sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Diário de bordo, Minas Br, 26.02.2010

Noite bem dormida. O tempo melhorou um pouco. Até o número de pernilongos reduziu. Ou fui eu que não percebi? Pela manhã, ouço os comentários na Rádio Itatiaia. Destaco a participação do jornalista Eduardo Costa, que tem assumido postura independente, nos limites do possível no cenário mineiro. Ao comentar a prisão do maníaco que violentou e matou cinco mulheres, na região de Betim - MG, Eduardo Costa não poupou críticas ao governador, ao Tribunal de Justiça e à polícia. E ironizou ao final: "é assim que Minas avança", numa referência à propaganda oficial do Governo de Minas quando enaltece suas obras.

De fato, o caso mostrou o quanto a Polícia Civil está despreparada, com profissionais mal remunerados e sem equipamentos necessários; mostrou ainda o quanto a Justiça mineira é muito boa para construir palácios, fazer festas e conseguir aumentos salariais para eles, mas tem sido inoperante e omissa quando as questões não atingem aos de cima.

Claro que temos exceções, mas infelizmente, todos sabemos que a Justiça brasileira é uma das instituições mais fechadas e sujeitas às pressões de poderosos. Herdou os piores vícios da ditadura militar. Há juízes, desembargadores e ministros que se acham os próprios deuses. Coitados.

Minas é o estado que não paga o piso salarial dos professores do ensino médio, com a desculpa esfarrapada de que isso atingiria a Lei de responsabilidade fiscal. Uma lei criada na triste era FHC para que sobrasse mais dinheiro para obras faraônicas e pagamento de empreiteiras e juros bancários. Uma lei com a cara dos neoliberais, pois atinge especialmente aos servidores de baixa renda, como os professores, que recebem os menores salários e têm enorme responsabilidade na educação de milhões de pessoas. Mas, é assim que Minas avança, diz a propaganda.

2 comentários:

  1. Tá complicado Euler;

    Isto sem falar nos shows de Habeas Corpus do Gilmar Mendes pra políticos e ricos. Será que aqueles sacanas não vão julgar e ou fiscalizar os Estados da união para fazer valer a lei do Piso Salarial Nacional.

    Me desculpe o palavrão mas PUTA MERDA, É FODA!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você, Paulo, meu filho: esses caras são uns sacanas e merecem palavrão mesmo! O piso dos professores, que já é uma mixaria vergonhosa, virou lei, foi aprovado no Congresso, sancionado pelo presidente, e até hoje não é pago. Êta cambada de governantes e justiça que age sempre a favor dos de cima!

    ResponderExcluir