domingo, 4 de outubro de 2015

Uma mídia golpista, falso moralista, que não merece o respeito do povo brasileiro



Uma mídia golpista, falso moralista, que não merece o respeito do povo brasileiro


O senador Requião (PMDB-PR) fala sobre o escândalo do Banestado, talvez o maior de todos, que ocorreu durante o governo FHC (PSDB) e que foi abafado. Foram 124 bilhões de dólares de prejuízo para o Brasil - ou seja, o equivalente a quase 40 escândalos da Petrobras.

________

  A mídia brasileira criou uma horda de pessoas rancorosas, frustradas, infelizes, egoístas e intolerantes, que acordam ouvindo "Mau dia!" em forma de um "Bom dia" pronunciado mecânica e formalmente por pessoas azedas. Este é o país construído pelo monopólio de comunicações de poucas famílias, que se deram muito bem durante a ditadura militar, e que torcem para que nada dê certo para a maioria do nosso povo.
_______


A mídia brasileira já deu sobejas provas de sua vocação golpista, sempre contra os interesses do povo brasileiro. Não vale a pena citar o nome deste ou daquele jornal, desta ou daquela revista, ou canal de TV, ou rádio, já que existe praticamente um pensamento único. A mídia brasileira é ideologicamente de direita, falso moralista, intolerante com a diferença - ataca os negros, os homossexuais, os pobres; além disso, prega o combate seletivo à corrupção, blindando os amigos e atacando unicamente o PT, Lula, Dilma, MST e os bolivarianos da Venezuela, da Bolívia, do Equador. É a mesma narrativa todos os dias. Ouso dizer: a mídia brasileira é responsável também por tudo de ruim que o Brasil vive hoje.

As pessoas podem até discordar, dizer que não, que a mídia não tem culpa se há problemas na economia brasileira, ou na vida política. Mas, tem sim. E muita culpa. Boa parte da nossa população se desinforma através do noticiário e dos comentaristas dessa mídia corporativa e partidária, disfarçada de imparcial. Diariamente essa mídia provoca os piores instintos do nosso povo; prevê o abismo na economia; culpa sempre o governo federal - desde que o PT chegou ao poder - por todos os problemas da humanidade. Realiza um sensacionalismo barato através de programas policiais de baixa qualidade, sempre apelativo, universalizando recortes do cotidiano, sempre culpando os pobres que são as vítimas da desigualdade social existente no Brasil.

A mídia brasileira intoxica as mentes do nosso povo, com noticiário negativo. O Brasil é uma grande potência em vários sentidos, e não apenas econômico, tem um povo criativo e generoso, mas a mídia faz questão de focalizar apenas as coisas negativas, e com isso contribui para envenenar o ambiente em que vivemos. A ideia que muita gente tem do Brasil é a de que todos os políticos são ladrões e corruptos - menos os tucanos, claro, protegidos da mídia. A mídia presta um desserviço à democracia brasileira quando iguala por baixo, quando cria narrativas sem provas, apenas para atingir objetivos políticos, como faz agora contra a presidenta Dilma, ou contra Lula, que são, junto com Getúlio Vargas, os melhores presidentes da história do Brasil. Jango, se não tivesse sido sabotado do primeiro ao último dia de governo, até sua derrubada no golpe de 1964, talvez fosse o melhor de todos.

Todos os dias um batalhão de comentaristas muito bem pagos propagam coisas negativas contra o Brasil, contra o PT, contra Dilma, contra Lula e contra as políticas sociais. Cinicamente, combatem a corrupção ou o mau uso do dinheiro público de forma seletiva. Vou dar dois exemplos recentes para ilustrar o que estou dizendo. Há poucos dias o ex-governador Aécio Neves foi acusado de usar avião do governo de Minas para viajar para o Rio de Janeiro nos finais de semana. Foram mais de 120 viagens às custas do dinheiro público. Um dos poucos jornalistas independentes da mídia corporativa, Jânio de Freitas, chegou a calcular que o ex-governador de Minas, somados estes dias, teria passado mais de um ano fora de Minas nessas viagens.

Qual foi o destaque que a imprensa brasileira deu para esta denúncia? Nenhum. Não houve qualquer repercussão. Não vimos nenhuma matéria jornalística com repórteres entrevistando os envolvidos, provocando o MP ou a PF, mostrando imagens de aviões e o quanto em dólares isso teria custado aos bolsos do povo mineiro. Nada. Zero.

Agora imaginem se isso tivesse acontecido contra um governante do PT? Seria o fim do mundo, chamadas em capas de jornais e revistas o ano inteiro, repercussão nas TVs e rádios diariamente. Mais ou menos como aconteceu com os dois mensalões, o do PSDB aqui de Minas e o do PT, com os mesmos personagens, o mesmo banco, a mesma praça. A diferença é que o chamado mensalão do PT virou notícia da mídia durante vários anos diariamente, até que os personagens fossem julgados e presos. Já o mensalão do PSDB, anterior ao do PT, continua sem julgamento final, seus personagens estão livres e soltos. E a mídia nem toca neste assunto.

Mas, o maior descaramento mesmo está acontecendo agora, com o escândalo envolvendo o atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que era ou é ainda a esperança do golpe do impeachment contra Dilma no Congresso Nacional. Enquanto a Operação Lava Jato atingia somente aos petistas, a mídia dava total destaque, mobilizava repórteres, trazia imagens diariamente dos envolvidos, mesmo sem prova alguma contra eles, apenas com base em delações premiadas.

Agora que o governo da Suíça praticamente confirmou de forma documentada que o presidente da Câmara manteve contas não declaradas nos bancos suíços, e com valores semelhantes aos cinco milhões de dólares de propinas que os delatores apontaram, a mídia simplesmente blinda o personagem e finge que nada aconteceu. Imaginem se se tratasse de um deputado do PT que presidisse o parlamento? O mundo cairia na cabeça deste infeliz. A mídia exigiria a renúncia ou a cassação imediata dele, provocaria a justiça e o MP e a Polícia Federal para destruir a imagem do deputado. Colocaria dezenas de pessoas a bater panelas nas varandas gourmet, como faz contra a presidenta Dilma, sem que contra ela haja qualquer indício de corrupção.

Ao invés de dar destaque a este fato novo, bombástico, de um presidente da Câmara dos Deputados, terceiro homem na linha da sucessão presidencial, estar envolvido, segundo o MPF, dois delatores da Lava Jato e os documentos do governo suíço, em esquemas de propinas, a mídia prefere atacar a quem? Claro: o PT, Lula, Dilma, a Petrobras.

É esta a postura, a régua moral dessa mídia que detém 100% do monopólio das comunicações via rádio, TVs, jornais impressos e revistas. Não fosse a Internet, com os blogs e sites independentes, que pontuam diariamente o contraponto ao golpismo dessa mídia corporativa, a população brasileira praticamente estaria entregue à vontade de grupos empresariais que não estão nem aí para o povo brasileiro.

Quem ouve o noticiário de qualquer um desses veículos de comunicação ou de desinformação, tem a impressão de que o Brasil acabou, que vivemos uma guerra diária, a economia está afundando de forma irrecuperável, que tudo conspira contra o Brasil. Um horror. Quando a gente sai nas ruas o cenário é bem diferente. Existe violência, mas nem tanto quanto a noticiada. A maioria do nosso povo é generoso, quer o bem do próximo. Os supermercados continuam cheios, ainda que alguns preços tenham subido; o desemprego aumentou, mas ainda está longe de se comparar com realidades dramáticas como na Grécia, Portugal, Espanha, ou outros países. Isto sem falar que há políticas sociais, como o Bolsa Família, o seguro desemprego, entre outras formas de políticas compensatórias, que aliviam e muito a situação de desemprego. Não resolve, mas pelo menos garante o mínimo para a sobrevivência digna de milhões de pessoas.

Quando o Brasil estava bem, ou seja, com quase pleno emprego, aumentos reais nos salários e grande expansão do mercado interno, esta mídia torcia contra e todo dia desejava um "Mau dia!", em nome de um bom dia falso e canalha. Agora que a situação piorou um pouco, e grande parte por culpa desta mídia, os comentaristas despejam a culpa nos bons tempos de crescimento econômico, como se tivesse havido gastos exagerados. Ora, o que se investiu foi na construção civil, que gerou emprego; foi na desoneração de impostos que barateou o preço de produtos como geladeira, fogão, máquina de lavar roupa, etc. Isso gerou mais consumo, mais emprego, mais inclusão social. Mas, para esta mídia cínica e golpista, incluir os pobres é sinônimo de gasto exagerado. Pagar altíssimos juros aos bancos, para eles, é normal. Sonegar impostos, como acontece no Brasil principalmente por parte dos ricos, é super normal e para eles até justificável. Agora, criar um impostinho como a CPMF para ajudar a financiar a previdência, isso não pode, é um absurdo, segundo estes serviçais dos piores interesses.

A verdade é que essa gente está a serviço da Casa Grande, ou seja, dos ricos, incluindo os grupos estrangeiros, aos quais eles servem de forma acrítica. Compram as teorias desses grupos, repetem os enfoques da mídia estrangeira e enganam o nosso povo com previsões catastróficas que estão muito longe da realidade. Mas, isso acaba formando um exército de gente sem capacidade de pensar criticamente, que passa a repetir nas redes sociais a mesma ladainha anti-PT, anti-bolivarianos, anti-sem-terra, com discurso homofóbico e preconceituoso de várias formas.

Notícias boas sobre a Petrobras, por exemplo, eles nunca dão. A Petrobras vem batendo recorde de exploração de petróleo do pré-sal todos os meses. Emprega 80 mil brasileiros, incentiva a construção civil, a indústria naval, e é considerada uma empresa que domina tecnologia de ponta, com produtividade altíssima. Mas, eles sempre associam a Petrobras à corrupção, quando apenas alguns agentes estiveram envolvidos em esquemas políticos, esquemas estes que existem há décadas e que beneficiaram TODOS os partidos, mas que a mídia, e a operação Lava Jato, e a PF do Paraná, e o MP do Paraná, e o complô enfim do Paraná só atribuem ao PT. Das empresas envolvidas no escândalo da Petrobras, TODAS contribuíram com as campanhas eleitorais do PT, do PSDB, do PMDB, do PPS, do PSB, do PDT, etc. Mas, somente o tesoureiro do PT, que declarou legalmente todas as doações que recebeu, é que foi preso. Os demais, nem investigados foram. As mesmas empresas da Lava Jato - as principais, pelo menos - atuaram aqui em Minas na gestão tucana, construíram obras como a Cidade Administrativa e a Linha Verde e doaram milhões de reais para Aécio e Anastasia, mas, claro, essas doações estão fora de qualquer dúvida. Fizeram o mesmo em SP nos governos tucanos. Claro que aqui em Minas e em São Paulo NUNCA se praticou qualquer ato de propina, de troca de favores, de toma-lá-dá-cá. Foi o PT quem inventou a pólvora.

Não estamos aqui para justificar os erros de alguns integrantes do PT ou de qualquer outro partido. E que devem ser investigados sim e punidos, a bem da coisa pública. O que indigna as pessoas de caráter é essa falta de caráter da mídia brasileira, que faz denúncias seletivas, blindando alguns e denunciando outros por crimes semelhantes. Isto não é bom para a democracia brasileira. Isto forma pessoas levianas. Isto deseduca as pessoas.

Vejam esse movimento contra Dilma, que sai às ruas carregando boneco inflado do Lula como se fosse prisioneiro. Não têm qualquer acusação formal, qualquer prova contra Lula e Dilma, mas eles insistem em bater na tecla da corrupção, do mau uso do dinheiro público como pano de fundo das suas supostas revoltas. Ora, por que não fazem protestos contra Eduardo Cunha? Ou contra Aécio Neves? Ou contra José Serra? Ou contra Alckmin, já que os tucanos de SP estão claramente envolvidos no chamado Trensalão, outro escândalo que a mídia abafou, já que não aparecem petistas nas denúncias.

Ou seja, esta postura de indignação seletiva da mídia e de seus seguidores, aos quais chamamos de lobotomizados, deseduca a população brasileira. As pessoas passam a construir critérios morais ao sabor dos seus interesses egoísticos. Se o adversário rouba, é bandido; se um amigo rouba, é normal? É este o critério moral e ético que a mídia reproduz diariamente para a população brasileira? Que tipo de sociedade se quer construir a partir desses critérios?

Isto sem falar no mau caratismo dessa mídia, que se sustenta de verba publicitária estatal e governamental e adora arrotar lições em favor de medidas neoliberais como estado mínimo e eficiência privada em oposição a uma suposta ineficiência estatal. Ora, se essa mídia, que é empresa privada - embora receba concessão pública - sobrevive agarrada às tetas do dinheiro público, que moral ela tem para falar em menos impostos, em capacidade superior de empresas privadas, etc.?

Portanto, não dá para levar a sério essa mídia, que é golpista, que tenta desestabilizar a economia do país, e tenta derrubar governos populares, enquanto blinda personagens, partidos e governos de direita. A democratização brasileira foi interrompida com a manutenção do monopólio da mídia, que considero criminoso para os interesses do povo brasileiro. Este foi, aliás, um dos pecados capitais dos governos do PT, que não só não lutaram pela quebra do monopólio da mídia golpista, como alimentaram esse monopólio financeiramente com generosas verbas publicitárias. Hoje, o PT colhe o que plantou, o ovo da serpente que chocou, e agora recebe picadas venenosas diariamente.

O nosso conselho é um só para as pessoas que leem o nosso blog: não levem a sério a mídia golpista e seus comentaristas bem pagos para detonar os interesses do povo brasileiro. Criem e valorizem a mídia alternativa, que cresce na Internet. Construam mecanismos próprios de comunicação. E acima de tudo, desenvolvam uma leitura crítica da realidade brasileira e mundial, sempre mais rica e mais complexa do que essa leitura pobre e hipócrita que a mídia brasileira oferece aos cidadãos. Uma boa referência, na política por exemplo, é começar a ver com bons olhos aqueles que são diariamente atacados pela mídia. Pois, se não prestam para os donos dessa mídia é porque devem ser bons para a maioria do povo brasileiro.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!


***

Assista a TV NBR - a TV do Governo Federal:




***

Sugestões de consulta na Internet:
 
Blog Viomundo
Jornal GGN
Diário do Centro do Mundo 

Blog Tijolaço 
Blog O Cafezinho 
Revista Forum 
Blog da Cidadania
Blog Escrevinhador
Blog Conversa Afiada
Blog do Miro 
Blog Maria Fro 
Carta Capital

Rede Brasil Atual  
Blog Socialista Morena 
Blog do Mello
Blog Cloaca News 

Mauro Santayana

Leonardo Boff 
MST
MTST
Muda Mais 
Mais Mudanças 
Megacidadania 
TV Postv (Internet) (Novo)
TV Brasil Internacional
TVT - sindicato metalúrgicos ABC paulista
Telesur ao vivo

TV NBR (do governo Federal)
TV do Governo Venezuelano
Press TV do Irã
RT - Russia Today - em espanhol 
Portal EBC

Rádio Brasil Atual (Novo)



149 comentários:

  1. PSDB, PMDB .....e outros, JAMAIS.
    Mas, porém defender o PT tá osso. Quanta corrupção.

    ResponderExcluir
  2. Já que muitos não leem textos acima de 2 parágrafos, leiam os dois últimos, que não ofendem, ajudam, essa nossa classe tão desfavorecida até de cultura, leitura , conhecimento político. Vamos trabalhar por ela, uma classe que começa a se mostrar necessaria para os governantes e o povo. Vamos mostrar quem é necessário ao país e como nos fazer necessários. Abraço a todos. Não choraminguem, hajam...Já alguma coisa conseguimos, se pouco, melhor que zero, o diálogo foi o passo mais importante. Há estados e municípios, que estão muito longe da democracia que esta hoje no estado de MG...

    ResponderExcluir
  3. Eu já vi o Brasil pior do que esta hoje, mas ninguém propagava. Na mão de quem? Do PT que não foi! Agora na mão do PT, a coisa rendeu para os menos favorecidos... Os bambambans, ou seja, as elites estão enciumados porque pobre não pode nada, e querem que a correnteza d'água que desce os paredões, suba ladeira a todo custo, desafiando até o poder de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o mesmo PT que fez tudo isso que o Anônimo 5 de outubro de 2015 20:39 disse aconteceu sim. Só que agora as mesma classe favorecida está pagando um preço alto por isso. E ai o que deu errado. Se fosse positivo era pra continuarmos a ter o mesmo tipo de vida e não esse que vivemos agora. Pra mim retrocedeu, voltamos ao que era antes.

      Excluir
    2. "Mais alto" comparado a qual época colega?
      Se você estiver comparando o rendimento do salário mínimo de hoje com o de antes de 2002, então não procede a sua informação, pois mesmo nesses tempos de "crises" infladas pela mídia e pelo especulativo o rendimento do pobre ainda está muito acima do que era quando o governo estava na mão dos neoliberais extremistas.

      O maior problema do atual governo é gerado pelos acordos feitos com a velha mafia do Brasil, pois sem tais acordos a elite brasileira tornaria o Brasil em uma Ucrânia² e São Paulo em uma Kiev² (eles já estão tentando).

      Excluir
  4. No jornal da TV Integração apresentou uma reportagem sobre professores designados que estão sem receber devido a greve da SRE, é até difícil para o professor ser solidário com essa greve,pois, quando tinha paralisação ou greve de professores as SRE estava sempre ameaçando os professores com corte de ponto, demitir designado e .........e agora vejo que é professor que está sendo prejudicado novamente.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, o PT está sendo picado pela serpente que ele mesmo ajudou a chocar. Mas será que o PT não aprendeu a lidar com esta serpente até hoje não? Por exemplo: sabe-se que Aécio fez inúmeras viagens com o nosso sofrido dinheiro e, no entanto, o PT deveria ter PAGADO com seus próprios recursos para que esta notícia saísse em inúmeros jornais de grande circulação de todo o país e ainda denunciado o caso na justiça e exigir a devolução do dinheiro das viagens. Isso foi feito? O mensalão tucano dorme nos tribunais do próprio estado de Minas Gerais, estado que é governado atualmente pelo PT, e ainda não se ouviu falar nada do desenrolar desse processo, não é verdade? O PT entrou com ações na justiça por improbidade administrativa contra Aécio por causa da Lei 100, que prejudicou seriamente milhares de pessoas e a máquina administrativa? Cadê a auditoria que Pimentel fez para descobrir as irregularidades do PSDB no estado? Não descobriu nada não? As porcentagens investidas na saúde e na educação no governo tucano foram corretas? Dentro da lei? Acho que não, mas em relação a isso o PT também entrou com outra ação na justiça contra Aécio e Anastasia? Também acho que não. Tudo bem Euler, estou com você quando disse que não devemos dar ouvidos a essa mídia a serviço dos de cima, mas numa coisa devemos ser francos: O PT dorme no ponto e perde maravilhosas chances de desmascarar os tucanos principalmente Aécio e Anastasia. Só o processo referente a lei 100 já seria suficiente para que um juiz por aí o condenasse por improbidade administrativa deixando-o inelegível por alguns anos, visto que rendeu prejuízos incalculáveis ao estado e à vida de milhares de servidores.....Eu acho muito fácil ficarmos apenas criticando a mídia por ficar falando mal do PT o tempo todo, temos também que pressionar o PT para que descruze os braços e comece a atacar os tucanos, já que motivos para atacá-los é o que não sobra, principalmente aqui em Minas....Nós, adeptos ao PT, temos que começar a pressionar o partido para que tome providências, porque apenas não ficar dando ouvidos à mídia golpista é muito pouco.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e o PT está apanhando calado mesmo. A auditoria de Pimentel deve ter descoberto inúmeras irregularidades mas cadê a coragem de enfrentar o todo poderoso PSDB? As pessoas estavam esperando ansiosas o resultado da auditoria e aí quando saiu o resultado nada se falou nada se criticou e a população deve estar pensando: " É a gestão do PSDB foi justa e correta mesmo porque Pimentel fez auditoria e nem falou nada. Isso é porque não achou nada de errado". O PT tanto falou que o PSDB não investia a porcentagem constitucional na educação e na saúde mas agora não fala nada a respeito e nem entra com ações contra o PSDB.....muito engraçado. Nunca vi um PT tão conivente com as falcatruas do PSDB. Se fosse o contrário heim?

      Excluir
    2. Cadê o processo por improbidade administrativa por causa da lei 100. Eles foram beneficiados e o servidor prejudicado. Um foi para o senado, o outro se elegeu governador na época. Hoje em dia os dois estão no senado e os servidores desempregados, kkkkk. É bom para o povo aprender a votar e não acreditar em conto de fadas......

      Excluir
    3. Qualquer pessoa pode entrar com uma representação contra alguém no ministério público. O que este povo todo da Lei 100 está esperando pra fazê-lo em relação a Aécio e Anastasia. E contra a Gazola que enviou-lhes uma carta dizendo que não precisavam fazer concurso pois estavam garantidos. ARRANJEM um bom advogado e entrem com uma ação no Ministério Público., pedindo a eles, não ao Estado, indenização por danos morais. Vocês têm este direito e ninguém lhes orienta.

      Excluir
    4. Colegas desinformados, advogados bons, competentes existem para defender a todos. Portanto os governantes contratam sempre os melhores!!!

      Excluir
  6. Estou ouvindo professor grevista criticando a greve dos funcionários das superintendências. Ora, greve é greve. Eles também ganham miséria. Apenas lamento o fato de nunca terem entrado conosco.

    ResponderExcluir
  7. Realmente, apenas o caso da lei 100 já seria o suficiente para Aécio ser condenado por improbidade administrativa. Isso pelo fato de ter prejudicado milhares de pessoas e dado incalculáveis prejuízos à máquina administrativa do estado. Aécio sabia que a lei era inconstitucional e foi avisado pelo ministério público na época e MESMO ASSIM criou e sancionou a lei 100. Esse é um caso clássico de improbidade administrativa. Agora, o que deve estar faltando é coragem de Pimentel e do PT para peitar o todo poderoso Aécio Neves e o PSDB né........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc quer dizer que Pimentel deve colocar milhares de famílias mineiras em situação difícil, ou seja, desempregadas. Já que é pra ser desunida vamos lá: conheço vários professores EFETIVOS que ministram péssimas aulas, não planejam, não diversificam, não dominam conteúdos... tudo isso relatado pelos próprios alunos. E daí, concurso implica em qualidade no ENSINO?

      Excluir
    2. Não colega, concurso não é qualidade de ensino, mas, é o método que se chega ao funcionalismo público, sendo nomeado em Diário Oficial e efetivado assim. Isso é algo normal, o que não é, é se colocar pessoas que trabalham um tempo, como efetivas, sem passar pelos métodos realmente normais. Se ele é um bom professor, fará tudo para que haja concurso e seja aprovado. Até porque vive de maneira mais leve, sem ocupar nada que é dos outros. Não é assim para Juiz? Médico das Forças Armadas? Professor de colégios militares, escolas federais, escolas estaduais, em todos os estados do Brasil????O que há de errado em um professor ser efetivo?

      Excluir
    3. Aliás esse papo de choradeira de gente na rua é velho, a maioria se ajeitou erradamente, e ficou calado sem pedir nada. Na hora que o erro vai ser corrigido,vem chorar desemprego, coitadinho...Quem é bom sempre terá seu emprego, até pq professor não tá brotando em pencas...

      Excluir
    4. O Governo pode aplicar uma prova para manter as pessoas nas vagas que já ocupam e os professores terem que obter pelo menos 60% assim como acontece para os alunos. Aliás todos os profissionais mesmo depois de efetivos deveriam fazer anualmente uma prova e teriam que conseguir no mínimo 60% para serem mantidos. O que questiono é a manutenção das pessoas nas vagas que OCUPAM. Será que vcs conseguem entender???

      Excluir
    5. Vc tá brincando? Professor efetivo, fazer prova todo ano ,e o que não fez tem que tirar 60 e tá dentro...E os que passaram no concurso? Estão fora? Porque os mesmos não fizeram, e quem garante que tirem 60% ou queiram fazer? Como vários que conheço...Sem lógica...

      Excluir
    6. Ao anônimo de 11 de outubro de 2015 17:56

      Esse papo de professor efetivo fazer prova todo o ano e ter de tirar 60% nas provas é ideia que foi tentada pelo PSDB em São Paulo para se fazer a promoção por MÉRITO. Essa é a famigerada MERITOCRACIA tentada pelo PSDB. No fundo com uma análise mais apurada trata-se de uma forma de se retirar DIREITOS de servidores efetivos e estáveis da educação, ou seja, comunga de acordo com a lógica de MERCADO privatizando a EDUCAÇÃO.


      É preciso que apuremos o nosso senso crítico para perceber as armadilhas de partidos como o PSDB.

      Excluir
    7. O "pobrema" da Educação está na falta de capacidade de pensar da grande maioria dos professores...

      Excluir
  8. Pessoal alguem poderia me informar porque os antigos Peb TII mesmo possuindo pós graduação nao foram para o nivel Peb II agora em setembro.

    ResponderExcluir
  9. Nada de pular níveis. Primeiro você ficará 5 anos em Peb I, depois 5 anos em PEB II, aí sim você passará a PEB III, então conte aí dez anos pra ir a PEB III, com todo prejuízo financeiro que isto acarretará. E considere-se feliz pois todos que temos, pós graduação mas aposentamos antes de 2009, ou seja antes de completar 5 avaliações de desempenho, não iremos pra PEB III. Cadê a paridade com o pessoal da ativa?. Cadê a representatividade dos aposentados no SINDUTE? Já estamos somando grandes perdas sem nossos quinquênios, que todos os servidores públicos estaduais de Minas Gerais ainda têm, somente os servidores da Educação perderam seus quinquênios. Isso é LEGAL? Mesmo que for é imoral.É injusto somente os educadores perderam os quinquênios. Explique isso SINDUTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que a perda dos direitos adquiridos ocorreram no governo anterior ao do PT, ou seja na gestão do PSDB do governador Anastasia que pressionou com muita força a educação forçando a perda de direitos adquiridos indo contra a maioria que era favorável à manutenção do quinquênio. Em resumo, o ex-governador passou por cima dos direitos dos educadores e impôs tiranicamente o seu projeto que basicamente também é do partido do qual faz parte.

      E É ESSE MESMO PARTIDO POLÍTICO QUE TENTA JUNTAMENTE COM SEUS ALIADOS QUE FORMAM UM CONGRESSO CONSERVADOR REPRESENTANTE DO LEGISLATIVO, IMPLANTAR UM PROJETO DE LEI NA EDUCAÇÃO CRIMINALIZANDO PROFESSORES POR PRÁTICAS DOUTRINÁRIAS DENTRO DAS ESCOLAS.

      Creio eu que se depender dos professores que tem uma certa inclinação por partidos como o PSDB, DEM, e demais outros grupos conservadores, esse projeto passa rapidinho e a partir daí começaremos a ter novamente a DITADURA instituída no país, cerceando a liberdade de pensamento e expressão.

      Excluir
  10. ATENÇÃO PESSOAL SAIU NO DIÁRIO OFICIAL MAIS PROMOÇÕES. VOCÊ QUE ESTÁ ESPERANDO UMA PROMOÇÃO CONFIRA COM SUA SRE OU NO DIÁRIO OFICIAL DE 09 OU 10 ÚLTIMOS. NÃO SEI A DATA CERTA, UMA COLEGA MENCIONOU QUE SAIU A PROMOÇÃO DELA PEB III.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa notícia, tem vários colegas nessa situação...

      Excluir
  11. http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/484104-COMISSAO-DISCUTE-SUPOSTA-DOUTRINACAO-POLITICO-IDEOLOGICA-NAS-ESCOLAS.html

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/484240-PARA-PROFESSOR,-DOUTRINACAO-IDEOLOGICA-E-INTRINSECA-AOS-CURSOS-DE-PEDAGOGIA.html

    http://www.izalci.com.br/noticias/camara-debate-doutrinacao-politica-e-ideologica-nas-escolas/

    Euler e demais professores queiram se posicionar frente a mais esta investida do PSDB contra os professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também depois da cacetada que Aécio levou em Minas na última eleição, o que mais eles iriam tentar inventar, kkkkkk. Bem feito, e isso quer dizer que a derrota que os professores deram para Aécio está doendo até hoje. O PSDB e Aécio pensavam que, aqui em Minas, eles teriam uma votação recorde, como foi lá em São Paulo, kkkk. Ledo engano meu caro, ledo engano. Todos os sindicatos e servidores públicos mineiros se uniram e não simplesmente votaram em Pimentel quanto também fizeram campanha contra todos os políticos do PSDB diuturnamente, kkkk. O arrependimento deve ter batido forte em Aécio já que ele deve ter chegado à conclusão de que se tivesse tratado os servidores com mais respeito, ele poderia estar hoje na presidência da república. Anastasia conseguiu ser pior do que Aécio para os servidores, o que aguçou a raiva dos mesmos contra o PSDB. O que eles querem, a partir de agora, é tirar de nós, professores, o poder de formar opinião e de ensinar a votar, ou seja, querem formar alunos alienados e fáceis de manobrar. Já viram né, governar um povo inteligente é mais difícil do que um povo ignorante e com vizeira nos olhos, kkkkk. Chupa que é de uva Aécio, tá doendo até hoje a derrota né menininho mimado, saiba que você é o pior perdedor que a política brasileira viu até hoje......

      Excluir
    2. Nossa, quer dizer que Aécio não aceitou a derrota até hoje? kkkkk, é isso que dá ficar acostumado com a mídia de Minas totalmente subserviente ao PSDB e nunca falar mal deles. Aí, quando o cara vai candidatar à presidência e perde feio pro PT o playboy fica de pirraça uai, kkkk. Alguém por aí tem um bico para colocar na boca desse menino pirracento?

      Excluir
    3. Concordo plenamente com vocês!!
      E tem tonto que ainda defende o psdb.
      Odeio essa cambada.
      Acabou com o nosso plano de carreira conquistado as duas penas.

      Excluir
  12. Diógenes, você afirma que foi no governo do PSDB que perdemos direitos adquiridos, lógico que todos sabemos disso, o que não impede que o governo Pimentel, em quem votei, que a maioria dos professores votou, devolvesse os quinquênios , mas não, criou a PEC 35/2015, então foi a pá de cal nos professores, foi criada justamente prá ninguém ter direito as vantagens adquiridas, que seriam reclamadas na justiça, segundo palavras de deputados. Então na minha opinião, embora não goste do PSDB, há várias semelhanças entre PT e PSDB na forma de governar. Diálogo, tem agora, mas o SINDUTE tentou negociar nossas perdas, nossa paridade, de que adianta vantagens como periculosidade, adicional noturno, será que o primeiro quinquênio a vencer em 2017, pra todos da ativa é também pra quem está aposentado? Chego a conclusão de que você não é um professor , pois um professor não rebate outro professor , ou então você deve ter cargo de confiança e ganha muito bem. Ainda acho que podemos nos expressar , sem sermos acusados de "ter uma certa inclinação por partidos como PSDB e DEM, e demais outros partidos conservadores", e me preocupo sim com o "cerceamento da liberdade de pensamento e expressão".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo14 de outubro de 2015 08:58,
      Adorei a sua explicação. Parabéns!!! Que bom termos pessoas inteligentes e imparciais em nossa categoria.

      Excluir
    2. Ao Anônimo14 de outubro de 2015 08:58, eu não quis julgá-lo como sendo partidário ou simpatizante dos partidos políticos conservadores, mas sim afirmei e endosso que dentro da nossa categoria há estes simpatizantes, pois trabalho lado a lado de professores que defendem partidos como o PSDB, DEM, dentre outros, ora, vivemos em um país democrático e deve ser livre a escolha política partidária das pessoas, mas nem por isso devemos aceitar a imposição que eles determinam e o prejuízo que causam a determinadas categorias sociais. Sendo assim, me posiciono analisando determinadas situações conjunturais das quais nos acometem, sem querer defender determinado segmento político ou de direita ou de esquerda. A PEC 35/2015 criada pelo governo Pimentel diz o seguinte: "os servidores cujas vantagens pecuniárias tenham sido incorporadas pela implantação do regime de subsídio e que posteriormente retornem ao regime de vencimento básico farão jus às vantagens pecuniárias, gratificações, adicionais, abonos, prêmios, verbas de representação e outras parcelas estabelecidas na lei que reinstituir o regime remuneratório e em legislação específica que for aprovada posteriormente."
      Observo o seguinte a lei que reinstitui o regime remuneratório é a PL 1.504/15, que de certa maneira para o governo reequilibrar suas contas passou a pagar um piso salarial de modo escalonado, assim como também ele não deixa de garantir o pagamento de vantagens pecuniárias, abonos , prêmios, etc. Mas isso estrategicamente o governo o fez para se preservar economicamente com diálogos com setores representativos dos trabalhadores da educação, portanto, não anula um futuro embate entre trabalhadores da educação e governo dentro de uma perspectiva orçamentária favorável para o resgate de todas as vantagens, prêmios, abonos, dentre outros que possam estar adequados à política remuneratória do professor.
      Esta é a grande diferença entre a política mais aberta e de uma certa maneira transparente do PT para a do PSDB que privilegiou mais a segurança em detrimento da educação.

      É inegável que não é muita coisa mas já é um avanço.

      Diógenes

      Excluir
    3. Disse tudo colega...Há os que reclamam aqui e nunca compareceram, é só pra jogar pra trás, o que de avanço tivemos, gente do antigo. Pra mim o principal foi o diálogo, as negociações, o fim do subsídio...E com o diálogo muito podemos esperar. No Rio, prefeitura,saiu o aumento anual, 10,34% e o SEPE, que é o sindicato, queria 20%, e ninguem precisou de alarde...Há muito que se aprender, pra negociar tem que ter argumentos. Nosso Sindicato tem feito alguma coisa, ainda está longe, mas, cá pra nós a DITADURA de Aecio/Anastasia, são incomparáveis. E prefeito que se encostava neles tá Fu... pq o povo não quer mais lei do arrocho, não. AECIO perdeu com nossa classe, nunca se esqueçam. Continuamos vigiando e na Luta! Olhem seu contracheque de Janeiro e o de agora e veja se não há diferença, efetivo.

      Excluir
  13. O premio por produtividade caiu no esquecimento? Calote mesmo? Alguem sabe informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê o Prêmio por Produtividade de 2013, 2014 e 2015? Precisamos deles para não passarmos fome. A inflação tá comendo solta. Supermercado de uma semana para outra aumenta um absurdoooo

      Excluir
    2. Com certeza está na conta de alguém...

      Excluir
    3. Na minha que não é

      Excluir
  14. Estou aguardando sair a minha promoção,mas não consigo ver a outra lista que disse aqui que saiu.Alguém tem notícias e como faço para entrar na página do diário oficial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A publicação foi no Diário Oficial do dia 08/10.

      Excluir
    2. dia 15/10/2015 também saiu nova lista página 26

      Excluir
  15. Parabéns aos professores(as), pelo seu Dia! Infelizmente nada a comemorar. Não sou eleitor de PSDB ou DEM. Acho que falta ainda muito para comemorarmos, pois estamos ganhando Piso salarial, em Nível PEB II, são profissionais que têm até Pós graduação. Pra mim "tá" tudo errado... Não é o ideal, mas é o que temos para agora, então vamos aplaudir o esforço imenso do sindute em conseguir estas maravilhosas conquistas, até 2020 quem sabe estaremos ganhando salários condizentes com o nosso nível de formação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Foi o único nesse blog que se lembrou disso. Estamos tristes com a falta ênfase ao "dia" . Parabéns para você também e todos os demais educadores que visitam essa página! Quanto a comemoração, não vejo perspectiva de melhora, já que nos foi tirado tudo e não foi devolvido nada até agora.

      Excluir
  16. Os futuros candidatos a prefeito, alguns até de reeleição, que não fizeram nada por essa classe de professores, pelo contrário agiram sempre no cabresto como Aecio, se cuidem...Podem perder, porque o eleitor está começando a acordar. E tem professor na Z.da Mata, que não chega a mil reais PI. Há prefeituras bem menores, pagando mais que outras, com mais arrecadação, e tratam professores com o maior descaso. Se cuidem, assim não se elegem não. Professor hoje tem voto e voz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem cidade como a minha mesmo que os professores fizeram uma campanha imensa para o atual gestor e conseguiram a vitória. Só que este mesmo depois deu as costas pra classe e estão recebendo com atraso neste mês mesmo receberam sexta passada dia 16/10/15. E olha é candidato de partido de coligação do mesmo atual no Brasil e MG. pode ter certeza que aqui ele não ganha mais. Vai vendo ai não é só porque professor tem voto e voz mas tem de saber bem pra quem faz campanha. Se foi por motivo de vingança ao ex daqui. Estão dizendo EU ERA FELIZ E NÃO SABIA. Foi preciso passar 3 anos pra entender a escolha errada que fizeram. Pra votar tem de conhecer bem o candidato. A cidade hoje tá parada e os professores municipais deixado de lado. Professores também erram e muito, principalmente quando agimos por vingança.

      Excluir
    2. Pois na minha cidade a prefeitura que não é PT, paga aos professores do ensino fundamental muito mais que o nosso governador( digo nosso porque eu ajudei a se eleger). Sinto muito, mais não é o partido que garante a valorização do professor, e sim a boa vontade política do candidato e a consciência da necessidade de investir em educação.

      Excluir
    3. Tem sempre os que sabem que não é verdade , mas defendem, os governantes(A A) que mais calaram a boca de seus funcionários. Se são os da Lei 100 que ainda os defendem, são menos, graças, a maioria passou no concurso, uns se aposentaram , quem tá chorando aí, é que não conseguiu nada...

      Excluir
    4. Pois é Anônimo18 de outubro de 2015 11:38, estou vendo que pensamos igual pois se e´a pessoa que vale e não o partido isso explica porque estamos passando esses problemas tanto estadual como no país. A falta de comprometimento dos políticos que nós escolhemos para governar. Será que é falta de conhecer os candidatos? Ou achamos que temos uma SABEDORIA suficiente para escolher o certo e julgá-los como quem FAZ algo não. Se for assim tem muitos representantes do povo que não era pra chegar nem na porta de um plenário, prefeitura etc. E também temos ser mais conscientes e não ir pela conversa dos outros. Voto é individual. QUEM PENSA QUE SABE MUITAS VEZES NÃO SABE DE NADA.

      Excluir
    5. Anônimo19 de outubro de 2015 23:41,
      Fico indignada com comentário como o seu, que só tenta dividir ainda mais a categoria e tenta expulsar os ex-efetivados. Sou sempre imparcial e ajo de maneira reflexiva. Gostaria de saber como vc trabalha os direitos humanos com os seus alunos?

      Excluir
    6. Como Direitos Humanos, são para todos os humanos, aqueles que lutam , que agem de acordo com as leis, não passando a mão na cabeça do que está errado... Educo desta maneira, já que de erros é que o país está como está...Não dá pra ser bonzinho, vendo o colega que batalhou, passou no concurso e não foi nomeado, por erros de outros governantes, e de pessoas que aceitaram sabendo que um dia aconteceria...O assunto acaba, desculpe, mas não diga que sou desumano...

      Excluir
    7. Anônimo22 de outubro de 2015 12:13,
      O seu discurso revela que além de desumano vc é autoritário!!!

      Excluir
  17. URGENTE, VEJAM ISSO PESSOAL QUE INTERESSANTE PARA RESGUARDAR NOSSOS DIREITOS ADQUIRIDOS......

    É lógico que nossa remuneração melhorou e vai continuar melhorando nos próximos anos com este novo governo do PT. Agora, até quando isso vai continuar? Uns diriam assim: Enquanto durar o governo do PT no estado..... É, é verdade mesmo. Aécio e Anastasia estão com ódio dos professores em Minas, já que a derrota pela presidência se deveu em grande parte pelos esforços dos professores contra o PSDB. Isso nos leva a pensar que vai ser só enquanto o PSDB voltar novamente a governar Minas, seja através do próprio Aécio ou Anastasia ou quem quer que seja, que eles vão rapidinho jogar na assembléia um projeto de lei voltando com o subsídio novamente e acabando com todas essas nossas conquistas na carreira e no salário. Ou seja, não temos segurança nenhuma. O sindicato, juntamente com o governo, devem buscar uma ajuda jurídica para nos dar mais segurança na nossa remuneração. Sei lá, criar uma lei tornando pelo menos mais difícil alterar a remuneração dos professores. Seria como o que fizeram com a CEMIG. Na CEMIG, para privatizá-la, o governo tem que fazer um plebiscito, onde o próprio povo vai decidir sobre o futuro da empresa, isso tá na constituição estadual. Acho que vocês devem estar entendendo o que eu estou querendo dizer.... Tem que se fazer uma lei, aprovar uma PEC, um decreto, enfim, que possa nos dar mais segurança em nossa remuneração e carreira, porque vai ser só enquanto Anastasia ou qualquer outro do PSDB entrar no governo novamente que todas as nossas vantagens conseguidas no governo do PT irão para o espaço......O pessoal do sindicato precisa sentar com o governo e discutir essa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessantíssimo esse comentário e ao mesmo tempo uma previsão para o futuro..... Realmente estamos seguros igual prego na areia, kkkkk. Aécio pensou que aqui, em Minas, ele teria uma votação igual lá de São Paulo. Ele fez a sua campanha presidencial toda sobre seus dois mandatos em Minas, dizendo: em Minas eu fiz isso, em Minas eu fiz aquilo, e etc....Mas os servidores em geral juntamente com uma boa parcela da população politicamente educada, disseram dois NÃOS para Aécio no 1° e 2° turnos. Para quem esperava uma votação recorde em Minas isso deve ter doído, doendo até hoje e com certeza doerá ainda um bom tempo, kkkkk. Eles, do PSDB, sabem muito bem que os professores NÃO VOTARAM NELES, isso é o bastante para justificar o comentário acima do anônimo e, ao mesmo tempo, motivos mais que justificados para o sindute discutir com o atual governo do PT uma lei que possa resguardar nossos direitos adquiridos. Isso vai ser viável já que para o PSDB não há constituição e nem direitos adquiridos, eles destroem as carreiras de quem bem entenderem e pronto, aliás eles gostam de destruir outras carreiras também né....É como dizia a propaganda política do PT: "quem conhece Aécio não vota em Aécio", ou seja, Minas que conhecia muito bem Aécio não votou nele e foi exatamente os votos de Minas que lhe faltou para chegar à presidência. É pessoal, o cara tá com raiva mesmo heim, o jeito vai ser o sindicato conversar com o governo e elaborar leis para defender nossos direitos adquiridos já que confiar apenas na constituição é pouco para se enfrentar o PSDB.

      Excluir
    2. Pois é, do mesmo jeito que Anastasia acabou com nossos biênios e quinquênios o próximo político do PSDB que governar Minas pode tirar de novo tudo isso que Pimentel está nos dando. O governo atual do PT juntamente com o sindute têm que estudar um jeito para nos dar segurança para que os próximos governadores não façam novamente o que Anastasia já nos fez. Segundo a constituição não se prejudica direito adquirido mas vai falar isso lá pro povo do PSDB. Vai falar pra eles que não se efetiva gente sem concurso público, vai falar pra eles que se deve investir 25% na educação, enfim, vai falar com eles........

      Excluir
    3. E.... o que ganhamos mesmo? Do jeito que trabalhamos para o PT, merecemos sim uma política salarial que nos restaurasse a carreira que o PSDB comeu, mas não estou vendo nada muito melhor , por enquanto.

      Excluir
    4. Biênios e quinquênios são direitos adquiridos e como foram tirados?
      Nem todos cumprem leis.

      Excluir
    5. O Sinutemg não dexeria ter feito um acordo escroto como este.Afinal votamos no Pimentel não foi pra ficar com os bolsos vazios mais um tempão. Isto q foi feito é uma grande enganação e cala a boca. Vamos ficar mais 4 anos sendo explorados e humilhados mais uma vez. O acordo foi uma pura sacanagem.

      Excluir
  18. Viver com salário de professor no Brasil é sofrer duas vezes. Quer um conselho faça como eu aposentei no cargo na educação, mas nunca deixei de ter um outro ganha pão. Com isso hoje tenho uma vida bem melhor aposentada. Essa é uma dica pra quem está começando a dar aulas. Tudo funciona de acordo com quem está na governança. Aproveitem enquanto estão novos e com bom ânimo.

    ResponderExcluir
  19. s eleitores que votam em BH. Comecem já uma campanha para que NÃO se eleja um prefeito de oposição. A prefeitura de BH é trampolim para Governo do Estado.Contamos com vocês para barrar Aécio desde já, cortando o mal pela raiz. MUITO CUIDADO com quem vão colocar na prefeitura de BH. Professores, comecem a trabalhar já par afastar a maldição de Aécio e Anastasia. Preocupo muito mais com as eleições de BH que com a da minha cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sofrência alem de mendigar com o salário medíocre que o governo do Estado atual paga aos professores ainda tem de pensar na eleição do ano que vem. Isso é tortura, nem acabou a ressaca da eleição passada já estão nessa? É enganar os colegas pra que não lutem por uma situação mais digna a ser valorizada a classe tão sofrida. Enquanto pensam nisso os professores vão aceitando tudo de ruim que a classe ainda continua sofrendo. DITADURA é. Bobo quem passar este final de ano pensando nisso. O país tá desse jeito porque muitos tentam dominar a mentes de outros. Podia deixar o povo relaxar um pouco. Tem muito tempo pra isso ainda. Sofrer o que já sofremos no país e ainda viver com isso na cabeça. Já tem muitos que tem sua opinião formada. LAVAGEM CEREBRAL neste final de ano é enlouquecer qualquer um. Ano que vem pensa nisto. Aff

      Excluir
    2. Um candidato forte do PT lá em BH seria Patrus Ananias, isso se ele quiser se candidatar.

      Excluir
    3. É verdade, aquele que não quer "sofrer"um ano antes, nunca quis, nem pensou...Os prefeitos e vereadores são a ponte poliítica, nunca se esqueçam, e votem com consciência, não vendam seu voto. Ele vale muito. Não pensem só no dia de hoje, pensem no país e nos nossos filhos, é só...

      Excluir
  20. http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2015/10/20/comissao-de-educacao-aprova-aumento-do-piso-salarial-dos-professores

    ResponderExcluir
  21. O colega de 23 de outubro 2015 15:16, "acordo escroto do sindutemg e governo" está certíssimo, realmente, estamos de bolsos vazios por mais quatro anos, os que tem mais tempo de serviço completamente prejudicados, somente os que acabaram de entrar estão ganhando um pouquinho mais, tirado dos quinquênios e da Pós graduação dos que deveriam ir a PIII e foram excluídos por conta de 5 avaliações de Desempenho criadas pelo Anastasia.Quem se aposentou quando ainda não havia as tais avaliações mas recebiam os 10% por pós graduação deveria ter direito de ir a Peb III, mas não , assim o governo economiza mais um pouco pra pagar mais Peb I, Portanto acho que o sindute não defende nossos interesses, está alinhado com o governo. Votei em Pimentel e acho que merecemos muito mais que migalhas de 190 reais. Cargos comissionados, deputados, é que deveriam ter seus salários diminuídos e não servidores que têm de enfrentar, salas superlotados , e condições adversas para conseguir cumprir sua missão diária de mestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, colega de 24/10/2015 (08:29). Muito bem argumentado.
      Se eu não obtiver a promoção de PEB II para PEB III, agora em novembro próximo, vou à Gameleira solicitar a minha desfiliação. Que nossos colegas na mesma situação também o façam. Ou ... estaremos assinando atestado de burrice e covardia.
      Em suma: Aposentados, mais uma vez, ficando para trás??????????????
      O pessoal da Segurança e da Saúde jamais permitiria tamanha desfaçatez.

      Excluir
  22. Comissão de Educação aprova aumento do piso salarial dos professores

    PLS 114/2015
    O piso salarial nacional dos professores da rede pública de educação básica pode passar de R$ 1.917,78 para R$ 2.743,65 por mês. É o que prevê o projeto (PLS 114/2015) de Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), aprovado na reunião desta terça-feira (20) da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

    A lei que criou o piso (11.738/08) estabelece o valor mínimo a ser pago aos profissionais do magistério público da educação básica, com jornada de 40 horas semanais. O valor é calculado, a cada janeiro, com base na comparação da previsão do valor aluno-ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos exercícios.

    Ao longo dos seis anos (2009-2015) desde a sua implementação, o piso foi reajustado em 87%, com ganho real de 37%, segundo dados da Secretaria de Articulações com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação. Este ano, a atualização de 13,01% elevou o vencimento inicial da categoria de R$ 1.697,39 para R$ 1.917,78.

    Forma progressiva

    O relatório favorável ao projeto, da senadora Ângela Portela (PT-RR), estabelece que a integralização do novo piso deverá ser feita de forma progressiva, no decorrer de três anos.

    Um aspecto considerado "relevante" pelas senadoras é que deverá caber ao governo federal, durante cinco anos, a responsabilidade financeira pela complementação dos salários em vigor, para que atinjam o montante referente ao novo piso salarial.

    — Sabemos que muitos estados atravessam crises, e essa seria uma medida condizente para que os professores percebam melhores vencimentos — frisou Ângela Portela.

    Com este objetivo, passariam a ser destinados 5% da arrecadação das loterias federais administradas pela Caixa para a complementação dos salários dos professores da educação básica.

    O projeto segue para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Para os senadores Antonio Anastasia (PSDB-MG) e Simone Tebet (PMDB-MS), que votaram a favor, a CAE terá condições de aprimorar o texto.

    SERÁ QUE O PSDB E SUA GANGUE VÃO COMEÇAR A MUDAR DEPOIS DA COÇA QUE OS PROFESSORES DERAM NELES NESTAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES? EU NÃO ACREDITO, ISSO É PURO FINGIMENTO, NÃO ACREDITEM....

    ResponderExcluir
  23. Anastasia defendeu reajuste do piso dos professores em 43% não por defender a classe. Sabemos que historicamente ele sempre foi nosso carrasco, mas ele defendeu esse aumento significativo mais para colocar o nosso governador do PT em situação difícil. Isso porque o nosso aumento está associado ao aumento do piso nacional, logo se o piso sobe 43% a partir de janeiro, Pimentel terá que subir nosso salário os mesmos 43%. Isso colocaria o estado de Minas em situação financeira difícil, a menos que a União bancasse a diferença. Quem pensa que Anastasia está do nosso lado se engana bastante.....Mas essa proposta está ainda engatinhando já que terá que passar ainda por comissões e votações na câmara dos deputados, além do mais, um aumento desse tamanho seria facilmente vetado por Dilma. Esse aumento de 43% já para o ano que vem é uma espécie de conto de fadas, chapeuzinho vermelho, papai noel ou outras utopias por aí......

    ResponderExcluir
  24. Eu entendi que é dividido em 3 anos,,,Não tudo para o próximo ano...

    ResponderExcluir
  25. Não foi acordado que haveria uma legislação específica para corrigir as distorções, como por exemplo as perdas dos direitos adquiridos ao longo da carreira? Ou estou enganada? Para quem está no final de carreira ou aposentado a unica mudança foi o nome. Em vez de subsídio, vencimento básico. Pedimos e esperamos que o sindicato comece a agir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A luta continua. Não temos nada resolvido na carreira. Devemos pensar nisto afinal os aposentados estão ficando com a perda. Quem sabe um dia ...

      Excluir
  26. Amanhã é o aniversário de derrota de Aécio Never. Vou fazer festa. Delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk, eu também!!!! Foi a maior e melhor derrota de todos os tempos!!!
      Perdeu duas vêzes no Brasil, em Minas e na minha cidade e vai continuar perdendo!!!
      Foi uma desmoralização total e ainda não entendeu o recado!!
      Esse é ruim mesmo!

      Excluir
  27. Fico lendo os comentários postados no blog e me sentindo um "idiota total". Pois no meu contracheque procuro todo mês minhas vantagens e nada,,,,procuro a o piso salarial e nada,,,procuro minha promoção e nada,,,E aqui há uma série de comentários louvando os ganhos na atual administração. O que ganhamos? Um miserável abono de R$190,00 e nada mais. O restante é apenas promessa. Os funcionários das SREs ficaram quase 80 dias de greve e o receberam promessas. Os ATBs nem nas promessas estão incluidos. E o SINDUTE a cada negociação exalta as vitórias da classe. Bons tempos em que sindicato era sindicato e governo era governo,,Hoje um finge quem faz algo e outro bate palmas. Preparem-se pois no buraco quem o paós se encontra tais promessas certamente não serão cumpridas. Aécio, Anastasia e Pimentel tudo farinha do mesmo saco. Aproveitando uma postagem anterior é lindo ver o senador Anastasia votando por aumento para professores, como o mundo dá voltas....E ainda mais interessante professor defendendo que o governo atual não pode pagar,,,Agora o atual governo é "coitadinho"..,Poder pagar podem,,basta reduzir a roubalheira institucionalizada nesse país. Prefeituras e governos de estados invariavelmente estão envolvidos numa ´serie de denúncias e caso usassem com honestidade os recursos disponíveis poderiam arcar com salários dignos para nossa classe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou e disse bem. Bravo.

      Excluir
    2. Você é saudosista mesmo. Tá com saudades do PSDB governando Minas Gerais.
      Cheguei a conclusão de que você é um membro do Movimento Brasil Livre.

      Excluir
    3. Meu comentário não representa defesa do governo anterior, pois na minha escola, por ocasião da implantação do subsídio, junto com mais dois colegas fomos os únicos a aderir a greve contra os desmandos de Anastasia e cia. Mas, ser enganado pelas promessas e acordos que matam nossa classe, não serei. E, analise bem o que recebemos, principalmente os mais antigos na carreira, foi ganho ZERO, pois R$190,00 após 2 anos sem aumentos e com os absurdos aumentos de contas de água, luz e combustiveis, significa perda. E a implantação do piso e fim do subsídio como pregado pela atual administração não passa de uma carta de intenção. Alguém está recebendo? se a resposta for positiva, me avise, que irei a justiça exigir tambem tal vantagem e também sobre a volta de biênios e quinquênios se alguém,,,,eu também quero. Então volto a afirmar "todos farinha do mesmo saco"

      Excluir
  28. Do que adianta ter paridade na aposentadoria se o plano de carreira novo não contempla todos os aposentados com equidade . Precisa ser revisto esta situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve eqüidade (prefiro com o "trema") para os aposentados.
      Tudo ia razoavelmente bem, até que se valeram do legado do Imperador Aecius e sua curriola : 5 AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO.
      E o SIND-UTE aceitou bonitinho. Em "OUTRAS PALAVRAS": o "tal bom moço e sua curriola" continuam a grassar a erva daninha por aí.
      Quanta decepção!

      Excluir
  29. jason já foi pro inferno , agora chegou a vez de elmo braz kkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Professora de MG eleitora de Aécio pede que ele trabalhe mais e reclame menos
    Professora aposentada escreve carta aberta para Aécio: “V.Ex.ª é o político mais burro desse país”
    Meu nome é Maria Aparecida Franco Góes. Sou professora aposentada pelo estado de Minas Gerais. Trabalhei durante 32 anos fazendo aquilo que eu mais desejava: formar pessoas de caráter. Falhei muitas vezes, assim como todo mortal. E hoje carrego comigo a lição mais importante que aprendi nesses anos todos: SEMPRE APRENDER COM O ERRO! O ERRO DE HOJE PODE SER A CHAVE PARA O SUCESSO DE AMANHÃ.
    Tive uma infância pobre e simples. Nunca fiz papel de vítima perante a vida e a sociedade. Cresci, estudei, me formei e conquistei tudo que tive graças ao meu esforço pessoal. Na cidade que escolhi viver, nunca precisei de cabide de emprego público e, tampouco de favores de políticos locais ou estaduais. Apesar de meu cargo ser considerado público, eu o conquistei por merecimento. Passei em um concurso e conquistei o quarto lugar.
    Caro senador Aécio Neves
    Vou usar o pronome de tratamento V. Ex.ª (vossa excelência) para me referir ao senhor. Não farei isso por protocolo, como fazem os políticos. Farei isso pura e simplesmente por ironia e sarcasmo. Se eu pudesse escolher o pronome correto para me referir à sua pessoa, usaria um pronome que, na língua inglesa, se refere a coisas. É uma pena que esse pronome (it) não tenha uma palavra semelhante em nossa língua portuguesa.
    Em primeiro lugar, gostaria de dizer que sempre fui sua eleitora. Votei várias vezes em V. Ex.ª, inclusive nas últimas eleições de 2014. Portanto, me poupe de ser taxada como petista, petralha, comunista ou qualquer outro adjetivo semelhante.
    Resolvi lhe escrever essa carta aberta porque a atual situação do meu estimado Brasil tem me incomodado bastante, assim como tem incomodado a grande maioria da população brasileira.

    Nós perdemos as eleições meu caro Aécio. Eu fui uma das mais de 51 milhões de pessoas que votaram em V. Ex.ª. Eu também amarguei o sentimento de fracasso junto com V. Ex.ª.

    A única diferença entre nós dois é que eu consegui aceitar esse contratempo, enquanto V. Ex.ª transformou todo esse episódio de derrota em raiva, ódio, mágoa, despeito e hipocrisia.
    Nosso país tem tomado alguns rumos que, talvez, não sejam os melhores. Algumas decisões da equipe econômica da presidente Dilma Rousseff tem sido precipitadas e, certamente estão em desencontro com tudo aquilo que ela pregou durante a campanha de 2014.
    Mas isso é motivo para o comportamento agressivo, mesquinho, egoísta, individualista e infantil que V. Ex.ª tem manifestado diante da mídia e das redes sociais?
    Qual a proposta que o senhor tem a oferecer para ajudar a conter atual crise política e econômica pela qual o meu país está atravessando?
    Aliás, quais são as propostas que V. Ex.ª tem apresentado, como senador, ao meu estado de Minas Gerais durante esses últimos quatro anos?
    Que tipo de contribuição social V. Ex.ª ou o seu partido (que já não é mais o meu partido) tem dado às pessoas pobres desse imenso Brasil?
    Cansei sr. Aécio. Hoje posso dizer claramente que me arrependo de todos os votos de confiança que destinei à sua pessoa. Já estou aposentada, não tenho mais medo de dizer o que penso e correr o risco de sofrer alguma retaliação de gente maldosa como você. Não podem mais me tirar o cargo, me transferir, me aplicar sanções disciplinares ou até mesmo me demitir por dizer aquilo que penso sobre a podridão que infesta o meio político.
    Hoje digo do fundo do meu coração que V. Ex.ª não passa de um “João ninguém”. V. Ex.ª é o político mais burro desse país.
    Falo isso sem ódio. O único sentimento que me resta com relação à sua pessoa é pena. O motivo? Eu explico:

    ResponderExcluir
  31. continuação...
    Me lembro dos garotinhos mimados e ricos que convivi na infância. Eles iam jogar futebol contra outros garotos (de baixa renda, assim como eu na época) e quando o time dos mimados tomava um gol dos garotos pobres, sabe o que eles faziam? Eles pegavam a bola e iam embora pra casa. Encerravam o jogo!

    Isso reflete você hoje Aécio! Não conseguiu aprender que a vida tem vitórias e derrotas. E muitas vezes, sr. Senador, é na derrota que somos vencedores! É no fracasso que podemos ressurgir mais fortes e preparados para o próximo desafio.

    Vossa excelência, infelizmente, não conseguiu enxergar isso. Tinha tudo para se tornar o próximo presidente da República. Seria o líder de uma nova geração. Poderia ajudar o atual governo com propostas úteis para superar a atual crise e surgir como o novo salvador da pátria. Mas preferiu fazer o jogo da vingança, da avareza e da burrice.
    Tenho vergonha de dizer que um dia fui sua eleitora! Passar bem.

    ResponderExcluir
  32. Então,aposentados ou quem está quase lá, vamos nos organizar e pedir o sindute que tome providências para rever essa situação de quase descaso com os que passaram grande parte de sua vida dentro de uma sala de aula. Estamos ganhando R$ 2.261,00 + R$190,00=R$2.451,00 PEB II, menos R$ 1.917,00 + R$ 190,00= R$ 2.107,00 PEB I é igual a R$ 344,00. Esta é a diferença entre o vencimento de quem tem 25 ou 30 anos de serviços prestados com quem ingressou na carreira agora. Estamos recebendo 344 reais a mais, com Pós Graduação quinquênios que tínhamos, a carreira não foi reconstruída , o tempo não está sendo valorizado e muito menos a formação do professor. O nosso Sindicato está ignorando nossas perdas, mas podemos nos desfiliar em massa , aí sim o Sindicato vai se preocupar... Estamos contabilizando perdas enormes. Não se trata assim profissionais de grande valor. Aliás, o profissional mais importante de todos. Temos que fazer alguma coisa... E quem está começando agora deve refletir como será tratado futuramente. Paridade ? Em quê? Não temos paridade nenhuma, pois as vantagens são, adicional noturno, periculosidade, o primeiro quinquênio a vencer em 2017,mas deve ser só para os da ativa.Bom reflitam , e vamos pensar em algo, pois quem tem que fazer alguma coisa por nós , somos nós mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos juntos nessa luta.

      Excluir
    2. Estou revoltada. Aposentei-me faltando 1 avaliação para completar as 5 e mesmo com pos vou ficar o resto da vida como PEB 1

      Excluir
  33. AOS COLEGAS PROFESSORES QUE SÓ SABEM RECLAMAR (PARA VARIAR)... VOU RESPONDER COM AS SEGUINTES PALAVRAS:

    PALAVRAS DA BEATRIZ:

    “Depois de uma campanha salarial que resultou em cerca de 70% DE REAJUSTE, reconhecimento dos REAJUSTES DO PISO SALARIAL para as carreiras administrativas, acréscimo de MAIS UM NÍVEL NA CARREIRA, duas PROMOÇÕES POR ESCOLARIDADE ATÉ 2018, centenas de NOMEAÇÕES, o que leio no Facebook é que "abandonamos" os Assistentes Técnicos da Educação Básica e um suposto estatuto do Sindicato dos ATBs!!

    Não precisa de governo atuar contra a organização da categoria mesmo não! A gente se sabota e se derrota. Não reconhece o resultado da luta coletiva! E não se vê nela! Não se organiza para estar nas próximas lutas coletivas, mais fortes e organizados. Ao contrário, cada um vai fundando a sua associação e seu sindicato, se dividindo! O governo agradece!”

    “Se a cada ação do governo, a primeira ação do trabalhador é culpar o sindicato, estamos ensinando o patrão a nos derrotar. Sem confiança política, não há luta nem conquistas. É preciso aprender a confiar.”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vamos nos organizar, uma vez que quem mais trabalhou, em termos de tempo, foi quem mais perdeu, em dinheiro. Acontece que para compor os tais 70% lá se vão quatro anos. Perdemos tudo, com o governo anterior, e agora estamos ganhando o PISO e só. Você parece ser porta-voz de Beatriz, nos diga por que nos foi tirado até o direito de ir a PEB III, recebíamos pelo curso de Pós , nem existia a Avaliação de Desempenho. Aí, coloca-se que para esta promoção tem que ter 5 avaliações de desempenho, mais 1825 dias na função. Cortou a promoção de um imenso número de pessoas aposentadas. Quem é que tá sabotando os aposentados mesmo? Deveria ter negociado para que tirasse a questão da exigência de 5 Avaliação de Desempenho, ou que ela passasse a valer depois de 2009, todos que se aposentaram antes de 2008, não terão essa promoção. Vamos enxergar e defender os interesses dos professores. Eu,pelo menos quero defender os interesses e os direitos da classe de professores, por sinal, muito preterida em favor de outros interesses.









      quem é que t´sa

      Excluir
    2. Aposentados ... "para variar" ... ficaram na $audade.
      "Pra variar", "pra variar".
      E pior: o Sindicato fazendo pose de bom moço. Posando de bom moço já basta o Imperador Aecius.
      O Sindicato "até" que tem batalhado um pouco. Mas ... porém, todavia, contudo ... continua a deixar os aposentados na Rua da Amargura. Isso jamais ocorreria na Segurança e na Saúde. Por quê??? Porque eles sabem que num futuro próximo os jovens serão os aposentados de amanhã. Questão de consciência.
      Em resumo: - Onde está a tal de PARIDADE???????????????????????
      Ficou só no papel???????????????????????????????????????????

      Excluir
    3. 40% em três anos.Até lá quanta coisa pode acontecer, ainda mais com esta crise.

      Excluir
  34. Li ontem no BRASIL 147, o diretor do IBOPE disse que Aécio não teve 48% de votos e sim , de acordo com as pesquisas, somente 15%. O resto foram os votos de anti petistas e de falta de opção. De Aécio mesmo foram só 15%. TOMOU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooossaaaa!!
      Que notícia boa!!!!
      Coloca no face dele a reportagem.
      Não tenho face ainda, se tivesse eu mesma colocaria.

      Excluir
  35. A carta da professora acima é muito boa e deveria ser lida lá no senado em plena sessão. Aécio mostra seu caráter vingativo na derrota e o mostraria também na vitória, com certeza. Quem vinga não é digno do pódio, assim ele fez em Minas, ao tratar os professores como escória, simplesmente porque sabia que não votaram nele. Assim fez seu sucessor, Anastasia, já que sabia que os professores não votaram nele. Assim são eles, vingativos, já pensou se Aécio fosse eleito presidente? Uma hora dessas já teria dizimado todos os mais de cinquenta milhões de eleitores de Dilma e políticos da oposição. Lembra bem um tal de Hitler né.... Um cara desses jamais pode ter o poder nas mãos, visto que não está preparado para o mesmo. Quem usa o poder para se vingar não é digno do poder, o poder e os altos cargos devem ser usados à serviço dos outros e não para sub-julgar ninguém. Aécio ao agir assim, de forma agressiva, como a professora bem relatou em sua carta acima, mostra para todo o Brasil o cara que ele é....Para quem não conhece Aécio, o próprio está se apresentando para vocês, analisem bem ele, kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, nós já o conhemos muito bem!
      Se acha o dono da verdade e do Barsil.
      Deus nos livre de ser algum dia presidente do Brasil, aí sim nossa carreira vai para o buraco!
      Ele só quer status, trabalhar mesmo, nada de querer o carioca.

      Excluir
  36. Tem gente achando que não houve conquistas do sindicato para nossa classe sofrida, é simplesmente um absurdo. Vamos imaginar que o tal Pimenta da Veiga tivesse ganhado de Pimentel: Uma hora dessas já teríamos apenas 5% de aumento e pronto, mais nada. Agora, com Pimentel, conquistamos a derrubada do subsídio, os abonos, o piso para apenas 24 horas do nosso cargo, quinquênio a partir de 2017, promoções, descongelamento da carreira, e aplicação no nosso vencimento automaticamente da porcentagem que o piso nacional aumentar a partir de janeiro.....É claro que os aposentados e, inclusive eu que já tenho 16 anos, estamos ainda com prejuízos já que o nosso salário não está muito diferente dos que estão iniciando agora, pois já temos muitos quinquênios e biênios e pós-graduação, que sumiram no subsídio do PSDB. Isso ainda é uma coisa a se resolver na atual gestão, sim é fato, quem tem mais tempo está prejudicado, visto que já tinha muitas vantagens e que foram desvalorizadas pela gestão anterior. Isso fez com que um professor com 20 anos de magistério esteja ganhando quase igual a um professor que acabou de tomar posse, realmente é uma situação meio incômoda para os professores e ao mesmo tempo para o governo. Agora, ficar falando que não tivemos ganho algum com essas negociações do sindicato, aí já é demais né gente, temos que correr atrás das coisas que ainda estão por resolver, não estou querendo dizer que temos que ficar acomodados, mas não devemos ficar dizendo que não conquistamos nada. Isso já seria uma injustiça com o sindicato,com o governo e com todos os milhares de servidores que assumiram os compromissos nas greves e paradas nos últimos anos............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só trocou a palavra subsídio com piso salarial.Todo mundo pensou que se desse o piso, naturalmente viria com as vantagens.

      Excluir
  37. Aposentado tem pouco tempo para esperar, meus queridos. É assim a vida. Se ficamos esperando, podemos não ter tempo para desfrutar qualquer benefício. Um dia você estará na mesma situação e aí vai entedner direitinho o nosso dilema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Pimenta da Veiga do PSDB tivesse ganhado nem se você tivesse mais sete vidas nunca iria receber seus quinquênios, biênios, pós-graduação e etc e etc...

      Excluir
    2. Anônimo29 de outubro de 2015 12:06,
      Concordo plenamente com vc. É muito fácil não pensar nos aposentados quando não somos. E em relação ao outro candidato não me interessa porque a eleição já passou. Sou filha de professora aposentada e sei como está difícil sobreviver e votamos no Pimentel para ele agir o mais rápido possível, e não só em 2018. Ano este da próxima eleição.

      Excluir
  38. Anônima do dia 28/10,posta sua carta no face ,ela é tudo que milhares de eleitores que defendem esse político precisam ver.Inclusive pessoas da minha família

    ResponderExcluir
  39. ....... e a paridade dos aposentados com professores da ativa????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cadê a paridade? Estamos esperando. Estamos de olho.

      Excluir
    2. Ao colega de 30/10/15 (09:58) :
      Coisas que só acontecem na Educação.

      Excluir
  40. Pimentel, favor devolver meus 4 quinquenios e 10 bienios, usurpados na administração trágica do psdb.

    ResponderExcluir
  41. Será que as pessoas que estão falando mal do sindicato são filiadas? Será que se uniram e ajudaram nas últimas greves e paradas? Será que votaram no PT para tirar a gangue do PSDB que eram nossos algozes? Será que pensam que é possível ganhar tudo de uma só vez e resolver problemas de doze anos, logo no primeiro ano do novo governo? Será que estão sabendo da crise por que passam vários países do mundo, inclusive o Brasil? Será que estão sabendo da queda na arrecadação de impostos e do déficit no orçamento? Será que não conseguem comparar o que tivemos em doze anos de PSDB com o que conseguimos nestes poucos meses de governo do PT? As vezes fico me perguntando que tipo de gente é essa que fica fazendo essas críticas, até destrutivas, em relação ao nosso sindicato; percebo nelas um certo egoísmo, uma falta de paciência, alienação, um certo tom aecista ou anastasista (kkkk), sei lá.....

    Lobo Guará Zona da Mata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou filiada ao Sind-Ute, sou Lei 100, mas antes de qualquer característica sou Professora. E percebo que a categoria se separa a cada semana mais e mais... Isso é triste!!!

      Excluir
    2. Olha companheiro, se estou reclamando é exatamente porque participei de todas as greves, sou sindicalizado sim e, como lutei pelo fim do PSDB. Só que quem está aposentado não tem direito a quinquênio, ou eu estou enganado? Essa é a nossa bronca. Eu não tenho tempo e estou realmente cansado de esperar. Moro no interior e passei noites e noites viajando prá BH de ônibus,no maior desconforto pra lutar e agora pelo visto, o aposentado e sujeito que está no final de carreira vai ficar de lado.

      Excluir
    3. Concordo com você, Lobo Guará. Se pagassem o sindicato, se lessem as notícias no site do Sindute, fossem ás reuniões, não diriam tanta asneira. Já melhorou muito e as perspectivas são bem boas. Estes que reclamam não sabem nem fazer as contas de quanto ganham e quanto vão ganhar com os próximos abonos e reajustes anuais, e incorporações dos abonos. Tudo no início tem problemas e estes problemas serão sanados com o tempo. Tem muita gente nas superintendências que nem sabe interpretar as leis e fazem tudo errado.Tem que ficar atento e cobrar direitos. Mas falar mal de quem trabalha em seu favor é desleal.

      Excluir
    4. Anônimo31 de outubro de 2015 06:55,
      Vc e outras pessoas envergonham a categoria porque não entendem o que é viver em democracia, e outro detalhe, fiz parte do comando de greve do Sind-Ute em 2011.

      Excluir
  42. FUI CONVOCADO A COMPARECER NA SRE PARA TOMAR POSSE NO CARGO EM QUE FUI NOMEADO DIA 29 DE SETEMBRO. ERA HORÁRIO DE AULA NA ESCOLA ESTADUAL ONDE TENHO O CARGO 1. SABE O QUE ACONTECEU ? LEVEI FALTA !!!!! PODE ISSO ???????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua superintendência te dá uma declaração e abona sua falta

      Excluir
    2. Estranho o colega ter ganho falta nessa situação.

      Excluir
    3. Coisa de antigos capitães do mato.E,pior,permanecerão no poder.

      Basta de reeleição!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. Estranho nada. Isso está cheirando é sacanagem do diretor. Ele sabia que vc estava em convocação na SRE ???? Se ele sabia, apenas cometeu arbitrariedade em te dar falta. Simples assim e ,aliás, isso acontece com frequência.

      Excluir
    5. Graças a Deus, anônimo das 22:02 do dia 02 de novembro de 2015, o Capitão (com P maiúsculo mesmo) do mato da Escola que trabalhei, não pode concorrer mais devido a problema de saúde, também depois de 15 anos pisando nos outros, mais um mandato seria o fim da picada.
      graças a Deus já saiu muito tarde.

      Excluir
    6. Quanto diretor fdp tem nesse mundo !!!!! Será que eles não param para pensar que são professores como nós ????? Estou com nojo desses m

      Excluir
  43. E ... será que os aposentados "um dia" terão "PLENA PARIDADE" com o pessoal da ATIVA, sem precisarem de "5 DESGRAÇADAS AVALIAÇÕES de DESEMPENHO" para terem acesso a outro nível?????????????????????????????????????????????????
    Sim, o Imperador Aecius é um monturo de fezes e o PT, um pouco melhor, PRECISA SER MAIS COERENTE, principalmente com o pessoal da EDUCAÇÃO, que o colocou no PODER. Logo, é de se inferir que os EDUCADORES confiaram nele.
    Então ... estão apenas cobrando o que lhes foi PROMETIDO em campanha eleitoral.
    Reflitamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse bem, DESGRAÇADAS AVALIAÇÔES DE DESEMPENHO. Depois de velha difícil não ter Licença Saúde. Me aposentei em 2013, fim do ano e agora não tive as 5 DESGRAÇADAS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO e apesar de já ter recebido os 10% de´pós durante anos continuo PEB1 e me tiraram 4 letras. De I voltei para E

      Excluir
    2. Eu também, quando mudei de nível passei de PEB 1 H para PEB 2 F. Ou seja, voltei dois graus em que já estava, foi como se eu tivesse ficado 4 anos parado sem dar aulas já que cada letra representa 2 anos de efetivo exercício. É foda né. Será que o sindicato está olhando isso pra nós. Já o pessoal que está tendo promoção por escolaridade neste governo do PT estão tendo promoção e ficando na mesma letra em que já se encontravam. Está faltando critério. Minha promoção foi em 2011 e os que estão tendo promoção agora estão ficando na mesma letra.

      Excluir
    3. Se não houver plena paridade para os aposentados, na próxima eleição não votarei em ninguém.
      Em tempo : agora tem mais esta: "plena paridade".
      Coisas que só acontecem na Educação.
      Será que o Sind-Ute vai continuar aceitando essas distorções???

      Excluir
  44. Já cansei de ouvir comentários sobre o governo atual...Nem que ele quisesse consertayria toda burrada e mal feitos de tantos anos...A memória é curta. A Lei 100 findando, quem posta certas coisas, não deve ter feito ou passado em concurso nenhum...Infelizmente, tá tudo errado e querem permanecer no erro. Estão chegando os concursados, isso tem que chegar a um fim...Acredito que os funcionários da Lei 100 sejam amparados qto à contratações, e o que puder ser feito, mas negar a vaga do concursado, isso não...Acredito que faça algum acordo, já deu as aposentadorias...Já não são tantos. Mas, quem aqui posta dizendo que nada recebeu...cá pra nós, tá brincando. Olhe seu contracheque.

    ResponderExcluir
  45. ........será que os aposentados estão tendo paridade com os da ativa? Será que estão errados ao reclamar? Será que a idade e tempo de serviço não significa nada? Será que a Lei da paridade para quem tem direito acabou? Lei não diferencia se é PT ou PSDB,embora esse psdb é mil vezes pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O governo atual do PT está apenas no seu 1º ano e ainda teremos mais 3 anos pela frente. A questão dos aposentados e dos que já possuem 10, 15, 20, ou mais anos de serviço, vai ser analisada e o próprio sindute e o governo já disseram que vão rever muitas coisas ainda. As coisas não estão paradas, governo e sindute sentam e debatem frequentemente. Precisamos ter paciência e entender que se o PSDB estivesse lá estaríamos de mãos vazias e com aquela propagandinha deles de que já pagam até 700% a mais do que o piso, isso sim seria foda de aceitar. Paciência gente, paciência que as coisas aos poucos vão se encaixar pra nós....

      Excluir
    2. Não dá para ter paciência em situação de emergência. Todos deveriam estar apoiando os aposentados. É questão de ética e justiça. Pedir paciência a quem, com a idade avançada, mal da conta de pagar os medicamentos é no mínimo falta de discernimento. A situação dos aposentados teria que ser prioridade. Os aposentados estão apenas reivindicando o reconhecimento dos seus direitos. Pedimos apoio da nossa categoria e solicitamos mais empenho do sindicato. Nosso tempo é curto.

      Excluir
    3. Você tem razão, companheiro. Estou começando agora, mas conheço a luta de quem está no final de carreira. Considero um descaso, deixar exatamente aquele que já está cansado esperando. É no mínmo injusto.

      Excluir
    4. Colega de 2/11/15 (23:19), tenho tentado falar exatamente isso, mas o Euler não tem postado alguns comentários meus. De decepção já basta a situação de abandono na qual se encontram os aposentados do Estado de MG.
      Enfim, essa é a "educação" em Minas e no Brasil.

      Excluir
  46. Desistiu amigo Euler??? Anda tão calado! sentimos sua falta...Mesmo que uns não queiram, há os que querem, ler seus comentários e trocar idéias. Sei que às vezes são meio tortas, mas, não somos perfeitos. Sei que também tem hora, que tenho vontade de chutar o balde, mas, ao mesmo tempo vem alguma coisa e me levanta.
    Espero que não seja nada sério, e que esteja bem...quem sabe passeando... Bons dias, e quando puder, retorne...Essa classe já é tão sofrida, que temos que ter alguem que nos ouça, entenda pelo menos, um abraço grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Euler não sei , mas muita gente desistiu. Há quem nem tentou e acabou desistindo. Parece que desistir é o que resta aos educadores

      Excluir
    2. Aproveitando a deixa do nosso colega das 18:04, estou ansiosa para ler seu comentário acerca da "tragédia" de Mariana. Gostaria de que você, com sua lucidez fizesse uma análise bem didática dessa irresponsabilidade, para que eu possa levar para a escola e comentar pois, os nossos caros educadores pensam que foi acidente e ainda defendem os interesses das mineradoras, uma vez que, nessa crise,os empregos devem ser preservados. Preciso de suas palavras.
      Um abraço. Selma Machado ( de Oliveira -MG)

      Excluir
  47. Alguem sabe onde o aposentado faz prova de vida Ano passado fiz no BB mas este ano disseram que mudou Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz no começo de Outubro antes da greve dos bancos numa agência do BB. Pode ser que por causa da greve houve mudança.
      Roberto- Uberaba

      Excluir
    2. No BB só no mês do seu aniversário. Afora isto só nos postos UAI e na Administração Fazendária. Como comi mosca e deixei passar meu mês fiz na Adm. Fazendária. Se não o fizer seu pagamento será suspenso. Estou falando para que é do Estado. Do INSS não sei como funciona.

      Excluir
  48. Cadê o Prêmio por Produtividade de 2013, 2014 e 2015? Estou precisando deles!!!

    ResponderExcluir
  49. Anônimo das 00:48, eu sempre faço no BB, em qualquer agência.Como estavam de greve, fiz no Psiu, praça sete em BH.

    ResponderExcluir
  50. Bom dia!
    Meu nome é Patricia Rezende, sou membro do Movimento dos Atingidos pela Lei 100. Durante muito tempo tenho acompanhado todos os comentários aqui no blog e principalmente as postagens do Euler, pessoa a qual admiro, participo de todas as reuniões junto ao governo em que o assunto é sobre uma solução para o caus que se aproxima. Reconhecemos o direito dos concursados porém acho muito desumano que profissionais após tanto tempo ( 20, 25.... ) sejam dispensados por ue um STF simplesmente julgou a lei Complementar pura e simplesmente pelo papel. Diariamente leio e converso com várias pessoas, desesperadas e sem esperança, nós enquanto Movimento fomos reconhecidos pelo governo de ter conseguido , através da luta e ações coesas, as aposentadorias e a dilatação do prazo. Entendo a opinião de cada um que defende o Sindicato, porém há de se reconhecer que nós efetivados nos unimos e estamos lutando dentro das possibilidades jurídicas ( através de nossos advogados) uma solução. Não acredito que seja momento de dividir mais a categoria entre designado, efetivo, efetivado e concursado, é hora de somarmos e lutarmos. Não é o termo funcional que designa nosso valor na educação, e sim nossa capacidade de luta e de união.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o indignada com a situação da Lei 100. Tenho muitas amigas nesta situação, e a situação não é fácil. Vejo porem que não cobram das pessoas certa. Há 2 Senadores da República que são os principais responsáveis por esta situação. Usaram vocês pra estarem onde estão e agora nem olham pra trás. entrem com uma ação coletiva por improbidade administrativa contra eles. Peçam danos morais apresentando as cartas que lhes induziram a não fazerem concurso. Não adianta um daqui outro dali reclamando solitariamente. SÓ a união faz a força e este políticos mau caráter só reagem à ameaças de processos e só têm medo da imprensa. Fica a dica.

      Excluir
  51. Um blog com 4 milhões de visitas não deve ser abandonado. Merece respeito e deve ter continuação, afinal despertou muito interesse da categoria que se interage democraticamente através desse. Vamos lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um blog como esse não deveria ser abandonado, mas os tempos são outros. Todos se cansaram.....muita expectativa......8 anos de espera pelo piso.....pouca mudança ou quase nenhuma mudança.......chega uma hora que o desânimo e a apatia permanente tomam conta. Essa hora chegou

      Excluir
  52. Não quero dar uma de alarmista, mas está correndo uma notícias que teremos nossos salários escalonados a partir de março/2016, será que é verdade ou intriga da oposição. Mais alguém viu falar sobre isso? walnei Santos

    ResponderExcluir
  53. Alguns defensores do sindicato aqui,no blog do Euler, devem saber que estamos numa democracia, ou não? Querem impedir que seja do conhecimento de todos as perdas que tivemos, a desvalorização do professor concursado efetivo, tem gente pensando que estamos reclamando porque somos da lei 100. Existe também o não pagamento de abono proporcional às aulas facultativas que fazem parte do nosso cargo, então não acho que o sindicato, com o qual contribuo mensalmente está realmente cuidando dos nossos interesses. Entro no site do sindicato todos os dias, e não vejo nenhuma notícia indicando que ele está negociando as perdas dos aposentados efetivos (concursados), como alguém aí firmou, nos acusando de não correr atrás de notícias no site, de não ser filiado .Pago todo os meses uma contribuição mensal descontada religiosamente de meu salário, passei um e-mail e nem se dignam responder. Então, deixem de ser agressivos, e deixem todos manifestar seu descontentamento, seu desapontamento, sua decepção com governo, com sindicato, aliás com muitos motivos, pois estamos em uma democracia. Se está fazendo algo pelos aposentados efetivos, portanto concursados, me convença, diga o que estão negociando, pois procuro todos os dias por estas notícias. Publique no site do sindicato que ficarei feliz em mudar de ideia e e elogiar o esforço do sindicato. Tirar dos aposentados para pagar o piso, não acho que está merecendo elogio. Afinal, anos e anos de perfeiçoamento, fazendo pós, e não ir a PEb III, é o cúmulo das injustiças, perder direitos adquiridos, e não devolvê-los, outro absurdo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você caro colega. Seria muito mais saudável e bom para todos se houvesse mais solidariedade entre os membros da categoria. As vezes fico me perguntando o que faz um professor ficar atacando o outro, Que dificuldade é esta de escutar os próprios colegas? Porque se sentem tão ofendidos quando por exemplo os aposentados reivindicam o reconhecimento de seus direitos adquiridos? Saber escutar é o mínimo que precisamos.Quantas vezes ficamos a deriva porque não tivemos quem nos escutasse? Está mesmo parecendo o fenômeno que acontece com aqueles que foram oprimidos sistematicamente. Passam de oprimidos a opressores.Este tipo de posição só serve para nos levar ao pior.

      Excluir
  54. Pessoal, vai uma aguinha gelada com querosene aí?!!

    É assim que se trata povo colonizado.

    ResponderExcluir
  55. Democracia é respeitar o direito de fato e a igualdade de todos. Entrei para o Estado através de um concurso. Não concordo com essa Lei 100 e querem passar por cima até do Supremo Tribunal Federal, me poupem.

    ResponderExcluir
  56. Euler meu amigo estou sentindo um pouco de tristeza em você, por não falar mais nada e não editar algo novo? Não desista não, saiba que seu Blog é o melhor em termos de conhecimento e esclarecimento dos fatos políticos, social e educacional. Nunca desista de mostrar e esclarecer sempre os que acompanha seu blog, espero que não sinta raiva de eu cobrar algo de você novo, pois seu texto é enriquecedor e de uma clareza de entendimento que não dá para ficar sem ler. Edita algo novo por favor dentro dessa ótica nova da politica do governo federal e dos nossos poder deputados federais e Estaduais. Admiro Você e seus Textos inteligentes.Aguardo viu e chega de tristeza companheiro de luta. Joaquim

    ResponderExcluir
  57. Meu Deus escalonamento de pagamento.... Eu também ouvi isso e não quero acreditar! Alguém sabe de alguma coisa? Seria uma sacanagem com quem elegeu o governador! Acho que não merecemos...

    ResponderExcluir
  58. 13º integral está garantido, gente?!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  59. Ai, como essa GLOBOMERDA ama o PT!!!
    Ui.

    ResponderExcluir
  60. Infelizmente muitos defendem o Sindicato, mas o mesmo não faz nada para a categoria, até hoje não sabemos se realmente o artigo da Lei que dava direito a nós PEBIIP passar para BEBIIIP ( por falta de tempo hábil, para as certificações), Teve uma reunião (esta no site do Sindicato) em que em nenhum momento foi questionado esta situação.
    Agora pasmem, um Adjunto da SEPLAG ou Governo) disse em entrevistas que podemos não receber o piso no ano que vem, conforme a lei, e mais um monte de asneira, primeiro Vice, Adjunto, Subalterno não fala, este é o primeiro, mas fiquem de olho vivo, pois a oposição como Dep. João Leite já tirou a casquinha dele.
    Engraçado que quando eram situação, nunca ficaram no nosso lado, a dupla AA era a mais importante.
    Outro problema, você pode mandar e-mail para o Sindicato (para a Beatriz) da chapa única para reeleição, que você não obtem resposta, isto aconteceu comigo.

    ResponderExcluir