quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Estou de férias, mas não estou surdo...


Estou de férias, mas não estou surdo...

Como anunciei aqui no blog no post anterior, estou de férias. Cheguei a pedir um tempo à luta de classes. Mas é impossível ficar alheio a tudo e a todos, mesmo estando de férias. Hoje pela manhã, dia 02 de janeiro de 2014, ouvi os comentários dos jornalistas da Rádio Itatiaia na tal Conversa de Redação. É sempre bom lembrar que a Itatiaia, como as demais emissoras de rádios e TVs, é uma concessão pública, devendo, portanto, ter sempre maior zelo com aquilo que divulga para a população. Não resta dúvida que, no geral, a Itatiaia presta bons serviços à comunidade. Mas, quando resvala para a política, em geral ela é partidária, pró-tucana, como acontece com 100% dos grandes meios de comunicação do Brasil.

Hoje, contudo, a conversa que ouvi fugiu um pouco, pelo menos, à esta lógica partidária. Mas acabou se enveredando por uma estranha prática jornalística. Inicialmente, a jornalista Camila Campos fez uma pergunta direta, objetiva, cristalina ao jornalista Eustáquio Ramos, sobre um atropelamento envolvendo supostamente um major que supostamente estaria embriagado (o supostamente é sempre por minha conta e risco, tá gente), e que supostamente teria sido protegido pela corporação militar, sob a alegação de que ele supostamente estaria em estado de choque e supostamente poderia ser linchado pela comunidade. 


A repórter fez a pergunta sem os "supostamentes" que mencionei esperando igualmente ouvir uma resposta direta do jornalista Eustáquio. Este, por sua vez, deu tantas voltas, fez tantos rodeios, que eu fiquei até tonto, sem nada ter bebido, e achei que ele fosse parar no Japão. Falou sobre os problemas de trânsito de Minas, do Brasil e até da humanidade inteira, mas não tocou uma linha sobre o caso concreto indagado pela jornalista. Por que será? Que tipo de jornalismo é este, que você pergunta uma coisa e a pessoa responde outra? Não o conheço pessoalmente, e mesmo assim tenho a impressão de que se trata de uma pessoa jovem, de bem, esforçada, bem intencionada, bom de serviço - bom profissional, enfim -, mas que precisa tomar cuidado para não assumir os vícios que eles tanto criticam nos políticos brasileiros.

Coube ao jornalista Eduardo Costa, com sua proverbial diplomacia, tocar na ferida de forma leve, sem desagradar aos envolvidos, mas cobrando atitude da PM, que não pode ter dois pesos e duas medidas. Coube também ao Eduardo Costa fazer uma corretíssima crítica aos deputados federais mineiros, que têm faltado às reuniões agendadas nas comissões do Congresso Nacional. Segundo Eduardo, com base no Transparência Brasil, a média de falta dos deputados mineiros é acima da média nacional, que, diga-se, já é altíssima: quatro faltas para cada 10 reuniões.

Faltou ao jornalista Eduardo Costa ir a fundo na boa prática jornalística e perguntar - e cobrar, inclusive! - se estes deputados não têm os salários cortados em função destas faltas. É claro que não têm, e que devem até receber honorários e extras, ficando tudo por isso mesmo. Bem diferente da realidade de um trabalhador comum. Nós, educadores, por exemplo, quando faltamos um dia, até mesmo para participar de assembleias da categoria, temos este dia cortado. O governo de Minas não está preocupado com a reposição de aulas, ou com a qualidade do ensino coisa alguma. Ele quer mesmo é que se garanta o imediato corte de salário de quem falte ao trabalho, ainda que para participar de paralisações legalmente previstas na Carta Maior do país - ou seja, falta justificada. Qualquer outro trabalhador brasileiro, se faltar de forma injustificada (o caso dos deputados) toma corte de salário. E olha que, ao contrário dos deputados e vereadores, trabalhador comum tem que trabalhar todo dia, cumprir jornada, bater cartão ou assinar livro de ponto pessoalmente. Taí uma coisa que deveríamos cobrar dos parlamentares brasileiros.

Na sequência, o jornalista Eustáquio Ramos mencionou o caso Renan Calheiros, que teria usado um avião da FAB e, como fora descoberto, terá que devolver o dinheiro deste uso indevido - usou para fazer transplante de cabelo, e não para prestar algum serviço para a população. A crítica do jornalista Eustáquio Ramos é justa, merecida, e na minha modesta opinião aquele senador já deveria ter sido cassado há muito tempo. Ele e mais um bom número de senadores que nada fazem, alguns até "eleitos" sem que tenham recebido um único voto sequer. Minas tem dois senadores nesta condição - um deles envolvido no mensalão mineiro dos tucanos, aquele mensalão que aconteceu seis anos antes do chamado mensalão do PT, mas que até hoje dormita nas gavetas dos tribunais de justiça de Minas e do STF. E que teve tratamento desigual em relação ao do PT por parte do STF: no caso do mensalão mais antigo, dos tucanos, o STF dividiu o processo, e assumiu apenas as partes que envolvem autoridades que devem ser julgadas diretamente pela suprema corte. Já no caso do PT, ao contrário, todos foram julgados em primeira e última instância pelo STF. Cumpriu-se um ritual político, de exceção, com a Globo reproduzindo o julgamento ao vivo para todo o Brasil, com comentaristas fazendo torcida, em plena época de eleição. Enquanto isso, o caso mineiro e tucano, anterior ao mesmo caso de caixa dois do PT (e de tantos outros casos de caixa dois, todos impunes), continua impune. Que justiça é esta, e que jornalismo é este, que adotam sempre dois pesos e duas medidas para casos semelhantes?

E já que falaram no caso do avião da FAB envolvendo o indefensável Renan Calheiros, seria bom lembrar também de um outro caso que anda "esquecido" pela mídia: o helicóptero dos perrelas. Quem nos lembrou disso foi o Blog Diário do Centro do Mundo, que recomendo a todos, juntamente com outros blogs e sites: Viomundo, Blog do Miro, Blog do Melo, Escrevinhador, O Cafezinho, GGN de Luis Nassif e tantos outros que agora não me recordo. Como foi inicialmente divulgado pela grande mídia (acho que até mesmo a Itatiaia divulgou este dado), o helicóptero era abastecido com dinheiro público, ou seja, com as verbas indenizatórias que os deputados recebem para prestar serviços à população mineira. Além disso, o piloto era funcionário da assembleia legislativa de Minas. O tal helicóptero, de propriedade dos perrelas - o pai senador, o filho deputado, ambos amigos do rei de Pasárgada, digo, de Minas - carregava 500 quilos de cocaína. Não estou falando de 50 gramas, não, mas de meia tonelada, e a mídia (não só a Itatiaia, justiça se faça) mas TODA A MÍDIA nacional simplesmente conseguiu desaparecer com o helicóptero, com os 500 quilos de cocaína, com as fazendas envolvidas, com tudo, enfim.

Ahhh, que canseira me dá! A gente fala dos políticos em geral, de sua prática de cretinice, marcada por todo tipo de privilégios e vantagens e falcatruas, mas às vezes nos esquecemos de citar uma das principais fontes do mal no Brasil: a grande mídia. É ela quem diariamente destila ódio contra os programas sociais para agradar as elites que não aceitam ceder um milímetro dos seus privilégios; é ela quem acoberta alguns políticos e suas práticas, enquanto escancara na crítica a outros políticos, alguns nem sempre merecedores destas críticas. Esta mídia (já não falo aqui apenas da Itatiaia, repito, que até presta bons serviços para a população) que participou do golpe civil-militar de 1964, que derrubou o presidente constitucional João Goulart, que detinha, segundo pesquisas, um dos mais altos índices de popularidade e aprovação do povo brasileiro - como nos relembra o autor do Blog O Cafezinho. Foi derrubado um governo eleito constitucionalmente, apoiado e amado pelo povo, que pretendia fazer reformas sociais de base em favor do povo pobre, e que fora derrubado em grande parte pela mídia golpista, financiada por interesses escusos. As tropas militares só fizeram o serviço sujo do golpe que as elites endinheiradas planejaram e organizaram. Hoje, a gente vê estas mídias reproduzindo feito papagaios aquilo que é articulado pela direita mais golpista, como a revista Veja, a rede Globo, a Folha de São Paulo, todos estes meios, partes integrantes de um grande esquema de manipulação e golpismo.

Hoje, esta mesma mídia faz de tudo para derrubar a presidenta Dilma, que, com todos os defeitos - inclusive aquele que citamos sempre aqui, da omissão em relação ao ensino básico - ainda é a melhor alternativa viável no quadro atual. Houvesse uma alternativa mais à esquerda, com reais chances de se eleger e eu não pensaria duas vezes em apoiar. Mas, tirar a Dilma e entregar o governo para quem? Aécio? Eduardo Campos? Marina Silva? Joaquim Barbosa? - todos eles protegidos da Rede Globo e das elites mais atrasadas do país? Me poupem! 


É votar na Dilma novamente e pressioná-la para que ela assuma de fato o governo e os poderes que lhe foram conferidos por milhões de eleitores. Entre estes poderes, o de indicar bons ministros para o STF - ministros comprometidos com os de baixo, e não pessoas elitistas, que se deixam pautar pela mídia, como os Fuxs da vida. Além disso, deve a presidenta ter peito para fazer uma auditoria na dívida interna, que consome boa parte dos recursos públicos em favor de banqueiros e outros grandes agiotas nacionais e internacionais. Este dinheiro da dívida deveria ser aplicado na Educação básica, para pagar melhores salários aos professores e demais educadores (federalizando a folha de pagamento dos educadores); na Saúde Pública, para melhorar o atendimento no SUS, reforçando também o Mais médicos; investir também na mobilidade urbana, com tarifa zero para a população, que tem o direito de ir e vir. Mesmo que seja através de um plano a médio prazo, que primeiro incorpore os desempregados, os estudantes, as pessoas com deficiência e os idosos, até alcançar a todos. Mais recursos precisam ser investidos também na construção da casa própria, para a população de baixa renda. Atualmente, a especulação provocada por interesses privados de poucas construtoras e de alguns governos faz com que as moradias custem quatro ou cinco vezes mais do que realmente deveriam custar.

Enfim, eram estas as breves notas de um cidadão comum em pleno gozo de merecidas férias, que está em descanso, mas não ficou surdo...

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

                          ***

178 comentários:

  1. Caro Euler,

    É aquele ditado, meu caro: "pobre quando descansa, carrega pedra".

    Enquanto cidadãos assalariados ou qualquer coisa semelhante, mesmo no gozo de merecido e necessário descanso para recuperar as forças para o batente, não nos desvinculados ou melhor, não podemos nos alienar tudo que está a nossa volta e que diz respeito as nossas vidas, de uma forma ou outra...

    Essas mazelas que acontecem aqui no velho Brasil só vão a frente e ficam nessa impunidade toda porque nós cidadãos somos e nos alienamos aos nossos parcos direitos, nos contentamos com qualquer bobagem advinda daqueles que escolhemos para nos "representar" nos Poderes Executivo e Legislativo desta nação. Além de escolhermos mal quem nos representa, não pautamos e cobramos destes "representantes" as promessas de campanha eleitoral feitas para nos engalobar e muito menos exercemos pressão e vigilância em cima deles para que atuem e tenham o devido decoro público... A mídia segue o que está na moda e se hoje é essa "enrolação", essa falta de contundência em mostrar o que realmente acontece, é por que estão mais do que atolados até o pescoço com a podridão que impera na política brasileira, mas basta uma pequena forçada de barra pela opinião pública que rapidamente mudam o discurso... As manifestações populares durante a Copa das Confederações que o digam, pois tanto a impressa como os próprios políticos rapidinho apresentaram e fizeram algumas coisa para aplacar a fúria momentânea das ruas...

    E o povo, nós, os de baixo como você bem coloca, não precisa esperar um evento de proporção mundial para botar a boca no trombone. Esperar Copa do Mundo para mostrar que não temos educação e saúde de qualidade em todos os sentidos, que não temos segurança pública que realmente proteja a população humilde e trabalhadora, que muitos jovens não tem o devido acesso a oportunidades de inserção no mercado de trabalho, que aqueles que querem trabalhar com dignidade no campo não tem terras para plantar e garantir seu sustento dignamente e quem diz ser nossos representantes eleitos não se portam e dirigem seus trabalhos pautados unicamente pelos interesses comuns de seus eleitores?? Temos eleições agora em 2014 e seria muito útil e salutar se fosse dado um basta nesse atual sistema político. Tenho noção e quase certeza do que coloco é impossível de acontecer nessa momento, mas imagine se estas eleições não tivessem o mínimo de votos válidos para todos os níveis de cargos em disputa (salvo engano o voto válido é aquela dado ao candidato ou para a legenda no caso de se eleger deputados ou somente o voto dado ao candidato a Governador) teria um efeito bem devastador e deixaria os atuais (e os futuros) políticos de cabelos em pé... Obviamente seria convocada outra eleição mas o recado estaria dado, tão impactante que vermos milhões de pessoas nas ruas protestando durante a Copa do Mundo...

    Independente do gosto ou tendência política de cada um de nós, enquanto sociedade temos interesses e causas comuns onde devem ter convergidos todos os esforços para que todos indistintamente tenham acesso a serviços públicos de qualidade e prestados por profissionais devidamente habilitados e remunerados a altura do serviço que prestam a toda sociedade. Nós enquanto servidores queremos ter condições de trabalho e salários dignos e enquanto cidadãos queremos ter acesso a serviços públicos de boa qualidade e presteza. Só que ficarmos aqui enquanto servidores reclamando de nossas mazelas e se como cidadãos não fazemos nada para melhorar o que financiamos com os impostos que pagamos até enquanto dormimos...

    É, o "gigante" além de acordar, tem que agir...

    Um abraço!!!

    Luciano.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha ler textos desse nível.Parabéns Luciano e Euler, minhas férias também terminou, fui ali na casa de mamãe com esse salario foi o deu pra fazer ,

      Excluir
  2. Pessoal,
    Os canalhas mais uma vez enganaram os professores. Não houve o pagamento do 5% na folha de pagamento de dezembro. O IPVA está aí para gente pagar, sendo este muito caro. Depois desta palhaçada sobre o aumento e reajuste salarial, quero ver que será o doido que votará em candidatos do PSDB para governo de Minas. ANASTASIA FOI O PIOR GOVERNADOR DE TODOS OS TEMPOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Federalização é a solução.Saúde e educação são maioria.Bota fora Aécio e Anastasia .Corrupção,mídia comprada,propaganda enganosa,desvios de verbas ,ditadura.Gente acorda;somos os maiores cabos eleitorais junto a nossos alunos contra essa máfia do PSDB.Na urna em 2014.

      Excluir
  3. Euler,tenho participado de todas as greves da educação.Infelizmente,temos sido derrotados de todas as formas.Precisamos fazer outros tipos de greve.Como todos devem ter notado,a imprensa tem feito todo o trabalho sujo par os políticos.Reparem que os candidatos cada vez mais,se distanciam dos eleitores.É aí que entra a imprensa:ligam os candidatos aos eleitores.Sugiro,que a partir de hoje,quando fizermos greve,não vamos mais para as ruas.Vamos invadir os órgãos de comunicação,fazendo nossas reivindicações nestes locais,fazendo com que eles denunciem o que queremos.Portanto,vamos invadir a Rede Globo,Alterosa,Bandeirantes,Record,Jornais Estado de Minas,Hoje em Dia,O Tempo e outros mais.Vamos modernizar nossas greves.Imaginem um dia de cobertura de algum evento esportivo importante e com estes meios de comunicação invadidos!Creio que alguém pode apresentar esta proposta em um dia de assembléia do Sindute.Caso alguém já tenha apresentado alguma proposta semelhante,me desculpem,não quis plagiar ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eles mesmos não noticiarem, os concorrentes noticiarão, esperemos!

      Excluir
  4. Toda aquela tabela é uma enganação publica ninguém recebe ou receberá qualquer um daqueles valores, isto é pura mídia enganosa o que deveria dar cadeia... mas como isso não acontece no país das minas.Esqueçam oque viram , mas não esqueça na hora de votar,Dilma outra vez!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem Dilma, nem Aécio, nem Anastasia. Tirar este povo, já chega. Dilma não fez NADA por nós. Recebeu o tal dossiê e aí, o que fez?
      Acorda, pessoal.

      Excluir
    2. Então vamos eleger Dilma governadora para ela cumprir a lei do piso. Não adianta o Federal enviar as verbas e o estadual não fazer nada! E aí, culpar o Federal pela improbidade do governo Estadual????? Nem a verba da merenda chegou nas escolas no final do ano! A culpá é de quem??????

      Excluir
    3. #Dilma2014
      O pouco que nós conseguimos foi através do PT. Se não estamos recebendo o piso, se nossa carreira foi destruída, se nos tornamos covardes; não foi culpa de Dilma, nem do PT. A culpa é do PSDB, do Aécio e Anastasia que minaram nossas forças, destruíram nossa capacidade de reação e conseguiu desqualificar nosso sindicato.
      Agora, acredito que você esteja sugerindo que o partido ou candidato deva ser do PSOL, ou será do PSB ou PSTU? Ou?

      Excluir
    4. marina itaú ou campos malvadeza????????????
      Cada coisa que leiooo

      Excluir
    5. Só desejo respeito ao povo brasileiro, independente de partido. Citei os dois, porque para o professor, realmente não fizeram NADA.

      Excluir
    6. Anônimo do #Dilma2014, vc disse que "o pouco foi o pt que fez", pois eu te digo:chega de migalhas, por ser o partido dos trabalhadores deveria ter feito O MELHOR. Chega de enganação independentemente do partido.

      Excluir
  5. FUNCIONÁRIO PÚBLICO NÃO VOTA EM PSDB!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Euler vive nossos anseios. Que texto super bem elaborado é este ? Parabéns pelos esclarecimentos que tem nos dado,através dos textos redigidos no seu blog.Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Euler! Aproveito e deixo os meus mais sinceros votos de que, em 2014, se renove em vc e em todos os seguidores de seu blog, novas esperanças para a Educação, Saúde,enfim, um Brasil melhor. Vc, como sempre se expressou de uma forma tão transparente , que fico imaginando se todos nós que temos a leitura de seu blog preocupássemos também com a leitura política da qual nosso País ( sobretudo o nosso Estado) está sendo conduzida pela mídia, não seríamos apenas uma massa de educadores que vive a lamentar a má sorte de um mau governo. Acho que, a priori, temos de ter essa consciência crítica política, pois ela nos dá a medida exata dos nossos direitos, nos carrega de coragem e não nos deixa vulneráveis.Às vezes observo certos comentários postados(me desculpem), mas, se são de educadores, tem alguns que manifestam desconhecer coisas elementares, bastaria uma pesquisa individual para se esclarecer. Isto justifica a inércia de muitos que perfazem a nossa categoria. Temos que reagir para mostrar que somos uma classe merecedora de nossos direitos e vc mostra isso entrelinhas em tudo que vc posta.Fica um dica para vc Euler: como também é admirador de outros blogs que citou( Que são ótimos), vc poderia levar seus comentários por lá, como forma de divulgá-los, noto que há uma parceria muito grande no Tijolaço, Cafezinho, Conversa Afiada e Diário do Centro do mundo. Tenho certeza que seus comentários seriam também comentados por lá. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. E o Sindute não tece comentário algum sobre aquela Tabela. Não é a tabela que está em vigor é a do subsídio anterior, pois não tinha o nível VI. E de que acréscimos que não estão incorporados aos vencimentos estão falando. Da VTAP? O Sindicato precisa tecer comentários sobre isso, não pode deixar para lá. Nem os servidores ao certo das SREs sabem explicar, eles mesmo estão perdidos. Tem funcionário de SRE que nem tinha se tocado que a tabela não é a que está em vigor, é uma que vigorou anteriormente. É muita confusão para ludibriara o cidadão. E o SIND... todos em recesso, talvez estejam pensando que a LUTA DE CLASSE possa esperar, não para eles, porque em janeiro eles não abolem o desconto do sindicato, então tem que trabalhar em nossa causa.

    ResponderExcluir
  9. Não devem votar em partido nenhum! Chega!

    ResponderExcluir
  10. É muito triste todo este acontecimento,revela o que acontece por baixo dos panos,é fácil de entender toda esta proteção para um major,imagine se no lugar do PM quem estivesse dirigindo fosse uma pessoa comum,como aconteceu com meu vizinho; ele foi preso,teve que fazer o teste do bafômetro,carteira apreendida,para não ficar preso ,pagou fiança.pagou multa, conserto do outro carro envolvido no acidente,e depois de mais de um ano,ainda não recebeu a carteira de volta.Ninguém morreu,pequenos arranhões apenas.Fica a pergunta;Quando a lei seca foi criada,teve alguma emenda diferenciando que de acordo com a posição ocupada poderia beber e sair por aí matando e aprontando a vontade?

    ResponderExcluir
  11. Olha, sinceramente tenho dúvidas. Infelizmente tem funcionário que está satisfeito com tudo isso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem gente que usa viseira até pra dormir.Não enxerga nada ao redor.

      Excluir
  12. Governo cria tropa de choque de 10 m...
    g1.globo.com
    Força Nacional forma policiais para enviar às 12 cidades-sede em 2014. Com maior Choque do país, SP também terá apoio federal, diz secretário.

    ResponderExcluir
  13. O pior é que ainda tem gente que vota, porque acham que se eles(PSDB) perderem a ADI4876, irá ser julgada.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei admirada ao ver este vídeo.Acho que quem não se interessar pode assistir a partir de 1:40 minutos.Fala do Brasil e o que poderemos esperar em tudo.Acho que o bicho vai pegar.Transformações.Tomara.precisamos.
    http://www.youtube.com/watch?v=6v_iFO6_dyc

    ResponderExcluir
  15. companheiros não vamos achar que a tabela seje enganação,vamos esperar nossos contar cheque e se não estivermos de acordo com a tabela que o governo publicou,vamos abrir processoscontra o governo para que cumpra a tabela.
    Obs: Sou sindicalizado participo das manifestações,,mas algo mi encomoda e irrita muito.Não consigo entender a demora do sindicato em manifestar quando algo nos atormenta.Tudo isso acontecendo e o sindicato dormindo,ACORDO BIA,sindicato somos todos nós entendo,mas os líderes que nos representam tem que ser os primeiros a nos da sastifação diante dessa situação.Tinha que ter ao menos um lembrete la no site do sindute ,falando que esta verificando a situação,mas,,como sempre nunca nos informa nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tabela é para jornalista ver e achar infundadas as reclamações dos professores. Faz parte do jogo (sujo) político. Governar a mídia, o judiciário e as forças policiais, eis a receita deles.

      Excluir
  16. Caro Euler. Em nosso estado não adianta qualquer manifestação! Imagina um estado da federação interceptar um helicóptero com meia tonelada de pasta base de cocaína, com valor aproximado de meio bilhão, com combustível pago com erário público e o piloto lotado na Assembléia Legislativa! O que a mídia noticia? Nada! Podemos fazer imolação em praça pública, como os monges tibetanos, vai passar incólume. Podemos fazer greve de 200 dias letivos e vamos perder até no supremo do ditador nero! E aí? Nossa luta é política!!!!!!!! Li nos noticiários de hoje, que as manifestações de 2014 devem atingir diretamente a presidenta Dilma. Mas ela é o povo brasileiro???? Até a energúmena da Marina Silva, que antes julgava a próxima presidenta, está convocando manifestações para a copa! Quem tem razão? Será que o governo federal proibiu de professor merendar na escola? E a fajuta da tabela? Isto nem comento, não merece queimar fosfato com isto. Nossa LUTA É POLÍTICA E TEMOS QUE VENCER ESTE psdb/bosta. Esta turma gosta é de cocaína. É como a política de colonização indiana, "quanto mais doido com o ópio, menos se pensa". Imagina com meia tonelada!!!!!!!!! financiada pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais!

    ResponderExcluir
  17. Como eu faço para ter acesso a essa (fictícia?) tabela salarial dos professores de que vocês tanto falam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entra no portal do servidor...clica no link acima do contracheque...
      Vai aparecer a tabela ...
      Abraços.

      Excluir
    2. Nível Grau Símbolo Vencimento
      I A PEBD1 R$ 1.455,30
      I A PEBR1 R$ 1.175,16
      I A PEBS1 R$ 1.382,54
      I A PEB1 R$ 1.455,30
      I A PEB1R R$ 1.237,01
      I B PEB1 R$ 1.491,68
      I C PEB1 R$ 1.528,98
      I D PEB1 R$ 1.567,21
      I E PEB1 R$ 1.606,37
      I F PEB1 R$ 1.646,54
      I G PEB1 R$ 1.687,71
      I H PEB1 R$ 1.729,90
      I I PEB1 R$ 1.773,14
      I J PEB1 R$ 1.817,48
      I L PEB1 R$ 1.862,91
      I M PEB1 R$ 1.909,48
      I N PEB1 R$ 1.957,21
      I O PEB1 R$ 2.006,14
      I P PEB1 R$ 2.056,31
      Tabela vigente a partir de 01/10/2013

      Excluir
    3. Depende do nível que vc está.

      Excluir
    4. Esta tabela está vigente só no papel, porque até agora NADA no contrachoque. Não escrevi errado, é choque, quando olhamos o contracheque.

      Excluir
    5. A tabela sumiu.Será prque:???hahahaha

      Excluir
  18. Gostaria que alguém me explicasse, por favor, o significado dos símbolos PEBD, PEBR e PEBS. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PEB DIA é a nomenclatura do cargo do professor habilitado designado.

      PEBR não é mais usado. Usa-se PEB SAI. Identifica professores não habilitado designado.

      Excluir
  19. Euler,
    Sempre acompanhei seu blog e admirei seu trabalho e sua luta. Mas, nos últimos post publicados algo tem me incomodado, a defesa do Governo Dilma e do PT. O PSDB vem destruindo nossa classe e devemos gritar contra isso.Mas, o que tem feito o PT? No RS o governo é petista, pergunte a algum professor gaúcho sobre o piso...lá, como cá, a classe é massacrada. E o MEC em que momento se levantou para nos defender? Dona Dilma finge de morta,,,como u certo ex-presidente não sabe de nada, não viu nada,,,,Certamente não votarei no candidato da situação em MG, mas tenho certeza que tb não votarei no PT...Você acha que o eventual candidato petista, caso sentisse possibilidade de vitória assinaria um compromisso de retornar a carreira antiga garantindo o piso? se acreditamos em Papai Noel, podemos também acreditar nessa hipótese. Na verdade estamos num mato sem cachorro e com as feras(PT< PSDB< PMDB>) e nossos calcanhares.
    Um abraço. Professor Geraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Geraldo, concordo.É isso mesmo.O PT fica dando bolsa família, bolsa disso, bolsa daquilo só para ganhar votos dos menos favorecidos. NÃO votarei em nenhum desses partidos como PSB, PT, PSDB e assim vai.
      Para o professor ninguém faz nada.

      Excluir
    2. Olha colega Geraldo,

      Sugiro que você colega, leia com mais cuidado os Post do Prof. Euler!
      Se você observar bem, e acompanhar todos os post (pois quem ler apenas um ou outro, pode tirar conclusões equivocadas), o Euler não faz defesa do PT ou do governo.
      Ao contrário até, ele bate forte no governo!
      Mas diante do que aí está, e do risco de os brasileiros perderem mais ainda com a volta do PSDB (entenda-se aqui: seja partidos ou políticos que se alinham com este grupo), o melhor para os brasileiros é manter a Dilma no comando.
      O Brasil está longe de ser o ideal, mas não há como negar que está melhor do que antes e tentando acertar o rumo.
      Muitos índices econômicos mostram isso, mas a mídia não faz questão nenhuma de mostrar que o país melhora.

      Excluir
    3. Desculpem-me colegas,

      No comentário acima, onde sugeri ao Prof. Geraldo, cuidado ao ler os Post do Prof. Euler, esqueci de me identificar!

      Antônio Carlos

      Excluir
    4. Esse professor Geraldo é de qual escola mesmo? kkkkkkkk Parece que é professor da turma do chapéu... kkkkkk Apareceu só para as campanhas eleitoREIRAS...

      Excluir
    5. Geraldo,
      Perfeito o governo do Pt não é, nem nunca será. A perfeição é utopia ela, não existe. O que existe é o nosso poder de escolher o melhor, NUNCA o perfeito. E se alguém te vender a promessa de que será perfeito, estão te enganando.

      Excluir
  20. Não estou satisfeito com a situação. Realmente está difícil. Mas entre Aécio e Dilma, ainda prefiro Dilma com certeza.

    ResponderExcluir
  21. Eu vou votar no PT* porque é o partido que está cuidando do lado social das pessoas brasileiras e isso tem incomodado muito a elite brasileira, até aí tudo bem, só o que não enetendendo é pobre, metido a besta de ficar contra o social, se sentindo rico. A marina é bancada pela dona do itaú e o dono da natura. O tal do pernambuco é da massa cheirosa e tem apelido por lá de malvadeza também... Te lembra alguém esse apelido? É um mini coronelinho ainda, por enquanto,no melhor estilo do sarney, do acm, tancredo, etc. O psdBOSTA não precisamos nem falar. O tal psb é genérico do psdBOSTA, basta ver que os fugitivos do MENSALÃO TUCANO estão todos lá e essa "quadrilha" em forma de partido que foi usada para infiltrar/aliciar/corromper o PT*. Mas o psdBOSTA é especialista em jogar seus erros para cima dos outros, isso todos nós já sabemos. Temos que fortalecer Dilma para destruir esses salafrários. Eu voto DILMA E PT* SEM MEDO DE SER FELIZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será?????????/ Só fazem alguma coisa pra ganhar voto.E ainda tem uns bobos que acreditam. O governo tem a obrigação de cuidar bem do povo.O povo não deve nenhum favor a ele.

      Excluir
  22. Professor Geraldo,infelizmente estamos em maus lençóis. Só que uma coisa é certa,deixar de votar no PT é dar chance ao PSDB.Isto é uma coisa que não farei nem morta. O que este partido tem feito conosco,as humilhações que temos passado,os calmantes que tenho tomado,o cinismo nas falas da Gazola.os desaforos da Vilhena,as mentiras de Aécio e Anastasia não engolirei jamais. Este povo é ruim,de má índole e deverá ser extirpado como vermes nojentos da política mineira. O único partido que tem força prá isto é o PT. Se não nos unirmos,se repartirmos os votos com outros partidos,quem levará a melhor será esta corja de mentecaptos,ladrões e corruptos.A corrupção do PT está sendo combatida,mas destes aí não será nunca. São perigosos,chantagistas...pense bem,por favor.

    ResponderExcluir
  23. Como dá para ver,após ler alguns comentários,podemos ter a certeza de que muitos professores votaram no AÉCIO E NO ANASTA.Foram eles que permitiram que esses 2 elitisados chegassem ao poder e acabassem com a classe.
    Com essa mentalidade será difícil mudar a política em MG.
    Para que greve?Se nem votar o professor sabe...A maioria,infelizmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi-se o tempo em que o professorado fazia parte da elite intelectual desse pais.

      Excluir
    2. Você está certo. Lendo alguns comentários chego à conclusão de que nossa classe está ganhando até muito. Foi-se o tempo que tínhamos mais valor. Creio que alguns comentários, de tão bestializados, são enviados pela turma do aecinho do pó, do anasta, da gazoza, do danilo castrado......

      Excluir
  24. Odeio PT, detesto PMDB, pouco ouço sobre PSD e se continuar cometo um poema... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk - Fora todos eles!!! São uma cambada. Ah, esse povo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um analfabeto político. Política é razão, não emoção.

      Excluir
    2. Pelo jeito ama o PSDB. Tem que sofrer mesmo e o pior fazer os outros sofrerem.

      Excluir
    3. Eu não amo o PSDB, mas ainda que você fique muito chateado(a), sou uma pessoa feliz. Rindo muito aqui.

      Excluir
    4. Ah, deixe pra lá... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  25. No Acre tem um problema semelhante a lei 100, mas tem que defenda os interesses das pessoas que estão na lei, bem diferente de Minas onde o governador se faz de morto, e faz de tudo para fugir do assunto. Leia abaixo:
    'O SILÊNCIO PERIGOSO DE UMA ADIN
    A ADIN 3609, DO STF, QUE JULGA UMA PEC DO ACRE, PERMITIRÁ
    A DEMISSÃO DE 98 MIL SERVIDORES MINEIROS E 230 MIL PAULISTAS

    O deputado Moisés Diniz (PCdoB) é vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre. Numa luta desigual, ele vem há mais de seis meses alertando para o caos que será causado, no Brasil, com a aprovação, no STF, da ADI 3609, que torna inconstitucional uma emenda à constituição acreana.

    Leia trechos da entrevista, para entender o caso.

    O senhor está numa luta em defesa de servidores que entraram sem concurso público.

    - Sim, mas, quero, antes, fazer umas comparações. Em termos de cargos comissionados, o Senado tem 4 mil, a Câmara dos Deputados tem 12 mil e o Governo Federal tem 22 mil. A diferença é que estes ganham altos salários, enquanto aqueles que eu defendo, na sua maioria, ganham dois salários mínimos. A título de comparação, o Acre gasta 900 milhões/ano com os seus 33 mil servidores, enquanto os cargos comissionados no Brasil, em todos os poderes e esferas, consomem 21 bilhões de reais. Eles também entraram sem concurso público, ganham altos salários e jogam nos times de quem manda na nação.

    Deputado, de que trata a ADI 3609?

    - A ADI 3609 torna inconstitucional uma PEC que os deputados do Acre aprovaram, porque deputado estadual não pode emendar lei que venha a ferir a Constituição Federal. A PEC do Acre efetivava cerca de 11 mil servidores, que entraram sem concurso público entre 5 de outubro de 1983 e 31 de dezembro de 1994.

    Em que fase se encontra a votação da ADI 3609?

    - Falta apenas o voto do ministro Roberto Barroso. Após esse voto, será publicado o acórdão e aí o efeito vai ser devastador para todo o Brasil, apesar de estar julgando uma PEC do Acre.

    Como a ADI 3609 atingirá servidores públicos de Minas Gerais?

    - O Estado de Minas Gerais tem 98 mil servidores nas mesmas condições dos servidores acreanos. O Governo de Minas fez um acordo com o Governo Federal, que perdoou uma dívida de 10 bilhões de reais, mas, impôs uma condição: o Instituto de Previdência de Minas Gerais assumiu todos esses 98 mil servidores, efetivando-os."
    Quem tiver o interesse de ler a entrevista completa o link é:
    http://moisesacre.blogspot.com.br/2013/10/o-silencio-perigoso-de-uma-adin.html.
    E agora ainda está pior porque o julgamento aconteceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse cara só está querendo aparecer não tem mais nada para se fazer a lei já foi julgada pelo STF e isso não vai mudar, nem se o governador do Acre fosse para a presidência da republica, modulação ´não é julgamento. Como tem gente boba no mundo, aposto que deve estar cheio de "efetivados" acreditando que esse infeliz ainda pode fazer alguma coisa. Ele com certeza vai conseguir muitos votos de quem acredita em papai noel e chapeuzinho vermelho.

      Excluir
    2. E vou te falar, funciona. Tem anos que o governo de MG tem uma turma boa nas mãos. Bando de otários!
      Este jogo de cena é feito há anos pelo PSDB e tem ganhado os nossos "intelectuais".

      Excluir
  26. Vê se dar pra ser feliz: nosso salário nem teve aumento e o mínimo teve um reajuste maior que o proposto para nos.

    Novo salário mínimo entra hoje em vigor. Com reajuste de 6,78%, valor passa de R$ 678 p/ R$ 724.

    ResponderExcluir
  27. Votar em quem? Não há sequer um, pelo menos um que mereça meu voto. Por isso será voto nulo. PT, PMDB, PSDB, PAPI, PEPI, PIPI, POPI, PUPI....., TUDO É A MESMA COISA,COISAAAAAAAAAAAAAAAAAA. Que pena fazer chacota com coisa séria.

    ResponderExcluir
  28. Só lhe faltou:amo o PSDB!!!!!!,anônimo das15:11 ou é só uma impressão?

    ResponderExcluir
  29. Por que na tabela salarial dos professores de educação básica o ensino médio (níveis I e T1) e o ensino superior- graduação (níveis II e III) aparecem duas vezes ? Confesso que não entendi! Gostaria de saber em que nível serei classificada uma vez que sou efetiva, nomeada em 2006, e tenho licenciatura plena (na verdade, tenho também pós-graduação desde 2006, mas como as promoções por escolaridade só ocorrerão em 2016, acredito isso não irá mudar nada)... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma é Licenciatura curta, e a outra é pra quem tem a Plena.

      Excluir
    2. O que eu não entendi é que há duas classificações para ensino médio (I e T1) e duas classificações para ensino superior- graduação (II e III) e, com isso, há também uma diferença no que diz respeito ao salário...Eu tenho licenciatura plena e prefiro ser classificada como nível III, pois o salário para PEB A é de R$1760,91, ao contrário do nível II, cujo salário para PEB A é de R$1600,81.

      Excluir
    3. TI è para Ensino Médio;

      TII Curso superior- Licenciatura Curta.

      PEB I Superior Licenciatura Plena.

      Excluir
  30. O que será que aconteceu com o nosso portal do seridormalremunerado nas Minas? Não consigo acessar nadica de nada.Será que já foi para os quintos dos infernos com nossa merreca? Tomara e que leva junto toda essa gentalha do desgoverno.Os tempos estão chegando mas será que foram abduzidos??? Esse portal poderia mesmo ir para outro planeta.Não gosto dele.E o tal sindicato?? Todos estão na praia?? Ninguém fica de plantão?? A vida continua mesmo em Janeiro, Julho.O governo não dá trégua para educador.Onde estás Bia? Hahahah só sendo palhaço mesmo para viver.Se eu ficar nervoso, morro cedo infartado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Face Book digite Beatriz Cerqueira que você a encontra e pode deixar recado prá ela. Ela não responde ,mas lê.E você poderá ler alguns comentários dela.

      Excluir
    2. Ela não responde, mas lê! (...)
      Como pode ter certeza de que ela lê?

      Excluir
  31. ALGUÉM TEM NOTÍCIAS DA PRODUTIVIDADE 2012? QUANDO SERÁ PAGA????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o governador disse que pagará o Prêmio de Produtividade de 2012 no primeiro trimestre de 2014,com certeza será no final de março. Ouvi o próprio falar no mês de dezembro na ITATIAIA

      Excluir
  32. So o posto piranga responde

    ResponderExcluir
  33. quero me aposentar estive na vice direção o ano passado todo agora quero sair pois em julho completo os meus sacrificados 25 anos.O fato de ter estado na vice direção altera a contagem para minha aposentadoria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não altera nada.

      Excluir
    2. Não. Atualmente só altera para o servidor que afasta para secrettaria.

      Excluir
  34. Qual a diferença entre progressão e promoção? Estou efetiva desde 2004 apesar de já ter plena e pós fui lotada como p3 depois passei a pebt2 e até agora estou ganhando uma miséria.Será que tenho direito alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que servidor de sorte!
      Tenho colegas que foram nomeados em 1992, curso superior e pós são PEB IA.

      O salário é este mesmo. Se fizer mestrado terá Promoção por escolaridade.
      Progressão é a promoção que conta o tempo de exercício/; 2 anos e percentual 2,5%
      Promoção Por Escolaridade: São a graduação e acrescido de suas pós. Ocorre a cada 5 anos.

      Excluir
    2. Nenhuma diferença. Vc, aliás todos nós, vamos continuar com esse salário de fome

      Excluir
    3. Anônimo das 14:37. Se realmente ele agir como falam , vc terá direito sim em 7 anos trabalhado. Olho vivo , mas não creio em nada viu?

      Excluir
  35. Boa noite, anônimo do dia 06/01/2014 das 14:34 Hs.A melhor opção para vc é não sair da vice até que complete o seu tempo para se afastar, no caso, em julho. Não sei quanto tempo vc tem de vice direção, mas dependendo do tempo, vc pode incorporar no seu subsídio o valor que ganha a mais como vice, ou seja, os 40% do salário de um diretor nível VI, que corresponde a R$ 1.056,00. Este valor integral é para aqueles que tiveram dois mandatos como vice. para aqueles que não têm este tempo, fazem uma contagem proporcional para agregar no seu salário.Portanto, não é vantagem vc sair agora da vice ,pois perderá a chance de ter um valor a mais em seu vencimento. Procure se informar na sua SRE ou com a secretária de sua escola .Espero ter ajudado. Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Não devemos esperar nada deste governo nunca. Ele promete tudo e nunca cumpre nada. Esta tabela? Algum interesse tem por trás disto.Não contem com promessas dele. O Estado está literalmente falido e devendo horrores e não terá nunca como nos pagar . Para vcs verem , até os míseros 5% estão enrolados para recebermos e ainda falam que é um grande aumento!!!!!! Tabela de progressão é uma farsa e ninguém terá progressão alguma. Esperem e mais uma vez. decepcionarão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só receberemos os míseros 5%, depois que os contribuintes pagarem o IPVA, aí o governo terá dinheiro,pois o estado está falido, vendendo almoço para comprar a janta.Infelizmente!

      Excluir
  37. LONGE DE SER VANTAJOSO ESSE REAJUSTE ,PORÉM ENTENDI QUE:O SUBSÍDIO ( ESTOU NA JUSTIÇA BUSCANDO MEU PISO )INCORPOROU TUDO QUE TINHA E CRIOU NOVAS VANTAGENS PESSOAIS PARA O MAGISTÉRIO : A DIFERENÇA DO QUE FOI PAGO E O QUE DEVERIA PAGAR EM 2011 ,DIVIDIU POR 4 E PAGOU 25%A CADA ANO INICIANDO EM JANEIRO DE 2012,SENDO QUE NESTE ANO RECEBEREMOS 75%.
    TEMOS AINDA O REAJUSTE(FAJUTO ,É LOGICO ,PORQUE NO PISO DEVE SER EM TORNO DE 19,19% +OU -,ISTO )DE 5%SOBRE TUDO ,RETROAGINDO A 1ºDE OUTUBRO DE 2013.SERÁ PAGO A DIFERENÇA DOS MESES 10,11,12 E 13ºEM FOLHA ESPECIAL DIA 22.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tivemos o maior roubo da história em nossos rendimentos. Isto deixou nossa classe fragilizada e na miséria! Fomos surrupiados por este desgoverno sob a batuta da injustiça mineira e da assembléia financiadora do pó. Que estado de lástimas tornou-se nossa Minas Gerais. Noticiário é só violência: já estamos colhendo os louros desta política fajuta do psdb/bosta. Mas que venha logo o pleito 2014: vamos derrotá-los nas urnas. Quem viver verá! Oxalá Deus nos ajude!

      Excluir
    2. 2011, NÃO SOUBEMOS, OU MELHOR, NOSSO SINDICATO MUITO INESPERIENTE, ACEITOU UMA PALAVRA DE UM VICE GOVERNADOR E FECHOU A GREVE. AÍ, MINHA GENTE, DEPOIS DESSA, NUNCA MAIS ATRAVÉS DE UMA GREVE NADA VAMOS CONSEGUIR.

      Excluir
  38. Ouvi hoje da Secretária da Escola onde trabalho.
    Férias Prêmio suspensas!
    Pagamento do reajuste 5% em folha extra dia 22/01/14.

    ResponderExcluir
  39. É VERDADE SOBRE AS FÉRIAS PRÊMIO ESTÃO SUSPENSAS? AFFF.. ENTÃO, VOU TER QUE RETORNAR AO TRABALHO EM FEVEREIRO?

    ResponderExcluir
  40. Por que nos que trabalhamos 6 horas não recebemos vale refeição e nem vale transporte? Como podemos requerer isso? afinal temos ou não direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela lei,quem trabalha 6 horas por dia tem direito a vale refeição.Temos direito a vale transporte também, mas quem diz que o governo cumpre leis...

      Excluir
  41. Governo espúrio !!!!

    ResponderExcluir
  42. É tanto dinheiro que é necessário pagar separado. Afff.

    ResponderExcluir
  43. Pessoal,
    Este é um ano muito importante para nós educadores mineiros. Ano de Eleição. Temos o poder em nossas mãos. Vamos trabalhar juntos aos alunos que votam sobre a realidade política de Minas Gerais. Governo mentiroso, picareta, Deputados contra a educação. Vamos publicar nas redes sociais os nomes dos todos os deputados que sempre votaram contra a educação. VAMOS TIRAR ESSA CORJA DO PODER! DEPOIS NÃO ADIANTA RECLAMAR. "QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER"...
    Prof. Eliana
    Uberaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta ficarmos angustiados com a postura dessa corja.Vamos agir como bons formadores de opiniões que somos.O poder agora é nosso.União e força.Fora os corruptos ditadores do poder.

      Excluir
  44. Liguei na SEE sobre a tabela de vencimentos, disseram que os valores estão corretos, porém com nomenclatura errada, perguntei se iriam fazer a correção e disseram que é a SEPLAG que alimenta os dados e a pessoa disse que iria passar a situação para o superior dela.

    ResponderExcluir
  45. Acorda minha gente,um novo golpe está acontecendo no Brasil para comemorar os 50 anos do golpe militar,so que agora a elite branca usa o STF e nao mais os militares.Embora seja o sonho desta elite desde o prineiro mandato do LULA,o golpe só começou a ser executado no dia 15 de novembro de 2013. E tem gente que nao sabe de que lado está. Lamentável,dramático,desesperador...

    ResponderExcluir
  46. A tabela de vencimentos sumiu do Portal do Servidor. Será porque???hahahaha

    ResponderExcluir
  47. A conversa é de que tem muitos equívocos nas tabelas, ou seja estão erradas, daqui a pouco vão retirá-las de lá, Estão entendendo, não é?!

    ResponderExcluir
  48. Já tirararm a tabela da página, é muita mutretagem. A tabela na página do Sindicato, que agora está, não é a mesma que estava no Portal do Servidor. É fraude para todo lado.

    ResponderExcluir
  49. Euler ou alguém sabe se saiu resolução de grade curricular do ensino médio para 2014?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. No site do Sindinutil tem. Do lado esquerdo em: Documentação Técnica, clique em resoluções.É a Resolução SEE Nº 2486.

      Excluir
  50. Alguém sabe informar sobre o procedimento de coparticipação que foi imposto pelo IPSEMG? Não há regra para planos de saúde? Quem já paga IPSEMG há 20 anos pode ter o plano de saúde alterado se igualando a quem está aderindo agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AJUDE A DENUNCIAR:
      Ministério da Saúde --> ‏@minsaude
      Ministro da Saúde --> @padilhando
      Denuncie irregularidades à Ouvidoria de Saúde pelo fone --> 136 ou: http://bitly.com/14Cv4FG

      Excluir
  51. Tiraram a tabela de vencimentos do site do servidor

    porque será?????

    ResponderExcluir
  52. Por quê, por quê?????? Neste governo só há maracutaias para cima do professor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na página do sindute a tabela não abre. Por quê???????????????????????

      Excluir
  53. GOSTARIA DE SER INFORMADA SOBRE AS FÉRIAS PRÊMIO DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014. OUVI DIZER QUE FORAM SUSPENSAS. É UMA ABSURDO O QUE ESSE GOVERNO FAZ E NÃO ACONTECE NADA.

    ResponderExcluir
  54. Será que o Governo pagará o reajuste atrasado referente ao 13°?
    Se é retroativo a outubro/2013 então o 13° TEM que ser incluído, pois a partir então este é o salário reajustado (outubro/2013).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. A Renata Vilhena cita no seu blog que o pagamento do dia 22 de janeiro se refere aos 5% de reajuste e também o que diz respeito ao 13º salário.

      Excluir
  55. Foi suspensa! E não existe nenhum documento para entrar na justiça. A inspetora suspendeu de boca e não por escrito. Não será publicada nenhuma férias prêmio por enquanto.

    ResponderExcluir
  56. O anônimo de 09/01/14 as 14:13 que questionou sobre o IPSEMG me fez pensar no seguinte: Segundo informação de funcionários hoje o que temos é um plano de saúde como outro qualquer, sendo assim, há limites para consultas, fisioterapia, exames etc., porém, os outros planos você escolhe o serviço e paga por ele, no IPSEMG o pacote de serviços é o mesmo para todos, mas, o preço é calculado de acordo com a remuneração do servidor. Pagamos valores variados pelo mesmo serviço, uns pagam R$ 38,00 outros R$ 180,00, e na coparticipação também, para uns R$ 2,50 por consulta outros R$ 8,50 pela mesma consulta, mesmo médico. Esta situação é legal. Quem tiver conhecimento a respeito, por favor, responda.

    ResponderExcluir
  57. A estrutura atual da carreira de Professor de Educação Básica, prevista na Lei nº 18.975/2010, é a seguinte:

    NÍVEL NÍVEL DE
    ESCOLARIDADE

    T1 Curso de magistério de nível médio de escolaridade
    T2 Curso superior com licenciatura de curta duração
    I Curso superior com licenciatura plena ou graduação com complementação pedagógica
    II Licenciatura plena + Especialização
    III Licenciatura plena + certificação (processo de certificação será regulamentado pela SEE)
    IV Licenciatura plena + Mestrado em educação ou área afim
    V Licenciatura plena + Doutorado em educação ou área afim

    Com a reestruturação da carreira realizada em 2010, os níveis T1 e T2 foram instituídos em caráter transitório, somente para posicionamento dos professores que ingressaram em cargos com exigência de magistério de nível médio ou curso superior com licenciatura de curta duração. Esses níveis serão extintos com a vacância, decorrente de aposentadorias, promoções ou exonerações.

    O ingresso na carreira de PEB, pelas regras atuais, ocorre no nível I, com exigência de habilitação específica obtida em curso de licenciatura plena. A legislação também permite ingresso no nível IV, caso haja demanda por professores com título de Mestre em Educação ou área afim.

    Informamos que a primeira promoção nas carreiras do Poder Executivo ocorre, como regra geral, após 8 anos de efetivo exercício (3 anos do estágio probatório mais 5 anos de efetivo exercício no nível de ingresso). Considerando esse interstício, os professores que ingressaram na carreira em 2004 teriam sua primeira promoção em 2012. Portanto, quem ingressou em 2004 no nível que hoje corresponde ao T2, com exigência de licenciatura curta, teria que completar 8 anos nesse nível para ser promovido ao nível I, que exige licenciatura curta.

    Como a concessão das promoções foi suspensa em virtude do processo de revisão do posicionamento conforme o tempo de serviço, aqueles que completaram o interstício para a primeira promoção em 2012 terão esse benefício publicado em 2016. O tempo de efetivo exercício no período de 2012 a 2016 será considerado para a promoção subsequente, o que possibilitará a concessão de uma segunda promoção em 2017, caso o professor comprove a escolaridade e preencha os requisitos relativos à avaliação de desempenho individual.

    Para análise do histórico funcional e projeção das futuras promoções na carreira, recomendamos que seja feita uma consulta à Superintendência Regional de Ensino na qual está lotado o cargo do(a) professor(a).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, colega. Quanta picaretagem! Ficar de 2012 a 2016 sem praticamente aumento nenhum, é desumano. Será o tempo dessa corja fazer politicagem com nossa classe. CAMBADA!

      Excluir
    2. Rapaz, quem escreveu isso é lá da SEE. Euler, acho que a Gazzola acompanha seu blog e mandou alguém postar "esclarecendo" a questão...

      Excluir
  58. Gente esse governo ladrão não pode continuar.... Desculpa as comparações mas conheço cidades que alem de pagar auxilio transporte ainda tem auxilio alimentação e auxilio zona rural lógico para quem trabalha em zona rural o transporte e alimentação todos tem direito. O salário base +- 1.500,00 com os benefícios chega tranquilo nos 2.000,00. Gente isso são 16 aulas. Ainda é pouco pela importância do Professor mas não tive noticias de salários melhores, aqui em minas. Estou com vcs nessa Luta por melhores condições de trabalho e salário digno aos Professores, esse ano não vou medir esforços será de muita importância para todos nós Professores vamos nos unir em prol dessa conquista.

    ResponderExcluir
  59. 22 de janeiro folha suplementar (?)

    http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=5555

    ResponderExcluir
  60. PRODUTIVIDADE?????????????????????????????????????????????
    ALGUÉM DÁ NOTÍCIAS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. renatinhaaaaaa!!!!

      Excluir
    2. Produtividade,segundo palavras do Naná na Itatiaia,será neste primeiro trimestre,ou seja em março,que é o último mês do trimestre.

      Excluir
    3. Prometeram pagamento até o final do primeiro trimestre de 2014. Oremos.

      Excluir
  61. O Brasil passa por um momento muito delicado.
    Em São Paulo a justiça está controlando os projeto do prefeito Haddad.
    Entre elas está o impedimento da criação das faixas de ônibus. A elite não aceitou os ônibus terem trânsito livre enquanto os carrões se apertam no engarrafamento.

    Teve o IPTU, que reduzia o imposto nas regiões mais carentes e elevava nas regiões de alto padrão.

    Agora a justiça impede que jovens frequentem os shopping.
    Mas, ante de me julgarem assistam este vídeo para entenderem porque a elite tem raiva do PT.

    http://migre.me/hpYQe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não abriu... http://migre.me/hpYQe

      Excluir
    2. Testei e está funcionando.
      Euler, este vídeo merece ser trabalhado em sala de aula.

      Caro colega copie e cole no navegador.

      Ou verifique este.

      http://www.youtube.com/watch?v=UHJmUPeDYdg&feature=youtu.be

      Excluir
  62. Caro Euler. O arranca rabo eleitoral começa a esboçar suas nuances em 2014. Não podemos perder a oportunidade que se vislumbra. Vamos detonar o projeto neoliberal deste desgoverno, que destruiu nossa carreira, antes uma das mais importantes. Não podemos perder o trem da história. Vamos trabalhar politicamente enquanto categoria. Oxalá Deus nos ajude a vencer o mal instalado em nosso estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.novojornal.com/politica/noticia/pestana-quer-previas-para-escolha-de-candidato-anastasia-re-15-01-2014.html

      Excluir
  63. Este governo mineiro é incompetente mesmo. Vocês viram a matéria sobre a upp dos presídios em nosso estado? Pena que o poder judiciário não funciona em nosso estado.

    ResponderExcluir
  64. Ao Anônimo das 19:40 de 13/01/2014 e demais colegas,

    Não se desesperem ou fiquem ansiosos em relação a esse "Prêmio por Produtividade". Se este Governo e os demais, sejam municipais, estaduais e federal realmente prestigiassem a Educação, aqui nas Gerais, por exemplo, não teria rolado em 2011 aquela baita greve que no fim das contas não deu em nada... Esse "Prêmio por Produtividade" é a maior enganação: ninguém sabe ou participa das metas estabelecidas e não temos condições de trabalho e capacitação profissional para se prestar um mínimo de Educação decente e de qualidade para os alunos... O atual sistema está falido e estão o mantendo "vivo" de maneira precária, mas quando não der para segurar é que talvez façam alguma coisa que preste, mas aí será bem tarde e as consequências serão sentidas no correr dos anos... Talvez nossos filhos e netos serão o resultado disso: verdadeiros analfabetos funcionais...
    Agora, face ao imediatismo que infelizmente impera nos corações e mentes e dada a necessidade financeira que assola os bolsos e carteiras: já se questionaram qual será o percentual que deverá ser pago a cada um?? Já procuraram entender como é a lógica do pagamento desse "prêmio"?? Já procuraram saber qual foi a nota da Escola onde trabalham referente ao ano de 2012?? Para quem não sabe e ficou curioso, eis o local onde pode consultar: http://www.educacao.mg.gov.br/servidor/acordo-de-resultados , e lá estando cliquem em "Relatório de Avaliação 2012 - 2ª Etapa".

    Obviamente já dei minha "espiada" lá e já constatei que, no geral, as notas foram maiores do que 2011 mas ainda estão muito aquém daquela de 2010...

    ResponderExcluir
  65. Surgiu uma dúvida hoje vendo a listagem de classificação para designação de 2014 numa escola estadual:-A resolução SEE/MG nº2441 de 22/10/2013 que no anexo IV na página 18,onde lê-se PROFESSOR DE APOIO À COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS e no 2º grupo fala : APRESENTAR CERTIFICADO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA,...E/OU SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E/OU...MAIOR NUMERO DE CURSOS EM ÁREAS DISTINTAS.Os cursos exigidos são; COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA, TECNOLOGIA ASSISTIVA,DEFICIENCIAS:INTELECTUAL,SURDEZ, FISICA, VISUAL, MULTIPLA E TGB. Um curso de Libras,feito numa SRE dá o direito de um candidato passar na frente de outros que tem todos os cursos e que fazem parte do grupo 3?Ele substitui o Curso de surdez? Você que leu e que estudou a resolução pode me ajudar? Obrigado

    ResponderExcluir
  66. you tube/marchinha do pó royal original. O pó rela no pé.E a galera grita aecim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A meia tonelada de cocaína apreendida no helicóptero não implica em condenação, trata-se de porte para consumo próprio. É que essa gente do governo usa muito mesmo.

      Excluir
  67. Ouçam que maravilha!! http://youtu.be/e02a7rhga1U

    ResponderExcluir
  68. Gente olha o carnaval chegando! http://youtu.be/e02a7rhga1U

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa! Deveria ser jingle da campanha de alguém que conhecemos...aécim.....verdadeiro pó! Aécim, sua royal majestade!!!!!

      Excluir
  69. Desde 2011, o Governo de Minas Gerais garante a todos os profissionais do magistério público da educação básica do Estado salário inicial acima do piso nacional. Em 2014, com o reajuste de 5% aos servidores, o salário inicial de todos os professores com escolaridade em nível superior da rede estadual de ensino será de R$ 1.455,30, para uma jornada de trabalho de 24 horas/aula semanais — 54,78% superior ao piso nacional estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para uma jornada equivalente de 24 horas/aula semanais.
    Somando os valores decorrentes do reajuste geral da política remuneratória àqueles da antecipação da progressão na carreira e da 3ª parcela do reposicionamento na carreira, os professores da educação básica de Minas chegarão a janeiro de 2014 com um aumento médio total de 19,9% em seus salários em relação a novembro de 2012. Conforme demonstra a tabela abaixo, aproximadamente 91 mil cargos serão reajustados de 15% a 30% e outros 39 mil, entre 10% e 15%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me poupe desta lorota. Você acredita em papai noel, fada madrinha...

      Excluir
    2. NOSSA, QUE DISCURSO LINDO! TUDO POLITICAGEM! FORA CAMBADA DE LADRÕES DO GOVERNO!

      Excluir
    3. Droga Euler, você permitir que façam propaganda do governo em seu blog.

      Fale para este lambe botas, que o prejuízo dos profissionais da educação teve inicio em 2003, quando essa porcaria chamado Aécio Neves/PSDB assumiu o poder em MG.

      Não é 5% que corrigirá este rombo em nossas finanças.A tal falada progressão é uma enganação. Poucos terão direito, pois a tabela de SUBSIDIO está congelada.

      Excluir
    4. TUCANANÔNIMO, deixa de conversa fiada.

      Não CONFIAMOS em tucanalhas, são BICUDOS MENTIROSOS..

      São HIPÓCRITAS E FALSOS igual nota de R$3,00.

      Vá procurar o seu ninho.

      NINHO este que será EXTIRPADO das Minas Gerais.

      Excluir
    5. Deve ser por esse aumento fabuloso que aécin do pó mandou os brasileiros que estavam ouvindo as imbecilidades que ele estava falando na record news e não o conhecem e quiseram AVAL sobre as maravilhas dos desgovernos dele que perguntassem aos PROFESSORES E AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE de MINAS GERAIS que são eleitores dele e dá a ele vitórias esmagadoras de mais de 90% sobre qualquer adversário político que aparecer nas MINAS DAS GERAIS... kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    6. Anônimo das 19:33, estou emocionada só de ler o que você postou! Baba ovo.

      Excluir
    7. Uau... a porcentagem aumenta a cada propaganda enganosa....
      Que classe sortuda!kkkkkkkkkkkk

      Excluir
    8. Anônimo das19:33, como você explica eu estar afastada desde outubro para aposentadoria com 26 anos de serviço, Licenciatura PLENA desde 2008 e Pós desde 2005,tendo 100% de vantagens das quais já recebia 80% antes do subsídio e hoje ser PEB T II A e meu salário ser 1280,00+99,00 de VTAP? Qual será meu Piso? EXPLIQUE ESTA MATEMÁTICA,POR FAVOR???

      Excluir
    9. Não deixem de ler NOVO JORNAl, JORNALISMO DE QUALIDADE e repassar as matérias de todas as maneiras possíveis. Nossa campanha contra Aécio tem que começar AQUI e AGORA.

      Excluir
  70. Parabéns, professor Euler, muita saúde, paz e felicidades em sua vida.
    Um forte abraço!
    Profª Ivete

    ResponderExcluir
  71. Gente, dia 20 vai ter reunião na minha escola para escolher turmas, extensão, etc...Que Deus me proteja!!!! Minha situação não é confortável porque os efetivados escolhem antes, apesar de eu ser concursada desde 2006.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o mandado de segurança para garantir seus direitos, caso sejam usurpados, já pensou nisso? Deus manda a gente fazer a parte da gente que Ele ajuda, ele não fala em momento algum que fará tudo sozinho...

      Excluir
    2. A veja, de 8 de janeiro trás uma nota com o seguinte titulo "De aliado a adversário". Está falando sobre a atuação do ministro Dias Toffoli, no Supremo. Ela tenta jogar o ministro contra o PT. Sabemos que a Veja é partidária, suas reportagem cada vez mais comprova o apoio ao PSDB. Mas se tiver alguma verdade nesse comentário o julgamento pode não acontecer, porque sabemos que é o ministro que pode colocar a ADI da lei 100 em julgamento, ou não.

      Excluir
    3. Por lei, você não pode ser retirada de suas férias.

      Excluir
  72. NOVOJORNAL

    Pestana quer prévias para escolha de candidato, Anastasia retalia
    O racha na base aliada do Governo de Minas aprofunda-se após o presidente do PSDB defender prévias para escolha do candidato a governador

    Sem opção e liderança para conduzir sua sucessão, o governador Anastasia deu início nesta quarta-feira (15/01), ao desmonte da estrutura de Poder na área de saúde, entregue desde 2003, ao presidente do PSDB mineiro deputado federal Marcos Pestana, aliado de Andréa Neves.

    Tudo ocorre após o afastamento de Andréa do governo, que trouxe séria dificuldade para a articulação política de Anastasia. Andréa e Pestana defendiam um projeto político que se chocou com o defendido por Anastasia e Aécio, principalmente em relação à escolha do candidato a governador pelo PSDB.

    Aécio e Anastasia defendem a candidatura de Pimenta da Veiga, enquanto Andréa e Marcos Pestana trabalhavam para que ela fosse à escolhida em função de alegada desunião e desagregação do partido com a imposição de Pimenta.

    Com a saída de Andréa da condução da articulação política, Marcos Pestana passou a defender que fossem realizadas prévias no PSDB para escolha de quem seria o candidato ao Governo de Minas, decisão esta que encurralou Anastasia e Aécio, pois Pestana, além de ser o presidente, detém junto com Andréa, o controle absoluto sobre o diretório estadual do partido.

    As alternativas eram a realização de prévias defendidas por Pestana ou a intervenção do diretório nacional presidido por Aécio. Ambas as soluções são consideradas inoportunas, pois demonstraria à divisão do partido em Minas, refletindo inevitavelmente na pretendida candidatura de Aécio a presidência da República.

    Após o insucesso nas diversas tentativas para modificar a opinião de Pestana e ciente que as previas já ganham corpo, Aécio e Anastasia decidiram retirar o Poder de Pestana na importante área da saúde.

    Aproveitando-se da saída do secretário de saúde Antonio Jorge que pretende candidatar-se a deputado estadual, o governador sondou quase uma dúzia de técnicos e políticos para que alguém assumisse a vaga, com o intuito de pressionar Pestana através da perda de Poder, colocando em risco, inclusive, sua reeleição para deputado federal.

    Os convidados recusaram o convite com receio das conseqüências que virão, principalmente através de Andréa, que desde 2003, espalha medo e terror. Sem opção, Anastasia convocou o seu considerado “bate pau”, Alexandre Silveira, que assumiu a Secretaria onde em tese permanecerá até março se quiser disputar a reeleição de deputado federal.

    Aécio dedicando-se integralmente a difícil tarefa de construir sua candidatura presidencial, desta forma sem tempo para dedicar-se a política mineira e sem sua irmã Andréa para fazê-lo, a situação tende a agravar-se, levando Anastasia a tomar medidas como a de retaliar para através do medo impor sua vontade.

    ResponderExcluir
  73. UM RECADO AOS PROFESSORES

    Caro colega Euler e demais professores,

    serei breve no meu discurso, inclusive, mantendo a mesma linha de costume.

    O escândalo comentado acima pelo professor Euler (de forma clara, sucinta e objetiva) é mais do que prova de que enquanto não tivermos uma reforma política e eleitoral em nosso país, continuarão o mesmo "status quo" vigente há décadas e a mesma rodinha de bandidos travestidos de políticos.

    De fato, como um politico bandido poderia se safar tão facilmente assim, numa clara evidência de que também participou do referido crime mencionado acima? Só mesmo com a conivência do nosso judiciário é que o bandido deputado se safou. E isso é o que sempre acontece em nosso país, pois os poderes são conchavados. Eles não farão nadinha para mudar um estado de coisas do qual tiram proveito corrupto, ilícito e imoral.

    Portanto, discordo do colega Euler de que com a reeleição da atual presidente, as coisas mudarão neste país. Repito: se não houver uma reforma política e eleitoral neste país, estabelecendo normas para a entrada na vida política, estaremos fadados ao continuísmo, independente do partido político no poder.

    Já se passaram quase três décadas desde a instauração de uma "democracia" capenga no Brasil, mas o "status quo" não foi alterado. Em alguns casos piorou. Vejam o pluralismo partidário, em que partidinhos "hienas" são criados justamente para aprovar projetos anti-sociais dos poderes vigentes. Diferente do prega a mídia corrupta e vendida, a distância entre as classes sociais no Brasil aumentou nos últimos anos. A Educação brasileira continua a mesma, sem mudanças, sem investimentos, sem "eira nem beira"...

    Neste período, pós ditadura militar, diferentes foram os partidos políticos no poder, mas nenhum deles quis ousar mexer no time que está ganhando: o time deles.

    Portanto, independente de quem seja o presidente, se não houver mudanças em nosso sistema político e eleitoral, continuaremos aqui no Blog do Euler e também em tantos outros foros reclamando as mesmas coisas.

    Entendo que nós, professores, massacrados pelos sistemas opressores do Brasil, não podemos "puxar sardinha" para nenhum político, para nenhum partido. Todos eles "são farinha do mesmo saco sujo".

    E o salário? E a educação?

    Atenciosamente,

    Raimundo Santos

    ResponderExcluir
  74. Agora que saiu a classificação, fui analisar a nossa situação como efetivados. Orientaram a gente para não colocar a contagem. Porem todos passaram na nossa frente, sou habilitada, mas qualquer pessoa que tem o mínimo de contagem ficou em nossa frente. No seu blog mesmo fala sobre o julgamento, que depois que no Acre a lei foi considerada inconstitucional com certeza será considerada em Minas também. Percebo também que a maioria das pessoas estão fugindo do problema tentando evitar de falar sobre o assunto, mas isso não vai resolver a nossa situação.

    ResponderExcluir
  75. Só professor não tem salario em Minas.
    "O Governo de Minas abre nesta semana as inscrições de concursos públicos que irão preencher mais de 1.700 vagas no Estado. São 51 oportunidades na Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (Arsae), 306 no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) e noDepartamento de Obras Públicas (Deop) e 1.390 na Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). As remunerações podem chegar a R$ 5.101,36."

    ResponderExcluir
  76. VIRAM? A marchinha do Pó Royal? Tomara faça bastante sucesso no carnaval. DIVULGUEM. Tá no Youtube."O pó rela no pé,o pó no PERRElLA...AECIM, AECIM..."

    ResponderExcluir
  77. baile do pó royal novo pois o google e o youtube deletou aquele

    http://videolog.tv/1038847

    ResponderExcluir
  78. http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/127208/'Mensal%C3%A3o'-tucano-entra-em-%C3%BAltima-fase-antes-do-STF.htm

    247 -
    Ministro do STF Luis Roberto Barroso, que será relator do caso, determinou que a Procuradoria-Geral da República, presidida por Rodrigo Janot, apresente as alegações finais na Ação Penal 536, o chamado 'mensalão' tucano ou mineiro; esta é a última fase antes de o processo ficar pronto para julgamento; expectativa é que ação, que apura supostos desvios de dinheiro público durante a campanha de reeleição do hoje deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas, em 1998, seja julgada pelo plenário do Supremo Tribunal Federal neste ano
    16 DE JANEIRO DE 2014 ÀS 18:14

    André Richter
    Repórter da Agência Brasil

    Brasília - O ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresente as alegações finais na Ação Penal 536, processo conhecido como mensalão mineiro.

    Esta é a última fase antes de o processo ficar pronto para julgamento. Toda a parte de instrução do processo, como depoimentos de testemunhas de defesa e de acusação, foi concluída. A expectativa é que ação seja julgada pelo plenário da Corte neste ano. O despacho do ministro foi assinado ontem (15).

    São apurados supostos desvios de dinheiro público durante a campanha de reeleição do hoje deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) ao governo de Minas Gerais, em 1998. Após as conclusões da procuradoria, o processo seguirá para as alegações finais da defesa.

    De acordo com denúncia da PGR, aceita pelo Supremo em 2009, o parlamentar é acusado dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Segundo a procuradoria, o então candidato teria se beneficiado de recursos oriundos do suposto esquema que envolveu a empresa de publicidade SMP&B, de propriedade do publicitário Marcos Valério, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Outros acusados repondem às acusações na primeira instância da Justiça de Minas, porque não possuem foro privilegiado.

    Na época em que a denúncia foi recebida, Azeredo negou todas as acusações e disse que não há qualquer documento que confirme o uso de recursos de caixa dois na sua campanha à reeleição. O parlamentar também disse que nunca autorizou repasses para dinheiro para as empresas de Marcos Valério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste ano significa depois das eleições para não prejudicar Aécio."TÁ TUDO DOMINADO".

      Excluir
  79. Notícias sobre o prêmio de produtividade?

    ResponderExcluir
  80. http://www.youtube.com/watch?v=WdKooOTbemQ

    ResponderExcluir
  81. CUT dá emprego a mensaleiro. Nunca duvidei de que essa entidade fosse uma extensão do pt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior se infiltrasse alguém do PSDB.Bem que Aécio tentou,mas não conseguiu...ainda.

      Excluir
    2. Você está de parabéns.

      Reproduz exatamente o que a elite brasileira quer.

      Você chama de "mensaleiro" um dos membros do PT, que foi condenado sem provas, um homem que nada tem a haver com o Mensalão Tucano.

      O AP470 foi e é uma armação para pegar o maior responsável pela mudança do Brasil no cenário mundial, Lula.

      Ainda bem que homens como membros do PT, consiga terem amigos.

      Quando leio comentários como este, vejo que a direita brasileira tem feito muito bem o seu papel de impedir avanços no Brasil.
      Principalmente quando são açoes para beneficiar os de baixo.

      Talvez... nem seja um profissional de educação que escreveu este comentário, pode ser...

      Excluir
    3. As elites têm lutado arduamente para manterem o Brasil com a pior distribuição da riqueza do mundo.

      Excluir
    4. É muito fácil saber se alguém é ladrão, basta verificar o patrimônio. Zé Genuíno é um pobretão (e otário, por lutar por quem não merece, papagaios que repetem tudo o que ouvem na mídia, instrumento das elites).

      Excluir
  82. Se hj é dia 17/01 e a folha suplementar é sai 22, indicado pagamento, pq ainda não visualizamos no Portal do Servidor????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há comentários de que nao sairá dia 22, como foi anunciado

      Excluir
  83. Segundo Renata Vilhena o contracheque sairá no dia 22 mesmo.

    ResponderExcluir
  84. Não deixem de ler o "NOVO JORNAL,JORNALISMO DE QUALIDADE" e repassar de todas as maneiras possíveis. Vamos começar nossa campanha contra Aécio. AQUI E AGORA. Leiam também "O CAFEZINHO" e "TIJOLAÇO"

    ResponderExcluir
  85. DCM
    O site da Vice traz uma longa entrevista de Roger Franchini com o agente federal Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli.

    Salaroli, ou Pacheco, trabalha na Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Vitória, no Espírito Santo, e foi um dos responsáveis pela apreensão de 445 quilos de cocaína no helicóptero do deputado estadual Gustavo Perrella, filho do senador Zezé.

    A conversa é boa — mais pelo que não revela, talvez, do que pelo que revela. Aquela foi uma das maiores apreensões de droga do Brasil, na aeronave de uma família poderosa em Minas Gerais. Pacheco declara que cuidou da logística da operação. “Os caras estão lá no mato, ele não tem condição de fazer isso. Então, porra, um colega passou mal, ficou doente, precisa ser substituído, uma viatura quebrou, precisa de dinheiro, precisa de armamento, você tem que ter um cara fazendo essa logística, fazendo isso. Eu fiz isso.”

    Explicou como costuma funcionar um esquema desse tipo: “Os caras trabalham em células. Quem fornece não conhece quem transporta, que não conhece quem recebe, que não conhece quem revende. A vantagem disso é que, quando você pega um, o cara realmente não conhece o próximo. E qual é a desvantagem desse tipo de estrutura? O envolvimento de pessoas ‘não profissionais’.”

    O piloto Rogério Almeida Antunes, segundo ele, era um irresponsável: “Você não tá pensando como traficante que chega a ganhar um milhão de reais numa operação dessas. Então, quer dizer, os caras da internet não sabem que os pilotos que se dedicam a essa atividade são malucos, ignoram perigos básicos, carregam combustível dentro da aeronave…” Antunes, é bom lembrar, era funcionário de Gustavo Perrella na Assembleia Legislativa de Minas.

    E então conta por que os Perrellas foram “excluídos” da investigação em menos de duas semanas: “Já naquela época, tínhamos um monte de detalhes que os excluíam da situação. Agora, além disso, existe um conjunto enorme de mensagens de celular (saiu ontem o laudo, mas não vamos falar delas, OK?) entre o piloto do deputado e outro piloto. Eles conversam sobre o pagamento das horas ao deputado, que acertaram ser apenas 4h, visto que ele disse que iria até São Paulo e voltaria. Seriam dois mil reais a hora. Ocorre que já estavam voando há quase 28h e combinam então de enganar o deputado. Ou seja, o deputado pode ter envolvimento em ilícitos? Pode. Mas com o conteúdo destas conversas fica absolutamente excluída qualquer chance de ligá-lo a este evento.”

    Mas e as mensagens entre Gustavo Perrella e Antunes? Ele admite que não as ouviu. “Para você ver. O deputado vai lá e fala: ‘Eu não sabia de nada’. Aí depois ele mexe no próprio telefone e se dá conta que mandou uma mensagem para o piloto. Daí o que ele faz? Dá outra declaração desmentindo a anterior, porque ele sabe que na hora que sair o laudo eu vou ter essa mensagem. Mas se eu mexer nesse telefone antes da autorização judicial, o advogado vai falar: ‘Você conspurcou a prova, portanto, ela não vale mais nada’. Só vou ver essas mensagens quando o perito me entregar o laudo.”

    Os policiais estavam com os celulares nas mãos. “Você tem que entender o seguinte: a necessidade de você obter uma informação é até você obter o que você quer. O que eu quero? Provar nosso ponto perante à justiça, curiosidade é coisa de menino”.

    E qual é o ponto? Ele mesmo elenca as perguntas que ficaram sem resposta: “De quem é a terra eu já sei, mas por que ele a comprou, qual o real desejo de comprar essa fazenda? É coincidência alguém ter comprado uma fazenda de forma lícita, e uma aeronave carregada de entorpecentes pousa nela dias depois? De quem era essa droga? Quem são os fornecedores? Quem são os financiadores dessa operação?”

    Essas questões precisarão de mais esforço para ser respondidas. Isso não é curiosidade de menino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bomba no caso do Pópópó tucano! Foram trocadas 70 mensagens entre piloto e o senador em momentos que antecederam a prisão.

      E agora policial????????????/

      http://xeque-mate-noticias.blogspot.com.br/2013/12/bomba-no-caso-do-popopo-tucano-foram.html

      Excluir
  86. http://www.ocafezinho.com/2014/01/17/a-historia-completa-do-helicoptero-do-po/

    ResponderExcluir
  87. Gente! Que absurdo! Governador está acabando com o ENSINO MÉDIO... Sou efetivo com 16 aulas de física e com a nova grade curricular que mandaram já pronta da SRE, as aulas de física caíram de 03 para 02 no 1°,2° e 3° ano... Absurdo!
    Na escola onde trabalho fui obrigado a pegar 06 aulas do reinventando o ensino médio, no qual não estou habilitado para tal, porque senão eu ficaria excedente...
    Governador anastasia está acabando com a educação.

    ResponderExcluir
  88. http://www.viomundo.com.br/

    ResponderExcluir
  89. Governo não quer pessoas instruídas, é lamentável um governador que se diz professor pensar e agir deste jeito.

    ResponderExcluir
  90. Boa Noite Euler !!! Enviei-lhe um email e estou aguardando sua resposta . abç

    ResponderExcluir