segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mais uma luta pela desapropriação de DANDARA


Mais uma luta pela desapropriação de DANDARA
Por: Frei Gilvander

CONVOCAÇÃO À REDE DE APOIO A DANDARA.

Belo Horizonte, 02 de abril de 2012.

Amanhã, dia 03 de abril, terça-feira, a OCUPAÇÃO-COMUNIDADE DANDARA estará mais uma vez mobilizada e em luta pela desapropriação do terreno ocupado por 1.000 famílias de Dandara.

De madrugada, em vários ônibus, o povo de Dandara irá para o centro de Belo Horizonte manifestar na parte da manhã e a partir das 14 horas acompanhará mais uma Audiência Judicial na 6ª Vara de Fazenda Pública Estadual, sob a presidência do juiz Dr. Manoel dos Reis Moraes. Contaremos também com a participação da Ocupação-comunidade Zilah Sposito-Helena Greco. Esperamos contar com o apoio de integrantes da Rede de Apoio às Ocupações: sindicatos, movimentos sociais, professores, padres, freiras, estudantes, pessoas de boa vontade, amigos/as...

Em 9 de abril de 2009, na madrugada de uma quinta-feira da Semana Santa, a Comunidade Dandara foi formada a partir da ocupação de um terreno particular que não cumpria sua função social – 315 mil metros2.

Exigimos que o prefeito de Belo Horizonte, sr. Márcio Lacerda, ou o Governador de Minas, sr. Antonio Anastasia, desaproprie o território de Dandara para fins de habitação popular do povo que lá ocupa o terreno há quase 3 anos. Desapropriação é compra forçada. Essa é a forma jurídica e política mais justa para se resolver de forma justa o grave conflito social que envolve as mil famílias de Dandara – cerca de 5 mil pessoas. A Presidenta Dilma já nos disse que se o prefeito de BH ou o governador desapropriar Dandara, o Governo Federal coloca dinheiro para urbanizar Dandara, terminar de construir as casas e fazer o que precisa ser feito para que Dandara seja de fato reconhecida como um bairro.

Na Audiência Judicial de amanhã, às 14 horas, dia 03 de abril de 2012, a Comunidade Dandara, mobilizada e em luta, espera sensibilizar o poder judiciário para que este possa reconhecer a importância de Dandara como um bom exemplo de reforma urbana popular para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Não podemos esquecer que a Construtora Modelo reivindica a reintegração de posse no terreno ocupado por Dandara, mas deve ao município de BH mais de R$2.200.000,00 em IPTU, nunca pagou nem um centavo pelo terreno. É público e notório que o terreno estava abandonado há várias décadas. Era uma propriedade que não cumpria sua função social. Logo, segundo a Constituição de 1988 a Construtora Modelo nunca exerceu posse sobre o terreno e por isso não deve ser reintegrada.

Se em BH há um déficit habitacional acima de 70 mil casas é óbvio que o prefeito tem o dever de desapropriar Dandara e assim regularizar a situação das mil famílias que lá vivem há quase 3 anos. Dandara não pode se transformar em um Pinheirinho 2. Dandara é de luta e jamais aceitará ser despejada. O povo tem necessidade, sabe dos seus direitos e lutará até a vitória.

Obs. 1: Participação com presença, ajuda com alimentação e subsídio para pagar ônibus são bem-vindos.
Obs. 2: A Audiência Judicial será na 6ª Vara Pública de Fazenda Estadual, na Rua Gonçalves Dias, 1260, Funcionários, lado da Praça da Liberdade.

Assinam essa Convocação:

Brigadas Populares, Coordenação Geral de Dandara e Rede de Apoio a Dandara.

Contatos:

Rosário, cel. 31 9241 9092 - Joviano, cel. 31 8815 4120
Rosa, cel. 31 9287 1531 - Frei Gilvander, cel. 31 9296 3040.

Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
www.twitter.com/gilvanderluis
Facebook: gilvander.moreira
skype: gilvander.moreira

***

No BLOG do NDG e no Blog A pós-modernidade, da colega Marly Gribel, leiam também:

Altamiro Borges: Redes sociais e luta por hegemonia

36 comentários:

  1. UTILIDADE PÚBLICA

    Nossas autoridades deveriam pensar em um projeto de lei que obrigasse as emissoras a ter uma programação voltada para o tema da Poluição com vídeoaulas acompanhadas por profissionais com uma linguagem de fácil compreensão, objetivando grande discussão popular, a partir das escolas!
    http://www.colegioweb.com.br/biologia/a-poluicao-do-mar.html

    Racionamento de Água
    “Pela primeira vez uma lei defeniu critérios para racionamento de água no Brasil. Segundo o art. 21 do projeto de lei encaminhado ao Congresso, dispondo sobre o sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, nos casos de insuficiência de água para atendimento da demanda outorgada em corpo hídrico (rios, lagos etc.) de domínio da União, inclusive para diluição de efluentes líquidos em concentrações aceitáveis, e para dirimir ou prevenir conflitos entre usuários de água, o governo poderá declarar, em regime de racionamento, o corpo hídrico ou todos os corpos hídricos formadores de uma bacia hidrográfica, tais como rios, riachos, lagoas, lagos etc.”
    http://www.colegioweb.com.br/biologia/racionamento-de-agua.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acesse: PORTAL BIOLOGIA

      Apr 2, 2012 12:28 PM

      Leia-se: "Pela primeira vez uma lei definiu critérios..."

      http://www.colegioweb.com.br/biologia/racionamento-de-agua.html

      Excluir
  2. Caro colega Euler,
    Gostaria que me infomasse seu e-mail para eu poder enviar uma dúvida minha, pois estou passando por um constrangimento e não quero relatar a todos.

    ResponderExcluir
  3. Penso que já temos o exemplo do Pinheirinho, ou as autoridades acham que não basta?!

    ResponderExcluir
  4. ERRATA

    Racionamento de Água
    Leia-se: "Pela primeira vez uma lei definiu critérios..."

    ResponderExcluir
  5. Perigo à Vista!

    Campanha do TSE para estimular voto dos jovens começa a ser veiculada na TV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha família estou desestimulando o voto dos meus sobrinhos. Para que votar? As cartas já estão marcadas. A urna eletrônica foi banida de outros países, pois não permite a recontagem dos votos. Se fosse coisa séria a urna seria adotada em mtos países onde os votos são contados...

      Excluir
  6. RINO MARCONI - DOM CAVATI3 de abril de 2012 às 10:01

    Em 2006 o Senador Cristovão Buarque disse que a escola pública, no Brasil, só melhoraria se os políticos fossem obrigados a colocar os filhos nas escolas públicas. A presença das famigeradas salas multisseriadas em Minas, mostra o total descaso deste desgoverno com a educação. Imagine se ele colocaria o 'filho dele' - rsrsrs- em uma sala de aula desta. Na alfabetização é uma loucura, mas imagine nas outras séries. O professor de matemática: _ Preste atenção menino, delta é igual a b ao quadrado menos quatro a c, que é isso professor? Não estou falando pra você agora não, você ainda tem que aprender raiz quadrada. E o outro, eu já estudei isto. Você é raiz de delta menino. Que é isso professor? Brinca de jogo do velha enquanto eu explico para o outro. Mas o que tem a ver raiz de delta com jogo da velha? Você vai me enlouquecer. Toca o sinal. Graças a Deus. Que bom vai começar a aula de português! Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...muito bom!!!...só rindo mesmo!!!
      rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs............

      E que Deus nos abençoe...

      Excluir
    2. Filhos de políticos e da elite ilustrada estudam no exterior, e só vem ao Brasil para tomar a conta do gado no lugar dos pais.

      Excluir
    3. ameiiiiiiiiii.............. o que importa e não perder o humor. e o dito e feito

      Excluir
  7. ALGUÉM SABE ME INFORMAR PORQUE ENVIARAM LIVROS DE ESPANHOL SEM QUE A ESCOLA TENHA AULAS DESSE IDIOMA???SÃO MAIS DE 2500 ALUNOS, E TODOS RECEBERAM ESSE LIVRO... TRABALHO NESSA ESCOLA HA 15 ANOS E JAMAIS TIVEMOS PROFESSOR OU AULA DE ESPANHOL... PORQUE A SEE SEMPRE ENVIA O LIVRO DIDÁTICO QUE NÃO ESCOLHEMOS???É MUITA INCOMPETÊNCIA...OU É DINHEIRO AO VENTO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a maneira mais fácil para desviar dinheiro público.

      Isso é a corrupção bem às nossas vistas.

      Excluir
    2. INCOMPETÊNCIA e CORRUPCÃO! Não há outra explicação.

      Excluir
  8. COLEGAS, PORQUE A CONTRRIBUIÇÃO SINDICAL DESCONTADA ESSE MES VEM 1/08??? O QUE O NÚMERO 08 SIGNIFICA???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, colega, eu não havia percebido. Será que é 01 de 08 vezes? Valha-nos, Deus!
      Abraços.

      Excluir
    2. Como diria minha mãe:
      -Senhor do Bom Jesus!!! Parcelado?

      Excluir
    3. Nao posso nem pensar num trem desses,desconto oito vezes eu nao estou podendo nao.

      Excluir
  9. MINAS GERAIS SE PERDEU AO VENTO, NÃO TEM JEITO .SÓ DEUS PARA CONVERTER ESTA SITUAÇÃO.SÓ VÊ BRIGA , PULICIAL .SOCORRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!QUEM PODERÁ NOS DEFENDER?????????????QUE TRISTEZA.

    ResponderExcluir
  10. Euler, na minha escola falta livros pra mais de 200 alunos. Para quem devo recorrer? A direçao e a sre já dizeram quem temos que esperar mas já se passaram dois meses.

    ResponderExcluir
  11. Quanto ao comentário sobre os livros de Espanhol enviado para as escolas,também fico indignada.Gostaria que todas as pessoas que postam aqui neste blog e fazem parte do colegiado,ao assinarem a grade curricular de sua escola observasse se nessa grade não há aulas de espanhol,pois outro dia qdo fui assinar uma havia aulas de Espanhol na grade,então eu questionei e a secretária disse que a inspetora sabe,lógico que isso só existe no papel.Poste aqui por favor e vamos denunciar mais este absurdo.Totalmente indignada.!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um FIASCO da SEE. É increditável! Qta incompetência! E as mentiras prosseguem junto com a pobre MG que se tornou um "país" sem lei. Que governozinho...Que assessores...Jamais vimos um governo tão prepotente. Só fala mentiras. Xô "narcisos".

      Excluir
  12. Um grande abraço aos companheiros (as) !

    Que estes desgovernos fascistas de Minas - municipal e estadual - não repitam o de São Paulo ! Outro Pinheirinho JAMAISSSSS ... "Os de baixo" de Minas já tiveram o exemplo e lutarão até o fim ! Estarei com o povo guerreiro de Dandara , se preciso for ! Força na luta sempre e VIVA DANDARA !

    André buzina.

    ResponderExcluir
  13. "Alguma coincidência ou é mera semelhança?"
    OU
    "Tudo o que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil?"

    ..."O Partido de Wall Street controlou os Estados Unidos sem dificuldades por tempo demais. Controlou totalmente (em contraste com parcialmente) as políticas dos presidentes por pelo menos quatro décadas (para não dizer mais), independentemente de se algum presidente individual foi ou não seu agente por vontade própria. Corrompeu legalmente o Congresso por meio da dependência covarde de políticos dos dois partidos em relação ao poder do dinheiro e ao acesso à mídia comercial que controla. Graças a nomeações feitas e aprovadas pelos presidentes e Congresso, o Partido de Wall Street domina muito do aparato estatal e do Judiciário, em especial a Suprema Corte, cujas decisões estão crescentemente a favor dos interesses venais do dinheiro, em esferas tão diversas quanto eleitoral, trabalhista, ambiental e comercial."...

    do blog
    http://boitempoeditorial.wordpress.com/2012/04/02/os-rebeldes-na-rua-o-partido-de-wall-street-encontra-um-adversario-artigo-de-david-harvey/

    ResponderExcluir
  14. Comandante Euler o foco agora terá que ser o ENCONTRO DO NDG!Você é o capitão e precisamos focar neste encontro!
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. Kátia/Montes Claros3 de abril de 2012 às 22:24

    Retirei do blog da prof. Marly, aqui no Norte De Minas já começamos o trabalho, pedimos a todos colegas do sul, leste oeste de Minas Gerais façam o mesmo... outro detalhe estamos filmando a merenda servida aos alunos para desmacarar Anastasia , Gazolla , Vilhena por sinal de pior qualidade e vamos jogar no youtube em todas as redes...
    O texto para ser lido no dia 04/04 está pronto- escrito por Euler Conrado
    Marly Gribel


    O professor Euler Conrado disponibilizou um texto simples para ser reproduzido e lido nas salas de aulas em todo o Estado. Como é uma ação coletiva e simultânea( todas as ações tem que ser simultâneas daqui para frente) segue aqui algumas sugestões:

    1) Seria interessante que os alunos levassem os textos para casa e que fossem lidos para os pais( do ensino Fundamental) para que a pergunta fosse respondida em casa na forma de tarefa;
    2) Cada professor faria a reprodução dos textos( 40 cópias);
    3) os textos seriam lidos no 2º horário;
    4)Como alguns alguns professores não irão reproduzir os textos( com certeza isto ocorrerá) levar mais cópias para distribuição e leitura/ discussão na sala. A pergunta pode ser transcrita no quadro e enviada como tarefa para casa;
    5) Se houver recusa do professor para leitura e discussão do texto, os colegas mais combativos o farão no 3.º horário.

    Importante destacar que já nos prejudicaram e nos torturaram de todas as formas possíveis e que não é mais possível calar diante dos desmandos deste Estado despótico que nos sonegou o Piso. Nossa luta, no entanto, deve ultrapassar as fronteiras do medo e persistir na busca pela educação de qualidade e valorização dos educadores de todo o Brasil.

    O grande Encontro entre os membros do NDG de toda a região deve ser marcado, se possível pós feriado e como o professor Euler tem bastante representatividade no seu blog "deve"criar um link para que os interessados confirmem presença. É importante a presença de todas as regiões do Estado. Destacando que cada um terá que arcar com suas despesas de viagem.

    Quanto ao local- como somos sindicalizados, creio que o melhor local é a sede do Sind-UTE, que é na capital e num bairro central. A Articulação está convidada a participar, na qualidade de ouvinte e com direito a voz . Mas quem presidirá o encontro será o NDG, comandado por Euler e seu grupo original( que ainda não conheço) mas que quero muito conhecer.

    Todas as propostas já estão colocadas pelos professores no blog do Euler na parte de comentários e como algumas demandam dinheiro e preciso que o grupo Articulação esteja presente. As subsedes podem arcar com os outdoors por exemplo.


    Blog do NDG: Dona Maria, a Educação e o Piso: Dona Maria, a vizinha de um amigo, saiu cedo para comprar um pacote de café, além de verduras e legumes para preparar o almoço, como acont...
    venceremos em luta desmascarando a burguesia
    abraços a todos
    Kátia / Montes Claros

    ResponderExcluir
  16. http://blogdondgmg.blogspot.com.br/2012/04/liderancas-do-ndg-devem-se-reunir-no.html
    ADESÃO EM MASSA AO NDG
    DA BASE PARA A BASE DO POVO PARA O POVO EM LUTA DE DIGNIDADE A CLASSE MASSACRADA PROFESSORES DE MINAS GERAIS!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. O gabinete da presidenta me respondeu...Não há resposta.
    Marly Gribel | sexta-feira, 30 de março de 2012

    Prezada Senhora,

    Em resposta a sua mensagem, endereçada à Presidenta Dilma Rousseff, informamos que o assunto foi encaminhado ao Ministério da Educação para análise e eventuais providências.

    Caso julgue necessário obter informações sobre o tratamento do assunto, recomendamos-lhe escrever ao setor pertinente.

    Cordialmente,

    Claudio Soares Rocha

    Diretoria de Documentação Histórica

    Gabinete Pessoal da Presidenta da República




    Caros colegas, temos que pressionar a Senhora presidenta, o Ministro da Educação, Sr. Mercadante, inclusive cobrar nas redes sociais o Fórum da Educação para que o Piso se torne uma realidade e não esta novela de enrolação.

    Temos que aproveitar também a escolinha do professor Raimundo, que está sendo reprisada na TV Globo. O mestre da graça, Chico Anísio deixou para o país esta lição importante e verdadeira- a Educação não tem valor no Brasil e que os salários são aviltantes. Faz tanto tempo este quadro e é ainda tão atual. O Brasil anda de carroça quando se trata dos interesses da população: educação, saúde, moradia, terra, segurança. Está se tornando um país de faz de conta.

    Nossa carreira, nossa vida: a Educação- não podem mais esperar - não temos mais que aguardar- Queremos o que é nosso de direito: O Piso Salarial Nacional. Ou isto ou a dança das cadeiras entrará em curso. Vem aí as eleições: ACORDA BRASIL!




    resposta nossa Dilma as cadeiras vão dançar
    Comandante vamos focar no encontro! outro detalhe seu blog é lido por todos de todas as esferas, não sabes a força que você tem!
    com carinho
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho medo qd se diz "ACORDA BRASIL". O PAÍS JÁ ESTÁ NA PIOR. A "CORDA" FACILITA o ENFORCAMENTO. Qtos desmandos e sujeiras. Será que tem jeito se não investirem na EDUCAÇÃO?

      Excluir
    2. Enderecei uma mensagem para a presidenta e recebi a mesma resposta do gabinete pessoal dela. Penso que não há outra resposta.

      Excluir
  18. Vamos focar no piso! Comandante a batalha só começou...

    retirei do blog da prof Marly

    Altamiro Borges: Redes sociais e luta por hegemonia
    Marly Gribel | terça-feira, 3 de abril de 2012


    Este texto publicado no Blog do Altamiro Borges serve para várias análises e vêm de encontro a tudo que estamos tentando implementar nos blogs ligados à Educação no Brasil- A " força organizada".

    Estamos hoje à mercê das elites, porque na verdade elas dominam todos os espaços e conseguem congregar seus interesses de classe de uma forma organizada, sincronizada. Enquanto os educadores permanecem perdidos, buscando o mínimo: seus direitos, estes que o Sindicato têm por dever buscar: férias prêmio, pagamento dos dias repostos, outdoors, visita às escolas. E nem isto esta turma que atualmente ocupa o poder não realiza. Coisas mínimas, pequenas, baratas- coisas que basta um encontro com a Secretária , uma pressão na mídia, na justiça e sai. Porque o principal: O piso Salarial, os recursos para a Educação à nível nacional- estes terão que ser novamente buscados, ou pela força das Leis( e isto o sindicato vêm tentando ) ou pela força da Greve.

    Infelizmente, o Sind-UTE finge que o NDG não existe e porque será que finge? Por ter medo de perder o poder? de dividir o poder? Mas o poder é para ser compartilhado, dividido, descentralizado. Precisamos aprender a conviver democraticamente. Caso contrário, iremos propor desfiliação em massa e formar uma associação independente. O grupo do Euler surgiu como uma esperança- o NDG- e estamos correndo atrás dela.

    Mas o NDG só pode partir das coisas simples, neste momento ( por falta de dinheiro mesmo) e congregar ações mais complexas a partir de um eixo- que será construída e que iniciará no dia 14/04.

    As mais simples estamos tentando implementar- denunciar nas redes sociais- expandir o compartilhamento à nível mundial, construir textos para serem partilhados no espaço escolar. Mas fica díficil, se estas pequenas e grandes ações não estiverem unificadas , pelo menos à priori pelos educadores em rede. E esta rede anda muito frágil- precisamos aprender /ensinar/reutilizar esta complexa máquina de congregar gente- as redes sociais.

    Altamiro Borges: Redes sociais e luta por hegemonia: Por Vito Giannotti, no jornal Brasil de Fato : Hoje, ao falar em comunicação dos trabalhadores, logo aparece a pergunta sobre o papel das ...
    Você hoje representa nossa classe!Orgulho enorme de você!
    Camila

    ResponderExcluir
  19. Luis Carlos/Curvelo4 de abril de 2012 às 01:39

    Capitão , meu Capitão PRECISAMOS DE VOCÊ!!!

    ResponderExcluir
  20. Gente,
    Hoje recebi em minha residência, um telefonema de uma equipe que está ligando para as casas e perguntando se conhecemos o site www.educacaomg.gov e a telefonista diz que é para acessa-lo e ver quantas coisas BOAS tem sido feita pelo governo de MG e ver também como a educação aqui está sendo bem avaliada.

    Sinceramente, Quase tive um infarto. Ele pergunta se há sugestões a serem feitas. Disse para ela que a mais importante e verdadeira situação a ser mostrada seria a situação da desvalorização dos profissionais vem enfrentando.

    ResponderExcluir
  21. Oi Euler
    Minha escola é imensa mas só temos três ASB por turno.Enquanto isso a biblioteca esta ABARROTADA de livros.ALGUÉM TÁ LEVANDO NESTE TAL DE PNLD.
    Quem será???Falo...Grito mas,não ouço eco...

    ResponderExcluir