segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Dilma me representa, apesar de não concordar com algumas medidas adotadas neste segundo mandato. Mas, ainda há tempo de mudar os rumos do governo


Dilma me representa, apesar de não concordar com algumas medidas adotadas neste segundo mandato. Mas, ainda há tempo de mudar os rumos do governo.




Fiz questão de abrir este novo post com o discurso da nossa presidenta Dilma, eleita legitimamente em dois turnos, e que alguns imbecis querem derrubá-la através de golpe. Não passarão! Ou, como diria o poeta Mário Quintana:

"Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!"

A presidenta Dilma está cercada de maus conselheiros, é fato, gente despreparada para lidar com os desafios do momento. Além da turma fisiológica dos partidos de aluguel. É a consequência do governo de coalizão, formado desde os tempos do ex-presidente Lula, e que o PT não conseguiu romper. 

Hoje existe um esforço para se formar um movimento que transcenda este aprisionamento do governo federal às forças fisiológicas e de direita. Aqui mesmo em BH, pelo que ficamos sabendo através de alguns blogs, foi criada, no último sábado, a Frente Brasil Popular, que conta com a participação de vários movimentos sociais e partidos e grupos, entre os quais, CUT, UNE, MST, FUP, PT, PCdoB, PSB e PDT. Houve lançamento de Manifesto ao povo brasileiro, que pode ser lido aqui.

Um outro esforço de formação de movimento pela base tem sido encabeçado pelo MTST, que pretende lançar outra Frente em outubro. Segundo nota oficial do MTST participarão dessa segunda frente alguns movimentos, como: CUT, UNE e CTB, além de outros coletivos. Não vejo nenhum problema em relação a isso. A esquerda pode e deve se unir, ainda que mantenha seus diferentes focos.

Alguns pontos, contudo, são comuns: a defesa das conquistas dos trabalhadores, hoje ameaçadas pela direita que domina o Congresso Nacional; a luta por mais conquistas e por políticas geradoras de emprego e mais investimentos nas áreas sociais - o que se choca com as políticas do ministro Levy, claramente neoliberal, e que de certa forma é mantido no governo para agradar ao chamado mercado, que nada mais é do que um grupo de grandes banqueiros e empresários que são os donos do PIB brasileiro.

A presidenta Dilma, mais cedo ou mais tarde vai compreender que para fazer o Brasil voltar a crescer terá que atacar os interesses dos setores mais ricos do país. Reduzir os juros, por exemplo, para estancar em parte a sangria da dívida pública, que beneficia pouquíssimas famílias, em detrimento do bem geral do povo brasileiro.

Uma outra fonte de sangria são os sonegadores de impostos, que essa direita bandida e sua mídia golpista odeiam fazer qualquer referência ao tema. São bilhões de dólares sonegados, principalmente pelos mais ricos. E ficam nesta ladainha de dizer que já pagamos muitos impostos. Quem realmente paga os maiores impostos são os trabalhadores, especialmente os de baixa renda, que pagam impostos indiretos através do consumo. 

Para os ricos, estes impostos atingem pequena margem de suas rendas. Os impostos diretos, para eles, são baixíssimos. E mesmo assim sonegam impostos.

Um dos impostos mais justos era o CPMF, que os tucanos, os demos e outros tipos acabaram derrubando no Senado. Este imposto atingia principalmente quem fazia grande movimentação financeira através dos bancos. Ele representaria hoje algo como R$ 80 bilhões anualmente para aliviar as crescentes demandas da Saúde Pública. Mas, foi derrubado pela direita brasileira.

Dilma deveria articular com os governadores e prefeitos a volta deste imposto, assumindo o compromisso de repassar parte do dinheiro arrecadado para os entes federados - estados e municípios.

Muita gente, por ignorância ou má fé, reclama de impostos e ao mesmo tempo cobra melhores serviços públicos. Como se o governo tivesse uma maquininha de produzir dinheiro próprio. Ora, pode-se criticar o mau uso do dinheiro público; mas, não esqueçamos que para que haja maiores investimentos na Educação e na Saúde, por exemplo, é preciso que haja fontes de financiamento. Uma dessas fontes, a principal, aliás, são os impostos arrecadados. Os 3 milhões de profissionais da Educação pública do Brasil, os milhares de médicos, enfermeiros e demais profissionais da Saúde pública, os serviços de segurança, os investimentos na moradia, saneamento, etc., são bancados com recursos oriundos dos impostos.

O que deveríamos discutir é quem paga estes impostos hoje no Brasil, ao invés dessa ladainha furada de comentaristas mal informados da mídia golpista, que vivem a repetir que passamos cinco meses do ano a pagar impostos. Conversa fiada, gente. Por que eles não falam nada, mas nada mesmo, sobre a sonegação de impostos? Porque estão comprometidos com os de cima, e não com os interesses do povo brasileiro.

Mas, voltemos ao discurso da nossa presidenta. Vejo na fala dela um sincero desejo de acertar, de investir no social, de manter as políticas iniciadas no primeiro mandato de Lula, e que ela deu continuidade. As políticas sociais que beneficiam grande parte do nosso povo - Bolsa Família, Mais Médicos, Pronatec, Luz para todos, Ciência sem Fronteiras, Minha casa minha vida, políticas de cotas, o combate à seca no Nordeste, entre tantos outros programas - fazem parte da realidade de milhões de brasileiros.

Somente a mídia golpista e suas hordas de lobotomizados, que se desinformam através dos meios de comunicação que ela controla, não conseguem ver os grandes avanços e as grandes conquistas do povo brasileiro, especialmente os mais pobres, durante os últimos 12 anos. Cerca de 40 milhões de pessoas foram arrancadas da fome e da miséria. Isto já bastaria para inscrever os governos Lula e Dilma como os melhores da história do Brasil.

Mas, este período inaugurado no primeiro mandato do ex-presidente Lula está se esgotando. Pelo menos a forma de gestão em coalizão com a direita e o fisiologismo está chegando a um limite de difícil superação. Até porque, diante da crise mundial do capitalismo, a direita só tem um receituário: cortar direitos, reduzir salários, usar o estado como instrumento de enriquecimento ainda maior de poucos. Eles não querem que haja continuidade nas conquistas sociais, com aumentos reais nos salários e maiores oportunidades de consumo para todos.

Vejam o que estão fazendo com os migrantes da África e do Oriente Médio para a Europa. As políticas imperialistas dos países ricos europeus e dos EUA são responsáveis pela ruína desses países. E não querem - Europa e EUA - dar a devida ajuda humanitária aos povos desses países, e nem tampouco aceitar o ingresso de milhares de pessoas na Europa. Pessoas que antes viviam razoavelmente bem nos seus países de origem, mas que, em função das guerras promovidas e alimentadas pelos interesses geopolíticos do imperialismo, ficaram sem chance de sobreviver.

Aqui no Brasil, ao contrário, 40 milhões de pessoas foram retiradas da miséria e da fome. E a mídia tem a cretinice de dizer que a crise atual foi causada pelos governos de Lula e Dilma.

Por isso tentam derrubar o governo Dilma. Ou pelo menos mantê-lo enfraquecido, para que as hienas possam partilhar a carne e o sangue do povo brasileiro. Querem destruir a Petrobras, mas não conseguirão. Querem se apropriar do pré-sal e entregá-lo para grupos estrangeiros. Usam mecanismos judiciais e policialescos, como a Operação Lava Jato, que focou seu ataque apenas contra o PT e contra a Petrobras e o grupo de empresas, que, juntas, geram milhares de empregos e são responsáveis por quase 20% do PIB brasileiro. A Lava Jato não pegou nenhum cacique tucano, quando se sabe que todos eles receberam altas somas das mesmas empresas que doaram recursos legais para o PT. Mas, só o PT é atacado pela PF da Lava Jato, pelo delegado-juiz Moro, pela justiça e pelo congresso nacional, principalmente na Câmara dos deputados, que tem na presidência ninguém menos do que o achacador-mor e denunciado pelo MPF Eduardo Cunha.

É algo surreal. A pessoa mais honesta deste grupo, quase uma classe separada, ou uma claque política, talvez seja a presidenta Dilma. E é a mais massacrada, a mais xingada, a mais agredida e perseguida por essa turma de lobotomizados.

Aliás, agora começaram a atacar mais fortemente ao ex-presidente Lula, de forma desesperada. Temem que ele volte em 2018 e retome o processo de fortalecimento do mercado interno e investimentos no social. Será o desespero total dessa direita que perdeu as últimas 6 eleições presidenciais (dois turnos cada eleição), apesar de todo apoio da mídia, todo descaramento da campanha antipetista. O povo sabe, até por instinto, quem realmente representa os seus interesses.

Por isso, não é permitido às pessoas de bem, honestas, que não tenham sido enganadas pela mídia, baixarem a guarda. É preciso lutar, participar dos diálogos e das construções de alternativas em favor dos de baixo. O PT está muito enfraquecido, mas ainda representa uma parcela expressiva da população brasileira. Contudo, há hoje grupos e coletivos que querem mudanças que transcendem a liderança de um único partido e este esquema vinculado aos grupos fisiológicos e de direita. Por isso a ideia de frente ou movimento popular encarna melhor o desejo de formar uma força social e política capaz de arrancar maiores conquistas para o povo brasileiro e estancar os ataques da direita golpista.

A presidenta Dilma, ao mesmo tempo que precisa negociar com os de cima para continuar o seu governo, deve cada vez mais se apoiar neste movimento social dos de baixo, pois é aqui, no chão da fábrica, que vamos garantir a continuação do governo dela e a manutenção dos direitos e conquistas dos de baixo. Além de conquistar novos direitos. Nada menos do que isso. 

Neste Sete de Setembro, a palavra da nossa presidenta deve ser ouvida e discutida para que possamos apresentar ao governo as nossas - dos de baixo - alternativas para a crise do momento.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!


***

Sugestões de consulta na Internet:
 
Blog Viomundo
Jornal GGN
Diário do Centro do Mundo 

Blog Tijolaço 
Blog O Cafezinho 
Revista Forum 
Blog da Cidadania
Blog Escrevinhador
Blog Conversa Afiada
Blog do Miro 
Blog Maria Fro 
Carta Capital

Rede Brasil Atual  
Blog Socialista Morena 
Blog do Mello
Blog Cloaca News 

Mauro Santayana

Leonardo Boff 
MST
MTST
Muda Mais 
Mais Mudanças 
Megacidadania 
TV Postv (Internet) (Novo)
TV Brasil Internacional
TVT - sindicato metalúrgicos ABC paulista
Telesur ao vivo

TV NBR (do governo Federal)
TV do Governo Venezuelano
Press TV do Irã
RT - Russia Today - em espanhol 
Portal EBC

Rádio Brasil Atual (Novo)

***

Assista a TV NBR - a TV do Governo Federal:




***


Greve dos Educadores de Ibirité

Renan Mendes

   Em greve desde o último dia 24, os trabalhadores da Educação de Ibirité decidiram, nesta quarta-feira (28), permanecer de braços cruzados após a Câmara Municipal aprovar, em segundo turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 005/2015 que amplia a jornada de trabalho e reduz os salários da categoria. Segundo a prefeitura, a  medida visa economizar recursos para enfrentar a “grave” crise financeira do município. “Decidimos manter a greve porque esse projeto é claramente inconstitucional. Isso de aumentar a carga horária sem o correspondente aumento de salário não existe, é contra a lei. Vamos seguir mobilizados, denunciando as ilegalidades do prefeito e, ao mesmo tempo, também recorreremos à Justiça. O Ministério Público (MP), inclusive, já foi acionado. Esperamos que o órgão se posicione o mais breve possível, impedindo que essa lei absurda entre em vigor”, diz Rafael Calado, coordenador do Sind-UTE Ibirité.

OUTRAS INFORMAÇÕES:


Rafael Calado, coordenador geral: 8287-8636/8532-2112

Edson Lula, diretor executivo: 8287-8637
Flávio do Carmo, diretor executivo: 9621-4053
Camila Oiko, diretora executiva: 8568-3745
Adilson Dumont, diretor executivo: 8287-8620


Leiam mais sobre a greve dos professores de Ibirité clicando aqui.

86 comentários:

  1. De tanto a oposição bater na tecla uma mentira, pois não foi que a mentira tornou-se uma verdade! O Pais está em crise, várias vezes cobiçados pelos perdedores; os brasileiros acreditando ou naõ na tal crise, então a crise chegou! E a briga entre os líderes querendo o lugar de presidente do Brasil está vergonhosa. Vamos mostrar serviços, digníssimos parlamentares do poder maior! Vamos dar exemplos de postura aos brasileiros.Uma queda de braço entre os vencedores e os perdedores. A verdade de tudo isso, é que, querem pegar Dilma no lamaçal; Mas a mulher veio nesse mundo com um caráter e dignidade respeitadores. Acham que, se a Dilma não cair de um jeito, cai de outro. Vão tentando! Mas a verdade sempre prevalece. Dilma não ganhou as eleições no braço e nem lesando o próximo, foi uma escolha do povo. Lula vem aí! Ninguém toma a eleição de 2018 do Lula.

    ResponderExcluir
  2. O que mais tem se ouvido falar nos últimos dias é que o país precisa diminuir suas despesas, seus gastos e aumentar a arrecadação. Por que então não diminui esses salários escandalosos desses políticos, não corta de vez essas mordomias de auxílio pra tanta coisa desnecessária? Seria uma economia e tanto.
    Imagina, nesse assunto ninguém toca e o povo ao invés de ir pra rua reinvindicar uma coisa que possa ajudar o país a sair da crise, fica perdendo tempo querendo tomar o poder da presidenta.
    Aqui no interior várias prefeituras conseguiram diminuir os salários dos vereadores com a pressão popular. É só o povo querer, que vai sobrar dinheiro, mas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, esses políticos corruptos que estão no poder querendo derrubar a presidente, tem as suas bases políticas e pressionam essas bases em torno de um projeto que é o dos gastos públicos, pois eles sabem muito bem que para enfraquecer o governo federal tem que ser através da arrecadação, portanto, aprovar leis junto aos seus pares no congresso para aumentar o salário dos servidores federais e da advocacia geral vai na contramão de um processo para atenuar a crise, e é que eles querem, sangrar o governo para chegarem ao poder e exercerem seu domínio, governando para a elite.

      Excluir
  3. Pra onde migrou o pessoal que frequentava esse blog e tinha interesse em assuntos referentes à educação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Esse pessoal", tem interesse apenas quando o assunto é salário, outros problemas não lhes dizem respeito, infelizmente.
      A luta continua!

      Excluir
    2. Na verdade, há tempos que o blog não aborda, ou coloca para discussão, assuntos inerentes à categoria . Pimentel é mil vezes melhor que o "pulha" que desgovernava Minas. Entretanto, há coisas que deveriam ser pauta ainda. Há compromissos assumidos que estão "passando batido". Por isso que "esse pessoal" está sumido. Claro que interessamos por salário SIM. Ou você, anônimo das 14:39, vive de brisa?

      Excluir
    3. Eu penso que havia uma grande expectativa por parte dos profissionais da educação de uma real e significativa melhora dos salários. Como isso não aconteceu, muita gente se cansou. Escuto muita gente dizer que se o PT não deu jeito na situação, não há mais motivos para ter esperança.

      Excluir
    4. Caro amigo, salário é importante sim !!! O Blog sempre foi um espaço de debates acerca dos problemas da educação, e salário era a principal temas abordado. Por agora, não sei por que razão, nada se fala mais sobre salários. Parece que, como num passe de mágica, os problemas dos profissionais da educação foram resolvidos.

      Excluir
    5. No meu caso específico parei de reclamar pois o significativo aumento de "190" está quase dando para pagar os aumentos de energia elétrica, água e combustível que uso no deslocamento para o trabalho. Então, por que reclamar?
      Vivemos num país onde mudam apenas nomes,mas a essência dos políticos é sempre a mesma.No caso da valorização do magistério, embora no sindute tente convencer e tática funcione com alguns, continuamos na mesma situação. Continuamos não recebendo o piso salarial, continuamos sem nossas vantagens, continuamos com as mesmas restrições em relação às férias-prêmio, continuamos sem receber o prêmio de produtividade, continuamos sem mudanças que se fazem urgentes no quadro das escolas e por fim todo contratado que assumiu aulas no meses de julo, agosto e setembro não recebem, pois o atual governo nao consegue resolver o problema da greve dos funcionários das superintendências regionais. De que vale não cortar ponto dos grevistas, mas recusar-se a conceder qualquer vantagem, na verdade o caixa do governo deve estar agradecendo aos grevistas a economia na folha de pagamento.
      Além disso o atual governo repete o anterior, fazendo marketing, com o suposto pagamento do piso... Se alguém estiver recebendo me avise, pois vou também exigir minha parte.
      E o sindute acha que consegue enganar a todos... Uma esmagadora maioria ja percebeu que foi vítima de falsas promessas. Pimentel, Anas tasia, Aécio...tudo farinha do mesmo saco.
      Ou você estava vendo alguma mudança?

      Excluir
    6. O Professor(a) estadual Milionário(a), entenda Carreira implica em salário e este paga as contas. Se vc não tem problema com Dinheiro que bom, hein!!!

      Excluir
    7. O auxílio moradia de um juiz é em torno de R$4.100,00, e nós não passamos perto disso em um cargo.

      Excluir
  4. Com certeza não estão satisfeito com o governo de Minas e muito menos do Brasil. Afinal a maioria dos votos que deram vitória a esses candidatos teve muito apoio dos profissionais da educação. Ou eu estou enganada estão comemorando a desgraça da classe e do povo brasileiro. Difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Decepção....Eu esperava que seria feita justiça com o pessoal da educação já que elegemos esse povo, porém tudo continua na mesma.

      Excluir
  5. Eu também gostaria de saber para onde foi o pessoal que acessava esse blog?

    ResponderExcluir
  6. Umas 3 ou 4 vezes em que publiquei aqui, me chamaram de anta... Sabem de nada os inocentes: a anta é um animal inteligente. O problema é que enxerga muito mal. Bem, eu uso óculos e não perderia a piada. Rsrsrsrs
    Então, eu sou uma das pessoas que foi por aí, atrás de outras falas e outros comentários. O Blog tem sangue petista, não tenho dúvida, mas, pelo menos, Euler reconhece os desmandos desse governo... Em relação ao salário do professor, parece estar tudo muito bem para muitos... Esses muitos são eleitores do PT e a gente, por mais sério, consciente, politizado e inteligente que seja, puxa a sardinha pro nosso lado. Então, está tudo bem. Em relação a minha pessoa, estou sobrevivendo aos arranhões do PSDB e me consolando com as migalhas de Pimentel. Cansei.

    ResponderExcluir
  7. O Prof do dia 16 às 16:30 tem toda razão, fomos lesados, enganados tanto pelo governo quanto pelo sindicato. Pior,estamos recebendo ainda subsídio, com nome de vencimento, pois tenho, 100 % de salário que este governo deveria estar me pagando pelos direitos adquiridos em 30 anos mas não o faz. Somente o pessoal da Educação perdeu os quinquênios, pois na polícia civil, quem os tinha, ainda tem, e recebe seus quinquênios. Por que só a Educação é tão prejudicada? Eu mesma respondo, somos a classe que menos reage aos desmandos, se o sindute está alinhada com o governo, não está cuidando de nossos interesses, vamos destituir essa diretoria, pois na minha opinião o sindicato está contra quem ele deveria representar. Eu estou recebendo cr$ 2.261,00 mais cr$ 190,00, por 30 anos de trabalho, e quanto é o piso salarial profissional nacional(PSPN), Conclusão , tirou dos que tinham mais tempo de serviço, dos aposentados, para pagar o PSPN a quem está começando na carreira. Na polícia civil, quem está na ativa, não aceita desvantagem para o aposentado, são inteligentes, pois amanhã ele será um aposentado. Gostaria de ver essa atitude no pessoal da ativa, mas não, acham que estão ganhando bem... então está tudo bem. Aposentados, quem nos representa? O governo faz isso, porque não temos poder de aglutinar esforços,pois lancei a idéia de uma página no facebook, para nos interagir, buscar estratégias de luta para minimizar nossas perdas, quem tem graduação, não vai a PIII, que o salário é cr$ 2.488,00, imagine nossas perdas em 10 meses, cr$ 2.270,00., para quem já perdeu os quinquênios, é alguma coisa, mas ninguém reage, nós não merecemos tantas perdas. Bem, se alguém se interessar, os inspetores têm. os aposentados poderiam ter também. Fica a dica. Vamos nos organizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino em baixo de tudo que foi dito por você anônimo 14:32. Trabalhar trinta anos e aposentar com este salário.....e ainda ter que escutar professor aplaudindo abono de 190,00.... E nossos quinquênios, biênios e tudo mais ? Pimentel saiu dizendo na mídia que iria corrigir as distorções...e nada. Fiquei 5 anos aguardando a minha aposentadoria. Agora que saiu ,nem notícia dos 11 meses de férias premio que tenho direito a receber. Aliás a notícia que recebi no setor de pagamento da Metropolitana é que pode ser que saia o ano que vem. Tem um detalhe: ainda me disseram que os valores serão calculados com base no salário de 2010 que foi a época do afastamento. Pode? É muito cinismo !!!!

      Excluir
    2. Foi exatamente isso que aconteceu. Mais uma vez quem tem mais tempo de serviço foi prejudicado. Precisamos buscar estratégias, porque esse sindicato agora está sendo, mas até isso é difícil para quem mora no interior

      Excluir
    3. Comentarios corretos e e precisos.Nossos prejuízos não forma minimamente compensados. Ficamos de outubro de 2013 até julho de 2015 e por todo esse período recebemos 190 reais. E ainda com o aval do sindicato que antes gritava esperneava, justamente, contra Aécio e companhia e de repente para a direção do sindute chegamos ao desejado paraíso. Nas negociações nem se cogitou da volta de nossos benefícios e não se cogitou do fim das restrições de nossas ferias-prêmio, afinal na verdade não existiram negociações e sim "abaixa cabeça" e sim senhor. Em troca vários diretores das superintendências foram nomeados com aval do sindicato ou seja acabamos misturados empregados e patrões e nossas cobranças viraram pó.

      Excluir
    4. Qdo Anastasia e Aecio nos lesaram com subsidio, tiraram tudo, a maioria ficou quieta. Agora que as coisas começam a entrar em algum acordo, pelo menos , há diálogo, tem gente bufando e espumando, nos poupem. leiam mais...

      Excluir
  8. Nossa... é impressionante como aqueles que deveriam LER E INTERPRETAR BEM, ou seja, a classe de trabalhadores da educação, (OS EDUCADORES)... até hoje ainda não conseguiram ENTENDER a lógica do processo de pagamento do piso salarial de Minas Gerais. Sabe o que eu acho? Que vocês não leem. Têm preguiça de correr atrás de informações. Gente preguiçosa e reclamadeira.

    PRIMEIRO PASSO: ESTEJAM COM AS ‘TABELAS DE VENCIMENTOS’ EM MÃOS. VOCÊS AS TÊM? NÃO? POR QUÊ? VOCÊS NÃO ESTÃO ACOMPANHANDO AS TABELAS INSERIDAS NO SITE DO SINDICATO?

    AS CONTAS FICARIAM MAIS OU MENOS ASSIM:

    2015 - julho: CONTA = VENCIMENTO NO NÍVEL E GRAU CORRESPONDENTE + 190,00 – DESCONTOS (270,21).

    2015 - outubro: CONTA = VENCIMENTO COM PROMOÇÃO (sendo que TI E TII VÃO PARA P1/// PI PARA PII/// PII VAI PARA PIII (para quem tem pós-grad) /// E PIV PARA PV (para quem tem doutorado) + 190,00 – DESCONTOS (270,21).

    MAS ATENÇÃO: HOUVE UM ERRO DE INTERPRETAÇÃO QUE ESTÁ EM DESACORDO COM A LEI ESTADUAL 21.710/15, E O SINDICATO ESTÁ CORRENDO ATRÁS PARA CORRIGIR, OU SEJA, PODE SER QUE HAJA ERRO NO PAGAMENTO NESTE 1º MOMENTO E NÃO TENHAMOS A PROMOÇÃO POR ENQUANTO. JÁ HOUVE REUNIÃO DIA 10 DE SETEMBRO E O SINDICATO ESTÁ ESPERANDO RESPOSTA. VOCÊS LERAM O INFORME Nº 124, DO DIA 09/09/2015, NO SITE DO SINDICATO? NÃO? POR QUÊ?

    2016 - outubro: CONTA = (VENCIMENTO IGUAL AO DE 2015, JÁ COM A PROMOÇÃO CORRESPONDENTE + REAJUSTE SOBRE VENCIMENTO )+ (190,00 + REAJUSTE DESSE 1º ABONO) + (2º ABONO = 135,00 + REAJUSTE DESSE 2º ABONO) – (DESCONTOS = 270,21).

    2017 - outubro: CONTA = (VENCIMENTO com os 2 abonos incorporados + REAJUSTE sobre esse vencimento )+ (3º ABONO = 137,48 + REAJUSTE DESSE 3º ABONO) = (REMUNERAÇÃO INICIAL + REAJUSTE sobre a remun. inicial) + (5% ADICIONAL sobre remuneração inicial) - (DESCONTOS = 270,21).

    OBSERVAÇÃO: Os 5% DE ADICIONAL DE DESEMPENHO são para substituir as VANTAGENS que não voltarão.

    2018 - outubro: CONTA = (VENCIMENTO JÁ COM 3 ABONOS INCORPORADOS + REAJUSTE SOBRE ESSE VENCIMENTO ) = REMUNERAÇÃO INICIAL + REAJUSTE SOBRE A REMUNERAÇÃO INICIAL) + (5% ADICIONAL SOBRE REMUNERAÇÃO INICIAL) - (DESCONTOS = 270,21).

    ATENÇÃO: quem quiser ganhar mais... FAÇA PELO MENOS ‘UMA PÓS-GRADUAÇÃO’ e PARE DE RECLAMAR. Sim... já inseri o mês certo para vocês não cometerem o erro de esperar o pagamento para o mês errado. Eles falam por exemplo: setembro... então é OUTUBRO que receberemos, referente a setembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é do jeito que eu gosto, aprecio e admiro. Abraços.
      Hehehehehehe
      Lúcia.

      Excluir
    2. Vc é do jeito que ignoro, escreve com maiúsculas, solta disparates e não ajuda em nada...Escreve melhor, com mais clareza e diga que jornal é esse, já que o que vemos , não tem nada. Só o DO de MG

      Excluir
    3. Anônimo 20/09/2015 11:57

      Se você tivesse lido os informe do Sindiute, saberia trata-se de um.

      E no mais, parabéns colega.

      Você foi direta.

      Muitos dos nossos colegas não pensam e nem leem.

      E se posicionam baseados no senso comum.

      Excluir
  9. Sou aposentada desde 2005 com 30 anos de casa, pós graduada peb ll e estou esperando passar para peblll. Já que passaram todos os professores do ensino médio, sem ter cursado uma faculdade, para licenciatura plena, o mínimo que poderá acontecer com os aposentados de pebll é seguir para peb lll, para não ficarem no prejuízo. Vamos aguardar agora a vez dos aposentados.Chega de tanta exclusão aos velhos de serviços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior sou eu que depois de receber durante anos 10% de Pós, me colocaram no T2 e agora aposentada neste ano como PEB1 por falta de avaliações de desempenho devido à afastamentos por doença.

      Excluir
  10. Esses professores de Minas são mesmo uns fominhas !! Estão preocupados com salário !!! Pois saibam bem que educação é doação e resignação. Quem quer ser bem remunerado tem que procurar qualquer outra profissão que não a de professor e blá...blá...blá...blá......
    Agora vamos falar sério : acho que todo mundo já se cansou desse velho discurso. Qualquer um que entra na net para fazer esse discurso deveria ser no mínimo execrado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não é professor, com toda certeza, e se se formou professor não sabe o que é exercer a profissão com seriedade e não ser dignamente remunerado por isso.

      Excluir
    2. Queria ver você falar isso se fosse professor. Mas, certamente não é. É apenas mais um defensor ferrenho do governo, e se for membro do sindicato, pago pelos professores que você quer execrar.

      Excluir
    3. Vc é no mínimo um(uma) babacaaaaa

      Excluir
    4. Concordo com o colega: Esse não é professor. É defensor do governo

      Excluir
    5. Peraí...hahahaha...vcs não entenderam a minha ironia. Percebam que no segundo parágrafo eu digo ; " agora vamos falar sério " . No início do texto eu apenas ironizei o discurso que fazem alguns de que salário digno não é importante !!! Pessoal, aprendam a interpretar !!!!

      Excluir
    6. Sabendo escrever, como este anônimo que criou tanta polêmica,sabe, dá pra perceber, que ele estava apenas sacaneando os crédulos...Cá pra nós alguem acreditou ser verdade o que ele disse? Nenhum profissional, nos dias de hoje, culto ou não, trabalha sem seu salário e direitos. Portanto qdo acontecer outro piadista, riam...é o que nos sobra...

      Excluir
    7. Tem gente que não sabe ler nas entretinhas, que mal sabe o que é ironia.
      Rindo até 2019.

      Excluir
    8. Fico péssima quando vejo professores ignorantes que não sabem nem interpretar um texto. Que tristeza...Ou vergonha?
      .

      Excluir
  11. Ao anônimo 18 de setembro 15:25, Você deve estar achando que só você sabe interpretar. temos Pós sim e após anos e anos de trabalho e a diferença de salário com o concursado que acaba de entrar fica em menos de Cr$ 400,00. Fica a pergunta, você deve viver com seus pais, e esse salário é só para você. Tenho amigas que acham que ganham bem mas não pagam nem a água que usa. Mães, ou pais, devem estar fazendo como sempre jornada dupla, ou bicos, pois não temos carreira.Isso de lá em 2018 pagar o PSPN, é piada pronta. Então não acabasse com os quinquênios. E os outros servidores, porque ainda têm seus quinquênios? São bem representados e não aceitam que tirem seus direitos. Conosco, aceitamos tudo que é negociado, não reclamos, não corremos atrás. Belo exemplo, os educadores do Paraná nos deram. Feliz de quem acha que tá tudo bem, que está ganhando o justo.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com o anônimo das 15:28 estamos prejudicados. Estou na mesma situação PEBII aguardando PEBIII. E os nossos quinquênios e biênios direitos adquiridos.Piso sem vantagens é o mesmo subsídio. É necessário dialogar se é que tem diálogo.

    ResponderExcluir
  13. Comentário idiota esse seu, caro anônimo. O nosso sistema é capitalista e nenhum profissional pode viver só tomando água. A justiça prega pela isonomia. Você sabe o que significa isso? Vai ver que não. Ninguém que luta pelos seus direitos em países democráticos devem ser execrados muito menos desrespeitado, meu caro.
    Execrado deveria ser esses puxa sacos de governo.Não acredito que esse seja seu perfil,embora, seu comentário corroborar muito para isto. Se está contente com tudo, continue na sua banheira de hidromassagem, aproveite e massageie seu cérebro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aplausos, colega! Deve-se pelo menos ter respeito pelos outros. É o mínimo que se espera de um professor!

      Excluir
  14. Falta de ter o que falar é dizer que dinheiro não é importante e que professor não deve se preocupar em ser bem remunerado. É por isso que tenho tomado nojo desse tipo de "professor" que sai falando esse tipo de besteira "

    ResponderExcluir
  15. Já passou para Peb III no Diario oficial , dia 16, os que tinham que passar, eu, pelo menos passei de II para III com a mesma letra, então aumenta o piso. Está por SRE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez algum pedido na SRE ou foi automático?

      Excluir
    2. Automático.quase todos deu pra ler o nome no jornal.

      Excluir
    3. Essa situação de mudança de nível foi só para os ativos. Agora vamos ver que dia vai sair a dos aposentados. Segundo o sindute, para os aposentados o processo vai ser automático. Estamos aguardando ainda esse mês. Veremos!

      Excluir
    4. Vivemos em um mundo selvagem, onde tudo gira em prol do capitalismo. Como podem dizer que alguém consegue viver sem dinheiro?

      Excluir
  16. O colega que escreve em letras gigantes como se a pagina do Sindicato estivesse com todos os,informes, poderia esclarecer melhor, onde está? Será que é de alguma cidade, tipo Montes Claros, e não a pagina basica SINDUTE MG? Lá só consta a minuta de eleição diretor, como de interesse.

    ResponderExcluir
  17. Jornal O Tempo: Em déficit, governo de MG eleva folha em R$ 3,3 mi com novas nomeações

    ResponderExcluir
  18. É lamentável que uma grande maioria de professores que mesmo tendo Pós graduação, mas não tem 5 avaliações de desemprenho, que só foi implementada em 2004, não vai passar a PIII, isto significa que somente aqueles que aposentaram à partir de 2008, é que vão a PIII. Uma grande maioria ficará de fora, sem promoção , sem vantagens, os quinquênios, que foram tirados somente do pessoal da Educação. Muito estranho o SINDUTE ter concorda com uma monstruosidade dessas. Tirou nossos direitos adquiridos, o que é inconstitucional, e nega outros direitos como ir a PIII, isto não é isonomia. Quer economizar à custa dos aposentados, ou prestes a aposentar. Estamos ganhando apenas o Piso, com nome de Vencimento. Sindute nos deve uma boa explicação.

    ResponderExcluir
  19. Achei esta informação no portal do servidor e imprimi meu contracheque extra relativo ao abono.
    A todos os profissionais da Educação Básica

    O contracheque complementar referente aos acréscimos decorrentes da edição da Lei nº 21.710, de 30 de junho de 2015 (Acordo da Secretaria de Estado de Educação) encontra-se disponível para consulta.É só colocar mês junho e folha extra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acorda "Alice!", isso aí foi há 3 meses atrás.
      KKKKKKKKKKK !

      Excluir
    2. Oi "Alice", nunca devemos perder as esperanças.A falsidade é triste.

      Excluir
  20. Táis brincando???? Já passou o tempo, todo mundo recebeu, todos reclamaram dos descontos, e você vem falar nisso agora? Isso é brincadeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 21:31 eu só quis alertar para todos terem em mãos este documento caso o governo não pague esta diferença.Até pra entrar na justiça vc tem que ter documentos em mãos.SE NÃO GOSTOU, PACIÊNCIA.

      Excluir
    2. Não é quem não gostou...É uma noticia velha, todo mundo já sabia...Documento hoje, entra na Seplag e tira, pq não gastam nem com contracheque, há anos...

      Excluir
  21. Tem muita gente fazendo professor de bobo...Vai pros blogs da Folha, vai para os Fora...bate panela...faz qualquer coisa, mas, procura um blog bem viciado, que não é aqui o seu lugar...

    ResponderExcluir
  22. TOMEM OS 190 REAIS DE VOLTA E ME DEVOLVAM MEUS NOVENTA POR CENTO DE BIENIOS E QUINQUENIOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 09:56, concordo com vc.Eu prefiro meus quinquênios e biênios.O sindicato não fez nada para recuperar este nosso direito.

      Excluir
    2. Me desculpem, mas esse direito foi retirado pelo ex governador Antonio Augusto Junho Anestesia. Pela lei não poderia haver duas vantagens de acréscimo salarial somente uma, e com o subsídio ele retirou todos as duas.

      Excluir
    3. perfeito anonimo de 09:56.

      Excluir
    4. No RJ é triênios, em bancos é anuênios, enfim, cada plano tem sua discussão e acordo sindical. O que não podia é quinqêNIO e BIênio. Tosos dois, como contagem de tempo. Um dia isso ia acabar, pelo menos o atual sentou pra conversar, e termos alguma coisa, contando nosso tempo, já que subsídio era a coisa mais absurda que já se viu...Um roubo.

      Excluir
  23. Ainda tem efetivado alimentando esperanças. Isso não é nada bom, já que no site do STF a certidão de trânsito em julgado da ADI 4876 ( lei 100), já foi publicada no diário oficial da união. Além do mais até o processo já foi dado baixa no arquivo do STF. Ou seja, não existe mais o processo da lei 100 para o STF. Isso é caso encerrado. A partir de 1° de Janeiro de 2016 não há mais efetivados no serviço público mineiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entretanto o Governo atual pode usar de bom senso e criar outra forma de manter ou EX-efetivados. Até mesmo porque tem vaga para todos e o salário é Miserável!!!

      Excluir
    2. Atenção, acho que você não entendeu, quem perdeu todos os seus direitos são aposentados concursados, portanto , efetivos, ficamos sem nossos cinco quinquênios , sem nossos 10 biênios, sem a promoção de PIII, mesmo sendo concursado, portanto, efetivo, esta última, apenas termos aposentado antes de completar 5 avaliações de desempenho pois esta foi criada em 2004, sendo assim todos os efetivos , portando servidores concursados, mesmo tendo pós graduação, não terá direito de ir a PIII, cujo vencimento básico é Cr$ 2.488,00, contra os Cr$ 2.261,00 de PII. Criaram esta regra para excluir todos os aposentados concursados, portanto efetivos, que se aposentaram antes de 2008, mesmo com Pós graduação , não será promovido a PIII. Entendeu? Nosso prejuízo em 10 meses será de Cr$ 2.270,00, só na diferença do vencimento básico do PII para PIII.

      Excluir
    3. É por estas e outras razões q não melhora nunca o lado do Professor. Agora os aposentados tem q arcar com estes e outros tributos, aff.

      Excluir
    4. O governo atual já está dando um jeitinho: nomeando cerca de 15 mil servidores por ano para substituir os ex-efetivados. Aliás, como o STF obrigou, né......Se ainda tem algum efetivado querendo, em pleno 2015, continuar no serviço público sem concurso, deve ir atrás de seus padrinhos que são Aécio e Anastasia. Esses dois sim é que deveriam estar atrás das grades e condenados por improbidade administrativa. Dizem que o PT iria entrar com um processo contra Aécio por improbidade administrativa por causa da lei 100. Será que o PT entrou com este processo mesmo? Quem souber nos responda por favor. O PT dorme no ponto, cadê o processo do mensalão mineiro que dorme nos fóruns de Minas até hoje sem julgamento? Cadê os processos contra Aécio e Anastasia por terem desviado recurso da saúde e da educação e não terem investido a porcentagem que a constituição determinava? O PT aprendeu a apanhar calado e nunca reagir..... Queremos e exigimos uma reação convincente do PT de Minas contra esses golpistas de plantão.

      Excluir
    5. Como assim manter efetivado ? E o concurso ? Até o ano passado todo mundo cobrava do governo a saída dos efetivados por estarem em situação de inconstitucionalidade. Agora, o discurso já vai se acomodando para manter os efetivados . Que país é esse ??? Que instituições sólidas temos ? Onde está a lei ? A decisão do STF nada vale ? Parece que não, não é ??????

      Excluir
    6. Escutei alguns comentários a respeito do processo de designação no qual o governo pretende estabelecer o contrato dos designados para três anos.



      Excluir
    7. Nisso não existe bom senso, e sim, lei...Ao serem todos concursados nomeados, ainda sobrarão vagas para contrato, e sairá novo concurso. Assim é e sempre foi, é mais claro, mais honesto com todos.

      Excluir
    8. Manter os ex-efetivados pode ser uma questão de legalidade através de PEC, via Constituição Estadual.

      Excluir
    9. Seja efetivo, efetivado, designado estamos todos desvalorizados, e essa desunião só acentua isso. Cada um querendo ser SUPERIOR ao outro. Oh, bando!!!

      Excluir
  24. A oposição sabe que Lula pode voltar quente em 2018 e já começa a tentar queimá-lo na lava jato, kkkk. A oposição sabe que essa turbulência política, crise financeira, inflação e etc são passageiras e vão se resolver nos próximos anos de governo de Dilma. Por isso querem seu impeachment para ontem, kkk, o mais rápido possível, de preferência enquanto ela estiver com a baixa popularidade. Mas não vão conseguir. Toda essa crise vai passar e o PT vai recuperar, Dilma terá mais popularidade e, com certeza, Lula virá forte em 2018. Isso justifica todo o medo da oposição. Mas vão ter que aturar o PT mais um mandato depois de 2018, kkkk. Eu votaria em Hitler, Stalin, Sadam Husseim, Bin Ladem e outros algozes por aí, mas jamais votaria em nenhum político do PSDB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "imperador" (em minúsculas) Aecius Never me deixou passando altas necessidades. Resultado: o tal "bom moço" NUNCA será eleito Presidente da República. Encarrego-me da divulgação até no inferno.
      Que venha LULA em 2018! Bem menos pior.

      Excluir
    2. Prof. EULER,
      por gentileza, você confirma o argumento do Anônimo25 de setembro de 2015 08:48. Afinal de contas, os aposentados PII terão ou não direito à promoção pra o nível PIII, agora no pagamento de outubro????
      Por gentileza, gostaria de obter a sua resposta, se não lhe for incômodo.
      Antecipadamente grato.

      Excluir
  25. Alguém poderia me informar se vai ser necessário IA para receber as promoções?
    Grato.

    ResponderExcluir
  26. O que é a força do MERCADO, se o presidente da República eleito legitimamente não agrada ao capital os capitalistas que comandam o mercado global elaboram estratégias para retirá-lo. Foi assim no Brasil e no mundo na década de 60 e novamente a história vem se repetindo, lógico que com outros contornos numa análise conjuntural e estrutural, lembrando que dentro desta lógica estamos saindo de uma certa postura que penderia a ditadura civil (haja vista a conjugação anterior do congresso) e estamos caminhando para a postura de ditadura dentro de uma República Fundamentalista (haja vista o congresso atual extremamente conservador que estão levando para a esfera do político ideias religiosas). PERIGO À VISTA! E muito por sinal e bem atrelado à crise política e econômica.

    ResponderExcluir
  27. AO ANONIMO 28 de setembro 23:49, se você tiver as 5 avaliações de desempenho, você vai ser promovido a PIII, vai receber Cr$ 2.488,00, se e somente se tiver 5 avaliações, isto foi de propósito para deixar de fora alguns milhares de professores, fazendo assim uma grande economia, para pagar os professores que estão começando agora. Professor aposentado não tem representatividade com este sindicato, não pode entrar em greve, enfim vai levar sem chiar. Faça as contas e veja o vencimento do PI, e o do PII, vai dar uma diferença de menos de Cr$ 500,00.È o que se ganha fazendo Pós, trabalhando 30 anos, com muita dedicação, e sabemos que apenas nós os educadores, ficamos sem nossos quinquênios. Não é isso que eu esperava ao votar em nosso querido Pimentel, e tudo apoiado pelo SINDUTE. Me sinto lesada, muito mal representada por este sindicato. Me desculpe quem não gostou do que escrevi, mas é como me sinto.

    ResponderExcluir
  28. Colegas , demora muito receber férias prêmio em espécie? Tenho 13 meses, publicado desde abril e até hoje nada! Será que demora demais?

    ResponderExcluir
  29. Obrigado pela resposta, colega de 29/09/2015 (22:14). Compreendi.
    Bem, vou aguardar até chegar o pagamento de novembro próximo (a ser recebido em dezembro), já que telefonei para o Departamento Jurídico do SIND-UTE e eles me disseram que houve um "atraso" por se tratar de um grande contingente a ser promovido, mas que todos aqueles professores que recebiam a gratificação de pós-graduação (constante no contracheque) - antes do subsídio do ANESTESIA - irão automaticamente para PEB III e, ainda, receberão os atrasados. Caso isso não ocorra, irei à Gameleira solicitar a minha desfiliação.
    Mais uma vez, grato pela atenção, colega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que vai ser assim mesmo como você está falando aí? Para todos nós, que já recebíamos a pós-graduação na carreira antiga, vamos passar automaticamente para PEB 3 mesmo sem ter comprovado as avaliações de desempenho e etc e tal? Será?..........Só vendo pra ver né, até porque os servidores do nível T1 T2 estão indo para PEB1 mesmo sem ter a licenciatura plena né......

      Excluir
  30. Não basta ter apenas 5 avaliacões de desempenho,segundo a minha SRE Pouso Alegre.É preciso Ter 1825 dias no nível.Eu tenho as avaliações e não tive as promoções nos 2 cargos .Em 1 estou no afastamento preliminar e no outro tenho 24 anos.Achei tudo muito confuso e injusto,pois quem era do nível T1e T2 não precisou nem mesmo ter habilitação para se promover.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, tem que ter estas duas condições, só que eu me prendi nas avaliações satisfatórias, porque não preenchendo este requisito, naturalmente não teria os 1825 dias no nível, o seu caso é bem curioso, ter as avaliações e não ter os dias, mas enfim, foi tudo feito para perdermos a promoção, economia pro governo. Quem está aposentado é carta fora do baralho. Só que na Polícia Civil, os da ativa, não permitem perdas para o aposentado, o Sindicato deles briga pelos direitos dos aposentados, uma vez que todo mundo será aposentado um dia. Professores também deveriam fazer o mesmo, mas eles só vão poder lamentar quando se aposentarem nas mesmas condições que nós, perdendo 100% do salário...Que bom ter gente sensata, educada, para debater , trocando informações.Até mais.

      Excluir
  31. Gostaria que vocês me explicassem porque mesmo o Aécio Neves tendo sido citado na operação LAVA JATO por doleiros o juiz federal Sérgio Moro insiste em inocentá-lo, até parece que o juiz e o Aécio Neves estão macomunados (unha e carne), parece que determinados juízes ou são partidários de algum partido principalmente o PSDB ou senão foram comprados.

    A outra questão é que mesmo longe de Minas parece que Aético ainda controla fortemente o aparato da Polícia Militar.

    Por fim, nas escolas que trabalho esse cara ainda tem a simpatia de professores e falar mal do cara é acionar o aparato repressivo da Polícia militar.

    Me expliquem essa loucura.


    Ass: INOCENTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, parece que aqui, no Brasil, para se ficar imune a qualquer ação da justiça ou da polícia em geral basta, pura e simplesmente, se filiar ao PSDB.....Tem muita coisa errada de Aécio e Anastasia para aparecer aqui mesmo em Minas, mas o PT dorme no ponto.....

      Excluir
  32. As pessoas que são bem mais informadas e até formadores de opinião que tem uma postura ideológica mais à esquerda, devem estar mais preparada para fazer a leitura do governo da Dilma mantendo suas críticas mas sem incentivar a população a se debandarem para um outro grupo que pode ser a oposição e consequentemente o PSDB ou PMDB. O que seria trágico para o social no Brasil.

    ResponderExcluir
  33. Alguém recebeu a devolução do desconto do 1º abono?

    ResponderExcluir