quarta-feira, 3 de março de 2010

Diário de bordo - 03.03.2010 - A mídia bandida e os sem-casa

Vejo a capa dos jornais na manhã de hoje, quarta-feira. O jornal Estado de Minas estampa a seguinte manchete: "MST invade área e barra obras de casas populares". Manchete fantasiosa, sensacionalista. Quem a lê imagina que ontem mesmo os sem-terra invadiram um terreno onde se construíam casas populares, o que de maneira alguma condiz com a realidade. A ocupação a que se refere o jornaleco ocorreu em abril do ano passado, com a participação de vários grupos e movimentos sociais - e não apenas do MST -, num terreno que era usado para especulação. É a Ocupação Dandara, nome que homenageia a companheira de Zumbi dos Palmares, mais uma guerreira que honra as melhores tradições de luta do povo pobre e explorado do Brasil.

Os antigos proprietários do terreno, a Construtora Modelo, juntamente com a mídia bandida e com o apoio do aparato estatal fizeram todo tipo de sacanagem para tentar retirar as centenas de famílias de sem-casa que lá se instalaram. Até impedir a entrada de material de construção, sem ordem judicial para tal, fizeram. Cortaram luz, tentaram impedir a entrada de água, mas nada disso adiantou. Eles resistiram.

Quase mil famílias que lá residem desenvolveram sistema organizado de administração da área, construindo suas moradias e abrindo o espaço para contatos culturais com comunidades próximas. Recebem o apoio de vários religiosos, especialmente daqueles ligados à linha progressista da Igreja Católica. Organizam oficinas e ambientes escolares para proporcionar educação às crianças. Tudo isso praticamente sem o apoio do estado e da prefeitura, que se omitem.

A ocupação tem um site próprio, um blog, que vocês podem visitar para conferir: http://ocupacaodandara.blogspot.com/.

Os moradores da Dandara já alcançaram várias conquistas, inclusive na Justiça, conseguindo derrubar liminar de reintegração de posse através de forte mobilização e pressão social.

Mas, o jornaleco citado está, como acontece com toda a grande mídia golpista brasileira (Folha de S. Paulo, Veja, Istoé, Globo, Band, etc.) a serviço de interesses escusos, defendendo os poderosos contra os oprimidos. De acordo com a matéria do jornal, aliás uma matéria confusa, pois, no subtítulo anuncia que a construtora tem planos para construir 3.000 unidades. Depois, no corpo da matéria fala-se em 1.152 unidades divididas em oito condomínios fechados, para famílias de renda entre 3 e 6 salários mínimos. Afinal, são 3.000 ou são 1.000 moradias? E mais: desde quando famílias de renda baixa como 3 salários mínimos moram em condomínios fechados? A verdade mesmo é que a área, de 315.000 metros quadrados era usada como especulação imobiliária e somente depois da ocupção dos sem-casa é que ela passou a cumprir o verdadeiro papel social inscrito na nossa Constituição Federal.

Já que o Governo Federal e o governo estadual e a prefeitura de BH têm verba para investir em construção de moradias populares, que repassem essa verba para os moradores que lá estão, para que eles possam concluir de forma organizada a ocupação, proporcionando mais lazer e conforto às cinco mil pessoas que residem na Ocupação Dandara.

Além disso, a construtora tem enorme dívida de IPTU com a prefeitura de BH - de acordo com a Dandara, a dívida chega a 40 milhões de reais, enquanto a construtora alega que a dívida é de 2,2 milhões de reais. De qualquer forma existe a dívida, e grande, o que daria para a prefeitura de BH negociar a desapropriação para fins sociais e investir na melhoria das condições da Oucpação Dandara.

Uma outra coisa curiosa é que o jornaleco reproduz sem questionar a fala do dono da construtora que diz que a ocupação aconteceu um mês antes da aprovação do projeto de construção das casas populares. Kkkkkkk. Eu mereço ler uma coisa dessas. Quer dizer então que a prefeitura liberou o projeto com o IPTU em atraso e debaixo de uma demanda de ocupação conhecida em todo o estado de Minas? Tenha dó, né?

Na verdade, a matéria do jornaleco mais parece um texto plantado para tentar influenciar juízes e desmbargadores, nessas articulações combinadas pelas elites como fazem quando interessa atingir algum objetivo imediato contra a população mais pobre. Quem não se lembra do grampo que nunca existiu na conversa entre o DEMOníaco senador DEMOstenes Torres, e outro não menos diabólico presidente do STF, Gilmar Mendes, que resultou no afastamento do diretor da Polícia Federal, Lacerda, que, juntamente com o delegado Protógenes, estava no calcanhar de parte da elite rica e de colarinho branco? Portanto, amigo internauta, visite o blog do Dandara e tire suas conclusões.
Mas, que falta nos faz uma mídia independente e honesta!!!

Um comentário:

  1. Muito bom o seu blog. E é por aí mesmo. A mídia está a serviço da elite, pois a ela pertence. E tem gente que ainda defende esse povo. Ladifundiários de 250m2 que se posicionam contra os movimentos sociais. E pior, sem teto e sem casa também que aplaude os dominadores.
    Triste! Será que o povo vai acordar?

    ResponderExcluir