sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Independência... pois sim!

Independência... pois sim!

Nesta data de Sete de Setembro, o que mais conta é o feriado. Deveriam criar mais feriados nacionais, já que não pagam salários decentes aos professores. E reduzir o número de dias letivos para 150, ou menos. Estaria de bom tamanho, considerando o salário, as condições de trabalho, a ausência, enfim, de investimento e tratamento adequados na Educação pública por parte dos diversos governos - o de Minas, principalmente.

Mas hoje é data da "independência" do Brasil. Teoricamente falando, em 7 de setembro de 1822 o Brasil adquiriu a sua maioridade política, tornando-se independente de Portugal. Na prática, falando superficialmente, tanto Brasil quanto Portugal já eram dependentes de outra potência militar e econômica da época, o império inglês. Mas discutir a dependência ou não de um país é algo um tanto quanto abstrato. País - nação, Estado - não é algo homogêneo, unitário. Já nos tempos do Brasil-colônia - tempos idos, que permanecem, afinal - as riquezas que arrancavam daqui eram transferidas, em grande parte, para outros países, ou melhor, para outros grupos de pessoas que viviam em outros países. Mas, alguns grupos e pessoas que aqui residiam usufruiam igualmente destas riquezas. A maioria da população fora excluída, explorada, sacrificada em nome de interesses menores dos grupos dominantes. Pergunto-lhes: a situação hoje é diferente?

Mas, falar de independência é sempre algo complicado. É como falar de liberdade. Êta palavrinha que serve para qualquer ocasião, e tão vazia de conteúdo quando a realidade nua e crua é analisada. Ainda hoje me lembro do discurso do avô do faraó, no comício gigante das diretas-já em 1984, que presenciei: "Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade!". Kkkkkkkk. Os políticos têm uma especial capacidade de dizerem aquilo que sabem ser o seu oposto. Estamos vendo como isso funciona em Minas, ou no Brasil.


Teoricamente, temos liberdade de imprensa. Na realidade nua e crua estamos submetidos a uma ditadura midiática das mais perversas. Não há nada que se assemelhe à liberdade quando se analisa a imprensa mineira, brasileira e mundial. E o que dizer de poderes como o judiciário, o parlamento, o executivo - todos em minúsculo mesmo?

Quando olho para este país real - não aquele que pintam nas telas da mídia -, marcado por tremenda injustiça, desigualdades sociais, poderes prostituídos e destituídos de envergadura ética para fazerem aquilo que deveriam fazer, penso que estamos muito longe de independência e de liberdade. Aliás, liberdade e independência são duas palavras que nunca se tornarão totalmente reais. Nem em relação a um país, e muito menos em relação a nós mesmos. Somos todos dependentes e interdependentes uns dos outros, graças a Deus. Senão viraríamos pedras. Talvez este seja o grande gargalo num sistema como o capitalista. E vou logo adiantando que não sou daqueles que acreditam que vamos derrotar o capitalismo a curto prazo. Na ideologia ele já foi destruído muitas vezes. Em nome desta e de outras ideologias, milhões de vidas foram ceifadas. E o capitalismo, na prática, continua aí, sugando o nosso sangue, reproduzindo uma lógica que autodestroi a convivência e a sobrevivência humanas. Este sistema vai cair um dia, não se sabe se de podre, ou se por obra pensada e realizada por milhões de oprimidos. Neste caso, que seja para uma verdadeira emancipação humana, e não para a reprodução de novos tipos de ditaduras sanquinárias, como as atuais.

Pois bem, colegas de luta: aproveitem o feriadão - com um pouco de grana no bolso, já que o pagamento do mês se encontra disponível. Curtam esses momentos com os amigos e familiares, e também com os colegas de luta. Se é certo que não temos independência e menos ainda liberdade, por outro lado, não é errado imaginar que temos momentos de conquistas e práticas que se aproximam destes conceitos. A nossa capacidade de pensar criticamente o mundo, de agir contra aquilo que achamos injusto, no nosso dia a dia, de forma individual ou coletiva, isso sim, assemelha-se e se aproxima de uma verdadeira independência. Como pessoas, como seres humanos amadurecidos, solidários, muito mais do que enquanto país - essa coisa abstrata, heterogênea e marcada por profundas desigualdades sociais, de interesses de classe, entre outros.


Um forte abraço a todos, e força na luta! Até a nossa vitória!

***

Frei Gilvander: 

Em BH, votar em quem? - Carta de frei Gilvander aos eleitores de Belo Horizonte.

"Nunca se esqueça de que apenas os peixes mortos nadam a favor da  correnteza." (Malcolm Muggeridge)


Prezado/a eleitor/a de Belo Horizonte, dia 7 de outubro de 2012 escolheremos o futuro prefeito de Belo Horizonte e os 41 vereadores/ras para a Câmara Municipal.

Somos seres políticos”, já dizia Aristóteles. Ingenuidade dizer: “Sou apolítico. Não gosto de política. Sou neutro.” Todos nós fazemos Política o tempo todo. Política é como respiração. Sem respiração, morremos. Política refere-se ao exercício de alguma forma de poder, como nos ensina Bertold Brecht em “O Analfabeto Político”. A política, como vocação, é a mais nobre das atividades; como profissão, a mais vil. Urge discernir, resgatar a história do candidato. “Diga-me com quem andas...”. Quem o financia? Quais suas ações no passado e no presente? Urge olhar as ações dos Partidos também.

Para ler o texto completo, clique aqui.

***

Eleições 2012- Minas marcha com carneiros e tucanos...

  Marly Gribel

Fiz um levantamento sobre os prováveis vencedores/as das prefeituras de Minas  Gerais nas dez maiores cidades , baseando nas pesquisas de  intenção de votos dos eleitores. São elas: Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares e  Ipatinga.

impressionante como o reino dos bichos lidera na maioria das cidades mineiras, ou são tucanos ou são carneiros( entendendo aqui que tucanos e carneiros são do mesmo viés imperialista de Minas e que comanda o feudo há mais ou menos 300 anos) 

Os bichos lideram a capital e seu entorno: Betim e Contagem e mais:   Uberaba, Governador Valadares, Montes Claros, Ribeirão das Neves. Em Uberaba e Montes Claros, pasmem! inclusive quem lidera são conhecidos carneiros do Parlamento homologativo : Antonio Lerin e Jairo Ataíde, inimigos públicos e declarados da Educação e dos professores. 

Minas está mais uma vez homologando o discurso imperial das famílias tradicionais mineiras e mantendo o mesmo esquema de 300 anos- nada para o povo de Minas, tudo para as elites ruralistas ou burguesas de Minas.

Não consigo vislumbrar no horizonte a possibilidade de alguém de terras tão maltratadas/ de povo tão aniquilado se intitular apolítico. Acho que não temos este direito, porque exatamente a política tem feito estragos  avassaladores em nossas vidas( incluo aqui todo  o povo mineiro)  não é possível ficar indiferente ou alheio a isto.

Não é possível que os educadores de Minas não levantarão sua voz, na escola, no bairro, na família, no ônibus, em qualquer lugar que habita um homem para se posicionar a favor deste ou daquele político.

Minas neste momento marcha com tucanos e carneiros( o reino dos bichos)  e eles  comandam as eleições no estado inteiro e  continuarão comandando as nossas vidas como ela aqui se apresenta( um tremendo caos) porque o cerco se inicia aqui, nas bases- nas prefeituras e se fecha lá-  no fosso onde habita deputados e governadores.

Não é possível o silêncio- senão o mal perdurará por mais 300 anos.

215 comentários:

  1. 30

    Jesus Cristo

    http://phdescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A luta pela Independência e Liberdade não pode parar!
    Um dia, mais cedo ou mais tarde, isso irá acontecer.
    Afinal, somos os unicos, verdadeiramente, os formadores de opinião. Plantamos hoje para no amanhã alguém colher!
    Se desistirmos agora, que futuro estamos deixando para nossos filhos?
    Dalber Virginópolis

    ResponderExcluir
  3. Gente assistam ao vídeo que mostra um candidato do PSDB em Taiobeiras- Norte de Minas comprando votos: cimento, gasolina e cesta básica. Vergonha. Divulgue, por favor este vídeo para que isso não continue acontecendo. Compra de votos é CRIME!
    http://www.youtube.com/watch?v=mCU4WCkYrN0&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso este post,Euler!!!
    Digno de um verdadeiro PROFESSOR!
    Abração e b0m feriado,meus caros
    colegas,
    Helena Thaereh

    ResponderExcluir
  5. Independência!!! Isso é balela...Só teoria mais nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, PURA BALELA, no CAPITALISMO e no COMUNISMO.
      Ou alguém precisa morrer e nascer de novo para aprender, a DURAS PENAS, a enxergar a REALIDADE?
      A questão é: O HOMO SAPIENS "ainda" não evoluiu o necessário para grassar pelo planeta os bens materiais e espirituais. O "TAL DE BEM ESTAR SOCIAL" continuará sendo uma UTOPIA per saecula saeculorum.
      ATÉ O MOMENTO, qual partido ou sistema político
      trabalhou e vem trabalhando honestamente a não ser em CAUSA PRÓPRIA?

      Excluir
    2. Ao PROF. EULER, com todo o respeito ao grande mestre e defensor de nossa classe:
      Quiçá por um lapso, você flexionou o advérbio no plural: "longes"( ..."penso que estamos muito longes de independência e de liberdade"). Os advérbios são considerados palavras invariáveis, por não apresentarem flexão de gênero e número (ocasionalmente, podemos flexioná-los em grau: pertíssimo, longíssimo). Observemos no exemplo com o advérbio PERTO (antônimo de LONGE): "... penso que estamos muito pertoS de ... (causa-nos espécie, não é mesmo?!)
      Espero tenha sido didático ao elucidar o seu lapso.
      Excelente FERIADÃO.
      (Monstro Adamus)


      penso que estamos muito longes de independência e de liberdade

      Excluir
    3. Olá, colega!

      Obrigado pela dica. Farei a seguir a devida correção no texto de abertura do post.

      Um forte abraço e ótimo feriadão!

      Excluir
    4. INDEPENDÊNCIA DO BRASIL E OUTRAS HISTÓRIAS MAL CONTADAS - Ciro Pinheiro

      "(...)Historiadores têm demonstrado que foram necessárias muitas décadas para que o hoje famoso episódio do “Grito do Ipiranga” adquirisse o status que ele possui no contexto das narrativas sobre a Independência (...) A história oficial do Brasil é cheia de invenções (para não dizer inverdades, ou outra palavra mais direta e apropriada) e até mesmo os acontecimentos mais recentes são enfeitados de acordo com o interesse dos donos do poder de cada época (...) A imagem de D. Pedro I desembainhando a espada no alto do Ipiranga é uma das representações mais populares da história do Brasil. Há muitas décadas ela figura em livros didáticos e ilustram páginas de revistas e jornais por ocasião das comemorações da Independência. Diante dela temos a impressão de sermos testemunhas do evento histórico, aceito naturalmente, como o “marco zero da fundação da nação”. No entanto, essa imagem é fruto da imaginação de um artista que nem mesmo tinha nascido no momento em que o episódio ocorreu (...)"

      FONTE: http://www.gentedeopiniao.com.br/lerConteudo.php?news=36233

      Excluir
  6. É verdade, as condiçoes de trabalho do professor estão entre as piores , pois enfrentamos alunos indisciplinados e violentos, um governo truculento que só quer economizar, uma profissão sem carreira, ou sem perspectiva, pais alienados que só querem se livrarem dos filhos, assim é a dura vida de professor, salário??Nem se fala, nao temos fundo de garantia nem seguro desemprego e temos de conviver com muita pressão, por parte do governo, pais, alunos e demais servidores!!!

    ResponderExcluir
  7. Independência... Me engana que eu gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk... Independence Day

      charge...

      http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTkFnkqIwHg8Q6PVGiQ10dqWByTUMwGiJXxLzmV3esQP1EbxxHdAQ

      Excluir
    2. NADA TEMOS A COMEMORAR
      Vejam isto sobre o STF: "Pau que bate em Chico baterá em Francisco?" Edição Minas/247
      "Não há essa certeza. Embora o ex-governador mineiro Eduardo Azeredo e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia também sejam réus, acusados de desviar recursos de estatais para financiar uma campanha política, a pressão dos meios de comunicação, assim como a indignação do STF, neste caso é bem menor". Até quem não era da tchurma está aderindo. Que decepção. O STF não é o Supremo??? Eu, hein.

      Excluir
  8. Euler você é o cara. Parabéns pelo seu texto.Bom feriado.

    ResponderExcluir
  9. Amigos, essa frase "Mineiros, o primeiro compromisso de Minas é com a liberdade!" me faz lembrar de outra que penso ter sido do mesmo autorm haja visto que a caneta de ouro de Getúlio Vargas foi encontrada com o meliante anos depois e ele disse que havia "ganhado" de presente. Agora me expliquem como que eu escrevo: " Eu saio da vida pra entrar para a Hisória" e dou um tiro no ouvido e na sequência dou minha caneta de ouro com a qual eu escrevi a minha suposta carta de despedida de presente? Alguém ai já viu um suicída dar presente?
    Mistério...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opsss errei em: autorm leia autor, em Hisória leia História. Foi mal. Sou filho de professora. Uso o pc dela. Obrigada.

      Excluir
  10. Independencia ou Morte, para nós o mais certo é a morte.Nunca na história deste país vi tanta decepção, arrogancia e desprezo pelo professor. Tenho a certeza que é a inveja que mata estes seres, por não terem a dignidade a sabedoria os argumentos que possuimos. \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\isto tudo e mais acabam com a raça deles.Dai os invejosos partem para a vingança.Os vingados ainda de cabeça erguida partem para a luta e assim vai caminhando e cantando e os vingadores e hora caem e nunca mais se levantarão. É a Lei da vida. Quem viver,veras.Espero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. INDEPENDÊNCIA OU CREUUUUUUU... KKKKKKKK

      VEJA A CHARGE:

      http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSZrU7Ge7lYpn2hGDxkw8fpdnjC8VcSUb5d_HNGMka_kJxpfHeK

      Excluir
  11. Os desesperados, cairão com certeza, eles são completamente dependentes,Não será a mídia que irá impedir a queda.Vamoskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  12. Excelente texto!

    Vide a digitação em "ditaduras sanquinárias" (quinto parágrafo).

    Obrigado por compartilhar seu pensamento, bem como sua visão de mundo e valores.

    ResponderExcluir
  13. Ei Euler,
    Mais uma vez, parabéns por este espaço tão democrático q a acada dia cresce mais ainda, que é SEU BLOG.
    Os seus textos sao encantadores!!Sem dúvida..
    Guerreiro, por favor, vc poderia me dizer qdo este governadorzinho irá nos pagar o PREMIO DE PRODUTIVIDADE.
    Alguém sabe aí ????
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Premio produtividade equivalente a cerca de 70% do salário de dezembro/2011 sairá no pagamento de outubro (receberemos em novembro)

      Excluir
    2. credo!! só em novembro???? miserere... qual sua fonte?

      Excluir
  14. INVEJA...um mal que todo professor é vítima e tem que se benzer.Sabiam que a maioria das mães,principalmente as menos esclarecidas,têm inveja, e raiva mesmo, das professoras de seus filhos por ensinar a eles o que elas não fazem, porque as crianças acreditam mais nas professoras que nelas,fato que deveria ser visto como normal e receber apoio das mães.Muitas delas querem denegrir a imagem da professora por ciúme .Têm medo dos filhos gostarem mais das professoras que delas.Na maioria das vezes a professora passa mais tempo com a criança que a mãe e isto gera ciume.As mães não estão sabendo gerenciar isto.Elas precisam mais de apoio psicológico que as crianças.É uma disputa do afeto da criança e isto gera ciúme e raiva da professora.Estou dizendo porque conheço inúmeros casos.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Nossa, essas suas conjecturas dão uma Dissertação de Mestrado ou uma Tese de Doutorado. Pode ser!!

      Excluir
    2. A METAFÍSICA DESSE INTRINCADO CONTEXTO: PAIS/FILHOS & ALUNOS/PROFESSORES NO FOTOBLOG "AS CRIANÇAS INDIGO":

      http://criancasindigo.nafoto.net

      Excluir
    3. Que infantilidade anônimo das 05:37.Nunca existiu isso. Mães com ciúmes de professoras?
      Cada uma!!!!!!!!!!!As vezes tem alunos que encontram nas professoras o carinho que não recebem em casa.

      Excluir
  15. Caro professor Euler, não podemos falar em independência enquanto continuar o desmando desse governo inimigo do povo.
    Em Montes Claros, os manifestantes do Grito dos Excluídos( entre eles muitos do Sind-Ute de Montes Calros) não entraram na avenida e foram barrados por um forte esquema de segurança TROPA DE CHOQUE armada até os dentes.
    Dois jovens foram presos e espancados pelos policiais despreparados.
    Ao mesmo tempo, um dos candidatos apadrinhados de Anastasia tentava desfilar com um pelotão de apoiadores e a policia não fez nada. Eles só não desfilaram porque o pessoal do Grito não deixou.
    È uma vergonha, mas deixo meus parabéns aos colegas de MOC, sempre na luta!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo 8 de setembro de 2012

    Professor do interior pesso que vôces ai da capital fazam uma capanha para eleger PATRUS ,pois ,desta maneira vamos enfraquecer o PSDB e o Anástasia.
    Vamos fazer campanha fora PSDBDEMOS e PIG.

    Consulte os seguintes blogs:

    *BLOG DO SARAIVA;
    *AMIGOS DO PRESIDENTE LULA;
    *CONVERSA AFIADA;
    *BLOG DA CIDADANIA;
    *CONTEXTO LIVRE;
    *BRASIL 247

    Tenho como hábito a visita diária destes ,dessa forma encontrei uma melhor conciêcia de como o PSDBDEMOS E PIG podem manipular e enganar pessoas.

    Professores vamos nos concientizarmos e promover o mesmo com outras pessoas.

    Peço a você Euler que consulte ,faça comentários no nosso blog, para levar mais professores ao conhecimento da importancia dessa concientização política.

    ACORDA BRASIL!!!!!!!!!

    LEVANTA BRASIL!!!!!!!!




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclua nesta lista o "NOVO JORNAL" e "VI O MUNDO". Notícias que vocês não vão encontrar na mídia PIG.A briga do Danilo de Castro,censurando o jornal NOVO MUNDO. Vale a pena ler e espalhar!

      Excluir
    2. Com todo respeito e por favor, se for professor, dê uma olhadinha nos erros ortográficos e de concordância de seu texto e procure corrigi-los: "Pesso" (peço);"fazam" (façam); "conciência" (consciência); "vamos nos conscientizarmos" (vamos nos conscientizar).
      Preservar a língua portuguesa (escrita) contribui muito para uma boa comunicação.

      Obrigada!

      Obrigada!

      Excluir
    3. Naõ querendo justifica.

      Sei que comunicação escrita é mais difício e mais perigosa do que a comunicação oral ,não sou professor de LÍNGUA PORTUQUESA ,mas é minha obrigação não errar, me desculpe, por este motivo concluir que não devo tentar mais me expressar.



      Tenho conciêcia que tenho boa intençao,mas já na minha idade se for estudar para ter uma comunicação escrita correta , posso aproveitar e mudar de profição.

      Me desculpe os erros no momento não posso fazer melhor.

      Excluir
    4. Sem querer ofender,mas graças a DEUS temos o dicionário para nos auxiliar nas horas de dúvida.Eu sempre faço minhas consultas.
      No texto acima tem 6 palavras com erros inclusive faltando til, r.
      Tenho certeza que vc vai melhorar.Boa sorte!

      Excluir
  17. Caros amigos, vejam mais esta!

    Seis Estados vão ao STF contra reajuste de piso nacional de professor


    DE BRASÍLIA

    Governadores de seis Estados questionaram anteontem, no Supremo Tribunal Federal, o critério atualmente adotado para o reajuste anual do piso nacional dos professores da rede pública.

    Com base em lei de 2008, o parâmetro é o aumento do valor gasto por aluno no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que neste ano foi de 22,22%.

    Na ação, os Estados alegam que a lei fere a Constituição ao impor uma regra aos entes municipais e estaduais e apontam que os reajustes são "muito superiores aos índices inflacionários oficiais".

    O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) apontou inflação de 6,08% em 2011.

    "A sistemática retira dos entes federados todo e qualquer controle sobre seus orçamentos, cabendo a um órgão da administração federal a definição dos reajustes, a partir de critérios inseguros e imprevisíveis", diz a petição.

    A ação será relatada no STF pelo ministro Joaquim Barbosa. O texto é assinado pelos governadores de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB); de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); do Piauí, Wilson Martins (PSB); de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB); Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD); e do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT).

    Genro, o único petista na ação, foi ministro da Educação no governo Lula e, na ocasião, atuou na elaboração da lei de remuneração nacional.

    O Ministério da Educação disse que não foi avisado da intenção dos governadores e que "estranhou muito" a iniciativa. Afirmou ainda que defende um crescimento real do piso do professor, hoje fixado em R$ 1.451.

    "É um erro judicializar essa questão agora", disse o ministro Aloizio Mercadante, por meio da assessoria.

    Trabalhadores do setor educacional também reagiram à medida. Para o presidente do CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Roberto Leão, uma decisão favorável do STF provocará uma ampla greve da categoria.

    "Preparem-se, porque vai ter uma briga muito maior do que a deste ano", disse Leão, sobre a onda de greve no funcionalismo federal.
    (FLÁVIA FOREQUE E NÁDIA GUERLENDA)
    Disponível em: http://blogdoeulerconrado.blogspot.com.br/2012/09/independencia-pois-sim.html#comment-form Acessado em 08 de setembro de 2012


    Parabéns, pelo belíssimo texto, professor, como sempre!

    EDUCADORA MINEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre... o de sempre... E nós? Como sempre... Parados, esperando o bonde passar. E volta e meia, damos uma choradinha aqui no blog, reclamamos do Sindicato e esquecemos de nós, que, como sempre, estamos aqui: a reclamar... a reclamar... Tem horas que penso que temos o que merecemos: o governo e o piso que não é piso. Quer saber? Sou eu mesmo.

      Excluir
    2. O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO

      Quando...
      É jovem não tem experiência.
      É velho está superado.
      Não tem automóvel, é um coitado.
      Tem automóvel chora de "barriga cheia"
      Fala em voz alta, vive gritando.
      Fala em tom normal, ninguém escuta.
      Não falta ao Colégio, é um "Caxias".
      Precisa faltar, é "turista".
      Conversa com os outros professores,
      está "malhando" os alunos.
      Não conversa, é um desligado.
      Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
      Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
      Brinca com a turma, é metido a engraçado.
      Não brinca com a turma, é um chato.
      Chama à atenção, é um grosso.
      Não chama à atenção, não sabe se impor.
      A prova é longa, não dá tempo.
      A prova é curta, tira as chances do aluno.
      Escreve muito, não explica.
      Explica muito, o caderno não tem nada.
      Fala corretamente, ninguém entende.
      Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
      Exige, é rude.
      Elogia, é debochado.
      O aluno é reprovado, é perseguição.
      O aluno é aprovado, "deu mole".
      É, o professor está sempre errado mas, se
      você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

      REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, 36, 1998.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkk... ATUALIZANDOOOO


      O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO

      Quando...

      Reclama não age.
      Age todo mundo reclama.
      É filiado ao sindicato, contribui porque é bobo.
      Não é filiado, não é politizado.
      Faz greve, é militante.
      Não paralisa, atrapalha todo o movimento.
      Submisso, tem o governo que merece.
      Não submisso, é perigoso.
      Fala mal do governo, é chorão.
      Não fala mal do governo, é conformista.
      Fica parado, espera o bonde passar.
      Mobiliza, perde o bonde.
      Chora no blog do Euler, é inerte.
      Não chora no blog do Euler, sofre calado.
      Recebe o piso, arranja outra coisa pra reclamar.
      Não recebe o piso, reclama o tempo todo.
      Velho, não tem pra onde ir, aguarda aposentar.
      Novo, permanece na Educação porque tem esperança.
      Não tem o terço extra-classe, fica exigindo.
      Tem o terço extra-classe, diz que é castigo.
      Combate os 51 tem "uma boa ideia".
      Não combate, toma caninha "51 Uma Boa Ideia".
      É, o professor está sempre errado mas, mesmo exercendo uma profissão sem futuro, investe no futuro de seus alunos com empenho.
      Se o IDEB mineiro se iguala aos países de primeiro mundo, agradeça a ele!

      Hê! Hê! Hê!

      Excluir
  18. Resultado da Marcha a Ré em Brasília, o memorável 5 de setembro:

    Os senhores governadores do RS, Santa Catarina, MS, Goiás, Piauí e Roraima, subscreveram a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) nº 4.848 que foi publicada no Diário Oficial de Justiça. A ação é contra a Lei 11.738 que trata da atualização monetária anual do piso nacional do magistério. Ou seja, enquanto o movimento encontrava-se no seu auge, cinco governadores estavam atuando por meio de um mecanismo eficiente (porque a própria "lei" permite isso) contra contra o art. 5º da Lei 11.738.

    A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI ou ADIN) é um instrumento utilizado no chamado controle direto da constitucionalidade das leis e atos normativos, exercido perante o Supremo Tribunal Federal brasileiro. A ação direta de inconstitucionalidade é regulamentada pela Lei 9.868/99. O poder de ajuizar essa ação, chamado de legitimação, é dado pelos incisos I a IX do artigo 103 da Constituição Federal, constituindo-se em uma legitimação restrita àqueles enumerados nos dispositivos retromencionados. São eles: o presidente da República; o Procurador Geral da República; os Governadores dos Estados e o Governador do Distrito Federal; as mesas (órgãos administrativos) da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, da Câmara Legislativa do Distrito Federal; a Mesa de Assembléia Legislativa; Partidos Políticos com representação no Congresso Nacional; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Entidades de Classe de Âmbito Nacional e "Confederações Sindicais".

    Note que as CONFEDERAÇÕES SINDICAIS estão na lista dos que podem ajuizar esse tipo de ação. Pergunto:
    por que não ajuizaram esse instrumento até hoje em favor do artigo 5º, ao invés de ficarem gritando na rua com suas paralisações e marchas? Por que permitem que ADIn dos "traidores da escola pública" chegue na frente? Por que não sabem ou não querem agir por meio de mecanismos eficazes como fizeram os cinco governadores? Engraçado, né? Tem caroço debaixo desse angu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poder de ajuizar essa ação, constitui-se em uma legitimação restrita aos enumerados já supracitados por ETENHODITO, com destaque para... "Confederações Sindicais"!

      Ao meu ver isso significa que o(s) governo(s) são sempre mais INTELIGENTES que as CONFEDERAÇÕES SINDICAIS, que deveriam ter chegado à frente perante o Supremo, com legitimado especial solicitando intervenção federal em Minas Gerais pelo não cumprimento da Lei 11.738 em seu Art. 5º. Isso sim é inconstitucionalidade e cabe ADI.

      Excluir

    2. "A História do Brasil dá a ideia de uma casa edificada na areia." - Capistrano de Abreu


      Excluir
    3. Os governadores só puderam entrar com essa ADIN porque o STF protelou o trânsito em julgado dos embargos dos outros desgovernadores que, dentre eles estava o de MG, e com aval do tal de HADDAD uma vez que, enquanto Ministro da Educação ele poderia ter instruído os governadores a pagar o piso e não o fez. O sindinútil por sua vez também não cobrou o trânsito em julgado, mesmo vencendo todos os prasos legais previstos na Lei. Infelizmente estou chegando a uma conclusão: O piso é mero engodo. Um fez a lei e de pronto já combinou com os outros para que não cumprissem, tanto que Lula indicou o ministro falastrão que não fez nada de útil para concorrer ao cargo de governador de São Paulo de prêmio pela incompetência de deixar o país inteiro em greve de ponta a ponta e em todos os níveis da Educação. E o sindinútil também entrou na tramóia. Então estamos irremediavelmente perdidos. O sindinútil está aguardando a próxima eleição presidencial para jogar a gente contra o psdb de novo. Daí levamos "ferro" dos três lados: sindinútil, psdbosta e petralhas. Se PT que fez a lei quisesse pagar já teria dado um jeito. Estão todos nos fazendo de massa de manobra. Tenho dito.

      Excluir
    4. Assino embaixo. Somos os peões dessa partida de xadrez entre as forças governamentais, judiciais e sindicais. O maquiavelismo político está em jogo, e somos as peças menos valiosas. A verdadeira estratégia é o xeque-mate, entre os grandões, quem tiver a boca maior engole o outro. Nós não somos nada, e esse piso é de fato uma estratégia legislativa apenas, o Lulalele quis mostrar serviço, é só pra inglês ver, é uma falácia, uma farsa demagógica, e todos sofremos a lavagem cerebral ano após ano, com o SindPELEGO gritando PISO, é a coisa funcionando do jeito que tem de ser, é preciso haver uma causa. Causa perdida. Enganação. Meio de ter um motivo para lutar. Lutar em vão, por coisa nenhuma. Categoria sem causa, lei sem aplicabilidade, sindicato pelego, governos escravagistas. Esse é o contexto degradante, de uma realidade sem esperança, uma realidade que não é boa, nem verdadeira, nem justa. E tenho dito também.

      Excluir
  19. Aproveito esta ocasião para escrever que estamos vivendo um momento único na história de nosso estado (estado dos professores e de gente de caráter reto, que é nossa Minas Gerais).Nunca assisti em todo esse tempo de vida uma evolução na comunicação, de podermos estar escrevendo no blog do Euler e de outros mais sobre tudo e principalmente sobre nossa carreira confiscada pelos grandes confiscadores do governo do momento em MG, os 51, o "numuro" 1 e seus (as) vassalos. E assim quero dizer-lhes que liberdade temos,é só clicar em NOVO JORNAL e veremos as atrocidades que o DANDÃO, vulgo olho de boi, de Castro está fazendo principalmente no interior de nosso estado. Portanto só discordo de uma coisa temos liberdade, ainda que tardia. Viva a liberdade. VIVA OS BLOG'S DE TODO MUNDO E PRINCIPALMENTE DO BLOG DO EULER, QUE É O NOSSO CADINHO DE LUTAS. VIVA O PROFESSORADO MINEIRO QUE NÃO FOGE A LUTA, as vezes pára para beber água e ler o blog do euler. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “Escola é ...

      ... o lugar que se faz amigos.
      Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
      Escola é sobretudo gente.
      Gente que trabalha, que estuda,
      Que alegra, se conhece, se estima.
      O diretor é gente.
      O coordenador é gente,
      O professor é gente,
      O aluno é gente,
      Cada funcionário é gente.
      E a escola será cada vez melhor
      Na medida em que cada um se comporta
      Como colega, amigo, irmão.
      Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
      Nada de conviver com as pessoas e depois, descobrir
      Que não tem amizade a ninguém.
      Nada de ser como tijolo que forma a parede:
      Indiferente, frio, só.
      Importante na escola não é só estudar, não é só
      Trabalhar.
      É também criar laços de amizade,
      É criar ambiente de camaradagem,
      É conviver, é se “amarrar nela!”
      Ora, é lógico...
      Numa escola assim vai ser fácil:
      Estudar, trabalhar, crescer,
      Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
      É por aqui que podemos começar a melhorar o
      Mundo.”

      de Paulo Freire

      "professor é gente" (?) mas, em Minas Gerais...

      Excluir
  20. Blog do Paulo Henrique

    35 Postagens

    http://phdescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Este anastasia é um demônio mesmo,não contentando na retida da carreira dos professores, faz maracutaias na lei do piso,usando a lei para nos prejudicar ainda mais. Fiquem de olho que o capeta só quer nos empurrar pro buraco e jogar terra em cima.Este escumungado só quer vê nossa caveira.Ele é um louco. A gente infelizmente está lidando com um paranoico. Meu Deus que azar o nosso. Temos que rezar muito.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. ... Mas uma hora o avião dele cai,

      se Deus quiser.

      Excluir
    2. Que os Anjos digam: Amém.

      Excluir

    3. O avião e a borboleta
      Francisco Marques

      – O meu vôo
      é simples direção.
      Ao decolar
      já sei de cor
      onde pousar.
      Abraco a terra
      e beijo o ar.

      – O meu vôo
      é simples voar.
      Só sei de cor
      borboletar.
      Beijo a terra
      e abraço o ar
      Colegas somos livres, felizmente.

      Excluir
  22. 'E ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE...'

    ResponderExcluir
  23. TRES VEÍCULOS DA SRE NOVA ERA SÃO INCENDIADOS NESSE FERIADO PROLONGADO
    Foram incendiados na noite de sexta-feira três veículos oficiais da SRE NOVA ERA. Pode até ser que seja um ato de vandalismo, mais ainda acredito que seja um reflexo do péssimo atendimento que o público e profissionais da educação recebem naquele lugar. Um corpo de funcionários totalmente inconpetentes e que ainda vivem sob o chicote de várias coronéis capachas de Mauri Torres e o bando de Aécio e Anastasia!
    Divulgem isso!

    ResponderExcluir
  24. Acho que no fundo eles vão ficar nessas greves federais até as Eleições. Tambem não acredito mais nos sindicatos, vê-se claramente o trabalho, por quem dá mais. Tenho apenas uma certeza, é unanimidade que o professor é mal pago. Isso fará com que a luta seja muito mais unida e forte. Não deveremos ter mais greves gigantes, e sim pessoas, nestes estados mostrando a CARA a estes governantes e lhes tirando os votos, já, e o poder de governar. Eles não vivem sem os votos.
    Aqui se paga um dos menores salários de Minas-Cataguases, o prefeito é professor, vários candidatos(vereador), são professores, e comungam com sua legenda. Aí está, como entender nossa classe? Todo o secretariado dele praticamente trabalhou nas escolas e ia a BH com o Sindicato. Como responder na urna???? NÃO VOTE NUM TRAÍRA destes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui há gente demais, concorrendo a vereador. Cada vez mais vemos o descaso dos políticos(a maioria) pela zona da mata, região tão esquecida e tão explorada pelos castristas.
      Professores, ficam calados, diante da própria secretária, que é de um autoritarismo total. Não sei como se irá fazer para derrotar este prefeito, pq o povo quer obras, e isto ele andou fazendo...E como...

      Excluir
  25. O que sabem sobre o prêmio por produtividade?

    ResponderExcluir
  26. POSTADO LÁ EM CIMA POR "Anônimo 9 de setembro de 2012 18:49
    Premio produtividade equivalente a cerca de 70% do salário de dezembro/2011 sairá no pagamento de outubro (receberemos em novembro)"
    VÊ SE ROLA A BARRA DE ROLAGEM, PORQUE TEM GENTE QUE PEGA GANCHO EM CIMA, NO MEIO, A GENTE TEM QUE SUBIR E DESCER AQUI PRA LER TUDOOOOO.... uhuuuuu!!! enfim um trocadinho, né, gente?

    ResponderExcluir
  27. Amigos professores, vamos divulgar aqui no blog do Euler e nas redes sociais a lista dos governadores que querem declarar incontitucional a lei do piso !

    Vamos declará-los inimigos da educação como fazemos com aécio/anastásia e seus 51 carneiros.

    SE FOREM VISTOS POR AÍ, ESTES HOMENS SÃO INIMIGOS DE PROFESSORES E DA EDUCAÇÃO, ELES ESTÃO TENTANDO MODIFICAR A LEI DO PISO POIS ACHAM QUE PROFESSORES GANHAM MUITO. DIVULGUEM:

    ANDRÉ PUCCINELLI (PMDB) GOV. DO MATO GROSSO DO SUL

    MARCONI PERILLO (PSDB) GOV. DE GOIÁS (ATUALMENTE ESTÁ ENFRENTANDO UMA CPI POR ENVOLVIMENTO COM A QUADRILHA DE CARLINHOS CACHOEIRA).

    WILSON MARTINS (PSB) GOV. DO PIAUÍ

    JOSÉ DE ANCHIETA JÚNIOR (PSDB) GOV. DE RORAIMA

    RAIMUNDO COLOMBO (PSD) GOV. DE SANTA CATARINA

    TARSO GENRO (PT) GOV. DO RIO GRANDE DO SUL (EX MINISTRO DA EDUCAÇÃO) DÁ PRA ENTENDER??

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Meu Caro, atrás desses CANALHAS há, certamente todos os outros, inclusive, o mineiro,no momento está caladinho para não afetar suas pretensões políticas e de seus padrinhos, mas está articulando mais essa falcatrua, não tenha dúvida disso.

      Excluir
    2. "Agora que é governador, Tarso Genro não concede o piso salarial cuja criação comemorou.

      Quando Tarso Genro era chefe da Casa Civil do presidente Lula, em 2008, comemorou a criação do Piso Nacional do Magistério, esse que agora se recusa a obedecer, e em entrevistas sucessivas disse que todos os governantes seriam obrigados a cumprir a lei – o que ele agora não quer fazer, dizendo que não é obrigado.

      Afinal, ele é otoridade e a Justiça que não se meta.

      No Brasil, há pelo menos duas coisas que não dão futuro: uma é ser professor, outra é acreditar em palavra de político.

      Ao contrário do que dizia Tiririca, pior do que está fica, sim, senhor."

      LEIAM TUDO, VALE A PENA. TIREI DO SITE:

      http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/tag/piso-nacional-do-magisterio/

      Excluir
  28. peguei o pdf do caderno do sindicato que achei esclarecedor sobre o terço para hora atividade para baixar em seu PC. A tal Lei Federal que institui o piso e o terço de férias foi assinada por Lula, quem sabe é isso, uma lei petista basicamente, está encontrando forte resistência, motivos políticos que estão afetando a vida de todos

    http://www.sindutemg.org.br/novosite/files/29-08-cadernotexto.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é o Bofe de Elite13 de setembro de 2012 às 23:22

      É mesmo. Então chama o sinditur para ir com você pra escola cumprir esse 1/3 aí. Manda eles entrarem na justiça contra isso ao invés de ficar passeando pelos "grotões de MInas" em campanha de reeleição porque eles destruíram nossa vida e a nossa carreira e não tem vergonha na cara de postar aquelas palhaçadas deles mas esse desgovernador pra gente ficar mais nervoso ainda.

      Excluir
  29. Prezado Euler,

    Apesar de ser um assíduo leitor e admirador de seu blog, sempre com colocações pertinentes, penso que no primeiro parágrafo deixou a emoção falar mais forte que a razão ao propor 150 dias letivos. Não podemos esquecer da essência da nossa profissão, os alunos, e eles não merecem que pensemos em diminuir nossas atividades e o nosso ritmo de trabalho por questões salariais, dentre outras. Existem outras formas de não usarmos os alunos. No mais, parabéns e juntos vamos até conseguirmos conquistar nossos ideais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk... aluno adoraria os 150 dias, mesmo porque quantidade não é qualidade. O que adianta 200 dias letivos com todos: alunos e professores stressados, fadigados, esgotados de... aula, aula, aulaaaaa, mais vale gente feliz, livre, na escola asas que escola gaiola, nesse cárcere privado de dias obrigatórios a cumprir. Bons tempos que julho e dezembro eram todinho FÉRIASSS !! Dava até saudade da escola. Hoje nem a palavra férias existe mais é RECESSO mesmo. Humpff.

      Excluir
    2. Antigamente não tinha aulas em janeiro, fevereiro, julho e dezembro e os alunos eram bem mais dispostos, sabiam mais e os professores eram bem mais animados.
      Hoje com tantos dias letivos, ninguém aguenta e com razão.

      Excluir
  30. Euler, o terço para hora atividade da forma que está,é muito mais um castigo do que um benefício,cumprir 04 horas na escola,sendo que levamos para casa milhares de avaliações e atividades.

    ResponderExcluir
  31. Na nova proposta do projeto de 1/3 da jornada os problemas persistem e o governo fez pouco ou nada do que já havia feito. Se os principais problemas permanecem devem haver novas reuniões e novas negociações. E o sindicato tem que tornar públicos através de jornais bem lidos no país e outdoors assuntos referentes a esta negociação sobre o 1/3 da jornada do professor. Inclusive na próxima reunião com o pessoal do governo o sindicato deve falar que vai publicar a carta do próprio governo onde ele cita que a implementação do 1/3 será este ano e ao mesmo tempo publicar o projeto com a data para o ano que vem. Assim o governo vai ver que o povo vai ficar sabendo como ele faz propaganda enganosa. É engraçado o governo abre negociações mas nunca aceita as reivindicações que o sindicato faz a favor da categoria. Ele abre negociações só pra fazer propaganda para o povo que negocia com os funcionários mas no fim fica tudo tal como está. O governo usa uma falsa negociação com os funcionários como propaganda de que o governo está aberto às negociações. A forma de pressionarmos o governo é tornar tudo público através dos jornais mais lidos do país.

    ResponderExcluir
  32. APELO URGENTE - PROFESSORES QUE VOTAM EM BELO HORIZONTE, se todos nós NÃO votarmos no "la cerda escovinha", o pisca-pisca louro, ele terá dificuldades. A hora é agora. Vamos nos unir contra esta turma do mal que o apóia. PATRUS é o candidato certo. É "HOMEM" de palavra. JÁ PROVOU ISTO COM SEU TRABALHO. Meu voto como o de de toda minha famíla é dele. Decidam. Allez.

    ResponderExcluir
  33. Temos que fazer algum movimento para o retorno aos 180 dias letivos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os caras já estão é mudando pra 220 dias , do jeito que tá passam até pra 300 e nós continuaremos a ser tratados como escravos

      Excluir
  34. "Anônimo 10 de setembro de 2012 22:12
    Temos que fazer algum movimento para o retorno aos 180 dias letivos !"

    O QUE SERIA MAIS SIMPLES QUE ESSE COMPLICADÍSSIMO TEXTO PARA REGULAMENTAR O FAMIGERADO TERÇO EXTRACRASSE, OOPS, EXTRA-CLASSE.

    ResponderExcluir
  35. Olá amigos do Blog,

    Andei um tempo sumida, pois tive a infelicidade de ter fratura tripla no tornozelo após uma queda em que o torci .
    Fui submetida a uma cirurgia aí na capital onde tive que colocar oito parafusos e uma placa de platina.
    Estou afastada da escola desde o mês de junho e ainda não consigo andar sem a ajuda das moletas.
    só faço visitas ao blog sem coragem para escrever uma linha me desculpem a falta de motivação.
    Excelente texto amigo Euler só vem reafirmar a nossa realidade nesse Estado de exceção.
    Um abraço a todos e vamos apelar para a força divina porque os homens nos viraram as costas.
    Gilvânia, História.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa recuperação colega!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Força Gilvânia,
      Um guerreiro de verdadeverga, mas não cai!

      Excluir
  36. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que considera "pouco promissor" o caminho escolhido por seis governadores de estado de ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedir a revisão do critério de reajuste do piso nacional do magistério. Mercadante lembrou que foi formada uma comissão de negociação destinada a propor formas de apoio a estados e municípios que tenham dificuldades em cumprir a lei.

    A comissão, que também acompanha a tramitação, no Congresso Nacional, de projeto de lei sobre o assunto, é integrada por representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

    O ministro destacou que o MEC não foi informado sobre a iniciativa dos governadores e reafirmou que o governo federal defende crescimento real do piso salarial dos professores. "Consideramos um caminho equivocado judicializar novamente a questão. O mais prudente e construtivo é abrir um de diálogo transparente, como nós fizemos."

    O recurso ao STF é uma iniciativa dos governadores dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.

    Recentemente, o Supremo manifestara-se pela constitucionalidade do diploma legal que instituiu a remuneração mínima do magistério e sua forma de reajuste. Pelas regras atuais, o piso deve ser reajustado anualmente, a partir de janeiro, com base no critério de crescimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

    Entre o ano passado e este, o índice foi de 22%; o valor passou de R$ 1.187 para R$ 1.451. Os estados alegam que essa variação, superior a 22%, registrada nos últimos dois anos é insustentável para as contas públicas. O projeto de lei que tramita no Congresso, com apoio dos governadores, pretende mudar o parâmetro do reajuste para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

    Sustentável — Professores e o próprio MEC discordam do projeto, já que a correção apenas pela inflação deixaria de significar ganho real. "O MEC tem uma posição clara: o piso deve ter crescimento real e sustentável", disse o ministro. "O ritmo pode não ser o mesmo do passado porque, realmente, as finanças municipais e estaduais tiveram dificuldade para acompanhar essa velocidade, mas aquele ritmo foi muito próprio do momento de grande crescimento do Fundeb, que não vai se repetir este ano."

    Mercadante salientou ainda que os governadores poderiam pedir a opinião do MEC, mas não o fizeram. "Respeitamos a decisão deles, mas o MEC tem uma posição clara sobre isso", afirmou. "Achamos que o melhor caminho é buscar uma solução pactuada. Era isso que estávamos discutindo."
    (Agência Brasil)

    ... "enquanto o PISO em MG..."

    ResponderExcluir
  37. Nota da CNTE sobre Adin contra a Lei do Piso

    Governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí e Roraima querem impedir reajuste

    No mesmo dia em que os movimentos sociais comemoraram a derrubada do recurso que impedia a tramitação ordinária do PNE no Senado Federal, e em que a CNTE e a CUT realizaram a 6ª Marcha Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, foi publicada no Diário Oficial de Justiça a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) nº 4.848 contra o art. 5º da Lei 11.738, que trata da atualização monetária anual do piso nacional do magistério. Subscrevem a referida ação os governadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí e Roraima - os novos “e velhos” Inimigos da Educação, Traidores da Escola Pública.

    A CNTE lamenta, profundamente, a atitude leviana dos governadores que abdicam do debate democrático em torno da valorização dos profissionais da educação, para continuar a tumultuar o processo de implementação integral do piso no país, além de tentar rebaixar os objetivos da Lei Federal.

    Cabe informar que, nesse exato momento, o Congresso Nacional discute alternativas para a alteração do critério de reajuste do piso do magistério, mantendo-o porém atrelado à meta 17 do PNE, que prevê equiparar a remuneração média do magistério à de outros profissionais - hoje a diferença é de 40%. O mesmo debate pretende ampliar a complementação da União ao piso, à luz de diretrizes nacionais para a carreira dos profissionais da educação.

    Vale destacar que ao contrário do que alega os Governadores, não é a União quem dita aleatoriamente o índice de atualização do piso. O mecanismo associa-se ao Fundeb, que conta com recursos dos estados e mais a perspectiva de complementação da União ao piso. Portanto, o mecanismo possui sustentação financeira. Ocorre que, transcorridos 4 anos de vidência da Lei, nenhum ente federado comprovou cabalmente a incapacidade de pagar o piso. O que se vê Brasil afora são redes públicas de ensino extremamente desorganizadas, inchadas e com desvios de dinheiro da educação que tornam o piso impagável na carreira do magistério.

    A nova Adin dos governadores, além de afrontar a luta dos trabalhadores e da sociedade por uma educação pública de qualidade e com profissionais valorizados, despreza a importância do debate cooperativo entre os entes federados para cumprir as exigências do piso, e por isso a mesma merece o nosso repúdio. Desde já a CNTE compromete-se a mobilizar sua base social e a arregimentar todas as formas de lutas para combater mais essa investida de gestores públicos contra o direito à educação de qualidade e à valorização de seus profissionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que nós temos com nota da CNTE sobre piso. Acaso a gente tem piso? A CNTE entrou com mandado de segurança coletivo? Nós temos é subsídio. Agora vai piorar com o sinditur aumentando 1/3 a mais pra gente trabalhar pra esse bando de sague sugas, lesa pátria e esperando ele encaminhar para a homologativa de novo sem um mandado de segurança sequer. Vamos deixar bem claro para o PT, SINDITUR, CNTE, CUTE SEM PISO NA CARREIRA ANTIGA TAL QUAL ELA ERA ANTES, NÃO VOTAREMOS NA DILMA NA REELEIÇÃO. SÓ ISSO.

      Excluir
  38. Caros colegas o que mais deixa-nos indignados é que temos um sindicato que não interessa muito para a classe, enquanto nós educadores somos obrigados a dar um dia de trabalho sem poder contar com esse tal sindicato. Então pra que cobrar se já recebemos pouco e temos muitos descontos. E ai! sindicato vão acordar? Estamos esperando trablho, entre em ação pelo menos uma vez.

    ResponderExcluir
  39. PESSOAL,

    SOU DO INTERIOR E NÃO TENHO COMO VOTAR CONTRA ESSES BANDIDOS,CANALHAS, CORRUPTOS E FILHOS DA P. QUE DOMINAM NOSSO QUERIDO ESTADO DE MINAS GERAIS AÍ NA CAPITAL MAS VOCÊS PODEM. VAMOS MOBILIZAR TODA COMUNIDADE ESCOLAR E TIRAR ESSE CÂNCER DO PODER, FORÇA PORQUE AQUI ONDE MORO OS VAGABUNDOS QUE OS APOIAM JÁ ESTÃO DESPENCANDO NAS PESQUISAS, ABRAÇO. NOSSA RESPOSTA TEM QUE SER NO VOTO......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas e aí! Votar em quem?
      PT também não vale nada.Veja as armações, troca de favores lá em SP. Marta Sulicy queria de todo jeito concorrer à prefeitura de lá, inclusive até ameaçou apoiar candidato da oposição se o PT não concordasse com sua candidatura.O que aconteceu.Como o interesse do partido era o Haddad, passaram mel na boca dela prometendo alguma vantagem para que ela desistisse.
      E o que ficamos sabendo esta semana: Marta foi indicada por Dilma(PT) para o Ministério da Cultura em detrimento da demissão de Ana Buarque.
      Tudo farinha do mesmo saco, troca de favores para privilégio dos safados e unicamente de seus interesses.O povo que se dane.
      Estamos sem opção!

      Excluir
    2. PSDB = PT DILMASIA E LULÉCIO!

      Excluir
    3. "SOU DO INTERIOR E NÃO TENHO COMO VOTAR CONTRA ESSES BANDIDOS,CANALHAS, CORRUPTOS E..."

      Aqui vai uma dica: é só não votar no candidato apoiado por Aécio/Anastasia. Aqui em Caratinga o candidato deles é Hernani Campos Porto. Nós professores deveremos optar por um dos outros dois: Juarez Gomes de Sá ou Marco Antonio.

      Excluir
  40. Blog do Paulo Henrique
    Contos e romances

    http://phdescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. 12 anos

    http://www.nucleochicoxavier.org.br/ncxchico/ncxchico.htm

    ResponderExcluir
  42. Euler, confirme se a "lei 100 do Acre" caiu realmente.Vai ser uma confusão em "minas".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A de São Paulo também caiu há tempos.

      Excluir
    2. Notícias » Acre terá que demitir servidores admitidos sem concurso público
      Acre terá que demitir servidores admitidos sem concurso público
      10 de setembro de 2012
      Termina nesta semana o prazo estabelecido pela Justiça do Trabalho para que o governo do Acre cumpra o Termo de Ajustamento de Conduta (TCA) e declare a nulidade dos contratos de trabalho firmados após a Constituição de 1988, quando 11 mil trabalhadores foram admitidos na máquina pública estadual sem concurso público.

      http://amazonia.org.br/2012/09/acre-ter%C3%A1-que-demitir-servidores-admitidos-sem-concurso-p%C3%BAblico/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=acre-ter%25c3%25a1-que-demitir-servidores-admitidos-sem-concurso-p%25c3%25bablico

      CONTRATADOS SEM CONCURSO - 21/10/2010 às 09:06h
      Justiça manda demitir 1.400 servidores públicos de Timon

      Serão demitidos vigilantes, zeladores, auxiliares de serviços, agentes de portaria

      https://www.google.com.br/search?q=Justi%C3%A7a+manda+demitir+1.400+servidores+p%C3%BAblicos+de+Timon&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

      Justiça manda prefeitura demitir 360 funcionários temporários -
      Prefeitura afirma que concurso público será feito em 2012,Conforme o MP, desde 2006 a prefeitura vinha contratando funcionários de forma temporária para cargos com caráter permanente, como professores e agentes comunitários.

      http://www.ethosonline.com.br/?pg=noticias_cont&id=2956

      PARANÁ
      http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI115661,51045-TJPA+tem+180+dias+para+exonerar+servidores+efetivados+sem+concurso

      PARAÍBA
      http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=38&ved=0CEwQFjAHOB4&url=http%3A%2F%2Fjus.com.br%2Frevista%2Ftexto%2F16138%2Fimprobidade-administrativa&ei=GN9QUJv0NoWQ9gSi-oEw&usg=AFQjCNEyDIL-1Xo9UZbupj5ESdXmGn2TdA

      RONDONIA
      http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=40&ved=0CFcQFjAJOB4&url=http%3A%2F%2Fwww.mp.ro.gov.br%2Fc%2Fdocument_library%2Fget_file%3Fp_l_id%3D64884%26folderId%3D1132431%26name%3DDLFE-52654.pdf&ei=GN9QUJv0NoWQ9gSi-oEw&usg=AFQjCNFyQJYoYIyJwyymBitxJMtRULxtYA

      Um mandado de segurança no STF que foi julgado inconstitucional.
      " A Constituição Federal não permite o ingresso em cargo público - sem concurso. Recurso extraordinário conhecido e provido, para cassar a segurança concedida."
      http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/743496/recurso-extraordinario-re-167635-pa-stf
      Só Jesus na causa, mas "dura lex, sed lex".

      Excluir
  43. REDAÇÃO ÉPOCA, COM AGÊNCIA BRASIL

    Nesta terça-feira (11), a Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei que considera crime hediondo o desvio de verbas destinadas a programas de educação e saúde (PLS 676/2011).

    O presidente da comissão, Roberto Requião (PMDB-PR), disse que a matéria será remetida à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para votação terminativa. Segundo ele, como se trata de tipificação criminal, o projeto deve ser encaminhado pela CCJ à comissão especial que analisa o novo Código Penal.
    O autor da proposta, Lobão Filho (PMDB-MA), afirmou que o Departamento de Patrimônio e Probidade da Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou estudo em que demonstra que praticamente 70% dos recursos públicos desviados no país são das áreas da saúde e educação.
    Na integra:
    http://revistaepoca.globo.com/Brasil/noticia/2012/09/comissao-do-senado-aprova-projeto-que-considera-crime-hediondo-desviar-verba-da-educacao-ou-saude.html

    ResponderExcluir
  44. A OPOSIÇÃO PRECISA TRABALHAR PARA LANÇAR O CANDIDATO A GOVERNADOR LOGO PARA 2014

    VOU FAZER CAMPANHA GRATIS CONTRA OS PUXA SACO

    ResponderExcluir
  45. Não Tô nem ai se a lei 100 cair, quem nos deve é o governo.

    Se cair teremos direito ao FGTS retroativo e demais vantagens da CLT

    É só mudar a lei e estabilizar os celetistas, mas quero FGTS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou efetiva por concurso em um cargo realizado em 2004, fiz este concurso até então estou classificada em 5° lugar, sendo que são 4 vagas. Na minha cidade tem muitos professores efetivados pela lei 100 na minha aréa. Vou lutar pelos meus direitos até o fim e acredito sim na justiça, pois temos a constituição a nosso favor. Fiz o concurso passei e vou lutar até o fim. Eu e meus amigos que estão na mesma situação já estamos unidos para entrar na justiça contra este estado sem lei.

      Excluir
    2. Você está coberta de razão e se preciso for você deve recorrer até em Brasília. Aqui em Minas sempre vão decidir a favor do patrão deles que é Anastasia. Por isso recorrer em Brasília é no mínimo uma atitude prudente de sua parte. Essa tal lei 100 já deveria ter sido denunciada no STF a muito tempo. Sou efetivo pelo concurso de 2001, na minha cidade tem vários efetivados em minha área com cargo completo de 18 aulas e eu estou numa escola pequena com um cargo de apenas 12 aulas. Veja bem como esta efetivação está me prejudicando. Fiz concurso, passei pelos exames pré-admissionais, tomei posse, cumpri estágio probatório, conquistei minha estabilidade no cargo, ralei muito para conseguir minha remoção e ainda sim com redução de carga horária pois já haviam vários efetivados da minha área em minha cidade. Agora vê se pode isso. Eles não passaram por nada disso tudo que eu passei e no entanto estão com cargo completo e eu com cargo reduzido e logo eu que sou legalmente investido no cargo através de concurso. E tem mais, eles escolhem turmas na nossa frente kkkk. É mole ou quer mais. Na constituição e no plano de carreira fala que para lecionar tem que ter a habilitação específica no cargo e no entanto essa lei 100 efetivou até professores sem nenhuma habilitação, na minha cidade tem uma professora formada em história que foi efetivada em língua portuguesa e está dando aulas até hoje de português como efetivada, kkkk é de rir viu, mas rir pra não chorar. Esse é mais um dos milhares de motivos que justificam a anulação desta lei. É só enquanto isso chegar nas mãos dos juízes do STF que eles mandam anular na hora!!!

      Excluir
  46. Renata,

    Estou sendo perseguido. O que eu fiz de errado?
    Já tenho lucidez para dar aulas.

    Me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez a paralização naquele dia em que fomos para a cidade desadiministrativa, fechamos a linha verde e botamos aécin pra correr e aí ele perdeu o "time" da eleição de presidente do Brasil. Finge de bobo não meu filho! Nós destruímos os sonhos do PSDB ser presidente desse país pra sempre: FHC está na marcha da maconha para liberar o uso, o José "Çerra" de Sampa tá no ROUBOANEL e Aébrio Never bebendo e...pó parar. Parei!

      Excluir
  47. Lei 100, engana bobos, até quando? Enquanto isto eles devoram o nosso dinheiro. Estão roubando na cara. Cadeia neles.

    ResponderExcluir
  48. ATENÇÃO, Grande Prof. Euler e colegas professores:

    NO DIA 15/09/12, sábado próximo, no MERCADO CENTRAL de BH, às 10:00 horas da manhã, a RÁDIO CBN (FM da GLOBO, especializada em NOTÍCIAS), levará ao AR um PROGRAMA ESPECÍFICO sobre EDUCAÇÃO (investimentos, salários dos professores, estrutura, qualidade no ensino público e outros assuntos pertinentes). Quem quiser falar ao microfone é só se dirigir ao endereço acima mencionado.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  49. BLOG DA MARLY GRIBEL




    A PÓS- MODERNIDADE

    Desencanto e encanto....
    Marly Gribel | quarta-feira, 12 de setembro de 2012
    Vou abrindo as páginas do meu blog e também o meu coração. Não há nada de novo em Minas Gerais nem no Brasil. Os candidatos são os mesmos e em sua grande maioria ligados ao poder central - no mesmo enredo medievo- as mesmas famílias, os mesmos grupos e os mesmos resultados nas pesquisas- os quadros tendem a não se alterar. Os mineiros/brasileiros gostam da mesmice ou será que pararam de pensar?
    A Educação também não alterou Brasil afora- os professores federais ficaram mais de 3 meses de greve sem obter resultados satisfatórios, mas mostraram um pouco de unidade e preparam suas forças para o ano que vem.
    O estado de MG permanece envolto em propagandas e engodo. Diz a pesquisa que somos os melhores do Brasil em termos de resultado educacional, no entanto, continuamos amargando os piores salários do Brasil, sem nenhuma perspectiva de unidade- o sindicato permanece pelego e fazendo sua turnê cara pelo estado. Estiveram a passeio em minha terra natal(Pirapora) e alugaram um dos pontos mais caros da cidade para fazer suas reuniões/ ou seriam campanhas para reeleição?

    O mensalão no entanto, toma ares de gigantismo, com a clara intenção de queimar os segmentos do PT e atrapalhar as eleições- e claro, obtendo seus resultados, basta olhar as pesquisas de intenção de voto. Cresce o PSDB em detrimento do PT em todo o país. Esqueceram o principal- os crimes de Cachoeira envolvido com vastos segmentos das elites nacionais- o largo fosso que se estabeleceu depois disto - Esta enorme crise institucional que ameaça o Estado.

    Mas, percebe-se claramente, pela voz sempre parcial da mídia- é preciso manter o velho esquema: 6º economia do mundo , riqueza para poucos e miséria, fome e desilusão para maioria da população. Nem a Educação, tema relevante que retirou muitos países da crise é respeitado aqui- melhor povo despreparado e inapto para o mercado de trabalho que povo instruído( pensamento da elite canhestra do país) e a crise avoluma porque o capitalismo exige mão de obra qualificada e gente que sabe ler, escrever e interpretar. Mas a elite ruralista ainda manda por aqui e de forma voraz, melhor mesmo é ficar do jeito que está. Povo inculto e iletrado.

    Não há mudança sem ação e nada mudará se os eternos donos do poder permanecerem por lá. Portanto, amigos eleitores, nas eleições dê o primeiro passo- PSDB e seus aliados em Minas Gerais e no Brasil nunca mais. Esta turma tem que ser extinta- esta elite excludente e atrasada só conhece os números de suas próprias contas bancárias.

    Bem, e o encanto? está aqui guardado no coração - na Odisséia que fiz durante as férias e que depois reconto.

    ResponderExcluir
  50. ESTOU COM A PROFESSORA MARLY PSDB NUNNCA MAIS!
    REFLITAM PESSOAL DE BELO HORIZONTE HORA DE DERRUBAR LACERDA!

    ResponderExcluir
  51. Anônimo 11 de setembro de 2012 14:37
    ALELUIA! Repito o que já foi dito aqui: se NÓS PROFESSORES de Belo Horizonte NÃO votarmos no La...erda ficará difícil para ele. NÃO é possível que a nossa classe votará neste esquisito. Significa ratificar o poder de: naná, aecim,( aquele boy que confunde até hoje talco pom-pom ) danilo de castro, 51 inimigos da EDUCAÇÃO que nos reduziram à condição de pessoas cabisbaixas, adoecidas, infelizes, desrespeitadas na profissão. Somos o que, afinal? Nenhum dos poderes constituídos nos defendeu. Estamos sós. A luta é nossa! E é no VOTO CONTRA ESTAS ABERRAÇÕES que se julgam deuses e, donos de nossas mentes. Querem este sujeito como desgovernador de MG? Sambarilove la...erda. Vaza de BH.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Bh não sei, mas no interiorzão os proessores estão juntinho com os candidatodos apoiados pelo anastahilter! Oh lástima!

      Excluir
  52. Olá, pessoal da luta!

    Boa noite!

    A comandante MARLY GRIBEL está de volta, após merecidíssimas férias. No seu texto de retorno, que indicamos no link abaixo, a professora Marly nos mostra a realidade política do país, marcada por uma espécie de consenso da mediocridade em favor dos de cima. Ficamos aguardando a parte do "encanto", que ela trará em outro texto. Para ler a crônica da combativa Marly, acessem o seguinte link:

    http://gribelm.blogspot.com.br/2012/09/desencanto-e-encanto.html

    Mas, aproveitamos a oportunidade também para publicar as palavras de outro combatente do nosso movimento, o professor André Buzina. Eis o que ele diz:

    "MINHA HOMENAGEM = 1 ano dos professores acorrentados (não esqueceremos !!!)

    Rompemos os grilhões que nos prendem a essa deseducação mentirosa em Minas e que nosso grito de indignação ecoe pelos quatro cantos deste estado DESGOVERNADO!

    MINAS = TEU NOME É MENTIRA !

    FORÇA NA LUTA SEMPRE COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS!

    http://www.youtube.com/watch?v=16QesH2TSD4&feature=share"

    Viva a luta dos educadores de Minas e do Brasil!

    Um forte abraço a todos e força na luta!

    ResponderExcluir
  53. Solidariedade:
    Novo tremor de terra em MONTES CLAROS (DUROU 1 SEGUNDO), mas foi sentido em vários bairros da Princesa do Norte.
    Maiores detalhes em :
    http://noticias.bol.uol.com.br/brasil/2012/09/12/moradores-sentem-tremor-de-terra-em-montes-claros-mg.jhtm
    OREMOS PARA QUE A NOSSA QUERIDA MONTES CLAROS FIQUE DEFINITIVAMENTE LIVRE DESSES TREMORES DE TERRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É culpa de Anastasia.

      Excluir
    2. Com certeza. Este cara é de dár nó até em pingo d' água. E como é semi-deus...td pode. Até provocar, em nós, tremores de febre devido à tristeza. Quiça tremores de terra... Oráculo do naná! Ô peça esquisita! Ô demo! Xô. Vaza de nossas vidas. Éramos bem mais felizes sem vc, o boy do sambódromo e o DC.

      Excluir
  54. ATENÇÃO, Grande Prof. Euler e colegas professores:

    NO DIA 15/09/12, sábado próximo, no MERCADO CENTRAL de BH, às 10:00 horas da manhã, a RÁDIO CBN (FM da GLOBO, especializada em NOTÍCIAS), levará ao AR um PROGRAMA ESPECÍFICO sobre EDUCAÇÃO (investimentos, salários dos professores, estrutura, qualidade no ensino público e outros assuntos pertinentes). Quem quiser falar ao microfone é só se dirigir ao endereço acima mencionado.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  55. Li no twitter:
    @MariLuizaVieira
    Mensalão mineiro ainda sem data de julgamento
    Expectativa no Judiciário mineiro é que esse julgamento ocorra em no mínimo um ano e meio
    Com 38 réus, o mensalão será julgado sete anos após a revelação do esquema pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson. Um esquema muito semelhante, porém, que segundo o Ministério Público funcionou no fim da década de 1990 para arrecadar ilegalmente recursos para a campanha ao governo de Minas, ainda não tem previsão de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal. Em dezembro de 2009, os ministros do STF receberam a denúncia e abriram processo criminal contra o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), acusado de peculato e lavagem de dinheiro por participação no "mensalão mineiro" ou "mensalão tucano". O relator do processo também é o ministro Joaquim Barbosa, o mesmo do mensalão federal.
    Na sessão na qual o STF abriu processo contra Azeredo, o hoje presidente do STF, Carlos Ayres Britto, comentou as semelhanças entre os esquemas. "Os protagonistas, o modus operandi, o tipo de benefício, um agente central nesse processo do ponto de vista da operacionalização que não entendia nada de publicidade, mas tudo de finanças e de como obter com extrema facilidade recursos financeiros para campanhas eleitorais", disse na ocasião. "Caixa 2 costuma ser o início de toda corrupção administrativa no Brasil."
    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,mensalao-mineiro-ainda-sem-data-de-julgamento,907170,0.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se nós, mineiros, abríssemos um abaixo assinado pedindo a abertura desse processo via internete?Vamos?
      Marilda- BH

      Excluir
    2. O nosso Estado não é considerado fora da lei ,por ñ pagar o piso ,é pq o governo ñ assumiu que estamos sendo prejudicados? Eu sempre leio que seis Estados estão reunindo no STF ,para derrubar a lei do piso e minas não está. Mas será que o STF acha que já recebemos o tão falado PISO e por isto estamos nesta? Cambada de canalhas.
      Marilda BH

      Excluir
    3. O senhor Mares Guia dono da rede Pitágoras de Ensino, e fundador do PSB. Amigão do Senador Aécio Neves é réu nesse processo. Inclusive com esse dinheiro, que é uma fortuna incalculável que deixou Minas Gerais totalmente falida vendendo e privatizando tudo, fizeram a também o caixa dois da campanha da eleição do Aécio Neves. "Chama o Ladrão!" Parafraseando Chico Buarque de Holanda. Gente quem conhece alguém do PT peça a eles para botar a boca no trombone para acelerar o processo.
      ACORDA STJ,STF E BRASIL!

      Excluir
    4. PSDB = PT tudo igual!

      Excluir
    5. O Mares Guia e sua turma conseguiram "tirar " o processo do STF , debulharam o joio que será julgado nas minas gerais mému!

      Excluir
    6. Aqui é o Bofe de Elite14 de setembro de 2012 às 01:12

      Puxa vida companheiro. Falou a maior sandice de todos os tempos. Quem te disse que alguém consegue tirar um processo do STF? Vai ser julgado logo, logo. O STF falou que no máximo em dois anos e meio. nas duvido que vão esperar isso tudo. Estão querendo a cabeça do PSDB!KKKK

      Excluir
  56. Duvido muito que a Lei 100 caia em MG, aqui nossa justiça é marionete nas mãos aecistas e anestesistas, acho dificil que se faça justiça neste estado de tiranos.
    Porque se a lei do piso o cara ludibriou e a carreira ele acabou, teremos então que usar apenas a única arma que temos, o voto. Temos que lutar para que esse PSDB suma de MG por pelo menos 200 anos, tiranos canalhas.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia amigos de luta!
    Fico sinceramente revoltada com esta preocupação que muitos têm em relação a nós da LC 100, só estou efetivada nesta "benção" de lei porque passei num concurso que segundo o governo não tinha vagas assim como agora,entrei pela lista, e como estava na escola( cuja vaga já existia) e continuo devido a essa lei, porém sabemos que têm sim "profissionais" que nem formados são até hoje. Sabemos também que não têm mais professores e tão pouco dadores de aula, porque qualquer comércio paga-se mais e diverti-se mais que "dar" aulanestas condições.Acho que temos que nos preocuparmos se a nossa classe realmente terá melhorias eu enquanto lei 100 lutei e luto pela melhoria da classe diferente de muitos que são efetivos e permaneceram nas escolas ou em casa de pijama, pior ainda viajando, sofri e ainda sofro consequências dessa maldita greve, e ainda tenho que ouvir essas balelas, por isso que a classe está nessa, não melhora, claro é cada um por si e Deus contra todos. Que sejamos mais críticos e pensemos em alçar voôs mais altos. Vocês acham que prestei este último concurso? Não quero mais um cargo nem morta prefiro ser sacoleira que morrer em dois horários. Se me demitirem? Sei fazer muitas coisas além de lecionar, apesar de ter quase dez anos de magistério e gostar do que faço.Que Deus nos proteja e nos ilumine para continuarmos na luta, porque sinceramente só com ele podemos ter força para continuarmos lutando.Nos concentremos no que realmente nos interessa melhoria para categoria e para nossos alunos, filhos, afilhados, vizinhos, enfim para todos.
    NDG

    ResponderExcluir
  58. Gente dia 19, próxima quarta,haverá reunião do Cones para discutir a Política Remuneratória. Será que os profissionais da educação terá reajuste em seus salários?
    O governo afirma que um dos pontos da lei da política remuneratória é a concessão de reajuste anual aos servidores do executivo mineiro.
    Pois bem, agora vamos ver se tal promessa será cumprida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que os profissionais TERÃO reajuste e mseus salários? (O verbo concorda com o sujeito, a língua pátria agrade sua atenção)

      Excluir
  59. Depois de ter penado para resolver 90 questões do PAAE (muitas errei por pressa, fadiga, indisponibilidade de tempo, falta de atenção, aff...), 3 turmas 6º, 7º, 8º anos. Depois de ser cobrada e orientada a lançar os gabaritos entre 21 e 24 de agosto. O que acontece? PAAE prorroga para 29 de agosto. E aí, o que acontece? PAAE prorroga para 06 de setembro. E aí, o que acontece? PAAE prorroga para 17 de setembro. E tem mais: já compreendi o macete da coisa, sofri de bobeira. Quando você não insere o seu gabarito, o PAAE põe lá um recadinho "professor você ainda não inseriu seu gabarito, para fazê-lo clique aqui", aí você clica e o gabarito está lá prontinho pra você copiar e inserir, com cada questão corrigida e comentada. É mole?! Putz... marinheiro de primeira viagem sofreeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você errou mesmo? Na prova do 7.º ano, por exemplo. atente para as questões: 15, realmente enfim é advérbio de tempo, mas da maneira como foi empregado, usando as subjetivas reticências e se referindo ao período anterior, a ideia expressa não é de tempo; questão 21, realmente para é a preposição que indica direção, entretanto o verbo despencar (cair) já dá ideia de direção, só se despenca em direção a alguma coisa; questão 25, trata-se de horóscopo, "o outro" é a pessoa amada, portanto tem-se problemas que levam a conflitos e não inimigos que levam a conflitos, desafetos/inimigos foi usada de modo inadequado no texto original; questão 25, pediram que se considerasse o contexto, os dias infindos do guerreiro são dias cansativos. No comando das questões, eles pedem que se considere o contexto, mas não o levam em consideração para apontar a resposta correta, outras vezes, mais de uma resposta possível, confunde o aluno.

      Excluir
    2. Colega, fiz a mesma reclamação. Mas a verdade é que, ao que parece, quem elaborou as questões não sabe ou desconhece o que é "no contexto de uso". Observe também a questão 26

      Excluir
  60. "Fim do contracheque de papel

    A medida foi adotada por três motivos: sustentabilidade, segurança e economia para os cofres públicos. A sustentabilidade é a base da iniciativa. Com o fim da emissão de cerca de 500 mil contracheques, todo mês, o Governo deixará de gastar 250 mil folhas de papel A4, o que equivale a 500 pacotes deste padrão, com 2,33Kg cada.

    Outros órgãos públicos, como as prefeituras de Belo Horizonte e de Contagem e também o INSS, além de inúmeras empresas da iniciativa privada no país já adotaram a medida."

    Ninguém reparou nessa nota no portal do servidor? Observe que o fim do contracheque de papel economizará para os cofres públicos, R$ 49 500,00 / mês, considerando uma caixa de R$ 99,00 (preços variam). Economia para os cofres públicos, pois, o governo deixa de ter esse gasto. Agora, pergunto: essa economia não poderia ser revertida em benefício para as escolas? A lousa e o giz já estão obsoletos. O pó de giz é muito agressivo à saúde do professor, e pior ainda no inverno e períodos de seca, como estamos vivenciando. Por que não implantar nas escolas o quadro branco para uso com pincel? Nossa saúde, ninguém pensa em economizar nossos gastos com vaporizadores, Rinosoro, antialérgicos, otorrino quando a gente perde a voz de tanto engolir e respirar pó de giz, mesmo com nossas garrafinhas de água. Dinheiro tem, o governo é muito rico e tem estratégias de economia, basta de pó de giz. Não aguento mais!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O professor que tem dedicação exclusiva e dá aulas de manhã à noite para sobreviver passa por uma dezena de barreiras para conseguir chegar ao final do dia. Dorme pouco, tem as pernas inchadas por ficar muito tempo em pé, os olhos secos de tanto ler - lógico, já usando óculos -, dor nas costas por escrever no quadro-negro sempre mais alto que ele, voz rouca por pedir para os meninos ficarem quietos e prestarem atenção à aula e por apenas dar as aulas, nariz fungando causado pelo pó do giz. Dorme pouco e no dia seguinte... tudo de novo!"

      O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: SER PROFESSOR É PREJUDICIAL À SAÚDE.

      "o giz vilão de calcário reduzido a pó e moldado em forma de bastonete usado nos quadros-negros. O especialista em alergia e imunologia Ronaldo Regis Mobius diz que reações extremas ao pó de giz são comuns em pessoas já alérgicas a ácaros, poeira, ou que sofrem de renite, por exemplo. Para os outros educadores, o que pode acontecer é um gradual processo irritativo no nariz, acompanhado ou não de secura na mão."

      http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0082.html

      Excluir
    2. o governo acabou com o contracheque de papel por uma medida de sustentabilidade, poderia dar fim também aos Diários de Classe, substituindo por diários digitais. Como funciona?

      https://www.educacao.mg.gov.br/imprensa/noticias/3280-professores-podem-fazer-o-diario-de-classe-em-formato-digital

      Excluir
  61. Será que o paquiderme do JÔgurgel tem peito para denunciar os seus pares? E a "grobo", revista "óia", irmãos marinho (que não possuem nome próprio) são simplesmente irmãos, vão permitir que o "mensalão mineiro" ou "mensalão tucano" saia na mídia? Romperão o acordo do silêncio? E o barbosa e troupe do STF tb tem peito para tanto? Dá preguiça assistir as sessões do julgamento. Percebe-se a afetação e a "raiva" de algumas estrelas decadentes do STF. SAMBARILOVE relator e procurador. O Brasil quer o mesmo tratamento com o psdb.

    ResponderExcluir
  62. No blog A TECEDORA tem uma nota fiscal da #aGloboMente, que espero que não tenham se esquecido que estamos boicotando, provando que ela recebeu dinheiro do Mensalão tucano.
    Leiam na íntegra:
    http://tecedora.blogspot.com.br/2012/09/rede-globo-receptadora.html?utm_source=http://tecedora.blogspot.com/&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+Tecedora+%28%23Tecedora%29&utm_content=http://tecedora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  63. Cada dia mais percebo que estamos sim em extinção, não há mais nenhum profissional de talento afim de ser professor.
    Parabéns ao Anastasia e sua trupe do mal, conseguiram exterminar com o desejo de ser professor.

    ResponderExcluir
  64. Quanto aos seus questionamentos, resta lembrar que temos "liberdade de empresa" e não "liberdade de imprensa!"

    "E a "grobo", revista "óia", irmãos marinho (que não possuem nome próprio) são simplesmente irmãos, vão permitir que o "mensalão mineiro" ou "mensalão tucano" saia na mídia?"

    Jornalista só solta o que o patrão manda, se a ordem for "acabe com esse ou com aquele", aí tudo bem. Jornalista não tem AUTONOMIA, os que têm estão desempregados. Chefinho mandou...

    ResponderExcluir
  65. Tenso...
    http://www.hojeemdia.com.br/noticias/politica/estudo-projeta-perda-da-economia-mineira-nos-proximos-20-anos-1.33848

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Minas, já está quebrada a bastante tempo.

      Vivemos na ilusão de números cada vez mais maquiados.

      São números ilusórios de muitas mentes deturpadas...

      Excluir
  66. diferente da colega acima passei no concurso mesmo sendo efetivada.dizer que prefere ser sacoleira e falta do competencia para passar em um concurso.eu era efetivada agora serei efetiva e respeito os sacoleiros que sao pessoas de bem.

    ResponderExcluir
  67. Queria ter escrito algumas palavras na quarta-feira, dia 12, exatos um ano do heróico acorrentamento da Praça 7...mas ando tão apertado de tempo!

    Estive lá, com meu boné vermelho, ombro a ombro com vários lutadores da nossa categoria.

    Martinho, se acaso vier a escrever seu livro de memórias ainda vivo, não esqueça dessa heróica passagem. Caso esse livro venha após a sua passagem, sem dúvidas será escrito pelo nosso sub-comandante Euler, que não esquecerá também esse grande momento.

    Sou contra as eleições burguesas. Todos sabem disso. Mas alguns professores de Sabará (sou professor da rede municipal lá) me procuraram para a gente organizar um debate entre os candidatos a prefeito.

    Justo. Correto. Estamos na luta para organizar tal atividade. Vamos também apontar a opção de não votar e não concordar com esse processo. Mas vamos apontar também para os candidatos a justa plataforma de reivindicações dos trabalhadores.

    A sub-sede de Sabará do Sindute teve problemas de registro e cartoriais, pelo que fiquei sabendo. Portanto, parece que não existe de fato e então não recebe verbas.

    Então vamos ter que fazer a atividade na base da cooperação mutua entre os companheiros e na vaquinha (um faz o xerox do cartaz, outro liga de casa pra convocar, outro as faixas e por aí vai).

    Mandei mensagem para a coordenadora geral do Sindute pedindo uma conversa para solicitar um provável apoio e fiquei impressionado com o espírito republicano da mesma.

    Abraços,
    Força na Luta!
    Rômulo

    ResponderExcluir
  68. Caro Euler e companheiros(as) de luta!

    Quanta coisa atrasada para eu ler no seu Blog. Não por falta de acesso, pois o faço semanalmente e leio as suas obras de arte - é o que são os seus escritos!, mas por falta de tempo e de saúde necessárias para acompanhar situações tão díspares como as dos educadores mineiros.

    Não adianta a categoria brigar, aqui, por causa da situação funcional de cada um: efetivo, efetivado, contratado, aposentado, tampão, quebra-galho e biqueiro...Estamos todos no mesmo barco e, este, encontra-se furado. Fomos atingidos por tiros de todos os lados:governo, legislativo, juízes, desembargadores, centrais sindicais, sindicato, alunos e pais de alunos. Não preciso citar diretoras e diretores que são o braço direito do governo para nos massacrar. Na greve da polícia Federal todos os que tinham cargos de confiança os colocaram à disposição da Dilma, ao invés de fazer o jogo do poder!

    Mas voltando à questão efetivo/efetivado - e de passagem digo que nada tenho contra as pessoas em si, que nem pediram para que isso acontecesse - temos que ser realistas: "Não se coloca remendo novo em roupa velha, nem se coloca vinho novo em odres velhos", disse sabiamente Jesus. Caso contrário tudo se rompe e o estrago é maior.

    Vejo assim a nossa situação frente à Lei 100. Por mais que ela tenha favorecido a companheiros e companheiras que fazem jus pela capacidade e dedicação,a mesma é i-n-c-o-n-s-t-i-t-u-c-i-o-n-a-l!
    Tal fato persistindo, abre brechas para que outros fatos graves aconteçam, como vem acontecendo nas "Minas Gerais" de Aécio e Anastasia. Precisamos de coerência para exigirmos o mesmo do Governo. Se aceitarmos as pequenas corrupções, como denunciar as grandes?

    Abaixo o "jeitinho" brasileiro e "mineiro" de governar. Abaixo o modo "politiqueiro" dos Sindicatos conduzirem milhares de pessoas ao "suicídio coletivo". É hora de aprender com os nosso próprios erros, levantar a cabeça, votar contra todos os traidores da Educação e voltar à luta o mais breve possível. Afinal, eu não quero ser professor à distância, como vem pesquisando o site da Educação de Minas.

    Um abraço a todos.

    Joaquim - Sete Lagoas

    ResponderExcluir
  69. Vejam os absurdos que estão no SEE MG.E o nosso premio de produtividade,onde está?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "o governador Antonio Anastasia anunciou a instalação de placas com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), ano base 2011, em todas as escolas da rede estadual"

      "Entre as escolas mineiras que se destacaram no IDEB, pais e responsáveis mostram que o papel da família na educação extrapola os muros da escola, com uma tarefa diária de acompanhamento dos estudantes e a participação em órgãos representativos da comunidade escolar"

      "Com bons resultados nas avaliações, 150 escolas receberam homenagem das mãos do governador Antonio Anastasia. No Blog da Educação serão apresentadas as experiências bem sucedidas de sete escolas mineiras na área pedagógica."

      "o Governador Antonio Anastasia acaba de anunciar um Plano de Revitalização para Escolas. O objetivo é garantir que escolas que ainda não está em um nível recomendado também consigam avançar de forma consistente."

      MINAS É EDUCAÇÃO. CADÊ O PRÊMIO POR PRODUTIVIDADE? AFINAL, AO QUE PARECE - DE ACORDO COM AS NOTÍCIAS NA SEE - OS PROFESSORES ESTÃO TRABALHANDO DIREITINHO. O GOVERNADOR ESTÁ MUITO SATISFEITO. NÉ, GENTE ?!

      Excluir
    2. Ô doença! Revitalizar? Antes coloque td em seu devido lugar. Comece por RESPEITAR professores, alunos e as famílias que só podem contar com a escola pública atual "inventada" por vcs. Permita q. o aluno adquira o conhecimento necessário para cursar dignamente uma universidade. Ainda dá certo pq o professor mineiro reconhece o papel social que representa. Desde 2003 Minas Gerais está no esquema: "nóis mesmo canta, nóis mesmo aplaude". Que nódia!

      Excluir
  70. RETIRADO DO BLOG DA MARLY GRIBEL
    Eleições 2012 - discorrendo sobre homens e sobre bichos...
    Marly Gribel | sexta-feira, 14 de setembro de 2012
    Meu blog é a expressão dos meus desejos e sentimentos e através dele converso com homens e mulheres de boa vontade de toda Minas e também do mundo. Nele tento imprimir minha marca e busco meus irmãos da escola humana. E tenho construído na rede mundial grandes amigos e aliados- seres quase mitológicos (fadas e anjos) como Cindy Heatcliff, que esparrama pelo mundo ideias do Terceiro mundo, ela que habita o Primeiro.
    Ela( Cindy) que nunca vi transita livremente nos sonhos que eu, Euler, Cida, Ivanilde, Pulquéria, Eliana,Nenzinha,Fabiana, Vanja, Lane, Ivete, Rômulo e tantos outros homens e mulheres guerreiros/as de Minas e do Brasil sonham: um mundo mais justo, fraterno, livre de mentiras, engodo e interesses escusos.

    Estamos juntos na escola da vida- em que a paixão, a irreverência e o desejo de mudanças fazem parte de nosso conceito musical e é nesta música que sintonizamos.

    Mas no mundo dos homens há também os bichos - seres que nunca evoluem, egoístas, escuros, sinistros- eles também habitam este mundo travestidos de homens e mulheres, mas na verdade não passam de bichos.

    Analisemos então a bicharada nestas eleições: PSDB e seus aliados, incluindo no pacote a mídia mediática e vendida. Quanta enrolação... Minas corre o sério risco de acabar inteira na mãos de um único partido, controlado pelo PSDB.

    Em Montes Claros, por exemplo, três dos concorrentes mais fortes são aliados do governo de Minas. Se um deles ganha permanece o velho joguete político dos governadores, ou seja, política de favores e, voltamos ao eterno retorno- toma lá da cá.

    Em Montes Claros temos um único concorrente que escapa do antigo esquema - é o candidato do PT ( Paulo Guedes e Lipa Xavier)- Paulo Guedes é deputado estadual e em "tese" votou em todas as proposições favoráveis aos educadores e a educação, enquanto todos os outros foram sempre aliados do governador. Ele representa o novo, enquanto os outros representam o continuísmo.Obviamente, que na terra dos bichos e dos homens da política fiz minha opção pessoal- pelo PT.

    E porque o fiz? Porque só conheci até agora em Minas o esquema dos bichos( portanto, quero experimentar o sentido dos homens( da ciência, da razão e da democracia).

    Mas os incautos dirão: Mas o PT rendeu-se aos ditames imperiais? E eu digo: nasci na ditadura e só conheci dias melhores no governo de Lula.(opa! rimou!)

    Mas ainda assim dirão: Mas e o mensalão? E eu direi, porque não prenderam até agora aqueles que se venderam no esquema da compra de votos? Onde eles estão que não foram julgados pelos seus crimes?

    E as perguntas sucederão no mundo dos homens e dos bichos, porque os bichos também me escrevem- E eu direi: Temos segmentos ruins dentro do PT, mas os segmentos piores estão fora do PT, tanto que se venderam através da compra ilegal de votos. E ainda mais: os 51 carneiros do parlamento mineiro- por que será que votaram de forma tão rápida na destruição da educação e da vida do servidor de Minas? Eram eles acaso do PT?

    E de tanto conviver no meio de homens e bichos teço aqui minhas considerações pessoais- será que é preciso comprar homens de verdade ou somente bichos?

    Enquanto aguardo o desenrolar dos acontecimentos vou dialogando com anjos e infelizmente também com "demônios", enquanto os bichos avançam...



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Profª. Marly Gribel, MULHER forte e destemida como o povo do NORTE DAS GERAIS.
      Um abraço!
      Ivete

      Excluir
  71. Esta é a realidade, depois de mais de 100 dias de greve, nós não conseguimos nada com este grupo que está ai, agora muitos que participaram desta luta historica, vão ajudar a eleler este tal de Lacerda ai em BH.

    ResponderExcluir
  72. ATENÇÃO, Grande Prof. Euler e colegas professores:

    NO DIA 15/09/12, sábado próximo, no MERCADO CENTRAL de BH, às 10:00 horas da manhã, a RÁDIO CBN (FM da GLOBO, especializada em NOTÍCIAS), levará ao AR um PROGRAMA ESPECÍFICO sobre EDUCAÇÃO (investimentos, salários dos professores, estrutura, qualidade no ensino público e outros assuntos pertinentes). Quem quiser falar ao microfone é só se dirigir ao endereço acima mencionado.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  73. Marly Gribel,
    muito obrigada pelos preciosos e consistentes
    argumentos.Você demonstra um equilíbrio e é
    da mesma "estirpe" do Euler.
    Professores de BELÔ:fora Lacerda.Acordem.POR NÓS!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  74. a GANGUE DOS CASTRO JUNTAMENTE COM O FAMIGERADO LAFAYETE ANDRADA ESTIVERAM EM TOCANTINS E DEMAIS IMEDIAÇÕES PARA GARANTIR OS VOTOS DOS ELEITORES ALIENADOS. EU NUNCA VI TANTA GENTE LAMBENDO AS BOTAS DO POLÍTICOS TÃO SAFADOS, CORRUPTOS E NOJENTOS COMO ESTES. LAMENTÁVEL. EITA POVO PATETA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tome cachacinha e tapinha nas costas! A campanha no interior está nojenta. O povo é realmente sem noção. Muitos nem procuram saber quem são estas peças ordinárias. E lá vai Minas Gerais descendo a ladeira...

      Excluir
  75. GREVE JÁ, vamos pra luta moçada.

    ResponderExcluir

  76. APROVEITEM A OPORTUNIDADE,

    VOTEM CONTRA AÉCIO/ANASTASIA.



    ELES ACABARAM COM A CARREIRA DOS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  77. Parabéns aos professores de Igarapé que souberam debater com muita dignidade sobre péssima fala do atual prefeito que teve a coragem de falar que serprofessor é uma missão,justificando assim o péssimo plano de carreira e o baixo salário que ele vem pagando aos esforçados mestres.

    ResponderExcluir
  78. Professor Euler e demais,
    Venham as placas de menção ao resultado do IDEB, mas que venham também as LÂMPADAS para que se possa trabalhar dignamente à noite; assim como os QUADROS NOVOS para substituir os que estão quebrados e riscados...
    Professor Herbet
    Cristália - MG

    ResponderExcluir
  79. "Gracieusa Brito 12 de setembro de 2012 01:40"
    "... a Comissão de Educação do Senado aprovou o projeto de lei que considera crime hediondo o desvio de verbas destinadas a programas de educação e saúde (PLS 676/2011)." É triste admitir : qto mais leis precisa ter um país mais CORRUPTO ele é. A saúde e a educação viraram a grande fonte de votos. O respeito a ambas não deveria fazer parte do caráter do político brasileiro? O descarado tem 04 anos para trabalhar mas só constroe hospital e UPAs no ano da eleição.
    E o pior é que apenas constroe os cacarecos...funcionar é outra coisa. Qto à PROMULGAÇÃO de leis MG é ímpar! Jamais havia convivido com tantas leis para justificar o compadrio e as imcompetências. Td q. é feito no "país" Minas Gerais parece oferta ao pobre q. nada merece, mas ganha por "mercê de sua majestade". Estamos ainda no sistema escravagista. Ai que preguiça...Pó mudar para outro "país" do território brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço correção: ...mas só "constroi" hospital e UPAs no ano da eleição...
      ..."constroi" os cacarecos...Sorry. Excusez-moi.

      Excluir
  80. O Governo Anasrasia está com Bullying para os professores [violencia escolar}. Greve nele.E tambem não vote no candidato dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza este sujeito sofreu e sofre Bullying ao longo da vida. O q. mais me impressiona é a "TURMA" que rasteja e se rasga por ele...Será o dito a reencarnação do semi-deus Zeus? Quem o segue tem tb a mente doentia! Coisa esquisita...Professor não DEVE votar no candidato dele. Sejamos conscientes. Euler, permita-me copiar o q. disse: "Rompamos os grilhões que nos prendem a essa deseducação mentirosa em Minas e que nosso grito de indignação ecoe pelos quatro cantos deste estado DESGOVERNADO"! Amém.
      Isto só acontecerá através do VOTO (obrigatório, infelizmente)contra estes que dominam o Brasil desde sempre. É chegada a hora de desestabilizar estes demotucanalhas.

      Excluir
  81. Colegas da categoria que votam em Belo Horizonte. Eleição de prefeito tem reflexos em outras. NIGUÉM DEVE VOTAR em lacerda, pois ele tem o apoio do faraó aecim, do Roi Soleil anastasia e danilo de castro. Vcs querem o antipático la..erda para governador de MG? E o aébrio para presidente ou outro cargo? A sorte destes demotucanos é que o PIG os "protege", jogando a sujeira deles debaixo do tapete, em troca de mta grana e benesses variadas.
    Os dois indefectíveis irmãos(nojentos) o estadão, a folha, o "grobo', a veja "óia", época, o grupo que fez pacto de silêncio com a andreia e demais irmãozinhos para defenderem de forma visceral as bandalheiras destes, podem por as barbas de molho...aí vem truta, não é STF? A justiça é para todos!
    É público que o PSD@b...ta é o partido campeão em cassação de candidatos. Será que a imprensa (PIG )não vai denunciar o motivo?

    ResponderExcluir
  82. Muito estranho... o aébrio não está aparecendo muito na campanha dos candidatos do psdb a prefeito. Será a "mardita" do cervantes, ou outra coisa estragada? Sua influência é negativa? Não é o gajo "um probo"? O psdb não é o partido da ética? SAMBARILOVE, turma do mal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em Caratinga ele já manifestou apoio ao candidato 45

      Excluir
    2. Aébrio Never está circulando o sertão brasileiro para pegar incautos eleitores para votar nele para presidente em 2014. Ele não se enxerga mesmo. Nem o Fernando Henrique Cardoso ele escuta mais. Leia pra saber: " Ele não tem comportamento presidenciável". Eu diria ele é muito tosco. http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/609869-Aecio-nao-tem-comportamento-de-presidenciavel-avalia-FHC.html

      Excluir
  83. Vejam o que foi publicado no site do sind ute sobre o 1/3 da jornada extra classe :

    http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=3834

    Agora eu pergunto, como ficamos diante dessa situação?
    A carga horaria em sala será reduzida ou não ?

    ResponderExcluir

  84. http://www.planejamento.mg.gov.br/noticias/detalhenoticias.asp?Cod_Assunto=1&Seq_Noticia=1&Data_Noticia=22/11/2011




    Será que essa foi realmente a proposta do governo em 2011?

    ResponderExcluir
  85. Euler,
    E minha pergunta sobre a minha carta de desabafo? Você já sofreu algum processo ou advertência por dizer a verdade publicamente no blog?
    Email: leitedasilvam@ymail.com

    Atenciosamnete,
    Aparecida

    ResponderExcluir
  86. Por incrivel que pareça, o desgoverno continua com provocação com os professores.Ele não dá uma dentro. Só quer prejudicar. Greve nele. E não vote nos candidatos dele.Ele precisa se ferrar.

    ResponderExcluir

  87. APROVEITEM A OPORTUNIDADE,

    VOTEM CONTRA AÉCIO/ANASTASIA.



    ELES ACABARAM COM A CARREIRA DOS PROFESSORES.

    ResponderExcluir
  88. Satanasia está visitando cidades do interior para apoiar candidatos/candidatas à prefeitura pelo PSDB. Oportunidade de dar uma resposta a Satanasia e outros tantos que tentaram destruir a nossa carreira. Nosso salário de miséria é do tamanho da dignidade do Satanasia e do tamanho da dignidade daqueles que votaram contra a nossa carreira. Votemos CONTRA o PSDB. Fora a Tucanalha! Viva a Educação. Basta! Esses que nos oprimem precisam é de voto para continuar no poder. Pelo amor de Deus, votem contra o PSDB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui é o Bofe de Elite16 de setembro de 2012 às 20:11

      Vamos começar a divulgar onde ele irá e fazer a caça ao governador de novo. Simples assim. Ele sossega o facho rapidinho. Fora psdb = partido senador deixa belzebu.

      Excluir
  89. GRANDE COMANDANTE EULER COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS PRESTEM ATENÇÃO SEI QUE EULER É APOLITICO SÓ TEM UM DETALHE SEU BLOG É LIDO POR MILHARES , HORA DE POSICIONAR, ESQUECEU QUEM DESTRUIU NOSSA CARREIRA OS 51 CARNEIROS... VOCÊ VAI DEIXAR O PSDB DE NOVO GOVERNAR MINAS..... VAI DEIXAR O PROFESSOR ESQUECER A DOR E HUMILHAÇÃO AO QUAL PASSAMOS.....VOCÊ GUERREIRO QUE SEMPRE LUTOU POR NÓS .... VAMOS PARTIR PARA O PRIMEIRO COMBATE DERRUBAR O PSDB!
    UM GRANDE ABRAÇO E VAMOS PARA A LUTA...
    TODOS JUNTOS DERRUBAMOS O GRUPO ANASTASIA....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você prof Rogério .. Euler grande comandante por nós que fomos e somos esmagados a cada dia posicione Por favor! Fora Lacerda PSDB TEM QUE SER EXTIINTO!
      Abraços

      Excluir
    2. Olá, Rogério e Silvana.

      Nenhum de nós é "apolítico". Somos seres pensantes, e fazemos política diariamente, o que não se confunde com política partidária. O meu posicionamento político está expresso em todos os meus textos, sem exceção. E especificamente em relação às eleições em curso já havia publicado um texto a respeito, dizendo claramente que os educadores deveriam derrotar o faraó, seu afilhado e os 51 deputados nas urnas. Na cidade onde eu moro, Vespasiano, infelizmente, não existe alternativa que mereça o meu voto. Por isso votarei NULO para prefeito. Se votasse em BH ou em outra cidade onde existam candidaturas com o mínimo de ligação com as lutas sociais e o respeito aos direitos dos trabalhadores, claro que não hesitaria em escolher entre os candidatos, com estas características, aquele (s) com maior viabilidade eleitoral. Mas, respeito as opiniões diferentes, como as dos colegas que não vão votar em ninguém, não importando o contexto regional.

      A nossa categoria, parte dela, pelo menos, é muito despolitizada - o que é diferente de ser "apolítica". Não se informa acerca da realidade, não conhece sequer os menores direitos assegurados por lei e esquece facilmente dos golpes impostos pelos governos. Isso a torna presa fácil de campanhas publicitárias através da mídia de aluguel; ou até mesmo de vantagens pessoais que possa adquirir por ocasião das eleições. Este blog não tem a força de mudar os resultados eleitorais, mas pode servir como mais um espaço para o debate democrático.

      Um forte abraço e força na luta!

      Excluir
    3. Grande Euler
      apolitico é ...
      È o indivíduo que não tem nenhuma relação com a política, não segue, não acredita, não se posiciona, ou seja: não se declara político. Tem comportamento não político, se é que é possível. Voce já ouviu falar de Ética com certeza, assim como já ouviu falar de ante-Ética, pois bém: ante-Ética é a mesma coisa que aética, ou seja: ter comportamento fora dos padrões da ética. O mesmo significado se aplica para a expressão apolítico. Abraços.

      Excluir
  90. http://www.sindutemg.org.br/novosite/files/29-08-cadernotexto.pdf

    ResponderExcluir
  91. RETIRADO DO BLOG DA MARLY GRIBEL



    A PÓS- MODERNIDADE

    Eleições 2012- Minas marcha com carneiros e tucanos...
    Marly Gribel | sábado, 15 de setembro de 2012
    Fiz um levantamento sobre os prováveis vencedores/as das prefeituras de Minas Gerais nas dez maiores cidades , baseando nas pesquisas de intenção de votos dos eleitores. São elas: Belo Horizonte, Contagem, Uberlândia, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba, Governador Valadares e Ipatinga.
    impressionante como o reino dos bichos lidera na maioria das cidades mineiras, ou são tucanos ou são carneiros( entendendo aqui que tucanos e carneiros são do mesmo viés imperialista de Minas e que comanda o feudo há mais ou menos 300 anos)
    Os bichos lideram a capital e seu entorno: Betim e Contagem e mais: Uberaba, Governador Valadares, Montes Claros, Ribeirão das Neves. Em Uberaba e Montes Claros, pasmem! inclusive quem lidera são conhecidos carneiros do Parlamento homologativo : Antonio Lerin e Jairo Ataíde, inimigos públicos e declarados da Educação e dos professores.
    Minas está mais uma vez homologando o discurso imperial das famílias tradicionais mineiras e mantendo o mesmo esquema de 300 anos- nada para o povo de Minas, tudo para as elites ruralistas ou burguesas de Minas.
    Não consigo vislumbrar no horizonte a possibilidade de alguém de terras tão maltratadas/ de povo tão aniquilado se intitular apolítico. Acho que não temos este direito, porque exatamente a política tem feito estragos avassaladores em nossas vidas( incluo aqui todo o povo mineiro) não é possível ficar indiferente ou alheio a isto.
    Não é possível que os educadores de Minas não levantarão sua voz, na escola, no bairro, na família, no ônibus, em qualquer lugar que habita um homem para se posicionar a favor deste ou daquele político.
    Minas neste momento marcha com tucanos e carneiros( o reino dos bichos) e eles comandam as eleições no estado inteiro e continuarão comandando as nossas vidas como ela aqui se apresenta( um tremendo caos) porque o cerco se inicia aqui, nas bases- nas prefeituras e se fecha lá- no fosso onde habita deputados e governadores.
    Não é possível o silêncio- senão o mal perdurará por mais 300 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde professora Marly. Sou montesclarense e o que percebo nas pesquisas é bem diferente do que colocou. Aqui as intenções estão equilibradas entre Ruy Muniz e Paulo Guedes (PT). Jairo Athaide como seguidor do Aécio/Anastasia faz o que esses senhores sempre fizeram em epoca de eleição "MANIPULA os números".

      Excluir
  92. Parabéns a postagem de 8 de setembro às 05:37. Minha formação acadêmica em História e vivência no magistério, aliada a observação princialmente das professoras do ensino fundamental I me fazem perceber que realmente precisa-se estudar esses casos sob viés histórico, sociológico e principalmente psicanalítico.
    Muitas mães foram para o mercado de trabalho e se sentem felizes e realizadas, muitas não conseguiram equilibrar "lar" e " trabalho" e se sentem frutradase e perdidas.
    Não ocorre somente com as camadas populares, ocorre em todas.
    Parabéns por me fazer refletir e instigar. Tenho desejo de cursar Psicanálise ou fazer um bom curso de Filosofia.

    ResponderExcluir
  93. como eu sempre falo:Cada povo tem o governo que merece.Estou muito desiludida com tudo.Não há mudanças.O governo não negocia com o tal sindinutil mas se reune com eles para depois ficar rindo deles .Prá que reunião???Desde a época de pós greve do ano passado, este louco e suas louquinhas fingem se reunir com o sindicato para negociar e no final nada é feito.Ele dita as regras pronto e acabado.Este sindicato não tem credibilidade.Nós não temos credibilidade perante este psicopata.Ele não tem sensibilidade e ainda se diz professor.Tudo é do jeito dele.Acabei de ver o site do sindinutil e fiquei foi rindo.Assim eles ficam também.Que vergonha.Onde está nossa moral??? Temos que parar tudo e mostrar quem somos mas ...nessa terra, e nessa profissão, existem muitos leigos espiritualmente e politicamente.O que fazer???? Sair deste sistema definitivamente.Ainda bem que já estou de saída.Para quem fica, bom proveito.

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. O mais escabroso, disso tudo,Anônimo, é que o nefasto desgovernador atingiu a sua pretensão - ANIQUILAR o Sindicato! Infelizmente, conseguiu, aniquilá-lo, esmigalhá-lo, humilhá-lo, derrotá-lo e tornar seus dirigentes, todos uns TONTOS, TOLOS, BOBOS e ESVAZIADOS perante o Nefasto. A cada reunião que marca é uma forma de escurraçá-los, de defenestrá-los. O Sindicato virou um joguete na mão do governo, uma piada nos momentos que se encontram a sós com alguns outros algozes do governo, devem ser risos e mais risos, como foram na retirada dos direitos, deve ter dito a mesma coisa que disse por volta de 2002 a um de seus comparsas da época: o que mais podemos retirar deles e kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. É assim que as coisa funcionam nos bastidores dos podres poderes!

      Excluir
  94. ESSE ANASTA É UM PÉ DE FERRO,

    TEIMOSO, SOFREU MUITO NA ESCOLA, NO MINIMO, FOI VÍTIMA DE bullying E QUER SE VINGAR.

    DIMINUI DE 18 PARA 16 MAS AUMENTA HORA NA ESCOLA, ENTÃO FICA DO MESMO JEITO


    ResponderExcluir
  95. EI, UM CARA AÍ FALOU (SAMBARILOVI TURMA DO MAU)? EM JOAIMA É QUE TEM CANDIDATO DO BEM, MAS VAI GANHAR A TURMA DO MAU, MAU.

    13 NELES

    ResponderExcluir
  96. GENTE, O 13 PODE ATÉ NÃO VALER NADA, MAS O INIMIGO DO MEU INIMIGO É MEU AMIGO.

    ResponderExcluir
  97. Comandante em chefe professor Euler, muita honra encontrar um texto meu na sua página principal ao lado do sempre combatente frei Givander. E que bom ler este texto em que o frei se posiciona claramente a favor de Patrus(PT) em BH, enumerando de forma honesta e contundente os motivos que o leva a se posicionar.
    Me emocionei muito com a postura deste frei sempre ao lado dos de baixo, dos esmagados pela máquina de moer gente instalada em Minas há 300 anos por esta elite canhestra.
    Temos mil razões para não fugir à luta e nenhum direito de abstenção.
    Com respeito e admiração. Marly Gribel

    ResponderExcluir
  98. Comandante em chefe professor Euler, muita honra encontrar um texto meu na sua página principal ao lado do sempre combatente frei Givander. E que bom ler este texto em que o frei se posiciona claramente a favor de Patrus(PT) em BH, enumerando de forma honesta e contundente os motivos que o leva a se posicionar.
    Me emocionei muito com a postura deste frei sempre ao lado dos de baixo, dos esmagados pela máquina de moer gente instalada em Minas há 300 anos por esta elite canhestra.
    Temos mil razões para não fugir à luta e nenhum direito de abstenção.
    Com respeito e admiração. Marly Gribel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, comandante Marly! A honra é toda nossa, de poder partilhar com os colegas mais um dos seus brilhantes textos. Não sei se a nossa categoria terá força para impor uma derrota eleitoral aos tucanos. Mas tomara que consiga retomar a organização pela base, para novas batalhas. Num outro momento, pretendo analisar o quadro político em Minas, cuja hegemonia dos tucanos contou fortemente com a omissão ou com a conivência e com o oportunismo do PT - ou de setores deste.

      Um forte abraço e força na luta, sempre!

      Excluir
    2. Cindy/ Nueva York / China16 de setembro de 2012 às 20:26

      Que hermosos dos grandes guerreros siempre juntos ... Te amo, te estoy esperando para la candidatura a el profesor Euler del sindicato ali estarey en Minas Gerais

      besos con carinõ
      Cindy

      Excluir
  99. Frei Gilvander parabéns pelo texto. Só não entende as tramóias e o dano desta política neo-liberal quem não quer. O nosso sofrimento e falta de estima é prova do q. esta turma vem fazendo há séculos. Meu voto e de toda minha família tb é do PATRUS. Fora lacerda e apaniguados.

    ResponderExcluir
  100. ACORDA PROFESSORADO MINEIRO, FREI GGILVANDER EXPÕE TUDO QUEM É MARCIO LACERDA, MARLY GRIBEL NOS MOSTRA ABERTAMENTE QUE ELES ESTÃO DOMINANDO MINAS GERAIS!
    SÓ FALTAM AGORA ELEGER A CORJA DO PSDB, QUEM NOS TRAIU!
    PORQUE QUEM DECIDE ELEIÇÃO É PROFESSOR E MILITAR...
    SE TRAIREM MERECEM MESMO O INFERNOE CONFIRMAM QUE ESTÃO SATISFEITOS COM O QUE RECEBEM!TODOS TEM AQUILO QUE MERECE!OU COMECEM A AJUDAR O PSDB OU MORRAM NA PRAIA!
    ELEGERAM NANÁ EM 1º TURNO QUEM FOI? PROFESSOR E MILITAR! VERGONHA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Paulo Ferreira de Assis16 de setembro de 2012 às 19:45

      Receba o meu apoio. Também penso como a senhora. Se o professorado mineiro der outro mandato ao Márcio Lacerda, estará habilitando o mesmo para ser o próximo governador. E aí tudo está dominado: Aécio na presidência, Lacerda no governo do Estado e Délio Malheiros na Prefeitura.

      Excluir

    2. Justamente a CLASSE vista pelo GOVERNADOR como categoria de 5ª classificação, então vamos ver se OS PROFESSORES E OS MILITARES gostam de si o bastante para não apoiar quem os joga pedras. Vamos ver se os cidadãos que têm o mínimo de brio e amor próprio vão continuar votando na TURMA do PSDB por Minas a fora, onde tiver essa gentinha de 5ª categoria, varra-os para o lixo, lembrem-se dos 51 carneirinhos, quem também for apoiado por um dos carneirinhos, ponha-o para correr. Não esqueçam nunca daquele deputado que disse na época da greve que os professores haviam tomado alguma coisa, inferindo que todos estavam loucos e muitos menos o deputado que arrotou vantagem, dizendo que falam mal dele, mas continau se reelegendo mesmo assim, porque tem cacife, não esqueçam dessa gente de agora até 2014. A Câmara mineira, também, tem ser desifetada, lavada com cloro e ao final dedetizada. Vamos que vamos, sem dar trégua a esses malfeitores!

      Excluir
  101. Me estranhou muito a posição do Frei Gilvander nesse seu último texto referente ao processo eleitoral em BH.

    No inicio de seu texto ele alerta aos seus leitores a observarem a passagem bíblica do "Diga com quem andas..." e faz a seguinte indagação: "Quem financia?"

    Ora, senhor Frei, desnecessário dizer a você que as campanhas de Lacerda e Anananias são financiadas pela Burguesia, através de suas grandes empresas e indústrias.

    O marqueteiro de Ananias é o barateiro senhor João Santana, que certamente deverá cobrar uns poucos contos de réis pelos seus serviços.

    Financiamento de campanha política significa eu te ajudo aqui (agora) e você me ajuda lá (depois).

    Não sou adepto das teses do "quanto pior melhor", e "se há governos, sou contra". Eu sou é Ideologicamente contra essas eleições e de todo seu caráter farsante.

    Para mim (respeito as opiniões contrárias) o argumento de usá-las como uma tribuna das lutas dos trabalhadores confunde a cabeça dos próprios trabalhadores. O trabalhador se confunde com o que é luta para transformar com o que é promessa politica. E o argumento de usar o espaço da televisão e rádio para denunciar o seu caráter farsante é contraditório. Mais uma vez o povo vai perguntar: mas como denunciam se ao mesmo tempo participam?

    Ele tem o direito de votar e pedir votos para quem ele quiser. Só achei seus argumentos contraditórios, pois ele sugere votar no menos pior devido a tal Viabilidade eleitoral. Sem antes, rasgar elogios a eficiência e honestidade do candidato.

    Na boa, digo humildemente, esse texto não ganha o coração de nenhum verdadeiro humanista.

    Em tempo: A CUT-MG lançou um cartaz explicando por que não votar em candidatos apoiados por Aécio/Anastasia. Beleza! Ótima iniciativa.

    Fui no site da CUT do Rio Grande do Sul procurar se havia algum cartaz semelhante, orientando para não votar em candidatos apoiados pelo Governador Tarso Genro, que não paga o piso, 1/3 de hora-atividade e entra com Adin contra os educadores brasileiros.

    Não achei nada...

    Vou dormir, meu galo perdeu!

    Força na Luta,
    Rômulo


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ... esquerda e direita: ambas
      FARINHA DO MESMO SACO.

      Excluir
    2. Qual é a sua companheiro Rômulo? O grupo está trabalhando para reverter a vitória do PSDB em MINAS e você faz esse discurso alienado, apolitico que favorece os inimigos!Reveja suas posições companheiro pois você representa o NDG.Afinal de que lado você está? Das elites ou do Povo?Afinal você quer mudança ou permânencia ?Esqueceu dos carneiros? De que forma você vai contribuir para que os carneiros percam no estado, você vai para a rua?Ou você vai continuar detonando o Grupo que atualmente faz combate ao PSDB e sua turma!Relembro de um texto que você se posicionava contra Dilma e citava sua mãe.É um problema pessoal?Ou politico?Euler e você ?Que tem FEITO PARA MUDAR A SITUAÇÃO DO PSDB em Minas?Para quando é este quadro politizado que você anuncia?Deve ser para daqui a 500 anos porque o Sindicato é PELEGO e a categoria não tem outro grupo que faça frente a ele.Parabéns Rômulo, por elogiar a CUT PELEGA COMANDADA POR BIA!
      FORTE ABRAÇO COMPANHEIROS...
      UM NDG QUE DEPOIS DESSA POSSO TORNAR UM EX NDG!

      Excluir
  102. "Entenda por que não votar nos candidatos apoiados por Aécio e Anastasia":

    http://www.sindutemg.org.br/novosite/files/11-09-BoletimEspecial-Geral.pdf

    ResponderExcluir

  103. Concordo, prof. Rômulo, do jeito que se encontram os militantes da política brasileira, está muito, mas muito difícil levantar a voz em defesa desses políticos, independente do partido a que pertençam, que até votemos no tal MENOS PIOR, cada um sabe de si, mas expor qualquer tipo de comparação é muito temeroso, pois o que temos visto é que PSDB e PT estão muito próximos no modo de agir, politicamente. Então esses senhores são muito sociais, tudo pelo social, na hora de angariar votos, depois esquecem o discurso e agem igualmente. Exmplo concreto temos o TARSO GENRO, enquanto não era governador, esconjurava as atitudes da ex-governadora, ganhou as eleições no RS, diria que faz pior do que ela, porque antes condenava, agora faz o mesmo, então torna-se pior, ela pelo menos era de se esperar, ele, agiu como um LOBO EM PELE DE CORDEIRO, depois que ganhou confiança do povo, vestiu a sua verdadeira pele. Não precisamos mais de exemplos, antes de levantarmos a voz para quem quer seja. Estamos vivendo uma crise enorme de cidadão honestos, retos e de bem, por isso a nossa descrença, até mesmo naqueles que juram que farão diferente, pois os que mais juram são os mais desonestos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro colega esqueceu quando Patrus foi prefeito de Belo Horizonte, foi quando o professor municipal teve aumento digno, nessa época trabalhava na prefeitura de B.H,Como passei em outro concurso hoje moro em Brasilia , nunca mudei meu titulo e farei questão de votar sem medo.....Conheço a pessoa humana que é Patrus!
      Mas cada qual tem o que merece!
      abraços

      Excluir

    2. Não conheço, Patrus, pois não sou de Belo Horizonte, falei de forma generalizada. De inocente nessa história toda, só mesmo o POVO!

      Excluir


    3. Ele, pode ser até uma pessoa muito reta, um dos poucos políticos dignos deste país, mas infelizmente o partido dele, pisou na bola com os educadores do Brasil e com outros trabalhadores menos afortunados. Não podemos esquecer da postura de Tarso Genro. Isso só para não acharmos que há de um lado um Santo e do outro o Demônio. Há um DEMÒNIO e um não tão santo, isso só para nos frustrarmos tanto.

      Excluir
  104. Cindy/Nueva York/ China16 de setembro de 2012 às 22:30

    Personas con las que compartes experiencias te dan sabiduria y te sueltan a volar como pajaro recien nacido, esos son los Maestros DE Minas Gerais!Teacher Euler, teacher Marly, teacher André, teacher Ivete, teacher Thelma, teacher Gracieusa Brito, teacher Alfredo Junqueira, teacher Kinha amo.......

    ResponderExcluir
  105. Aqui é o Bofe de Elite16 de setembro de 2012 às 22:37

    "Anônimo16 de setembro de 2012 12:19

    ESSE ANASTA É UM PÉ DE FERRO,"
    Pé de ferro é por que o anastahitler anda de ferradura?

    ResponderExcluir
  106. Pois parabenizo ao frei Gilvander e a Marly
    pela exposição(sim,estão se expondo).
    Não tem comparação:Ainda há pessoas de bom
    caráter na política,humanistas sim.E é claro:
    Não me refiro ao marionete Márcio Lacerda.
    Encontro decência no Patrus.Podemos referir desta
    forma ao outro,apoiado por quem nos fere mortalmente???
    Claro,há decepções quanto ao Tarso Genro:que
    o professorado de lá dê a resposta...
    Precisamos dar a nossa aqui:FORA AOS APOIADOS PELO
    anastazia.
    Um grande abraço,colegas de luta!

    ResponderExcluir
  107. 36

    Os caminhos do coração

    http://phdescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  108. PSDB é campeão em candidatos barrados pela Lei Ficha Limpa pic.twitter.com/X5W134FV
    BELO HORIZONTE, CONTAGEM , BETIM CURRAL ELEITORAL DE ANASTASIA ,PARABÉNS ESTÃO FELIZES COM O SUICIDIO
    TEM O GOVERNO QUE MERECE, COMO MERECEM O 51 CARNEIROS , TUDO SERÁ POUCO PARA ESSA CATEGORIA FRACA, OMISSA QUE NÃO SABE VOTAR!

    ResponderExcluir
  109. Caríssimo Euler,
    peço-lhe a devida licença para agradecer,
    através deste "Bloguíssimo",aos tão presti-
    mosos esclarecimentos de Frei Gilvander e de
    Marly Gribel
    Sinceramente,não os conheço mas já lhes tenho
    um profundo respeito e consideração.
    Leio sempre as postagens do Frei e digo-lhes:
    Admiro as suas explanações.Não me esquecerei da
    forma como o mesmo se posiciona ante o descaso po-
    lítico com os "de baixo"(Pinheirinho,Dandara,caso dos agrotóxicos...).Se não foram posicionamentos
    carregados de humanismo e sensibilidade social,
    então,asseguro-lhes:midiáticos é que não foram!!!
    Abração,colegas de luta.
    E fora Lacerda!!!(Ainda dói fortemente em mim
    o que o anastasia e os de sua laia nos fizeram e
    fazem)
    Helena Thaereh



    ResponderExcluir