quinta-feira, 30 de julho de 2015

Denunciar o golpe, impedir que a direita destrua o que resta de democracia no Brasil, e exigir mudança de rumo ao governo federal, são as nossas tarefas


Denunciar o golpe, impedir que a direita destrua o que resta de democracia no Brasil,  e exigir mudança de rumo ao governo federal, são as nossas tarefas


Todos nós temos os nossos pleitos e problemas pessoais, todos eles respeitáveis, e, no caso das demandas trabalhistas, legítimas. Mas, há momentos em que devemos separar as coisas; ou pelo menos, associá-las a objetivos maiores, que, se não alcançados, podem representar um mal maior para todos nós. É o que estamos vivendo hoje no Brasil.

O Brasil está sendo literalmente atacado em várias frentes por forças demoníacas – vou usar esses termos porque tem mais a ver com a compreensão das pessoas, do mal que nos cerca. O primeiro de todos os demônios é a mídia, toda ela dominada por barões que torcem contra o sucesso do Brasil, pois servem a interesses de grupos privilegiados, incluindo os estrangeiros. Essa gente contratou um exército de comentaristas e articulistas para atacar o Brasil diariamente. Torcem contra, divulgam somente coisas negativas, sobretudo contra o governo federal, Lula, Dilma, e contra os movimentos sociais, também.

Basta ligar a TV ou a rádio ou ver a capa de uma revista ou jornal nas bancas e a conversa é a mesma: é como se o Brasil estivesse em fase terminal, por culpa sempre da Dilma, claro; como se os 12 anos bem sucedidos dos governos petistas não tivessem existido; como se a retirada da miséria e da fome de mais 30 milhões de brasileiros não tivesse qualquer importância; como se as roubalheiras e propinas que a operação Lava Jato descobriu – e encobriu algumas outras, sempre blindando os tucanos – tivessem sido inventadas nos governos do PT, somente. E como se práticas semelhantes, de corrupção e roubalheira, não acontecessem diariamente de forma impune em cada canto desse país gigante.

Essa gente não respeita a inteligência dos brasileiros e brasileiras inteligentes, que são a maioria do povo brasileiro. Claro que há uma massa de pessoas que foi nos últimos anos literalmente lobotomizada por essa orquestrada desafinada da mídia golpista. Coloque-se diante da TV, ou leia somente os portais da Globo e afins, ou coloque um radinho de pilha no ouvido nos horários de telejornais e notícias policiais durante dois ou três anos e você se tornará um zumbi, um ser insensível e incapaz de pensar criticamente o mundo. Vai passar os dias desejando a prisão e morte das crianças que moram nas comunidades mais pobres; vai enxergar em cada negro, ou pobre, um inimigo em potencial. Vai se transformar nesse tipo de gente que deseja a volta da ditadura, que combate a corrupção somente quando envolve petistas – porque quando envolve tucanos, eles nem se importam, o que prova que o moralismo dessa gente é seletivo. E canalha.

Claro que essa mentalidade neofascista que se formou no Brasil não nasceu espontaneamente, e menos ainda de uma hora para outra. Lógico que há uma orquestração muito maior, que vem de fora, de poderosos grupos que dominam o centro nervoso do capitalismo, e que, associados a grupos de direita internos, elaboram estratégias de curto, médio e longo prazos para detonar os governos populares, as alternativas de esquerda, e criar o inferno na vida dos países cujos povos ousarem desafiar o pensamento único dos de cima.

É preciso ter a visão apurada, e um pouco de vivência e conhecimento histórico para perceber as armadilhas que a direita está preparando para o povo brasileiro e para toda a América. Sobre este tema nem vou me dar ao trabalho de analisar com profundidade, já que tem um texto recente - Uma nova Operação Condor? - de autoria do Jornalista e liderança política de esquerda, José Maria Rabelo, que sintetizou com muita autoridade o que se passa na América Latina e no Brasil. Eis aqui o link para quem se interessar. Um adendo, antes: José Maria Rabelo eu conheço de longa data, fui companheiro de militância dele no início dos anos 80, num tempo em que ele vivia cercado por pessoas como Darcy Ribeiro, Brizola, Sinval Bambirra, Theotônio dos Santos, João Luzia, entre outros políticos e pensadores cuja memória ou cuja militância ou cuja produção intelectual enriquecem o Brasil. O Brasil hoje está pobre e carente de pessoas assim, de Políticos com P maiúsculo, que pensem o Brasil em favor do povo brasileiro. Hoje, o que se vê muito são políticos minúsculos, fisiológicos, que pensam somente em interesses pessoais, ou tecnocratas serviçais das classes dominantes.

Mas, continuemos. Estamos sendo atacados, dizia o blogueiro Miguel do Rosário, d'O Cafezinho, outro Jornalista que merece o nosso respeito, juntamente com tantos outros blogueiros que têm feito o contraponto diário à mídia golpista, corporativa e serviçal dos ricos. Este ataque ao Brasil em várias frentes, ocorre num momento de fragilidade política do governo federal, e de crise econômica do Brasil e do mundo. As crises no capitalismo são inevitáveis. O problema é como superar essas crises cíclicas. Infelizmente, a nossa presidenta adotou um caminho que considero equivocado. Ao invés de fazer o que foi proposto na campanha eleitoral: mais mudanças, mais investimentos no social, mais conquistas, etc., o governo adotou algumas medidas neoliberais, impondo ao país os tais ajustes fiscais.

Não concordo com uma linha sequer desses ajustes fiscais de Levy. Se o Brasil está em crise, quem tem que pagar pela crise são os ricos, os credores da dívida pública, os banqueiros, os grandes empresários, que lucraram muitos bilhões de reais nos últimos anos. Mas, infelizmente, a conta está recaindo nas costas dos trabalhadores, com cortes de direitos como as restrições no seguro desemprego, nas aposentadorias, aumentos nas tarifas de água e luz; a tentativa de manter o emprego ante a recessão com arrocho salarial de até 15%, e por aí vai. Não foi para isso que elegemos Dilma presidenta do Brasil, e o PT está pagando um preço altíssimo – além do desgaste natural em consequência da queimação diária feita pela mídia, com os escândalos seletivos, a maioria sem fundamento, contra o PT, Lula e Dilma, somente.

Dilma tem a obrigação moral de rever essa política e se aproximar dos de baixo, que foram aqueles que garantiram a vitória dela. Governar é fazer opção política, é ter coragem de assumir um lado na batalha de classe que nos rodeia. Não dá para agradar ou desagradar a todos. E o problema é que o PT tem feito de tudo para agradar as elites brasileiras, especialmente a parte mais poderosa, com a vã ilusão de que será retribuído por não ter tocado nos interesses dessas elites.

Ô ilusão de classe, meu Deus! O grande revolucionário Carlos Marighella se cansou de denunciar essa ilusão de uma parte da esquerda, que se aliava à burguesia e a seus representantes e acreditava piamente que estes aliados seriam fiéis aos interesses dos trabalhadores. Que ilusão!  Na década de 60, antes do golpe, o PCB, então maior partido de esquerda no país, acreditava em quase tudo. Achava que era verdadeiro o dispositivo militar que estaria pronto para revidar qualquer golpe e defender o governo constitucional de João Goulart. E olha que não estamos falando de um PMDB, que até tem gente séria e honesta, mas que infelizmente está tomado por oportunistas e vendilhões. O PTB de Jango era muito mais sério e honesto do que o PMDB de Eduardo Cunha, Renan, Sarney e Cia Ltda.

Mas, veio o golpe e sufocou algumas gerações de lideranças políticas e intelectuais, que teriam contribuído enormemente para o Brasil dos de baixo. Hoje, após a experiência dos governos do PT, que, com todas as vacilações e omissões e covardias e ilusões de classe realizou profundas mudanças em favor dos de baixo, hoje, eu dizia, esses avanços estão ameaçados.

O Brasil corre o risco de retroceder um século de conquistas, de duras conquistas em favor dos trabalhadores. Sob a liderança de um achacador, que supostamente teria recebido propinas de empreiteiros da Lava Jato, o Brasil assistiu a aprovação de projetos absurdos, que ferem os interesses da maioria do povo brasileiro. Um deles, o da terceirização da atividade-fim, que praticamente abole as leis trabalhistas e torna o mundo do trabalho totalmente desprotegido e à mercê de grupos de rapina, que pretendem voltar à escravização dos trabalhadores.

Os 300 e poucos deputados achacadores liderados por Eduardo Cunha não se limitaram à terceirização generalizada, não. Atacam os direitos humanos, as conquistas da comunidade LGBT; aprovaram a redução da maioridade penal, a privatização dos partidos com o financiamento privado das campanhas eleitorais – como são incoerentes estes golpistas brasileiros. De um lado, apresentam a ladainha furada do combate seletivo à corrupção e às propinas, e do outro, fazem vista grossa às causas dessas práticas, que estão justamente ligadas ao financiamento privado de campanha. Por pouco, o sr. Eduardo Cunha, na sua imensa capacidade de manipular e cooptar deputados, teria aprovado o parlamentarismo, se autoproclamando primeiro-ministro, quem sabe sob um governo do monarca-interventor, Aecius Neves I.

A operação Lava Jato é outro capítulo mal contado na história do Brasil. Muitos anos se passarão até que a verdadeira versão do que está acontecendo hoje seja revelada. Quem está por trás dessa operação, que colocou um juiz de primeira instância com mais poder do que todo o STF e o STJ juntos; com mais poder até do que a presidenta da república, que desapareceu nos primeiros sete meses do seu segundo mandato, algo impressionante.

A PF se transformou, salvo as exceções honrosas, praticamente numa polícia política desses interesses golpistas, a permitir o vazamento seletivo de informações que causam insegurança ao país; que compromete seriamente setores estratégicos da economia brasileira, como o complexo petrolífero, a indústria naval, a engenharia da construção civil e o setor nuclear. São setores estratégicos da economia de qualquer país, e que estão sendo intimidados, cassados, perseguidos como se fossem tomados por bandidos. E o governo federal, o STF, o MP assistem a tudo isso assim, como se tratasse de algo normal numa democracia. Em que país do mundo, do chamado mundo desenvolvido, isso aconteceu? Alguém já imaginou um juiz e meia dúzia de promotores e policiais federais nos EUA quase destruírem os setores estratégicos daquele país? Nunca! Só havendo um esquema muito grande por trás para aceitar que essas coisas estejam acontecendo hoje no Brasil.

Não se trata de defender a impunidade, de maneira alguma. Uma coisa é o combate regular, sistemático e até discreto à corrupção nas suas diversas formas. Outra coisa, muito diferente disso, é usar o pretexto do combate à corrupção para fazer o jogo político dos de cima. Em nome desse falso moralismo estão inviabilizando o governo Dilma, estão destruindo a economia do Brasil; querem entregar o pré-sal para grupos estrangeiros, que são santos, claro, nunca cometeram qualquer irregularidade. As propinas devem ter sido descobertas aqui no Brasil e de preferência somente nos governos do PT, porque as práticas semelhantes dos governos tucanos simplesmente não aparecem.

Quantas reportagens, e coberturas jornalísticas de peso, entrevistas, comentários e depoimentos vocês já viram ou ouviram em relação a escândalos como: o Mensalão dos tucanos em Minas, que estão todos soltos; o trensalão dos tucanos em SP, todos livres leves e soltos; os esquemas de Furnas, que a Lava Jato simplesmente não se interessou em aprofundar, já que envolve tucanos; o escândalo do Banestado, o helicóptero dos Perrelas com 500 quilos de coca base. Tudo isso desapareceu dos jornais, aliás, nunca foi capa de revista, nem manchete com destaque nas rádios e TVs. Nem a PF se interessou mais, e os juízes, sejam os de primeira, de segunda ou de última instância, sequer falam desses escândalos.

É essa a medida do moralismo imbecil e seletivo dessa direita com seus seguidores lobotomizados que batem panelas nas varandas gourmet, enquanto praticam os mais diferentes tipos de corrupção no dia a dia. Hipócritas. No fundo, eles odeiam mesmo é a possibilidade do brasileiro comum se libertar da condição de miséria e escravidão que sempre viveu.

Essa gente odeia o fato de não haver mais pessoas dispostas a trabalhar pra eles a troco de um prato de comida, apenas, porque o Bolsa Família paga muito mais que isso. Eles odeiam frequentar restaurantes e aeroportos juntamente com essa gentalha que desceu os morros e começou a ocupar os espaços que antes eram somente deles, dessa elitizinha cínica e mentalmente colonizada.

É por isso mesmo que ficamos indignados com essa postura do governo Dilma, que ao invés de aprofundar as conquistas dos últimos 12 anos, e com isso se cercar de uma base social que certamente estaria disposta a defender o seu mandato nas ruas, prefere se aliar aos porcos.

Dilma não é propriamente um quadro político como o Brizola, ou o Darcy Ribeiro, ou mesmo Lula. Ela tem um perfil de tecnóloga, claro que com um respeitável passado de esquerda, e uma postura honesta, no geral, mas sem traquejo político para enfrentar grupos perigosíssimos que a cercam. Não é tarefa fácil mesmo enfrentar essa gente que domina o aparato estatal, que controla 100% da mídia, que tem agentes infiltrados em todos os partidos, inclusive no PT, que está cada vez mais distante de sua origem proletária.

Mas, infelizmente o Brasil dos de baixo não construiu ainda uma outra alternativa de esquerda de massa, mais coerente e ideologicamente menos covarde do que o PT. Por isso, durante algum tempo ainda teremos que carregar essa cruz – sim, não vou negar aqui: não sou filiado ao PT, mas tenho votado nos candidatos do PT, pelas razões expostas aqui. E isso tem sido uma verdadeira cruz para os apoiadores desses governos, que esperavam (esperamos) muito mais desses governos. Todos nós esperávamos que o PT fosse mais ousado, que fosse capaz de construir ou financiar ou apoiar uma mídia alternativa, com a democratização das comunicações, com o apoio à criação de centenas de rádios comunitárias, com apoio aos blogs progressistas, aos jornais de esquerda do Interior, e à criação de uma verdadeira TV pública, com programação de qualidade e um jornalismo dinâmico e progressista, que respeitasse a diversidade cultural do povo brasileiro, para fazer frente ao jornalismo de direita da mídia golpista.

Ao invés disso, de forma covarde, os governo federais sob o PT encheram os barões da mídia golpista de dinheiro público. Só a Globo recebeu R$ 6 bilhões de reais nos últimos 10 anos, para quê? Para contratar um exército de jornalistas como Alexandre Garcia, Merval Pereira, Sardenberg, Mainardi, Arnaldo Jabor, Madureira, e tantos outros cuja única tarefa é detonar o PT e o governo Dilma 24 horas por dia. Eles não têm outro assunto que não seja conspirar contra o governo federal, ajudar a articular e tramar o golpe para colocar no governo federal alguém que sirva integralmente ao consenso de Washington, que revogue as leis trabalhistas e que entregue as riquezas brasileiras de bandeja para o capital privado internacional e a seus associados locais.

Quem entende isso? Mas, mesmo assim, não podemos de maneira alguma defender a derrubada do legítimo governo Dilma, como faz de forma irresponsável o PSTU, que, com essa proposta, simplesmente se alia aos grupos fascistas que sabem muito bem que por trás da uma possível derrubada de Dilma, não é apenas o governo dela que cai, mas todo uma perspectiva de mudança. Toda a esquerda seria detonada. Todos os trabalhadores seriam massacrados, seriam vítimas dos ferozes ataques da direita, que não veem a hora de liquidar com o que resta de conquista social. Tem que ser muito limitado para não ver que por trás da tentativa da derrubada da presidenta Dilma existem forças muito poderosas e inimigas do povo brasileiro.

Não tenham dúvidas de que, apesar das perdas nos últimos meses de políticas levyanas neoliberais, ainda temos muito a perder com os governos de direita. E que o governo Dilma, com todas as limitações, não ousaria tanto. Com todas as limitações de Lula e Dilma, eles ainda guardam compromissos históricos com os movimentos sociais, com a classe operária que deu sustentação a seus  governos, com o povão, enfim.

Mas, essa base social que apoia o governo federal está dispersa, e assustada, e envergonhada até com os últimos lances do governo federal. É preciso mudar isso rapidamente. Porque é justamente nesse vazio político criado pelo governo, ou pela ausência de governo, que as forças demoníacas agem. É neste vazio político que aparecem as oportunidades as mais variadas de golpe, como a invenção das tais pedaladas fiscais pelo TCU, órgão que passou 15 anos prevaricando em relação aos outros governos, e agora posa de defensor dos bons costumes. Sei. Ou como a denúncia das doações legais de campanha à candidata Dilma. Nessa denúncia feita pelos tucanos ao TSE, a origem da doação feita para Dilma seria dinheiro de propina das empresas da Lava Jato. As mesmas empresas que doaram montantes ainda maiores aos tucanos, mas, claro, para eles se trata de dinheiro limpo, cheiroso, um caso de amor, até. Para o PT, é propina. Para os tucanos, uma declaração de amor dos empreiteiros, sem quaisquer outros interesses. São uns anjos esses caciques tucanos!

Finalmente, e já encerrando a nossa longa prosa, eu peço aos leitores desse modesto blog que não se intimidem, nem se escondam ante à realidade brasileira, que exige de nós um posicionamento. Me poupem dessa babaquice de que “são todos iguais” e que por isso vou enfiar a cabeça no primeiro buraco que aparecer e torcer para que a crise passe logo. Isso é postura infantil, de quem não tem compromisso com a história de luta do nosso povo. Outra coisa também é defender cegamente o governo, de forma acrítica. Ninguém precisa ser puxa-saco de nenhum governo, porque isso não contribui para que o governo faça uma reflexão crítica do que está acontecendo. Quem é governo, ou assessor de governo, ou coisa que o valha, está sempre muito distante da realidade do nosso povo. Por isso é preciso cobrar sim, pressionar e trazer essas pessoas para o chão da fábrica, para que elas percebam o quão distanciadas estão da realidade brasileira.

Ao mesmo tempo que devemos combater o golpismo nas suas diferentes variantes, devemos também exigir do governo federal mudança nos rumos das políticas públicas. Que o governo convoque os de baixo para defender um programa que contemple as demandas sociais, na Educação, na saúde pública, na moradia popular, etc. E que convoque este mesmo povo para apoiar uma política que arranque dos ricos o financiamento da crise do capitalismo no Brasil. Os ricos devem pagar pela crise, não os de baixo. Simples assim.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!


***

Ouça a Rádio Brasil Atual:

Rádio Brasil Atual - 98.9 is on Mixlr

Para a TV NBR:



***

Sugestões de consulta na Internet:
 
Blog Viomundo
Jornal GGN
Diário do Centro do Mundo 

Blog Tijolaço 
Blog O Cafezinho 
Revista Forum 
Blog da Cidadania
Blog Escrevinhador
Blog Conversa Afiada
Blog do Miro 
Blog Maria Fro 
Carta Capital

Rede Brasil Atual  
Blog Socialista Morena 
Blog do Mello
Blog Cloaca News 

Mauro Santayana

Leonardo Boff 
MST
MTST
Muda Mais 
Mais Mudanças 
Megacidadania 
TV Postv (Internet) (Novo)
TV Brasil Internacional
TVT - sindicato metalúrgicos ABC paulista
Telesur ao vivo

TV NBR (do governo Federal)
TV do Governo Venezuelano
Press TV do Irã
RT - Russia Today - em espanhol 
Portal EBC

Rádio Brasil Atual (Novo)

40 comentários:

  1. Com Angra 3, Lava Jato atinge 7 das 10 maiores obras do PAC: Um dos presos é o diretor-presidente licenciado da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, Vice-Almirante R1 Dr Othon Luiz Pinheiro da Silva (76 anos de idade), que foi detido no Rio de Janeiro. (Afastado em abril deste ano). É o autor do projeto de concepção de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio e da instalação de propulsão nuclear para submarinos. OTHON E O PROGRAMA NUCLEAR DA MARINHA:
    Já recebeu diversos prêmios, entre os quais a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico por serviços prestados à ciência e à tecnologia, prêmio este oferecido em 1994 pelo então presidente da República Itamar Franco.

    ;

    ;

    Conhecer para debater...

    ResponderExcluir
  2. Euler, parabéns pelo texto,pela clareza de ideias e por ajudar a clarear as ideias de pessoas que ficam desorientadas sem saber o que pensar. Penso como você. Luto e debato sempre este mesmo pensamento. Precisamos, principalmente de paz para que o Brasil volte para o eixo, mas a mídia não dá trégua. A função da imprensa é mostrar os fatos dentro da verdade, mas infelizmente no nosso país a mídia, com poucas exceções virou folhetim de fofocas. É triste você ver ou ouvir uma notícia e se perguntar :será verdade? E não ter quem lhe dê a resposta correta...e pensar que só daqui a uns 20 anos escreverão a verdadeira história de hoje. Será que estarei aqui ainda para ler esta estória?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem muita gente entrando no blog só pra saber se saiu prêmio, ou pq desconto,etc???? Tem gente que não quer se esclarecer de nada, e por isso nossa classe não vai pra frente...

      Excluir
    2. Anônimo das15:38. Existem professores e PROFESSORES.

      Excluir
    3. É isso mesmo. As pessoas em geral são muito egoístas, só se interessam quando tem interesse direto em alguma coisa. Do contrário, fazem como avestruz, enfiam a cabeça no buraco, e não querem ter trabalho com nada.
      Prova disso é o número de visitantes desse BLOG. Como diminuiu depois que o problema dos salários foi "parcialmente" resolvido.Cadê todo mundo?
      Professor não pode se preocupar apenas com salário , tem que se preocupar com política também ,com o rumo que está tomando o país.E é isso que o Euler tenta mostrar mas muitos não entendem, acham que aqui só pode discutir problema dos professores.
      Acordem professores, deixem a alienação de lado e venham discutir problemas que atinjam a todos, não apenas a nós os professores.Deixem de olhar para o próprio umbigo e pensemos um pouco no coletivo. Ok!

      Excluir
    4. Anônimo de dia 4/8, lógico que não falamos que todos os professores são alienados, mas, como classe, deixamos a desejar...

      Excluir
  3. Devemos punir as pessoas, não destruir as empresas...

    Provas em cartel de Angra 3 são robustas para instaurar processo, diz Cade.

    Camargo Corrêa afirma que 'leniência' é esforço para sanar irregularidades

    Segundo a empresa, as informações e documentos apresentados à autoridade são fruto de investigações internas conduzidas pela companhia, com auxílio de especialistas externos e auditoria forense independente. "A Construções e Comércio Camargo Correa S/A reafirmou perante o Cade seu compromisso de colaborar com as investigações, bem como de manter os esforços de aprimoramento dos mecanismos internos de compliance", afirma a companhia, por meio de nota.

    Responsável por investigar formação de cartel e práticas anticoncorrenciais, o superintendente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Eduardo Frade, disse que as provas apresentadas até o momento do chamado cartel de Angra 3 são bastante robustas. "Achamos que temos indícios suficientes para instaurar um processo administrativo", afirmou.

    O Cade anunciou nesta sexta-feira, 31, que firmou um acordo de leniência com a Camargo Corrêa pelo qual a empresa, em troca de uma punição menor, dará informações e provas sobre suposto cartel na licitação para obras da usina de Angra 3.
    Segundo Frade, entre as provas apresentadas para o acordo estão contas telefônicas, e-mails e documentos. "Há um relato da Camargo de forma muito detalhada de como funcionou o cartel", completa Frade.
    Ele explicou que o acordo, no momento, se restringe há apenas uma licitação, mas o conselho investigará a atuação do cartel em outras obras.

    Acordo: O Cade vinha negociando o acordo com a Camargo Corrêa há quatro meses. Nesta semana, a Polícia Federal prendeu o presidente licenciado da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e o executivo da construtora Andrade Gutierrez Flávio Barra, na 16ª fase da operação Lava Jato, batizada de Radioatividade. A investigação apura o pagamento de propina para as obras de Angra 3.

    Foi feita ainda uma operação de busca e apreensão e o Cade já pediu acesso aos documentos apreendidos pela PF. A Camargo Corrêa e o ex-presidente Dalton Avancini, que fizeram agora acordo com o Cade, também fizeram acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, o que motivou a Operação Radioatividade.

    O relato da Camargo traz evidências de que os consórcios UNA 3, formado por Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Correa e UTC, e o consórcio Angra 3 (formado por Queiroz Galvão, EBE e Techint) fizeram acordo para combinar preços na licitação. Em março, o Cade firmou acordo de leniência para apurar cartel em licitações da Petrobras.

    ResponderExcluir
  4. Esse BLOG é dos PROFESSORES do ESTADO DE MINAS GERAIS????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não! Esse blog é do Euler Conrado. Como ele diz que é um blog também das impertinências do seu dia-a-dia. Educação também conta, e nesse espaço acredito que o dono tem inteiro poder e liberdade! Parabéns Euler, pelo grandioso e maravilhoso texto. Tudo nas medidas convenientes.

      Excluir
    2. Não, respondo por ele, a blog é do Euler, ex-professor, hj não estando nesse cargo. Usamos e abusamos do Blog e nunca foi impedido de ser discutido o que se quisesse, mas, se não gosta de política, ache um blog só de professor, e despolitizado, talvez não encontre, já que esse, a gente ainda se entende, pelo menos se respeita. Talvez no Face encontre professores do Estado de MG, quem sabe? Me desculpe, mas, um professor de História não poder colocar opiniões em seu blog, é demais...

      Excluir
    3. Pedimos aos leitores desse modesto blog que não se intimidem, nem se escondam ante à realidade brasileira, que exige de nós um posicionamento. Me poupem dessa babaquice de que “são todos iguais” e que por isso vou enfiar a cabeça no primeiro buraco que aparecer e torcer para que a crise passe logo. Isso é postura infantil, de quem não tem compromisso com a história de luta do nosso povo. (sic)

      Excluir
    4. Não! Como o nome mesmo diz BLOG DO EULER. Mas é visitado e foi e é de grande utilidade para os professores do Estado de Minas Gerais. se discorda das ideias apresentadas, tem o seu direito de expor suas ideias com argumentos lógicos e realistas como são apresentadas pelo dono do Blog.

      Excluir
    5. YES, este blog foi como um psicanalista gratuito dos professores mineiros. Obrigado Prof Euler, vc foi e sempre será nosso amigo do peito.

      Excluir
  5. Excelente texto. Concordo com suas ideias. Como é bom ter pessoas, como você, que no faz enxergar o que tentam nos vedar. Acredito ser muito trabalhoso, manter o Blog sempre atualizado, mas por favor não desanime, Continue com este importante trabalho para a nossa sociedade, para o Brasil. OBRIGADA!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Um blog que se dizia da educação se ajoelhou diante da polítiquinha. $ocorro $$$

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo mudou mesmo. Agora estamos mais sozinhos do que nunca.

      Excluir
    2. "Tem que ser muito limitado para não ver que por trás da tentativa da derrubada da presidenta Dilma existem forças muito poderosas e inimigas do povo brasileiro." (sic) Isto não é "politiquinha."

      Excluir
    3. Se acha que é um blog de "politiquinha", procura outro. Essa não é e nem será a sua turma.
      Politiquinha é o seu fajuto psdb.
      Que pessoa chata!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. A ignorância de certos professores me doi até nos ossos. Alienados, só se interessam mesmo pelo salário. Quando se trata de cultura, de política, de democracia nem se dignam em ler os textos Nem a mídia podre é capaz de fazer tanto estrago na cabeça das crianças quanto professores desinformados. Que pena! Quantos professores analfabetos. E pensar que estas são as mãos que estão guiando o país para o futuro... Eu me aposentei este ano com a certeza da missão cumprida. Que Deus se apiede das próximas gerações. VALEU, EULER. Seu texto é 1000. Parabéns e obrigada. Regina.

      Excluir
  7. Carta Capital: Dilma é honrada e não está envolvida em corrupção, diz FHC.

    por Deutsche Welle — publicado 31/07/2015.

    Em entrevista a revista alemã, FHC afirma que escândalos começaram no governo Lula, a quem ele atribui responsabilidade política pela atual crise no Brasil.

    Em entrevista à revista alemã de economia Capital, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu a presidente Dilma Rousseff, afirmando que ela não está envolvida no escândalo de corrupção na Petrobras.

    "Não, não diretamente. Mas o partido dela, sim, claro. O tesoureiro está na cadeia", afirma FHC em entrevista publicada – em alemão – na edição deste sábado 1 da revista. "Eu a considero uma pessoa honrada, e eu não tenho nenhuma consideração por ódio na política, também não pelo ódio dentro do meu partido, [ódio] que se volta agora contra o PT."

    FHC atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a responsabilidade política pelo escândalo de corrupção na Petrobras. "Os escândalos começaram no governo dele", argumenta. "Tudo começou bem antes, em 2004, com o Lula, com o escândalo do mensalão."

    Questionado se Lula estaria envolvido, FHC responde: "Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele".

    O ex-presidente, uma das principais lideranças do PSDB, afirma que era impossível que Lula não soubesse do mensalão. "Para colocá-lo atrás das grades, é necessário haver algo muito concreto. Talvez ele tenha que depor como testemunha. Isso já seria suficientemente desmoralizante", comenta.

    Mas FHC afirma que seria ir longe demais colocar Lula na cadeia: "Isso dividiria o país. Lula é um líder popular. Não se deve quebrar esse símbolo, mesmo que isso fosse vantajoso para o meu próprio partido. É necessário sempre ter em mente o futuro do país."

    Em outro ponto da entrevista, FHC elogia Lula. "Ele certamente tem muitos méritos e uma história pessoal emocionante. Um trabalhador humilde que conseguiu ser presidente da sétima maior economia do mundo."

    Mais adiante, FHC afirma que Lula era como um Cristo. "Eles fizeram dele um deus, mas ele apenas levou adiante a minha política."

    FHC diz ainda que há um lado bom na atual crise. "Os cidadãos veem: as instituições funcionam – Ministério Público, Polícia Federal, toda essa Operação Lava Jato."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse fhcgagá é um oportunista, sem noção. Já está com medo do Presidente LULA em 2018.

      Excluir
    2. Ahhh!!!!! Então, sétima maior economia do mundo??? Eles não falam que o Brasil está quebrado e em crise???
      O que estão plantando, vão colher.
      Esses mesmos que estão querendo tirar a Dilma, serão os próximos a cair. Estão inflamando o povo, logo, logo, serão eles.
      É esperar para ver!!

      Excluir
    3. isso tudo é medo de lula,pois sabem que ele é foda.

      Excluir
  8. Boas palavras, devemos nos ver como adversários, muitas vezes , não inimigos, discutir, ver os pontos em comum, e tentar botar o país pra frente, não torcer pra andar pra trás, que é essa política suja da Veja, que só aponta erros(e muitas mentiras) , mas, soluções???? essas ela nunca dá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Como é possível – podemos perguntar – que uma revista altamente deficitária como a Veja possa continuar circulando normalmente, com suas denúncias semanais contra o governo? E outras revistas e os famosos jornalões, todos eles abalados por grave crise financeira?"
      Isto foi observado, segundo a perspicácia de José Maria Rabelo (Blog: O Cafezinho)

      Excluir
  9. Trabalho na área de educação e deixo aqui uma sugestão. Projetos mostrando o golpismo e a midia.Mostrar com verdade a verdadeira sujeira que vem por trás de uma noticia.Professores conseguiram,através do trabalho de 'formiguinhas" ,derrotar Aécio e CiA em Minas Gerais .Por quê não, fazermos isto agora no Brasil.Você não sabe Euler a importância de seu BLOG. Continue nos ilinando com suas ideias. E vamos a obra gente.Cuidar do Brasil. Assim como cuidamos de nossa Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!!!
      Já tinha pensado sobre isso. Temos que nos unir de novo!.Nosso voto tem que ser respeitado! Não é assim, vou tirando a presidenta e pronto.
      Todos passamos por problemas na vida profissional e na nossa família, mas nem por isso abaixamos a cabeça e deixamos de lutar.
      Agora é assim, o Brasil passa por uma crise política, pois é uma crise política, vamos colocar tudo a perder o que conquistamos nestes anos??
      O Brasil é muito maior que estas disputas de poder.
      O bom político é aquele que quer o bem de sua nação acima de tudo, sem egoísmo, sem vaidade!!!

      Excluir
    2. Ideia maravilhosa!
      Ainda bem que temos muitas pessoas esclarecidas.Que conseguem ver que o bem coletivo reflete no individual. Termos que parar de olhar para o próprio umbigo.

      Excluir
  10. MAIS OU MENOS À ESQUERDA2 de agosto de 2015 às 22:26

    Boa noite participantes do blog do Euler, eu, como professor de História do Estado de Minas Gerais, tenho observado que nas escolas públicas tem uma leva de pessoas formadas que também parecem contribuir para o desmonte da economia nacional que tem sido implementada desde o governo Lula, parece-me que os professores mesmo aqueles que se dizem mais à esquerda têm um ódio tremendo pelas políticas elaboradas pelo PT. Eu também não sou favorável à política que o PT vem desenvolvendo no Brasil, baseado no fisiologismo e nas garantias ao grande capitalista em detrimento do trabalhador, porém, tenho de ter uma visão mais aclarada do conjunto e perceber as armadilhas que os grandes capitalistas vem promovendo no país. Ora, para caçar corruptos ser necessário destruir toda uma economia nacional me parece uma loucura enorme, e, participar de tudo isso alegando ser um cidadão justo que quer que a justiça se faça no país é ter o total desconhecimento dos grandes interesses que estão em jogo, não só no cenário brasileiro como também na América Latina.
    Não é atoa que se existe o fracasso educacional numa sociedade como a do Brasil, o que a elite não quer é que a população brasileira saiba o que está acontecendo por detrás do interesse anticorrupção pois ela precisa dessa massa desinformada para destruir as conquistas sociais e validar e viabilizar um processo ditatorial que poderá fazer aquilo que os militares fizeram nas décadas de 60 e 70 principalmente, só que agora destruindo um processo democrático e dentro desse processo as conquistas sociais para mais tarde voltar num processo democrático em que vigoram os interesses elitistas. Não é atoa que determinadas instituições da segurança pública agiram foram contidas em suas atuações contra crimes de tráfico de drogas o que fazia com que muitos adolescentes atuassem na linha de frente do tráfico de drogas, pois bem, a frouxidão da atuação da segurança tinha um propósito político não muito claro para as pessoas mas que dá para observar como essa massa de pessoas iria ser conduzida nesse propósito, pois a maioria das pessoas iriam pedir mais atuação da segurança pública e assim mais investimentos em equipamentos e salários assim como iria validar os discursos políticos reacionários como a instituição da pena de morte, baixar a maioridade penal dentre outros discursos que atacam FRONTALMENTE a CARTA MAGNA e a DEMOCRACIA BRASILEIRA, tudo isso é muito bem elaborado por instituições políticas direitistas em comum acordo com os interesses internacionais.
    Tanto afirmo as coisas acima descritas que também digo que dentro das escolas existem os profissionais que são sabedores de tudo isso e incutem estrategicamente em seus alunos determinadas opiniões para que a mídia possa fazer o restante e LOBOTOMIZAR as pessoas. Eu disse "estratégicamente" porque ainda existem os professores que tem uma postura um tanto esquerdista que ainda não foram LOBOTOMIZADOS e podem atrapalhar os interesses das elites.
    PARECE SER A ETERNA LUTA DE CLASSES MARXISTA.

    ResponderExcluir
  11. Euler,é isso mesmo.Política nacional também é do interesse de todos.Perfeito seu texto,concordo.

    Será que alguém pode me informar sobre a transposição de tempo??

    Vou me aposentar no final do ano e preciso saber se este benefício valerá com a volta do vencimento básico.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Estou esperando resposta da SEE . Vamos mandar email pra lá.

    ResponderExcluir
  13. A homenagem prestada pelo Senado à Rede globo de Televisão dizendo que é motivo de orgulho ,é somente para os capitalistas , empresários, políticos onde essa mesma instituição só opera para o golpe e o governo estende a mão. Ingenuidade será nossa e de cada povo Brasileiro em acreditar nesse teatro orquestrado, paciência tem limites.Até parece que é algo de gente civilizada. Mas não é ....a realidade.Sabemos que a Emissora Globo é tão boa que sua audiência despenca dia-a-dia.Se esses tucanos estivesse no poder com certeza privatizaria essa Emissora. Saudades do Mestre Brizola que batia de frente. Estou cada dia indignado com esses políticos corruptos e interesseiros. Globo e Senado são duas instituições pra mim só presta para uma coisa: Destruir o nosso país. Essa homenagem é uma piada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Abaixo a rede globo. Abaixo ao PIG. A Luta é para uma governo justo, honesto , transparente e para os debaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS OU MENOS À ESQUERDA8 de agosto de 2015 às 17:41

      É duro ver Randolfo Rodrigues do PSOL elogiando a Rede Globo.

      A respeito do golpe político que está sendo orquestrado no país, o JUDICIÁRIO brasileiro atua como como o grande organizador junto às instituições polítcas da CÂMARA e do SENADO FEDERAL, seguem sem respeitar a CONSTITUIÇÃO.

      O que aconteceu com o STF? Sérgio Moro como juiz federal parece ter atribuições acima das que são da competência dos ministros do STF.

      Os promotores estão querendo arquivar os processos contra Aécio Neves sobre o aeroporto de Cláudio.

      Excluir
  14. Alguém poderia ajudar-me? Como faço para encontrar a tabela de vencimentos de ?
    Obrigada...................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de ver essa tabela com os vencimentos, onde poderei encontrá-la. Grata.

      Excluir
  15. Gente, transposição de tempo é tirar o que sobra em um cargo e averbar no outro cargo público. O subsídio suspendeu arbitrariamente este direito. Vamos cobrar. Tem muita gente prejudicada!

    ResponderExcluir
  16. No site do sindute ,entre nos informativos. INFORMATIVO 114.As tabelas estão lá.

    ResponderExcluir