quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Era uma vez uma carreira...

Era uma vez uma carreira...

...que em Minas deixa de existir a cada dia. Uma carreira que deveria ser a mais bela, a  mais cobiçada, a mais respeitada. A carreira do professor, ou do profissional da Educação, hoje em fase de extinção, graças aos permanentes ataques impostos pelos governos, especialmente pela gestão do faraó e seu afilhado e também pelo governo federal.

O caso de Minas é emblemático, foi pensado de forma fria e calculada. Desde de 2003 que a dupla faraó e afilhado vinha retirando direitos dos educadores, dia após dia. Cortaram os quinquênios e biênios dos novatos; depois reduziram o período de férias prêmio, até abolir tal direito; depois, por ocasião da Lei do Piso, aboliram de vez todas as gratificações dos profissionais da Educação - quinquênios, biênios, pó de giz -, e congelaram os salários até 2015. O mesmo  governo que concedeu reajuste de 100% no salário base dos policiais até 2015. Que diferença de tratamento! Claro que os profissionais da segurança também merecem melhores salários, mas o que chama a atenção aqui é a diferença de tratamento: para os policiais, a simples ameaça de greve resultou na concessão do reajuste; para os professores, nem uma greve de 112 dias para que o governo cumprisse uma lei federal - a Lei do Piso - foi capaz de impedir o maior confisco da história de Minas contra os educadores.

Os atuais professores e os mais antigos estão desmotivados em relação à carreira, que foi destruída, com os índices de progressão e promoção reduzidos, com o não cumprimento das regras do piso salarial nacional. Minas pisoteou a Lei do Piso, com a indiferença do Ministério Público e da Justiça - e a cumplicidade de um legislativo servil e inútil. Com a indiferença também do governo federal. Dilma esteve em Minas durante a greve dos educadores e o que fez foi visitar as obras do Mineirão. Outro gesto emblemático. Foi incapaz de dar uma palavra sequer sobre a dramática situação vivida pelos profissionais da Educação. Mostrou-se mais preocupada com a passageira Copa do Mundo do que com o destino, o presente e  o futuro de milhões de crianças, jovens e adultos que frequentam a escola pública. Quanto ao faraó-senador, este, como é sabido, desapareceu de Minas, o que não constitui novidade. O único senador que fez alguma referência à situação dos educadores de Minas e do Brasil foi o representante do Distrito Federal, Cristovam Buarque.

Os professores de Minas recebem dois salários mínimos de valor total por um cargo completo - e a situação dos demais trabalhadores da Educação é ainda pior. Se considerarmos o grau de exigência que é feita aos professores, incluindo a formação de nível superior, podemos concluir que os professores de Minas - e do Brasil também, claro - não recebem salário, mas ajuda de custo. Não é razoável supor que algum estudante minimamente atualizado queira, hoje, concluir a licenciatura plena por uma carreira e um salário como os dos professores de Minas e do Brasil. É uma vergonha para um estado como Minas Gerais, e para  o Brasil, continuar pagando os piores salários do planeta para os profissionais da Educação, enquanto as elites dominantes adoram exibir, através da mídia, realidades fantasiosas.

Que futuro podemos esperar para a Educação básica se os professores, na sua maioria, já não acreditam mais na possibilidade de mudanças em favor dos profissionais da Educação? Considero uma enganação essa história de que nos próximos 20 ou 30 anos haverá mais investimentos na Educação. Por que não aplicam essa mesma lógica de investimentos futuros em relação aos banqueiros, aos empreiteiros, e outros beneficiários dos cofres públicos?

Talvez, no futuro, o Brasil consiga importar cérebros para produzir educação de qualidade, pois em breve não haverá mais, internamente, quem queira trilhar por este espinhoso caminho. Os educadores estão desiludidos, desencantados em relação ao que sobrou da carreira do magistério público. E não é por acaso que se assiste no Brasil ao fosso crescente entre ricos e pobres - a pior distribuição de renda da América Latina! Ou que se observa, no dia a dia, o aumento da criminalidade, da opção pelo crime por falta de opção pela vida, por uma perspectiva de vida baseada no respeito ao próximo, na efetiva participação da população de baixa renda nos destinos e no controle das receitas que deveriam ser públicas, e não privatizadas por alguns poucos, como acontece.

Minas tornou-se um estado emblemático, a produzir a fantasia de que tudo vai bem, enquanto a realidade nua e crua é o inverso. E a extinção da carreira dos professores em curso talvez seja a pior consequência dessa tragédia.


Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!


***

223 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A ajuda não é de custo e sim de sobrevivência. Nem vale refeição este país das minas paga.É mesmo um horror.Temos que rebolar para pagar nossas necessidades.

    ResponderExcluir
  3. alguém pode me responder por que temos que nos submeter a ADI, elaborar PGDI, participar das etapas de acompanhamento, se não temos prêmio por produtividade? Qual o objetivo da ADI, então? Que palhaçada é essa? Temos boas notificações e não temos prêmio pelo bom desempenho? Qual a motivação, o estímulo para tal procedimento inútil?

    ResponderExcluir
  4. Euler, recebi a versão 27/08/2012 do projeto de lei:
    Art. 1º O art. 33 da Lei nº 15.293, de 05 de agosto de 2004, fica acrescido dos §§5º, 6º e 7º e os incisos I e II de seu §1º e o seu §2º passam a vigorar com a seguinte redação:
    “Art. 33 – (...)
    § 1º - (...)
    I – 16 (dezesseis) horas destinadas à docência;
    II – 8 (oito) horas destinadas a atividades extraclasse, tais como atividades de capacitação, planejamento, avaliação e reuniões, bem como outras atribuições específicas do cargo que não configurem o exercício da docência, sendo vedada a utilização dessa parcela da carga horária para substituição eventual de professores, observada a seguinte distribuição:
    a) 4 (quatro) horas semanais em local de livre escolha do professor;
    b) 4 (quatro) horas semanais na própria escola ou em local definido pela direção da escola, sendo até 2 (duas) horas semanais dedicadas a reuniões;

    § 2º. A carga horária semanal destinada a reuniões poderá ser acumulada para utilização dentro de um mesmo mês, a juízo da direção da escola;
    § 3º. O saldo da carga horária prevista na alínea “b” do parágrafo 1º, não utilizado para reuniões, deverá ser destinado a outras atividades previstas no caput do inciso II do parágrafo 1º;
    § 4º. Caso o professor esteja inscrito em cursos de capacitação ou atividades de formação promovidos ou autorizados pela SEE, as horas previstas no § 3º. poderão ser cumpridas fora da escola, com o conhecimento prévio da direção da escola.


    § 5º O Professor de Educação Básica fora da docência e o que exercer suas atividades no ensino do uso de biblioteca, na recuperação de alunos, no atendimento de alunos inscritos na educação de jovens e adultos, na opção semipresencial, ou no Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, cumprirá 24 (vinte e quatro) horas semanais no exercício dessas funções, incluindo as horas destinadas a reuniões.

    ResponderExcluir
  5. Art. 2º O caput e os §§ 1º, 2º e 3º do art. 34 da Lei nº 15.293, de 2004, passam a vigorar com a seguinte redação:
    “Art. 34. O cargo efetivo de Professor de Educação Básica pode ser provido, excepcionalmente, com carga horária igual ou superior a 8 (oito) horas semanais, sem ultrapassar o limite de 24 (vinte e quatro) horas semanais para o mesmo conteúdo curricular.
    § 1º Para os servidores detentores de cargo de que trata o caput deste artigo, as horas destinadas à docência serão calculadas proporcionalmente em relação à carga horária total do cargo, na forma de regulamento.
    § 2º O Professor de Educação Básica efetivo e em atividade que, na data da publicação desta Lei, for detentor de cargo com carga horária inferior à estabelecida no caput deste artigo terá a carga horária ampliada obrigatoriamente para 8 (oito) horas semanais.
    § 3° O subsídio do Professor de Educação Básica de que trata este artigo será estabelecido conforme a tabela prevista no item I.1 do Anexo I da Lei nº 18.975, de 29 de junho de 2010 e alterações posteriores, e será proporcional ao número de horas semanais fixadas para o cargo na forma de regulamento.
    .........................................................”
    Art. 3º O art. 35 da Lei nº 15.293, de 2004, fica acrescido do inciso VIII no § 7º, e o caput e os §§1º, 3º, 4º, 5º, 6º, inciso VI do § 7º e § 8º passam a vigorar com a seguinte redação:

    ResponderExcluir
  6. “Art. 35 – A carga horária semanal de trabalho do Professor de Educação Básica poderá ser acrescida até o limite de 16 (dezesseis) horas-aula, para que seja ministrado, na escola estadual em que esteja em exercício, conteúdo curricular para o qual seja habilitado ou que esteja autorizado a lecionar.
    § 1º A extensão de carga horária será:
    I – obrigatória, quando se tratar de aulas em cargo vago e no mesmo conteúdo da titulação do cargo do professor com jornada semanal inferior a 24 (vinte e quatro) horas;
    II – opcional, quando se tratar :
    a) de aulas em cargo vago, em conteúdo diferente da titulação do cargo do professor;
    b) de aulas em caráter de substituição; ou
    c) de professor detentor de cargo com jornada semanal de 24 (vinte e quatro) horas.
    ...
    § 3º Ao assumir extensão de carga horária, o professor fará jus ao Adicional por Extensão de Jornada – AEJ -, cujo valor será proporcional ao do subsídio estabelecido na tabela da carreira de Professor de Educação Básica, enquanto permanecer nessa situação.

    § 4º É vedada a atribuição de extensão de carga horária ao professor que se encontra em situação de afastamento do exercício do cargo.
    § 5° O servidor ocupante de dois cargos de Professor de Educação Básica poderá assumir a extensão de que trata o caput, desde que o somatório das horas destinadas à docência dos dois cargos não exceda a 32 (trinta e duas) horas, excluídas desse total as aulas assumidas por exigência curricular.
    §6º Para fins de incorporação do Adicional por Extensão de Jornada – AEJ - aos proventos da aposentadoria, o referido adicional integrará a remuneração de contribuição a que se refere o art. 26 da Lei Complementar nº 64, de 25 de março de 2002, e o valor a ser incorporado será proporcional à maior média decenal das horas trabalhadas no regime de extensão, conforme a fórmula constante no Anexo VI desta Lei.
    § 7º A extensão de carga horária será concedida a cada ano letivo e cessará, a qualquer tempo, quando ocorrer:
    ........................................................
    VI – afastamento do cargo, com ou sem remuneração, por período superior a 60 dias no ano.
    ........................................................
    VIII – requisição das aulas por professor habilitado efetivo ou efetivado, quando assumidas por docente não habilitado.
    § 8º Para fins do disposto no §6º, só serão consideradas as parcelas remuneratórias percebidas após o início da percepção do AEJ, ainda que parcelas recebidas anteriormente tenham como fundamento a extensão de jornada do servidor.

    ResponderExcluir
  7. Art. 4º O art. 36 da Lei nº 15.293, de 2004, fica acrescido do § 3º, e o caput e o § 1º passam a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 36 – As aulas de um mesmo conteúdo que, por exigência curricular, ultrapassarem o limite do regime básico do professor deverão ser atribuídas, obrigatoriamente, ao mesmo professor, com pagamento adicional proporcional ao valor estabelecido na tabela da carreira de Professor de Educação Básica, enquanto o referido professor permanecer nessa situação.
    § 1º O Adicional por Exigência Curricular – AEC - de que trata o caput passa a constituir base de cálculo para descontos previdenciários e, para efeito de aposentadoria, o valor do subsídio do professor será equivalente à maior média decenal das horas de trabalho assumidas como professor regente de turma ou de aulas, conforme a fórmula constante do Anexo VI desta Lei.
    ....................................................................
    § 3º Para fins do disposto no § 1º, só serão consideradas as parcelas remuneratórias percebidas após o início da percepção do AEC, ainda que parcelas recebidas anteriormente tenham como fundamento a exigência curricular.”

    Art. 5º. A média dos valores recebidos como AEJ e AEC, no decorrer do mesmo ano letivo, será paga ao servidor nas férias regulamentares correspondentes a esse ano letivo.
    Art. 6º. A Lei nº 15.293, de 2004, passa a vigorar acrescida do Anexo VI, na forma estabelecida no Anexo desta lei.

    Art. 7º O disposto nesta lei aplica-se ao Professor de Educação Básica efetivado em decorrência da Lei Complementar nº 100, de 5 de novembro de 2007.

    Art. 8º Fica revogado o § 9º do art. 35 da Lei nº 15.293, de 2004.

    Art. 9º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2013.

    ResponderExcluir
  8. ANEXO
    (a que se refere o art. 5º da Lei nº de 2012)

    “ANEXO VI
    (a que se referem o §6º do art. 35 e o §1º do art. 36 da Lei nº 15.293, de 2004)

    VI.1. FÓRMULA DE CÁLCULO DO ADICIONAL POR EXTENSÃO DE JORNADA – AEJ – PARA FINS DE INCORPORAÇÃO AOS PROVENTOS

    AEJ anual = somatório do AEJ mensal / nº de meses trabalhados sob o regime de extensão de jornada

    Valor a ser incorporado:
    Média decenal = somatório do AEJ/anual x N/ 10, sendo
    N = número de anos trabalhados sob o regime de extensão de jornada e com inclusão do Adicional por Extensão de Jornada na base de cálculo da contribuição previdenciária

    VI.2. FÓRMULA DE CÁLCULO DO ADICIONAL POR EXIGÊNCIA CURRICULAR – AEC – PARA FINS DE INCORPORAÇÃO AOS PROVENTOS

    AEC anual = somatório do AEC mensal / nº de meses trabalhados com aulas atribuídas por exigência curricular

    Valor a ser incorporado:
    Média decenal = somatório do AEC/anual x N/ 10, sendo
    N = número de anos trabalhados com aulas atribuídas por exigência curricular e com inclusão do Adicional por Exigência Curricular na base de cálculo da contribuição previdenciária

    ResponderExcluir
  9. Euler, enviei a última versão do projeto de lei sobre 1/3. Enviei picado por que o documento era muito grande.
    Favor fazer uma análise.
    Grata

    ResponderExcluir
  10. Verdade!
    O governo coseguiu acabar com a educação e educadores.Há necessidade de pais ,alunos e comunidade seguirem o exemplo de Isadora -Diário de Classe , focalizado pelo Jornal Hoje.Provavelmente ,você já entrou na pág . da garota no face .Só aí a máscara cai.

    ResponderExcluir
  11. Pois é meus amigos, caro Prof. Euler,
    É triste, é injusto, é errado, mas...quem está olhando por nós? Quem (que deveria aplicar a Lei e a justiça) está fazendo algo por nós? Qual sindicato ou central sindical, ou deputado ou senador, ou ministro, que está efetivamente exigindo o cumprimento da Lei do Piso?
    Melhor nem respondermos, para sofrermos mais ainda!
    Deveríamos ter parado junto aos professores federais, assim iríamos dar um "nó quase cego" nestes gestores governantes, que se acham verdadeiros "Professor Pardal" (ou Professores Pardais, como queiram - dá no mesmo lugar!), e ficam inventado propaganda e planilhas mirabolantes para encobrir aquilo que não é, e ainda assim conseguem enganar os pais e alunos mineiros (e brasileiros tb), acreditando que Minas vai muito bem na Educação!
    Pobres pais e alunos, quanta ingenuidade!
    Depois que seus filhos roubarem a primeira moeda ou fumarem a primeira pedra, será tarde demais para serem salvos! E depois, vão lamentar, por não ter cobrado dos governos e dos políticos, uma educação de qualidade que resulte em uma sociedade mais justa e igual, de alegrias e paz nas famílias!

    Que o Senhor Deus nosso nos ampare e nos socorra!
    Tenham todos um bom dia (bons dias)"

    ResponderExcluir
  12. Falou tudo...professores de FISICA, Geografia já não existem mais.Será que o governo sabe as condições precarias das escolas?Bebedouros estragados, banheiros sem descarga, COMPUTADORES VELHOS JOGADOS ,MERENDA DE MÁ QUALIDADE, TURMAS SEM CUMPRIR A CARGA HORARIA PORQUE NÃO TEM PROFESSORES..bAGUNÇA GERAL; É SÓ EM MINAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além desses problemas elencados acima, o governo manda "muitos projetos" e não dá estrutura nem financeira e nem humana. O supervisor tem que dar conta:
      PIP
      PROETI
      APROFUNDAMENTO
      PLANTÃO ENEM
      PAAE
      CURSOS TÉCNICOS- "NOVO PORJETO"
      PPP
      REGIMENTO
      CONSELHO DE CLASSE
      PLANTÃO PEDAGÓGICO
      REUNIÕES AOS SÁBADOS
      VISTAR DIÁRIOS DE PROFESSORES
      PROJETOS INTERNOS: FOLCLORE, FESTIVAIS, GINCANAS.....
      FIT
      PAV
      EJA.....


      RESUMINDO: MUITA QUANTIDADE, SEM QUALIDADE
      PS.: na escola que trabalho, tem tudo isso e muito mais!

      Excluir
    2. Na escola que trabalho em Montes Claros, os alunos do ensino médio, ao término do 3º terão 8 aulas de geografia (imagino que é a única escola de MG). Não estou desmerecendo o número de aulas que esse disciplina possui, só que as aulas foram distribuidas levando-se em consideração o interesse e a amizade do professor com a direção da escola,esquecendo-se dos interesses e necessidades dos alunos. Eu trabalho com uma disciplina que requer muitos cálculos e minhas aulas foram diminuidas. Onde está a tal qualidade da educação? Sinto imensa vontade de desistir, mas possuo 15 anos de trabalho efetivo em 2 cargos.

      Excluir
    3. Patricia- Sul de Minas
      E na minha escola os alunos concluem o Ensino Médio com apenas 4 aulas de geografia (2 na 1ª série e 2 na 2ª série). Ficamos nas mãos da direção da escola.

      Excluir
  13. Alguém saberia dizer se teremos o tal prêmio por produtividade? Já que a cobrança é a mesma em relação as metas que teremos que alcançar.

    ResponderExcluir
  14. Sinceramente, eu não vejo alternativa nesse inferno chamado esola estadual.Hoje eu estou desmotivada, esperando para entrar numa licença a qualquer momento por desconforto, desmotivação, depressão etc.Em sala, faço o que eu posso sem me esgotar, sem me descabelar.Se o aluno quer, dou aulas mas uma aula simples meia boca.Afinal não vou me matar se eu não tenho um salário digno.Infelizmente os inocentes pagam pelos pecadores e estes alunos devem se rebelar perante os governos e não contra os docentes.Bem, dou uma média para todos.Do primeiro ao último.Por que eu devo dar provas e mais provas se no final das contas, a ordem é APROVAR ALUNOS pois eles precisam mostrar ao mundo que MINAS vai muito bem obrigado.Não corrijo uma avaliação.Prá quê??? pPara me desgastar??? e com qual objetivo real??? Depois vem , recuperação, dependência e tudo mais para favorecer o aluno.Não faço nada do que me falam.Se as diretoras, supervisoras falam para fazer isso e aquilo, eu finjo que faço e vou caminhando nessa estrada sem fim.Não devemos nos matar por nada.Eles não se preocupam com professores.Então colegas, sejam inteligentes.Dancem conforme a música.Hoje tenho colegas doentes por ter se desmanchado em fazer o máximo por este mínimo dado a nós.Vamos viver com este salário mas vamos trabalhar com inteligência ou seja :Não podemos adoecer mas temos que continuar.Sou feliz, estou muito bem assim e a vida continua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara professora, trabalhe com consciência.
      Podemos fazer o pouco, mas bem feito.
      Dar nota para o aluno não vai resolver o caso.
      Não corrigir provas é um sinal de preguiça.Devemos ter nas mãos alguma prova, se caso necessário. Se algum pai for te questionar sobre provas, como apresentar para ele o desenvolvimento de seu filho?
      Dê provas de múltipla escolha, lacunas, cruzadas.Estas são fáceis.Concordo que vc não deva se matar corrigindo um mundo de provas, o governo não merece isso.Dê pelo menos uma, fica como documento do seu trabalho.

      Excluir
    2. Anônimo29 de agosto de 2012 14:36 não podemos ser assim... mesmo ganhando um lixo, os de baixa renda não merecem...
      Quando entro em sala de aula faço bem feito , não por Anastasia, Gazolla, Vilhena, diretor(a)ou as merdas das supervisoras , faço pelos que precisam pois na minha época estudei em Escola Estadual onde existia o respeito e aprendizagem, onde os mestres eram tratados com respeito, faço pela IGUALDADE, como educadora não coloque o que escreveu no blog do Euler , como cidadã repense ....
      um grande abraço

      Excluir
  15. O mais grave de tudo, ao meu ver, e também não foi citado, é a questão do nosso tempo de trabalho que no cargo em que temos mais de 27 anos consta só 18 anos, em cargo que temos mais de 20 anos consta só 13 anos. São tempos de trabalho que temos como provar: contracheques, contagem de tempo, até mesmo recolhimento de previdência social, consultas, RAIS, etc. Estamos sendo escravizados literalmente e não existe mais onde recorrer, uma vez que formou - se um conluio desgoverno/sindinútil para um fingir que nós defende e o outro para fingir que está "negociando", mas a cada negociata do bando de ladrões saímos mais "ferrados" e com todo os nossos direitos adquiridos usurpados. O Sindtour está em outra e abandonou os professores estaduais, uma vez que agora ele acampou várias outras categorias mais bem remuneradas que nós. Realmente é uma situação bem constrangedora. Quem sabe agora teremos que recorrer a BLITZ DO CONSUMIDOR do MAURO TRAMONTE no programa BALANÇO GERAL da TV RECORD MINAS através do site denuncia@recordminas.com.br ? Lá tem ADVOGADO a disposição uma vez que no SindINÚTIL não o tem. E a propósito, devemos também processar esse sindicato por perdas e danos / danos morais pois mandou a gente voltar para o salário base e deixou o governo surrupiar todos os nossos direitos e ainda está é passeando pelos "grotões de Minas" com a nossa verba para que nos defendam. Estou ficando mais revoltado a cada dia que passa recebendo esse subsídio, ajudinha de custo, por minha profissão que escolhi com tanto gosto e ver esse faraózinho midíatico desgovernador e suas inadministretes destruir tudo. Desculpem o desabafo mas é que as vezes queria ter a coragem de BIN LADEM para destruir a brazilinha inadiministrável do aébrio never.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chama que vou com você,este também é o meu desejo.Mas faremos isto através do poder da mente da nossa "foça saramaligna" vampiro brasileiro.E viva Chico Anísio e seu Bento Carneiro.

      Excluir
    2. ..."Desculpem o desabafo mas é que as vezes queria ter a coragem de BIN LADEM para destruir a brazilinha inadiministrável do aébrio never". Será destruída aos poucos, como a sua falsa imagem. Este sombrio projeto (??) "construção meia boca" nada tem de ecológico. Tem td para dar errado, pois advém da prepotência, narcisismo, PROJETO PESSOAL DE PODER DO AÉBRIO, propaganda enganosa e desvio de verbas. Comenta-se que os gastos do tal lugar é tão grande q. já ultrapassou "a falsa economia" babada aos ventos.
      Realmente MINAS GERAIS TEU NOME É MENTIRA. CHEGA DE PROPAGANDA FALSETE. Ninguém acredita mais neste talzinho
      psd baboseiras... Quero ver o JÔgurgel ter peito para denunciar o MENSALÃO deste partido. O "pobre" usado para contabilizar votos tb já se encheu!!! Vade Retro.

      Excluir
    3. Faço correção: ...Comenta-se que o gasto do tal lugar é tão grande q. já ultrapassou "a falsa economia" babada aos ventos... Sorry. Excusez-moi.

      Excluir
  16. É hora de começarmos a campanha: " PAGA O PREMIO POR PRODUTIVIDADE, ANASTASIA! "

    http://denilsonmartins.blogspot.com.br/2012/07/premio-produtividade.html

    "ANÔNIMO PERGUNTA NO SITE DA RENATA VILHENA EM 7 de julho de 2012:

    Drª Renata, tem alguma previsão se este ano será pago o prêmio de produtividade (...)

    RESPOSTA DE RENATA VILHENA:

    A previsão é mantermos a política dos últimos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De qual ano será?
      Do ano que recebemos em setembro para ajudar a eleger Anastasia, ou do ano que recebemos em suaves prestações?
      Isso ela não explicou!

      Excluir
    2. Deve ser em A GOSTO DE DEUS.

      Excluir
  17. ALGUÉM ME INFORMA SE ESTÁ SAINDO APOSENTADORIA DOS EFETIVADOS.NECESSITO NOTÍCIAS URGENTE.OBRIGADA A QUEM PUDER ME INFORMAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a minha saiu em julho, depois de 3 anos e meio.É mole?

      Excluir
  18. Esse assunto também foi muito comentado ontém na net :
    Aluna que denunciou escola no Facebook será proibida de tirar foto na sala de aula

    Segundo diretora, medida faz parte das regras da escola
    Leiam na íntegra e tem até link da página do facebook

    http://noticias.r7.com/educacao/noticias/aluna-que-denunciou-escola-no-facebook-sera-proibida-de-tirar-foto-na-sala-aula-20120828.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    ResponderExcluir
  19. Euler e colegas, o sindicato disse que discutiu o projeto com o governo, mas parece que está da mesma forma. É como já li em um comentário aqui, as reuniões entre governo e sindicato são apenas para que a "comissão" de negociação escute as informações do governo. Qando será a próxima para que o governo entregue projeto: após sua votação?
    Realmente nosso sindicato virou apenas emoresa de turismo, pois fora isso não despereta ointeresse de ninguém.

    ResponderExcluir
  20. Com 27 anos de efetivo exercício no Estado de Minas, nunca assisti um governo tão péssimo, como esse que não merece ser citado o nome.
    Desmotivados nós professores estamos em todos os sentidos: alunos fingem que aprendem, professores fingem que ensinam e governo finge que paga bons salários e aí vai.
    Meu Deus! Não esperava chegar no final de carreira tão decepcionado. Por isso, queridos professores novatos que hoje começam a ingressar nesse labirinto, fujam enquanto é tempo, não caiam nessa miséria.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Circo para os alunos,

      Hospital para os professores.

      É a cegueira da sociedade...

      ... e o oportunismo dos políticos do plantão deste sistema extremamente INCOMPETENTE E INJUSTO.

      salve minas gerais!

      Excluir
    2. E o governo aplaudindo os professores mal remunerados.
      No final das contas, quem vencerá?

      Excluir
  21. FICOU MUITO BOM SEU TEXTO.OS PROFESSORES ESTÃO DESMOTIVADOS COM TANTA LENGA LENGA DO GOVERNO. EU VOU LEVANDO A VIDA DO MEU JEITO ATÉ QUANDO EU APOSENTAR, GOVERNO QUE FODAS JÁ ESTÁ QUASE CHEGANDO MINHA APOSENTADORIA, EU IREI TOMAR NOVOS RUMOS NA VIDA E O GOVERNO PASSA !!!!!!!!!!
    ADEUS FARAÓ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Caros colegas,com esta situação calamitosa nas nossas escolas de Minas, já está difícil de encontrar substitutos para designações de até quinze dias. Na minha escola, esta semana, teve edital para dez dias e não apareceu ninguém para pegar as aulas e,nesta semana dois colegas meus pediram exoneração dos cargos. Talvez quando profissionais da educação estiverem quase extintos, governos e sociedade tomarão consciência do valor deles.

    ResponderExcluir
  23. 24


    Nada cor-de-rosa

    http://phdescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Caro Euler, caros colegas de Minas Gerais

    O macabro plano para extinguir a categoria, aqui no estado do Rio de Janeiro, segue pela mesma cartilha. A propaganda ilude a população e a educação caminha para o precipício, enquanto os docentes seguem para o hospício ou para a indigência.

    Em sua miopia perversa as nossas lideranças políticas veem a educação pública como gasto e não investimento enquanto a população bestializada aceita de bom grado, que educação pública é favor, ignorando a Constituição que a garante como um direito.

    As estatísticas alavancam as campanhas políticas enquanto fornadas de analfabetos funcionais sem qualquer qualificação, anualmente são despejadas das escolas. A falta de mão de obra qualificada já é uma realidade e o quadro tende a se agravar. O prejuízo para a nação será enorme.

    Nem mesmo o cabo de uma enxada, nesta terra de latifúndios, vai garantir o pão de cada dia a essa juventude mutilada. Será que um Estado agrícola e atrasado, vai poder manter essa população sem ocupação na base do assistencialismo? Haverá recursos para manter essa população no Bolsa Família, haverá penitenciarias e polícia suficientes para resolver essa situação?

    Estamos assistindo a escrita de um capítulo negro de nossa história, e temos que denunciar e deixar registrado esse holocausto da educação para que no futuro, os verdadeiros culpados sejam responsabilizados.

    Protestem e não cedam à pressão, a resistência é uma forma de luta digna e não devemos recuar.

    Grande abraço a todos

    Graça Aguiar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO BEM DITO!
      Voce sabe indicar a página de protesto no FaceBook?
      Os professores de MG afirmaram aqui no blog, que iriam protestar na net , etc etc, mas eu só vejo protestos aqui no blog do Euler.
      E pel oque estou vendo os aliados do anastasia vão ganhar a eleição em várias cidades.
      Se bem o governo do pt, federal e em alguns estados, está pouco se importando com os professores.
      A aluna de S.Catarina publicou a realidade da escola e já correram para reformar.O FaceBook é arma poderosa!

      Excluir

    2. APROVEITEM A OPORTUNIDADE,

      VOTEM CONTRA AÉCIO/ANASTASIA.



      ELES ACABARAM COM A CARREIRA DOS PROFESSORES.

      Excluir

    3. Desistir, jamais.

      Excluir
    4. É bom relembrar.
      "A questão real não se cinge a condenar A ou B por este ou aquele ilícito, mas discutir, o que não interessa nem à direita impressa nem à direita parlamentar, os fundamentos endêmicos da corrupção pública neste país, que, a par de criar algumas fortunas individuais, proporcionando a alguns amigos do rei o acesso ao consumo conspícuo (jatinhos, caviar, charutos, prostitutas’, ‘acompanhantes’ de luxo, piscinas com cascata etc.), serve, sobretudo, para garantir a ‘governabilidade’, que se dá pelo acordo (isto é, combinação de interesses) do governo da vez com o mando político-econômico de sempre - aqueles que, como bem sublinhou o insuspeito Cláudio Lembo, estão no poder desde Cabral.À direita, criadora e principal beneficiária dos esquemas de corrupção, obviamente, não interessa resolver os problemas estruturais do nosso processo político-eleitoral-administrativo". (Roberto Amaral Carta Capital 09.08.2012)

      Excluir
    5. Propaganda enganosa.Muita gente acredita nas intenções de voto que são expostas na mídia.
      Eu vou por mim, não pela opinião dos outros.
      Ninguém do PSDB e outros coligados vão ganhar o meu voto.Eles nos destruiram, subtraiu 12 anos da minha carreira e eu ainda vou querer estas coisas no poder? É ruiiiiiiiimmmmmmmm, hein?

      Excluir
  25. Infelizmente,enquanto nossa luta,nossas belas palavras se restringirem a este blog,que diga-se de passagem é uma bênção para nós,não conseguiremos nada.Um ditado antigo que diz "o povo unido jamais será vencido" é a mais pura verdade.Mas,pergunto a vocês,desde quando a classe dos professores é unida?O que mais se vê é falsidade dentro de uma carreira tão nobre e que chega a me envergonhar com certas atitudes.Olhe o exemplo das federais,são pessoas mais esclarecidas e seguras do seu valor, que quando partem para a luta vão todos e dispostos a tudo. É certo que as condições financeiras deles é melhor,mas não justifica o professor ficar chorando miséria o tempo todo das greves, mostrando ao governo que se ele segurar mais um pouco vamos desistir porque senão morreremos de fome.Para os mortos de fome qualquer merreca está bom.Se deflagarmos uma greve,metade dos professores ficam de fora dando apoio ao governo e as estatística são ridículas.Falo isto poque sou tida,na minha escola ,como cabeça de greve.Ninguém aceita passar a lista,ninguém quer ser o primeiro a assinar.Faço então a lista pela ordem dos números das salas de aula e sou a primeira a assinar sempre.Na última greve cheguei a brigar com amigas.As efetivadas e contratadas não entraram e como já são a maioria na minha escola,a escola funcionou bem durante toda a greve,sem contar que só ficaram 15 dias durante os 112 dias de greve.Dá prá desistir de lutar!

    ResponderExcluir
  26. Vocês já viram a propaganda de uma cerveja que os amigos ficam na praia até virarem esqueletos e continuam bebendo? É como eu me vejo daqui a algum tempo, só que em frente ao computador lendo o blog do Euler.Afinal já estou com 62 anos.KKKKK.Regina.

    ResponderExcluir
  27. GENTE,estou indignada,revoltada,abestalhada com esta cota de 50% para alunos de escola pública nas universidades federais.É a assinatura mais descarada de atestado de burrice e incompetência.Com isto o governo assume a má qualificação dos alunos da escola pública.Agora as universidades federais que eram o de melhor no ensino brasileiro terá também,certamente que abaixar seu nível para acompanhar alunos incompetentes ,sem capacidade de acompanhar os demais.Vão acabar com a qualidade e o prestígio de nossas federais sendo que alunos competentíssimos vindos de escolas particulares terão que ficar de fora.O que o governo deveria era tomar vergonha na cara e igualar o ensino fundamental e médio ao das escolas particulares.Investir pesado na educação,pagar bem professores.Cobrança sem incentivo gera ódio,não funciona.Na minha escola vários professores trabalham também nas melhores escolas particulares da cidade.Compare o desempenho deles em ambas,aqui na estadual é só bico,pois o salário bom é o de lá.A trabalhar bem,vamos mostrar serviço a quem paga melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa esquentar a cabeça que as universidades não vão piorar pelo fato dos péssimos alunos das escolas públicas chegarem lá. Eles simplesmente não vão conseguir continuar no curso devido à dificuldade de conseguir a média das provas pois nas universidades não tem recuperação paralela kkk, não tem progressão parcial no 1°, 2°semestre e etc.... Eles chegam lá completamente desarticulados da realidade da universidade pela distância que existe entre a universidade e as escolas públicas. Sem contar financeiramente, pois muitos filhos de pobres que conheço tiveram que voltar pra casa pelo fato da família não conseguir manter o filho em outra cidade. Enfim de nada adianta estipular 50% de cota pois a questão vai além da facilidade ou dificuldade dos estudantes das escolas públicas entrarem nas universidades. É questão também de conseguirem se alinhar ao ritmo das federais e dinheiro para se manterem longe de casa. Ao meu ver é mais fácil investir pesado na educação básica pública que é o cerne do problema e criar uma bolsa, aliás já existem tantas né kkk, para os alunos das escolas públicas se manterem estudando longe de casa.

      Excluir
  28. Na minha escola a 15 dias, a professora de português/inglês saiu de licença maternidade e até hoje não encontrou substituto.Vamos ver daqui a alguns anos mais , escolas sem professores.Quem sabe seremos assim valorizados pois será a lei da oferta e da procura.Enquanto isso, não me mato por esse salário .Não que seja ruim mas sim não é o que mereço.O DAG está lotado de professores doentes.e mesmo assim a ordem é:NÃO CONCEDA LICENÇA A ESSES PROFISSIONAIS.Parece que há uma ordem do anastahitler para isso.Assim os doentes vão para as salas de aula e acabam piorando a saude.Depois, morte ou aposentadoria por invalidez ou ajustamento funcional.Quer saber de uma coisa? Não vou adoecer também.Vou trabalhar como se nada estivesse acontecendo.Fingir que dou ailas.Nada de avaliações, corrigir as mesmas eno final do bimestre, darei a mesma nota para todos.Afinal , é o que faz o governo e sua deliquente equipe quer.Mostre ao mundo que MINAS é o estado onde a educação é excelente.Sim, excelente porque tem que passar aluno, tem que dar nota de graça para alunos e assim vamos chegando na mídia com este estigma.Minas onde a educação é nota 10.Não é assim que eles querem???

    ResponderExcluir
  29. O mais interessante é que aqui em minas o faraó consegue espaço na mídia para fazer propaganda pro governo até em espaços não pagos. o senador escreveu um artigo ridículo no caderno opinião do jornal Estado de Minas de domingo 26/08 agora. é um absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coitado! Este tem complexo de Napoleão. É de causar inveja ao Narciso. Vai "escrever mal assim na China" (o sujeito que é pago para escrever em seu lugar). Que preguiça desta Minas Gerais!

      Excluir
  30. Temos como reverter essa situação,pressionando os deputados,aqueles 51 malditos.Tem que ser agora Euler. Vamos nos mobilizar.O que você acha?

    ResponderExcluir
  31. Eu só estou lecionando ainda devido ao fato de ainda não ter passado em outro concurso. Tenho 12 anos e sou efetivo pelo concurso de 2001. Tem apenas 6 meses que comecei a me preparar para concursos públicos e daqui por diante continuarei me preparando e farei todos os concursos que surgirem. Ao invés de ficar reclamando vou mudar de profissão pois neste nosso país nunca terei valor. Muitos ficam em salas com ar condicionado em cargos que exigem apenas ensino médio e ganham muito mas muito mais que eu em sala de aula com ensino superior e pós-graduação. É brincadeira né. Sou professor de Biologia e através de minhas aulas muitos jovens deixaram de entrar no mundo das drogas, evitaram uma gravidez na adolescência, evitaram o cigarro, adotaram uma vida mais saudável com atividades físicas e hábitos de higiene evitando doenças e o aumento das filas nos hospitais. Quantos projetos legais a escola faz como de educação no trânsito que preserva a vida de tanta gente e conscientizando os futuros motoristas a respeitarem a vida mas.......... enfim tudo isso que faço, aliás que fazemos, não tem valor!!! Basta olhar o nosso salário e comprovamos que isso não tem valor perante o governo. Mas os que ficam nas salas com ar condicionado e apenas ensino médio e que não contribuem em nada para a melhoria da sociedade ahhhhhhh!!!! estes sim têm um ótimo salário!! Quanta inversão de valores, que pena!!! Temos que exigir uma reforma na estrutura dos cargos públicos nas 3 esferas do governo porque tem gente que ganha muito e oferece através de seu cargo muito pouco para melhorar a sociedade e tem gente como nós que lutamos em sala para melhorar a sociedade e não ganhamos nada. Vamos exigir esta reforma na política de remuneração dos cargos públicos na esfera federal, estadual e municipal. Precisamos dar valor a quem realmente merece.

    Lobo Guará Zona da Mata

    ResponderExcluir
  32. PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE:

    "Adenisia 6 de agosto de 2012 14:11
    E o premio por produtividade vamos ter esse ano?

    Renata Vilhena 6 de agosto de 2012 17:38
    Ainda não podemos passar informações precisas sobre o tema."

    http://blogrenatavilhena.blogspot.com.br/2012/02/seplag-em-rede.html

    ResponderExcluir
  33. Euler. as reuniões do Sindicato com o governo é sempre assim FALA QUE EU TE ESCUTO. Depois o governo faz tudo que ele acha e o projetos serão votados aprovado e depois repassado para o sindicato divulgar que faz boletim eletrônico dizendo o óbvio, e nada resolve. O que podemos fazer para abrir a cabeça da categoria e dizer que esta direção , tem que ser substituída? Ela precisa deixar de ser iludida, ludibriada pela BeATRIZ,e os aproveitadores do nosso sindicato. Estou muito muito desanimado com tudo isso. Não dá, BASTA desse povo.

    ResponderExcluir
  34. É isso meu caro Euler!
    Nossa situação é catastrófica!
    Temos a maior praga de todas em nossa carreira: A DESTRUIÇÃO.
    Bom! Adotarei um sistema "ALUNO FELIZ" onde a maioria de meus educandos já estarão aprovados no 3º bimestre.
    Enquanto isso, procuro uma fonte financeira para manter me melhor!
    E tenho dito!

    ResponderExcluir
  35. Um colega nosso, professor, sempre diz: Anastasia e Dilma detestam professores, somos uma praga, que eles nos jogam no chão, pisam em cima... e nós ainda continuamos trabalhando.
    Como nos desenhos animados, passam um trator em cima da formiga e ela ainda levanta sacode a poeira e continua.

    ResponderExcluir
  36. Alguém sabe onde posso recorrer contra um determinado médico perito que me negou a licença saúde e ainda questionou o registro do profissional que me atendeu e foi agressivo comigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professoramaluquinha31 de agosto de 2012 às 12:21

      Ouvidoria da Saúde. Ouvidora: Ana Piterman.
      Pode registrar manifestação no UAI ou pelo telefone 0800 283 9191 / fax 0 (XX31) 3915-8145, ou ainda pode enviar carta ou procurar a OGE no 12º andar do Prédio Gerais, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves – Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/n, bairro Serra Verde. Esses serviços funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
      Tem também direito de denunciar através do portal:

      http://www.ouvidoriageral.mg.gov.br/ouvidoria-de-saude-artigos/ouvidorias-especializadas

      Boa sorte.

      Excluir
    2. Muuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada! Fica com Deus!

      Excluir
  37. Euler, entendemos você, nós di interior. O problema é que o candidato da capital com apoio destes faraos vence a eleição ai. Se todos servidores prejudicados pela política destes pensasem melhor eles não ganhavam. mas quem são seus opositors???

    ResponderExcluir
  38. Esse governador é demoníaco, queria que ele voltasse pro inferno de onde nunca deveria ter saído!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reza a C. Estadual de 1989... Art. 6º- São Poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
      Parágrafo único - Ressalvados os casos previstos nesta Constituição, é vedado a qualquer dos Poderes delegar atribuição e, a quem for investido na função de um deles, exercer a de outro.
      Minas tem Constituição? Tem poder legislativo e judiciário? Faz parte do Brasil? Que vexame anastahitler e aébrio never! Que vexame PSD@B...ta! Fizeram de Minas Gerais um FEUDO...Af! Vai ter volta...

      Excluir
    2. Coitado! É um détraqué. Que tipo esquisito! Vaza...

      Excluir
  39. Bom dia! Então os nossos salários baixos e a nossa carreira destruída não representam o que nós somos. Representam a pequenez de um homem que está no poder porque nós deixamos, representam a pequenez de 51 deputados carneiros. Vamos nos erguer, nem tudo está perdido. Eles precisam de nós para continuarem no poder. Governadores, deputados, secretária da educação, todos eles precisam de nós. Os alunos de uma maneira ou de outra confiam nos professores. Temos a força do voto. Já vi deputado aqui na minha região, fazendo campanha para o prefeito. É! Não está perdido. Eles precisam de nós. Quando nos querem de cabeça baixa, vamos erguê-la. A educação não está destruída porque há professores como esses que encontro aqui nesse ambiente e nas diversas escolas em Minas. Vamos, sim. Reverter esse quadro, Anastasia não é eterno. E ele precisa de voto para continuar lá. Temos família, vamos abrir a discussão, vamos nos aprimorar. Esse quadro muda e não é eterno. Paz! Saúde! Vitória! Não deixem a chama se apagar. Vitória!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom lembrar. Já foi postado aqui em outra ocasião: "Primeiro levaram os judeus, mas não falei, por não ser judeu. Depois, perseguiram os comunistas. Nada disse então, por não ser comunista, Em seguida, castigaram os sindicalistas. Decidi não falar, porque não sou sindicalista. Mais tarde, foi a vez dos católicos, Também me calei, por ser protestante. Então, um dia, vieram buscar-me. Mas, por essa altura, já não restava nenhuma voz, Que, em meu nome, se fizesse ouvir". [Poema de Martin Niemoller]. Professores vamos nos UNIR e VOTAR contra este psdbeicinhos...Ô gentinha maléfica! Há décadas mandam e desmandam neste país matando aos poucos os sonhos e direitos dos trabalhadores... a mídia, regiamente paga, parece dar as cartas até no STF. Pode?
      MINAS GERAIS TEU NOME É MENTIRA.

      Excluir
    2. "O homem mergulha na multidão para afogar o grito do seu próprio silêncio"
      Rabindranath Tagore

      Excluir
  40. Para refletir. E seguir em frente.
    É hora de partir, meus irmãos, minhas irmãs.
    Eu já devolvi as chaves da minha porta.
    E desisto de qualquer direito à minha casa.
    Fomos vizinhos durante muito tempo.
    E recebi mais do que pude dar.
    Agora vai raiando o dia.
    E a lâmpada que iluminava o meu canto escuro
    Apagou-se.
    Veio a intimação e estou pronto para a minha jornada.
    Não indaguem sobre o que levo comigo.
    Sigo de mãos vazias e o coração confiante.
    (Rabindranath Tagore)

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. PARA OS BONS PROFESSORES,

      CONCURSOS PÚBLICOS EM OUTRAS ÁREAS E COM SALÁRIOS BEM MELHORES.


      Tchau...

      Excluir
  41. Caro Euler e colegas

    Não devemos perder a oportunidade de protestar durante a campanha eleitoral. Não temos dinheiro para uma mega campanha, mas podemos promover uma "guerrilha publicitária" divulgando o nome desses parlamentares, seja no boca-a-boca ou então distribuindo listas, via e-mail, facebook, etc.

    Se cada docente insatisfeito espalhar dez lista com o nome dos políticos que boicotam a educação, teremos um volume considerável, é com certeza, vai significar menos votos para esses trairas.

    Aqui no Rio de Janeiro, fizemos uma lista dos parlamentares que votaram contra a educação e estamos divulgando nos blogs.

    Foi cogitada a possibilidade do sindicato fazer uma campanha com outdoor, exibindo a foto e o nome desses trairas, mas até agora nada. Então estamos indo à luta.

    Estamos fazendo listas com o nome dessa cambada, imprimindo e xerocando e espalhando pela cidade.

    Outra alternativa é organizar atos com faixas e cartazes.

    Uma coisa é certa, temos que a proveitar a oportunidade, pois "quem sabe faz a hora, não espera acontecer!"

    Grande abraço a todos.

    Graça Aguiar

    ResponderExcluir
  42. Não peça eu nunca
    para me ver livre de perigos,
    mas coragem para afrontá-los.

    Não queira eu
    que se apaguem as minhas dores,
    mas que saiba dominá-las
    no meu coração.

    Não procure eu amigos
    no campo da batalha da vida,
    mas ter forças dentro de mim.

    Não deseje eu ansiosamente
    ser salvo,
    mas ter esperança
    para conquistar pacientemente
    a minha liberdade.

    Não seja eu tão covarde, Senhor,
    que deseje a tua misericórdia
    no meu triunfo,
    mas apertar a tua mão
    no meu fracasso!

    Rabindranath Tagore, in "O Coração da Primavera"

    ResponderExcluir
  43. Rabindranath Tagore alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Um brâmane pirali de Calcutá, Tagore já escrevia poemas aos oito anos.

    "Onde o espírito não teme, a fronte não se curva."
    Rabindranath Tagore

    ResponderExcluir
  44. O que vocês acharam do paae do ensino fundamental? Já estou com o braço inchado de tanto digitar. Se as provas são deles não seriam eles próprios que deveriam fazer isso? Será que teremos também que fazer o serviço deles? Achei o máximo da covardia. Deveríamos todos reclamarmos. Não ganhamos adicional por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem ainda foi implantado o 1/3 extraclasse e já nos cobram, mas pagar que é bom nada...

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkk ... seu braço inchado e eu com dor de cabeça!!

      Excluir
    3. Exige-se tanto nas ADI o uso das "tecnologias" e as escolas não têm salas de informática com PCs funcionando e em número suficientes para cada aluno. Por que a SEE não implanta um sistema eficiente em informática nas escolas, para que cada aluno faça a sua prova do PAAE on-line, e poupe os professores de inserir o gabarito individual de cada um no sistema? Tanta propaganda enganosa, de qualidade, o próprio resultado do IDEB é o ideal ou o real? Verbas desperdiçadas num PIP contraproducente, e professores com braços inchados e cefaleia
      por ter de inserir gabarito por gabarito de aluno. Isso é um absurdo. E ainda distorcem o resultado dos professores na tal prova do PAAE, cujo objetivo real é avaliar o professorado. Alguém já se perguntou por quê os professores não conseguem um acerto de 100% em seus gabaritos? Pressa, déficit de atenção, indisponibilidade de tempo, cansaço, enfim, fatores atrelados ao fato de terem transformado suas casas, seu tempo necessário de ócio, numa extensão da escola. Fazendo hora-extra não remunerada, desenvolvendo questões para gerar um gabarito ao Instituto Avaliar, para depois serem criticados por seus equívocos e enganos, porque professor não erra, a figura do docente é aquela sobre a qual pesa a cobrança, a crítica, que o faz carregar consigo o medo, a preocupação de ter que se expor a toda hora, para depois ouvir "nem o professor está sabendo sua matéria", aí vem o stress. Essa prova do PAAE é a sua prova, se o Instituto Avaliar tivesse por meta avaliar os alunos, recolheriam as avaliações. O avaliado é você. Observe que quando você erra e o seu aluno acerta por sorte a questão - jogando no bicho - a justificativa é sua e não do erro ou acerto do aluno. O PAAE está aí para te massacrar, te humilhar, porque há muito você passou num concurso, você está defasado, tornou-se material reciclável. E graças ao desempenho insatisfatório dos alunos, somados ao seu gabarito tenha quantos ERROS tiver, o PIP e seus analistas farão intervenção pedagógica em você! Sucesso do aluno, mérito dele, fracasso do aluno demérito SEU.

      Excluir
    4. Uma questão de matemática para refletir, PAAE 2012 (6º ano):

      QUESTÃO 2 –

      Eixo Temático I – Números e Operações
      Tema 1 – Conjuntos Numéricos
      Tópico – Conjunto dos Números Naturais
      Habildade - 1.1. Operar com os números naturais: adicionar, multiplicar, subtrair, calcular potências, calcular a raiz quadrada de quadrados perfeitos.

      No cálculo de expressões que contém radicais devemos ter o cuidado de calcular primeiro os radicandos. A seguir, extraímos as raízes e prosseguimos efetuando as demais operações.

      √144+√81+(12 – 5)^2=12+9+7^2=21+49=70

      Se operamos os radicandos debaixo do radical comum, teremos:

      √225 + (12 – 5)^2 = 15 + 7^2 = 15 + 49 = 64

      A questão exige a solução da radiciação, que pode ser calculada de ambas as formas, havendo consequentemente, dois distratores corretos e admitindo um resultado máximo e mínimo. Portanto, o enunciado está equivocado.

      O enunciado coerente deveria ter sido formulado assim (uma pequena contribuição):

      Verifique se:

      √144 + 81 = √144 + √81 + (12 – 5)^2

      E identifique o valor que corresponde a expressão que dá menor resultado:

      A) 64. B) 70. C) 134. D) 140.

      Excluir
    5. justifiquei essa questão de maneira idêntica, quem diria?! Porque é correto somar os radicandos debaixo dos radicais ou desmembrar os radicais. Os procedimentos alteram o resultado. O enunciado deles pede o resultado da expressão, e dentre os distratores colocam ambas alternativas, uma com um valor maior se desmembrar e outra dá um resultado menor se não desmembrar. Separam-se os radicais em caso dos radicandos serem fatores e não parcelas. Se não fosse uma expressão, mas uma questão do tipo (V) ou (F), seria falso afirmar que raiz quadrada de 144 + 81 é igual a raiz quadrada de 144 mais a raiz quadrada de 81, porque resulta em respostas diferentes.

      Excluir
    6. ETENHODITO 1 de setembro de 2012 23:21

      "professor não erra, professor se engana".

      Pior: professor está sendo enganado!! O PAAE é a prova do professor, a estratégia de inserir o aluno no contexto, é somente para dar conotação de que que trata-se de uma avaliação diagnóstica, e mesmo assim é um engodo, a própria sigla do Instituto é Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar. Assim, você está no nível do aluno uma vez incluso no programa, você está aprendendo, você é um aprendiz, não há professor, somos todos aprendizes. Estamos sendo colocados no nível do aluno, cujas "avaliações da aprendizagem" geradas, não tem absolutamente nada a diagnosticar quem está nos bancos escolares. Todo mundo se revoltou com o projeto do Partido Republicano e sua proposta da prova do professor para ele ganhar R$ 4,3 mil reais. Só pra recordar:

      "O Partido da República foi destaque no horário nobre da televisão brasileira, na noite desta quinta-feira, 14, com a exibição do programa nacional da legenda, que trouxe a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 188/12) que cria o Fundo Nacional de Valorização do Professor da Educação Básica. Em dez minutos, o Brasil pôde acompanhar de perto os ideais e lutas do PR em busca de um país melhor para toda a população, através da valorização do professor brasileiro. Com a iniciativa republicana, os educadores da rede pública dos estados, Distrito Federal e municípios receberão vencimentos de R$ 4.300,00, salário equivalente ao recebido por professores da Alemanha. A PEC do Professor representa uma verdadeira revolução do ensino público nacional, para valorizar a carreira de quem ensina e constrói o futuro da sociedade brasileira. Assista ao filme do PR e confira mais detalhes!"

      Mas, MG foi mais criativo. O PAAE é essa prova sem você ganhar NADA com ela. Rsrss...
      PAAE - PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO EDUCADOR. E ainda com uma âncora: se seu gabarito não corresponder, o governo tem a prova cabal da sua desqualificação e "justificativa" por tabela, do despreparo do aluno, para ser mais explícito: se o professor não domina o conteúdo, tá explicado porque o aluno não está aprendendo, aí vem o pipipi, papapa, blablabla, popopo e pupupuuu

      Excluir
    7. João Paulo Ferreira de Assis2 de setembro de 2012 às 11:28

      Prof. Darilo, o senhor tem toda a razão. Lembro-me como se fosse hoje, da chamada quintava. O governo passou o ano inteiro dizendo que era para nós ensinarmos Minas na então 5ª série. E na prova de Geografia puseram uma carta topográfica de Recife, Pernambuco. Se pelo menos fosse de Belo Horizonte... Mas puseram de Recife, e nossos alunos erraram. Eu era Professor de Geografia. Posso afirmar sem medo de errar, que isto está nos arquivos da SEE-MG, como uma espada de Dâmocles sobre nossas cabeças, talvez para nos culpar pelo mau resultado dos alunos.

      João Paulo Ferreira de Assis.

      Excluir
    8. PESSOAL DA LUTA LECIONO EM DUAS ESCOLAS UMA MUNICIPAL E OUTRA ESTADUAL. GOSTEI MUITO DA INTERVENÇÃO DOS COLEGAS EM RELAÇÃO AO FAMIGERADO PAAE E VENHO APROVEITAR ESSA DEIXA PARA RELATAR QUE TENHO MUITAS DÚVIDAS EM RELAÇÃO ÀS DESTINAÇÕES DAS RESPOSTAS ENVIADAS. ERA ESTRANHO O PROCESSO DE CORREÇÃO EM QUE NÃO VEM PARA O PROFESSOR O GABARITO DAS QUESTÕES, O PROFESSOR ENVIA A PROVA COM SUAS CORREÇÕES QUE PODEM SER FEITAS ATÉ MESMO A LÁPIS, SE ELE NÃO ACOMPANHAR O ENCAMINHAMENTO DA MESMA PODE ATÉ MESMO OCORRER QUE POR MÁ FÉ ALGUÉM EXTRAVIE OU REMARQUE SUAS RESPOSTAS OU ATÉ MESMO UTILIZEM OUTRO MODELO COM RESPOSTAS DISTORCIDAS, PREJUDICANDO O PROFESSOR E COLOCANDO EM RISCO A SUA IDONEIDADE INTELECTUAL, E O PIOR, SE ALGUNS PROFESSORES E/OU DIRETORES DE ESCOLAS QUE QUEIRAM PREJUDICAR DETERMINADO PROFESSOR TENDO A ANUÊNCIA DE ALGUNS ALUNOS, CRIANDO COM ISSO UMA EXPOSIÇÃO RIDÍCULA DO PROFISSIONAL. É LÓGICO QUE CRIEI UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA, MAS, QUE NÃO PODE SER DESCARTADA DEVIDO À SITUAÇÃO DE ASSÉDIOS MORAIS QUE OCORREM NO MUNDO DO TRABALHO, NO ENTANTO, TODO O CUIDADO É POUCO, UMA VEZ QUE O SIGILO SE TORNA FRÁGIL NESSE PROCESSO DE AVALIAÇÃO ENCAMINHADO.

      CREIO QUE O CORRETO SERIA OS PRÓPRIOS PROFESSORES NÃO ACEITASSEM ESSE PROCESSO DE AVALIAÇÃO, E SE TIVER QUE AVALIAREM OS ALUNOS QUE ENVIEM OS GABARITOS. NO ENTANTO, CREIO QUE EXISTE UMA CERTA PARCELA DE PROFISSIONAIS QUE ATUAM DENTRO DAS SALAS DE AULAS QUE QUEREM POR QUE QUEREM A CONTINUAÇÃO DESSE PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO JEITO QUE ESTÁ. PORQUE SERÁ!? A MELHOR MANEIRA É A TRANSPARÊNCIA E O SIGILO DE DADOS, ISSO TEM QUE SER FEITO COM EXTREMA SEGURANÇA E PRA ISSO TEM QUE HAVER UM PROFISSIONALISMO FERRENHO POR PARTE DO PROFESSORADO, NA EXIGÊNCIA DE QUE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR SEJA SEGURO SIGILOSO E COM O CARÁTER DE MELHORAMENTO DAS SUAS ATUAÇÕES E QUE NÃO SEJA O MESMO EXPOSTO PARA SER ENTREGUE SUA CABEÇA NUMA BANDEJA, O MESMO VALE PARA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS ALUNADOS NO CASO DE PROVAS EXTERNAS.

      SERIA VIÁVEL QUE OCORRESSE POR PARTE DO SINDICATO E GOVERNO UMA NEGOCIAÇÃO NESSE QUESITO, CRIANDO A POSSIBILIDADE DE TODOS OS PROFISSIONAIS ATUANTES DA EDUCAÇÃO DE A CADA (4) QUATRO ANOS HAVER UM CURSO PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COM DURAÇÃO DE 15 DIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES E COM COMPENSAÇÃO PELA SUA PARTICIPAÇÃO. AGORA UTILIZAR-SE DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ALUNADO COLOCANDO O PROFESSOR NO MESMO NÍVEL É DESMERECER SUA CAPACIDADE INTELECTUAL E AINDA PIOR CRIANDO UM CLIMA TERRÍVEL EXPONDO-O A SITUAÇÕES PERIGOSAS, UMA VEZ QUE O MESMO PASSOU PELO CRIVO DE UM CONCURSO PÚBLICO. CHEGO A PENSAR QUE A SITUAÇÃO É MAIS TERRÍVEL DO QUE PODE SE PENSAR, OU SEJA, É MAIS UMA ESTRATÉGIA ADOTADA PARA RETIRADA DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS PRECONIZADAS PELA CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA E A IMPLANTAÇÃO DE MODELO NEOLIBERAL NO LUGAR.

      TEMOS DE TER MUITO CUIDADO ATÉ MESMO COM AQUELES QUE DEFENDEM A INVESTIDURA AO CARGO PÚBLICO SEM CONCURSO, COMO NO CASO DA LEI 100, PELO FATO DE QUE DENTRO DA NOSSA REALIDADE EXISTEM PROFISSIONAIS LIGADOS A POLÍTICOS A OU B E DEFENDEM SOBREMANEIRA SEUS PROJETOS SEM PESTANEJAR, ATÉ MESMO COM COMPENSAÇÕES EXTRAS O QUE É MUITO PERIGOSO PARA O NOSSO OFÍCIO.

      SEM MAIS DELONGAS.

      ANÔNIMUS

      Excluir
    9. ManualdeSobrevivência2 de setembro de 2012 às 16:54

      Para sua segurança, ou seja, sigilo do seu gabarito e para evitar comentários nos bastidores:
      1ª situação: Você se cadastra no PAAE, tudo bem, só você conhece seu nome de usuário e senha, o diretor somente te habilita, só vc tem acesso.
      2ª situação: O diretor te cadastra. Aí é desastroso, porque ele sabe seu nome de usuário, inclusive é ele que te informa a senha também. Vc pode ser rastreado. Há um recurso no site em que - nessa situação - vc não altera o nome de usuário, mas pode alterar a senha. É um recurso.
      Valeu?!

      Excluir
    10. tudo bem, ManualdeSobrevivência, isso pode proteger quanto a ninguém ter como adulterar o gabarito que a gente lança lá, mas na hora da exibição dos resultados, vc sabe o de seus colegas também porque o sistema informa sobre todas as turmas, todo mundo fica sabendo de todo mundo e pronto, tá formado o fuxico "xii.. fulano(a) errou tantas!" aff

      Excluir
  45. Gente, vocês vão votar no Marcio Lacerda? A cópia do Aécio e do Anastasia? Vamos pensar bem? E outra. Reeleição só serve pra dar tempo de apagar os podres dos 4 primeiros anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Já disse em outras ocasiões q. se os professores de BH não votarem neste márcio lacerda dificilmente ele será eleito. A hora é esta. Vamos desestabilizar estes aébrios de poder, sanguessugas, lesa-pátrias que cometem impunemente crime contra o interesse do povo, e do patrimônio público para atender a interesses particulares. Chega de sofrer. O Patrus é o candidato certo contra estes pestilentos. Vamos tb exigir o mensalão de Minas Gerais tirando o poder deste psdbolinhas...Saudações.

      Excluir

    2. APROVEITEM A OPORTUNIDADE,

      VOTEM CONTRA AÉCIO/ANASTASIA.



      ELES ACABARAM COM A CARREIRA DOS PROFESSORES.

      Excluir
  46. Vejam esta!
    É possível, mesmo, acreditar que os políticos mineiros têm MORAL, CAPACIDADE E SENSIBILIDADE para ajudar ou viabilizar qualquer apoio à classe dos professores? Ou, por se tratar de professores ligados à PRESIDENTA, vão realizar esta PRODIGIOSA INTERVENÇÃO, porque com relação aos professores da escola básica de MINAS GERAIS, os senhores deputados foram os primeiros a desfazerem, a xingarem e a humilharem os professores, sempre coadunando com as ATROCIDADES de Anastasia, agora com a PRESIDENTA eles vão se contrapor?. Fica o questionamento: Por que com a presidenta se habilitam em ajudar os professores da federal?, é para pressioná-la e manterem-se bem com o governador mineiro que é de partido contrário?. Diz nas Gerais que: QUANDO A ESMOLA É DEMAIS, DESCONFIA-SE DO SANTO!

    JORNAL O TEMPO 01 de setembro de 2012.

    UFMG

    Docentes buscam ajuda de deputados na ALMG
    Os professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em greve desde 19 de junho, representados pelo Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh) continuam se mobilizando para tentar reabrir as negociações com o governo federal.

    Ontem, representantes do comando local de greve estiveram no gabinete da Presidência da República em Belo Horizonte e protocolaram a contraproposta apresentada pela categoria, que seria encaminhada a Brasília.

    Na última quarta-feira, os docentes foram recebidos pelo secretário geral da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), José Geraldo de Oliveira Prado, que encaminharia a contraproposta ao presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da ALMG, deputado Elismar Prado.

    "Eles se comprometeram a levar um documento da assembleia para a Câmara e para o Senado solicitando a reabertura das negociações", afirmou a professora e membro do Apubh Anelise da Silva. (JHC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROVÃO BRASIL SEM LEI

      Leiam com muita atenção o texto abaixo retirado da wiquipédia:

      "Walfrido dos Mares Guia
      Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
      Ir para: navegação, pesquisa
      Walfrido dos Mares Guia e Nelson Jobim
      Walfrido Silvino dos Mares Guia Neto (Santa Bárbara, 24 de novembro de 1942) é um empresário e político brasileiro, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) com base política no estado de Minas Gerais."
      "No dia 22 de novembro de 2007 foi acusado pelo Procurador Geral da República de ter participação no espisódio conhecido como "mensalão tucano", considerado o embrião do "escândalo do mensalão", e renunciou ao cargo, sendo substituído no ministério pelo deputado federal José Múcio Monteiro do PTB de Pernambuco, até então o líder do governo na Câmara. Walfrido foi arrolado, juntamente com 14 réus, entre eles o publicitário Marcos Valério, o deputado federal pelo PSDB de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, e o senador pelo PMDB de Minas Gerais, Clésio Andrade."

      http://pt.wikipedia.o/wiki/Walfrido_dos_Mares_Guia

      COM BASE NO QUE LERAM, RESPONDAM AS SEGUINTES PERGUNTAS QUE NÃO QUEREM SE CALAR:

      1ª)QUAL(IS) JUIZ(IZES) SENTOU(ARAM) EM CIMA DESSE PROCESSO?

      2ª)QUANTO ELE(S) RECEBEU(RAM) PARA ISSO?

      3ª)QUANDO VÃO JULGÁ - LO?

      4ª)PORQUE ELES ( PSDB / DEM / PIG / STF / STJ ) COLOCARAM O LULA E O PT NO MEIO, SE ELES NESSA ÉPOCA NEM VINHAM EM MINAS GERAIS?

      OBS: USEM O VERSO DA FOLHA PARA AS RESPOSTAS PORQUE O MENSALÃO DO AÉBRIO NEVES FALIU MINAS GERAIS E NÃO TEMOS DINHEIRO NEM PARA O CONTRACHEQUE DO FUNCIONALISMO.
      BOA SORTE COM A JUSTIÇA QUE CONDENA PAULO PRETO SEM PROVAS E DEIXA OS VERDADEIROS BANDIDOS SOLTOS E MELHOR, GASTANDO O DINHEIRO QUE ESTAVA NUMA SEGONHEIRA CHEIA DE CARROS ZERO COM OS BANCOS ESTOFADOS DE DINHEIROM, HÁ UNS OITO ANOS ATRÁS PROVA REAL E TAMBÉM PÍBLICA E NOTÓRIA IRREFUTÁVEL. (continua... )

      Excluir
    2. (continuação...)
      PROVÃO BRASIL SEM LEI

      MPF denuncia seis acusados pelo furto ao Banco Central de Fortaleza
      "Da Redação - 19/09/2005 - 18h00

      O MPF (Ministério Público Federal) denunciou, nesta sexta-feira (16/9), seis envolvidos em assalto ao Banco Central de Fortaleza, ocorrido em 6 de agosto. Os empresários Francisco Dermival Fernandes Vieira, José Elizomarte Fernandes Vieira, donos da Brilhe Car, José Charles Machado Morais, Antônio Jussivan Alves do Santos, o Alemão, Marcos Rogério Machado de Morais e o motorista Tadeu de Sousa Matos são acusados de participar do furto de R$ 164.755.150,00 do caixa forte do banco. Três deles continuam foragidos."
      Polícia encontra R$ 12 milhões roubados do BC

      www.lustosa.net/noticias/11733.php

      "O dinheiro ainda estava envolto por lacres do BC e separado em maços de R$ 5 mil. ... de agosto em Curvelo (MG) em um caminhão-cegonha no qual estavam três carros ... A ação é tida como a maior já realizada no Brasil contra bancos e a ..."

      https://www.google.com.br/search?q=cegonheira+carros+banco+dinheiro+curvelo+&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

      DETERMINE SE FOR CAPAZ:

      A) QUANTO DE DINHEIRO DE FOI ROUBADO?

      B) ESTAVA EM QUANTOS CARROS?

      C) O DINHEIRO FOI RECUPERADO?

      D) TERIA SIDO ROUBO ENCOMENDADO?

      E) SERÁ COICIDENCIA O DINHEIRO EM CURVELO TERRA DE MARCOS VALÉRIO (Marcos Valério Fernandes de Souza – Wikipédia, a enciclopédia livre
      pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Valério_Fernandes_de_Souza
      Marcos Valério Fernandes de Souza (Curvelo, 29 de janeiro de 1961) é um ... Jefferson contra-atacou acusando o governo e seu principal partido, o PT, de ... https://www.google.com.br/search?q=qual+partido+do+marcos+valerio&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a ) E PROXIMO A BH DO EDUARDO AZEREDO PSDB 9Eduardo Azeredo - Desciclopédia
      desciclopedia.ws/wiki/Eduardo_Azeredo
      3 maio 2012 – Eduardo Azeredo é procurado por crimes contra a sociedade e é ... Revista Veja sobre o Mensalão e Eduardo Azeredo Cquote1.png Censura ... https://www.google.com.br/search?q=eduardo+azeredo&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a ) BEM MENOS QUE OS QUASE 300 MILHOES FURTADOS PELOS MENSALEIROS, MAS DARIA AO MENOS PARA CALAR A BOCA DA JUSTIÇA?

      AINDA ESPERO PELA JUSTIÇA PEDINDO ENCARECIDAMENTE QUE NÃO DESTRUAM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL CUIDEM BEM DAS NOSSA LEIS.

      BOA PROVA, BRASIL.

      "O PROFESSOR UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO."

      Excluir
  47. Vamos nos Mobilizar na campanha contra os 51 carneiros.Se ficar parado o bicho come, se correr o bicho pega.E ai Euler vamos ficar parado?

    ResponderExcluir

  48. SINDTUR AGORA NOS ENVERGONHA ESCREVENDO ERRADO, OBSERVEM BEM: CADERNO 13 (CADERNO 1/3) LEGUAL (LEGAL) ESTAMOS ESPERANDO O QUE DE UM SINDICATO DESSE?

    "Caderno - 13 da jornada do professor para

    hora-atividade: É legual - É essencial para uma educação de qualidade
    Caderno - 13 da jornada do professor para hora-atividade: É legual - É essencial para uma educação de qualidade

    [DSC_00722222.jpg]"

    http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=3772


    • Clique aqui para visualizar o PDF na integra.

    ResponderExcluir
  49. Graça Aguiar ,
    conte comigo ,estou aposentada e posso repassar e-mail ,tantos quantos forem necessários.Topo" a guerrilha publicitária".A hora é agora
    magramatos@bol.com.br
    Abraço
    Graça Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a sua oferta e parabéns pela disposição para a luta.

      A participação dos aposentados na luta é fundamental, pois ativos ou aposentados, estamos sendo massacrados por essa corja.

      A lista que estou divulgando, se refere aos parlamentares do Estado do Rio de Janeiro,que são inimigos da educação. O ideal no seu caso é divulgar uma lista dos parlamentares mineiros (vereadores, deputados, etc.) que votaram ao longo do mandato contra a categoria.

      Caso consiga esta lista, pode me mandar que publico no meu blog.

      Grande abraço

      Graça Aguiar

      Excluir
    2. Inimigos da Educação de MG. Juntamente com : Anastasia, Renata Vilhena, Gazolla, Aécio Neves
      Esses
      51 idiotas aí:

      http://img7.imageshack.us/img7/769/inimigosdaeducao.png

      Excluir
    3. Obrigada. Vou publicar em meu blog.

      Grande abraço.

      Graça Aguiar

      Excluir
  50. Comício bombou:

    Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou:
    "SE O ANASTASIA PUDESSE FALAR ELE DIRIA QUE O ESTADO ESTÁ QUEBRADO."

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/09/lula-diz-que-psdb-quebrou-minas.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  51. Minas Gerais, hoje os " seus senhores" são outros, com nomes pomposos, de fala macia, vocabulário sociologês, não usam "a chibata antiga" mas com tino escravocrata, conservam a pequenês de seres humanos.
    "Eras um sono dantesco... O tombadilho,
    Que das luzernas avermelha o brilho,
    Em sangue a se banhar,
    Tinir de ferros... Estalar do açoite...
    Legiões de homens negros como a noite
    Horrendos a dançar" -- Castro Alves

    “Metamos o martelo nas teorias, nas poéticas e nos sistemas. Abaixo este velho reboco que mascara a fachada da arte!” --Victor Hugo.
    Vaza PSD@ B...ta.

    ResponderExcluir

  52. Temos tantas belezas a partilhar... mas "Minas Gerais" marcha na contramão da história:
    O General Juarez
    (...)
    Juarez! Juarez! sempre teu nome
    Da liberdade ao lado!
    Sempre teus brados ao passar dos ventos!
    Sempre a lembrança tua
    A cada marulhar de humanas vagas!
    Em que fonte sagrada
    Bebeste esse valor e essa firmeza
    Que os reveses não quebram?
    (...)
    Quão enganada marcha a tirania!
    Quão cego o despotismo
    Paira e volteia nessas virgens plagas!
    Há no seio da América
    Um mundo novo a descobrir-se ainda:
    Senhores de além-mar,
    Quereis saber onde esse mundo existe?
    Quereis saber seu nome?
    Sondai o peito à raça americana,
    E nesse mar sem fundo,
    Inda aquecido pelo mar primeiro,
    Vereis a liberdade!-- Fagundes Varela


    ResponderExcluir
  53. alguém pode me responder: os efetivados com mais tempo na escola continuarão com prioridade sobre os efetivos? ninguém tá nem aí mais pra essa situação???

    ResponderExcluir
  54. fiquei sabendo que o governo vai nos pagar a diferença de quando voltamos para a carreira antiga e tivemos prejuízo no salário. estão falando que é certo. alguém ouviu falar disso??

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Se vai nos pagar, ninguém sabe, pois o deus CHIBATA, conforme mencionaram num post atrás, faz o que QUER, uma vez que a Constituição Federal e Estadual foram rasgadas no dia 01 de janeiro de 2010. Mas, há uma tentativa do FRACASSADO SINDICATO num tiro de misericórdia, conseguir com a FALIDA JUSTIÇA MINEIRA a reposição do que o deus CHIBATADA nos surrupiou. Logo, tal iniciativa não se pode atribuir ao deus da pequenês, pequenês de espírito, de atitudes, de ideias e de governança.!

      Excluir
    2. Boatos, boatos e mais boatos!
      "Fiquei sabendo", "estão falando" ...
      EXPRESSÕES VAGAS ... como sempre.

      Excluir
  55. Encontrei via twitter o comentário de um usuário do facebook que "detona" Aécio Neves e a Lista de Furnas. Quem tiver face peça a ele a fonte e poste para nós. Leia lá:

    https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=401470309918909&id=222439054488703

    ResponderExcluir
  56. Só não concordo quando é dito que faltam professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROFESSORES, estão faltando, sim! O que há em grande quantidade são dadores de aulas ou biqueiros! Por isso que os profissionais estão sofrendo, porque merecem respeito na carreira que escolheram, mas o dadores de aulas e os biqueiros estão pouco se lixando para o comprometimento, consequentemente nem consciência de classe possuem, com isso todos pagam o preço e o pato, pois quando há necessidade de mobilização, esses biqueiros ou vão para escola dormir, ou ficam em casa dormindo, arrumando casa, pescando etc, etc. Aí, sim, faltam professores.

      Excluir
    2. Infelizmente atitudes como a do SatANASTASIA, com a categoria de professores, faz a profissão correr o risco de extinção. Somos poucos ainda que temos a honra de educar com amor à profissão, mas não existem mais pessoas que queiram entrar numa carreira tão ruim. É difícil e duro admitir, mas a grande maioria de novos professores está abaixo de um nível aceitável de qualidade para produzir uma educação cidadã real. Estamos numa descendente de qualidade enorme, culpemos aos governantes que desestimulam e muito aos jovens ingressar nesta área.

      Excluir
  57. Queridos colegas,
    quando penso que muitas destas pessoas
    que "ESTÃO" diretoras foram nossas co-
    legas de mazelas e agora se arvoram num
    "poder"(???),sendo nossas algozes,nos
    sacaneando e muitos colegas ainda a lhes
    lamber-botas...meu consolo,meus caros é
    que no ano que vem deverá ter eleições e
    elas voltarão...certamente,não de cabeça
    erguida,pois desempenham um triste papel!
    Um pensador,do qual não me lembro o nome
    já disse:"O poder não muda as pessoas,as
    revela".Como não concordar??
    São poucas as que mantêm uma postura decente,
    sem fingimento...
    Então,colegas,não se deixem vender por "100
    pontos" de avaliação,perdendo a capacidade de
    criticar,ser coerente e digno!!!Nossos "valores"
    são maiores!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Diretor é professor com complexo de tecnoburocrata!!

      Ora, tá tudo errado a começar do simples fato de que nem a certificação qualifica alguém para gestor escolar. Em seguida segue-se o período da baixaria com nome de eleição, onde quem já não viu as duas situações evidentes:

      CHAPA ÚNICA x DISPUTA [COMO ELEMENTO MOTIVADOR]

      A eleição do gestor escolar é uma lacuna na agenda democrática da LDB.
      Num contexto afeito a "intervenções", nada mais que conveniente o governo do estado ter um pitt bull à solta na escola. Quer saber?

      O processo civilizador do Brasil é marcado pelo intervencionismo do Estado centralizador, que tem nos tecnoburocratas os seus principais agentes. “O Estado, à medida que é controlado mais diretamente por tecnoburocratas (...) passa a ter certa condição de autonomia, certa possibilidade de agir de acordo com os interesses da própria classe tecnoburocrata (...) interessados em participar efetivamente do poder, não mais como meros assessores, mas agora como associados, o que é um pouco diferente.” [BRESSER-PEREIRA, 1981, 91]
      Tecnoburocracia não foi uma invenção mineira, ao contrário, é considerada um fenômeno mundial como tentativa incipiente de formar as primeiras gerências no Estado, mas, no caso específico de Minas, persiste em vários setores, inclusive na educação pública, na qual os gestores, em boa parte dos estados, são indicados, oops, eleitos e re-eleitos por interesses políticos até apostilar.
      É tudo uma falácia essa coisa de permitir reeleição. É questionável o paradigma da gestão a partir do perfil dos gestores, dirigentes em momento anterior ao pleito. Para dar continuidade ao trabalho? Me engana que eu gosto... Esses tecnoburocratas no primeiro mandato, já tiveram a oportunidade de execução para "transformar" as coisas ou colocar a escola de acordo com as expectativas da SEE.
      Mas, o pior de tudo é que quando há duas chapas, geralmente o medo da mudança por parte da comunidade faz com que a "oposição" sempre saia perdendo. Por isso sou contra a reeleição dos tenoburocratas que administram as escolas.
      O que me dá mais nojo é no dia da eleição, o clima na parte externa do portão da escola como dia de eleição de partidos políticos, "boca de urna", funcionárias da escola fazendo campanha para a chapa que concorre a reeleição por medo de perseguição, gente!
      Como despersonalizar o poder e manter o equilíbrio em níveis local e institucional quando todo o contexto é hipócrita? Tenham um bom dia!!

      Excluir
    2. "O Poder não muda as pessoas, as revela"
      Senadora Heloisa Helena (AL), em emocionada homenagem ao senador Ramez Tebet (MS)

      Excluir
    3. "revela-as " seria o correto.Não se inicia frase com pronome oblíquo.Colocou vírgula? É o início de outra frase.Desculpe,mas é sempre bom saber mais.

      Excluir
    4. a autora é a senadora, não posso alterar o que ela falou e que foi registrado segundo a linguagem oral (num discurso proferido por ela)

      Excluir
  58. Desculpem-me...corrigindo
    Leiam:deverão ocorrer eleições

    ResponderExcluir
  59. A companheira Marly Gribel sumiu, o que aconteceu? Por que ela não está atualizando seu blog?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que fiquei sabendo Anônimo2 de setembro de 2012 20:05 foi para a Europa para descansar a cabeça, e está de licença médica, deve voltar nos próximos dias com raça pois ela não abandona o barco e nem o comandante Euler
      ...
      Saudações
      Paty/ Montes Claros

      Excluir
  60. Recebi por e-mail;
    ENTENDA POR QUE NÃO EXISTE A TECLA NULO NA URNAS !!!!
    Vamos divulgar para todos os nossos contatos, vamos dar uma limpeza neste país e deixar que nossos filhos e netos tenham uma vida melhor que a nossa, livres desses bandidos, mentirosos e debochados.

    VOTO NULO = 000 + TECLA VERDE

    Uma informação boa!!!!!!!Ta esperando o que?
    Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez? Isso mesmo, em uma única vez....Preste muita atenção:
    Você sabe para que serve o VOTO NULO ?
    Não sabe, não é mesmo?
    Não se preocupe, eu acredito que menos de 1% da população saiba algo sobre isso...
    Agora, você sabe por que você não sabe para que serve o VOTO NULO?
    Então, vamos a um exemplo:Imagine uma eleição qualquer, onde os candidatos sejam: Lula, PauloMaluf, José Dirceu, Marcos Valério, Delúbio Soares, Roberto Jefferson, Jaques Wagner, João Henrique Carneiro, Joaquim Roriz .... Entre outros.Campanha vai e campanha vem, você se acha na obrigação de escolher uma dessas figuras (o tal do "menos ruim") e com isso acaba afundando mais o nosso país !!!Mas, aí você diz: "Nesse caso, não temos saída!" Engano seu!
    O QUE VOCÊ NÃO SABE É QUE SE UMA ELEIÇÃO FOR GANHA POR "VOTOS NULOS" É OBRIGATÓRIO HAVER NOVA ELEIÇÃO COM CANDIDATOS
    PARTICIPARAM DA PRIMEIRA!!!
    Ainda não entendeu?
    Se, no exemplo de eleição acima, você e todo mundo votasse nulo, seria obrigatório haver uma NOVA ELEIÇÃO e esses pilantras não poderiam concorrer ao mesmo cargo político pelo menos por mais 4 anos! Isso, imagino que (como eu) você ainda não sabia, né?
    Agora você entendeu por que isso nunca foi divulgado?
    Acha que é mentira?
    Ligue para o Superior Tribunal Eleitoral... Ligue para OAB...Aproveite e ligue também para a Folha de São Paulo, O Estado de SãoPaulo, O Globo, O Diário Catarinense, O Estado do Paraná, A Gazeta do Povo... e todas as revistas e jornais importantes desse país, e então lhes pergunte por que isso nunca foi divulgado.
    Segundo a legislação brasileira, se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas
    imediatamente; e os candidatos concorrentes são
    IMPOSSIBILITADOS DE CONCORRER NESTA NOVA ELEIÇÃO!!!
    É disso que o Brasil precisa: um susto nessa gente! Esta campanha vale a pena! N U L O neles!!!
    DIVULGUEM PELO MENOS PARA QUE AS PESSOAS SAIBAM..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a gente que pensa e sabe votar anular o voto os senhores de engenho da oligarquia neves e sua trupe juntamente com as inadministravetes vão ser reeleitos. Eles mentem que a escola está excelente para formar analfabetos funcionais para reelege-los. Exatamente o que eles querem é que os que sabem votar, anule. Aposto que quem colou isso aí deve ser da turma do chapéu. Acorda!

      Excluir
    2. Comentário altamente relevante, colega Anônimo 2 de setembro de 2012 21:31

      Excluir
  61. Os 51 nogentos tem que pagar pelo o que fizeram.Não poderão jamais ficarem impunes.Vamos nos mobilizarem para reverter esre quadro. O tempo ta passando e nada de concreto foi feito para desmacara-los. Vamos bolar maneiras...

    ResponderExcluir
  62. "Nesta sexta-feira, 6 de julho, as Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e de Educação (SEE) publicaram no jornal Minas Gerais, diário oficial do Estado, resolução que promove a revisão do posicionamento de servidores da Educação. A revisão irá representar ganho financeiro - em relação à última folha de pagamentos (maio de 2012) - para 30.065 servidores da Educação."PORTAL DO SERVIDOR

    Não houve revisão no contracheque de JULHO e acabo de constatar, ESTARRECIDA, de que no de AGOSTO também nãoooooooooo ... e agora?

    Passei de Peb1B para Peb1H. ISTO NÃO SIGNIFICA GANHO FINANCEIRO?

    ResponderExcluir
  63. Exatamente.Voto nulo.Concordo.Se eles tiverem um susto, vão repensar em tudo.Vamos fazer essa campanha sim.Voto nulo.Certa vez li aqui alguma coisa desse tipo."Quem não é ladrão, será" Algum jornalista escreveu isso e ele não voto em ninguém.Anula para não correr o risco.Estamos em um grande momento.Se o Brasil não tiver vergonha na cara agora não terá jeito mesmo nos próximos 100 anos.O momento é agora pessoal.Vamos mostrar a estes ladrões que nós não esquecemos do que fizeram com nossa carreira.Eles fingem de santinhos, choram, falam suavemente, fazem drama mas nós somos os únicos culpados deles estarem no poder.Vamos nos preparar para as urnas em outubro.NULO....NULO...NULO...

    ResponderExcluir
  64. Olá, Euler e colegas, boa tarde.
    Desde sexta-feira estou indignada com mais uma da SEE, mais precisamente do senhor subsecretário Noronha, aquele mesmo que em março deste ano enviou aquela correspondência às escolas dizendo que os(as) diretores(as) deveriam adotar as medidas necessárias para garantir o funcionamento das escolas nos dias 14, 15e 16 de março, porque o interesse dos alunos deveria ser preservado e em hipótese nenhuma poderia ocorrer dispensa dos mesmos nesses dias, lembram? Pois bem, avisada pelo sind-ute da paralisação do dia 05/09 para participação de servidores da Marcha pela educação em Brasília, não é que a SEE, através do senhor Luiz Noronha mandou exatamente o mesmo oficio (com as devidas alterações de nº e data, claro) à SRE e esta aos diretores de escolas na semana passada? Ou seja, a direção da escola não deve permitir, de maneira alguma, que os alunos sejam dispensados nesse dia... Na minha escola (em Montes Claros), nem estávamos falando em parar não, mas a indignação foi tamanha que já decidimos: está na hora de nos reerguermos, é preciso mostrar à SEE que nos sujeitamos aos seus desmandos até certo ponto, mas atitude tão opressora como essa não pode ficar sem resposta: VAMOS MOSTRAR QUE SEM O PROFESSOR A ESCOLA NÃO SE MANTÉM, VAMOS PARAR!
    E que em Minas inteira o governo ouça novamente nosso brado de insatisfação!

    ResponderExcluir
  65. Alguém sabe informar se o pagamento será antecipado? Pois o 5º dia útil se dará após o feriado, ou seja, segunda 10/09

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de acordo com a tabela de pagamento será dia 10

      Excluir
    2. o pagamento já estará disponivel sábado...

      Excluir
  66. Olha, sempre que o pagamento cair numa segunda feira, após feriado, podemos sacar em qualquer caixa eletrônico até o maximo valor permitido.No portal do servidor teve este aviso algum tempo atrás.O digitador trabalha até sexta feira e se na segunda é feriado, obviamente ele creditará o pagamento na sexta a noite, retornando no domingo a noite.Se sexta é feriado, ele irá creditar na quinta , retornando o trabalho no domingo.Pode ir no dia 07 de setembro em qualquer caixa eletrônico e sacar o máximo permitido.

    ResponderExcluir
  67. No Portal do Servidor,no calendário de pagamento, neste mês o pagamento está programado para o dia dez.Só que consta lá também que quando o mesmo sair na segunda-feira,o dinheiro estará na conta no sábado anterior a partir das 18 horas.

    ResponderExcluir
  68. Está na hora de agir.Caminhada pela educação dia 5 em Brasília.Bato uma aposta.Quem mais reclama de atitudes do sindicato NÃO VAI PARAR.Espere só pra ver as estatísticas com Anastasia e sua quadrilha rindo de nós de novo.EU VOU PARAR!!!Se tivesse 100% se adesão calaríamos a boca deste nojento,mas isto é utopia. PROFESSORES DESUNIDOS PARA SEMPRE SERÃO VENCIDOS!Claudinha.Sete Lagoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. abraços na presidenta por mim, viu? hehehehee

      Excluir
  69. A MATEMÁTICA DO VOTO NULO...............

    QUANDO VOCÊ VOTA NULO, FORTALECE O INIMIGO.

    EXEMPLO. CAND 1, 5 VOTOS, CAND 2, 5 VOTOS, NULOS, 2.
    SE VOCÊ TIVESSE VOTADO NO 2 QUE É CONTRA, NOSSO INIMIGO, ELE TERIA GANHADO

    ResponderExcluir
  70. Euler, você sabe me dizer o por que de no meu contracheque vir descontos de 13° salário?
    Já tem dois meses que tenho descontos de 13º salário e ninguém sabe me explicar o por quê.


    Obrigada
    Carolina
    BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. desconto 13º?! kkkkkkkkkkkkk essa é D+++

      Excluir
  71. PRECISAMOS FAZER PARTE DA PARALISAÇÃO NACIONAL!!
    VAMOS EULER.JUNTE SE A NÓS NESSA LUTA, NÃO PODEMOS FICAR PARADOS SENDO ESCRAVOS DESSES DESGOVERNOS.
    AQUI EM MANHUAÇU NINGUÉM FALA EM PARALISAÇÃO, É COMO SE TIVESSE TUDO BEM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NÃO!!!!!!!!!!!!NADA PARA PROMEVER BEATRIZ E SUA TRUPE INÚTIL!

      Excluir
    2. Acorda Anônimo3 de setembro de 2012 17:40
      essa paralição em nada resolverá!Dilma quer saber de professor não, e está do lado de satã!

      Excluir
    3. Olha o professor André aí de novo.Chegou do exterior achando o salário de professor uma maravilha, elogiando o governo e agora quer fazer campanha contra o sindiute. CUIDADO! Pau mandado à vista!

      Excluir
  72. Não consigo abrir site da SEE e nem o PORTAL DO SERVIDOR.Só cai em Esta conexão não é confiável.Alguém pode mem ajudar por favor.E com mais alguém está acontecendo o mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem está acontecendo comigo. Um colega da escola disse que abriu ontem, que estão em reparos, mas não tinha contracheque ainda. Hoje não abre. Mens.de erro.

      Excluir
    2. É só clicar em: entendo os riscos e a página abrirá. Já aconteceu comigo e uma colega me instruiu assim.Boa sorte!

      Excluir
    3. Ontem eu consultei o meu contracheque, sem problemas.

      Excluir
  73. O ABSURDO DO BRASIL.... A COVARDIA GERAL CONTRA OS EDUCADORES...
    Professores

    Em carta aberta, professores da Escola Básica Maria Tomázia Coelho e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis/SC comentaram a repercussão nacional relacionada ao colégio. Eles ressaltaram que "a escola está sempre aberta ao diálogo junto à comunidade escolar" e que a escola atingiu nota 6,1 no Indíce de Dsenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação.

    Os professores disseram não entender o porquê da repercussão "uma vez que as escolas públicas de um modo geral enfrentam os mesmos problemas e dificuldades" e falaram da falta de valorização do professor no Brasil. Eles disseram que estão se sentindo "acuados, ameaçados, humilhados, entristecidos e questionados, sobre tudo o que fazemos, escrevemos e dizemos, sem que os espaços democráticos que a escola disponibiliza estejam sendo utilizados. Estamos temendo por nossa integridade física e moral". A carta termina pedindo o apoio da comunidade e mais segurança.

    A estudante de 13 anos Isadora Faber mantém uma página no Facebook intitulada 'Diário de Classe', em que escreve sobre a Escola Básica Maria Tomázia Coelho, localizada no bairro Santinho. Na tarde de segunda-feira (27), quando o G1 publicou a primeira reportagem sobre o caso, o Diário de Classe tinha 2.388 seguidores. Até às 21h de quinta-feira (29), a página no Facebook já tinha 185.390 curtidas.hora da revanche colegas... unidos somos milhares... vamos denunciar esta garota pois ela não respeita educadores!Já basta o quanto ganhamos

    ResponderExcluir
  74. A Marcha a ré em Brasília dia 5: mais uma agenda do SindPELEGO arrastando a galera para outro evento turístico. Tudo que o professorado mineiro ganhará com isso é reposição para recompor a carga horária do aluno e calo no pé.

    A SOLUÇÃO DOS NOSSOS PROBLEMAS ESTÁ DENTRO DA ESCOLA E NÃO FORA !! Podem ir apelar até pra Sua Santidade no Vaticanoooo...

    Bom, mas de qualquer jeito, boa viagem para quem se aventurar, e aprecie sem moderação a programação:

    http://www.sinprodf.org.br/marcha-e-vigilia-pela-educacao-em-brasilia/

    ResponderExcluir
  75. PARTE 1

    Secretaria de Educação vai substituir professor de escola de Isadora Faber
    Docente passou por processo de avaliação periódico que analisou as aulas.
    Professores da escola escreveram carta aberta se dizendo ameaçados.


    Novo professor deve ser designado na segunda (3) (Foto: Isadora Faber)Novo professor deve ser designado na segunda (3)
    (Foto: Isadora Faber)

    O professor substituto de matemática da Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho, onde estuda a autora da página do Facebook 'Diário de Classe', vai ser afastado, segundo o assessor da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Ricardo Leandro de Medeiros.

    A decisão foi tomada por uma comissão que analisou um processo de avaliação pelo qual passou o professor. Ainda segundo o assessor, o novo docente deve ser designado oficialmente na segunda-feira (3).
    saiba mais

    Isadora Faber volta à escola após repercussão de página no Facebook

    Após reclamação no Facebook, prefeitura diz que vai reformar escola

    Aluna cria página no Facebook para relatar problemas da escola em SC

    Feito periodicamente, o professor de matemática passou por um processo de avaliação. De acordo com o assessor, o docente apresentou falta de domínio de conteúdo e dificuldades para executar o planejamento das aulas. A aluna Isadora Faber havia mencionado esse professor em um post do dia 24 de agosto.AGORA VAMOS ACEITAR TUDO? QUEM DESTROI? SE NÃO APRENDEM A CULPA É DO PROFESSOR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o professor está sempre errado!! vejam no blog de Renata Vilhena...

      "Marilis 1 de setembro de 2012 21:36
      Eu não entendo esses professores, vivem reclamando da perda da carreira, desmotivação, desvalorização, e cobrando o tal prêmio por produtividade, em contrapartida dão o melhor de si e arrebentam no IDEB. Parece piada. Sou mãe de aluno, tirei meu filho da escola pública, por temer que a má qualidade do ensino seria a arma dos professores para boicotar o governo que eles tanto combatem, e o resultado é 6 no IDEB. Não entendi? Isso já virou briga de marido e mulher. Tem jeito não."

      kkkkkkkk

      Excluir
    2. Prof.Carlos, se indigna não. Excluir professor é coisa antiga. Mendel considerado o pai da genética, foi reprovado por uma banca examinadora que alegou iguais motivos: "falta de domínio de conteúdo". É isso mesmo, acharam-no fraco.

      Excluir
    3. Consta a história que também Gregor Johann Mendel (1822-1884) foi nomeado professor suplente do ginásio de Znaim, onde passou a lecionar Literatura Alemã, Latina e Grega e também Matemática. Não conseguindo aprovacão no exame para professor ginasial, ainda como suplente, foi lecionar Filosofia em Ormutz, ingressando, em seguida, na Universidade de Viena. De volta a Brunn, passou a lecionar Física e História Natural em Staatsrealschule onde, durante 14 anos, exerceu o magistério. Indicado depois para professor-substituto dessa matéria, jamais conseguiu, entretanto, a aprovação nos exames para se tornar efetivo no cargo. O que "atualizando" - para nós, hoje - ele seria um "efetivado" se fosse professor de escola estadual, pois, não passava no "concurso" da época, por falta de conhecimento para Ciências Naturais. Ou seja, já naquele tempo, o que foi chamado "Pai da Genética" não era qualificado. Isso comprova que ao longo da história da docência, seja em que contexto for, sempre têm os que reprovam professores de uma ou outra maneira, com base em "provas e avaliações" que não provam nada. E também se exclui docentes por "julgamento" de pessoas que se acham aptas a assistir aulas e avaliar a competência de um profissional como aconteceu no caso do professor de matemática de Sabrina Faber, e acabou afastado por causa de uma rede de intrigas que é o facebook, e que conota que estamos a mercê de tecnologias utilizadas por pessoas medíocres e ociosas, expostos ao ridículo por alunos incapazes para determinados conteúdos e orientados por seus pais, que os mune com dispositivos - como o celular, dentre outros - para atingir desafetos. Alvo: professor.

      Excluir
  76. Anônimo2 de setembro de 2012 21:31
    Confesso que fiquei confuso com a sugestão:..."Aproveite e ligue também para a Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, O Diário Catarinense, O Estado do Paraná, A Gazeta do Povo"... e todas as revistas e jornais importantes desse país,...
    Quais revistas e jornais importantes vc se refere? Sabemos que a mídia deste país está COMPRADA e mt bem paga. Não é confiável. Portanto...

    ResponderExcluir
  77. Com a candidatura do Patrus repensei meu voto nulo. Votaremos nele para desestabilizar esta turma do aébrio. Jamais votar naqueles que nos massacraram. Vamos dar o troco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também repensei meu voto. Não vou anular mais, será PATRUS.
      Fora PSDB

      Excluir
    2. Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Parabéns pelo bom censo!Fora Lacerda!Fora coronéis e afins!

      Excluir
    3. Na próxima o/a amigo(a) escreva bom senso com s, se não vão confundir com censo do IBGE e o IBGE estava de Greve...a Senhora Dilma cortou o ponto desses trabalhadores...falou em lei anti-greve e ela é companheira do Senhor Patrus Ananias que é amigo do Fernando Pimentel que é amigo do Lacerda, mas não ama mais o Aécio, que não ama o Raimundo Santos que fala que todos são farinha do mesmo saco...

      A propósito, o faz me rir sai na quinta antes do feriado?
      Preciso comprar suã e suco de pózinho com urgência!

      Excluir
  78. estadao.com.br PATE 1
    03/09/2012 18:01 | Por MARCELO PORTELA, estadao.com.br
    De olho em 2014, Aécio faz campanha até no Nordeste
    Considerado um dos principais nomes do PSDB para a disputa presidencial de 2014, o senador Aécio Neves (MG) inicia...

    Compartilhar
    0

    Considerado um dos principais nomes do PSDB para a disputa presidencial de 2014, o senador Aécio Neves (MG) inicia esta semana uma série de viagens pelo País para participar das campanhas a prefeito de correligionários e de candidatos de partidos aliados. Na quinta-feira (6), já estão previstas visitas do tucano a Jundiaí e Ribeirão Preto (SP), mas Aécio deve focar a atenção também em capitais e outras cidades do Nordeste, onde partidos da base de apoio ao governo federal têm grande penetração.

    Ao participar de caminhada nesta segunda com o prefeito Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição em Belo Horizonte, Aécio confirmou que deve entrar ativamente na campanha além de fazer participações em programas de rádio e TV. Mas ressaltou que a atuação na capital mineira vai depender das viagens. "Sempre que puder vou estar aqui (em Belo Horizonte). (Mas) tenho uma extensa agenda pelo Brasil que se inicia essa semana", contou.

    Nesta terça, o senador deve desembarcar em Barbacena e Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, antes de seguir para participar das campanhas do prefeito Miguel Haddad (PSDB), que lidera a disputa em Jundiaí, e do também tucano Duarte Nogueira, que aparece à frente nas pesquisas de intenção de votos em Ribeirão Preto. Mas não serão apenas tucanos que terão a participação do senador na campanha. Segundo a assessoria de Aécio, já estão previstas, mas ainda sem datas marcadas, viagens a Salvador e Aracaju, além de outras cidades do Nordeste.

    Na capital baiana, o líder do DEM na Câmara dos Deputados, ACM Neto lidera com folga as pesquisas eleitorais, enquanto em Aracaju, João Alves Filho é o representante do DEM na disputa - também à frente nos levantamentos de intenção de votos. O tucano também já gravou declarações de apoio a mais de 200 candidatos que disputam prefeituras do País e, além de capitais, ainda deve participar de campanhas principalmente em cidades maiores, onde correligionários aparecem bem nas pesquisas, como Joinville (SC).

    ResponderExcluir
  79. Parte 2

    Minas

    Apesar de dedicar parte de seu tempo às campanhas de companheiros de partido e aliados em outros Estados, Aécio afirmou que a "prioridade absoluta é Belo Horizonte". O PSDB tem cargos na atual gestão, participou informalmente da coligação que ajudou a eleger Marcio Lacerda em 2008 e, com a saída do PT da aliança, vê a possibilidade de voltar formalmente ao Executivo após quase 20 anos. A última vez em que o partido esteve na prefeitura foi na gestão do atual deputado federal Eduardo Azeredo, sucedido em 1993 pelo petista Patrus Ananias, hoje o principal adversário de Lacerda no pleito.

    Durante o ato desta segunda, Aécio avaliou que o ex-ministro deve crescer nas pesquisas eleitorais - impulsionado pela participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em comício na sexta-feira (31) -, mas está confiante na vitória do aliado. "Acho natural que o candidato do PT até cresça um pouco mais. O PT tem um patamar de votos aqui", disse. Mas rechaçou o peso do ex-presidente no pleito. "Nós sempre receberemos muito bem aqueles que nos visitam. O presidente Lula em especial, meu amigo, inclusive. Mas acredito que na hora de decidir o voto, o mineiro tem uma tradição secular de ele próprio buscar suas opções", declarou.

    Depois de rebater no sábado (1) ataques de Lula aos tucanos e a Lacerda, inclusive com citação ao processo do mensalão que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), Aécio evitou aumentar a polêmica nesta segunda. Questionado sobre o uso do mensalão mineiro pelos adversários, afirmou que é um assunto "que não conhece". Mensalão mineiro foi como ficou conhecido o esquema de financiamento da campanha de Azeredo para reeleição ao governo mineiro, em 1998, e que envolve outros tucanos, além de réus do mensalão federal, como o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e seus ex-sócios nas agências DNA e SMP&B. O caso tramita na Justiça Estadual de Minas e no STF, devido ao foro privilegiado de Azeredo e do senador Clésio Andrade (PMDB-MG), outro acusado na ação.
    ACORDA MINEIROS DIGA NÃO AO PSDB VOTE EM PATRUS, ESTES LADRÕES ACABARAM COM NOSSA CARREIRA! PSDB NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro professor meu voto será do Patrus, mas professor esquece rápido e votará em Lamerda, como votaram em Anastasia(o sapo satã)
      triste... triste....

      Excluir
    2. COMPANHEIROS PROFESSORES DA CIDADE DE BELO HORIZONTE,
      NÓS PROFESSORES DO INTERIOR DE MG PRECISAMOS MUITO DE VOCÊS E VIEMOS ATRAVÉS DESTA LHES FAZER UM APELO.

      PARA REFLEXÃO, UMA SIMPLES LÓGICA.

      QUAL É O CANDIDATO DE aECIO/aNASTASIA PARA PREFEITURA DE BH?

      RESPOSTA: mARCIO lACERDA

      O ÓBVIO: ENTÃO VAMOS DERRUBAR mARCIO lACERDA
      E ESTAREMOS ENFRAQUECENDO O PODER DE aECIO/aNASTASIA PARA EM 2014 AFUNDARMOS DE VEZ O FARAÓ E SEU AFILHADO.

      SE mARCIO lACERDA VENCER,
      aECIO/aNASTASIA FICARÃO AINDA MAIS FORTES!!!

      O PROBLEMA DE ANULAR O VOTO É QUE A POPULAÇÃO MENOS ESCLARECIDA NÃO FARÁ ISTO, E MESMO QUE NÃO SEJA O CANDIDATO MAIS INDICADO PRA VOCÊS DE BH, VOTE EM PATRUS POIS DESTA FORMA ESTAREMOS VOTANDO CONTRA OS NOSSOS ALGOZES E SEUS 51 CARNEIROS!

      ABRAÇO A TODOS E FORÇA NA LUTA!

      Excluir
    3. Tem que enfraquecer todos os partidos coligados com o PSDB:

      Aécio convoca tucanos e aliados em favor de Lacerda e critica intervenção nacional em BH

      Publicado em 05 de julho de 2012 por psdbminas
      "O senador acrescentou que o PSDB não exigiu cargos ou cobrou concessões por parte do PSB em troca do apoio firmado na aliança que reúne, agora, 18 partidos: PSB, PV, PSDB, PSD, PDT, DEM, PPS, PTB, PP, PR, PRB, PTdoB, PRT, PSL, PTN, PSDC, PTN, PMN."

      NANANINANAONANANINANAONANANINANAONANANINANAO

      PRESTARAM ATENÇÃO?
      NENHUM CANDIDATO DESSES PARTIDOS AÍ DEVERÁ RECEBER VOTO DE PROFESSOR E NEM DE AMIGOS DE PROFESSOR, EM NENHUMA CIDADE DE MINAS,
      PRINCIPALMENTE SE FOR CANDIDATO A PREFEITO.
      FORÇA NA CAMPANHA PESSOAL. O BOCA A BOCA É MUITO FORTE NAS ELEIÇÕES. NÓS SOMOS MUITOS VAMOS CONVOCAR NOSSOS AMIGOS CONTRA ELES.

      http://blog.psdb-mg.org.br/blog/2012/07/05/aecio-convoca-tucanos-e-aliados-em-favor-de-lacerda-e-critica-intervencao-nacional-em-bh/

      Excluir
    4. Aecim e turma do demotucatralhas: O poder no Brasil é hereditário? A batata de vcs está assando...STF, STF, pau q. bate em Chico tb bate em Francisco? JÔgurgel, ô esquisito, quero ver vc peitar o PIG e os demotucana...O Brasil aguarda.

      Excluir

    5. APROVEITEM A OPORTUNIDADE,

      VOTEM CONTRA AÉCIO/ANASTASIA.



      ELES ACABARAM COM A CARREIRA DOS PROFESSORES.

      Excluir
  80. O ESTADO DE MINAS ESÁ QUEBRADO, AÉTICO QUEBROU ELE, PROCURE O DINHEIRO NO BOLSO DELE QUE ESTÁ.

    SE TIVESSE DINHERO PARARIA PRÊMIO AGORA EM SETEMBRO.

    OS QUEBRADORES DE MINAS AÉTICO E ANASTA.

    ResponderExcluir
  81. Sei que professor esquece rápido mas não dá pra esquecer o que o Aecio/Anastasia fizeram e continuam fazendo. A ferida está doendo muito. Patrus neles...

    ResponderExcluir
  82. Bilhete que nós, servidores da E.E.Levi Durães Peres, entregamos aos alunos:


    Caro(a) aluno(a), senhores pais,

    Como sabem, a propaganda do governo de Minas a respeito da educação no estado apregoa ações de sucesso, resultados maravilhosos, salários altíssimos para os professores (80% a mais em relação ao piso nacional do magistério) etc. Enfim, de acordo com o que diz o governo, tudo aqui é nota AAA!
    Nós, servidores, porém, vivenciamos uma outra realidade. Trata-se de um governo extremamente opressor, que não respeita seus funcionários, que não cumpre os acordos – quando se digna fazê-los – e que , para defender seus interesses, conta, infelizmente, com o irrestrito apoio da maioria dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
    Foi por esse motivo que não conseguimos implantar em Minas o piso nacional para o magistério, foi por esse motivo que o governo conseguiu mudar a nossa forma de pagamento, implantando o subsídio (um único valor, sem benefícios adquiridos ao longo da carreira), acabando com o plano de carreira do servidor e empurrando qualquer mudança (devido a cursos, erros cometidos pela SEE etc.) para 2015; sem contar as licenças médicas não aprovadas pelos peritos do estado, os benefícios não pagos, enfim, o choque de gestão tão famoso pela economia que diz gerar é, na verdade, uma economia com as pessoas, com os seres humanos que trabalham para que a máquina estatal funcione. Para que o governo apregoe seu sucesso, estamos cada vez mais entristecidos e doentes ou lutando para não chegar a esse estado.
    E é lutando para não nos entregarmos ao desânimo, lutando contra a opressão que nos querem impor e acreditando que “Eu transformo ao transformar. Eu sou feito pela história, ao fazê-la”, como disse o mestre Paulo Freire, é que amanhã, dia 05/09/2012 (quarta-feira), estaremos paralisando nossas atividades, juntando nossa voz aos milhares de educadores que participarão da VI Marcha pela Educação em Brasília/DF. Contamos com a compreensão, o apoio e a solidariedade de todos e informamos que na quinta-feira haverá aula normal..
    Professores da E.E.Levi Durães Peres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma e colegas. Confesso que me emocionei...“Eu transformo ao transformar. Eu sou feito pela história, ao fazê-la”...Parabéns pela informação respeitosa e esclarecedora aos pais de seus alunos. A propaganda desleal, suja e repetitiva da mídia sem ética confunde as pessoas. E ainda tem gente que pensa ter cacife para discutir com vocês...

      Excluir
  83. Leiam amigos professores, O PT finalmente está perdendo a paciência com o PSDB.

    Dilma retruca FHC e defende Lula
    Por Altamiro Borges

    Quem fala o que quer, ouve o que não quer - diz o ditado popular. Em artigo publicado em dois jornalões neste domingo, o rejeitado e recalcado FHC fez duros ataques ao ex-presidente Lula e afirmou que Dilma Rousseff recebeu uma "herança maldita" do seu antecessor. Na maior caradura, o tucano fala até em "crise moral" do governo Lula - logo ele, o presidente da "privataria", da compra de votos para a sua reeleição e de tantas outras falcatruas.

    Hoje, numa postura altiva, a presidenta Dilma retrucou de forma dura as bravatas eleitoreiras de FHC. Reproduzo abaixo a íntegra da nota oficial:


    *****

    Citada de modo incorreto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado neste domingo, nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, creio ser necessário recolocar os fatos em seus devidos lugares.

    Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.

    Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.

    Recebi um país mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes.

    Recebi um Brasil mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional. Um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse. O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista.

    Não reconhecer os avanços que o país obteve nos últimos dez anos é uma tentativa menor de reescrever a história. O passado deve nos servir de contraponto, de lição, de visão crítica, não de ressentimento. Aprendi com os erros e, principalmente, com os acertos de todas as administrações que me antecederam. Mas governo com os olhos no futuro.

    Dilma Rousseff - Presidenta da República Federativa do Brasil
    Aí vão o link da análise em vídeo e o link do artigo :

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/09/a-dura-resposta-de-dilma-fhc.html

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/09/dilma-retruca-fhc-e-defende-lula.html

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BABA-OVO DE UMA FIGA! E PENSA QUE ENGANA O POVO!
      PALHAÇADA!

      Excluir
  84. NÃO EXISTE OUTRA FORMA SENÃO A UNIDADE

    Caros colegas professores,

    concordo quase que plenamente com tudo o que foi exposto acima, principalmente com relação aos conchavos politiqueiros entre o Aécio Neves, o governo de Minas Gerais e o prefeito de Belo Horizonte. ENTRETANTO, a história nos ensinou e nos ensina que não podemos confiar em nenhuma sanguessuga politiqueira deste sujo sistema político brasileiro. Desta forma, também coloco no mesmo saco sujo, os políticos pertencentes ao PT e seus aliados. De fato, tanto PT quanto PSDB, PMDB, ou "sei lá o que", são todos farinha do mesmo saco sujo, e não farão nada, nadinha para mudar o "status quo" vigente e do qual tiram proveito escuso, imoral e ilícito.

    Na atual conjuntura politiqueira do Brasil, não existe mais nem "direita" e tampouco "esquerda". O que existe é apenas uma alternância de poder, entretanto, o regime continua o mesmo. O PT do Lula que nos diga, pois quem prometia mudanças substanciais na sociedade brasileira, acabou demonstrando que não passa de mais um que se aderiu, se amalgamou à massa corrupta e nefasta da política nacional.

    Temos mais do que provas de que também o PT que, supostamente, apóia os professores, também fará a mesma coisa, terá o mesmo comportamento, caso assuma o poder no governo de Minas Gerais. Um exemplo claro disso nos é dado pelo estado do Rio Grande do Sul, onde os professores estaduais lá são massacrados pelo governo petista, a exemplo do que acontece em Minas Gerais.

    Portanto, não se iludam com uma possível "virada de mesa" com uma suposta eleição de algum candidato petista, pois também eles não querem nada com a educação, não querem nada com a sociedade brasileira.

    E quanto à "INjustiça" de Minas Gerais, também temos provas de que os poderes instituídos, legislativo, executivo e judiciário também pouco farão para nos garantir e fazer justiça. Lembram da nossa última greve, em que num dado momento, um desembargadorzinho pau mandado do governador decretou nossa greve ilegal e, a partir disso, só tivemos perdas, agressões, retaliações e humilhações??? Pois é, isso acontece porque é o legislativo quem faz o judiciário e o legislativo. Portanto, não é de se esperar que algum desembargador nos favoreça, se este favorecimento é contrário ao governo de Minas Gerais. Repito: desembargadores são indicados, nomeados pelo governador. Desta forma, eles nunca estarão a nosso favor. Ou seja, não podemos contar com a "INjustiça" mineira.

    Assim, a única que podemos fazer, e que certamente nos garantirá sucesso, é uma greve sem precedentes neste estado, uma greve que arrebanhe pelo menos 20% do professorado mineiro. Isso levaria ao caos o sistema educacional mineiro, e aí sim seríamos ouvidos. Neste contexto, nenhum desembargadorzinho corrupto e pau mandado do governador poderia nos conter e nos intimidar. Se outras categorias são ouvidas e respeitadas quando fazem greve, por que nós não o seríamos? Vejam o exemplo dado pelo professores das universidades federais. Já foram feitas várias propostas razoáveis para o retorno às aulas, mas mesmo assim eles continuam em greve. Ou seja, eles sabem a força que tem e o quanto são importantes para a sociedade brasileira. Que aprendamos com eles a termos resiliência e amor próprio.

    Greve já!

    Do contrário, é continuar aqui lamentando, falando mal do governo, dos políticos e nada mudando.

    Atenciosamente,

    Raimundo Santos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoio totalmente a exposição do colega Raimundo Santos e digo que o PT assim como o PMDB tem o poder de POLÍCIA nas mãos, aquele caso de que havia espiões da polícia em frente a sede do sindicato foi armação. Eu digo isso porque sofro na pele as armações destes partidos em sala de aula, principalmente em alguma aula de história em que tenho de expor algumas verdades sobre a conjuntura política atual não poupando qualquer partido, noto que em cada sala em que exponho nitidamente isso percebo celulares de alunos tocando e alguns me filmando, da ultima vez os alunos pregaram no quadro um santinho com as fotos de candidatos, como se estivessem querendo demonstrar alguma ameaça. Percebo que os partidos tem uma influência muito grande dentro das salas de aulas e como não conseguem me parar em relação ao que exponho aos alunos tentam usá-los contra mim com perturbações disciplinares invertendo a realidade das coisas. A politicagem e a influência dos partidos estão entranhadas até mesmo dentro das salas de aulas, nós professores sofremos uma vigilância extrema, principalmente aqueles que tem um esclarecimento maior da situação, me parece que se configura a máxima estabelecida pelas ideias de Rui da Costa Pimenta candidato do PCO, que é a de que o PT está sendo usado pelos outros partidos governistas justamente para atrelar a população, percebo muito bem isso na comunidade em que vivo na qual a influência do partido é extremamente grande e que me vigiam o tempo todo, tenho a impressão de que as minhas aulas são vigiadas por eles. Fazer críticas aos partidários do PSDB, PMDB, DEM e PT não pode mas aos partidos de pequeno porte como o próprio PCO e PSTU pode, justamente por eles conseguirem fazer aquilo que o PT deixou de fazer a tempos que é lutar verdadeiramente em prol do pobre e do trabalhador.

      Certamente como o meu computador está sendo monitorado e eles sabem quem eu sou, aguentarei a pressão desses canalhas.

      Excluir
    2. Prof Maria Helena/ Belo Horizonte4 de setembro de 2012 às 21:44

      Concordo com você Raimundo Santos,mas para aderir a qualquer paralisação, aceito se derrubarmos o grupo sujo do SINDINÚTIL, BEATRIZ , HILÁRIO ETC ETC....
      IMPLORO HOJE POR FAVOR COMANDANTE EULER COMPONHA A CHAPA , ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA, IVETE , MARLY, GRACIEUSA, RÔMULO,VOCÊ RAIMUNDO SANTOS,EDUCADORA MINEIRA ,João Paulo Ferreira de Assis, THELMA MAGALHÃES.... PRECISAMOS DE FORÇA, PRECISAMOS DOS BRILHANTES EDUCADORES PENSANTES , HONESTOS , PRECISAMOS DE VOCÊS! FAÇO MEU APELO! PRECISAMOS DE RESPOSTAS E A CERTEZA QUE VOCÊS VÃO COMPOR A CHAPA LIBERTA MINAS GERAIS!
      SEI QUE É DURO, QUE NADA CAI DO CÉU... MAS VOCÊS HOJE SÃO REFERÊNCIA EM MINAS GERAIS , NO BRASIL E ATÉ NO EXTERIOR!
      Aguardo a resposta...
      com todo carinho
      M.Helena / Belo Horizonte

      Excluir
    3. COMENTÁRIO ALTAMENTE RELEVANTE!

      Excluir
    4. Muito bem Professora Maria Helena , aguardamos a resposta do comandante Euler e os demais!

      Excluir
    5. SERÁ REALMENTE A CHAPA LIBERTADORA DA CRUELDADE QUE OCORRE EM MINAS GERAIS, CHEGA DO SINDINÚTIL...

      Excluir

    6. VALE TUDO PELA MANUTENÇÃO NO PODER...

      - Governo de Minas Aécio/Anastasia,

      - Sind INÚTIL-Sind TUR.

      O POVO QUE SE DANE.

      Excluir
  85. Concordo, greve já.É agora ou nunca.

    ResponderExcluir
  86. FHC falou que Lula deixou uma herança maldita pra Dilma e ela desmente ele:
    “Citada de modo incorreto pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em artigo publicado neste domingo, nos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, creio ser necessário recolocar os fatos em seus devidos lugares.

    Recebi do ex-presidente Lula uma herança bendita. Não recebi um país sob intervenção do FMI ou sob a ameaça de apagão.

    Recebi uma economia sólida, com crescimento robusto, inflação sob controle, investimentos consistentes em infraestrutura e reservas cambiais recordes.

    Recebi um país mais justo e menos desigual, com 40 milhões de pessoas ascendendo à classe média, pleno emprego e oportunidade de acesso à universidade a centenas de milhares de estudantes.

    Recebi um Brasil mais respeitado lá fora graças às posições firmes do ex-presidente Lula no cenário internacional. Um democrata que não caiu na tentação de uma mudança constitucional que o beneficiasse. O ex-presidente Lula é um exemplo de estadista”.
    Na íntegra:
    http://arnobiorocha.com.br/2012/09/04/das-herancas-fhc-x-lula/

    ResponderExcluir
  87. Boa tarde, amigo Euler. Gostei muito do blog e da iniciativa! Considero também importante a abordagem da pluralidade cultural nas escolas. Ela possibilita que os alunos dêem mais valor às suas origens e lidem bem com as diversidades.

    Este texto da Daysi Pacheco fala um pouco a respeito:

    NA ESCOLA: JESUS PODE, EXU NÃO.
    http://andremansur.com/blog/na-escola-jesus-pode-exu-nao/

    Espero que seja útil.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  88. Obrigado ao (a) anônimo das 23:08.Consegui abrir o site da SEE e o PORTAL DO SERVIDOR através de sua informaçao.Valeu....

    ResponderExcluir
  89. FONTES NÃO OFICIOSAS GARANTEM O PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE NO PAGAMENTO DE OUTUBRO, MAS, MENOS QUE O ANO ANTERIOR................

    ResponderExcluir
  90. Raimundo ,concordo plenamente com você.Escrevi há pouco tempo aqui que não adianta fazer greve e ficar chorando miséria porque o governo percebe que é só segurar um pouco mais que os professores desistem.Sei que é difícil para todos nós ficarmos sem receber,mas esta também pode ser uma exigência para voltarmos à sala de aula.Ou pagam o salário ou não retornamos e não pagaremos as aulas.

    ResponderExcluir
  91. Aqui na minha comunidade tem um sujeito que é candidato a vereador. Um dia desses ele organizou uma caminhada que contou com a presença de um Deputado Estadual (da turma dos 51). No dia não pus o pé na rua. Eu fugi desses cabras que nem o diabo da cruz, mas não teve jeito.

    Não satisfeito, o sujeito começou a visitar alguns prédios. Bateu a campanhia logo do meu apartamento. Confesso que não imaginava que seriam eles. Como estava sozinho em casa fui atender.

    A famosa lábia do candidato: Ah, se não é o nosso querido Professor Rômulo. Olha Deputado, está aqui a sua frente um professor politizado. Acabei apertando a mão do safado e ao mesmo tempo já começei a apresentar uma justificativa contraditória.
    _ Senhores, não quero tomar-lhes o tempo, mas sou um comunista revolucionário e não acredito nesse processo eleitoral burguês, nem como tática, nem como tribuna e, concebo que as verdadeiras e profundas transformações se darão pela luta revolucionária do proletariado. Mas se quiserem posso receber o material de vocês e divulgá-los aos meus familiares.

    O Deputado Gordo danou a falar. Falou da importânica do choque de gestão, da eficiência administrativa dos governos Anastasia e Lacerda, que deveriam ser modelos para todo o mundo.
    Eu não queria polêmicas, na verdade queria voltar para o belo romance de Albert Camus que eu saboreava naquele final de sábado a tarde, mas não sei por que cargas dáguas resolvi retrucar.
    Euler, Martinho, Petrônio e outros me conhecem há um tempo e sabem que sou um ser humano que precisa melhorar em muitas coisas, mas tenho humildade e tranquilidade para debater com as pessoas.

    Dessa vez fui arrogante pacaramba:
    _Ô meu chapa, você tá achando que tá conversando com um pedaço de pau ou um poste? Você está subestimando minha inteligência. O que você chama de eficiência administrativa, eu chamo de sonegação e retirada de direitos, e pior ainda, de confisco, roubo, ladroagem!
    _Esses caras da CUT não tem jeito! balbuciou o Deputado Gordo.
    _ Ledo engano, eu não sou da CUT, mas orgulhosamente fiz parte da greve dos 112 dias do ano passado, lutei pelos sonhos que vc e os outros 50 deputados destruíram.

    A conversa valia um gravação ou filmagem, primeiro para acreditarem em mim, e segundo, para mostrar pra todos a cara de pau desses safados.

    Abraços,
    Rômulo

    ResponderExcluir
  92. ENQUETE:

    Você gostaria de ser professor(a) de Isadora Faber??

    (A) Sim, é um anjinho inocente!!
    (B) Não gosto da cara daquela garotinhaaa
    (C) Não sei, dá medim...
    (D) Talvez isso contribua para meu aperfeiçoamento
    (E) N.D.A.

    rrsrsssss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui professor de algumas que se portavam da mesma forma que ela e serviu muito para aprender com quais pessoas estou lidando. A grande verdade é que por trás de tudo isso existem adultos até mesmo no ambiente de trabalho que querem ver o circo pegando fogo e incentivam tais comportamentos.

      Por trás de tudo isso existe o cidadão pertencente ao partido político A ou B que joga de acordo com a situação. A(s) criança(s) por si só não detém o conhecimento e traquejo psicológico para arquitetar tal coisa, para eu desvendar muita coisa tive que fazer o uso do jogo psicológico.
      A forma de atuação dessa aluna é idêntica a de muitos outros alunos que pude conhecer e ganha corpo através de vídeos publicados no YOU TUBE, além de que se percebe aí o incentivo do BULLYING contra o professor.


      A grande certeza que eu tenho por se tratar de uma instância municipal é a de que existe por trás de tudo isso a disputa poderosa de partidos rivais. Pelo menos sei de alguns partidos que fazem uso deste atributo através de seus cabos eleitorais.

      Excluir
  93. SOUBE QUE O PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE SERÁ PAGO EM OUTUBRO.QUE DEUS NOS AJUDE.COMENTA-SE QUE SERÁ 70% DO VALOR DO SALÁRIO.

    ResponderExcluir
  94. Mentes perigosas:

    Na fanpage de Isadora, Diário de Classe, a estudante postou um vídeo da aula de matemática mostrando a algazarra e comentários sobre o professor como "Hoje de novo tivemos aula de matemática, que é a aula mais bagunçada de todas, foi muito ruim, estávamos lá gritando" e " Na aula de matemática, o professor bateu na mesa para ficarem em silêncio, e todos começaram a imitar ele, então comecei a filmar".

    http://www.facebook.com/DiariodeClasseSC [abra uma nova guia e cole no navegador para ver que a tarefa de casa de Isadora é tecer intrigas no face]

    ResponderExcluir
  95. Teoria da Conspiração.

    Munida de celular (comprado pelos pais), orientada por adultos visando auto-promoção da filha que ganhou a alcunha de menina do face, aluna Isadora é somente um instrumento de pessoas maliciosas para deliberar sobre docentes aprovados ou reprovados por alunos voluntariosos e insubordinados. É de Isadora de 13 anos o infeliz comentário:

    "Hoje tivemos aula com a professora nova, ela passou um filme chamado ''Nenhum a menos'' falava de uma menina de 13 anos, que não sabia nada e tinha que substituir um professor, de uma escola bem pobre. Estava muito legal, gostei." [Na concepção da menina, frequentar escola para assistir filmes é bom. Está aprovado]

    Hoje tivemos uma reunião, com a nova professora de matemática Sandra, ela convocou pais e alunos, para irem até lá conhece-la, fiquei muito satisfeita com ela, parece muito responsável, acho que realmente vamos começar a aprender de verdade, estou muito feliz, espero que todos meus colegas, colaborem. [Líder negativa. Se a menina não aprovasse a nova professora, não pediria a colaboração dos colegas]

    Menina solta notícia falaciosa:
    "Meus colegas, me apoiando, na conservação da escola, que está novinha." [Novinha de um momento para o outro? Desde a notícia, as reformas começariam em 15 dias e ainda dependendo de licitação.]

    http://eacritica.wordpress.com/2012/08/29/o-fenomeno-do-diario-de-classe-de-isadora-faber-um-contraponto/

    SINTOMA DE ADULTOS POR TRÁS DE TUDO ISSO:

    O pai da adolescente reforçou que não apoia partido político e que Isadora está "do lado da educação". Na página, a jovem também explicou que o objetivo é melhorar as condições da escola "para todos" e que irá apoiar iniciativa de estudantes de outras instituições de ensino. No texto de descrição do vídeo, Isadora escreveu: "por favor, a mensagem é importante, tem candidato querendo se aproveitar do Diário de Classe". [Como Isadora está do lado da educação, quando ela mesma declara que junto com os colegas não respeitavam o professor afastado, comportando-se sem a menor disciplina?

    [http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/09/professor-de-isadora-faber-afastado-apos-criticas-no-facebook-pretende-entrar-na-justica-contra-secretaria-de-educacao-3873286.html]

    "A criação da página foi inspirada no blog de uma menina escocesa que postava todos os dias fotos da merenda do colégio." [Inspiração ou Conspiração?]

    Que formação acadêmica tem uma aluna de 13 anos para afirmar que seu professor tinha "dificuldades" para ensinar a metéria?

    [http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2012/sc/florianopolis/noticias/0,,OI6122196-EI20652,00-Pais+de+aluna+negam+que+Diario+de+Classe+tenha+vinculo+eleitoral.html]

    Como se não bastasse toda a trama, a menina agora ataca a direção da escola:

    "Isadora começou a sofrer represálias na escola, a diretora ameaçou processar a mãe da adolescente, mas a aluna não pretende desistir da página. Ao saber do caso, a secretária municipal de Educação, Sidneya Gaspar de Oliveira, convocou uma reunião com a diretora da escola, Liziane Díaz Farias, e com as diretorias de Infraestrutura e de Ensino Fundamental para apurar as denúncias de pressão da escola."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi esse filme antes! Por trás de tudo isso tem dedo de adultos maquiavélicos, até mesmo que comungam para partido político A ou B. Mentir faz parte do jogo.

      É contra essa monstruosidade que o professor tem de lutar, ele está sendo vítima até mesmo sem saber quem são seus algozes, e, como eu escutei de uma garotinha de 13 anos à época "eles estão bem perto de você". O perigo mora ao lado.

      Excluir
    2. A professora de MATEMÁTICA passou um filme? Hummm, já vi esse filme antes...Quando o governo substituiu os professores grevistas aqui em MG todos os que vieram nos substituir eram excelentes pois passaram muiiiitos filmes. Porque a Isadora não veio estudar aqui na época? Então ela vai ter que esperar a próxima greve. O professor que ensina o conteúdo programático MATEMÁTICA avançando nas proficiências não é bom. Pra ser bom professor tem que passar filmes? E não precisa deixar jogar baralho dentro da sala também não? Deve ser das que estavam aqui em MG que foram pra lá. Ainda bem, uma "poia" a menos. Tomara que vá todos dar aulas pra essa linda garotinha. Muito tosca. Isso sim!

      Excluir
  96. Pai de Isadora agora colocando a filha de vítima depois de toda intriga articulada contra a Secretaria de Educação de Florianópolis, professor e direção da escola:

    Na fanpage da Escola da garota, uma aluna escreveu: "Agora, toma vergonha na cara e pede desculpa para todos. Se tu acha lindo que as pessoas percam emprego por tua causa, presta bem atenção no que estás fazendo, ganhando faminha em cima do colégio".

    Mas a garota não desiste de atacar:

    Segundo Isadora, todos os alunos, exceto os da sua sala, estão contra ela: "Os meus colegas seguem me apoiando, mas fiquei triste com a atitude dos professores e os cartazes contra o Diário de Classe em toda a escola".

    http://www.folhadosertao.com.br/portal/noticia.php?page=noticiaCompleta&id_noticia=13130

    ResponderExcluir
  97. Gostaria de saber se Isadora fica só no face ou tem hábitos de estudo em casa???

    De qualquer jeito, tá tudo explicado nessa entrevista, pra quem lê um pingo é letra:

    Universia Brasil: Ela sempre foi corajosa assim?

    Mel Faber: Não. Ela é muito tímida, uma pessoa muito fechada. É uma menina de poucas palavras e muita atitude. Eu acho que ela usa a internet como válvula de escape. Ela é muito tímida. Eu acho que ela pode até fazer jornalismo. (se a garota é tímida, tem-se aqui prova de que tudo foi arquitetado pelos pais)

    Universia Brasil: Foram ameaças da escola?

    Mel Faber: Sim. Da direção da escola. Fui convocada pela diretora Liziane Diaz Farias a um mês para uma reunião na escola. Ela pediu para eu tirar a página do ar e ameaçou processar. Disse que a minha filha estava fazendo coisas muito erradas e graves, que estava colocando fotos que não deveria. (a mãe expõe a direção da escola, tecendo mais intrigas)

    Universia Brasil: Você comentou que as merendeiras da escola também a trataram mal...

    Mel Faber: Isso mesmo. As merendeiras chegaram a puxar o prato de comida da mão dela, riram e avisaram que ela deveria tirar foto ao invés de comer. A posição do colégio foi de quinta categoria. Teve uma professora que fez um post no Facebook perguntando à Isadora "Onde está aquela menina tímida, que gostava muito de frequentar a biblioteca?". Ela disse ainda que a minha filha "Escolheu um caminho obscuro que vai trazer muitas tristezas". (não satisfeita a intriga chega à cantina da escola)

    CASO BIZARRO ESSE, HEIN?!

    http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/08/28/962112/estamos-sendo-ameacados-afirma-me-garota-denuncia-escola-publica-facebook.html

    ResponderExcluir
  98. Sempre sobra para o professor, e a diretora? Será também afastada?

    CASO ISADORA FABER:

    http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?id=1291337&tit=Aluna-vira-alvo-ao-expor-escola-em-rede-social

    Contra tudo e contra todos:

    "Também há comentários sobre o fraco desempenho dos professores auxiliares. “Quando temos aulas com auxiliares, elas dão um texto e uma pergunta e é sempre isso, acho que o tempo poderia ser melhor aproveitado”, publicou." Isadora.

    Na visão da menina (dos pais, obviamente) nada presta naquela escola. Não seria melhor fechá-la e construir nova Instituição sob a gestão de Isadora Faber? Discordo que ela deveria fazer jornalismo, seu perfil está mais para gestão escolar... Seria uma EXCELENTE administradora.

    ResponderExcluir
  99. Gostaria de saber o índice de paralisação nacional e estadual. Na minha cidade apenas uma escola parou, mas saiu ônibus para o passeio a Brasília.
    Detalhe: todos os professores que paralisaram não foram no passeio. Uns pq não quiseram e outros pq trabalham em outra escola ou em outra rede.
    Muitos que viajaram estão de licença, estão de folga ou ageitaram na escola.
    SINDTUR

    ResponderExcluir
  100. Professor é prejudicado por causa da página Diário de Classe que continua no ar.

    Alguém sabe como denunciar no facebook que a autora da fan page violou Proteção dos direitos de outras pessoas constante na Declaração de Direitos e Responsabilidade que regem os Princípios do Facebook?

    ResponderExcluir
  101. 05/09/2012 10h06 - Atualizado em 05/09/2012 10h06
    Inspirados em Isadora, 'Diários de Classe' se multiplicam no Facebook
    Dezenas de páginas semelhantes foram criadas desde a quarta-feira (29).
    G1 reuniu dicas para quem quer usar a web para melhorar sua escola.

    http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/09/inspirados-em-isadora-diarios-de-classe-se-multiplicam-no-facebook.html

    ResponderExcluir
  102. Pelo visto, Isadora adora uma vírgula (rsrsrs), mas é corajosa. Eu apoio.

    ResponderExcluir
  103. ManualdeSobrevivência5 de setembro de 2012 às 13:43

    Devemos todos criar um fan page "Diário de Classe do Professor" para defender nossa causa.

    Se você tem perfil pode migrar com ele para fan page ou criar fan page sem perfil.

    Segue orientações:

    http://kauekgg.com.br/criando-um-perfil-para-fan-page/

    ResponderExcluir
  104. E os maus gestores que se cuidem, porque a página Diário de Classe ainda vai lhes dar muita dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  105. A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VIROU UM BIG BROTHER QUEM PUDER E QUIZER SAIR QUE SAIAM O QUANTO ANTES, TRABALHAR SOB PRESSÃO DE DIREÇÃO,PIPEIROS, PAIS E AGORA ALUNOS FABER É DEMAIS.

    ResponderExcluir