domingo, 28 de fevereiro de 2010

Diário de bordo - Minas, Br, 28.02.2010 Dilma e o Chile

O domingo começou com duas notícias, entre outras: uma boa e outra ruim. A notícia boa é que a Dilma não para de crescer nas pesquisas e já está tecnicamente empatada com o Serra: de dezembro a fevereiro a diferença entre os dois caiu de 14 para 4 pontos percentuais. Dilma tem 28% das intenções de votos e Serra caiu de 37 para 32%, segundo o Datafolha. Em breve Dilma estará na ponta, pois ninguém em sã consciência quer o retorno da turma de FHC ao governo Federal. A não ser, é claro, aqueles que preenchem os requisitos que estão na coluna aí ao lado, no tópico "advertência".

Já a notícia ruim fica por conta do terremoto no Chile, que teria provocado destruição e mais de 300 mortes. O povo chileno, assim como a população do Haiti - que também foi vitimada por este desastre sísmico - merece toda a nossa solidariedade. Politicamente, uma parcela expressiva dos eleitores chilenos caminhou para trás, recentemente, ao eleger um candidato da direita por pequena margem de votos. Logo o Chile, que passou pela traumática experiência de uma ditadura imposta pelo fascista Pinochet e sua gangue, deveria ter aprendido um pouco com sua própria história. Mas, a par da opção política eleitoral de uma parcela da população, é preciso separar as coisas e neste momento reforçar a necessidade de apoio e solidariedade a toda a população chilena.

Na Internet há teorias segundo as quais os tremores de terra no Haiti e agora no Chile teriam sido provocados pelos EUA através de uma arma com este potencial. São as chamadas teorias conspirativas, que as pessoas vão criando para justificar o que não podem explicar, ou por não aceitarem a realidade. Há até quem diga que foi um castigo dos céus, pelo fato de ter, uma parcela da população, votado na direita. Bobagem, né gente. Trata-se de um desastre natural, pela posição geográfica chilena, que sempre sofreu com sisos, tremores de terra por se encontrar no círculo do fogo, onde as placas tectônicas estão em movimento contínuo de convergência
. A movimentação das placas ocorrida ontem dissipou energia equivalente a 27 mil bombas atômicas, de acordo George Sand França, chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).

As próprias construções no Chile são feitas para suportar um certo grau de tremor de terra, mas desta vez foi muito forte, ocasionando as destruições de que tomamos conhecimento. Que a natureza seja mais generosa, e que os governos e as pessoas e os grupos organizados possam prestar solidariedade aos chilenos e demais povos que necessitarem. E que, pelo amor de Deus, essa imprensa medíocre não use o argumento ridículo - como fizeram no caso do Haiti - criticando o governo Federal por enviar ajuda financeira e material para outros países, dizendo que tem muita gente no Brasil precisando de ajuda. Ora, tenham paciência, né? Os problemas no Brasil não serão resolvidos caso o governo deixe de enviar as ajudas internacionais, mas estas podem fazer a diferença na situação de emergência que vivem povos abalados por terremotos, como o Chile ou o Haiti.
Um abraço a todos e até amanhã.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Diário de bordo - 27.02.2010 - Sobre a mídia bandida

Há algum tempo que não compro jornais e revistas, especialmente aqueles impressos como Veja e Folha de S. Paulo, que estão claramente a serviço dos piores interesses: defendem o neoliberalismo demotucano, atacam os servidores públicos enquanto mamam nas tetas dos governos recebendo verbas milionárias e favores indefensáveis.

Cada semana há uma disputa entre os órgãos da mídia para ver quem consegue causar maior estrago aos movimentos sociais, ao governo Lula quando este se aproxima dos interesses populares e à candidatura de Dilma Rousseff. Embora eu não gaste os meus parcos recursos de um soldo miserável que recebo do governo de Minas, consigo, graças à Internet, ter acesso aos conteúdos dos órgãos citados e de outros.

Seria um prazer não ler esse lixo que espalham diariamente, mas, como a população é influenciada por este esgoto chamado de jornalismo, somos obrigados a ler, ouvir, ver a TV de vez em quando para combater. A revista Istoé desta semana, por exemplo, estampou a foto do ex-prefeito de BH, Pimentel, que será um dos coordenadores da campanha de Dilma, dizendo que ele foi operador do mensalão. Ocorre que, de acordo com o Ministério Público Federal, o ex-prefeito não foi acusado de participar do mensalão, cujo processo encontra-se no STF.

É bem verdade que se trata de um bundão, que entregou a prefeitura de BH de bandeja para o aliado de Aécio Neves. Mas, não consta que ele seja mensaleiro. Além disso, é estranho que a revista queira ressuscitar o mensalão de 2005 logo agora quando o principal aliado dos tucanos, o DEMO, está mergulhado na crise do Arruda-Panetone. O único governador do DEMO está na cadeia e o principal prefeito do partido, Kassab, teve o mandato "kassado" pela Justiça de 1ª Instância em SP. Consta em várias matérias da mídia golpista que Arruda estava cotado para ser vice de Serra, antes da descoberta da gatunagem do dinheiro público em Brasília, e agora eles nem tocam no assunto.

Há um vídeo na Internet que aparece o puxa-saco dos militares do tempo da ditadura, Alexandre Garcia, da Rede Globo, apresentando Arruda como provável vice de Serra. No vídeo Serra diz publicamente: "você vota num careca e leva dois". Tava na hora de completar a frase: leva os dois... pra cadeia. Já pensaram se fosse com algum aliado da Dilma? Recentemente, a revista Veja publicou enorme matéria apresentando Arruda como exemplo de gestão eficiente, que demitiu servidores contratados e economizou recursos para investimentos. KKKKKKK. Que eficiência! O tal choque de gestão dos neoliberais, que mira no (e arranca o dinheiro do) bolso dos servidores de baixa renda, como professores, para acertar os sacos de dinheiro nas cuecas e meias que são repassados aos políticos, empresários e outros elementos influentes do judiciário, legislativo e executivo.

Felizmente, a mentira não se sustenta eternamente e essa gente com sua mídia bandida vai sendo desmascarada. E que a população aprenda pelo menos com seus próprios erros, quando elege canalhas que depois retiram dinheiro da Educação, da Saúde pública, do saneamento básico, deixando-a carente de assistência adequada. O Brasil merece construir um horizonte diferente deste, cuja maior parte das riquezas está concentrada nas mãos de menos de 10% da população.
E se ver livre desta mídia de aluguel, que serve aos de cima, enquanto sacaneia os de baixo com informações manipuladas.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Diário de bordo, Minas Br, 26.02.2010

Noite bem dormida. O tempo melhorou um pouco. Até o número de pernilongos reduziu. Ou fui eu que não percebi? Pela manhã, ouço os comentários na Rádio Itatiaia. Destaco a participação do jornalista Eduardo Costa, que tem assumido postura independente, nos limites do possível no cenário mineiro. Ao comentar a prisão do maníaco que violentou e matou cinco mulheres, na região de Betim - MG, Eduardo Costa não poupou críticas ao governador, ao Tribunal de Justiça e à polícia. E ironizou ao final: "é assim que Minas avança", numa referência à propaganda oficial do Governo de Minas quando enaltece suas obras.

De fato, o caso mostrou o quanto a Polícia Civil está despreparada, com profissionais mal remunerados e sem equipamentos necessários; mostrou ainda o quanto a Justiça mineira é muito boa para construir palácios, fazer festas e conseguir aumentos salariais para eles, mas tem sido inoperante e omissa quando as questões não atingem aos de cima.

Claro que temos exceções, mas infelizmente, todos sabemos que a Justiça brasileira é uma das instituições mais fechadas e sujeitas às pressões de poderosos. Herdou os piores vícios da ditadura militar. Há juízes, desembargadores e ministros que se acham os próprios deuses. Coitados.

Minas é o estado que não paga o piso salarial dos professores do ensino médio, com a desculpa esfarrapada de que isso atingiria a Lei de responsabilidade fiscal. Uma lei criada na triste era FHC para que sobrasse mais dinheiro para obras faraônicas e pagamento de empreiteiras e juros bancários. Uma lei com a cara dos neoliberais, pois atinge especialmente aos servidores de baixa renda, como os professores, que recebem os menores salários e têm enorme responsabilidade na educação de milhões de pessoas. Mas, é assim que Minas avança, diz a propaganda.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Diário de bordo. Minas, Br, dia 25.02.2010

Noite mal dormida por causa do calor. Pela manhã, notícias da greve dos rodoviários na Grande BH. A mídia torce para apresentar normalidade. A Justiça age rapidamente quando é para defender os interesses dos de cima. Os rodoviários pedem redução da jornada para 6h de trabalho e reajuste de 37%. Os patrões só oferecem 4%. Tão de gozação, só pode ser. Só de entrar num banco qualquer da esquina paga-se mais do que isso. Por um dia, claro.

À tarde, após o almoço, ligo o rádio. Como a Itatiaia ainda está no esporte, vou para a CBN. Ô arrependimento. No ar, duas antas: Merval Pereira e Sardemberg, falando sobre a visita de Lula a Cuba. O prato predileto dessa mídia babaca é tentar queimar o governo Lula, apresentando-o como amigo de ditadores, incluindo, para eles, Hugo Chávez, o presidente que mais venceu eleições diretas na América do Sul. Êta midiazinha vagabunda, canalha, serviçal da direita e dos demotucanos neoliberais.

O governo Lula tem vários defeitos, entre eles a politica de transferência de renda para os banqueiros via juros altos, que herdou da era FHC; mas, na relação externa com os vizinhos Lula tem realizado política correta de solidariedade. Além disso, desenvolve políticas internas como Bolsa-Família e outros programas sociais que, se ainda estão longe do desejável pelo menos se diferenciam da era FHC, que doou estatais, perseguiu movimentos sociais e arrochou salários como nunca antes. Vade retro, satanás, com a turma demotucana! O tempo urge e preciso me arrumar para o serviço. Até mais.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Iniciando...

Este blog está em fase de teste. Alguns textos de minha autoria serão publicados, em breve. Outros, de autores diversos, serão oportunamente citados com os devidos links. Quando estiver funcionando a todo vapor, ou melhor, quando estiver funcionando razoavelmente vou tentar comentar os acontecimentos diários ou semanais ou mensais. Ou vocês pensam que só os comentaristas da Globo ou da Band ou de qualquer outra emissora a serviço do grande capital e do latifúndio é que podem comentar os fatos do cotidiano? Também nós, os de baixo - socialmente falando -, podemos e devemos falar, discutir, praguejar e ironizar os fatos que sucedem ao nosso redor. Quem por aqui passar, seja bem-vindo.