sábado, 29 de novembro de 2014

Minas quer mandar tudo para a... São Paulo e Brasília e Paraná




Porque hoje é sexta-feira de um Black Friday para inglês ver, resolvi escrever este post só para mineiro ver. Minas se cansou dos tucanos. 12 anos foram dose cavalar. Por isso nas eleições de 2014 os mineiros deram um rotundo NÃO ao governo tucano. Mas, que implicações tem essa derrota? Que significados, quis dizer?



Na minha modesta avaliação sociológica e antropológica, Minas mandou uma clara mensagem para o Brasil e para os mineiros que moram em Minas: não queremos mais tucanos. Xô, xô, pessoal, vão cantar em outra freguesia. Por exemplo? Em São Paulo e Brasília. São Paulo mostrou que adora os tucanos, mesmo debaixo de uma seca danada. São 20 anos de tucanos governando aquele estado e eles quiseram manter o mesmo governo. É dose mais que cavalar. Merecem.



Por isso achamos por bem sugerir a quem se interessar pela sugestão que será dada, que os tucanos de Minas se dirijam em massa para estes três lugares: SP e Brasília e Paraná. Eles vão gostar. Hão de gostar. Os paulistanos adoram os tucanos. E os brasilienses odeiam os petistas. O Paraná também, tanto que criaram por lá até uma investigação na Petrobras na véspera das eleições para beneficiar os tucanos. Não funcionou 100%, mas bem que eles tentaram. Logo, serão muito bem recebidos os tucanos que baterem asas para aquelas paragens.



Aliás, dois tucanos mineiros de alta plumagem foram transferidos para Brasília: os dois ex-governadores que implantaram o choque de gestão. Eles já estão lá, no senado, atazanando ou se preparando para tal, a defender a experiência do choque de gestão que transformou Minas Gerais no paraíso da Terra. Pelo menos na propaganda midiática.



E por falar em mídia, que tal se São Paulo comprasse a Rádio Itatiaia e os jornais mineiros? Prestaria um grande serviço ao estado de Minas. O blog propõe ao novo governador mineiro que ele faça uma troca com São Paulo: uma parte da água dos rios de Minas pela mídia mineira, inteira. SP recebe a água como doação, e, em contrapartida, aceita o encargo por compaixão, permitindo que a mídia mineira se instale por lá.



São Paulo tem experiência nessa relação com a mídia. Não foi à toa que o governo do estado de lá comprou sem licitação milhares de assinaturas da Veja e da Folha para distribuir nas escolas públicas e intoxicar ainda mais a cabeça de muitas gerações. Já não basta a TV dos Marinho, com sua dose diária de torcida contra o Brasil – contra a Copa, contra os programas sociais, contra os pobres, enfim –, e ainda temos que aguentar a mídia regional que reproduz e amplia a estratégia do golpe a conta-gotas: todo dia, um novo bombardeio contra o Brasil.



Mas, neste momento, não importa muito o que acontece no Brasil, já que Minas tem a possibilidade de exportar tucanos para SP e Brasília. Ou para o Paraná. Os tucanos mineiros têm muito o que ensinar e oferecer a estes irmãos de outros estados. Foi aqui que se desenvolveu a teoria do choque de gestão, através da qual se conseguiu transformar num passe de mágica um estado quebrado – pelos próprios tucanos – num estado de excelência, que apresenta os melhores índices mundiais em tudo: na saúde, na educação, na segurança, no lazer. Minas é um paraíso e só não descobriu isso quem tem a cabeça dura, que nem a deste blogueiro, que insiste em não ver o que a propaganda mostrou sem parar nos últimos 12 anos. Que teimosia a nossa.



Uma das coisas que os tucanos mineiros vão ensinar é como lidar com a Educação pública. Especialmente com os educadores. Minas conseguiu desenvolver a melhor educação pública do mundo tratando mal os educadores, confiscando seus salários, não pagando o piso, destruindo sua carreira e dividindo a categoria. Os policiais, por exemplo, que foram tratados com mais respeito, nem são citados como exemplo para o Brasil – e olha que eles dão um duro danado. Então, Minas desenvolveu a tese, ligada ao choque de gestão: trate mal ao servidor público e arranque dele o melhor desempenho.



Uma outra experiência que os tucanos vão exportar para SP, Brasília e Paraná, menos para os estados do Nordeste, que por lá não há espaço para os tucanos baterem asas, é como lidar com a mídia. Em 12 anos de governo, a mídia mineira simplesmente se comportou como a mais provinciana das mídias do mundo. Tamanha submissão e puxassaquice não se encontra nem entre mídias de governos imperiais. Impressionante. Nem acredito que seja apenas pelo dinheiro, não, pois o governo federal também despejou dinheiro de sobra na mídia e só colheu críticas e pessimismo. Não há um só dia, entre os 4.383 da longa gestão tucana em Minas, que não tenha se repetido a prática do ataque sem trégua e sem direito de resposta ao governo federal e a blindagem dos tucanos.



De uma certa forma, a mídia mineira provou que ela tem uma grande força, mas não consegue dominar tudo e todos com sua ladainha. Do contrário os tucanos governariam Minas ad infinitum. É verdade que os mineiros da Grande BH, mais assediados pela intoxicação mental midiática, mantiveram sua fidelidade aos tucanos. Já os mineiros do Interior de Minas, sobretudo do Norte – Minas, são muitas, gente, já dizia o escritor e poeta – puderam pensar de forma mais independente, sem essa ladainha quase evangélica ortodoxa malafasiana de comentaristas e cronistas e palpiteiros de toda ordem que aparecem na mídia.



Então, xô, tucanos, xô, abram caminhos para que o novo governo mineiro comece a governar e a mostrar serviço. Ele tem muitos compromissos para cumprir ao longo do mandato de quatro anos. O novo governo tem compromisso com os educadores, que esperam que se cumpra o piso salarial e se recupere a carreira perdida; tem também compromissos na área da Saúde pública, da mobilidade urbana e da moradia popular. Não pode decepcionar, senão será tocado daqui, como os tucanos.



Minas tem dado os melhores exemplos para o Brasil, eu tenho dito isso aqui. Foi Minas que derrotou os tucanos e beltranos nas eleições deste ano, desbaratando os muitos golpes que a mídia tentou dar na candidata Dilma; foi Minas que apresentou o melhor futebol do país, ficando com os dois principais títulos: o Brasileirão com o Cruzeiro e a Copa do Brasil com o Galão da Massa. Foram conquistas reais, para além daquelas conquistas midiáticas que a gente só vê na propaganda.



Minas só não fez mais, só não deu o melhor exemplo no crescimento econômico, por exemplo, por conta do choque de gestão tucano. O Nordeste, por exemplo, cresceu acima da média nacional, reduzindo as diferenças regionais. Viva o Nordeste, porta-voz do povo brasileiro, da alma brasileira. O Brasil, de um modo geral, e graças às políticas dos governos Lula e Dilma, também fez bonito: tirou o país do mapa da fome, reduziu, ainda que aquém do desejado, as diferenças sociais, incluiu muita gente na disputa de mercado. O PT fez quase que um choque capitalista no Brasil, sem ficar preso à ortodoxia neoliberal: aumentou os salários, o consumo de massa, o emprego, a renda, enfim, criou um mercado interno pra capitalista nenhum querer abandonar.



Esta história de querer se mudar para Miami é papo furado de empresário quase quebrado. O mundo inteiro quer disputar o mercado de consumo do Brasil. E muita gente quer ganhar sem risco, com o capital especulativo, que é aquele que come a maior parte da receita do país. Infelizmente, o PT não teve coragem para enfrentar este dragão do mal. Nem o do monopólio da mídia. Agora mesmo, esta briga pelo não cumprimento do superávit primário e ajuste fiscal, que os tucanos e sua mídia denunciam e ameaçam e xingam, nada mais é do que a luta para garantir os grandes lucros do capital especulativo.



A chamada dívida pública brasileira não tem nada de pública. É uma verdadeira privatização do dinheiro público, que deveria ser aplicado na Educação e na saúde, mas que escorre para o ralo da comedeira de banqueiros e afins que se apropriam do suor do povo brasileiro. Se o governo federal estivesse nas mãos dos tucanos, a única razão de ser deste governo seria bancar esta dívida do primeiro ao último dia de governo. E que se danem as políticas sociais. O PT pelo menos conseguiu transferir uma parte expressiva dos nossos impostos para as políticas sociais em favor de milhões de pessoas. Ponto para o PT. Pena que não tenha tido a coragem de enfrentar a mídia. Isso só o Brizola teve. Ah, e o Marighella também, que em plena ditadura militar, tomou de assalto uma rádio em SP para fazer um pronunciamento à nação brasileira. Depois disso, as rádios e TVs brasileiras nunca mais foram usadas para servir ao povo brasileiro. Foram assaltadas pelas elites dominantes. E pronto.



Agora, enquanto os tucanos mineiros arrumam as malas para Brasília, São Paulo e Paraná – pelo amor de Deus, tucanos, não desistam de se mudarem – a nossa presidenta Dilma começa a montar o novo governo. Indicou primeiro o ministério da área econômica. Dilma foi um pouco bíblica, digamos assim. Seguiu as palavras de Cristo, quando este disse: deem a César o que é de César. O controle macroeconômico da economia não poderia ser entregue para Luciana Genro por exemplo. O país quebraria na primeira semana. Isto é óbvio. Se a presidenta Dilma me indicasse para ministro da Fazenda, por exemplo, eu quebraria o Brasil em meia hora, talvez menos. Minha primeira medida seria cobrar as sonegações de impostos dos grandes empresários, incluindo das TVs e rádios. Pronto. Só aí eu aumentaria a receita em quase 100%. O problema é que eu seria derrubado antes da receita chegar aos cofres públicos. Enfrentaria uma campanha midiática pior do que a que Getúlio Vargas e João Goulart enfrentaram.



Dilma então está fazendo o seguinte – ela me contou isso por telefone, outro dia, numa das conversas que tivemos após as eleições. É o seguinte, Blog do Euler – disse ela – eu vou entregar dois ou três ministérios para a ortodoxia neoliberal, mais um ou dois para o agronegócio, e vou guardar os da área social para pessoas comprometidas com as políticas sociais. Quando os ministros começarem a brigar entre si, como sou eu que dou a última palavra, eu faço uma consulta ao povo brasileiro para saber o que decidir. Coloquei o Blog à disposição da presidenta para fazer tal consulta. Ela aceitou, então oficialmente este modesto blog vai consultar a população brasileira – menos os tucanos, que não se submetem às instâncias nacionais. O negócio deles é com os States. São muito chiques para aceitarem uma consulta de um blog qualquer, ainda mais neste aqui, mineiro, uai.



O problema é que, enquanto Dilma monta seu novo ministério para arrumar a Casa, tem gente pensando em desarrumar a casa. Gente da Casa Grande, que sonha em retomar o controle total do governo federal. Armaram o golpe de vários lados. Felizmente, desta vez Minas está fora do golpe, pois os tucanos foram convidados a sair daqui. Em 1964, por exemplo, Minas, governado pelo traíra do Magalhães Pinto, da UDN, foi o primeiro estado a se apresentar para o golpe, com direito a desfile militar e tudo mais. Puro exibicionismo barato. O golpe já estava armado desde os States e os políticos mineiros foram meros coadjuvantes de quinta categoria. Não levaram nada.



Justiça se faça, naquela época o avô do tucano que bateu asas para Brasília, embora resida no Rio, ficou ao lado de Jango no Congresso Nacional.Tancredo era conservador, do antigo PSD, mas não se uniu aos golpistas. Hoje, o tucanato dorme e sonha com o golpe. Vai para as ruas pedir a volta dos militares – nem os militares querem isso, mas meia dúzia de paulistanos saudosistas dos generais de pijama querem. No TSE, um outro golpe pode estar sendo armado por um tucano de carteirinha: Gilmar Mendes. É ele quem está analisando as contas de campanha do PT e de Dilma. Já convocou um batalhão de técnicos para auditar as contas. Imagino que até a CIA esteja lá, assessorando os técnicos “nacionais”. Se descobrirem uma vírgula fora do contexto, a mídia se incumbirá de provar que Dilma recebeu dinheiro dos Ets de Varginha.



No Congresso Nacional, que fica em Brasília, para quem não sabe, e para onde o tucanato de alta e baixa plumagem se dirigem em peso, mais um outro golpe está em andamento. Querem eleger um traíra – como tem traíras este país! – do PMDB para a presidência da Câmara Federal. E ele já declarou seu amor eterno à mídia golpista e que está à disposição do golpe. E pronto. Sem meias palavras.



Claro que essa gente ainda não combinou com os russos. Nós, por exemplo, aqui do Blog, não fomos convidados para o golpe. Nem a maioria do povo brasileiro. Então, é melhor que eles aceitem o resultado das eleições e se acostumem com a ideia de que Dilma ficará mais quatro anos no governo. Vão ter que engolir o “sapo barbudo” e de voz rouca, e que se for provocado, pode querer voltar em 2018. Isto se o blogueiro que escreve estas mal traçadas linhas não resolver aceitar o convite já formulado pela presidenta. Ah, não contei isso para vocês não? Então segura: naquele último telefonema que recebi da presidenta, ela me convidou para aceitar o desafio de sair candidato a presidente da República em 2018. Como eu sou bolivariano, e palestino, e muçulmano, e cristão da teologia da libertação, e marxiano (não confundir com marciano) de última geração, é bem provável que o tucanato entre em desespero quando o meu nome for apresentado. A Veja vai dizer que fui eu quem mordeu a maçã, e inventei o pecado. Então é melhor deixar o sapo barbudo mesmo, que já se acostumou a levar pancada de todo lado, e nem se despenteia por isso.



Então, para finalizar a prosa, ficamos assim: tucanos mineiros, xô daqui. Vão bater asas em SP, Brasília e Paraná. E nóis, cá de Minas, porque Minas são muitas, estamos de olho em tudo, rindo até as orelhas, com jeito de quem não quer nada com nada, mas querendo tudo. Tudo, neste caso, é mais e mais: mais mudança, mais salário para os de baixo, mais saúde pública de qualidade, mais investimento na Educação e no bolso dos educadores, mais emprego, mais e mais, nada de menos. Que este papo de ajustar as contas sempre em cima de nóis, os de baixo, é coisa de tucanos do choque de gestão. Não dá. Querem cortar gastos? Comecem pelos de cima: deputados, senadores, juízes, governadores, presidentes da república, vereadores, prefeitos, empreiteiros, banqueiros, a grande mídia, enfim, tem uma lista grande de gente grande, que prega o ajuste das contas, e que deve dar o primeiro exemplo. Então, presidenta Dilma, oriente os seus ministros a começarem os cortes pelas bolsas dos de cima: bolsa-banqueiros, bolsa-mídia, bolsa-parlamento nas três esferas, bolsa-justiça, bolsa-concessionários de ônibus, bolsa-empreiteiros, entre outros. Nada de mexer nas bolsas-famílias dos de baixo.



Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!



                                     ***


138 comentários:

  1. Euler,Caríssimo!!!
    Você cursou Jornalismo(Comunicação)?
    Como você escreve tão bem!!!
    Obrigada pelos magníficos esclarecimentos,
    via Nosso Bloguíssimo!!!
    Helena Thaereh

    ResponderExcluir
  2. E na SRE de Governador Valadares... A mulher insiste em permanecer... Churrascaria Spettos que o diga,kkkkkkkkk. Vai deixar PT?

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Euler,
    Texto genial. Mesmo sem lhe pedir permissão, já postei no facebook.
    Professor Herbet de Freitas
    Cristália - MG

    ResponderExcluir
  4. Xô tucano e deixe o PT trabalhar!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Euler!
    Em verdade, o PSDB é execrável. FATO. Não há como constestá-lo.
    Seu texto foi tão bom, que chega às raias da literatice. Perdoe-me o SERMO VULGARIS.
    Mas, porém, todavia, contudo ... aguardemos 2015, pois os petistas Luís Dulce, Fernando Cabral,
    Carceroni e Carlão IN ILLO TEMPORE a nós professores nos deixaram
    na mão. Exceção: ROGÉRIO CORREIA.

    ResponderExcluir
  6. Vejam só:
    Se eu ganhasse um salário deste proposto, como aposentada estaria ganhando quase 4 mil reais.Quem está começando ganha mais do que quem está na ativa a anos.Não dá para entender.

    Para o cargo de Professor de Educação Básica - Ensino Religioso, o edital Seplag/SEE 03/2014 prevê 1.648 oportunidades.

    A remuneração para os cargos de Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) é de R$1.005,46 para a carga horária semanal de 30 horas. Para os cargos de Especialista em Educação Básica (EEB) é de R$1.455,30, com carga horária semanal de 24 horas. Para os cargos de Professor de Educação Básica (PEB) a remuneração inicial será de R$1.455,30 para uma jornada de 24 horas semanais.

    As inscrições podem ser feitas a partir do dia 10 de dezembro e vão até o dia 11/01/2015, pelo site do IBFC. O valor de inscrição será de R$30,00 para a vaga de Assistente Técnico de Educação Básica, R$40,00 para Professor de Educação Básica e R$45,00 para Especialista em Educação Básica.

    Os textos de cada um dos editais e demais informações encontram-se disponíveis nos sites www.ibfc.org.br; www.planejamento.mg.gov.br e www.educacao.mg.gov.br.

    ResponderExcluir
  7. Ministros e federais vão receber em 2015 mais de 30% de aumento.E nós vamos continuar chupando dedo.

    ResponderExcluir
  8. Belo texto Euler, mas olha só: como é isso de ser marxista e simultaneamente cristão da teologia da libertação?! Pois o que na prática aconteceu foi uma brutal perseguição e genocídio de cristãos, cometido pelos comunistas. Após a morte de Karl Marx, esse foi o legado deixado... ou foi pelo menos assim que os comunistas interpretaram a tal dialética de Hegel e Marx. Uma coisa é criticar a religião quando usada como ópio do povo, outra coisa é sair perseguindo e matando todo e qualquer tipo de cristão pelo país afora, prática essa que continua acontecendo nos países que usam a ditadura comunista, aliás esses fatos nem são cogitados nas universidades ao pregarem o marxismo. A teoria é linda, né? A propósito, por que um regime que teoricamente é tão humano, deixou aprisionado os cidadãos de Berlim por 28 anos naquelas muralhas? Na Venezuela hoje, por exemplo, várias rotas de vôos internacionais já são proibidas... será que estão condenados a viverem encarcerados também?! E essa desgraceira toda vai acontecer aqui no Brasil também?! Misericórdia meu Deus!!! Desde que comecei a votar aos meus 16 anos sempre apostei na esperança do PT... Mas sinceramente nesta última eleição não fui conivente nem pactuei com corja de nenhuma espécie. Aquele comunismo do comum à todos, típico de Jesus Cristo, já aconteceu em algum lugar desse planeta?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega, excelente contestação! Ao que tudo indica, o Prof. Euler terá
      muitas decepções com MUITAS PESSOAS que "rezam" na sua CARTILHA (os FALSOS AMIGOS de "partido", de "ideologias"). Oxalá não as tenha, pois o ele parece ser um homem de bom coração.
      Uma coisa é abominar Aécio e sua CURRIOLA (ótimo!) outra coisa é achar que o MARXISMO é a PANACÉIA para todos os MALES.
      Cuidado, gente! As decepões nos trazem amarguras e, ipso facto, DOENÇAS. Destarte, evitemos nos ILUDIR com "FALSOS PROFETAS DA DIREITA" e "FALSOS PROFETAS DA ESQUERDA".
      O melhor PARTIDO, digo INTEIRO, é aquele que tem COMPROMISSOS CRÍSTICOS com TODAS as PESSOAS do PLANETA. Só assim conseguiremos EQUILÍBRIO na MATÉRIA!
      No mais ... "PURA TEORIA" ... "pra variar".

      Excluir
    2. Que "bunitim" os Robôs do PSDB/DEM" .

      Um posta o outro comenta.

      Não deu para o outro comentar?

      O próprio Robô comenta seu post.

      Hahahaha Eu me divirto!

      Excluir
  9. parabéns Euler, pelo belo texto que a mídia comprada não publica.
    Quanto a que quer continuar na boquinha da 13ª SRE de Valadares, é o Rogerio Correia alertar o Pimentel, isto é coisa arrumada pelos baba ovo das direções das escolas, onde alguns já se encontram a mais de 12 anos, em Aimorés-MG é assim, são inimigos dos próprios que eles chama de colegas. Pura falsidade.
    Pimentel tem que tirar todos estes amiguinhos da turma que saiu.
    sai cambada, mas pela porta dos fundos.

    ResponderExcluir
  10. AÉTICO INFELIZ DAS "BRANCAS" DE NEVES, DESÇA DO PALANQUE E VÁ PRO INFERNO COM A SUA TRUPE "GANCUEIRA".

    ResponderExcluir
  11. Alguém já recebeu a bolsa de R$ 200,00 do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio?

    ResponderExcluir
  12. Euler,
    Lembro-me de algumas tabelas que você publicava por ocasião da instituição do PISO, que nos foi negado. Com certeza você ainda deve ter as simulações com o novo piso salarial. Acho que seria oportuno a publicação para que todos vejam os prejuizos causados por essa corja que está deixando o desgoverno de MInas e também lembrar aos novos governantes os valores que nos são devidos, Estou na expectativa de algo possa melhorar, mesmo que não seja a totalidade de nossos direitos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta conferir os posts de 2010, período de nossa greve de 47 dias.

      Encontrará todas as hipóteses possíveis.

      Excluir
  13. Belo texto Euler,sei que você não faz mais parte da educação e continua nos ajudando.O seu blog está bombando, continue passando informações para os professores principalmente quem está bem distante fica informados de tudo que acontece devemos muito a você. Você será o nosso futuro deputado, senador, governador é até mesmo presidente. Vai pensando em uma dessas hipóteses que os de baixo estão todos com você por que em algum momento você nos abandonou, pelo contrário nosso bravo guerreiro.Estamos confiante que a nossa vitória irá chegar e todos juntos iremos comemorar.Você sempre posta no final dos textos: força na luta e até nossa VITÓRIA!

    ResponderExcluir
  14. Minas vai mandar o lixo p Brasilia. Conseguimos livrar deste mal. Isto aí foi a melhor notícia de toda a História KKKKKK.

    ResponderExcluir
  15. Euler,voce e oooooooootimo.

    ResponderExcluir
  16. Anonimo das 09:09, você está lendo muito os textos do Olavo de Carvalho, copiado e dourado pelo padre daquela página "Paraclitus", eles estão publicando essas mensagens separatistas e plantando ódio entre nós. Pregam abertamente contra os movimentos populares, acham um modo de atrelar ao pecado a participação em sindicatos, ongs, e tudo que o capital abomina. Usam o santo nome de Deus e de dentro de suas batinas fazem loas à ditadura dizendo ter até orgulho em apoiar o golpe. É desse tipo de gente que a igreja não precisa, essa prática não é a práica de Jesus, e tem mais, se você continuar nesses blogs capitalistas daí uns dias vai duvidar de tudo que você sempre defendeu, pois eles existem pra dividir, estão dividindo a igreja, entre igreja carismática e Igreja da teologia da libertação. Eu fico com a teologia da libertação, por que de opressão estamos cheios! Saudações cristãs, católica socialista, e a favor da luta do povo, da teologia da libertação, da liberação da maconha (única coisa que concordo com seu guru naftalínico FHC).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mensagem que escrevi estão baseadas em fatos reais. Não conheço os tais blogs a que você se refere... existe alguma mentira nos fatos citados? E repito minha pergunta: "Aquele comunismo do comum à todos, típico de Jesus Cristo, já aconteceu em algum lugar desse planeta?!" A meu ver, infelizmente o equilíbrio parece mesmo impossível nesse vale de lágrimas em que vivemos... Pra qualquer opção que se faça, sempre existe por traz tenebrosos interesses de poder e dominação, onde a justiça e um mundo melhor para todos é o que menos conta. O certo é, que ambos os lados querem mesmo é a carcaça desse Brasilzão a qualquer custo, vale tudo!!!
      E mais, acredito que o bom senso e o equilíbrio não fazem mal a ninguém, portanto não tenho gurus, nem fanatismo com qualquer uma dessas asquerosas e mercenárias ditas ideologias políticas que aí existem a disputar o poder a qualquer custo, procuro seguir o caminho Crístico verdadeiro, o resto é apenas uma amarga ilusão mesmo... Saudações Crísticas, Paz e muita força a você...

      PS! Perdão, mas ao contrário de você, nunca fui adepta à liberação de qualquer tipo de droga, nem de pactos com qualquer tipo de máfia.

      Excluir
    2. Deveriam-se lavar a boca com sabão, ou melhor com soda mesmo, certos figuras que ousam usar o santo nome de Deus em apologias às drogas e outras aberrações totalmente opostas ao verdadeiro ensinamento nos deixado por Jesus Cristo. O legítimo cristianismo nunca esteve ligado à liberação de qualquer tipo de drogas ou encobertando e justificando falcatruas de qualquer espécie de crime organizado, como por exemplo da política brasileira ao longo de sua existência, com raríssimas exceções de políticos dignos e honrados... está realmente muito difícil ter alguma centelha de esperança positiva no quadro caótico dessas máfias que comandam o Brasil, deveriam todos eles se darem ao respeito diante dos cidadãos brasileiros e acima de tudo nos proporcionarem resultados à altura das gigantescas taxas de impostos que pagamos e os gigantescos salários e regalias que recebem, além das corrupções de forma geral. Infelizmente essa sempre foi nossa triste realidade. Não contem comigo pra ficar engolindo justificativas da bandidagem dessas máfias, chega!!!

      Excluir
  17. Euler,
    Parabéns pelo trabalho que você desenvolve no blog. Mas gostaria de sugerir que você comentasse o que acha que conseguiremos nesse novo governo. Você tem algum contato que indique se algo bom está por vir? Espero seu comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso pitacar? A coisa melhor que vai acontecer nesse governo é ficarmos livres do desgoverno de antes, o resto a gente negociará.

      Excluir
  18. Alguém sabe o dia em que fecha a folha de pagamento do Estado? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente nos dias 27-28 ou 29 do mês.

      Excluir
    2. Veja o link:
      https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/informacoes-uteis/calendario-de-pagamento

      Excluir
    3. Tive uma falta dia 27/10 e outra dia 19/11... Descontaram 230 reais do meu contracheque. Achei um absurdo.

      Excluir
  19. Sapo barbudo... é como diz um trecho da letra de uma canção infantil:

    "...Quando a noite a saparia se reúne para a festa, o sapo boi é o maestro da grande orquestra..." A diferença é que esse sapo da musiquinha não só comanda, mas também sabe quem são os desafinados e trata de corrigi-los, enquanto outros nunca sabem de nada...

    E tem o refrão ainda:

    "O sapo boi foi pra lagoa, foi, foi, foi..." Mas nesse contexto ficaria melhor:

    "O sapo boi foi pra lagoa, friboi, friboi, friboi..."

    E assim vamos descontraindo, afinal melhor rir do que chorar, né? rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijinho no ombro pra você. ..vá atrás de sua galera rumo a Brasilia. Porque nós estamos absolutamente felizes...libertos.......sei lá, tudo de bom,só isto....só isto.

      Excluir
    2. É triste saber que tem colega tão desinformado. O tanto que já foi repercutido sobre os donos da Friboi, e ainda tem professor( será mesmo?) acreditando nessa história de LULA ser o dono.

      Excluir
  20. GENTE, ME RESPONDA, SERÁ QUE EU TÔ VENDO UM SINAL DE LIBERDADE NO FIM DO TÚNEL.??
    Pelo que estou ouvindo por aí, no edital pro concurso e na resolução pra inscrição pra dar aulas no ano que vem, é pra 24 horas, mesmo? Bom, se soa pra 24 horas, quer dizer que eu não vou ter que trabalhar as 30 h8ras semansi que o Demostasia e a Diabasapuda obrigou a nós do 1º ao 5º trabalharmos? Será que vai ter prof de educacao fisica e ensino religioso. Desculpem minha ignorância, mas com todamcorreia e desespero de fechar o ano não tô tendo tempo de ler nada além das informações do blog do Euler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opsssss! Deculme-me pelos erros do comentario de 20:32h. São erros de uso do tablet que ao invés de corrigir, vai "descorrigindo",rss, além do excesso de Rivotril, é claro. Tá brava a coisa, rsssss.

      Excluir
  21. A folha fecha todo dia 25. Sendo a folha do mês anterior, ou seja ,a folha que fecha 25 de novembro refere-se ao mês de outubro e você recebe em dezembro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria saber é se realmente sairá o 13º salário, esse fim de festa é terrível. E o prêmio de produtividade, será que receberemos no novo governo ou isso virará pó? E o nosso piso? E a solução dos problemas causados pela lei 100? E o retorno de nossas vantagens? E a liberação de nossas férias prêmio? E a adoção de um sistema de educação eficiente? E o fim dessa barbárie educacional que é o reinventando o Ensino médio? E a volta de especialistas para aulas de Educação física e Ens. religioso nos anos iniciais? E a mudança em relação aos chamados módulos, para que tenham alguma eficiência e não seja apenas momentos de fofocas e conversas sem interesse nas escolas? Aqui estão apenas alguns questionamentos sobre minhas preocupações em relação à escola pública mineira, muitos outros poderiam ser colocados. Será que teremos um governo realmente interessado em solucionar essas questões o mais uma vez seremos, professores, alunos e comunidade forma geral, empurrados coma barriga? ESPERANÇA: Essa é a única bandeira que ainda podemos desfraldar, pois CONFIANÇA já não existe. Mais de 30 anos no magistério e poucas alternativas positivas por pate de gestores(governos) tive o oportunidade de presenciar.

      Excluir
  22. Procure os salários dos tucanos de choque de gestão do Estado de Minas Gerais que verá que seu salários é cheios de empréstimos, assim como fizeram com MG.
    http://www.transparencia.mg.gov.br/estado/pessoal/servidores-do-poder-executivo-estadual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão nas redes. Leiam. É chocante.
      https://atalmineira.wordpress.com/2014/05/13/fitas-expoem-as-entranhas-do-mensalao-tucano/

      Excluir
  23. É INCRÍVEL, mesmo o governo, as vésperas de sair ainda está praticando horrores de maldades. Já começou nomear concursado para ocupar o cargo dos ditos efetivados de décadas e décadas de anos de serviço. é um massacre na educação e uma tristeza muito grande. apesar de um salário tão exprimido, mas tem servidores e mais servidores que dependem dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica esperto, meu filho ! É legítimo direito os concursados serem nomeados .

      Excluir
    2. quer moleza vai sentar no colo do faustão.

      Excluir
    3. o tobias, aquele meu primo que trabalha na assembléia disse que por lá a renovação será de 70 por cento, o voto do povo é o voto de deus.

      Excluir
    4. acostumaram com a moleza, agora segura na dureza.

      Excluir
    5. Eu, particularmente não tenho nada que ficar esperto, minha vida é estável. Queria eu, que todos os efetivados tivessem a minha estabilidade, que graças ao bom pai do céu, ajudou-me adquirir. Só peço a Deus que ilumine a cabeça desses políticos que só vê o lado deles, que pense em algo bom, para não deixar tantos servidores de anos de luta desamparados.

      Excluir
    6. Ninguém vai ficar desempregado não. Sempre houve e haverá designações. É só a justiça que está sendo feita. Concordo que os efetivados tenham direito a férias-prêmio e coisa e tal. Mas direito a estabilidade aí é demais! Proibir que um funcionário efetivo escolha suas turmas ou turnos e até a escola onde quer trabalhar sinceramente, passou dos limites.

      Excluir
  24. Alguma novidade no pagamento deste mes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim . A novidade é que será a mesma merreca de sempre.

      Excluir
    2. Ele perguntou por novidades. Se é a mesma merreca de sempre, onde está a novidade, meu caro?

      Excluir
  25. "Xô Tucanos" não Euler! Xô Satanás! kkkkkkkkkk por EL Tozito

    ResponderExcluir
  26. Meu último comentário foi censurado? Apenas fiz perguntas pertinentes?

    ResponderExcluir
  27. Jose Alfredo Junqueira4 de dezembro de 2014 às 16:12

    Dilma disse que vai destinar 75% dos royaltis do pre sal para a educacao.Entao nao vai destinar nada,poi o pre sal nao existe.Eh so pesquisar para constatar.É mais uma fraude neste belo e infeliz país.

    ResponderExcluir
  28. Alguém tem alguma novidade sobre o processo que entramos pelo sindute, em relação as perdas com o subsídio? Por favor , poste aqui, pois aqui no Blog do Euler é o único espaço em que obtemos informações em tempo real uma vez que o site do sindute nunca é atualizado.Só notícias velhas, por semanas e semanas. Um sindicato dinâmico deveria atualizar as notícias sempre. Professor do interiorzão de Minas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto for sustentado por vocês, nada vai mudar.

      Excluir
    2. Entra no site do TJMG que você acompanha todo andamento processual.

      Excluir
    3. Obrigado pela dica , me expressei mal, o meu processo já foi julgado, queria saber se alguém ganhou alguma coisa. Meu processo já foi julgado e não recebi nada. Queria saber se , vai para a 2a e posterior 3a instância. Afinal não se ganha nada, nem urv, nada, perdi em todos .

      Excluir
    4. Tb perdi no processo da URV.O governo disse que já tinha pago tudo.Fingi que acreditei.

      Excluir
  29. dizem que os criminosos sempre voltam ao local do crime, não é a toa que aécio e anastasia estão em bh.

    ResponderExcluir
  30. No 2.899/2014-AsJConst/SAJ/PGR
    Ação direta de inconstitucionalidade 4.876/DF
    Relator: Ministro Dias Toffoli
    Requerente:Procurador-Geral da República
    Interessados: Governador do Estado de Minas Gerais
    Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

    O Procurador-Geral da República manifesta ciência das
    decisões (peças 72, 73 e 74 do processo eletrônico) que não conheceram
    embargos de declaração opostos por professores do Estado
    de Minas Gerais, na condição de terceiros prejudicados.

    Brasília (DF), 1o de dezembro de 2014.

    Rodrigo Janot Monteiro de Barros
    Procurador-Geral da República

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde Euler. Você conhece a suposta secretária da educação, Macaé Evaristo?

    ResponderExcluir
  32. Quem é Macaé Evaristo, que está sendo (segundo o jornal "O Tempo") cotado para a Secretaria de Educação de Minas Gerais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei isto aqui sobre Macaé Evaristo

      Macaé Evaristo
      Vaginal Knitting!!! Have You Heard Of Such A Thing? Well This Woman Does It! (Buzzwok)
      Google+ Facebook Tweetar
      Curtir
      Macaé Evaristo é Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação.

      A Secretaria é responsável pela articulação de ações que dialogam com a educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação especial, do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais.

      Além da sua experiência na SECADI, Macaé foi Secretária de Educação de Belo Horizonte (MG) e uma das responsáveis pelo programa de Educação Integral do município, o Escola Integrada.

      Excluir
  33. O nome já me dá calafrios.

    ResponderExcluir
  34. Os dias de paralisação já estão sendo pagos. Foi uma poupança compulsória.

    ResponderExcluir
  35. Olá companheiros,
    Hoje reli um post do Euler de fev/2012 sobre o piso salarial adotado proporcionalmente e nesses momentos cresce a vontade de deixar tudo para trás. calculei meu prejuízo nesses 3 anos e fique abismado, pois como na antiga carreira eu era PEBIV, perdia com valores da época, cerca de R$3000,00 mensalmente, contabilizando em 36 meses(2012, 2013 e 2014), aproximadamente R$108.000,00. Será que o novo governo via corrigir essa injustiça ou minha irritação vai apenas aumentar? Um abraço

    ResponderExcluir
  36. Eu queria só saber uma coisa. Que culpa tem a Candidata Dilma por ser a escolhida pela maioria dos brasileiros? Agora a minoria juntamente com o candidato derrotado quer desestruturar a candidata eleita. Que pena que o Aécio sonhou tanto subir a rampa do planalto, e de repente caiu da cama, acordou e verificou que tudo não passou de um pesadelo. Então turma, se tudo foi sonho, larga do pé da Dilma...deixa a mulher trabalhar! Porque candidatos para votar nessa eleição, não faltaram...de tudo ruim, o menos pior foi a eleita. E o que estou percebendo são muitas ações praticadas pelo psdb, vindo a público mascarada como PT. Isso massacra o coração da maioria dos brasileiros, pois a escolha foi nossa, a vitória também nossa; e se tudo der errado, pelo dançar do sapateado, com sapatos apertados da oposição, somente sentirão prejudicados aqueles que tentaram usar o calçado menor que o pé. Isso mesmo, entrar numa área que não lhe convém. Tudo nesse mundo tem que ter limites , postura e razão! Cuidado com os vexames. Vamos poupar a lealdade humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Três patetas aécio, lobão e serra. No final da tarde desta sexta-feira [05/12], o candidato derrotado nas eleições publicou um vídeo convocando seus eleitores para uma “manifestação” contra o governo neste sábado [06/12]. Coitado! Estranho o caso deste rapaz: “a derrota subiu à cabeça”. Esta turma usada pelo derrotado poderia se perguntar: ele vai a manifestação? a filha dele vai? a irmã, a mulher, a mãe, os parentes e amigos chegados dele vão? É bom seguir esta carreira? Disse q. não foi pq estava trabalhando...Ô dó docê! O derrotado tb está perplexo, e indignado com a corrupção na CEMIG, COPASA, lista de FURNAS, o desvio do dinheiro da saúde e educação, construção privada com dinheiro público, helicoca? Este rapaz está mt doente...Qt fiasco!!!Beijinho no ombro para ele.

      Excluir
  37. Se realmente Macaé Evaristo for a futura secretária a escolha foi feliz, pois se trata de uma pessoa além de competente é humana, simples... Parabéns pela escolha.

    ResponderExcluir
  38. Por favor, vocês sabem se irão chamar as pessoas que passaram excedentes no concurso, tendo em vista que foi prorrogado. E os efetivados, continuarão nos cargos ano que vem?

    ResponderExcluir
  39. Foi Secretaria Municipal de Educação.
    Fez boa gestão.
    Entregou o cargo em 2012, após traição de Márcio Lacerda ao PT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente gestão. Chamou as professores de educação infantil de meras cuidadoras e disse que a carreira dos professores da prefeitura de BH era muito cara aos cofres publicos!

      Excluir
    2. Gente,até o Euler saiu fora desta área, cansou......ô povo ingrato que não tem sonhos, não acredita em coisas melhores,só reclamam, ninguém aguenta isto não. Então se candidatem,ocupem cargos públicos de confiança, já que se consideram"perfeitos".Uma coisa é organizarmos em prol de melhoras para nossa categoria, oytra coisa é manter o discurso sempre de derrota,lamúria, ninguém aguenta conviver com istp não. Dias melhores virão e se por acaso,algo não der certo.Mobilização. Mas a força do "Eu acretido" e fé em Deus nos levará a novos ares.

      Excluir
    3. DESCONFIANÇA ...

      Com os primeiros atos de governo para a educação,perceberemos sua linha.

      Excluir
    4. Amonimo de de 18:41, minha irmã educadora infantil desde aquela época dis justamente o oposto sobre Macaé, pois viveu na pele e teve várias reuniões com ela. Se vc nao é nao é tucano, ta querendo baguncar o negócio. Eu sempre acompqnhava as manifestacoes e até orientei minha irmã em algumas reuniões. Ela é é professora e acreditava na educacao. Pode ter mudado, mas duvido.

      Excluir
    5. Ligue para o Sind-REDE/BH, sindicato dos trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de BH e pergunte lá o que acham da Macaé Evaristo. Vai de espantar...Quanto a Educação Infantil, a carreira das mesmas não melhorou um milímetro por obra e graça da Macaé e sim por mobilização e luta das professoras!

      Excluir
  40. Gente que insignificância o protesto em SP convocada por Aécio o menino birrento depois da derrota nas Eleições, foi um verdadeiro fiasco e ele convoca e não comparece alegando esta trabalhando em plena Tarde de sábado é demais e fazer o povo de idiota e lobão bobão tomar a frente. Deveria os policiais terem jogado gás de pimenta neles, assim como fizeram com os professores em MG, durante a luta pelo Piso Salarial que era justo e legitimo; não essa briga do poder pelo poder que essa bobão do Brasil aetico quer de forma imatura como ele é e sempre foi em toda sua vida. Resta agora ele trabalhar direito e correto no Senado do qual foi eleito e deixar de fantasiar coisa banal e que, em 2018 como ele já sabe que não será de forma alguma candidato pois o Partido não quer gente desse nível para representar e os Brasileiros jamais gostaria de ter um péssimo Administrador como ele fez em MG como governador. Deixou divida e arrocho para os mineiros esse grupo de PSDB. Aceita a derrota que dói menos. Por favor deixa a mulher trabalhar seu desocupado e baderneiro.

    ResponderExcluir
  41. Acho que apoiamos Pimentel, e nada vai mudar, pode até piorar, pelo jeito, Macaé Evaristo, favorável à inclusão, manterá a aprovação automática, o que é lamentável. Essa semana a diretora leu uma resolução em que praticamente proíbe a reprovação, isso não seria problema se nossos alunos tivessem uma educação de qualidade, porém tenho alunos nos 6º e 7º anos que sequer copiam do quadro. Que decepção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professores preparem o lombo ! Cada vez mais vcs serão espancados, surrados, humilhados e currados pelos alunos. Aguardem e confiem !

      Excluir
    2. APROVAÇÃO AUTOMÁTICA

      O aluno que não é JUSTAMENTE reprovado, torna-se um GIGANTESCO problema para os professores nas séries seguintes e também para os outros alunos, que sofrerão com o BAIXO RENDIMENTO das aulas.

      Além disso acontecesse o fato da contaminação, pois todos os alunos perceberão que não existe reprovação, ESTUDAR PRÁ QUE?

      E aí PT de Minas?
      E aí secretário(a)?
      E aí Pimentel?

      VÃO CONTINUAR OS ERROS E O DESCASO DO PSDB COM A EDUCAÇÃO?

      Estaremos firmes, principalmente aqui no blog, denunciando qualquer fato contrário à educação, aos educadores e servidores da educação.

      Excluir
    3. "Professores currados pelo alunos" ??? KKKK Pegou pesado, hein !!!???? Se bem que do jeito que as coisas estão, não é de se duvidar !!!

      Excluir
    4. Foi isso mesmo que eu disse: " currados pelos alunos", pois pelo governo já o somos há muito tempo. Aliás, será que os professores sabem o que é ser currado ???? rs

      Excluir
    5. Colegas, sobre o SISTEMA de APROVAÇÃO dos alunos, tenho a lhes dizer que : uma CEBOLA PODRE põe a RÉSTIA a PERDER.
      Em tudo no PLANETA TERRA precisamos de INTEIROS e não de PARTIDOS.
      Por isso gostaria de votar no EULER CONRADO (que rima com HONRADO); afinal, a ESPERANÇA não é a última que MORRE?????????????????????????????????????
      "Acho" que ele NÃO é um REPTILIANO, em que pese suas/nossas DOCES ILUSÕES.
      Aguardemos 2015 como ARGUTOS OBSERVADORES.

      Excluir
    6. Gente, o Pimentel vai assumir só em janeiro de 2015.Não estou entendendo o motivo da cobrança agora. Com relação à "aprovação automática" como foi comentado acima, tem a resolução 2197 de 2012 onde à partir do art.72 , define as normas da continuidade, progressão parcial e outros. Sendo assim, ainda o Pimentel não está envolvido.Vamos dar um prazo para que ele se situe e entenda o caos na educação mineira. Nós já esperamos por tanto tempo, não nos custa esperarmos mais alguns meses. Vamos caminhar juntos com PAZ e com FÉ. Não vamos desacreditar não!

      Excluir
  42. Enquanto pedagogos sem real conhecimento dos problemas da escola pública forem os gestores da SEE não haverá mudanças significativas. Espero que o novo(a) secretário(a) de educação seja alguém do nosso meio e não ex-reitores de universidades, como as duas anteriores, que viveram, durante toda sua vida profissional, uma realidade distinta do que vivemos, ficaremos assim....reinventando o Ensino médio,,,fazendo nossos alunos progredirem sem nenhuma análise de mérito,,,e culpando professores por resultados ruins. Além disso, os últimos secretários de educação nunca se indignaram com nossos salários, nunca se revoltaram com as críticas feitas ao magistério, na maiorias das vezes apenas criticavam e cobravam. Sei que existe muitos erros por parte dos professores, mas como melhorar a qualidade do serviço prestado dando 40 aulas por semana, correndo de um lado para outro e recebendo os sala´rios aviltantes que nos pagam. Independente de que partido político esteja no poder, espero que conhecem a enxergar nossa classe. Chega de decepção.
    Embora seja esse meu desejo, tenho uma grande desconfiança que ficaremos na mesma situação, com secretários fantoches, com salários de fome e sem reconhecimento ... Que Deus nos ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está tudo "PARTIDO", por isso entra ano, sai ano vivemos a mesma
      "LENGA-LENGA" dos extremos dicotômicos (capitalismo/comunismo, céticismo/credulidade, materialismo/espiritualidade) ... e ... os TRABALHADORES que se FODAM. Professores e médicos, então ...
      Colegas, INTEIRO, de fato, só daqui a séculos ... se o PLANETA "sobreviver" até lá; ou "ainda" há uma ESPERANÇA, QUE É A ÚLTIMA QUE MORRE?????????????????????????????????????????????????????

      Excluir
  43. Essa resolução é velha e do psdbosta meritocrático que deu cargos a pseudo professores com a lei 100 e como se sabe bem, professor que não se aprovou em curso superior e em concursos como poderia reprovar alunos? kkkkkkkk Piada de salão do psdbosta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc pode ser professor com um linguajar tão de baixo nível, como a educação vai mudar com vc sendo um mestre, se não respeito seus colegas de trabalho, vc está na área errada, os alunos buscam mestre e não pessoas desse nível...

      Excluir
    2. Concordo com o anônimo das 13:21 ! Professor tem que manter um linguajar de alto nível, porra ! Se ficarmos nessa merda de baixar o nível, ninguém vai nos levar a sério. Então, moderem as palavras e parem de vomitar merda aqui no blog, seus bostas !

      Excluir
    3. Peraí, anônimo das 13:21. Que direito vc tem de censurar a livre expressão de qualquer pessoa, seja ela professor ou não??? Quem és tu ? Dono da verdade? Perdeste a excelente oportunidade de ficar calado ! Demonstraste total ignorancia ao querer enquadrar a opinião alheia dentro do seu limitado, estúpido e particular padrão moral. Cada um se exprime como bem quer e não pode, nem deve ser reprimido. Sinto pena de seus alunos que, certamente, devem achar vc um chato de galocha. Faça o favor ao grupo, retire-se e nunca mais tenha audácia de visitar esse grupo novamente .

      Excluir
  44. Não desmerecendo ninguém, mas o fato do cargo dos ex efetivados serem ocupados pelos concursados , também não é muito legal uma vez que os efetivados receberam uma carta dizendo que estavam seguros e não precisavam fazer o concurso, mas o fato maior que os efetivados se acomodaram na situação de receberem tudo nas mãos e ai não lutam, não fazem nada o resultado é esse saindo de mãos vazias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que se lembrar de que um princípio constitucional foi violado, desrespeitado. Não há carta, telefonema, telegrama ou qualquer outro documento que se sobreponha à Constituição de um país. Ou pelo menos, não deveria. Nunca vi nada tão ilegal e imoral como essa LC 100. Coisa de PSDB mesmo. Ingênuo foi quem acreditou...

      Excluir
  45. eu também já estou começando a duvidar do pimentécio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk beijinho no ombro.Ainda não caiu a ficha? Vai se juntar lá em São Paulo com aquele bando de recalcados que o Aécio pede para irem as ruas e ele mesmo está curtindo uma praia no Rio de Janeiro. Aqui em Minas está tudo bem ,obrigada. Agora temos um governador ético, responsável, integro e limpo.Por favor,deixe o homem trabalhar.

      Excluir
    2. TAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSBRINCANDO?

      Excluir
  46. Ouvi hoje no Jornal da Itatiaia que Pimentel foi à casa do Aécio no Rio de Janeiro. O que conversaram ninguém sabe. Será que foi tomar aulas de Choque de Gestão? Isto não está me cheirando bem. Deve estar "cheirando bem" para o Aécio. Alguém sabe de algo? Precisamos descobrir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com medo disso.

      Será o início do PIMENTÉCIO?

      Excluir
    2. Estranho isso...

      Está circulando foto de AécioPorto na praia em Santa Catarina com a

      esposa de aluguel.

      Olha isso aí direito!

      Excluir
  47. O Aécio na hora da manifestação convocada por ele em São Paulo, estava em Santa Catarina descansando com a família e disse que estava trabalhando. KKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  48. em 1975 o agora imortal, poeta Ferreira Gullar, escreveu um poema dizendo que de cada 100 crianças que nasciam no estado do Piaui 78 morriam antes de completar 8 anos de idade, a realidade agora é outra, passados quase 30 anos a queda da mortalidade surpreendeu muita gente e o governo do pt tem muitos mas muitos méritos nisso,segundo o próprio Ferreira Gullar.

    ResponderExcluir
  49. Com esse nome Macaé,indicada para secretária de Educação. preparem-se para continuarmos em nossa Via Crucis. Por que o governo não cogita o nome de um professor? Acho que o titular desse blog deveria ter seu nome considerado. Mas adivinha se isto vai acontecer. Certamente, mais uma vez um nome sem respalfdo da categoria será indicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, o que nos resta ?

      Excluir
    2. Até onde sei, Macaé é uma cidade do estado Rio, que aliás é uma merda. Se a secretária for como a cidade, estamos fu...

      Excluir
    3. Governo cogitar nome de professor ????? Está de zueira ???? Governo está nem aí para professor. Qualquer governo tem obstinação para ferrar a categoria e nada além disso !!!!!!!!!

      Excluir
    4. Macaé era professora sim. Foi secretaria da educação na epoca em que Pimental foi prefeito de BH. Os prof da educação infantil, de BH, foram classificados em um nivel inferior e lutam até hoje pela equiparacao salarial e pra a classificação como professores pois todos tem curso superior, uma tramoia do do prefeito anterior. Macaé era simpatizante desta equiparaçãoe pelo que sei gostava mto da educação, apaixonada com os trabalhinhos dos crianças( a vi por duas vezes no Parque Municipal onde as escolas faziam exposição , ela fez discurso e assistiu aqulas apresentações que só nos aguentamos e achamos binitinho, nem as diretoras gostam de assistir) Das duas vezes que ha vi ate conversou comigo, sem me conhecer, achei interessante, e acessível, depois foi que descobri que era a secretaria da educação de BH. Suor pingando debaixo do circo armado lá e ela firme assistindo. Era uma figura bastante exotica: negra afro bem assunida e feliz, de turbante roupa bem colorida e uma verruga na testa, mas minha impressão sobre ela naquela época foi mto boa , mas as pessoas mudam , né! Sei que na epoca os prof da educ. Infantil tiveram um bom aumento e ela era mto firme e positva no que queria e pensava da educacao, na entao o PTapoiou o Demolacerda e secretaro do planejamento ou da fazenda, não sei bem, cortou os investimentos da educ. e podou os plamos de Macaé, ela não aceitou a queda de braço , então pediu pra sair. Sei disso porque minha irmã, trabalha na educ. municipal e eu vivi um pouco disso. Tenho esperanças, sempre, sempre. Sou prof. a 28 anos, tenho que ter muuuuuiiiiita esperança mesmo. Acho que vai melhor, nem que seja um pouco, confio em Deus. Pelo menos é uma pessoa que gosta da educação e não como os outros, que vendem a educacao e nos vendem como educação. Estou orando a Deus.

      Excluir
    5. Espero que um dia tenhamos a oportunidade de ver alguém que saia do seio da classe e que assuma a SEE e mostre que medidas simples e eficazes produzem frutos que as medidas midiáticas tomadas pelos últimos ocupantes da função. Pelo que tenho lido, ainda não será dessa vez que teremos nosso sonho realizado. Os nomes que circulam nos jornais e noticiários falam em políticos ou em pessoas não engajadas em nossa luta. EULER JÀ>

      Excluir
    6. Professor? Deus nos livre! Lembrem-se que Anastasia foi professor, Vanessa Guimarães e Ana Lúcia Gazzola foram professoras... E digo foi e foram porque se esqueceram deste passado quando assumiram seus cargos. Tentem ser otimistas e deem um crédito à Macaé, que nem mostrou a que veio ainda! Categoria que só vive de mu-que-re-la (murmurar, queixar, reclamar e lamentar!) Aguardem, tenham fé! A, sou professora, ok?

      Excluir
  50. Os efetivados votaram no Pimenta da Veiga, achando que assim o PSDBosta iria resolver a situação deles. Tenho certeza que a maioria não votou no Pimentel. Além do mais, é inconstitucional e pronto gente, caiam na real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Votar os trouxas votaram..... agora precisamos saber se o Pimentel vai obedecer a decisão do STF

      Excluir
    2. Sabe de nada puxa saco, sou efetivado e votei como muitos contra PSDB, sai dessa mané para com isso, até hoje jogando uns contra os outros, evolui. pra frente sempre.

      Excluir
    3. Também fui efetivada. E não foi porque eu pedi para ser, Tenho certeza que qualquer pessoa que estivesse trabalho na época, como nós, iria aceitar ser efetivado. porque não ia pedir dispensa do cargo. só acho ridículo, certas pessoas ficarem menosprezando. E motivos para votar no PSDB, Graças a DEUS, em momento algum eu tive. NUNCA VI CLASSE TÃO DESUNIDA, É por isso que não consegue nada, mau a pão do dia a dia, e olha.



      Excluir
  51. Pessoal, alguma notícia sobre nossas mudanças de lotação ou remoções????
    Teremos que ficar o resto de nossas vidas trabalhando longe de casa ou em escolas que não queremos?? Depois que derem posse para os concursados, nós os efetivos, não teremos mais como fazer nossas mudanças não sobrarão cargos vagos.

    ATÉ QUANDO ESSE MARTÍRIO FEITO POR ESSES PSDBostas??? Pisarão em nós efetivos até no último segundo de desgoverno deles??
    QUEM BATE ESQUECE, MAS QUEM APANHA JAMAIS ESQUECE!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta. Também gostaria de saber, pois em julho de 2007 minha mudança de lotação não saiu porque as movimentações foram suspensas. De lá para cá tenho feito pedidos em vão, aliás desde 2002 quando tomei posse. Agora com o concurso, como ficaremos depois de longos anos em zona rural quase 20 km de minha casa e efetivada nas duas vagas que eu concursada poderia estar. Só Deus na causa. Affft.

      Excluir
  52. Alguém sabe quando acontecerá a eleição para diretor?

    ResponderExcluir
  53. Com os professores, cansados, desmotivados, endividados, fudi...e deprimidos ...

    Como estará a educação em minas gerais?

    educa CÃO.mg. gov. br , latindo e pedindo socorro para não morrer...

    VEJAMOS O QUE O PIMENTEL VAI FAZER.

    ResponderExcluir
  54. TEM ALGUMA COISA ERRA NO EDITAL DA PM OU SALÁRIO SUBIU? 2.1.3. Remuneração Inicial, conforme Lei Estadual n.º 18.975/2010 com redação dada pela Lei Estadual n.º
    19.576/11:
    a) O subsídio para o cargo da carreira de Professor de Educação Básica –Nível I –
    Grau A corresponde a R$ 2.057,19 (dois mil e cinquenta e sete reais e dezenove centavos);
    b) O subsídio para o cargo da carreira de Especialista da Educação Básica Orientador/supervisor Educacional –EEB/OE/SP Nível I Grau A –
    Orientação Educacional/Supervisão Pedagógica corresponde a R$ 2.057,19 (dois
    mil e cinquenta e sete reais e dezenove centavos); c) O subsídio para o cargo da carreira de Analista de Gestão da Polícia Militar – Nível I – Grau A corresponde a R$
    2.571,49 (dois mil e quinhentos e setenta e um reais e quarenta e nove centavos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é só no papel, né? Sonho.

      Excluir
    2. eu vi isto lá também e achei um absurdo o salário do professor no edital da SEE/MG ser menor do que o do professor no edital da PMMG. Mais de 600,00 de diferença. Gostaria de saber o motivo!

      Excluir
  55. Na minha escola está a maior bagunça: Diretora dá uma ordem, vice dá outra, supervisora da outra e nós professores ficamos no meio dessa arruaça. Quem fica prejudicado? Os alunos é claro e o professor fica cada vez mais estressado. Nunca assisti uma diretoria tão sem sentido como essa.

    ResponderExcluir
  56. Euler,
    Gostaria de fazer uma sugestão. Seu próximo Post poderia ser uma atualização daquelas tabelas que você fazia por ocasião da implantação do piso(ilusão), para que todos pudessem tomar consciência do prejuízo causado pelo atual governo e também para que o futuro governo veja onde nos colocaram e se posicionem em relação ao nosso piso. Acho que essa tabela seria um ótimo parâmetro para inico de discussão,pois nosso sindicato não se move. Não li nenhuma iniciativa do sindute em abrir com o novo governo um canal de comunicação. Será que continuaremos na mesma com um sindicato passivo ou que apenas grita sem produzir nada útil.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus! Que egoísmo é este colega?

      "Pedir Tabelas Salariais ao Euler; Sindicato não se move; sem iniciativa com novo governo; passivo e inútil"?

      Oras, você é de Minas? Trabalha em Minas? É sindicalizado? Fez greve? Lutou de alguma forma para que este governo tirano que pisou e pisoteou nos Educadores, respeitasse os Profissionais da Educação em Minas?

      Se você meu caro(minha cara), disser SIM a pelo menos uma destas colocações, saberia muito bem que:
      1- Sindicato "não se move", porque a categoria também não se move! Sindicato somos todos nós! Todos nós unidos!
      2- Sindicato forte com governos, é a categoria que se faz forte, sindicalizada e presente nos movimentos.
      3- Se você realmente procurasse se informar, saberia que o nosso SindUte já se reuniu sim com a equipe do novo governo.

      Não critique assim, gratuitamente o nosso sindicato, tentando culpá-lo pela nossa atual situação. Tivemos diversas lições ao longo destes anos terríveis, de como devemos agir como categoria de educadores.
      Acredito que todos sabem bem, ou pelo deveriam saber, o seu papel enquanto Profissionais da Educação e Educadores que somos.

      Enquanto pessoas (ou colegas?) como você ficar buscando por toda a culpa de nossa situação, somente no sindicato que nos representa, nosso respeito mérito não será reconhecido! Nem pelos governos, nem pelos Pais de alunos, nem pelos alunos, e o pior de tudo: nem por nós mesmos, professores!

      Assim, é preciso assumirmos uma nova postura, uma nova visão e um novo comprometimento com este desafio.

      Um forte abraço,
      Antônio Carlos

      Excluir
    2. Antônio,
      Em primeiro lugar respondo SIM a todas as perguntas, sou um dos mais antigos filiados ao sindute. Talvez você tenha entendido mal minhas colocações. Após deixar meu comentário, entrei no site do sindute e li sobre a reunião que definiu a discussão sobre questões de nosso interesse e até postei uma explicação aqui, que por algum motivo não apareceu aqui. Compartilho de suas observações e também penso que todos somos responsáveis, mas também penso que o sindicato como nossa voz precisa ser mais ativo. Embora tenha votado e apoiado a novo governo não me furtarei em cobrar o que julgo de direito da categoria. Mesmo achando que você foi forte em suas observações sobre meu comentário, respeito. Gostaria de dizer que sou professor a mais de 30 anos e sempre fui combativo e estive ao lado de todas as lutas de minha classe. Um abraço companheiro

      Excluir
    3. Isso ai Antônio Carlos, o nosso sindicato é fraco porque somos fraco, o sindicato somos nós.Aqui na minha cidade quando falamos em greve a maioria fala que não pode entrar porque depende do salário e inventam mil e uma coisa para não participar. Agora na hora de cobrar todo mundo sabe.Vamos agir minha gente, uma andorinha sozinha não az verão.

      Excluir
    4. É nessa hora que o sindicato entra em ação para orientar e dar força a classe, nos momentos de greve. Se não houver essa sintonia do sindicato com a força do professorado regional, principalmente do interior, tudo vai água abaixo. Para cada município tem que ter um coordenador da classe para facilitar o trabalho do sindicato, não contando, que em épocas das reinvindicações de direitos à governância, o sindicato tem que trabalhar encima da conscientizaçãodo e do fortalecimento da classe., se não for assim, o resultado vai ficar a desejar. Tem que circular as ações de trabalho, os positivos e os negativos em circunstâncias do tempo e das necessidades do profissional da educação. Sendo assim, a união da classe falará mais alto, e claro, e lógico, o sucesso e a satisfação darão um grito de liberdade e união. Fica a dica!

      Excluir
    5. O site do SindUTE está migrando pro Blog do Euler.

      Que bom!

      Aqui tem democracia e informação.

      Discussão dos fatos que realmente afligem a categoria.

      Coisa que o site do SindUTE nunca ofereceu à seus associados.

      Sejam bem vindos.

      Excluir
    6. Que bom que o comentário por mim postado tenha gerado outros a respeito da atuação do nosso sindicato. Espero que nossa categoria amadureça~e que possamos cerrar fileiras ao lado do sindute, que na minha visaõ, nos últimos anos não se organizou adequadamente, promovendo greves sem mobilização e não prestando contas de forma mais clara a categoria sobre sua atuação. Lógico que nossa luta não depende apenas do sindicato, mas quando ele se prepara e se oreganiza a classe ganha. Infelizmente sindicatos tendem a se politizar e ai os representados viram fantoches e passam a ser usados para satisfazer os desejos da direção, muitas vezes manipuladas por interesses político-partidários.

      Excluir
    7. O site do SindUTE, não interage com os internautas (professores-as).

      Só gostam de receber elogios.

      Só publicam o que é interessante prá eles.

      Não é democrático.

      Talvez por isso estão vindo até aqui para se inteirarem das reais reivindicações da categoria para debatê-las.

      Mais uma vez,

      sejam bem vindos!

      Só que sobre o PT e o Pimentel...

      Estamos de olho.

      Exigimos o cumprimento das promessas.

      Excluir
    8. Anônimo de 14 de dezembro 01:47, do modo como vocẽ fala passa a idéia de que é possível uma organização de classe ser apolitica, os sindicatos tem sim obrigação de ter posições políticas de promover a conciencia política de seus representados e ter ações de fomento das políticas necessárias para o crescimento da categoria. Fico indignada quando vejo críticas ao Sind Ute partindo de gente que apóia a de cara lavada às ações desonestas falsas e politiqueiras de uma certa associação que nada mais é que um braço tucano, cercando os desavisados!

      Excluir
  57. POR FAVOR, alguém sabe me informar se os excedentes do concurso serão chamados, uma vez que que a Lei 100 foi extinta?

    ResponderExcluir
  58. Serão autorizadas mudanças de lotação e remoções?




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo amor de Deus, alguém que souber sobre as mudanças de lotação informe neste blog,pois é o único meio que temos de saber. E os lei 100 vão ser dispensados mesmo. Tenho colegas nessa canoa furada querendo saber.

      Excluir
  59. E o aeroporto de Cláudio???Será que já foi "esquecido", queremos a verdadeira apuração do fatos. quanto será hein??????????

    ResponderExcluir
  60. Noticia. O minha casa minha vida tem 8,77 na avaliação pelo povo. E dizem que o PT não governa direito; somente na cabeça desses aristocratas, empresários, cidadão que come informação deturpada a favor das tucanada e banqueiros que dizem isso da nossa querida presidente Dilma.

    ResponderExcluir
  61. Porque Marina não embarcou no voo uma vez que ela e Eduardo campos iriam juntos? O que fez ela mudar de decisão? Será com quem ela conversou antes da partida.Essa são muitas e outras indagações que venho pensando a bastante tempo.

    ResponderExcluir
  62. Pelo visto, mais uma vez nenhum professor oriundo da rede estadual terá oportunidade de ocupar algum cargo importante na SEE, Sempre alguém de fora do sistema assume ais cargos. Lógico que existe um motivo para isto. O motivo é não ter no cargo alguém que nos momentos de crise possa posicionar-se do lado de seus pares, E necessário ter no cargo alguém que mantenha a categoria calada e subjugada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está apenas querendo envenenar. Não temos governos perfeitos,porque estes nos representam e nenhum de nós é perfeito. Mas,meu caro anónimo,você nem imagina o que é a grande vitoria para a classe nos livrarmos do pessoal do PSDB.Seguir em frente agora é nosso lema,com fé em Deus e,lembrando que,não adianta ficar falando apenas.Vá a luta e se joga na defesa de sua categoria com muito amor.Quem sabe através de suas ações você será notado.

      Excluir
  63. Aconselho união da categoria em todos os assuntos: carreira, "Lei 100"... Afinal de contas estamos sofridos e não suportamos a opressão de anossss. Lembrando que temos vagas para efetivos, "ex-efetivados", designados e futuros concursados.
    Fiquemos espertos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E os atuais concursados??

      Pimenta nos olhos dos outros é refresco!

      Excluir
    2. É, esse Estado é uma mãe, cabe todo mundo kkkkkkkkk por isso os efetivos são tão respeitados. Acorda.
      Só seremos respeitado o dia em que todos nós formos efetivos novamente e acabar a peudo meritocracia do psdBOSTA em MG.
      Entendeu?

      Excluir
  64. Olha eu lutei, fiz concurso e passei , tenho os meus direitos garantidos pela Constituição. Existia efetivados querendo mandar nos efetivos, achando que tinham os mesmos direitos e graças a Lei caíram.

    ResponderExcluir