sábado, 5 de março de 2016

Nadando contra a correnteza fascista. Sempre.
















Belo Horizonte, dia 18 de março de 2016: Olá, pessoal da luta! Acabo de voltar da gigantesca manifestação que ocorreu em BH. Foram várias horas de caminhada em defesa da legalidade, da democracia, das garantias constitucionais e das conquistas políticas, sociais e trabalhistas ameaçadas pelo golpe em curso no Brasil. Não vou escrever muito agora, pois preciso descansar um pouco. Mas, publico algumas das muitas fotos que tirei e que falam por si: um mar de gente de vermelho e de muitas cores e sonhos. Gente de luta, mas com serenidade, com paz e com energia muito positiva e alegre. Essa é a nossa gente, bem diferente da turma da direita, que exala ódio, rancor, pessimismo e frustração. Eles são infelizes; nós não. Queremos um Brasil para todos, especialmente para os de baixo. Eles querem um Brasil para uma minoria. Vão ter que enfrentar esta barreira, este mar de gente de vermelho que lotou as ruas de BH, de SP, do Rio, de Fortaleza, de Salvador, de dezenas de cidades do Brasil, enfim. Um forte abraço a todos e até mais tarde! Os fascistas não passarão! (Um adendo: impressionante como a Globo e seus afins têm a capacidade de destilar ódio e fazer a cabeça de parte no nosso povo. Antes de chegar ao local da manifestação constatei, pelas ruas do Centro de BH, como várias pessoas estão cegas, tomadas pelo ódio e repetindo sem capacidade de crítica aquilo que ouvem nas rádios e TVs, todas a serviço do golpismo. A Globo e esses juízes e procuradores e afins estão fazendo um estrago na mentalidade do nosso povo e talvez demore muitos anos até que essas pessoas caiam em si e percebam o quanto foram enganadas.)

***


Atualização - dia 17 de março de 2016 - Golpistas não passarão!

Quando escrevo essas linhas, o clima no Brasil está bem agitado. A direita saiu do armário e age de forma irresponsável. O juiz Moro revela cada vez mais aquilo que dizíamos: um juiz a serviço do golpe, que não respeita leis, não respeita as garantias constitucionais. Ele tem a cobertura da Globo, notória golpista, que aqui em Minas é acompanhada pela Rádio Itatiaia, outra que entrou na fila do golpismo e certamente pagará um preço muito caro por isso. Infelizmente, algumas pessoas pensam no agora e não medem as consequências. Estão provocando o caos, incitando o nosso povo, que é um povo tolerante, pacífico, mas não é bobo. E sabe reagir, sabe lutar e sabe resistir. 

Ontem à noite assisti pela Internet, via TVT, que nosso blog agora retransmite em tempo real, a uma manifestação no teatro da PUC de SP. Vários intelectuais e lideranças dos movimentos sociais se posicionaram contra o golpe, contra esse clima criado pela mídia em parceria com o juiz e sua equipe de delegados e procuradores de Curitiba, todos aventureiros, que estão colocando em risco a democracia brasileira e todas as conquistas do nosso povo nas últimas décadas.

Reparem bem as atitudes deste juiz de Curitiba (ou seria da CIA?) contra Lula e Dilma. Ele mandou grampear os telefones de um ex-presidente da República que está sendo investigado por denúncias sem prova alguma. Quando a presidenta Dilma nomeou Lula para ministro chefe da Casa Civil, o juiz de Curitiba mandou suspender o grampo. Mas, a Polícia Federal continuou as gravações de forma ilegal. E foram essas gravações ilegais que captaram a conversa entre Lula e Dilma - um diálogo que nada teve de imoral. Qual deveria ter sido a atitude do juiz paladino da direita quando recebeu as gravações deste grampo ilegal? Deveria mandar prender os delegados da PF. Mas, ao contrário disso, ele divulgou esse grampo ilegal para a GLOBO, que imediatamente transformou o conteúdo dessas gravações num instrumento de incitação popular. Um verdadeiro esquema mafioso e golpista, que deveria levar todos eles à prisão, estivéssemos num país onde as instituições democráticas funcionassem com normalidade. Não é o caso do Brasil. O parlamento está tomado por irresponsáveis que tramam o Impeachment da presidenta Dilma sem qualquer fundamento, apenas pensando em dividir o poder, os cargos e escapar da própria operação lava-jato. É o caso do PSDB e do PMDB, envolvidíssimos nas denúncias. Eles, que cometeram todas as falcatruas, querem derrubar uma presidenta honesta. Com o apoio desse juiz de Curitiba (ou seria da CIA?) e de milhares de pessoas da classe média alta, que têm ódio do PT, não pelos equívocos cometidos pelo PT, mas pelas qualidades, pelas políticas sociais que beneficiaram milhões de brasileiros.

Este é o quadro real do Brasil hoje. Ah, já ia me esquecendo. Após a posse de Lula, um juizinho - outro - de primeira instância, deferiu uma liminar cassando a nomeação de Lula. Quem é esse juiz? Um tal de Catta Preta, que participa dos atos de protesto contra o governo e faz campanhas nas redes sociais contra Dilma e Lula e que não tem nenhuma isenção para julgar nada contra o governo Dilma. E assim estão agindo os golpistas: fazendo de tudo para que o governo Dilma, eleito democraticamente pelo povo brasileiro não governe. Um total desrespeito não ao governo, apenas, mas a todo povo brasileiro.

A mídia golpista, o juiz Moro, seus procuradores e delegados da PF de Curitiba, e todos estes que conspiram contra a democracia brasileira são os responsáveis diretos pelo caos que vive hoje o Brasil. São os responsáveis pelo desemprego. São os responsáveis pela não retomada do crescimento econômico e a distribuição de renda. São os responsáveis pela queda nas receitas dos governos, que impede que haja aumentos salariais, ou até mesmo atraso no pagamento. São os responsáveis pela queda no consumo, que prejudica o comércio e a prestação de serviços. Por isso ninguém pode ficar alheio ao que essa gente está fazendo contra o povo brasileiro.

Estão muito enganados quando pensam que derrubando Dilma e o PT todos os problemas do Brasil serão resolvidos. Pelo contrário. Os problemas vão se agravar, porque essa gente que está prestes a assaltar o poder através do golpe vai cortar todos os direitos e conquistas do nosso povo. Trazendo miséria, fome, mais violência e talvez uma guerra civil. Antes que isso aconteça, devemos resistir.

Por isso é importante que as pessoas se organizem, formem grupos de discussão, mobilizem os amigos, vizinhos, e acima de tudo discutam fraternalmente com os colegas que estão iludidos com a criminosa propaganda da mídia golpista, que está de olho nos ganhos publicitários com a queda do governo Dilma. Conversem com os alunos, os pais de alunos, com os parentes e amigos. Organizem grupos para participar dos atos em defesa da democracia, das garantias constitucionais e dos direitos sociais e trabalhistas ameaçados. É o caso das manifestações que vão acontecer amanhã, dia 18. Quem puder, participe. Se for de camisa vermelha, é bom que esteja acompanhado(a), pois infelizmente a mídia criou um clima ensandecido, que liberou os piores instintos em uma parcela da sociedade. Práticas fascistas, de ataques covardes às pessoas que pensam diferente, total intolerância com o outro, tem se manifestado em várias regiões do Brasil. Não é este o país que queremos, cheio de ódio, desesperança e intolerância. Isto é bom para os gringos que querem nos dominar. É bom para os ricos que querem retirar os direitos conquistados e nos escravizar. É bom para minorias que sempre exploraram o nosso povo.

Em defesa da democracia, das garantias constitucionais ameaçadas e das conquistas sociais e trabalhistas, vamos à luta! Até a nossa vitória!

***

Nadando contra a correnteza fascista. Sempre.

Havia escrito um texto, que publicarei outro dia, intitulado “Impeachment e Lava-jato: a senha do golpismo e da blindagem das maracutaias do Brasil”. Fui surpreendido, como a maioria dos brasileiros, com o sequestro de Lula na manhã de sexta-feira, 4. Obra da Globo, do juiz Moro e de seus delegados e procuradores. Todos à serviço da Casa Grande. Com os aplausos de uma massa lobotomizada pela mídia. E até de uma esquerda dita mais radical, mas que se junta à direita para colaborar com o golpe em curso no Brasil. Só um analfabeto político não percebe o que está ocorrendo hoje no Brasil. Para alguém muito alienado de tudo, o alvo é a corrupção. Quanta ingenuidade. Para outros, um pouco mais atentos, o alvo é o PT, é Lula, é o governo Dilma. Para nós, contudo, não resta dúvida que o alvo é o povo brasileiro, os de baixo, que estão sendo esmagados nas suas conquistas e direitos.

Montaram um verdadeiro calendário para o show midiático do sequestro de Lula. Primeiro, foi a revista Istoé, que antecipou a edição para publicar supostas delações do senador Delcídio do Amaral contra Dilma e Lula. Na quinta-feira foi a vez da Globo, no seu Jornal Nacional, dedicar quase 40 minutos de ataques a Lula. Uma vergonha. Fizessem um décimo do que estão fazendo contra Lula com algum político da direita e ele não sobreviveria um segundo sequer na vida pública. Na sexta-feira, ato combinado, o esquema da lava-jato com seu aparato judicial-policialesco já estava armado para sequestrar o ex-presidente Lula.

O sequestro do ex-presidente Lula por esta tropa da direita, travestida de paladinos da ética e do combate à corrupção, é cheio de simbolismos. Lula não é “apenas” a maior liderança popular do Brasil. Ele simboliza as políticas sociais em favor dos de baixo; para o povão simples, simboliza a esquerda; simboliza a crença de que um operário – ou um negro, ou uma mulher – pode chegar à presidência da república, cargo que, na visão imperial e colonial das elites brasileiras, estaria reservado apenas para os FHCs, Serras e Aecinhos da vida.

Ao sequestrarem Lula em sua casa, de madrugada, de forma coercitiva, sem que tenha havido qualquer intimação prévia – portanto de forma ilegal –, o juiz paladino da direita e sua equipe, com total cobertura e incentivo da Globo, quis mostrar que as leis brasileiras, as garantias constitucionais não funcionam mais. Os representantes da Casa Grande estão acima da Lei. O STF foi abolido. O Ministério Público é um órgão da mídia, não do estado brasileiro. E a própria Polícia Federal se transformou num órgão da oposição de direita golpista. Claro que nem todos os procuradores e policiais federais e juízes concordam com essas práticas. Mas, como a mídia apoia o golpe, todos se calam.

Poderão argumentar que isso sempre foi assim. No Brasil, apenas pobres, negros e prostitutas é que são presos. Inclusive sem prova alguma. É fato. E se começou a haver alguma mudança nessa “tradição” brasileira, isso se deve em grande parte aos governos do PT, que passaram a incluir os de baixo não apenas nas esferas de poder como também na disputa de mercado e até nas instituições cujas vagas estavam antes reservadas apenas aos brancos ricos. Universidades federais, tribunais de justiça, ministério público. Quantas pessoas de origem pobre, ou afrodescendentes ingressavam nessas instituições? Antes de Lula, uma ínfima minoria. Hoje, com as políticas de cotas, e com a ascensão social de amplas parcelas da população esta realidade está mudando. Não tão rápido quanto eu gostaria, mas está mudando.

Lula simboliza essa mudança. Como simboliza o combate à fome, à miséria, ao desemprego; a mobilidade social, que fez com que pobres passassem a frequentar aeroportos e shoppings e Miami. Tudo – as conquistas – começou com Lula? Claro que não. Muito sangue escorreu ao longo de muitas décadas para que os de baixo pudessem conquistar direitos. A ser reconhecidos como gente; o direito de votar e de se candidatar; de uma jornada de trabalho de oito horas, de férias, de aposentadoria, de 13º salário, entre outros. Muitas conquistas vieram antes. Mas em poucos anos de governo, Lula e Dilma realizaram políticas públicas que fazem a diferença na vida de milhões de pessoas.

É fato que Lula, Dilma e o PT pecaram por não terem conseguido politizar essas conquistas. E com isso criaram uma massa de beneficiários das políticas públicas que melhorou de vida, mas foi cooptada pela Globo e suas repetidoras – Band, SBT, Itatiaia, Folha, entre outras. Todas a serviço dos donos do PIB. Mas o legado está aí, para quem quiser ver: milhões de pessoas foram beneficiadas de várias formas com as políticas públicas nos últimos 13 anos de gestões petistas: Bolsa-Família, Luz para todos, Minha casa minha vida, Prouni, Mais Médicos, políticas de cotas tanto nas universidades quanto nos cargos públicos, piso salarial profissional dos profissionais da Educação, aumentos reais anuais do salário mínimo.

A mídia brasileira jamais focalizou os resultados positivos dessas conquistas. Lembro-me de uma reportagem da Globo na Era FHC mostrando a miséria e a fome em cidades nordestinas. Como se fizessem parte da natureza, sem culpados. Nenhuma associação daquela realidade com a ausência de políticas públicas. As pessoas sofriam talvez por falta de sorte, por terem nascido pobres, ou por causa da seca, ou porque não trabalharam o suficiente. É esta a mentalidade de uma parte colonialista e atrasada da elite brasileira. A mesma elite que chama as conquistas sociais dos de baixo de “esmola”. Como se as verdadeiras e generosas esmolas não tivessem sido, sempre, reservadas aos filhos dessas elites, brindados com cargos de confiança, com empréstimos de pai para filho, como os que a Globo recebeu do BNDES no governo FHC, e outras bolsas mais, como a Bolsa mídia, generosíssima e que banca a folha de pagamento desses grandes órgãos de desinformação; ou a Bolsa banqueiros, que desvia bilhões de dólares para salvar bancos quebrados – os bancos, pois os proprietários e maiores acionistas nunca quebram.

O que estão fazendo contra o PT, contra Lula e contra o governo Dilma é pura patifaria. Golpe de estado sob a forma enganosa de combate à corrupção. Os maiores corruptos deste país estão soltos. Os maiores desvios e propinas e sonegação de impostos continuam acontecendo todos os dias no país, e esta operação lava-jato passa longe desses alvos. Agora mesmo tivemos três exemplos de como o combate à corrupção é papo furado dessa turma.

Primeiro, começaram a investigar – Operação Zelotes – sonegadores de impostos que corromperam servidores da Receita para escapar das multas por sonegação. Envolvidos estavam grandes bancos e barões da mídia, inclusive afiliadas da Globo. A Polícia Federal calculou em cerca de R$ 20 bilhões a sonegação deste pequeno grupo. De repente, as investigações desapareceram, a mídia nada falou sobre o tema, e, para a nossa não surpresa, a tal operação se converteu na caça ao filho de Lula, que teria recebido R$ 2 milhões declarados ao fisco por atividades empresariais. Ou seja, os paladinos da moralidade abandonaram um desvio de R$ 20 bilhões, que fariam falta na Educação, na Saúde pública, para perseguir o filho de Lula em negociações legais, declaradas, portanto, sem qualquer sonegação de impostos, que era o alvo da operação.

Segundo exemplo: no afã de pegarem Lula no tal triplex do Guarujá, a operação Lava-jato descobriu que havia uma empresa que realiza lavagem de dinheiro e administra outras empresas fantasmas no exterior e que seria proprietária de imóveis naquele mesmo prédio do triplex do Lula. Logo começaram a achar que a empresa estaria a serviço de Lula. Contudo, para o azar deles, não descobriram qualquer ligação dessa empresa com Lula e, o que é pior, começaram a aparecer relações dessa empresa com o triplex do Paraty, dos donos da Rede Globo – que negam a propriedade da tal mansão de concreto à beira do mar. Todo o interesse em investigar a tal empresa e seus associados desapareceu. Apesar das denúncias e indícios e supostas ligações perigosíssimas da Globo com esse esquema apontado pela blogosfera independente – os chamados blogs sujos -, a equipe do Moro não se interessou em mover uma palha. Nem tampouco a zelosa mídia. O alvo é Lula, não a Globo, faça ela o que bem quiser, ou esteja ou não envolvida no esquema que for.

Terceiro exemplo: a lava-jato recebeu denúncias contra vários políticos e partidos. Contra o PT, bastava que os delatores premiados citassem qualquer possibilidade de envolvimento e o juiz da direita mandava prender. Estão presos sem condenação José Dirceu (ex-presidente do PT), Vaccari (ex-tesoureiro do PT) e João Santana, marqueteiro do PT. Todos eles acusados de terem recebido dinheiro de propina das empreiteiras da lava-jato. São as mesmas empreiteiras que deram praticamente as mesmas somas em dinheiro para as campanhas políticas do PSDB, do PMDB, entre outros. Mas, para o juiz de Curitiba e para a Globo, somente os recursos dados ao PT, ainda que legalmente, são de origem de superfaturamento nas obras da Petrobras. Todas as denúncias contra Aécio (só de Furnas foram dois delatores, incluindo Youssef), Anastasia (acusado de ter recebido uma mala de dinheiro do ex-delegado Careca) e FHC (acusado por Delcídio e Cerveró) foram arquivadas. Não houve qualquer empenho da tropa de choque da Casa Grande em investigar coisíssima alguma dos caciques do PSDB. E o que dizer do Trensalão de SP envolvendo todos os governos do PSDB naquele estado? E dos desvios da merenda em SP? Nem vou falar do mensalão tucano mineiro, do caso Banestado e da privataria tucana, sempre envolvendo bilhões de reais em propinas, desvios e corrupções, e cujos autores estão impunes.

Portanto, o combate à corrupção dessa turma é mera falácia para enganar os trouxas com discurso falso moralista. Se fosse sério este combate, certamente a Globo estaria em maus lençóis. Aécio idem. FHC idem. Os banqueiros idem. Mas, ao invés disso, estão atrás do barquinho de 4 mil reais que dona Marisa comprou; ou de um triplex de 200m2 no Guarujá e um sítio em Atibaia. Nada que Lula não pudesse comprar com recursos próprios, embora ele afirme que estes imóveis não sejam dele. Ora, comparem essas propriedades que estão afirmando pertencer a Lula – um triplex e um sítio no interior de SP – com o patrimônio da família Marinho, na ordem de R$ 60 bilhões!!! E o investigado é Lula? Me poupem.

A Rede Globo apoiou o golpe de 1964, que mergulhou o Brasil numa ditadura de 21 anos; apoiou o golpe da Proconsult, que tentou roubar o mandato legítimo do ex-governador Leonel Brizola no Rio de Janeiro; apoiou o golpe contra a volta das eleições diretas em 1985; apoiou o golpe da eleição de Collor em 1989, produzindo um programa com recortes do debate que demoliu a candidatura de Lula; apoiou o golpe da bolinha de papel na careca de Serra em 2010; apoiou e produziu o golpe da Lava-jato a partir de 2014 que dura até o momento atual, já que não conseguiram vencer nas urnas. A Rede Globo não pode continuar mandando no Brasil, intimidando juízes e ministros do STF; impondo a agenda conservadora, de direita, ao país. É preciso combater este monopólio privado que usa de uma concessão pública, que recebe altas e generosas verbas públicas em publicidade para atacar os interesses do povo brasileiro diariamente.

A mídia brasileira faz um jogo sujo, voltado para impedir que a presidenta Dilma governe. Conspiram diariamente contra o governo, e com isso contribuem para agravar a crise, gerando desemprego, queda de receita e de investimentos. O resultado disso é o caos. Talvez até uma guerra civil, dado o acirramento criado pela mídia que transformou o PT, Lula e Dilma em criminosos e responsáveis por todos os problemas da humanidade. Estão criando um ambiente de radicalismo tal que daqui a pouco as pessoas vão querer resolver as coisas de outra forma, já que as instituições ditas democráticas faliram, não funcionam. Um juiz de primeiro grau de Curitiba, a serviço da Globo, que serve sempre aos de cima, manda mais do que uma presidenta eleita por 54 milhões de brasileiros e brasileiras. Que democracia é esta?

Basta ligar a TV ou a rádio em qualquer horário, em qualquer canal ou faixa, e o que se ouve é o mesmo discurso seletivo e partidário: sempre contra Lula, contra o PT, contra o governo. Não que eles não merecessem ser criticados naquilo que realmente fizeram de errado, ou que deixaram de fazer. Mas, o que preocupa é este recorte seletivo, que blinda os tucanos, blinda os outros partidos, blinda as sujeiras que ocorrem em outras esferas, como no jornalismo, na justiça, no ministério público, no chamado mercado e etc. Uma boa opção hoje é não assistir mais a nenhum programa dito jornalístico e se informar pela Internet, através dos blogs progressistas e independentes. São muito mais honestos, sérios, responsáveis, que, sem poupar críticas ao governo e ao PT, mostram o outro lado, que a mídia da Casa Grande esconde do povo brasileiro. No final dos meus posts sempre apresento uma lista de blogs que merecem a visita de todos que se interessarem em uma outra visão dos problemas brasileiros.

Fato é que, diante do golpe que está em curso no Brasil, e que está ameaçando a democracia brasileira, ou o que resta dela; está ameaçando as garantias individuais constitucionais e as conquistas trabalhistas de décadas; está ameaçando a Petrobras e o pré-sal, em vias de ser entregue pelos senadores da direita brasileira – com os votos de Serra, Aécio, Anastasia, Renan Calheiros, e com nenhum voto do PT; está transformando a nossa democracia, ou o que resta dela, em uma ditadura midiática judicial-policialesca, sem qualquer controle popular; diante disso é preciso RESISTIR e LUTAR! Nas ruas, nas escolas, nos campos e nas construções. E na Internet também.

Não há meio termo: quem está a favor dessa campanha de moralistas sem moral orquestrada pela Globo e afins, serviçais da Casa Grande, que atinge apenas o PT, Lula e Dilma para atingir de fato ao povo brasileiro, está contra a nossa gente. Na outra trincheira estamos nós, que lutamos por mais democracia, mais participação popular, mais conquistas em favor dos de baixo. É hora de mostrar pra essa gente que não se brinca com os de baixo como eles estão fazendo. Estejam certos de que ao detonarem a imagem de Lula, como estão fazendo, o alvo é outro: é o povo pobre do Brasil. Que a direita colonialista quer reconduzir à condição de escravos. E nós vamos aceitar isso? Claro que não! Eles não passarão!

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***

Uma mãe encantadora, encantada

Aos poucos e valorosos leitores do nosso blog um esclarecimento. Desde o dia 28 de janeiro, deixei de publicar e até visitar o meu blog. O motivo foi o falecimento da minha querida mãe, dona Nivia Fonseca Silva, que completaria 82 anos agora em abril. Ela lutou bravamente contra um câncer de pâncreas, mas, depois de seis meses após uma cirurgia bem sucedida, não resistiu. Ficou “encantada”, no dizer de Guimarães Rosa. Minha querida mãe está viva no meu coração, nos meus pensamentos, nas minhas orações. Foi a melhor mãe do mundo, com todo o respeito às demais. Viveu intensamente para a nossa família: os filhos (cinco ao todo), meu pai (já falecido), as irmãs, sobrinhos, primos, netos, tias, avós, genros, nora, enfim, uma prole que se formou a partir das misturas próprias do nosso Brasil, com sua rica e variada diversidade cultural. Uma lembrança especial: a sua generosidade em me aceitar com minhas ideias e práticas quase sempre contra a corrente. Ela tinha a grandeza de discordar sem impor que eu pensasse diferente. Mas rezava muito por mim, sobretudo na minha infância política, mais afoita e com tendência a buscar respostas simplistas para um mundo tão complexo. Não melhorei muito, ao contrário da minha mãe, que parece, nasceu amadurecida, com uma pequena e charmosa pitada de teimosia. Até poucos meses antes de nos deixar, ela ainda cozinhava, fazia compras, visitava diariamente a casa de suas irmãs, cuidava de uma hortinha no pequeno quintal e ia à igreja aos domingos. Quando minha avó por parte de mãe faleceu, ela assumiu o lugar dela na Sociedade São Vicente de Paulo e por vários meses visitou comunidades carentes, inclusive levando cestas básicas, num tempo em que ainda não existia o Bolsa Família. Era devota de muitos santos. E estava sempre pronta para ouvir e aconselhar as pessoas da família ou quem a procurasse. Que minha querida mãe descanse em paz, merecidamente. Nós, além do lamento e da dor pela ausência física, só temos que agradecer a Deus e aos céus por nos terem dado a oportunidade de conviver com uma pessoa tão encantadora. Que os anjos, talvez com uma pontinha de inveja, vieram buscá-la. Poucas horas antes de ficar “encantada”, ela nos disse: “Eles estão me chamando”. Não tive dúvidas de que eram os anjos, as boas almas, abrindo o caminho para o Céu com “rosas brancas”, como minha mãe pedira. Saudade eterna e a impressão de que ela continua suavemente presente.

***

62 comentários:

  1. Meus sinceros sentimentos grande Euler, que Deus a receba na sua luz de paz. E vc fez muita falta por aqui e eu até mandei um comentário sobre a possível ingratidão de muitos que em épocas passadas se agarravam na leitura de seus blog como uma bussola para se nortearem sobre andamentos, greves, carreiras e de varias categorias(prefiro não citar nomes), e eu já estava preocupado com seu sumiço e só agora entendo o porque, mais que justo, e mais uma vez nos brinda com mais um dos seus belos e verdadeiros comentários que assino e embaixo e vamos a luta por Lula 2018, muito obrigado e fica com Deus guerreiro de bom coração e do bem..abraços!!(Visite a minha pagina no face: "Du Filho Filho"...militamos pela democracia, Lula&Dilma.)

    ResponderExcluir
  2. Meus sentimentos Euler e que Deus a tenha!

    ResponderExcluir
  3. Meus sentimentos meu amigo e muita força para você e todos da sua família. Com certeza sua mãe está na glória de Deus, por ter seguido o passos de Jesus aqui na Terra.Sua luz agora brilha incandescente por toda eternidade, junto ao Pai que a acolheu com amor Ágape.

    ResponderExcluir
  4. Meus sentimentos, caro Euler, por sua mãe! Senti a falta de suas postagens, deixei até de entrar como fazia diariamente. Agora
    é possível entender as coisas. Força na luta contra o PIG.
    Prof.: Herbet
    Cristália - MG

    ResponderExcluir
  5. https://www.youtube.com/watch?v=LPfDLzUkkw0

    Saudações guerreiro! Meus sentimentos.

    ResponderExcluir
  6. Meus sentimentos Euler.

    ResponderExcluir
  7. Meus sentimentos. Sua ausência no blog mais que justificada, sei o que está sentindo, pois também perdi minha mãe recentemente, a saudade machuca, a falta que sinto dela é imensa, mas nossas queridas estão com DEUS. Força. Abração. Sueli.

    ResponderExcluir
  8. Curta está dor. . Chore se sentir vontade.
    Escreva sobre este momento.
    Só o tempo vai acomodando as coisas...
    Só o tempo.
    Quem parte estará sempre em nossos pensamentos. .
    Só não podemos tocar. Ver.
    Mas semprevolucionou fica para nós a doce saudade.
    Força lutador.
    Sua mãe deixou para nós uma pessoa muito inteligente e de caráter
    Pode ter certeza. ..
    No andar de cima ela fica mais forte para te mandar suas bênçãos.

    ResponderExcluir
  9. Caro Euler, claro que ficamos preocupados com sua ausência. Agora sabemos o real e justificável motivo. Deus conforte a todos os familiares. E você, guerreiro, sei que que foi um filho maravilhoso. Portanto, só saudades.
    Abraço e minhas orações para que o espírito desta iluminada figura esteja amparado nos nossos lares espirituais de benfeitores.
    Warlley - prof. em Leopoldina.

    ResponderExcluir
  10. Interessante que a partir da hora que Aecio Neves foi para Brasília. ..
    Deixou Minas respirando melhor. Mas...já no Rio de Janeiro vejo muitas cabeças rolarem ,principalmente de jornalistas e apresentadores.
    Tem atrizes também que se manifestaram contra ele é estão sumidas...
    Tipo .Leticia Sabatela.
    Estranho né. ...
    O que estará acontecendo?

    ResponderExcluir
  11. Meus sentimentos só o tempo nos conforta e nos acalma.Minhas orações para sua mãe. E o conforto Divino lhes acompanhem. Wania.

    ResponderExcluir
  12. Sinceros sentimentos a você e toda a familia. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  13. Força pelo momento difícil, mas voltando a real situação do País, não existe ninguém santo nesta história, TODOS os partidos e todos os políticos estão no mesmo barco. Alienar é acreditar que está tudo bem e que isto não passa de um simples golpe. Contra fatos não há argumento. Volto a dizer não tem nenhum santo nesta história, agora defender o governo fica muito difícil. Você é um guerreiro que todos nos da Educação MG conhecemos, mas precisa rever alguns conceitos sobre nossos governantes.
    Abraço e força.

    ResponderExcluir
  14. Meus sinceros sentimentos, Prof. Euler.
    Meu desabafo: Professores, estamos num mato sem cachorro. Quanta decepção. Onde está o pagamento do piso?
    Já estou com saudades do governo anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Credo!!!!!!Saudades!!!Isso é demais!
      O que eles detonaram em 12 anos de governo fascista não tem como arrumar em um ano.
      Tenho certeza que tudo dará certo. Pior do que estava é impossível!

      Excluir
  15. É como diz aquela linda música de Milton Nascimento " Pois seja o que vier, venha o que vier. Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar. Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar". Pois é Euler, todos nós, um dia, encontraremos novamente com nossos Anjos que já foram para morada celestial junto do Pai. A ausência deles para nós é simplesmente uma questão de tempo...e o tempo não para...

    Meus grandes e sinceros sentimentos!

    Lobo Guará Zona da Mata

    ResponderExcluir
  16. Meus sentimentos. Que Deus dê a você e a sua família muita força neste momento de dor. Obrigada!!! Sempre com sábias palavras, esclarecendo de maneira bem simples o que está ocorrendo no Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Saudade é coisa que dá e passa. Pior é lembrar do passado. Lembra queridos companheiros das coisas ruins que aconteceram?. Tenho sim alívio de saber que´por alugum tempo, e tomara que seja pela eternidade, que não apareça personagens como os do governo MINEIRO dos anos atrás, nem tão longe assim. Se possivel nunca mais. Deus irá proteger mais uma vez o nosso tão querido BRASIL. Hasta la vista

    ResponderExcluir
  18. Meus sentimentos à você Euler e toda família.Mesmo já aposentada,visito seu blog com frequencia e senti falta de novas postagens.O motivo foi muito justo.Que Deus dê o descanso merecido à sua mãe.

    ResponderExcluir
  19. MEU CARO EULER, TAMBÉM ESTOU PASSANDO POR ISSO Á QUASE SEIS ANOS, PERDER UMA MÃE É A PIOR DOR QUE SE PODE TER, CADA DIA QUE PASSA A SAUDADE SÓ AUMENTA.

    ResponderExcluir
  20. Num comentário acima já te dei os sentimentos Euler, muita força neste momento de sua vida, combativo colega. Mas vou aproveitar para tocar num assunto que você, tenho certeza, gosta de falar. Lendo alguns jornais vemos que agora a própria oposição está falando que não há motivos para prender Lula, mas na verdade eles mesmos sabem que passaram dos limites. Com a prisão de Lula o PT vai ganhar força, os simpatizantes vão para as ruas, milhões de brasileiros Lulistas e que foram beneficiados nos seus dois mandatos tomarão suas dores. Ou seja, os oposicionistas já chegaram à conclusão que a prisão de Lula, se é que vai acontecer, vai surtir efeito contrário e vai despertar no povão um sentimento simpatizante ao PT e ao governo Dilma. Por isso vem agora a oposição dar uma de certinha e democrática e criticando a prisão de Lula. Agora estão passando aperto. Outra coisa: quando a delação foi contra Lula e Dilma houve vazamento e saiu tudo na Istoé, agora quando Delcídio cita Aécio e Renan não acontece nenhum vazamento e nenhum canal de mídia fala nada, engraçado né....Quanta seletividade.

    ResponderExcluir
  21. O BRASIL ESTÁ PASSANDO POR UM INCRÍVEL PROCESSO INQUISITORIAL, NOS ATOLAMOS NA IDADE MEDIEVAL. QUEM FOR FAVORÁVEL ÀS QUESTÕES SOCIAIS ESTARÁ CONDENADO AO AUTO DE FÉ.

    TENHA FÉ NA DIREITA E TUDO ESTARÁ BEM. ENTRE ASPAS, É CLARO.

    ResponderExcluir
  22. Não existe ninguém santo nessa história pela qual o Brasil está passando, ou melhor nunca existiu alguém santo, se existiu ou existe, é apenas uma convenção humana. Nós seres humanos somos muito falhos, mas apesar de nossas fraquezas conseguimos construir algo.
    Sendo assim, entre os seres humanos falhos do PT e do PSDB, PMDB, DEM ou outro partido de direita e extrema direita fico com os do PT pois seu projeto político mesmo que falho ainda é melhor para o povão.
    É só fazer uma leitura bem apurada nas narrativas das personagens e se percebe isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouco se fala, quem mais lucrou são os comerciantes e empresários, o dinheiro dos projetos sociais e das casa populares acabam caindo nas mãos deles.
      Os que mais lucram são esses imbecís que criticam!

      Excluir
  23. Pouco se fala e é divulgado. O dinheiro dos projetos socais e das casas populares caem nas mãos dos comerciantes e empresários e esse imbecís ainda ficam colocando defeito no governo.

    ResponderExcluir
  24. Quando o ser humano perde a credibilidade, não tem mais volta. Infelizmente só lamentação! Perdemos a batalha. Dilma não tem mais forças para continuar a viver esse pesadelo. Quanto a situação de Lula, estou em depressão. Oh senhor! Faça justiça!

    ResponderExcluir
  25. Que reviravolta vive nosso país.
    Mas,é interessante ver este pessoal que nunca soube o que é enfrentar as manifestações de rua colocar seus tênis importados,camisas da seleção, e até com a babá fizeram presentes nesta festa da democracia brasileira.
    Eu fico aqui comparando como o o povo que é massa de manobra vai amadurecendo aos poucos suas convicções políticas.
    Nas primeiras manifestações o choro das ruas era porque Aécio perdera as eleições,como crianças mimadas não aceitavam perder.
    Depois já fizeram coro gritando Eduardo Cunha o nosso representante.
    Pedindo também a volta da ditadura(aí nem manifestar poderiam .
    Não dá muito pra entender mase,este pessoal não deve ter aprendido muito sobre a história de nosso país.
    Mas...vamos lá.
    Achavam que Aécio seria o salvador da pátria.
    E eu diria:Não sabem de nada inocentes.
    Hoje,após analisar alguns noticiários chego a seguinte conclusão :
    Ainda falta muito para as pessoas se amarem mais amarem seu povo,sua cultura,lutarenata pelo bem coletivo e serem maduras o suficiente e firmes em suas convicções.
    Deixando a idéia de partido para apenas uma formalidade da política.
    Porque existem muitas pessoas por este país chorando como noiva abandonada no altar..
    Se sentem enganados por políticos que elas acreditavam serem mais do que Santos.
    Vamos ler mais.
    Buscar as informações corretas.
    Porque estas editadas nas grandes mídias atendem aos grandes empresários que a patrocinou ou políticos,jamais aos anseios do povo em geral.
    Mas vejo toda esta evolução bem produtiva.
    Seu que ainda demora para chegarmos a libertação política. Libertação de ideologia. Libertação de poder. .....
    Mas,acredito sempre que,tudo que acontece.
    Acontece pra melhor.

    ResponderExcluir
  26. Querido Euler!
    Não conheço você, mas sinto que passa grande credibilidade quando se expressa.Sempre visitei seu blog e o considero um verdadeiro amigo.Confesso que fiquei um pouco desanimada depois que você deixou as salas de aula. Gostava de seus textos diretamente relacionados com o dia-a-dia na educação. Mesmo assim continuei visitando seu blog, afinal "não se muda de amigos se compreendermos que os amigos mudam." De alguma forma eu sentia que seu silêncio tinha uma razão maior...
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  27. Meus sentimentos, bravo Euller

    ResponderExcluir
  28. Caríssimo Euler,
    não deixamos de "visitá-lo",não!!!
    É que você não estava por aqui e fiquei muito triste ao saber do motivo.
    Só posso solidarizar-me com você e agradecer a Deus por,através de seu Anjo(Mãe),ter nos agraciado com uma pessoa de tão nobre caráter!!
    Que Deus abençoe sua doce Mãezinha!!!
    Certamente linda,como as pessoas que passam por aqui,deixando Luz!
    Receba o meu caloroso e fraterno abraço,
    Helena Thaereh

    ResponderExcluir
  29. O Brasil acendeu uma lanterna verde da esperança em favor dos brasileiros. Oposição amedrontada sabe a capacidade do Lula.Agora, a justiça seja feita.Viva Lula! Viva o Brasil! Ninguém vai assistir a queda do homem, porque homem forte de caráter, nunca cai.

    ResponderExcluir
  30. ...é como dissesse assim: eu não fui vitorioso, mas tbém ela não vai governar o País. O mérito foi seu Dilma! O ódio instalou na alma dos derrotados, e a cada dia cultivam o fracasso dos mais humildes brasileiros, na esperança da queda da Presidente. A que ponto chegamos; uma autoridade que dizia imparcial quanto aos fatos trabalhados e confiados em certas investigações, demonstrar publicamente o inverso das suas atitudes. Se enganou. Se Dilma é forte, vcs não conhecem a energia do Lula. O brilho da estrela de Lula ilumina o caminho de muitas pessoas carentes e pobres. Lulasalvapátria.Vai firme! Vai forte! Vai na fé! Você tem que ser respeitado! Permite essa burguesia tirar a comida da mesa do pobre, não!O pobre é que sustenta o País.Ganha o salario e gasta aqui no país. o rico pega o salario e mais extras e vai gastar ou depositar noutro país. O brasil tem mesmo q entrar em crise. Pois o dindin que deveria ficar aqui no país, é enviado para outro. Onde estão as leis para proteger essa situação. Vamos esperar os parlamentares mostrar serviços.

    ResponderExcluir
  31. Euler, acabei de receber um watts falando que o tal do Sergio Moro é investigado no STF e no CNJ desde 2005. Site Jusbrasil. Foi publicado por Jorge Luis Amantea Sabella. Vê para nós se procede esta informação.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  32. Euler, procura e passa para nós a tão escondida lista de Furnas.No meu watts chegou, só que está incompleta.

    ResponderExcluir
  33. Desculpe-me todas as pessoas que comentaram nesse post, mas vou lhes dizer uma coisa que sei que não serei aplaudido e nem tampouco compreendido por muitos pela ignorância e até mesmo paixão ou idolatria a partidos políticos ou mesmo a políticos. Não sou partidário a Lado algum e observo com parcialidade a que rumo está indo o nosso Brasil. Enfim todos os partidos sem tirar nem por são conduzidos por corruptos e covardes capazes de fazerem pactos com o diabo, estão fazendo do nosso povo brasileiro de palhaços entregues a vontade deles como se fossemos simplesmente escravos para trabalharmos para pagar impostos e nunca termos nada em troca como saúde, Educação, e segurança pública que com o passar dos tempos vai ficando incontrolável a criminalidade em nosso país pois o exemplo já vem do congresso. Precisamos de uma reforma política URGENTE! Não precisamos de gente como esses que já foram e estão aí... Lula é corrupto sim as provas estão aí e só bobo doente mental é que não ver ou por paixão prefere fingir não ver, assim como o Aécio, Cunha, Renan, TODOS POLÍTICOS BRASILEIROS!!!
    CORRUPTOS! CORRUPTORES! LADRÕES!!!

    ResponderExcluir
  34. Parabéns companheiro, seu blog é uma fronteira de resistência na luta pelos Direitos tão duramente conquistados. Assim como vencemos as eleições e derrotamos a mídia e a burguesia golpista não podemos agora nos resignar e aceitar os horrores que ora presenciamos na mídia e nas redes. Na luta sempre!

    ResponderExcluir
  35. Euler, já estava ansiosa, querendo ler mais um dos seus textos. Ainda bem que publicou. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  36. Gente, votação on line ao vivo para destituir Sérgio Moro por abuso de poder. Digita José L , petições da comunidade. AVAAZ. org. Já passa de 63.000 votos. Vamos votar em massa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CNJ.Já tem quase 70.000 votos. Está bombando.Pedi para todos que conhecem votar!!

      Excluir
  37. O pai de Sérgio Moro foi um dos fundadores do PSDB.

    http://www.boatos.org/politica-2/pai-de-sergio-moro-foi-fundador-do-psdb-em-maringa.html

    O que esperar desse pessoal, ex arenistas que apoiaram a ditadura militar? Eles querem retomar o poder.

    A Dilma está muito certa em desconfiar do seu vice, pois o cacique do PMDB José Sarney foi apoiado pelos militares. Todo o cuidado é pouco

    ResponderExcluir
  38. Estou boba! Na manifestação do dia 13, a globo News deu total cobertura com bancada de comentaristas e tals e sempre divulgando a quantidade de pessoas presente no ato. A diferença da contagem dos organizadores com a da polícia, era uma diferença pequena. Mas na contagem das presenças de pessoas da manifestação hoje dia 18 do PT, que horror! Quando um organizador dizia que em tal cidade tinha aproximadamente 70.000 pessoas, a polícia falava que tinha 6.000.Incrível isso! Em Belo horizonte, segundo os organizadores 70.000 pessoas presntes, mas p a polícia 18.000. Esperei assistir a globo News e acompanhar a manifestação de hoje 18, mas quase não passou nada. Difícil! Não saio sozinha, e não encontrei ninguém por perto p me acompanhar. Agora eu não assisto rede globo e nem News mais. Está na cara que a elite quer o poder de presidente. Criaram contos de fada, sonhos, fantasias, ilusões...estão todos adormecidos. Muito próximo, o despertar do sono profundo deles, com certeza irá passar. Se com a Dilma, a água está sem cor e sem sabor, sem a Dilma, espere pra ver essa água transformar em amargura e escura.

    ResponderExcluir
  39. Caro Euler;

    Que bom que os companheiros estão reaparecendo!
    Força na luta contra o PIG.
    Herbet de Freitas

    ResponderExcluir
  40. João Paulo Ferreira de Assis20 de março de 2016 às 13:52

    Prezado amigo Professor Euler

    Só hoje voltei ao seu blog. Ultimamente estou muito relapso com a Internet. Quase não a uso. Por isso, só agora tomo conhecimento da infausta notícia do falecimento de Dona Nívia Fonseca Silva. É uma dor incomparável. Sei como se sente, pois em outro janeiro, de 2013, no dia 22 também perdi a minha, devido a um AVC. Mas olhe, onde estiver ela sempre estará te protegendo. Vou te contar um caso ocorrido comigo na sexta-feira, dia 18 de março. Estava eu na Matriz Santuário de N.S.da Piedade, em Barbacena, mais exatamente na Capela dos Sagrados Corações, na fila da confissão. Dois padres atendiam. Um era da Matriz. Outro era da Paróquia São Sebastião. Quando chegou a minha vez, de confessar com o padre da Matriz, uma senhora do Bairro São Sebastião me pediu para ir primeiro, pois não queria se confessar com o padre da sua paróquia. Acontece que no mês passado, na Igreja de São Domingos, pertencente à Paróquia São Sebastião, um padre resolvera contar uma piada, já na hora da bênção final, do avião com o Lula, a Dilma e o Zé Dirceu, e TORCENDO PARA QUE CAÍSSE. Foi o maior comentário em Barbacena, o que me deixou REVOLTADÍSSIMO. Não quis nem saber quem foi o padre, de modo que eu ainda me concedo o benefício da dúvida, pensando que pode ter sido ele, o seu pároco ou um outro padre. Pois bem, não é que o padre que me atendeu em confissão pode ter sido o que contou a piada? Foi aí que eu senti a intervenção da minha MÃE. Foi providencial, pois eu estava pensando em me acusar do pecado da ira, que é capital, pelo noticiário tendencioso da mídia, pela oposição, pela perseguição que o Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Federal fazem a Lula e ainda falar dos padres e do bispo. Confessei, deixando de falar esta última parte, que depois eu vi que não precisava, pois existe o ditado: bate na cangalha para o burro entender. Falei da mídia, cujo noticiário me levava à ansiedade, e esta ao pecado da gula, que é também um pecado capital. E eu que peso quase 150 quilos (já foi mais), tinha de emagrecer.
    O padre simplesmente não me disse nada, mas a lição serviu para ele, se foi ele quem contou a piada.

    Vê você que a minha Mãe me salvou de ter dito uma coisa, que poderia causar até uma situação constrangedora no Santuário, pois o padre reagiria, com certeza, e o Santuário perderia o concurso dele para cobrir as vagas dos padres do santuário que tinham outros compromissos.

    A vida continua. Minhas saudações.

    João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  41. E o Eduardo Cunha está agindo com a maior rapidez para aprovar o impedimento da presidente. Está faltando pressão popular para mandar este sujeito para a cadeia. Os partidos de esquerda precisam ser mais estrategista. Teríamos meio caminho andado com a prisão deste sujeito. Manifestação gigantesca para tirar Eduardo Cunha, gente!!! Repassem esta ideia , por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, a esquerda no Brasil está dividida. O PT tem apostado na nova geração que está conseguindo ter acesso ao ensino universitário e naquelas famílias que tiveram acesso ao bolsa família, e que também conseguiram sair da condição de miséria no período do governo Lula. Na realidade se essas pessoas não saírem para as ruas juntamente com a esquerda politizada não conseguirão fazer frente à pressão das mídias entreguistas e ao capital financeiro liderado pelos Estados Unidos, pois muitos dos que citei acima estão assumindo argumentos da direita golpista devido ao fato de estarem perdendo direitos conquistados devido a uma forte pressão psicológica de vários setores da mídia e a organização da direita no congresso. A esquerda tem de agir com muito cuidado dentro do congresso e ser muito estrategista, o que a presidente tem tentado fazer às duras penas.

      Excluir
  42. Saudades de seus textos referentes à educação.....

    ResponderExcluir
  43. Se a vida politica de quem está sendo investigado realmente não tivesse nada ver com as lambanças corruptas que se esbanja na politica brasileira. Não teria motivo pra correria de se colocar ministro em lugar do outro as pressas como nos foi mostrado. E isso foi falado de canto a canto do Brasil. Agora quem não deve não teme e sim mostrar as claras a verdade se é que existe. Portanto não posso fazer de conta que não estou vendo nada e sim tirar minhas questões sem interferência de ninguém. O Brasil é suficiente maduro para ficar com falácias pra tentar encobrir o que já sabemos. o povo quer que os envolvidos provem que não fazem parte desta lama de corrupção pelo Brasil afora. O pobre ainda continua cada mias pobre. E nós professores continuamos sendo enganados a cada dia sem ter ninguém que nos veja com dignidade. Acho que chega de tapar com o sol com a pineira.

    ResponderExcluir
  44. Engraçado, agora que os nomes de Aécio e quase toda cambada da oposição que querem a saída da presidenta aparece no listão da odebrecht, Moro decreta sigilo! Ele deveria ter decretado sigilo nas conversas de Lula com a presidenta também, mas não, ele preferiu obedecer seus "patrões" da rede globo e publicou tudo para induzir o povo contra o governo. Mas não adianta não, as delações sobre Aécio aumentam mais e mais a cada dia que passa. Já não dá mais pra PGR não investigar Aécio. Vamos ver nas delações da Andrade Gutierrez, que por sinal conseguiu 33% da Cemig na gestão tucana.....

    ResponderExcluir
  45. O problema do PT foi ter se afastado da esquerda e seguir a cartilha dos bancos e organismos internacionais. Construtoras com MRV e Tenda fizeram a farra com a política de crédito à população, o mesmo experimentaram BMG e tantos outros ao trocarem os sapatos das Cinderelas por veículos novos e usados. E de pensar que não estimulou a população a poupar. Enfim, o resultado é desastroso. E o que dizer da tal Reforma da mídia? Bom, agora é tarde! Confiaram na Globo e nos anelídeos seculares do PMDB. A luta não é contra o combalido e fanfarrão homem do laquê (AÉSÔ). É a favor da democracia! Outro país é possível! NDG RETURN!

    ResponderExcluir
  46. Cunha e Renan se articulam para mudar lei e ferrar Lava Jato

    Claudio Tognolli - Yahoo Notícias
    Claudio Tognolli - Yahoo Notícias
    24 de março de 2016


    Em julho passado, durante um almoço com cerca de 500 empresários do Grupo de Líderes Empresarias (Lide) em São Paulo, o peemedebista Eduardo Cunha afirmou que apoia um projeto do ex-presidente da OAB-SP Luiz Flávio Borges D'Urso que proíbe a delação para quem está preso. “Eu particularmente concordo com a argumentação dele. Não podemos deixar ninguém com uma espada, na condição de só ter liberdade se algo for delatado”, afirmou o deputado em seu discurso.

    Para Cunha, o fato de a legislação sobre a delação ter sido aprovada na esteira das manifestações de 2013 fez com que alguns pontos importantes não fossem discutidos como deveriam. “(A delação) é um instrumento útil, desde que não tenha coação”, disse Cunha.

    Advogado do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, D'Urso sustentou que já estava conversando com um grupo de parlamentares para transformar sua proposta, que conta com a chancela da Associação Brasileira de Advogados Criminalistas, em projeto de lei. “O apoio do Cunha é fundamental para termos alguma expectativa de sucesso”, disse o advogado.

    Isso avançou.

    Já corre secretamente a fórmula de mudança da lei para castrar a lava jato.

    O único remédio para atenuar isto é a publicidade e a internacionalização da Lava Jato.

    Urge tirar a operação da alçada do congresso. O congresso é co-participe.

    Com outras procuradorias internacionais no assunto e a imprensa vigiando fica mais difícil detonar a Lava Jato

    Mas vão mudar a lei. Apostem nisso.

    E a candidata principal é a delação.
    Por isto o MPF, que já tem uma mão boa, está reticente em pedir cartas via a delação de Marcelo.

    Porque as empreiteiras vão sustentar que delação premiada feita com gente presa não vale, porque feita sobe coação….

    https://br.noticias.yahoo.com/cunha-e-renan-se-articulam-para-mudar-lei-e-ferrar-122344640.html

    ResponderExcluir
  47. Crise política

    Le Figaro questiona métodos do juiz Sérgio Moro na Lava Jato



    Ex-presidente do PP cita irmã de Aécio em delação

    A edição desta sexta-feira (25) do jornal Le Figaro informa sobre as consequências explosivas da divulgação da lista de políticos brasileiros que receberam dinheiro da Odebrecht e a decisão de Marcelo Odebrecht de colaborar com a Lava Jato.

    A correspondente Lamia Oualalou começa a matéria dizendo que o escândalo da Petrobras chegou a um ponto que até o perfil no Twitter da série americana House of Cards utiliza o turbilhão de acontecimentos do escândalo para fazer propaganda da série e de seu protagonista Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey. "A impressão é de que, no Brasil, a ficção não consegue mais acompanhar a realidade", escreve a jornalista instalada no Rio de Janeiro.

    O número de envolvidos no caso, as doações lícitas e ilícitas aos partidos e políticos, além das reviravoltas diárias das investigações parecem mais surrealistas do que que uma trama de ficção. Mas é a realidade brasileira.

    "O último episódio da operação Lava Jato é uma bomba", destaca o Le Figaro. Ele revela que a Odebrecht e seus principais concorrentes formaram um cartel para compartilhar os contratos da Petrobras, ferindo as regras de concorrência. Em troca, as empreiteiras pagavam propinas a executivos da Petrobras e financiavam ilegalmente os políticos, principalmente dos partidos governistas.

    Le Figaro constata que Marcelo Odebrecht, herdeiro da construtora, acabou cedendo à delação premiada depois de passar nove meses em regime de prisão provisória e de ser condenado a 19 anos de prisão por corrupção e outros crimes, de uma forma expeditiva nunca vista antes no Brasil. "Daí sua decisão de colaborar com o juiz Sérgio Moro", afirma a reportagem.

    "Juiz instrumentaliza a imprensa brasileira"

    A correspondente do Figaro adverte, no entanto, que as investigações da Lava Jato acontecem "em meio a uma grande confusão, na qual parte da imprensa brasileira é instrumentalizada por Moro". "O juiz do Paraná vaza informações para chamar a atenção da mídia e manter o escândalo no noticiário", escreve Lamia Oualalou.

    "Foi o que fez o portal UOL", na última quarta-feira, "publicando as planilhas com pagamentos da Odebrecht a políticos de 24 partidos, tanto da oposição como da base governista". "Além do caso da Petrobras, esses documentos mostram o superfaturamento de obras dos Jogos Olímpicos do Rio e da Copa do Mundo", relata a jornalista. Ela ressalta que não se sabe se os pagamentos são legais e declarados ou foram feitos por caixa dois.

    A reportagem estima que esse episódio relança o debate sobre os métodos de investigação. Os documentos da Odebrecht divulgados pela Polícia Federal (PF) demostram que a PF também tomou gosto pelos vazamentos. Mas o juiz Sérgio Moro colocou os documentos rapidamente sob sigilo.

    "É estranho que o primeiro documento que expõe políticos da oposição tenha merecido uma reação tão rápida de Moro, o mesmo juiz que tomou a liberdade de divulgar as escutas telefônicas entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula na semana passada", destaca a jornalista. Na sequência, ela explica que o vazamento do diálogo de Dilma e Lula levou à suspensão da momeação do ex-presidente na Casa Civil, e ainda foi parar no Supremo Tribunal Federal, onde os juízes estão divididos sobre os métodos do juiz Sérgio Moro.

    O texto conclui que a presidente Dilma continua ameaçada de destituição, mas os benefícios da Lava Jato, que expôs o maior escândalo de corrupção já descoberto na história do Brasil, também estão ameaçados pela atuação truculenta do juiz Sérgio Moro.

    http://www.msn.com/pt-br/noticias/crise-politica/le-figaro-questiona-m%c3%a9todos-do-juiz-s%c3%a9rgio-moro-na-lava-jato/ar-BBqV3Zt?ocid=spartandhp

    ResponderExcluir
  48. 26 de março de 2016 - 16h21
    Acordo de leniência da Odebrecht desespera golpistas
    Para entender o que se passa no momento atual do Brasil, temos de rever a narrativa dos acontecimentos, visto que a aceleração do processo do impeachment da presidenta Dilma Rousseff tem relação com a provável delação da Odebrecht, se seria ampla ou restrita ao PT.

    Por Francisco Luís, especial para o Viomundo

    Em 22 de março, em nota publicada na imprensa, a Odebrecht menciona estar tratando de um acordo de leniência com a Controladoria Geral da União (CGU), desde dezembro de 2015.

    O acordo de leniência, como no caso da Siemens e o esquema de corrupção no Metrô e na Companhia de Trens Metropolitano de São Paulo dos governos tucanos paulistas, tem de ser amplo.

    Ou seja, tem de denunciar tudo o que sabe e entregar as provas do que fala, inclusive os pagamentos de propinas.

    O acordo garante proteção judicial aos informantes, desde que não mintam e mantenham segredo dos depoimentos.

    O acordo deve também investigar ação de cartel no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça atingirá inclusive governos estaduais e municipais.

    A nota da Odebrecht aponta ainda para isto:

    “Apesar de todas as dificuldades e da consciência de não termos responsabilidade dominante sobre os fatos apurados na Operação Lava Jato – que revela na verdade a existência de um sistema ilegal e ilegítimo de financiamento do sistema partidário-eleitoral do país -, seguimos acreditando no Brasil”

    A direita entrou em pânico, especialmente o PSDB paulista. A Odebrecht tem mais de R$ 50 bilhões de contratos, sendo que o principal é concessão da linha 6 do metrô paulista.

    É bom lembrar a bomba denunciada no Viomundo pela repórter Conceição Lemes e que a grande mídia segue ignorando: Empreiteiras denunciadas na Lava Jato tem contratos de R$ 210 bilhões com os governos paulistas.

    O PSDB paulista e os demais golpistas já sabiam disso com antecedência e resolveram agilizar o processo impeachment antes que o acordo de leniência da Odebrecht se concretizasse.

    Estranhamente o Ministério Público Federal parece não querer o acordo de leniência.

    Circulam boatos de que a condição para isso se concretizar seria o Odebrecht denunciar Lula.

    Acontece que as listas da Odebrecht, contendo os nomes da linha de frente do golpe — foram vazadas.

    Uma derrota para a direita, já que um dos motivos da aceleração do impeachment era impedir que elas viessem a público.

    Basta ver a reação da Globo sobre a divulgação de parte das informações das planilhas da Odebrecht. Ainda mais, com a denuncias de que o golpe é para acabar com a Lava Jato, feitas pelo deputador federal Alessandro Molon, da Rede.

    O fato é que a ação da Odebrecht matou o discursos da ética da direita e denunciou a sua hipocrisia, promovendo o verdadeiro abraço dos enlameados.

    Também aloprou os golpistas, que querem acelerar o impeachment para que nada seja apurado.

    Em sua coluna diária na Folha de S. Paulo, a jornalista Mônica Bérgamo afirma o que foi divulgado da Odebrecht é apenas um aperitivo e que um possível acordo de leniência “poderia atingir não apenas quase todo o universo político, mas também setores do Judiciário, da diplomacia, dos militares e até do Ministério Público”.

    A cada dia fica mais claro que o golpe, na verdade, é para acabar com as investigações da Lava Jato e implantar uma pauta neoliberal no Brasil. Por exemplo: fim de direitos trabalhistas, como décimo-terceiro, férias remuneradas, fundo de garantia, programas sociais, como o Bolsa Família, e de acesso de estudantes à universidade, como Prouni, Pronatec, Fies; entrega do pré-sal às petroleiras internacionais.

    Fonte: Viomundo

    ResponderExcluir
  49. Delação da Odebrecht poderia comprometer, também, Judiciário e MP


    A informação de que a Odebrecht estaria disposta a incorrer em uma colaboração "definitiva" com a Justiça caiu como uma bomba no âmbito dos três Poderes.

    Segundo um interlocutor da colunista Mônica Bergamo, ligado à empreiteira, a lista apreendida pela Lava Jato na casa de um executivo da empresa, com a menção de supostos benefícios financeiros a mais de 300 políticos, teria sido apenas um "aperitivo" do que pode vir pela frente. De acordo com ele, uma eventual colaboração da Odebrecht comprometeria, além da classe política, o Judiciário e o Ministério Público.

    A jornalista avalia que tamanha abrangência poderia, inclusive, desencadear uma espécie de "operação abafa" em relação às investigações da Lava Jato.

    SE O MINISTÉRIO PÚBLICO E O JUDICIÁRIO ESTÃO COMPRADOS, DEVEMOS FAZER NÓS MESMOS QUE REPRESENTAMOS A SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA COM O NOSSO TRABALHO DE FORMIGUINHA A FUNÇÃO DE DENUNCIAR AS MANIPULAÇÕES E INFORMAR AOS DEMAIS.

    ResponderExcluir
  50. Há algo de errado? Ex diretores do Banco Bradesco, ex-presidente da Vale e Policial Civil de Minas morrem misteriosamente. Quem será a bola da vez? Marco Antônio Carone ex-diretor do site Novo Jornal ou Nilton Monteiro, preso e acusado de envolvimento na Lista de Furnas. Já viram o arranha-céu construído pela Localiza na região Nordeste de BH?

    ResponderExcluir
  51. Vocês acham que o MP de Sâo Paulo vai investigar propina alguma de governo do PSDB? kkkk Ainda mais que quem manda lá há 22 anos é o PSDB, kkk. Moro mandou por MP de SP porque sabia que lá não vai dar em nada. Porque não mandou pro MP federal? kkk Me engana que eu gosto viu

    ResponderExcluir
  52. Senador Humberto Costa, do PT, merece todo o meu respeito! Adoro os seus discursos. com seriedade, prudência expõe somente verdades, unicamente verdades. Venceremos! Porque dessa vez a corda não se arrebentará do lado dos mais fracos, mais pobres, e sim do lado das falsas conversas em empenho, em busca do poder. Único partido que ampara os mais humildes, defende os injustiçados, faz valer o bom e o bem, é o PT. Juntos unidos venceremos! Progresso do Brasil é com o PT.

    ResponderExcluir
  53. O que o PMDB fez com a presidência da república, abandonando os cargos a que foram confiados, foi o maior tapa na cara dos brasileiros de bem. Isso é imoral, é traição, é ignorância! Que política é essa! Tirar Dilma do poder, uma mulher digna, honesta, para encaixar o seu vice;isso é mais uma pressão de fortalecimento ao golpe para o País, mesmo porque está em questão uma justificativa sem fundamento para tal fato de exclusão de uma presidenta. Esse argumento que o País está em crise, está quebrado, está comprometido, tudo é enganação, é vingança da oposição. Se o Brasil estivesse ruim como eles dizem, ninguém queria assumir o poder da Dilma, até porque não sujeitariam a batata quente na mão. É tão cabuloso a situação que estão brigando querendo o poder, custe o que custar. Não ver quem não quer, mas o golpe está escancarado que contaminou todo o país.O brasil nunca teve tão bem, quanto na mão do PT. Qual o bom exemplo dado a sociedade brasileira pelos que dizem resguardar os direitos dos cidadãos, em escolher quem comandará o País? Então escolhemos a Dilma, e ninguém poderá desfazer o que foi da vontade da maioria dos brasileiros, a não ser um ato praticado de 'irresponsabilidade' e não ato de responsabilidade, ambos com significações diferentes. O sol nasce para todos, mas a sombra é só para quem merece.

    ResponderExcluir