domingo, 3 de outubro de 2010

Candidata ecocapitalista leva eleição federal para o 2º turno. Em Minas, afilhado vence no primeiro turno


Já sabemos aqui em Minas contra qual governador teremos que passar os próximos quatro anos lutando pelos nossos direitos. É ele mesmo, o afilhado do faraó, que venceu as eleições no primeiro turno com mais de 60% dos votos válidos contra 30 e poucos por cento do candidato do PMDB-PT. Este, por sinal, apesar de ter inicialmente apresentado grande dianteira nas pesquisas, acabou tendo sua candidatura esvaziada por vários fatores, ente os quais, a falta de propostas concretas, de apoio da chamada militância do PT e da traição de prefeitos do PMDB. Além, é claro, do papel de linha auxiliar do PSDB cumprido pelo candidato Pimentel, que entregou a prefeitura de BH para o faraó. Mas, o candidato também não ajudou muito, verdade seja dita. O detalhe a destacar foi a baixa votação do faraó, que obteve somente 40% dos votos válidos e não os 70 e tantos por cento anunciados pelas pesquisas. Mas, foi eleito juntamente com o ex-governador Itamar. [P.S.: Uma correção: os dados do faraó foram extraídos do site oficial do TSE, que em termos percentuais comete o equívoco de não considerar que houve dois votos para senador. Neste caso, o faraó pode ter obtido sim os tais 70% dos votos válidos. Mas, se considerarmos o eleitorado de Minas como um todo - 14,5 milhões de eleitores - o faraó obteve em torno de 52% - 7,5 milhões de votos -, muito aquém, portanto, do previsto pelas pesquisas].

No cenário nacional, a grande surpresa foi o crescimento da candidata da tal onda verde, que jogou como linha auxiliar do candidato demotucano. A mídia inflou a campanha da candidata, conseguindo empolgar parcelas desavisadas das comunidades, especialmente da juventude, que votou numa candidata, mas acabou contribuindo para empurrar o candidato demotucano para o segundo turno. Ou seja: comprou um produto e levou outro.

A candidata Dilma, que tinha ampla vantagem durante toda a campanha, foi duramente atacada nas últimas semanas, inclusive com as baixarias moralistas próprias dos demotucanos. Pesou aqui também a campanha nas hostes
mais atrasadas das igrejas , onde diziam que Dilma era a favor do aborto e do casamento entre homossexuais. Mas, por uma estratégia equivocada dos marqueteiros, a campanha de Dilma não travou um combate de frente contra estes e outros ataques. No segundo turno terá que responder às críticas, comparando o projeto demotucano com o do governo Lula que, embora tenham grandes semelhanças na macroeconomia, como já ressaltei aqui, guardam diferenças essenciais na questão social, no relacionamento com os movimentos sociais, na política externa e no tratamento com os servidores públicos.

Serra é aquele que manda a polícia jogar gás de pimenta nos professores em greve. É também aquele que recebe apoio do quarteto maldito da mídia golpista - Globo-Folha-Estadão-Veja. É também aquele que ataca o Irã, a Venezuela, a Bolívia e se alinha automaticamente aos EUA. Além disso, é herdeiro do governo FHC, que cortou direitos dos servidores, perseguiu grevistas, privatizou-doou estatais, etc. Vejamos agora qual o posicionamento da candidata verde no segundo turno.

Voltando a Minas Gerais, caberá ao sindicato agora convocar a categoria para uma ampla reflexão em relação ao próximo governo. Temos muitas demandas, a começar pela questão do novo plano de carreira e do piso salarial. Nos próximos dias, esperamos repercutir aqui as manifestações dos colegas e as expectativas para os próximos anos. Uma coisa porém é certa: mais do que nunca precisamos nos manter unidos, em contato e prontos para defender os nossos interesses contra possíveis ataques do governo.

Voltaremos mais tarde com outras análises sobre as eleições. Para quem desejar acompanhar os resultados diretamente no TSE clique aqui.

* * *

Incorporo ao texto central o comentário do nosso colega e amigo professor João Paulo.

"João Paulo Ferreira de Assis:

Ô domingo horroroso sô! O Anastasia reeleito com uma votação muito maior do que imaginávamos. Lafaiete Andrada reeleito. Segundo turno para presidente. O velhote eleito para a 2ª vaga, mas também é bem-feito, quem mandou Pimentel se envolver com Aécio? Já me havia conformado. Mas o que me desgostou mais ainda foi ver que Minas levou o Serra para o 2º turno. Votar em Marina é igual votar em Serra. Agora com tantas videntes acreditando que Serra será o presidente, já começo a pensar que todos irão se unir contra a Dilma. Serra será o santo, o homem de bem. Dilma será o demônio, a ser abatido. Nunca pensei que 22 anos depois iria ver o Brasil repetindo minha Ressaquinha. De um lado um homem que uniu toda a direita em seu apoio. De outro lado, o PDT lançou um candidato. Aí começaram a dizer nas fazendas: o sr (fazendeiro) tem uma filha que ainda é uma criança inocente que vai cair nas mãos desses comunistas, se eles ganharem, Ressaquinha será uma Cuba. Vão expulsar o Padre Rubim. O Padre Jorge já voltou para a terra dele. O fulano vai fazer a reforma agrária e você vai ter que dividir seu gado, seus porcos, sua colheita. A senhora dona vai ter que dar metade das suas galinhas. O fazendeiro, tremendo de medo, deixou de votar num colega de afazeres rurais, fazendeiro conceituado, e compadre de seu pai, para votar no outro. E perdemos alto. Podemos ver que esse maniqueísmo irá se repetir. A Dilma não terá outro recurso senão correr atrás do apoio da Marina. Ela não tem alternativa. Se Marina se aliar a Serra, nós não teremos alternativa, pois a minha ideia da federalização da Educação Básica não poderá ser implementada. SERRA SERÁ RADICALMENTE CONTRÁRIO. E nossas esperanças serão procedentes APENAS SE ELEGERMOS DILMA PRESIDENTE.

Dilma e Lula têm que explicar ao povo que o processo de eleição de um presidente têm que considerar várias questões: não apenas uma. Tem que se considerar que a vida de milhões de brasileiros melhorou, e que o projeto de continuação do bem estar que o Brasil vive atualmente não pode correr riscos, pois estão jogo duas concepções diametralmente opostas de administração pública.

Serão mais alguns dias de demonização de Dilma, que poderá ser derrotada. E até a divulgação da primeira pesquisa, será uma agonia. Queira Deus que não colocarão uma pesquisa com Serra na frente, para causar o efeito manada. É esperar para ver. Atenciosamente João Paulo."



* * *

"Luciano História:

Vi nessa eleição muitos da nossa classe, onde eu me incluo, com muita esperança de mudanças, mas se apegando a um candidato sem propostas claras de melhorias. Vi hoje colegas votarem no Afilhado pelo fato de acharem que o subsídio para quem não tem biênio e quinquênio é uma boa (e de primeiro momento de fato é), muitos devem achar que o subsídio é bem feito para aqueles que em 2003 só pensaram em garantir seus interesses e não refletiram que isso dividiria a categoria e dificultaria lutas futuras, o fato é uns terem direitos e outros não é o que mais destrói a categoria (todos somos iguais mas uns são mais iguais que os outros, não é o lema que eu gostaria de seguir já que estamos no mesmo barco). Vi colegas votarem no Anastasia em função da lei cem, vamos assim continuar com a lei cem e sem salário digno. Temos que trabalhar agora com a nova carreira, o que é possível conquistar a curto e a longo prazo. Exigir que se cumpra a lei de 1/3 de extra classe no cargo de 24 e o posicionamento de todos de acordo com sua letra na nova tabela é o inicio, retornar com os índices de promoção e progressão é o próximo. Biênios e quinquênios não vão retornar para todos e não adianta a gente bater nessa tecla com os neoliberais que são contrários a esse tipo de valorização. Quem optar pela antiga carreira vai receber menos do que quem com os mesmos anos de serviço optar pelo subsídio, o Afilhado quer acabar com o direito de todos e não retornar para os que não o possuem."

* * *

"MBOIUNA:

Será que estamos mesmo formando opinião nos cidadãos?"

* * *
"Luciano História :

Acho que a principal conquista da revolta greve foi ter adquirido do governo uma nova tabela salarial embora com alguns defeitos.Três pontos da lei do subsídio devem ser melhorados inicialmente:

-O primeiro é com a relação de colocar todos na letra de acordo com o tempo de serviço.Com isso o tempo seria parcialmente valorizado.

-O segundo se refere a 1/3 extra classe no cargo de 24 de acordo com a lei do piso.Com isso podemos obter redução de aulas sem redução salarial.

-O terceiro e mais complicado é o retorno dos indices de progressão e promoção.O retorno da promoção de 10% para 22% iria estimular mais a qualificação dos profissionais de educação.

Não podemos esquecer de cobrarmos novamente o edital do concurso além da certificação que paga 10% acima da pós-graduação.Além disso podemos negociar para que ocorra concurso público a cada dois anos pelo menos , de direção a cada 3 e que no final de cada ano o servidor seja posicionado de acordo com sua letra pelo tempo de serviço."



* * *

"Cláudia:

Gostaria de saber os rumos da educação depois da eleição do PSDB.

Sei que muitos funcionários da educação votaram no Anastasia, devido a promessa de regularizar a situação dos Lei 100, tornando-os relamente efetivos, com todos os direitos de um concursado. Será que isso é possível?

E o concurso tantas vezes adiado, sairá? O que está realmente atrasando o edital? Vi no site do megaconcursos, que o edital será talvez para dezembro. O nomeado no concurso realmente não terá direito à vaga do Lei 100?

E os professores que estavam animados com o reposicionamento, agora que viram o seu salário, ficaram desanimados, a carreira antiga mesmo com todas as vantagens não resolve, porque o básico é baixo.

A nova carreira é injusta com muitos professores que tem mais tempo, eu que tenho 15 anos ficarei no mesmo nível que um iniciante, o que é um absurdo, porque não valoriza a dedicação e a experiência tão necessária em sala de aula.

Um abraço!

ASS. Cláudia"

* * *

"João Paulo Ferreira de Assis:

Não é para desanimar POR FAVOR! Nós temos de procurar agora mais do que nunca a união, e apostarmos na ideia da federalização da Educação Básica, com os acréscimos sugeridos pelos companheiros Euler, Rômulo e Luciano. Aécio tem uma bancada só sua, cerca de 60 deputados, foi o que eu ouvi na Rádio Itatiaia ontem. É preciso irmos nas pessoas certas. A ideia se for bem patrocinada será boa. Senão vejamos: o Duarte Bechir (QUE ALIÁS VOTOU CONTRA NÓS EM TUDO) veio aqui em Ressaquinha, numa 2ª feira. Cheguei de Carandaí às 20:15, e fui ao antigo cinema. Lá estava o sr. Bechir a fazer propaganda, inclusive DIZENDO TER VOTADO A NOSSO FAVOR. Aí eu pedi a palavra e defendi que a Educação Básica devesse ser FEDERALIZADA. Um dos assessores, ex-prefeito de uma cidade da região do Bechir (me esqueci qual delas), me disse que a ideia é boa, e que a tendência era ser implementada. Penso que nós temos de dar o empurrãozinho. Ora, houve deputados da base do Anastasia que votaram a nosso favor. Que tal eles tentarem persuadi-lo a defender essa ideia numa frente de governadores? Não desanimemos, gente. As coisas não estão perdidas. Só estarão se Serra for ELEITO presidente. Aí sim, podemos considerar a guerra como perdida."


* * *


Leiam também:

- Blog Mulher com Multifacetas: "Bola prá frente"


- Blog do Coletivo Fortalecer (SindRede-BH): "Manifestação dos servidores na PBH exige respeito e reajuste já!"

- Blog Maria Frô: "Arnóbio Rocha: brasileiro votou bem"


8 comentários:

  1. Euller, sou sua fã e venho acompanhando seu blog diariamente. Tenho uma grande dúvida e peço sua ajuda.
    A questão é quanto às férias-prêmio, tenho quase 24 anos de magistério e não tenho direito a tal benefício por que não tenho saldo suficiente após 2004, no entanto colegas c menos de 15 anos estão usufruindo, acho uma tremenda injustiça pois quem trabalha exaustivamente em dois cargos há mais de 20 anos não pode ser beneficiado com algo q deveria ser-lhe de direito?
    Se puder peço-lhe que comente sobre esse assunto no seu blog.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Vi nessa eleição muitos da nossa classe, onde eu me incluo, com muita esperança de mudanças,mas se apegando a um candidato sem propostas claras de melhorias. Vi hoje colegas votarem no Afilhado pelo fato de acharem que o subsídio para quem não tem biênio e quinquênio é uma boa( e de primeiro momento de fato é), muitos devem achar que o subsídio é bem feito para aqueles que em 2003 só pensaram em garantir seus interesses e não refletiram que isso dividiria a categoria e dificultaria lutas futuras,o fato é uns terem direitos e outros não é o que mais destrói a categoria( todos somos, iguais mas uns são mais iguais que os outros, não é o lema que eu gostaria de seguir já que estamos no mesmo barco).Vi colegas votarem no Anastasia em função da lei cem, vamos assim continuar com a lei cem e sem salário digno.Temos que trabalhar agora com a nova carreira, o que é possível conquistar a curto e a longo prazo.Exigir que se cumpra a lei de 1/3 de extra classe no cargo de 24 e o posicionamento de todos de acordo com sua letra na nova tabela é o inicio, retornar com os índices de promoção e progressão é o próximo.Biênios e quinquênios não vão retornar para todos e não adianta a gente bater nessa tecla com os neoliberais que são contrários a esse tipo de valorização.Quem optar pela antiga carreira vai receber menos do que quem com os mesmos anos de serviço optar pelo subsídio, o Afilhado quer acabar com o direito de todos e não retornar para os que não o possuem.

    ResponderExcluir
  3. Pelo comentário do anônimo até entre quem tem direitos adquiridos há muita injusta ,é colegas, estamos com ou sem direitos no mesmo barco furado.

    ResponderExcluir
  4. Será que estamos mesmo formando opinião nos cidadãos?

    ResponderExcluir
  5. Pimentel traiu Patrus e Hélio pedindo voto dilmasia por Mg.


    PSDB E DEM mandam em Mg: 3 senadores, governador, maioria na ALMG, e ainda mandam na prefeitura de BH, Uberlandia e outras grandes cidades

    ResponderExcluir
  6. Acho que a principal conquista da revolta greve foi ter adquirido do governo uma nova tabela salarial embora com alguns defeitos.Três pontos da lei do subsídio devem ser melhorados inicialmente:
    -O primeiro é com a relação de colocar todos na letra de acordo com o tempo de serviço.Com isso o tempo seria parcialmente valorizado.
    -O segundo se refere a 1/3 extra classe no cargo de 24 de acordo com a lei do piso.Com isso podemos obter redução de aulas sem redução salarial.
    -O terceiro e mais complicado é o retorno dos indices de progressão e promoção.O retorno da promoção de 10% para 22% iria estimular mais a qualificação dos profissionais de educação.
    Não podemos esquecer de cobrarmos novamente o edital do concurso além da certificação que paga 10% acima da pós-graduação.Além disso podemos negociar para que ocorra concurso público a cada dois anos pelo menos , de direção a cada 3 e que no final de cada ano o servidor seja posicionado de acordo com sua letra pelo tempo de serviço.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber os rumos da educação depois da eleição do PSDB.
    Sei que muitos funcionários da educação votaram no Anastasia, devido a promessa de regularizar a situação dos Lei 100, tornando-os relamente efetivos, com todos os direitos de um concursado.
    Será que isso é possível?
    E o concurso tantas vezes adiado, sairá? O que está realmente atrasando o edital? Vi no site do megaconcursos, que o edital será talvez para dezembro. O nomeado no concurso realmente não terá direito à vaga do Lei 100?
    E os professores que estavam animados com o reposicionamento, agora que viram o seu salário, ficaram desanimados, a carreira antiga mesmo com todas as vantagens não resolve, porque o básico é baixo.
    A nova carreira é injusta com muitos professores que tem mais tempo, eu que tenho 15 anos ficarei no mesmo nível que um iniciante, o que é um absurdo, porque não valoriza a dedicação e a experiência tão necessária em sala de aula.
    Um abraço!

    ASS. Cláudia.

    ResponderExcluir
  8. A Claúdia que tem 15 anos de trabalho no Estado deveria está na nova tabela na letra H com um salário de 1569,00 ou 1726,00 se caso ela for pós-graduada no cargo de 24, no cargo de 30 entre 1913,00 à 2104,00.Se o governo fizesse isso teríamos uma pequena( bem pequena) valorização do tempo, o problema é que nem isso aparentemente ele quer fazer.

    ResponderExcluir