL NACIONAL.

    ResponderExcluir
  166. Olá Prezado

    Em primeiro lugar vc não esquecer que o Governador Anastasia é um dos maiores juristas de Minas Gerais.
    Desta forma, ele jamais faria algo que fosse perder na via judicial. Ele não é burro.
    Você precisa ler mais e se informar.
    Por acaso você sabe que o Supremo Tribunal Federal já julgou várias Ações Individuais de servidores que questionam a mudança na forma de remuneração tal qual o Estado de Minas Gerais fez. E vocÊ sabe como o STF decidiu? meu caro.
    O STF decidiu o seguinte: Servidor Público não tem direito adquirido a regime jurídico.
    Pois bem para bom entendedor o SIND UTE não poderá ajuizar ação pleiteando a manutenção do regime remuneratório antigo.
    Prezado, a situação é melindrosa, os advogados do SIND UTE terão que ter tempo para ver qual a melhor saída jurídica. Não pense que outros advogados por melhores que sejam serão capazes de analisar estas demandas jurídicas tal qual analisam e analisariam os advogados do SIND UTEE.
    Você tem que lembrar que os advogados do SIND UTE são os únicos que lidam com as questões funcionais dos servidores da educação.
    Digo isso porque certa vez, estava com um problema sério em minha vida funcional, procurei um dos maiores escritórios de Belo Horizonte, para ser exato, é o segundo maior. Um dos advogados deste escritório especialista em Direito Administrativo, me orientou a procurar o Departamento Jurídico do SIND UTE, posto que apenas os profissionais que ali atuam saberiam como resolver minha demanda.
    Desta forma, muito me admira um professor desconhecer a atuação jurídica de seu sindicato.
    Por outro lado, está nítido a tentativa de destriuir o sindicato por parte deste Governo, fico demasiadamente assustada quando um integrante da própria categoria tenta fazer o mesmo que o governo tucano tenta fazer.
    Procure se informar, leia, consulte os especialistas e verá que tenho razão
    Abraços e saudações.
    Professora Valéira.

    ResponderExcluir
  167. Se o sindicato não fizer nada nesse momento, já me desfiliei uma vez e vou me desfiliar de novo. Eu já tinha um pé atrás com o sindicato, agora tenho certeza que não vale a pena lutar para figurões se promoverem as nossas custas.

    ResponderExcluir
  168. José Alfredo Junqueira12 de dezembro de 2011 às 14:11

    Mudando de assunto,mas no fundo é o mesmo assunto.Dinheiro e roubo.Censura,colonialismo,imperialismo.O Brasil detem 97% das resevas de nióbio do mundo.Em Araxá e Catalão este super metal é vendido a preço de banana.Na reserva ianonâmi,em Roraima,nem preço de banana.Os EUA e Inglaterra roubam o nióbio na mão grande.O que isto têm a ver com a luta dos professores em Minas?Tudo.Govêrno e ALMG comprados pelas mineradoras.Presidência do Brasil e Congresso comprados.Nossa única saída é denunciar e compartilhar,para pressionar,encurralar estes mafiosos que nos roubam.

    ResponderExcluir
  169. Caro Euler
    Sou mãe de um procurador do Estado.
    Quando o Anastasia publicou a lei do subsídio, procurei o /Sind-UTE para saber se teria que optar ou não pela nova forma de remuneração;
    Fui prontamente atendida por uma advogada e ela, na oportunidade, me informou porque deveria ficar no plano antigo.
    Meu filho que me orientou a procurar o jurídico do Sind-UTE, porque ele não teria condições de me orientar qual seria a melhor forma.
    Muito me assusta seus ataques ao nosso sindicato, especialmente o jurídico.
    NÃo sei se você sabe, os advogados que atuam no Departamento Jurídico estão se tornando referência dentro do próprio Estado. Cuidado Professor para não cometer injustiças e engrossar o discurso do governo para derrotar o Sindicato.
    Ele publicou a nova lei porque soube a força do sindicato e da categoria.
    O Sind-Ute é referência para outros sindicatos e para o judiciário.
    Até breve.
    Espero que você tenha coragem de publicar meu comentário.

    ResponderExcluir
  170. AMIGOS E INIMIGOS DA EDUCAÇÃO.

    VAMOS CONTINUAR DIVULGANDO:

    SEGUEM OS LINKS PARA DOWNLOAD:

    LISTA COMPLETA (DOC):
    http://dl.dropbox.com/u/8946390/AMIGOS%20E%20INIMIGOS%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O.doc

    Amigos da educação: http://img696.imageshack.us/img696/5672/amigosdaeducao.png

    Inimigos da educação: http://img7.imageshack.us/img7/769/inimigosdaeducao.png

    (É só clicar na imagem para ampliar)

    ResponderExcluir
  171. TEM GENTE AI SENTANDO PAU SINDICATO

    ELE FEZ A PARTE DELE. ESTAMOS NA LUTA
    DEIXA DE BESTEIRA GENTE, O FOCO É O PISO.
    NÃO ESTAMOS CONTRA SINDICATO NÃO

    ResponderExcluir
  172. A MÃE DO PROCURADOR DO ESTADO.SIM ELES TERIAM QUE FAZER ALGUMA COISA.SABIAM COM QUEM ESTAVAM FALANDO...OU ME DIGA SE FICOU NO ANONIMATO.FAZEM UMA COISINHA AQUI OUTRA ALI E NADA MUITO IMPORTANTE.PRESTEM ATENÇÃO .NÓS NÃO ESTAMOS FALANDO MAL DO SINDUTE.PELO CONTRÁRIO, ESTAMOS MOSTRANDO O QUE NÃO FAZEM QUANDO DEVERIAM FAZER POR OBRIGAÇÃO.SOMOS POBRES EDUCADORES, ESTAMOS SOFRENDO PRÁ CACHORRO E AINDA CONTINUAM DO MESMO JEITO.POTRA COISA.FOI FALADO QUE SERVIDOR PÚBLICO NÃO TEM DIREITO ADQUIRIDO A REGIME JURÍDICO ENTÃO TODOS NÓS PODEMOS ESQUECER QUE SOMOS SERVIDOR PÚBLICO (PROFESSORES) E ESQUECER TUDO.PASSAR A RÉGUA.ACHO QUE O GOVERNO PUBLICOU A SEGUNDA LEI DO SUBSIDIO DE ESPERTEZA MESMO, POIS ELE PRECISAVA DESTA LEI PARA COBRIR A OUTRA QUE ESTAVA FORA DA LEI ENTENDEU???NÃO ENTENDO NADA DE LEIS MAS ACHO QUE NÃO É POR AÍ.MUDANDO UM POUCO NÃO SE ESQUEÇAM DE POSTAR ALGO NO FOLHA ONDE HOJE O AÉBRIO ESCREVEU.TEMOS QUE MASSACRAR ESTE HOMEM.ELE ESTÁ SE ACHANDO O PRÓPRIO PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  173. Prezada Valéria,

    Diante dos argumentos apresentados por você, entende-se ser desnecessário a formação de uma comissão de professores para acompanhar as demandas judiciais de nossa categoria?

    Se sim, quero dizer que respeito muito sua argumentação, mas queria ter ouvido uma semelhante por parte da direção sindical.

    É lamentável presenciar quando uma proposta boa sequer é debatida.

    A propósito, a senhora conhece o Escritório de Advocacia de renome contrato pelo Sind-UTE durante a greve de 2011 somente para desafogar o departamento juridico e atuar intensamente a favor da lei do Piso?

    Já viu algum advogado do Sindicato em uma Assembleia da Categoria ou reunião do Conselho ou acha que é desnecessária a presença deles?

    Sou contra a desfiliação, mas sou a favor das criticas responsáveis e ponderadas.

    É isso aí Euler, Rômulo e NDG! A base aqui do Leste de Minas apoia vocês!

    Força na Luta!
    Gilson

    ResponderExcluir
  174. sub-comandante Euler, esta cida fala de democracia e ao mesmo tento critica seu ponto de vista. Ei cida democracia é isto companheira, falar o que pensa, e agir de acordo com seus ideais. Força sub-comandante Euler, você tem um exército a seu lado.Força na luta.

    ResponderExcluir
  175. Prezado Gilson
    Tenho acompanhado a atuação do Jurídico do Sind-Ute. Aliás acompanho há anos, posto que tenho várias ações que eles acompanham brilhantemente.
    Eu estive lá no plantão dos advogados e fui informada de que estão todos debruçados e empenhados para ver qual a melhor saída jurídica.
    Meu filho faz mestrado em Direito Administrativo na UFMG e esteve com vários professores que disseram que a situação não é simples. É preciso ter cautela. O Anastasia é professor de Direito Administrativo, faz parte de banca de Mestrado. Ele não é bobo não. Publicou a lei e sabendo muito bem o que estava fazendo. Pode conversar com qualquer especialista na área sério, que dirá o mesmo.
    É momento de reflexão, e não de afobação em busca de uma resposta rápida.
    É momento de união.
    É momento de ser inteligente.
    Vamos aguardar, tenho certeza que o Departamento Jurídico do Sind-Ute quando tomar a decisão será a mais acertada possível.
    Vamos parar de amadorismo.
    Vamos ler livros, vamos ler decisões judiciais, vamos consultar nossos amigos que atuam na área de servidor público. Só assim seremos capazes de falarmos o que é certo.
    Não dá para jogar palavras ao vento.
    Eu já consultei, já li e já conversei com especialistaas e sei realmente o que estou falando.
    CAUTELA e INTELIGÊNCIA companheiros!!!
    Professora Valéria

    ResponderExcluir
  176. Prezados,

    Sou professora aposentada e adoentada. Estive 30 anos na sala de aula. Atravessei por vários tiranos: Newton Cardoso, Francilino Pereira, Hélio Garcia, Eduardo Azeredo e Aecio Neves.

    E, nestes mais de 30 anos, tudo que conquistei foi através de lutas e greve. E muito me estranha um jovem professor "revolucionário" que defende a luta somente de maneira virtual.

    Meu querido, se posso assim chama-lo pela minha idade, aprendi que uma luta de verdade se faz com mobilização do povo na rua.

    Infelizmente, se no governo do Anastasia a categoria perdeu perdeu os seus direitos, é porque muitos não foram para as ruas gritar e lutar por seus direitos.

    E, sem povo na rua, não há transformação social, educacional e, muito menos, politica.

    Não inventaram ainda uma outra forma de luta.

    Fácil criticar, mas ninguém se dispõe a lutar e a ajudar. E se o faz, é somente pelas teclas de um computador.

    E como disse o escritor moçambicano Mia Couto: "No mundo, existem muitas armadilhas. É preciso lutar para desarma-las".

    Enfim, em educação existem muitas armadilhas e a pior delas é o estreitamento das mentes que conseguem enxergar somente Minas, além de Minas, existe também a Gerais.

    Se não permanecermos juntos, estaremos fadados ao fracasso desde já.

    Meu caro, "a cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender é essencial conhecer o lugar social de quem olha" (Leonardo Boff), e o meu lugar é de uma aposentada, pobre,, negra e que se cansou de ir e voltar para o norte de Minas Gerais para lutar pelos meus direitos nas ruas de Belo Horizonte.

    Esse lugar sofrido eu conheço e sei que a luta só é vitoriosa quando o povo vai para as ruas.

    Vamos sair de trás dos computadores, meus colegas. Vamos à luta.

    Professora Maria José de Janaúba.

    ResponderExcluir
  177. Muito cuidado,

    Tem gente infiltrada no blog pondo lenha na fogueira.
    Não sejamos ingênuos.

    ResponderExcluir
  178. Esse pessoal que anda bravo com as críticas , tem que perceber que as críticas não são ao sindicato mas a essa direção , que na última eleição montou duas chapas apenas para lubridiar a categoria.Pois sabiam que a direção anterior já estava com o filme queimado,não podiam nem falar nas assembleias devido as vaias.Com certeza a Beatriz tem alguns pontos possitivos , mas o problema é que a mesma esta presa a uma estrutura podre,que primeiro tem que defender o projeto do PT.Por tanto aceitem as críticas que só assim a coisa anda.

    ResponderExcluir
  179. Ola Euler e quem está lendo...
    Sou professora e tomei a iniciativa de pregar vários cartazes dos deputados inimigos da educação, em vários pontos da minha cidade . Escolhi pontos, onde mts passam e tb igrejas de todos s credos daqui.
    Gostaria que mandassem para as escolas ,eles em miniaturas,como eles distribuem em épocas de eleição: santinhos do pau oco juntos . Como no cartaz, para que as pessoas não os esqueçam .
    Um grande abraço .
    Professora inimiga dos inimigos da educação.

    ResponderExcluir
  180. Lembrando positivo e não possitivo.Possitivo deve ser o sistema de ensino que anda controlando algumas escolas da rede privada.Desculpem o erro.

    ResponderExcluir
  181. Olá, pessoal da luta!

    Acho que o debate está num nível bom, esclarecedor e buscando respostas. Democracia se faz assim, com diálogo, não com o silêncio. Em nenhum momento eu ataquei a entidade sindicato - embora tivesse esse direito também -, mas, somente algumas posturas da direção sindical. Se não pudermos fazer nem isso, vamos virar o governo Aécio-Anastasia, não acham?

    E agora, para o combativo colega e amigo João Paulo, que solicitou que eu não publicasse a carta ao Ministério Público Federal.

    Amigo professor João Paulo, tudo o que escrevi na carta já foi comentado aqui por mim e por outros colegas em vários posts. A carta tem um apelo político também, não se prendendo aos elementos técnicos de uma defesa jurídica. Portanto, não há problema algum em divulgá-la, para que os colegas possam inclusive criticá-la, apresentar sugestões, etc, antes que ela seja encaminhada ao MPF.

    Lembro-lhe ainda que, mesmo as peças jurídicas chegam com antecedência às mãos do governo, que tem acesso aos autos para o contraditório. Neste caso, em particular, não há qualquer elemento surpresa que deva ser escondido do governo. A surpresa haverá se o MPF resolver ingressar com ação contra o governo de Minas. Aí sim, será um grande ganho político. Mas, isso o governo de Minas não pode prever e nem impedir. Não em relação ao MPF, claro, já que em relação ao MP de Minas, ele tudo pode.

    Um forte abraço e força na luta!

    ResponderExcluir
  182. Esse é o mal do PT nunca aceitam críticas são os donos da verdade ,êta povinho conservador.Querem conservar principalmente o que não presta,alias o PT abandonou o que tinha de bom para se tornar um partido que nem os outros "conservador"em tudo principalmente em conservar o poder.Eis aí o erro da direção que é um dos braços do PT.Fora com a política partidária que nunca nos levou a nada,a não ser as derrotas.

    ResponderExcluir
  183. Estranho seu comentário Professora Maria José. Sabemos bem que as conquistas vem por meio da luta nas ruas e com o povo. Pelo que contou repeito muito sua história de vida, mas para que diminuir as atuações de nossas novas lideranças? Euler não é um revolucionário entres aspas, é um lutador humilde, corajoso, ponderado e que usa boa parte da sua vida (é só alhar o horario das postagens), através dessa ferramenta (blog) para informar e ajudar a mobilizar a categoria tão dividida pelas ações dos governos. Eu sou amigo do Rômulo (não é por isso que sairei em defesa dele), mas digo a vocês que com muito custo vou conseguir tomar uma cerveja com ele até o fim do ano, pois sempre que ligo ele está ocupado na luta, mas não na luta virtual, está dando a vida pela causa coletiva! Não tem tempo nem para cuidar de si. Você e outros podem discordar das ideias deles, mas tem que respeitar a militância.
    Não diminua nosso Euler, não o coloque como revolucionário entres aspas, pois nos quase 02 anos que eu sigo esse blog eu nunca vi um texto dele incitando a divisão, a desfiliação. Pelo contrário, só li injeção de ânimo e criticas construtivas do fazer sindical.
    Falei o que penso.
    Cleber- Professor de Sociologia BH

    ResponderExcluir
  184. A Presidenta Dilma e o Ministro da Educação,

    tudo viram, tudo sabiam, tudo podiam e nada fizeram.

    PT e PSDB = FARINHA DO MESMOS SACO.

    ResponderExcluir
  185. E O QUE NÓS TEMOS A VER COM O NIÓBIO?

    QUEREMOS O FOCO NA DEFESA DA NOSSA CAUSA.

    ResponderExcluir
  186. Fátima - Professora de História - Ubá12 de dezembro de 2011 às 16:47

    Ultimamete não tenho postado nenhum comentário, tenho só observado. Como o foco do momento é a competência do Sind-ute, resolve dar um tempo para tirar minhas conclusões.
    Sinceramente, estou muito preocupado com certos comentários que estão sendo postados. Críticas são necessárias, desde que para nos fazer crescer, não para nos destruír. Porém o que leio aqui são críticas destrutivas, que em nada contribuiram para melhorar nossa situação, apenas nos dividirão ainda mais. Parece até que estou na escola ouvindo os professores que não fazem greve tentando detonar o sindicato para justificar sua covardia. Quem deve estar se deliciando com tudo isso é o governador, pois estamos nós mesmos fazendo o que os neoliberais têm como uma das poucas funções de seus governos para não dizer prioridades, combater os sindicatos que tentarão impendir a abolição das leis socias.
    Portanto, tenhamos cuidado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  187. Euler,

    Tá esquisito a coisa por aqui. "Tá pesado".
    Não merecemos isso. Fomos fortes, lutamos. Não
    é justo com o Sindicato e nem conosco, pois as
    ações foram aprovadas por nós educadores. Tem
    muitos anônimos desqualificando o sindicato.

    Não esqueçam que o governo PSDB tem uma
    turminha de jovens (classe média alta)que ficam
    por conta de caçar os inimigos do governo PSDB
    e do Aécio pelas redes sociais. Eu já cansei de
    ser insultadas por eles. Eles são cruéis. O
    bando é mantido com dinheiro público e tem
    escritório no Centro administrativo e Camara
    dos Vereadores de BH.

    O Anastásia está empenhado em retirar as forças
    do sindicato obteve com as greves de 2010 e

    2011.Olha,já existe um trabalho do Sindipúblico cooptando o pessoal administrativo,já existe
    não sei se sindicato ou associação dos especialista em educação.

    Em Sabará, a câmara dos vereadores conseguiu desqualificar o Sindute com o argumento que o sindicato não representa a categoria. Lembrando que em Sabará o controle é feito por Wander Borges que é aliado ferrennho do PSDB.

    Temos que ir para as ruas. Temos que aproveitar que as praças estão cheias.Quanto mais gente estiver nos vendo melhor.

    Abraços e mantenham a fé e união

    ResponderExcluir
  188. Olá professora das 15:20
    Sabemos que Anastasia não é nada bobo e nem o subestimamos . Prova que ele é tão esperto, que driblou até na lei federal!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Agora,é simplesmente constrangedor para nós professores, que contávamos com a vitória e ele passa por cima da Lei Maior e está certo ? Ele , professor de direito administrativo,faz parte da banca de mestrado e não anda na lei como conhece? Nossa, que alunos bem malvados serão hem?. Perfeitos seguidores de Maquiavel.
    Deus é mais!

    ResponderExcluir
  189. Meu companheiro guerreiro Euler. Estou de pleno acordo com vc, mesmo pq a categoria precisa se refazer do desgaste financeiro que sofreu e este congreeso pode levar à discussões e tomadas de decisões precipitadas e pelo menos os 153.000 não teriam suporte para ir avante, como por exemplo em uma nova greve. Acho que nos resta agora neste primeiro momento são as batalhas jurídicas e o congresso para abril. Urucânia (112 dias de greve)

    ResponderExcluir
  190. Mesmo o Anastasia sendo um grande jurista(como foi dito aqui), isso não significa que ele não possa ter cometido erros, e são esses erros que poderão nos ajudar.Mesmo porque, eu não consigo compreender, como é possivel se livrar do cumprimento de uma Lei, de FORMA LEGAL.É mais fácil crer que ele está fazendo uso do seu conhecimento jurídico, para TENTAR burlar a lei.

    ResponderExcluir
  191. OI colegas,eu penso que na atula conjuntura, a direção do nosso sindicato, na reunião do dia 10/12, ao invéz de já ter feito ali, naquele momento, votação para realização do congresso, deveria ter pedido para as sub-sedes consultar-nos sobre a nossa opinião, ai sim, depois, democraticamente, acatar o resultado.Quem participa do congresso somos nós, é óbvio, e se não houver corum?Não será um vexame?O que adiantou a votação, se não se sabe da presença da categoria?Não resta dúvida, o nosso foco é ganharmos o piso.Abraços-Beth Domingues.

    ResponderExcluir
  192. Olá Euler e blogueiros!

    Parabéns aos companheiros Rômulo, Euler, Gustavo e Wendel pela defesa em relação ao adiamento do fatídico congresso.

    SEMPRE MAIS DO MESMO NÉ DIREÇÃO!? Cada vez que participo do Comando, menos paciência tenho com essa diretoria. Não escutam a "base" e empurram goela abaixo decisões orquestradas.

    Tá cheirando politicagem essa história! A CUT e CNTE descem o sarrafo nos governos estaduais país afora e se esquecem que a bancada do Governo federal é maioria e não dá a mínima para a educação.

    Esse Congresso servirá apenas para que CUT/CNTE exibam suas bandeiras e, por de trás, ofecerem uma banana para o professorado mineiro. Porque só agora a direção da CUT/Petista acordou e resolveu alfinetar Craquécio & os próceres do tucanato? O autor da proposta de reajuste pelo INPC é parlamentar de qual legenda? PSDB, PSB ou DEMOCRATAS?

    "Pare o mundo que eu quero descer" - Raul Seixas. Dilma e Anastazista são farinhas do mesmo saco. Cadê o resultado da reunião entre Dilma e Bia? Cadê o resultado das observações feitas pelo SINDUTE e entregue a Ideli Salvatti? Cadê a comissão parlamentar de Brasília? Cadê o resultado do arraste em dia de assembleia até às 23:45 acreditando que o Papai noel Anastazista viria com um pacote de boas intenções? Faltou respeito com quem estava "acorrentado" dentro da assembleia. Talvez a proposta para suspender a greve foi pelo preciosismo da direção em não ter articulado nenhum desses movimentos que despertaram a atenção midiática ou medo de sofrerem processos tal como o SINDIFISCO E SINDIELETRO. Aliás, já tinha cantado a pedra e lamentavelmente o Euler não publicou. A orientação era para que a greve acabasse na semana anterior a decisão.

    Nem tudo está perdido! Parabenizo a atuação distante mas eficaz dos professores Petrônio e Cláudia. Estão libertos, desacorrentados e prestando relevantes serviços à sociedade. Estou contigo e não abro Cláudia. Também não sustento parasita: MOVIMENTO VOTE NULO!

    Por fim, proponho o rompimento com esse sindicato pragmático e de decisões unilaterais. Com esse jurídico medíocre e comunicação excessivamente preguiçosa não chegaremos em lugar algum. Em tempo: comenta-se que o sindicato das analistas recebeu 6 mil novas inscrições de filiação. Será verdade ou é morosidade do SINDUTE?

    Viva Marighella!

    ResponderExcluir
  193. Euler,

    A atual direção do sind_UTE nunca tomou uma decisão sem antes discutir e construir com a categoria e com todos do conselho geral e das assembleias.... E também nunca desqualificou ninguém... A estratégia de vir pra internet fazer o que você está fazendo é equivocada e desrespeitosa.... Nas últimas eleições do Sindicato votei na oposição, chapa 2, acreditando que o caminho da direção da Inês estava equivocado... Porém diante da atuação da atual direção no encaminhamento das lutas não vejo o que reclamar. Estive no comando e concordo com o posicionamento da direção....E não podemos esquecer que direção é pra isso mesmo: Dar a direção.... ouvindo a categoria. Fazer o que vc está fazendo é debate rasteiro e isso não se faz.... Eu fiz toda a greve deste ano e fui em todas as assembleias e em muitas não o vi. Estou querendo dizer que vc poderia ter contribuido mais... Fazer o debate através da internet da maneira que vc está fazendo é desrespeitoso. Eu concordo plenamente com a Maria José de Janaúba. Você perdeu o debate, agora o que vc deve fazer é ecaminhar as deliberações do comando. Pare de bater na direção do sindicato pois o governo já faz este papel.... Vira a metralhadora para o lado do governo só um pouquinho.... Ou vc pensa que o governo não visita seu blog para avaliar como parte da categoria está se comportando aqui.... Chega de jogar para a divisão...

    Ricardo Alcântara - Contagem

    ResponderExcluir
  194. Caro amigo Joaquim
    Boa noite e paz para você!
    Rspondendo ao seu comentário, dirigido diretamente à minha pessoa, esclareço que:
    1º) Ao dizer que me causa admiração algumas pessoas defenderem o SIND INÚTIL, nesse momento,
    estou exteriorizando um sentimento compartilhado com vários/as outros/as companheiros/as que não
    conseguem compreender como a diretoria do sindicato está priorizando a antecipação de um Congresso, mesmo estando conscientes que NOSSA PRIORIDADE é uma ação jurídica consistente que consiga revogar a lei 19.837/2011 e recuperar o que foi ROUBADO dos cerca de 153.000 educadores que retornaram ao vencimento básico.
    2º) Outras pessoas estão afirmando que o Euler está ressentido com o resultado da votação que
    aprovou a antecipação do Congresso da categoria
    para fev/2012 e isso não é verdade, ele apenas estava defendendo NOSSAS PRIORIDADES. Gabaram que a decisão foi da MAIORIA presente na reunião
    como se nisso houvesse algo de bom ~> 51 x 20
    também foi MAIORIA em 23/11 e nada bom para nós.
    3º) Parece-me que a comunicação quase inexistente entre o SIND INÚTIL e a categoria passou a acontecer agora com visitas a esse blog apenas para defender o sindicato.
    E tenho dito...
    Maria de Lourdes

    ResponderExcluir
  195. Euler, gostaria de saber qual foi a resposta do SindUte sobre a contratação de um escritório de Advocacia?

    Desde já agradeço

    José Maria da Silva

    ResponderExcluir
  196. B(Atriz)blogou: http://blogdabeatrizcerqueira.blogspot.com/2011/12/o-debate-sobre-o-congresso-do-sind-ute.html

    ResponderExcluir
  197. Prezado Euler:
    Espero que poste o meu comentário.Estive na reunião do comando de greve no sábado e foi uma das reuniões mais participativas e produtivas que participei.Todos puderam opinar, falar, discordar e defender suas propostas.A direção estadual na pessoa da coordenadora Beatriz nada interferiu no resultado: venceu a proposta que a maioria considerou como sendo a melhor para a categoria, colega.Quando voçê fala em "construir ações de forma independente", "quando voçê tenta impor nome de advogados que a categoria não conhece", VOÇÊ NADA ESTÁ CONTRIBUINDO PARA A UNIDADE DO MOVIMENTO E ESTÁ FORTALECENDO A ESTRATÉGIA DO GOVERNO!!! PENSE NISSO, COMPANHEIRO! "COMANDATE EULER, A NOSSA REVOLUÇÃO É PELAS IDÉIAS, NÃO PELAS ARMAS, COMO PROPÔS O SUBCOMANDATE RÔMULO NA REUNIÃO DO COMANDO".
    A DIREÇÃO ESTADUAL ACERTADAMENTE PROPÔS A DATA DO CONGRESSO PARA FEVEREIRO, POIS PODEREMOS ESCUTAR A CATEGORIA E COMEÇAR O ANO DE 2012 COM PROPOSTAS CONCRETAS E SÉRIAS PARA A LUTA PELA IMPLEMENTAÇÃO DO PISO E NA ESCOLA QUE TRABALHO EM MONTES CLAROS TODOS APROVARAM A DECISÃO DA MAIORIA DO COMANDO, QUE TEM QUE SER RESPEITADA. ATÉ A VITÓRIA.
    PROFESSOR CARLOS

    ResponderExcluir
  198. Colega Euler,

    ao ler a nota em que a Secretaria de Educação exige a retirada dos cartazes contendo os nomes dos deputados bandidos que se venderam ao governo de Minas Gerais, não tive dúvidas: o governo e os deputados estão com medo do contra-ataque por parte de nós, professores. É que a difusão pelas redes sociais na Internet dos nomes desses inimigos da educação fará com que eles percam muitos votos, expondo toda a podridão do sistema político brasileiro e, em especial, mineiro, e também os conchavos politiqueiros dos diversos partidos políticos que são criados somente para esta finalidade.

    Não podemos perder esta oportunidade de fazer uma campanha maciça contra estes deputados e atacá-los onde mais dói neles: a perda de votos.

    Portanto, sugiro que veicule e mantenha este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=FB04s-NeC5g por mais tempo no site, para que mais professores possam assisti-lo e divulgá-lo para toda a sociedade de Minas Gerais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  199. Comandante Euler:
    Enquanto voçê faz uma revolução virtual , nós vamos para as ruas e praças com o Sind-Ute lutar pela pela implementação do Piso.
    O Sind-Ute hoje é referência no Brasil para todos os sindicatos e movimentos sociais e merece respeito.

    ResponderExcluir