sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Blog do Euler capta novo diálogo entre figurões da República



Mais uma das brilhantes charges do conceituado cartunista Latuff. Enviado pela combativa colega Renata.




No vídeo acima, uma entrevista com os colegas MARILDA e ABDON, que estão em greve de fome desde o dia 19 na ALMG.





Durante a vigília que os nossos valentes educadores e apoiadores realizam na ALMG.


***

Enquanto isso, em outro país...



Blog do Euler capta novo diálogo entre figurões da República

- Trrrrimmmmm!!
- Alô
- Alô padrinho, sua benção!
- Deus te abençoe, meu afilhado!
- Onde você está, padrinho, estou precisando de você.
- Estou aqui numa das ilhas das Bahamas...
- Ilha de quê? De Bramas? Isto seria um bar, padrinho?
- Não, afilhado, das Bahamas... Vim conferir pessoalmente o volume depositado para o caixa da nossa campanha em 2014.
- Por falar em caixa para campanha, padrinho, estou preocupadíssimo com o piso dos educadores...
- Piso dos educadores? O que é isso?
- Já lhe falei da outra vez, padrinho. É aquele salário que os educadores agora cismaram que têm direito e ficam batendo na tecla que uma tal lei federal lhes assegura este direito.
- Lei Federal? Que conversa esquisita é essa, afilhado? No nosso estado somos nós que ditamos as leis, já esqueceu?
- Pois é, padrinho, até ontem era assim, mas agora o caldo tá esquentando. Por toda parte tem educador e uns apoiadores deles infernizando a nossa vida. Já não posso nem mais andar pelo extenso território que nós governamos.
- Mas num pode ser, afilhado. E a nossa tropa de choque, não tá pagando um salário bom pra eles te servirem?
- Claro que estou, padrinho, já prometi até um aumento de 100% até a Copa do Mundo, mas os educodores que estão em greve não estão com medo de polícia, não.
- Então convoca o meu procurador e manda ele decretar a ilegalidade desta greve!
- Já fiz isso, padrinho, e ele obedeceu direitinho. Pediu e foi atendido por um dos nossos desembargadores.
- E Então?
- E então que os subversivos dos educadores em greve, uma turma de um tal núcleo duro e outros mais, não obedecem a determinação do nosso desembargador.
- Mas isso não pode ser. E a nossa imprensa? Tá pagando direitinho a nossa turma?
- A nossa imprensa tá cumprindo o papel que nós determinamos. Mas, agora até uma parte da imprensa começa a noticiar as coisas. Acredita, padrinho, que uma emissora de TV transmitiu quase meia hora de protestos dos professores na nossa Casa homologativa?
- Não pode ser, desse jeito você quer acabar com a minha candidatura. Não deixa isso espalhar para o país não, senão estou perdido.
- Pois é, padrinho, até no Senado tem um colega seu falando sobre a realidade do nosso estado. E falando mal, dizendo que a Copa do Mundo, para nós, é mais importante do que a Educação e os educadores.
- E é mesmo!
- Eu sei que é, padrinho, mas não podemos dizer isso publicamente, senão não ganhamos nem mais uma eleição.
- Claro, claro, mas, afilhado, nossos métodos de pressão para esvaziar as greves dos educadores não estão funcionando? Por que?
- Não estão funcionando não, padrinho. Tem uma minoria de professores que fica com medo e retorna, mas, da maioria que entrou em greve ninguém mais quer voltar para a escola. E agora com essa tal de Internet, ninguém aguenta mais! Acredita que já criaram até um lema: "sem o piso, não pisamos na escola"? Já estão falando até em impeachment! E o pior é que essa greve já se arrasta por 108 dias, padrinho!!
- O quê, 108 dias? Mas como pode uma coisa dessas? Como eu não fiquei sabendo disso antes?
- É que o senhor viaja muito, padrinho, e não tem tempo para visitar sua terrinha boa, ordeira...
- Ordeira, afilhado? Com 108 dias de greve, uma TV falando mal do nosso governo e você proibido de visitar qualquer parte do nosso território? Que ordem é essa?
- Pois é padrinho, por isso estou te ligando, para pedir autorização para negociar e pagar o piso.
- Pois faça logo isso. E por que você demorou tanto a tomar esta decisão? Você costumava ser mais rápido antigamente.
- Sabe por quê, padrinho? É porque o piso vai custar R$ 2 bilhões ou mais. E isso vai atingir os nossos investimentos, entendeu, as obras, as obras, os empreiteiros, os nossos amigos, entendeu?
- Ahhhhhh, entendi! Então não pode não. Meus amigos empreiteiros, banqueiros, os donos da mídia, os deputados, os desembargadores, meu procurador, meus jornalistas, esta turma não pode ser atingida não. Separa direitinho a parte dessa turma e com o que sobrar aí sim, você pode pagar o piso.
- Mas, aí não sobra pra pagar o piso, padrinho. O máximo que eu consegui foi encaixar um subsídio pra essa turma, que já tá bom demais da conta pra quem é, mas eles não querem aceitar. Eu coloquei duas secretárias e uma subsecretária para ficarem o dia todo na imprensa falando bem do subsídio e mal do piso, mas não adiantou. Parece que a coisa até piorou. Aí eu mandei preparar uma peça publicitária, ao som de uma voz meio doce e derretida, com fundo musical e tudo mais, para sensibilizar o povão, mas nem assim adiantou. Não sei mais o que eu posso fazer, padrinho.
- Faça o que tiver de fazer, mas não toca no quinhão reservado para minha campanha e para os meus amigos. Isso é intocável. Inventa qualquer desculpa: Lei de Responsabilidade Fiscal, falta de dinheiro em caixa, ameaça de não pagar o 14º, diz que vai haver atraso no pagamento dos servidores, que o 13º será parcelado, enfim, você é bom nisso!
- Já fizemos isso tudo, padrinho, isso está no nosso manual, que cumprimos rigorosamente, lembra?, cada parágrafo. Já colocamos cara feia na TV, já ameaçamos de demissão, já cortamos salários, já reduzimos remuneração, já usamos a mídia, já conseguimos que o nosso procurador e um dos nossos desembargadores decretassem a ilegalidade da greve, enfim, já fizemos de tudo, padrinho. Mas, não está funcionando.
- Mais que gentinha mais chata, essa turma da Educação pública, hein afilhado? Desse jeito vamos acabar privatizando toda a Educação.
- Pois é, já teve até um dos nossos jornalistas propondo isso. Mas, a lei não deixa, né padrinho? A gente faz isso de forma indireta, com terceirização e outras formas de transferência para o eficiente setor privado, mas não dá pra privatizar tudo. É uma pena, pois meu sonho era este.
- Eu sei, afilhado, o meu também. Eu sempre achei as coisas privadas mais eficientes. Não vê quando eu caí do cavalo? Fui logo atendido numa clínica privada, com especialistas capazes e com toda rapidez e eficiência. Já imaginou se eu dependesse do SUS ou do Ipsemg? Eu estava com as costelas quebradas até hoje!
- Eu penso a mesma coisa, padrinho. E agora com estes baderneiros desses educadores que querem receber mais, só para dar umas aulinhas para um monte de pirralho das periferias... Que povinho esse, que gente que não sabe se colocar no seu devido lugar...
- Mas, que assunto mais desagradável este, hein afilhado. Ainda bem que eu tenho uma viagem marcada para Paris, onde vou encontrar com meus amigos nas baladas das boates, e depois vou para Nova York, e finalmente vou para Ipanema, onde as casas noturnas me aguardam. Não quero nem ouvir falar nesse assunto chato.
- Cuidado para não dirigir, padrinho...
- E precisa me lembrar? Preocupa não que eu agora ando com um motorista particular 24 horas por dia.
- E eu aqui estou andando com uma tropa de choque 24 horas por dia. A coisa aqui tá feia, padrinho. Volta logo pra me ajudar a resolver este problema.
- Eu não! Eu quero é distância desta confusão. Minha preocupação agora tá num outro plano, bem mais alto. Quando você resolver tudo, aí você me avisa porque não estou com cabeça para este tipo de problema tão vulgar e pequeno.
- Pode deixar, padrinho. Neste final de semana eu e minhas secretárias vamos nos reunir para pensar o que fazer para acabar logo com esta greve maldita. E temos que ser rápidos porque as mobilizações populares estão aumentando. Agora já estão até criando colunas saindo de várias partes da Capital para se encontrarem na nossa assembleia homologativa.
- Colunas, afilhado? Isso me lembra uma tal Coluna Prestes, que meu finado avô me contou certa vez que aquilo era coisa de comunista. Dá logo um jeito de resolver esse problema, pois daqui a pouco as atenções vão se voltar para o nosso território e isso não é bom para minha imagem. Pra sua imagem não tem problema não, mas pra minha tem. Se eu cair, cai todo mundo.
- Eu sei, padrinho, eu sei, e pode deixar, padrinho, que nós vamos resolver tudo aqui. Mas, padrinho, você poderia fazer um discurso lá no senado nos defendendo...
- TUM! TUM! TUM! TUM!

Neste instante, ao que tudo indica, a linha caiu; ou teria sido desligada pelo padrinho, quando o afilhado pediu que ele o defedendesse no Congresso? Pelo visto, o padrinho do afilhado, que não é bobo é nada, não quer nem ouvir falar dos problemas de um certo território cercado por montanhas. E enquanto isso, o chão do território treme...

273 comentários:

  1. SIMPLISMENTE DEMMMMMMMMMMMMMMMMMAAAAAAAAAAAAAAIISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!

    ResponderExcluir
  2. Euler, Sou da cidade de Oliveira e já nos encontramos nas assembleias. Essa estratégia de designar professores para o lugar dos grevistas atingiu em cheio a alma dos 30 grevistas que sobraram porque os candidatos apareceram, pegaram as aulas e os grevistas estão muito angustiados e amedrontados com o que possa ocorrer com sua vida funcional.
    Mesmo sabendo que os efetivos e efetivados podem voltar para a sala de aula a qualquer momento e o seu cargo é por direito seu, que os designados estão sendo designados de acordo com a situação de greve do titular, os professores que ainda resistem estão muito temerosos. Temo que a situação aqui se inverta e que na 2ª tenhamos quase todos em sala. Como em nossas reuniões, pedimos que todos acessem seu blog, por favor, mande uma palavra de alento e particular para nós em Oliveira, se não for pedir muito.
    Selma Machado

    ResponderExcluir
  3. PROFESSORA ELIZABETH -AIMORÉS-MG23 de setembro de 2011 às 15:50

    Boa tarde Euler !@!!
    Utilizando seu blog para divulgar petição pública para que TODOS , PAIS , ALUNOS E PROFESSORES ASSINEM ESSE ABAIXO ASSINADO E DEIXE SUA PETIÇÃO .

    COLEGAS SEGUE ABAIXO O LINK DE UM ABAIXO ASSINADO PARA QUE O GOVERNO DE MG CONVERSE COM O SIND-UTE MG E DEIXE UM COMENTÁRIO .

    O MEU FOI SIMPLES ASSIM :


    LINK PARA COPIAR , COLAR E PESQUISAR

    http://www.peticaopublica.com.br/?pi=LEI11738

    GOVERNADOR ANATASIA , CUMPRA COM A LEI 11738/2008 NO PLANO DE CARREIRA 15293/2004 QUE FOI ASSINADO POR AÉCIO NEVES , PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM VOLTAR ÀS AULAS . É SÓ CUMPRIR COM A LEI .

    ENVIE E DEPOIS DIVULGUE PARA QUE TODOS , PAIS , ALUNOS E PROFESSORES ASSINEM E POSSAMOS ASSIM VOLTAR AS NOSSAS ATIVIDADES .

    DEUS ESTEJA A FRENTE DESSE DOCUMENTO E QUE ELE SE MULTIPLIQUE A CADA SEGUNDO , PARA QUE NA 2ª FEIRA 26-09-2011, TENHAMOS UMA VITÓRIA SOBRE O GIGANTE .

    PROFESSORA ELIZABETH

    ResponderExcluir
  4. Tadim do Anastasia, tá dando murro em ponta de faca. Perdeu o controle!!!!!!!
    A vitória é nossa!

    ResponderExcluir
  5. PROFESSORA ELIZABETH -AIMORÉS-MG23 de setembro de 2011 às 16:02

    EULER SEUS TEXTOS NOS FAZEM VIAJAR !!!! SEM PALAVRAS PARA TANTA CRIATIVIDADE !!!!!PARABÉNS !!!!

    ResponderExcluir
  6. Otimo .Devemos divulgar mais

    ResponderExcluir
  7. Muito bom!!!!!!!!!
    Que criatividade!!!!!!A realidade esta escrita no pé da letra.Essa ligação é perfeita.....
    Deus é pai estamos com o pé na Vitória!!!
    Caratinga na luta!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Euler!
    Você é simplesmente demais!
    Atendendo a um pedido de uma colega guerreira, todos do NDG da E.E.Monsenhor Gustavo de Montes
    Claros que aderiram ao movimento, continuam na luta até que o governo nos pague o piso.

    ResponderExcluir
  9. Achei o máximo.

    Jorge Pinto - Barão de Cocais

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Acho que eles nem dormem mais.Não vamos arredar o pé.
    Deixa o substituto(prostituto) no meu lugar, assim faço a greve sossegada.

    ResponderExcluir
  11. Olha gente, a coisa tá feia mesmo. Os governantes desse país têm uma enorme falta de sensibilidade quanto ao que realmente importa para o povo. Feliz aquele que mora em um país sério. Onde seus cidadãos são respeitados. É engraçado um país como o nosso que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo ter o povo tão sofrido. Porém alguns países que praticam essa mesma carga tributária utilizam o dinheiro em prol do povo. A pessoa paga o imposto, mas tem saúde, educação e qualidade de vida garantidos enquanto viverem. Aqui um pobre coitado de um professor, tem que se acorrentar, fazer greve de fome, espernear e chorar, e clamar por seus direitos. Pra ver gente como esse governador mineiro, essas secretárias horrorosas em todos os sentidos, descumprir leis, mentirem em horário nobre e ainda por cima não ser punido por nada de errado que façam. Como aguentar essa impáfia, esse descaso. Como diria o saudoso poeta Renato Russo:

    Vamos celebrar
    A estupidez humana
    A estupidez de todas as nações
    O meu país e sua corja
    De assassinos
    Covardes, estupradores
    E ladrões...
    Vamos celebrar
    A estupidez do povo
    Nossa polícia e televisão
    Vamos celebrar nosso governo
    E nosso estado que não é nação...
    Celebrar a juventude sem escolas
    As crianças mortas
    Celebrar nossa desunião...
    Vamos celebrar Eros e Thanatos
    Persephone e Hades
    Vamos celebrar nossa tristeza
    Vamos celebrar nossa vaidade...
    Vamos comemorar como idiotas
    A cada fevereiro e feriado
    Todos os mortos nas estradas
    Os mortos por falta
    De hospitais...
    Vamos celebrar nossa justiça
    A ganância e a difamação
    Vamos celebrar os preconceitos
    O voto dos analfabetos
    Comemorar a água podre
    E todos os impostos
    Queimadas, mentiras
    E seqüestros...
    Nosso castelo
    De cartas marcadas
    O trabalho escravo
    Nosso pequeno universo
    Toda a hipocrisia
    E toda a afetação
    Todo roubo e toda indiferença
    Vamos celebrar epidemias
    É a festa da torcida campeã...
    Vamos celebrar a fome
    Não ter a quem ouvir
    Não se ter a quem amar
    Vamos alimentar o que é maldade
    Vamos machucar o coração...
    Vamos celebrar nossa bandeira
    Nosso passado
    De absurdos gloriosos
    Tudo que é gratuito e feio
    Tudo o que é normal
    Vamos cantar juntos
    O hino nacional
    A lágrima é verdadeira
    Vamos celebrar nossa saudade
    Comemorar a nossa solidão...
    Vamos festejar a inveja
    A intolerância
    A incompreensão
    Vamos festejar a violência
    E esquecer a nossa gente
    Que trabalhou honestamente
    A vida inteira
    E agora não tem mais
    Direito a nada...
    Vamos celebrar a aberração
    De toda a nossa falta
    De bom senso
    Nosso descaso por educação
    Vamos celebrar o horror
    De tudo isto
    Com festa, velório e caixão
    Tá tudo morto e enterrado agora
    Já que também podemos celebrar
    A estupidez de quem cantou
    Essa canção...
    Fé em Deus gent. e #foraanastasia

    ResponderExcluir
  12. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. só vc mesmo para nos proporcionar um pouco de alegria. continuo firme na luta.

    ResponderExcluir
  14. Renata/geografia

    Que diálogo perfeito para dois corruptos que querem embolsar nosso dinheiro.Fora Anastasia!Fora Aécio!

    ResponderExcluir
  15. Professores da E.E. Raul Teixeira,Sta Luzia.Venham, juntem-se a nós. Juntos somos mais.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, professor Euler, essa crônica ficou belíssima, assim como as demais escritas. Depois que passar toda essa turbulência de greve, pode continuar a escrever, porque já demonstrou que é um cronista e dos bons. (rs)

    EDUCADORA MINEIRA

    ResponderExcluir
  17. seu texto está lindo!! sintetizou a semana!! pena viu, achei que hoje ao entrar aqui teria uma ótima notícia!! o tempo para nós neste momento é o pior inimigo!!quanto mais tempo para as negociações acontecerem mais professores estarão voltando!!e eu estou muito depremida por isso!

    ResponderExcluir
  18. E minha ideia!! de fazer o Bazar! li outro comentário no outro tópico e não é só eu que está sem dinheiro!! o bazar ajudaria a entrar dindin no nosso bolso vazio!! se não fosse meus parentes, estava passando fome!

    ResponderExcluir
  19. Ô amigos de greve,
    já aguentamos tanta coisa vinda do "COISA RUIM",
    gente...Ah,não soframos por causa das contra-
    tações,não,amigos.
    Tenho dois cargos na minha escola e se contratarem alguém para os mesmos realmente
    não estou preocupada.O nosso foco não é o piso???Olha,a greve não está diminuindo
    não.
    A GENTALHA divulga isto pois mentira é com eles
    mesmos.Fiquemos com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  20. Euler,
    demais o seu texto!!!!!!!
    Gostaria de denunciar que professores designados estão sendo maltratados, humilhados na Superintendência de Ouro Preto, quando vão saber se tem direito a mudança para o vencimento básico. Esrá na hora de mudar o critério de escolha de diretores de superintendências.
    Continuemos firmes até a vitoria!

    ResponderExcluir
  21. ESSE DIÁLOGO É SIMPLESMENTE DIVINO, ÓTIMO PARA DESNUVIAR ESSA ANGÚSTIA QUE ESTAMOS SENTIDO.NÃO PUDE CONTER AS GARGALHADAS.VOCÊ AMIGO MERECE UM OSCAR.
    GILVÂNIA, HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  22. Carta Aberta aos Professores de Minas Gerais em Greve

    AUTOR // sintese
    Compartilhe

    Nós, Professores e Professoras Aposentados(as), participantes do Curso de Formação sobre “Liberdade e Autonomia Sindical”, promovido pelo SINTESE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe, estamos solidários e irmanados na luta do Magistério Público de Minas Gerais em greve há mais de cem dias e agora com parcela de suas lideranças em greve de fome como forma de protesto contra a insensata decisão de um desembargador que insensível aos clamores dos docentes expediu liminar declarando a ilegalidade de tão justa greve.

    Através da mídia e dos informes divulgados pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, temos acompanhado as justas e legítimas reivindicações dos educadores e educadoras de Minas Gerais, ao tempo que nos somamos também nessa luta, pois a compreendemos como nossa e que a solidariedade de classe fecunde a união das lutas dos trabalhadores.O Brasil inteiro repudia a intransigência e a insensibilidade do Governador de Minas Gerais.

    Em Sergipe, temos assegurados diversas conquistas para os Professores, entre as quais está a efetivação do Piso Salarial Profissional preconizado na Lei nº 11738/2007 e as conseqüentes revisões anuais. Tudo isso foi conquistado através das lutas organizadas pelo SINTESE, como as Marchas Estaduais, ocupações da Assembléia Legislativa e de Secretarias de Estado, caminhadas nos bairros e pequenas cidades, paralisações parciais, atos públicos e greves vitoriosas, que também foram declaradas ilegais por um tribunal que é mais político do que promotor da justiça social. Aqui em Sergipe também já fizemos greve de fome e sabemos o que é enfrentar as forças da repressão.

    Expressamos a nossa profunda indignação e repúdio contra as práticas autoritárias do Governo de Minas Gerais, além da sua desprezível política de desvalorização dos professores mineiros, o que coloca os gestores públicos desse Estado na condição de algozes dos(as) Professores(as) responsáveis diretos pela educação dos(as) filhos(as) dos(as) trabalhadores(as).

    Desejamos partilhar com os Professores de Minas Gerais a certeza de que a luta de Vocês será vitoriosa, ao tempo que estamos solidários a todos os que se encontram em greve de fome. Aqui em Sergipe, além de termos conquistado o Piso Salarial depois de tantas batalhas, também asseguramos a paridade e a integralidade entre os que estão na ativa e os(as) aposentados(as).

    Somos Muitos, Somos Fortes!

    Força e perseverança Companheiros(as)!

    Trabalhadores(as) Unidos(as) Jamais serão Vencidos(as).

    Chácara João XXIII - Salgado(SE), 21 de setembro de 2011

    Assinado:

    Aldalúcia Lopes dos Santos, Ana Lúcia dos Santos, Analia Tereza de Santana Dória, Angelita Alves dos Santos, Antonia Vieira do Santos, Clara de Assis Uchoa Resende, Clara Elizabeth Wine de Oliveira, Cristina Maria de Andrade, Dilene Nunes Silva, Edvaldo Alves Silva, Elenice Soares Souza Santos, Elionar Silva, Elizabete de Souza Vasconcelos, Floraci dos Santos Pereira, Floracy Queiroz Vieira da Silva, Ivanilde Moura Ramos, Ivone Batista de Oliveira, Janete Dória Martins, Maria Ivete dos Santos Lima, Marcia Silva Pita, Maria Cremilde de Oliveira Silveira, Maria da Conceição Soares Bonifácio, Maria do Carmo Alves de Carvalho, Maria Edneuza Anjos dos Santos, Maria Ivonilde de Freitas Santos, Maria Ivanilde Santos Nascimento, Maria Joelina dos Santos, Maria Jose dos Santos, Maria Jose Nascimento Filha, Maria Josefa dos Santos, Maria Lenia Silva Meira, Maria Luci Santos Leite, Maria Luzia Sá Santos, Maria Salete Oliveira da Silva, Maria São Pedro Pereira Santos, Maria Vetúria de Oliveira, Marinalva Ferreira Costa, Matildes dos Santos, Neide Ferreira Pinto, Noeme Batista Santos, Selma Marques Santos dos Anjos, Sonia Maria Santos, Teresa Cristina Silva Santos, Zélia Sobral de Santana, Rosemeire Oliveira Santos, Maria Isabel dos Santos.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom!!!!
    Em Divino estamos na luta. Venceremos, com certeza. O Brasil saberá o que é ser mineiro e Anastasia também.

    ResponderExcluir
  24. Euler,
    recebi telefonemas hoje de colegas preocupados com as informaçoes de que apenas 11 escolas se encontram em greve...No twitter,Daniel Messias e Raphael Maia estao divulgando a informaçao de que a greve esta enfraquecendo.
    Pensei que poderiamos mostrar nossa força: Cada professor em greve deve colocar neste blog, o nome da escola a que pertence. É importante mostrarmos isso por que as escolas que estao funcionando parcialmente com os professores substitutos dao a falsa ideia de que a greve acabou... entao a ideia é
    vamos fazer neste blog uma lista de todas as escolas que tem professores em greve. Começarei pela minha espero que todos me sigam:
    1. Bernardo Monteiro - Prado- BH
    vamos tambem twittar o nome das escolas em greve por que vem de lá o reforço para o fim da nossa greve .vamos usar as redes sociais em favor da nossa greve.Abraços a todos.
    lembrando:
    EE. Bernardo Monteiro tem professores em greve!!!
    Euler, obrigada sempre!

    ESCOLAS QUE POSSUEM SERVIDORES EM GREVE:

    EE.FRANCISCO MENEZES FILHO - BH
    EE MAURILIO DE JESUS PEIXOTO -SETE LAGOAS
    EE BERNARDO VALADARES
    EE GRAMONT ALVES GONTIJO - BETIM
    EE CLEMENTE DA ROCHA BANDEIRA
    EE CONSELHEIRO PENA
    EE LUIZ GONZAGA BASTOS - CONSELHEIRO PENA

    VAMOS DIVULGAR....

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde NDG.

    Boa tarde Euler. Você como sempre brilhante!

    Gente, quem colocou essa rocha (no sentido mais pejorativo da expressão) para governar nosso estado?
    Esse macabro senhor não tem coração, tem uma máquina de bombear sangue.

    SOCOOOOOORRROOOOOOO!!!
    NOSSOS AMIGOS CONTINUAM EM GREVE DE FOME!!!

    MEU DEUS, SÓ O SENHOR PARA NOS AJUDAR.

    DESCREÇA TOTAL NAS AUTORIDADES.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde amigos.

    Caça aos assassinos da Educação, que agora querem assassinar os educadores.

    Vamos caçar AÉCIO também. Vamos formar um NDCPC - Núcleo Duro Contra Políticos Corruptos. Está muito bom para ele.

    CAÇA AO AÉCIO JÁ!!!!!!

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  27. Desculpe-me amigos.
    Corrigindo o erro de digitação:

    DESCRENÇA TOTAL NAS AUTORIDADES.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  28. Agradecimento de um pai: Parabéns professores por ensinarem meus filhos a lutarem por seus direitos e por um mundo melhor. Tenho medo que eles venham a ser alunos daqueles que se acovardaram e estão em sala de aula, estes certamente não terão conteúdo para formação cidadã dos alunos.

    ROGÉRIO DE TARUMIRIM

    ResponderExcluir
  29. Euler e companheiros de luta, não podemos desistir de nossos ideais.

    Campanha pelo twitter para implantação da lei do PISO JÁ!!!

    Professores vamos fazer um twittaço para o STF (@STF_oficial ) segunda feira(26/09) das 14 às 15 horas pelo cumprimento da lei 11738 aqui em MG e no Brasil usaremos a hastek #112738já . Por favor divulguem e participem!!

    "Acredita q/educação é importante dê RT:Twitaço p/ @STF_oficial 2ª f.(14 às15h)cobrando aplicação lei #11738já em MG e no Brasil"

    ResponderExcluir
  30. Caro Euler e colegas da luta :
    Olhem o que está passando na TV Câmara direto de Brasilia ao vivo , parece coisa combinada...Estão colocando a educação do Brasil como "mil- maravilhas" iludindo a população , dizendo que qualquer profissional pode ser professor e que o salário deve ser unificado , etc ...... Assistam para ver !

    ResponderExcluir
  31. GUAXUPÉ, SUL DE MINAS, DUAS ESCOLAS CONTINUAM PARCIAL EM GREVE.
    FORÇA. CONTINUAMOS FIRMES.

    ResponderExcluir
  32. Por e-mail:

    "WFS:

    Professores da rede estadual de Minas Gerais podem aumentar a greve nos próximos dias, visando prejudicar a aplicação do pro alfa.

    Em Governador Valadares nos últimos dias escolas e educadores estão aderindo a greve devido a proximidade da prova do PROALFA, uma importante data no calendário da educação em minas.

    Os professores que estão nas escolas trabalhando, vêem nesse momento a oportunidade de mostrar para o nosso querido governador que ao contrário do que ele afirma na mídia, eles estão insatisfeitos e indignados com as mentiras e a falta de justiça com a nossa categoria.

    Assinado: WFS do NDG."

    ResponderExcluir
  33. Ola Euler, sou Dalgiza de DIVINO, estou acabando de chegar das designações para substituir os grevistas, ou melhor, da tentativa, porque pela segunda vez nós do NDG impedimos.Estava bem estressada, mas ao me deparar com esse texto, foi um alívio consegui relaxar e dar umas boas gargalhadas. Obrigada. Só você mesmo ...

    ResponderExcluir
  34. Euler,você é o precursor de alguns dramaturgos famosos;eles que se cuidem.E no mais continuarmos na luta com muita garra e fé em Deus,pois Ele não abandona aquele que crê na sua palavra e no seu poder.Colegas,não é hora de ceder a pressões desse governo insano e sua cúpula.Não se intimidem,continuem firmes na greve,pois esse é o momento crucial para conquistarmos o piso.Fooooorça!!!!!Fé fé fé!!!Coraaaagem!!!Vitóriaaaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  35. PSDB dá uma prova da incompetencia em lidar com conflitos criados por eles mesmo ao dar choque de gestao, MINAS já sofreu 3 e está pior.

    A subcomissão que analisará a implementação do piso, não pode agir porque o PSDB não indicou o nome do deputado, será POR QUÊ?

    O BRASIL, não merece cair nas mãos do PSDB, porque senao vai ficar pior do que esta. Muita incompetencia do partido do AECIO, ANASTASIA, FHC

    ResponderExcluir
  36. Caro Euler,

    Em Uberlândia a greve permanece forte.

    Adorei este texto.

    Enviei-o para todos os amigos.

    Me orgulho de fazer parte da construção desta História tão bela. Com campanheiros tão destemidos.

    Mas, vamos continuar firmes um apoiando o outro para que possamos ficar cada vez mais fortes.

    Vamos ampliar a nossa greve, pois por mais que alguns companheiros nossos insistam em dar aula, muitos estão se conscientizando da importância desta greve para o nosso futuro, a nossa carreira.

    Vamos fazer fundos de greve, campanhas e pedágios para ajudar nossos valentes companheiros que estão na greve desde o início.

    Abraços a todos e força na luta até a vitória.

    Um grevista de Uberlândia

    ResponderExcluir
  37. Euler,
    Não desmerecendo ninguém, mas cada um na sua profissão. Na escola em que trabalho tenho noticias que nossos substitutos estão sofrendo e com certeza já tem muitos achando que talvez fosse mais fácil para eles mesmo serem serventes de pedreiro. rsrsrsrs.
    Aula mesmo quem dá é o professor titular e efetivo, este sim tem competência, os demais, com o perdão das palavras, tem que ralar muito para chegar ao menos perto.
    Não demora muito a sociedade inteira vai entender o engodo que o governo os enfia guela abaixo, precisamos continuar em greve somente assim seremos valorizados!!!!
    Esta não é uma greve de professores, está é A GREVE, depois desta não precisaremos de outra tão cedo, caso continuemos a ser um núcleo duro em meio a grande massa molenga.

    ResponderExcluir
  38. Turma, parem de falar q a greve tá enfraquecendo. Vcs ainda acreditam na mídia? Se o problema são os substitutos façam como fiz hj. apareceu um para meu cargo, na hora disse a diretora q estava voltando naquele momento. Ela cancelou a designação e o substituto voltou com cara de tacho. Quando ele foi embora disse: mudei de idéia. Tô voltando pra greve q terça tem assembléia. Ela vai esperar a asssembléia de terça, lançar a vaga no portal na qquarta e na quinta tem outra designação. E se aparecer alguém? Faço tudo de novo. Não que eu ligue de alguém pegar meu lugar, mas se a escola voltar a funcionar normalmente ela sai do número de escolas paralisadas. Não acho que está enfraquecendo acho q tem muita gente, até frequentadores do blog, q não estão fazendo muito. tem gente de greve mas esperando pelo Euler, pelo sindicato e por um milagre. Levante e vai para as escolas trazer mais adesões. O momento é de luta. Internet sim, mas visita em escolas ainda é fortalecer a base.

    ResponderExcluir
  39. Euler, olhando o site do sind-UTE em busca de informações sobre a ocupação da assembleia legislativa e a greve de fome dos dois trabalhadores em educação e não encontrei nada. É um absurdo que a imprensa do nosso sindicato não divulguem as nossas ações e depois vem cobrar que a imprensa não divulga nada.

    ResponderExcluir
  40. Alguém pode me confirmar se realmente o tal satélite que poderia cair em qualquer lugar do planeta realmente caiu devido as minhas orações na cabeça do Anastasia?

    ResponderExcluir
  41. Euler, gostaria de ter informações sobre o estado de saúde dos colegas que estão fazendo greve de fome. Estou preocupado com eles.

    ResponderExcluir
  42. Depois dessa do governo anunciar que a greve está diminuindo, parei de ler os noticiários de certos jornais que existem por aí.Hoje mesmo, estava ouvindo o programa esportivo da itatiaia,e desliguei o rádio quando a mesma noticiou uma reportagem absurda sobre nossa greve.Não acredito mais nas notícias falsas que governo sai esplhando por aí! Tá evidente que ele quer derrubar nosso movimento.Quando quero me informar sobre a greve, acesso o nosso blog,o do Euler, que também é nosso!! Depois de mais de 100 dias de greve e de tantos acesso, acho que posso dizer isso, não é mesmo Euler?
    Hoje,ao ligar para o sindicato de Governador Valadares para confirmar meu nome na caravana, fui informada de que lá, mais DUAS ESCOLAS ADERIRAM Á GREVE.Também ocorreu adesão em GALILÉIA.
    COMO A GREVE ESTÁ ENFRAQUECENDO SE MAIS ESCOLAS ESTÃO ADERINDO AO MOVIMENTO?
    É só mais uma tática do governo pessoal!! Puro desespero.Já não sabe mais o que fazer.

    E.E.Juventino Alves Ferreira - Greve parcial -Virgolãndia.
    E. E. Constâcio c. de Alvarenga- Greve Parcial
    Nacip Raydan
    Firmes na luta e até o piso pessoal!!!
    Ilza - Virgolândia

    ResponderExcluir
  43. Olá amigos combatentes
    Imptrimi vários cartazes desses que postaram no blog e colei pelas ruas.
    Precisamos conscientizar a sociedade, que este Desgoverno está acabando com a educação.
    É tempo de Democracia e não Ditatura.
    Fora Kadastasia.
    Tiago/ Geografia

    ResponderExcluir
  44. Por e-mail, carta de um pai de aluno: (Parte 1)

    "Paulo roberto Teixeira:

    Quero compartilhar com todos a minha preocupação com a educação de nossos filhos! Por favor leiam meu depoimento e passem para o todas as pessoas de seu convívio, pois nossa união é de fundamental importância para o futuro da educação neste estado e também neste país.

    Paulo Roberto Teixeira.

    Primeiramente vou me apresentar, meu nome é PAULO ROBERTO TEIXEIRA, sou casado pai de dois filhos e esposa matriculados na rede estadual de ensino, trabalho de eletricista como autônomo, sou um pai que por iniciativa própria me pus junto com minha filha ao lado dos professores ao conhecer um pouco mais da luta que eles travam, chegamos a nos colocar entre os professores e a tropa de choque que no momento se preparava para agredir covardemente nossos amados professores (as). Estava cego tamanha foi à revolta naquele instante que mesmo sentado no chão juntamente com os professores desafiando um major juntamente com seu batalhão dizendo a ele que se preciso for meu sangue derramarei, somente dando conta do que fiz depois de toda aquela tenção, porem minha atitude agora é outra, a de liderar pais que como eu estejam dispostos a lutar pelo futuro do ensino neste estado “sitiado”.

    Estive na reunião de pais promovida pelo SIND-UTE com apoio do SINDIELETRO, somente ai é que pude ver a gravidade do problema que esta passando a educação dentro de Minas Gerais, problema este que não se restringe apenas a greve dos professores, problemas estes que sozinho não conseguirei resolver e de que há no ESTADO uma associação que representa os pais, associação que sua única manifestação nestes dias de luta dos profissionais da rede estadual de educação foi no intuito de adiar o ENEM, posso garantir que a data da realização do teste do ENEM não é nada comparado com o descaso no qual se encontra a educação neste estado.

    Sou um PAI que cansado do descaso da postura do governo quanto à sociedade como um todo, cansado da exclusão e de ser lembrado somente na hora em que querem meu (nosso) voto. Resolvi sair do anonimato e colocar minha cara a tapa enfrentar quem quer que seja para conquistar tudo que é de direito da população em geral, em todos os setores da sociedade e em quaisquer lugar deste nosso estado, MINAS GERAIS. Precisamos nos unir PAIS E ALUNOS, em favor de um só objetivo. Não tenho vinculo partidário muito menos sindical apenas cansado de ver as reais necessidade de uma nação desgovernada.

    Estou a alguns dias acompanhando de perto a manifestação dos professores, tive a surpresa de receber um comentário dentro de minha própria casa no qual minha esposa disse “O PAULO É DOIDO, ELE NÃO TRABALHA MAIS NÃO, TEM QUE FICAR AI ANDANDO ATRAS DE PROFESSOR”, então eu disse (digo) doido estaria se estivesse vendo tudo isto acontecendo e não fizesse nada.

    (cont...)

    ResponderExcluir
  45. Cont... (Parte 2)

    Até o dia de ontem eu deitei em minha cama como mais um “PAI INDIGNADO”, mas levantei hoje como um pai revolucionário com sede de fazer nosso governo sentir o poder de um povo, de mostrar que o eleitor tem mais poder nas ruas que nas urnas, pois somos muitos (escondidos atrás de uma mídia que nos mostra apenas o que o governo quer mostrar e não a realidade de um povo).

    Estou aqui com o espírito de liderança neste movimento em favor que se cumpra a constituição deste pais, a qual deve ser obedecida por qualquer cidadão, inclusive nosso “ILUSTRE GOVERNADOR”, que sendo ele eleito pelo povo deveria governar para este povo e não contra este povo ignorando completamente nossa constituição federal. Governador este que trata nossos MESTRES (como se fossem a pio corja desta sociedade) comum batalhão de choque armados com munição real,lançando gás de pimenta e balas de borracha a quem possui como arma apenas o gís, um quadro negro e possui como campo de batalha uma sala de aula, na qual ele também um dia esteve dos dois lados (como aluno e também como professor).

    Vamos todos as ruas nesta segunda feira (26/09/2011) as 15:00 Hs, tendo como ponto de encontro à praça da estação em Belo Horizonte, Sabendo que nem toda população poderá participar, convido a todos que mostrem desde já seu apóio a esta manifestação utilizando um pano preto amarrado na antena do carro, da moto, pendurado na janela de sua casa, no braço ou mesmo uma camisa preta como sinal de LUTO, por uma carreira que esta a beira do fim, pois a derrota desta luta é o mesmo que o fim da classe formadora da sociedade. Pois desafio a perguntar a seu(s) filho(s) ou filha(s) se tem coragem de encarar esta profissão no futuro? Com a atual política salarial dada aos educadores que cumprem 24 horas semanais em sala de aula e varias outras fora dela para a preparação de novas aulas, correção e elaboração de exercícios e provas (como podem ver não se trata apenas de 24 horas semanais). Por tanto estou preocupado principalmente com a educação de nossos netos (que ainda não estão por vir). Os professores somente querem o que já é direito deles e o governo não cumpre, e nós queremos que se cumpra o nosso direito que também é constitucional e esta no estatuto da criança e do adolescente.

    Conheça um pouco da vida de nosso governador! Segundo a fonte Antônio Anastasia – Wikipédia, a enciclopédia livre:

    "Antonio Augusto Junho Anastasia (Belo Horizonte, 9 de maio de 1961) é um político, professor e advogado brasileiro. É governador de Minas Gerais pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), reeleito em 2010 com 6.275.520 votos. [1]. Foi eleito vice-governador em 2006 e, com a renúncia de Aécio Neves em março de 2010, assumiu o governo até o final do mandato. É graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também obteve o título de mestre em Direito Administrativo, disciplina da qual é professor na mesma Faculdade."

    PARA FAZER PARTE DESTA ASSOCIAÇÃO QUE SURGE NO DIA DE HOJE, SEM SEDE, SEM VERBAS, MAS COM MUITA SEDE DE LUTAR POR UM IDEAL ÚNICO OU SIMPLESMENTE TOMAR CONHECIMENTO DE TODAS AS NOTÍCIAS POR NOS VEICULADAS, ENTRAR EM CONTATO COM:

    Apamig2011@yahoo.com.br
    PAULO ROBERTO TEIXEIRA
    (31)8600-8970".

    ResponderExcluir
  46. E. E. Antônio Pereira - Ouro Preto

    Também tem professores conscientes que estão em greve.

    ResponderExcluir
  47. Em Jaíba continuamos em greve, apesar das contratações. Já não basta querer nos roubar o direito ao piso, governador!
    Quem está, está firme!
    Temos um objetivo! Não vamos desistir!
    Se vire, governador!
    Criou a situação, agora saia dela. Quer uma dica? Cumpra seu papel: pague o piso e não destrua o nosso plano de carreira.

    ResponderExcluir
  48. Mais uma Escola com professores em greve:

    Escola estadual Professor Antônio Fernandes Pinto
    Rio Piracicaba;

    Tem alguns pseudo- engenheiros tentando fingir que dão aula.

    Mas os PROFESSORES estão parcialmente parados.

    ResponderExcluir
  49. Caro Euler e colegas de toda Minas Gerais,
    Sou professor e tenho nos últimos dias acompanhado a nossa luta pela internet.
    Tenho mandado e recebido mensagens por e-mail no sentido de fortalecer nossa causa.
    Que tal se todos nós enviássemos mensagens à imprensa para sensibilizá-los a veicular notícias sobre a greve aqui em Minas.
    Sensibilizar no sentido de mostrar que o público alvo anseia de informações dessa natureza e que, portanto, é viável, também para eles, que assim o faça.

    ResponderExcluir
  50. Vespasiano e São José da Lapa, presentes na greve!

    Nosso NDG não sofreu baixa. E as poucas contratações ocorreram por conta da pelegagem de alguns/algumas diretores/diretoras de escola. E são tão ridículos, pois estão vendo que podem perder a carreira e ainda fazem o jogo do governo. Êta pessoal atrasado!!!

    Mas, felizmente, o pessoal do combate continua firme. E na segunda pela manhã vamos fazer uma visita às escolas. Neste final de semana vou propor ao pessoal entrar em contato com todos os colegas que puderem; visitar e levar material nas igrejas e fortalecer nosso apoio.

    E na segunda e na terça, as atividades em BH devem bombar. Vou propor também que dessa vez a gente consiga levar dois ônibus para BH, convidando pais de alunos, estudantes, apoiadores e lutadores sociais em geral de Vespá e São José.

    Sem um centímetro de recuo sequer, força na luta, até a nossa vitória!

    ResponderExcluir
  51. Hoje na minha escola foi a coisa mais decepcionante que vi, professores a meses sem pagamentos pedindo a colegas de profissão não pegassem o contrato de substituição, mais nada adiantava, os mesmo so pensam no momento, mal sabe que estão atirando no seu próprio pé, assassinando a própria profissão.
    Fiquei revoltado e percebi que tinha que acontecer algo inteligente, uma resposta que afetasse o coração desse governo ditador, ou seja uma cartada certeira, mais algo tinha que ser feito.
    Comecei a pensar o que fazer, como atingir esse governo, qual aitude tomar onde todos mesmo os que não estivessem em greve pudessem participar sem retaliações e olhando pra minha turma em aula, vi que a resposta estava na minha frente e bem clara O ALUNO
    Resumindo devemos unir com os professores que não estam em greve e fazer uma campanha com nossos alunos na qual todos eles boicotem as aulas dos professores substitutos saiam de sala e não assitem a aula e exigem que so aceitam aula dos seus professores verdadeiros e não esses substitutos e nos garantiremos com apoio garantido no fim do ano a aprovação desse ano perdido não por nossa causa e sim desse governo.. imagine em todo estado todos os alunos exigerem e so aceitarem aula dos seus verdadeiros professores, primeiro que como é dito por muitas inspetoras pra que a aula seja valida tem que ter pelo menos 80% da turma, então esses substitutos nem poderão receber e nos dariamos apoio convocando a imprensa e ajudando o movimento dos alunos
    vamos companheiros nos não sabemos a força que nossos alunos tem, e nem eles proprios não sabem, quero ver esse governo facista punir os alunos e a diretoras o que farão com os alunos que se recusarem a assistir aulas de professores substitutos, irão suspender todos kkkkkkkkkk. vamos amigos professores acho que essa campanha seria uma revolução que entraria pra história. e so restaria ao governo negociar, pois nessa campanha os alunos só estariam em sala com seus professoers verdadeiros que não fizeram greve e não aceitariam os subistitutos..
    acho que vale a pena tentar essa campanha vamos movimentar nossos alunos e incentiva-los a uma campanha no estado inteiro..

    ResponderExcluir
  52. Boa noite!
    Amigos combatentes hoje estou mais animada que ontem, e é assim mesmo pertecer ao NDG não é para qualquer um não.
    O NDG de João Monlevade ataca novamente, panfletamos a porta da nossa escola e de outra também de ensino médio. No momento em que chegamos um amigo da luta que havia voltado as salas, sensibilizou-se e retornornou para casa ao invés de ir para as salas, na outra escola conseguimos também sensibilizar uma professora que pelo visto estará conosco na luta. É isto aí a luta não é fácil mas desistir JAMAIS.
    Obrigado amigos pelo apoio, obrigado Euler por este blog que muito nos ensina e nos dá animo para lutar.
    O NGD irá atacar novamente.
    Aguardem!!!!!
    Um bejo nos corações dos amigos de luta.
    NDG João Monlevade

    ResponderExcluir
  53. Companheiros, o governo que mente descaradamente iria falar a verdade sobre a força do nosso movimento? Claro que não!
    O governo disse que a greve era pequena, depois cortou salário, ameaçou contratar, contratou alguns poucos, usou a justiça busguesa e agora ainda ameaça os designados?!!!!!
    E nós vamos acreditar que estamos fracos?
    A greve é forte!!!!
    Se o governo nos reprime é porque somos fortes!!!!
    Sabemos o que queremos por direito!!!
    Força companheiros!!!!

    ResponderExcluir
  54. Olá, Selma Machado de OLIVEIRA e a todos os/as bravos/bravas guerreiros desta cidade!

    Não é hora de voltar para o trabalho. Permaneçamos firmes. Caso vocês não consigam impedir as contratações de substitutos, como vem acontecendo com os bravos guerreiros de DIVINO, não fiquem abatidos não. Nossa vitória está próxima.

    Deixem os substitutos assumirem as aulas, pois assim que voltarmos, com o piso no bolso, eles serão varridos da escola. Não se preocupem.

    Se voltarem agora, continuarão sem salário no próximo mês, sem o piso e sem carreira. Não aceitem isso!

    Levantem a cabeça, reúnam-se com os colegas para fortalecer a luta, mas façam-no com a disposição de continuar a luta. Ajudem-se mutuamente. Seja através de campanhas de doações para arrecadar fundos para os mais necessitados; seja através de apoio moral aos colegas que estão na luta e seus familiares.

    Procurem organizar caravana para participarem da assembleia. O sindicato tem autorizado e financiado as caravanas. Tragam pais de alunos, alunos, apoiadores de outras categorias, pois precisamos de todos.

    Temos que transformar a nossa luta numa causa a ser abraçada por todos. Estamos lutando contra uma máquina de moer seres humanos, que quer destruir os sonhos de muitas gerações. Não podemos e não vamos admitir uma coisa dessas.

    Só voltaremos para a escola com o piso e com a devolução de tudo o que o governo nos roubou nestes 108 dias de greve. Cada centavo que nos pertence.

    Um forte abraço e força na luta!

    ResponderExcluir
  55. Escola Estadual Leonina Mourthé de Araújo em Santa Luzia presente na greve!!!!!!!

    ResponderExcluir
  56. Euler dá uma olhadinha no site da Uai....o governador estuda maneira de punir professores concursados.

    ResponderExcluir
  57. Iturama ,
    E.E.Antonio Ferreira Barbosa
    E.E. Tiradentes
    E.E Nossa Senhora de Lourdes
    tem professores em greve e estamos firmes ,
    poste noticias sobre nossos irmãos que estão em greve de fome, por favor

    ResponderExcluir
  58. Caros Colegas,

    Acessem o link abaixo e vejam quanto ganha um professor no estado do Ceará. É de revoltar o quanto somos desvalorizado pelo Governo de Minas. Não dá pra aceitar: somos a 2º economia do país e temos o pior salário da educação.
    Alguém ainda tem dúvida se a GREVE É JUSTA???? Tirem suas conclusões sobre a aplicação dos recursos em Minas na Educação.

    Eu não entendo como ainda há pessoas na categoria que sequer entraram em GREVE.

    http://www.youtube.com/watch?v=Zp5VZ3lN95w&NR=1

    ResponderExcluir
  59. Meus conterrâneos de Oliveira SOU PROFESSORA EM TOCANTINS Amo a EDUCAÇÃO aprendi muito com vocês TUDO QUE SOU DEVO A VOCÊS hoje sigo de longe todos os dias entro no blog do EULER pessoa iluminada, AMO OLIVEIRA,LAVRAS,SÃO JOÃO DEL REI passei infância e juventude ai formei e me orgulho demais dos meus amados professores , esse governozinho esquizofrenico tem grandes problemas vocês são MESTRES, MEUS MESTRES, NÃO DESISTAM SÃO COMPETENTES DEUS ESTÁ COM VOCÊS E EU TENHO CERTEZA DE QUE ESSA VITÓRIA SERÁ MAIS UM EXEMPLO PARA MIM. FORÇA E SÓ VOLTE PRA ESCOLA COM O SEU VALOR QUE É O QUE MERECEM. ABRAÇOS MIL BEIJOS.

    ResponderExcluir
  60. CAMBUÍ - SUL DE MINAS
    E. E. JOÃO LOPES PARCIAL
    E. E. ANTONIO FELIPE DE SALLES PARCIAL
    E. E. PROFª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAES PARCIAL
    A TODOS OS BRAÇOS GUERREIROS PARABÉNS.
    A VITORIA ESTA BATENDO EM NOSSAS PORTAS.

    ResponderExcluir
  61. GREVE EM SETE LAGOAS:
    EE Emilio de Vasconcelos Costa
    EE Maurilio de Jesus Peixoto
    EE Prof. João Fernandino Junior
    EE Professor Rousset
    EE Sinhá Andrade
    SRE
    EE Professora Elza Moreira
    EE Alonso Marques
    EE Julio Cesar
    EE Deputado Renato Azeredo
    EE Bernado Vasconcelos.
    Também tem greve nos Municípios de Pompéu, Papagaios, Curvelo, Jequitibá, Santana de Pirapama, Corinto.
    Foram as escolas e municípios que lembrei, acredito que tem mais escolas em Sete Lagoas com greve.
    Euler, não é possível fazer um mural permanente no blog constando os municípios e escolas em greve?

    ResponderExcluir
  62. Caro Euler,
    Seu blog sempre me dá ânimo para continuar em greve.
    Acontece que tenho três filhas e duas delas estudam na escola em que trabalho. A mais velha já está pagando greve há um mês.
    Hoje, uma das minhas filhas ( que não estão indo às aulas ) conversava com uma coleguinha que informou que a prof. vai dar exercício avaliativo amanhã, quando vou começar a repor as aulas.
    Liguei para uma colega que voltou ( ganhou para diretora e fizeram pressão )e ela me disse que o governo não vai pagar os dias parados em folha separada e que os designados para o lugar dos grevistas sim, receberá nossas aulas.
    É a primeira vez que a depressão bate forte mesmo, pois não sei como fazer.
    Essa mesma colega informou que a subcomissão só vem na próxima quinta. Até lá, ficaremos aguardando?
    Estou me sentindo em um bote sem rumo, e com ondas violentas .
    Agora, sabendo que os próprios colegas não estão apoiando os colegas grevistas, é pior ainda.
    Estou me sentindo um lixo, pois não quero levar minhas filhas à escola, e nem quero voltar a dar aulas.
    Hà alguma notícia que nos faça ter mais ânimo?
    Como você consegue ter serenidade para aguentar toda a pressão que o governo está fazendo?
    Que Deus nos dê forças para aguentar. Porque as minhas já estão no final.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  63. E.E. Maestro villa Lobos- Belo Horizonte, em greve desde 08/06/2011, apenas 5 professores da escola não aderiram a greve. as aulas voltaram parcialmente ( para algumas turmas) AINDA ESTÃO TENTANDO CONTRATAR SUBSTITUTOS. Esta semana colegas impediram algumas contratações, através do diálogo.

    ResponderExcluir
  64. Pessoal da luta, sei que temos um pequeno grande exército que usa bem a Internet e suas diferentes formas de comunicação - twitter, facebook, orkut, msn, e-mails, blogs, etc.

    Quero propor a vocês que neste final a gente despeja uma grande quantidade de mensagens para TODOS os chefes e membros dos três poderes constituídos na esfera federal.

    Tais como:

    - o STF e todos os ministros;
    - o congresso nacional, com todos os deputados e senadores;
    - a Advocacia Geral da União (AGU) e seus titulares;
    - a Procuradoria Geral da República (PGR);
    - a presidência da República e o MEC.

    Devemos indagar destes senhores e senhoras sobre qual o sentido de se aprovar uma lei federal no Brasil (11.738/2008), em cumprimento da Constituição Federal (art.206), se os governos dos estados e municípios não a cumprem. Citar o exemplo de Minas Gerais, onde os educadores se encontram em greve há 108 dias pelo pagamento do piso, enquanto o governo comete as mais diferentes formas de ilegalidades (contra a lei de greve, contra substitutos sem formação profissional, corta salários, reduz remuneração, ameaça de demissão, impõe um sistema remuneratório que contraria a decisão do STF - o subsídio -, etc.).

    É preciso que esses senhores e senhoras nos respondam se as coisas podem funcionar dessa forma mesmo; e se as leis só são aplicadas quando interessa aos de cima.

    Explicar a realidade de estado de exceção em Minas Gerais, onde todos os poderes comem nas mãos do governador e pedir providências. Encaminhar cópia para todos os jornais e revistas.

    É importante que esse protesto dos cidadãos cheguem às mãos dos diferentes grupos, partidos, setores sociais.

    Precisamos socializar cada vez mais a nossa luta!

    ResponderExcluir
  65. Pessoal de Oliveira,
    Tudo que o governo quer nesta hora é o nosso recuo. Pelo amor de Deus gente! Eu sou professor designado.A partir de segunda feira,não nos acontecerá NADA. O máximo é algum substituto, que ficará alguns dias e aí quando a greve acabar.. rua!Na resolução da SRE fala que vão tomar "medidas cabíveis" Demissão não é medida cabível.Esqueceram que existe leis trabalhistas?Entreguem a diretora o comunicado de que estão em greve,como manda o sindicato.
    Na semana que vem o governo vai avaliar se suas ameaças tiveram efeito,vai constatar que não e terá que negociar,ou ainda ameaçar mais. A cada nova ameaça, mais resistência, até a nossa vitória.
    Força na luta, compaheiros!Quando vier o desânimo, recorram a DEUS.Estamos fazendo o que ELE nos ensinou:Lutar por justiça!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  66. Uma outra proposta é que a gente envie cartas e mensagens para personalidades, como: cantores, poetas, pintores, atores, etc. Pode ser que não sejamos ouvidos, mas se pelo um deles, como aconteceu com um ator que declarou apoio aos colegas do Rio, manifestar seu apoio já terá valido a pena.

    ResponderExcluir
  67. NDG de Plantão

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Como já diria o nosso saudoso Chacrinha:


    “Quem não se comunica, se trumbica”.


    Por onde andarás "dona" JUSTIÇA?
    Em terras de morros e de minerais,
    em terras de ouro e de esmeraldas,
    em terras de bravos guerreiros,
    ainda existem pessoas covardes.
    Que DEUS faça valer a nossa VOZ .

    Cidade Administrativa MG -
    madrugada do dia 25 de agosto de 2011 (clique)
    http://www.youtube.com/watch?v=ZER1OEKv1uQ&feature=related


    abraços

    Gleiferson Crow
    LEIA: O Jornal do José Elias Issa
    http://leiajeissaeemg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  68. Pessoal!
    É ironico, nos EUA houve muitas manifestações pela não punição de Troy Davis, o cara condenado iria sofrer pena de morte porque lá se cumpre Lei e o povo pedia nas ruas para não cumprir a Lei. Aqui no Brasil é diferente estamos em greve porque um governo semvergonha não cumpre Lei.
    O perfeito paradoxo estendido nas nossas caras!
    Vida Longa para nossa Greve!

    ResponderExcluir
  69. os professores da escola estadual Maestro Villa Lobos continuam em greve...

    ResponderExcluir
  70. Boa noite amigos do NGD.
    Boa noite amigo Euler.

    Esse homem de pedra, sem alma e sem coração, fica apregoando aos quatro ventos que a greve está enfraquecendo.

    Quanta mentira!

    O diabo, quando se manifesta de "rabo de fogo e chifre", todos fogem dele. Mas, quando ele fala meias verdades é que corre o risco de enganar a muitos desavisados.

    Esse empedernido senhor só não diz que os grevistas continuam firmes, com muitas adesões, inclusive. Ele não declara que as escolas estão voltando a funcionar, mas com contratados, PROFESSORES SUBSTITUTOS, para o lugar dos verdadeiros professores em greve.

    O senhor está faltando com a verdade senhor governador. . FALE A VERDADE POR INTEIRO. HOMBRIDADE FAZ BEM, PRINCIPALMENTE PARA QUEM TEM PRETENSÕES NOBRES, COMO A DE GOVERNAR UM POVO.

    Aguardamos um mínimo de dignidade do senhor.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  71. Caros companheiros,
    Como foi sugerido por um visitante deste blog:
    INHAPIM:
    E.E.Alberto Azevedo
    E.E.Antonio Carlos
    E.E. Dr. Alípio Fernandes
    E.E. Dr. Guilhermino de Oliveira
    E.E. Joaquim Francisco Xavier (Santo Antonio)
    E.E. João de Almeida Pimentel (a partir de 2ªf.)
    Nestas escolas tem professores em greve. Será que a "sapuda" passou pela educação infantil sem aprender a contar? Ora, ela diz que tem apenas 11 escolas em greve em toda Minas Gerais.

    NDG de inhapim.

    ResponderExcluir
  72. Uma outra sugestão,pessoal, é que a gente comece, na segunda-feira, a fazer dois abaixo-assinados:

    1) pelo impeachment do governador e do senador padrinho do mesmo, por extensão, das secretárias diretamente envolvidas, dos deputados, do procurador, e dos desembargadores diretamente envolvidos, todos estes por cumplicidade, prevaricação, omissão e descumprimento de lei federal;

    2) por crime de lesa-humanidade, que deve ser encaminhado para as Cortes Internacionais, que terão maior isenção para julgar as práticas de tortura psicológica, chantagem, humilhação, crimes contra os direitos trabalhistas e Humanos previstos nas cartas internacionais.

    Vamos trabalhar estes dois abaixo-assinados em todas as ruas e becos deste estado.

    ResponderExcluir
  73. Colegas da E.E. Maestro villa Lobos, que ainda não entraram na greve, venham juntem-se a nós!!
    O movimento precisa de vocês. A hora é agora!!!!

    ResponderExcluir
  74. A vida é feita de conquistas, pois o piso foi uma das maiores já conseguida pelos servidores da Educação do Ensino Básico.
    Por isto vale lutar com garra, como estão lutando estes bravos guerreiros.
    Como temos dito que a carreira só é melhor que o subsídio, se for aplicado nela o Piso, não faz sentido o servidor ter optado pela carreira e não ter entrado em greve para obrigar o governo cumprir a Lei Federal do Piso. Este comportamento é de pessoa medrosa, ingênua, covarde, desinteressada em crescimento, não sabe o que quer(existe exeções).
    Acredito que já fizeram os cálculos e concluiram que, o salário básico a partir de janeiro de 2012, para a maioria dos servidores que tem licenciatura plena é aproximadamente R$1.236,00 e com especialização R$1.508,00.
    Então guerreiros a continuidade da luta vai valer a pena.
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  75. RINO MARCONI - DOM CAVATI

    EE. Prof. Ilma de Lana - Dom Cavati 100% sem alunos.
    EE Maria Teixeira - Tarumirim 100% sem alunos
    Em Tarumirm tem mais, mas não sei o nome
    EE Engenheiro Amaro - Taruaçu parcial, mas 100% sem alunos a partir de 2ª feira
    EE. Albero Azevedo - Inhapim quase total
    Minha pequena região de guerreiros tem aproximadamente 70% dos educadores em greve.
    Acabei de postar no 'O Tempo':

    Minas sempre foi o estado que instigou as grandes discussões nacionais e o movimento feito pelos educadores mineiros é um marco na luta pela educação no país, educação pública e de qualidade. A pauta de reivindicação tem como elemento principal o cumprimento do piso, mas há vários outros itens nela que denotam uma preocupação com a escola pública, gratuíta e de qualidade. Os estudantes chilenos estão em praça pública diariamente, pois seus governos implantaream políticas educacionais que privatizaram particamente todo seu sistema educacional. Aécio e Anastasia são representantes desta política privatista. Devemos nos preocupar também com a saúde.
    O burocrata Anastasia é tão fraco como político que está assumindo sozinho o ônus desta política, seu "padrinho", o senador que dirige bêbado", não vem a Minas há mais de três meses.
    Tenho orgulho de ver o comportamento dos alunos da EE Engenheiro Caldas de Caratinga, que param o trânsito em frente à 6ª Superintendência para apoiar os educadores acorrentados em frente à mesma, exigindo o cumprimento do PISO NACIONAL.
    A bandeita de Minas vem com a inscrição 'LIBERDADE AINDA QUE TARDIA' e, por isso, por ser mineiro, por ter nascido de parteira nos grotões deste estado de alterosas, não me curvo nem a reis e muito menos a pseudos imperadores, cononeizinhos, que em pleno século 21 tentam fazer neste estado um curral eleitoral. Acorda Minas Gerais!
    EE Guilhermino de Oliveira - Inhapim quase toral, tem outrasmas não sei o nome

    ResponderExcluir
  76. Escola Estadual Professora Coutinho(Contagem)
    ***PRESENTE NA GREVE***,e com a maioria de seus professores(as).

    ResponderExcluir
  77. E o Lula? Foi também pros Estados Unidos...

    ResponderExcluir
  78. E.E. SAnt'Ana -Brasília de Minas presente na greve

    ResponderExcluir
  79. Euler...
    Devemos ficar cientes que as escolas com a contratação estão funcionando normal ou parcialmente. Isto para a maioria dos pais e alunos é bom, assim também para o governo que não interessa pela nossa causa. por isso a secretária divulga que a greve está enfraquecendo.

    ResponderExcluir
  80. Boa noite amigos do NGD.
    Boa noite amigo Euler.

    Esse homem de pedra, sem alma e sem coração, fica apregoando aos quatro ventos que a greve está enfraquecendo.

    Quanta mentira!

    O diabo, quando se manifesta de "rabo de fogo e chifre", todos fogem dele. Mas, quando ele fala meias verdades é que corre o risco de enganar a muitos desavisados.

    Esse empedernido senhor só não diz que os grevistas continuam firmes, com muitas adesões, inclusive. Ele não declara que as escolas estão voltando a funcionar, mas com contratados, PROFESSORES SUBSTITUTOS, para o lugar dos verdadeiros professores em greve.

    O senhor está faltando com a verdade senhor governador. . FALE A VERDADE POR INTEIRO. HOMBRIDADE FAZ BEM, PRINCIPALMENTE PARA QUEM TEM PRETENSÕES NOBRES, COMO A DE GOVERNAR UM POVO.

    Aguardamos um mínimo de dignidade do senhor.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  81. Boa Noite,
    Aqui em Itabira, o SINDUTE deveria atuar mais ativamente nas escolas, percebo quando o comando de greve atua, existe sensibilização, já consiguimos parar duas escolas grandes totalmente duas semanas, a minha sugestão é fazer esta proposta novamente, nossa SRE- Nova Era trabalha em cima de números, pois todos os dias as inspetoras ligam e perguntam como está o movimento. Estou muito triste e angustiada tem colega que não adere ao movimento para não comprometer as Ferias e Ferias Prêmio.

    ResponderExcluir
  82. Padre José Maria Deman e Israel pinheiro/

    Presentes na Greve!!!!!!!

    ResponderExcluir
  83. Por e-mail:

    "Repassando....

    Eu não sei qual a veracidade da informação...

    Oi tudo bem?
    Fiquei sabendo que o Antônio Anastasia estará aqui em Boa Esperança dia 30/09/2011 - sexta feira... Se tiver contato com o pessoal da greve, avise...

    Abraços,

    Sinvaldo.".

    ResponderExcluir
  84. Hoje pela manhã, entreguei a notificação na minha escola.Entrei em contato com o jurídico do sindicato e me orientaram a agir assim.Na notificação está escrito designado, mas você pode modificar conforme sua situação: efetivo ou efetivado.Ainda dá tempo!Segunda-feira, cada um pode procurar sua escola.Se o diretor se negar, é só chamar a polícia e fazer um boletim de ocorrência.
    Ilza.

    ResponderExcluir
  85. PESSOAL MANTENHAM-SE FIRMES NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS professores do Paraguai A NÃO CONCORREREM OS EDITAIS IMPRESSOS COM TINTA A BASE DO NOSSO SANGUE!

    ATÉ O FIM,

    ATÉ O PISO + PLANO DE CARREIRA!

    ResponderExcluir
  86. Concordo plenamente com o abaixo assinado sugerido pelo sub comandante Euler , eu mesmo fui vítima das torturas implementadas por esse governo tirano.Tanto na pça da repressão quanto na portaria da assembleia.E por ter tido a luz de minha residência cortada, devido ao corte do pagamento passei dois dias sem luz e pior com uma criança em casa.O que mais virá deste tirano.Quanto ao deputado dilson Melo ,para ele Setenta Mil é trocado , mas 712 é salário de professor.Por isso não deixou que companheira de Uberlãndia abrisse o cartaz na casa da vergonha.

    ResponderExcluir
  87. Euler,
    Segundo informações do Dep.Durval Ângelo, Frei Beto estará visitando a assembleia na próxima segunda e terça feira.
    A presença dessa personalidade trará mais força ao movimento...
    Contamos com você para divulgar...

    Abraço...

    ResponderExcluir
  88. Comandante, muito bom o texto, como sempre...

    Na EE Des. Rodrigues Campos (Barreiro-BH), dos +- 60, 10 em greve, substituídos pelos "tampax de isopor" (=não-reciclável, prejudicial ao meio ambiente da escola)

    Abraços e força na luta!
    Paulo Andrade - Barreiro-BH

    ResponderExcluir
  89. E.E Luiz Prisco De Braga - Joao Monlevade, presente na greve (Os 18 do Forte ).!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  90. Ô QUE PENINHA DA VOVÓ GORGONZOLA!

    SÓ EM MINHA REGIÃO TEM 24 ESCOLAS PARADAS TOTALMENTE! 4 FUNCIONANDO COM SUBSTITUTOS E EM FORMA PRECÁRIA! EM 3 OS SUBSTITUTOS ENTRARAM EM GREVE E TODAS AS OUTRAS ESTÃO AFETADAS PARCIALMENTE.
    A GREVE EM MINAS ESTÁ COM 64,9% COM MARGEM DE ERRO DE +-5,6%.

    A GREVE TEM AUMENTADO.
    2% DOS GREVEVISTAS RETORNARAM E OUTROS 7% ENTRARAM EM GREVE.

    NÃO TEM JEITO!

    TEM QUE CUMPRIR A LEI FEDERAL E APLICAR O PLANO DE CARREIRA.

    ANTÔNIO

    ResponderExcluir
  91. Euler e colegas,

    Espero que o espaço seja realmente democrático e que meu comentário não seja censurado. Admiro seu trabalho e sua força. Você é um dos grandes responsáveis por tamanha resistência.

    Estou na greve desde o primeiro dia 08/06, faço parte do NDG em minha cidade. Visitei escolas, participei das quatorze assembléias, estive presente no fechamento da MG 010, panfletei da BR 268, estive na manifestação na Praça da Liberdade entre outras atividades. Hoje, assisti com muita tristeza a volta do último professor designado em greve em minha escola. Contra a sua vontade, ele foi obrigado a voltar. Nenhum dos bravos companheiros em greve (inclusive eu) teve coragem de pedi-lo para continuar. Alguns já foram demitidos e os que não voltaram hoje correm grande risco. Estarei na greve até o último minuto, mas confesso que tenho pelo futuro de nosso movimento e de nosso sindicato. Em minha escola, que já esteve totalmente parada, até o dia 09/08, já funciona normalmente ( amanhã haverá reposição ). Nas primeiras semanas, íamos de ônibus para as assembléias, depois do dia 09/08, passamos a ir de vã, na última fomos de taxi. Vejo isto em várias escolas, todas já funcionam praticamente de forma normal (até mesmo em sua cidade- Vespasiano, hoje vários professores foram contratados). Deixo uma pergunta para debate: O que será de nossa greve quando todas as escolas estiverem funcionando? Quais as nossas estratégias, se já ocupamos as ruas, as praças, as rodovias, a assembléia, já fizemos greve de fome? O que será de nossa categoria se a greve acabar por si só? Em quais cidades, as escolas ainda estão fechadas? Não corremos o risco de sairmos totalmente desmoralizados?

    Pensem bem, colegas!

    ResponderExcluir
  92. RINO MARCONI - DOM CAVATI
    A presença de Frei Beto na Aleng deve ser divulgada a todos. Este homem, em toda sua vida, nos deu exemplo de luta e de despojo. Euler, se conseguirmos divulgar sua presença, poderemos fazer uma manifestação histórica na 3ª feira.

    ResponderExcluir
  93. Boa noite guerreiras(os).

    GRANDE EULER,você é muito iluminado,conseguir produzir este fiel retrato da realidade,em meio a esta injusta guerra, com tamanha competência, é só para que é iluminado mesmo.PARABÉNS!!!!!
    O que este infeliz desgovernador e seu padrinho aécio never estão fazendo com a gente é CRIIIMEEE,CORTAR SALÁRIOS RIDÍCULOS QUE TÁ MAIS PRÁ ESMOLA,COLOCAR POLICIA EM CIMA COMO SE FOSSEMOS BANDIDOS,DIVULGAR MENTIRAS NA MÍDIA VENDIDA,ACUSAR-NOS DE INTRASIGENTES,ADOECER-NOS COM TANTA PRESSÃO E MENTIRAS.ONDE ESTÃO A OAB.
    CUT.CNTE.DIREITOS HUMANOS, OIT,ONU,TRIBUNAL DE HAIA,SERÁ QUE MINAS NÃO ESTÁ NO PLANETA????????
    COM QUE OUTRA CATEGORIA ESTE desgoverno,OUSARIA COMETER TANTOS CRIMES?????MAS A LUTA CONTINUA

    ATÉ A VITÓRIA IRMÃOS.QUERO O MEU PISO JÁÁÁÁÁ!!!

    José Henrique

    ResponderExcluir
  94. E.E Geraldo Parreiras- Joao Monlevade, presnte na greve !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  95. Estou aqui tentando contar as escolas que ainda continuam em greve....que alegria!!! sao muitas!!!Vamos continuar divulgando os nomes de nossas escolas isso dá um animo na gente!!!

    Reforçando: a Escola Estadual Bernardo Monteiro BH tem representantes na greve!!!

    ResponderExcluir
  96. E.E Alberto Pereira Lima- Joao Monlevdade, presente na greve. !!!!

    ResponderExcluir
  97. Boa noite ,companheiros de luta!!!!!!!!!!!!Clayton Coelho-19:12'-você não entende por que ainda há pessoas ,da categoria ,que não estão em greve!Escuta aí-uma colega fez a seguinte colocação para uma professora que diz detestar GREVE:eu vou ficar muito envergonhada quando as reinvidicações forem conquistadas, através da GREVE.A outra ,muito tranquila ,disse" eu não.GOstou ou quer mais????????????.Ainda existem pessoas que só querem ser beneficiadas,para elas não importa como isso aconteceu, de que forma .Não querem nem saber se pessoas estão colocando a vida em RISCO(greve de fome ,viagens por rodovias perigosas),se estão enfrentando dificuldades financeiras...ESte tipo de "gente",pertence à SUB-RAÇA.No vocabulário,destes,ainda não foi colocada a palavra ALTRUÍSMO.Estão longe da EVOLUÇÃO ESPIRITUAL.MAS,não gaste energias com esse tipo de "gente",precisamos de muita energias para empregarmos em causa NOBRE,como por exemplo,a nossa GREVE!!!!!!!!!!.Fé,Confiança.DEUS, JESUS e a EQUIPE DE BENFEITORES estão nos ASSESSORANDO.

    ResponderExcluir
  98. Em minha Monte Carmelo todas as grandes escolas estão funcionando precariamente com substitutos,os verdadeiros professores estão na luta.

    ResponderExcluir
  99. ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ - ALTO RIO DOCE - PRESENTE NA GREVE

    ResponderExcluir
  100. Guerreiros,

    Vamos combinar o seguinte:

    Todos que acessarem o site informa o nome da Escola em greve.

    Lutar sempre,

    Acorvardar jamais!

    Itanhomi presente na greve!

    ResponderExcluir
  101. E. E. Carlota de Andrade e E. E. Humberto de Campos em Itanhomi presente na greve. E. E. VEREADOR ANTÔNIO DUARTE COM AULAS PARCIAIS!

    ResponderExcluir
  102. Escolas presentes na greve em Ipatinga:
    E.E. Nacif Selim de Sales
    E.E. Nilza Luzia de Souza Butta
    E.E. Selim José de Sales
    Estas são as que eu sei, mas, creio que tem mais escolas parcialmente paradas aqui.
    Força companheiros!!!!!!

    ResponderExcluir
  103. Aqui na nossa escola, conseguimos impedir a designação dos professores substitutos. Conversamos com os professores que seriam designados, mostrando a real situação da educação mineira. Eles se sensibilizaram. Impedimos mais de 40 contratos.

    ResponderExcluir
  104. Pegando carona no Anônimo de 20:52, para que possamos responder aos colegas, POR FAVOR:

    Coloquem pelo menos o PRIMEIRO NOME e a região de onde é!

    Abraços e força na luta!
    Paulo Andrade - Barreiro-BH

    ResponderExcluir
  105. Subcomandante Euler,
    Tú és o cara!Parabéns por mais essa belíssima obra!
    E piso neles...!
    Só voltamos pra Escola com o piso na mão.
    Professor Odair José

    ResponderExcluir
  106. NDG Itabirito
    E.E.Intendente Câmara: 11 combativos - desde 08/06
    E.E.Engº Queiroz Júnior:11 combativos - desde 08/06
    E.E.Dr. Raul Soares: 02 combativas - desde 08/06

    Só voltaremos com o PISO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Euler, Parabéns pelo texto. Fiquei até com vontade se me permitir e "se me permitirem", encená-lo com os meus alunos quando eu voltar para a sala de aula, isto é: depois do PISO. Abraços para você e a Todos os NDGs. Força companheirada. Firmes na luta. Até 3ª feira.

    ResponderExcluir
  107. Desculpe-me, Rino. Mas corrijo um erro seu de digitação: ALEMG e não ALENG.
    Não se ofenda, só quero ajudar. Afinal, somos companheiros e estamos na luta.
    Até a vitória, com o piso, é claro!

    ResponderExcluir
  108. SR.governador até quando vai usar de suas mentiras para tentar enganar o povo? As escolas que estão funcionando são com substitutos,os quais são motivos de chacotas pelos alunos ,porque é uma verdadeira enrolação,não sabem nada.Mais sua preocupação não é com o saber e sim com os dias letivos.Aí tá tudo certo.Deve ser assim que fazia quando era professor!

    ResponderExcluir
  109. Escola Estadual "Professora Maria Coutinho" -Contagem - Presente na greve.

    ResponderExcluir
  110. E.E.Cel.José Ildefonso em Piranga, funcionando parcialmente.

    Os Professores guerreiros estão presentes na GREVE.

    ResponderExcluir
  111. E.E " Dom Velloso" Ouro Preto 100% dos professores em greve, funcionando precariamente com os tampax.

    ResponderExcluir
  112. E.E.Cel. Amantino Maciel em Piranga, quatro guerreiras(os) presente na GREVE.

    ResponderExcluir
  113. Diretor da rede Minas Record barrou os jornalista de comentar a greve, estava hoje como convidado de nazia em uma suposta homenagem a um desembagador e os coincidentemente as materias sobre a greve não passam mais na TV RECORD, Ô SENHOR DIRETOR, SOMOS NÓS QUE LHE DAMOS AUDIENCIA, APESAR DESTES GOVERNANTES ENCHEREM SEUS COFRES COM PROPAGANDAS ENGANOSAS, QUAL O OBJETIVO DA GRUPO RECORD, NÃO É O POVÃO, NÃO ENTENDO????? FORÇA GUERREIROS DO BEM, ESTAMOS COM VCS, ABÇOS.

    ResponderExcluir
  114. COMPAHEIROS ESSA GREVE NÃO PODE ACABAR SEM O PISO. ESSE GOVERNO ESTÁ JOGANDO SUJO DEMAIS. OS DESIGNADOS FORAM OBRIGADOS A VOLTAREM PARA AS ESCOLAS. VAMOS NOS UNIR E CHAMA-LOS DE VOLTA AO MOVIMENTO. E OUTRA, O CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO DA SEE É PARA INGLÊS VER. NÓS NÃO QUEREMOS REPOR. COMO O GOVERNO PODE FAZER CALENDÁRIO COM A CATEGORIA EM GREVE? NÓS NÃO VAMOS REPOR NADA. ELE ESTÁ GARANTINDO QUE HAVERÁ O CUMPRIMENTO DOS 200 DIAS LETIVOS. ELE ESTÁ MENTINDO POIS NÓS NÃO VAMOS REPOR E GOSTARIA QUE VOCÊ FALASSE SOBRE ISSO NA ASSEMBLÉIA. QUE POVO LOUCO DA SEE, FAZER UM CALENDÁRIO COM A CATEGORIA EM GREVE E AINDA DIZER QUE JÁ COMEÇARAM AS REPOSIÇÕES. ESSE POVO SÓ PODE ESTAR DOENTE MENTAL, NÃO TEM BASE. ELES NÃO PERCEBEM QUE A GREVE SÓ ACABA COM O PISO? E ESTÃO FALANDO QUE AS ESCOLAS ESTÃO FUNCIONANDO. ESTÃO SIM, TIPO A MINHA, NOS 3 TURNOS, PORÉM COM 4, 5 PROFESSORES DESIGNADOS PARA DAR CONTA DOS 3 TURNOS. A ESCOLA ESTÁ ABERTA, MAS TEM GATO PINGADO DE ALUNOS, DIGAMOS QUE MEIA DÚZIA E PROFESSOR NEM SE FALA. E JÁ ESTÁ SENDO OBRIGADA A SEGUIR O CALENDÁRIO DA REPOSIÇÃO. QUE LOUCURA!!! SEM PISO NÃO VOLTAREMOS, A GREVE SÓ ACABA COM O PISO E QUANDO ACABAR NÃO VAMOS REPOR NADA, ESSE GOVERNO COVARDE JÁ NOS PRIVOU DE SALÁRIO MESMO E ESTAMOS SOBREVIVENDO NÉ? ENTÃO ELE QUE FIQUE COM O DINHEIRO E SE VIRE COM ESSA REPOSIÇÃO. POVO DOIDO.

    ResponderExcluir
  115. ALÔ PESSOAL DE CONSELHEIRO LAFAIETE, MANDEM NOTÍCIAS.

    ResponderExcluir
  116. Bocaiuva-presente na greve...até o PISO...Ainda que alguns tenham suncumbido ,a greve continua em todas as escolas de 6º ano ao ensino médio...o funcionamento das escolas se devem aos "tampões" e "tem cada um""" ...fui,em uma das escolas substituída por um "colega" que é alcunhado pelos alunos como "A FRAUDE""...

    ResponderExcluir
  117. A Escola Estadual Antônio Pedro de Castro em Contagem tem muitos representantes na greve!!!!

    ResponderExcluir
  118. Gente vamos visitar as escolas e pedir para quem não aderiu entrar no movimento. Cada grupo visita a escola mais próxima de sua casa que esteja funcionando. Vamos ganhar força, pois sem o PISO NÃO VOLTAREMOS. EXISTE SIM ESSE NÚCLEO DURO QUE NÃO RECUARÁ E NÃO ACEITARÁ FIM DE GREVE SEM O PISO. NA PRÓXIMA ASSEMBLÉIA CONTINUEMOS FIRMES: GREVE ATÉ O PISO. E DIGA NÃO À REPOSIÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  119. Na verdade, Anônimo de 23 de setembro de 2011 21:04,

    a sigla oficial é ALMG.

    Paulo Andrade - Barreiro-BH

    P.S.: Ponham o nome pra gente parar de chamar todos de anônimos... Nem que seja um apelido!

    ResponderExcluir
  120. Cidade de Passos - Sudoeste de Minas, presente na greve!
    Acessem:
    redeprofessoresemacao.blogspot.com

    Força na luta!

    ResponderExcluir
  121. Nessa altura dos eventos é importantíssimo:

    1)Combater pelo diálogo os professores Paraguaios que comparecerem aos editais sujos de sangue;
    2)Conscientizar os colegas que não aderiram sempre. Nunca desistir diante de uma tentativa frustrada.
    3)Fazer passeatas de protestos em sua comunidade
    conscientizando sobre nossa luta justa por direito.
    4) Deixo a sugestão ao Euler de criarmos nesse blog no lado direito dessa página a lista negra dos Deputados mineiros inimigos da Educação com nome, fotinha e nome do partido partido.

    Força na luta,

    Guerreiros da Educação!

    Capitão Andrade: E. E. Levindo Dias com paralização parcial e sem aulas por falta de córum!

    ResponderExcluir
  122. Gente, vamos convencer os designados a voltarem para a greve. A Beatriz postou no blog dela um documento que parece dar aparato para eles. Nenhum diretor pode fazer pressão e ela postou também que nossa greve é LEGAL. Não vamos desistir, por favor. Na próxima Assembléia, se não tivermos a notícia do pagamento do piso, não voltaremos. Agora não dá mais para voltar de jeito nenhum. Nem que viremos o ano em greve. O governo vai ter que pagar. E por sinal, vocês já viram no site da SEE o post sobre a reposição? Seria cômico se não fosse trágico. Ridículo.

    ResponderExcluir
  123. É isso aí Euler... Já estamos vivendo uma era em que nós fazemos, selecionamos e distribuímos a comunicação de massa. O seu blog é um grande exemplo disso.
    Que a verdade seja dita e compartilhada na internet!!!

    ResponderExcluir
  124. Boa noite. Eu não sei o que vocês pensam em relação à reposição, mas a maioria com quem tenho conversado pessoalmente não vai repor. Até porque nas escolas que têm designados nos substituindo, já está acontecendo a reposição. Loucura, loucura, loucura. Tipo, na minha escola os 3 turnos estão funcionando com meia dúzia de professores contratados e uns gatos pingados de aluno e já estão trabalhando aos sábado, repondo! Dá para acreditar? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  125. Anônimo das 21h12, devemos estar atentos ao interesse repentino dessa rede em cobrir as reivindicações dos educadores, pois já se pôde perceber que sua diretoria está, também, no entorno do governo, então pode ser que nem noticie mais nada, de repente o convite para o tal evento no MPE já foi um indicativo para que a emissora pare de fazer matérias como fez até ontem. Tomara que estejamos enganados! Vamos aguardar!!

    ResponderExcluir
  126. Aí galera do NDG, Sobrália ainda tem 8 servidores em Greve. A escola está funcionando parcialmente com os professores tampão!
    Dom Cavati e Tarumirim também estão firmes na greve.
    Estou aqui postando no meu blog - www.profhelvanio.zip.net - todas as escolas que estão em greve para que quem acessá-lo possa ver o que realmente está acontecendo.
    Postem mais sobre escolas paralisadas.

    ResponderExcluir
  127. SERÁ PORQUE POR LÁ AS COISAS FUNCIONAM, OBEDECEM A LEI E AQUI NA TERRA DOS SUPOSTOS CORONEIS DE BOTAS SETE LEGUAS TEIMAM EM NÃO CUMPRIR UMA LEI FEDERAL, NÃO DESANIMEM MESTRES, TEM MUITO, MAS MUITO PROFESSOR DE VERDADE, QUE VESTE A CAMISA DA PROFISSAÕ EM GREVE E ATÉ O PISO, FORÇA GUERREIROS DO BEM, FORÇA, A VITORIA JÁ BATE AS SUAS PORTAS, ABÇOS.

    Nova vitória do magistério público estadual de Santa Catarina
    23/09/2011
    SINTE/SC obtém liminar determinando que o Governo implante, já na próxima folha do magistério, o pagamento do auxílio-alimentação
    Escrito por: Tina Braga - SINTE/SC
    O SINTE/SC (Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Estadual de Santa Catarina) obteve uma importante vitória judicial: o Juiz Hélio do Valle Pereira deferiu nesta quinta (22) liminar determinando que o Governo Estadual implante, já na próxima folha do magistério, o pagamento do auxílio-alimentação descontado durante as licenças para tratamento de saúde (própria ou de pessoa da família),gestação, licença especial (para aguardar aposentadoria e/ou para concorrer a mandato eletivo), como também a gratificação de incentivo à Regência de Classe durante as licenças para concorrer a mandato eletivo e especial".
    A decisão reflete uma justa e histórica reivindicação dos trabalhadores do magistério público estadual.
    O Governo poderá sofrer multa de R$ 1.100,00 (um milhão e cem reais)/mês em caso de descumprimento da decisão judicial.

    ResponderExcluir
  128. CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSEPE/RS CONVOCA 1º PANELAÇO DOS SERVIDORES ESTADUAIS PARA A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA (27)

    Sindsepe/RS convoca 1º panelaço dos servidores estaduais para a próxima terça-feira (27)
    23/09/2011
    Serviço público de qualidade não se faz com arrocho salarial
    Escrito por: Sindsepe/RS
    Na próxima terça-feira, 27, às 11h, no Centro Administrativo do Estado, os servidores públicos estaduais vão mostrar toda a sua indignação. Munidos de panelas, vão realizar o 1º Panelaço dos Servidores Públicos do RS.

    O governador Tarso Genro foi eleito com o slogan “DO RIO GRANDE, DO BRASIL E DO MUNDO”. Com esta proposta o Estado deveria crescer junto e no mesmo ritmo do Brasil. Mas, para crescer, o Estado precisa de um serviço público qualificado para atender as demandas da população. Para isso, os servidores públicos não podem receber salários de fome. Os servidores não aguentam mais o arrocho salarial!

    Os servidores públicos estaduais lutam para que as profundas distorções salariais e funcionais existentes sejam enfrentadas e corrigidas. Os baixos salários exigem REAJUSTE JÁ! Em especial os milhares que tem o seu vencimento básico abaixo do salário mínimo nacional, afrontando a Constituição Estadual. No estado até mesmo os salários de diversos cargos de nível superior são muito baixos.

    O surrealismo dos supersalários
    Enquanto isso, supersalários resistem por conta de jeitinhos e de interpretações convenientes aos interessados em assegurar ganhos recordes. Um único funcionário chega a perceber R$ 52.635,98. A média dos supersalários alcança R$ 29,5 mil, totalizando um dispêndio inaceitável de R$ 1,3 milhão por mês com menos de meia centena de privilegiados.

    ResponderExcluir
  129. Euler,

    Você é dú Car....

    Me desculpe a expressão, mas você consegue transformar momentos de tensão e angústia em momentos de descontração e alegria não tirando de foco a nossa greve.

    Todos nós do NDG somos muito gratos por este espaço descolado da educação.

    Só gostaria de reforçar aos companheiros de luta que não se esmoreçam. O diabo cospe fogo, e daí, tenho o NDG ao meio lado e Deus no coração.

    Cuidado com os post vindo dos quinta. O governo está mais acuado do que nós, unidos somos mais fortes e venceremos!

    Abraço forte a toda família do NDG, pais, alunos e simpatizantes pela educação pública de qualidade.

    ResponderExcluir
  130. ouvi comentários de um vice diretor que no proximo mes nossos contra-cheque virão zerados e que não haverá premio de produtividade. Não sei se é verdade... ou apenas mais uma chantagem....

    ResponderExcluir
  131. Euler,

    Quero parabenizar a Professora Geanne de Itabira, a única que está em Greve na E.E. Dr. José de Grisolia, que também faz parte do pequeno grupo paralisado na E. E. Trajano Procópio, devido a sua ombridade e dignidade a escola entra no índice de escolas parcialmente paralizadas, apesar da pressão da Diretora e Secretária, que telefonaram para todos os designados e os ameaçaram para voltar que caso contrário perderia seus cargos, nossas Colegas que estão aproveitando a situação para subir horário e ir para casa mais cêdo vai ter a coragem de olhar e sua cara? Ou será que Geanne não tem conta para pagar? É a justificativa de muitos, estou decepcionada e a cada dia a angustia aumenta pela indiferença de nossos Governantes, só consigo dormir tomando Citoloplan.

    ResponderExcluir
  132. Não querem indicar um deputado do PSDB para fazer parte da comissão que vem na próxima semana,porque será?Medo do que poderá acontecer?Saiam das tocas e comprovam o que dizem.Parece até que eles sozinhos valem alguma coisa.Foi o povão que os colocaram aí e ainda pagam seus salários para viverem nesta mordomia sem fazer nada que vale a pena!

    ResponderExcluir
  133. Euler,

    esse blog continua sendo importantíssimo veículo de comunicação entre os nossos Guerreiros.

    Gostei da sugestão de colocarmos a lista negra dos deputados mineiros inimigos da educação aqui no blog bem visível com nome, foto e partido.

    Vamos colocar em discussão!

    E. E. JOAQUIM PEDRO NASCIMENTO PRESENTE NA GREVE!

    ResponderExcluir
  134. Ibirité - Fundação Helena Antippoff - Escola Sandoval Soares de Azevedo tem professores em greve!
    Chegaram 2 ou 3 substitutos.

    A presidente da Fundação é a mãe do NOBRE Dinis Pinheiro.

    ResponderExcluir
  135. CUT NACIONAL > LISTAR NOTÍCIAS > ACONTECE > ARROCHO E DESVALORIZAÇÃO SE COMBATEM COM MOBILIZAÇÃO

    Arrocho e desvalorização se combatem com mobilização
    23/09/2011
    Bancários rejeitam proposta da Fenaban e aprovam greve a partir do dia 27
    Escrito por: Contraf-CUT
    Os bancários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Ceará, Paraíba, Bahia, Alagoas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Campo Grande, Campinas, Juiz de Fora, Dourados e Campina Grande, reunidos em assembleias realizadas pelos sindicatos na noite desta quinta-feira (22), rejeitaram a proposta da Fenaban e aprovaram a deflagração de greve nacional a partir da próxima terça-feira (27). As assembleias ocorreram em todo o país para definir os rumos do movimento(acompanhe na tabela abaixo as informações dos sindicatos).

    A decisão segue orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que considerou insuficiente a proposta dos bancos de reajuste de apenas 7,8% sobre os salários, a Participação dos Lucros e Resultados (PLR) e as demais verbas (vale-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta-alimentação e auxílio creche/baba, dentre outras). O índice representa somente 0,37% de aumento real.

    "Os bancos lucraram mais de R$ 27,4 bilhões no primeiro semestre deste ano, mas fizeram uma proposta com ganho real muito pequeno, não tem valorização do piso, nem elevação da PLR, desrespeitando quem produziu esses resultados gigantescos. Além disso, eles nada ofereceram para gerar empregos e acabar com a rotatividade, muito menos para melhorar efetivamente as condições de saúde, segurança e trabalho", avalia o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro.

    Uma nova negociação ocorre com a Fenaban nesta sexta-feira (23), às 14h, em São Paulo. Na próxima segunda-feira (26), novas assembleias deverão ser realizadas pelos sindicatos em todo país para avaliar o resultado da nova rodada e organizar a greve.

    "Esperamos que os bancos apresentem uma proposta decente para valorizar os trabalhadores, distribuir renda, melhorar o atendimento aos clientes e assumir um compromisso com o Brasil e os brasileiros", defende Carlos Cordeiro. "Caso contrário, a resposta dos bancários virá, com toda a certeza, na forma de uma greve nacional ainda mais forte do que a que realizamos no ano passado. Estamos preparados para a mobilização e não vamos aceitar uma proposta que não caminhe na direção do emprego decente para a categoria", aponta.

    Os bancários querem reajuste de 12,8% (inflação do período mais aumento real de 5%), maior participação nos lucros, valorização do piso, fim da rotatividade, mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, mais segurança, igualdade de oportunidades e inclusão bancária sem precarização, dentre outras reivindicações.

    ResponderExcluir
  136. Prof. Helvanio (Sobrália)
    Continuem divulgando os nomes das escolas que estão em greve nas várias regiões do Estado. Estou fazendo uma lista para divulgar aqui na região.
    www.profhelvanio.zip.net

    ResponderExcluir
  137. 23/09/2011 11h52 - Atualizado em 23/09/2011 13h26
    Professores da rede pública estadual do Ceará decidem manter greve


    fonte: http://g1.globo.com/ceara/noticia/2011/09/professores-da-rede-publica-estadual-do-ceara-decidem-manter-greve.html

    (a gazola de barba é o pai do anastasia, por isso essa increnca toda).

    ResponderExcluir
  138. 23/09/2011 11h59 - Atualizado em 23/09/2011 12h11
    Estudantes e servidores da educação fazem manifestações em BH
    Cerca de 700 alunos se reuniram no Parque Municipal.
    Servidores de educação protestaram em frente ao Ministério Público.



    fonte: estudantes-e-servidores-da-educacao-fazem-manifestacoes-em-bh

    ResponderExcluir
  139. Até que enfim,Euler!!!
    Estava aguardando ansioso estes abaixo-assinados.
    Acho que deveríamos começar logo nas primeiras horas de segunda-feira.O que você acha?

    ResponderExcluir
  140. E.E. João XXIII - Ipatinga
    Somos 10 guerreiros/as em greve até o pagamento do piso implantado no nosso plano de carreira.

    ResponderExcluir
  141. Opinião – Mais um oportunista político em ministério

    Mais um oportunista político em ministério
    Continuarei implacável na cobrança moralizadora de alteração de artigos na Constituição brasileira. A falta de respeito com o voto do eleitor nacional tem se constituído numa vergonha. Vota-se num cidadão, ele se elege. Depois de eleito, dá uma banana ao eleitor ao fugir de suas funções ou obrigações legislativas para assumir cargos nos governos. Aí assume o suplente em desacordo com o voto do eleitor. Mas em épocas de eleições, os candidatos se apresentam como uns cordeirinhos para pedir voto e muitos sonegam informações verdadeiras ao eleitor. Como alguns são mal-intencionado, corrupto, desleal e pérfido escondem do eleitor a sua predisposição de interrupção de mandato para assumir cargos nos governos. Isso significa que falta à maioria dos políticos brasileiros credencial de confiabilidade, respeitabilidade, honestidade, seriedade e outras honorabilidades de procedimentos políticos para com o eleitor. Neste momento, mais um oportunista político, que não respeita o voto do eleitor, assume a pasta do Turismo.
    O deputado Gastão Vieira (PMDB-MA) é mais um apadrinhado de Sarney. Mais um pulador de galho em desvio de função legislativa. Mais um estelionatário eleitoral. E mais um enganador do eleitor que foge de seu mandato para exercer cargo no governo.
    Esses são os políticos sem caráter e sem escrúpulo, políticos velhacos que só querem levar vantagem. Políticos solertes como tão bem caracterizou Euclides da Cunha, em Contrastes e Confrontos p. 168: “o político tortuoso e solerte que (…) faz da política um meio de existência e supre com esperteza criminosa a superioridade de pensar.”
    É por isso que o voto deveria ser facultativo para o eleitor ingênuo não ser obrigado a votar nesses pulhas, que só tratam de seus interesses e das glórias do poder. Tanta gente competente, fora da política, poderia exercer a pasta do Turismo e novamente um “político profissional”, sem qualificação da área, é designado para o ministério. Neste jogo de poder, ficam claros os interesses subjacentes ou inconfessáveis do PMDB para manter os seus apaniguados no governo. Este é o Brasil vergonhoso, comandado por políticos espertalhões.
    O Congresso Nacional deveria combater essa prática viciada de desvio de função legislativa. Já é tempo de se propor alteração no Art. 56-I da Constituição Federal, para que o parlamentar se mantenha fiel na função legislativa, ou renuncie ao mandato para exercer cargos nos governos.
    Júlio César Cardoso
    Bacharel em Direito e servidor federal aposentado
    Balneário Camboriú-SC

    ResponderExcluir
  142. "Alguem sabe uma maneira mais eficaz de aniquilar um governante corrupto, ladrao, sem moral, indecente, ineficiente, preparado para fazer o mau, nojento e asqueroso?"

    Se souberem me avisem!!!!

    ResponderExcluir
  143. Boa noite amigos.

    Fui à minha escola hoje à tarde e alguns alunos me disseram que iriam fazer greve para que eu voltasse.
    Achei lindoooooo!!!

    Amo vocês meu alunos.

    E. E. Maria De Lucca Pinto Coelho - Manhuaçu, em greve.
    Funcionando os três turnos, com muitos professores contratados e alguns colegas que não aderiram e/ou voltaram.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  144. Professores em salas de aulas da E.E.Cel.José Ildefonso, em Piranga, vamos refletir um pouco com nossas consciências.

    Estamos sendo justos?

    Precisamos deixar extravasar nossos sentimentos de CIDADANIA, JUSTIÇA, BEM ESTAR E COLETIVIDADE.
    Afinal fazemos parte de uma sociedade.

    E os nossos alunos, nossa profissão, nosso senso de justiça, nossas avaliações próprias??

    Quem somos nós?

    - Orgulhosos;
    - Egoístas;
    - Omissos;
    - Insensatos;
    - Medrosos;
    - Covardes ou...

    Não acredito em nenhuma destas opções, pois devemos saber que algum dia teremos que lutar por nós mesmos.
    Serão estas as batalhas mais duras de nossas vidas, das quais não poderemos fugir.

    Vamos repensar nossas ações, talvez pensando em nossos filhos, nossos pais, nossos amigos, nossas crianças...

    Em toda situação da vida que nos encontrarmos, temos escolhas a fazer e a principal delas é procurar estar bem, em paz e com a consciência tranquila, cientes que estamos combatendo o bom combate, procurando sempre a felicidade, sabendo-se que, vivemos em comunidade e esta também necessita principalmente de justiça para todos.

    Nas batalhas da vida, temos sempre a oportunidade de evoluirmos como seres humanos, seja nas vitórias ou nas derrotas.

    Nestas passagens de nossas vidas escolheremos entre:
    - o bem e o mal;
    - a justiça e a injustiça;
    - a amizade e o egoismo;
    - a ação e a omissão;
    - a coletividade e o individualismo;
    - o desenvolvimento e a inveja;
    - isto ou aquilo,
    e seremos sempre o reflexo de nossas escolhas.

    ResponderExcluir
  145. Oi pessoal,
    A cidade de Mariana está presente na greve e faz parte do NDG. As escolas Dom Silvério, Soares Ferreira e Gomes Freire estão funcionando com os tampax (de isopor como disse um colega do blog). Só voltamos com o piso. Um grande abraço, Paula.

    ResponderExcluir
  146. E.E. Prof. Francisco Brant Presente na Greve.
    Escola funcionando parcialmente por causa dos tampões. Aliás eles tem as mesmas atribuições do Anastasia: incompetentes e medíocres.
    Ainda entendo que o governo está num beco sem saída e não sabe mais o que fazer. Um desespero. Estamos psicologicamente cansados e toda a cautela agora é pouco contra as artimanhas e mentiras desses incompetentes.
    vamos ficar atentos.
    David

    ResponderExcluir
  147. Escola Prof Inês Geralda de Oliveira,bairro Juliana-BH,turno noturno aproximadamente 50% de adesão ao movimento grevista.Contando as escolas aqui mencionadas,ultrapassa a conta da vovó Gorgonzola,não?!?CAI NA REAL,secretária: O caldo tá entornando a muito tempo!!!!

    ResponderExcluir
  148. " O Brasil não é um país sério..."

    ResponderExcluir
  149. Entrevista dos professores em greve:

    http://www.youtube.com/watch?v=w5DIxKHoXjQ&feature=player_embeddedl

    ResponderExcluir
  150. ...greve de fome (comi o restante da frese...)


    http://www.youtube.com/watch?v=w5DIxKHoXjQ&feature=player_embeddedl

    ResponderExcluir
  151. Escola Estadual"Deputado Patrus de Sousa"CARANDAÍ.A maioria dos professores em greve e firmes na luta.Alguns voltaram não sei se por medo ou por covardia.
    O melhor de tudo: Não estão conseguindo professores substitutos para todos os cargos,KKKKKKKKKKKKK...Não podemos desistir,Vamos mostrar o quanto somos fortes. De fome não morreremos.

    ResponderExcluir
  152. Hoje teve designação na minha escola, somos 5 professores em greve e eu e meus colegas fomos pra porta da escola junto com 2 pessoas do sindicato, para tentar convencer as pessoas a não pegarem as aulas. Para os cargos de história, um calhorda pegou as aulas (o professor titular não estava presente) e para o outro cargo nós conseguimos convencer o candidato a ir embora espontaneamente. Em seguida, nas designações de matemática e geografia, ninguém apareceu. Na última designação, que era pra minha vaga, apareceram várias pessoas, só conseguimos convencer uma a ir embora. Diante disso comuniquei à direção que eu voltaria da greve e, pasmem, ela disse que mesmo assim iria prosseguir com a designação, pois havia uma resolução do governo a respaldando. No edital está escrito que a vaga era para me substituir, como designar uma pessoa para substituir um professor que não está ausente? Os ânimos se exaltaram e em conjunto do pessoal do sindicato foi elaborado um documento questionando a legalidade do processo, este será encaminhado na 2ª feira. Estou com os nervos em frangalhos e indignada com a atitude dessas pessoas que pegam as aulas pra nos substituir. Com que autoridade esses professores irão cobrar respeito dos alunos, sendo que se comportam como traidores sem moral? Péssimo exemplo para os nossos alunos...

    ResponderExcluir
  153. Caros colegas de Cel Fabriciano:

    Da escola Alberto Giovannini,Pedro Calmon,Polivalente,Zacarias Roque ,Celina Machado,Joaquim Gomes,Geraldo Perlingeiro Etc...Colegas de toda Minas Gerais que estão em sala de aula .Vocês Estão nos envergonhando,Será que alguém que esta ai trabalhando não quer o piso.Duvido!!! Saiba que tem pessoas acorrentados pelo os nossos direitos,pessoas em greve de fome,pessoas que viajam todas semanas longas distancias ,perdendo sono correndo risco de vida,pessoas que não receberam pagamento e esse trabalho é sua única fonte de vida.Mas pessoas que tem BRIO, sabe o que é certo e não se vendem como judas.Pessoas que podem perder a batalha ,mas,não perdem a vergonha de serem honestos tem objetivos e não se sentem bem com o sofrimento dos outros.Ainda há tempo entre na luta com a gente,mostre que é um cidadão .Não deixe que pessoas sofram em uma batalha tão longa, que com certeza se tivesse o seu apoio já teria acabado.A melhor arma para vencer esse ditador é a nossa união.Vamos todos paralisar até terça feira encher BH e mostrar para esse ditador nossa indignação.Contamos com você seja qual for o seu problema tenha certeza que a mobilização é a melhor saída para a nossa conquista.PISO,PISO.PISO,,,só voltamos com o PISO.

    ResponderExcluir
  154. Escola Estadual Ari da Franca BH, está com um bom número de companheiros em greve.

    Léia - BH

    ResponderExcluir
  155. Carissimos vejam o que encontrei no blog de um colega nosso
    http://westerleysantosfilosofia.blogspot.com/2011/09/nesta-semana-estive-visitando-tres.html
    Falando sobre as catratações de tampão e escolas paradas.
    Abração
    David

    ResponderExcluir
  156. Iturama: EE Antonio Ferreira Barbosa
    EE Tiradentes
    EE Nossa Senhora de Lourdes

    NDG firme e forte...

    ResponderExcluir
  157. EE Paulo Campos Guimarães-alguns guerreiros resistem
    EE D. Francisca de Oliveira-quase totalmente parada
    EE Min. Francisco Campos-funcionando com tampax
    EE Dr. Jacinto Campos- não se envergonham: todos trabalhando com aplausos do Tonhão.
    Acordem companheiros !!!!! Há dois guerreiros em greve de fome desde 19/09. Todos nós somos responsáveis ...
    Prof. Liberio. Pompéu

    ResponderExcluir
  158. Tá na constituição brasileira:TODO PODER(LEGISLATIVO,EXECUTIVO E JUDICÁRIO),emana do povo e em seu nome será exercido.PASSOU DA HORA DE FAZERMOS VALER ESTA MÁXIMA,OU ENTÃO QUEIMA A CONSTITUIÇÃO.DEMOCRACIA SEM POVO É DITADURA.HOJE O SENADOR PEDRO SIMON,FALOU QUE SE O POVO NÃO FOR PRÁ RUA NADA VAI MUDAR, E QUE O CONGRESSO SÓ FUNCIONA SOB PRESSÃO.CADÊ AS CENTRAIS SINDICAIS, QUE DEFENDEM OS TRABALHADORES,COLOQUEM O POVO NA RUA JÁ,OU TAMBÉM ESTÃO MAMANDO??????

    QUERO O MEU PISO JAÁÁÁÁÁ!!!!!!

    Força na luta/José Henrique

    ResponderExcluir
  159. Conceição do Rio Verde, sul de Minas, presente na greve

    ResponderExcluir
  160. A greve até que ESSE DITADOR NOS PAGUE O QUE É NOSSO!!!!!!!!!!!!!
    A SITUAÇÃO MAIS GRAVE DESSA GREVE NÃO TER DIANTE DE NÓS UM DITADOR, MAS SABER QUE TEMOS COLEGAS EMPENHADOS , TANTO QUANTO ELE, EM DESTRUIR A EDUCAÇÃO. LUTAR CONTRA O DITADOR JÁ NÃO FÁCIL. Agora implorar pra que colega venha ou não abandone a luta...é difícil, é a batalha mais pesada. É óbvio que se todos compreendessem A TRAGÉDIA QUE ESTÁ ACONTECENDO..
    É MUITO DIFÍCIL CRER QUE: MAIS O EGOÍSMO IMPERA!
    sÓ QUE HÁ UM NDG, E ESSE NÃO DARÁ NEM UM PASSO ATRÁS.
    FORÇA POVO DA LUTA E NA LUTA..
    ATÉ A VITÓRIA!

    ResponderExcluir
  161. Caro Euler,

    Atendendo a ideia de um dos valentes blogueiros em greve, segue o nome de minha escola que está quase totalmente parada.

    EE Américo Renê Gianetti

    Uberlândia

    ResponderExcluir
  162. Caro Euler,

    Gostei da ideia de uma valente blogueira em greve que falou para que fizéssemos bazares para ajudar os companheiros grevistas em dificuldade.

    Vou passar a ideia para o Comando de Greve aqui em Uberlândia.

    Um grevista de Uberlândia

    ResponderExcluir
  163. povo na rua!!!
    segunda feira
    terça feira

    NOSSA ASSEMBLÉIA NA TERÇA VAI MOSTRAR PARA A SECRETARIAZINHA AS 11 escolas paradas!!!
    A quem ela ainda quer enganar?

    SEM O PISO, NADA DE RETORNO.
    NOSSA DIGNIDADE ANTES DE QUALQUER ATITUDE!!!
    Estive na assembléia hj, e confesso a vcs, não quis ir ver os colegas que estão fazendo greve de fome. TRISTEZA NA ALMA....
    por muitas razões. Mas a que mais me incomoda é O DESCASO, A INSENSIBILIDADE DOS COLEGAS QUE NÃO ENTENDEM O QUANTO ESSA LUTA PRECISA DO APOIO DELES.
    ABRAÇO E NÃO DESISTIMOS MESMO COM ESSA TRISTEZA NA ALMA PELOS COLEGAS EM GREVE DE FOME

    ResponderExcluir
  164. Caríssimo Euler:
    A madame min pirou,né?
    Onze escolas em GREVE???,Ô COITADA!!!!!
    Várias escolas de Valadares presentes na GREVE:
    Levindo Coelho
    Antônio Ferreira L.Dias
    Júlio Soares(parcial)
    Nelson de Sena
    Colégio Estadual
    Sinval R. Coelho
    BOM Pastor(BRAVÍSSIMO PROFESSOR GERALDO ROCHA)
    Abílio Patto(grupo fantástico)
    Darcy Ribeiro(parcial-Escola dos bravos Rafael
    e Josélia)
    Arabela Costa(parcial)...
    Tem outras,viu,parcialmente paradas.
    Abraços amigos.Com garra na GREVE!!!!

    ResponderExcluir
  165. GRAÇA:

    Boa noite Prof Euler,

    Concordo com a divulgação da ficha completa com as fotos dos deputados e dos demais inimigos da educação. Estamos recebendo apoio de segmentos importantes!
    Peço publicar a carta para que todos possam ler.

    Campinas, 20 de setembro de 2011.

    Ao
    SindUTE-MG
    Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais
    A/C. de Mônica.

    Prezada Mônica:

    Pedi ao Prof. Luciano Mendes de Fatia Filho para me informar o e-mail do Sindicato porque queria transmitir pessoalmente minha total concordância com os termos da carta aberta que ele dirigiu ao Desembargador Roney Oliveira.
    De fato, é inaceitável essa posição do Ministério Público. Realçando o paradoxo, cabe dizer que é injusta a decisão da Justiça que declarou ilegal a greve dos professores estaduais de Minas Gerais. Na verdade, uma iniciativa como essa, vinda do Ministério Público, constitui uma inversão da função própria desse órgão que é “a defesa dos direitos sociais e individuais indisponíveis” e o “zelo pelo efetivo respeito dos poderes públicos aos direitos assegurados na Constituição”. Assim, nessa situação específica da greve dos professores públicos de Minas, cabe inequivocamente ao Ministério Público denunciar o Poder Público, no caso o governo do estado de Minas Gerais, obrigando-o a cumprir as determinações da Constituição e da legislação complementar em atendimento às legítimas reivindicações dos professores. No entanto, em lugar de exercer essa função que lhe é própria relativa ao respeito do governo estadual pelos direitos sociais e individuais dos professores e da população mineira a uma educação pública de qualidade, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, ao declarar ilegal a greve, volta-se contra os direitos dos professores e protege a ilegalidade da posição intransigente do governo que se recusa a reconhecer a legitimidade das reivindicações dos professores. E foi exatamente essa intransigência governamental que obrigou a categoria docente a recorrer à greve no exercício desse outro direito que também lhe assegura a Constituição.
    Enfim, creio ser pertinente reiterar aqui a conclusão de minha fala no “Painel 4 – Educação”, integrante do Evento “A luta pelos direitos sociais: conquistas e novos desafios - 20 anos de Constituição Cidadã 1988 – 2008” realizado na UNICAMP no dia 8 de outubro de 2008:
    Se a educação é direito público subjetivo passível, portanto, de mandado de injunção e se o não atendimento desse direito importa na responsabilização da autoridade competente, então a área jurídica, de modo geral, e o Ministério Público, em particular, tem muito trabalho pela frente à vista do objetivo de efetivar, de modo universal, o direito à educação no Brasil. Se o Ministério Público assumisse à risca os preceitos constitucionais, os tribunais estariam entulhados de mandados de injunção e a maioria das autoridades já estaria no banco dos réus.


    Dermeval Saviani,
    Professor Emérito da UNICAMP e Pesquisador Emérito do CNPq.

    ResponderExcluir
  166. Olá companhiros e companheiras!
    Gostaria de parabenizar três professores designados da E.E de Ouro Preto que resistem bravamente às pressões do governo, Ramon, Gabi e Rodolfo, os demais designados, infelizmente, são covardes e traíras.

    ResponderExcluir
  167. Euler

    Infelizmente não posso me identificar, pois sofrerei represálias terríveis.

    Mas já pensaram em entrar em acordo com outros sindicatos e realizarem uma greve geral de dois dias em Minas. Somente em Minas.

    ResponderExcluir
  168. Uberlândia tem muitas escolas em greve.

    Força na luta até a vítória!

    ResponderExcluir
  169. Sub-comandante Euler, deu no Estaminas, menor salário do senado é de 10.000,00, e os pelegos achando bom o subsídio. Deixa aposentar para ver, o marido mete o pé a bunda, pois, estará acabada, pobre, e só reclamando o tempo todo, e esqueci, doente nas maõs do ineficiente ipsemg. Força na luta, ainda podemos mudar este quadro.

    ResponderExcluir
  170. E.E.Pandiá Calógeras,Belo Horizonte : 14 professores parados e dois forçados a dar aulas.


    Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  171. sub-comandante Euler, os professores que continuam em greve, são realmente professores, pois, e não ratos que se escondem com medo da responsabilidade. Força na luta.

    ResponderExcluir
  172. oi gente,

    Assinei este abaixo assinado, mas parece que já existem outros com temas semelhantes. Bom seria se tivesse só um, mas vamos assinando.

    Abaixo-assinado para que o Governo de Minas CONVERSE com Sind-UTE

    Assine http://bit.ly/o6qQmB

    ResponderExcluir
  173. Euler,
    tem um anônimo(das 20:51) que sempre posta
    comentários tentando denegrir a noss entidade
    sindical.Pelo tipo de comentário,estou certa
    de que é sempre a mesma pessoa.Está certo:
    o blog é seu,democrático,mas me dá nos nervos
    pois estou certa de que alguém que está em greve
    não postaria certos comentários.Já comentei algo
    sobre isto antes mas você não postou.
    claro que o sindicato tem seus erros(são humanos).
    Agora,um sujeito escrever"sindicato de merda"
    quefinge que nos defende,que é isto???
    Abraços,
    Helena Thaereh

    ResponderExcluir
  174. Olá, Helena.

    Obrigado por chamar a atenção para o ocorrido. Já excluí o comentário que você mencionou. E vou me desculpar: é que às vezes chegam muitos comentários de uma só vez, eu estou fazendo outra atividade (uma pesquisa, ou mesmo fora da Internet) e procuro aprovar todos rapidamente fazendo aquela leitura apressada. Vou procurar ficar mais atento. Claro que não se trata de censurar quem critica o sindicato - eu mesmo já fiz várias críticas - mas, de diferenciar entre uma crítica construtiva, daquela plantada para diminuir ou dividir a categoria.

    Um forte abraço e força na luta!

    Euler

    ResponderExcluir
  175. PARA OS ALIENADOS: A greve nem começou.


    PARA OS OPORTUNISTAS: As férias "fora-de-época" já acabaram


    PARA OS QUE TÊM LIMITES: A greve acabou.


    PARA OS GUERREIROS: A luta continua. Com o grito na garganta, com a ânsia pelo campo de batalha, com a cabeça erguida, com a indignação no peito, com a força dos ideais, com a sede da VITÓRIA.

    A verdadeira batalha sempre acaba antes para os alienados, para os oportunista e para os limitados, MAS NUNCA PARA O GUERREIRO!

    VIVA O NDG

    Escola Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité

    ResponderExcluir
  176. Boa Noite!

    Os guerreiros de Caratinga vão voltar nas escolas, mas desta vez é para pedir socorro mesmmo.Última cartada, sei que Deus irá tocar no coração dessas pessoas ,elas não podem ser tão covardes.Vamos convidar essas pessoas para participarem do movimento em Belo horizonte.A capital Mineira vai tremer...........Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  177. Pedro Paulo G. Teixeira - Gov. Valadares24 de setembro de 2011 às 00:10

    DESIGNADOS, NÃO TENHAM MEDO!

    O governo está dizendo que vai desligar os designados, faz ameaças que contrariam a legislação que garante o direito de greve a todo e qualquer trabalhador. Eles estão ameaçando, mas não podem fazer nada contra nós, fiquem firmes, vamos manter nosso propósito e união. Se o governo demitir os designados terá que ser para contratá-los novamente, não há profissionais para ocupar o lugar, mas de qualquer forma não podem demitir. Ameaçar é uma coisa, fazer é outra. O governo está blefando, acreditem. Estão falando até em estudar punições para os concursados, estão atirando para todos os lados, desesperados, emitindo todo tipo de declaração mentirosa para enfraquecer a nossa greve. Nossa reação deve ser de endurecer ainda mais, ampliar e aprofundar o movimento, não vamos ceder nem um milímetro.

    Tenho uma amiga que é diretora e ela disse que a secretaria de educação não sabe mais o que fazer, cada dia fala uma coisa diferente, estão desorientados. Não acreditem de maneira nenhuma nas ameaças que a direção reproduz, porque é apenas repetição de papagaio, nem sabem o que estão dizendo. Permaneçam firmes! Quanto mais o governo nos ameaçar, maior é o indicativo de seu desespero. Eles não vão demonstrar isso na mídia, vão sempre se apresentar calmos e seguros, mas é tudo falso, estão DESESPERADOS, porque o prejuízo político já é enorme e vai aumentar ainda mais. A mídia começará aos poucos a abandonar o governo (já começou) e depois será a vez de parte da base aliada na Assembléia Legislativa. A comissão de fiscalização da aplicação do piso nacional formada por deputados federais já estará aqui na próxima semana. O que está retardando a formação dessa comissão é o fato de que o PSDB (partido do governo de Minas) se nega a indicar um representante e é fácil saber o motivo, eles sabem que não têm saída.

    Fiquem firmes, meus amigos, porque não se faz história com medo e covardia. Não temos nada a perder, o governo é que precisa dos professores e não o contrário. Volto a repetir, as ameaças são apenas bravatas, apenas boatos, terrorismo puro e vazio, com o único e exclusivo objetivo covarde de incutir medo nos servidores designados. Não caiam nessa! Os poucos substitutos que estão colocando no nosso lugar são pessoas despreparadas, jamais conseguirão sustentar-se nas salas de aula. Além do mais, caso o governo realmente chegue à burrice extrema de demitir algum servidor, aí sim, eles sentirão o que é a força de luta dos professores de Minas Gerais. Nós não vamos aceitar isso e vamos radicalizar cada vez mais e mais. Chega de autoritarismo e arbitrariedades! Que as leis sejam cumpridas já! Não se intimidem e sejam corajosos, pois estamos todos juntos na mesma luta. E temos representantes que também estarão do nosso lado. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  178. Estou alegre agora por que estou confirmando o que eu ja tinha quase certeza... a greve passa muito alem dos numeros que o governo quer que a gente acredite e principalmente aqueles que ainda tem medo.Mas agora estamos todos divulgando os nomes das nossas escolas e sao muitas,graças a Deus. Isso com certeza encoraja aqueles mais resistentes.
    No twitter, tambem lancei ideia de que sao mais escolas em greve que a midia noticia. Twittei, muito com várias pessoas, estou usando as armas que tenho... kkk, legal tambem.... é preciso manter a esperança... tem horas que eu desanimo.... mas eu entro no blog do Euler.... animo de novo -nao podemos perder essa batalha. Seguimos lutando. Sonho com o dia em que todos paralisem suas atividades, para que assim a gente possa mostrar a este governo o nosso valor.
    Abraços a todos, um abraço especial a voce, Euler que faz toda a diferença.
    Claudia

    ResponderExcluir
  179. Escolas em greve em Vespasiano e São José, de forma total ou parcial: 13 das 13 existentes. A média de paralisação nestes 108 dias de greve foi de 75 a 80%, com 100% de adesão à greve em pelo menos quatro escolas durante a maior parte deste tempo. No final desta semana soube que houve algumas contratações dos substitutos e alguns designados, pressionados pela chantagem do governo e dos diretores, acabaram voltando. Mas, a grande maioria dos colegas em greve continua firme. Na segunda e na terça pela manhã vamos fazer uma visita para dialogar com os colegas, com os pais de alunos e alunos e convidá-los para as atividades de segunda e terça em BH.

    Seria muito importante conseguir uma paralisação total, ou quase, nos próximos dias, pois o projeto do governo estará em votação na ALMG. Precisamos mostrar a nossa força - da categoria e a da comunidade - e mostrar para o governo que a sociedade mineira dos de baixo não vai aceitar este golpe.

    ResponderExcluir
  180. Olá pessoal, tive uma ideia, não sei se é válida, mas não custa tentar.
    O que vocês acham de postarmos reclamações no site do PSDB reclamando da postura do Anastasia, se o número de postagens for grande, quem sabe o partido não fala com ele?
    O site é esse: https://www2.psdb.org.br/index.php/psdb/fale-conosco

    Força a todos!

    ResponderExcluir
  181. Por e-mail:

    "Napoleão Andrade:

    Prezado Euler estou encaminhando para você a carta de minha colega e amiga, ex-presidente da UTE, Rosaura.

    Um abraço,

    Napoleão.

    "Queridos(as) colegas,

    Se você é professor(a)

    a) aposentado(a) ou em afastamento preliminar da rede estadual, ou

    b) que não aderiu à greve porque não acreditava nela, ou

    c) que já esteve em greve mas se decidiu a voltar ao trabalho, temendo o corte do pagamento — pois embora mísero, sem ele seus filhos passarão necessidade, ou

    d) que devido às ameaças do governo ficou com medo de perder seu emprego, ou

    e) que não aguentou o peso de ver que seus alunos estão sendo prejudicados, ou

    f) que, por várias dessas ou outras razões não citadas acima, está se sentindo, como eu, incomodado(a) por estar assistindo pela imprensa (isto, quando esta dá a notícia), ou acompanhando pela internet o que o governo vem fazendo com os professores em greve e gostaria de fazer alguma coisa para manifestar seu apoio aos professores em greve e, ao mesmo tempo, demonstrar para o governo que o fato de não estar em greve não significa concordar com o que ele está fazendo:

    Venha participar de uma manifestação de apoio à greve dos professores da rede estadual, segunda-feira dia 26/09, a partir das 14 h, na Praça da Estação.

    Professora Rosaura de Magalhães Pereira

    Professora da Rede Estadual em afastamento preliminar à aposentadoria e ex-presidente do Sind-UTE"

    ResponderExcluir
  182. Euler , veja esse endereço que uma aluna me mandou:
    http://www.google.com.br/search?q=RECORD+NEWS+SUDESTE+GREVE+DOS+PROFESSORES&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a
    Essa rede passa em vários países,rsrsrsrss, internacional. Nossa greve já está além das fronteiras do Brasil.

    ResponderExcluir
  183. Olá, Anônimo de 00:21,

    Respeito sua sugestão, mas acho que funcionaria melhor se conseguíssemos colher depoimentos de moradores, gravados ou em fotografia, com o seguinte formato:

    - pai ou mãe de aluno revelando que votou em Aécio e Anastasia e que se arrepende disso e que nunca mais vai votar neles ou em que eles indicarem, tendo em vista o que eles estão fazendo com os educadores e com a Educação pública em Minas.

    E divulgar isso pela Internet.

    No Chile, os estudantes, segundo me revelou a combativa colega Sabrina, natural de Ipatinga e que mora no Chile atualmente, vem acontecendo uma interessante prática. O movimento dos estudantes recolhe apoio das pessoas, dos mais diferentes grupos ou categorias, que manifestam este apoio através de uma foto com uma declaração - como fez a Sabrina na foto que publicamos em um dos posts anteriores.

    Com isso eles formaram vários álbuns com milhares de declarações de apoio, de todas as pessoas da comunidade, nacional e internacional, e o movimento foi crescendo e se tornou uma causa nacional.

    ResponderExcluir
  184. Euler ,a minha substituta é tão eficiente que meus pequenos até xixi no lixo estão fazendo.Várias mães já me procuraram desorientadas,não sabem mais o que fazem.Disseram que os cadernos estão um lixo e as correções todas com erros.Pensam que é moleza,agora aguenta! Só volto com o piso!

    ResponderExcluir
  185. 1-E.E Geraldo Parreiras- Joao Monlevade, presnte na greve !!!!!!!!!!
    2 -Reforçando: a Escola Estadual Bernardo Monteiro BH tem representantes na greve!!!
    3- E.E Alberto Pereira Lima- Joao Monlevdade, presente na greve. !!!!
    4- ESCOLA ESTADUAL SÃO JOSÉ - ALTO RIO DOCE - PRESENTE NA GREVE
    5 - E. E. Carlota de Andrade e E. E. Humberto de Campos em Itanhomi presente na greve. E. E. VEREADOR ANTÔNIO DUARTE COM AULAS PARCIAIS!
    Escolas presentes na greve em Ipatinga:
    6 - E.E. Nacif Selim de Sales
    7- E.E. Nilza Luzia de Souza Butta
    8 - E.E. Selim José de Sales
    Estas são as que eu sei, mas, creio que tem mais escolas parcialmente paradas aqui.
    Força companheiros!!!!!!
    NDG Itabirito
    9 - E.E.Intendente Câmara: 11 combativos - desde 08/06
    10 - E.E.Engº Queiroz Júnior:11 combativos - desde 08/06
    11- E.E.Dr. Raul Soares: 02 combativas - desde 08/06
    12 - Escola Estadual "Professora Maria Coutinho" -Contagem - Presente na greve.
    13 - DIVINOPOLIS NA GREVE
    14 - E.E.Cel.José Ildefonso em Piranga, funcionando parcialmente.
    15 - E.E " Dom Velloso" Ouro Preto 100% dos professores em greve,
    16 - E.E.Cel. Amantino Maciel em Piranga, quatro guerreiras(os)
    17 - E. E. "José Severino" - Sobrália
    18 - Dom Cavati
    19 - Tarumirim - 6 escolas parcialmente paradas.
    20 - E.E. SAnt'Ana -Brasília de Minas presente na greve
    21 - Escola Estadual Professora Coutinho(Contagem)
    22 - EE. Albero Azevedo - Inhapim quase total
    23 - EE Engenheiro Amaro - Taruaçu parcial
    24 - E.E. Maestro villa Lobos
    25 - E.E.Alberto Azevedo
    26 - E.E.Antonio Carlos
    27 - E.E. Dr. Alípio Fernandes
    28 - E.E. Dr. Guilhermino de Oliveira
    29 - E.E. Joaquim Francisco Xavier (Santo Antonio)
    GREVE EM SETE LAGOAS:
    30 - EE Emilio de Vasconcelos Costa
    31 - EE Maurilio de Jesus Peixoto
    32 - EE Prof. João Fernandino Junior
    33 - EE Professor Rousset
    34 - EE Sinhá Andrade
    35 - EE Professora Elza Moreira
    36 - EE Alonso Marques
    37 - EE Julio Cesar
    38 - EE Deputado Renato Azeredo
    39 - EE Bernado Vasconcelos.
    CAMBUÍ - SUL DE MINAS
    40 - E. E. JOÃO LOPES PARCIAL
    41 - E. E. ANTONIO FELIPE DE SALLES PARCIAL
    42 - E. E. PROFª MARIA DA CONCEIÇÃO MORAES PARCIAL
    Iturama ,
    43 - E.E.Antonio Ferreira Barbosa
    44 - E.E. Tiradentes
    45 - E.E Nossa Senhora de Lourdes
    Até aqui chegamos no nº que está sendo divulgado pela SEEMG
    46 - Escola Estadual Leonina Mourthé de Araújo em Santa Luzia
    47 - Vespasiano
    48 - São José da Lapa, presentes na greve!
    49 - Escola estadual Professor Antônio Fernandes Pinto
    Rio Piracicaba;
    50 - E.E.Juventino Alves Ferreira - Greve parcial -Virgolãndia.
    51 - E. E. Constâcio c. de Alvarenga- Greve Parcial Nacip Raydan
    52 - EE.FRANCISCO MENEZES FILHO - BH
    53 - EE MAURILIO DE JESUS PEIXOTO -SETE LAGOAS
    54 - EE BERNARDO VALADARES
    55 - EE GRAMONT ALVES GONTIJO - BETIM
    56 - EE CLEMENTE DA ROCHA BANDEIRA
    57 - EE CONSELHEIRO PENA
    58 - EE LUIZ GONZAGA BASTOS - CONSELHEIRO PENA

    Dados do Blog do Euller de acordo com os comentários.

    Falta ainda as escolas de Gov. Valadares, aqui da região.

    Colegas divulguem os nomes das escolas da SRE de Gov. Valadares que tem servidor em Greve.


    Prof.Helivanio, estive no seu blog e copiei sua lista... bom demais!!! olha, faltam muitas escolas , mas do jeito que está a gente ja vai se animando!!! Terça-feira tem assembleia, temos que lotar aquela praça!!!!
    E vamos completando a nossa lista!!!

    ResponderExcluir
  186. Completando a lista de guerreiros de Sete Lagoas e região:
    E.E. Dr Ulisses Vasconcelos
    E.E. Eponina Soares
    E.E. Sátiro Alvim
    E.E. Modestino Andrade
    E.E. Dr Avelar
    E.E. Edite Furst
    E.E.Francisco Sales (Capim Branco)

    ResponderExcluir
  187. Oi Euler

    Como é interessante perceber outros olhares...
    Veja que texto encantador, com fotos e video produzidos por uma garota que assistiu o confronto entre policiais e manifestantes no dia em que a Praça da Liberdade...naquele dia.

    Abraço.

    http://ilovebubble.com/portfolio-item/grevedaeducacao/

    ResponderExcluir
  188. Tirado do j o tempo
    D+++
    V.LAPA
    Anastazia meu caro, atualize seu professômetro. Será que só você não está vendo o tamanho da greve e as conseqüências dela aos jovens mineiros? Com que cara vai à televisão falar de qualidade da educação, sendo que não paga um mísero piso que já é lei federal? Toda a sociedade está abismada com tanta falta de sensibilidade diante de um problema tão grave que a educação está vivendo aqui em MG. Tanto o seu professômetro quanto o seu disconfiômetro precisa ser atualizado.

    ResponderExcluir
  189. Divino - MG:
    Escolas Estaduais no município: 3.
    100% Greve.
    Até a vitória!

    ResponderExcluir
  190. Exame da OAB reprova 85,14% dos bacharéis de Direito no país
    Apesar do pequeno número de convocados, a quantidade dos que passaram na prova subiu em relação a dezembro de 2010
    Do R7 - 23/09/2011 - 16:55
    JULIA CHEQUER/R7
    Resultado final: apenas 18 mil dos 121.309 inscritos na primeira fase do exame foram aprovados
    O último exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), aplicado nos meses de julho e agosto deste ano, reprovou 85,14% dos bacharéis de Direito que fizeram a prova, de acordo com o secretário-geral da instituição, Marcos Vinicius Furtado Coelho.
    O resultado final mostra que apenas 18 mil dos 121.309 inscritos na primeira fase do exame (14,85%) conseguiram ser aprovados.
    Apesar do pequeno número de convocados, a quantidade dos que passaram na prova subiu em relação a dezembro de 2010, data da penúltima aplicação do exame da OAB.
    Em 2010, somente 11 mil dos 116 mil inscritos (9,74%) foram considerados aptos pela OAB para exercer a profissão.
    A porcentagem de aprovados nesta edição do exame da Ordem deste ano pode aumentar, pois os candidatos costumam pedir recurso no processo seletivo - o número divulgado pela OAB não contabiliza os recursos.
    No entanto, a quantidade de bacharéis que apelam não deve alterar muito o resultado preliminar, de acordo com o secretário-geral da OAB.
    Histórica
    A baixa aprovação no exame de 2010 gerou polêmica entre estudantes e entidades. A Justiça Federal chegou a determinar a inconstitucionalidade do exame para o exercício da profissão de advogado.
    A liminar havia sido concedida pelo desembargador Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF-5), cujo filho foi reprovado por quatro vezes no exame entre 2008 e 2009.
    A decisão beneficiava apenas Francisco Cleuton Maciel e Everardo Lima de Alencar, mas abria brecha para novas ações no mesmo sentido. No entanto, O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, cassou a decisão.
    UMA CLASSE(OAB) QUE ATÉ AGORA NÃO VI MANIFESTAR A FAVOR DOS MESTRES, AÍ ESTÁ O RESULTADO, SABE PORQUE, PORQUE SÓ É BOM ALUNO AQUELE QUE TEM BOAS NOTAS E BONS ORIENTADORES DO PRIMARIO ATÉ A FACULDADE, SENÃO ESTA VISTA AÍ A DIFICULDADE DE ALUNOS, NADOU..NADOU..E MORREU NA PRAIA, VERGONHA DO ENSINO PUBLICO DESTE PAÍS E NÃO SE TOCAM, ESTE É APENAS ALGUNS DOS EXEMPLOS, SEM CONTAR MÉDICOS QUE ESQUECEM TESOURAS DENTRO DE PACIENTES. SOCIEDADE BURRA E OMISSA(COM EXCESSÕES), CONTINUEM COM OS SEUS LADOS LAGARTIXAS, SÓ BALANÇANDO A CABEÇA PARA OS PODEROSOS, É O QUE ELES MAIS QUEREM E CONSEGUEM, PORQUE NINGUEM ACORDA PARA A REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. FORÇA MESTRES, SABEMOS QUE A GREVE ESTA FORTE E NÃO ACREDITAMOS EM MENTIRAS DE JORNALECOS VENDIDOS AOS "PATRÕES". O POVO APOIOA OS PORFESSORES, FORÇA.

    ResponderExcluir
  191. Olá ,
    A Escola Estadual Emilia Esteve Marques, o Polivalente de Carangola, apesar das pressões tem um grupo de Professores que ainda estão firmes na greve. ATÈ O PISO!!!
    Maurélio

    ResponderExcluir
  192. Professores reafirmam que não voltam ás salas de aulas sem o piso.

    "Queremos retomar as atividades, mas só voltaremos às salas de aula quando recebermos uma proposta consistente. A greve continua e a mobilização também". A posição foi anunciada na manhã desta sexta-feira pela diretora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Lecioni Pereira Pinto, durante manifestação na porta do Ministério Público Estadual, no Bairro de Lourdes, Região Sul de Belo Horizonte.

    Paralisados há 108 dias, cerca de 150 professores da rede estadual participaram do protesto. De acordo com Lecioni Pereira Pinto, a presença dos educadores no local era para afrontar o governador Antônio Anastasia, que receberia uma comenda na solenidade de encerramento da Semana do Ministério Público 2011. No entanto, os manifestantes não conseguiram ver o governador mineiro.

    O prazo dado pelo Governo de Minas para que os professores designados em greve retornem ao trabalho termina nesta sexta-feira (23). Caso não voltem às salas de aula até às 17 horas, o Estado garantiu que irá abrir processo administrativo, na próxima segunda-feira (26). Neste caso, cada profissional terá direito de defesa, mas corre o risco de ter seu contrato cancelado.

    Após o movimento, o grupo voltou para a porta da Assembleia Legislativa, onde os professores estão acampados desde o início desta semana. Dois integrantes do grupo fazem greve de fome há mais de 72 horas.

    A diretora estadual do Sind-UTE reclama da postura do Ministério Público. "Ao invés de resolver o problema, o órgão mostra partidarismo e oferece uma medalha ao governador", disse.

    CERTO, AGORA É LUTA ATÉ O PISO E SEM O PISO NÃO PISO NA ESCOLA, VAMOS A GREVE..GREVE..GREVE...GREVE..GREVE..GREVE..GREVE..GREVE.....ATÉ O NOSSO PISO, É NOSSO E NINGUEM TASCA.

    ResponderExcluir
  193. Funcionários dos Correios decidem continuar com greve

    Categoria recusou proposta de reajuste de 6,87%, mais aumento real de R$ 50 e abono de R$ 800

    Sabrina Craide - Agência Brasil - 23/09/2011 - 16:33. Última Atualização: 17:56

    Funcionários dos Correios fazem manifestação em frente ao Palácio do Planalto

    BRASÍLIA – Os funcionários dos Correios, em greve desde a última quarta-feira (14), aprovaram na tarde desta sexta-feira (23) a manutenção da paralisação por tempo indeterminado. Eles não aceitaram a posição da diretoria da empresa, que na quinta-feira (22) voltou a oferecer a proposta apresentada aos trabalhadores antes da greve, que prevê reajuste de 6,87%, mais aumento real de R$ 50 e abono de R$ 800. Em Belo Horizonte, centenas de funcionários fizeram manifestação à tarde, concentrando-se na Liberdade, na região Centro-Sul da capital.
    A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) protocolou, pela manhã, nos Correios, uma contraproposta que prevê aumento linear de R$ 200, além de reposição da inflação de 7,16% e aumento do piso salarial de R$ 807 para R$ 1.635. A categoria também exige a contratação imediata de todos os aprovados no último concurso público dos Correios.

    Segundo a empresa, a contraproposta da Fentect é praticamente a mesma apresentada no início das negociações. O impacto dessas exigências nas contas dos Correios pode chegar a R$ 4,3 bilhões, o que representa um aumento de 70% na folha de pagamento da estatal.
    O diretor da Fentect, José Gonçalves de Almeida, disse que a direção da empresa rejeitou a proposta dos trabalhadores antes de conhecê-la. Ele também disse que a categoria não aceita a proposta que foi reapresentada pelos Correios. “Não vamos apreciar uma proposta que já rejeitamos, queremos que a empresa venha e sente na mesa de negociação”, disse.
    De acordo com os Correios, desde o início da greve, a média de atraso nas entregas chega a 35%. Os Correios entregam todos os dias 35 milhões de objetos, entre correspondências e encomendas. Os serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta foram suspensos, já que eles funcionam com horários marcados para a entrega.
    Segundo dados apresentados pelos Correios, a adesão dos trabalhadores à greve estava em 19% na quinta-feira. Mas a estimativa dos grevistas é que cerca de 70% dos funcionários estejam sem trabalhar.
    MUITO BEM GUERREIROS DOS CORREIOS, NÃO SÃO BURROS DE CARGA, FORÇA NA LUTA, ABÇOS.

    ResponderExcluir
  194. Bom dia Companheiros de luta
    Tenho matutado algumas sugestões sobre os nossos próximos passos:
    Primeiro, sobre a contratação dos professores OBs:
    Em muitos locais esta contratação está sendo feita em cargos vagos e não em substituição para o nosso governo escapar da Lei Federal que nos dá direito a greve. Nesse sentido acho que deve haver movimentação jurídica do Sindicato e nossa no sentido de:
    a)provar que o governo está agindo de má fé;
    b)provar que há dinheiro em caixa, uma vez que o contrato em cargo vago segue até 31/12, não o invalidando o retorno da greve;
    c)provar a má administração pública e o abuso de poder pela criação de 12.000 novos cargos para contratação.
    d)uma vez que existem tais vagas e o concurso está em aberto, propor na justiça que tais vagas sejam lançadas no edital.
    Por outro lado, a fim de divulgar o sucateamento da educação pública com essa contratação conclamo meus companheiros de toda essa MG a tomarem as seguintes medidas.
    1) Em vez de xingar os OBs, conversar com os mesmos e se possível entrevista-los focando no seguinte:
    - titulação (formação)
    - experiência profissional
    - se pretende ou não seguir a carreira na Educação
    Caso, o profissional se negue a responder tais perguntas, proponho que com relação as duas primeiras seja feita uma pesquisa na secretaria da Escola.
    2) Com os dados reais que surgirão desta entrevista proponho que façamos cartazes ou panfletos mostrando à sociedade o sucateamento do ensino com esta contratação.
    Ex: Você trocaria um professor de matemática com 20 anos de experiência,licenciatura plena em universidade Federal e duas especializações, por um estudante de engenharia sem experiência?
    ou Você trocaria um professor de ciências com 15 anos de efetivo exercício, concursado, com curso de Licenciatura plena em ciências Biológicas, especialização em Educação Inclusiva, por um fisioterapeuta desempregado?
    3)Uma das manifestações mais divertidas que ocorreram durante a nossa greve foi a Xepa da Educação que aconteceu na Varanda Esquerda da assembleia, quarta, 21/09. Professores de todas as áreas sendo leiloados pela bagatela de 712 reais, com primeiro pagamento só em janeiro 2012. Essa oferta nem o Ricardo cobre. Pois bem, sugiro que em toda Escola onde tenha ocorrido contratação reproduza-se a xepa durante a próxima semana. Além de deixar os OBs sem graça, conscientizar pais e alunos, é também uma forma de reforçar a reportagem do balanço geral que foi ao ar esta semana. Durante a xepa também pode se panfletar sobre as contratações.

    Achei super válida a sugestão do Euler de fazer vídeos com quem votou no PSDB e divulgar no YouTube. Também acho bom a gente divulgar os pais que apoiam nossa greve. Quarta passada, além de conversar com o Paulo Roberto, conversamos com Aleho, um paraguaio que ganha a vida dando aulas particulares de espanhol, tem 3 filhas matriculadas na rede estadual, e apoia o nosso movimento. Quem sabe não tá na hora de fazermos uma Assembleia em BH, convidando os pais a comparecerem (não na terça, talvez na quarta).

    Quero lembrar também os companheiros e companheiras que provavelmente a nossa vigília na ALMG deve continuar, portanto se puderem se organizar para ficar pelo menos 1 noite acampado, nós agradecemos. Faz frio depois das 3, então tragam cobertores.
    E como pedido final, não vamos nos esquecer de trazer os contracheques para votação e que tal se a gente fizesse um grande mural de contracheques (xerox) para exposição na ALMG?

    ResponderExcluir
  195. GREVE ! GREVE !
    ATÉ A VITÓRIA !

    ResponderExcluir
  196. Amigos dedGreve,
    eu já postei as escolas de Valadares.Sou
    anônimo das 23:14.Confiram a lista,por favor.
    Um abração.Fiquemos com Deus!!!!!(Na greve,claro
    e em tudo mais)

    ResponderExcluir
  197. De Marcos Pereira. (Blogueiro que publica diariamente no jornal Hoje em Dia.)

    Pensando o Brasil
    Ética da imprensa
    Quando a imprensa não tem ética e trabalha puramente com interesses econômicos, o cidadão é quem sai prejudicado.

    Veja o que aconteceu recentemente com uma revista tradicional de circulação nacional. Ao anunciar na sua capa uma reportagem de um remédio milagroso para perder peso, colocou em risco a vida de muitos pacientes que sofrem com diabetes, já que a citada matéria provocou uma corrida às farmácias que hoje estão com falta do remédio.

    Quer dizer: muitos compraram o remédio para emagrecer e aqueles que realmente precisam dele para o tratamento de uma doença grave e séria como diabetes estão sem acesso ao medicamento.

    O pior é que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) teve que divulgar uma nota esclarecendo que a matéria estava equivocada e que o remédio não era tão milagroso como apresentado pela reportagem.

    SRº MARCOS PERREIRA já ouviu falar que o feitiço vira contra o feiticeiro, ACHO QUE NÃO, POIS O JORNAL(HOJE EM DIA) EM QUE PUBLÍCA SUAS MATÉRIAS É EXATAMENTE O QUE O SRº FALA AQUI:"SEM ÉTICA E TRABALHA PURAMENTE COM INTERESSES ECONOMICOS E O CIDADÃO É O PREJUDICADO." OU NÃO VÊ COMO SEU JORNAL TRATA A GREVE DOS PROFESSORES DE MINAS GERAIS,A SAÚDE, A SEGURANÇA, ETC, SÓ COM NOTICIAS TENDENCIOSAS, VEJA "MATERIAS" DA SUA COLEGA RENATA EVANGELISTA SOBRE A GREVE DOS MESTRES, SEMPRE COM DESTAQUES PARA O GOVERNO, SERÁ PORQUE ELA TEM TANTA RAIVA DOS PROFESSORES???? E O SENHOR, PORQUE TÃO OMISSO, VIU COMO O TIRO SAIU PELA CULATRA, ABÇOS E FAÇA UM JORNALISMO DE VERDADE E PARE DE FALAR ABOBRINHAS, NÃO EXISTEM MAIS TANTA GENTE BOBA COMO VCS PENSAM, ABÇO "JORNALISTA". EM TEMPO, NÃO SOU PROFESSOR, APENAS UM SIMPLES PAI DE FAMILIA COM FILHOS EM ESCOLA PUBLICA E APOIO A GREVE JUSTA DELES, OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  198. Márcio Fagundes
    Máquina azeitada
    O governador de São Paulo, Geraldo Alkimin (PSDB), almoçou dia destes com dois auxiliares (Sílvio Torres-Habitação e Márcio França-Turismo) no restaurante "Viena", na Avenida Paulista. Tudo bem, iniciativa civilizada entre colegas de Poder Executivo. Chamou atenção de um mineiro presente à casa, porém, o fato de o tucano ao fim do encontro solicitar ao garçom a "nota paulista". Ou seja, até mesmo o governador acumula crédito em conta pessoal para posterior desconto no IPVA, por exemplo, como lhe faculta a lei. Os mineiros resistem em ofertar semelhante opção ao consumidor. A princípio, a medida é inibidora da sonegação fiscal. Hoje existe projeto idêntico ao de São Paulo em tramitação na Assembleia, assinado pelo deputado Gustavo Valadares (DEM). Pelo visto, condenado a dormir no escaninho do Legislativo. A lógica tributária é perversa: arrecadar, sim; devolver, mesmo que um pingadinho, não.
    Picanha
    A história corre na boca da oposição em Salto da Divisa, no Norte de Minas. Dona Inhá Pimenta doou uma fazenda para a Fundação Tinô da Cunha, mantenedora do Hospital Senhor do Bonfim, com cerca de 1.500 cabeças no pasto, há quase 30 anos. O rebanho se resume hoje a 32 novilhas. A propriedade foi vendida. O gesto beneficente se desdobrou em favorecimento a terceiros, que na certa não comeram quase todo o gado em churrascada. Ficar do outro lado do balcão na política local permite, por exemplo, ilações como a de que o asfalto de Almenara só não chega a Salto da Divisa para impedir o crescimento da cidade. Aí já é demais...
    Sem coliforme
    O queijo artesanal de Minas resiste na boa mesa. O deputado Carlos Mosconi (PSDB) aproveitou a popularidade do produto, motivo de documentário do cineasta Helvécio Ratton, para estimular a realização de debate em torno da iguaria na Assembleia. Segundo ele, mais de 30 mil famílias sobrevivem da fabricação artesanal do queijo, tradicional na cultura gastronômica do Estado, embora apenas 176 produtores sejam credenciados a vendê-lo. Portanto, é preciso confrontar as legislações estadual e federal. Esta proíbe sua venda fora do território mineiro.
    Estrategistas
    A secretaria de Estado da Agricultura e o Ima, por sua vez, mostraram interesse no evento, visto que se encontram no fogo na dosagem certa de coalho dois documentos regulamentares (decretos) relativos ao produto, elaborados num prisma multidisciplinar. O de normas de transição aguarda o chamegão do governador Anastasia. O outro mexe em vespeiro, pois sabidamente ofende normas federais, de caráter superior. O Governo estuda a possibilidade de editá-lo, desafiando a legislação, para provocar ação de inconstitucionalidade. A polêmica sobre o queijo no STF abriria discussão política, de marketing, etc. Isto é, o bom combate em torno do queijo de Minas.


    De birra
    O Legislativo mineiro promove seminário sobre "Pobreza e Desigualdade" em várias regiões do Estado. No dia 3 de outubro, por exemplo, será em Pouso Alegre. Ali com uma peculiaridade: desde logo os tucanos prometem não comparecer por conta de desavenças com o presidente local do PSDB, ex-prefeito Jair Siqueira.
    Não é todo dia que um ex-governador e o governador trocam ideias sobre a realidade do Estado e do Brasil, em confidências. Ontem, o deputado federal e ex-governador Newton Cardoso (PMDB), a convite do governador Antonio Anastasia (PSDB), matou saudades depois de muitos anos do variado café da manhã servido no Palácio das Mangabeiras, em conversa a dois que demorou quase duas horas. Cardoso já se restabeleceu de cirurgia realizada nos EUA para reconstituição de vértebra na coluna, abandonando, inclusive, a bengala que lhe serviu de companheira.
    "O que um príncipe aprende melhor é a equitação, porque o seu cavalo não lhe lisonjeia"

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...TAÍ, GOSTEI DA MATERIA SRº MARCIO FAGUNDES, PARABENS E SOU DO VALE DO JEQUITINHONHA, TAMBEM MUITO CONHECIDO POR MANDIOCAL DE POLITICOS RAPOSAS, ABÇOS.

    ResponderExcluir