sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aos educadores de Minas e do Brasil


- Blog S.O.S. Educação Pública: "15 DE OUTUBRO"

- Blog da Cris: "Dia do professor!!! PARABÉNS AOS MESTRES!!!"


- Blog do Miro: "Homenagem do Serra ao "Dia do Professor" "

- Blog Sind-UTE Caxambu: "
PARABÉNS PROFESSORES! - Mas será que temos muito o que comemorar?
"

- Blog Mulher com Multifacetas: "Um dia para ser comemorado sim"

-
Clique aqui e veja a homenagem do Sind-UTE-MG ao Dia do Educador.

- Blog do COREU: "
Salve o dia 15 de outubro!
"


* * *

"João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler.

Primeiramente, parabéns pelo nosso dia. Pena que só tenhamos este. Todo dia deveria ser dia do professor, valorizado nos seus vencimentos e na sua autoestima.

Quero aqui prestar uma homenagem a um colega que alcançou as palmas do martírio na sua profissão. Trata-se do Professor Custódio Augusto de Assis (não é meu parente). Ele era professor da escola do sexo masculino em Carandaí, até que em 30 de agosto de 1894 ele levou um tiro certeiro de espingarda na ladeira de Afonso Galliard (hoje rua Capitão Severino). Ele, que era um professor conceituadíssimo no então distrito pertencente a Barbacena, no entanto, por questionar algumas coisas erradas que aconteciam no Conselho Distrital, como desfalques que o Fiscal do Conselho dera, arrumou uma encrenca com a família mais poderosa do lugar, oriunda de um barão do Império, e que hoje é representada por um prefeito do PSDB. Caiu banhado em sangue, e logo foi socorrido pelo sr. Ricardo Ambroggi (um dos conselheiros do Conselho Distrital) e levado para a casa do sr. José Gonçalves Possa. Depois o puseram no trem misto da noite, e lá foi ele para Barbacena, onde o desceram na Estação do Sanatório e foi levado para a Santa Casa de Misericórdia, então o único hospital da cidade (instituído em 1852, pelo sr. Antônio José Ferreira Armond, irmão do meu tataravô). A indignação em Carandaí e Barbacena foi ao auge. O jornal A Folha, cujo redator era Francisco Mendes Pimentel, colocou editoriais. Em 03 de setembro seguinte o nosso colega faleceu, deixando viúva e órfãs, ''sete tenras criancinhas''. O assassino foi preso e julgado. E nada se provou contra os mandantes. Ele pagou sozinho.

Fica aqui minha homenagem póstuma ao professor Custódio.
"


"
Ivone:

Caros colegas... Não sei a origem/causa do dia 15 de outubro ter sido escolhido para comemorar o DIA DO PROFESSOR. Gostaria de deixar meu abraço frateranal a todos colegas de lutas e batalhas, verdadeiros professores, que vão além de conteúdos, mas se preocupam no preparo de cidadãos!!!! Feliz dia dos professores, seria querer algo impossível, pelo menos aqui em MG. Mas que Deus ilumine a todos e dê força para continuar a batalha pelas nossas crenças, pelos nossos ideais, e desanimar jamais... Muita luz, força e fé!!!!!
"


"
Denise:

Amigos,

Eu ainda espero por um milagre.

Abraços e lá vou eu sobrevivendo...
"


"EECOREU
:

Salve o dia 15 de outubro!

O dia do professor deve ser comemorado em sua plenitude não significando este ato a simples assimilação dos discursos oficiais tradicionalmente marcados por associar este profissional à figura mitológica da professorinha vocacionada e santificada desprovida de necessidades “mundanas” tais como salários dignos e condições adequadas de trabalho.

Na realidade convivem os professores brasileiros diariamente com contradições históricas e lutam bravamente, mesmo que alguns ainda não tenham percebido, contra uma cruel estrutura econômica e política cujo objetivo resume-se na produção do maior número possível de mão de obra barata para atividades de baixa escolaridade satisfazendo-se, os donos do poder, com a simples alfabetização que possibilite um futuro curso de 30 horas para os jovens que consigam sobreviver a violência.

Desta forma ensinar em verdadeiros depósitos de jovens constitui um ato de resistência ficando o 15 de outubro como oportunidade de denúncia do distanciamento de nossas autoridades do compromisso de desenvolvimento nacional revelado na precariedade dos educandários e péssimos salários oferecidos aos professores caracterizando a manutenção da prática colonial de exploração da terra e nossa gente.

Observa-se assim a sala de aula transformada em marco da incoerência apresentando-se o professor na condição de orientador do ensino em sua dimensão libertária de encaminhamento para a transformação da realidade cercado de normas e regras cujo teor impede o desenvolvimento de seu trabalho resultando sua atividade em constante sentimento de derrota.

O 15 de outubro representa a esperança de unidade de uma categoria e sua valorização a condição primordial para o progresso e libertação de um povo.

Wladmir Coelho
".


"Wender Moura:

Caro Euler, temos neste dia do professor de estarmos atentos para o trololó do vampirão, passou na propaganda dele que a educação é uma blz, mas assista um pequeno resumo da realidade, caso não tenha visto ainda.

http://www.youtube.com/watch?v=LKuU1pu-chQ&feature=related
"


* * *


- Blog Vi o mundo: "Marilena Chauí: Serra representa ameaça à democracia e aos direitos sociais"

- Blog do Miro: "
Resolução do PSOL: "Nenhum voto em Serra"
"

4 comentários:

  1. Ao colega Rômulo, derrotar o projeto neoliberal demotucano é fundamental na nossa luta.Você acha que se ele vencer teremos algum suporte federal de exigir alguma melhoria no nosso Estado?Uma coisa que eu não entendo caro colega é a sua aversão pela Dilma, não vejo na Dilma apenas um mal menor, ela lutou e foi presa lutando contra a ditadura militar, é claro que só se chega ao poder fazendo muitas concessões a elite mas mesmo assim acretido que ela possa promover algumas melhorias na educação.Acho que uma terceira derrota demotucana em nivel federal vai ser uma demonstração de que o povo não suporta mais toda essa falta de compromisso com as questões sociais, vitória demotucana vai representar a vitória da política de calúnias sobre a política de propostas.

    ResponderExcluir
  2. Amigos,

    Eu ainda espero por um milagre.

    Abraços e lá vou eu sobrevivendo...

    ResponderExcluir
  3. Salve o dia 15 de outubro!
    O dia do professor deve ser comemorado em sua plenitude não significando este ato a simples assimilação dos discursos oficiais tradicionalmente marcados por associar este profissional à figura mitológica da professorinha vocacionada e santificada desprovida de necessidades “mundanas” tais como salários dignos e condições adequadas de trabalho. Na realidade convivem os professores brasileiros diariamente com contradições históricas e lutam bravamente, mesmo que alguns ainda não tenham percebido, contra uma cruel estrutura econômica e política cujo objetivo resume-se na produção do maior número possível de mão de obra barata para atividades de baixa escolaridade satisfazendo-se, os donos do poder, com a simples alfabetização que possibilite um futuro curso de 30 horas para os jovens que consigam sobreviver a violência.
    Desta forma ensinar em verdadeiros depósitos de jovens constitui um ato de resistência ficando o 15 de outubro como oportunidade de denúncia do distanciamento de nossas autoridades do compromisso de desenvolvimento nacional revelado na precariedade dos educandários e péssimos salários oferecidos aos professores caracterizando a manutenção da prática colonial de exploração da terra e nossa gente.
    Observa-se assim a sala de aula transformada em marco da incoerência apresentando-se o professor na condição de orientador do ensino em sua dimensão libertária de encaminhamento para a transformação da realidade cercado de normas e regras cujo teor impede o desenvolvimento de seu trabalho resultando sua atividade em constante sentimento de derrota. O 15 de outubro representa a esperança de unidade de uma categoria e sua valorização a condição primordial para o progresso e libertação de um povo. Wladmir Coelho

    ResponderExcluir
  4. Caro Euler, temos neste dia do professor de estarmos atentos para o trololó do vampirão, passou na propaganda dele que a educação é uma blz, mas assista um pequeno resumo da realidade, caso não tenha visto ainda.
    http://www.youtube.com/watch?v=LKuU1pu-chQ&feature=related

    ResponderExcluir