domingo, 9 de fevereiro de 2014

2014: eleições, copa e protestos


2014: eleições, copa e protestos

O ano de 2014 promete. Muita coisa de alcance nacional acontecerá. Eleições para presidente e outras, ano da copa do mundo no Brasil, e também de protestos de rua. Sob um certo ângulo, podemos sintetizar: ano de disputa de poder. Quais os rumos o Brasil tomará quando terminar o ano de 2014 só saberemos após passar e viver por estes momentos que se aproximam.

De todos estes acontecimentos, diria que a copa do mundo é o mais transitório. O futebol é uma paixão nacional, é fato. E a copa do mundo no país do futebol deveria ter tudo a ver. Mas, um conjunto de circunstâncias transformou este grande evento mundial numa espécie de vidraça das coisas ruins que acontecem no país há séculos. Talvez porque a organização da copa tenha se dado de forma pouco transparente, elitista, padrão Fifa, inclusive com quase nenhuma mobilização popular voltada para "explorar" os enormes potenciais que um acontecimento desta magnitude poderia produzir. Claro que já produziu empregos, investimentos, e vai produzir retorno em forma de turismo e incremento nas atividades comerciais e turísticas e culturais. Mas, há denúncias de processos da velha política de "higienização social", ou seja, de tentar afastar os pobres para as periferias das grandes cidades, favorecendo a especulação imobiliária.

Mas, há também uma dose de exagero nesta questão da copa. Uma espécie de envenenamento prévio, orquestrado por vozes e fontes escusas, que só desejam o caos para o Brasil. A oposição ao governo federal, principalmente, aposta todas as suas fichas em protestos que resultem na perda da popularidade da presidenta Dilma. E aí entramos num outro ponto: as eleições para presidente da República.

Para mim, este ponto é de longe o mais importante. Há quatro anos eu declarei aqui o meu voto e fiz campanha para a então candidata Dilma, embora não seja filiado a nenhum partido político. Na época, apontei as limitações do governo do PT, pelas políticas de conciliação de classe com as elites, pela omissão em relação ao monopólio da mídia nas mãos de bandidos travestidos de gente séria, etc. O PT conciliou e continua conciliando com este criminoso monopólio da mídia, que envenena o cotidiano das pessoas, responsável maior por quase tudo de ruim que existe no Brasil e no mundo hoje. Explico-me: a mídia não produz o caos, que é inerente ao sistema capitalista, mas potencializa e multiplica este caos, o que não é pouco. Basta ver o baixo nível da programação das TVs e rádios - e também de jornais e revistas como Estado de Minas e Veja -, e de como, principalmente neste ano eleitoral, elas, estas emissoras e jornais e revistas, destilam ódio, apostam no caos, focalizam apenas as coisas ruins, como a revelar um Brasil onde, sob o governo federal do PT, tudo estaria dando errado. Mas, será mesmo?

É bom sempre lembrar que, com todas as críticas que fizemos aqui, inclusive em relação à omissão nas questões da Educação básica, e que continuam vivas, os governos Lula e Dilma deixaram um legado importante de conquistas sociais. Vamos enumerar, para não ficarmos em palavras ocas: o Bolsa Família, carro-chefe das políticas sociais, retirou da fome e da mísera milhões de pessoas. Num país que via a fome quase como parte da natureza, considerando impossível eliminá-la, descobriu que pode sim, com vontade e ação política, acabar com a miséria e com a fome. O que ainda não aconteceu totalmente, mas avançou muito, graças às políticas de proteção social que no governo federal de Lula e Dilma tiveram destaque.

Chamaria a atenção também para as políticas voltadas para a geração de empregos. Ao contrário dos anos de recessão do governo FHC (sobretudo no último mandato), os 12 anos de governo Lula e Dilma foram praticamente de pleno emprego, com muitas oportunidades, aumento real do salário mínimo e da média salarial nacional. Isso gerou aumento de consumo, uma nova classe média, numerosa, que agora frequenta os shopping centers, os aeroportos, e causa irritação na velha e reduzida e egoísta elite brasileira, que não aceita sentar-se ao lado da plebe num voo internacional.

Outras políticas sociais do PT também mereceriam destaque: programas como: Luz para Todos, Prouni, Minha Casa Minha Vida, Mais Médicos, as políticas de cotas, entre outras, produziram efeito imediato  no cotidiano de milhões de pessoas. O problema é que, juntamente com este melhoramento no padrão de vida de milhões de pessoas, não houve um trabalho de discussão crítica, de reflexão voltada para a solidariedade, ao invés da disputa de mercado como fim em si mesmo. O PT pecou por não apostar e investir na luta ideológica contra a burguesia, que domina os meios de comunicação e nada mais faz do que envenenar o ambiente apostando na barbárie.

É óbvio também que as políticas sociais poderiam no máximo minimizar os contrastes gerados pelo sistema capitalista, agravados pelas políticas neoliberais. A coisa funciona mais ou menos assim: por si só, ou seja, pela própria reprodução do capital, gera-se desigualdade, riquezas para poucos e miséria para muitos. Cabe aos governos, nos limitados marcos deste sistema, minimizar estes contrastes, ou ampliá-los, mas nunca conseguirão eliminá-los. O governo federal do PT consegue minimizar, em parte, os nefastos efeitos do capital; os governos tucanos e demos e afins, ao contrário, potencializam os efeitos perversos do capital.

Mas, ao mesmo tempo em que implementa políticas sociais, o PT concilia com os de cima em vários pontos e não trava, ou não estimula a luta aberta contra os defensores das políticas neoliberais. O resultado disto é este paradoxo que vivemos: muitos dos próprios beneficiários das políticas sociais, envenenados pela ditadura da mídia nas mãos do atraso, passam a criticar as políticas sociais, e a defender bandeiras neoliberais, que, se implantadas, custarão a sua cabeça, o seu emprego, a sua renda.

Neste contexto, milhares de pessoas ocuparam as ruas em junho de 2013 em protesto contra várias coisas. A grande mídia, criminosa, tenta dar um único foco a estes protestos: tenta mostrar que é contra o governo Dilma, o que é falso. As pessoas protestam por maior e melhor mobilidade urbana, por uma educação pública de qualidade, por saúde pública decente, por segurança, e por moralização, transparência e controle dos poderes constituídos - legislativo, judiciário, executivo - enfim, por problemas que não dependem somente do governo federal. As pessoas criticaram também, e muito, o monopólio da mídia - "abaixo a rede Globo" foi uma constante. Ou seja, embora sem um programa comum, sem grandes lideranças, ficou patente que os protestos de ruas tinham este componente de querer avançar nas conquistas, e não necessariamente derrubar este ou aquele governo.

Mas a mídia quis dar outro tom. Pegou a deixa carnavalesca do julgamento do mensalão do PT, que há oito anos vem sendo propagandeando como o maior escândalo do país - o que é falso -, e tentou ligar os movimentos de rua à uma crítica falso moralista à corrupção, bandeira que sempre empolgou os círculos políticos mais conservadores, como a UDN no passado. A corrupção, infelizmente, está enraizada nas instituições brasileiras - e até no mundo -, principalmente nos andares de cima. Os maiores corruptos e os maiores desvios de recursos públicos são praticados por uma união de grandes empresários com políticos de carreira (não todos, claro), envolvendo juízes, polícia, parlamentares, enfim, toda a estrutura oficial está carregada de práticas corruptas e lesivas aos interesses públicos. Não é obra de um único governo, mas de um sistema.

É preciso mudar isto? Claro, é preciso e necessário. Mas, mudar de forma inteligente, e não nas ondas turvas de manifestações e jogadas teleguiadas pela Globo e afins, cujo objetivo, desde a década de 60, é o golpismo contra as forças progressistas. O ex-presidente João Goulart (Jango), que defendia reformas de base em favor dos de baixo, foi derrubado por um ambiente assim, de caos construído pela direita golpista, que dominava a mídia, recebia dinheiro da CIA para eleger deputados e fazer ampla campanha contra o governo Jango, já preparando o golpe civil-militar. A marcha de milhares de rezadeiras em SP (de Deus e da família pela liberdade) às vésperas do golpe de 1964, foi o pretexto para "provar" que o povo queria o fim do governo Jango. Pura enganação. As pesquisas feitas na época e subtraídas ao conhecimento público davam conta de que Jango contava com ampla maioria de apoio popular. E foi derrubado para o deleite de uma elite cínica, escravagista, que não aceita que os de baixo se emancipem.

Hoje, o golpe que se prepara não é como antes, uma quartelada militar, não. É mais sutil e mais perigoso até, pois os inimigos pousam de "democratas", de paladinos da moralidade, tipo Joaquim Barbosa, e outros mais, mas que não passam de cretinos a serviço das elites mais atrasadas e golpistas, que não desejam outra coisa senão transferir as riquezas do país para o bolso dos mesmos 2% de ricos nacionais e estrangeiros que sempre sugaram o povo brasileiro, e mundial.

Por isso, neste ano de copa, de eleições e de protestos, é preciso ter cuidado para não trocar gatos por lebres. Muito cuidado para não achar que está fazendo campanha por uma coisa, para somente depois descobrir, tardiamente, que foi mera marionete na campanha maior que a direita vem orquestrando contra o povo brasileiro.

Em outras palavras: que se realize a copa do mundo, com todos os problemas conhecidos, mas que não deixa de ser um momento de confraternização entre milhares de pessoas de todo o mundo; que se realizem também os protestos, justíssimos, legítimos, em prol de melhorias sociais, de mais conquistas e alargamento dos espaços democráticos que vem sendo destruídos pelas elites; e que nas eleições para presidente - principalmente esta, mas não somente - tenhamos a clareza dos dois projetos em disputa: de um lado, a presidenta Dilma, representando a continuidade de importantes políticas sociais internas, e de políticas externas não alinhadas ao imperialismo norte-americano e afins; de outro lado, a direita, a guerra (como dizia Cazuza), o atraso para o Brasil, o quase retorno à escravidão, o fim dos serviços públicos enquanto serviços de qualidade, republicanos.

Que em 2014 os de baixo consigam (consigamos) discernir bem as coisas, avançar nas lutas e nas conquistas, formulando um programa que praticamente já está nas ruas e em parte das redes sociais: fim do criminoso monopólio da mídia; educação pública de qualidade para todos; saúde pública decente para todos, transporte coletivo melhor e mais barato ou de graça para todos, mais investimento, enfim, no ser humano - artes, saúde, educação, segurança - e menos gastos com juros bancários e outras inutilidades.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

                                 ***

314 comentários:

  1. Amo ler os seus textos. Por favor não desapareça novamente.

    ResponderExcluir
  2. Na sexta-feira dia 07/02/2014 em pleno jornal nacional, o veículo de maior audiência no Brasil, foi dada uma notícia interessantíssima. Segundo o jornal nacional, Eduardo Azeredo, ex-governador de Minas e atual deputado pelo PSDB, será julgado pelo STF por crime de peculato, mensalão e outros mais e que a procuradoria da república já deu o seu veredito. Segundo a procuradoria da república Azeredo foi o cabeça de tudo e todos os crimes e pede que ele cumpra pena de mais de 22 anos de prisão. É o tal mensalão mineiro ou mensalão do PSDB. Na rádio Itatiaia, uma espécie de autarquia do governo Aécio/Anastasia, Azeredo no ano passado deu uma entrevista falando de sua "inocência" no caso do mensalão, kkkk é brincadeira né, isso só prova que a Itatiaia é mesmo uma espécie de autarquia estadual ou melhor do PSDB. Eu, particularmente, raramente assisto o jornal nacional já que neste horário quase sempre estou ocupado com atividades da escola ou na internet, mas neste dia 7 de fevereiro fiquei feliz por ter assistido e ficar sabendo da notícia sobre o político do PSDB. Azeredo tem que ir pra cadeia mesmo. Para o governo Aécio/Anastasia, que considera a mídia como o oxigênio que se respira, a notícia sobre um dos seus comparsas e amigos de partido, ainda mais no jornal nacional, deve ter sido uma espécie de passaporte para o inferno. Não há mal que dure para sempre e nunca vão conseguir enganar todo mundo o tempo todo. Segundo a rede globo o STF vai julgar o caso antes do meio do ano, portanto antes das eleições, mas eu tenho minhas dúvidas e a galera do PT é claro deve estar fazendo aquela pressão né, kkk. Como você disse, Euler, este ano de 2014 promete mesmo e já começou muuuuiiiito interessante né! Tomara que Fernando Pimentel ganhe viu, kkkkk.

    ResponderExcluir
  3. Uau... disse tudo Euler!
    O que mais temo neste contexto é que existem educadores(Lembrando que somos dos "de baixo") que já estão sendo engolidos pela mídia golpista,ocupando o "quadrado" da direita elitista, deixando se levar e com isso deixando de atuar como transformadores da realidade,da sociedade.
    Nossa classe pode fazer muito nesta causa.Temos todos os dias, jovens à nossa escuta nas salas de aulas.Temos o dever, o compromisso, de em 2014, sermos mais políticos enquanto professores.
    Belo texto! Vou tuitar.Por falar em twitter,vamos ocupa -lo!Sinto falta de mais professores por lá.Temos ferramentas a nosso favor e olha que elas são fortes,podem romper as barreiras !

    ResponderExcluir
  4. CIDADANIA

    E aí galera vamos exercer nossa cidadania, ainda mais neste ano de eleições, liguem lá pro Dias Toffoli: Foi respondido pelo gabinete do Toffoli, na sexta feira(31)que estão aguardando a volta dos ministros para colocar o julgamento da LC 100 na pauta, o telefone do Ministro é 61 32173000, quem estiver interessado no desfecho do processo deve ligar neste número e assim ficar sabendo, é também uma forma de pressionar para que tudo se resolva mais rápido.

    ResponderExcluir

  5. AÉCIO É MENSALEIRO, TODOS SABEM. SÓ DE FURNAS RECEBEU 110 MIL. E EM MINAS NINGUÉM NOTICIA E TODO MUNDO FINGE QUE Ñ SABE. É O MEDO DOS NEVES QUE SÃO DONOS DE TUDO: DO QUE VEMOS, DO QUE OUVIMOS, DO QUE É DECRETADO, DA LEI E DO SEM LEI, ATÉ DA MINHA E DA SUA VONTADE. NO PAIS MINAS GERAIS ELES SÁO DONOS DAS NOSSAS VIDAS.
    VOCÊ PODE ATÉ DIZER QUE Ñ É, QUERO VER É PROVAR. VAI ENCARRAR?
    SE FALAR MTO A POLICIA INVADE SUA CASA, REVIRA TUDO, E VC VAI PRO CORREDOR DA MORTE. MESMO SEM TER ROUBADO UMA GALINHA. VC PODE ATÉ DIZER: "EM MINAS Ñ TEM PENA DE MORTE". É MESMO? Ñ TEM? TENTA PRA VER! VAI ARRISCAR?

    http://www.rogeriocorreia.com.br/noticia/jornalista-do-novo-jornal-publica-carta-aberta/

    http://www.rogeriocorreia.com.br/noticia/jornalista-do-novo-jornal-publica-carta-aberta/

    http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_pdfs/AP%20536%20-MENSALaO%20MINEIRO.pdf

    ResponderExcluir
  6. Caro Euler,

    Agradecemos por nos proporcionar mais esta brilhante, profunda e lúcida análise sobre o difícil contexto sócio-político-econômico a que somos submetidos nessa nossa pátria mãe, ou melhor, anda mais para madrasta, infelizmente. Tudo tem nos levado a crer que a disputa pelo poder em si parece ser o principal objetivo dos que pleiteiam o domínio político em todos os seus níveis. Desde que comecei votar, lá pelos meus 16 anos, sempre apostei na esperança que nos restava, o PT, eu e toda minha família. Hoje já podemos comparar o desempenho da chamada direita, que sempre representou os interesses da burguesia, e o da chamada esquerda que tá mostrando já há um bom tempo suas conquistas, como principalmente os sórdidos escândalos de corrupção, não menos que os da direita. Até a última eleição, apostei meu voto no PT mais uma vez, por conformar em ser esta a opção menos péssima para os pobres, apesar de tudo. Os melhorias que você citou são fatos mesmo. A propósito, o que acontecerá se a fonte secar e acabar o bolsa-família?! Até quando essa será a solução para a "diminuição da miséria"?! Também achei questionável a citação de Cazuza, que falou tanto em ideologia, mas na realidade o que ele foi mesmo, além de filhinho de papai mimado e sem limites? Na realidade, que exemplo positivo de vida ele deixou que pudesse influenciar positivamente a juventude, de alguma forma?! Não vejo consistência de conteúdo no exemplo de vida desse artista que acabou com sua vida da forma suicida como ele fez, por pura inconsequência mesmo, só por isso e nadinha mais... O que de concreto ele fez para mudar a realidade que ele tanto criticava? Posso estar enganada, mas conversas e atitudes devem ter coerências e por isso eu não faria citação nenhuma de alguém a meu ver tão incoerente. Quanto à política, penso que já deu para ter uma noção do rumo que esse país vai tomar, se nós cidadãos continuarmos elegendo qualquer uma dessas máfias para ocuparem o poder. Penso que já passou da hora de darmos um basta nessa corrupção que há séculos está infiltrada em todo o sistema. Se absolutamente ninguém fosse eleito já daria um choque na situação. Não dá mais! Meu voto é para que tiremos a possibilidade de qualquer corja ocupar o poder, não consigo ver outra saída, a desilusão é muito grande. Alguém consegue ver alguma alternativa mais eficaz? Infelizmente as expectativas são as piores possíveis. É como se tivéssemos condenados a nos conformar eternamente com esse escandaloso esquema de corrupção, contentando apenas com as migalhas que nos sobram. É cada esquema mais sórdido e deslavado que o outro. Até quando vai isso? Até quando a nação conseguirá sustentar essa situação? Chega disso!!! Vamos tirar toda essa cambada do poder, gente. Pelo amor de Deus!!! Já deu tempo suficiente para cada qual mostrar seus interesses... E a manutenção no poder a qualquer preço, continua sendo a principal meta das facções que lá ocupam. Digo facções, por ser exatamente assim que todos eles se comportam. Deveriam se dar ao respeito diante dos brasileiros. Não podemos mais pagar tão caro por tamanho descaso e desrespeito. Chega!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo quando você diz que Cazuza não contribuiu com o Brasil.imagine! Um cara que dizia que a burguesia fede então não está contribuindo?Há várias formas de promover mudanças e uma delas é aquela que leva as pessoas a refletirem sobre sua própria realidade.Penso que , ao seu jeito, o artista deu um rica contribuição através de suas músicas.O colega também comete uma injustiça:Cazuza não escolheu ter Aids.Antes, foi vitima de uma doença nova sobre a qual não se sabia o tanto que se sabe hoje.doença adquirida em consequência de sua opção sexual o que exacerbou todo aquele quadro dos últimos meses de sua vida.E para finalizar, meu caro, já que você não consegue ver valor algum num artista do naipe de Cazuza, por favor considere o trabalho que sua mãe vem desenvolvendo com crianças vitima da Aids, trabalho este nascido das cinzas do sofrimento pela perda do filho.
      Abraço e sucesso

      Excluir
    2. Não vejo a situação do país tão crítica como você diz.Diante dos meus 64 anos de idade já vi coisas muito piores e aprendi com a experiência.Antes as corrupções eram varridas para debaixo do tapete. O que vejo hoje é um país bem melhor e tentando se acertar. Depois que forem desmascarados os corruptos,a coisa vai ficar limpa.Estou prevendo um bom futuro pela frente. Você pensa que há muita corrupção é porque existem muitos meios de comunicação que noticiam e que repetem demais o mesmo assunto até a exaustão. Pense há quantos meses ou anos estamos ouvindo o mesmo assunto:mensalão.O que está errado é ficar crucificando uns o tempo inteiro para desviar a atenção dos outros corruptos.O mensalão tucano é bem mais antigo e foi o que deu origem ao do PT,porque até hoje não foi julgado. Esperando prescrever. Dois envolvidos já escaparam por terem completado 70 anos.Acho que Azeredo não está longe disto.Tem muito caroço grosso debaixo deste angu.Modelo morta,namorado condenado e solto,jornalista preso...Temos que passar muita coisa a limpo. Pelo menos hoje ficamos sabendo o que está acontecendo.Isto tudo apareceu depois que um representante legítimo do povo, um analfabeto como dizem, ocupou a presidência.Tudo só para desmoralizá-lo,porque se fosse um da elite ia continuar tudo escondido como fazem de tudo para protegerem a "ELITE" mineira com toda sua podridão.A elite,não aceita pobre frequentando os mesmos lugares que eles,tendo as coisas que querem só prá eles.Tenho certeza que a elite não suportaria você,caro(a) colega das 17:21,no mesmo ambiente que eles.Pense e reflita.

      Excluir
    3. Cazuza não fez nada de concreto para mudar a caótica realidade ???? Então, o que vc me diz da Sociedade Viva Cazuza ???? É por bobagens como a respoasta desse anônimo, que estou tomando nojo dessa categoria de professores, apesar de estar dentro dela ...

      Excluir
    4. Pois, eu concordo com a colocação do colega e faço minha suas palavras.
      Gosto das músicas do Cazuza. Ele de fato um poeta. Mas para por aí. Pois, vejo sua morte como suicídio. Drogava-se, era promíscuo. Foram as suas escolhas que o destruiu. Não cuidou do corpo. E este é um péssimo exemplo para os nossos jovens. Agora é bonito e louvável o trabalho de sua mãe que através de uma Ong trabalha na prevenção da HIV.

      Excluir
  7. O seu olhar, Euler, voltado aos problemas sociais, e ainda mais, com um fino poder de argumentação, que nos conduz a uma fácil interpretação e entendimento da situação do Brasil, em que se encontra na atualidade. Muita coisa a gente entende, ou seja, o perto, o simples, o basicão; sem se preocupar com o desmantelo social. Do outro lado, percebo o distante, o difícil, o complicado...é aí que mora o verdadeiro paraíso da força-nobreza, onde quem pode mais, tem mais e quer mais. Arranca do bolso do miserável, da mesa de um pobre, e doutro pobre e assim por diante, até que se façam um turbilhão de "turmalinas"...cada vez mais, o pobre fica mais pobre, e o rico mais rico e poderoso. Observa-se bem... quem mantem o rico? Certamente o pobre. Esse é o verdadeiro`País dos contrastes. Culpa de quem? O País somos nós em volume maior, os de baixo, sofridos, que com a cultura que têm ainda lhes faltam a Educação, saúde e segurança com dignidade. O Brasil ñ é um país de todos, e sim, um País para poucos...onde a injustiça sacrifica os fracos. Parabéns para a sua exposição do texto. Deu para sentir e também refletir as questões sociais do Brasil. Só nos restam agora pensar e agir nesse ano de 2014 para fazermos diferente o ano de 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente temos que fazer uma reflexão profunda para não sermos manipulados e fazermos tudo errado. Força!

      Excluir
  8. Sabe o que acho engraçado? Me recordo muito bem que em outras copas, os Brasileiros saiam do trabalho mais cedo, organizavam churrasco com amigos para assistirem os jogos, combinavam de encontrar nos botecos e etc, hoje tem gente que larga de comer para pagar entrada nos estádios para assistirem seu time jogar, agora querem fazer manifestações? É claro que os gastos com a copa são altíssimos mas, seremos a vitrine para o mundo por mais de um mês, o país precisa de estrutura para receber os visitantes, porque não fizeram manifestações quando o país foi escolhido para sediar a copa? Todos nós sabíamos que os custos eram altíssimos, que muitos brasileiros querem levar vantagem em tudo, e que no nosso país existe falcatrua em tudo que depende do dinheiro público.

    ResponderExcluir
  9. Já disse anteriormente:se quisermos conquistar alguma coisa,precisamos invadir os meios de comunicação.Não precisa de muitas pessoas.É só levar a pauta de reivindicações e adentrar nos prédios dos meios de comunicação.Se um não mostrar,outros mostrarão.A mídia tem feito o trabalho sujo para os governantes.Eles entram em minha casa,sem pedir permissão,pedem meu voto descaradamente,sem que eu não os conheço.Depois de eleitos o distanciamento dos políticos só aumenta.Alguém já se encontrou com o Lacerda ou o Anastasia dando uma voltinha pelas ruas?E nos shoppings?A liberdade que eles tiveram de entrar na minha casa,foi através do trabalho servil da mídia.Pensemos nisto para as futuras manifestações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votou de burro, mora em BH e votar no lacerda porque vai fazer um metrô da praça 7 até a praça da Savassi e ainda por cima mostrando a beleza do metro do Rio porque o metro de São Paulo a tucanada de lá roubou... Francamente, é hilário demais... Chega a ser grotesco! kkkkkkkkkkkkkkkk E ainda ter CORAGEM de citar o nome do COISO NANÁ, toma vergonha companheiro.

      Excluir
    2. Como assim, toma vergonha?O que você tem contra o nome destes indivíduos?Isto não pode ser comentário de um professor.Aliás,você deveria focar,é na possibilidade de invadir os meios de comunicação para que nossas reivindicações ganhem foco.É preciso lutar muito.Sou filho de professores, e sei o quanto meus pais lutaram para me criar.

      Excluir
  10. PESQUISA - Jornal O Tempo
    Jovens estudantes brasileiros não querem ser professores no futuro

    http://www.otempo.com.br/capa/brasil/jovens-estudantes-brasileiros-n%C3%A3o-querem-ser-professores-1.786203

    ResponderExcluir
  11. O julgamento da lei 100 antes das eleições vai fazer com que as mascaras caiam, porque o Anastásia fala uma coisa para o supremo e outra para os professores.
    Após o julgamento não tem como usar a lei 100 para conseguir votos.

    ResponderExcluir
  12. Quarta-feira, 05 de fevereiro de 2014
    Acre terá 12 meses para substituir servidores não concursados
    Por oito votos a dois, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (5), declarar a inconstitucionalidade do artigo 37 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado do Acre, acrescido pela Emenda Constitucional 38, de 5 de julho de 2005, que permitiu a efetivação, em quadros em extinção, de mais de 11 mil servidores contratados sem concurso público naquele estado, até 31/12/94.
    A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3609, na qual a Procuradoria Geral da República (PGR) impugnou a efetivação desses servidores. A Corte, entretanto, decidiu modular a decisão, nos termos propostos pelo relator, ministro Dias Toffoli, para que somente tenha eficácia a partir de 12 meses contados da data da publicação da ata do julgamento, tempo que o Estado terá para preencher esses quadros com servidores concursados.
    Votos
    O julgamento, interrompido em 16 de maio do ano passado, foi concluído nesta quarta-feira, com a tomada dos votos dos ministros Marco Aurélio e Cármen Lúcia. O ministro Marco Aurélio votou contra a modulação, apoiando-se no artigo 37, inciso II da Constituição Federal (CF), que condiciona a investidura em cargo ou emprego público à prévia aprovação em concurso público.
    “Peço vênia para, no caso, não modular”, afirmou ele. “Das duas, uma: ou a nossa Constituição é documento para valer, rígida, devendo ser respeitada, ou não o é. Não posso dizer que, durante mais um ano, a Constituição ficará simplesmente suspensa, prevalecendo um quadro de inconstitucionalidade chapada, no que arregimentada mão de obra sem concurso público”. No mesmo sentido, o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, reafirmou seu voto contra a modulação. Ele disse que só admite a modulação em caso “relevantíssimo, jamais para banalizar” situações inconstitucionais.
    A ministra Cármen Lúcia acompanhou o voto do ministro Dias Toffoli, pela modulação, juntamente com os ministros Teori Zavascki, Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso e Mello.
    FK/VP
    Leia mais:
    21/05/2013 - Íntegra do voto do ministro Dias Toffoli sobre substituição de não concursados no AC
    13/05/2013 - Adiada decisão sobre prazo para substituir servidores sem concurso no Acre

    Processos relacionados
    ADI 3609
    http://blogdoeulerconrado.blogspot.com.br/2014/02/2014-eleicoes-copa-e-protestos.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto muito esclarecedor! Aprovado.

      Excluir
    2. Isso não é texto amiga, é copia/cola do julgamento do @STF_oficial do dia 05/02/2014 agora, a lei 100 caiu mesmo. O STF deu um ano ao Acre para organizar o concurso, mas o Joaquim afirmou que MG por ser Estado rico ele não daria nem 3 meses...

      Excluir
    3. Onde está essa informação da fala do Ministro Joaquim Barbosa?

      Excluir
    4. Gracieusa Brito @GracieusaBrito11 de fevereiro de 2014 às 21:39

      Esta informação está aqui colega:
      http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=259527

      Excluir
  13. Euler,este texto seu está no Twiter de Rogério Correia, Sávio,Dilma...O Rogério concordou com você.Seus texto são, realmente, de tirar o chapéu.Parabéns!


    ResponderExcluir
  14. Vocês viram no dia 6 ou 7 no intervalo do JN o Anastasia com a Joana Darc da APPMG falando sobre a antecipação do posicionamento de 2016 para janeiro de 2014? A APPMG tomou para si o mérito com o aval do Anastasia,passando o Sindute prá trás.Mas, alguém sabe quando sairá isto? Com certeza,retroativo,né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a diretora da minha escola, progressão tanto parcial quanto vertical somente em 2015/16...isso foi o que falaram para ela na SRE de Poços de CAldas MG.....

      Excluir
  15. Gostaria de saber se o governador derrubou a liminar proibindo a organização de turmas multisseriadas em Minas Gerais, pois na minha escola localizada na zona rural, em 2013 as turmas dos anos iniciais ficaram todas separadas, já este ano de 2014 juntaram 2º e 3º ano, 4º e 5º ano. Se alguém sabe algo a respeito me esclareça por favor.

    ResponderExcluir
  16. ATENÇÃO:
    A lei 100 ADI 4876
    10/02/2014 Inclua-se em pauta - minuta extraída Pleno em 10/02/2014 13:59:16
    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?numero=4876&classe=ADI&origem=AP&recurso=0&tipoJulgamento=M
    Consulte stf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa Toma aético never

      Excluir
    2. Não entendi direito, quer dizer que o julgamento vai acontecer? Se vai que dia ele ira acontecer? se alguem tem mais informações por favor poste aqui.

      Excluir
    3. Está tendo muita especulaçoes, na verdade não marcou o julgamento e pode ainda demorar anos, lá só fala que inclui a minuta na pauta.

      Excluir
    4. A minuta não tem valor judicial, não é o processo.
      "Redação preliminar de um ato oficial. (É uma espécie de rascunho que, embora desprovido de valor, juridicamente, e distinto do original, fica no arquivo.)"

      Excluir
    5. Na pauta de julgamento não existe nada.

      Pautas de Julgamento Imprimir

      Calendário
      Processo
      Pauta Temática

      PROCESSOS

      Selecione a classe e informe o número ou o termo para pesquisar se o processo foi liberado para julgamento

      Classe:Número ou termo:



      Nenhum registro encontrado
      http://www.stf.jus.br/portal/pauta/listarProcesso.asp

      Excluir
    6. Tentei abrir esse link, mas aparece o seguinte:
      500 - Erro interno do servidor.
      Há um problema com o recurso que você está procurando, e não pode ser exibido.
      Se alguém conseguiu posta aqui por favor precisamos de noticia, se o julgamento e amanha.

      Excluir
    7. Calendário de Julgamentos
      Dia 12/02/2014

      PAUTA TEMÁTICA
      Organização, por assunto, dos processos liberados para julgamento no plenário
      P.1 - TRIBUNAL DE CONTAS
      P.2 - IMPOSTO DE RENDA
      P.3 - TRIBUTOS E REGIME TRIBUTÁRIO
      P.4 - ICMS
      P.5 - REFORMA AGRÁRIA
      P.6 - CONTRIBUIÇÕES
      P.7 - MATÉRIA PENAL
      P.8 - CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
      P.9 - DIREITO DO TRABALHO
      P.10 - SERVIDOR PÚBLICO
      P.11 - DIREITO ECONÔMICO
      P.12 - PRECATÓRIO
      P.13 - DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
      P.14 - ORDEM SOCIAL
      P.15 - DIREITOS FUNDAMENTAIS
      P.16 - PODER JUDICIÁRIO E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
      P.17 - MATÉRIA PROCESSUAL
      P.18 - MATÉRIA ORÇAMENTÁRIA, FINANCEIRA E REPARTIÇÃO DE RECEITA
      P.19 - DIREITO ADMINISTRATIVO
      P.20 - SEPARAÇÃO DE PODERES E FEDERAÇÃO
      P.21 - DIREITO ELEITORAL E MATÉRIA POLÍTICA
      P.22 - COMPETÊNCIA DO STF
      P.23 - PAUTA MISTA
      A pauta P8

      Excluir
  17. Gracieusa Brito @GracieusaBrito10 de fevereiro de 2014 às 22:42

    Euler, tomei a liberdade de postar seu magnífico texto com o link do blog no twitter como já havia comentado com você em postagens anteriores. Foi sucesso absoluto de retuitadas por médicos, políticos, estudantes,jornalistas e demais bloqueiros como você. Seu texto foi repassado para milhares de pessoas. Agradeço a Deus por você existir e escrever textos tão esclarecedores para todos nós. Boa noite.

    ResponderExcluir
  18. LEI 100
    SERÁ JULGADA EM DEFINITIVO DIA 12/02/2014

    ADI 4876 - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (Eletrônico)
    [Ver peças eletrônicas]
    Origem: DF - DISTRITO FEDERAL
    Relator: MIN. DIAS TOFFOLI
    REQTE.(S) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
    PROC.(A/S)(ES) PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
    INTDO.(A/S) GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    ADV.(A/S) ADVOGADO-GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    INTDO.(A/S) ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    ADV.(A/S) SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS
    Andamentos
    DJ/DJe
    J
    Data Andamento Órgão Julgador Observação Documento
    10/02/2014 Inclua-se em pauta - minuta extraída Pleno em 10/02/2014 13:59:16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está que o julgamento vai acontecer no dia 12/02/2014? Procurei para todo lado e não encontrei.

      Excluir
    2. A pauta do dia 12/02
      CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

      CONTROLE DIFUSO

      EFEITOS: DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE
      AR 1551 (relator: MIN. GILMAR MENDES) Ver Tema
      RE 562276 (relator: MIN. ELLEN GRACIE Vista: MIN. MARCO AURÉLIO) Ver Tema

      INCONSTITUCIONALIDADE EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA
      Rcl 2353 (relator: MIN. DIAS TOFFOLI) Ver Tema


      CONTROLE CONCENTRADO

      LEGITIMIDADE PARA ADIN
      ADI 3119 (relator: MIN. JOAQUIM BARBOSA) Ver Tema
      ADI 4184 (relator: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI) Ver Tema
      ADI 4231 (relator: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI) Ver Tema
      ADI 4294 (relator: MIN. LUIZ FUX) Ver Tema

      CABIMENTO DE ADIN
      ADI 3413 (relator: MIN. MARCO AURÉLIO) Ver Tema

      CABIMENTO DE ADPF
      ADPF 65 (relator: MIN. JOAQUIM BARBOSA) Ver Tema

      CONSTITUCIONALIDADE DA LEI 9.882/99 (ADPF)
      ADI 2231 (relator: MIN. NÉRI DA SILVEIRA Vista: MIN. SEPÚLVEDA PERTENCE) Ver Tema

      PREJUDICIALIDADE DE ADI
      ADI 2132 (relator: MIN. JOAQUIM BARBOSA) Ver Tema
      ADI 3047 (relator: MIN. JOAQUIM BARBOSA) Ver Tema
      ADI 3067 (relator: MIN. JOAQUIM BARBOSA) Ver Tema
      ADI 3144 (relator: MIN. JOAQUIM BARBOSA) Ver Tema

      EFEITOS: DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE
      ADI 1931 (relator: MIN. MARCO AURÉLIO) Ver Tema
      ADI 2549 (relator: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI) Ver Tema
      ADI 2949 (relator: MIN. JOAQUIM BARBOSA Vista: MIN. RICARDO LEWANDOWSKI) Ver Tema
      ADI 3106 (relator: MIN. LUIZ FUX) Ver Tema

      LEI Nº 9.868/99 (ADI E ADC)
      ADI 2154 (relator: MIN. DIAS TOFFOLI Vista: MIN. CÁRMEN LÚCIA) Ver Tema
      ADI 2258 (relator: MIN. DIAS TOFFOLI Vista: MIN. CÁRMEN LÚCIA) Ver Tema

      Excluir
    3. A pauta de quarta - feira até onde está no site do STF para amanhã, infelizmente não tem esse julgamento ainda amigo, poste o link aqui por favor.

      Excluir
    4. Gracieusa Brito @GracieusaBrito11 de fevereiro de 2014 às 21:27

      Olhei no STF e não tem esse julgamento amanhã. Você deve estar enganado.

      Excluir
    5. Gracieusa Brito, você é muito informada, por favor esclareça mais sobre essa informação:
      '10/02/2014 Inclua-se em pauta - minuta extraída Pleno em 10/02/2014 13:59:16 "
      O que significa que está acontecendo no momento, nas escolas não sabem nos informar nada, nem mesmo na superintendência, só disseram que isso não é motivo para preocupar.

      Excluir
    6. Gracieusa Brito @GracieusaBrito13 de fevereiro de 2014 às 01:59

      Obrigada pelo bem informada...
      Amigo(a) dê uma lida e tire suas próprias conclusões. Parece que o julgamento foi marcado. Não é simples rascunho.
      Leia aí o que significa...
      http://www.clicdireito.com.br/entender.asp?target=inclus%EF%BF%BDo+em+pauta&sms_ss=blogger&at_xt=4dc5a3a5f8b01d8f%2C0
      Espero ter ajudado...
      Temos que saber com o advogado do sindicato... Boa noite.



      Excluir
  19. Quando se fala em greve, devemos analisar que:

    o Sindicato promove paradas apenas para lavar dinheiro, sçao milhões de reais gastos nos eventos. e não resolve nada. não vi nem a contestação no STF sobre nosso antigo piso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei um certo exagero,mas ouvi dizer que Madame Bea , do sindute pleiteará uma vaga no Senado federal.É fato ou é boato?

      Excluir
    2. Cuida da sua vida... Aposto que está ficando para trás e a vida é curta...

      Excluir
  20. PSDB É CORRUPTO ATÉ NA HORA DE LANÇAR SEU CANDIDATO

    OLHA SÓ
    PT - PIMENTEL

    PSDB - PIMENTA

    CONFUSÃO NA CABEÇAS NOS IGNORANTES QUE FICARÃO PERDIDOS EM QUEM É QUEM.

    ResponderExcluir
  21. José Alfredo Junqueira11 de fevereiro de 2014 às 15:33

    Enquanto o Carone,do Novojornal,está preso incomuncável por criticar Aécio(o jornal dele já "sumiu",os Mineiros continuam na pasmaceira,ninguem organiza protestos contra esta arbitrariedade,ele está sendo torturado!!!!!Mineiros pasmados,ACORDEM!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Alunos transferidos de escola particular para a pública não possuem o mesmo direito que os nossos alunos de fazer dependência. Ou são reprovados ou precisam fazer uma prova de reclassificação ( sem estudar, pois não é dado tempo para estudar). Caso passe na prova de reclassificação, ele pode passar para o próximo ano. Caso não passe, será reprovado sem direito a fazer dependência.

    ResponderExcluir
  23. Está rolando um papo que o reinventando o ensino médio será não presencial. será que a informação procede?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O REM é presencial. É o sexto horário para os alunos que estudam no matutino e vespertino.A noite,entretanto, será feito sob forma de projetos pois não pode haver o sexto horário.

      Excluir
  24. KD o Prêmio de Produtividade? O governador elogia tanto os alunos nas olímpiadas de matemática, que o aluno sabe ler e escrever e nós governador?
    Se não fosse os professores, Minas Gerais não estaria na frente como o sr. mesmo diz. Também sei, que o sr. entra todos os dia no blog do Euler.

    ResponderExcluir
  25. Prezados professores,

    Palavras sem ação, infelizmente não levam a nada. Aqui em minha cidade, Carmo do Cajuru, centro-oeste mineiro, na E.E. Pe. João Parreiras Villaça, os professores do turno da tarde não foram para as salas-de-aula hoje, e sabem por quê? Os nossos Sextos Anos estão com mais de 42 alunos em um espaço de 40 m². Desde que começou o ano letivo a direção tenta solucionar o fato junto a SRE Divinópolis, que para variar nada resolve fazendo a categoria de bobo, aliás como sempre. Os professores chamaram a imprensa e relataram os fatos que serõ divulgados no MG TV da região, na "rede Integração". Os alunos permaneceram o tempo todo no pátio sob os cuidados da direção e demais funcionários. Quem vos relata este fato é um vice-diretore da referida escola. Apesar do trabalho que tive com os alunos FIQUEI COM UM ENORME ORGULHO DE SER PROFESSOR. Vejam só como surtiu efeito, a SRE já agendou uma reunião de emergência. VIRAM? Estes políticos só funcionam MAIS OU MENOS, quando agente se move, Um abraço a todos e vamos a luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: serão / vice-diretor, ..., erro de digitação e pressa, um abraço

      Excluir
  26. Bravo PROFESSOR Wilson, Bravo mesmo pela sua postura de falar e postar aqui! E também aos colegas que se recusaram em dar AULAS nestas condições de desrespeito!

    Quem sabe, Oxalá Deus queira, que outras escolas sigam seus exemplos!

    ResponderExcluir
  27. O tal Reiventando o Ensino Médio já começou bem, bem mal. Ontem meu filho teve 2 aulas somente e teve que ficar na escola olhando pro tempo.
    Hoje, foram 2 aulas nos primeiros horários e outra no quarto horário.
    Ele está sem motivação. FALTA PROFESSOR. E aí, governador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira seu filho da escola estadual e coloca na particular senão ele vai desistir da vida, coitado. Enquanto o governo faz seus planos pro senado.....

      Excluir
  28. É galera dizem que a tal da lei 100 do Acre gerava jurisprudência e também uma tal de súmula vinculante, e não é que a tal lei 100 voltou a andar lá no STF mesmo. Pelo menos é isso que se vê lá no site do STF. Em um comentário acima um anônimo cita até um telefone do ministro Dias toffoli onde foi respondido um telefonema pelo escritório dele dizendo que a lei 100 iria ser julgada e que estavam esperando a volta dos ministros. E não é que logo depois de alguns dias que li este comentário aqui no Blog do Euler começou de novo o andamento da lei 100 no STF! As informações estão batendo, vejam: primeiro uma pessoa coloca um comentário falando que tinha ligado pro gabinete de Dias Toffoli onde recebe informação de que a lei 100 vai ser julgada e que estão apenas esperando a volta dos ministros todos. Depois a tal de jurisprudência ou súmula vinculante em relação a lei 100 do Acre. E na sequência volta o andamento do julgamento da lei 100 no STF. Se o próprio gabinete de Dias Toffoli responde que irá julgar a lei 100 em data próxima e dias depois vemos o andamento dela no site do STF é porque o negócio é verdade e sério mesmo viu. Aguardemos e como Euler disse, ESSE ANO PROMETE VIU, E COMO....E AINDA TEM O MENSALÃO TUCANO COM AZEREDO NA CADEIA, HUMMMM QUE ANO BOM NÉ, SÓ FALTA FERNANDO PIMENTEL SER ELEITO GOVERNADOR PRA ALEGRIA SER COMPLETA!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer pessoa que tiver alguma dúvida que o julgamento vai acontecer e só ligar naquele número, são super educados, liguei e a informação continua a mesma que o julgamento vai acontecer o mais rápido possível.

      Excluir
  29. No país das minas, tudo acontece. Olhem esta:



    10/02/2014 19h58 - Atualizado em 11/02/2014 13h14
    MP desiste de ação de improbidade administrativa contra Aécio Neves
    Promotoria de Minas havia questionado o destino de R$ 3,5 bilhões.
    Após desistência, processo contra senador foi extinto pela Justiça de MG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é..... e ainda, possibilidades para que a lei 100 caia.... seria justo com os servidores estaduais?????
      Ah, improbabilidade administrativa extinta contra Aécio Neves é que injusto????

      Meu Deus, o q será de nós, quase 100 mil servidores do Estado de MG....?

      Quanta disparidade há no mundo......

      Excluir
    2. Cidade Inadministrável12 de fevereiro de 2014 às 12:27

      Isso, segundo o que eu ouvi dizer, é mais um golpe... Ou seja, uma notícia plantada para que todos desviem a atenção do processo que está correndo normalmente... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Desculpe você pode se explicar melhor, um golpe em relação ao julgamento do Aécio?

      Excluir
  30. IMPRENSA MINEIRA
    A prisão do dono do ‘Novo Jornal’

    Por José de Souza Castro em 24/01/2014 na edição 782

    No dia 17 deste janeiro, uma sexta-feira, a juíza substituta da 2ª Vara Criminal de Belo Horizonte, Maria Isabel Fleck, decretou a prisão preventiva do proprietário do Novo Jornal, Marco Aurélio Flores Carone, em atendimento a pedido do Ministério Público. Em nenhum momento, nas 11 páginas da sentença, cogitou a juíza da questão do direito à liberdade de expressão. Ela teve o cuidado de sublinhar, em negrito, que o mandado de prisão deveria ser remetido “com urgência” ao setor policial encarregado de seu cumprimento. E assim se fez, com uma rapidez pouco característica. Na segunda-feira (20/1), ao chegar à sede do seu jornal virtual, Carone foi preso. Quando há empenho, justiça e polícia podem ser muito eficientes.

    A denúncia foi apresentada no dia 12 de novembro de2013 pela Promotoria de Combate ao Crime Organizado e Investigações Criminais. Na edição de 13/12/2013, a revista IstoÉ publicou reportagem a respeito. Nos dias seguintes, diários mineiros deram a notícia. A prisão de Carone foi noticiada com destaque pelos jornais, rádios e televisões. Tal qual a juíza Maria Isabel Fleck, nenhum veículo se preocupou, nesse caso, com a questão da liberdade de imprensa.

    Apesar de ter sido dono de diários impressos no passado, antes de fundar o jornal virtual, Marco Aurélio nunca teve acesso ao limitado clube dos donos de jornais mineiros. Ele vem de uma família de políticos. Um avô, Jorge Carone, foi prefeito da cidade mineira de Visconde do Rio Branco. O pai, Jorge Carone Filho, elegeu-se prefeito de Belo Horizonte em 1962, mas foi cassado em janeiro de 1965. Lançou então a candidatura da mulher, Nísia, para deputada federal, pelo então MDB. Eleita, foi cassada pelo AI-5, em 1969. Um irmão do dono do Novo Jornal foi deputado estadual, outro vereador da capital, pelo PMDB.

    Achincalhando e ofendendo

    A prisão de Marco Aurélio não mereceu dos colegas empresários na imprensa qualquer movimento de solidariedade. O Novo Jornal não a noticiou. Apesar de algumas notícias de que ele seria fechado, jornal continuava na web na quinta-feira (23/1), quando este artigo foi redigido. Com uma discreta tarja, em letras vermelhas e fundo negro: “Estamos censurados”. E sem noticiar em nenhum momento a prisão do dono.

    Não se sabe quantos jornalistas Marco Aurélio emprega, mas não seriam muitos. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais divulgou na terça-feira (21), em seu site, nota de repúdio à ameaça que pesa sobre os que trabalham no único jornal mineiro, virtual ou não, que faz oposição aberta ao governo estadual – um grande anunciante que não anuncia no Novo Jornal. Diz a nota que “tanto a prisão quanto a ordem de retirar do ar o site configuram ataques ao direito e à liberdade de expressão” e que o Sindicato “vem a público reafirmar sua posição intransigente na defesa da Democracia, da Justiça e das Liberdades Civis e Individuais”.

    Só há um equívoco nessa manifestação: na sentença da juíza, não existe ordem de retirar o site do ar, embora tenha sido pedido pelo Ministério Público. Nisso, ela preferiu se omitir.

    Na opinião do Ministério Público, que desde 2008 tenta fechar a publicação (ver remissões abaixo), não se trata propriamente de um jornal, mas de um balcão de negócios cujo dono deve ser preso. E foi o que a juíza substituta decretou, “tendo em vista a necessidade de garantia da ordem pública, por conveniência da instrução criminal e para garantia da ordem econômica”. Afirma Maria Isabel Fleck, em sua decisão: “Ao verificar o site do ‘novojornal’, fica patente que o mesmo é utilizado para lançar ofensas à honra de autoridades públicas, achincalhando e ofendendo a todos que se posicionam contra os interesses do grupo, imputando verdades àqueles que cumprem seus deveres funcionais.” Entre os quais, diz a juíza, desembargadores, juízes de Direito, membros do Ministério Público e delegados de polícia.

    ResponderExcluir
  31. ...
    Quem manda

    Para respaldar sua decisão, a juíza relaciona 16 ações penais contra Marco Aurélio, nenhuma julgada em última instância. A maioria por calúnia, injúria ou difamação contra autoridades, nenhuma delas tidas como adversárias do senador Aécio Neves. Mas há dois acórdãos do Tribunal de Justiça para impedir “a veiculação de notícias pelo ‘novojornal’ em relação ao deputado federal Alexandre Silveira de Oliveira” e ao desembargador mineiro José do Carmo Veiga. Nenhuma relação, por suposto, com a proibição judicial de notícias sobre um empresário maranhense ligado à política que ainda vigora para o Estado de S.Paulo e que tanta indignação suscitou, nos últimos anos, na grande imprensa.

    Se está havendo censura judicial ao Novo Jornal, a imprensa mineira não percebeu. Ao contrário do bloco parlamentar Minas Sem Censura, que reúne deputados estaduais do PT, PMDB e PRB, partidos de oposição ao governo estadual. Um de seus integrantes, o deputado petista Rogério Correia, raciocina: “Ora, se você estabelece a prisão preventiva para evitar a publicação de material jornalístico, está oficializada a censura prévia”. E acrescenta:

    “Quando do surgimento da Lista de Furnas, encaminhei o relatório à Polícia Federal e, por isso, o vice-presidente nacional do PSDB tentou a cassação do meu mandato. É a mesma situação. A censura tem agentes no Ministério Público e no Judiciário, mas, quando é com a imprensa, quem organiza a perseguição é a própria irmã do senador, Andréa Neves.”

    Extorsão de políticos e empresários

    Blogs contrários à candidatura de Aécio Neves à presidência da República aproveitam esse movimento do Ministério Público e do Judiciário mineiro para criticar o senador, apontado como o mais forte concorrente de Dilma Rousseff nas eleições de outubro. Mas há blogs que divulgam a notícia da prisão sem tecer comentários, sobretudo em Minas, ou que até mesmo aplaudem.

    Se alguns imaginaram que a prisão do dono do Novo Jornal iria intimidar os blogueiros mineiros, eles devem estar felizes. É possível que os jornalistas mineiros permaneçam abaixados em suas trincheiras, intimidados por alguns juízes atentos à defesa das autoridades contra ataques oposicionistas. A menos que o réu Marco Aurélio Fores Carone, vulgo “Marco Florzinha” – como se lê na sentença da juíza Maria Isabel Fleck e na peça acusatória do Ministério Público, mesmo que poucos o conheçam por esse apelido – consiga provar que não faz parte de uma organização criminosa dedicada a extorquir dinheiro de políticos e empresários. E que seu jornal, como todos os outros, encontra amplo amparo na Constituição de 1988, que formalizou o fim da ditadura no Brasil.

    ResponderExcluir
  32. Um governo incompetente que fala em competências!
    Não deixem de ler no Portal do servidor......

    https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/noticias/431-voce-ja-conhece-as-5-competencias-essenciais-dos-servidores-publicos-do-governo-do-estado-de-minas

    Nossa mudança de letra urgente seria mais competente do que esses padrões de servir à vossa senhoria......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E OS CINCO DIREITOS?
      QUINQUÊNIO
      PÓS GIZ
      BIÊNIO
      PÓS
      PROMOÇÃO
      PISO?

      Excluir
  33. Por favor Euler estou desesperada sobre essa nova situação no STF, nos oriente o que realmente está acontecendo. Porque tem muita gente maldosa dizendo que vamos perder todos os nossos direitos inclusive que terá um novo quadro de pessoal esse ano.

    ResponderExcluir
  34. É assustador observar como os professores se preocupam tanto com a Lei 100, e comentam tão pouco sobre outros assuntos mais relevantes que envolvem a categoria.

    Tanto divulgam que os professores não possuem concurso, mas e daí? Fiz concurso para ser professor e foi o mais fácil que concorri na vida, simplesmente porque ninguém quer ser professor.

    Muitas mães de família sustentam suas casas com a contribuição da lei 100, mas pelo visto o sentimento egoísta de vingança contra aqueles que se beneficiaram disso fala mais alto que a compaixão ao próximo.

    Os professores de hoje, talvez em sua maioria, merecem o que ganham.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU EM PARTICULAR ME PREOCUPO COM O JULGAMENTO DA LEI 100,POIS E POR CAUSA DELA QUE NAO CONSIGO REMOCAO PARA OUTRA ESCOLA PERTO DA MINHA CASA,SEM CONTAR QUE SEMPRE SOU A ULTIMA QUE ESCOLHE TURMAS,POIS TEM DOIS EFETIVADOS EM MINHA FRENTE.SERA QUE QUERER JUSTICA E INJUSTO,ACREDITO QUE NAO.QUANTO AO QUE GANHAMOS FOI ESCOLHA DE CADA UM DE NOS,MAS NAO ESCOLHEMOS SER PREJUDICADOS.

      Excluir
    2. Preocupamos muito com a lei sem, sim senhora, pois ela se trata do maior golpe do psdb para se manter no poder e dessa pouca vergonha, dessa safadeza de projeto de perpetuação do poder do psdb que nós perdemos todos os nossos direitos adquiridos. E é uma corrupção safada essa. Se Deus permitir esse engodo de lei idiota vai cair e o psdb vai ser julgado por improbidade administrativa. E devolver ao país tudo que roubou.
      Veja o que a CF diz:


      Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação da EC 19/1998)

      Veja onde o psdb roubou do Brasil mais uma vez efetivando quase 500 mil funcionários como se eles fossem donos do país. Por isso que esses LIXOS, aéticos, vagabundos e imorais estão arrasando o país até hoje, roubando tudo que podem e o que não podem com aval dos professores "efetivados" do BRASIL. Parabéns pra vocês, mas não há mal que sempre dure.

      Excluir
    3. Começamos a partir daí, suas palavras, a entender o que é correto. Devemos ter compaixao com nosso filhos, netos, filhos dos outros e netos dos outros, pois devemos ensina-los a obedecer a lei e a lei sera para todos.
      No caso em questao, a referida lei, não é legal. Entao professor(a) vamos ensinar nossos tutoriados a serem honestos por que senao o mundo vira uma bagunça!
      Abraços,

      Excluir
    4. Gente que difícil né?LC 100 É ilegal.Fere a Constituição.Eu entendo a defesa de vocês pois se beneficiaram dela.Mas é ilegal. Quando vocês foram efetivados, tiraram o direito de milhares de pessoas de concorrerem a um vaga.

      Excluir
  35. E para acalmar a fervura dos colegas que querem o sangue do pessoal da lei 100, gostaria de informar que não há julgamento nenhum previsto. Não há um processo, é apenas uma MINUTA, sem valor legal algum, como já disseram nos posts anteriores, é apenas um rascunho.

    Então pessoal, vamos correr atrás dos nossos direitos roubados pelo governo. Não desviem do foco, os profissionais da lei 100 estão aí para somarmos forças na luta, e não lutarmos uns contra os outros.

    2014 será uma oportunidade de protestos que jamais teremos igual, vamos nos manter focados.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o governo quer fazer o tombamento imaterial da lei 100, pois legalmente e moralmente ela não existe.
      Acho que vai conseguir.
      Kkkkkkkkk!!!!!!

      Excluir
    2. Caríssimo não sou vampiro logo não aprecio sangue.Direitos?Quais direitos? Direitos tem os servidores que foram aprovados em concurso,nomeados e passaram por estágio probatório.Eu não estou contra os colegas mas sim a favor da legalidade.A Constituição deve ser respeitada! Não esqueçamos a isonomia preconizada pela lei.Em que pese seus erros e acertos, o concurso é a forma mais democrática de acesso ao emprego púbico.não adianta ficarmos aqui apontando nosso dedo acusador para políticos safados e corruptos se queremos privilégios que ferem nossa lei máxima.Sabe aquela história de advogado... Para os amigos, as atenuantes da lei, para os inimigos a lei.

      Excluir
    3. Pessoal sinto informar mas a realidade é que a lei vai ser julgada realmente, e pelo que entendi os advogados do estado já esta preparando um pedido para modulação, está no blog da Renata.

      "foi pedido a modulação para não prejudicar pessoas que já estão afastadas, pelo afastamento preliminar à aposentadoria, com a justificativa que eles não estão mais ocupando os cargos por isso não vai prejudicar ninguém que seja concursado pleiteando um cargo. E também os ASB, que tem um processo na justiça em relação ha um concurso de 2001, desde então não houve concurso. Duas justificativas bem embasadas e justas."

      Excluir
    4. Esse comentário aí deve ter sido seu mesmo...kkkkkkkkkkkkkkkk
      VEJA AMIGOS DO BLOG DO EULER COMO ESSE AÍ JOGA VERDE:
      Anônimo12 de fevereiro de 2014 14:08

      Modulação da lei 100
      Renata o processo da ADI4876, sobre a inconstitucionalidade da lei 100 voltou a tramitar na justiça. Embora sabemos que o julgamento vai acontecer, hoje tivemos uma informação que gostaria de certificar com você se é verdadeira, porque não consegui encontrar no processo. Fomos informados que foi pedido a modulação para não prejudicar pessoas que já estão afastadas, pelo afastamento preliminar à aposentadoria, com a justificativa que eles não estão mais ocupando os cargos por isso não vai prejudicar ninguém que seja concursado pleiteando um cargo. E também os ASB, que tem um processo na justiça em relação ha um concurso de 2001, desde então não houve concurso. Duas justificativas bem embasadas e justas. Se é realmente verdade gostaria de parabenizar o governador que se mostra uma pessoa integra com um grande senso de justiça.
      PARABENIZA NANÁ... KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  36. Ainda tem gente aqui contrário aos comentários da lei 100. Nossa categoria só conseguirá retomar um pouco de união após o fim desta maldita lei.

    ResponderExcluir
  37. prezado euler o reinventando o ensino médio em alto rio doce vai ser não presencialem conversa da gazzola com o prefeito wilsom isso ficou acertado,pois ninguém quer arcar com o transporte... é um abusrdo, um atraso, alguém precisa nos ajudar.. reinventando o ensino médio vai ser uma mentira aq .

    ResponderExcluir
  38. Gostaria de saber se o governador derrubou a liminar proibindo a organização de turmas multisseriadas em Minas Gerais, pois na minha escola localizada na zona rural, em 2013 as turmas dos anos iniciais ficaram todas separadas, já este ano de 2014 juntaram 2º e 3º ano, 4º e 5º ano. Se alguém sabe algo a respeito me esclareça por favor.
    17ª SRE de Januária.

    ResponderExcluir
  39. ANO PASSADO FALEI AQUI, MAS NINGUÉM LEI OU FEZ DE CONTA

    ESTA PROVADO protestos tem dedo de políticos e quem tem interesse em acabar com Dilma, e Prefeito São Paulo?

    PSDB

    Vcs estão vendo protestos em minas? segundo advogado do garoto que matou repórter ele recebia dinheiro para fazer baderna.

    POLICIA FEDERAL NO CASO JÁ.

    ResponderExcluir
  40. Desde a época que os protestos começaram em São Paulo e se espalhou pelo Brasil que falei para os colegas, tem dedo de político ai, foi confirmado que os grupos do rio recebia 150 reais por protesto.
    Errei....... não tem dedo, tem mão, pé e orelha............... entenderam? kkkkk

    ResponderExcluir
  41. A educação sempre levando. Parece que é só neste seguimento é que tem que tirar dinheiro.

    quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014
    Por obras da Copa, prefeito de Belo Horizonte foi ao STF pedir corte do orçamento de educação

    ResponderExcluir
  42. Lei 100 já está provocando náuseas. Êta assuntinho chato !!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega esse assunto deveria era ser mais divulgado, inclusive na empresa para que todos ficasse sabendo o que está acontecendo com os funcionários do estado,

      Excluir
    2. Chato, certamente é. Mas não podemos deixar uma lei imoral como esta cair no esquecimento, pois é isso mesmo que o PSDB mineiro quer. Temos sempre que sobrar as brasas, para que a chama reapareça e algo seja feito em relação a essa aberração chamada LC 100/MG.

      Excluir
  43. Euler, seu texto é o que muitos de nos sempre queremos expressar. Oxalá as pessoas percebam as jogadas feitas pelo PSDB que possa de Paladino. Quero ver onde colocarão o Azeredo e seus "amigos".

    ResponderExcluir
  44. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/02/1410826-clima-no-stf-esta-pessimo-avaliam-ministros.shtml

    ResponderExcluir
  45. Professor que votar no candidato Pimenta da Veiga do PSDB ao governo de Minas, pode considerar que ele é o maior inimigo dele mesmo. Pimenta da Veiga foi Prefeito de BH e seu vice era o Azeredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo farinha do mesmo SACO. Meu voto será NULO.

      Excluir
    2. Quanto mais defendermos voto nulo, mais damos força para o candidato do desgoverno mineiro. Não atrapalhe este momento forte para desbancar e expulsar estes crápulas. Pense e reflita!

      Excluir
  46. Eu também digo o mesmo. Eu entendo que quem ataca os que estão na lei, coçam os cotovelos, Só reclama quem não passou em nada ou passei lá nos fundinhos do concurso e quer as vagas deles. Inveja é pecado e faz mal, pra vc que sente e para quem é o invejado. Mas faz mais mal a você tá? Estude mais e passe com melhor classificação nos próximos tá? Não tem nada no STF de julgamento da lei. Acorda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pelo contrário, quem quer que a lei sem caia são funcionários que passaram em dois concursos e sabem os princípios que regem o Serviço Público e a Constituição Brasileira e que foram AGREDIDOS pela senhora gorgonzzolla quando ela e a tia naná afirmaram que os EFETIVADOS TINHAM OS MESMOS DIREITOS DOS EFETIVOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS. É ruim heim fia, fiooooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nem por cima do meu cadáver, pois mesmo eu morrendo, morro feliz por saber que esse engodo está com os dias contados... PSDBosta se ferrou!

      Excluir
    2. Prestei o último concurso para professor de artes na região de Carangola e passei em primeiro lugar. Foi oferecida apenas uma vaga na região, perfazendo um total de sete aulas, numa cidade a mais de 60 km de onde moro, mas antes queriam me deslocar para mais longe ainda, só brigando consegui algo um pouco melhor. As vagas na cidade onde resido estão todas ocupadas por efetivados.Fui nomeado, mas não pude escolher aulas e turmas antes de efetivado, que nem habilitação possui, ou seja, salário de quinhentos reais e sete aulas nas piores turmas. As provas do PAAE tiveram de ser corrigidas por mim, apesar de não estar lecionando no EM, já que a professora responsável não possui condições de fazer a prova. Devido a este estado de coisas - típico da atual MG - já me exonerei, e espero sinceramente que esta absurda, eleitoreira e pseudo-humanitária lei tenha fim o mais breve possível. Há ainda um detalhe - já fui aprovado em concurso para o serviço público federal nesse ínterim e mesmo assim espero que a justiça prevaleça no final de contas. Não pretendo nunca mais trabalhar como concursado para o estado aqui, mas as pessoas que viveram ou vivem situações análogas a que citei não merecem sofrer com os desmandos de um governo autoritário, corrupto e mentiroso como esse. Efetivados, estudem e se preparem para competir dentro dos princípios de moralidade, transparencia, impessoalidade e eficiencia preconizados pela Constituição Federal, explicitados pela realização de concursos públicos, sem distinguir ou impedir a participação de todos habilitados para tal.
      obrigado
      marcelo araújo

      Excluir
  47. Efetivação sem concurso público de 98 mil servidores em Minas será julgada no STF Ação que questiona a efetivação sem concurso de 98 mil servidores estaduais em 2007 está pronta para ser julgada no Supremo. Ministro relator emitiu esta semana voto sobre o assunto
    Sete anos depois da efetivação de 98 mil servidores do estado de Minas Gerais sem concurso público, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar se é válida a lei complementar que garantiu aos chamados designados da educação os mesmos direitos dos concursados. O relator da ação direta de inconstitucionalidade que questiona a medida, ministro Dias Toffoli, já emitiu seu voto, cujo teor não foi antecipado, e liberou, na segunda-feira, a ação para ser incluída na pauta de julgamentos. A data depende apenas de uma decisão do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa. Se o Supremo derrubar a lei, os funcionários terão de deixar os cargos.
    Toffoli já tinha dado um primeiro posicionamento sobre o caso, em novembro de 2012, quando definiu que a ação terá o rito abreviado. Ou seja, será julgada diretamente no mérito. A Lei Complementar 100/2007 efetivou 98 mil contratados do estado até 31 de dezembro de 2006 que trabalhavam com vínculo precário em escolas e universidades públicas, ocupando funções como professores, vigilantes e faxineiros. Eles passaram a ser lotados no Instituto de Previdência do Estado de Minas Gerais (Ipsemg). À época, os deputados estaduais conseguiram aprovar emenda que inclui 499 funcionários da função pública e quadro suplementar lotados na parte administrativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
    [...]
    w.em.com.br/app/noticia/politica/2014/02/13/interna_politica,497865/acao-que-questiona-a-efetivacao-sem-concurso-de-98-mil-servidores-sera-julgada-no-supremo

    ResponderExcluir
  48. Briga entre prefeitos do PSDB da região de Barbacena faz Gazzola autorizar o REM ser não presencial (turno Diurno). Isso é uma vergonha....Para os prefeitos do PSDB vale até deixar alunos sem aula

    ResponderExcluir
  49. Gazola autoriza Prefeitos do PSDB da região de Barbacena a não darem o transporte para o reinventando turno diurno (6° horário Manhã) e os alunos fazerem as matérias a distância. Mais uma vez, muita propaganda e na prática nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse rem é uma falácia. Existe um projeto igual a nivel federal.O que o governo fez foi implantar antes para dizer que minas é exemplo para os demais estados.Em 2012, ano da implantação, tinha verba, professor contratado, coordenador ganhando como vice e merenda.Em 2014 sabem o que tem? NADA!!!!!!! Só temos cobrança prazos e muita encheção de saco.
      Quero ver esse governo pelas costas e essas secretárias...

      Excluir
  50. Como vai ficar a situação do servidor da lei 100.
    http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=%28ADI%24%2ESCLA%2E+E+4876%2ENUME%2E%29&base=basePresidencia&url=http://tinyurl.com/auqhsxs



    Decisões da Presidência
    Esta base contém apenas decisões selecionadas
    Documentos encontrados: 1
    Expressão de busca: (ADI$.SCLA. E 4876.NUME.)
    Acompanhamento Processual
    Texto sem Formatação
    Salvar Imprimir
    ADI 4876 / DF - DISTRITO FEDERAL
    AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE
    Relator(a): Min. DIAS TOFFOLI
    Julgamento: 19/11/2012
    Publicação
    PROCESSO ELETRÔNICO
    DJe-229 DIVULG 21/11/2012 PUBLIC 22/11/2012
    Partes
    REQTE.(S) : MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
    PROC.(A/S)(ES) : PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
    INTDO.(A/S) : GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    ADV.(A/S) : ADVOGADO-GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    INTDO.(A/S) : ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    ADV.(A/S) : SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS
    Decisão
    Decisão:
    Vistos.
    Trata-se de ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de medida cautelar, ajuizada pelo Procurador-Geral da República, em face do art. 7º da Lei Complementar nº 100, de 5 de novembro de 2007, do Estado de Minas Gerais.
    Eis o teor do dispositivo questionado:
    “Art. 7º Em razão da natureza permanente da função para a qual foram admitidos, são titulares de cargo efetivo, nos termos do inciso I do art. 3º da Lei Complementar nº 64, de 2002, os servidores em exercício na data da publicação desta lei, nas
    seguintes situações:
    I - a que se refere o art. 4º da Lei nº 10.254, de 1990, e não alcançados pelos arts. 105 e 106 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado;
    II - estabilizados nos termos do art. 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição da República;
    III - a que se refere o caput do art. 107 da Lei nº 11.050, de 19 de janeiro de 1993;
    IV - de que trata a alínea ‘a’ do § 1º do art. 10 da Lei nº 10.254, de 1990, admitidos até 16 de dezembro de 1998, desde a data do ingresso;
    V - de que trata a alínea ‘a’ do § 1º do art. 10 da Lei nº 10.254, de 1990, admitidos após 16 de dezembro de 1998 e até 31 de dezembro de 2006, desde a data do ingresso.
    § 1º O posicionamento dos servidores de que trata este artigo dar-se-á no nível e no grau correspondentes ao padrão de vencimento utilizado para pagamento de sua remuneração na data da publicação desta Lei.
    § 2º Não será computado, para a percepção de vantagem ou benefício, o período em que os servidores não estiveram em efetivo exercício, conforme definido em lei.
    § 3º Os servidores de que trata este artigo ficam vinculados ao Funfip, instituído na Lei Complementar nº 64, de 2002.”
    Informa o requerente que o ajuizamento da ação se deu a partir da representação formulada no Procedimento Administrativo MPF/PGR nº 1.22.000.004197/2007-18.

    ResponderExcluir
  51. Continuação
    Segundo afirma, o dispositivo questionado concede a titularidade de cargos efetivos a profissionais da área de educação que mantinham vínculo precário com a administração pública estadual há mais de cinco anos, passando a ser lotados no Instituto
    de
    Previdência do Estado de Minas Gerais.
    Aduz em síntese que a “questão central diz respeito à investidura de milhares de cidadãos em cargos públicos efetivos sem a realização de concurso público”, em afronta aos princípios republicano, da isonomia da impessoalidade e da moralidade
    administrativa e da obrigatoriedade de concurso público.
    É o breve relato.
    Em razão da relevância da matéria e seu especial significado para a ordem social e para a segurança jurídica, entendo que deva ser aplicado o procedimento abreviado do art. 12 da Lei nº 9.868/99, a fim de que a decisão seja tomada em caráter
    definitivo.
    Solicitem-se informações aos requeridos. Após, abra-se vista, sucessivamente, no prazo de cinco dias, ao Advogado-Geral da União e ao Procurador-Geral da República.
    Publique-se.
    Brasília, 19 de novembro de 2012.
    Ministro Dias Toffoli
    Relator
    Documento assinado digitalmente
    Legislação
    LEG-FED LEI-009868 ANO-1999
    ART-00012
    LEI ORDINÁRIA
    LEG-EST LCP-000100 ANO-2007
    LEI COMPLEMENTAR, MG
    Observação
    07/12/2012
    Legislação feita por:(VLR).
    fim do documento

    ResponderExcluir
  52. Gracieusa Brito @GracieusaBrito13 de fevereiro de 2014 às 14:42


    STF vai julgar efetivação de servidores de MG sem concurso público

    http://jornalggn.com.br/noticia/stf-vai-julgar-efetivacao-de-servidores-de-mg-sem-concurso-publico?utm_content=buffer8c690&utm_medium=social&utm_source=twitter.com&utm_campaign=buffer

    ResponderExcluir
  53. Por meio de nota, o governo de Minas afirmou que a Lei Complementar 100 trouxe um “avanço” ao corrigir “distorções históricas” que atingiam quase 100 mil trabalhadores da educação. “Até então, estes trabalhadores, em sua maioria professores, serventes e auxiliares de educação, não possuíam garantias sobre o direito à aposentadoria. A Lei Complementar nº 100/2007 regularizou a situação previdenciária desses servidores”, diz a nota. Em relação à Adin, o governo diz aguardar com tranquilidade o resultado e esperar que os efeitos da lei sejam mantidos.MALDITOS! MILHARES DE SERVIDORES PERDENDO O SONO PREOCUPADOS COM O FUTURO E ELES TRANQÜILOS E ENGANANDO TODO MUNDO.Só espero que essa maldita lei caia antes das eleições para que nossa categoria se una novamente e ponha esses desgraçados para correr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Acre é um Estado "fraco" e conseguiu enrolar o fim da efetivação ilegal dos servidores por anos a fio... Minas "vai nadar de costas"! Quando enfim os ministros do STF conseguirem fazer valer a LEI já não restará nenhum efetivado na ativa.O STF já está em banho maria...kkkkkkkkkkkkk!!!!!

      Excluir
    2. De uma olhada no site do STF e vai mudar de opinião.
      http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp

      Excluir
    3. Gente inescrupulosa!
      É por isso que este pais é esta merda.Aposto que vota no psdb.Vai estudar criança

      Excluir
    4. Balança mas não cai, bando de urubus!!!!!!

      ahauahauahauhuaaa

      Excluir
    5. efetivad@lei10015 de fevereiro de 2014 00:55 Aguarde e verá. Vou soltar foguetes em sua homenagem... E lembre-se que o seu tempo será zerado... kkkkkkkkkkkkkkk Quem ri por ultimo ri muito melhor...

      Excluir
  54. Gostei. Que caia abaixo do fundo do poço!

    ResponderExcluir
  55. http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/listarJurisprudencia.asp?s1=%28ADI%24%2ESCLA%2E+E+4876%2ENUME%2E%29&base=basePresidencia&url=http://tinyurl.com/auqhsxs

    ResponderExcluir
  56. Gostei do comentário que li acima onde cita:"Qualquer pessoa que tiver alguma dúvida que o julgamento vai acontecer e só ligar naquele número, são super educados, liguei e a informação continua a mesma que o julgamento vai acontecer o mais rápido possível. Quem quiser que tire pessoalmente suas próprias dúvidas é só ligar que o telefone está aqui, no Blog do Euler, no comentário acima. De uma coisa eu sei, não podemos continuar tendo servidores na secretaria de educação com dois tipos de vínculos e tanta divisão na carreira. Somos usados pelo governo gente, basta olhar os comentários acima e ver o quanto estamos divididos por conta dessa maldita lei 100. Essa lei precisa mesmo acabar para enfim voltarmos a ser um só corpo e uma só alma, termos nossa identidade novamente. Não percam a oportunidade, liguem, eles são gentis, educadíssimos, e informam tudo com toda boa vontade. Vamos ligar, vamos ser cidadãos, viva a democracia, viva a cidadania.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 14/02/2014 ADI 4876 em andamento no STF. Fiquem de olho!!!!

      Excluir
    2. A QUALQUER MOMENTO.

      Navegue:
      http://www.stf.jus.br

      Excluir
    3. "Essa lei precisa mesmo acabar para enfim voltarmos a ser um só corpo e uma só alma, termos nossa identidade novamente."

      Conta outra!!

      Excluir
  57. Alguém sabe o número da resolução que permite a entrada do aluno na escola quando melhor lhe aprouver?
    É difícil educar sem regras e todo mundo ajuda a derrocada do aluno: os pais ligam para a escola mentindo em prol do filho,o governo é permissivo demais, juízes e conselho tutelar só pensam em enfiar bandido dentro da escola...
    Que vida difícil a nossa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa resolução não é maior que a CONSTITUIÇÃO FEDERAL que torna a Educação obrigatória e gratuita para que não se tenha desculpa e que agora vai de 4 anos até 14 e que deverá ser estendida a faixa etária máxima... Se o responsável pelo menor deixá-lo fora da Escola pode até ser preso.

      Excluir
  58. http://www.stf.jus.br/portal/push/exibirFaleConosco.asp

    ResponderExcluir
  59. QUE CAIA A LEI 100 VERGONHA,100 NOÇÃO!SERVIÇO PÚBLICO SÓ ATRAVÉS DE CONCURSO.ALIÁS,"RALEI" PARA OCUPAR MINHA VAGA! E AÍ???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que sei, ainda vai ralar muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito...

      Excluir
    2. Vou ralar menos que o tempo que você perdeu ao ficar na lei sem do psdbosta, pois o STF vai detonar seu tempo de corrupção...

      Excluir
  60. O processo continua tramitando;
    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp

    ADI 4876 - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE (Eletrônico)
    [Ver peças eletrônicas]
    Origem: DF - DISTRITO FEDERAL
    Relator: MIN. DIAS TOFFOLI
    REQTE.(S) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
    PROC.(A/S)(ES) PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA
    INTDO.(A/S) GOVERNADOR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    ADV.(A/S) ADVOGADO-GERAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    INTDO.(A/S) ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
    ADV.(A/S) SEM REPRESENTAÇÃO NOS AUTOS
    Andamentos
    DJ/DJe
    Jurisprudência
    Deslocamentos
    Detalhes
    Petições
    Petição Inicial
    Recursos
    Data Andamento Órgão Julgador Observação Documento
    14/02/2014 Pauta publicada no DJE - Plenário PAUTA Nº 2/2014. DJE nº 31, divulgado em 13/02/2014

    10/02/2014 Inclua-se em pauta - minuta extraída Pleno em 10/02/2014 13:59:16

    ResponderExcluir
  61. Está falando que a pauta está publicada no plenário mas não encontrei a data do julgamento.

    ResponderExcluir
  62. Será que o gato comeu esta tabela? Até hoje NADA!

    Salário dos professores mineiros
    Carga Horária: 24 (Horas Semanais)
    Nível Grau Símbolo Vencimento
    I A PEBD1 R$ 1.455,30
    I A PEBR1 R$ 1.175,16
    I A PEBS1 R$ 1.382,54
    I A PEB1 R$ 1.455,30
    I A PEB1R R$ 1.237,01
    I B PEB1 R$ 1.491,68
    I C PEB1 R$ 1.528,98
    I D PEB1 R$ 1.567,21
    I E PEB1 R$ 1.606,37
    I F PEB1 R$ 1.646,54
    I G PEB1 R$ 1.687,71
    I H PEB1 R$ 1.729,90
    I I PEB1 R$ 1.773,14
    I J PEB1 R$ 1.817,48
    I L PEB1 R$ 1.862,91
    I M PEB1 R$ 1.909,48
    I N PEB1 R$ 1.957,21
    I O PEB1 R$ 2.006,14
    I P PEB1 R$ 2.056,31

    Tabela vigente a partir de 01/10/2013

    Se eu ganhasse o que está escrito aí, já tinha comprado um calhambeque.KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  63. A ADI está só movimentado esse dias.

    14/02/2014 Devolução de mandado (Em 14/02/2014)Do MPF, NA Pessoa do PGR Ref Á Pauta n° 2/2014 DJE 13/02/2014

    14/02/2014 Pauta publicada no DJE - Plenário PAUTA Nº 2/2014. DJE nº 31, divulgado em 13/02/2014

    10/02/2014 Inclua-se em pauta - minuta extraída Pleno em 10/02/2014 13:59:16

    ResponderExcluir
  64. A César o que a ele pertence

    Penso que os efetivados não deveriam ficar tão preocupados pois não ficarão sem trabalho.O que acontecerá é apenas e tão somente a volta ao status de designado com vínculo e a correção de uma aberração inaceitável que é dar precedência em qualquer âmbito a servidor que não prestou concurso.Essa tem sido a tônica da insatisfação dos efetivos com os quais converso sobre o tema.Eu, além de questionar essa precedência , usada como vingança contra os professores em greve pelo governador e seus lambe botas, tenho profundo desconforto em relação a lc100 pelo simples fato de ser ilegal e ferir a Constituição.Eu pauto minha vida e passei isso para meus filhos, pela obediência às leis e não tenho nenhuma condescendência com qualquer ilegalidade.No dia da votação desta lei indecente fretaram um ônibus para levar os candidatos à mamata para a almg e todos tinham consciência que era ilegal.Tem gente aqui dizendo que amanheceu LC 100 mas ninguém é infantil para acreditar nisso.Ademais, fossem bem intencionados, fizessem o concurso como o fez minha colega que passou em primeiro lugar em química, e deu uma banana para essa lei inescrupulosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidade Inadministrável14 de fevereiro de 2014 às 22:51

      Nada disso amada, haverá um CONCURSO. Apenas e tão somente os habilitados nas áreas irão concorrer. Onde pelos princípios constitucionais da legalidade, da moralidade e da isonomia, ficarão apenas os melhores que forem APROVADOS. Acabou esse negócio de pessoas do projeto veredas pagar de curso superior, aliás, por falar nesse assunto existe também a ADI 2501 arguindo os diplomas doados pelo aécin no STF também pois só o MEC tem autonomia para conferir diplomas em nível superior.

      Excluir
  65. Novidade sobre a lei 100 hoje. Alguém sabe explica o que significa o que esta escritor?

    ResponderExcluir
  66. Vamos derrotar politicamente este desgoverno que destruiu nosso estado. Vamos dar o troco agora que temos a oportunidade. Devemos desde já engajarmos nesta campanha. Estou fazendo minha parte. Depois não adianta chorar. Somos milhares e podemos fazer um estrago dantesco na campanha do pimenta da veiga. VAMOS LÁ GENTE!!!!

    ResponderExcluir
  67. A respeito da Progressão prometida para o mês passado, liguem para: Anali 32731126. APPMG. Liguei ela me explicou que tem que esperar publicar,que dentro de uns 5 meses serão publicadas varias progressões. Que o tempo designado não conta para mudança de letra, nem tempo averbado. Só é contado a partir da data da efetivação. Não entendi nada muito bem. Ela veio com um papo defendendo o subsídio,eu acabei dizendo a ela que a única esperança que temos é deste povo deste governo sumir no próximo ano e entrar novo governo. Por favor,alguém liga por favor e nos explique melhor,pois não entendi bem. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prefiro comer capim a ligar pra appowwwMJeca! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Também você foi procurar informações com o povo da APPMG, kkk. É claro que vão encher a bola do governador. Quem quer informações que procure uma SRE ou diretamente na SEE. É claro que não iríamos receber o posicionamento correto agora tem que publicar no diário oficial e com certeza ele vai deixar para mais próximo das eleições.... Isso se for pagar né....

      Excluir
    3. Anônimo das 19:44, me afastei para aposentar em 2009 e três anos após a aposentadoria foi publicada. No meu posicionamento consta só 17 anos e alguns meses.Me informaram na época que o tempo de contratado não é contado.Neste governo tudo acontece.Se eu aposentei,é sinal que já tinha no mínimo 25 anos de serviço. Já entrei na justiça para reaver este tempo que me foi subtráido. Tenho dobra de turno, beirando 5 anos, 6 quinquênios, 9 biênios e trintenário e não recebo nem 2500,00.Se o trintenário é pago,é sinal que temos todo o tempo.O advogado me informou se veio descontando a previdência no tempo de designado, então terei direito .
      Espero que o processo não seja engavetado como ouço falar por aí.

      Excluir
  68. http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp

    ResponderExcluir
  69. EIS A REAL TRAMITAÇÃO:

    http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4332889

    Está chegando a hora!

    ResponderExcluir
  70. CIDADANIA.........

    E aí galera vamos exercer nossa cidadania, ainda mais neste ano de eleições, liguem lá pro Dias Toffoli: Foi respondido pelo gabinete do Toffoli, na sexta feira(31)que estão aguardando a volta dos ministros para colocar o julgamento da LC 100 na pauta, o telefone do Ministro é 61 32173000, quem estiver interessado no desfecho do processo deve ligar neste número e assim ficar sabendo, é também uma forma de pressionar para que tudo se resolva mais rápido. Quem tiver duvidando se a lei 100 vai ou não vai ser julgada basta ligar no número acima. Aí sim estarão buscando a informação diretamente na fonte. Eu mesmo, na condição de cidadão que sou, liguei, e de forma muito cordial, ética, educada e humana me atenderam e me informaram que a lei será mesmo julgada o mais rápido possível e que estão ou estavam esperando a volta de todos os ministros. É bom mesmo várias pessoas ligarem e pressionarem, além de continuarmos mandando emails, como aliás já mandamos milhares, mas continuar mandando tanto os emails como os telefonemas. É exatamente agora que temos que fazer mais pressão, ou seja,nas vésperas do julgamento da lei. Vamos ser cidadãos e aproveitar o momento oportuno que estamos tendo. Derrubamos a lei e o governo ao mesmo tempo já que este ano tem política e assim tiramos 98.000 votos do PSDB. Vamos aproveitar.....

    ResponderExcluir
  71. LC 100/2007 A PAUTA JÁ FOI PUBLICADA NO DIÁRIO DE JUSTIÇA ELETRÔNICO...

    14/02/2014 Juntada do mandado de intimação devidamente cumprido - MPF MPF/PGR - Referente à Pauta n. 2/2014 - Plenáio.

    14/02/2014 Devolução de mandado (Em 14/02/2014)Do MPF, NA Pessoa do PGR Ref Á Pauta n° 2/2014 DJE 13/02/2014

    14/02/2014 Pauta publicada no DJE - Plenário PAUTA Nº 2/2014. DJE nº 31, divulgado em 13/02/2014

    Quem conseguir essa pauta lá no DJE de 13/02/2014 poderia publicar aqui no blog pra gente. Neste momento de incertezas quanto a lei 100 o blog do Euler é uma fonte legal pra todos nós. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incertezas? Nunca existiu lei 100. Foi assim com Rio Grande do Sul, cem mil funcionários, Brasília cem mil funcionários, Acre cem mil funcionários, São Paulo 200 mil funcionários. Por que seria diferente com MINAS? O psdbosta queria se manter no poder para o resto dos séculos quando criou essa monstruosidade jurídica.

      Excluir
  72. A escola tá um caos . Professores em ajuste funcional ( câncer ) ter que assumir biblioteca ou substituir afastamentos. Desumano . Este homem tem que pagar. Nosso troco é nas urnas . Somos formadores de opinião. Minha campanha já começou . Fora Aécio e Anastasia. Por mais saúde e educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um é aético.
      o outro, seu nome tem todas as letra de +++satanás+++

      O que esperar?

      Excluir
  73. Acho que em Minas não vai ter modulação olha a fala do presidente
    No mesmo sentido, o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa, reafirmou seu voto contra a modulação. Ele disse que só admite a modulação em caso “relevantíssimo, jamais para banalizar” situações inconstitucionais.

    ResponderExcluir
  74. A maioria das escolas da zona rural pertencente a 17ª de Januária com turmas dos anos iniciais estão multisseriadas, gostaria de saber se isto está acontecendo em outras cidades e se o estado conseguiu derrubar a liminar da Sindute proibindo a organização de turmas mutisseriadas em MG. Em 2013 as turmas ficaram todas separadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente! O governo conseguiu derrubar, foi publicado no MG desta semana Na parte de NOTICIÁRIO.

      Excluir
    2. Será que o sindute já está ciente disso e já está tomando providências jurídicas pra reverter esse descaso? Vamos cobrar do sindute isso lá e tem que ser pra ontem.

      Excluir
  75. Lei 100 prestes a ser julgada e nada de uma nota do SINDIUT MG. Será que gato comeu a língua ou melhor o teclado!

    ResponderExcluir
  76. Mais uma eleição se aproxima e mais uma vez o sindute vai nos colocar numa roubada. Sabe por que? Porque o sindicato já está fazendo campanha para Fernando Pimentel do PT. Um sindicato deve ter identidade e personalidade próprias e nunca se ligar ou pender para partido político algum. A única bandeira do sindute deveria ser "educação de qualidade para a população e valorização do profissional da educação" e pronto, nada mais, independente do partido e do político que vencer as eleições. Se o PT ganhar, tudo bem, vamos ficar bem (ou quem sabe continuar mal) e se o PSDB ganhar, vamos continuar sendo perseguidos por mais quatro anos. Já pensou se o sindicato não tivesse feito campanha contra Aécio e Anastasia? Talvez (repito, talvez) não teríamos nos últimos anos somado tantas perdas históricas como nunca tivemos em outros governos. O sindute deve aprender com o MPL, que nas manifestações do ano passado até rasgaram bandeiras de partidos. Eles estão de parabéns já que possuem identidade e personalidade próprias. Eles não querem nem saber quem e qual partido vai governar, o que eles querem é transporte público de qualidade e de graça para todos e pronto. Parabéns pra eles, assim têm grandes chances de conseguirem um dia esse benefício para todos nós sem, contudo, serem perseguidos por nenhum político ou partido. É bem provável que Pimenta da Veiga seja eleito governador de Minas já que o PSDB tem a máquina administrativa em suas mãos e assim terá mais dinheiro para fazer mais propaganda e aparecer em todos os cantões de Minas, já o PT que quase sempre se interessa apenas com a união e perde feio nos estados. Eles esquecem que os estados acabam dando força para seus inimigos, para um dia, tirá-los da presidência da república. O mal deve se cortar pela raiz, tirar governos estaduais das mãos do PSDB é garantir a união sempre nas mãos do PT. Então, se Pimenta da Veiga ganhar, vamos continuar sendo caçados com se fossemos ratos e a divisão na categoria vai continuar. A culpa é sua sindute e ainda é tempo de largar política partidária de lado e fazer política apenas em prol da educação!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, quem em Minas não é PT está ajudando o PSDB...Se o PSDB ganhar de nova vai ficar pior do que tá!

      Excluir
    2. Diante da situação de abandono e da parcialidade de nossa injustiça, defendo o posicionamento político do sindutemg sim. Este desgoverno destruiu nossa carreira e nosso sistema educacional. É isto mesmo sindicato: Pimentel nosso novo governador.

      Excluir
    3. O SindUTE nasceu quando LULA lutava no sindicato dos metalúrgicos, somos co irmãos de todos os sindicatos e nunca podemos nos distanciar um do outro porque senão a direita nervosa nos derruba. Somos sindicato, somos trabalhadores, somos LULA, somos PT*. Eu sou uma das primeiras sindicalizadas da Educação de MG. Nunca deixe LULA sozinho lutando pelo BRASIL, SindUTE-MG. Vamos com PIMENTEL pois a direita FALIU MINAS GERAIS. Prefiro ser perseguida que me entregar nas mãos da direita de merda do psdBOSTA.

      Excluir
    4. Mas e se Pimentel não ganhar? Seremos perseguidos mais 4 ou quem sabe 8 anos. A estrutura do sindicato não deve ser usada para fins políticos e sim para sua verdadeira função que é a defesa da educação de qualidade e valorização dos profissionais do ensino. Eu, particularmente, torço demais para que Pimentel vença, mas lutar contra quem está com a máquina administrativa nas mãos é super complicado. Estão dando cargos públicos pra todo mundo no governo, principalmente seus cabos eleitorais e ainda têm ajuda de empresários como sempre tiveram. O povo mineiro parece que foi enfeitiçado por Aécio, em quem ele manda votar todo mundo vai lá e vota, é incrível e assim foi com Lacerda em BH. O PT tem que aprender a fazer política e se associar com empresários também e colocar em todos, repito, em todos os municípios mineiros um carro falando pelas ruas com a voz de Lula apoiando Fernando Pimentel ao governo de Minas. Aí sim pode ser que Fernando Pimentel possa ser eleito governador já que Lula tem influência imensa no eleitorado. Assim foi em minha cidade e o candidato do PT ganhou as eleições em cima da hora com carros de som onde Lula apoiava o candidato do PT. Se eles vão ter Aécio mandando votar em Pimenta da Veiga nós teremos Lula mandando votar em Fernando Pimentel. Aí vamos ver qual vai ser a maior influência sobre o eleitorado mineiro. E é claro que nós, professores, que estamos espalhados por todo o estado devemos fazer nossa parte e fazê-la bem feito. O fato de estarmos espalhados por todo o estado já é super interessante pois podemos influenciar eleitores em toda Minas Gerais.

      Excluir
  77. Sou efetivado e torço sinceramente para que a lei 100 seja derrubada. Tenho visto nas últimas greves muitos e muitos efetivos,não participarem das mesmas.Meus pais eram professores,e,só eu sei o que eles passaram par a criar suas famílias.Portanto,senhores efetivos,lutem por seus direitos,e sejam muito felizes.Lembem-se que o maior inimigo dos educadores,é o governo!

    ResponderExcluir
  78. CIDADANIA

    E aí galera vamos exercer nossa cidadania, ainda mais neste ano de eleições, liguem lá pro Dias Toffoli: Foi respondido pelo gabinete do Toffoli, na sexta feira(31)que estão aguardando a volta dos ministros para colocar o julgamento da LC 100 na pauta, o telefone do Ministro é 0xx (61) 3217-3000, quem estiver interessado no desfecho do processo deve ligar neste número e assim ficar sabendo, é também uma forma de pressionar para que tudo se resolva mais rápido.

    ResponderExcluir
  79. " A César... Tem gente aqui dizendo que amanheceu LC 100" É verdade sim. Um dia fatídico acordei e minha carreira (pela qual havia optado) tinha virado pó... Estava fadada a um subsídio.

    ResponderExcluir
  80. Tenho duas décadas de educação e nunca vi tamanho caos no início do ano letivo. Diretor e supervisor se virando em sala de aula para suprir a falta de organização e planejamento do estado na implantação de um projeto que começará talvez no final do mês --O REINVENTANDO , que na verdade está sendo inventado agora, duas semanas depois que o ano letivo começou. Veja: Alunos do Reinventando o Ensino Médio que utilizam o transporte escolar rural terão atividades não presenciais no período do sexto horário
    13 de Fevereiro de 2014 Site da SEE MG
    A secretaria perdeu o rumo, já imaginou dar aula de matemática, geografia, história e português para a metade da sala e a outra metade ir fazer atividade em casa? A realidade do interior é esta. E o ENEM como fica? E verba para fazer xerox de atividades não presenciais, quem vai bancar? E fazem propagandas de avanços na educação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Diretor da escola onde trabalho, dispensou os alunos mais cedo todos os dias até acontecer contratações. Inspetores ligaram dizendo que não podia, pais ligaram pedindo explicações... E ele foi contundente com as superintendentes e com os pais: "Posso dispensar, sim, estou dispensando porque não tenho professores para trabalhar. Vocês estão pensando que escola é depósito de crianças?" Ah se todos os diretores fossem como este, mostrassem quem é o nosso governante!!!

      Excluir
    2. Aqui em BH, os alunos do ensino médio na escola do meu filho, também estão saindo cedo.Na semana passada tiveram no máximo 3 aulas por dia, sendo 2 antes do recreio e outra no quinto e ou... Os alunos ficam na sala olhando pro tempo sem nada a fazer e aí a criatividade vem à tona.

      Excluir

  81. KKKKKKKKKKKK O TIRO SAIU PELA CULATRA!
    A MARCHINHA do PÓ, AH, É, SIM! agora é oficial, ganhou até concurso!


    criatividade
    Baile do Pó Royal é eleita a melhor marchinha no Concurso Mestre Jonas
    Concurso contou também com seleção da melhor fantasia de Carnaval; todos os vencedores irão se apresentar na Banda Mole, o pré-Carnaval de Belo Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê o link, monaaaaaaaaaaa? Quero vê...

      Excluir
  82. Olá professor. Admiro muito sua coragem, bem como a qualidade de suas postagens. Estou aqui p/ que junto com você consigamos desmascarar este governo que nada faz por nós. Fui informada de fonte segura da administração da Secretaria Estadual de Educação, que o governo suspendeu as férias prêmio tanto desejadas pelos educadores. É um direito adquirido porém não respeitado, pois todo ano inventam alguma coisa para não nos conceder. Questionei então do por que não fomos ainda comunicados. A resposta foi que o assunto não era p/ sair da parte administrativa , pois geraria um mal estar por parte de todos os servidores contemplados. O que me assusta é como eles conseguirão guardar este "segredo". É direito sabermos e demonstrarmos nossa indignação. Não é de responsabilidade minha pagar por dívidas do Estado. Cabe a administração se organizar para que isso não ocorra. Já que estamos em ano político, não estou disposta a pagar por nenhuma campanha. Não me paga um salário digno, não me respeita enquanto servidora e ainda quer se justificar usando de um direito meu. Chega. Estou profundamente indignada e conto com seu apoio para fazermos uma corrente contra essa usurpação do direito alheio. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque as escolas deixaram de mandar dos efetivos que tinham real direito para mandar dos efetivados que legalmente direito algum possui. Tomou psdbsta, aécin e tia naná.

      Excluir
    2. Caro anônimo,
      que tal fazermos como uma servidora da SRE de Uberlândia? Entrou com mandado de segurança e teve seu afastamento de férias prêmio publicado. Está no MG de 06/02/2014, SRE UBERLÂNDIA. É o que vou fazer agora. Seria bom que todos fizessem o mesmo. Vamos lá!

      Excluir
  83. Senhor (a) Diretor (a),

    Nos termos da Lei nº 21.058/2013, publicada no dia 27/12/2013, foram reajustados em 5% os valores das tabelas de subsídio das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica, a partir de 1º/10/2013. No dia 22/01/2014, em folha extra, foi efetuado o pagamento retroativo referente aos meses de outubro a dezembro de 2013, incluindo também a diferença do 13º salário. O art.4º da citada Lei alterou o art. 19 da Lei nº 19.837/2011 e acrescentou os artigos 19-A e19-B. O art. 19-B dispõe que, para os servidores em atividade das carreiras do Grupo de Atividades de Educação Básica, que comprovarem 2 (dois) anos de efetivo exercício a partir de 1º/01/2012 e que possuírem duas avaliações individuais de desempenho satisfatórias nos anos de 2012 e 2013, haverá antecipação para 2014 da progressão na carreira prevista anteriormente para 2016. Para publicar a Resolução SEE, concedendo a progressão a todos os servidores que preencherem os requisitos necessários para o beneficio, necessitamos de um trabalho em conjunto com as Superintendências Regionais de Ensino e as Escolas Estaduais. É fundamental o empenho de todos para que, até o dia 28.02.2014, as notas de Avaliação de Desempenho estejam lançadas no SISAD, e que todos os Informativos de Alteração (I.A), que envolvam a evolução na carreira do servidor estejam inseridos no SISAP. Tão logo os Sistemas estejam atualizados, será realizada automaticamente a Progressão na carreira do servidor, com vigência e efeitos financeiros a partir da data em que o servidor implementar os requisitos necessários, dependendo da sua situação funcional. Ou seja, haverá efeito retroativo a 01/01/2014, quando for esta a data em que o servidor complete os requisitos, ou a partir de 01/01/2014, no dia em que o servidor completar esses requisitos. Solicito a divulgação desta mensagem aos servidores das escolas e SRE.

    Atenciosamente,

    Ana Lúcia Almeida Gazzola Secretária de Estado de Educação de Minas Gera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse monstro não tem vergonha! Quero que esse rascunho do satanás vá para os quintos dos infernos e que lá seja trancado juntamente com os maiores monstros que a humanidade já viu e que de lá esse monstro não saia jamais. Essa coisa aí é uma mistura de adolf hitler, bandido da luz vermelha, joaquim silvério dos reis e tudo que de mais lixo passou na Terra. Vá de retro, gazzola monstruosa satana, e leve junto com você anastasia, aécio neves, andréia neves e toda a sua orla de maus espíritos que apossou de MG.

      Excluir
    2. Eu tenho progressão pra receber lá de 2010 quando ainda era carreira de vencimento básico e até hoje não acertaram e já estão querendo receber a de 2016? kkkkk Só vendo mesmo viu. Agora, se depois que autorizar a progressão que está sendo falada pela secretária será que as progressões antigas também serão acertadas?

      Excluir
    3. Eu também quero o mesmo de vc. Parabéns pelas sua belas palavras. Vamos para cima deles com PIMENTEL!

      Excluir
  84. Depois dos comentários feitos durante o lançamento de Pimentel ao governo do estado, passei a ter mais esperanças de reaver minha carreira na educação. Foi dito sobre a não aplicação dos 12% na saúde e o não pagamento do piso salarial aos professores. O desgoverno do psdb/bosta vai tentar amenizar nossa situação de miserabilidade agora próximo às eleições, mas não vamos cair nesta. Pelo que li na matéria, as coisas vão melhorar desde que façamos nossa parte. Eu quero de volta direitos adquiridos como biênios e quinquênios, pós e especialização. Não quero mais receber subsídio. EU QUERO DE VOLTA A DIGNIDADE CONFISCADA PELO DESGOVERNO, QUE DESTRUIU MINHA CARREIRA! NÃO ESTUDEI E PRESTEI CONCURSO PARA VIVER DE EMPRÉSTIMOS, POIS O QUE GANHO, HOJE, NÃO GARANTE A SOBREVIVÊNCIA DE MINHA FAMÍLIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em época de campanha todo mundo fala muita coisa boa, até Aécio e Anastasia falam coisa boa, mas é só quando são eleitos que conhecemos de verdade em quem votamos. Mas é claro que temos que votar em Pimentel de qualquer jeito.

      Excluir
  85. TRECHO DE UMA ENTREVISTA FEITA QUANDO PIMENTEL E LULA ESTIVERAM EM MINAS SEXTA FEIRA.

    Outra dificuldade do PT será compor aliança que agregue tempo de televisão. A chapa do PSDB, encabeçada por Pimenta da Veiga, deve contar com apoio de 22 partidos, segundo projeção da direção. Desse grupo, faz parte o PSD, que nas eleições passadas saiu dividido.

    Por enquanto nenhum partido falou abertamente sobre apoio ao PT.

    É difícil tirar o PSDB do governo. Só se Lula agir bastante e apoiar de verdade mesmo e colocar carros com ele falando do seu apoio à Pimentel. Caso contrário, lutar contra quem tem a máquina administrativa nas mãos é muito difícil. Nós professores temos que fazer nossa parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei ...
      Isto só será possível, se nós , professores, deixarmos acontecer. Um raio ñ cai duas vezes no mesmo lugar. Mesmo sabendo que td irá acontecer de novo, não vamos dar o gostinho a eles não. Vamos lutar e usar as redes sociais para derrubar este governo. Vamos e estamos preparados p/ isto.
      Eles só ganharão, se deixarmos. E olha, eles já estão sem chão com toda esta sujeira que eles aprontaram .
      Fé em Deus, PSDB nunca mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
  86. CIDADE INADMINISTRÁVEL

    Clima de carnaval já tomou conta na cidade inadminstrável.
    Mocreia never pede discrição da mídia em relação aos manos
    e doa convites aos CORRELADOS com os dizeres
    vai ter muito talcu no salão.
    Com esse calor...
    A parte mais laite dos capetas preferem ficar em casa,
    um retorno as origens nestes dias faz bem.
    as portas do inferno estão escancaradas para todos.
    dú azedo puxa a fila e diz que virão muitos atrás dele;
    ana lúcifer diz que está precisando queimar gorduras;
    renatinha barata tonta, vai com a tchurma;
    +++satanás+++ ia e diz que é o melhor lugar;
    e o outro –mor diz: ah si é! ah si é!
    Prá completar DAQUILO CASTRADO vai junto e comenta que
    pimenta nu dos outros é refresco.
    vamos nessa!

    O porteiro da cidade inadmiinistrável falou:
    - Façam boa viagem..
    que vocês cheguem ao seus destino,
    ... e fiquem por lá.

    ResponderExcluir
  87. a melhor notícia deste final de semana foi a classificação da marchinha do pó royal como vencedora no carnaval de BH.Toma satanás!filho das trevas!a justiça está chegando,cala agora a voz do povo como fez com o Novo Jornal.Estou adorando o refrão..vc sabe,eu tb sei de cor/Ah, é sim /Ah, é sim

    ResponderExcluir
  88. Gente,vamos pro twitter, pro face.Derrubar este governo é o nosso dever de casa de agora pra frente.Conversem com os pais e alunos sobre esse engodo que é o reinventando o ensino médio.Está em nossas mãos desmascarar este governo.Agora quem tem as rédeas somos nós, os de baixo.

    ResponderExcluir
  89. Ah! A lei 100 existe sim!!! Porque tem efetivos excedentes enquanto efetivados ocupam os cargos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles entraram com mandado de segurança questionando o direito? Claro que não. kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Falaram que iam pegar a minha função para uma tal de estabilizada lá na minha escola da metropolitana c mas como eu disse que eu entraria na justiça o assunto morreu rápido e estou até hoje, esse fato ocorreu desde quando a gorgonzzolla disse que os efetivados tinham os mesmos direitos... kkkkkkkkkk Tem tanto que nem férias premio eles gozam...

      Excluir
    3. Eu mesma, sou um exemplo.

      Excluir
  90. Mais uma da Gazolla:
    Pacto do Ensino Médio está suspenso em Minas, até segunda ordem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o reinventando? Porque até agora não iniciou as matérias de empregabilidade.
      Outra coisa fiquei sabendo que nossas ferias premio foram canceladas, porque liberaram para os efetivados e foram notificados que eles não poderiam tirar ferias premio enquanto o processo não for julgado, para não alarmar o pessoal resolveram cancelar de todo mundo. Porem alguns funcionários efetivados já havia tirado ferias o ano passado e fiquei sabendo que será mais um problema para o governo.

      Excluir
    2. Caro(a) colega,onde você leu que o Pacto do Ensino Médio está suspenso?Obrigada.

      Excluir
    3. O diretor da minha escola disse que recebeu email da SRE suspendendo temporariamente o Pacto

      Excluir
  91. Esta é uma história fictícia ,qualquer semelhança com personagens, acontecimentos ...é pura coincidência...!rsrsrs ."Deixaram o pó royal cair no chão,em pleno baile de carnaval..achei que ia rolar confusão...mas a turma achou legal...o pó chegou voando no salão...q farra sensacional...deu notícia na televisão...virou baile do pó royal...o pó rela no pé...o pé rela no pó...o pó rela no pé...o pé rela no pó...esse pó é de quem tô pensando?ah,é sim,ah,é sim...vc sabe , eu tb sei de cor...ah. é sim,ah, é sim...não espalha q vai ser melhor..."mto bom essa marchinha sair nesse momento,embora podemos esperar que essa turma do capeta pode arrumar um jeito de impedir o desfile do dia 22 na Afonso Pena.

    ResponderExcluir
  92. Euler, meu companheiro de tantas palavras, textos, lutas, ainda que não o conheça de perto, somente pelo seu blog, fico cada vez mais acreditando que Minas Gerais vai mudar e mais depressa que possamos imaginar. Seu texto está objetivamente maravilhoso, com tudo que temos direito de pensar, falar e escrever. Mais uma vez reafirmo que nós não somos os debaixo, somos sim os de cima. Somos aqueles que fazemos o mundo girar e Minas seguir em frente. Os debaixo são aqueles que não tem a dignidade de reconhecer, ainda que saibam que tem que ser assim, que somos fortes, guerreiros,de corações valentes e que vamos continuar lutando por nossos direitos, por nossos lugares de destaques como pessoas de bom caráter, personalidades transparentes. Não somos os debaixo. Debaixo são os roedores, ratões da barriga branca, etc. Sao aqueles que aí estão fazendo de conta que administram, mas, que somente distribuem tarefas aos seus bobos da corte.Todo o seu texto está simplesmente enriquecedor. Aposentei, mas quem está em sala de aula poderá aproveitar e bem para trabalhar a dignidade humana. A marchinha do pó royal está excelente. a candidatura do PIMENTEL, magnifica. Minas está evoluindo e vai sair da mesmice com grandeza de espírito, como bem nós mineiros merecemos. De cara limpa, vamos vencer. Até a nossa vitória.

    ResponderExcluir
  93. Antes assim. Uma merda a menos empurrada goela abaixo pela coiso e suas coisinhas...

    ResponderExcluir
  94. KD O NOSSO PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE DE 2012 e 2013? O GOVERNO É SÓ EXIGIR E FAZER CAMPANHA MENTIROSA COM O NOME DA EDUCAÇÃO À QUAL NÓS SOMOS OS PROFISSIONAIS. QUERO O MEU PR~EMIO PARA PODER VIAJAR E RELAXAR LONGE DAS MINAS GERAIS, SEM SENTIR O CHEIRO DO PSDB.....

    ResponderExcluir
  95. Ainda é tempo do nosso querido sindicato largar mão de usar a estrutura sindical para fazer política e lutar apenas por causas relacionadas à educação. As escolas rurais estão tendo turmas fundidas e o sindicato não move uma palha. Mas se pender pro lado dos políticos do PT ahh, isso sim, e todo dia. Já era pro sindute estar acionando o departamento jurídico contra a derrubada da liminar que proibia a fusão de turmas nas escolas de zona rural que, por sinal, são muitas em Minas e colocar no seu site pelo menos uma prestação de contas aos associados. No blog da Beatriz então nem se fala, parece até que foi abandonado. Até a Renata Vilhena no seu blog nos dá mais atenção do que o nosso próprio sindicato, pelo menos a Renata responde tudo que se pergunta lá. O sindicato dever ter dinheiro para pelo menos pagar alguém pra responder nossas mensagens e questionamentos, vocês não acham? Estamos no "no mato sem cachorro", kkkk. Não adianta gente, Pimenta da Veiga vai ser eleito governador, eles têm a máquina administrativa nas mãos e muita gente pra fazer campanha pra eles. Empresários então nem se fala. Como ganhar desse povo com tanto poder político e financeiro? Vamos perder e por causa do nosso sindicato seremos perseguidos de novo. O sindicato tem que ser neutro. Até porque milhares de associados do sindicato são pessoas que são filiadas ao PSDB e até têm parentes que são políticos pelo PSDB. Então fica sem jeito o sindicato fazer campanha pró PT, a não ser que queira perder milhares de associados. Eu torço pro PT, e quero Fernando Pimentel no governo de Minas mas, infelizmente, eles vão conseguir eleger o candidato deles novamente e seremos perseguidos igual bicho no meio do mato mais 4 anos.....Sindicato é sindicato, partido político é partido político, é como disse lula lá para os ministros do STF:" quem quiser fazer política que se filie a um partido". Eu só quero que o sindicato reflita sobre suas ações nesta política que se aproxima, já que suas ações políticas dos últimos anos têm levado ao sofrimento milhares de professores(as) pais a mães de família em toda Minas Gerais. Eu não fiz e nem faço campanha nem contra e nem a favor de ninguém, mas no entanto estou sofrendo perseguição política e perdas irreparáveis em minha vida profissional porque o meu querido sindicato resolveu fazer campanha contra o PSDB há alguns anos atrás, ahhh isso é foda né.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blá ... blá ... Af!

      Excluir
    2. Quanta lorota.

      Mais uma vez, colocando os servidores contra o Sindute.

      Chega, né mané...

      Não é só o sindicato contra o seu partido, é a maioria dos servidores que

      não aguentam mais sermos sacrificados para beneficiar os empresários e

      #AécioNever.

      #Dilma2014 #PT #Lula

      Excluir
    3. Pare de fomentar que este desgoverno irá eleger seu sucessor. Você está dizendo que nem precisa ter eleições, que já estamos derrotados. Você é do psdb/bosta! Xô satanás.

      Excluir
  96. ATENÇÃO! SOBRE LEI 100 (da página Plantão Inspeção Escolar - facebook)

    Conforme a Sra. Secretária informou em reunião gerencial, o Parecer sobre a ADIn já está pronto, mas a SEE ainda desconhece seu teor.
    Sabe-se que os aposentados também serão atingidos.
    O governo está acompanhando o processo.
    Como não houve concurso para ASB, os mesmos deverão ser designados caso a LEI seja revogada. Para os PEBs serão considerados os concursos vigentes.
    O governo tem Plano B e vai cuidar de todos os envolvidos.

    Se o governo tem plano B, é porque já sabe que a Lei 100 vai cair! E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é ficar de olho.
      Chega de nós efetivos concursados sermos prejudicados por esta Lei 100/2007.

      EM TEMPO: Renego a Lei 100, e não os seus beneficiados.

      Obrigado, de nada!

      Excluir
  97. SABE DE UMA COISA, A NOSSA PROGRESSÃO NÃO SAIU PORQUE A SEE ESTÁ ESPERANDO O RESULTADO DO JULGAMENTO DA LEI 100(VERGONHA) DO ACRE QUE GERA JURISPRUDÊNCIA, PRA DEPOIS FAZER AS PROGRESSÕES PRA Ñ TER QUE FAZER O MESMO SERVIÇO DUAS VEZES E ATÉ FAZER O PESSOAL DA Lc100 TER QUE DEVOLVER
    ALGUM VALOR E CAUSAR AINDA MAIS REVOLTA. E DA-LHE "BAILE DO PÓ". A FANTASIA OFICIAL DO CARNAVAL ESTE ANO É SE VESTIR DE PÓ ROYAL. E TOME CARREIRA "AH É SIM !".

    ResponderExcluir
  98. DCM
    Me enviam um vídeo que resume o Brasil.

    Nele, sorridente, aparentemente orgulhoso, o ex-chefão da Globo, Boni, confessa um crime de lesa sociedade.

    Você pode vê-lo aqui.

    Boni conta que, no célebre debate entre Lula e Collor que definiria as eleições presidenciais de 1989, a Globo preparou Collor.

    Quer dizer: uma concessão pública achou que tinha o direito de se meter nas primeiras eleições diretas para presidente.

    A Globo, conta Boni, tirou a gravata de Collor para dar a ele um ar mais popular. Se pudesse, disse Boni, a Globo borrifaria caspa em Collor, a exemplo da tática clássica de Jânio Quadros para se identificar com a voz rouca das ruas.

    Mas havia coisa bem pior.

    Há muitos anos conheço a história das pastas de Collor. Ele se apresentou no debate com elas.

    O que nas redações se comentava é que fora um truque de Collor. Chegou a Lula a informação de que na pasta estavam denúncias contra ele.

    Lula ficou apavorado. Durante todo o debate, Collor fingia de tempos em tempos que ia abrir as pastas para apanhar coisas que comprometeriam Lula.

    As pastas tinham papel que não significavam nada, na realidade. Mas levaram Lula a ter um desempenho sofrível num debate vital.

    A revelação – confissão – de Boni é que quem armou o golpe das pastas foi a Globo, e não Collor.

    Mais uma vez: ele disse isso em tom triunfal. Não tinha noção, ou não parecia ter, da gravidade do que estava dizendo.

    O que se fez diante das palavras de Boni?

    Nada. A mídia não se mexeu. A justiça não se mexeu. O governo não se mexeu. Para que serve um Ministério da Comunicação?

    Este é o Brasil.

    A Globo goza de espantosa impunidade. Pode fazer tudo, que não acontece nada.

    Boni conta que o homem chave da Globo no crime foi o executivo Miguel Pires Gonçalves, filho de um general da ditadura. A Globo agora contrata filho de ministro do Supremo. Antes, contratava filho de general. Mudaram as circunstâncias, mas a Globo ficou igual.

    Joaquim Barbosa arrumou um emprego para o filho na Globo. Ayres Britto escreveu o prefácio de um livro de Merval sobre o Mensalão. Gilmar Mendes aparece em fotos ao lado de Merval.

    Lula, a vítima do crime eleitoral da Globo, foi ao enterro de Roberto Marinho, e produziu uma eulogia em que disse que o falecido era um brasileiro que viera “a serviço”.

    A serviço do quê?

    Não satisfeito em aplaudir Roberto Marinho, Lula decretou três dias de luto oficial. Ao fazer isso, Lula enxovalhou a memória de homens como Getúlio Vargas e João Goulart, vítimas das conspirações golpistas de Roberto Marinho.

    É possível que o episódio do debate tenha deixado Lula para sempre com um sentimento paralisante de medo em relação à Globo, para infortúnio da sociedade.

    A Carta aos Brasileiros, com a qual logo no início do mandato ele se comprometeu essencialmente a não fazer nada de muito diferente do que vinha sendo feito antes dele, foi arrancada a ele por João Roberto Marinho, filho de Roberto Marinho.

    Montaigne escreveu que seu maior medo era ter medo.

    A Globo pôs medo em Lula e no PT. E põe medo no Brasil.

    O medo foi o responsável pela chamada “mídia técnica”, pela qual a Globo recebeu de governos petistas 6 bilhões de reais em dez anos mesmo tendo sonegado escandalosamente impostos e mesmo produzindo um conteúdo destrutivo para todas as causas sociais. A manchete do Globo quando foi efetivado o 13.o, sob Jango, dizia que se tratava de uma “calamidade”.

    O medo da Globo impediu que se discutissem regras para a mídia, para evitar monopólios como a Globo.

    Se Kirchner tivesse medo do Clarín, não faria o que fez.

    Enquanto perdurar o medo da Globo, o país vai patinar no desenvolvimento social, porque a Globo é um obstáculo intransponível para a construção de uma sociedade justa.

    É irônico que um partido que dizia que a esperança tinha que vencer o medo tenha se tornado, ele mesmo, depois de chegar ao poder, tão medroso.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-confissao-de-boni-sobre-o-debate-entre-lula-e-collor/

    ResponderExcluir
  99. O relator deferiu o pedido de inconstitucionalidade da lei 100. Alguém pode me falar o que isso significa?
    Antônio Dias
    Barbacena

    ResponderExcluir
  100. Gente, o que quer dizer aquele "deferido" que está no processo da Lei 100 no site do STF?

    ResponderExcluir
  101. http://www.stf.jus.br/portal/processo/verProcessoAndamento.asp?incidente=4332889
    Movimentação de hoje, LEI 100:
    18/02/2014 Deferido MIN. DIAS TOFFOLI EM 11/02/2014.
    E AGORA?

    ResponderExcluir