domingo, 3 de junho de 2012

Duas entrevistas feitas e indicadas por Frei Gilvander

Olá, pessoal da luta! Na próxima semana tem um feriadão, o que nos dará a oportunidade e tempo para refletir sobre a realidade da Educação e dos educadores em Minas. Enquanto isso, reproduzo duas entrevistas feitas e indicadas por Frei Gilvander. Um bom início de semana para todos. E que haja tempo para repor as energias e conspirar contra os de cima, que querem nos massacrar, sempre, mas que não conseguirão, nunca.


Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!


P.S.: Em conversa com o capitão NDG Rômulo, discutimos a possibilidade de fazermos um projeto de oficina de vídeo com os alunos e educadores. Assim, poderíamos registrar, em documentários, a realidade das escolas e da comunidade. A comandante Marly Gribel já realiza este trabalho. Que tal espalharmos esta prática por todo o estado? Uma coisa é a propaganda enganosa dos governos; outra coisa, bem diferente, é a realidade cotidiana dos de baixo.


***


Dia 16/05/2012, eu, Gilvander Luís Moreira, entrevistei Rafael Lage na TV Comunitária de Belo Horizonte, MG, no Programa Palavra Ética. Rafael Lage é artesão de rua, maluco de BR, conhecido normalmente como hippie.


Dia 30/05/2012, frei Carlos Mesters foi entrevistado no Programa Palavra Ética da TV Comunitária de Belo Horizonte - TVC/BH - por frei Gilvander Luís Moreira. Carlos Mesters é da Ordem dos Carmelitas, biblista do CEBI - Centro Ecumênico de Estudos Bíblico.

42 comentários:

  1. Euler, ainda não vi nehuma informação sobre a reunião entre governo e sindicato do dia 31/05. Será que a reunião não aconteceu?
    Informe-nos, pois só temos você que nos mantem atualizados.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. http://www.hojeemdia.com.br/noticias/beatriz-cerqueira-e-eleita-na-cut-e-promete-uni-o-de-forcas-1.454697

    Se a Beatriz Cerqueira está agora à frente da presidência da CUT, quem ficará na liderança do sind-UTE mineiro?

    Devemos lembrar que o PSDB também vem disputando sindicatos como a Força Sindical e a UGT, para serem trampolins de sua eleição em 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “A perspectiva é investir no fortalecimento da CUT, trazendo sindicatos para dentro da nossa central. O grande desafio é que possamos fazer a discussão de um modelo de desenvolvimento no Estado. É preciso discutir como o Estado tem enfrentado as condições de trabalho”, resumiu Beatriz que acumulará os cargos de presidente da CUT com o de coordenadora do Sind-UTE.

      Excluir
  3. Euler e Rômulo, fico feliz de saber que apesar de estarmos distantes e com o tempo roubado pelas elites torpes continuamos vivos para a luta. Minha disposição é sempre denunciá-los, principalmente a turminha do PSDB em Minas, que nos escraviza de tal forma que não nos resta outra alternativa senão a luta. Que a categoria se una neste objetivo comum de desmascarar este grupo que tem nos perseguido de todas as formas possíveis utilizando as mídias para se promover em cima de nossa desgraça. Pior de tudo o eterno deboche de remeter para frente a pauta ridícula de negociação de direitos previstos no Estatuto do magistério e na Constituição. E a fragilidade sempre crescente do SindUTE frente a este governo. Agradeço ao Euler e Rômulo e o grupo inteiro do NDG que atua, comenta e aprecia o trabalho que venho desenvolvendo junto a base. Não há mal que dure para sempre , já elegemos um operário para presidente, porque não podemos minar as estruturas oligárquicas deste país de elites imbecis. Estamos construindo, aos poucos,uma nova unidade e iremos dizer : veni, vidi, vice.

    ResponderExcluir
  4. O trampolim já começou Bia presidente da CUT e ai professores ano de eleições que tal e nos o sindute estamos sem ... nada... julgue

    ResponderExcluir
  5. O BLOG DO EULER QUE É DA EDUCAÇÃO SÓ FALA DO FREI, E O SINDICATO QUE NOS REPRESENTA, VEM FALAR DE CEMIG.


    HORA, HORA, QUANDO SERÁ APRESENTADO A CARTA A JUSTIÇA FEDERAL PARA CUMPRIMENTO DA LEI E PRESERVAÇÃO DOS DIREITOS JÁ ADQUIRIDOS.

    2013 VEM AI E FICAREMOS SEM O AUMENTO DO MEC.
    ATÉ 2015, NADA DE AUMENTO E NADA DE VANTAGENS, ESTAREMOS NA TACA.

    ResponderExcluir
  6. Euler, quarta-feira a Dilma vem a Minas Gerais.
    Queria tanto saber que ela se interessou por nossos problemas. A Bia foi eleita diretora da CUT e deve dar mais vizibilidade pra nossa causa do PISO NACIONAL e das perdas salariais. Deus está agindo. Aproveito a oportunidade para pedir aos professores que continuem orando o Salmo 91 para que tudo se exclareça e nosso piso esteja no nosso contracheque.Não se esqueçam das redes sociais, elas estão sendo chamadas de guerrilhas modernas, temos direito sagrado de denunciar o descaso que fazem com a gente. Força, foco e fé! Juntos somos mais. Abraços a todos e todas.

    ResponderExcluir
  7. ESTAMOS SEM NADA , O SINDINÚTIL EM DISPUTA PELO PODER
    https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/3103-representantes-do-sind-utemg-discutem-modelo-unificado-de-remuneracao
    SÓ DEUS PARA NOS SALVAR
    abraços comandante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Beatriz realmente é uma atriz, aquilo que o advogado havia argumentado no congresso em tentar melhorar o subsídio espantou os professores, e ela soube habilmente articular e fazer os professores pensarem que iriam voltar atrás e tentar a volta do piso salarial, agora vem com a ideia de discutir o modelo unificado de remuneração, que por detrás disso está a permanência do subsídio.

      O SINDICATO USA E ABUSA DAS BOAS INTENÇÕES DOS PROFESSORES, TENTA A TODO O CUSTO FAZER USO DOS MESMOS PARA SE PROMOVEREM E SE REELEGEREM. COMO AS ASPIRAÇÕES DA BEATRIZ EM TENTAR SE CANDIDATAR PARA DEPUTADA ESTADUAL FORAM MINADAS FRENTE ÀS INVESTIDAS DE RENATA VILHENA, A DIREÇÃO DA CUT SE MOSTRA MAIS FAVORÁVEL. VAMOS OBSERVAR DAÍ PRA DIANTE QUAL SERÁ O SEU VÔO, SE ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, CONGRESSO OU COMPROMISSO PARA COM OS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO.

      NA REALIDADE QUEM ESTÁ COMANDANDO TUDO ISSO É O PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), O PSDB ESTÁ APRENDENDO COM O PT O MODUS OPERANDI SINDICALISTA.

      Excluir
    2. Ebaaaaaaaaaa! Beatriz para governadora ja!

      Excluir
  8. Euler, diz alguma coisa.....

    ResponderExcluir
  9. Hoje teve novo encontro sindicato e governo e nada de noticias. Só no site, dojeito deles, SEEMG, governo, um monte de mentiras. Mas, gostaria de saber de Beatriz , que lá esteve.Ficamos sem noticias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente repassará primeiro na Assembleia, 16/06 e depois no site do Sindute.

      Excluir
  10. Diretor da E.E.Gov.Israel Pinheiro (contagem)foi exonerado , pasmei : motivo ele estava fazendo mestrado.

    ResponderExcluir
  11. CUT?Dar mais vizibilidade? Que conversa é essa Gracieusa? Essa CUT só está preocupada em manter financeiramente o grupelho da Articulação, e nos usar como massa de manobra. É impressionante a fragilidade do SINDUTE diante do governo PSDB. Mas uma estratégia dela (Beatriz) e do Rogério Correia, para se promover. Os próximos capitulos virão. AGUARDE!
    A LUTA é nós que temos que continuar, do contrário estaremos na Me..da.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perilo tucano já está sem penas!!
      Aguardem, Aécio/Anastasia, a hora de vocês está chegando!!!

      quarta-feira, 6 de junho de 2012
      Lista de Furnas. Tucanos, tremei!
      Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

      O ansioso blogueiro encontrou o Amaury Ribeiro Junior, na redação da TV Record, no exato momento em que, ao telefone, ele tentava falar com a filha do … … … , notável empresária do setor de lavanderia (a seco).

      Inútil.

      Só dava caixa postal.

      Amaury procurava confirmar se o pai dela, notável tucano, estava na lista de Furnas.


      Por que, Amaury, você vai mexer nessa caixa de marimbondo ?

      Como se sabe, Amaury prepara o Privataria – II, com os documentos que não couberam no Privataria – I , além de outras preciosidades tucanas.

      É que, no caminho da Privataria, Amaury entrou na caverna de Furnas.

      E se prepara para soltar a bomba.

      Vai voar pena de tucano para todo lado: Minas, São Paulo e Rio.

      A Lista de Furnas, como se sabe, contém todos aqueles que receberam dinheiro (ilegal) de Furnas para a campanha de 2002.

      2002, quando Aécio foi candidato a governador e o Padim Pade Cerra (derrotado) a Presidente.

      A lista seria de autoria de Dimas Toledo.

      Um laudo da Polícia Federal considerou que:
      1) a assinatura de Dimas Toledo na lista é verdadeira;
      2) a lista não foi “montada”, “editada”.

      Esse laudo é uma – UMA e não a ÚNICA – prova da veracidade da lista.

      O laudo foi incorporado à denúncia da Procuradora do Ministério Público Federal, que apresentou denuncia ao Juiz da Segunda Vara Federal do Rio, já que Furnas tem sede no Rio.

      A Promotora denunciou peculato, corrupção passiva, e lavagem de dinheiro.

      Um deputado estadual de Minas testemunhou que recebeu exatamente o valor que consta ao lado de seu nome na lista.

      Disse que pediu o dinheiro para um hospital no Sul de Minas, recebeu o que pediu e mostrou o recibo da doação.

      Roberto Jefferson, que só serve para denunciar o mensalão, mas não serve quando diz que não havia mensalão, também confirmou que recebeu de Furnas exatamente o que corresponde ao nome dele na lista.

      E os tucanos se estrebucharam.

      E resolveram melar as provas (alô, alô, Daniel Dantas!).

      Arrumaram uns laudos da lista que mais pareciam a bolinha de papel do Cerra.

      E se desmoralizaram quando arrumaram um “perito” americano que se revelou uma fraude.

      E tentaram cassar o mandato de Rogério Corrêa, líder do PT na Assembléia de Minas, do grupo “Minas sem Censura”, um dos poucos que não tem medo da irmã do Aécio Neves.

      O PSDB pediu a cassação do mandato dele, porque denunciou a lista.

      O pedido foi arquivado.

      Excluir
    2. Continuação...

      Agora, Corrêa quer ter acesso à denuncia da Procuradora.

      E desvendar dois mistérios profundos.

      O Juiz da 2a. Vara Federal do Rio se considerou incompetente para julgar, já que Furnas é uma empresa de “economia mista” e mandou o abacaxi para a Justiça estadual do Rio.

      Por que seria?, pergunta-se o Corrêa.

      E mais intrigante, ainda.

      A Procuradora do Ministério Público Federal, que substituiu a Procuradora que fez a denuncia inicial, não contestou o Juiz.

      Será que o brindeiro Gurgel poderia explicar essa aparente omissão?

      Com isso, o abacaxi foi enviado à Justiça do Rio, sem que o MP protestasse.

      Como o PSDB tentou envolver Corrêa no escândalo – com o inevitável apoio da revista Veja, o detrito sólido de maré baixa – ele se considera no direito de furar o bloqueio do “segredo de Justiça” para ter acesso, também, à inesperada decisão do Juiz federal do Rio que não quis julgar o caso.

      Rogerio Corrêa ganhou na Justiça o direito de resposta contra o jornal O Estado de Minas, que o atacou.

      Por enquanto, o jornal, um dos pilares do aecismo cinzento de Minas, prefere pagar a multa diária a publicar a resposta do deputado.

      Por que será, amigo navegante?

      E onde entra o Amaury?

      Bem, aí é que palpita o coração tucano, de pais e filhas.

      Amaury está na bica para se tornar blogueiro sujo, daqueles que o Cerra não deixa de ler (de madrugada).

      A Procuradora Federal assegurou que a lista é UMA das peças da denuncia.

      Quais são as outras provas?

      O que provam?

      Quem inculpam?

      Tchan, tchan, tchan, tchan !

      E mesmo que o Juiz estadual do Rio devolva ao Juiz federal – e isso tome outros cinco anos – o Amaury está aí, ao telefone.

      Esse Amaury …

      Excluir
  12. Euler, estamos precisando da sua ajuda, fomos orientados pelo Sindicato a fazer o concurso, e fizemos só que agora não tem vaga suficiente porque a maioria de nós que estamos na lei 100 fizemos o concurso e passamos, mas estamos com medo de exonerarmos nossos cargos efetivados, e essa vagas ser preenchidas apenas como designados, porque elas não foram lançadas no edital do concurso. Por outro lado estamos como medo de continuarmos na lei 100, e ela acabar porque o processo contra ela ainda continua na justiça e sabemos que ela é inconstitucional o que devemos fazer? Por favor nos ajude contamos com você, sei que muitos colegas efetivos as vezes age como se fosse culpa nossa está situação gostaria de deixar bem claro que foi o governo que nos colocou nesta situação desagradável e que está muito difícil de resolver e os principais prejudicados somos nós. Se ainda existe algum colega efetivado que ainda acha que o governo quer nos ajudar preste muita atenção nesta situação que estamos vivendo no momento colegas habilitados ganhando como se não fosse como era quando surgiu a lei 100 e com medo ainda de tomar uma decisão e perder a estabilidade. Por favor nos responda.
    Espero que Deus ilumine todos colegas para tomar a decisão correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, creio que o correto é você não largar sua vaga, enquanto não tomar posse como efetivo.

      Excluir
    2. Anônimo(a),
      Pelo que entendi, não há a menor dúvida de que a melhor opção é exonerar da efetivação e tomar posse no cargo concursado, para quem foi aprovado dentro do número de vagas.

      Mas para quem não está dentro desse número de vagas, por quê motivo pedir a exoneração da efetivação? A não ser que vc libere a vaga que ocupa como efetivado(a) e a mesma fique disponível para os concursados de acordo a classificação dos aprovados, geralmente é assim que verdadeiros concursos funcionam...

      Ou talvez o governo aproveite o resultado dos efetivados aprovados no concurso e valide a situação dos mesmos independente da classificação dos aprovados... Alguém prometeu isso antes do concurso? Caso não seja essa a proposta, tudo indica que o mais sensato seja ficar como efetivado(a) até que apareça a vaga para sua classificação dentro do prazo do concurso...

      Excluir
    3. Achei excelente a ideia do governo aproveitar o resultado dos efetivados aprovados no concurso e validar a situação dos mesmo ou seja ficarmos no cargo que já estamos como efetivados, mas sermos nomeados como efetivos, não estaríamos prejudicando ninguém, nesta situação melhoraria até para quem passou e não é efetivado sobraria mais vagas, mas teria que ter alguém para levar está proposta para o governo já fizeram tantas coisas, mas um decreto não seria problema para o governo. Acho que até resolveria a situação dele também, pois ficaria poucas pessoas efetivadas, estaria de certa forma resolvendo também sua situação.

      Excluir
    4. Euler, meu nome é Marcia foi eu quem postei o comentário das 23:53. Confirmando o que falei acho que seria a solução para muitos problemas, postei esse comentário no blog da Beatriz mas ela não publicou, coloquei que acho que ela deveria colocar está situação na pauta da próxima reunião com governo,o que você acha?
      Muitos colegas que são efetivados fica com medo de manifestar sua opinião, e o governo voltar atrás, e acabar com a efetivação mas acho que isso não corre o risco de acontecer, por isso penso que podemos lutarmos para ficarmos efetivos pois passamos e estamos já ocupando um cargo só estaríamos mudando a titulação e poderíamos sentirmos mas seguros.
      Por favor nos ajude se tivermos ajuda de alguém como você mais colegas terá a coragem de se manifestar.

      Excluir
    5. Oi é a Marcia de novo complementando o que estava falando, não sei se teríamos um amparo legal para que está situação acontecesse precisávamos de termos orientação de um advogado, mas se baseado no decreto tivesse uma brecha na lei para resolver essa situação poderíamos fazer um baixo assinado no blog onde as pessoas que concorda pudesse assinar.

      Excluir
  13. Anonimo das17:42,qual tem sido a sua luta?Escrever no blog?O que de concreto você tem feito?Ensine aos outros e mostre a sua cara.Debora de Sete Lagoas

    ResponderExcluir
  14. Não venho aqui a muito tempo para postar mas leio as vezes.Não sei mais o que dizer aqui sobre tantas reclamações e insatisfações sobre o sindute.Eu penso que quando não estamos satisfeitos com alguma coisa, devemos eliminar essa coisa de vez de nossa vida.Não sou de ficar sempre batendo na mesma tecla e nem sou idiota em sustentar um monte de parasitas e sanguessugas.A vida é para ser levada a sério em assuntos que são sérios .Parem e pensem: Quanto tempo o sindute está fazendo besteiras??? Quanto tempo mais isso acontecerá??? Quem sustenta o sindute??? Se ele não tiver meios de sobrevivência o que acontecerá??? Por queê continuar sindicalizado se não temos o que estamos pagando??? Está certo isso???Bem somente brasileiros se submetem a isso.Vejam lá fora eles não são assim.Onde está o retorno de nossas contribuições??? somente temos péssimas notícias e nada de concreto acontece.Dá para cansar lendo aqui todos os dias reclamações de sindicalizados .Párem de contribuir e veremos se não mudam as regras do jogo.Isso é porque o dinheiro que entra nos cofres do sindute é muito bom e dá para eles fazerem o que querem.E mais a classe dos professores está desmoralizada diante deles e claro diante do governo.E ainda virão aqui para reclamar???? Eu não tenho o que reclamar pois com meu dinheiro não espero nada deles.Nada.Não preciso me preocupar quanto a fazer algo por mim não sou filiada a muitos e muitos anos desde o tão horripilante Hilário.espero que alguma outra representação desta classe tão apática e desmotivada apareça para quem sabe me filiar novamente.

    ResponderExcluir
  15. Olá amigos!

    O atual governo conseguiu desarticular um dos instrumentos de luta dos professores que é a greve, com o verdadeiro massacre que sua excelência o governador de Minas Gerais fez ao deixar os educadores três meses sem salário no ano passado.
    Hoje, a estratégia da greve é totalmente inviável.
    Eu não estou muito por dentro das ações do Sind-Ute, mas recentemente um colega me disse que a entidade que nos representa entrou com uma ação na justiça para que o piso nos seja pago.
    Penso que o único caminho que nos resta é o jurídico. Um dia essa ação vai chegar até o STF e este obrigará o então governador de Minas a pagar o piso.
    Alguém aí tem o número desse processo?
    Ele foi realmente impetrado pelo Sind-Ute?

    Abraços!

    Paulo

    ResponderExcluir
  16. EULER, quero usar o espaço para parabenizar a direção da subsede de Montes Claros, pela iniciativa cultural que irão iniciar amanhã(7/06)o CINEMA COMENTADO, Aliás é uma direção muito criativa e de luta.é isso aí. É desta forma que devemos investir o dinheiro da categoria. Parabéns a todos na pessoa do Zé Gomes.SUCESSO companheiros
    Marina- Campo Azul

    ResponderExcluir
  17. É isso aí professor, fale alguma coisa, sei que o tempo é muito curto, mas fale alguma coisa.

    ResponderExcluir
  18. Ayn Rand

    "Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada” .
    Ayn Rand - judia russa que fugiu da Rússia nos anos 1920, autora do livro A Revolta de Atlas

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, colegas, um bom feriado para todos!
    O pagamento do mês de maio já está depositado em nossas contas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. PROFESSORES E O CABRESTO QUE NOS CABE

    Professores e o cabresto que nos cabe


    Eu estou felicíssima
    Com a profissão de professora
    Vou ser obediente e nunca mais reclamar de ser sofressora.
    Sou boa menina, vou me comportar
    Os patrões vão me aplaudir prá o meu cargo sempre conquistar.

    A lição eu aprendi
    de que nada posso reivindicar
    Tudo devo aceitar sem nem nos olhos do patrão olhar
    Tudo farei para agradar e de mim nem vão ouvir falar.
    Reproduzirei o que mandarem
    Escravizarei a minha alma porque satisfeitíssima estou.

    Sei que muito questionei sem merecimento algum
    Lobotomia merecida pois que muito refleti e questionei
    Sem conhecimento de causa nenhum
    Meu salário é muito bom e toda a infra estrutura do aparato do patrão
    Só me enche de orgulho.

    É inveja desejar o que o outro tem
    Por isso o salário dos poderosos que nos marionetam
    é puro merecimento da doação honesta
    do trabalho que desempenham.
    Justo demais para o comprometimento deles
    Que tanto amor têm pelo nosso país:
    tantas horas de labor pensando em como melhorar
    seus próprios injustos salários.

    Comprarei viseiras e prometo presentear meus amigos de profissão
    com este aparato que nos ajudará
    a sequer ver a expressão nos olhos desta classe
    que de tão desunida
    precisa sofrer punições mesmo!
    Precisamos nos unir e compreender que cada macaco é no seu galho
    E que não se mexe com o brio de gentes tão idôneas
    quanto nossos conscientes e humanos políticos
    que tão bem nos representam.

    Esses que tanto se doam pela nossa classe
    que tanto nos compreendem e lutam por nós.


    Como estive cega!
    Pois se tanto nos disseram
    que quem não se adequa à profissão
    ou que dela não estiver gostando
    Mude, então, de ramo
    Mude seu coração e dê licença
    Que atrás vem gente e
    querendo o cargo tão valorizado
    E bem pago que ocupamos!

    Também já ouvimos
    que não mais segurança temos
    no caso de incomodar
    então meus caros colegas
    prestem muita atenção
    que eu vou lhes avisar:
    entrem no trilho que nos desenharam
    porque a máquina por cima vai passar!
    Mortos estamos , é fato
    E é melhor não reclamar!!!!

    Caso passemos mal
    com vontade de vomitar
    aprendamos a engolir mais um pouco do veneno
    a ser bacanas e aplaudir
    o que os maiorais nos manda ouvir.

    Mais uma coisinha quero dizer:
    prometo não plantar mais sementinhas
    de flores belas
    pois que riram delas, pisotearam todas
    tanto e com tanta maestria
    que a terra já não está mais fértil
    nem meus sonhos têm mais rebeldia.
    O patrão está dando de dez na repressão da década de setenta
    matar gente com fuzil
    deixa marcas e arquivos a se pesquisar
    mas matar sonhos é de uma sutileza...
    e a dor
    jamais vai passar,
    mas eles não têm olhos para enxergar
    E NÓS NÃO TEMOS MAIS COMO LUTAR!



    COPIADO DO BLOG DA PROFESSORA VANDA SANDIM.

    ResponderExcluir
  21. A INCOMPETENCIA DO MEC CONTINUA!
    SAIU O MINISTRO FALASTRÃO ENTROU O MINISTRO POLITIQUEIRO E TUDO CONTINUA UM CAOS
    E A DILMA? AH! ELA NUM SABE DI NADA, UAI!

    Governo federal deve R$ 11 milhões a programa de educação
    Uma das iniciativas do MEC (Ministério da Educação) de fortalecimento dos cursos de graduação, o PET (Programa de Educação Tutorial) está com verbas atrasadas em todo país. Ao todo, 281 grupos estão sem receber as verbas anuais de custeio desde 2011 e nenhum dos 780 grupos recebeu em 2012 - um valor total de quase R$ 11 milhões. Professores ainda reclamam que não conseguem submeter relatórios de atividades desde 2010.

    Os atrasos das verbas de custeio de 2011 atingem 36% dos grupos do PET. Esse recurso, calculado por bolsista, gira em torno de R$ 8 mil por ano por grupo. É necessário para gastos de manutenção dos estudos e pesquisas (desde manter vivos ratinhos de laboratório até a participação de alunos em congressos).

    Apesar de não ser muito conhecido, o PET tem mais de 30 anos e envolve quase 10 mil alunos. São grupos de até 12 alunos por curso ou tema, coordenados por um professor tutor. Estudantes têm bolsas de R$ 360 e tutores, de R$ 1,8 mil, o que resulta em um custo anual de cerca de R$ 57 milhões. Atualmente, o PET é mais voltado para a formação cidadã e para o exercício da tríade ensino, pesquisa, extensão, mantendo um foco de melhora na graduação.

    Segundo o MEC, entraves burocráticos causaram os atrasos das verbas de 2011 e deste ano. Entretanto, vários tutores dizem que não recebem a verba desde 2009. "Não recebi em 2010, 2011 nem em 2012", afirma Maria José Martinelli Calixto, tutora do PET de Geografia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), em Mato Grosso do Sul. Sem o dinheiro, alunos não puderam participar do encontro nacional do PET, previsto pelo programa.

    Um grupo da USP (Universidade de São Paulo) também não recebe desde 2009. "Comprei materiais com meu dinheiro. E, sem a verba para atividades como congressos, os alunos se desmotivam e vários abandonaram o programa", diz o professor, que pediu anonimato.

    A manutenção dos alunos também é um desafio para o tutor Marcos Danhoni, do PET de Física da UEM (Universidade Estadual de Maringá), no Paraná. "Em 2011 não recebi nada. Ainda consegui manter os bolsistas, mas teve gente que não conseguiu." Ele é um dos que criticam os novos rumos do programa. "Mudaram o programa sem ouvir os tutores, as bases ficaram afetadas e a avaliação pluralista e interdisciplinar saiu", afirma Danhoni.

    O professor Luciano da Silva Alonso, que lidera o PET de Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), reclama que o MEC exige que as verbas sejam gastas a toque de caixa. "Em setembro de 2011, recebemos a de 2010. Tivemos de finalizar o orçamento em janeiro", diz ele. "Também não fui avaliado, trabalho às escuras. É desrespeito com recurso público, poderia acontecer de um grupo não fazer nada."

    O MEC promete pagar os atrasados neste ano, junto com os valores referentes a 2012. Cerca de 300 grupos receberão, segundo a pasta, até 30 de junho e, o restante, 480 grupos, até 30 de agosto. "Está claro para o governo que a atual sistemática de pagamento do custeio não é adequada. Melhorias precisam e estão sendo feitas", cita nota. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

    ResponderExcluir
  22. A crise da razão e a destruição do mundo
    Jornal do Brasil Mauro Santayana

    Grandes pensadores, e não apenas os sacerdotes menores, recorrem ao mito de Adão a fim de associar o fim da inocência ao pecado. Uma teologia mais alta repelirá a ideia ortodoxa: Deus, existindo, não criaria seres dotados das sementes da inteligência para serem parvos. Ao dotá-los da mente, dotou-os, naturalmente, da dúvida e da busca da verdade. Da busca da verdade, ainda que não do encontro desta mesma verdade. A verdade absoluta, como todas as ideias que ocupam a inteligência do homem, é uma categoria de fé. Apesar da advertência de que só ela nos libertará, nunca a teremos, a não ser cada um de nós em sua própria fé. Aquilo em que cremos — mesmo a dúvida — é a nossa verdade. (...)
    m todos os tempos, convivemos com o conflito entre os grandes pensadores e os reitores das sociedades políticas. O poder — e a tese se alicerça nos fatos históricos — sempre esteve associado ao medo, à loucura e à fome do ouro. Cabe, assim, aos que pensam, moderar os desatinos dos poderosos e — quando a situação de insensatez chega ao insustentável — favorecer o retorno à normalidade. Esse retorno se faz com as revoluções, não necessariamente sangrentas. Na visão de Vitor Hugo — e a citação é sedutora — o poder muitas vezes se sustenta em ficções rendosas, e a tarefa da revolução é a de promover o retorno da ficção à realidade.

    A realidade está submetida à necessidade, que é a grande legisladora, e que atua, de tempo em tempo, para corrigir os seus desvios, ou seja, restituir o real ao campo do necessário. É assim que podemos pensar um pouco na questão chave de nossos dias, a da preservação da vida na Terra.

    Uma inteligência do Universo, se houvesse alguma além da dos homens — mesmo sendo a divina — talvez chegasse à conclusão de que a espécie humana perdeu a sua razão de ser. A mente dos homens — seu atributo maior — abandonou a sua razão essencial, que era a de contemplar o mistério do Universo, tanto nas grandes constelações e galáxias como no voo de um inseto, e buscar o seu sentido. Ao contrário, vem pretendendo fazer do Universo um submisso servidor.(...)
    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  23. CONTINUAÇÃO:

    Há quarenta anos que a comunidade internacional se reúne, periodicamente, para discutir o estado do planeta. Este Jornal do Brasil, ao noticiar a Primeira Conferência do Meio Ambiente, realizada em Estocolmo, em 1972, deu às matérias um título geral que continua válido: A Terra está doente. A agressão continua, até mesmo no simulacro de providências, que agravam o problema, em lugar de resolvê-lo, como as ONGs e os protocolos daqui e dali, para iludir os bem intencionados e fazer a fortuna dos espertos.

    A ciência em pouco tem contribuído para resolver o problema. Ao contrário, as grandes descobertas científicas, sobretudo as do campo da química e da bioquímica, têm agravado o quadro de caquexia geral do planeta — como é o caso dos defensivos agrícolas e da engenharia genética, com as sementes transgênicas. As multinacionais do agronegócio, que criam sementes transgênicas e agrotóxicos assassinos, se associam aos gananciosos produtores de grãos, senhores de vastas extensões de terras férteis.

    Esses empreendedores, se optassem por uma agricultura mais racional, teriam, segundo alguns especialistas, mais retorno econômico e preservariam o solo, as águas, o meio ambiente, enfim, o futuro. Um exemplo da insensatez da tecnologia capitalista na produção rural é o caso da superprodução de leite na Europa, com vacas alimentadas com proteínas vegetais — como a soja — importadas dos paises em desenvolvimento. Com o excesso, produzem leite em pó, que é depois reconstituído para alimentar os bezerros — e liberar mais leite para o mercado, ou seja, para a superprodução e o retorno aos bezerros. É o lucrativo ciclo da insensatez.

    A razão capitalista impede que esse leite possa salvar da morte milhares de crianças na África. É provável que nessa razão prevaleça a ideia dos clubes de blidelberg do mundo (que são vários) de que o planeta será muito melhor e mais saudável sem os pobres.

    Entre outras formas de tornar impossível a sobrevivência dos homens e de outras manifestações de vida no planeta, encontra-se, em primeiro lugar, esse modelo de produção de nossos dias, que se revela no prefixo trans. É um recurso da tecnologia, como tantos outros, para servir ao lucro imediato, à fome do ouro, a que se refere Lucrécio.
    A Conferência que se abre no Rio não conduzirá a resultados realmente importantes se for movida pela ideia de que a ciência e os bons sentimentos poderão salvar o mundo. A questão é política, de poder. E enquanto o poder estiver, como está hoje, na mão dos banqueiros e dos grandes conglomerados industriais, que controlam as universidades, os laboratórios de pesquisas, os grandes meios de informação universal, e remuneram cientistas, tecnólogos e, sobre todos eles, os políticos e os policy makers, o planeta continuará a ser deliberadamente assassinado, em benefício de algumas famílias. Elas mesmas já desertaram da espécie humana e, em seu egoísmo doentio, vivem as ficções rendosas.

    O mundo está à espera de que a necessidade imponha aos homens a ação imediata para o retorno à realidade, enfim, à normalidade, à solidariedade que salvará o planeta. E convém lembrar que norma, em latim, é a denominação do esquadro, que marca o ângulo reto, princípio imemorial das construções sólidas.

    ResponderExcluir
  24. Hoje, 8 de junho, faz um ano da heróica greve de 112 dias. Parabéns guerreiros e guerreiras!

    ResponderExcluir
  25. 8 de junho de 2011 - 8 de junho de 2012


    Parabéns a todos educadores aguerridos que lutaram incessantemente por 112 dias, sofrendo todo tipo de atrocidade por parte de um governo nefasto, sem perder a dignidade. Essa gente forte e destemida provou para o governador e para o Brasil a determinação que tem. Logo, não foi derrotada, derrotados foram: os alunos e alunas, seus pais, a sociedade e o estado por ter um governo que não cumpre Lei e, ainda, pouco se importa com a educação. Um governo que considera que educação de qualidade se faz com propagandas falsas com intuito de enganar a sociedade. Este governo, sim, é que, também, é um derrotado.
    Nós, vamos seguindo em frente, ganhando fôlego, pensando e repensando, sem perder de vista os nossos sonhos. A vida é assim mesmo - uma luta sem fim. Como diz Guimarães Rosa, o que a vida quer da gente é coragem, então não a percamos por nada nem por ninguém!!!

    Tente Outra Vez

    Raul Seixas

    Veja!
    Não diga que a canção
    Está perdida
    Tenha fé em Deus
    Tenha fé na vida
    Tente outra vez!...
    Beba! (Beba!)
    Pois a água viva
    Ainda tá na fonte
    (Tente outra vez!)
    Você tem dois pés
    Para cruzar a ponte
    Nada acabou!
    Não! Não! Não!...
    Oh! Oh! Oh! Oh!
    Tente!
    Levante sua mão sedenta
    E recomece a andar
    Não pense
    Que a cabeça agüenta
    Se você parar
    Não! Não! Não!
    Não! Não! Não!...
    Há uma voz que canta
    Uma voz que dança
    Uma voz que gira
    (Gira!)
    Bailando no ar
    Uh! Uh! Uh!...
    Queira! (Queira!)
    Basta ser sincero
    E desejar profundo
    Você será capaz
    De sacudir o mundo
    Vai!
    Tente outra vez!
    Humrum!...
    Tente! (Tente!)
    E não diga
    Que a vitória está perdida
    Se é de batalhas
    Que se vive a vida
    Han!
    Tente outra vez!...

    Um abraço a todos que fizeram parte dessa luta!!!

    ResponderExcluir
  26. nem paralisação, nem greve, nem justiça cível, absolutamente NADA solucionará ou atenderá demandas do segmento da educação. Fomos desmoralizados, negociados, pelo próprio sindINUTIL, portanto, desarticulados do contexto sócio-político, estamos condenados a sofrer os desmandos do patrão. Dizem que ",manda quem pode, obedece quem tem juízo", fazendo um trocadilho, "manda quem fode, obedece quem é fodido". A classe tá ferrada. Mas, há ainda uma saída, o voto. O governo não é para sempre, eles passam, todos passaram, é preciso mudar a camarilha, essa quadrilha organizada, bem articulada que está aí a dar as cartas. O governo atual assumi o caráter, de executivo, legislativo e judiciário. Absolutamente NADA o atinge. Por isso, percamos a esperança de que a "única" saída é a justiça, porque "justiça" é o governo Antonio Anastasia.

    ResponderExcluir
  27. Obrigada! Abraço recebido. Fiz parte não dos 112 dias, mas dos últimos 30 dias da greve porque minha escola é do interior e de difícil adesão a greves, mas lutei e lutarei sem perder as esperanças e, por enquanto, vou fazendo a minha parte trabalhando em silêncio, aguardando grande parte da nossa classe acordar e entender a força que temos quando estamos UNIDOS.Professora Maria

    ResponderExcluir
  28. BOA TARDE A TODOS QUE ACOMPANHAM O BLOG DO EULER.

    VENHO AQUI PARA COLOCAR-ME A DISPOSIÇÃO E SANAR TODAS AS DUVIDAS REFERENTE A DEVOLUÇÃO DOS 3,2% POR PARTE DO IPSEMG.
    É UMA AÇÃO SIMPLES E QUE NÃO CABE RECURSO PARA O ESTADO.

    TRABALHO NO ESCRITORIO DE ADVOCACIA (BRETTAS E REIS ADVOGADOS) E SOMOS ESPECIALIZADOS NESSAS AÇÕES

    PARA O PROFISSIONAL DA AREA DE EDUCAÇÃO, EXISTE A AÇÃO DO PISO SALARIAL.

    E MAIL: eric_violla@yahoo.com.br
    TEL - (31) 3222-0400 / 3222-2325 / 3222-1789

    ResponderExcluir
  29. Porque desde ontem o site da SEEMG está fora do ar? Alguem tem noticias? Aguardamos.

    ResponderExcluir
  30. O que houve que o blog está desatualizado?

    ResponderExcluir
  31. ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES

    CRISTIANNE M. TURBAY BRAGA
    O ano é 2020 D.C. - ou seja, daqui a nove anos – previsão de uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:

    - Vovô, por que o mundo está acabando?

    A calma da pergunta revela a inocência da alma infante e, no mesmo tom vem a resposta:

    - Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.

    - Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?

    O velho responde, então, que professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.

    - Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?

    - Sim, ensinavam e, não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores e que eram amados e respeitados pelos alunos.

    - E como foi que eles desapareceram, vovô?

    - Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi executado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro. Sem dúvida, as pessoas do poder ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e somente os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa.

    Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos. Estes foram ensinados a dizer "eu estou pagando e você tem que me ensinar", ou "para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você" ou ainda "meu pai me dá mais de mesada do que você ganha". Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas, as quais, estavam mais interessadas nas mensalidades do que na qualidade do ensino e, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo "gerenciar a relação com o aluno". Os professores eram vítimas da violência - física, verbal e moral - que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram “saco de pancadas” de todo mundo. Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. "Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular", diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular. Lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de ideias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas e cópias de trabalhos.

    - É vovô! Foi assim que começou isso?

    - Sim, meu neto, com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos e assim, nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério. Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor.

    - Mas vovô será que isto não tem mais jeito?

    - Meu neto, as pessoas se tornaram descrentes da educação, porque viam que as pessoas "bem sucedidas" eram pessoas que sabiam que alguém do poder conseguia tudo com o famoso "jeitinho" para ajudar as pessoas, além de empresários financiarem modelos, jogadores de futebol, artistas de novelas da televisão - enfim, pessoas sem nenhuma formação acadêmica ou contribuição real para a sociedade.

    QUALQUER SEMELHANÇA COM OS DIAS ATUAIS, NÃO TERÀ SIDO MERA COINCIDÊNCIA...

    ResponderExcluir