quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Frei Gilvander ameaçado por combater uso de agrotóxico...

Frei Gilvander ameaçado por combater uso de agrotóxicos...

Recebemos e-mail do Frei Gilvander denunciando a ameaça de prisão que paira sobre a pessoa dele. O motivo? Por haver denunciado, em vídeo, através de uma entrevista, o possível uso indiscriminado de agrotóxicos no feijão de Unaí. Um juiz de Unaí teria decretado a prisão de Frei Gilvander caso este voltasse a divulgar o referido vídeo no Youtube. Os advogados do Frei Gilvander entraram na Justiça de Minas pedindo um habeas corpus preventivo. Nas mãos de uma desembargadora, o pedido foi negado. Por que será? Isso me fez recordar, tempos atrás, um caso de denúncia que alguns cidadãos apresentaram de um suposto superfaturamento, que teria sido praticado por um ex-prefeito de um arraial qualquer aqui em Minas. A justiça brasileira precisa passar por uma profunda reforma, como aliás, os demais poderes também, todos eles marcados por descrédito por parte de expressiva parcela da população. Vivemos numa república muito mal resolvida; ou bem resolvida apenas para os de cima. Não podemos generalizar, é claro, mas que o braço da justiça tem pesado quase sempre em favor dos poderosos, ah isso tem. A própria realidade dos professores e demais profissionais da Educação em Minas é um exemplo da ação da justiça em desfavor dos trabalhadores de baixa renda. Nossa greve do ano passado, em defesa do cumprimento de uma lei federal considerada constitucional pelo STF - a Lei do Piso -, foi julgada ilegal por um desembargador, lembram-se? Ao mesmo tempo, o procurador  geral de Minas, ao invés de cobrar do governo o cumprimento da lei, ingressou com ação na justiça contra os educadores. Essa é a justiça (ou parte dela) em Minas, e no Brasil. E tal como a justiça, da mesma forma se comportou o legislativo mineiro, absolutamente conivente com o governo. E para completar, uma mídia completamente servil ao governo de Minas e aos poderosos do Brasil. 

Como cidadão, considero um absurdo a ameaça feita ao Frei Gilvander, pelo fato de estar divulgando uma realidade que, se verdadeira - até prova em contrário, que deveria ser oferecida pela empresa denunciada -, coloca-se em favor da saúde pública. Mais ou menos como se alguém denunciasse que a poluição de uma determinada fábrica estaria causando problemas de saúde à população, e em consequência disso, um juiz mandasse prender a pessoa que tivesse apresentado tal denúncia de interesse público. Esta é a Minas Gerais acostumada à truculência de coronéis e faraós; mas que está mudando, graças às vozes corajosas e independentes de pessoas como Frei Gilvander. Fiquem a seguir com o texto dele.


***

O uso indiscriminado de agrotóxicos é uma afronta ao direito a uma alimentação saudável.

Gilvander Luís Moreira

No início de 2012, ano em que a Campanha da Fraternidade  foi sobre Saúde Pública, além de escrever alguns textos de apoio às lutas em defesa deste direito constitucional e para que ele se  efetive de fato no chão da vida real, disponibilizei um vídeo de 2,5 minutos, no Youtube e em meu sítio www.gilvander.org.br , sob o título Feijão de Unaí está envenenado? Trata-se de uma entrevista com uma diretora de Escola Municipal da zona rural de Arinos, Noroeste de Minas. Na entrevista ela afirma que ao tentar cozinhar 30 quilos do Feijão Unaí para a merenda das crianças teve que jogar fora todo o feijão, porque ao abrir os saquinhos as cozinheiras sentiram o cheiro forte de veneno. Em outra ocasião lavaram o feijão, deixaram de molho de um dia para o outro, mas ao cozinhar, o mau cheiro fez as cozinheiras sentirem mal. Havia excesso de gosma acumulando na panela. Não foi possível dar o feijão para as cerca de 200 crianças da escola. A entrevistada noticiou também haver um grande número de pessoas com câncer na cidade de Arinos. Corre de boca em boca que o modo do cultivo e conservação de feijão de Unaí pode estar causando câncer em muita gente.


Por causa da divulgação do vídeo, a empresa proprietária do feijão Unaí processou os responsáveis do Google/Youtube e a minha pessoa, alegando danos morais. O juiz do Juizado Especial Cível da Comarca de Unaí, responsável pelo processo, ordenou prisão contra os diretores do Google/youtube, caso não seja retirado o vídeo da internet dentro de cinco dias, e a mim em caso de reinserção, sob o argumento de crime de desobediência.


Despacho do juiz: “Vista ao réu. Prazo de 0005 dias(s). Para comprovarem o cumprimento da ordem de exclusão do vídeo de pagina eletrônica do Youtube, no prazo de 05 dias, sob pena de prisão em flagrante dos representantes legais do Google neste país e do réu Gilvander pela prática do crime de desobediência, sem prejuízo da multa fixada.”


O prazo venceu dia 29 de outubro último e o vídeo continua no Youtube, em www.gilvander.org.br e, após a divulgação do Manifesto contra o uso indiscriminado de agrotóxico e contra criminalização de frei Gilvander, várias outras pessoas baixaram o vídeo e o reinseriram em seus canais de comunicação.  Outras pessoas estão assistindo ao vídeo.


No dia 28 de outubro de 2012, os/as advogados/as que estão me defendendo impetraram no TJMG um Habeas Corpus Preventivo com pedido liminar que foi distribuído para a 6ª Câmara Criminal, sob a relatoria da Desembargadora Márcia Milanez.


Ao final da manhã do dia 31 de outubro de 2012, a desembargadora indeferiu (negou) o pedido liminar e, portanto, negando o pedido de segurança, próprio do Habeas Corpus. A fundamentação do Habeas Corpus era a de que eu estava sendo processado por ter postado na internet um vídeo que denuncia o uso abusivo de agrotóxicos no feijão vendido pela empresa TORREFAÇAO E MOAGEM CAFÉ DE UNAÍ LTDA. Que a referida empresa havia entrado com ação indenizatória por danos morais, com pedido de antecipação de tutela. Que o referido juiz da Comarca de Unaí em sede de liminar determinou que o Youtube retirasse o vídeo em 48 horas sob pena de multa de 200 reais por dia e determinou a mim, frei Gilvander, que não inserisse o vídeo novamente em qualquer site, sob pena multa no valor de 4 mil reais. Advogados da Google/Youtube apresentaram no processo várias páginas de defesa se recusando a retirar o vídeo por entender não haver nenhuma irregularidade. Em síntese, disseram que não há nada de ilícito no vídeo. Trata-se de uma reportagem, de informação a sociedade. Recordaram que o Google/Youtube regem-se pelas leis do país que prescreve direito a informação, direito de livre expressão. A empresa é que deve demonstrar que o feijão Unaí não está com excesso de agrotóxico, pois, por outro lado, várias pesquisas científicas e o Relatório da Subcomissão do Agrotóxico da Câmara Federal mostram que o uso indiscriminado de agrotóxico está causando câncer em muita gente.


Observe-se que o Juiz que prolatou a decisão afirmando que eu deveria ser preso em flagrante por crime de desobediência é incompetente, pois se trata de um juiz do Juizado Especial Cível, que só pode mandar prender em caso de descumprimento de obrigação de pensão alimentícia ou depositário infiel. Mesmo que fosse o caso de crime por desobediência, prisão em flagrante por crime de desobediência é ato típico de matéria penal, ou seja, de competência material do Juizado Especial Criminal. O ato praticado pelo magistrado padece de nulidade absoluta e, segundo as/os advogadas/os que fazem a minha defesa, deve ser declarado nulo.


Além da incompetência absoluta do juiz em relação à matéria, mesmo que eu estivesse cometendo crime de desobediência, trata-se de um crime de pequeno potencial ofensivo nos termos do art. 61 da Lei 9099/95. Nesse caso, em sendo noticiada a prática delituosa, a autoridade policial lavraria Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO - nos termos do art. 69 da Lei 9099/95 e não haveria prisão, nem mesmo em flagrante.


A decisão do referido Juiz afronta ao princípio da não culpabilidade (Artigo 5º, Inciso LVII da CR), segundo o qual, a prisão é a exceção, a liberdade é a regra.


No caso também não estão presentes os requisitos que ensejariam um decreto de prisão preventiva nos termos do art. 312, que seria “necessária” para garantir a Ordem Pública e Ordem Econômica. A denúncia que fiz visa salvaguardar a ordem social da saúde pública. Ninguém pode ganhar dinheiro colocando em risco a saúde de outras pessoas.


Eu não descumpri nenhuma determinação judicial já que a mim foi determinado não reinserir o vídeo. Como o vídeo nunca foi excluído pela Google/Youtube, no caso eu não reinseri, portanto, não há desobediência.


No Habeas Corpus foi pedido, liminarmente, que fosse concedida a ordem preventivamente para assegurar a minha liberdade de ir e vir. Também foi pedido que fosse decretada a nulidade da decisão prolatada pelo Juiz de Unaí, por incompetência material absoluta e, por fim, que fosse concedida a ordem de habeas corpus preventivo, em definitivo, para deferir a revogação da prisão.


Não me sinto seguro em face da decisão da desembargadora que negou o pedido liminar do Habeas Corpus preventivo diante de tão clara ordem judicial. Por isto, outras medidas jurídicas estão sendo tomadas. Agradeço, de coração, a dezenas de movimentos, entidades e pessoas que já assinaram o Manifesto contra o uso indiscriminado de agrotóxico e contra a criminalização de frei Gilvander. Já conversamos com a Defensoria Pública de Minas Gerais que tomará medidas necessárias à defesa do direito a alimentação saudável e que não se use de forma indiscriminada agrotóxicos.


Esperamos que este fato fortaleça todas as iniciativas na defesa da saúde do povo brasileiro, contra os agrotóxicos (veneno) em nossa alimentação. Conclamamos as pessoas de boa vontade a se engajarem na Campanha Permanente contra os agrotóxicos e pela vida, se ainda não se engajaram.

A quem ainda não assistiu aos vídeos, sugiro que assista a partir dos links, abaixo:


1) Feijão de Unaí está envenenado?
http://www.youtube.com/watch?v=uOrtJVd-A0Q&feature=relmfu
Ou em www.gilvander.com.br (Galeria de vídeos)

2) Depoimento do Deputado Federal Padre João: Padre João reforça denúncias  sobre grave contaminação do Feijão Unaí
http://www.youtube.com/watch?v=ZnIoEYCDkdk

3) Baixe e leia o livro AGROTÓXICOS NO BRASIL – Um guia para ação em defesa  da vida, no link, abaixo:
http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/2012/05/01/baixe-o-livro-agro
toxicos-no-brasil-um-guia-para-acao-em-defesa-da-vida/


4) Filme Documentário de Sílvio Tendler: O Veneno Esta na Mesa (Completo e  Dublado) http://www.youtube.com/watch?v=BR1S8tdgkKQ

Belo Horizonte, 05 de novembro de 2012.

Um Abraço terno na luta.


Gilvander L. Moreira, frei Carmelita

 
www.gilvander.org.br
gilvander@igrejadocarmo.com.br
Facebook: Gilvander Moreira (Esse aceita novos amigos)
Twiter.com/gilvanderluis

48 comentários:

  1. OS corruptos lá de Brasília estão soltos...nosso país é o país das injustiças.

    ResponderExcluir
  2. QUE ESTADO PROMISSOR É ESTE QUE O CANINHA 51 DEIXOU PARA O SEU AFILHADO DESGOVERNADO?

    OLHEM O CHOQUE DE GESTÃO, foi um choque mesmo, mas de QUEBRAÇÃO!

    MAIS UMA VEZ O CIDADÃO MINEIRO PAGARÁ A CONTA DO DESTRAMBELHADO SENADOR CAMBALEANTE E SEU AFILHADO.

    Minas Gerais conseguiu, ontem, a aprovação pelo Senado de mais uma autorização para empréstimo. O governo estadual irá captar 300 milhões com a Agência Francesa de Desenvolvimento. Além de articular a aprovação em plenário e na Comissão de Assuntos Econômicos, o senador Aécio Neves conseguiu que o empréstimo tramitasse em "urgência urgentíssima", o que acelerou sua aprovação.

    O financiamento visa ao pagamento de dívidas do governo estadual com a Cemig, após renegociação que permitirá condições de pagamento de encargos menores para o Estado. Na última semana, outros dois empréstimos no valor de US$ 1,75 bilhão, com o mesmo objetivo, já haviam sido aprovados por intermédio do senador Aécio.

    Aécio Neves destacou a importância dos financiamentos externos para a ampliação da capacidade de investimentos e criticou a omissão do governo federal na execução dos investimentos públicos.

    "Conseguimos aprovar o financiamento para Minas Gerais, que são essenciais para investimentos na infraestrutura do Estado. Temos percebido com clareza que os Estados federados têm ocupado uma lacuna no momento em que o governo federal, por razões diversas, não consegue avançar nos investimentos públicos. Tem sido exatamente a capacidade renovada de endividamento dos Estados a garantia para que não tenhamos crescimento ainda pior", afirmou Aécio Neves.

    Segundo o senador, a reestruturação de parte da dívida contraída junto à Cemig, ainda nos anos 90, permitirá a ampliação da capacidade de investimento do Estado, especialmente em infraestrutura.

    ResponderExcluir
  3. Frei Gilvander está sofrendo represálias por parte daqueles para quem dinheiro é tudo, não importando a saúde das pessoas.
    Temos vivido um momento de grande materialismo no planeta. As pessoas perderam Deus em suas vidas e colocam o material sempre em primeiro, esquecendo o espiritual.
    Temos que nos lembrar que Jesus Cristo prometeu uma vida vida além desta, ou seja, esta vida terrena é passageira.
    Assim como os algozes de Frei Gilvander colocam seus interesses materiais acima da saúde das pessoas, muitos de nós temos dado mais atenção para o material do que para o espiritual.
    Que nosso querido Frei Gilvander receba a ajuda necessária para se defender daqueles que colocam o lucro acima da vida e graças a Deus homens como ele tem a coragem de denunciar os abusos daqueles para quem dinheiro é tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CHICO MENDES e outros tantos lá se foram. Agora "cismaram" com o FREI GILVANDER, homem de decisão e BOM CORAÇÃO.
      Quanta CONTRADIÇÃO!
      Se é para "NÃO FUMAR" e "BEBER COM MODERAÇÃO",
      por que na MERENDA das ESCOLAS há que se "enfiar goela abaixo" o tal FEIJÃO? Não ENTENDO. Levem-no a um LABORATÓRIO e terão constatado o "VENENO" (agrotóxicos que aniquilam nossos LEUCÓCITOS; daí...o CÂNCER).
      Simples assim.
      ARROZ e FEIJÃO INTEGRAIS já! Protejamos nossos alunos.
      E ... saúde para o Prof. Euler.
      (M.A.)

      Excluir
  4. EU CREIO QUE O CANINHA 51 SEJA O GRANDE PROTETOR DOS IRMÃOS MÂNICA DE UNAÍ PERSEGUIDORES DO FREI GILVANDER.

    ALÉM DO MAIS QUAIS SÃO AS OUTRAS GRANDES PERSONAGENS DA POLÍTICA MINEIRA QUE TEM FAZENDAS POR AQUELES ARREDORES!?

    ResponderExcluir
  5. Governo Sério cuida dos pobres

    veja, em minas tudo aumenta
    Pobresa, Dívida, Choque de gestão dá choque mesmo nos servidores.

    Nova metodologia adotada pelo Estado para avaliar as condições de vida da população apontou pobreza elevada em 16,6% dos domicílios de 130 cidades mineiras com menor Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o CAMBALEANTE e seu FIEL ESCUDEIRO, ainda têm o displante de dizer que MINAS é exemplo. Exemplo de quê e para quem? Está mais naufragado que o TITANIC.

      Excluir
  6. E agora Minas aparece em ultimo lugar na resolução de crimes.Apenas 8% elucidados.VERGONHA.Falta de investimento em segurança.Veja em O Tempo. Onde Anastasia está enfiando nosso dinheiro? Precisamos cobrar uma explicação.Se não investe em saúde,em educação nem em segurança,onde está o dinheiro?Agora os prefeitos estão querendo TAG também e o TCU diz que não pode mudar a lei. Só pode para o GATUNO MOR(Anastahitler)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este governo deveria contratar umas periguetes da globobo para fazer propaganda da "segurança" em Minas Gerais, a exemplo do que fez com a educação. Medo de que? Minas não é exemplo de educação, segurança, desenvolvimento econômico e td mais? Gatunagem para estes que arruinam MG é pouco! Quanta mentira, meu Deus. Vivemos no "estado/país" da alice e suas maravilhas!

      Excluir

    2. kkkkkkkkkkk As amiguinhas dele, não é?! Devia mesmo, é tudo um safadeza, uma canalhice, uma esculhambação. Acho que para ser melhor devia convidar aquela Celebridade do vestidinho cor de rosa, a Geisy Arruda, é a cara, o perfil do Cambaleante, do trôpego, do Caninha 51!!

      Excluir
    3. GENTE, GENTE, GENTE, vamos ACORDAR!
      Dois terços do HERÁRIO da REPUBLIQUETA MINAS GERAIS
      estão sendo CANALIZADOs para a COPA.
      Pior ... que "todo mundo" TOPA.
      "Bento CARNEIRO", "vampiro MINEIRO" (quadras de A a Z).
      E aí ... BADALADAS "despois" da meia-noite.
      "PRA VARIAR"
      "PRA VARIAR"
      "PRA VARIAR"

      Excluir
  7. Olá Frei .
    Eu li seus depoimentos e fiquei sensibilizada com os aconteciemntos em que vem passando. O senhor que nos ajudou tanto,intermediando em nosso favor na educação, agora sofre ameaças dos ambiciosos.
    O que posso favor e já estou fazendo, é me colocar em oração pela sua segurança e pedir ao DEUS de BONDADE, que mande anjos para te guardar e que Nossa Senhora Auxiliadora lhe cubra sempre com o Manto Protetor Dela. Mas eu creio que isto é tudo e o Senhor sabe desta importância e faço isto, assim que acabei de ler o texto acima.
    Parabéns pelos seus atos e DEUS É MAIS !!!!!!!!
    Um grande beijo no seu coração e Deus te proteja.
    Marlene - Perdões.

    ResponderExcluir
  8. A própria Organização dos Estados Americanos (OEA) já disse tudo em seu relatório: Minas é estado sem lei.
    Para todos os lados em que você se virar verá coisas que justificam o relatória da OEA. Se fizermos uma lista dos abusos de poder, arbitrariedades e inconstitucionalidades aqui em Minas ficaremos impressionados com o tamanho da lista.
    Isso é uma antítese interessante pois um estado que é governado exatamente por um advogado e professor do curso de direito é ao mesmo tempo um estado onde a lei é relegada a segundo plano. Mas com certeza de forma proposital em favor sempre dos de cima. Os governos (federal, estadual e municipal) existem para garantir aos de baixo seus direitos de cidadãos e ao mesmo tempo condições dignas de vida. Mas aqui no Brasil é exatamente o contrário, pois os governos aqui são usados pelos de cima para continuarem sempre por cima e fazer os de baixo continuarem sempre por baixo.

    ResponderExcluir
  9. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,as periguetes fazendo propagandas para o faraó seria o máximo o cúmulo das aberrações que anda fazendo.Faz sentido,a propaganda só enriqueceria as malvadezas com a educação.Faltam ainda 2 anos pra gente se livrar deste verme fantasiado de sargentão.Que parasitose terrível contraimos,hem gente?Tá difícil de suportar.Vamos rezar,è o jeito.

    ResponderExcluir
  10. Quanta ironia,a presidenta quer a educação fazer milagres.Ela quer uma educação que fará renda no país ser, no mínimo de classe média,enquanto os professores ficam na classe mais rebaixada do país.Quanto desprezo,quanta judiação com a classe.Ela irá ver o país de classe média nunca.Deixa ela sonhar e continuar enrolando os bobos.

    ResponderExcluir
  11. Vcs tem noticias de professores estarem recebendo seu atrasado que foi descontado a mais do IPSEMG?
    Colega aposentada, recebeu esta semana e o advogado era da cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu processo tem como resultado: desprovido mas continua ativo.Não sei se vai presseguir.
      Meu advogado é de BH.

      Excluir
  12. À quem interessar:

    Capitalismo Sindical é tema de palestras na UFMG

    No dia 13 de novembro, terça-feira, às 14h, no Auditório Neidson Rodrigues, acontece na Faculdade de Educação da UFMG uma mesa redonda com João Bernardo e Luciano Pereira, que abordarão o tema Capitalismo Sindical.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Capitalismo Sindical e sua
      ADORAÇÃO PERPÉTUA aos NEPOTISTAS cubanos.
      - Quando haverá algum "ISMO" favorável à EDUCAÇÃO???
      - Quando haverá alguma reunião MENOS POLITIQUEIRA, favorável à EDUCAÇÃO???
      - Quando algum SISTEMA POLÍTICO se interessará em INVESTIR em EDUCAÇÃO, em acreditar no ÁRDUO TRABALHO do PROFESSOR de ENSINO BÁSICO???
      Tempos tenebrosos estão por vir.
      Anotem.

      Excluir
    2. "A" quem interessar?
      Estou cansado de "ismos" e os meus colegas professores sempre com a mesma vida de AMARGAR.
      Tempos tenebrosos estão por vir.
      Anotem.

      Excluir
  13. Hã então esta esclarecido, prof de direito na UF da vida, não foi sala de aula

    Advogado, isso esplica compra do tjmg, é amigo de todo, deram aulas junto UFMG

    entendi

    estou pasmo

    ResponderExcluir
  14. No Brasil quem é amigo de Juiz é privilegiado

    ResponderExcluir
  15. Lista que não podemos esquecer para as próximas eleições de deputados federais.
    "Câmara rejeita projeto que obrigava uso de royalties do petróleo na educação"
    Lista dos deputados mineiros que participaram da votação
    (os que votaram SIM escolheram a versão do Senado, que não contempla a educação com 100% dos royalties do pré-sal)
    Jairo Ataide MG Sim (contra a educação)
    João Bittar MG Sim(contra a educação)
    Lael Varella MG Sim(contra a educação)
    Vitor Penido MG Sim (contra a educação)
    Zé Silva MG Sim (contra a educação)

    José Humberto MG Sim (contra a educação)
    Antônio Andrade MG Não
    João Magalhães MG Sim (contra a educação)
    Mauro Lopes MG Não
    Newton Cardoso MG Não
    Saraiva Felipe MG Não
    Dimas Fabiano MG Sim (contra a educação)
    Luiz Fernando Faria MG Sim (contra a educação)
    Renzo Braz MG Sim (contra a educação)
    Toninho Pinheiro MG Sim (contra a educação)
    Aelton Freitas MG Sim (contra a educação)
    Aracely de Paula MG Sim (contra a educação)
    Bernardo Santana de Vasconcellos MG Sim(contra a educação)
    Jaime Martins MG Sim (contra a educação)
    Lincoln Portela MG Sim (contra a educação)
    George Hilton MG Sim (contra a educação)
    Isaias Silvestre MG Não
    Júlio Delgado MG Sim (contra a educação)
    Ademir Camilo MG Sim (contra a educação)
    Diego Andrade MG Sim (contra a educação)
    Geraldo Thadeu MG Sim (contra a educação)
    Marcos Montes MG Sim (contra a educação)
    Walter Tosta MG Sim (contra a educação)
    Bonifácio de Andrada MG Sim (contra a educação)
    Carlaile Pedrosa MG Sim (contra a educação)
    Domingos Sávio MG Sim (contra a educação)
    Eduardo Azeredo MG Sim (contra a educação)
    Eduardo Barbosa MG Sim (contra a educação)
    Paulo Abi-Ackel MG Sim (contra a educação)
    Dr. Grilo MG Sim (contra a educação)
    Gabriel Guimarães MG Não
    Gilmar Machado MG Não
    Leonardo Monteiro MG Não
    Padre João MG Não
    Reginaldo Lopes MG Não
    Weliton Prado MG Não
    Luis Tibé MG Sim (contra a educação)
    Antônio Roberto MG Sim (contra a educação)
    Fábio Ramalho MG Sim (contra a educação)

    ResponderExcluir
  16. A diferença entre o sim e o não não chegou a vinte votos. Com isso podemos concluir que os deputados mineiros tiveram grande influencia no resultado.
    Os deputados federais de mineiros, com algumas excessões, também são contra a educação. Deve ser influência do faraó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..."Deve ser influência do faraó". E do seu papudo delfim..."

      Excluir
    2. ...e a VIOLÊNCIA crescendo
      A PERDER DE VISTA.
      Tempos tenebrosos vêm por aí.
      Anotem.

      Excluir

    3. A violência que está acontecendo em São Paulo, acabará chegando aqui muito rapidamente.

      Governos INJUSTOS promovem e atraem muita violência.

      Excluir
  17. ONDE ESTÁ O DINHEIRO DO PREMIO PRODUTIVIDADE GATO COMEU,GATO COMEU...NINGUÉM O VIU GATO FUGIU,GATO FUGIU......

    ResponderExcluir
  18. Em visita à minha cidade a secretária de educação iniciou a fala dizendo que lei existe para ser cumprida...kkkk. É brincadeira né. Logo eles que não respeitam nenhuma lei e passam por cima dos direitos dos servidores. Eles elaboram uma lei 100 fora da constituição, subsídio burlando a lei federal do piso, efetivado com mais direitos do que efetivo por concurso, direitos adquiridos (biênio,quinquênio, etc...) que nos foram tirados, enfim e ainda vêm falando que lei foi feita pra ser cumprida...Só se for para os pobres e sofredores cumprirem, ou seja, os de baixo. É muita hipocrisia para o meu gosto viu, mas é melhor ouvir do que ser surdo.

    ResponderExcluir
  19. Valério entrega líderes tucanos para escapar de processo no STF

    Os mesmos petardos jurídicos disparados do Supremo Tribunal Federal (STF) por Joaquim Barbosa, presidente eleito da Corte e relator da Ação Penal 470, contra os principais líderes do Partido dos Trabalhadores (PT), partem agora na direção dos envolvidos na origem do escândalo que recebeu o apelido de ‘mensalão tucano’. O advogado Dino Miraglia, de Belo Horizonte, procurou a Assembleia Legislativa de Minas Gerais para pedir proteção à vida dele e de seu cliente, Nilton Antonio Monteiro, após peticionar ao Supremo para que estabeleça a conexão entre o caso conhecido como ‘lista de Furnas’ e o ‘mensalão tucano’, iniciado por Marcos Valério durante o governo do hoje senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

    Em linha com o estilo do ministro Barbosa de detalhar as peripécias de Valério e seus cúmplices no ‘mensalão petista’, o caso da ‘lista de Furnas’, contido no inquérito 3530 do STF, acusa tucanos de alta plumagem, entre eles Azeredo, Clesio Andrade e Walfrido dos Mares Guia, de crimes como assassinato, explosões, incêndios, perseguições e até o suborno de magistrados da própria Corte Suprema. Compra de votos, no caso, seria o menor dos pecados cometidos pela quadrilha mineira. Segundo Miraglia, fitas transcritas do depoimento de outro advogado, Joaquim Engler Filho – então ligado ao PSDB mineiro – ao delegado João Otacílio Silva Neto, no Departamento Estadual de Operações Especiais da Polícia Civil de Minas Gerais, em 24 de janeiro de 2008, “comprovam o esquema montado para abafar o ‘mensalão mineiro”.

    – As fitas transcritas com o depoimento de Engler Filho, que integram o inquérito 3530, denunciam a atuação do grupo político ligado ao PSDB mineiro e nacional, na tentativa de calar o denunciante do ‘mensalão tucano’, Nilton Monteiro. Ele foi igualmente responsável por trazer a público a ‘lista de Furnas’, comprovando o esquema montado por Dimas Fabiano, ex-dirigente da empresa estatal, para favorecer e financiar candidatos e campanhas eleitorais do PSDB. Nossa petição foi para que este inquérito seja juntado à Ação Penal 536, que comprova a ação ilícita ocorrida em Minas Gerais durante a gestão tucana – afirmou Miraglia ao Correio do Brasil.

    Para o advogado, o acordo de Marcos Valério para obter vantagens jurídicas com a ‘delação premiada’ não está no âmbito da AP 470, que julga o ‘mensalão petista’, mas na AP 536, da qual Barbosa também é relator.

    – O Marcos Valério está entregando todo mundo do PSDB. O esquema todo, para se livrar das penas que deverá receber quando esta ação for julgada. Quanto ao ‘mensalão petista’ não há mais muito o que fazer, mas na ação contra os tucanos, ele está contando tudo o que sabe. Minas está em polvorosa, porque a AP 536, após a juntada do inquérito 3530, transforma-se em um vendaval, capaz de revelar em detalhes toda a corrupção e demais crimes cometidos pelo alto escalão da República, na época do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso – relata Miraglia.


    http://correiodobrasil.com.br/valerio-entrega-lideres-tucanos-para-escapar-de-processo-no-stf/543195/#.UJ8NNHaLe-O

    ResponderExcluir
  20. E a roubalheira de dinheiro público na gestão do FHC, por exemplo a aprovação da emenda da reeleição e as privatizações até hoje obscuras. Porque o STF ou o Ministério Público (Gurgel) não abriu inquérito para apurar as denuncias feitas no livro Privataria Tucana? É bastante suspeito a posição do MPF.

    ResponderExcluir
  21. anônimo das 17:01

    o dinheiro do prêmio produtividade está sendo usado para xerocar as provas do PAAE. Quanto desperdício de dinheiro com estas provas. O governo colocou no portal do servidor que está economizando diminuído a impressão dos contracheques. Mas, uma prova de 11 questões apenas, são usadas cinco folhas de papel sulfite por aluno. Imaginem o custo destas provas em toda Minas Gerais. Quanto dinheiro jogado no lixo a troco de nada.Os alunos e os professores não estão nem aí com estas provas.

    ResponderExcluir
  22. Caros amigos da Educação, estamos famintos por Justiça em Minas Gerais. Nunca ganhamos tão mal nessas terras das Gerais e estamos na linha da miséria humana. Sinceramente, espero a saída do PSDB do poder nessas Gerais e que possamos ter dignidade novamente. Espero que todos nós saibamos guardar na memória esses tempos ruins e venhamos fazer campanha contra o PSDB nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto muito lhe dizer mas com meus próprios olhos e ouvidos pude ver e ouvir colegas da educação que parece que trabalhavam em prol do mesmo e além disso votaram no candidato do PSDB em BH, além de que participam de reuniões do comitê do PSDB.

      Aí está explicado o nosso fracasso frente a greve de 2011. Entre os próprios educadores forma-se a aliança em prol do PSDB.

      Excluir
  23. Leiam a carta do Sebastião Nunes ao Anastasia(jornal O Tempo).É de tirar o chapéu.Edilson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.otempo.com.br/otempo/acervo/?IdEdicao=2587&IdColunaEdicao=20355

      Excluir
  24. As coisas vão mudar .Tenho muita esperança.Vejam essa carta.Fantástica.Homem íntegro, inteligente, sabedor de todas as coisas.Deus esteja com você /sebastião Nunes.

    http://www.otempo.com.br/otempo/acervo/?IdEdicao=2587&IdColunaEdicao=20355

    ResponderExcluir
  25. Tem um pelego com um projeto que viciado não poderia ser eleito, temos até Senadores viciados, em pó, etc.

    precisamos memso é de um projeto que proibisse reeleição por mais de 2 mandatos para vereador e deputado e pelo menos 2º grau completo para representar povo.

    ResponderExcluir
  26. JÁ É QUASE CERTO QUE ESSE FORMA DE ATRASAR O PRÊMIO É UMA ESTRATÉGIA DO GOVERNO PARA PAGAR 2 PRÊMIO EM 2014, UM EM ABRIL OUTRO EM SETEMBRO, PARA PUXAR VOTOS DOS BESTA.

    MAS LÁ EM CASA E NA MINHA FAMÍLIA, TAMBÉM JÁ É CERTO QUE ELES NÃO VOTARÃO NOS CANDIDATOS DA BASE, ONDE ANASTA E AECIM ESTIVER, VOTAREMOS CONTRA.


    "O inimigo do meu inimigo é meu amigo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E MEU, NOSSO, TAMBÉM...
      Queremos esta corja longe de nós. Sambarilove, parasitoses q. infestaram a pobre Minas Gerais.

      Excluir
  27. ESQUECI.......

    APOSTO COM QUALQUER UM QUE ADIANTARÃO PARA 2014 OU VÃO INVENTAR OUTRA FORMA PARA NOS PROMOVER ANTES DE 2015.

    NA ESCOLA NÓ FALAM NISSO... (NÃO VOTO NOS CANDIDATOS DELES)..

    ResponderExcluir
  28. Em Minas Educação não é coisa séria.

    se fosse, o Governo não investiria só 25%, mas 30% ou mais.


    É uma pena

    Para se ter um bom cidadão tem que ter uma boa Educação.

    ResponderExcluir
  29. Educação e Saúde paga a conta da COPA em Minas

    ResponderExcluir
  30. VEJAM ESSA

    Segundo Fernanda Neves, a folha de pagamento do Estado que em 2003 era de R$7 bilhões anuais, hoje alcança um montante de R$21 bilhões/ano. “São 360 mil servidores espalhados por 853 municípios e um total de cerca de 600 mil pagamentos. É um processo de resgate a médio prazo”, completou.


    QUEM RECEBE ISSO TUDO?

    EM 2003 SALÁRIO PROFESSOR ERA 660,00 SE FOSSE VERDADE ERA SÓ MULTIPLICAR POR 3 660,00 X 3 = 1.980,00, MAS RECEBEMOS 1.386,00

    ALGUEM ESTÁ LEVANDO ESSA AI, E NÃO SOMOS NÓS

    OUTRA FALAM EM 400.000 DA EDUCAÇÃO, MAS TODOS OS SERVIDORES DO ESTADO SÃO 360.000. ALGUEM PRECISA ABRIR A CAIXA DE PANDORA

    ResponderExcluir
  31. Não vi comentário nenhum aqui sobre o debate sobre a educação na assembleia legislativa que foi reprisada na sábado passado as 10 da manhã.Assisti na íntegra e foi muito proveitoso.Aliás quem reclama aqui deveria estar lá presente.Eu não pude ir mas assisti tudo e gostei da posição do sindicato,do Rogério Correia,do Délio Malheiros e outros.A SEE e SEPLAG com sempre mandando representantes.Covardes. Como negociar com representantes. Mas foi bom.A bia como sempre arrebentou.Lavei a alma através dela.

    ResponderExcluir

  32. ESSES TUCANOS NÃO SABEM GOVERNAR E ESTÃO CADA VEZ MAIS QUEBRANDO O ESTADO, AINDA BEM QUE NÃO POUSARAM EM BRASÍLIA, SENÃO ESTÁVAMOS PIORES. VEJAM ESTA, SENADOR AÉCIO AUTORIZA EMPRÉSTIMO.

    COMO ASSIM, CARA PÁLIDA OU CARA DE PAU? Ele quando saiu não entregou para o DESGOVERNADO de seu afilhado um Estado Promissor, com as dívidas pagas, de vento em popa. Como é que agora fica pedindo emprestado para pagar dívidas. Olha que governos trapaceiros são esses e com isso somos prejudicados nos nossos salários, pois é maracutaia em cima de maracutaia. Um autoriza e o outro corre e pega pois está no lamaçal mesmo, então chafurda! Ou melhor apanha para outro pagar porque esses já sabem que não estarão jamais no poder para pagar essa dídiva arrumada.

    Senado autoriza Minas a pegar empréstimos de 300 milhões de euros
    Junto com Tocantins e Rio de Janeiro, Minas vai tomar mais de R$ 1 bilhão em empréstimos externos
    12/11/2012 11h29

    Senado autoriza Minas a contrair empréstimos de 300 milhões de euros

    Os estados de Minas Gerais, do Tocantins e do Rio de Janeiro receberam autorização do Senado para tomarem juntos mais de R$ 1 bilhão em empréstimos externos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (12).

    Minas Gerais poderá contrair empréstimos de 300 milhões de euros da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e realizará o pagamento em 30 parcelas semestrais entre maio de 2018 e novembro de 2032. Os recursos serão destinados ao Programa de Apoio aos Investimentos em Infraestrutura de Serviços Básicos do estado.

    Já o Tocantins receberá US$ 300 milhões do Banco Mundial (Bird) para o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável. O pagamento será feito em 40 parcelas semestrais.

    Para o Rio de Janeiro, serão US$ 200 milhões para obras complementares do Arco Metropolitano. O pagamento será feito em 24 parcelas semestrais à Corporação Andina de Fomento, sendo que a primeira vence 42 meses após a assinatura do contrato

    ResponderExcluir
  33. Acabei de ouvir no recreio agora na minha escola, a nossa diretora tentando nos acalmar, com a seguinte fala:"Conversei com a secretária pessoalmente, e ela disse o seguinte:Enquanto ela permanecer como secretária ela garante que a lei 100 vai prevalecer".
    Sinceramente fiquei mais apavorada quem garante quanto tempo ela continuará como secretaria, como um colega disse não podemos nem ter certeza se ela vai ficar até o final do mandato do Anastásia. Sabemos que a aprovação da administração dele no setor da educação e muito ruim, ele pode até colocar outra pessoa, para justificar que o problema não foi ele quem causou.
    Eu vou mudar de escola sei que serei dos últimos a escolher as aulas, mas vou assumir meu cargo e ficar efetivo nos dois, porque tenho um efetivo e outro efetivado, vou exonerar o efetivado. Quem estiver na mesma situação minha nunca deixe um cargo que você tem todas as garantias da lei, por um que você só tem promessas.

    ResponderExcluir