domingo, 1 de fevereiro de 2015

O latifúndio das comunicações no Brasil é igual ou pior do que a falta de água




Porque hoje é domingo, 1º de fevereiro, vamos ouvir um pouco de música boa do Brasil - Você se lembra, com Geraldo Azevedo.

***

O latifúndio das comunicações no Brasil é igual ou pior do que a falta de água

Dias de muito sol e calor. Estou no deserto? Não. De ideias, talvez. De ideias e de iniciativas. Tenho reclamado por todo canto contra a mídia golpista brasileira, responsável talvez por 80% de todos os problemas do país. Estou convencido disso. A mídia brasileira, dominada por meia dúzia de famílias comprometidas com o golpismo e com os de cima, é uma das principais fontes dos desacertos e dos desencantos do povo brasileiro.

Claro que a mídia não é culpada por tudo sozinha, claro que não. Mas, ela cumpre um papel extremamente negativo, de envenenar, intoxicar as cabeças, as ideias, e os sonhos de milhões de brasileiros. Ela esconde aquilo que deveria mostrar, e dá total ênfase àquilo que já deveria ter sido esquecido ou tratado de forma mais técnica, talvez.

Vou dar dois exemplos: a Petrobras e a falta de água em SP e em Minas. A mídia transformou o desgaste da Petrobras em pauta diária durante meses. Nenhuma empresa sobreviveria diante dos ataques ferozes realizados pela mídia. Numa jogada que envolveu um juiz claramente simpático ao tucanato, que montou a chamada Operação Lava Jato, e que foi amplamente usada nas eleições presidenciais com o objetivo de derrubar o governo do PT, para em seguida privatizar a Petrobras.

A Petrobras detém um estoque fabuloso de petróleo e gás, detém tecnologia de ponta, emprega 80 mil funcionários, investe no Brasil como nenhuma grande empresa faz, gerando milhares de empregos, paga uma alta soma de impostos ao país, e é depositária do projeto de melhoria da qualidade da Educação e da Saúde com o pré-sal. Durante meses a Petrobras segurou o preço do petróleo para não gerar inflação, coisa que nenhuma empresa privada jamais faria, pois não estão nem aí para o povo trabalhador. Perguntem para a Globo se ela é capaz de fazer qualquer esforço em benefício dos interesses dos de baixo? Claro que não, pois os meios de comunicação são, antes de tudo, negócio privado de interesses lucrativos de poucas famílias.

Com essas características e com esse compromisso estratégico com o Brasil, a Petrobras jamais poderia ser submetida a esse massacre midiático, que atinge os interesses do Brasil dos de baixo. Eles dizem que estão combatendo corrupção. Conversa pra boi dormir. A corrupção está presente na vida brasileira, de quase todas as empresas e governos. São dezenas os casos de desvios de dinheiro público, de entrega de patrimônio para grupos de rapina, e a mídia, a mesma que massacra a Petrobras, nem toca nesses assuntos.

Quem não se lembra da privataria tucana, da era FHC, que doou algumas grandes estatais para grupos privados? CSN, Vale do Rio Doce, a rede Ferroviária, o sistema Telebrás, só para ficarmos em alguns poucos exemplos, foram entregues de bandeja, a preço de banana podre para os amigos do rei. Empresas que valem hoje R$ 200 bilhões foram doadas por 2 ou  3 bilhões de reais, assim mesmo financiados pelo BNDES a juros de pai para filho. Isso a mídia não diz, foi conivente com tudo.

E o que dizer dos escândalos abafados pela mídia: Banestado, mensalão tucano de Minas, lista de Furnas, helicóptero dos Perrela com meia tonelada de pasta base de cocaína; caso Sivam, Pasta Rosa, Propinoduto, Trensalão do governo tucano de SP,  reeleição comprada de FHC, etc., etc., e etc. São dezenas os casos de corrupção, desvios de dinheiro público, caixa dois e outras formas de subtrair dinheiro público para fins ilícitos. Alguns, supostamente, outros, comprovadamente.

Mas, o foco da mídia é sempre contra o PT, contra o governo Dilma, contra a Petrobras. Eles não estão nem aí se o país vai entrar em crise. Fazem enorme campanha contra o Brasil diariamente. Claro que o resultado disso é o aumento da desesperança, a criação de um ambiente negativo, que acaba desestimulando investimentos, o que pode provocar desemprego, queda no consumo, recessão, enfim.

Isso é ruim para o Brasil. Eu, particularmente, já não escuto mais os noticiários da mídia golpista. Quase sempre me informo pela Internet através dos blogs progressistas ou independentes. E sinto falta de uma mídia pública com força para concorrer com a mídia golpista. Não me canso de culpar o PT e Dilma e Lula por não apostarem na construção de uma mídia alternativa, e continuarem acreditando que a mídia golpista vai se tornar democrática. Como são ingênuas as lideranças políticas brasileiras!

Acreditar que a Itatiaia vai deixar de ser uma rádio tucana, que passou 12 anos mamando nas tetas do governo de Minas; acreditar que a Globo vai deixar de conspirar contra o Brasil, depois de ter apoiado o golpe de 1964, de ter se enriquecido durante o regime civil-militar, e de ter feito de tudo para tentar barrar os avanços sociais dos últimos anos. A família Marinho é a mais rica do Brasil hoje e seus interesses estão ligados diretamente aos interesses dos de cima.

E nem se pode culpar a Globo, a Band, o SBT, a Itatiaia de estarem fazendo o jogo do tucanato, que é a expressão acabada do golpismo e da direita brasileira. Eles fazem isso abertamente, publicamente, mesmo que não assumam formalmente que são uma espécie de partido da direita. O erro, nesse caso, não é somente dessa mídia, não. É da esquerda também, é do PT, do governo Dilma, do governo Lula, que não tiveram coragem de enfrentar essa mídia e construir outros instrumentos de imprensa alternativa.

Assim, ficamos reféns de um grupo de famílias que detém o latifúndio das comunicações. Eles contratam uma dezena de colunistas e comentaristas afinados com as ideias dos donos e passam dias e noites fazendo a cabeça das pessoas com valores conservadores, neoliberais, preconceituosos, com lentes reducionistas sobre os problemas brasileiros.

Apresentam a violência e o crime como coisas de pobres, negros e favelados, que, para eles, merecem prisão perpétua, pena de morte, e mais violência policial. Na verdade estes crimes nas periferias do país estão ligados a situação social e política e econômica e cultural do nosso país, com toda a desigualdade que conhecemos.

Enquanto não houver uma política social ainda mais arrojada, que garanta real distribuição de renda para os mais pobres; que garanta o acesso a todos e todas a educação pública de qualidade, à saúde pública, à mobilidade urbana, à moradia decente, não haverá paz no Brasil. E não dá para aceitar este distanciamento entre a política institucional, formal, os poderes constituídos enfim, e a população em geral. Por isso é preciso que ocorram reformas política, financeira, tributária, entre outras.

Mas, para que seja possível viabilizar essas reformas, o país precisa discuti-las no dia a dia. Contudo, como fazer isso, se o sistema de comunicação, que deveria garantir uma ampla liberdade de expressão para todos os brasileiros, é dominado por meia dúzia de famílias que não querem essas reformas? Quantos votos os Marinhos, os Frias, os Civittas, donos da mídia, receberam nas últimas eleições para decidirem o que é, e o que não é importante para o Brasil? Pois são eles que ditam a pauta do que deve ser discutido e o que deve ser escondido.

Falar da seca de SP, por exemplo, da falta de planejamento e investimentos da Sabesp e da Copasa, em SP e Minas, responsabilizando os governos tucanos, isso de jeito nenhum. A culpa será sempre da seca, de São Pedro, do Papa, do Blog do Euler, de qualquer um, enfim, menos dos caciques tucanos, aliados de primeira hora dos donos da mídia.

Agora, quando falam da Petrobras a conversa muda. No fundo, trata-se ali, da corrupção de dois ou três ex-diretores, que aceitaram a tal delação premiada e descobriram que se atacarem o PT a mídia dá todo apoio, eles se tornam heróis; se atacarem os tucanos, eles vão enferrujar na cadeia. Então, os delegados do Paraná, que claramente assumiram posição ideológica anti-petista, mais o juiz Moro amigo do governo tucano do Paraná, e mais a mídia tucana criaram essa Operção, que pode até apresentar pontos positivos, mas que acabou se tornando principalmente fonte de desgaste da Petrobras e do governo federal. O que deveria ser uma operação de combate judicial e técnico à corrupção, tornou-se palanque político para a oposição ao governo Dilma e para o desgaste da Petrobras, com o claro objetivo de enfraquecê-la, para, quem sabe, privatizá-la em seguida. Há muitos grupos estrangeiros de olho gordo no nosso pré-sal e na Petrobras.

A mídia agora apoia o candidato Eduardo Cunha para a presidência da Câmara dos Deputados. Consta, pelo que se lê nos blogs, que o tal deputado está ou esteve supostamente envolvido em um sem número de esquemas, desde o governo Collor, passando por governo do Rio, até os dias atuais, quando, segundo consta, ele carreou recursos para financiar candidaturas em vários estados. É o candidato da direita golpista, que fará oposição raivosa ao governo Dilma. Podemos esperar o pior com a eleição dessa figura, ainda mais sabendo que, em caso de um Impeachment da presidenta e do seu vice, seria ele a assumir o posto mais alto da república brasileira, sem ter recebido um voto sequer para tal.

Todas essas questões não são irrelevantes, pois elas podem determinar o nosso presente e o nosso futuro. Deixar de discuti-las no nosso dia a dia, nas salas de aula, nos corredores, nas ruas e nas praças, é abrir mão de decidir sobre o nosso futuro. O presente e o futuro da Educação pública dependem do fortalecimento da Petrobras, do crescimento do Brasil, e de que o governo federal, principalmente, invista mais e mais nas políticas sociais.

Contudo, com as pressões que o Brasil e  o governo federal vêm sofrendo tanto externa quanto internamente, principalmente por parte da mídia golpista e desses esquemas de poder que mencionei, isso resulta em grandes prejuízos para os de baixo.

O governo Dilma tem o compromisso histórico de não cortar os direitos trabalhistas. Recentemente, o governo, talvez para agradar ao chamado mercado, cortou sim alguns direitos ligados ao seguro desemprego – não acabou com o seguro desemprego, mas dificultou o seu pagamento -, além de mexer na questão das pensões. São medidas na maioria equivocadas, na minha avaliação. Dilma deveria começar cortando as verbas publicitárias da mídia golpista, aumentando os impostos para as grandes fortunas e reduzindo os juros que são pagos aos banqueiros e credores da dívida pública. É preciso que o governo federal assista com mais cuidado o que aconteceu na Europa, com a Grécia, Portugal e Espanha, que foram obrigados a desenvolver políticas de choque neoliberais e praticamente quebraram. Portugal voltou aos índices econômicos e sociais de 10 anos atrás, aumentando a miséria como nunca antes. A Grécia acaba de eleger um presidente de esquerda, cujo programa é claramente anti-neoliberal, já que o país afundou no desemprego e piorou todos os índices sociais, graças ao  receituário neoliberal.

Então, presidenta Dilma, não embarque nessa canoa furada dos ajustes neoliberais, pois isso resultará, sempre, na queda dos índices de distribuição de renda, no desemprego, na redução do consumo de massa, enfim, na crise ainda mais acentuada.

Por outro lado, parcelas dos movimentos sociais começam a reagir, a resistir e a cobrar do governo federal compromissos e práticas em favor dos trabalhadores, dos de baixo. Nas ruas, os movimentos exigem que o governo federal não aplique o programa de Aécio ou de Marina. Que Dilma seja Dilma e governe em favor dos de baixo.

E aí eu volto ao ponto inicial da nossa prosa: e a mídia? Enquanto tivermos esse latifúndio das comunicações, que tolhe as liberdades de expressão no país, e cria um ambiente envenenado e intoxicado, não avançaremos. No meu ponto de vista, a primeira reforma que deveríamos fazer é pela democratização da mídia. Pela liberdade de expressão para todos! Acabar com esse latifúndio das comunicações, criar mecanismos e instrumentos de comunicação ao alcance de milhares de cidadãos brasileiros que queiram se expressar, com suas diferenças de ideias, de cultura, de vida, enfim. O monopólio da mídia nas mãos de meia dúzia de famílias é, para mim, o maior entrave ao avanço do país em favor de políticas públicas mais arrojadas – na Educação, na Saúde, no transporte coletivo, na moradia, nos salários, na distribuição de renda mais justa, enfim.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

                               ***


215 comentários:

  1. Boas suas colocações e maravilhosa a escolha da musica do clip. Bom domingo pra nós!

    ResponderExcluir
  2. A mídia é a sétima em credibilidade. Se realmente ela se prestasse à sociedade, o PT e PMDB não ficariam seis meses no poder. Chega de blá , blá blá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citei o PT e PMDB como exemplos, mas na realidade, são todos os partidos. Nós professores, temos é que brigar e conquistar direitos, e não ficar esperando benesses deste ou daqueles governantes. São todos tranqueiras. A Polícia Militar se organizou e consegue eleger deputados. Temos que nos reorganizar e estabelecer rumos para elegermos pessoas da nossa classe, isto é, deputados professores.

      Excluir
  3. Olha acho muito simples culpar a midia por todos os desmandos dos governantes. Os próprios políticos se incumbem de manchar sua reputação. o caso PETROBRÁS é a típica apropriação indébita de bens públicos por grupos políticos. Vocês acreditam que os diretores da empresa que agiram de forma espúria não estavam aliados a grupos políticos? Na minha visão é pura ingenuidade acreditar que eles eram "ladrões solitários", que agiam em proveito próprio sem que seus chefes soubessem de tais ações. Imagine você dono de uma grande empresa achacado por um funcionário que exige alguns milhões de doláres para liberar um contrato, qual seria a atitude lógica? Denuncia aos chefes a ação desses "poucos corruptos" e eles seriam sumariamente dispensados por seus zelosos chefes e porque isso não ocorreu? Não é preciso ser muito inteligente para saber porque essas atitudes nunca são tomadas, isso acontece porque esses funcionários saõ nomeados para roubar em nome de seus chefes, seus padrinhos. A mídia realmente é parcial, mas tapar nossos olhos a roubalheira que se implantou nesse país e também uma forma de compactuar. Sobre seus comentários a respeito da eleição para presidência da Câmara, realmente é uma vergonha, dois aliados do governo se enfrentando da forma mais baixa possível. Chinaglia e Eduardo Cunha usando armas baixas e dinheiro público para sua campanhas. No caso dessa eleição, o único candidato sério é Chico Alencar, que deverá ter menos de 10 votos.Voltando ao assunto Petrobrás, quem disse que há roubo é a própria empresa que mostrou um rombo de 88 bilhões, será que a mídia meteu a mão também? Eu quero descer dessa nave louca, administrada por ladrões e por pessoas que se compactuam com eles. Fui.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que nossa presidente Dilma deveria então, como autoridade máxima do país, se pronunciar à nação, em rede nacional, para por os pingos nos "is". Afinal, tenho certeza, quem não deve não teme. Ela pode, como presidente, convocar esse pronunciamento. O povo que a elegeu, consequentemente, a maioria, acredita nela e, claro,irá apoiá-la. A mídia não pode ser mais forte que provas concretas da verdade. é só apresentá-las em rede nacional...

      Excluir
    2. Muito bem colegas!!!

      Falaram tudo!!!

      Chega de querer encobrir os sol com a peneira! Vamos nos dar ao respeito! Poupe-nos! Chega de encobertar as falcatruas dessa máfia, que se comporta descaradamente como uma quadrilha sem o mínimo requinte em seus golpes! Respeitem o povo brasileiro, que por sinal só vai se dar conta do caos implantado no país, quando vivenciarem na pele o que os venezuelanos estão passando.., Misericórdia meu Deus!

      Excluir
    3. A propósito, porquê a FIFA não pagou ao Brasil os devidos impostos na ocasião da "copa das copas", como sempre ocorreu em outros países que sediaram as copas do mundo?! Alguém teria ter recebido algo por fora?!

      Excluir
    4. Monopolizam e sonegam(informações e impostos). Não se trata de não denunciar mas de denunciar de forma democrática e não seletiva. Qual a matéria sobre a vida política de Eduardo Cunha?

      Excluir
  4. Esse país é uma vergonha e nós somos os culpados.Mansos covardes e otários.Quem tem vergonha na cara sai daqui correndo.

    ResponderExcluir
  5. O aumento da gasolina é culpa da mídia... (pública essa Euler)

    ResponderExcluir
  6. Euler, eu também acha que a mídia não é imparcial. Mas, permita-me perguntar: você acredita que não houve roubos na Petrobrás? Que não houve na Eletrobrás, estádios de futebol, portos dentro e fora do Brasil, metrô na Venezuela e em outros investimentos? Casas do Programa Minha Casa Minha Vida construídas nas periferias com material de quinta categoria, vagas fantasmas no PRONATEC, Nos outros governos também houve roubos e muitos. Mas jogar a culpa na mídia é querer achar culpados para continuar endeusando políticos corruptos. Acho você uma pessoa muito inteligente e está fazendo falta na educação mas, gostaria de ler comentários mais neutros. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que o carteiro é responsável pelos conteúdos das cartas que entrega?

      Excluir
  7. De acordo com esta tabela, eu já recebo o valor da letra P.E a minha dobra de turno?.
    Este valor é pra quem tem um cargo só.

    Lei 21.058/2013 - Reajuste de 5% - Vigência: Outubro de 2013
    24 HORAS
    GRAU A B C D E F G H I J L M N O P
    Ensino Médio T1 1.237,01 1 .267,93 1 .299,63 1 .332,12 1 .365,43 1 .399,57 1 .434,56 1 .470,42 1 .507,18 1 .544,85 1 .583,47 1 .623,06 1 .663,65 1 .706,86 1 .747,86
    Licenciatura Curta T2 1.309,77 1 .342,51 1 .376,08 1 .410,48 1 .445,74 1 .481,88 1 .518,93 1 .556,90 1 .595,83 1 .635,72 1 .676,62 1 .718,53 1 .761,50 1 .805,53 1 .850,67
    Licenciatura Plena I 1.455,30 1 .491,68 1 .528,97 1 .567,20 1 .606,38 1 .646,54 1 .687,70 1 .729,89 1 .773,14 1 .817,47 1 .862,91 1 .909,48 1 .957,22 2 .006,15 2 .056,30
    Especialização II 1.600,83 1 .640,85 1 .681,87 1 .723,92 1 .767,02 1 .811,19 1 .856,47 1 .902,88 1 .950,46 1 .999,22 2 .049,20 2 .100,43 2 .152,94 2 .206,76 2 .261,93
    Certificação III 1.760,91 1 .804,94 1 .850,06 1 .896,31 1 .943,72 1 .992,31 2 .042,12 2 .093,17 2 .145,50 2 .199,14 2 .254,12 2 .310,47 2 .368,23 2 .427,44 2 .488,12
    Mestrado IV 1.937,00 1 .985,43 2 .035,07 2 .085,94 2 .138,09 2 .191,54 2 .246,33 2 .302,49 2 .360,05 2 .419,05 2 .479,53 2 .541,52 2 .605,06 2 .670,18 2 .736,94
    Doutorado V 2.130,70 2 .183,97 2 .238,57 2 .294,53 2 .351,90 2 .410,69 2 .470,96 2 .532,74 2 .596,05 2 .660,96 2 .727,48 2 .795,67 2 .865,56 2 .937,21 3 .010,63

    ResponderExcluir
  8. Euler amigo, eles estão se doendo porque perderam as eleições e agora ficam atirando para todo lado, mas nós que vivemos a PRIVATARIA TUCANA, O MENSALÃO TUCANO, ETC. Vimos o Brasil por 512 anos nas mãos da elite dominante dos senhores de senzalas sair do submundo do terceiro mundo e se transformar na sétima economia mundial sabemos que o Brasil com Dilma Economista e Graça Foster Engenheira, está em excelentes mãos. Vamos rezar pois o único plano que dá errado é o plano que não está nos PLANOS DE DEUS e ele vai orientar os nossos governantes pois nos PLANOS DE DEUS o Brasil será uma potencia mundial e ensinará o Mundo a conviver na paz e na harmonia cuidado e protegendo os de baixo com ações afirmativas. Assim seja, graças a Deus. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Ficamos da mesma maneira prejudicados com a incorporação da VTP . Mudamos de nível, mas a diferença foi mínima. Não podemos nos calar! O Piso tem que ser pago! Os atrasados também não foram pagos.Não vamos pagar pela quebradeira e desmandos! O Sind ute precisa convocar a categoria para dialogar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, colega! Apenas incorporam a vantagem pessoal e doaram uns minguados a mais. Ai, que raiva!!!

      Excluir
    2. Miseráveis, sugadores de professores, sanguessugas malditos!!! "Pulei" do C para o P e cadê dinheiro? Incorporaram a vantagem pessoal. Trocaram 6 por meia dúzia. Está aqui no meu "contrassenso": V. Pessoal L. 18975/10 = 31,97. Ora, o que é isso? Eu fiquei sonhando, contando letrinha nos dedos, que nem criança dos anos iniciais, para isso? Tô arretada hoje! Me chamem de linda e cuspo marimbondo!!! Desculpem-me. Desabafei.

      Excluir
    3. Infelizmente eu ouvi hoje que Minas está quebradíssima.Acho também que é um absurdo esperarmos 90 dias para ter uma resposta .Seria muito mas muito fácil e econômico se, se se o pimentel (mesma bostx)falasse com vontade mesmo de resolver nossa situação.Seria somente ele dizer que vamos voltar a carreira antiga e aplicar o piso.Pronto já tem os nossos dados , aí estaríamos felizes.Sabe o que eu acho e podem escrever.Esse piso e aumento será no fim do ano.Ele e o sindinutil querem tempo.Tempo para eles ganharem seus salários aumentados da noite para o dia em 40%.Educação nesse miserável país não tem.Então tem o quê? Assaltos a mão armada, assassinatos toda hora, tráfico de drogas etc etc.Sou aposentada em dois cargos.Um deles é por tempo de serviço e tudo certinho o outro eu me aposentei proporcional(graças a Deus) mas trabalhei nele 22 anos.Não quis esperar mais ou eu morreria infartada ou com aneurisma em sala de aula.Tive progressão somente no cargo bonitinho, arrumadinho.E no outro?? O gato comeu.Quer dizer não valeu 22 anos trabalhados.na verdade ainda estou em processo de aposentadoria(afastada) será por isso??? Absurdo.Professor, educador tem que morrer mesmo .Ou de fome ou de raiva.Sabe o que vou fazer? tentar ir embora com essa aposentadoria.Dizem que tem países que aceitam o aposentado do Brasil.E lá não tem esses descontos de Ir como aqui tão altos(Portugal) Estou pesquisando se naõ der vou para um país latino mesmo que é mais em conta mas vou embora desse inferno chamado Brasil

      Excluir
    4. A VTP não foi incorporada, foi roubada.

      Excluir
    5. Sinto lhe informar que aposentadoria proporcional não tem PARIDADE, ou seja, nada que é dado para os da ativa é dado a este tipo de aposentadoria que vai defasando até que você fique só com o salário mínimo. Procure saber e se ainda não saiu esta aposentadoria vale a pena cancelar e esperar mais 3 anos e aposentar integralmente. Perde-se muito.

      Excluir
    6. Não existe mais paridade, desde que passou no concurso em 2002, está previsto em lei federal de 2003, nenhum servidor público terá mais direito a paridade. Mais uma derrota

      Excluir
  10. Gente hoje, depois de muitos meses aguardando o posicionamento na carreira nem acreditei a merreca que aumentou para mim (118,00), faltando um ano para completar idade para me aposentar fui reposicionada na letra P, era G em um cargo e H em outro, sou efetiva em dois cargos de Matemática, não consigo entender como que tiveram coragem de aprovar uma tabela dessa em 2013, não dá mesmo para continuar na Educação - Professor já é uma carreira extinta, não tem mais solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem mudei da letra G para P e o meu aumento foi de 85.75 e tiraram 245.98 da VTAP. Ela não seria incorporada? alem de estar na licenciatura Curta e sm Pós tenho plena e pós desde 2004. como vai ficar isso sem progressão sem promoção? Sem plano de carreira . Acho que vou aposentar pois tenho 25 anos e 5 meses

      Excluir
    2. Não. Para dizer de um jeito mais simples, iria aos poucos sendo trocada pelas letras à medida que fossemos alcansando-as. Foi isso que o maldito do Naná com a Gorgonzzola & cia fizeram. Como nao tinham dindim pra pagar o que tinhamos direito à epoca da mudança para infernosídio, disseram que á medida em que fôssemos progredindo na tabela através das letras, a VTI ia sendo diminuída na mesma proporção. Um golpe. E foi mto bem explicado na época. Basta procurar no site do sind ute ou do governo, na lei do famigerado castigosídio. Eu já sabia desde quando saiu a lei, qto receberia hoje, ate com um terço de ferias, nao tinha como não saber. Só quem nao trabalhou na época, aliás, pensando bem, foi realmente quem trabalhou na epoca ( da greve) é que não tomou conhecimento disso. Estavam esperando um milagre tão imediatamente, sem menhuma oração( no caso, luta, mas oração tbem nao faz mal).

      Excluir
    3. Ops, Corrigindo, é VTAP.

      Excluir
  11. Se aumentou a gasolina aumentou a arrecadação do estado, e se aumentou a arrecadação do estado tem que aumentar o meu salário, uai sô.....

    ResponderExcluir
  12. ÓDIO...esta é a palavra que define meus sentimentos hoje. A herança maldita do Anastasia/Aécio. Depois de esperar tantos anos por esta progressão, passei de A para I. Se são 2,5% de reajuste por letra e eu subi 8 letras, seriam 20% de aumento que daria uma média de 250,00. Foi dado...mas cortaram a Vantagem Temporária, os descontos aumentaram e eu recebi um aumento real de 50,00. É mole? Veio o Subsídio purinho. 1595,00 para quem tem Pós, mas para o governo eu tenho Licenciatura CURTA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VT não seria incorporada ao salário?

      Excluir
    2. ESSA SITUAÇÃO DOS PEBT2 QUE TEM PLENA E RECEBEM COMO CURTA SE RESOLVE FÁCIL,FÁCIL, DAÍ VOCE JÁ VE A ENGANAÇÃO. ESTOU NESSA SITUAÇÃO HÁ MAIS DE DEZ ANOS.

      Excluir
    3. AS TORNEIRAS DO ESTADO SEMPRE ESTÃO FECHADAS PARA OS PROFESSORES.

      Excluir
    4. Eu continuo tendo apenas duas calças jeans, 4 camisas, e um par de tenis todo sujo e surrado, os juízes tem auxilio daqui, auxilio dali, os deputados também, e assim caminha o professor em mg, pro buraco.

      Excluir
    5. Essa foi a mesma sensação que tive quando abri meu contracheque, me senti ainda mais roubada.

      Excluir
  13. Não entendi a VT foi cortada e incorporada ao subsídio. Era B fui para P subi 10 letras somaram a VT + subsídio e somaram mais 5% total 2.001,00.
    Alguém pode me explicar melhor. A cada mudança de letra não seria 2,5 no valor do subsídio?

    ResponderExcluir
  14. Hoje, mais uma grande decepção! Nenhuma melhoria salarial com a mudança de nível. Foi mais um golpe da corja que des (governou) o estado por tantos anos.Ficamos na expectativa ,desde a implantação desse maldito subsídio ,que agora seriam feitas as correções em nossas carreiras... Vamos aguardar o retorno da Comissão e partir novamente para as ruas!Do jeito que está não pode continuar! Piso Já!

    ResponderExcluir
  15. Serão criadas ,com certeza, milhares de soluções, envolvendo muito inve$timento, para resolver a crise hídrica do nosso estado. Com esse mesmo afinco, queremos que o governo de Minas resolva a nossa situação profissional/salarial. O dinheiro sempre aparece quando envolve interesses políticos não é? Chega de demagogia e desculpas! respostas já!

    ResponderExcluir
  16. Hoje , ao ver o salário do mês, estou me sentindo injustiçada... desvalorizada... roubada! Levaram o que é nosso direito mais uma vez! Não vamos nos calar!

    ResponderExcluir
  17. esperamos muito do pimentel, pois da dupla AA, não se poderia esperar nada, quanto maior a esperança maior é o tombo???

    ResponderExcluir
  18. meu caro anastasia volta em 2018, volta: CRUUUUUZEEEEEEEEEEEEEEEESSSSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barato nastinha, isso que quis dizer não é? Volta não, chega, dá um tempo tucanalha!

      Excluir
    2. Sou apenas um PimenTel a beira do arrependimento.

      Excluir
  19. Povo infeliz esses que se dizem governos.
    Pagaram a gente com o nosso próprio salário. Retiraram danossa vantagem pessoal de anos de trabalho para nos pagar o posicionamento e ainda pensam que somos troxas de pensar que recebemos aumento. Entra governo e sai governo e a gente não se impõe, a classe não se mobiliza como tal para buscar atraves de uma GREVE GERAL o nosso salário com dignidade. Estamos ganhando menos que os lixeiros da PBH/MG. Acorda companheiro e vamos a luta!

    ResponderExcluir
  20. Pimentel, Pimentel!

    Lembre-se:
    Do jeito que entrou, SAI.

    ResponderExcluir
  21. Minha decepção com o salário de janeiro é tão grande que ainda não acredito em mais uma armadilha que o desgoverno do psdb/bosta aprontou para com os professores. Esperava mais de 25% de aumento e nada. Só incorporaram o aquela sigla que já nem me recordo. Esta turma tem que ser fuzilada, pena de morte para este desgoverno que nos escravizou. Somos escravos intelectualizados e aceitamos isto tudo nestes 12 anos. Que revolta. Que desespero para conseguir quitar as contas básicas. Meu telefone não para de tocar com cobradores de contas básicas me cobrando. Quanta injustiça. Mas até quando???????? Minhas forças estão se esgotando e não sei mais o que fazer. Estou perdendo as esperanças. Ser professor em Minas é sinônimo a castigo, infortúnio, descalabro, pesadelo, injustiça, conformismo, sabotagem, desprezo, covardia, difamação, desprestígio..... Que mal eu cometi ao escolher esta profissão???????? Não tenho mais dignidade, não consigo sobreviver com o que recebo. E a justiça mineira não coíbe o descalabro que este estado nos inflige. Até quando irei aguentar???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu desabafo é a voz de toda categoria. Entendo que essa armadilha foi preparada pelo governo anterior, mas fico perplexo quando vejo que o atual não veio a público esclarecer oque iria acontecer, fazendo com que toda classe ficasse apreensiva no aguardo do contracheque. Acabo acreditando que todos armam contra o magistério. Não nos dão nenhuma explicação, ninguém aparece para deixar as coisas em pratos limpos. Somos relegados a segundo plano.

      Excluir
    2. É triste ler esse desabafo, corta o coração colega. O que me espanta é o seguinte tanta esperança depositada no atual governo e agora vejo ele agir dessa forma, sem nos dá uma esperança de que dia melhores virão, que desanima qualquer um a seguir nesta profissão.

      Excluir
    3. Me desculpe, mas todos nós sabíamos que iria ser assim! Pelo menos eu tinha conhecimento daquela tabela que há alguns anos estava no Portal do Servidor e as letras no contra cheque.

      Excluir
  22. Isso mesmo vamos unir e vamos a luta, com pelo menos um restinho de dignidade que nos restam, se não lutarmos nunca seremos reconhecidos. Greve já, não dá mais para esperar.

    ResponderExcluir
  23. Hoje no Jornal Nacional falaram da falta de professor, da desvalorização e do pequeno salário. Até quando meu Deus, os políticos vão usar a educação para se elegerem e depois continuar pagando tão pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eis aí uma grande oportunidade para a DILMA e o PT explicarem aos EDUCADORES
      a que veio e, de quebra, "CALAR A BOCA" dos OPONENTES.
      Sigamos na LUTA, que a vida está pra lá de P... .

      Excluir
  24. CUT E DEMAIS CENTRAIS SE REÚNEM COM MINISTROS PARA DISCUTIR MP’S



    “Não vamos aceitar ajuste fiscal no lombo dos trabalhadores”, diz Vagner



    Sindicalistas da CUT e das demais centrais se reúnem nesta terça-feira (3), com representantes do governo para tratar das Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que mudam as regras de recebimento de pensão por morte, auxílio doença, seguro desemprego e abono salarial.

    A reunião será no escritório da Presidência da República, que fica na Avenida Paulista, 2163, 3º andar, a partir das 17h00.

    O presidente da CUT, Vagner Freitas, disse que a central não aceita discutir retirada de direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e que há medidas que o governo pode tomar, sem prejudicar os trabalhadores, que garantem economia para os cofres públicos, como quer o governo, ou mais recursos para investir em políticas públicas, como a CUT reivindica.

    “Se há distorções, elas têm de ser corrigidas. A CUT concorda em aprimorar e blindar o sistema do seguro desemprego e de benefícios do INSS para evitar fraudes, sem qualquer relação com o ajuste fiscal”, diz o dirigente.

    Quanto à economia de R$ 18 bilhões com as medidas restritivas anunciadas no início do ano, o dirigente acredita que nada mais são do que retirada de direitos.

    “O governo está retirando direitos de 12,3 milhões de pessoas. E ao excluir os trabalhadores mais pobres e fragilizados está, na verdade, retirando da economia R$ 18 bilhões. Esse dinheiro não é usado para investimentos e, sim, para atender as necessidades básicas do trabalhador, como comprar comida”, pontuou Vagner.

    Para o presidente da CUT, o ajuste fiscal não deve ser em cima do lombo dos trabalhadores. Deve ser em cima dos mais ricos.

    “Por que ao invés de “economizar” retirando direitos dos trabalhadores, o governo não taxa as grandes fortunas, diminui a sonegação fiscal, aumenta a alíquota de imposto de renda para quem ganha mais pagar mais e quem ganha menos pagar menos, aumenta a arrecadação do imposto territorial rural e sobre herança?”, questiona o dirigente.

    Estudo da subseção do Dieese da CUT, mostra que se o governo estabelecesse uma alíquota de apenas 1,5% sobre as grandes fortunas arrecadaria R$ 32,446 bilhões. Se diminuísse em 5% a sonegação fiscal, que hoje é de mais de R$ 400 bilhões por ano, economizaria R$ 20 bilhões por ano.

    Vagner lembrou que o governo pode, ainda, regulamentar o parágrafo 4 do artigo 239 que pune empresas que têm rotatividade maior do que a média do setor – a média de rotatividade hoje no Brasil está em 40%. Se esse parágrafo for regulamentado, as empresas que demitem mais terão de pagar um adicional ao seguro desemprego.

    ResponderExcluir
  25. KKK, nóis sofre mais nois gosta! Macaco Simão para governador de Minas... Dias piores virão. Vai indo que eu num vou!

    ResponderExcluir
  26. Há mais de um ano sabíamos que receberíamos este mês, não vou desculpar governo atual, mas, quem fez isso não foi ele, e quem entra com menos de um mês pode acertar o desacerto que vem de Aecio? Francamente colegas, vocês esperavam mais? Mas, apenas o atrasado não veio, o resto estava explicado por Naná , digo Gazzola, desse jeitinho aí, com subsidio, tabelinha, e porque o espanto? Só agora deram conta que seria assim? Passei de C para L, 20 anos, e 250 reais a mais e só. Sabiam que ia ser assim. Mas, esperava que viesse o atrasado, espero que venha alguma explicação. Quem aguentou quase calado, devido a maldita lei 100, que silenciou a maioria, agora escuta a grita geral, todos achavam que iria continuar aquilo, agora é outro, como fazer, agora é que se reclama?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, colega. Já sabíamos dessa desgraceira toda. Tomara que venham os atrasados. Gostei de sua lucidez.
      Abraços.
      Lúcia.

      Excluir
  27. Pimentel, pelo AMOR DE DEUS, acuda-nos!!!

    Sem chuva, sem dinheiro, sem água e ainda sem perspectiva? Meus Deus, assim não dá.

    Sinto uma tristeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o prêmio por produtividade? Nem novas, nem mandadas, como diria uma amiga?
      Será que há possibilidade de a gente receber algum atrasado em relação à progressão?
      Amanhã é dia D 0 Reunião do povo que decide a vida da gente! Tomara que os Anjos apareçam por lá e deem uma luz a esse povo que decide tudo. Amem..

      Excluir
  28. Fui "promovido" para PEB2 M ( subi 7 letras ) mas na realidade não obtive aumento real pois cortaram a VTI. Dá para entender?

    ResponderExcluir
  29. Gente temos que dar um voto de confiança a este governo. O Pimentel assumiu uma dívida muito grande. Temos que esperar elee ter uma real visão das contas do estado para reinvirdicarmos nossos direitos. Vamos ter fé em deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estamos de saco cheio.Esse governo, se quisesse faria bem rápido o que nós queremos e necessitamos.Voltar a carreira antiga e aplicar o piso.Pronto.Mas é só enrolação e ganhar tempo para a roubalheira.Não confio.

      Excluir
    2. E já teria concertado em 30 dias o estrago de 12 anos??????????
      Seria uma mágica ou um milagre??????

      Excluir
    3. Está com saudade do chicote logo no primeiro mês? Ora, esperou e defendeu o indefensável por todo esse tempo, mas se for ptralha tem que resolver tudo na hora que você marcar! Saudade dos emplumados... vade retro!

      Excluir
  30. Pimentel não quer saber de corrigir salários, nomear concursados, fazer o correto. Ele se aliou a gorgonzolla, sô maro e o macaco simão ele quer é manter os ex lei 100 recebendo a outra metade do salário que foi usurpado de nós os efetivos, e o pior é que a bel(atriz) do sindinútil deve estar compactuando com ele pois nem explicou que ao criar a lei 100 o desgoverno anteriou ao atual desgoverno pimentécio não aumentou os gastos do estado em praticamente nada pois os ex lei 100 recebe das nossas perdas salariais. O pimentécio está preocupado amigos é de ir a brasilona do brasil. O desgoverno anterior ao menos foi muito na brasilinha de minas. Pimentécio não vai dar posse aos concursados, ele está fingindo de "égua" e vai dizer no STF que precisa dos ex lei sem concurso para "salvar" a educação mineira. Tomara que eles levem na CARA DE PAU o mesmo que levou o "devogado" da AGEotagem do psdbosta: Em MINAS tem um CONCURSO EM ANDAMENTTO, NOMEIE! Essa é a LEI VERDADEIRA a LEI 1 = Constituição Federal e não a lei 100 que usurpou todos os nossos direitos adquiridos.
    ABAIXO PIMENTÉCIO,
    ABAIXO SINDUTE,
    ABAIXO REMANESCENTES DO PSDbosta em MINAS
    ABAIXO PT* MENTIROSO.
    PT* NUNCA MAIS SE EX LEI 100 CONTINUAR!
    Euler seja imparcial e publique pois você vai ganhar do sofrimento dos professores
    efetivos e continuar se omitindo também?
    Deixe que cada um emita sua opinião pois sinto que estamos criando um MOSTRO e esse mostro chama- se PT* MINAS.
    ROGÉRIO CORREIA JÁ SUMIU.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este tipo de pessoa deve ser dos que perderam a mamata.E jamais vai representar a classe dos professores.

      Excluir
    2. Tome um suco de maracujá, acalme-se, e entenda que a cagada do desgoverno anterior foi mantida pelo grupelho que se apoderou desse estado, sugou nosso sangue como vampiro, e saiu sem deixar solução! Graças a Deus que esses ptralhas estão se dedicando a limpar essa sujeira que tucanalhas fizeram com nossa classe! Os efetivados estavam em sala de aula naquela data fatídica, e seriam tolos se tivessem pedido pra exonerar pois muito tempo se passou, muitas contribuições descontadas, e nesse momento tocar esses irmãos pro beco seria uma atitude VERGONHOSA pra um governador ptralha! Eu era Lei 100, e sou ptralha desde smpre, fiz o concurso e tomei posse, vamos estudar e passar de novo, sei que isso é o correto, Mas Pimentel não tem como acertar com esse povo todo e dispensar, acredito que está à espera que alguns passem nesse concurso, sobra menor quantidade de funcionário em situação irregular!

      Excluir
    3. VOCE DIZ QUE É CORRETO PORQUE PASSOU NO CONCURSO,SENÃO ESTAVA BABANDO O NOME DA DUPLA AA.

      Excluir
    4. Filho do "tipo de pessoa" kkkkkkkkk Sou aposentada em dois cargos, por isso tenho livre pensar, mesmo quando estava na ativa já tinha porque eu estudei, eu não comprei diploma e passei em dois concursos.
      Fica a dica.

      Excluir
  31. Tristeza...raiva...Tive promoção de 7 níveis ( F ----> M) e mesmo assim meu salário não aumentou. A mão que deu a promoção de um lado, retirou a VTI do outro. Placar final zero a zero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando acontecem essas promoções, só pagam depois de 3 meses. Comigo aconteceu assim, e demorou p eu receber, mas recebi.

      Excluir
    2. Está parecendo com o time do AMÉRICA MINEIRO!
      Faz tudo CERTO, mas só dá azar!
      Sigamos na LUTA!!!

      Excluir
    3. Eu estou anos e anos como PEB 1A, e comunicaram que passaria para D agora em janeiro, resultado: nada! Continuo PEB 1A.

      Excluir
    4. Pior foi minha situação: mudança de PEB IIA a PEB IH.Pode????
      Salário continua igual,mas o prejuízo do retorno a PEB I certamente virá.
      O jeito é cair fora da educação,não vejo outra saída...

      Excluir
  32. Leiam e comentem: O Jornal Nacional começa a apresentar nesta segunda-feira (02), uma série especial de reportagens sobre a situação dos professores no BraSIL.
    Aumenta o número de professores que abandonam as salas de aula
    Série especial mostra a atual situação dos professores no Brasil.
    Déficit chega a 150 mil. Maioria troca salas de aula por outros empregos.

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/02/aumenta-o-numero-de-professores-que-abandonam-salas-de-aula.html

    ResponderExcluir
  33. Leiam e comentem: O Jornal Nacional começa a apresentar nesta segunda-feira (02), uma série especial de reportagens sobre a situação dos professores no BraSIL.
    Aumenta o número de professores que abandonam as salas de aula
    Série especial mostra a atual situação dos professores no Brasil.
    Déficit chega a 150 mil. Maioria troca salas de aula por outros empregos.

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/02/aumenta-o-numero-de-professores-que-abandonam-salas-de-aula.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nosso GRANDE EULER CONRADO, exempli gratia, foi uma PERDA
      IRREPARÁVEL. E o Governo Estadual?... Hum! Nem aí!!!
      Sigamos na luta!!!

      Excluir
  34. Caros colegas, nao temos mais salario base, tudo é subsídio não devemos ser iludidos vem mais Desculpas 90 dias é para enganar. Devemos encher o Facebook dos : Beatriz, pimentel, entre outros com a revindicacao de nossa antiga carreira sem lero lero

    ResponderExcluir
  35. PESSOAL DA EDUCAÇÃO,

    NÃO HÁ OUTRA ALTERNATIVA, PELO MENOS POR ENQUANTO. É PRECISO ESPERAR MESMO. O NOVO GOVERNO ESTÁ APENAS COMEÇANDO. A ÚLTIMA REUNIÃO COM OS MEMBROS DA NEGOCIAÇÃO SOBRE ASSUNTOS DA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AO PISO SALARIAL, (SEGUNDO A BEATRIZ C.), FOI POSITIVA. NÃO ESTOU ALIMENTADO ILUSÕES, APENAS SENDO CAUTELOSA.

    PALAVRAS DA BEATRIZ CERQUEIRA ACERCA DA ÚLTIMA REUNIÃO:

    “Na tentativa de rapidamente informar sobre as reuniões que participamos, muitas vezes não avaliamos o resultado, nos limitando ao relato. Outras vezes a avaliação não pode ser apenas da comissão mas de uma instância do sindicato. Me pediram que avaliasse a reunião de hoje. A reunião de hoje foi positiva para a categoria. Estabelecemos os parâmetros que servirão de base para construção de propostas. O primeiro foi sobre a carreira. Não é possível discutir Piso salarial sem uma política de carreira que traduza a valorização. Teremos a oportunidade de tentar corrigir as distorções que vivemos e nos aprisiona roubando a perspectiva de futuro. O segundo é que a construção de propostas será para todos os cargos da educação, não apenas para os profissionais do magistério como descrito no decreto 46.709. Todos sofreram com o subsídio e com o congelamento da carreira. Não faria nenhum sentido, excluir cargos deste debate que depois continuariam excluídos porque os recursos seriam investidos no que a comissão deteminasse. O terceiro é a inclusão dos aposentados (que têm paridade). Parece óbvio, mas não é. Estamos enfrentando Prefeituras que, depois da construção de propostas de remuneração, apresentam a versão de que o caixa não comporta a mudança para os aposentados e transfere para categoria o ônus da exclusão. Ainda, no debate da proporcionalidade, colocamos que a reivindicação do sindicato sempre foi para a jornada existente. Não há que se falar de outra forma. E o pessoal da Adeomg colocou bem que é necessário discutir os direitos que foram retirados. A rotina de reuniões em tempo curto tambem é importante. A próxima reunião será no dia 05/02, próxima semana. Um fato merece a observação: o secretariado do governo estava todo lá, demonstrando simbolicamente que a questão é uma agenda do governo, não de uma ou duas secretarias. É claro que teve alguém que falou que o estado está quebrado, etc, etc. E é claro que ouviu que não pagaremos essa conta, que pagamos a conta nos últimos 10 anos, que temos o pior salário do funcionalismo, que estamos na base da pirâmide que não se altera enquanto outras categorias tiveram 100% de reajuste ou triplicaram seus salários. O resultado, na minha opinião, desta reunião foi bom, mas não podemos esquecer de que foi fruto de uma intensa trajetória de lutas, greves, processos judiciais, resistências, manifestações. Não desistimos mesmo quando as forças acabavam e não víamos perspectivas de futuro. Quem luta, educa e conquista!”


    A PRÓXIMA REUNIÃO SERÁ AGORA DIA 5. VAMOS FICAR ATENTOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu alimento ESPERANÇAS no PIMENTEL, embora não seja petista e ... muito menos PSDbosta (sem o sufixo, mesmo; fica melhor assim)
      Quem quiser pode rir de mim!
      Só estava faltando nosso GRANDE EULER CONRADO nesse novo
      GOVERNO! (mesmo sendo amante de Cuba). Quem sabe? Uma hora ...
      Já fomos submetidos a TUDO no UNIVERSO POLITIQUEIRO. Chega!!!
      ETs REPTILIANOS, a exemplo de AÉCIO e ANASTASIA, foi o que não
      faltou.
      O Euler seria uma BOA OPÇÃO para a EDUCAÇÃO.
      Sigamos na luta!!!

      Excluir
    2. Hahahahaha QUANTA ILUSÃO. VAI ESPERANDO QUE ALGO VÁ MUDAR.

      Excluir
  36. Finalmente a Globo fez ontem uma reportagem no JN, sobre a miséria em que vivem os professores. E não deixou pedra sobre pedra...Milagre, quem não viu tente ver Jornal Nacional de 2/2. Sobre o desestímulo, o que passam, a quantidade que sai para outros empregos. Que se ganha menos da metade de outros profissionais. Falou ministro, enfim, valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti.Poderia continuar a expor a nossa situação. Eu ia adorar, porque assim seria desmentido tudo que o governo diz da educação.Enfim... não tá nada "bão".

      Excluir
    2. Nosso GRANDE DEFENSOR EULER CONRADO, por exemplo,
      "ja cascou fora".
      Se ele ao menos se candidatasse a alguma coisa ...
      Mas ... o homem não se candidata, "sô"!
      'Tá difícil, colegas!!!

      Excluir
    3. NENHUMA NOVIDADE!
      O "miserê" pelo qual passamos atualmente e temos passado ao longo
      de tenebrosos tempos SALTA aos olhos de qualquer VIVENTE!
      Sigamos na luta!

      Excluir
    4. Assisti e vi como a prostituta se insinua, ela não citou que aquela área da educação é de competencia dos governadores, ou prefeitos, pôs logo a imagem da Dilma falando na "Pátria educadora" e depois foi entrevistar Cid Gomes. A hora de fazer isso tinha que ser na hora de falar das Universidades e Institutos Federais! Deviam ter procurado o secretário de educação, o governador, ou o prefeito!

      Excluir
  37. hoje ao ler as notícias fiquei informada que por esses dias sai no diário oficial a dispensa dos superintendentes, outra coisa boa é a cambada de diretores que vão pra rua ou trabalhar com suas turmas que todo ano pega e não trabalha fica só mandando agora vão trabalhar nos seus cargos,a teta este ano seca, porque haverá eleição em 2015.

    ResponderExcluir
  38. Igual aos outros: Governo do Pimentel pagando agências de publicidade e eventos para o Carnaval 2015 e NÃO PAGA o vale alimentação/refeição dos servidores.

    ResponderExcluir
  39. Piso Nacional do Magistério

    Quer dizer que a carga Horária de 24 horas está inclusa ou eu estou ficando lesa???
    O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o Esta Lei regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica a que se refere a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

    Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

    § 1o O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.
    ((((((((((((((((((((((((((((

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá não fia, é que os políticos não sabem ler, esse texto tem uma citação "de até 40 horas", mas eles insistem em dizer que só será pago como tal ao professor que cumpra 40 horas! O pior é que tem professores que incorporaram esse discurso e são contra o piso, achando que realmente ganha mais, acreditam cegamente que com o piso teremos perdas irreparáveis! Na minha humilde opinião o texto deixa claro que 'até' compreende o intervalo de 1 a 40 horas aula.

      Excluir
    2. Sim, a Lei é esta mesma. Mas aqueles governantes q leem a lei interpretam do jeito q querem e nós temos é botar fogo nestes senhores. Tem outra opção?

      Excluir
    3. Na própria Lei está claro que é o MÍNIMO INICIAL NA CARREIRA para o nível de Magistério DE ATÉ 40 HORAS. Claríssimo, viu? Políticos desonestos que gostam de usurpar que só entendem o máximo para ele.

      Excluir
  40. Para quem usa este blog que sempre entro e gosto muito e passaram no CONCURSO que foi prorrogado quero informar-lhes que o SECRETÁRIO DE ESTADO DA CASA CIVIL, MARCO ANTONIO REZENDE irá esta semana ao (STF) para discutir possíveis soluções para os EFETIVADOS PELA LEI 100. Acho isso um absurdo já que (STF) já julgou esta LEI INCONSTITUCIONAL. Ele vai ver se dá aquele jeitinho. Fiz o concurso passei não dentro das vagas, pois as dos EFETIVADOS não foram lançadas na época pelo PSDB que estava no Governo. Mas passei. E tem efetivados trabalhando normalmente para o cargo que fiz. Pensei que com a entrada do novo Governador as coisas fossem mudar, mas pelo jeito tudo continua como antes. Decepcionada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou efetivo e acho um absurdo não fazer uma Lei Federal, do STF ser cumprida. Todos querem burlar ou dar um jeitinho nas coisas. Chega, os efetivados caíram e pronto. Não aceitamos pessoas sem concurso no Estado, não é isso a Lei?

      Excluir
    2. Quero saber do Prêmio

      Excluir
    3. é ligar incessantemente para o STF e denunciar.

      Excluir
    4. Não aceito discriminar efetivados, eles não pediram pra entrar nesta lei nem receber carta do governador dizendo que estava assegurados porque o governo faz o que ele quer.Respeito perante os mesmos porque eles tem muitos anos na função estão aposentando e prestes a aposentar e conheço muitos corajosos que entraram na luta a favor do piso eles tem muito e que colher agora os frutos de uma greve, não é justo ser dispensados por erro do governo anterior.O Pimentel terá que resolver da melhor maneira possível não é justo massacrar a categoria, tem muitos advogados pedindo a causa pelo tempo trabalhado com todos os seus direitos se isso acontecer tem gente que vai ganhar um dinheiro até bom, mas acredito que Pimentel não deixará isso acontecer pois os mesmos merecem respeito assim como todos os outros

      Excluir
    5. MINHA CARA, MUITOS ESTÃO NA SUA SITUAÇÃO, É CONTINUAR COBRANDO DO STF.

      Excluir
    6. ANASTASIA, VOLTA, VOCE NÃO CONCORDA MEU CARO COSTINHA: TAIS BRINCANDO????????

      Excluir
    7. Carta? Um xerox e os professores acreditaram? Manda reconhecer a firma do Anastazia. Muitos efetivados conscientes fizeram o concurso e passaram, alguns já tomaram posse. Quem não fez é porque não quiz. Afinal o Concurso é público.

      Excluir
    8. Eu passei neste concurso, estou pleiteando o cargo 2, mas também fico pensando na situação do pessoal da lei 100. Muitas mães e pais de família devem estar apreensivos com o que vai acontecer. Noto que na nossa categoria "é cobra comendo cobra". Uma colega da lei 100 me disse que o Pimentel vai pedir no STF um prazo de 3 a 5 anos para resolver a situação dos efetivados.
      Vamos orar a Deus para que ele resolva a situação de todos, pois 70.000 pais de família estão apavorados com o que vai acontecer.
      Hoje, eu estou dando graças à Deus de poder sobreviver. Me sinto um pouco triste com a falta de coleguismo, já que este é apenas mais um problema dos inúmeros que enfrentamos em sala de aula e dentro da escola.
      Vamos acreditar em Deus e ter fé, pois como se diz: "a fé remove montanhas".

      Excluir
    9. E se não ficarmos espertos alguns desses efetivados que passaram no concurso (caso sejam empossados) ainda passarão na frente de muitos efetivos com anos de casa na escolha de turma. Escutem o que eu digo. Até agora não vi um efetivo com mudança de lotação ou remoção pra cima de cargo de efetivado.

      Excluir
  41. Façam cumprir a Lei!! Que os concursados venham assumir suas vagas..

    ResponderExcluir
  42. Estou com medo de que nada mude e a esperança que é a única coisa que nos resta não sobreviva. Sei que a as perdas que tivemos foram muitas e que não dá para fazer muita coisa em curto espaço de tempo. Mas, precisamos de alguma sinalização de a situação vai melhorar. . .

    ResponderExcluir
  43. Célia, pense melhor, será que ainda não sabe que o governo passado deixou essa bomba pra explodir agora na mão do novo governador? Quem fez essas maracutaias foram eles, mas no momento o governo precisa encontrar meios legais pra assegurar os direitos de quem trabalhou esses anos todos, teve descontos de seus salários, e agora tende a ficar a ver navios como se não tivesse existido nesses anos de LC/100. Pra onde foram as contribuições descontadas dessa gente? Que direitos esse povo todo teria se Pimentel apenas mostrasse o beco como saída? Eu estou contente por ele não ser irresponsável, a cagada é dos tucanos, mas quem vai limpar essa barrra é o ptralha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando Pimentel se candidatou essa Lei 100 já tinha sido julgada pelo STF por inconstitucionalidade. Ele sabia disso. Então que ele faça cumprir a Lei. Sei que os efetivados não tem culpa, mas o melhor é cumprir a Lei do que não respeitar a Constituição.

      Excluir
    2. Sim, mas na mesma constituição que você cita estão assegurados os direitos de quem trabalha, se volocar esse povo todo na rua sem acertar tudo, vai ser tanta ação na justiça que o governo não vai fazer nem pro cafezinho, lembre-se a lei de MG é tucanalha, vão ficar encantados com a possibilidade de dar perdas ao governo! E além disso, que feio, o governo Ptralha desrespeitando direitos do trabalhador não é mesmo? Ficaram bonitos na fita os caras que fizeram essa bagunça, e até hoje vejo defesas extremadas, não venham com esse discurso de querer empurrar no Pimentel um pepino que é dos tucanalhas!

      Excluir
  44. Alguém sabe informar o dia do pagamento? No calendário contido no portal só mostra abertura e fechamento de frequência.

    ResponderExcluir
  45. Alguém poderia me informar quando será pago a bolsa de 200,00 do Pacto ensino médio pois até hoje recebi apenas a primeira parcela.

    ResponderExcluir
  46. Era PEB1D e fui para PEB2P,alguém pode me informar qual é o salário de PEB2P. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PEB2P é de:2.261,93 de acordo com o publicado pelo anônimo de 02 de fevereiro 2015 00:57

      Excluir
    2. neste site você encontra a tabela - http://sindutecaxambu.blogspot.com.br/2014/01/confira-as-tabelas-salariais-com-o.html

      Excluir
  47. Que diferença faz se Aécio, Anaastasia, Maria ou Pimentel? Smos apenas Professores.
    Não nos iludamos.

    ResponderExcluir
  48. QUANDO VEJO MEU CONTRA CHEQUE NO PORTAL DO INFERNO, ACREDITO QUE TEM COISA MAIS FEIA DO QUE BRIGA DE FOIÇE NO ESCURO.

    ResponderExcluir
  49. O piso só é viável para os efetivos, senão o estado quebra, e quebra mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!!

      Excluir
    2. Quem não é efetivo não tem nada a ver com quebradeira do estado e trabalha do mesmo jeito ou até cumpre melhor de quem é efetivo.

      Excluir
    3. É verdade nobres colegas os designados não merecem receber, afinal de conta eles vivem só de pão e água.Qua mundo q vivemos cada um pior q o outro, depois vem aqui falar em EDUCAÇÃO.

      Excluir
    4. Isso que quebra o Estado, e está em todas as cidades e em todos os serviços, LEMBRAM-SE DA CARNE DA MERENDA ESCOLAR COM CILICONE DOS PERRELAS? TODOS SOLTOS... KKKKKKK
      Santa Luzia a CASA JÁ CAIU...
      Polícia cumpre mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal de Santa Luzia (MG)
      http://videos.r7.com/policia-cumpre-mandados-de-busca-e-apreensao-na-camara-municipal-de-santa-luzia-mg-/idmedia/54d398fe0cf21c1d77b22de8.html

      Excluir
  50. Atenção professores!
    Você que participa do curso de capacitação do PNEM leia a carta enviada pela UFMG aos responsáveis pelo programa
    ____________________[único]
    Prezados Formadores/as Regionais, Orientadores/as de Estudos e Professores Cursistas,

    Vimos por intermédio dessa mensagem externar nossa preocupação com o problema no fluxo dos pagamentos de bolsas e, ao mesmo tempo, informar nossas tentativas de buscar respostas e soluções para esse impasse que afeta, mais uma vez, o conjunto dos professores do nosso Estado.
    Infelizmente, não temos controle sobre o pagamento das bolsas, pois essa é uma ação da qual se encarregam o MEC/FNDE, como podem conferir na Resolução 51/2013. Nem as Secretarias Estaduais de Educação, nem as Instituições de Ensino Superior (IES) podem efetivar os pagamentos. Na tramitação de pagamentos, podemos, limitadamente, aprovar, autorizar e enviar para o Sistema de Gestão de Bolsas (SGB/FNDE).

    Contudo, reconhecemos os sérios impactos do não pagamento das bolsas na continuidade do processo formativo e sabemos o quanto isso compromete as ações das Etapas II e III.
    Por essa razão, temos feito reiterados contatos com a Coordenação Nacional no sentido de obter uma informação mais consistente sobre o que está ocorrendo.
    Em conversa com a Mirna Araújo (MEC) no dia 22 de janeiro, fomos asseguradas de que as bolsas serão pagas na maior brevidade possível, mas não nos deram datas ou prazos. A Coordenação Nacional do Pacto está empenhada na resolução desse problema.
    Na oportunidade, solicitamos à Mirna Araujo que nos envie um documento oficial do MEC, para que possamos garantir transparência nas relações institucionais e na relação com o professorado.
    Ainda no dia 22 de janeiro, nos reunimos com a atual Secretária de Educação, Macaé Evaristo dos Santos, para discutir as questões relativas à continuidade das ações do Pacto. Na ocasião, informamos detalhadamente as questões relativas ao fluxo no pagamento das bolsas e solicitamos que nos ajude nessa busca por informações e pela solução do problema.
    Em ambos os casos, argumentamos o empenho que todos/as nós, indistintamente, fizemos para garantir o início da formação das escolas. Ressaltamos ainda que Professores Cursistas, Orientadores de Estudo e Formadores Regionais alteraram suas agendas de trabalho, de compromissos pessoais para atender ao "convite" para realizarem essa formação continuada.
    Nosso convite foi corajosamente aceito e encerramos a Etapa I, com um calendário extremamente difícil. Nada mais justo que a contrapartida: o pagamento das bolsas devidas.

    Não temos muito o que dizer. Continuaremos dialogando com o MEC/FNDE, contando com o apoio da SEE-MG e no aguardo de melhores notícias.

    Boa Tarde, boa semana, bom ano!

    Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2015.

    Att.,


    Licinia Maria Correa
    Professora da Faculdade de Educação da UFMG
    Coordenadora do Observatório da Juventude da UFMG

    ResponderExcluir
  51. Efetivado em 2 cargos naquela escola no centro de bh, aquele estudante de engenharia disse:AQUI É MINAS, Sô. VAI UM BICO AÍ???????????/

    ResponderExcluir
  52. A menina chega em casa após o primeiro dia de aula e diz para os pais: meus professores são dentistas, enfermeiros, estudantes de psicologia, fisioterapeutas... os pais dizem:Achei que voce foi pra escola, mas pelo jeito voce está voltando é do hospital.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk . QUE DUREZA.

    ResponderExcluir
  53. EX-EFETIVADOS. Sugiro que entrem todos em massa com uma ação no Ministério Público contra Aécio e Anastasia, autores da Lei 100 vergonha, por Improbidade Administrativa, Estelionato e vários outros crimes que um bom advogado saberá para este engodo deles. Quem sabe assim estes FDP se mexam para ajudá-los. Estão numa boa lá no senado e nem se preocupam com a sujeira que deixaram pra trás. Talvez um bom processo faça no mínimo eles correrem atrás lá em Brasília. Sugestão de uma EFETIVA que se solidariza com a dor de cada um dos ex-efetivados. Regina.

    ResponderExcluir
  54. uma nova designação deveria acontecer a partir de 1 de abril, pois todos teriam direito de participar, cadeira cativa só tem quem é EFETIVO.

    ResponderExcluir
  55. é como me disse aquele engenheiro desempregado: SÓ HOJE JÁ ABOCANHEI DOIS CARGOS COMPLETOS DE MATEMÁTICA, AFINAL É ISSO QUE ME RESTOU, DAR AULA NO ESTADO. TAIS BRINCANDO?

    ResponderExcluir
  56. NO PRIMEIRO DIA DE AULA A MENINA CHEGA FRUSTRADA EM CASA E DIZ PARA OS PAIS: VOCES ME MANDARAM PRO HOSPITAL. OS MEUS PROFESSORES SÃO FARMACEUTICOS,DENTISTAS,ESTUDANTES DE MEDICINA, OS PAIS JURAM: FILHA MANDAMOS VOCE PRA ESCOLA, COMO VOCE FOI PARAR NO HOSPITAL??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK SÓ EM MINAS MESMO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  57. A MORTE É ONDE MORA A SAUDADE. (RUBEM ALVES)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DO MESMO RUBEM ALVES, E A SAUDADE É ALMA DA GENTE DIZENDO PARA ONDE QUEREMOS VOLTAR.

      Excluir
  58. 1º Parcela ( Ref. Setembro / 2014 ) Aguardando pagamento ( 20/01/2015 20:42 )

    2º Parcela ( Ref. Outubro / 2014 ) Aguardando pagamento ( 20/01/2015 20:40 )

    3º Parcela ( Ref. Novembro / 2014 ) Aguardando pagamento ( 20/01/2015 20:43 )

    4º Parcela ( Ref. Dezembro / 2014 ) Aguardando pagamento ( 20/01/2015 21:16 )

    5º Parcela ( Ref. Janeiro / 2015 ) Aguardando pagamento ( 22/01/2015 20:54 )

    Como podem ver não recebi nem uma parcela. Vergonhoso. Participei ativamente do Pacto, fiz todas as atividades e nada recebi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que a secretária de educação não poderia pressionar o MEC para liberar o pagamento pois deste jeito ficaremos desestimulados. O pacto é de interesse da secretaria de educação.

      Excluir
  59. Mais uma reunião e nada, dia 12 tem outra e nada. se manter os ex afetivados pt em minas, nunca mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que na minha escola eu convenci uns 10 a votar nesse sujeito,pt nunca mais. greve sind ute.

      Excluir
    2. Do jeito que entrou, sai.

      Excluir
  60. SE O STF MANTER OS EX LEI 100 ATÉ O FIM DO ANO, COMO QUER O GOVERNADOR, AÍ É DEMAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O STF, NÃO PODE IR CONTRA A SUA PRÓPRIA DEÇISÃO, ISSO SERIA INACEITÁVEL.

      Excluir
    2. SE MANTER tá bom. O pior é se MANTIVER.

      Excluir
    3. Decisão minha colega.Não dá para ver isso de um educador.Será que é por isso que estamos nessa miséria salarial??? Não sabem escrever.Escrever correto é o mínimo que um profissional da educação precisa saber.Meu Deus socorre me .

      Excluir
    4. O correto é que se escreva e diga: MANTIVER.
      Deus, socorra-me!

      Excluir
  61. E fica a Bia gastando sua beleza, a troco de nada.o pimentel quer manter os ex lei 100 para continuar dividindo a categoria, igual aqueles dois que estão no senado fizeram.

    ResponderExcluir
  62. e tem gente acreditando em dias melhores... só se for na França.

    ResponderExcluir
  63. Viram???Auxilio moradia, verba indenizatória e muito maisss aprovada em 10 minutos.Nunca mais voto em Pt.O rogerinho(safado) e os outros petralhas não foram contra.Dá para acreditar??? Dá para viver aqui??? Eles acham que professor está roubando para viver(sobreviver claro) mas os ladrões são eles,As vagabundas das mulheres dos deputados querem a volta das passagens aereas para esposas(vagabundas) QUAL É MESMO ESSE PAÍS????? UM DOCE PARA quem acertar.Não dá .Para mim voto em ninguém mais .Nem se meu filho se candidatar eu voto nele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA EX SUPERVISORA, APOSENTADA EM 2 CARGOS TEM NOVENTA POR CENTO DA RENDA COMPROMETIDA COM EMPRÉSTIMOS,INCLUSIVE PARA COMPRAR COMIDA,ISSO É COMUM EM MG, ELA É SÓ MAIS UMA.

      Excluir
  64. Eita que começou a bandalheira! Deputados mineiros votam a favor do auxílio moradia de R$2800,00 (inclusive para quem mora em BH) e pequena verba indenizatória de R$20000,00 para quem sair para ocupar outro cargo.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só rindo

    ResponderExcluir
  65. É de doer,'GOVERNO DESCARTA ATENDER IMEDIATAMENTE REIVINDICAÇÕES DE SERVIDORES DA EDUCAÇÃO", é que minas(minúsculo mesmo) está próximo de atingir o índice da Lei Responsabilidade Fiscal. Reportagem de OTEMPO.com.br Fala sério, auxílio moradia, aumentos prá uns e outros, não se fala em Lei de Responsabilidade Fiscal. Se estes servidores ganhassem menos benesses, talvez desse para pagar o que os servidores da Educação têm direito e merecem.

    ResponderExcluir
  66. Segundo o governo não há condição de dar aumento aos profissionais da Educação. Então porque prometeu? Só para ganhar eleição usando os professores como massa de manobra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diria o Chaves : isso, isso , isso.....

      Excluir
    2. Eu continuo também, isso, isso, isso...............

      Excluir
  67. Qual o resultado da reunião de hoje?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DIA 12, HAVERÁ OUTRA REUNIÃO E O GOVERNO VAI APRESENTAR AS NOVAS TABELAS SALARIAIS, É O QUE ESTÁ NO SITE DO SIND UTE.

      Excluir
  68. O que deu a tão espera reunião de hoje, 05 de Fevereiro?

    ResponderExcluir
  69. No site do sindute ja´tem notícias da reunião de hoje. A próxima será dia 12, onde deverá ser apresentada tabela pelo governo. Esperemos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai ai....mais enrolação !

      Excluir
    2. FÉ NA VIDA, FÉ NO HOMEM, FÉ NO QUE VIRÁ, NÓS PODEMOS TUDO, NÓS PODEMOS MAIS.(GONZAGUINHA)

      Excluir
    3. esava mais angustiado que o goleiro na hora do gol, mas dia 12 ao ver as novas tabelas salariais me alegrarei, meu caro Coalhada: FALOUUUUUUUUUU.

      Excluir
    4. NA SUA ANSIA DE ENSINAR AOS ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO A LER E ESCREVER, AQUELE VELHO PROFESSOR DE PORTUGUES QUE LEVAVA A GRAMÁTICA AO PÉ DA LETRA E QUE NÃO ACEITAVA NADA DE VARIAÇÕES LINGUISTICAS, SE DEBATIA EM SALA DE AULA DIZENDO: COMO VOCES VÃO PRA FACULDADE DESSE JEITO, NÃO SABEM O QUE É VERBO, SUBSTANTIVO, ADVÉRBIO, MEU DEUS COMO CHEGARAM ATÉ AQUI SEM AO MENOS SABER LER E ESCREVER??? QUE DUREZA.

      Excluir
    5. a classe dos professores foi mais uma vez enganada, conversa de que vai ver isso ou aquilo é coisa pra boi dormir. Ou se tem uma resposta concreta de que vai pagar o salário dos professores direito ou então para com as reuniões porque essa cantilena é velha e não vai chegar a lugar nenhum. Chega de enrolação.

      Excluir
  70. Acabei de ler no Jornal Hoje em dia que na reunião ocorrida nesse 05/02 os representantes do governo trouxeram "novidades". A principal é que os gastos com funcionalismo estão atingindo o limite prudencial e que no momento nossos pedidos não serão atendidos. Para ouvir essas "novidades" preferia ter votado em Pimenta, pois assim não teria nenhuma esperança e não tendo esperança não teria decepção. Ouviremos o mesmo que já ouvimos, apenas as vozes serão diferentes.

    ResponderExcluir
  71. Que horror! Confiei muito no PT. Na campanha política ,tudo q está acontecendo agora no país, a candidata dizia que n ia acontecer. Quando vejo as coisas pegando fogo no mercado, dá uma vontade de chamar a Dilma para apagar o incêndio. Já deu para perceber que as coisas e os fatos estão fora do controle. Vamos trabalhar e orar paraum Brasil melhor.

    ResponderExcluir
  72. SONHO COM UMA GREVE IGUAL A DA VOLKS NO ABC, ONDE CEM POR CENTO DA CATEGORIA PARE.

    ResponderExcluir
  73. Depois da reunião de ontem (05/02/2015) entre representantes do governo e o Sind-Ute sou a favor da categoria se mobilizar para uma possível Greve. Porque o atual governo está num jogo de empurra alegando sempre a situação na qual recebeu o Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que todo candidato a qualquer cargo público já tem uma prévia ideia das condições do município, estado ou nação que pleiteia governar. Seria negligência ou descuido caso não procurasse se informar. Prometer o que não pode cumprir a uma categoria profissional que, há décadas, vive de esperanças é, no mínimo, desumano, cruel, abusivo. Dar 40% de aumento salarial, auxílio moradia etc a categorias já privilegiadas é estapear o rosto daqueles que se engajaram em uma campanha com a esperança de receber o que, há muito tempo, lhes é devido.

      Excluir
  74. Para isso tem dinheiro : http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/02/05/interna_politica,615317/assembleia-de-minas-aprova-volta-do-auxilio-moradia-para-deputados.shtml

    ResponderExcluir
  75. seria bom se o governador estivesse presente nessas reuniões entre sindicato e governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de eleitos, todos eles são semideuses e não se misturam com a ralé...Só servimos para carrear votos...

      Excluir
  76. DERROTAR QUEM NÃO TEME A MORTE, É IMPOSSÍVEL SR.OBAMA.

    ResponderExcluir
  77. ESSA TABELA QUE SERÁ APRESENTADA DIA 12, SERÁ PARA 2019???

    ResponderExcluir
  78. E AS MORDOMIAS NA ALMG, CONTINUAM Á TODO VAPOR, SÓ PARA OS PROFESSORES É QUE AS TORNEIRAS ESTADUAIS ESTÃO SEMPRE FECHADAS. VERGONHA,NOJO,ASCO.

    ResponderExcluir
  79. ESTOU TÃO EMOCIONADO COM A TABELA DO DIA 12, QUE NEM DORMINDO DIREITO ESTOU.JÁ POSSO VER. PEB 1 12.000,00 PEB 2 13.000,00 PEB 3 14.000,00 E ASSIM POR DIANTE. AGORA ACREDITO QUE DEUS É MINEIRO. VIVA O PT,VIVA,VIVA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um energúmeno querendo plateia. Toma juízo e vá procurar sua turma sacripanta! Volta pro mar oferenda!!!

      Excluir
  80. 5.930,00 REAIS É O PREÇO DA MENSALIDADE DO CURSO DE MEDICINA NAS FACULDADES PARTICULARES DE BH. É MOLE??? E EU QUE NA INFANCIA SONHAVA EM SER MÉDICO.

    ResponderExcluir
  81. MEU MEDO, É QUE O CORAÇÃO DE MUITOS COLEGAS NÃO SUPORTEM A EMOÇÃO DA NOVA TABELA SALARIAL DO DIA 12, EU MESMO SOU UM QUE TENHO O CORAÇÃO FRACO.

    ResponderExcluir
  82. Para o anônimo de 6 de fev às 12:01. Achei que você só seria feliz e realizado(a) se lhe dessem todas as redações do Enem pra corrigir. Não seria legal? Abração.

    ResponderExcluir
  83. Quando foi dito PÁTRIA EDUCADORA pela Presidenta da República, eu pensei com "meus botões": agora a educação vai bombar, e consequentemente a segurança vai ganhar, e a saúde vai melhorar. Mas também me esqueci que ensino fundamental e ensino médio não fazem parte da educação desse país, pois não são vistos como uma necessidade de evolução contínua da intelectualidade do cidadão. Estão faltando pessoas cultas no comando. O dia em que a educação for vista como prioridade no Brasil, certamente acabarão a fome de verdade, a violência da mentira, a doença da ilusão. Os bons costumes eliminarão a farsa da vaidade. Vem comigo, vem! A educação é a tábua de salvação para a recuperação do Brasil até 2030. Precisamos começar hoje, ou nunca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CHEGA DE ENGANAÇÃO

      FORA PT, DILMA E PIMENTEL.

      Excluir
    2. A presidenta que é gerenta da nação, governa como ignoranta, pois é residenta na capital do pais das ignorantas. kkk, nóis sofre mais nois gosta, vai indo que eu num vou!

      Excluir
  84. AUMENTO SALARIAL PARA PROFESSORES, MÉDICOS ...???
    São muitos "partidos" e nenhum "inteiro".
    EU JÁ SABIA.
    Em tempo: IDIOTA é quem presta CONCURSO para PROFESSOR do ESTADO MG!

    ResponderExcluir
  85. Querem concertar a educação? Seria viável começar a passar o facão nessa tal bolsa família; e o comando passasse a exigir compromisso dos pais para com seus filhos no ambiente escolar, sujeitos a advertências, caso seus filhos não cumpram as regras e os afazeres orientados pela instituição. Quem receberia a advertência seria o pai e não o filho. Era muito pai de queixo caído. A advertência seria enviado pelo correio até a família. Nada de bilhetinho em pasta do aluno. Bolsa família não está contribuindo em nada na qualidade de ensino, o que deveria ser uma motivação e uma alavancada no ensino aprendizado do aluno. Por que continuar com esse benefício que tem como objetivo quantidade de aluno nas escolas e não qualidade de aprendizagem. O melhor do bolsa família é assegurar votos para abarrotar as urnas em favor de candidatos na eleição do momento. A sensação que nos dá é que a educação está sendo vendida ou trocada. Muito fácil passar a borracha nisso, e não conduzir educação como mercadoria. Difícil assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo de 7 de fevereiro, de 01:16 ninguém tá cantando por aqui. Conserto é com s no sentido de tirar os erros,

      Excluir
  86. Euler.tem muito Aecistas por aqui.Parece que recebem para falar besteiras~Por favor,Leia antes vestes comentarios antes de publicar.Pelo jeito representam a turma que perdeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peraí, eu não sou aecista e votei no Pimentel !!! E Isso não significa que estou impedido de enxergar uma realidade escancarada em minha cara. Realidade essa onde vejo um governo que , ao que parece, já começou tentar enrolar a categoria quando o assunto é o salário e o pagamento do piso. Antes das eleições o governo eleito tinha se comprometido com nossas reivindicações, mas agora já diz que não pode atendê - las.Analisar essa situação de forma crítica é ser AECISTA ??? Temos que nos resignar a permanecer na mesma situação do governo anterior ???? Penso que o anônimo de 7 de fevereiro 09:20 deveria observar mais a realidade que se desenha às nossas vistas, antes de publicar uma bobagem como essa .

      Excluir
    2. Concordo plenamente.Veja como ficamos cada vez piores.Tudo está um absurdo.Luz, comida, gasolina etc e nós não tivemos nada.Aliás a quantos anos estamos só perdendo.Não quero saber.Dinheirama para ladrões tem.Nunca vi tanto dinheiro como ouço toda hora um novo assalto desses safados que comandam esse puleiro chamado brasil.Vai ficar pior porque educador não tem respeito, não tem salário não tem dignidade.Não temos condições físicas e psicológicas para lecionar.É até perigoso entrar em sala de aula com a barruga roncando.Vamos todos para o hospício.Isso que me dói.Um país onde há dinheiro para coisas sem necessidade, onde quem não precisa tem muito e muitos não tem nada.Um país que não se importa com o professor só pode mesmo dar no que está dando:Violência para todos os lados.Pimentel você será o próximo a sair da linha tá? Tiramos a tiurma do Psdb e você está na lista negra da expulsão.Toma vergonha e cumpre sua promessa safado.Pra quê 90 dias gente??? Me responda se há necessidade disso? Vamos morrer de fome mesmo.Vai ser bom aí o dinheiro vai dar não vai ultrapassar a receita e a responsabilidade fiscal.Peça a dilma safado.Pra roubos tem milhões mas para professor vai tomar sal.

      Excluir
    3. Concordo com você não sou partidarista votei em Pimentel tb. mas to sentindo cheiro de embromação,muita conversa pouca proposta estou peb2t ganhando miséria e sem promoção, progressão,quer saber tô pedindo LIP e saindo fora.

      Excluir
    4. Concordo com você não sou partidarista votei em Pimentel tb. mas to sentindo cheiro de embromação,muita conversa pouca proposta estou peb2t ganhando miséria e sem promoção, progressão,quer saber tô pedindo LIP e saindo fora.

      Excluir
    5. O fato de votarmos em um candidato não significa que tenhamos de fechar os olhos para a realidade que se apresenta. Como categoria profissional, temos que pensar em defender nossos interesses (direitos surrupiados) contra qualquer gestor que se mostre insensível à situação. Nunca votei em Aécio. Entretanto, penso que a indiferença daquele em que acreditamos, caso se confirme, doerá muito mais.

      Excluir
    6. Vc trabalha em uma autarquia petista para fazer tal comentário, confessa, vai, vc recebeu propina do lava jato. KKK, vai indo que eu num vou. Nóis sofre mais nóis gosta!

      Excluir
  87. Caros colegas, vi alguns comentários como os do di 07 às 9:15 vamos ser realistas a época de politicas partidárias acabu na hora que foi divulgado o resultado das eleições. CHEGA DE RIDICULARIEDADES; agora volta a ser uma luta de classes, professores em busca de melhorias e um governo se negando a atendê - las. Ainda acredito que todos votaram conscientes (independente da escolha) isto tem que ser respeitado. Agora não é possível que pessoas com formação superior, tinham a ilusão, conhecendo a história política do brasil (minúsculo sim) de um grd milagre para a educação. Melhorias pequenas Eu acreditava, tinha esperança , irrisórias achei que o governador não seria tão ruim assim. Mas milagre so alguém completamente ignorante sem nenhum conhecimento histórico. Ha...antes que algum anencéfalo diga que estou zangado pois sou PSDB, VOTEI EM PIMENTEL. Porque seria bom? Não, poque seria o menos pior.
    SE NÃO SAIR NADA POR BEM SOU A FAVOR DE- - - - -GGRREEEVVVVEEEEEEEEE.

    ResponderExcluir
  88. Meu Deputado, Dr.Jean Freire, votou contra esta vergonha.Este representa muito bem o VALE DO JEQUITINHONHA.Votou a favor de seu povo.Soube honrar seus princípios.
    40 deputados COVARDES (pra sairem bem na fita, pra enganarem mais uma vez seus eleitores) nao foram nesta votaçao, pois sabiam q estavam garantidos com a votaçao expressiva desta BADERNA

    Veja a lista dos deputados que votaram a favor da proposta:

    Antônio Carlos Arantes (PSDB)
    Antonio Jorge (PPS)
    Arnaldo Silva (PR)
    Bosco (PTdoB)
    Cabo Júlio (PMDB)
    Carlos Pimenta (PDT)
    Celinho do Sinttrocel (PCdoB)
    Celise Laviola (PMDB)
    Cristiano Silveira (PT)
    Cristina Corrêa (PT)
    Dirceu Ribeiro (PHS)
    Douglas Melo (PSC)
    Duarte Bechir (PSD)
    Durval ngelo (PT)
    Elismar Prado (PT)
    Emidinho Madeira (PTdoB)
    Felipe Attiê (PP)
    Glaycon Franco (PTN)
    Gustavo Corrêa (DEM)
    Hely Tarquínio (PV)
    Iran Barbosa (PMDB)
    Isauro Calais (PMN)
    João Alberto (PMDB)
    João Magalhães (PMDB)
    Lafayette de Andrada (PSDB)
    Leandro Genaro (PSB)
    Mário Henrique Caixa (PCdoB)
    Missionário Márcio Santiago (PTB)
    Noraldino Júnior (PSC)
    Nozinho (PDT)
    Paulo Lamac (PT)
    Ricardo Faria (PCdoB)
    Rogério Correia (PT)
    Rosângela Reis (Pros)
    Sargento Rodrigues (PDT)
    Tiago Ulisses (PV)
    Tito Torres (PSDB)
    Tony Carlos (PMDB)
    Ulysses Gomes (PT)
    Vanderlei Miranda (PMDB)

    Deputados que votaram contra a proposição:

    Doutor Jean Freire (PT)
    Ione Pinheiro (DEM)
    João Leite (PSDB)
    Marília Campos (PT)

    Atualizada às 18h52

    ResponderExcluir
  89. Se for para continuar do jeito que estava,

    que ficasse o Anastasia.

    ResponderExcluir
  90. Acho que as aulas só deveriam começar depois dos 90 dias.Por que trabalhar antes? O governo não está com pressa.

    ResponderExcluir
  91. E ... o "JOGO DE EMPURRA" continua. "PRA VARIAR".
    Por isso sempre estou por aqui a dizer: temos só "PARTIDOS"; "INTEIRO", nenhum.
    EU JÁ SABIA.
    Feliz quem teve como PULAR FORA desse LAMAÇAL. Por exemplo: Prof. Euler.
    E eu o parabenizo.

    ResponderExcluir