sábado, 18 de janeiro de 2014

Um retalho dos meus dias de férias

Um retalho dos meus dias de férias

Nestes dias de férias, que infelizmente se aproximam do final (pelo menos num dos cargos, snif, snif, snif) pude surfar lentamente pelas ruas da cidade e também pelas rotas virtuais. Navegar é preciso, dizia o poeta. Viver, também. Acabei por realizar uma breve e gostosa viagem num balneário mineiro. Minas tem inúmeras opções de turismo, mas não sabe explorá-las adequadamente. Cheguei a pensar em passar uns dias na Serra do Cipó, local onde, quando mais jovem, atravessava morros e cachoeiras sem qualquer receio. O maior risco que corríamos era encontrar um disco voador - coisa que um primo meu jura ter visto. Hoje, infelizmente, com a violência marcada pela cultura do consumismo, do uso e do tráfico de drogas, e da banalização da vida humana, não dá mais para se arriscar. Ainda mais desarmado. Mas, a Serra do Cipó continua sendo um pequeno paraíso, onde pretendo revisitar em outra ocasião, não agora.


Pensei também em Ouro Preto, como segunda opção. Nunca me decepciono quando por lá caminho, naquelas ruas de pedras e com aquele arranjo arquitetônico único, que nos remete a outros tempos. Das minas que abriram caminho para a interiorização e urbanização cultural do Brasil. Do talento sem igual de Aleijadinho e das histórias que se tornaram história com Tiradentes, os insubmissos "inconfidentes", os soluços dos versos de Dirceu. De Ouro Preto, portanto, a única coisa que se ouve de reclamação é contra as estradas que nos levam a este e a outros pontos turísticos de Minas. Pude sentir isso na terceira opção, Caxambu, que foi a que acabei escolhendo. Não é nem em relação ao asfalto, mas à imprudência de caminhoneiros, que agora ocupam as duas faixas, da esquerda e da direita, e tornam o trânsito super lento, além de arriscado. As placas, são poucas. Um turista de outro país teria dificuldade em encontrar qualquer lugar do Brasil, pois é péssima a sinalização indicativa dos locais.





Mas, por três doces dias pude navegar pelas ruas daquele tranquilo balneário, ficando hospedado no mais antigo hotel da cidade - parece que mais antigo do que a própria cidade. Ali, em Caxambu, onde estive poucos anos atrás participando de um dos congressos organizados pelo Sind-Ute, pude reviver momentos de prazer. O parque, maravilhoso, bem no centro da cidade, bem cuidado, com várias fontes de água mineral, abriga também o balneário, uma lagoa, uma piscina e muito verde. Desfrutei por vários minutos da hidromassagem que existe no belo prédio reformado. O retrato do chefe do executivo mineiro lá estava, na parede, logo na entrada do prédio. Reclamei do nosso piso, que não veio, e do minguado reajuste, que ainda também não veio. Mas, ele nada disse. Então, como o sol estava belo, e o dia prometia, e a hora do almoço se aproximava, baixei a guarda, por um instante, e mergulhei nas águas nada mansas da piscina. Uma massagem completa com duchas de água mineral me conduziu a outra estação, limpando meu corpo e salvando, em parte, pelo menos, minh'alma.

Os cafés das manhãs, recheados de delícias mineiras - pão de queijo, broa de fubá, bolos, queijos, além de sucos e frutas - davam aquele sabor inicial ao dia. Acordar com fome e sem nada para comer não é nada bom, mas é a triste realidade de muita gente ainda, mundo afora. Não carrego nas costas a culpa por esta realidade - já o fiz antes, confesso -, pois o meu poder para mudar esta realidade é mínimo; mas que daria para que todos vivêssemos e partilhássemos os frutos generosos da mãe Terra trabalhados por muitas e talentosas mãos, ah, isto sim, daria, não estivéssemos submetidos a este capital sistema. Temos este problema da partilha mal resolvida, que está ligado a este tipo de sistema sob o qual nascemos e morreremos - não tenho esperança de que as coisas mudem radicalmente nos próximos anos, pelo menos. Embora muita coisa esteja mudando rapidamente, sem que percebamos.



 
Após o café, uma caminhada pelo parque. Respirar o ar puro daquele parque deve ter limpado boa parte da poeira de Vespó acumulada nos poros no último meio século. Suava, respirava fundo, bebericava nas fontes de água mineral, contemplava os pássaros, no seu voo livre, sem fronteiras. Logo após, uma volta de charrete pela cidade, com o condutor e guia nos mostrando cada ponto e seus contextos históricos. Por Caxambu passaram reis, princesas, presidentes e agora, quando passamos nós, os de baixo, percebe-se que o nível melhorou. "Eles passarão, eu passarinho". No Brasil de Lula e Dilma, com todas as limitações, omissões, fraquezas e conciliações de classe, percebe-se que mais gente desfruta de hábitos que estavam antes reservados apenas aos ocupantes da Casa Grande. Os aeroportos estão mais cheios, e os shoppings, além da "nova" e numerosa classe média que veio de baixo, começam a ser ocupados pelos "rolezinhos" das periferias. Que viva a alegria e a riqueza cultural produzida pelos de baixo, que os de cima adoram se apropriar e registrar patente.

Hora de almoço. Como bom mineiro, controlado, professor-de-Minas, dinheiro sempre muito contadinho, tratei logo de comprar o pacote completo de hospedagem, que incluía a pernoite, o café da manhã, o almoço, o café da tarde e o jantar. Ou seja, o básico elementar para não me preocupar com mais nada. Mas não me arrependi. A comida do hotel é de primeiríssima qualidade. Degustei peixes assados e um frango acompanhado com quiabo que não devorava há um bom tempo. Saladas e massas e nada de regime nestes momentos poucos. A sobremesa, ah, a sobremesa, degustava devagar, vários tipos de doces: tortas, cremes, com ou sem calda, frutas cristalizadas. Um pedacinho do céu fora colocado ali na nossa mesa, e eu - e os que comigo estavam, pessoas queridas -, sem cerimônia, sem dor, ataquei (atacamos) sem dó e sem remorso.



 
Um cochilo no pós almoço, e em seguida uma caminhada pela cidade, visitando praças, ruas, e uma feirinha permanente, que as lembrancinhas para os parentes mais próximos não podem faltar. O café da tarde, pão de queijo quentinho, feito na hora, broa, bolo, e aquele cafezinho mineiro. A culinária de Minas é a melhor do planeta, garanto a vocês. Claro que não conheço a maioria das iguarias do planeta, mas posso assegurar que as de Minas, feitas aqui em Minas, inclusive quando se produzem pratos de outros povos, não perdem em nada para ninguém. As massas, os pratos italianos são mais gostosos quando feitos aqui, em Minas; a comida árabe - ah, o quibe, o tabule, o charuto, são bem mais saborosos quando feitos por descendentes e ascendentes de árabes (caso de parte da minha família) que aqui residem há mais tempo. E a nossa tradicional feijoada, com sua origem ligada à resistência dos escravos no Brasil colônia? (Origem europeia é uma ova! A feijoada tal como existe é nossa, e pronto!) Que delícia! A culinária ocupará sempre um capítulo especial na história de cada povo, incluindo a história de sua luta, da luta dos de baixo.

No jantar, novo momento de alegria e fartura. Em três dias e três noites, acho que comi o suficiente para os próximos três meses. Retornando ao bunker, a velha e boa dieta, meio que forçada pelo ritmo dos nossos dias, retornaria. Durante o dia, o calor estava forte, muito sol, que a gente resolvia ficando na sombra de alguma árvore, ou nos enormes e belos corredores do hotel, um casarão antigo, cujas paredes estampam as fotos de antigos visitantes, incluindo personagens do mundo político ou artístico. Eu colocava um boné, algum protetor solar (nem sempre) e caminhava pelas ruas tranquilas da cidade. Pensei em dar uma volta no teleférico, mas o pessoal que estava comigo não se animou ao ver o topo do morro que ele subiria. Durante a noite, os céus nos brindavam com leves gotas de chuva, que ajudavam a criar um clima agradável, fresco, aquele friozinho gostoso que só as noites de Minas conseguem proporcionar.




Ali, naquele circuito das águas minerais, mantive contato com o mundo através da internet. Minhas preferências estão cada vez mais limitadas aos blogs e sites alternativos, e nunca aos portais dos grandes (em negociatas e canalhices) meios de comunicação. Recentemente tomei a decisão unilateral de não mais visitar os endereços da grande mídia. E foi através dos blogs, e não da mídia das elites, que tive notícia sobre os "rolezinhos" que acontecem nos shoppings das áreas "nobres" de SP, quando grupos de pessoas da chamada periferia (que para eles é o centro) resolveram dar um "rolé" nestes locais, levando a ginga, a musicalidade, e os costumes. Essa gente do povo que não frequenta o shopping apenas para consumir, mas para ocupar um outro espaço que deveria ser de todos, acaba assustando a elite branca, rica, que vive num verdadeiro apartheid social e racial em relação aos de baixo. Chamam a polícia, cobram dos governos, como se estivessem ameaçados por aqueles "vândalos", tais como os romanos no seu império em decadência quando se referiam aos povos estranhos que ameaçavam suas fronteiras.

Shopping center, para mim, é um dos espaços que eu menos frequento. Prefiro as feiras nas ruas abertas, onde encontro gente comum, dos de baixo, que luta para sobreviver dignamente, e que costura o dia o dia ao sabor das nuances, dos cortes e retalhos que se vão produzindo coletivamente. É como acontece nas escolas, este espaço que deveria ser maravilhoso, dada à rica relação entre os trabalhadores da Educação e seus alunos e a comunidade em geral, mas que, infelizmente, tem se tornado um inferno em função das muitas práticas coercitivas, das muitas gestões punitivas, além das péssimas condições salariais e de trabalho, é óbvio.



Em breve, terminam as férias, e já de volta desta curta, porém prazerosa viagem, retomo à rotina. Já paguei todas as taxas do meu veículo 96 - no total, em torno de R$ 300, ou seja, mais até do que espero receber no dia 22 de janeiro, pela generosidade do governo de Minas, que promete pagar o reajuste acumulado de quatro meses (de outubro a dezembro mais o décimo terceiro). Para quem tem um cargo, deve dar uns R$ 200 e poucos reais, o equivalente a uma diária de um quarto do hotel onde fiquei. 


Na volta para casa, o trânsito infernal, de uma opção burra dos nossos governantes pelo transporte de cargas rodoviário, ao invés do ferroviário; e pelo transporte individual de pessoas, ao invés de um transporte coletivo de qualidade. Corrijo-me: não se trata de uma opção burra, o que seria até um elogio para eles. Trata-se, ao contrário, de uma opção lucrativa, que beneficiou, e muito, a alguns, prejudicando a maioria. É sempre assim, quando a lógica predominante não é o interesse comum, mas os privilégios de alguns poucos. Nisto, o mundo ainda não mudou nada. Mas vai mudar, podem apostar.

No mais, para completar, quando chego em casa, no meu bunker, descubro que estava totalmente sem telefone e sem internet. Ninguém merece! E olha que as contas estão pagas. Liguei para a operadora Oi e no dia seguinte recebo um telefonema dando conta de que um fio, lá na central, estaria desligado, provocando o problema. Mas ainda continuo sem internet, já que o modem parece que estragou. O que significa que nos próximos dias estarei com a internet lenta, até que resolvam trocar o modem do velox. Uma porcaria estas operadoras que atuam no Brasil, sem fiscalização adequada, com preços salgados, atendimento ao público inadequado - a gente fica meia hora ouvindo uma voz gravada mandando a gente optar por duas dezenas de situações, quando seria muito mais simples se uma telefonista atendesse diretamente e tivesse autonomia para resolver os problemas. É esta a "eficiência" da privatização neoliberal: serviços de péssima qualidade, caros e péssimo atendimento. Viva o serviço público de qualidade para todos!

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

                             ***

337 comentários:

  1. Euler, Magnifíco o seu texto. Junto com você senti o quanto é bão dimais ser mineira. Fiz junto com você o trajeto por Caxambú. Se eu fosse você tiraria, se puder, qualquer menção ao governo de Minas. Não azede as suas férias,ainda que falte alguns dias para retorno ao nosso trabalho abençoado. Deixe para despues descer o bambu nestes dorminhocos e desinteressados governantes. A hora deles vai chegar.Voltando ao que interessa, que delícia as suas observações sobre a comida mineira, a estadia ,os passeios, enfim a tudo o que aconteceu de bom. Que maravilha, você realmente curtiu! Vivenciou o que Minas tem de melhor, ou seja tudo nosso é bom demais. Tem uns estraga terreiros (governantes maus administradores e etc,), mas eles (elas) não fazem muita diferenças). Bão ser mineiro (a)! Torresminho e outras cositas más. VIVA MINAS GERAIS !VIVA O EULER QUE SOUBE APROVEITAR ESTAS FÉRIAS DELICIOSAS. Mais uma vez, pela viagem que fiz junto com seu texto, obrigada e parabéns. Beijos e até nossa vitória.

    ResponderExcluir
  2. Oh! Minas Gerais quem ti conheci não esquece jamais.

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe quando será disponibilizado o contracheque sem vergonha dos 5% no portal doescravo de minas?

    ResponderExcluir
  4. A casa caiu no ROLEZINHO DO PÓ PARA SENADORES... KKKKKKKKKKKKK Vai vendo... Corta pras 445...
    Bomba no caso do Pópópó tucano! Foram trocadas 70 mensagens entre piloto e o senador em momentos que antecederam a prisão.
    http://xeque-mate-noticias.blogspot.com.br/2013/12/bomba-no-caso-do-popopo-tucano-foram.html

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Segundo a secretária do seplag o contra cheque do aumento só será disponibilizado no dia 22/01.

    ResponderExcluir
  7. pessoal, a classificação para designação não considerou a classificação no concurso não? Credo!!!! Passei em 12º lugar sendo que 6 foram nomeados e, no listão eu fiquei em 52º lugar. Jesus tende piedade de nós....É assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. primeiro chama os concursados, depois a lista.

      Excluir
    2. Colega, vc tem prioridade na frente dos não concursados, na hora da designação 1º será contratado os concursados da região, depois concursados de outra região, caso não tenha concursados na hora da designação , é que será olhado a lista de classificação.

      Excluir
    3. No momento da designação os concursados têm prioridade sobre aqueles classificados pelas listagens.

      Excluir
    4. Acho q vc não leu a resolução. Lá está bem claro: primeiro é a lista de concursados do município não nomeados depois dos concursados de outros municípios ainda não nomeados, e só depois é q vem a lista de classificação do município. O concurso vem sempre antes da listagem de classificação.

      Excluir
    5. Listagem de designação é uma e de concurso é outra.
      Na hora de designação verifica-se se tem concursado olhando a listagem do concurso.Se não houver vai para a listagem da designação.

      Excluir
  8. Caros colegas preciso saber o que está sendo feito com os professores de ensino religioso (1º ao 5º) nas escolas de vocês. Eles irão fazer o que nas escolas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a Resolução 2442/13, as escolas deverão fazer o máximo para aproveitar todos os servidores excedentes. No caso de não conseguir, os excedentes efetivados serão notificados no portal, e os efetivos, o diretor(a) deverá avisar a SRE. Para ver o que será feito.Em ambos os casos só a SRE poderá resolver.

      Excluir
    2. Como demitidos se falta professor, pensa...

      Excluir
    3. Vão ministrar aulas de outros conteúdos, talvez física, química, biologia,...kkkk

      Excluir
  9. Hoje a revolução significa puxar os freios de emergência
    20/01/2014
    Atribui-se a Karl Marx esta frase pertinente: “só se fazem as revoluções que se fazem”. Quer dizer, a revolução não configura um ato subjetivo e voluntarista. Quando assim ocorre, é logo vencida por imatura e falta de consistênica. A revolução acontece quando as condições da realidade estão objetivamente maduras e simultaneamente existe nos grupos humanos a vontade subjetiva de querê-la. Então ela irrompe com chance, nem sempre garantida, de vencer e se consolidar.
    Atualmente teríamos todas as condições objetivas para uma revolução. Revolução é aqui tomada no seu sentido clássico como a mudança dos fins gerais de uma sociedade que cria os meios adequados para alcançá-los, o que implica a mudança nas estruturas sociais, jurídicas, econômicas e espirituais desta sociedade.
    Atualmente a degradação geral em quase todos os âmbitos, especialmente na infra-estrutura natural que sustenta a vida é tão profunda que, em si, se necessitaria de uma radical revolução. Do contrário, podemos chegar tarde demais e assistir a catástrofes ecológico-sociais de magnitude nunca antes vividas pela história humana.
    Mas não existe ainda, nos “donos do poder” a consciência subjetiva desta urgência. Nem a querem. Preferem manter seu poderio mesmo com o risco de eles mesmos sucumbirem num eventual Armagedon. O Titanic está afundando mas sua obsessão por ganhos é tão grande que continuam comprando e vendendo joias como se nada estivesse acontecendo.
    Geralmente as “revoluções” são feitas pelos poderosos que se antecipam aos oprimidos, dizendo, como com frequência se pratica no Brasil:”façamos nós a “revolução” antes que o povo a faça”. Naturalmente não se trata de uma revolução, mas de um golpe de classe, usando, como no caso da “revolução de 1964”as forças armadas para esse fim. Esses vitoriosos tem seus acólitos que lhes cantam a loas, levantam-lhe monumentos, dão nomes às ruas, pontes e praças aos golpistas, como ainda persiste no Brasil.
    A história dos vencidos raramente é feita. Sua memória é apagada. Mas às vezes esta memória vem à tona como uma força denunciatória perigosa. Foi mérito, por exemplo, do historiador mexicano Miguel León-Portilla de narrar o “Reverso da Conquista” da América Latina pelos ibéricos. Ai recolhe os testemunhos dramáticos e lancinantes das vítimas astecas, mais e incas. Em português foi traduzido por “A conquista da América Latina vista pelos Indios”(Vozes 1987). Vejamos apenas um testemunho indígena por ocasião da tomada de Tlatelolco (próxima da capital Tenochtlitlan, atual cidade do México). É simplesmente de chorar:
    “Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados; destelhadas as casas; incandecentes seus muros; vermes abundam por ruas e praças e as paredes estão manchadas de miolos arrebentados; vermelhas estão as águas, como se alguém as tivesse tingido; temos mastigado grama salitrosa, pedaços de adobe, lagartixas, ratos e terra em pó e mais os vermes”(León-Portilla, p. 41).
    Tais tragédias nos colocam a questão nunca respondida satisfatoriamente: tem sentido a história? Sentido para quem? Há todo tipo de interpretações, das mais pessimistas que veem a história como a sequência de guerras, assassiantos e matanças, até as mais otimistas, como aquela dos iluministas que pensavam a história como um crescimento na direção do progresso sem fim e de sociedades cada vez mais civilizadas. (...)

    ResponderExcluir
  10. (...)
    As duas grandes guerras mundias, a de 1914 e a de 1939, e as que se seguiram após, vitimando cerca de 200 milhões pessoas, pulverizaram esse otimismo. Hoje ninguém nos pode dizer em que direção caminhamos: nem os sábios e santos Dalai Lama e o Papa Francisco. Mas os eventos se sucedem com toda a sua ambiguidade, alguns esperançadores, outros amedrontadores.
    Filio-me à tradição judaico-cristã que afirma: a história só pode ser pensada partir de dois princípios: o da negação do negativo e o do cumprimento das promessas. A negação do negativo quer dizer: o criminoso não vai triunfar sobre a vítima. O peso do negativo da história não detém o sentido definitivo. Pelo contrário, o Criador “enxugará toda lágrima dos olhos, a morte não existirá mais nem haverá luto nem pranto, nem fadiga, porque tudo isso já passou”(Apocalipse 21,4).
    O princípio do cumprimento das promessas sustenta:”eis que renovo todas as coisas; haverá um novo céu e uma nova terra; Deus morará entre nós e todos os povos serão povos de Deus”(Apocalipse 21, 5; 1 e 3). É a esperança imorredoura da tradição bíblica que não desaparecia nem quando judeus eram levados às câmaras nazistas de extermínio.
    Com referência à situação atual reporto-me a uma frase de Walter Benjamin, citada por um seu estudioso franco-brasileiro, Michael Löwy:”Marx havia dito que as revoluções são a locomotiva da história mundial. Mas talvez as coisas se apresentem de maneira completamente diferente. É possível que as revoluções sejam o ato, pela humanidade que viaja nesse trem, de puxar os freios de emergência”(Waler Benjamin:aviso de incêncio, Boitempo 2005, p. 93-94). Nosso tempo é de puxar os freios antes que o trem se arrebente no fim da linha.

    Leonardo Boff escreveu Cuidar da Terra – proteger a vida: como escapar do fim do mundo,Record, Rio 2010.

    ResponderExcluir
  11. Regra de acentuação:
    Palavras terminadas em i" " e " u " só levam acento se seguidas de vogal.
    Ex: Bambuí, Baú, Jacuí
    Caxambu, Analu, bambu.

    Tem muitos professores com a ortografia ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em se tratando de escrever direito a própria Língua, muitos fazem jus ao que recebem. Os erros de ortografia e gramática são primários. Cruz credo.

      Excluir
    2. e os que tem boa ortografia e sao criticos ,iguais a v. devem ganhar muito bem pois sao o maximo.

      Excluir
    3. Você quis dizer precedidas de outra vogal, não é?

      Excluir
    4. Quem segue vem atrás ou ao lado.Quem me ensinou esta regra de acentuação, quando eu comecei a dar aulas foi uma excelente supervisora aqui de BH.

      Excluir
    5. Eu sou Professora e recebo um salário minguado, como você. Escrevo corretamente, graças a Deus e aos bons livros que li e leio. Infelizmente, no Brasil, existem professores que não sabem gramática e ortografia. Não sei porque se ofendeu. Vai ver é um desses. Ah, sim, ganho menos do que mereço.

      Excluir
  12. Mudando de assunto, vejo como mais um motivo de preocupação, para esta honrada e massacrada classe, a questão deste "REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO". É mais um engodo deste governículo de M.... (M não é Minas não, é aquilo mesmo que vocês estão pensando) que não tem competência para administrar nem o "buteco sujo da esquina"e, infelizmente é eleito para nos oprimir por tanto tempo. Este é mais um projeto jogado de cima para baixo sem nenhum preparo nem organização. Outra coisa eles estão retirando aulas dos conteúdos de Física, Química e Biologia, teoricamente àquelas que têm menos professores no mercado. A Resolução 2486/2013 retira uma aula destes conteúdos nas turmas de 2º e 3 ° ANOS. Uma vergonha, pois se é difícil conseguir ministrar os conteúdos com 3 aulas, imaginem com duas. VAMOS LIMPAR O ESGOTO DESTES POLÍTICOS NESTA ELEIÇÃO DE 2014, É NOSSA ÚNICA CHANCE. POLÍTICOS "FDP" QUE DESTRUÍRAM OS SONHOS DE TANTOS PROFESSORES, MAS HÃO DE QUEIMAR NAS PROFUNDAS DOS INFERNOS.... Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde posso encontrar essa resolução? Estava com meu cargo completo e a diretora me liga falando que minhas aulas diminuíram.Sou professora efetiva de Química há 15 anos, vou ficar com meu cargo incompleto e os LC 100 com cargos completos.E o pior de tudo que nem posso pedir mudança de lotação, já que nas outras escolas também tem os tais lei 100. Não sei mais o que fazer...

      Excluir
    2. Não se preocupe, talvez vc tenha que completar com matemática, ou outra disciplina. Mas, como seu cargo efetivo é de 15 aulas, vc não deixará de receber por elas, apenas vai ter que completar as horas aulas na escola ajudando em alguma coisa. Mais receber pelas 15 aulas certamente vc vai

      Excluir
  13. Alguém sabe me informar sobre as Férias prêmio, ou foram suspensas mesmo?

    ResponderExcluir
  14. Alguém que tem pós graduação recebe ela no estado? Tenho pós desde 2005 e sou PEB 1a em 2015 vou ser PEB 1C. Como faço para receber como especialista nesse estado nota 10??? kkkk

    ResponderExcluir
  15. Que texto delicioso. Eu me vi lá em Caxambu com vc, meu querido Euller! Um grande abraço e força sempre.

    ResponderExcluir
  16. Já destilam comentários via internet que nosso reajuste de r% só virá em fevereiro...alguém confirma esta informação????? Ai, meu Deus, preciso comer e alimentar as crianças e a cachorra......rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GENTEM..... AO DIGITAR, ERREI.... COLOQUEI r%....é tão ruim este aumento que até errei a porcentagem......mas, do mesmo jeito, de ruim e de 5%, alguém da notícias se sai dia 22/01????? O contracheque até agora nada!!!!!!

      Excluir
    2. KKKKKKKKKK reajuste de r é ótimo! Esse Governo bichado é uma loucura só. Bjs.

      Excluir
  17. GENTE! Prenderam o dono do Novo Jornal.Estão imputando a ele diversos crimes.O Aécio tem mania de tirar o que falam dele e jogar nas costas dos outros. Estou, deveras, com medo desta ditadura de Minas Gerais.No processo nem tocam no nome de Aécio,mas é lógico que isto é coisa dele e de Andreia.A Equipe do Minas sem censura e direitos humanos vão investigar a prisão. Dá arrepio até nos ossos ver do que esta turma é capaz pelo poder. Estou apavorada!

    ResponderExcluir
  18. Vejam isso !

    https://www.youtube.com/watch?v=QTwfRBursNs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá nojo mortal dessa raça de sangue sugas que extorquiram Minas Gerais a exaustão. Que o DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS MOSTRE A FACE DO PAI ETERNO na cobrança desses crimes absurdos desses leza pátria vampiros que se alimentaram do sangue de todos os jovens que morreram em cada beco do país por causa da falta do dinheiro que esses lixos humanos roubaram. Oh raça infernal essa que se apossou do nosso Estado. SENHOR JESUS OUÇA MEU PEDIDO E MOSTRE A SUA SAGRADA FACE E VARRA ESSES POLÍTICOS CORRUPTOS DA TERRA URGENTE, SENHOR. AMÉM.

      Excluir
  19. Seu texto é excelente, meu caro professor Euler. Também me vi em Caxambu, tal a riqueza de seu texto. Vislumbro um 2014 extremamente laborioso, pois trata-se de ano eleitoral e as amordaças do estado psdb/bosta já se fazem presente, como o que aconteceu com NOVOJORNAL. Tudo o que foi postado está acontecendo. Estamos em um estado não-democrático e a extrema direita já está em campo. O arranca rabo eleitoral promete e é por isto que defendo mais uma vez que contra este desgoverno não vamos conseguir nada. TÁ TUDO DOMINADO. AS INSTITUIÇÕES ESTÃO COMPROMETIDAS. Temos que derrotá-los nas urnas. O governo federal precisa comprometer-se com a destituição deste desgoverno. Vamos unir forças. Quem viver verá!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Euler,
    que texto agradável de se ler!
    Consegui "viajar" através dele.
    Que bom que você pôde desfrutar
    desses momentos tão oportunos!
    Um abraço,
    Helena Thaereh

    ResponderExcluir
  21. Caxambu,tudo de bom!Você não citou o nome do hotel,por acaso é o "Grande Hotel?"
    Fiquei curiosa,até te enxerguei lá.Este pedacinho de Minas é genial,gente ordeira e gentil.Que saudade!

    ResponderExcluir
  22. Pior que cometer erros de português é corrigir cometendo erros:1)Acentua-se o "i" e "u" tônicos dos hiatos. Ex: saúde, saída, baú.2)São acentuadas as oxítonas terminadas com as vogais "a, e, o" seguidas ou não de "s" Ex: cipó, café, cajá, portanto Caxambu não recebe acento gráfico por ser oxítona finalizada com a vogal "U".anônimo do dia 20 de janeiro -13:41

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, professora das 16:35, deu uma bela aula para todos.
      Sabendo tanto, não recebeu mais que 5%, merecia mais.

      Excluir
  23. Começou o troca troca no ministério e a educação???

    ResponderExcluir
  24. Visualizei meu contracheque dos míseros 5%. É só entrar no portaldoservidor e digitar mês 01/2014

    ResponderExcluir
  25. Já está disponível o ContraCHOQUE do retroativo...

    ResponderExcluir
  26. QUERIDOS MINEIROS DOS PORÔES DA DITADURA
    DO AÉCIO E ANDRÉIA NEVES
    Não há mal que sempre dure, lembram-se do FRANCELINO PEREIRA
    O BOI MORREU DO PIAUÍ?
    COMO DIZ NOSSA SENHORA: TUDO PASSA
    ISSO TAMBÉM PASSARÁ... MUITA FÉ,MINEIRADA BOA!

    UMA MÚSICA PARA VOCÊS QUE REPRESENTA
    O QUE EU ESTOU SENTINDO JUNTAMENTE COM
    VOCÊS E ORANDO POR TODOS AÍ.

    Pequeno Mapa do Tempo
    BELCHIOR
    "Medo, medo. Medo, medo, medo, medo
    Eu tenho medo de Belo Horizonte
    Eu tenho medo de Minas Gerais"
    "Morre o meu medo e isto não é segredo
    Eu mando buscar outro lá no Piauí
    Medo, o meu boi morreu, o que será de mim?
    Manda buscar outro, maninha, lá no Piauí"

    http://www.vagalume.com.br/belchior/pequeno-mapa-do-tempo.html#play

    ESTEJAM EM ORAÇÃO NA PAZ DE DEUS, AMIGOS PROFESSORES,
    JORNALISTAS, SINDICALISTAS E TODA A MINEIRADA DE OURO
    DO CORAÇÃO DO BRASIL!

    ResponderExcluir
  27. já está no portal do servidor o contra cheque dos 5%

    ResponderExcluir
  28. As migalhas do "aumento" já estão no portal... QUEM SE CONTENTA COM AS MIGALHAS DA CASAGRANDE OU SÃO ESCRAVOS OU SÃO OS CÃES !!!
    E ai professorado mineiro até quando???

    ResponderExcluir
  29. O contracheque do reajuste já está disponível no sistema, quem quiser passar raiva vai lá... kkkk

    ResponderExcluir
  30. O contra chequre dos 5% ja esta disponível basta clicar em 01/2014

    ResponderExcluir
  31. PESSOAL, AGORA, TEMOS QUE CAIR EM CIMA PRA RECEBER A PRODUTIVIDADE...VOU, JÁ, JÁ, COLOCAR A MINHA MENSAGEM NO BLOG DA RENATA VILHENA.....vamos encher a caixa dela....

    http://blogrenatavilhena.blogspot.com.br/2014/01/pagamento-dos-5-da-politica.html

    ResponderExcluir
  32. Por que não foi pago o retroativo do décimo terceiro?

    ResponderExcluir
  33. ki férias, hein, profe? depois dis que ganha poco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofressô ganha muito poco memo.

      eta governim sem vergoinha!

      Excluir
    2. Reparou que foram apenas 3 dias, Euler e nossos mestres merecem muito mais. Agora quanto a você que nunca estudou... kkkkkkkkkk Com esse PORTUGUÊS merece é MORAR NA ESCOLA... kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  34. Bom dia, colegas;
    A mísera diferença dos 5% já está disponível no portal.
    Quanta demora para pagar esta miséria de aumento. Que vergonha!
    Estado de Mg está falido. Vamos tirar esta corja do governo, galera.

    ResponderExcluir
  35. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.....Deu a louca no tucano recebi um contracheque de 600,00 reais referente ao 5% nos dois cargos e ainda retroativo a outubro,,, To rica kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  36. Vocês vão me desculpar, mas num país com tanto desprezo pelo ser humano, tem gente preocupando coma "Língua Portuguesa"? Somos escravos , não adianta nada ser culto, e aceitar o cabreço.Vamos nos preocupar em lutar pelos nossos direitos e olhando não é usando o nosso português não. Por que a maioria dos cultos estão nos domesticando sem usar um A da Língua Portuguesa , apenas o chicote.

    Arriba hermanos..
    Vamos focar nossa luta.
    A copa do mundo ta ai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A copa é para trazer riquesas e divisas para o país uma vez que já foram feitos investimentos vultuosos mesmo. Além do mais isso só vai beneficar a oposição, a copa é do mundo e não da tia naná.

      Excluir
  37. Que educador tem a coragem de acessar o blog desta fulana?Eu acesso sim,blogs que me fazem interagir com a realidade de Minas e do país.Valha-me Deus!Os acessos do blog dela, são de educadores?Tá tudo perdido mesmo!

    ResponderExcluir
  38. Gente recebi errado o meu aumento seria de 70,57 o que daria 282,28 mas recebi apenas 3x ( out,nov,dez) o que deu 211,71 onde foi parar o aumento do decimo terceiro?Sera que alguém pode me explicar? Os descontos continuaram os mesmos.

    ResponderExcluir
  39. os diretores apostilados não receberam os 5%. absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem feito!! os apostilados não tem nada que chorar, estão ganhando muito mais do que merecem!!!

      Excluir
    2. olha deS@coCheio de 25 de janeiro 00.58, fui diretora por 8 anos e no meu tempo nâo tinha vice, nem secretarios e nem computadores.Alem de toda a escrita,cuidava da merenda que as vezes comprava com meu dinheiro para fazer uma sopa para os alunos que eram muito carentes (fuba,canjiquinha,macarrâo) e correr para reunioês e plantoês e substituia eventuais faltas de professores.trabalhava mais de 8 horas por dia e nâo tinha nem ferias. Era dedicaçâo exclusiva e deixava minha familia em falta.Nâo fui eu que criei a lei do apostilamento e fui contemplada por ela numa grande surpresa. Aposentei-me com todos os direitos adquiridos e a paridade ainda existe.A Constituiçao tambem reza direitos iguais.Estou com 70 anos e sempre fui solidaria com todos os profissionais da educaçao, pois sâo mau pagos. Portanto, deixe de desejar BEM FEITO para os outros.Esta falta de uniâo e que esta acabando com nossa classe

      Excluir
  40. Este desgoverno é uma vergonha, pelo que faz com seus professores. Precisava de folha extra para valores irrisórios? Esta turma tá de brincadeira, e de mau gosto. Em outubro devemos dar o troco nesta turma do mensalão mineiro, que já está prescrevendo. O STF dá mostras de como o sistema judiciário funciona. Por isto nossa luta tem que ser política. Vamos trabalhar desde os primeiros dias com nossas turmas e pais. Não podemos perder esta oportunidade. Pior do que está é impossível. Desgoverno incompetente, como ficou notório na tabela publicada no portal do servidor. Vamos dar um basta e buscar dias melhores nesta nossa profissão. Oxalá Deus nos ajude!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Pessoal, trabalhei 7 meses na função de Especialista no estado em 2013. Alguém saberia me dizer se tenho direito a receber o mês de janeiro, que será pago em fevereiro? Ou, se tenho direito a receber algum rateio?
    Obrigada, a quem puder e tiver as informações para dividir....!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se voce trabalhou 210 dias em 2013, divida-os por onze e o resultado será o rateio a que tem direito em fevereiro. Abraços.

      Excluir
  42. http://br.noticias.yahoo.com/justi%C3%A7a-bloqueia-bens-fam%C3%ADlia-zez%C3%A9-perrella-165500803.html

    Oi gente será que é o começo do fim??? Ainda bem que foi citado os nomes de Aecimdopo e do nana.Quem sabe sobra pra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É O FIM AMIGAS E AMIGOS... THE END OH GLÓRIA!
      Como o jornal O Estado de S. Paulo mostrou no domingo, 19, as sementes eram fornecidas pela autarquia "sem ônus para o parceiro" e depois a própria Epamig comprava a produção da empresa da família Perrella para que os alimentos - feijão, milho, arroz e sorgo - fossem usados no programa "Minas Sem Fome", criado no governo Aécio Neves (PSDB) e que se manteve no governo de seu sucessor, Antonio Anastasia (PSDB). Segundo o MPE, a autarquia ainda fornecia técnicos para acompanharem o cultivo na empresa acusada.Na ação, o Ministério Público ressaltou que os contratos, fechados entre 2007 e 2011, eram ilegais porque a Limeira era dirigida por Zezé Perrella quando ele ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas e depois passou a ter Gustavo Perrella como um dos donos - em sociedade com a irmã Carolina Perrella e André Costa. Pela legislação federal e estadual, Zezé e Gustavo estariam"impedidos de contratar com o poder público" por serem parlamentares.
      OBRIGADA DIVINO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, OBRIGADA JESUS, MARIA E JOSÉ!
      DEUS É FIEL.

      Excluir
  43. Ao anônimo das 08:04.Temos que preocupar, sim, com nossa Língua Portuguesa.Já estamos sendo criticados(as) demais por isto. A propósito, acho que você queria escrever CABRESTO,não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk e vc se preocupa com critica ganhando o que ganha? Os homens mais sábios , e os maiores líderes usaram a comunicação sem se preocuparem com concordâncias , com verbo e atingiram sua metas . E nós usamos a nossa Língua Portuguesa e o que conseguimos? Primeiro valoriza-se o homem depois se preocupa com o resto. Se for o caso usamos a língua de sinais acho que tem bem mais força você não acha?Ah! ia me esquecendo obrigado pela correção .

      Arriba 2014

      Excluir
    2. A função da língua é a comunicação. Se houver comunicação tá valendo. Melhor ainda, a língua é essencialmente FALADA. E forma escrita é uma maneira infiel de representá-la. Além do mais, a forma escrita é mesmo muito difícil! Nem quem inventou sabe.(rs)

      Excluir
    3. Verdade... São tantas mudanças ...que estão aceitando de tudo.Sem que dizer a fala sempre esta envolvida com a emoção, com o sentimento momentâneo, já a escrita não, ela é pensada, planejada.Quando entramos aqui no blog é como estivéssemos gritando, nosso sentimento está a flor da pele, não nos preocupamos em corrigir nossos erros , mas, na sala de aula planejamos, estudamos , procuramos ficar por dentro dos acordos da nossa Língua Portuguesa.Não somos professores ruins. Fomos alfabetizados por excelentes profissionais ,mas somos humanos . Se for pra entrar aqui no blog para ser criticado pelos erros de digitação , ou até mesmo pelos erros cometidos devido a euforia de desabafar, melhor então não entrar. Não precisamos deste tipo de crítica, precisamos de união, de força, de entoar o mesmo grito de guerra.

      Excluir
  44. Euler e amigos, o twitter me bloqueou porque eu falei que o Ministério Público @MPF_ tem que fazer a FIFA devolver o dinheiro que o BRASIL gastou. Vejam se não estou certa: O futebol só tem ricos, bilionários, porque vai usar o dinheiro do povo brasileiro todo para financiar festa deles? Eles que se autofinanciem!
    #aFIFAéFOLGADA quem puder e quiser usem a hashtag pra mim por favor. Não estou nem aí para twitter, nem para rede social alguma, só quero mesmo denunciar erros e propor soluções. Não é a @dilmabr #DILMA2014 que é ruim é a FIFA que é folgada. Obrigada, amigos.

    ResponderExcluir

  45. MTO BOM VER A LUIZA TRAJANO X DIOGO MAINARDI: AFASTANDO OS URUBUS! VEJAM:

    http://www.youtube.com/watch?v=oA2r3-VDhAw

    ResponderExcluir
  46. Em tempo: Onde se lê quem quiser e puder usem, leia- se: quem puder e quiser use.
    Desculpem- me e obrigada.

    ResponderExcluir
  47. O governo do PSDB instaurou em Minas Gerais a escravidão branca na Secretaria de Estado da Educação. Nós professores estaduais temos que recorrer à princesa Izabel para nos libertar.

    ResponderExcluir
  48. Pessoal, como estamos no período de férias, alguém saberia dizer se o 1\3 de carga horária será pago neste período???? Ou, somente quando for letivo??????

    ResponderExcluir
  49. Apostilamento que é absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absurdo é a sua lingua, deve ser pécimo professor.

      Excluir
    2. Gente, Cuidado com a escrita! (péssimo)

      Excluir
    3. PéSSimo, pelo amor de Deus.

      Excluir
    4. ´´Pécimo", deveria ser: PÉSSIMO não é mesmo? Cuidado ao escrever pessoal ! Quem erra e admite o erro evolui. Entretanto, quem não se resigna e é humilde o bastante para admitir o erro (ou o não saber) acaba sendo um estorvo para a categoria.

      Excluir
    5. PÉSSIMO
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK MEU DEUSSSSSSSSSSSS...

      Excluir
    6. Ué! Não é com Ç? (rs)

      Excluir
  50. Eu professor do Estado de Minas Gerais recebi um aumento de 5% nos meus vencimentos e a minha guia de IPTU no total teve um aumento de 18% devido ao aumento abusivo da taxa de coleta de lixo quase 50%. É impossível sobreviver no Estado de Minas Gerais administrado pelo Sr. Aécio, Andréia Neves, Anastasia e Marcio Lacerda. Percentual do índice de aumento de salário insignificante perto dos aumentos abusivos dos impostos.
    Acorda Minas Gerais os governantes de Minas não estão nem aí para os seus eleitores. A escravidão tem que acabar.

    ResponderExcluir
  51. Minas Gerais de Aécio e Anastasia tornou-se "estado de exceção" e de escravidão da educação. Somos escravos de luxo: intelectuais que só recebem a subsistência, aliás, nem isto. Dá para pretender situação pior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estaremos ganhando salário mínimo, em pouco tempo, se esta turma continuar governando Minas. Somos intelectuais e fomos reduzidos a nada. E o preço que a sociedade está pagando: só violência. Este ano temos a oportunidade de mudar. Depende de nós. Deus nos ajude a livrar nosso estado de tamanha malvadeza! Amém.

      Excluir
  52. Tive que contratar um carro forte para ir no banco !!!!!!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkk para buscar o aumento !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  53. Pessoal, olham o que acabei de ver no blog da Rena Vilhena:

    A progressão de janeiro/2014 foi cancelada ?
    De acordo com informações do Portal do Servidor, a taxação de fevereiro abre amanhã, 24/01/14, e o nosso posicionamento continua o mesmo de dezembro/2013. No Minas não foi publicada nenhuma resolução concedendo a progressão. Caso seja possível, nos dê informações.

    A informação procede? Alguém conseguiu ler algo? Indique fontes.....por favor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao vi nada no blog e nem portal do servidor. Também não vi comentario.

      Excluir
    2. Este estado é todo incompetente para nos prejudicar ainda mais. Já ganhamos pouco e ainda erram deliberadamente para nos afundar ainda mais. Que horror! A única saída é política, e este ano podemos mudar esta triste sina em nossas vidas. Pensem nisto!

      Excluir
    3. Essa progressão é apenas uma vã promessa. Não sairá em 2014 , 2015 ....sairá em 2000 e nunca !

      Excluir
  54. Quem vai participar do pacto nacional do ensino médio? vai ganhar 200 reais

    ResponderExcluir
  55. Quem da aula no ensino médio fique atento para o curso que vai ter . R$ 200 para o professor cursista e para o coordenador pedagógico.O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi instituído pela Portaria nº 1.140/2013, publicada no Diário Oficial da União de 9 de dezembro de 2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PNAIC, Ensino Fundamental, séries iniciais, semelhante ao do Ensino Médio, pagou 10 x de 200,00... (ainda está pagando, faltam 3 parcelas), só que não vem em dias fixos...preparem-se, além de ser uma formação somente teórica e chata pra caramba, em muiiiitasssss tarefas!!!!! O Pacto é um programa do Governo Federal...isso justifica o pagamento, pq, se fosse de Minas, ai, ai, aiiiiiiiiiiiiiiiii!

      Excluir
    2. Estou fóóóraaaa....

      Excluir
  56. Que vergonha os tabletes foram passados para os professores não cadastrado com cpf e até agora não forem desbloqueados. tabletes engavetados e dinheiro jogado fora. acorda governador.
    Juliana

    ResponderExcluir
  57. Caros colegas,
    desculpem-me por postar algo assim,
    mas quando penso em escola sinto uma
    ânsia,algo que beira o desespero...
    Gente,eu tinha amor pela profissão,lembro-me
    com saudades da maioria de meus alunos,de verdade!
    Mas mal consigo passar próximo à escola,me dá uma
    agonia...não suporto mais o ambiente escolar!!!
    Euler,precisava escrever isso, para amenizar o que
    sinto...médico,remédios não estão adiantando nada.
    Meu Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a cada dia que passa piora mais. Eu só nâo entendo como tem gente que ainda vai para essas chamadas de designação......ou é muita falta de opção ou masoquismo mesmo.

      Excluir
    2. Concordo plenamente, os verdadeiros professores, aqueles que sabem o que é preparar e ministrar uma boa aula não têm mais motivação...

      Excluir
    3. Sindrome de Burnout.

      Excluir
    4. Compreendo bem como se sente.Lecionei por 16 anos e confesso que sempre me orgulhei de minha profissão.Sempre agradeci pelo dom que Deus me deu de ser professora.Por anos e anos abri mão até do convívio com minha família para me dedicar à preparação de aulas de qualidade.Nunca tinha tempo para os filhos,mas para o trabalho esse tempo não faltava.Leituras de paradidáticos e revistas,busca constante por atividades inovadoras,leituras dos livros de Augusto Cury e Içami Tiba para fortalecer minha compreensão em relação às atitudes dos alunos e minha forma de intervir e solucionar os conflitos deles...Quantas palestras preparei para levar otimismo e entusiasmo aos adolescentes...horas e horas de dedicação...E,enquanto isso,meus filhos foram crescendo e só aproveitando restos de mim,que estava sempre exausta e quase sem forças para falar quando chegava em casa de tanto explicar matéria ou ministrar palestras.
      Não me arrependo de ter me dedicado tanto ao trabalho,mas me arrependo profundamente por ter colocado o trabalho em primeiro lugar.Hoje,doente,afastada,muitas vezes choro de remorso...Percebo que esse governo conseguiu destruir meu dom de ser professora depois desse maldito pip,ficha disso e ficha daquilo,cumprimento de jornada extra enclausurada na escola,etc,etc...Não aguento cumprir minha jornada até o fim.Não quero mais ser professora,pois falta-me forças para essa luta.É o fim!!!

      Excluir
  58. Meus amiguim, vcs não entenderam? É crise ecnmica! A maior quantidade de recursos estão retido na mão do governo federal! Os estados estão quebrados. O O governo federal detém a maior parte dos recursos.financeiros e nada faz para melhorar a vida dos cidadãos. Quem de vocês , defensores desse governo petista sabe que nós pagamos 40% de imposto e não temos saúde , educação e serviços estruturais de qualidade. Petistas falam muito, mas, não mostram iniciativas que aumente as expectativas do povo brasileiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o nobre coleguim sabe que o imposto que aumenta o custo de vida

      é o ICMS, certo? E que o ICMS é estadual, certo?

      E que os nossos parlamentares não tem interesse em taxar as grandes

      fortunas? Lula tentou e não conseguiu.

      Já que você deve ser defensor do PiSoL, PsTu, PSDB etc, Faça a sua

      parte e cobre deles. Vamos ver no que vai dá.

      Fico imaginando distribuição de renda, desenvolvimento econômico sem a

      participação dos empresários e dos meios de produção.

      Bom, o PsTu consegue, não sei como. Só se for no mundo das ideal.

      Excluir
    2. Meu "amiguim" você só não entendeu, ou talvez, todavia, contudo, quem sabe, se esqueceu do fato de que o Brasil não era assim antes do PSDB( cada nunicípio arrecardava, tirava o seu e mandava uma parte para Brasília) Por achar que ele era eterno dono do "poder", o PSDB fez essa magnífica reforma concentradora de rendas em Brasília, pois sendo eles o partido que iriam mandar para sempre poderiam ajuntar tudo para eles... kkkkkkkkkkkkkk Essa políticagem daí que está sendo executada, "amiguim" é OBRA E GRAÇA do PSDB=ARENA=UDN e como diz bem a música linda: É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem manou dar. TOMOU UDN! KKKKKKKKKKKKKKKKK Não há mal que sempre dure #PSDBnuncaMAIS! Oh Glória a Deus.

      Excluir

    3. Caro anônimo, não vou chamá-lo de colega, pois certamente não é Professor, pois se fosse saberia um pouco mais sobre economia e política, saberia também quem são FHC, Aécio Neves e toda a sua corja...Mas infelizmente o que tenho visto neste blog são comentários errôneos pela falta de leitura e de um bom português, o que evidencia que os nossos professores estão despreparados para a função que exercem, que dirá cobrar do governo os direitos que estão sendo usurpados.

      Excluir
    4. Quanta bobeira! Só bla blá blá.Devem ter recebido aulas do esquisofrênico Lula..Em breve indicarei sites de livros e revistas para principiantes em política.

      Excluir
    5. Hummmm... Principiantem em Política você disse... Está se instruindo e lendo primeiro para indicar depois, tucanalha? kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. Caro Amônimo de 26 de janeiro de 2014 00:27 (disse amônimo e não anômimo) sei que é capacho do PSDB... porque perder seu tempo com bobagens, proponha então uma solução.
      Hélio B.
      Varzelandia-MG

      Excluir
    7. Engraçado falarem do governo do PT, eu estudei antes do governo do PT , não sou um médico hoje , porque naquela época medicina era muito cara e num tinha uma possibilidade como a de hoje com ENEM. Passei em uma escola federal, mas como era longe da minha cidade, meus pais eram simples agricultores, e o tempo de estudo não permitia que eu encontrasse um emprego, tive que abandonar meus sonhos e virar professor. Hoje tenho Três filhos , dois deles fazem medicina em uma escola federal por conta do governo e ganham ainda ajuda de custo. Meu terceiro filho,acaba de conseguir uma vaga na UNIFAL.Agradeço isso ao governo do PT, pois se dependesse do meu salário de professor Jamais poderia sonhar em ver meus filhos realizarem o meu sonho. E o PSDB o que fez por mim? Melhor, o que FEZ por NÓS?

      Excluir
  59. Péssimo é um professor escrever péssimo com C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a influência de outras línguas no nosso vocabulário. rsrsrsrsrs Faz parte.

      Excluir
  60. Trouxa, estúpido e imbecil é quem ainda fica dentro de sala de aula se matando para ensinar alunos que nada querem aprender. Há muito tempo eu tenho feito de tudo em sala de aula, exceto dar aula. Falo de tudo.... futebol, novela, dos meus pêlos pubianos e, obviamente, falo muti mal desse governo desgraçado de merda. Apenas isso. Aprendam isso professores......tenham uma atitude rebelde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se tentasse dar aula seria expulso da sala pelos alunos. Parabéns pela coragem de admitir a verdade da escola de hoje, já que a maioria é "boazinha" (na verdade hipócrita). Enquanto não vê a casa velha destruída não se constrói uma nova, é a tradição do brasileiro.

      Excluir
    2. Desde tipo de professor que a rede estadual está cheia.Se for efetivo peça demissão, se for efetivado entregue o cargo, se for designado não retorne.

      Abandone o magistério, deixe a responsabilidade de formar para quem quer trabalhar de fato na educação.

      Obrigado, de nada!


      Excluir
    3. Anônimo27 de janeiro de 2014 10:54,

      Invés de ficar mandando os outros largarem o emprego, por que não vai cuidar de sua vida e deixar que os outros tomem as próprias decisões? Você tem o direito de não gostar do que eles dizem, mas, não tem o direito (nem o poder) de decidir por eles.

      "Os frutos da Terra pertencem a todos, mas a Terra não pertence a ninguém" (Rousseau, iluminista)

      Excluir
  61. Tem um vídeo no youtube sobre o rem que uma sub qualquer fala que o rem e para ajudar o aluno que pede aulas mais interessantes.A desgraçada esclarece que o rem e para ajudar o aluno e não o professor.A entonação que ela dá qundo cita o professor dá engulhos. Malditos subs, secretários e chefe do executivo

    ResponderExcluir
  62. Esse povo, sentados em suas cadeiras fofas no auge da sabedoria acham que descobriram a pólvora com essa porcaria de reiventando.fazem tudo de cima pra baixo sem discutir com o principal agente transformador que é o professor.Tô torcendo contra com força!

    ResponderExcluir
  63. Me desculpe Anônimo, mas isto é mal caráter. Você está fazendo exatamente o que os políticos fazem, corrupção. Você rouba tempo de quem não tem nada com o que está acontecendo com a educação, e os políticos, dinheiro, propinas e favores. Não adianta falar mal e fazer igual. Os governantes querem exatamente esta conduta. Não colabore com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, rebeldia é diferente de roubar o tempo e o futuro dos alunos. Temos que nos manifestar, sim, principalmente saber votar, mas parar de trabalhar para castigar o governo é tão burro...o governo quer exatamente isso, quanto mais analfabetos melhor. Aliás professor com essa mentalidade, só pode ter frequentado escola de péssima qualidade e não saber sequer o conteúdo que leciona, daí a desculpa para enrolar e roubar o pequenino salário que não merece receber.

      Excluir
  64. O PÓ RELA NO PÉ ! O PÉ RELA NO PÓ !ESTE PÓ É DE QUEM TÔ PENSADO? AH É SIM ! AH É SIM !

    (O baile do pó em BH: Esta é uma estória fictícia, qualquer semelhança com pessoas e fatos reais é mera coincidência)



    Deixaram o PÓ ROYAL cair no chão!!!

    Em pleno baile de carnaval

    Achei que ia rolar confusão

    Mas a tchurma achou legal



    O pó chegou voando pelo salão

    Que farra sensacional

    Deu até notícia na televisão

    Virou o baile do PÓ REAL





    O PÓ RELA NO PÉ !!!

    O PÉ RELA NO PÓ!!

    ESTE PÓ É DE QUEM TÔ PENSANDO?

    AH É SIM ! AÉ SIM!



    VOCÊ SABE EU TAMBÉM SEI DE COR

    AH É SIM!! AÉ SIM!!! AH É SIM !!!

    Não espalha que vai ser melhor!!!!

    KIÁ....KIÁ...KIÁ

    ResponderExcluir
  65. Pessoal, vocês viram que a família Perrela saiu como inocente do caso do heliPÓptero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turma do HA É SIM?... PÓÓÓÓÓÓÓOÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓÓDE!

      Excluir
  66. Anônimo das 16:13 .Eu me aposentei .Aposentei por idade.Claro eu não sou hipócrita também.Fiz o que você está fazendo até me aposentar.Depois que eu constatei o que é ser um professor aqui nesse pais e país duas vezes.MINAS BRASIL.Sim eu não iria adoecer jamais.O salário que eu ganhava (agora é a metade mas estou feliz) não daria para pagar meus remédios e tampouco agora o bendito IPSEMG.Sim tolos são esses professores que querem fazer milagres.Os alunos não tem culpa realmente .Então eu fazia tudo bem light.Dava aulad como as faculdades fazem.Pesquisa, pesquisa e apresentações.Ou seja se informe e apresente o conteúdo.Os alunos rebolavam.Pesquisavam e depois davam as aulas por mim.Dividia o conteúdo para grupos e pronto era só assentar e assitir as aulas.NOTAS?? hahahah prá quê? se através dessas notas estamos assinando nosso termo de competência ou incompetência.Eu não dizia as notas .Falava que eles não precisavam se preocupar pois eu avaliava tudinho : Comportamento, interesse, responsabilidade etc.Na verdade eu dava até notas para alunos ruins.Sim colegas eles precisam ir em frente de qualquer modo.Eu penso que quando eles precisam, eles vão atrás.Conversava muito e ficava tranquilo.Sim pois no final do bimestre as notas eram coletivas.A< B< C etc.A eu dava 24 em 25 B 23 em 25 e assim por diante.Se a classe era boa em muitos quesitos, seria A etc.e para todos sem exceção.Eles adoravam.Aprendiam, me amava , passavam de ano sem muitos problemas inclusive não ficava nenhum de recuperação ou estudos autônomos ou seja lá o que é agora.Eu não me estressava, não havia brigas comigo.Todos estavam satisfeitos.Eu apenas assistia os alunos dando aulas.Eu fiz isso por muitos anos talvez 10 anos.As avaliações? Dava fazia mas não entregava nenhuma.Pois as notas já estariam decididas para todos.Nunca reclamaram.Pelo contrário eu era a queridinha deles.Aquelea alunos mais violentos? nunca me ameaçou .Eram meus amigos .É assim que o governo quer.Para quê ser hipócrita? Vai continuem se matando nessa terra sem lei.Verão onde irão parar.No IPSEMG sem dinheiro.Pior mortos com aneurisma, derrames, etc.Podemos fazer diferente.Dançar conforme a música.Ninguém tem culpa nisso é o sistema.O governo sim precisa parar e mudar tudo.Todos os governos de todas as esferas.Brasil não tem jeito.Deveria acabar a classe política.Existiu um político que eu não sei o nome que roubava e dizia que enquanto existir políticos no Brasil teria roubos.Esse país precisa mudar sim mas a primeira coisa é a classe política toda.Fazer uma mudança completa em leis etc.Não adianta ser a boazinha e se matar somente para dizer que está sendo honesta.Honestidade não significa ser idiota.Pode sim ser honesta mas com leveza .Nas condiçoes de hoje não há alternativa.Veja quantos doentes estão em sala.Estão revoltados com tudo e ainda querem ser como os professores de 20 anos atrá.Hoje é outra realidade.Tudo deve ser adaptado.Os alunos também não querem aprender do jeito que estão as escolas .Não tem nada que eles precisam dentro das escolas.Eles querem diplomas? Que tenham então.Depois mais tarde vão sentir na pele a falta que os conhecimentos faz e vão correr atrás do prejuízo.Está aí a internet que tem tudo.Existem auto didatas .Brasileiro tem uma inteligência invejável.Podem aprender até sozinhos.Quando a coisa apertar, eles vão correr atrás .Sejam inteligentes.Não se matam dentro das salas de aula.A Gazola, a Renatinha e o Nana não está nem aí para nenhum de nós.Querem mostrar a sociedade(ganhar votos) que aqui tudo é lindo e maravilhoso.Sim conversam sobre tudo.Na conversa eles aprendem muito mais.A vida , mostre as realidades existentes.O governo não sabe que você existe.Sejam espertos colegas .Ou morram dentro das salas e reclamando sempre .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus vc já aposentou. Para professores como vc nosso salário é uma verdadeira fortuna!!!!! Sem contar na desvalorização que torna-se, no seu caso, mais que merecida. Ninguém é obrigado a permanecer numa profissão que tanto despreza e desrespeita até se aposentar. Sinto muito por vc não ter tido força suficiente para buscar outros caminhos. Sou professora a 12 anos e, é claro que não estou feliz com meu salário mas mesmo assim continuo na educação porque adoro o meu trabalho. Me sinto até meio estranha dizendo isso mas é a mais pura verdade. Não me mato preparando aulas, isso pra mim é um prazer. Não sacrifico amim ou a minha família pela escola e não faria isso por nenhum outro trabalho. A minha família e o meu bem estar estão em primeiro lugar e acredito que é assim que deve ser. Acho fundamental também respeitar os outros como gostaria de ser respeitada. Me sentiria extremamente triste e lesada se vc tivesse sido professora dos meus filhos. Muitos alunos tem na escola a única esperança de uma vida um pouco melhor. Se a qualidade da educação não é boa, e não é mesmo, temos, ao menos, que incentivar os nossos alunos a se esforçar e acreditar que esse esforço pode sim contribuir para que eles tenham uma vida um pouco melhor. A propósito, só tem direito de reclamar quem trabalha na educação. Para pessoas que agem como vc, o salário está até muito alto.

      Excluir
    2. Falou tudo! Também penso assim... Afinal, quando por exemplo um advogado cobra honorários de R$ 1.500,00, R$ 150,00, R$ 15,00 ou R$ 0800 (gratuito), ele trabalha da mesma maneira, pois combinado não sai caro. E caso ele não cumpra com seu ofício corretamente, como por exemplo faltar a uma audiência, ele sofre as punições cabíveis, inerentes a sua profissão. Para mim, o fato de ser "vítima" de uma quadrilha de governantes corruptos, não me obriga a ser conivente com seus delitos. É uma questão muito particular de cada um. O bom profissional que não compactua de tais palhaçadas, ele tem a opção de procurar outras esferas que ofereçam condições dignas de trabalho, ou se optar por ficar, não desconta nos alunos sua sina de ser um profissional frustrado. Infelizmente vejo como uma questão de caráter mesmo. É muito complicado! A rede estadual de MG realmente conseguiu destruir a educação, mas corre o risco dessa corja ser reeleita. Quem entende?!!! Penso que cabe a cada qual se dar o devido respeito, pois com certeza existem outras alternativas para o bom profissional que se encontra insatisfeito com suas condições de trabalho e certamente ele tem competência suficiente para se libertar dessa destrutiva realidade e desenvolver suas habilidades em outras esferas de forma digna e satisfatória.

      Excluir
  67. Continuando, avaliações dadas mas jamais corrigidas.Não precisava pois as notas eram no coletivo.Eles não precisam saber a todo momento que é assim que você faz pois podem se revoltar.Fique calada e observe que nota a sala merece.Faça seus diários com antecedência pois as notas já estão definidas, somadas, iguais.Nunca dê notas abaixo da média.Mais uma vez, lembre se que isso o governo quer saber.Se na escola há muitas reprovações, a nota para o tal "prêmio por produtividade" será ruim.E perante as super e directors e quem mais aparecer, você será uma desqualificada, péssimo "fessor" não sabe o conteúdo etc etc.Então sejam mais inteligentes colegas.Trabalhem com alegria, felicidade, beleza, sim estejam sempre sorrindo.Os alunos gostam disso e todos nós gostamos.Mostre sua felicidade.Não fiquem com aquela cara de doente, feia, infeliz.Relaxa, relaxa e trabalhem no pais das maravilhas .Vivam cada dia mais feliz.Mate o seu inimigo com seu sorriso.Sempre sorria .Isso vai mostrar a todos os seus inimigos que você é especial e muito feliz na vida mesmo sendo "fessor"

    ResponderExcluir
  68. Compreendo colega e faço minhas as suas palavras.Minha descrição é bem semelhante à sua.Completo 25 anos de serviço e tenho pelo menos mais 20 meses de serviço a cumprir,pois espero a idade.Peço a DEUS força todos os dias para que eu continue a minha missão.Além do salário, a convivência na escola não é a de antes.Os ideais mudaram.Muita gente novata,fingindo que está dando aula.Material excelente não falta,xérox e xérox...amontoados de atividades,diário impecável,fichas descritivas dos alunos só no copie e cole,pedem o diário pra amanhã,2 dias antes já está pronto(fazem tudo na sala de aula) Aluno na carteira e notebook na mesa,entram até no face,mas aula que é bom ninguém dá, aprendizagem dos alunos,não se importam com isso. Na hora da prova?Passam respostas no quadro!Prova do governo?O aplicador é incumbido de ensinar a mando da direção.Muitas vezes são mais valorizados dos que os servidores antigos,por" venderem o peixe" como querem.Isto também me desestimula.Mas parece que o governo quer é isso,né?Sei que preciso prestar contas do meu serviço a Deus,por isso só ele pra nos manter.Força colega!Você não está sozinha nesta!Deus é maior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que tristeza ver professores agirem assim. Falam dos políticos mas agem como eles. Se seus filhos tivessem professores como vocês, que futuro eles teriam? Não recebo monetariamente o que mereço, mas trabalho com honestidade, pois meus alunos precisam de lições de cidadania e não de pilantragem.

      Excluir
    2. Em terra de sapos de cócoras como eles.

      Excluir
  69. Nem se pagarem o dobro eu participo.Olha que a capacitação é em serviço.Os pobres professores dos anos iniciais tiveram que se deslocar extra turno até 22 horas,muitas vezes em jornada tripla ,pelos mesmos duzentinhos.Affffff!!!!!!

    ResponderExcluir
  70. Pra quem interessa saber:
    Hoje os diretores de escola que são apostilados só carregam o título e parece que muitos gostam dele,dá status:"Diretor apostilado".
    Na realidade, qualquer professor que tem dobra de turno,ganha mais que eles ou igual.Aécio/Anastasia acabou com todo mundo, com os coitados dos apostilados também !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles arrotam vantagem porque são apostilados. Isso dá status a eles. Bem feito. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  71. Caro Euler e amigos do blog,

    No reajuste de 5% concedidos aos proficionais da educação, o Sr. governador excluiu os diretores em exercícios e os aposentados, justificando que os cargos de provimento em comissão está vinculado a uma política específica, por isso os reajustes não ocorrem necessariamente nas mesmas datas e índices de aumento dos valores das tabelas dos cargos efetivos.
    Éntendo que este procedimento é inconstitucional, pois a lei 11.738 de 16 de julho de 2008(lei do piso) estabelece nos seus art. 1º e 2º o seguinte:
    art. 1º) Esta lei regulamenta o piso salarial proficional para os proficionais do magistério público da educação básica.

    art. 2º) Por proficionais do magistério público da educação básica entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docencia. isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão , orientaçõ e coordenação...
    Mais uma vez este governo mostra o descaso e desconhecimento prejudicando todos os proficionais da educação pública de Minas. Os diretores estão com seus salários congelados desde 2012.

    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ate que em fim alguem vê pelo ângulo correto,pois muitos acham que apostilados recebem muito mais do que merecem.Isto e mesquinharia e inveja de uma coisa que não existeEstamos todos no mesmo barco, mas infelizmente existem profissionais com a mentalidade muito atrasada. por isso somos desvalorizados e vejo poucas possibilidades para nos. Nâo existe uniao e este governo passa por cima das leis e faz o que quer.Vamos tentar na justiça!

      Excluir
    2. Já vi situações em que só os diretores tiveram reajustes. Mas não reclamaram e ainda por cima muitos ficaram calados. Agora que eles não foram beneficiados estão divulgando para todos. Engraçado essa situação.

      Excluir
    3. Polêmica ridicula. Parece que Minas e o Pais das Maravilhas e solta uma nota preta em cima da educaçao. Somos todos mau pagos e professores do ensino basico que dobraram turno tiveram as gratificações incorporadas na aposentadoria e recebem ate mais que um diretor.A uniâo faz a força e so quando todos os profissionais da educaçao descruzarem os braços e lutarem juntos. vâo conseguir algum a coisa.e sabem quando isto vai acontecer-NUNCA. Infelizmente nâo merecemos muito mesmo.Cada cabeça, uma sentença.

      Excluir
  72. Correção: Profissional nacional para os profissionais .
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  73. Resposta anônimo 25/01 ( 9:13)
    O salário do professor no Estado de MG é tão baixo que falta professor concursado e o estado contrata qualquer um para dar aula mesmo não tendo licenciatura ou seja não é professor.

    ResponderExcluir
  74. Agora tem mais essa. Acabei de receber uma carta do Sr. governador (Seplag) convocando para recadastramento no Banco do Brasil.
    Palhaçada, nem recebo mais pelo BB,detesto esse banco, não gosto de passar nem na porta. Na carta diz que tenho que fazer o recadastramento no mês do meu aniversário, que é em fevereiro e caso não o faça haverá retenção do pagamento do mês subsequente.
    Vou gastar um dia para fazer isso, porque o atendimento do BB é mais lento que tartaruga, mas não me deram outra opção.
    Estresse total.

    ResponderExcluir
  75. Meu Deus !Na minha escola muitos professores rezam a cartilha do anônimo das 08:05,dia 27/01!
    Isso é conselho que se dá,professor?Faz tudo errado e ainda ensina!Minhas aulas mudaram,mas meu caráter de 20 anos atrás continua o mesmo.Não cogito enganar ninguém quanto mais os alunos da escola pública, filhos de trabalhadores. Você terá um acerto com DEUS sobre a missão que ele lhe confiou aqui na terra.Está preparado pra ele?Podemos errar,mas pensando estar certos.Errar sabendo que está enganando alguém é complicado.Desculpe,colega,mas tive que falar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui ameaçado de morte várias vezes. Quando chego na escola, minha vontade é de dar meia volta para casa. Se me matarem, vá fazer este discurso em meu enterro. Fui, até 2 anos atrás, um idealista. Larguei cursinho pré vestibular particular para me dedicar ao estado, como no seu discurso. E hoje! Devo 9 empréstimos, pois tive que contribuir financeiramente na doença de irmão e mãe. Hoje vivo ameaçado, com medo, dopado pelos medicamentos que preciso tomar. Do que valeu meu idealismo? Só frustração no estado das Minas Gerais. Minha luta agora é política, para destituir este partido macabro deste estado.

      Excluir
    2. Deus não aceita injustiça, ainda mais com professor. Já temos o céu garantido!

      Excluir
    3. Temos profissão e não missão. Como você vive com dignidade com o mísero salário percebido?

      Excluir
    4. Não use o nome de Deus para justificar a injustiça e o mau-feito, pois é você que precisa se precaver, caso saiba o que significa.

      Excluir
    5. Que missão é esta que precisa passar por privação e não conseguir honrar com os compromissos financeiros. Reveja seus conceitos. Como está publicado no BRASIL 247, o servidor pior remunerado no grandioso, espetacular, fabuloso e onipotente estado de Minas Gerais é o da educação. Como contribuir para o descabido, malfadado, injurioso?

      Excluir
    6. NUNCA VOTE EM "SATANASia"

      Seu nome já quem "ele" é.

      Excluir
    7. Cuidado, minha cara crente! Otário não vai para o céu. Se bem que esse pessoal que tem um discurso humanista, de bonzinho e justo... está é fazendo marketing. O que eles menos são é humanistas bonzinhos. Oh falsidade sôh!

      Excluir
    8. Na terra do faz de contas professor é fantasma,não pode pensar, sentir,ser,fazer apenas se assustar ... rsrsrsr

      Excluir
  76. O Anastasista se pudesse mandaria prender todos os participantes do seu blog Euler, como a quadrilha Psdb mandou prender o jornalista do Novo jornal. Vamos divulgar a leitura desse Jornal, pois é a mais pura realidade dos ladrõres de nossa Minas Gerais. Parabéns a esse estimado Jornalista que não teme esses canalhas.

    ResponderExcluir
  77. É você diz o que pensa anônimo das 19:32.Sim é o seu direito.Continue no seu jeito.Dê suas aulas mal mal , porque nessa situação você já não tem tanto pique e entusiasmo só para fazer de conta que trabalha.O anônimo que vc critica não está enganado ninguém.Ele apenas faz as suas aulas mais tranquilas.Ele disse ministrar os conteúdos sim.Mas de maneira diferente.Quem quer aprender vai em frente e pesquisa.O aluno que quer vai aprender até mais.E vai aprender a pesquisar também pois está investigando.Quanto as notas, os alunos vão aprender pesquisando sem neuras, mais tranquilos.Eu entendi assim.A maneira dele é diferente mas não quer dizer que não ensina.Ou você acha que ensinar tem que ser a sua maneira.Pare e pense.Releia tudo antes de rogar pragas .Ele está coberto de razão.Os alunos não tem culpa mas também naõ querem nada e ainda mais com essa condição da escola pública.Temos mesmo que procurar meios , alternativas para lecionar.Professores doentes, sem esntusiasmo, sem vontade, sem alegria e sem salário.Onde iremos?? IPSEMG .Acorda colega.Não critique sem ler nas entrelinhas.

    ResponderExcluir
  78. A verdade tem que ser dita.Tudo nesse estado está completamente errado.Professores estão doentes do corpo e da alma.Fui professor 30 anos.Dentro de uma escola pública é como se você estivesse em uma trincheira de guerra.Você entra na escola e não sabe o que vai saber na hora do lanche ou a qualquer momento.São directors e vices dando seus recadinhos de cumadre.A cúpula maldita manda ordens a todo momento.E mais eles querem que façamos tudo para ontem.São tantas bobeiras, tantos recadinhos mal direcionados,tantas picuinhas...A escola pública não oferece nada nem para os pobres coitados dos professores e tampouco para os reféns -alunos.E eu pergunto: ESSA CÚPULA ESTÁ PREOCUPADA? Nunca.Querem números para jogar na mídia e ganhar votos.Por mais que alguém queira dar aquela aula linda maravilhosa, nunca dará em tempo algum no estado.São tantas insatisfações e injustiças...O professor já chega sem sorrir.A vontade é de chorar e voltar para casa.Depois vai para a sala e senta em sua majestosa cadeira(se tiver uma) .Por que? Os alunos não param , não calam, não interessam por nada.Se nós fizéssemos um strip, aí sim chamaria a atenção deles.Aí os corridos, reivindicados, questionados, obrigatóeios 5o minutos ou 1 hora vão embora.Destes aula? Você planejou uma bela aula.Estis frustrado?Estas feliz? Estas satisfeito? Estas realizado como fessor? É o que você queria e quer ainda? Amanhã será um novo dia.IGUAL.Eu vi certa vez um excelente professor de sociologia em prantos.Ele chorava convulsivamente.Assustei.Sabe por que? Planejou uma big aula mas não conseguiu alcançar os objetivos.Não ficou realizado e o retorno foi decepcionante.Frustrado, mudou a maneira de lecionar.Ficou sem metas , falando alguma coisa que entrasse em pauta pelos próprios alunos.Eles também não tem culpa, nem os pais .O sistema , a política nesse Brasil está acabando com tudo.Se alguém pesquisar na internet vocês vão ver tantos sairam do Brasil por concluir que não dava mais viver aqui.Os políticos não saem perceberam? Só quando foge .Mas isso é raro.Roubam e continuam aqui pois sabem que não há justiça nesse país.Aí continuam politicando .É colegas não sei qual futuro devemos vislumbrar nesse país

    ResponderExcluir
  79. Sou mãe de dois filhos em escola pública do estado de MG e fiquei apavorada ao ler os comentários acima. Penso que com professores descompromissados e que não acreditam na educação, impossível haver uma mudança política e social neste estado. A maneira correta de fazer a mudança é educando verdadeiramente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mudança política e social,na área da educação só virá quando os pais apoiarem os professores em sua luta.Na época das greves só se vê pais chamando professores de vagabundos e assinando abaixo assinados para acabar com as greves.Se os pais estivessem ali com seus filhos e professores, não haveria tanta barbaridade e violência contra os professores e a greve acabaria num piscar de olhos. Mas, o governo se fortalece com o apoio dos pais e seus ridículos sindicatos. Sabiam que tem professor pai de família que paga aluguel e passa fome? Esta de que se não está satisfeito sai, não é solução. Vai ser um entra e sai sem limites. Devemos valorizar os heróis que resistem. Os pais mineiros são uma vergonha. EU LUTO E APOIO OS PROFESSORES DE MEUS FILHOS. Professores não são babás...

      Excluir
    2. Eu aconselharia aos pais educarem os filhos em casa. Se juntarem um grupinho de pais, dá para contratar excelentes professores para atenderem aos filhos e, REALMENTE, ensinar. Pais, não mandem os seus filhos para a escola, não confie nela.

      Excluir
    3. e passando fome verdadeiramente...

      Excluir
  80. Quem sou eu para rogar praga em professor!Agora se aluno aprende sozinho pra que professor?Ninguém está amarrado nesta profissão.O salário é péssimo?É! Tem -se a opção de mudança.Educação é missão,sim!Formar pessoas é missão sim!Não quer dizer que você tem que trabalhar de graça,mas trabalhar com a formação de pessoas traz peculiaridades que quem trabalha com máquinas não precisa observar.
    O aluno é o culpado?Não!
    Agora, sei que tenho a missão de lutar pela minha profissão e o que faço nela, devo contas a DEUS,sim!Faço greve,tento transformar a mentalidade dos meus alunos e da comunidade escolar.Para mim,quem dá aula estilo"ligth'",jogando tudo nas mãos dos alunos,não se importa com sua formação integral. Por isso é que dizem que tem professor que recebe até muito pelo que fazem.Meus filhos apesar de estudarem em escola pública tiveram até hoje EXCELENTES professores,que com toda certeza,não leram esta cartilha,graças a DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve fazer uma reciclagem: ninguém ensina nada a ninguém. Se fosse assim estaríamos no paraíso. Os maiores corruptos estudaram em escolas confessionais. Você sabe o que é isto?

      Excluir
    2. Sou muito bom professor: dedicado, assíduo, habilitado e antenado com a modernidade. Este discurso é mais antigo que minha bisavó. Ganho uma miséria diante do que mereço. Vá de retro discurso satânico!!!!!!! Estudo, leio assiduamente. Nasci para o magistério, mas sou inteligente. Magistério é profissão e não missão. Vá se tornar um frei ou freira! Tenho família e obrigação de mantê-los. Como posso arcar com minhas obrigações com esta miséria que recebo? Vou me prostituir. Você defende esta missão?

      Excluir
  81. Dá pra trabalhar feliz assim como você ensina,só que não dando aula igual a você né, professor?

    ResponderExcluir
  82. Gente, eu tenho acompanhado certos depoimentos aqui no blog e percebo o desequilíbrio dos professores perante a arte de educar, ensinar, orientar, acompanhar, assistir, conduzir o seu próprio aluno a um mundo de descoberta plena. A responsabilidade é muito grande para ser dada tãosomenteaos professores. A cada minuto cai um professor. Vai chegar o momento do APAGÃO na educação, onde nem as estrelas do céu brilharão. A segurança do estado será afetada bruscamente, onde os policiais ficarão às margens, impotentes. A sirene do tempo dia após dia anuncia. Mas quase todos colocam máscaras e tampão no ouvido para não ver e nem ouvir. É lamentável! Os nossos alunos não poderão pagar o preço do discaso social. A educação anda ameaçada...vamos lá professores, um basta nisso é a solução. Estou fazendo a minha parte, e você em que poderia ajudar? Blá blá não basta, atitude sim.

    ResponderExcluir
  83. Eu disse copie a tabela de vencimento no site do servidor ,antes que eles desaparecem como ele.Ja desapareceu a muito tempo,,,,preparem tem maracutaia ai.

    ResponderExcluir
  84. No site do sindutmg tem a tabela e, a propósito,o adiantamento de 2016 para 2014 está publicado no "Minas Gerais" de 27 de dezembro,junto à publicação dos 5%

    ResponderExcluir
  85. Caros(as) colegas ,o professor Euler com sábias palavras, retrata bem a realidade da educação mineira.Gosto de ler os comentários pq quem mora no interior como eu,as notícias não chegam como gostaríamos,mas o que vejo são lamúrias cheias de ódio uns pelos outros.Acho que poderíamos usar melhor este espaço p unirmos contra quem nos faz mal,ainda mais num ano político, unir nossas forças p conquistarmos nossos objetivos.Entendo que nós professores, estamos tão doentes que agimos assim p nos defender, mas não é assim que vamos resolver nossos problemas.Gostaria de que os próximos comentários sejam a favor de uma luta árdua e necessária. Até a vitória.....(adoro qdo o Euler escreve assim,mesmo que dentro de nós falta esperança)...

    ResponderExcluir
  86. Nós colocamos nossos filhos em escolas particulares... é um investimento uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  87. Meu Deus, que tipo de PROFICIONAIS, nós somos? Criatura, escreva: profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O professor já efetuou as retificações devidas.

      Excluir
  88. Trabalhei alguns anos como professora na zona rural de minha cidade, algumas pessoas dizem que esse tempo é contado em dobro para aposentadoria. Na sre não dizem coisa com coisa... Quem souber informe-me a respeito por favor.

    ResponderExcluir
  89. Concluindo :Todos aqui pensam ou acham que ser professor é realmente ser isso que estamos sendo.Missionários.Não comemos, não bebemos, não temos lazer.Não temos tempo para a nossa família.Não temos tempo para nós mesmos.Não precisamos realmente de mais dinheiro.Para quê salário? Se aqui vê-se nitidamente que muitos acham que viramos santos.Será que o Naná pensa assim também???

    ResponderExcluir
  90. O tempo de zona rural não é contado em dobro para aposentadoria. O que se conta em dobro são a Férias Prêmio.

    ResponderExcluir
  91. Quem souber me responda, por favor: Atualmente estou na função de secretário municipal de educação, 8h por dia, eu ainda posso concorrer a aulas como designado na rede estadual? grato

    ResponderExcluir
  92. Estou ocupando o cargo de secretário municipal de educação,posso concorrer a aulas como designado, mesmo tendo a carga horária de 8 h/ dia? Por favor, quem souber me responda. Grato,Sidney.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cargo de dedicação exclusica, é cargo em comissão como o de Diretor, portanto, contete-se com seu cargo secretário.

      Excluir
  93. Gente, gente
    Vocês estão perdendo, a lucidez, a elegância e o bom humor.
    Coitada desta mãe que postou acima. Eu também ficaria apavorada se lesse comentários desta natureza. Preocupa não mãe. A grande maioria dos professores levam a serio seu trabalho e as palavras deste professor acima é exceção.Por favor, não tomar a parte pelo todo. Estamos sofridos, desvalorizados, infelizes ... Mas eles não conseguiram destruir o apego que temos a nossa profissão, que em última análise ninguém nos obrigou a escolher.

    ResponderExcluir
  94. Ao anônimo das 21:34
    Sou o anônimo das 19:32.Sua interpretação de texto está ruim ,hem!
    Nunca dei aulas mal ,mal, como você menciona.Eu não disse isso e você não me conhece.Você é que precisa de aprender a ler nas entrelinhas.Se as aulas que o colega NÂO dá,para você são aulas tranquilas...paciência!Você deve ter a mesma didática dele.Na minha opinião ele faz seus alunos de palhaços quando dá prova e nem corrige.Deveria ser honesto com ele mesmo e com seus alunos.Enfrentar o sistema e se negar a dar avaliações escritas, seria mais sensato.
    Agora,deixemos este professor em paz,afinal de contas ele já se aposentou e o que ele fez está feito.Façamos a nossa parte!

    ResponderExcluir
  95. Uau....Que tal patentearmos essa lição do colega?Tá tudo errado,porque a gente dá aula de verdade.Brinquem de escolinha pra vocês serem felizes.Eu sou feliz quando cumpro a minha obrigação profissional indiferente do que me pagam.Isto não quer dizer que estou satisfeita com o que ganho,quer dizer que sou honesta comigo e com meus alunos.Como disse o colega acima,questão de caráter!

    ResponderExcluir
  96. Pelo que eu estou entdndendo, amigos professores, tem pessoas do lado de lá: apepeôhhh mg, sô maro atras do armario, cidade inadiministrável, vil hiena, gorgonzolla, déia, ah é sim, etc Postando barbaridades no blog e vocês indo inocentemente na onda deles apoiando, com essa infantilidade profissional de auto destruição do nome da classe, no intuito de desprestigiar e jogar pais, mães, familias , responsáveis e alunos contra a categoria e quando formos falar mal do ah é sim, os pais vão pensar: Esses professores não merecem credibilidade para falar do NOSSO AMADO AH É SIM DO PÓ, pois eles não estão fazendo bem o trabalho deles e estão falando mal do governo que OBRIGA eles a ensinar bem os nossos filhos... Euler amigo peço- lhe um grande favor, filtre esses comentários, em nome da nossa profissão e da nossa credibilidade, não divulgue essas barbaridades que denunciam que nunca poderia ser escrita por um Professor, e se foi escrita, esse professor tem que ser orientado a procurar um profissional de saúde mental pois o mesmo está muito doente amigo, pior que nós que estamos cansados de greves longas, improdutivas, desprestigiantes e estressantes. Amigo, não divulgue coisas que possam ajudar o desgoverno, pelo amor de Deus. Comentários de professor que não quer trabalhar, meu Deus. Isso destroi a classe como um todo. Amigos parem e pensem, respirem fundo e orem o PAI NOSSO pois JESUS diz: Vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei... E sempre que entrar na sala de aula, procure ver no seu aluno o seu filho, o seu parente, enfim, o seu irmão em cristo e jamais prejudique- o. Não foi ele que destruiu nossa carreira e muito menos nos roubou o PISO NACIONAL. Tenha conciencia tranquila, pois essa é a diferença entre nós e aqueles monstros ridiculos que vão prestar contas a Deus de todo o mal que fazem conosco e com os que estão sob o comando desses desgovernados que por hora estão destruindo nossos sonhos. Mas eles também passaram...Fiquem com Deus, amigos.Muita força na nossa luta e lembrem-se: Juntos somos mais!

    ResponderExcluir
  97. Silvânia, quem é lotado em zona rural tem direito a férias-prêmio em dobro, ou seja, a cada 5 anos de efetivo exercício o servidor ganhará 6 meses, ou invés de 3 meses para quem é lotado em zona urbana.

    Caso essas férias não sejam usufruídas, elas poderão ser dobradas na aposentadoria.

    Mas essa regra somente é válida para as férias-prêmio publicadas até 16/12/98, pois a partir dessa data acabou o tempo ficto.

    ResponderExcluir
  98. Pelo que vejo, a maioria aprova o" faz- de- conta " em sala de aula.Sinal de que muitos são iguais ao anônimo que teve a coragem de declarar sua postura enquanto professor.Esconjuram o colega que falou em DEUS,em missão.Humanista todo professor deveria ser .Marketing quem faz é o Anastasia que é completamente desumano.Feliz quem é crente e crer em Deus acima de todas as coisas.É mais fácil um otário com boas intenções entrar no céu do que um sabichão realista.Pense nisto,anônimo das 19:53.Você que vê falsidade em depoimentos de quem ainda trabalha honestamente,apesar de tudo e de todos.Faço minhas as palavras da colega acima:
    " Não recebo monetariamente o que mereço, mas também trabalho com honestidade, pois meus alunos precisam de lições de cidadania e não de pilantragem".

    ResponderExcluir
  99. Recebo em dobra de turno,prefeitura e Estado a quantia líquida de R$3.400,00.
    Destes,R$2.880,00 eu emprego na escola particular dos meus 3 filhos( incluindo a taxa de xérox e transporte).Pago com grande sacrifício,só Deus sabe, mas pago com prazer,porque senão eles estariam nas mãos de professores relapsos,como alguns que comentam aqui.Acredito que existam ainda professores dignos de serem chamados de mestres na educação de MG.Eu não chego a tanto,mas cumpro minhas aulas dando tudo de mim para os meus alunos.Eu tenho objetivos e procuro não perder o foco,pois dependo dos meus alunos para pagar a escola dos meus filhos.São os alunos que me permitem,receber este salário,embora indigno para a nossa profissão que é tão árdua.Podemos lutar para que dias melhores venham,porém sem o massacre do saber os alunos.

    ResponderExcluir
  100. Sou mãe de dois estudantes em escolas públicas tb e fico apavorada só em pensar que meus filhos vão ter um professor(a) do nível de professor acima. Pelo amor de Deus gente.existem mais profissões . Mude , escolha algo que encaixe no seu perfil profissional. Estamos falando de jovens crianças, adolescentes em processo de formação. Meu Deus ! Onde estão os diretores que não vêem isto? Sabe pq a classe não tem valor? É por este e mts outros que não postam , mas fazem iguais ou pior a este . Eu já deparei com um que fechava a porta da sala, sentava e deixava fazerem o que quisessem. Reunimos com a supervisora da escola e levamos ao seu conhecimento. Mas era uma substituição de férias prêmio e ele prometeu melhorar., mas... E aí chegou o final e ele saiu com o tempo cumprido e a consciência ? Sabe-se lá se tem né? Valha-me Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  101. Qual a carga horária do professor afastado da regência por tempo de serviço(30 anos) e por idade(50 anos)? E é necessário fazer módulo 2? Estou afastado há dois anos e gostaria de saber se houve alteração. Grato.

    ResponderExcluir
  102. Será que quando começar o ano letivo esse papo melhora .Isso aí só é pra causar polêmica inútil .Que estória é essa de 50 minutos no noturno e aula começar as 18 horas aluno do noturo não vão comparecer isso sim é pura enganação! Professores que trabalham em outras escolas não chegaram a tempo.

    ResponderExcluir
  103. Euler sou Sidney, dia 28, das 21:20, você pode tirar a minha dúvida? Obrigado, Sidney de Itauim.

    ResponderExcluir
  104. Mudando o foco,gostaria de saber se vamos receber além dos 5% mais alguma coisa.Quem leu o Minas , resume por mim aqui por favor.É que eu não consigo ler aqui no pc.Obrigada

    ResponderExcluir
  105. Que horror! O governo conseguiu nos levar a discutir, brigar um contra o outro, que vergonha. Professores, o Blog foi formulado para discutirmos questões profissionais e não lavar roupas sujas, sejamos mais profissionais e deixemos de atacar um ao outro. Lembrem-se, precisamos mais do que nunca estarmos unidos contra esse mal caráter e não um contra o outro!!!!!

    ResponderExcluir
  106. Concordo em parte com você. Mas se este blog se propõe a mostrar a árdua luta dos professores, nela está contida estes profissionais, assim como na política temos ótimos e péssimos representantes. Não tem ninguém do lado de lá não, são profissionais da educação mesmo. São frutos da má formação e do salário baixo que o Estado paga. São frutos da política mesquinha do Aécio, que destruiu nossa carreira. Estes com certeza não fazem greve, pois o salário deles é uma fortuna pelo que fazem.
    Quando a educação vai mudar?
    Quando o salário for alto e a carreira estimulante, pois assim vai atrair os melhores alunos das melhores faculdades, aí só fica quem é bom mesmo. O resto não conseguirá passar em concurso.
    Temos hoje em sala de aula, professores do ensino à distância, que pagam
    para outros fazerem o TCC porque não dão conta de fazer,pagam mensalidade de R$170,00 e vão lá uma vez na semana responder chamada.
    Há ofertas de cursos de licenciatura a toda hora. Faculdades federais e de graça, mas ninguém quer, porque nas federais o aluno é cobrado de verdade. Então migram para os cursos à distância em faculdades particulares que só querem o dinheiro do aluno. Está faltando professores no mercado e os que estão chegando só pensam que trabalharão meio horário e mais nada. Como não têm competência para exercerem a profissão, acabam agarrando-se às migalhas que recebem e não dão aula mesmo, visto que não sabem nem pra eles. E aí não fazem greve mesmo, não lutam mesmo, afinal o salário que recebem é suficiente para o pouco que doam a seus alunos.
    Esta é a realidade de MG,há anos comandada pelo PSDB de Aécio Neves,o destruidor da educação!

    ResponderExcluir
  107. Caro colega,
    missionários comem,bebem,têm lazer.Tempo pra família,só quando estão com ela,igualzinho a gente que é professor.Mas missionários têm objetivos e trabalham para alcançá-los incessantemente no dia -a dia,o que parece não ser comum em todos os educadores.Eis a diferença!

    ResponderExcluir
  108. Professor das 21:36,com essa ira toda você deve comer cultura e deve evacuá-la também.É inteligente mas não sabe os sinônimos da palavra MISSÃO(Que tal abrir um dicionário?)A miséria que você ganha está presente no meu contra cheque também. Prostituir não é missão(mais um equívoco seu)Sugiro você a não se prostituir,ou seja, não colocar interesses materiais à frente de princípios ou ideias.
    Vá de retro você que me obrigou a te ensinar alguns significados.Ufa!!!!!Tô de férias!!!!

    ResponderExcluir
  109. PESSOAL, A VERDADE PRECISA SER DITA EM CAPS LOCK. A MAIOR PARTE DOS PROFESSORES ESTÃO INSATISFEITOS, CANSADOS E DESMOTIVADOS E JÁ ENTREGARAM OS PONTOS. A MAIOR PARTE NÃO RENDE O QUE PODERIA RENDER, POIS JÁ PERDEU AS FORÇAS E HÁ MUITOS PROFESSORES COMO ESSE ANÔNIMO, QUE FAZ DE CONTA QUE DÁ AULA.

    ResponderExcluir
  110. Anõnimo das 21:15,

    estude as teorias da educação antes de mandar o colega fazer reciclagem!
    Paulo freire,o mais célebre educador brasileiro, autor da pedagogia do oprimido, defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo.Freire dizia que ninguém ensina nada a ninguém, mas as pessoas também não aprendem sozinhas. (E dá-lhe Freire!)
    Uma palhinha para você se inteirar do resto,ok?

    ResponderExcluir
  111. Professor é vocação e doação. Tenho dois cargos concursados no ensino básico.Em um deles nunca saí de classe :No outro, tive várias funções. Aposentei em 2013, 30 anos de serviço ; pois tive que completar cinquenta anos de idade. Tá ruim o salário , mas se é isso que escolhi , tenho que assumir . Gosto do que faço e trabalho com prazer; pois os alunos nâo tem culpa do governo que temos . Na urna , daremos o retorno com o apoio da comunidade escolar.

    ResponderExcluir