quarta-feira, 11 de agosto de 2010

A Globo apóia Serra: mais um motivo para não votar nele


Se não houvessem motivos para não votar no representante da direita golpista brasileira, o candidato demotucano José Serra, o apoio da Rede Globo ao candidato já seria o suficiente. Nas entrevistas realizadas com os candidatos à presidência, pelo que fiquei sabendo por meio de fontes sérias e equilibradas - pois, trabalho no turno da noite e não pude assistir -, a Globo (o casal 20 Bonner's) tratou de forma grosseira e estúpida a candidata Dilma Roussef. No dia seguinte, usou a candidata Marina Silva para atacar o PT. Hoje, pelo que fiquei sabendo, tratou com todo o cuidado e cerimônia o candidato demotucano, o preferido da Globo.

A atitude da Globo não pode surpreender a ninguém, pois esta empresa se formou na estufa da ditadura militar, apoiou o golpe dando-lhe sustentação, foi contra a campanha das Diretas-já, tentou fraudar as eleições no Rio em 1982 contra o governador eleito Leonel Brizola, com a farsa do Proconsult, etc., etc, etc.

A mídia brasileira e internacional não é confiável. Ninguém que tenha o mínimo de cérebro pode formar opinião por meio destes veículos de comunicação. Os blogs autônomos são hoje a verdadeira voz dos sem-voz. E, entre as diversas empresas da mídia, a Veja, a Folha de S.P e a Globo estão seguramente entre aquelas que não merecem a menor confiança. As três apoiam descaradamente ao candidato Serra. Razão mais do que suficiente para que nenhum cidadão um pouco mais consciente vote neste candidato.

Debate na Band deveria trazer todos os candidatos

O debate dos candidatos ao governo de Minas na Band Minas ocorre amanhã, quinta-feira. Pelo que parece, a emissora está discriminando os candidatos dos partidos mais ideológicos, como Vanessa Portugal do PSTU e Fábio Bezerra do PCB, entre outros. Considero isso um profundo desrespeito para com a cidadania e para com a tão falada democracia e igualdade entre os cidadãos. Ora, se o TRE aceitou o registro destes candidatos, é inaceitável que eles não tenham pelo menos o direito de participar dos debates nas grandes emissoras, já que não terão quase nenhum tempo gratuito no horário eleitoral.

Mesmo que os candidatos mais a esquerda não tenham chance de se elegerem, eles têm o direito de defender as suas propostas e inclusive fazer cobranças aos candidatos com maior chance eleitoral. Do contrário o debate acaba virando conversa de comadres, com os principais candidatos evitando assumir compromissos e omitindo questões que não interessam aos dois candidatos, como a questão dos salários dos educadores de Minas e demais servidores públicos, o reposicionamento que é lei e não foi cumprido, etc.

De qualquer forma, vamos acompanhar o debate e desde já registramos aqui o nosso protesto caso a Band não abra o debate para a participação de todos os candidatos.

Dilma abre vantagem também em Minas

Pela pesquisa Sensus, feita agora em agosto, a candidata Dilma Roussef abriu vantagem de 8,7 sobre o candidato da direita José Serra. Dilma aparece com 42,6% e Serra com 33,9%. O terceiro lugar ainda está com Marina, com 9,8%. Mas, acredito que nas próximas pesquisas o candidato Plínio Sampaio, do PSOL deve assumir a terceira posição dada a visibilidade que conquistou após o debate na Band. É uma pena que a nossa "democracia", com todas as aspas a que tem direito, praticamente impõe aos eleitores o voto útil como saída para não eleger um governante da direita como o candidato demotucano.

Que bom seria se as eleições fossem um momento de disputa entre projetos, que envolvessem o proletariado da cidade e do campo, não apenas para eleger representantes, mas para conquistar, através de um forte movimento social, um outro cenário, voltado para o controle social da coisa pública, sobretudo do orçamento público, distribuição de renda, jornada máxima de trabalho de 30 horas semanais, terra para os sem-terra, moradias para os sem-teto, transformação dos legislativos em conselhos populares com mandatos revogáveis pela comunidade de assalariados a qualquer tempo, impostos progressivos para as grandes fortunas, etc.

Claro que mudanças mais profundas, mesmo nos estreitos
limites do capitalismo, não caem do céu. É preciso conquistá-las, através de muita luta. Se queremos um cotidiano diferente deste que estamos acostumados, devemos atuar mais firmemente nos embates sociais, seja no nosso ambiente de trabalho, seja em casa, ou nas ruas. A transferência destes embates para palcos distantes da nossa interferência, como nos parlamentos burgueses, é o caminho para a nossa derrota.

Portanto, sem perder de vista as eleições em curso, devemos nos organizar e nos preparar para os combates decisivos, que travamos nas greves e mobilizações em favor dos de baixo.

* * *

Leiam também:

- Blog da Cris - da nossa colega e amiga Cristina, que faz uma cobertura completa da comemoração ao Dia do Estudante na E.E. Padre José Senabre, em Vespasiano. Parabéns aos trabalhadores e estudantes da escola.

- Blog Proeti no Polivalente - da nossa amiga e colega Vanda Sandim, de São João del-Rei, terra da Vanda e do Vander, mais até do que do faraó, kkk. Vanda publica o belíssimo poema que nos lembra que o silêncio ante os abusos pode nos custar a incapacidade de reagir.

- Blog S.O.S. Educação Pública - da nossa amiga e colega Graça Aguiar, do Rio de Janeiro, que nos trouxe a boa notícia de que a cidadã Claudinéia, que havia sido presa por tentar vestir os 10 filhos, foi finalmente liberada, em função da pressão popular.

- Blog Em Busca do Conhecimento - do nosso amigo e colega Sebastião Gonçalves, que traz a resposta que uma professora do Paraná deu à revista Veja, aquela que culpa os professores por todos os problemas da Educação.

- Blog do Coletivo Fortalecer - ligado ao Sind-Rede/BH, que lança a campanha "Ei Band, eu quero a Vanessa no debate".

- Site oficial do Sind-UTE - Que organiza no dia 16/08, segunda-feira, plenária com os trabalhadores em Educação de Betim-MG.

2 comentários:

  1. Os proprios alunos que assistiram as três entrevistas comentaram comigo como foi tão claro o apoio da emissora ao tucano. Ele mencionou sobre rodovias , saúde ,mas sobre a educação nada, é para o futuro, afinal de contas, pra que ter uma educação de qualidade e profissionais bem remunerados se o fundamental é ter asfalto

    Luciano

    ResponderExcluir
  2. EULER ME AMARROTA PORQUE ESTOU PASSADA!!!!!!!!!!!!!!!!
    ANASTAZISTA DISSE AGORA NA BAND QUE A QUESTAO DO PISO E RELATIVA, O IMPORTANTE E RECONHECER E VALORIZAR O PROFESSOR.
    ONDE ESTA ESSA VALORIZAÇAO??????? DEVE SE LA NO JAPAO PORQUE AQUI EM MINAS ..........

    ResponderExcluir