sábado, 14 de junho de 2014

A desinformação, a baixaria e o ódio, estes os valores que a mídia tucana cultiva no Brasil



Acompanhem ao vivo (21/06/2014 - sábado) a Convenção Nacional do PT que lança oficialmente a candidatura Dilma para a reeleição.




Trajano critica os semeadores de ódio da mídia golpista


O contraste entre a riqueza cultural do Brasil...

... e o pessimismo e o espalha-caos da mídia golpista.


Não há como negar: há um contingente muito grande, embora minoritário, mas expressivo, de pessoas contaminadas por valores baixos, vis, egoístas. São os filhos das TVs, das rádios e dos jornais dominados por uma pseudo elite que tem como característica comum o ódio ao povo brasileiro.

O que ocorreu durante o jogo de abertura da Copa do Mundo no Brasil foi de certa forma a expressão desta pseudo elite formada pelos BBBs da vida, pelos comentaristas da Globo, da Band, da Itatiaia, dos jornais Estado de Minas, Estadão, Folha de S. Paulo, e das revistas Veja e istoé, entre outros. São órgãos, aliás, empresas, que estão a serviço dos interesses dos de cima. Gostam de se dizer "imparciais", numa cretinice sem igual, mas na prática não passam de corneteiros de um mesmo tom, de uma mesma fala, toda ela voltada contra os interesses dos de baixo.

A abertura da Copa foi a demonstração cabal de que o Brasil está apto a realizar grandes eventos mundiais: estradas prontas, metrôs, brts, aeroportos, estádios de futebol, todas as obras feitas em tempo adequado para realizar o megaevento. Pode-se e deve-se questionar a condenável prática de afastar as famílias pobres de áreas atingidas pelas obras. Ainda que tardiamente, o governo federal iniciou um processo de negociação com os sem-teto, que já resultou em compromissos que representam importantes conquistas para estes bravos lutadores sociais. Entre estes compromissos, o de construir, bem ao lado do Itaquerão, duas mil unidades populares para os moradores sem-teto que moram na ocupação "Copa do Povo".

Se dependesse de um governo tucano, a solução seria ao estilo Pinheirinho (São José dos Campos, SP), onde milhares de famílias foram arrancadas a força daquela ocupação em 2012. O governo federal, ao contrário, já emitiu nota oficial, após negociações diretas com os líderes do movimento, afirmando que vai atender as demandas dos sem-teto, entre as quais, reservar um percentual expressivo da terceira etapa do Minha Casa Minha Vida para as entidades como o MTST. Milhares de casas serão construídas em todo o Brasil sob o controle direto das ocupações dos sem-teto. Casas subsidiadas pelo governo para as famílias de baixa renda, que pagarão no máximo 5% do seu salário. Haverá um esforço de mediação do governo federal para impedir as desocupações violentas.

Mas, falava sobre a abertura da Copa do Mundo no Brasil, que assisti de casa, alternando entre as duas emissoras de TV abertas que exibiam o evento. Mais cedo havia caminhado pelas ruas da cidade - Vespó - e percebi um clima alegre, festivo, as pessoas com a camisa da seleção brasileira, ou carregando a bandeira do Brasil. Em todo o país, pelo pouco que pude ver, milhões de pessoas entraram no clima da copa, que antes de mais nada, ou apesar das negociatas por trás do evento padrão Fifa, a Copa do Mundo é motivo do encontro entre diferentes povos.

Mas, a mídia dos tucanos não quer que os povos se encontrem em nome da paz, do amor, da solidariedade, do esporte. Não. Eles querem o ódio nos corações, querem que as pessoas se vejam como inimigas, e cultivaram isso durante muitos anos. Até mesmo no futebol, que a própria mídia sempre manipulou e ganhou muito dinheiro às custas do sentimento verdadeiro do povão brasileiro - de amor ao futebol, e a mídia explorando, portanto, este sentimento -, mesmo o futebol, dizia, foi tomado em parte por este sentimento de ódio.

Primeiro a mídia cultivou o ódio, o medo e a insegurança nas pessoas. O sentimento de que tudo no Brasil é corrupção ou violência. Tudo bem que o país e o mundo estejam convivendo com muitas inseguranças e manifestações de violência. Não poderia ser diferente, numa realidade desigual provocada pelo capitalismo. Mas a mídia, ardilosamente, vem trabalhando as consciências das pessoas para um fim, um objetivo determinado. O primeiro alvo da mídia, o governo Dilma, claro. Um outro alvo, que coincide com a política externa dos EUA para outros povos: dividir a nação, criar um ambiente de caos, de desconfiança generalizada, pois assim fica mais fácil para o domínio de poderosos grupos. Internos e externos. É o golpe.

A gente sente isso, por exemplo, em Minas Gerais. Hoje mesmo, num momento em que andei, na hora do almoço, numa rua próxima de onde trabalho - na periferia de BH -, acabei conversando com um senhor aposentado. Na verdade um policial militar aposentado, que tem um filho policial e que parece ser uma ótima pessoa. Bastou pouco tempo de conversa para que ele me dissesse mais ou menos o seguinte: o Brasil vai muito mal, está um caos total, uma baderna generalizada, ninguém respeita nem a presidente da república, os baderneiros quebraram o centro de BH e de várias capitais, a saída que tem é o exército tomar o poder novamente. Foi este o discurso pronto, quase decorado, que ele fez para mim.

Com muita paciência e educação eu tive que mostrar para ele que não era bem assim. Que boa parte do quadro que ele havia pintado era o resultado do que os comentaristas de TVs e rádios e jornais vinham apresentando; que o Brasil nunca esteve tão bem, que ao contrário de outros tempos, há uma política de pleno emprego, com aumentos salariais acima da inflação; com políticas sociais de combate à miséria e à fome; políticas de moradia própria, de consumo de massa, enfim, o Brasil tem de fato muitos problemas a superar, mas nem de longe está o caos que ele havia apresentado.

Senti que ele recebera uma gama de informações da minha parte que ele não estava acostumado. Em geral o nosso povo mais simples se informa pelos noticiários de rádios, TVs e jornais, que são altamente manipulatórios, tendenciosos e que cultivam o ódio e o caos. E atacam o governo Dilma como se ela fosse o principal motivo de todos os problemas da humanidade. A mídia brasileira, tucana até a medula, o que equivale dizer: neoliberal, pró-imperialismo norte-americano e anti-povo pobre; esta mídia, eu dizia, reproduz o pensamento médio de uma pseudo elite atrasadíssima de um Brazil que se escreve com Z. O verdadeiro Brasil, com S, é construído com as lutas e as conquistas do nosso povo simples. De certa forma, ainda que tenha havido dificuldades enormes de comunicação, e apesar das concessões que fizeram, os governos Lula e Dilma são partes integrantes dessas conquistas do nosso povo.

Mas, voltando à abertura da Copa. Observei a abertura que mostrou em parte a riqueza cultural do Brasil. Só não foi melhor porque entrou o tal "padrão Fifa" que alguns admiram tanto. Mas o Brasil é tão rico culturalmente falando, com sua enorme diversidade, que até mesmo uma amostragem pequena é capaz de apresentar para o mundo as belezas que são próprias da nossa gente e do nosso território. Pensei: somente esta pequena publicidade do Brasil para o mundo teria valido a pena a realização da Copa no território brasileiro.

Infelizmente, a Fifa conseguiu praticamente esconder o que seria um dos principais momentos: do exoesqueleto, através do qual, com tecnologia brasileira, um paraplégico conseguiu chutar a bola. Era para ser o momento alto do evento. Mas a Fifa, por razões ou cifrões que ainda serão revelados, praticamente escondeu. O jogo teve início, o Brasil tomou um gol contra. Foi o que todos imaginamos. Que nada. O verdadeiro gol contra foi realizado não pelo jogador Marcelo, que levantou a cabeça e não decepcionou. O gol contra mesmo foi feito por parte da torcida presente no belo estádio do Itaquerão. De forma desrespeitosa, banal, medíocre e covarde até, os mauricinhos e as patricinhas da pseudo elite paulistana atacaram a presidenta Dilma, que lá estava representando o Brasil. Mulher de coragem, a primeira presidenta eleita pelo povo, até agora sem qualquer acusação contra ela - de corrupção, de desvio de verbas pública, nada, nem uma vírgula contra Dilma - lá estava ela, com dignidade. O povão não estava no estádio. O povão é mais educado, tem berço, embora humilde. Em geral o povo brasileiro sabe muito bem separar as coisas. Sabe protestar, sabe brigar, mas sabe ser grato também.

Vejam o exemplo, aliás, o bom exemplo do movimento dos sem-teto em SP. Foi o maior movimento de protesto contra as obras da Copa do Mundo. Mas eles protestaram com objetivos claros: querem o direito a uma moradia digna, querem respeito a seus direitos como cidadãos. Foram até a presidenta e apresentaram suas reivindicações. Dilma assumiu compromissos com eles. Pronto. Eles ficaram gratos. Disseram que vão continuar mobilizando os sem-teto, não querem só para eles não, querem para os sem-teto de todo o Brasil. Mas, firmaram um compromisso com a presidenta de não tentar impedir as pessoas de verem os jogos da Copa.

Eu, se fosse a presidenta Dilma, ao invés de assistir ao jogo no novo e moderno estádio, iria para a ocupação da Copa do Povo, montava lá um telão, e ficava ao lado daquele povo simples que parecia transbordar a alegria quando Dilma garantiu que vai construir duas mil unidades habitacionais naquele local.

Mas, a pseudo elite que tem dinheiro para comprar ingressos de R$ 1.000,00 para o espaço VIP do Itaquerão, não tem educação de berço: xingou a presidenta da república talvez da mesma forma que deve xingar o filho ou a namorada ou a própria mãe deles. Se é que têm mãe uns tipos destes. São filhos da Globo, para não dizer outra coisa.

Basta conhecer um pouco a história de vida da presidenta Dilma e do próprio Lula para verem que eles merecem pelo menos respeito. Podemos concordar ou não com eles, podemos ser mais da esquerda ou da direita ideologicamente falando, mas não há como negar que são dois lutadores, duas pessoas que perseguiram objetivos políticos e conquistaram estes objetivos com dignidade, com disputa democrática, quase sempre em desvantagem material e financeira em relação aos oponentes ligados aos de cima.

Então, perguntamos: de onde vem este ódio? Claro que não se trata de algo espontâneo. As pessoas que lá estavam nem são as pessoas que foram prejudicadas com algumas obras da Copa. Na tela da TV a gente só via gente branca, loira, gente esteticamente dentro do padrão de beleza global. O povão pobre estava nas ruas, nos bares, nos Fan Fest ou em casa mesmo curtindo a seleção brasileira, que de virada venceu a partida.

Então nós tínhamos: uma bela abertura da Copa, ainda que modesta; um jogo que teve bons momentos, muito disputado; milhões de pessoas em festa por todo o país; um bonito encontro de muitos povos e culturas. Contudo, quais foram os destaques nos jornais, rádios e Tvs no dia seguinte? Advinhem? Primeiro, os xingamentos contra Dilma - alguns jornais transformaram isso no principal acontecimento; segundo, as quebradeiras de pequenos grupos mascarados em algumas capitais; terceiro, que o Brasil venceu com a ajuda do juiz, quase que a dizer que foi uma vitória não merecida. É bom lembrar que o Brasil fez quatro gols, inclusive um contra.

Na minha opinião, o gol contra mesmo veio desta parcela minoritária de uma torcida mentalmente contaminada pelo ódio e pela ausência de sonhos, de projetos. Um gol contra em parceria com a mídia tucana, que na minha opinião, modesta, não tem mais salvação. Quando o povão se der conta do quanto tem sido vítima dos males feitos pela mídia, eu temo pelo que possa acontecer.

No afã de derrubar os governos petistas, a mídia está criando gerações de pessoas com ódio e egoísmo no coração. O que a gente pode esperar disso?

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

                    *** 


Sugestões de consulta na Internet:

- Blog Viomundo
- Jornal GGN
- Diário do Centro do Mundo
- Blog Escrevinhador
- Blog do Miro
- Blog do Mello
- Revista Forum
- Blog O Cafezinho
- Blog Cloaca News
- Blog Conversa Afiada
- Blog Tijolaço
- Blog Socialista Morena
 

- Blog Maria Fro    
- Blog da Cidadania
- Carta Capital
- Telesur ao vivo

- TV NBR (do governo Federal)
- Portal EBC


244 comentários:

  1. http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/06/jornalista-tem-casa-invadida-pela-policia-rj-por-acao-de-aecioneves/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença entre a Dilma e o Aécio é que com a Dilma as ofensas a ela são publicadas, já o que ocorreu com o Aécio no mineirão quando a platéia entoou o refrão: "Maradona vá se foder, o Aécio cheira mais do que você". Nada disso foi publicado nas mídias e ainda sobrou para repórteres que foram demitidos, como o Cajuru.

      Sinceramente, a democracia no Brasil vem sofrendo duros golpes.

      Excluir
    2. Choraria de emoção se tivesse lá!
      Meu sofrido coração não aguentaria tamanha declaração de amor a idiotecio, o vovô cheirador

      Excluir
    3. FALOU DE AÉCIO, É DEMITIDO OU PRESO.

      Excluir
  2. Oi Euler
    Bom dia!
    Aqui em casa já cunhei a expressão "elite perfumada" que tomei emprestado de você meu caro, e assim vou fazendo minha propaganda anti aécio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU DIRIA "EMERGENTES SEM BERÇO". ISTO NÃO É ELITE NEM AQUI NEM NA CHINA.

      Excluir
  3. Os fan fest foi um jeitinho de incluir os pobres na festa e aparecer para as câmeras de tv para faturarem aos olhos do mundo,pois nos estádios só "os ricão loiro, as gostosa e as autoridade".O povão deveria deixar este tal de fan fest às moscas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo sofre mas não dá o troco.Espírito POBRE.

      Excluir
    2. Só quem não participa reclama...

      Excluir
  4. Muito bom o seu texto, esclarecedor, vale pena ler.

    ResponderExcluir
  5. Lindo texto ou melhor maravilhoso, mas como você uma pessoa tão inteligente é capaz de defender tanto a Dilma e o PT. Claro que fiquei envergonhada das vaias no dia abertura, pois isso é coisa de molecagem. O único protesto que pessoal deveria fazer seria no dia da eleição não votar na Dilma e sim em Aécio Neves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS PROFESSORES JAMAIS DEVERIAM VOTAR NO PSDB.

      Excluir
    2. Tem gosto pra tudo. Tem gente que prefere votar num noiado que compra um casamento e manda fazer dois filhos num laboratorio, mas pra nascer antes da eleicao e poder aparecer no palanque pra fazer a cena do sujeito de respeito, que votar numa mulher honrada que teve a coragem de defender o Brasil armada e foi ate torturada enquanto os coxinhas da época, avô de alguns aí vendia os seus pra ditadura. Vai de retro e volta pro seu ninho ave de rapina.

      Excluir
    3. Ô meu coitado(a), você é digno(a) de dó, você deve morar em outro estado, pois se morasse em Minas e fosse funcionário público não falaria isso. Você deve ser dessa elite perfumada que falaram acima. Se com a Dilma está ruim imagina com Aecim do Pó.Se vc é de Minas deve saber tudo sobre o choque de gestão, que Minas está quebrada, etc,etc,etc.Ô meu(minha) querido(a) vai caçar uma trouxa de roupa pra vc lavar e aproveita na hora das esfregadas para refletir.

      Excluir
    4. Só seu voto sua alienada política. É DILMA 2014 e no primeiro turno.

      Excluir
    5. A inteligencia do Euler permite que vote em Dilma.Quanto a você... sei não.

      Excluir
    6. Vc, anônimo das 09:30 certamente é um coxinha, não sabe o que esse sr Aécio Neves fez, juntamente com seu afilhado ( Anastasia) com os professores? Acorda criatura.

      Excluir
    7. Dilma e Aécio NUNCA.

      Excluir
    8. Olha aí um dos 9000 contratados do Aécio se manifestando às 9:30. Tem boi ou vaca na linha.

      Excluir
    9. Vai TNC anônimo das 9:30!

      Excluir
    10. Sinceramente, será que temos colegas capazes de defender o Aécio?
      Qualquer pessoa pode postar aqui, ate ele. Pense nessa possibilidade.
      Acho que é o que eles querem que pensem que tem professores que vota nele, mas quem está na educação em Minas sabe que isso é impossível.

      Excluir
    11. Tem professores com aminésia, não é possível.Votar em Aécio que vai levar o Anastasia junto? Tem professor que merece o sofrimento que procura.
      Aécio nuuuuuuunnnnnnnnnnnnnnnnnnnca mais.

      Excluir
  6. Excelente seu texto, Euler. Comentando sobre o episódio da elite com um professor conhecido meu, este disse que tinha escolhido uma palavra obsoleta que é elite. Criticou meu comentário chamando-o de ridículo. São estas coisas que me deixam pasmada. O indivíduo vive a opressão e é incapaz de enxergar um palmo diante de seus olhos. E o que mais me espantou foi o tal dizer que era bem feito para a Dilma, e resultado da incompetência dela. E tem mais: o elemento é professor de Filosofia. Pode? é assustador. Pelo menos ele poderia ser um pouco elegante. Afinal mandar uma mulher "TNC" é brutalmente deselegante, depravante, inóspito, antidemocrático. Coisa de fascismo, direita sem escrúpulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu imagino a qualidade desse professor, não demora muito os seus alunos estarão seguindo o exemplo, aí eu quero ver.

      Excluir
  7. DCM
    Agostinho e os insultos dirigidos a Dilma

    Postado em 13 jun 2014 por : Paulo Nogueira
    L2730A9ABAABF4D219755094D9E6C6366

    Leio que Dilma foi humilhada por pessoas que lhe endereçaram impropérios na estreia do Brasil na Copa.

    O que mais me incomoda aí é a palavra “humilhação”.

    A melhor história que tenho, em casos de violência física ou moral, vem de Santo Agostinho, um dos grandes filósofos da Igreja.

    Monjas estavam se matando depois de serem estupradas.

    Agostinho se dirigiu a elas com o seguinte raciocínio: uma agressão daquela natureza diminui, reduz a nada quem a pratica, e não quem a sofre. Defendeu com seu vigor e brilho habituais esta tese inovadora, esta nova maneira de enxergar as coisas. Um capítulo particularmente luminoso da filosofia ocidental acabava de ser escrito em circunstâncias extremas.

    Os suicídios entre as monjas estancaram.

    O horror estava nos bárbaros que as estupraram, e não nelas. Não havia razão para que se sentissem humilhadas e, muito menos, para que se matassem.

    Os insultos dirigidos a Dilma humilham quem os proferiu – e não a ela.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Os canalhas da elite conspiram, o povo fica confuso.... Mas o povo( nos) demos uma demonstração bacana de que nem sempre a elite nos comanda! A festa foi bonita por todo o Brasil! E viva Dilma!

    ResponderExcluir
  9. Tais brincando anônimo 9.30. Só se todos os brasileiro., principalmente os mineiros estivessem loucos.

    ResponderExcluir
  10. 247
    VEJA ENDOSSA INSULTO E GRITA: "EI, DILMA, VTNC"
    :
    Ao tratar como "vaia" as agressões dirigidas por parte da torcida no Itaquerão à presidente Dilma Rousseff, a revista de Giancarlo Civita (esq.), dirigida por Eurípedes Alcântara (dir.), transmite ao público a seguinte mensagem: "vocês gritaram por nós"; na reportagem interna, revista afirma que "o hino cantado a capela, as vaias em Dilma e mesmo o batismo de craque de Neymar foram os grandes momentos do jogo de abertura da Copa de 2014 no Brasil"; os barras bravas da mídia estão a postos para a campanha eleitoral
    14 DE JUNHO DE 2014 ÀS 06:25

    247 - "Ei, Dilma, vai tomar no c..." O insulto que se ouviu da ala Vip do Itaquerão, dirigido à presidente Dilma Rousseff, foi endossado neste fim de semana pela revista Veja, que pertence ao empresário Giancarlo Civita, herdeiro de Roberto Civita, e é dirigida pelo jornalista Eurípedes Alcântara. De acordo com a publicação, a estreia do Brasil na Copa teve três destaques: o hino cantado a capela pelos torcedores, a atuação de Neymar e a "vaia" a Dilma – uma agressão que já não é mais tratada como "vaia" nem por seus adversários políticos, nem pelos mais raivosos colunistas da torcida organizada dos jornais e revistas da mídia familiar no Brasil.

    "O hino cantado a capela, as vaias em Dilma e mesmo o batismo de craque em Neymar foram os grandes momentos do jogo de abertura da Copa de 2014 no Brasil", diz o texto da reportagem de capa. Segundo a publicação, a "vaia" seria uma prova de que "a paixão pelo futebol não combina com política".

    Ontem, ao discursar em Recife, o ex-presidente Lula afirmou que parte da imprensa brasileira insufla o "ódio de classes" e, de certa forma, estimulou as agressões a Dilma. A capa de Veja parece confirmar a tese e sinaliza que os barras bravas da mídia estão a postos para a campanha eleitoral.

    ResponderExcluir
  11. DCM
    O que Aécio e Campos ganham ao justificar as vaias e ofensas no Itaquerão?

    Postado em 13 jun 2014 por : Kiko Nogueira

    Eduardo Campos e Aécio Neves perderam uma oportunidade dourada de exercer e estimular a civilidade em meio a um debate político eivado de ódio e intolerância.

    A respeito dos xingamentos a Dilma num Itaquerão lotado de gente que daria orgulho às multidões do Coliseu, Campos poderia e deveria ter dito, entre trezentas coisas, o óbvio: isso não se faz com uma senhora.

    Preferiu uma saída covarde. “Quanto às manifestações dentro do estádio, a gente sabe que há na sociedade um mau humor, uma insatisfação, que se revela nesses momentos”, afirmou. “Talvez a forma possa não ter sido a melhor de expressar esse mau humor, essa discordância, mas o fato é que vale o ditado: na vida a gente colhe o que a gente planta”.

    Que diabo significa isso? Aécio apelou para o mesmo clichê: “Acho que ela colhe um pouco aquilo que plantou ao longo dos últimos anos. Alguém que governa com mau humor permanente, com enorme arrogância, sem dialogar com a sociedade brasileira, de costas para a sociedade, achando que por ter a caneta na mão tudo pode”. (Depois ele amaciou um pouco no Facebook)

    É uma forma de dizer que a adversária mereceu. De certa maneira, o que eles estão informando é que, se estivessem na Arena Corinthians, provavelmente estariam berrando, ao lado da colunista social do Estadão: “Ei, Dilma, vai tomar no c…”. (Marina não se manifestou — ou, se o fez, ninguém entendeu nada, como sempre).

    Aécio, em especial, sabe o que é uma vaia devastadora de um estádio e seus efeitos. Em 2008, num amistoso entre Brasil e Argentina, um Mineirão tomado começou a noite entoando “Adeus, Dunga! Adeus, Dunga”. Nas cadeiras mais caras, uma plateia formada por, entre outros, Pelé, Marco Aurélio Mello e José Alencar ainda ouviu: “Ô Maradona, vai se fo…, o Aécio cheira mais do que você”.

    Esse coro não saiu nos jornais há seis anos, mas pode ser ouvido até hoje. Eduardo Campos e Aécio Neves estavam, em espírito, no meio da massa cheirosa que se reuniu no dia 12 de junho de 2014 para agir como ignóbeis. Achar que é possível tirar proveito eleitoral disso é terrivelmente tacanho.

    ResponderExcluir
  12. sem teto,sem terra,sem nada,mas com dignidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seu comentário serve tambem para todos nós, professores de mg.

      Excluir
    2. e o piso,porque não sai do papel?

      Excluir
    3. 5 mil por cargo ainda é pouco.queremos muito mais.

      Excluir
    4. E o contracheque EXTRA de abril que não foi pago?

      Excluir
  13. este anonimo de 9:30 deve ser algum ex efetivado, não satisfeito com a JUSTIÇA feita pelo stf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você, anônimo 12:59, falando em JUSTIÇA e criando essa ofensa aos ex efetivados? Uma classe que deveria ser mais unida e lutar por direitos iguais certamente alcançaria o sucesso, mas uma classe com tamanha desunião, jamais chegará ao que se deseja!!!!! Nós efetivos, os efetivados e os designados somos todos vítimas desse governo que massacra e ainda consegue quem os ajude a fazer isso. Infelizmente os que ajudam são também da mesma classe. Isso é LASTIMANTE caro anônimo de 12:59, que me recuso a chamar de colega!!!!!!!!!!

      Excluir
  14. o apito amigo do japones,repercurtiu no mundo todo,assim a copa não vai ter graça não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e a medalha anastasia,voce já devolveu?a ufmg não precisa de voce.nem minas,nem o brasil.

      Excluir
    2. a dupla AA desapareceu,mas ainda ficaram as ramificações,por exemplo alberto pcc.

      Excluir
    3. com o dinheiro gasto na construção da cidade administrativa, daria pra construir milhares de casas populares.

      Excluir
    4. essa copa está por fora,já estou com saudades do brasileirão, pra ver colombia x grécia, nem de graça.

      Excluir
  15. Companheiros professores de luta, estou orgulhoso de vocês, não podem esquecer que todo professor é um transformador de opiniões. JUNTOS VENCEREMOS, VAMOS DERROTAR ESTES MALDITOS CANDIDATOS DO PSDB.

    ResponderExcluir
  16. Essa elite, que se diz culta e educada, foi totalmente deselegante e desrespeitosa com a Dilma mulher e presidente do Brasil. São esse valores que estão sendo repassados para os jovens e crianças de nosso país. É por isso que a tarefa de educador fica cada dia mais difícil. E ainda tem professor que aprova um despautério desse.
    Quando vejo esses episódios lembro-me de minha mãe, pobre e semi analfabeta, mas que não permitia a nenhum de seus sete filhos qualquer atitude de desrespeito a quem quer que seja.
    Para ser educado, não precisa ter estudos. A educação vem do berço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio totalmente seu pensamento. Na minha casa ninguém aceita uma palavra destas. Nem na casa da minha mãe (com 11 filhos 35 netos e 30 bisnetos) nem na minha casa (com três filhos e 3 netos). Estes emergentes, não têm nada de elite, não têm berço. E estes mesmos são os que criticam os professore e a educação de hoje.

      Excluir
    2. VERGONHA = ELITE FRUSTADA NO JOGO ABERTURA DA COPA 2014

      MISTURA DE BURRICE COM FALTA DE EDUCAÇÃO.

      Excluir
  17. Sou Anônimo 9:30. Eu NÃO SOU EX EFETIVADA. Sou professora concursada de matemática que passei no concurso de 2001 e sei muito bem quem é Aécio. Mas entre a Dilma e Aécio, dos males o melhor é Aécio.Na minha cidade que são quase 120 mil habitantes a maioria é Aécio.Sou concursada em 2 cargos. Fico envergonhada dos comentários estúpidos que muitos fazem sobre os efetivados. Eu respeito muito qualquer tipo de funcionário ,que seja designados, efetivados , efetivos e muitos. Tem cada anônimo bastante ignorante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não parece que conhece muito bem o Aécio, se conhecesse não votaria nele. Um playboizinho do Rio de Janeiro, que arrasou com Minas, enganou 98.000 funcionários, pais de família. Tem horas que fico me perguntando não seriam esses anônimos pau mandados de Andréa Neves e Aécio para ficarem aqui fazendo hora com a nossa cara? Sei não estou bem desconfiada. Porque se for professor, infelizmente vc tem o salário e o governo que merece mesmo viu coitada.

      Excluir
    2. Entendi, a sua coerência é de uma distinção. O mal é o melhor! Faltou bradar: gente, gente, o mal é o melhor! O mal é o melhor! Na luta do bem contra o mal, o mal é o melhor!

      Excluir
    3. Concursada? Vota em Aécio? Éh a educação mineira precisa de uma boa reforma. Dizer que A. N é melhor do que qualquer coisa é é uma ofensa a inteligência do povo brasileiro.

      Excluir
  18. É hoje, Amigos! Aécio Neves será oficializado como o nosso candidato! Participe conosco aqui e no twitter: com suas imagens e comentários. Este espaço é seu!
    ‪#‎EstamosComAécio‬ ‪#‎AécioBrasil‬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS PROFESSORES JAMAIS DEVERIAM VOTAR NO PSDB.

      Excluir
    2. KKKK... essa só pode ser pra rir. Vou postar imagens dele na blitz do Rio ou ao lado do Maradona, Zezé Perrela, Bolsonaro, Luciano Hulk, irmãos Marinho e a irmã Andreia Neves com a imprensa mineira a tira colo... Mas aí corro sérios riscos de ser devassado por algum capanga promotor porque, segundo os advogados do Google, o rapaz se mostra muito sensível a críticas. O mineiroca é sensível.

      Excluir
    3. Tá doido é? Estamos com aecio coisa nenhuma...vc não é brasileiro? quer reestruturar a economia dos Estados Unidos e da União Europeia (parasitas falidos)? Vc não assistiu aécio no Roda Viva? Se tivesse assistido já saberia que ele vai alterar a CLT (retirar direitos dos trabalhadores), afastar o Brasil do Mercosul e aproximá-lo dosUSA e da UE, fechar inúmeros ministérios (aqueles que representam muitos setores sociais), entre outras barbáries...ah!!! não posso esquecer de citar os 15 minutos iniciais os peporteres só falavam dos muitos registros de envolvimento do sujeito com o pó....

      Excluir
    4. #PSDBnuncaMAIS #ForaTUCANALHAS KKKKKKK

      Excluir
    5. Contem comigo: 1...2...3

      #AécioAfundouMinas e agora quer

      #AfundarOBrasil

      Excluir
    6. Colega, não tem como postar imagens porque o filme dele tá queimado. É um coronel travestido de gestor moderno.

      Excluir
  19. O que ocorreu no Itaquerão nos faz tornar menor perante o mundo. concordo com a professora Emília Viotti quando afirma que essa classe média é medíocre.

    ResponderExcluir
  20. O povão que estavam reunidos na minha casa quando Dilma apareceu na tela da globosta, todos vibraram. Os insultos vem de uma minoria insatisfeita com a melhoria do padrão de vida de milhões de pobres deste país.

    ResponderExcluir
  21. LEIAM,

    A professora Monica Grin Monteiro de Barros, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está no rol dos cinco acusados pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, de difamá-lo na internet.
    Da lista também faz parte a jornalista carioca Rebeca Mafra, que denunciou ter tido a casa revirada pela polícia sem nunca ter feito qualquer comentário ofensivo a Aécio Neves na internet.
    Por conta disso, a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro um juiz carioca autorizou busca e apreensão numa repartição da UFRJ.
    A professora Maria Paula Araujo, colega dela, considerou a situação “absurda” e um indício de que o senador “não tolera a liberdade de expressão”.
    Eis a explicação que ela deu no Facebook, em comentário que nos foi encaminhado por um amigo:

    PS do Viomundo: A assessoria do PSDB disse que o senador não pediu busca e apreensão, que foi uma decisão do MP, mas podemos dizer que a ação policial resultou de uma demanda do candidato tucano.
    PS2 do Viomundo: Como na caso envolvendo Carla Hirt e outros ativistas do Rio de Janeiro, este é mais um caso em que as pessoas acusadas de “formar quadrilha” não se conhecem!

    ResponderExcluir
  22. A professora Monica Grin Monteiro de Barros, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está no rol dos cinco acusados pelo senador Aécio Neves, candidato do PSDB ao Planalto, de difamá-lo na internet.
    Da lista também faz parte a jornalista carioca Rebeca Mafra, que denunciou ter tido a casa revirada pela polícia sem nunca ter feito qualquer comentário ofensivo a Aécio Neves na internet.
    Por conta disso, a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro um juiz carioca autorizou busca e apreensão numa repartição da UFRJ.
    A professora Maria Paula Araujo, colega dela, considerou a situação “absurda” e um indício de que o senador “não tolera a liberdade de expressão”.
    Eis a explicação que ela deu no Facebook, em comentário que nos foi encaminhado por um amigo:

    PS do Viomundo: A assessoria do PSDB disse que o senador não pediu busca e apreensão, que foi uma decisão do MP, mas podemos dizer que a ação policial resultou de uma demanda do candidato tucano.
    PS2 do Viomundo: Como na caso envolvendo Carla Hirt e outros ativistas do Rio de Janeiro, este é mais um caso em que as pessoas acusadas de “formar quadrilha” não se conhecem!

    ResponderExcluir
  23. Alguém recebeu o cheque extra de abril? Eu imprimi e ainda não recebi.
    Nosso governo brinca muito com os professores.Vamos ver na URNA.

    ResponderExcluir
  24. como disse um anonimo no blog, as cri´ticas de juca kfouri, sobre a mídia comprada vale ressaltar que juca, é discipulo do grande joão saldanha,o joão sem medo,comunista declarado em plena ditadura militar.

    ResponderExcluir
  25. está tudo do mesmo jeito,com fhc, com dilma, as melhorias são muito poucas, nada que dá para motivar,esse negócio de votar no menos pior é absurdo,anular é um direito,nenhuma candidatura motiva a gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 40 milhões que saem da miséria é pouca melhoria? 14 novas universidades federais é melhoria pouca? Milhões de jovens acessando o ensino superior via prouni é melhoria pouca? Milhares de pessoas adquirindo casa própria via minha casa minha vida é melhoria pouca? Piso nacional para professores é melhoria pouca? Plano nacional de educação é melhoria pouca? Taxa de desemprego na lona é melhoria pouca? Se tudo isso é pouco, o FHC passou oito anos jogando truco no palácio do planalto...

      Excluir
    2. então me diz, como se congue uma moradia no minha casa minha vida?
      o governo do pt, construiu 5 conjuntos de prédios na favela da pedreira,só pra maquiar o local.

      Excluir
    3. Digite no google "minha casa minha vida ". Encontrará o site oficial com todas as informações para cada faixa salarial atendida pelo programa.

      Excluir
  26. cuidado eleitor,procure se informar sobre as medidas impopulares de aécio neves,lembram do collor?Aécio tem o mesmo perfil dele,aliás duas porcarias.

    ResponderExcluir
  27. o juiz lalau(nicolau dos santos neto)cuidado,pode ser o ministro da justiça de aécio,mas só se este fosse eleito,coisa que felizmente não acontecerá.

    ResponderExcluir
  28. prestaram atenção na manchete do estado de minas:o início do sonho.sonho do hexa? eu sonhoé com meu salário de professor nas alturas,com a justiça feita pelos homens, com crianças sonhando com um futuro melhor,e que os excluidos tenham vez neste país.

    ResponderExcluir
  29. como diz juca kfouri, dentre as coisas menos importantes nesse país,o futebol é a mais importante.entenderam?

    ResponderExcluir
  30. e ficam estes bobos enchendo a cara de cerveja cara e gastando até 20 reais pra comprar uma caixa de foguetes.depois da copa, estarão todos endividados e suplicando aos gerentes de bancos por uma negociação da dívida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e essas cornetas insuportáveis, que invadiram as ruas?

      Excluir
  31. sabe Euler, me lembro da copa de 74, eu vendo o jogo entre brasil x polonia, lá na minha cidadezinha natal,ao lado dos meus avós maternos e de minha mãe, eu com 9 anos de idade, isso há 40 anos atrás,como o tempo passa rápido, parece que foi ontem,só fica mesmo á saudade.

    ResponderExcluir
  32. prestem atenção em aécio neves,ele é o xerox de fernando collor, playboy, vindo de família rica, sem preocupação com dinheiro, cuidado brasil, não façam a mesma burrada duas vezes. é isto que o pt tem que mostrar pro brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aécio? Penso que será pior que o Collor. Uma peste dessa se cair na presidência é igual praga, se tornará difícil exterminá- lo. Deus nos livre e guarde de tamanha tentação.

      Excluir
  33. ruim com o sind ute, pior sem ele.

    ResponderExcluir
  34. globo e itatiaia, dão depressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal-estar e dor de barriga.

      Excluir
    2. Dor de cabeça e náusea.

      Excluir
    3. Vômitos e diarreia.

      Excluir
    4. E revolta às pessoas de bem por estarem conduzindo pessoas fracas, inocentes e mal informadas a fazerem vandalismo, destruindo imoveis de quem não tem nada haver com a situação ou mesmo obras públicas, esquecendo estes individuos que os gastos para reconstrução de parte do que eles destroem saem do bolso da própria população brasileira.

      Excluir
  35. Isso mostra que quem está com o PSDB é a elite. Essa aristocracia não aguenta mais o PT no poder e por que será?

    ResponderExcluir
  36. Dilma.....nós professores ouvimos isto todos os dias......"Levanta sacode a poeira e dá volta por cima".

    ResponderExcluir
  37. 247
    ELIANE: LULA FEZ DO LIMÃO DOS INSULTOS UMA LIMONADA
    :
    "Depois das vaias e xingamentos, Lula e Dilma deram uma aula de como fazer de um limão azedo uma bela limonada docinha. Ele é craque nisso, ela foi atrás", diz a colunista Eliane Cantanhêde; "De ré que merecia vaias pelo "mau humor e arrogância", como desferiu Aécio Neves, Dilma evoluiu para vítima de xingamentos infames diante do mundo. Anti-dilmistas, até tucanos, engrossaram o coro de defesa da presidente-candidata"
    15 DE JUNHO DE 2014 ÀS 07:36

    247 - Para a colunista Eliane Cantanhêde, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma conseguiram virar o jogo dos insultos dirigidos a ela na estreia do Brasil na Copa, no Itaquerão. "Depois das vaias e xingamentos, Lula e Dilma deram uma aula de como fazer de um limão azedo uma bela limonada docinha. Ele é craque nisso, ela foi atrás", escreveu a jornalista, na coluna Vaias a favor.

    "De ré que merecia vaias pelo "mau humor e arrogância", como desferiu Aécio Neves, Dilma evoluiu para vítima de xingamentos infames diante do mundo. Anti-dilmistas, até tucanos, engrossaram o coro de defesa da presidente-candidata. O episódio, que era para ser rapidamente esquecido pela campanha petista, passou, ao contrário, a ser potencializado por ela. Lula ofereceu uma fotogênica rosa branca à pupila ofendida e, de repente, admitiu que trouxera para o Brasil uma Copa "para ricos". Dilma, sacou ele, era a única com cara de pobre (?!) no Itaquerão. Em menos de 24 horas, Aécio amenizou o tom, conforme a música da opinião pública, e passou a criticar os xingamentos. Com seu recuo, selou o êxito da estratégia lulista."

    ResponderExcluir
  38. para o anônimo 14 de junho de 2014 12:59
    eu sou anônimo de 9:30 e não sou ex efetivado. Aposentei esse ano de um cargo efetivado e concursada e daqui 3 anos aposentarei de outro tbém concursada. Agora porque fala -se a verdade é ex efetivado . Onde está seu respeito pelos seus colegas, independentemente de ser designado, efetivos ou efetivados. Na minha escola tem bastante efetivados e eles trabalham e são mais responsáveis do que os efetivos . Dilma e Aécio , o qual é pior? Então para mim é Dilma, por isso meu voto é Aécio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só eu mas todos os colegas professores de Minas continuamos sem acreditar que você seja mesmo professor(a).
      Por mais que algumas pessoas tentem nos dividir somos uma classe unida, e agora mais do que nunca, depois que as mentiras do PSDB veio a tona em relação a lei 100.
      Para sua informação efetivado não é concursado, foi uma lei que o Aécio criou para resolver um problema dele com a Previdência Social, que foi chamada de lei 100 que efetivou 98.000 funcionários, de maneira irregular, a qual foi votada no Supremo considerada inconstitucional por unanimidade. Será que ele foi ingenuo o bastante, ou ele não se preocupa com o que pudesse vir acontecer com 98.000 pessoas, desde que seus interesses fosse mantido. Depois de tudo isso você acha que a categoria não está unida contra quem tanto prejudicou?
      Leia mais sobre a educação depois para postar, afirmando que você "Aposentei esse ano de um cargo efetivado e concursada".

      Excluir
    2. Os novos bobos de uma nova camada de brasileiros.

      Excluir
    3. Você anônimo das 9:30 é o que tem de pior! Estudou e é desinformado!

      Excluir
    4. não voto em aético porque é mentiroso, nos deu uma carreira em 2005 para votarmos nele e depois tirou, detonou carreira professor, essa falastrona ai deve ser apostilada e boa vida e não tem noção de quanto perdeu com subsídio.

      Excluir
    5. voce chamou os efetivos de irresponsáveis.

      Excluir
    6. Apesar de.nao.acreditar.que.seja professora, acredito que eh um dos.9000 funcionarios do.aecim.cheirador pra mentir na net. Mas pode ser uma dondocaque foi ser.profesdora porque nao servia.pra.mais.nada e na escola da pra viver alienadamente e empurrar com a barriga. Gracas a.Deus que aposentou. Na.minha escola apesentaram umas assim , o livra ja tava amarelo e nao sabia fazer outra coisa. Deve estar usando o livro ainda e.dando aula prar paredes. Alienado e assim: independe.de.profissao idade ou co.dicao financeira. Merece mesmo um noiado pra.presidente. Mas pra presidente do seu condominio, nao do nosso pais.

      Excluir
    7. TEM EFETIVADO APOSENTADO SIM , QUAL É O SEU PROBLEMA COM EFETIVADO? AONDE VC ANÔNIMO, ESTA EM 2007 QUANDO TEVE EFETIVAÇÃO? NA JANELA ESPERANDO A BANDA PASSAR E AGORA FICA TORRANDO O SACO DE EFETIVADO , SE VC ESTIVESSE TRABALHANDO TINHA FICADO EFETIVADA TAMBÉM, AGORA ENCHE O BLOG DE CONVERSA RUIM E QUER ELOGIOS . SAI FORA DA EDUCAÇÃO ,POIS SEU LUGAR NÃO É AQUI VAI FAZER OUTRA COISA SÓ FICA NO COMANDO E DETERMINANDO O QUE O GOVERNO DEVE FAZER, FORA NOJENTA(O), PROSA RUIM ,GURU .SEU LUGAR SE É QUE TEM JÁ ESTA SEPARADO JUNTO COM UMA COBRA BEM GRANDE PARA TE PICAR OU VC PICAR A COBRA VAMOS VER QUEM É MAIS VENENOSA.

      Excluir
    8. Pode escrever com letra normal. Os visitantes desse blog ainda não estão cegos. Seja gentil com o dono do blog. Para quê tanta raiva?

      Excluir
  39. como quebrei a minha tv, não posso comentar sobre o que aconteceu no Itaquerão. Alias, é um conselho que dou á todos, quebre á sua também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A televisão não sofreu nada.Agora vc gasta, comprando outra.KKKKKKKKKKKKKKk

      Excluir
  40. O que é isso, agora bobéssimo neves, virou o dono do país,como se não bastasse querer ser o presidente, agora também quer ser o dono?que negócio é esse de invasão de apartamentos,está parecendo o idi amim, que mandava matar, aqueles que supostamente estavam contra ele.

    ResponderExcluir
  41. eu nunca foi efetivada, expressei mau quando disse que aposentei de um cargo efetivada, dito efetiva e concursada e daqui 2 anos aposentarei de cargo efetivo concursada. E também não é crime ser efetivada. Nossa classe é muito ignorante sem união. Colega sou professora de física e aposentei no cargo de matemática.Fique com Deus e boas férias.

    ResponderExcluir
  42. único filho homem de seus pais, aécio foi muito mimado, essas coisas são típicas de crianças mimadas.como disse o anonimo acima,nós não estamos em 1974 não,época de ditadura.

    ResponderExcluir
  43. Democratas
    Segundo o Data folha, Dilma tem a maior rejeição entre os candidatos. E 74% dos brasileiros querem mudanças na forma de governar o país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O UNIVERSO PESQUISADO TEM MAIS DE 120% DO TOTAL DE ELEITORES.

      DEVEM TER FEITO A PESQUISA EM MARTE OU SATURNO OU....

      Excluir
    2. a emissora oficial da copa,o chocolate oficial da copa,o supermercado oficial da copa, o banco oficial da copa,que palhaçada.

      Excluir
  44. não existe mais efetivados, todos são designados, prestem atenção.

    ResponderExcluir
  45. esse ódio da lei 100, é porque a mesma prejudicou muita gente, é duro ver dentistas,engenheiros,estudantes de direito, enfermeiros e outros, tomando o lugar de PROFESSORES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu cunhado que mora há anos nos estados unidos, me disse queprofessor lá é a profissão mais importante que existe,isso nos EUA,e em todos os países sérios do mundo.

      Excluir
    2. justamente, PROFESSORES,COM LETRA MAIÚSCULA MESMO, PARA MOSTRAR A IMPORTANCIA DESSA PROFISSÃO.

      Excluir
    3. AS PESSOAS BOAS DESSE MUNDO,ESTÃO NOS CEMITÉRIOS ESPALHADOS POR AÍ.

      Excluir
  46. o que leva um ser humano, a votar em pinduca,joão leite, joão vitor xavier...etc,etc,etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve dá na hora de votar, aqueles 5 minutos de loucura que costumam tentar explicar aqueles que cometem algum crime , só pode. É a única explicação que encontro. João Leite, Pinduca, João Vítor, Duarte Bechir, Lafaiete etc, etc, etc. AFFFFFFFFFFFFFFFFF

      Excluir
  47. OS PROFESSORES JAMAIS DEVERIAM VOTAR NO PSDB.

    ResponderExcluir
  48. 247
    NEW YORK TIMES FAZ RETRATO DA COPA NO BRASIL: FESTA!
    Edição 247/Fotos: Reprodução New York Times:
    Sem inferências, retoques e muito menos truques, jornal mais influente do planeta mostra a importância decisiva do futebol, da Seleção e da Copa do Mundo no Brasil como fatores de união nacional; explosão de alegria a cada gol da equipe na abertura do Mundial é mostrada de ponta a ponta do País, em diferentes estratos da sociedade; câmeras foram instaladas pelo NYT do Oiapoque a Porto Alegre; vídeo de repercussão global mostra o que a mídia tradicional brasileira não quis ver: povo de braços abertos festeja a #copadascopas; link
    15 DE JUNHO DE 2014 ÀS 16:25

    247 – Considerado o jornal mais influente do mundo há muitos anos, o The New York Times acaba de dar uma lição de como fazer mídia. Sem retoques, artifícios e, muitos menos, truques, o setor eletrônico da publicação instalou câmeras automáticas para documentar a reação de brasileiros comuns, de ponta a ponta do País, durante a partida de abertura da Copa do Mundo, entre Brasil e Croácia. O que e se vê nas imagens da explosão de alegria a cada gol da Seleção Brasileira é uma festa real e autêntica, que ressalta a importância do futebol, da equipe nacional e da Copa do Mundo no Brasil como fatores imprescindíveis para a unidade de um país de território continental.

    O vídeo do NYT mostra cenas das reações aos gols entre militares no Rio de Janeiro, aposentados em Porto Alegre e ribeirinhos do Oiapoque, no extremo norte do Brasil, entre outras. A reação é sempre a mesma, de incontida alegria. Exatamente como sempre acontece, aconteceu e continuará acontecendo. Ainda que, neste 2014, a mídia familiar e tradicional tenha se esforçado para desviar esse traço do caráter nacional, acentuando todos os problemas na organização do Mundial, que existem e estão ai, mas sem, no entanto, mostrar corretamente as qualidades da iniciativa. Na prática, boicotando-a.

    Com o vídeo que repõe para o mundo, em milhões de reproduções, o inabalável amor dos brasileiros pelo seu time e seu País, o New York Times, sem uma usar uma única palavra, fez mesmo um golaço.

    ResponderExcluir
  49. Para os que criticam a copa no Brasil, vale a pena assistir esse vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=0Sq70dWIQdY

    ResponderExcluir
  50. Tadinha, sabe de nada inocente.

    ResponderExcluir
  51. Amei o que o Anônimo das 11:48 postou deixou claro o que o Aécio fez com os efetivados, quantas pessoas ele prejudicou apenas pensando em resolver um problema dele, sem pensar nas consequências de seus atos.

    ResponderExcluir
  52. A veja sempre partidária tenta denegrir a imagem da presidenta, mas fez uma entrevista como ex-ministro Brizola Neto. Uma das perguntas foi a seguinte:
    "o Senhor se decepcionou com a presidente?
    Eu tenho uma grande admiração pela presidente Dilma. É importante lembrar que em 1989 e 1994 ela votou no Brizola e não no Lula. E ela tem um pouco daquilo que durante a vida inteira eu vi no meu avô, e compromissos sinceros com a trajetória do trabalhismo brasileiro..."
    A entrevista completa está na Veja 18 de julho de 2014, pág.61.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com as palavras: denegrir é uma expressão extremamente racista!

      Excluir
    2. O manê ai de cima acha que sabe o que é racismo

      Excluir
  53. prefiro ouvir a copa pelo rádio,não pela itatiaia,mas por outras,tv é muito cansativo.

    ResponderExcluir
  54. Um motorista de táxi me contou que o Luciano Ruck está fazendo um condominio em frente à Cidade Administrativa.Será verdade? Bem que ele ultimamente está aparecendo coladinho com Aécio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfaville, o condomínio - São negociatas que envolvem Luciano Huck, Ronaldo Fenôneno, Aécio, Fernando Pimentel, dentre outras personalidades.

      Excluir
    2. Que o insignificante apresentador da Globo é um dos donos do shopping estação em Venda Nova e até o sobrevoou de helicóptero na inauguração, já ouvi dizer, além de ter terrenos na mesma região. Mas nada envolvendo o Pimentel. Se você, anônimo das 17:33, tem informações, poste-as aqui... Preste esse serviço público a todos nós.

      Excluir
  55. A VOZ DO POVO

    http://www.youtube.com/watch?v=lTVpMHn54ws

    ResponderExcluir
  56. É louco ou esta mancando com a cara de BRASILEIRO em pedir que leia a veja de 18 DE JULHO DE 2014, VC SÓ PODE SER MORTA COISA DO ALÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe Diná já se foi e tem gente adivinhando o futuro por aqui.Nem chegamos em julho.

      Excluir
  57. GRANDE LEONEL DE MOURA BRIZOLA.

    ResponderExcluir
  58. na roça,onde estou passando as férias, a gente não ve ninguem gordo e nem com depressão,é fantástico.

    ResponderExcluir
  59. é anonimo da copa de 74,como diz Ataulfo Alves,eu não sei porque a gente cresce,se não sai do peito essa saudade.

    ResponderExcluir
  60. NUM CRIME QUE CHOCOU BRASILIA NA DÉCADA DE SETENTA,A MORTE DA GAROTA ANA LIDIA, COLLOR DE MELLO E O FILHO DO EX MINISTRIO DA JUSTIÇA ALFREDO BUZZAIDI,FORAM OS ENVOLVIDOS, MAS NA ÉPOCA ABAFARAM TUDO,IGUAL HOJE,COM O HELICOPTERO DOS PERRELA.

    ResponderExcluir
  61. o passado nos traz lembranças boas e ruins,mas é impossível esquece-lo.

    ResponderExcluir
  62. de repente o centro de bh,virou multicolorido,colombianos,argelinos,iranianianos, é bonito ver isso.

    ResponderExcluir
  63. a baixa auto estima dos brasileiros,agora convive com a auto estima dos estrangeiros que invadiram o país.

    ResponderExcluir

  64. http://www.juniorpentecoste.com.br/2014/06/com-minas-endividada-governador-faz.html

    ResponderExcluir

  65. ASSIM É O BRASILEIRO

    http://www.youtube.com/watch?v=TR_8VuPIXdU

    ResponderExcluir
  66. Esta política brasileira precisa de mudança urgente.Esta caindo de podre e ninguem, em sã consciência podedar qualquer importância ao que estes candidatos falam.Foi o que pensei ao ver o tirica fazendo propaganda.
    Se pudesse iria embora deste pais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem a minha autorização para ir já.

      Excluir
    2. Se eu não tivesse filho, já teria ido.
      Tá muito ruim por aqui e depois desta copa a coisa vai piorar, tenho certeza.Hora de pagar as dívidas, para quem as fez, é claro.Muita gente gastou o que tinha e o que não tinha pra enfeitar ruas, casas, bares e quando a fatura chegar...

      Excluir
    3. Se for por falta de tchau. Mil tchaus para você. Vá com Deus e não volte mais. Se não tem dinheiro, compre de 10 vezes no cartão.

      Excluir
    4. Leve sua prole com você para viverem felizes para sempre em outro país.
      Não sei por está se preocupando com a dívida alheia. Fique na sua.Cada um em seu quadrado

      Excluir
    5. Que covardia...não quer levar os filhos. Tadinhos, leve-os com você. Vai deixa-los na boca dos leões, é covardia.

      Excluir
    6. PODE IR SEM MEDO , TENHA CERTEZA QUE VC NÃO VAI FAZER FALTA PARA NOS, POIS QUANTO MENOS SOMOS MELHOR PASSAMOS. GURU COISA RUIM, PRECISAMOS DE GENTE POSITIVAS QUE PENSE ALTO COM ORGULHO DE SER O QUE SOMOS.

      Excluir
  67. não só voce,como eu e muita gente.

    ResponderExcluir
  68. JK construiu a lagoa da pampulha, para os turistas acharem que BH, a cidade que sufoca, tem praia,só pode.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fale mal daquilo que você não conhece, estude um pouco mais e depois posta seu comentário.

      Excluir
    2. Que sufoca mesmo,viu.

      Excluir
    3. como o brasileiro quer levar vantagem em tudo, ele pensa que não pode exigir dos governos melhores condiçoes de vida.

      Excluir
    4. Visitei o meuseu da Pampulha recentemente e vi como o dinheiro público era binquedo nas mãos de JK. Construiu um cassino para políticos e para a elite. Gastou horrores importando espelhos austríacos, mármore não sei de onde, entre outros absurdos. O pior é que isso aconteceu em um período da história brasileira em que a maioria da população morria abandonada no campo, sem qualquer direito. Na verdade, a Pampulha foi um ensaio para a construção de seu grande projeto desenvolvimentista:BRASÍLIA.

      Excluir
  69. aecio deve estar rasgando o ..............com a unha! A copa tá linda!

    ResponderExcluir
  70. Maravilha, acabaram com Ah, é sim... kkkkkkkkkk
    "os esqueletos de aecio - sombras na biografia do aécio http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/171394-os-esqueletos-de-aecio.shtml

    Danilo Gentili Chama Aécio Cheirador
    https://www.youtube.com/watch?v=ILM7EurqvOk

    LUGAR DE LIXO É NO LIXO!

    ResponderExcluir

  71. http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-os-bonecos-de-papelao-de-aecio-neves-dizem-sobre-o-psdb/

    ResponderExcluir
  72. Nato Alves com Siria Ruy Ruy
    Escritora holandesa, falando sobre o Brasil. Texto bárbaro.

    "Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

    Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

    Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

    Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

    Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

    Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos...

    Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

    Os dados são da Antropos Consulting:
    1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
    2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
    3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
    4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo. (...)

    ResponderExcluir
  73. (...)
    5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
    6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
    7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
    8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
    9. Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..
    10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
    11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

    Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

    1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
    2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
    3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
    4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
    5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
    6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
    7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem? Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

    É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!

    ResponderExcluir
  74. BIDEN SOBRE COPA: "O BRASIL FEZ UM TRABALHO INCRÍVEL"
    :
    Vice-presidente dos EUA, Joe Biden, elogiou a organização da Copa no Brasil e disse que o país correspondeu às suas expectativas como sede do Mundial; "O Brasil fez um trabalho incrível. Queríamos mostrar o nosso apoio ao país e ao povo brasileiro como sede dos jogos", disse; Biden acompanhou ontem a vitória da seleção americana contra Gana em Natal, acompanhado de uma neta e um sobrinho
    17 DE JUNHO DE 2014 ÀS 14:58

    Carolina Sarres – Repórter da Agência Brasil

    O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, elogiou hoje (17) a organização da Copa no Brasil e disse que o país correspondeu às suas expectativas como sede do Mundial de Futebol. Biden assistiu ontem (16) ao jogo de estreia da seleção americana na competição. Os Estados Unidos venceram Gana, por 2 a 1, em partida disputada na Arena das Dunas, em Natal.

    "O Brasil fez um trabalho incrível. Queríamos mostrar o nosso apoio ao país e ao povo brasileiro como sede dos jogos", disse o vice-presidente, que acompanhou o jogo com uma neta e um sobrinho.

    Biden agradeceu a hospitalidade dos brasileiros, da presidenta Dilma e do vice-presidente Michel Temer, que o recebeu nesta manhã no Palácio do Jaburu. Em declaração à imprensa nesta tarde, o vice-presidente americano anunciou um programa de colaboração do governo dos Estados Unidos com a Comissão da Verdade brasileira.

    Ele entregou hoje ao governo do Brasil documentos norte-americanos classificados referentes ao período militar (1964-1985). Segundo Biden, espera-se que, compreendendo melhor o passado, possa haver mais mais tranquilidade em relação ao futuro.

    O vice-presidente falou ainda do estreitamento das relações bilaterais entre os Estados Unidos e o Brasil, ressaltando o volume do comércio entre as nações e os investimentos diretos norte-americanos, que chegam a US$ 80 bilhões.

    "Somos duas grandes democracias com um povo empreendedor. Temos uma clara convergência de valores com o Brasil e nenhum óbvio conflito de interesses. Temos um grande potencial para fortalecer as relações, e isso foi refletido na nossa conversa de hoje", disse, referindo-se a assuntos tratados com a presidenta Dilma Rousseff.

    Sobre assuntos globais, Biden informou que Dilma e ele conversaram sobre segurança na internet, a situação do Iraque e da Venezuela.

    "O céu é o limite para o que podemos alcançar juntos. Podemos trazer benefícios imensos para ambos os nossos povos, para todo o hemisfério e o mundo nas próximas décadas", afirmou o vice-presidente emericano.

    Ele voltou a falar sobre os casos de espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos, que já havia mencionado na manhã de hoje, quando disse que confia no restabelecimento das relações com o Brasil após as denúncias de que governantes de vários países foram alvo de escuta dos norte-americanos. "Eu sei que esse assunto é de grande importância para as pessoas aqui, e é de grande importância para nós também. Dilma e eu tivemos uma conversa sincera sobre isso", destacou Biden.

    Sobre o Iraque, Biden informou que os Estados Unidos estão trabalhando para apoiar o governo iraquiano e que as autoridades americanas estão em contato com os líderes do país. Segundo ele, os Estados Unidos esperam que o novo governo do Iraque, cujas eleições foram reconhecidas pela Corte Suprema do país ontem, garanta que todas as vozes do povo sejam ouvidas, dando fim a embates sectários.

    Biden lamentou as enchentes nos estados de Santa Catarina e do Paraná, para onde a presidenta Dilma Roussef seguiu viagem após o encontro com o norte-americano, e disse que suas preces estão com as pessoas afetadas.

    ResponderExcluir
  75. 247
    REUTERS: DILMA GANHA COM BOM COMEÇO DE COPA
    :
    Agência internacional de notícias avalia que aumentaram as chances de reeleição com um início de Copa do Mundo que supera expectativas; "A organização da Copa do Mundo no Brasil está longe de ser perfeita, mas vem ocorrendo de forma muito mais tranquila do que muitos esperavam, aumentando as chances para a reeleição da presidente Dilma Rousseff em outubro", diz o texto; leia a reportagem do correspondente Brian Winter
    17 DE JUNHO DE 2014 ÀS 20:51

    Por Brian Winter

    SÃO PAULO (Reuters) - A organização da Copa do Mundo no Brasil está longe de ser perfeita, mas vem ocorrendo de forma muito mais tranquila do que muitos esperavam, aumentando as chances para a reeleição da presidente Dilma Rousseff em outubro.

    Os preparativos para o torneio foram abalados por atrasos e gastos excessivos em estádios, e por inúmeros projetos de infra-estrutura inacabados.

    A indignação pública sobre essas questões somada a uma economia fraca alimentaram protestos nas ruas e azedaram o humor geral dos brasileiros nos últimos meses.

    Esses problemas não desapareceram de forma mágica quando o Brasil abriu a Copa com uma vitória sobre a Croácia na última quinta-feira. No entanto, os receios de grandes colapsos logísticos em estádios e aeroportos superlotados até agora têm sido infundados.

    Protestos contra o governo eclodiram em várias cidades e alguns se tornaram violentos, mas a maioria reuniu apenas algumas centenas de pessoas e as manifestações parecem estar encolhendo a cada dia.

    Dilma amarrou seu destino à Copa do Mundo, defendendo a realização do evento no país como uma oportunidade de mostrar o recente progresso econômico do Brasil para o mundo.

    Um desastre poderia prejudicar significativamente suas chances de reeleição em outubro, especialmente num momento em que seu principal adversário está chegando mais perto da presidente nas pesquisas de intenção de voto.

    Há ainda muitas chances para falhas antes da final da Copa no Rio de Janeiro em 13 de julho, mas todos os 12 estádios já foram testados e aparentemente superaram as baixas expectativas de brasileiros e dos cerca de 600 mil torcedores estrangeiros que estão no país.

    "Eu estava com medo de sermos humilhados por nós mesmos ... mas foi bem", disse João Veiga Moraes, vendedor de seguros em São Paulo, que vestia a camisa da seleção brasileira ao se dirigir ao trabalho na manhã desta terça-feira. "Todo mundo parece estar feliz." (...)

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/143868/Reuters-Dilma-ganha-com-bom-come%C3%A7o-de-Copa.htm

    ResponderExcluir
  76. Isso tudo se chama inveja, Dona Dilma. Inveja da sua capacidade de administrar um país dessa imensidão. Você sim é capaz de enxergar longe de forma clara e objetiva. E o que mais me cativa Sra Presidenta é o que você faz : não dá a mínima confiança em responder a estes vomitadores que depois de muita cachaça de péssima qualidade, perdem o rumo. Cachaça e outras cositas más. Vou votar em você e milhões de brasileiros também. Você vai ganhar e ganhar bonito como toda pessoa capaz, generosa, de uma visão ampla moderna sem fala enrolada. Abraços Dilma, Euler e queridos (as) profissinais da educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Péssimo comentário do anônimo das 21:51. Dilma não está com essa bola toda porque atrás dela tá o Lula.Dose dupla.

      Excluir
    2. A -P-O-I-A-D-O!

      Excluir
    3. Achei o comentário ótimo. Pontos de vista diferentes ok?

      Excluir
    4. Colegas acima, comparar Dilma a Lula é covardia. Mesmo comparar FHC a Lula é covardia. Não existe líder político no país hoje capaz de ombrear-se ao carisma de Lula. É o cara, segundo Obama; isso porque foi forjado na dura luta política dos carros de som sindicais. Nasceu retirante nordestino humilde e nos movimentos sociais adquiriu visão de mundo e de futuro para o Brasil. Trata-se de uma personalidade política sui generis que a história não sai gerando facilmente. É como um Drummond ou um Rosa na literatura. Mas é claro, nada está acima da crítica.

      Excluir
  77. Endosso o coro dos que apoiam as palavras do(a) anônimo(a) das21:51.É isto aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS PROFESSORES JAMAIS DEVERIAM VOTAR NO PSDB.

      Excluir
    2. “Você não vê Aécio na favela. Por que não?”

      maia
      O tucano está “priorizando a conversa com as elites. É um erro”. A crítica também é dirigida a Eduardo Campos, pré-candidato a presidente pelo PSB.
      “Você vê fotografia deles em vários lugares. Não vê em nenhuma favela, por exemplo. Por que não? A gente não vê essa marca de nenhum deles. A gente vê com a Fiesp, com a Firjan, com a associação dos bancos, com o agronegócio”, reclama Maia. Para ele, o PSDB está “patinando ali naquela centro-elite brasileira, do Sudeste –a sudestina”.
      O ex-deputado federal e ex-prefeito do Rio César Maia (DEM) faz duras críticas à forma como o principal partido de oposição conduz a campanha do seu pré-candidato a presidente, Aécio Neves. Para o político fluminense, os “erros” do tucano e a até agora baixa competitividade de Eduardo Campos (PSB) podem levar a uma vitória de Dilma Rousseff no primeiro turno da disputa pelo Planalto em outubro.
      No encontro que teve com Aécio, uma parte dessas críticas foram apresentadas de maneira direta. “Faça também essas reuniões [com a elite], mas não só elas. Aí a [colunista da Folha] Mônica Bergamo faz uma matéria dizendo quem estava presente na reunião, que foi servido salgadinho. Isso não dá em nada. Dá para a coluna dela, prestígio. Para o candidato, não dá um voto”.
      Estrategista político, Maia diz ver um ruído no ressurgimento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na linha de frente da campanha eleitoral dos tucanos. “Eles tinham que ter coragem de fazer uma pesquisa para saber se a impopularidade de Fernando Henrique continua a mesma. Se ele dá voto ou se ele tira. Tem que saber. Para saber se o Aécio tem que ter um mentor guardado, oculto, ou se tem que ter um mentor na linha de frente”.
      Estudioso de novos meios de comunicação, Maia reclama da forma como os partidos atuam na internet. “O site do PSDB… O que que traz o site? O que o blog do PSDB agrega? Eu recebo mensagens. Estou no cadastro deles. Eu me mobilizaria em função daquelas informações que eu recebo? Zero, nada”.
      Se continuar atuando como fez até agora, Aécio não ganha a eleição? “Ah, não. Não tem maioria”, responde. “Eu tenho 68 anos. Não tenho mais idade de entrar numa eleição achando que algumas coisas estão erradas e ficar calado”.
      O ex-prefeito do Rio acha que ainda dá tempo para a oposição se reposicionar. Uma das estratégias defendidas por Maia é aumentar o nível de críticas ao governo de Dilma Rousseff, algo que ele já diz enxergar um pouco nos últimos dias. “O Eduardo Campos acelerou o discurso. Intensificou a marca. Ainda não tenho convicção de que ele tenha fôlego para crescer. Se eu tiver razão –posso não ter, né?–, eu acho que aí favorece Dilma vencer no primeiro turno”.
      Um fenômeno que pode prejudicar a oposição neste ano é o desencanto com a política por parte do eleitorado. “Há uma probabilidade de o ‘não voto’ crescer nesta eleição. Chamo de ‘não voto’ o seguinte: abstenção, branco, nulo, não sabe, não respondeu. Há uma probabilidade de esse não voto se aproximar de 40%. Quem perde? A Dilma não perde –tem o voto do Nordeste, do interior, que tem uma máquina grande. Isso pode gerar um primeiro turno. Se essa massa de ‘não voto’ crescer, ela pode ganhar no primeiro turno com 40%”, especula.
      Sobre a estratégia tucana de contratar 9.000 militantes digitais, como revelou a coluna “Painel”, da Folha, Maia classifica essa iniciativa de “antirrede social”. Para ele, “essa forçação de agências, de marketing de guerrilha e internet é um fracasso completo”.
      O DEM é o principal possível aliado do PSDB na disputa presidencial e esperança dos tucanos de ter um pouco mais de tempo na propaganda de TV e rádio. Embora os demistas tenham ensaiado desistir da aliança no final do ano passado, Maia acha que esse é hoje um cenário remoto. (...)

      http://pocos10.com.br/?p=10353

      Excluir
    3. E ainda tem trabalhador que vota em que não o representa.

      Excluir
  78. Respostas
    1. É justamente o que a Globo e Aécio querem: levar todos a terem nojo da política para eles continuarem mandando. Não tomar posição política é o mesmo que delegar a outrem as decisões de seu interesse. Não há salvador da pátria em política, mas há um partido que tem feito bem mais que os anteriores. Política não é coisa de santo porque é atividade humana demais. Vamos lá, se você vem das bases sociais, saiba que há um representante fazendo mudanças aos pouquinhos, pois não dá para mudar de uma vez uma triste história de 500 anos...

      Excluir
  79. 247
    APÓS "VERGONHA", RONALDO ELOGIA: "CLIMA DE ALEGRIA"
    :
    Depois de declarar ter "vergonha" da organização da Copa, mesmo tendo sido um dos responsáveis no Brasil pelo Mundial, ex-jogador, atual empresário e comentarista global troca de novo de opinião; antes, membro do COL chegou a ser criticado por defender o evento e causou polêmica ao dizer que não se organizava uma competição de futebol com hospitais; diante dos protestos, endossou críticas da Fifa e disse que sentia "vergonha" dos atrasos das obras; agora, após o início da Copa, afirmou: "Eu não tenho ouvido muitas reclamações, nem muitas queixas. Percebo que as pessoas têm se divertido muito. O clima é de alegria", disse; isso foi ontem, mas o que será que Ronaldo vai dizer amanhã?
    18 DE JUNHO DE 2014 ÀS 10:36

    247 – Depois de desferir críticas contra a organização da Copa do Mundo, ao dizer que sentia "vergonha dos atrasos" do Mundial, o ex-craque Ronaldo, membro do Comitê Organizador Local (COL) do evento, acaba de mudar de novo seu discurso. O ex-jogador vê agora mais alegria do que reclamações dos torcedores com o evento sediado no Brasil.

    "Eu não tenho ouvido muitas reclamações, nem muitas queixas. Percebo que as pessoas têm se divertido muito. O clima é de alegria", afirmou nesta terça-feira 17, antes de participar como comentarista da Globo no jogo entre Brasil e México na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

    Ao baixar o tom das críticas, Ronaldo prova que surfa conforme a onda. O ex-camisa 9 chegou a ser criticado, no início da organização da Copa, por defender com unhas e dentes a realização do evento. Chegou a dizer que "não se faz Copa do Mundo com hospital", causando uma grande polêmica.

    Pouco antes do início do Mundial, observando os protestos e o clima de mau humor contra a competição, disse que o atraso das obras era "vergonhoso". No final de maio, Ronaldo afirmou que as críticas feitas pela Fifa sobre o não cumprimento de prazos pelo Brasil eram justas, uma vez que havíamos assumido compromissos.

    "De repente chega aqui e é essa burocracia toda, uma confusão, um disse me disse, são os atrasos. É uma pena. Eu me sinto envergonhado, porque é o meu país, o país que eu amo, e a gente não podia estar passando essa imagem para fora", declarou.

    Eis que, pela terceira vez, quando o Brasil se veste de verde e amarelo, os torcedores cantam o hino nacional a capela dentro e fora do estádio e o ambiente é totalmente favorável à Copa do Mundo, Ronaldo volta a mudar o discurso e diz que vê mais alegria do que reclamações.

    ResponderExcluir
  80. DCM
    Sustentabilidade na Copa: o legado para o Brasil e o mundo

    Postado em 18 jun 2014por : Afonso Capelas Jr.
    Arena Fonte Nova

    Quem disse que não haverá legado positivo a ser deixado pela Copa do Mundo no Brasil? As doze arenas construídas nas cidades-sedes do maior evento da Terra são exemplos de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente. Desde o uso de concreto reciclado na construção dos estádios, sistemas de reaproveitamento de água das chuvas, a gestão adequada de resíduos sólidos e a adoção de fontes renováveis de energia para iluminação, outras tantas medidas foram adotadas para minimizar os impactos ambientais. Inclusive a compensação de gases de efeito estufa, que provocam mudanças climáticas, emitidos durante todo o evento.

    O padrão dessas ações é muito mais do que FIFA. É padrão LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Boa parte das doze arenas brasileiras já recebeu o certificado LEED concedido pelo US Green Building Council (USGBC), entidade máxima de reconhecimento internacional de construções sustentáveis mundo afora.

    Em uma classificação que vai do selo LEED Certificado, Prata, Ouro até Platina , a autenticação máxima, assim ficaram as certificações das arenas brasileiras: LEED Prata para o Maracanã (RJ), Fonte Nova (Salvador), Mineirão (Belo Horizonte), Amazônia (Manaus) e Arena Multiuso de Salvador, além de Certificado LEED para o Castelão (Fortaleza). Nada impede que essa classificação melhore ainda mais. Se aperfeiçoarem seus padrões de sustentabilidade, os estádios podem galgar os selos mais nobres. Os demais estádios da Copa também passam por avaliações para receber a certificação LEED.

    Hoje o Brasil já é o quinto país com maior número de projetos de edificações sustentáveis do planeta. Temos no país o significativo número de três milhões de metros quadrados brutos de espaços com certificação LEED. As novas arenas contribuíram muito para que essa posição de destaque fosse alcançada.

    A LEED é o selo verde supremo para reconhecer construções sustentáveis. Não é fácil conquistá-lo. Os critérios exigidos pela USGBC são rígidos e englobam os parâmetros econômico, social e ambiental que compõem o triple botton line do Desenvolvimento Sustentável. Eles são mensurados em quesitos de liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social. Utilizada em 143 países, essa certificação avalia, entre outros, detalhes como a minimização de prejuízos socioambientais no entorno das construções, a economia de água, a utilização de novos materiais e de fontes de energia alternativas.

    “À medida que os olhos do mundo caem sobre o Brasil, estes projetos estão demonstrando não só a aplicabilidade e a adaptabilidade do sistema de classificação do LEED no mundo inteiro, mas também a posição de liderança do país na vanguarda do movimento para construções sustentáveis de alta performance”, reconheceu Rick Fedrizzi, CEO e presidente fundador da USGBC, esta semana.

    Para atingir o nível de qualidade desejável é preciso muito treinamento do pessoal envolvido na construção e administração das arenas. Segundo o site da FIFA, um workshop foi lançado em agosto do ano passado para melhorar o nível de conhecimento sobre as operações sustentáveis nas arenas. “São noções básicas e bem interessantes de como administrar uma arena de forma sustentável, respeitando as pessoas e a comunidade do entorno do estádio”, disse Lucas Silva, responsável pelo departamento de sustentabilidade da arena Pernambuco.

    A arena Fonte Nova, na capital baiana, foi a primeira a receber o selo LEED. (...)

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/sustentabilidade-na-copa-o-legado-para-o-brasil-e-o-mundo/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena q esse padrão(LEED) não tenha sido aplicado nos hospitais, nas escolas, nas rodovias, nas ferrovias, na segurança, nas hidrovias, etc, etc.
      É lamentável, mas é disso q o povo gosta.

      Excluir
    2. Caro, anônimo, você não percebeu na leitura, se é que leu, que se trata de uma coisa nova e de um avanço para o país. O discurso da sustentabilidade é relativamente novo e provavelmente as edificações públicas procurarão adotar o conceito. Que coisa!

      Excluir
  81. o apito amigo dessa vez não ajudou o brasil contra o méxico.

    ResponderExcluir
  82. Quem envergonhou o Brasil aqui e lá fora?
    17/06/2014
    Pertence à cultura popular do futebol a vaia a certos jogadores, a juízes e eventualmente a alguma autoridade presente. Insultos e xingamentos com linguagem de baixo calão que sequer crianças podem ouvir é coisa inaudita no futebol do Brasil. Foram dirigidos à mais alta autoridade do pais, à Presidenta Dilma Rousseff, retraída nos fundos da arquibancada oficial.

    Esses insultos vergonhosos só podiam vir de um tipo de gente que ainda têm visibilidade do pais, “gente branquíssima e de classe A, com falta de educação e sexista’ como comentou a socióloga do Centro Feminista de Estudos, Ana Thurler.

    Quem conhece um pouco a história do Brasil ou quem leu Gilberto Freyre, José Honório Rodrigues ou Sérgio Buarque de Hollanda sabe logo identificar tais grupos. São setores de nossa elite, dos mais conservadores do mundo e retardatários no processo civilizatório mundial, como costumava enfatizar Darcy Ribeiro, setores que por 500 anos ocuparam o espaço do Estado e dele se beneficiaram a mais não poder, negando direitos cidadãos para garantir privilégios corporativos. Estes grupos não conseguiram ainda se livrar da Casa Grande que a tem entrenhada na cabeça e nunca esqueceram o pelourinho onde eram flagelados escravos negros. Não apenas a boca é suja; esta é suja porque sua mente é suja. São velhistas e pensam ainda dentro dos velhos paradigmas do passado quando viviam no luxo e no consumo conspícuo como no tempo dos príncipes renascentistas.

    Na linguagem dura de nosso maior historiador mulato Capistrano de Abreu, grande parte da elite sempre “capou e recapou, sangrou e ressangrou” o povo brasileiro. E continua fazendo. Sem qualquer senso de limite e por isso, arrogante, pensa que pode dizer os palavrões que quiser e desrespeitar qualquer autoridade.

    O que ocorreu revelou aos demais brasileiros e ao mundo que tipo de tipo de lideranças temos ainda no Brasil. Envergonharam-nos aqui e lá fora. Ignorante, sem educação e descarado não é o povo, como costumam pensar e dizer. Descarado, sem educação e ignorante é o grupo que pensa e diz isso do povo. São setores em sua grande maioria rentistas que vivem da especulação financeira e que mantém milhões e milhões de dólares fora do país, em bancos estrangeiros ou em paraísos fiscais.

    Bem disse a Presidenta Dilma: “o povo não reage assim; é civilizado e extremamente generoso e educado”. Ele pode vaiar e muito. Mas não insulta com linguagem xula e machista a uma mulher, exatamente aquela que ocupa a mais alta representação do país. Com serenidade e senso de soberania pessoal deu a estes incivilizados uma respota de cunho pessoal:”Suportei agressões físicas quase insuportáveis e nada me tirou do rumo”. Referia-se às suas torturas sofridas dos agentes do Estado de terror que se havia instalado no Brasil a partir de 1968. O pronunciamento que fez posteriormente na TV mostrou que nada a tira do rumo nem a abala porque vive de outros valores e pretende estar à altura da grandeza de nosso país.

    Esse fato vergonhoso recebeu a repulsa da maioria dos analistas e dos que sairam a público para se manfiestar. Lamentável, entretanto, foi a reação dos dois candidatos a substitui-la no cargo de Presidente. Praticamente usaram as mesmas expressões, na linha dos grupos embrutecidos:”Ela colhe o que plantou”. Ou o outro deu a entender que fez por merecer os insultos que recebeu. Só espíritos tacanhos e faltos de senso de dignidade podiam reagir desta forma. E estes se apresentam como aqueles que querem definir os destinos do país. E logo com este espírito! Estamos fartos de lideranças medíocres que quais galinhas continuam ciscando o chão, incapazes de erguer o voo alto das águias que merecemos e que tenham a grandeza proporcional ao tamanho de nosso país. (...)

    ResponderExcluir
  83. (...)

    Um amigo de Munique que sabe bem o portugues, perplexo com os insultos comentou:”nem no tempo do nazismo se insultavam desta forma as autoridades”. É que ele talvez não sabe de que pré-história nós viemos e que tipo de setores elitistas ainda dominam e que de forma prepotente se mostram e se fazem ouvir. São eles os principais agentes que nos mantém no subdesenvolvimento social, cultural e ético. Fazem-nos passar uma vergonha que, realmente, não merecemos.

    Leonardo Boff professor emérito de Etica e escritor

    ResponderExcluir

  84. BRASILLL!!

    http://www.youtube.com/watch?v=EKUhACxFfFQ&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  85. FOLHA
    Perfil A jornalista Keila Jimenez é colunista de TV do caderno Ilustrada

    Perfil completo
    Jogos do Brasil têm 43% de TVs desligadas em SP

    Por Folha
    19/06/14 02:00
    Os canais pagos e abertos não se cansam de comemorar a audiência em alta na Copa. Mas o fato é que há menos televisores ligados em São Paulo durante os jogos da seleção.

    A média de televisores ligados nos dois primeiros jogos do Brasil na Copa da Alemanha, em 2006, foi de 71%. Durante as duas primeiras partidas da seleção no Mundial no Brasil, havia 57% de televisores ligados em São Paulo. O que significa que 43% dos aparelhos de TV na região estavam desligados na hora do jogo.

    Em 2010, na competição na África, os dois primeiros jogos tiveram 60% de aparelhos ligados. E a faixa horária das partidas nas três Copa é quase a mesma.

    Onde, então, as pessoas estão vendo os jogos? Em bares, nos celulares, nos tablets? Nem o Ibope nem os canais sabem ao certo. O fato é que a torcida na poltrona de casa está menor.

    Em oito anos, a Globo perdeu 43% de sua audiência no jogo de estreia da seleção na Copa. Brasil x Croácia, em 2006, marcou 65,7 pontos. Brasil x Croácia, no último dia 12, alcançou 37,5 pontos. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande SP. Na África, em 2010, o primeiro jogo da seleção registrou 45,2 pontos.

    Pose: A turma de ‘Chiquititas’ faz selfie com o ator mexicano Jaime Camil nos intervalos de gravação do programa de Eliana, no ar no domingo (22), no SBT (Crédito: Artur Igrecias/SBT)
    Pose: A turma de ‘Chiquititas’ faz selfie com o ator mexicano Jaime Camil nos intervalos de gravação do programa de Eliana, no ar no domingo (22), no SBT (Crédito: Artur Igrecias/SBT)

    Amigos Há uma fila de emissoras brasileiras, abertas e pagas, querendo entrevistar Maradona e tê-lo como convidado de um programa esportivo. Por enquanto, só a ESPN Brasil conseguiu conversar com o jogador argentino, no domingo (15).

    Amigos 2 O craque topou falar com o canal pago por causa do jogador Sorín, compatriota de Maradona que faz parte da equipe de comentaristas da ESPN na Copa.

    Ciúmes Não foi bem digerida pela Globo a notícia de que a seleção brasileira e sua comissão técnica estão acompanhando os jogos da Copa pela Band.

    Ciúmes 2 Doeu mais quando Datena, da Band, resolveu agradecer a audiência de Felipão e sua turma.

    Drible Parte do jornalismo do SBT está indignada com a estrutura do canal na cobertura da Copa.

    Drible 2 Fontes da rede contaram que, em Fortaleza, a equipe do SBT teve de captar imagens do estádio em cima de uma laje, usando uma escadinha de madeira. E que ficaram instalados em uma espécie de albergue, com banheiro coletivo.

    Drible 3 O canal diz que o local onde foram captadas as imagens está em obras, assim como boa parte do entorno do estádio, e que os profissionais ficaram em uma pousada, uma vez que os hotéis na região estavam lotados.

    Policial Na terça-feira (17), dia de Copa, o “Cidade Alerta” (Record) foi bem: marcou 9 pontos.

    ResponderExcluir
  86. 247
    FOLHA RECONHECE: COPA SUPERA SUAS EXPECTATIVAS

    Ao escrever nesta quinta-feira sobre "A Copa como ela é", o jornal da família Frias, que vinha enfatizando aspectos negativos da organização do Mundial, já admite que não houve caos algum e que as falhas são episódios localizados; aeroportos funcionam normalmente, torcedores estão satisfeitos e o nível técnico é um dos melhores de todos os tempos, com maior média de gols desde 1958; "O bordão 'Imagina na Copa', repetido antes do Mundial como uma crise na infraestrutura e de possível fracasso do evento, não se concretizou", diz o texto; nesse ritmo, torneio caminha para ser mesmo #acopadascopas

    ResponderExcluir
  87. 247
    19/06/2014
    IBOPE: DILMA TEM 39%, AÉCIO 21% E CAMPOS 10%
    :
    Acabam de sair os números da pesquisa Ibope; a presidente Dilma Rousseff lidera, com 39%, seguida do tucano Aécio Neves, com 21%, e do socialista Eduardo Campos, com 10%; "nanicos" somam 9%, o que indicaria a possibilidade de segundo turno; no entanto, o instituto incluiu entre os candidatos o senador Magno Malta (PR-ES), cujo partido pode apoiar a presidente Dilma; praticamente não houve alteração em relação aos números da pesquisa de 10 de junho do mesmo Ibope, quando os resultados foram 38% para Dilma, 22% para Aécio e 13% para Campos; só o pernambucano oscilou fora da margem de erro

    ResponderExcluir
  88. Jorge André Irion Jobim
    The Economist fustiga poder da Globo
    Por Inês Castilho, no site Outras Palavras:

    Uma amiga poeta do Rio de Janeiro expressou há alguns dias, em visita a São Paulo, quão espantoso é para ela, há anos sem tevê, ver todo mundo: o pobre, o rico e o remediado, analfabeto ou letrado, sentar-se diariamente diante do televisor para assistir ao jornal e/ou novela (e esticar o assunto em conversa com amigos). Não menos que 91 milhões de almas, 45% dos brasileiros, sintoniza na Globo todo dia, todo santo dia. Assustador, observou.

    Até The Economist sabe, como mostra em reportagem (edição de 07.06), mas nós fingimos não perceber o poder que o Brasil confere às Organizações Globo. E olhe que a revista inglesa, conservadora, nem entrou nos detalhes sórdidos da sonegação fiscal do Grupo, nem na parte do leão de publicidade oficial que recebe do governo. Falou, isso sim, que muita gente no país começa a inquietar-se com tanto poder concentrado nas mãos de tão poucos. (A consciência vem em ondas, parece.)

    “É o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, pode ser alcançada apenas uma vez por ano, e somente pela rede que venceu a competição pelos direitos de transmissão do campeonato de futebol americano Super Bowl”, diz a revista em “Globo Domination”. Sua principal concorrente, a Record, não tem mais que 13% da audiência. Já a principal rede dos Estados Unidos, a CBS, alcança não mais que 12% nos picos, e as concorrentes, uma média de 8%. Isso parece mais democracia.

    A concentração de poder, claro, vem junto com a concentração de dinheiro. A família Marinho é a mais bilionária entre os 65 bilionários brasileiros, aponta ranking da Forbes de 2014. Roberto Irineu Marinho, João Roberto Marinho e José Roberto Marinho, os três irmãos, juntos, têm fortuna estimada em US$ 28,9 bilhões. “É a maior companhia de mídia da América Latina, com receitas que alcançaram 14,6 bilhões de reais ($6.3 bilhões) em 2013, valor que cresceu impressionantemente na última década”.

    E então, finalmente, chega ao ponto. Lembrando que na Argentina o poder do Grupo Clarín está sendo reduzido para no máximo 35% de audiência, como determinou a recente Lei de Meios, e o México tenta reduzir o peso da Televisa, a revista põe o dedo na ferida: “Mas o governo brasileiro é mais dócil com os donos da mídia.”

    A matéria lembra ainda que há hoje no Brasil número maior de celulares que de habitantes, e a média de tempo dos brasileiros on line nas redes sociais, em abril, era de 12,5 horas semanais. E prevê: pela primeira vez um concorrente ameaça as Organizações, em publicidade e audiência. “Cada vez mais, a disputa pelo mercado publicitário será entre dois Gs: Globo e Google.”

    The Economist já desenhou. Resta agora à presidente Dilma Roussef e seu secretário de comunicação, Thomas Traumann, encarar a realidade gritante. Especialmente depois das vaias transmitidas com fervor à vastíssima audiência da família Marinho e repercutida com sangue os olhos pela mídia corporativa, justo aqueles que, num jogo perverso, são sempre reverenciados pela publicidade governamental.

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/06/the-economist-fustiga-poder-da-globo.html?spref=tw

    ResponderExcluir

  89. http://www.youtube.com/watch?v=6bPt-cG2l_I&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  90. INCRÍVEL,
    TEM GENTE "brasileira" TORCENDO CONTRA O BRASIL

    ASSISTAM:

    http://www.youtube.com/watch?v=6bPt-cG2l_I&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gente Brasileira rsrsrsr Os tucanes torcem contra o Brasil porque uma parte leva seu dinheiro para o exterior e a outra parte vive escravizada. Avante Brasil.

      Excluir
  91. OS PROFESSORES JAMAIS DEVERIAM VOTAR NO PSDB.

    ResponderExcluir
  92. 247
    19/06/2014
    NY TIMES E A COPA: "E O TAL DO MUNDO NÃO SE ACABOU"
    :
    Gigante nova-iorquino ‘New York Times’, considerado o jornal mais influente do mundo, admite sucesso da Copa do Muno no Brasil com o título: "Previsão de dia do juízo final dá lugar a soluços menores": ‘Estádios atrasados, obras que não estariam prontas, segurança, transporte não aguentaria... Estas eram preocupações constantes nos dias que antecederam a Copa no Brasil. Mas depois de uma semana do Mundial, a situação no maior país da América Latina é bem mais tranquila. Os jogos são empolgantes e o drama é perfeito para a televisão’, diz o texto
    19 DE JUNHO DE 2014 ÀS 12:55

    247 – Com o título "Previsão de dia do juízo final dá lugar a soluços menores", o "New York Times" reconhece o sucesso da Copa do Mundo no Brasil. "Estádios atrasados, obras que não estariam prontas, segurança, transporte não aguentaria... Estas eram preocupações constantes nos dias que antecederam a Copa no Brasil. Mas depois de uma semana do Mundial no Brasil, a situação no maior país da América Latina é bem mais tranquila", diz a publicação.

    “Para aqueles torcedores que gostam de gols de saltar os olhos, resultados surpreendentes e futebol de qualidade, esse torneio foi, de longe, um sucesso incrível”, acrescenta. “Os jogos são empolgantes e o drama é perfeito para a televisão.”

    O jornal aponta, no entanto, “falhas” ocorridas na primeira semana de mundial: falta de comida nos estádios, problemas no sistema de som antes de França x Honduras, detalhes de acabamento nas arenas, confusões no jogo da Argentina no Maracanã, entre outros. Mas, ainda assim, ressalta que eventos como Copa e Olimpíadas têm imprevistos, como em Londres e nos Jogos de Inverno de Socchi.

    Ao final, elogia a qualidade dos gramados das 12 sedes: "Em geral, as condições de jogo para a maioria das partidas têm sido excelentes, mesmo quando as chuvas pesadas aconteceram. Isso prova a qualidade da drenagem. Em última análise, esta é a prioridade mais importante, pois são os jogos que geralmente definem o legado histórico de um evento".

    Ou seja: como no samba de Assis Valente, apesar de todas as previsões derrotistas, o tal do mundo não se acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que acontece dentro dos estádios é de responsabilidade da FIFA.

      Excluir
  93. NASSIF
    O analfabeto midiático, por Celso Vicenzi

    qua, 18/06/2014 - 15:18 - Atualizado em 18/06/2014 - 15:57

    Do Outras Palavras

    O analfabeto midiático

    POR CELSO VICENZI

    O pior analfabeto é o analfabeto midiático.
    Ele ouve e assimila sem questionar, fala e repete o que ouviu, não participa dos acontecimentos políticos, aliás, abomina a política, mas usa as redes sociais com ganas e ânsias de quem veio para justiçar o mundo. Prega ideias preconceituosas e discriminatórias, e interpreta os fatos com a ingenuidade de quem não sabe quem o manipula. Nas passeatas e na internet, pede liberdade de expressão, mas censura e ataca quem defende bandeiras políticas. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. E que elas – na era da informação instantânea de massa – são muito influenciadas pela manipulação midiática dos fatos. Não vê a pressão de jornalistas e colunistas na mídia impressa, em emissoras de rádio e tevê – que também estão presentes na internet – a anunciar catástrofes diárias na contramão do que apontam as estatísticas mais confiáveis. Avanços significativos são desprezados e pequenos deslizes são tratados como se fossem enormes escândalos. O objetivo é desestabilizar e impedir que políticas públicas de sucesso possam ameaçar os lucros da iniciativa privada. O mesmo tratamento não se aplica a determinados partidos políticos e a corruptos que ajudam a manter a enorme desigualdade social no país.

    Questões iguais ou semelhantes são tratadas de forma distinta pela mídia. Aula prática: prestar atenção como a mídia conduz o noticiário sobre o escabroso caso que veio à tona com as informações da alemã Siemens. Não houve nenhuma indignação dos principais colunistas, nenhum editorial contundente. A principal emissora de TV do país calou-se por duas semanas após matéria de capa da revista IstoÉ denunciando o esquema de superfaturar trens e metrôs em 30%.

    O analfabeto midiático é tão burro que se orgulha e estufa o peito para dizer que viu/ouviu a informação no Jornal Nacional e leu na Veja, por exemplo. Ele não entende como é produzida cada notícia: como se escolhem as pautas e as fontes, sabendo antecipadamente como cada uma delas vai se pronunciar. Não desconfia que, em muitas tevês, revistas e jornais, a notícia já sai quase pronta da redação, bastando ouvir as pessoas que vão confirmar o que o jornalista, o editor e, principalmente, o “dono da voz” (obrigado, Chico Buarque!) quer como a verdade dos fatos. Para isso as notícias se apoiam, às vezes, em fotos e imagens. Dizem que “uma foto vale mais que mil palavras”. Não é tão simples (Millôr, ironicamente, contra-argumentou: “então diga isto com uma imagem”). Fotos e imagens também são construções, a partir de um determinado olhar. Também as imagens podem ser manipuladas e editadas “ao gosto do freguês”. Há uma infinidade de exemplos. Usaram-se imagens para provar que o Iraque possuía depósitos de armas químicas que nunca foram encontrados. A irresponsabilidade e a falta de independência da mídia norte-americana ajudaram a convencer a opinião pública, e mais uma guerra com milhares de inocentes mortos foi deflagrada.(...)

    ResponderExcluir
  94. (...)
    O analfabeto midiático não percebe que o enfoque pode ser uma escolha construída para chegar a conclusões que seriam diferentes se outras fontes fossem contatadas ou os jornalistas narrassem os fatos de outro ponto de vista. O analfabeto midiático imagina que tudo pode ser compreendido sem o mínimo de esforço intelectual. Não se apoia na filosofia, na sociologia, na história, na antropologia, nas ciências política e econômica – para não estender demais os campos do conhecimento – para compreender minimamente a complexidade dos fatos. Sua mente não absorve tanta informação e ele prefere acreditar em “especialistas” e veículos de comunicação comprometidos com interesses de poderosos grupos políticos e econômicos. Lê pouquíssimo, geralmente “best-sellers” e livros de autoajuda. Tem certeza de que o que lê, ouve e vê é o suficiente, e corresponde à realidade. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o espoliador das empresas nacionais e multinacionais.”

    O analfabeto midiático gosta de criticar os políticos corruptos e não entende que eles são uma extensão do capital, tão necessários para aumentar fortunas e concentrar a renda. Por isso recebem todo o apoio financeiro para serem eleitos. E, depois, contribuem para drenar o dinheiro do Estado para uma parcela da iniciativa privada e para os bolsos de uma elite que se especializou em roubar o dinheiro público. Assim, por vias tortas, só sabe enxergar o político corrupto sem nunca identificar o empresário corruptor, o detentor do grande capital, que aprisiona os governos, com a enorme contribuição da mídia, para adotar políticas que privilegiam os mais ricos e mantenham à margem as populações mais pobres. Em resumo: destroem a democracia.

    Para o analfabeto midiático, Brecht teria, ainda, uma última observação a fazer: Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual.



    O analfabeto político

    O pior analfabeto, é o analfabeto político.
    Ele não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos.
    Ele não sabe que o custo de vida,
    O preço do feijão, do peixe, da farinha
    Do aluguel, do sapato e do remédio
    Depende das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que
    Se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política.
    Não sabe o imbecil,
    Que da sua ignorância nasce a prostituta,
    O menor abandonado,
    O assaltante e o pior de todos os bandidos
    Que é o político vigarista,
    Pilanta, o corrupto e o espoliador
    Das empresas nacionais e multinacionais.

    Bertold Brecht

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que texto fantástico!!!!!!!!!!!
      Helena Thaereh

      Excluir
  95. NESTE ANO O CANADA NÃO VAI SEDIAR E NEM CLASSIFICOU SUA SELEÇÃO DE FUTEBOL PARA A COPA DO MUNDO! Os canadenses vão ter que se conformar com seus 20 prêmios NOBEL e com o fato de serem o quinto país com a mais qualidade de vida. Que se consolem também com acesso a saúde e educação de qualidade e renda media de mais de 30000 dólares por ano! Eles devem estar morrendo de inveja de nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você for do sexo feminino e solteira, vá para lá. Pois o número de mulheres é bem inferior ao de homens. e poderá desfrutar de tudo isso que você citou acima.

      Excluir
    2. E num é que tá? Se o o Canada tivesse metade das nossas riquezas naturais e um pouco da beleza do povo brasileiro com seu calor , com certeza prefeririam viver na miséria do na frieza da vida em seu país.

      Excluir
  96. Com muito custo assisti à entrevista do tucano candidato no roda viva.O cara mente descaradamente e nem fica vermelho.Sempre defendi a ideia de não termos segundo mandato, mas agora que o idiota do aécio fala nisso o tempo todo, mudei de ideia.Não quero nada que esse pulha quer.
    E aquele programa é vendido.Ninguem perguntou se o palhaço tem apreço pela Constituição.

    ResponderExcluir
  97. Nem Aécio, nem Dilma e nem partido nenhum. Votaremos NULO, minha família e eu.

    ResponderExcluir