sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma toma posse e fala em ensino de qualidade


"Mas só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens."

Palavras da presidenta Dilma Rousseff no ato de posse no Congresso Nacional, na data de hoje, dia 1º de janeiro de 2011. Vamos esperar - e cobrar - que as palavras se transformem realidade e não apenas promessas jogadas ao vento.

E, simbolicamente, foi muito importante assistir à posse pela TV da primeira mulher presidente da República do Brasil. Mulher e ex-guerrilheira, que combateu a ditadura militar, foi presa, torturada e não renega o seu passado. Agora na Presidência, terá a oportunidade de fazer avançar as conquistas sociais em favor dos de baixo. É o que esperamos e torcemos para que os ventos de mudanças e sonhos que varreram o mundo na década de 60 possam inspirá-la.

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Incorporo ao texto central os comentários a seguir, entre os quais o do nosso combativo amigo e colega Rômulo.

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Rômulo:

Na minha humilde opinião, o maior "legado" deixado pelo último governo é a constatação (infelizmente ainda não para as massas trabalhadoras) de que não é possível alcançar mudanças profundas na realidade social pelo atual modelo de democracia.

Não é possível a emancipação dos "de baixo" (oprimidos e explorados) pela alternativa eleitoral. A domestificação do PT significou a caducidade do sistema político, que tinha sido caracterizado pela possibilidade do Partido dos Trabalhadores, dentro das regras do jogo, impulsionar um governo democrático-popular, e, portanto, provocar paulatinamente a emancipação do povo brasileiro.

Vivi uma miltância modesta, mas ao mesmo tempo intensa nesses ultimos 08 anos e digo sem pestenejar que a característica essencial do Lula nesta "Gerência" foi a de jamais convocar o povo para uma luta importante. Jamais chamou o povo para enfrentar algum interesse majoritário das classes dominantes. Se for falta de memória da minha parte, peço a gentileza de algum companheiro recordar-me alguma!

Enfim. Não quero ser contraditório. Faço a reflexão mas continuarei colocando o melhor dos meus esforços nas lutas coletivas. Nego esse sistema, mas luto dentro dele. Afinal o novo surge do velho!

Podem atirar as pedras, mas achei a fala sobre educação pública da Dilma Rousseff uma fala genérica. Queria ter ouvido que haverá uma luta enérgica para aplicar 20% do PIB em Educação já esse ano e que eles iniciarão um processo de federalização do Magistério Público na educação básica brasileira. Dispensariam os deserviços do Haddad e o devolveriam ao Banco Mundial.

Para completar nomearam o Mercadante como novo Ministro da Ciência e Tecnologia. Reproduzo o comentário do meu Pai: "É a raposa cuidando do galinheiro".

Rômulo - terminando a fase paz e amor!
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Comentário do Blog: Como sempre o nosso colega e amigo Rômulo dá uma aula de política, com entendimento profundo acerca dos limites da democracia burguesa, e da necessidade de, apesar dos pesares, continuarmos a nossa luta de resistência e de sobrevivência contra os de cima. Um abração, Rômulo!

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mora:

Atenção!!! Apesar da saída da nazifascista Vanessa Guimarães da SEE, o discurso permanece o mesmo. Ana Gazzola assumiu dizendo: "precisamos rever o salário dos professores, mas esbarramos na LRF". Ou seja, a característica de Estado Mínimo permanece. Portanto, não esperemos nenhuma mudança substancial no trato dispensado à educação em MG. Vamos nos preparar para a luta novamente.

Em tempo 1: o PL 2215/08 que institui o Plano Decenal da Educação foi aprovado pela ALMG em Dezembro de 2010. O projeto garante o PISO NACIONAL como vencimento básico e está na mão do governador para ser sancionado. Por que o carcará não o assina???

Em tempo 2: o concurso público deveria ter seu edital publicado em Julho de 2010 e até agora nada. Por que não foi publicado até hoje??? Medo dos efetivados "dançarem"???

Em tempo 3: o Portal do Servidor já publicou o posicionamento na nova carreira (subsídio). Como era de se esperar, a grande maioria do professorado com curso superior foi posicionado em PEB1A. VERGONHA!!!!

Eduardo - Professor de História/ BH.
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Comentário do Blog: Caro Eduardo, agradecemos a visita e o comentário. Faremos uma observação: no caso da tal LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), este é realmente um problema que o legislador, sob o governo FHC, colocou no colo dos governantes e contra os servidores públicos, especialmente os da Educação, que são sempre a maioria em qualquer governo.

Assim, os governantes estão legalmente amparados para não darem os aumentos que merecemos e o governo federal tira o corpo fora. Por isso defendemos a retirada da folha do pessoal da Educação da tal LRF, pois seria bom inclusive para as demais categorias do serviço público, que teriam uma margem maior para reivindicar aumentos.

O ideal mesmo seria transferir os recursos do FUNDEB (que são oriundos dos impostos estaduais e municipais com pequena ajuda federal) para a esfera federal e deixar para a União complementar os recursos e pagar salários decentes aos educadores. Só assim não seremos marionetes desse jogo de empurra entre as diversas esferas da Federação: união, estados e municípios. Se querem levar a Educação a sério precisam tratá-la com políticas nacionais, a começar pelos salários dos educadores.


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Ivone:

Li alguns comentários aqui, dizendo que já foi publicado o posicionamento na "nova carreira"...porém encontro no portal do servidor, o posicionamento relativo ao "REPOSICIONAMENTO DOS SERVIDORES EM CUMPRIMENTO AO DECRETO Nº 45.274/09, À DECISÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE MINAS GERAIS NOS AUTOS Nº 1.0000.10.041.889-6/00 PUBLICADA EM 31/08/2010 E O TEOR DA NOTA JURÍDICA Nº 2474 DE 27/08/2010, EXPEDIDA PELA CONSULTORIA JURÍDICA DA ADVOCACIA GERAL DO ESTADO.
Estranho porque:

1- Se a validade é a partir do mês 6, porque não se pagou retroativo?

2- Se temos dois cargos,com mesmo tempo porque as letras divergem entre eles?

3- Revoltante só contar tempo de EFETIVO EXERCÍCIO",uma vez que mudei de cargo por concurso, e o tempo efetivo de antes não conta, nem o trabalhado como contratado.( 32 anos, contados como 8).

Descaso, descaso e descaso..Quem poderá nos socorrer??? chamamos o Chapolim Colorado???Algum colega mais bem informado poderia me passar melhores informações, se isso é geral ou erro no meu caso?

APESAR DE VOCÊ (A&A) E SIMILARES, desejo muita luz, força e garra nesse novo ano.

Abraços aos colegas

Ivone
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Comentário do Blog: Combativa colega Ivone, força e garra para você também. A questão do tempo de serviço é um dos pontos centrais da nossa luta para este ano. O novo posicionamento, no caso dos educadores, precisa respeitar o tempo de efetivo exercício, que é aquele tempo trabalhado tanto como contratado quanto efetivo ou efetivado. A nova tabela desconsiderou este tempo. Mas, podemos recuperá-lo com organização, unidade e luta. Um abraço e força na luta!

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Cristina Costa:

Euler, ano novo,..., e as velhas discussões...

Vamos esperar para ver em que direção vamos ter que trilhar. De pronto, já dá para perceber que a batalha deve permanecer.

Peço a Deus que renove minhas energias [para] estas batalhas que teremos que travar com certeza.

Feliz futuro para você amigo!
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Comentário do Blog: Um feliz futuro e presente em dobro para você, amiga e colega de luta Cristina! Vamos precisar da sua energia para enfrentar os desafios de 2011.

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Anônimo:

Ivone:

O posicionamento é referente a nova carreira, que é considerado seu vencimento (somatório de todas as vantagens), e não por tempo de serviço, é só vc ir no portal do servidor e ver sua situação funcional, verá que houve mudanças, pois foi enquadrada na nova carreira, não tem a ver com o reposicionamento; espero ter esclarecido um pouco as suas dúvidas.
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João Paulo Ferreira de Assis:

Prezado amigo Professor Euler

Eu lhe aconselho a entrar no blog Cutucando de leve, onde se informa que os senadores Pedro Simon e Cristovam Buarque apresentaram projeto de lei concedendo ao Piso Salarial Nacional dos Professores o mesmo reajuste concedido a eles senadores, de 61,78%. Passaria então de 1024,00 para 1.656,62. E ainda tem um link para o petição pública, para assinarmos o apoio a esta proposta. Eu já assinei.

Cordialmente João Paulo Ferreira de Assis
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Comentário do Blog: Acatando a dica do nosso amigo professor João Paulo, fomos até o site da Petição Pública (clique aqui para acessá-lo) e assinamos o projeto proposto. Pela iniciativa, caso o Piso salarial dos professores fosse reajustado de acordo com o índice dos congressistas ele passaria de R$ 1.024,00 para R$ 1.656,62. Junto com a assinatura deixei o seguinte comentário:

"A iniciativa é importante, embora esteja aquém daquilo que nós, professores, merecemos. Lembramos que este valor pleiteado é para uma jornada de trabalho 40 horas e que o próprio conceito de piso salarial encontra-se indefinido, nas mãos de um STF que se omite de julgar a ADIn de governadores inimigos da Educação pública."

P.S. Quando assinei a petição, pela manhã, a lista de assinaturas estava em torno de duas mil. Agora à tarde, com a divulgação por e-mail e no blog - e com a reprodução em rede - já são mais de 5.000 assinaturas. Esperamos que este número se multiplique, para demonstrar a força da categoria e a urgência de se aprovar um novo valor para o piso do magistério, pelo menos um pouco mais decente.

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Anônimo:

6040 assinaturas.Vamos lá colegas,"comprar" essa causa, assinando, divulgando.O número de professores e funcionários da Educação só em MG é muito grande.Não pode ficar como greve onde uma minoria batalha!!!Acreditando ou não,é uma forma de protesto, de reinvindicação!!!(1:oo hora agora)..Vamos tentar unir o BR nessa causa!!!
Bom dia!!!!
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Ivone:

Boa noite Colega Euler e seus leitores: 7566 pessoas já assinaram. Assinei ontem à noite e fui a assinatura nº 5.800. Não sei se estou dando importância exagerada ao fato. Mas como escrevi acima é uma forma de protesto e reinvindicação. Estou tentando divulgar através de Msn, e-mails, Facebook, comentários em Blogs.

Sugestão: Todos os blogs de Educadores, como já o fizeram a Professora Graça Aguiar e Cristina Costa, dando ênfase.
Quem tiver e puder, uma comunidade no Orkut. Precisamos de mais divulgação.

DÚVIDA: estou dando importância exagerada à essa lista, ou vocês tb acreditam que é válida pelo menos como forma de protesto e luta da classe???

Abraços.

Ivone
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S.O.S. Educação Pública:

Caros Colegas

Esse abaixo assinado é uma ótima oportunidade para mostrarmos a nossa indignação.

Temos que nos unir e lutar pelos nossos interesses, pois de promessas não cumpridas já estamos fartos. Este ano deve ser o ano da valorização dos docentes e da Educação Pública.

Educadores de todo o Brasil uni-vos! Enquanto não nos dermos ao respeito não seremos respeitados. Caso a promessa da presidenta não se torne realidade, a categoria têm o dever moral de promover uma paralisação geral de norte a sul do Brasil.

Grande abraço a todos

Graça Aguiar
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Professora Flávia Carvalho :

Caro Euler, me esclarece uma dúvida.... Efetivada LC 100 como PEB 3A, 15 anos de serviço...2 pós graduação. Vi meu Posicionamento hj, no Portal do Servidor - PEB 1 Nível 1 Grau A...
O que Anastasia vai fazer, em relação aos 7 biênios, 3 quinquênios e 10% de pós graduação, que já são direitos adquiridos, desde a reforma de 2003...... Tudo dentro dos R$1320,000.... De 31/12 para esse valor, diferença de R$ 43,00 já com descontos... Isso é que é desvalorização do professor...

Vi algo sobre a aprovação da Emenda 3 da PEC 54/2009, no Blog do Deputado Adelmo Leão... poderia nos esclarecer sobre....
Parabéns pelo ótimo blog....
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Professora Flávia Carvalho:

Onde localizar a tal petição do projeto dos senadores descritos acima dentro do blog Cutucando de leve....? "

Comentário do Blog: O link para subscrever a petição em favor do reajuste do piso do magistério com o mesmo percentual do reajuste dos parlamentares é este aqui. Já somos 8.117 professores a assinar o documento em favor do projeto dos senadores Cristovam Buarque e Pedro Simon.