terça-feira, 18 de setembro de 2012

E o debate prossegue...

E o debate prossegue...

A proximidade das eleições municipais está causando um natural acirramento das paixões e escolhas políticas. É normal, é necessário até, em face das consequências provocadas pelas escolhas. Neste debate, é importante respeitarmos a opinião alheia, até para que a nossa opinião, seja qual for, também mereça o respeito do outro. Devemos criticar as ideias alheias com argumentos fundamentados, e não com xingamentos vazios.

Os educadores de Minas não podem esquecer o que aconteceu no estado nas últimas duas décadas, pelo menos. TODOS, praticamente todos os nossos direitos foram cassados, confiscados, sonegados pelo grupo que se apoderou do aparelho de estado. Roubaram o nosso piso salarial enquanto vencimento básico, destruíram a nossa carreira, reduziram os índices de promoção e progresão - o que fizeram somente contra os educadores; congelaram a nossa carreira, e retiraram até mesmo gratificações como quinquênios, tudo isso somente contra os profissionais da Educação. O teto salarial de um professor com curso superior em Minas - ou com mestrado ou doutorado - é de dois salários mínimos, apenas, como salário total. Tenha este professor um dia de casa ou 15 anos, nada muda para este professor. Sem falar no desrespeito do governo com os profissionais que prestaram concurso público, que hoje estão perdendo vagas nas escolas por causa das mudanças de regras sem embasamento legal que o governo pratica ao sabor de interesses políticos eleitorais.

Volto a dizer aqui: não vale a pena ser professor do ensino básico em Minas e no Brasil. Não aconselho nenhum estudante universitário a seguir esta carreira, totalmente desvalorizada, destruída. A carreira do magistério, infelizmente, tornou-se sinônimo de salários de fome, péssimas condições de trabalho e desrespeito por parte dos governantes. Em Minas, por exemplo, o governo anunica nos sites oficiais e propaganda paga que o estado tem o melhor ensino do país. Um governo que não dialoga com os educadores, que colocou a tropa de choque para reprimir os profissionais da Educação durante a nossa greve de 112 dias; que cortou salários e colocou os funcionários de direção das escolas para perseguir os educadores; que praticou a substituiução indecente de professores por qualquer cidadão que se apresentasse na esquina, este mesmo governo vem agora se apresentar para a sociedade como sendo o responsável pela melhor Educação do Brasil. Que piada de mau gosto!

A população brasileira está a mercê de uma máfia midiática, a serviço de gangsteres com pompa de gente séria. O prato do dia agora é o mensalão, com um STF querendo parecer e aparecer para a sociedade como sendo independente - coisa que não é - e como se estivesse praticando justiça. Claro que não se pode desconhecer as práticas do tal esquema montado para comprar parlamentares. Mas, a pergunta é: e os outros? Isso só aconteceu com um grupo do PT? E o mensalão demotucano? E os mensalões que compram os deputados e os transformam em meros carneiros dos governos estaduais? E os mensalões da mídia mineira e brasileira, cujas verbas governamentais, milionárias, garantem a blindagem dos governos, e ditam a agenda desta mídia? Após a ditadura militar, que durou 21 anos - 1964 - 1985 - o Brasil continua submetido a outras formas de ditadura, tão perversas quanto, na medida em que se anuncia que vivemos em plena democracia. Nada mais ditatorial do que este processo eleitoral de cartas marcadas, quando o povo é chamado a escolher entre os menos piores. E às vezes, muito raramente, tem a oportunidade de escolher um candidato com hsitórico de vida ligado aos interesses e aos anseios dos oprimidos. Na cidade onde eu nasci e moro até hoje, por exemplo, não terei esta possibilidade.


E assim caminhamos, contra a corrente, procurando refletir criticamente o que acontece. Era para os educadores de Minas contribuírem com a derrota do faraó, seu afilhado e seus 51 deputados. Por que isso não acontece em grande escala? Talvez porque a nossa categoria tenha sido vítima de um longo processo de desorganização, de desmobilização, inclusive com o apoio da máquina sindical, controloda há 30 anos pelo mesmo grupo político que a utiliza em grande parte para fins partidários.

Oh, Minas, seu nome, por enquanto, não é liberdade... Assemelha-se mais, talvez, com mentira e vergonha!

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!

***


245 comentários:

  1. Bom dia Prof. Euler, e colegas!

    Com todo este cenário de pressão e prejuizos aos PROFESSORES, sabidamente proporcionado pelos nossos desgovernadores (o de antes e o de agora), o que me deixa mais triste e perplexo, é ver muitos professores na minha cidade levantando bandeiras para os candidatos do PSDB e até colocando adesivos enormes nos seus carros!
    O que fazer com estes? O que falar?
    Triste , muito triste mesmo!

    Antônio Carlos - Sul de Minas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito triste também quando vejo isso. Aqui em Simonésia tem um professor candidato a vereador do PSDB.
      Lamentável!!

      Excluir
    2. Não consigo entender o que passa na cabeça de uma pessoa que fez mais de 100 dias de greve, lutou pela nossa carreira, mas agora ajuda eleger essa gangue. Esqueceram que foram esse demotucanos os culpados de tudo?? Após as eleições os 51 carneirinhos ainda vão rir da nossa cara e dizer: "estão vendo, professor esquece tudo, nem lembram do que nós fizemos com eles. O patrão tinha razão...".

      Excluir
    3. Se eles ao menos têm carros é porque devem ser daqueles professores que estão na sala de aula apenas pra passar tempo. Devem ter outras fontes de renda como aluguéis, lojas etc...como muitos que conheço por aí. Deve ser por isso que estes aí fazem campanha pra canalhas do PSDB, ou do contrário, são masoquistas mesmo!!!

      Excluir
    4. Esse povo vende a alma para o demonio ou é parente do demonio. Só isso pode explicar: interesse. Devem ganhar bem para isso.

      Excluir
  2. COMPANHEIROS PROFESSORES DA CIDADE DE BELO HORIZONTE,
    NÓS PROFESSORES DO INTERIOR DE MG PRECISAMOS MUITO DE VOCÊS E VIEMOS ATRAVÉS DESTA LHES FAZER UM APELO.

    PARA REFLEXÃO, UMA SIMPLES LÓGICA.

    QUAL É O CANDIDATO DE aECIO/aNASTASIA PARA PREFEITURA DE BH?

    RESPOSTA: mARCIO lACERDA

    O ÓBVIO: ENTÃO VAMOS DERRUBAR mARCIO lACERDA
    E ESTAREMOS ENFRAQUECENDO O PODER DE aECIO/aNASTASIA PARA EM 2014 AFUNDARMOS DE VEZ O FARAÓ E SEU AFILHADO.

    SE mARCIO lACERDA VENCER,
    aECIO/aNASTASIA FICARÃO AINDA MAIS FORTES!!!

    O PROBLEMA DE ANULAR O VOTO É QUE A POPULAÇÃO MENOS ESCLARECIDA NÃO FARÁ ISTO, E MESMO QUE NÃO SEJA O CANDIDATO MAIS INDICADO PRA VOCÊS DE BH, VOTE EM PATRUS POIS DESTA FORMA ESTAREMOS VOTANDO CONTRA OS NOSSOS ALGOZES E SEUS 51 CARNEIROS!

    ABRAÇO A TODOS E FORÇA NA LUTA!

    ResponderExcluir
  3. Caro colega Euler,

    cadê o meu comentário? Escrevi no artigo anterior, mas meu comentário não foi publicado.

    Atenciosamente,

    Raimundo Santos
    Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  4. Aebrio Never estará nessa 4ª feira, 19 de setembro em Caratinga, para dar seu apoio ao candidato Ernani Campos Porto num showmício. A subsede do SindPELEGO, não aproveitará a oportunidade para mobilizar a categoria local em manifestação de repúdio ao apoio do candidato 45, cuja pesquisa dá 80% de aprovação em intenção de votos para eleger-se. Ernani já foi prefeito aqui e será de novo. Foi um governo municipal corrupto, seu apelido Ernani Cachoeira. É mole?!

    ResponderExcluir
  5. segunda-feira, 17 de setembro de 2012
    Para além do "mensalão"partte 1
    Por Leonardo Boff

    Há um provérbio popular alemão que reza: “você bate no saco mas pensa no animal que carrega o saco”. Ele se aplica ao PT com referência ao processo do “Mensalão”. Você bate nos acusados mas tem a intenção de bater no PT. A relevância espalhafatosa que o grosso da mídia está dando à questão, mostra que o grande interesse não se concentra na condenação dos acusados, mas através de sua condenação, atingir de morte o PT.

    ResponderExcluir
  6. parte 2 Leonardo Boff
    De saída quero dizer que nunca fui filiado ao PT. Interesso-me pela causa que ele representa pois a Igreja da Libertação colaborou na sua formulação e na sua realização nos meios populares. Reconheço com dor que quadros importantes da direção do partido se deixaram morder pela mosca azul do poder e cometeram irregularidades inaceitáveis. Muitos sentimo-nos decepcionados, pois depositávamos neles a esperança de que seria possível resistir às seduções inerentes ao poder. Tinham a chance de mostrar um exercício ético do poder na medida em que este poder reforçaria o poder do povo que assim se faria participativo e democrático.

    Lamentavelmente houve a queda. Mas ela nunca é fatal. Quem cai, sempre pode se levantar. Com a queda não caiu a causa que o PT representa: daqueles que vem da grande tribulação histórica sempre mantidos no abandono e na marginalidade. Por políticas sociais consistentes, milhões foram integrados e se fizeram sujeitos ativos. Eles estão inaugurando um novo tempo que obrigará todas as forças sociais a se reformularem e também a mudarem seus hábitos políticos.

    ResponderExcluir
  7. parte 3 Leonardo Boff
    Por que muitos resistem e tentam ferir letalmente o PT? Há muitas razões. Ressalto apenas duas decisivas.

    A primeira tem a ver com uma questão de classe social. Sabidamente temos elites econômicas e intelectuais das mais atrasadas do mundo, como soia repetir Darcy Ribeiro. Estão mais interessadas em defender privilégios do que garantir direitos para todos. Elas nunca se reconciliaram com o povo. Como escreveu o historiador José Honório Rodrigues (Conciliação e Reforma no Brasil 1965,14) elas “negaram seus direitos, arrasaram sua vida e logo que o viram crescer, lhe negaram, pouco a pouco, a sua aprovação, conspiraram para colocá-lo de novo na periferia, no lugar que continuam achando que lhe pertence”.

    Ora, o PT e Lula vem desta periferia. Chegaram democraticamente ao centro do poder. Essas elites tolerariam Lula no Planalto, apenas como serviçal, mas jamais como Presidente. Não conseguem digerir este dado inapagável. Lula Presidente representa uma virada de magnitude histórica. Essas elites perderam. E nada aprenderam. Seu tempo passou. Continuam conspirando, especialmente, através de uma mídia e de seus analistas, amargurados por sucessivas derrotas como se nota nestes dias, a propósito de uma entrevista montada deVeja contra Lula. Estes grupos sepropõem apear o PT do poder e liquidar com seus líderes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o PT e o lula vieram da periferia, por que esta ainda sofre com os descasos dos seus governantes? Governantes estes que muitas vezes são desse referido partido. É só acompanhar o caos na saúde que se arrasta há longos anos, esperas intermináveis, mal atendimento, morte,entre outros. São um bando de egoístas que só olham pro seu umbigo e defendem quem pode e tem condições. Milhares de pessoas são condenadas injustamente e ficam à sua própria sorte, sem ter quem os defenda e ajude. Se fecham em um círculo e se acham acima do bem e do mal. O único sangue que se derramou a ainda se derrama é o sangue do povo brasileiro. LULA E O PT NÃO ESTÃO ACIMA DO BEM E DO MAL.

      Excluir
    2. EU QUE ACOMPANHO A LUTA PRESENTE19 de setembro de 2012 às 21:19

      você está? Se estiver no poder vai fazer o mesmo ou pior!
      aqui são poucos que são incorruptivéis
      Comandante Euler, Marly Gribel, André, Joaquim, Ivete, Thelma,João Paulo F De Assia

      Excluir
  8. parte 4 Leonardo Boff

    A segunda razão está em seu arraigado conservadorismo. Não quererem mudar, nem se ajustar ao novo tempo. Internalizaram a dialética do senhor e do servo. Saudosistas, preferem se alinhar de forma agregada e subalterna, como servos, ao senhor que hegemoniza a atual fase planetária: os USA e seus aliados, hoje todos em crise de degeneração. Difamaram a coragem de um Presidente que mostrou a autoestima e a autonomia do país, decisivo para o futuro ecológico e econômico do mundo, orgulhoso de seu ensaio civilizatório racialmente ecumênico e pacífico. Querem um Brasil menor do que eles para continuarem a ter vantagens.

    Por fim, temos esperança. Segundo Ignace Sachs, o Brasil, na esteira das políticas republicanas inauguradas pelo do PT e que devem ser ainda aprofundadas, pode ser a Terra da Boa Esperança, quer dizer, uma pequena antecipação do que poderá ser a Terra revitalizada, baixada da cruz e ressuscitada. Muitos jovens empresários, com outra cabeça, não se deixam mais iludir pela macroeconomia neoliberal globalizada. Procuram seguir o novo caminho aberto pelo PT e pelos aliados de causa. Querem produzir autonomamente para o mercado interno, abastecendo os milhões de brasileiros que buscam um consumo necessário, suficiente e responsável e assim poderem viver um desafogo com dignidade e decência. Essa utopia mínima é factível. O PT se esforça por realizá-la. Essa causa não pode ser perdida em razão da férrea resistência de opositores superados porque é sagrada demais pelo tanto de suor e de sangue que custou.

    ResponderExcluir
  9. AOS COMPANHEIROS DE LUTA PARTE 1
    Se a maioria do brasileiro soubesse votar, o Brasil seria melhor! A corrupção não estaria tomando de conta do nosso país. A distribuição de rendas estaria mais igualitária. A educação cresceria degraus!
    O povo precisa saber que têm o poder nas mãos, e o quanto é importante seu voto! Para isto, antes de escolher um candidato, é importante analisar seu passado, seus mandatos anteriores. Nunca "vender" seu próprio voto!

    Muitos dizem não gostar de política, porém é obrigatório conscientizar-se que a política faz parte do mundo. Não é que temos que gostar, e sim sabermos que o mundo é administrado pela política, para tanto, temos que escolher governantes capazes, que saibam trabalhar com dignidade; apesar que ainda existe bons políticos, mas que infelizmente são a minoria.

    ResponderExcluir
  10. Parte 2
    Pelé, conhecido como o "Rei do Futebol", nos anos 70 falou uma frase que têm tudo haver com a nossa realidade, a frase que diz "brasileiro não sabe votar". Nesta época, segundo alguns críticos, ele foi criticado severamente.

    O nosso povo precisa de qualidade de vida, que depende de projetos políticos dos governantes, contudo enquanto não alterarem sua forma de pensar sobre política, ignorando-a, o mundo nunca melhorará.

    No governo da Dilma Roussef, alguns ministros foram dispensados dos seus cargos por "suspeitas de desvio de verbas", porém, ao dispensarem tais ministros !O nosso país é tropical, repleto de cidades belíssimas com praias paradisíacas; é um pecado existir tantas corrupções, estragando o nosso Brasil! Temos que brigar em prol de melhorias; para isto votar certo ajuda, não deve ser o único problema a ser resolvido, todavia é mais um caminho à seguir.SE VOCÊ ESCOLHER O PSDB VAI SER A CONTINUIDADE DO CORONELISMO EM MINAS GERAIS!ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo haver? (melhor seria "tudo a ver"...)
      RESPEITOSAMENTE...
      ABRAÇO

      Excluir
  11. O POVO BRASILEIRO NÃO SABE VOTAR
    Porque o povo brasileiro não lê jornal, revista, bula de remédio, gibi e não têm o mínimo de conhecimento possível do que seja democracia e de exercer o direito do voto.
    Continuamos xingando os políticos de corruptos, safados e ladrões, mas, votamos no Tiririca, no Clodovil, e no JADER BARBALHO!!!!!! No Collor!!!! Sabe quem foi Fernando Collor?? Foi o presidente que sofreu impeachmant!!! O povo votou para tirá-lo do poder, depois votou para pô-lo lá de novo!!!!
    Burro! Burríssimo!! Super Ultra Mega Plus Power Burro!!!! Um cidadão votar para tirar uma pessoa do poder e depois votar para que ele volte!!

    Enquanto nossa fonte de informação for a Televisão(MÍDIA COMPRADA), a internet e deixarmos o VERDADEIRO estudo de lado, é somente isso que veremos!COMPANHEIROS(AS)em primeiro lugar se precisa saber em quem está votando, conhecer a verdadeira história desses caras, mas a imprensa não mostra, e o povo fica sem saber.
    Em segundo lugar, é necessário consciencia política, o que estão fazendo no Brasil... e a imprensa omite isso também.
    Em terceiro lugar, brasileiro é bicho sem vergonha, safado, que vende voto e troca por carguinho... favorecimento... e outras coisas...
    Assim não dá.
    E por ultimo, NÃO TEMOS EM QUEM VOTAR.
    Falta candidatos e partidos decentes, comprometidos com a moral, com a responsabilidade, com a verdade, com os valores democraticos, honestos, etc... MAS NÃO TEMOS.
    E não temos porque os mesmos que criticam a política, são um bando de ladrões em potencial.
    Falam mal do governo porque não são eles que estão lá.
    Porque quando assumirem algum cargo, farão as mesmas coisas ou pior.

    ResponderExcluir
  12. Hoje vi uma faixa em frente a agência do Banco do Brasil que achei muito relevante:
    "Estamos em greve por reajuste de salário, fim das metas abusivas, fim do assédio moral".
    Quando a escola entra em greve, nenhuma faixa é colocada na fachada.
    Agora imagine: os funcionários do BB pedem reajuste salarial, mesmo tendo salários condignos, muito diferente dos profissionais da educação que ganham proventos insustentáveis, e mesmo assim, manifestam insatisfação por suas remunerações.
    Uma coisa há em comum nos dizeres da faixa. Também eles sofrem exigências de atingirem metas, as quais eles classificam de abusivas. Nós da educação, representados por um sindicato pelego, jamais vimos esse tipo de apelo nos cartazes, e também somos exigidos em ações e metas agressivas em detrimento de nossa competência docente e que nos expõe ao ridículo em face do que realmente podemos executar.
    Outra coisa em comum os funcionário do Banco do Brasil pedem com dignidade o fim do assédio moral, coisa que se tornou comum nas unidades de trabalho dos profissionais da educação. Jamais vi tal reivindicação nos cartazes do sindINUTIL, que se resumem na repetição ano após ano de piso e qualidade, ilustrado com aquele pratinho da fome “temos fome de piso”. E exigindo “qualidade”, esquecendo que esse é um ponto que advém como conseqüência da valorização via reajuste salarial.
    Já vi greve de bancários pedindo concurso para a colocação de mais funcionários, que é reivindicação extremamente válida e relevante, porque as chefias sempre aumentam as responsabilidades, as tarefas a executar como se funcionários fossem máquinas.
    Fazendo um paralelo entre as reivindicações da classe bancária e da classe educadora, existem muitos pontos comuns, apesar de divergirmos no que tange a salários, mas pensando bem não são os bancários que ganham muito nós é que percebemos baixos proventos. E os pontos comuns são: déficit de recursos humanos para atender a demanda, assédio moral e exigência de metas abusivas. Também nas escolas necessitamos de outros profissionais, para os quais não há concurso, como psicólogos, assistente social, nutricionista, e o que vemos são mais e mais professores em ajustamento funcional, porque é impossível assumir o papel de outros profissionais que fazem falta no contexto escolar.
    Quer saber? A educação está o caos, do jeito que deve estar, porque ao que parece vivemos uma farsa. Já não há mercado, então, não interessa qualificar pessoas. Ainda considero um mistério matemático, Minas ter atingido a meta divulgada pelo Ideb.

    ResponderExcluir
  13. Gente,
    Por favor, entrem no site do Senador Cristóvào Buarque e vejam o apelo que ele faz aos Governadores que entraram com ação contra o reajuste do piso.Ele diz que apenas alguns governadores pagam o piso do magistério e entre eles Minas Gerais.Ele não sabe que tivemos nossa carreira destruída e que aqui em Minas a lei só serviu para nos prejudicar. Não podemos deixa-lo tão inocente assim.É preciso que ele saiba a estratégia perversa que o Sr. Anastasia está usando para burlar o piso. Já postei um comentário. Façam o mesmo, por favor. Denunciem o clima de terror que estamos vivendo. Temos de postar milhares de comentários para mostrar nossa indignação com a destruição de nossa carreira
    Euler
    Você que tem o dom da palavra explique para o Senador o que está nos acontecendo.
    Obrigada a todos
    www.cristovam.org.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UMA ABERRAÇÃO
      Cristovam pede a governadores que não recorram do reajuste do piso salarial dos professores
      Agência Senado
      cristovam17set2012
      O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), em discurso nesta segunda-feira (17), fez um apelo aos governadores que estão entrando com ações no Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade do índice de reajuste do piso nacional dos professores. O senador disse que é possível cumprir a lei realocando gastos e que, caso o estado não encontre solução, deve entregar a educação para a União.
      - Governadores, por favor, não comprometam os seus nomes, no século 21, pedindo a inconstitucionalidade de uma lei de reajuste do piso salarial que eleva um pouco acima da inflação o salário dos seus professores – disse o senador.
      Dirigindo-se ainda aos governadores, Cristovam disse que é melhor entregarem as escolas ao governo federal, caso não possam bancar os salários dos professores, iniciando-se assim a federalização da educação, do que optar pela falência do sistema educacional, mantendo nas mãos dos estados e dos municípios. Isso, alertou, sacrificaria os professores e, em consequência, o futuro do país.
      Segundo seus cálculos, cumprir a lei em todo o Brasil custaria ao país pouco mais de R$ 3 bilhões, o que é quase 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de cerca de R$ 4 trilhões. Desde que foi aprovado o piso salarial nacional para os professores, apenas dez estados o pagam: Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Roraima e Distrito Federal. Isso não necessariamente inclui todos os municípios, já que a educação não é centralizada.
      A luta pela aplicação integral do piso nacional dos professores, iniciativa legislativa de Cristovam, é intensa desde a sua criação, em 2008. Primeiro, seis dirigentes estaduais recorreram alegando a inconstitucionalidade da lei, já que a União estaria entrando em assuntos que dizem respeito aos estados. Reconhecida a constitucionalidade, agora cinco governadores questionam o índice de reajuste.
      Pela lei em vigor, todo ano, o piso salarial do professor deve ser reajustado pela variação do “custo-aluno” de acordo com o Fundeb, indicador do Ministério da Educação que considera o número de matrículas e os gastos locais com educação. Por esse fator, o reajuste para 2013 será de 21,25%, o que elevará o piso para R$ 1.756,00. Para o senador, ainda é pouco, já que o salário ideal para atrair professores qualificados deveria ser de R$ 9 mil.

      Excluir
  14. Respostas
    1. nos poupe Blog do Paulo Henrique18 de setembro de 2012 17:02 COLOCA BO SEU FACEBOOK, DIVULGUE NA INTERNET AQUI NÃO! CHEGA!
      ME DESCULPE COMANDANTE MAS JÁ ESTOU DE SACO CHEIO DESSE CARA POSTAR AQUI E NADA ACRESCENTAR!

      Excluir
  15. Será que a essa altura tem algum aluno de 3° ano de ensino médio prestando vestibular ou enem para a área da educação? Por favor meus professores, amigos de profissão, orientem estes adolescentes e lhes mostrem um futuro mais digno, descente, com mais qualidade de vida e feliz. Graças a Deus tenho mais de 300 alunos no ensino médio e devido às minhas informações e ao próprio testemunho deles em sala a respeito do que nós professores passamos, todos querem distância do magistério. Eu simplesmente desejo aos meus alunos toda felicidade do mundo e com certeza ela está bem longe das salas de aula das escolas aqui do Brasil!!!

    ResponderExcluir
  16. URGENTE...A secretáia Gazzola estará em Pará de Minas, dia 26,em reuniâo com os diretores; não pode mandar representante.....

    ResponderExcluir
  17. Colegas, não nos esqueçamos, nesta eleição, que antes de derrotar um candidato ao executivo precisamos, sim, escolher os nossos representantes para o Legislativo. Em minha cidade não tenho opções para prefeito - apesar de quatro candidatos - mas para vereador temos grandes candidatos comprometidos também com a educação. No PT são vários! Jovens que têm mostrado a cara em momentos cruciais, inclusive de greve na educação e outros setores.

    Não sejamos pessimistas. Há tempo pra tudo debaixo do sol, diz-nos um versículo bíblico. Haverá também o momento da mudança. Eu não largarei o meu cargo no estado. Lutarei enquanto eu existir. Nas maiores crises da História, apareceram as grandes soluções, através de grandes homens e mulheres.

    Não deem o braço a torcer nas escolas diante de Diretores, pedagogas, alunos e pessoas da Superintendência. Mostre a sua garra e profissionalismo. Ninguém resiste a bons argumentos e poucos os têm.

    Um abraço ao amigo Euler e à conterrânea Marly.

    ResponderExcluir
  18. Euler, por favor copie para esse tópico a resposta que dei ao companheiro no post passado, acerca da polêmica com o texto do Frei Gilvander.
    Rômulo

    ResponderExcluir

  19. OI Prof.Euler, e colegas! É verdade,não consigo entender o não entendimento de nossos colegas que ainda defendem o governo,se sujeitam aos abusos e descasos com a classe dos professores! Quanta escravidão,num país que se diz livre já faz um bom tempo...mas espero que um dia quem sabe,seremos livres dessa elite podre!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. O moçoila pode tudo? O psdb está acima do bem e do mal? Li o comentário e revendo o vídeo do aébrio parece mesmo que um outro garçom lhe entrega disfarçadamente alguma coisa no balcão. Reparem no final do vídeo.

    ResponderExcluir
  21. Do Blog do Saraiva 17/09/2012
    Joseph Pulitzer(1847-1911) e Millôr Fernandes(1925- 2012 )
    "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".
    Millôr Fernandes em 2006:
    “A imprensa brasileira sempre foi canalha. Eu acredito que se a imprensa brasileira fosse um pouco melhor poderia ter uma influência realmente maravilhosa sobre o País. Acho que uma das grandes culpadas das condições do País, mais do que as forças que o dominam politicamente, é nossa imprensa. Repito, apesar de toda a evolução, nossa imprensa é lamentavelmente ruim. E não quero falar da televisão, que já nasceu pusilânime.”

    ResponderExcluir
  22. alguma noticia do concurso....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o concurso não vai ser homologado enquanto não resolver a situação da lei 100, porque ele sabe que se homologar o concurso vai criar um grande problema, varias pessoas já manifestaram se não houver vagas vão entrar contra o estado, porque as vagas que estão ocupadas por pessoas que estão na lei 100 e que ele sabe que é inconstitucional.

      Excluir
    2. Em Araxá, a probabilidade de Aracely ganhar é muito grande, professores preste atenção se votar em Aracely estará dando um grande apoio para Anastasia e Aecio, pense nisso!!!

      Excluir
    3. Se vocês que prestaram o concurso sentir que o governo está enrrolando, entrem na justiça, porque o concurso tem prazos e tem que ser cumpridos. Se passar dois anos sem a posse, aí já era o concurso, "caducou".

      Excluir
  23. PEITOS É SUCESSO, VAMOS CONTRATAR AS FEMEM PARA NOS DEFENDER, TODO DIA ESTARÃO NA MÍDIA.

    ResponderExcluir
  24. NO JORNAL O GLOBO DO DIA 18, PÁG 21 TEM UMA REPORTAGEM COM O TÍTULO "NO MEIO DO CAMINHO UMA BOA ESCOLA.
    AUTOR: ANTONIO ANASTASIA, LEIAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou perder o meu tempo.

      Excluir
    2. Nem eu. Não aprecio "sopa de letras". No nosso caminho um psdb...ta, o que é bem pior. Sai, demo!

      Excluir
  25. Boa noite povo da luta

    Vivemos uma situação lamentável nestas eleições,pois varios colegas que participaram dos 112 dias de greve e que foram traidos por esta quadrilha que se apoderou dos cofres de minas,já esqueceram de tal mártirio,e em busca de interesses pessoais votam e até fazem campanhas para a quadrilha de aecio never e dos 51 canalhas.Se na capital é esta a situação, imaginem no interior,falta muito prá está coisa virar país."povo que nao tem passado não tem futuro".Colegas nao vamos esquecer o nosso passado recente,vamos começar a fazer a faxina, a hora é agora.
    Abraços/José Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso exatamente como você e estou muito triste. Pois colegas que vi empolgados participando das assembléias em BH, hoje, estão com a mesma empolgação, fazendo campanhas para candidatos apoiados pelo nosso desgoverno.
      Não sei se são loucos ou simplesmente alienados.

      Excluir
  26. http://www.facebook.com/photo.php?fbid=368980326523159&set=at.102323126522215.4472.100002335837911.100001947568002&type=1&theater

    AÉCIO EM CARATINGAAAAA... HELP !!!!

    ResponderExcluir
  27. RETIRADO DO BLOG DA MARLY GRIBEL
    Leonardo Boff se posiciona a favor do PT.
    Marly Gribel | terça-feira, 18 de setembro de 2012 | 5 comentários

    Comentário do Blog: Segue anexo texto de Leonardo Boff para ser lido e relido por todos que me acompanham. Na mesma linha de pensamento da blogueira(rs) o mestre elenca algumas razões para votar no PT e contra a elite canhestra e atrasada que ainda domina o nosso país.

    Infelizmente, no Curral Del rei ainda predomina o pensamento sempre acanhado e tímido da elite intelectual mineira, que alimenta as fornalhas sempre acesas das eternizadas figuras que se encontram no poder: os senhores feudais de Minas. Poucos vozes se levantam para debulhar o trigo e para fazer a ceifa.
    Jesus Cristo em uma de suas famosas parábolas é enfático: "Não deis pérolas a porcos nem as coisas santas aos cães..." ( opa! olha a alegoria dos bichos).


    E Para não dizer que não falei das flores, uma colega rectificou os números de Montes Claros: A disputa aqui já se trava entre Ruy Muniz e Paulo Guedes(PT). Esqueci que as pesquisas por aqui são encomendadas pelos coronéis e os números naturalmente maquiados(rs). Até os "analistas políticos" daqui são parciais - se o candidato não for de Montes Claros é paraquedista, ou seja, se não for da terra é estrangeiro.
    Fala sério!!!


    Altamiro Borges: Para além do "mensalão": Por Leonardo Boff Há um provérbio popular alemão que reza: “você bate no saco mas pensa no animal que carrega o saco”. Ele se aplica ao...

    ResponderExcluir
  28. Por favor, Não vote no Candidato do Anastacia,ele precisa se ferrar nessas eleições.Ele e o padrinho.

    ResponderExcluir
  29. Aqui é o Bofe de Elite19 de setembro de 2012 às 00:37

    Sind-UTE concoca para a Manifestação Na Cidade Administrativa

    Clique e veja o cartaz da Manifestação no dia 26 de setembro

    GOVERNO ENVIARÁ PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO DE 1/3 PARA HORA ATIVIDADE SEM NEGOCIAÇÃO COM A CATEGORIA

    O Sind-UTE /MG participou de 4 (quatro) reuniões com as Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão e de Educação para discussão do projeto de lei sobre 1/3 da jornada para hora atividade. O governo apresentou a proposta que foi analisada tecnicamente pelo Sindicato. Percebemos que o projeto alterava várias questões de carreira e não era uma simples regulamentação da Lei Federal 11.738/08. A partir daí, apresentamos todas as questões para manter os direitos já conquistados ou garantir que a regulamentação não significasse retrocesso para a categoria.[+]

    http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=3845

    QUE TAL UM MANDADO DE SEGURANÇA??????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Acho que o Sindicato falhou nas 4 reuniões, pois o que parece é que em vez de focar no 1/3 da carga horária, os representantes do Sindicato tinha sempre outras questões pendentes para tratar, então deu no que deu, o governo nadou de braçada nesta falta de foco, agora, mais uma vez vai acontecer o que aconteceu com o Piso Salarial. Estamos muito tupiniquins para fazer negociações, é preciso mais malícia, mais esperteza, está faltando isso a essa turma do sindicato que está ocupando os cargos exatamente para nos representar e bem, no entanto está vexatório, imagino que para o governo deva estar uma chacota só!

      Excluir
  30. Vejam a reportagem de hoje na BBC de Londres.www.bbc.co.uk e verão como anda nosso queridíssimo país.Esse país não é o meu mas sim deles.Deles polítiqueiros, safados, ladrões sem caráter e sem vergonha na cara.Deveriam ter vergonha do país que eles mandam e desmandam .Nós não devemos ter vergonha pois eu não elegerei mais ninguém aqui.Os professores que estão pensando votar nessa corja, ou seja apoiar os mesmos, deveriam ter vergonha de viver aqui.Façam o seguinte.Votem neles e depois vá embora viver lá fora pois você terão o troco de suas ações.Não sabem votar, tenham o que merecem.Fiquei indignada ao ler esta reportagem.Aliás desde ontem esse importante jornal está dando notícias do Brasil e dizendo as mazelas e os escandalos daqui.Que bom meus amigos me respondam uma coisa:Onde está ou estão os erros????Onde tudo começa???? De quem é a culpa???Será que são dos ladrôes somente??? Quem coloca esse povinho sem vergonha no poder??? Me digam por favor.

    ResponderExcluir
  31. Estimado Euler, sou professora efetivada pela LC100, completei 26 anos de regência em sala de aula em 06 de julho deste ano e tenho 47 anos de idade. Gostaria se possível, obter informações sobre a lei 7 109- 13/10/77 - Parecer AGE nº 14917 -13/04/2009, Artigo 152 que concede afastamento da docência. Você sabe me dizer se tenho direito ao afastamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem este direito,sim.Na minha escola já tem 3 afastados.Se tem 25 anos na docência e 45 de idade,pode pedir na secretaria de sua escola este afastamento.Trabalho na secretaria como professora em ajustamento funcional.A lei foi suspensa por uns tempos no ano passado,mas logo voltou.Afastamos 2 este ano.

      Excluir
    2. Grata pela resposta, mas a SRE não autorizou meu afastamento alegando que sou efetivada e a SEE não tem um posicionamento quanto a isto.O que devo fazer?

      Excluir
  32. o governo já mandou oficio para as escolas mandando cortar o ponto de quem aderir á paralisação dia 26; ele é arrogante e acha que DEUS.

    ResponderExcluir

  33. Não consigo entender professores.. pessoas boas, bem intencionadas..se candidatando pelo partido desse desgoverno e ainda falando: "temos o governo do Estado junto conosco, podemos fazer um bom trabalho".

    Professor consciente, junto com sua família, não vota e nem se candidata pelo partido do Anastasia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. está uma vergonha seu blog comandante , anastasia endeusado aqui...Você sabe quem é Leonardo Boff?Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).

      Esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização com o discurso promissor da fé cristã gênese da conhecida Teologia da Libertação. Foi sempre um ardoroso defensor da causa dos Direitos Humanos, tendo ajudado a formular uma nova perspectiva dos Direitos Humanos a partir da América Latina, com "Direitos à Vida e aos meios de mantê-la com dignidade"Leonardo Boff, pseudônimo de Genézio Darci Boff (Concórdia, 14 de dezembro de 1938), é um teólogo brasileiro, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos. É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate também questões ambientais.Se ele falou do PT DISSE A VERDADE, QUEM É VOCÊ OU QUALQUER UM PARA FALAR ALGO!

      Excluir
    2. Discurso de autoridade?

      Isso em política , teologia, ou outra área das ciências humanas até passa, mas na Física, Matemática, Engenharia...cai por terra. Einstein questionou Newton e o mesmo é criticado hoje. E se for falar em autoridade... Einstein foi um marco na Física.

      O tal "discurso promissor da fé cristã" não vale de nada em um estado laico.

      Sobre o PT vamos lá...alguns questionamentos de uma mente débil politicamente.

      Não entendo o apoio do Pimental a candidatura de Lacerda na ultima eleição, nem tão pouco, o vice ser o Roberto Carvalho. Agora fazer oposição é um tanto quanto constrangedor não acha?

      Esse mesmo PT que enche o peito pra falar da lei do Piso que propõe uma valorização dos profissionais da educação é o mesmo que se limita a transferir a responsabilidade de sua implementação aos estados. Se é tão preocupado com a educação porque não cria um verdadeiro piso salarial...digno e necessariamente nacional, ou seja, que não diferencie profissionais desse ou daquele estado e assuma a folha de pagamento dos profissionais. Como disse o Ministro Gilmar Mendes em seu voto na ADI 4167: "a lei é extremamente econômica no que se refere a recursos da união; não defini critério claros".

      O PSDB não cumpre a Lei do Piso. Minas não cumpre. E Bahia cumpre? E o Rio Grande do Sul? Ó...Tarso Genro e Jacques Wagner são os governadores. Mas não tem problema eles são do Psol e Pstu respectivamente. Com o PT isso não acontece

      Cabe ao PT nesse momento se preocupar em salvar o pescoço do Dirceu e seus capangas ladrões. O STF nunca foi uma casa independente. Seus ministros são um dos braços de governo. Se ele salvar...normal. O Barbosa acusa aqui e o Lewandowski inocenta ali.

      Petralhas e Psdbprê...tudo safado.

      Excluir
    3. Meu caro Eduardo,
      Viva Leonardo Boff!!
      No meu modo de ver, um dos maiores líderes religiosos do Brasil e do mundo!

      anastasia endeusado aqui neste blog?

      Não procede.

      Araguari

      Excluir
    4. concordo com o Eduardo Anônimo20 de setembro de 2012 14:56 endeusa o grupo de satã!

      Excluir
    5. Comandante deixa de ser inocente o Anônimo20 de setembro de 2012 está do lado de anastasia! Quem somos nós meros mortais para dizer algo contra o grande Leonardo Boff

      Excluir
    6. Leram o final do texto...Petralhas e Psdeprê...não há nenhuma preferência. Mas o pessoal é alienado. Estão achando que o PT é a nossa salvação...kkk...faz me rir...conversa com um professor da Bahia. Ué lá também teve greve de 100 dias. Mas não tem problema. O governador de lá é PSDB né. Me engana que eu gosto.



      Voto nulo é a bandeira que estou levantando!

      Quanto ao Boff... continuem assim nesse discurso de autoridade, carente de personalidade e opinião própria.

      Excluir
    7. Um dos maiores lideres religiosos foi dito aqui? É impressionante como tem professor que ventila uma falácia dessas num estado laico. O que isso contribuiu para a laicidade do estado. Os ateus e agnósticos ficam de fora da grande obra dele.

      O texto dele foi bem claro, objetivo e escrito de forma brilhante. Mas é um posicionamento, bem defendido é verdade, mas não é um mandamento. Quem está endeusando quem? Tenho direito de discordar. O PT só chegou ao poder quando deixou de ser PT!

      Excluir
    8. AO Anônimo20 de setembro de 2012 23:34 TRISTE SEU PENSAMENTO... ESCREVEU.. ESCREVEU E NADA ACRESCENTOU E VIVA LEONARDO BOFF!

      Excluir
  34. Olá
    Alguem poderia me esclarecer o que é preciso fazer para acessar o portal do servidor?
    Há mais de 15 dias tento e não abre. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só consegui após mudar o navegador, estou usando o Mozilla firefox.

      Excluir
    2. O MOZILLA FIREFOX é, de fato, o MELHOR NAVEGADOR.
      Saibam que com ele podemos gravar vídeos do YOUTUBE.

      EDUCAÇÃO : non "eKSiste" no "BraZil" (palavras do Pe. Quevedo). Em "portunhol": "ACÁ SÓ TENEMOS MUTRETAS y MARACUTAIAS".
      LEI DO PISO "virou" LEI DOS PISOTEADOS.
      BraZil ... "deitado eternamente em berço
      eXplêndido" do qual AECIM tem veleidades de ser
      O REI.
      Brincadeira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    3. E vai abrir isso pra que? Acaso é mazoquista? Gosta de sofrer? Ou é da "thurma do chapéu" só dando uma "dica" para os professores visitarem aquela masmorra onde está as idéias dos nossos escravocatas?

      Excluir
  35. Por favor, voces perceberam que Cristovao Buarque disse que Minas geais paga o Piso Salarial Nacinal

    ResponderExcluir
  36. Euler,por favor ,voce leu que cristovao Buarque disse que Minas Gerais paga o Piso Nacional ... Responda-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filha, 'tá todo mundo COMPRADO.
      IN FE LIZ MEN TE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Sobre o MENSALÃO:
      Tem até ministro "lewandoWhisky".
      Enquanto isso ... nas CANTINAS das escolas estaduais ... falta comida, falta água.
      Pobres professores levando suas comidinhas e garrafinhas de casa; e ministro "levandoWhisky.
      PRECISAMOS ACABAR COM ESSES REPTILIANOS.

      Excluir
  37. É por uma dessas que estamos a onde estamos. A alienação é que mata.Tucanalha tem que sumir, ser extinto da face da Terra.

    ResponderExcluir
  38. SINDUTE ESTÁ MORTO.. não apita nada. chegou a hora de tirarmos esses carneirinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai fora!!!Pare de contribuir!!!

      Excluir
    2. 'Tá todo mundo faturando,
      menos
      os professores ... "PRA VARIAR"

      Excluir
  39. O aébrio "sempre" pensa que é estadista? O afilhado tem certeza q. é deus. Nós do interior estamos enojados com esta síndrome de JK. Ô dupla do demo! Sinto náuseas tb qdo vejo o aecim e aquele netinho do toninho malvadeza. Rapazolas sem noção. Só falam bobagens. Ai que preguiça destes pequenos aprendizes de ditadores. Pobre de MG e da Bahia com estes rebentos de coronéis...FORA COM TODOS OS DEMOTUCANALHAS. Jamais votar em lacerda e candidatos apoiados pela irmandade do mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS REPTILIANOS estão à solta!

      Excluir
    2. A dupla do demo também está aqui em Uberlândia para apoiar o Candidado do PSDbosta Luiz Humberto Cordeirinho, deputado estadual, líder do bando na assmbléia de Mianas, que foi um dos 51 traidores da educação, que votaram no projeto que acabou com a carreira dos educadores mineiros. Vamos mostrar pro bando da elite que Traidor não tem vez por aqui... Fora Anastasia, Aécio e Luiz humberto....

      Excluir
  40. Alguma notícia quente sobre o que é nosso por direito ???Ou seja, prêmio por produtividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última informação é que será pago em duas parcelas uma em janeiro outra em fevereiro de 2013. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  41. Que inveja dos eleitores paulistas!
    Nem PT,nem PSDB.Além do candidato que lidera as pesquisas, deixando Serra e Haddad comendo poeira ainda tem a opção de votar em Gabriel Chalita que também é um bom candidato.
    Vê se aprende MG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Globo censura queda de Serra
      Por Leandro Fortes

      Ontem, postei aqui no Facebook uma nota do jornalista Felipe Patury, colunista da revista Época, dando conta que Fernando Haddad, do PT, havia ultrapassado José Serra, do PSDB, na disputa por votos em São Paulo. A aferição havia sido feita via consulta a eleitores por telefone, o chamado “tracking”.


      Pedi, então, que as crianças fossem retiradas da sala, durante o horário eleitoral, porque todos nós sabemos o tamanho da baixaria que pode vir da campanha de Serra, sobretudo numa situação dessas.

      Curiosamente, a Época retirou a informação do ar. Assim, sem quê nem porquê. Simplesmente, censurou a nota de Patury. Quem clicar no link que disponibilizei no Facebook irá para aquele aviso irritante “404 – Página não encontrada”. Não sei se a censura ocorreu para evitar a baixaria, como eu havia imaginado, ou se para evitar que o candidato tucano pedisse a cabeça do jornalista, como é de costume.

      Como as Organizações Globo são as campeões mundiais na defesa da liberdade de imprensa e de expressão, razão pela qual ficam com 30% de toda a verba publicitária do governo federal, sei que deve haver uma explicação plausível para o acontecido.

      Aguardemos, pois.

      Excluir
    2. e votar em qual? se todo resto está ligado ao PSDB deixa satã ganhar, só se nós profesores e militares formos sem vergonha!

      Excluir
    3. eu hein cada um que as vezes afunda aqui mostra claramente ser da turma de anastasia
      Anônimo20 de setembro de 2012 10:34 é outro endeusando o anastasia e seu carneiros, que vai ganhar? um emprego tá na cara! PROFESSORES E MILITARES NÃO VOTE NO GRUPO DE ANASTASIA

      Excluir
  42. Carros amigos, esse é o PROBLEMA, a escola está no meio do caminho, e é lá que está o governo também.

    De uma ponta, alunos e pais, da outra ponta os professores..

    O governo no meio contraponto a educação e aos direitos das pessoas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  43. A net aqui em casa não presta é a CLARO que não está deixando a gente navegar. Está um desgosto só. Peço a todos que estiverem sendo prejudicado pela CLARO para denunciar junto a ANATEL 1331 para que ela seja obrigada a investir se quiser ocupar o mercado que tenhe o que oferta para entregar aos consumidores e não que continue vendendo o que definitivamente não tem. Pagamos 2 ou 3 gigas e não recebemos nem sequer 60 kbps. Obrigada.

    Cristovam Buarque ‏está no twitter, tuitem para ele:

    @Sen_Cristovam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ NADA SABE SOBRE MINAS GERAIS ! AQUI NÃO PAGA O PISO!ANASTASIA TIROU TODAS NOSSAS VANTAGENS E DIREITO,AO INVÉS DE COLOCAR UMA MATERIA SEM LER O QUE ESTÁ OCORRENDO EM MINAS AJA, LUTE POR NÓS, PELA IMPLANTAÇÃO DO PISO!E FAVOR RETIRAR DO SEU TEXTO QUE O ESTADO DE MINAS GERAIS PAGA O PISO, ATÉ NOS PAÍSES DE 1º MUNDO ESTÃO SABENDO E TRAVANDO UMA LUTA POR NÓS E VOCÊS AI DE CIMA SÓ NOS PREJUDICANDO!

      Caroline

      Excluir
    2. Correção: prejudicados/que tenha. Obrigada.

      Excluir
    3. Colegas, tenho internet também da claro, e está péssima, fui ver o que estava acontecendo depois de inúmeras vezes falando com atendente e não resolvendo a situação, me aconselharam trocar o chip, ai não funcionava de jeito nenhum,voltei na loja e o moço me aconselhou trocar o plano disse que o problema era no mondem que troncando o plano eu pegaria um modem novo e resolveria o problema, mas ao contrario continuou péssima e os atendentes me disse que já atinge a cota, e quando troquei o moço da loja me disse que ela era ilimitada ainda certifiquei varias vezes, praticamente não usei ela e quando tento falar com os atendentes eles falam que atinge a cota por isso que ela está lenta, só que não funcionou nem um dia direito depois que troquei o plano então falei que gostaria de cancelar, me disseram que tenho que pagar uma multa do contrato porque troquei ela esses dias, mas estou disposta a pagar porque ficar pagando por uma coisa que não funciona não adianta, e a da click e a Velox me disseram que estão excelentes. Pesso também a Anatel através do seu blog que verifique estas situações na minha cidade tem vários casos.

      Excluir
  44. VAMOS DAR UM BASTA

    Caros colegas professores,

    ao acompanhar a discussões aqui percebe-se que a retórica é a mesma de sempre. Ou seja, "tudo como antes no quartel de Abrantes".

    Infelizmente, este quadro não vai mudar caso esperemos uma mudança através da "INjustiça" brasileira, que é capacho e pau mandado do legislativo. A propósito, é o legislativo quem faz o executivo e o judiciário no Brasil. Tanto é verdade, que em nossa última greve, um desembargadorzinho pau mandado do governador anastasia determinou o final de nossa greve a partir do momento que a decretou como ilegal. A partir disso, só tivemos perdas, perseguições, retaliações, humilhações... Somente conseguiremos mudar este quadro a partir do momento que nos unirmos com classe. Somente com a unidade dos professores é que poderemos contrapor este estado de coisas que nos massacra e do qual os bandidos travestidos de políticos tiram proveito ilícito, imoral e corrupto. Do contrário, continuaremos aqui repetindo as mesmas reclamações, as mesmas retóricas, os mesmos discursos cansativos e enfadonhos. É preciso ousar mais, saber da nossa força, da nossa capacidade de mudar os rumos da educação em Minas Gerais e no Brasil. Devemos nos articularmos para um movimento que arrebanhe pelo menos 20% do professorado de Minas Gerais. Isso levaria ao caos o sistema educacional do estado, e aí sim, seríamos ouvidos. Pelo viés da "INjustiça" já apanhamos demais para sabermos que não conseguiremos nada, senão mais perdas, mas perseguições, mais retaliações...

    Outra proposta que deveríamos levar adiante aqui e em outros foros, é sobre a erradicação do sindinútil, que supostamente nos defende. É hora de fazermos uma campanha de rejeição ao sindicato. Não precisamos destes safados que se calam e não fazem nada, senão viverem na opulência às nossas custas. Estes pilantras, nos bastidores, fazem conchavos sujos com os políticos de diferentes partidos. Basta fazermos uma reflexão, uma retrospectiva dos últimos 10, 20, 30 anos para percebermos que não conseguimos nada, senão somente a perda da carreira.

    Fora sindinútil, fora partidos políticos, fora sistema político brasileiro!

    Atenciosamente,

    Raimundo Santos
    Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com voce Raimundo, vejo que voce foi mal interpretado por algumas pessoas. De fato estamos todos vendo o crescimento do PSDB /DEM em muitas cidades, isso com o apoio maciço de Aócio/Anastasista. Aqui em minha cidade, Montes Claros, o Aócio estará aqui (21/09) para declarar seu apoio ao candidato Jairo. O que todos nós, que somos contrarios a esse candidato estamos fazendo é, através de facebook e conversas, mostrar o quanto de terrivel vem a ser esse partido para nossa cidade, também levando-se em conta de que a esposa dele foi um dos 51 cordeiros que apoia esse governador. O apoio ao Paulo Guedes vem crescendo e esperamos que ele vença.

      Excluir
  45. é Raimundo você com esse discurso vai eleger o PSDB EM 1º TURNO!TALVEZ VOCÊ CONSIGA UM EMPREGO MELHOR NA PREFEITURA!
    CONTINUE COM SEU PENSAMENTO , PORÉM SOMENTE PARA VOCÊ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Raimundo está certo.A greve do ano passado,durou 112 dias,principalmente,graças a este Blogueiro, que sempre nos deixava informados,ficando até altas horas sem dormir,cumprindo o papel que deveria ser do Sindute.Quanto aos partidos políticos,é fato,que tanto Pt quanto o Psdb,têm feito estragos junto aos educadores.A Presidenta,tem se mantido calada,pouco se importando com o piso salarial que teríamos direito.Quanto a nós professores,será,que realmente temos feito nossa parte?Tenho visto colegas acusarem os efetivados pela lei 100 de terem votado no Anastasia.Será que o número de efetivados é tão grande para eleger um governador, com uma frente tão grande,como teve o Anastasia?Durante as últimas greves,tenho visto Designados e Efetivados participar de forma expressiva nos movimentos,enquanto colegas efetivos,ficam trabalhando.Por que será que quase não se fala mais em paralisações?Quem de nós acredita, que o sindicato tem capacidade de mobilização?Precisamos acabar com acusações mesquinhas,procurar uma tábua de salvação,pois nossa carreira foi para o "brejo"a muito tempo.Temos que nos unir,resgatando o nosso sentimento de classe,ou então,assumir o CABRESTO QUE NOS CABE,como alguém já escreveu neste BLOG.Edilson,Virgolândia.

      Excluir
    2. Tem meu apoio Carla , aqui é debate, agora não votar em ninguém é burrice é colocar todo grupo de anastasia de novo no poder! Quanto ao sindinútil já desfilei, pena que ninguém tem coragem de candidatar!
      Estamos orfãos!
      saudações
      Humberto

      Excluir
    3. Bem, não estou aqui a defender o Prof. Raimundo, mas ... venhamos e convenhamos:
      Esse PT é outra BOSTA.
      E o PSDB ... OUTRA MERDA.
      Esses intelectualóides ...
      Meu Deus!
      Vejam o MENSALÃO: há REPTILIANOS do PT e do PSDB em toda a trama.
      VAMOS ACORDAR, colegas!
      NOSSO SOFRIMENTO JÁ PASSOU DO LIMITE!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    4. NA DITADURA ERA MUITO RUIM. E como!
      NA "democradura" acabamos de APODRECER.
      BraZil, Bento Carneiro, vampiro brasileiro,
      "badaladas DESPOIS da meia-noite" (Aecim, Zé Dirceu, Valério, Delúbio, Eduardo Azarado ...
      Quem quiser complete a lista.

      Excluir
    5. Carla,

      com o que mesmo você não concorda quanto ao que escrevi? Onde é que você consegui interpretar que meu discurso apóia o PSDB?

      Leia novamente o que eu escrevi e sempre escrevo aqui e perceberá que sou totalmente anti partidário, ou seja, não defendo nenhum partido político. Muito pelo contrário, combato todos eles. Para mim, todos eles são farinha do mesmo saco sujo.

      Tente ser mais reflexiva nos seus comentários e não pegue o bonde andando...

      Atenciosamente,

      Raimundo Santos

      Excluir
    6. RAIMUNDO SANTOS É MUITO ALIENADO, ACORDA MEU SENHOR...REVEJA O QUE ESCREVEU...ESTOU COM A CARLA , LEIA MAIS RAIMUNDO, PENSANTES TORNAM_SE OS GRANDES CABEÇAS, INFELIZMRNTE VOCÊ TEM POUCO TEMPO DE ESTADO, FAÇA UM CONCURSO PARA OUTRA AREA,SUAS IDÉIAS SÃO ULTRAPASSADAS,
      UM GRANDE ABRAÇO
      E REFLITA RAIMUNDO!
















      Excluir
    7. Saudações Raimundo Santos, comungo do mesmo pensamento que você. Existem muitos questionamentos que devemos como seres pensantes fazer em relação a nossa sociedade brasileira. Por que será que não se consegue viabilizar no país as tais reformas eleitoral, tributária, política e agrária, com total transparência e participação da sociedade? No Brasil certas indagações ficam no ar e não são respondidas e vamos permanecendo numa sociedade com ranços ditatoriais, demagógicos e fortemente fisiológica, tanto que podemos enxergar em nosso redor a forte relação do toma lá e dá cá, imperando e entrando no imaginário de muitas pessoas, e o que é pior fazendo-as crer que é esse o caminho a ser trilhado, levando-as para o matadouro tal qual o gado.

      ETA FAZENDA, E VAMOS REFAZENDO A FAZENDA NAS CIDADES! AS OLIGARQUIAS BRASILEIRAS AGRADECEM.



      Excluir
  46. Concordo com você Raimundo.Penso da mesma forma.Chega de ficar esperando alguma mudança sem nada fazermos.Precisamos fazer uma coisa mais radical.Gosto de suas postagens e acho muito certo o que você pensa.Estou com você.

    ResponderExcluir
  47. PETRALHAS e PSDPRÊ,

    VAMPIROS BRASILEIROS e seus "bentos carneiros" ...
    "baladas DESPOIS da meia-noite". Eh...
    Educação só existe no PAPEL.

    ResponderExcluir
  48. Alguma notícia sobre a Esmola Produtividade e sobre as férias Prêmio?

    ResponderExcluir

  49. Palavras de revolta de um jovem Piranguense.

    É assim que ELES fazem política:

    http://www.youtube.com/watch?v=RnMP3kjZOfw&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  50. Olá, pessoal da luta! (Parte 1)

    Bom dia!

    Aproveito rapidamente este lapso de tempo disponível para, mais uma vez, externar meu posicionamento político, pois não dá para desenhar no blog o que eu penso - e algumas poucas pessoas estão com dificuldades de interpretar o que eu tenho escrito.

    Então vamos lá:

    1) sou contra qualquer candidatura que receba o apoio do trio faraó-afilhado-51 deputados que destruíram nossa carreira.

    2) na cidade onde eu moro e voto, os três candidatos a prefeito estão, direta ou indiretamente, ligados ao projeto do governo de Minas. Logo, não receberão meu voto.

    3) se morasse e votasse em cidades como BH ou Contagem, certamente votaria, respectivamente, em Patrus ou Durval Angelo. Menos por serem do PT, mas pelo histórico de ligação com os movimentos sociais, a defesa dos direitos humanos, dos oprimidos e, no caso do Durval, ainda, por ter defendido os interesses dos educadores na assembleia legislativa.

    4) não sou partidário da tese de que está tudo errado, tudo comprometido, logo, não se deve votar em ninguém nunca. Não concordo com este sistema social que nos legaram, mas a realidade nos impõe fazer escolhas que podem representar avanços ou retrocessos nas lutas sociais. Por isso, não trato como sendo todos "farinha do mesmo saco sujo", como tem dito o colega Raimundo. Respeito a opinião dele, mas não concordo. Há governantes que sabem dialogar com os trabalhadores; há aqueles que colocam a tropa de choque para reprimir os movimentos sociais. Isso para mim não é tudo a mesma coisa.

    5) por mais que em alguns locais o PT no governo tenha nos decepcionado - no Rio Grande do Sul e na Bahia, por exemplo, e até mesmo no governo federal - isso não significa que todos os governantes deste partido tenham a mesma postura.

    6) o PT é depositário de uma história de lutas sociais, e alguns dos seus militantes ainda preservam este compromisso histórico com as lutas dos de baixo. Claro que o PT, como um todo, tornou-se muito igual aos demais partidos das elites. Aliou-se com o fisiologismo, cedeu demais aos interesses dos de cima, envolveu-se - muitos dos seus caciques - com práticas lesivas à coisa pública. O PT não enfrentou o monopólio da mídia, dominada pelos tucanos, e hoje paga um alto preço por isso; não enfrentou outros problemas estruturais, como a reforma agrária. Mas teve a coragem de criar alguns programas sociais, como o Bolsa Família, que tem sido importante para uma parcela expressiva dos de baixo - ainda que muito aquém do necessário. A própria situação hoje de BH é resultado e responsabilidade direta da política oportunista de setores do PT. Não é exagero dizer que se não mudar a sua rota, o PT caminha para se tornar mais um PSDB, inclusive nos métodos de repressão aos movimentos sociais e na política neoliberal serviçal dos de cima.

    Continua...

    ResponderExcluir
  51. continua... (Parte 2)

    7) apesar de tudo isso, não concordo nem com o meu amigo e grande combatente da nossa categoria, Rômulo, de que não devemos votar em ninguém. Em alguns casos acho que tem que ser assim mesmo. Vespá é um péssimo exemplo: não há uma alternativa ligada aos movimentos sociais, e as candidaturas são apoiadas ou pedem apoio do governo de Minas. Mas em algumas outras cidades a realidade é diferente.

    8) concordo com o Rômulo, com o Raimundo, entre outros, que as eleições burguesas não resolverão nossos dilemas, e que é preciso mudar todo o sistema. Apenas considero que esta mudança vai demorar um pouco e não podemos reduzir os problemas atuais e dizer que é tudo a mesma coisa. Não é. As pessoas são diferentes, mesmo no interior de cada partido.

    9) por último, já falando especificamente para os educadores de Minas, considero que a nossa vitória acontecerá quando e se formos capazes de nos unir e organizar a nossa luta contra os de cima. Confiando mais na auto-organização pela base, pressionando o governo e o sindicato a respeitarem os direitos dos trabalhadores da Educação, e nos preparando para grandes lutas.

    Um abraço especial aos combativos colegas que conheci e convivi durante as nossas heróicas greves - e antes e depois delas também. Não vou citar nominalmente, porque são dezenas, e seguramente cometeria o equívoco de não mencionar várias pessoas. Mas vou citar seis nomes que se tornaram uma grande referência para o nosso movimento: Marly Gribel, Ivete, João Martinho, Rômulo, André Buzina e Joaquim de Sete Lagoas. Eles estão entre as principais lideranças do nosso movimento hoje, que podem não ter força para disputar com a máquina sindical, mas que deveriam estar à frente da nossa luta.

    Um forte abraço a todos e força na luta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Euler,
      Que argumento fantástico!
      Com respeito(como sempre) e
      coerente.
      Posso assegurar-lhe que,pelos anos que participei dos movimentos sociais,os poucos
      representantes de partidos políticos que sempre estiveram e ainda estão presentes ao
      lado dos"de baixo",sempre foram e são os do
      PT.Argumento por experiência e não por querer
      fazer alguma blindagem a este partido.

      Excluir
  52. PSDB,PT,LULA DILMA são farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha alienadooo... para de postar isso o tempo todo neste blog!

      Excluir
  53. Comandante em chefe Euler, com certeza não temos força para disputar com a máquina sindical, mas temos força para disputar espaços nas redes sociais, como já temos feito, sem pretensões pessoais- estamos lutando pela sobrevivência da escola pública,de qualidade e tratamento adequado e salário digno para todos os segmentos da educação. Exagera(rs) ao me colocar nos quadros da disputa- escrevo livremente como forma de expressar minha indignação e cobrar daqueles que nos representam no sindicato e também no governo mais ação e menos descompromisso político com a categoria ( pois é assim que se apresenta no momento). Gostei muito da forma como tratou o assunto e como se posicionou: com respeito, com firmeza e com argumentos.
    Como percebo o mundo tanto pela razão como pela emoção - digo com sinceridade - foi justo e puro para com todos e merecia dirigir o sindicato. fraternalmente! Marly Gribel

    ResponderExcluir
  54. RESPOSTA AO PROFESSOR LUCIANO

    "...RAIMUNDO SANTOS É MUITO ALIENADO, ACORDA MEU SENHOR...REVEJA O QUE ESCREVEU...ESTOU COM A CARLA , LEIA MAIS RAIMUNDO, PENSANTES TORNAM_SE OS GRANDES CABEÇAS, INFELIZMRNTE VOCÊ TEM POUCO TEMPO DE ESTADO, FAÇA UM CONCURSO PARA OUTRA AREA,SUAS IDÉIAS SÃO ULTRAPASSADAS,
    UM GRANDE ABRAÇO
    E REFLITA RAIMUNDO!..."


    Caro colega professor (será que você é professor mesmo?),

    uma vez que me acusa de alienado, também desafio a você a ser mais transparente e objetivo e escrever aqui com o que mesmo você não concordou com o que escrevi. Será que você consegue??? Duvido...

    Observe que você, sem me conhecer, sugere que eu leia mais, como se você acompanhasse minha trajetória acadêmica e literária, como se me conhecesse. Que coisa feia, caro professor (será que você é professor mesmo?)

    Agora voltemos às suas acusações e tente escrever aqui com o que mesmo você não concorda quanto ao que escrevi acima. Seja mais objetivo e mais claro nas suas falácias e acusações vazias...

    Outra coisa caro professor (será que você é professor mesmo?), para seu conhecimento, sou professor graduado e pós graduado em faculdade de qualidade (UFMG), e isso por vocação, por amor ao que faço e, portanto, não penso em mudar de profissão, pois sou professor de fato...Quanto a você, talvez já esteja cansado demais, velho demais nesta função para a qual não tem vocação e, portanto, talvez sim, você deveria sair dela, pois na verdade nunca deve ter entrado, não é mesmo?

    Entretanto, uma vez que você partiu para as falácias e pré-julgamentos, também me coloco no direito de fazer os meus: será que você não concordou que eu coloque no mesmo saco sujo todos os políticos de todos os partidos??? Será que você é um alienado petista? Se for isso, agora entendo suas acusações.

    Será que você é professor mesmo?


    Raimundo Santos
    Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo de você, Marly, as redes sociais só bombam na net nas mãos da SEE, com Renata, Gazola e etc (inclusive o SindINUTIL) eles também investem nesse recurso. Você já leu o Diário de Classe? Isso também funciona, porque a autora é uma estudante de 13 anos. Quanto a não ter força para disputar com a máquina sindical, também não faz sentido, há candidatos apoiados pela situação em toda MG com apoio de Aécio e Anastasia, se os outros candidatos olhassem a coisa por esse prisma, não teríamos em quem votar porque eles não se candidatariam, se fosse esse o raciocínio, mas estão no páreo, e se perderem, pelo menos tentaram, o que é muito melhor que a inércia ou deixar votantes sem opção. A luz no fim do túnel sempre vem dos que parecem não ter chance e as minorias de qualquer jeito, serão ouvidas, ou você acha que não preocupa o pessoal da situação, as estatísticas? Mesmo continuando no poder, preocupa a todos saber que tem gente contra, isso é indício de que ainda há um pouco de inteligência dos eleitores, porque é sabido que a unanimidade é burrice. E é essa inteligência, é essa minoria que incomoda quem não larga as tetas do poder, seja em qualquer instância.

      Excluir
    2. Marly, que tal pedir apoio ao Frei Gilvander Moreira e outros apoiadores nossos do NDG? Pensem em todos os que foram ativos na greve e nos debates e convide- os a compor a chapa MUDAR PARA VENCER ou abra uma listagem para que os interessados possam se candidatarem com vocês e vão a luta. Vão se acovardar agora? O tempo urge mudanças. Vão em frente: cadê Gleifferson Grow, Romulo, Gracieusa, Euler, você e tantos outros de todos os "grotões de Minas"? Estão com medo, é?

      Excluir
  55. QUANTO A JORNADA DE 1/3, NÃO SEI POR VOCÊS, MAS PARA MIM, NÃO VAI MUDAR NADA....

    FICAR NA SALA DANDO AULAS OU CUMPRINDO HORÁRIO NA ESCOLA DÁ NO MESMO, AFINAL, A INTENSÃO ERA DIMINUIR A CARGA DO PROFESSOR, MAS CONTINUARÁ DO MESMO JEITO.


    ESSE GOVERNO QUER MESMO É NOS FERRAR.

    ResponderExcluir
  56. Caro colega Euler,

    também respeito sua opinião e pensamento político ao não colocar todos os políticos como "farinha do mesmo saco sujo".

    Entretanto, quando coloco no mesmo saco sujo todos os políticos, faço isso não porque realmente ache que todos eles sejam iguais. A questão é que mesmo existindo políticos confiáveis, que tenham uma história de participação nas lutas e defesa social e direitos humanos, etc e tal, hoje, nos moldes políticos em vigor no Brasil, pouco se conseguirá ainda que se tenham alguns políticos que não se enquadram como "farinha do mesmo saco".

    O que tenho defendido há muito tempo aqui, assim como em todos os foros que participo, é uma reforma política e eleitoral no sistema político brasileiro. E isso nem o PT, nem o PSDB e nenhum outro partido político manifestou interesse de resolver. Observe que o PT, conforme você mesmo escreveu, tem um histórico de lutas sociais no Brasil, entretanto, durante o governo petista nenhum de seus representantes fez qualquer coisa para que tivéssemos uma reforma política e eleitoral no Brasil. Muito pelo contrário, muitas vezes eles obstruíram qualquer aceno em direção a qualquer mudança na política brasileira da qual todos os partidos políticos e a elite brasileira tiram proveito ilícito, imoral e corrupto.

    Também costumo lembrar aos colegas professores aqui que a questão hoje no Brasil não é mais partidária. Observem que no Rio Grande do Sul, por exemplo, o governo petista massacra ainda mais os professores daquele estado comparado ao que faz aqui o seu anastasia do PSDB. Portanto, não se trata mais de diferenças partidárias.

    O que sempre tento escrever aqui é que nós, professores, deveríamos ser mais unidos como uma categoria forte e que sabe da sua capacidade de mudar sua história. Somente através da unidade é que conseguiremos reverter este quadro que já perdura décadas culminando na perda de nossa carreira. Penso que deveríamos debater mais neste sentido, ou seja, de fortalecer a classe, mostrar aos colegas professores que unidos poderemos dobrar os poderes instituídos deste país sem que tenhamos que nos atrelarmos a qualquer partido político.

    Atenciosamente,

    Raimundo Santos
    Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idéias sem noção! Quer fazer algo concreto Raiimundo , candidate a eleição no Sindinútil... dispute a chapa meu caro, quer MUDANÇA a hora é agora, outro detalhe ser pós etc de nada vale nesse Estado chamado Minas gerais tenho mestrado , de que adianta? Suas idéias são realmente ultrapassadas!
      Sou professor sim , quem é o senhor para julgar!
      Você tem 10 anos de estado eu tenho muito mais!Você está no recomeço...um grande abraço
      outro detalhe reafirmo tudo que disse
      acima!

      Excluir


    2. “...idéias sem noção! Quer fazer algo concreto Raiimundo , candidate a eleição no Sindinútil... dispute a chapa meu caro, quer MUDANÇA a hora é agora, outro detalhe ser pós etc de nada vale nesse Estado chamado Minas gerais tenho mestrado , de que adianta? Suas idéias são realmente ultrapassadas!
      Sou professor sim , quem é o senhor para julgar!
      Você tem 10 anos de estado eu tenho muito mais!Você está no recomeço...um grande abraço
      outro detalhe reafirmo tudo que disse
      acima!...”
      Caro professor Luciano,

      Uma vez que você saiu pela tangente e não explicou porque me agrediu e não soube contra-argumentar o que eu escrevi, deixe-me responder mais uma vez ao que você escreveu:
      não estou interessado em cargos políticos, quer sejam eles cargos públicos oficiais ou sindicais, etc, enquanto persistir este sistema político e eleitoral vigente. Sou professor! De fato, nos atuais moldes de nosso corrupto sistema político, não tenho o menor interesse de me ingressar neste antro de corruptos. E falo isso sem hipocrisias, pois mesmo que me garantissem que seria eleito para um cargo político, tal proposta não me interessaria. Sou combativo declarado de nosso sistema político, e por isso não tenho “rabo preso” com nenhuma denominação partidária, quer seja PSDB, PT, ou sei lá o que. Portanto, combato todos eles de uma só vez, sem poupar ninguém, pois todos eles são farinha do mesmo saco sujo. O saco sujo aqui é o nosso sistema político e eleitoral que precisa urgentemente de uma reforma. Entretanto, nenhuma das sanguessugas multipartidárias jamais acenou para qualquer proposta de se reformar o nosso sistema político. Muito pelo contrário, tentam de todas as formas obstruir qualquer mudança no “status quo” vigente em nosso país. Lembra do Projeto Ficha Limpa, medida popular iniciada pela Igreja Católica na tentativa de moralizar o sistema político brasileiro? Pois é, até hoje este projeto se encontra fragmentado e desprezado pelos nossos poderes instituídos, que tentam desesperadamente, minimizar os efeitos do Projeto Ficha Limpa, e com isso, ainda vemos com fartura a presença de criminosos e bandidos no poder.
      Repito novamente: sempre tenho escrito aqui em favor da classe, tentando mostrar aos colegas professores, que após décadas de uma democracia mentirosa, frágil e corrupta, nós professores, não podemos mais confiar nos poderes instituídos que aí estão e, por isso, devemos nos organizar como uma categoria forte, unida e coesa. Temos provas de que o problema da educação brasileira não é de caráter partidário. Tanto aqui em Minas Gerais, governada pelo partido do PSDB, quanto no Rio Grande do Sul, governado pelo partido do PT, os professores destes estados são massacrados, retaliados e humilhados. Portanto, o problema não é mais partidário, mas sim estrutural. E uma vez que os políticos conchavados não propõem nenhuma mudança no sistema político, cabe-nos, como professores formadores de opinião, nos organizarmos para assim enfrentarmos todos eles em nossos movimentos reivindicatórios e grevistas.

      Sinto muito informá-lo, mas não existe outra forma de dobrarmos estes poderes instituídos, este estado de coisas vigente no Brasil.

      Atenciosamente,

      Raimundo Santos
      Belo Horizonte - MG

      Excluir

  57. Palavras de revolta de um jovem Piranguense.

    É assim que ELES fazem política:

    http://www.youtube.com/watch?v=RnMP3kjZOfw&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  58. Carta ao Senador Cristovam Buarque
    Minas não paga o PISO.
    Estimado Senador!!!
    Como educador acompanho o seu trabalho de longa data.
    Categoricamente posso lhe afirmar que aqui em Minas Gerais não recebemos o Piso.
    O que o "governador anastasia" fez foi colocar-nos num modelo remuneratório, subsídio, que simplesmente destruiu nossa carreira.
    Como bom democrata e republicano ele até nos ofereceu, a princípio, a opção de escolha entre a nossa CARREIRA, com vantagens inerentes à profissão, e o novo modelo. Quando percebeu que a grande maioria dos educadores optou pela CARREIRA, ele simplesmente, com a conivência de 51 deputados serviçais, acabou com a mesma.
    Ajude-nos a denunciar esta farsa, esta falta de compostura deste governante que mente de forma descarada, pois a imprensa por aqui é controlada pelo "modus operandi" de Andréa Neves. (jornalista que fala a verdade está fora)
    Gostaria que, se ainda não sabe desta história, procurasse saber mais sobre o que de fato acontece em Minas Gerais. Certamente não estamos sozinhos neste barco. Muitos governadores devem ter usado deste mesmo expediente como forma de manipulação. Não caia nesta. É tudo mentira.
    Concordo com a Federalização da Educação Básica. Se eles (governadores) não investem adequadamente na educação pública, embora não conseguem provar que precisam de mais recursos para implementar o Piso, que entreguem para o Governo Federal. Será que eles ficariam sem aquele montão de recursos do FUNDEB?
    Lute por nós e peça a esses governadores para provarem que pagam o Piso na CARREIRA.
    Um abraço.
    Claucir Araújo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também escrevi para o senador,mas por causa do período eleitoral não pode me responder, de acordo com o meu questionamento.
      Quem sabe depois que passar a eleição?

      Excluir
    2. CRISTOVAM BUARQUE: "Por que temos greve todo ano? Algo está errado" (do site O EDUCACIONISTA)

      "Cristovam afirmou entender as dificuldades orçamentárias do governo, mas lembrou que recentemente o Poder Executivo concedeu mais de R$ 20 bilhões em incentivos fiscais às montadoras de automóveis(...)Para que o Brasil se torne um país desenvolvido, concordou a coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Profissional e Tecnológica, Elane Mafra, será necessário "valorizar o profissional da educação". Ela emocionou-se ao dizer que tinha orgulho de ser proveniente da educação pública (...) Por que temos greve todo ano? Esta é uma pergunta chave. Algo está errado. Vamos ver o que precisamos fazer para que não sejam necessárias greves daqui para frente – disse o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), após pedir uma negociação "permanente" entre o governo e os profissionais."

      http://www.educacionista.org.br/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=13945&Itemid=27

      Excluir
    3. São Cristóvam Buarque - O padroeiro dos professores no Senado:

      http://www.cristovam.org.br/portal3/index.php

      No site tem o "fale com o senador"

      Excluir
  59. Bom pessoal,
    já que a questão não é partidária...
    Por favor,não votem na "pessoa"Márcio
    Lacerda.Ele nunca esteve ao lado dos
    "de baixo".Lembrem-se de quem ele re-
    presenta,quais os interesses defende
    e sendo assim,comparem a"pessoa" Patrus,
    a biografia do mesmo...
    E por falar em políticos de R.S.(Tarso Genro)
    tem um outro de lá,Paulo Paim,que é um incansável
    batalhador pelas causas dos trabalhadores.
    Reafirmo-lhes:nunca nos meus anos de movimentos
    sociais encontrei políticos que estivessem junto
    aos menos favorecidos,a não ser do referido partido
    e dos egressos deste,alguns do PSOL.
    Desculpem-me mas,tudo isso para lhes dizer:Não votem
    em candidato apoiado pelo anastasia.Por nós.
    Abraços,respeitados colegas.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se pautem nas "reporcagens" da veja, no horroroso jornal da globo e de outros, para definir o seu voto contra os q. são apoiados pelo aecim e anast "azia". Esta mídia nojenta consegue enganar o povo. Sinceramente tirando os "psbestas",os DEMO"níacos" e o partido do PIG ( q. se gaba de por e tirar presidente) ninguém mais acredita nas bobagens desta revistinha. Estão entregando gratuitamente exemplares desta coisa no meu prédio. Jogo as minhas no lixo. PER PIACERE: NÃO VOTEM EM LACERDA. Não vamos dar mais bala para esta tchurma nos alvejar. DIA 07/10 É O DIA "D" PARA NÓS. Fora psd...b..tinhas.

      Excluir
    2. Professor que se respeita não votará em nenhum candidato ligado a Anastasia e Aécio.Eles são contra a educação.
      Vamos fazer a diferença.O professorado é uma classe muito grande .Vamos mudar esta história acontecida a pouco que só nos fez sofrer.

      Excluir
  60. nossa classe está empobrecida. eu nunca pensei que fosse tão duro ser pai de família sendo professor.
    governador anastasia, pague-nos o piso que está na lei.

    ResponderExcluir
  61. Esmola produtividade é muito original! Parabéns a quem escreveu.... realmente, é lastimável, pois, se não fosse, seríamos melhor remunerados.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também gosteiiii... vamos adotar a expressão 'esmola produtividade' e é esmola mesmo, porque temos que pedir igual indigente!!

      UMA ESMOLINHA POR AMOR DE DEUS UMA ESMOLINHA POR PIEDADEEEE KKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. http://www.youtube.com/watch?v=s7oBMZ2J6sU

      me lembrou essa música do Skank !!

      Excluir
    3. Esmola Skank

      Uma esmola pelo amor de Deus
      Uma esmola, meu, por caridade
      Uma esmola pro ceguinho, pro menino
      Em toda esquina, tem gente só pedindo

      Uma esmola pro desempregado
      Uma esmolinha pro preto pobre doente
      Uma esmola pro que resta do Brasil
      Pro mendigo, pro indigente

      Ele que pede, eu que dou, ele só pede
      O ano é mil, novecentos e noventa e tal
      Eu tô cansado de dar esmola
      Qualquer lugar que eu passe é isso agora

      Uma esmola pelo amor de Deus
      Uma esmola, meu, por caridade
      Uma esmola pro ceguinho, pro menino
      Em toda esquina, tem gente só pedindo

      Uma esmola pro desempregado
      Uma esmolinha pro preto pobre doente
      Uma esmola pro que resta do Brasil
      Pro mendigo, pro indigente

      Eu tô cansado, meu bem, de dar esmola
      Essa quota miserável da avareza
      Se o país não for pra cada um
      Pode estar certo
      Não vai ser pra nenhum

      Não vai não, não vai não, não vai não, não vai não
      Não vai não, não vai não, não vai não
      No hospital, no restaurante,
      No sinal, no Morumbi
      No Mário Filho, no Mineirão

      Menino me vê, começa logo a pedir
      Me dá, me dá, me dá um dinheiro aí
      Mas menino me vê, começa logo a pedir
      Me dá, me dá, me dá um dinheiro aí

      Uma esmola pelo amor de Deus
      Uma esmola, meu, por caridade
      Uma esmola pro ceguinho, pro menino
      Em toda esquina, tem gente só pedindo.


      http://www.vagalume.com.br/skank/esmola.html#ixzz27FM5Bh00

      Excluir
  62. "Não adiantaria mudar pessoas: o sistema vigente não presta. Qualquer santo se corromperia ali (...) Ninguém é bom, puro ou honesto e forte o suficiente para não ser corrompido pela estrutura eleitoral, política, partidária, legislativa, judiciária e administrativa do Brasil: o tal sistema que chamam de democracia(...)Pense nisso ao ir às urnas, não se engane escolhendo nominhos e achando que isso vai fazer alguma diferença. Na prática, o voto da minoria serve só para referendar a opressão da patuleia pelos premiados pela loteria eleitoral (...) As pessoas estão convencidas que escolhendo melhor podem corrigir o sistema, mas apenas podem mudar uns erros por outros, umas pessoas erradas por outras que errarão. As pessoas estão persistindo no erro, persistindo no engodo de achar que eleições mudam alguma coisa. Só mudam a lista de réus, quanto mais espertos forem eles, menos puníveis (...) Não existem escolhas quando o sistema não presta. Qualquer pessoa não presta, se esse sistema é corrupto(...)Outros dizem que quem não vota não pode reclamar depois. Não vou reclamar "depois" - estou reclamando AGORA - pois sei o resultado. Nenhuma das opções nas urnas, em nenhuma cidade, vai mudar o resultado (...)O defeito não está nas pessoas (apenas) o defeito é o SISTEMA." Públio Athayde - Professor, formado em Ciência Política pela UFMG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o sistema é corrupto...
      E por isso mesmo,dependendo
      de quem referendarmos com
      o voto...
      Por favor:não votem em candidatos
      apoiados pelo mais cruel corrupto
      das Gerais:Não ao lacerda!!!
      POR NÓS,DANDARA E OUTROS!!!
      Abraços,respeitados colegas.

      Excluir
    2. "Sim, o sistema é corrupto...
      E por isso mesmo,dependendo
      de quem referendarmos com
      o voto..."

      então tudo bem, gentem, escolhamos os nominhos e cliquemos FIM

      Excluir
  63. Eu não entendo esses tratamentos "comandante" pra cá, "comandante" pra lá. Comandante de quê? Comandante que defende a necessidade de mudar os cargos públicos para prefeito, vereador, e ao mesmo tempo... "Comandante em chefe Euler, com certeza não temos força para disputar com a máquina sindical" Ora, se todos os candidatos pensassem assim, ninguém disputaria a "loteria eleitoral" !! Então o comando aqui está alienado a pichar o Sind-UTE, e nada mais. "Comandantes" que não se candidatam, também merecem a mesma descredibilidade de quem defende o direito de anular o voto. Vocês vivem combatendo o Raimundo, sob o argumento que não votar seria a perpetuação do domínio do PSDB. Mas, a Marli, o Euler & Cia. Ltda, NDG e o escambal a mais, não se candidatando a direção sindical também estão contribuindo para a perpetuação de Hilário e sua afilhada. E se este comentário não for postado, também não acredito mais na tal "democracia" tão apregoada aqui no blog, okay, Euler?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Anônimo Escambal, e você o que está fazendo ou o que tem feito para mudar este estado de coisas? Escambal, essa minha pergunta se dá porque nessa terra brasílis todo mundo gosta de cobrar de todo mundo, mas caladinho ninguém começa a fazer, preferimos sempre colocar nos ombros de alguém, mas nunca oferecer o nosso!

      Observação: Como você não é o Euler, nem a Marly, nem & Cia Ltda, nem NDG, só lhe sobrou ser O ESCAMBAL!

      Excluir
    2. Continuação:
      "escambal"[sic] Etimologia
      orig.obsc.; talvez relacionado com a raiz de cambada, com alt. de sufixo para -al 'grande quantidade' e depois grafado com -u, seguindo a pronúncia do -l final, predominante no Brasil, *os cambal > *o scambal > o escambau, ou ainda da raiz de 1cambo/1camba, por processo semelhante; levantou-se ainda a possibilidade de o voc. originar-se de *os cambau > *'s cambau > *scambau > escambau, hipótese que se poderia admitir do ponto de vista da fonética sintática, mas que seria de difícil sustentação do ponto de vista semântico

      Excluir
    3. Taí...seu comentário foi postado!
      Faltou o companheiro (a) assiná-lo para darmos início a um debate fraterno.
      É internet? É.
      É um blog? Também.
      Mas não quer dizer que não é sério e que não pode auxiliar no debate de propostas.
      Para mim a luta é muito séria e para você também deve ser.
      Tão séria ao ponto de eu colocar a minha vida a disposição dela. Nós enfrentamos o leão é diante do dente dele.
      Nesses ultimos anos perdemos grandes lutadores revolucionários. O professor Renato, que tive a honra de militar junto, foi executado com 05 tiros na nuca pela Polícia Militar em Rondônia.

      Quem disse que não iremos tentar lançar uma chapa de oposição nas próximas eleições do SINDUTE? Isso ainda não foi pauta de discussão entre nós. A professora Marly emitiu a sua opinião acerca da conjuntura atual. Pelo que entendi, ela não fechou posição de nada. Se preciso for irei até Montes Claros para conversarmos.

      É desejo de parte da categoria que alguns companheiros se lançem para tal tarefa? Se for, vamos nos esforçar para tal.

      E se não for possivel, depois de demasiado esforço de quem quiser se esforçar, vamos explicar os motivos.

      Só um pequeno pedido: não reproduza a confusão de que se somos contra participar das eleições burguesas (no caso eu que sou contra) é contraditório participar de outros tipos de eleições (como sindicatos, grêmios, associações de bairro).

      A diferença, carissimo (a) anônimo(a), é que as nossas avaliações (nem sempre homogêneas) trancendem o pensamento corriqueiro que dissocia as coisas do geral e só pensa no imediato.

      Somos mais parecidos com Dom Quixote do que com Sancho Pança!

      Rômulo

      Excluir
    4. DIREITO A JUSTIFICATIVA:

      "Em Minas, por exemplo, o governo 'anunica' nos sites oficiais e propaganda paga que o estado tem o melhor ensino do país."

      Caros(as), Anônimo 22 de setembro de 2012 10:33
      & Anônimo 22 de setembro de 2012 10:38, o trecho acima foi redigido pelo Euler, ele quis escrever "anuncia" e por um erro de digitação escreveu "anunica". Comigo se deu o mesmo, ao invés de "escambau" saiu "escambal"
      kkkkk

      Excluir
    5. Não vou aqui defender o “gaba” ou “gabam”, o “escambal” ou “escambau”, mas no post “Independência... pois, sim!”, Monstro Adamus fez a seguinte observação:

      “Anônimo 7 de setembro de 2012 20:48 - Ao PROF. EULER, com todo o respeito ao grande mestre e defensor de nossa classe:
      Quiçá por um lapso, você flexionou o advérbio no plural: "longes"( ..."penso que estamos muito longes de independência e de liberdade"). Os advérbios são considerados palavras invariáveis, por não apresentarem flexão de gênero e número (ocasionalmente, podemos flexioná-los em grau: pertíssimo, longíssimo). Observemos no exemplo com o advérbio PERTO (antônimo de LONGE): "... penso que estamos muito pertoS de ... (causa-nos espécie, não é mesmo?!)
      Espero tenha sido didático ao elucidar o seu lapso.

      As pessoas erram, talvez por desatenção ao digitar uma palavra, por desconhecimento mesmo, mas o importante é a essência, deu-se o recado, todo mundo compreendeu, daí a ridicularizar e humilhar, vai uma distância bem grande. O Monstro Adamus se dirigiu ao companheiro Euler com todo o respeito.

      Até a nossa presidente errou, ao pedir para ser chamada presidenta, e tomara que presidenta seja aceito na Língua Portuguesa pra poder honrar a Dilma pt saudações!!

      P.S.: E desculpem se errei alguma coisa aqui, e sintam-se livres para corrigir. Ninguém está pronto, estamos sempre aprendendo. Abraços.

      Excluir

    6. A oxítona "escambáu" é uma corruptela do inglês "whisk and bowl" cuja pronúncia será, justamente, "uísquenbál", de onde teremos o tal (Arráh!) "escambáu". Provavelmente, foi dita pela primeira vez por alguém que odiava cozinhar, terminando a ffrase com "whisk and bowl", que vem a ser, literalmente, BATEDOR e TIJELA, a duplinha dinâmica de quem "manja adoidado" de fazer Omeletes.

      Então, que fique BEM CLARO (em neve):

      ESCAMBÁU... é o WHISK AND BOWL !!!

      Excluir
    7. ManualdeSobrevivência22 de setembro de 2012 às 13:45

      “Escambau” – grafada assim nos dicionários – é uma das minhas gírias antiguinhas de estimação. Leva a data de 1950 no Houaiss, mas tem o misterioso poder de conservar um certo frescor. Não faz o falante parecer recém-saído de uma câmara criogênica, como ocorre com “jóia”, “brasa”, “bokomoko”.

      O sentido de “o escambau” é, como se sabe, “mais um monte de coisas” – uma espécie de “etc.” menos formal e mais enfático.

      Excluir
    8. Presidenta é correto, ao contrário do q. diz uma mensagem q. veicula na internet. Recebi e repasso. "Cada caso é um caso. As macaquices tipo paralímpico não são inventadas pelo povo; são enfiadas goela abaixo por idiotas que mostram o rabo para organismos internacionais cujos argumentos são no mínimo ridículos. Note que nenhum atleta paraolímpico disse "paralímpico" em momento algum, em nenhuma entrevista ou declaração. O caso de "presidenta" é muito diferente. O termo tem algum uso na língua e não por acaso figura em dicionários publicados há mais de 100 anos (o de Cândido Figueiredo, por exemplo). E, como se sabe, dicionários não inventam nem impõem, apenas registram o que tem uso em determinados "territórios" da língua. Esse texto que corre pela internet é uma bobagem. Duvido que essa fulana exista e, se existir, duvido que seja da Univ. Fed. do Paraná ou de outra universidade. Há muita bobagem técnica ali. De fato, não existe "estudanta" ou "adolescenta", mas existe "governanta", por exemplo. "Presidenta" é feio de doer, mas tem registro e, se tem registro, tem ou teve uso, ainda que raro ou restrito".
      Pasquale Cipro Neto.

      Excluir
    9. Na opinião do consultor em etiqueta, Fábio Arruda, “foneticamente fica feio”. “Pode ser que, para agradá-la, isso pegue.” Daí presidente ou presidenta ser uma questão de gosto, não de regra.

      ENQUETE

      Você concorda que, com a eleição de Dilma, deve-se usar o termo presidenta e não presidente?

      Sim, é importante para a emancipação das mulheres a mudança do gênero 28%

      Sim, é relevante do ponto de vista político deixar clara esta diferença 18%

      Não, o termo é pouco usual e soa estranho 35%

      Não, isso cria uma distinção preconceituosa entre homens e mulheres 19%

      FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/reuniao+2+deve+formalizar+uso+do+termo+presidenta+para+dilma/n1237817938668.html

      Excluir
  64. Sábado às 11 da manhã ANASTASIA em Caratinga! e o que a subsede preparou para recebe-lo? NADA NADA NADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhuma surpresa! Sindute mudo no interior!

      Excluir
  65. Concordo .Euler e companhia, se quisessem mesmo ajudar e fazer algo pela classe, sairiam se candidatando a direção do sindinutil.Eles só escrevem bonito nada mais.Estou cansada de hipocrisia.Vocês são inteligentes e deveriam estar fazendo algo pela classe e não só escrevendo.Aí sim veríamos o quanto vocês se preocupam realmente com a sofrida classe.Acho cansativo tudo isso.Acho uma perda de tempo estar aqui , escrevendo e na verdade na realidade, nunca deu em nada.

    ResponderExcluir
  66. Outra coisa que devo deixar aqui nesse blog.Vejo professores aqui maltratar os colegas e dizendo que tem pos, mestrado, doutorado etc.Veja bem, isso não vale absolutamente nada.O que vale é o caráter, a humildade.Quando uma pessoa é fraca e cheia de orgulho, ela faz questão de dizer dos diplomas e títulos que tem.Na vida, pessoal isso nao vale nada.Muitos não estudaram o tanto quanto se gaba aqui e tem mais visão, mais humildade e consideração que os ditos "doutores".Vamos ser mais humildes e deixar as ofensas de lado.Por isso nossa classe não tem o que merece.Somos inimigos uns dos outros.Nós disputamos com o colega sempre.Temos mania de achar que somos melhores só porque somos professores.Gente isso não melhora em nada.O que vale são outros conceitos .Não devemos ficar cheios de arrogância por ter mestrado, doutorado.E o carter?? e a humildade??? Gosto dos comentários de Raimundo.Ele é sincero e tem visão.Muitos aqui ficam com raiva por causa dos comentários dele.Onde está o "ultrapassado" que falam??? Não vejo nada disso nas opiniões dele.Acho este homem(não o conheço) apenas pelas postagens muito humilde, com vontade de fazer algo, sincero e de um caráter excelente.Tudo se percebe pelas postagens.Não humilha ninguém aqui.É educado e de uma invejável postura política.Vamos pessoal modere nos ataques pessoais.Afinal somos educadores.Sejamos mais humildes em aceitar as opiniões alheias.Onde está nossos títulos???? Nas nossa posturas de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, bateu ciúmes! Ficou preocupada com a titulação dos outros! Quando não mexe com a gente, não enfatizamos, se enfatizamos é porque mexe e mexe lá no fundo! Outra coisa que não dá para entender é esse comentário, pois onde tem Mestre e Doutores a rodo é na universidade federal, no Estado tem uns gatos pingados que nem por aqui aparecem, nunca vi comentário de professor aqui se dizendo doutor ou mestre, então tem gente coçando canela com algum colega na escola que está fazendo ou está concluíndo para largar o Estado, tomada pelo ciúme, vem para este espaço fazer desabafo. O tempo que fica aqui morrendo de ciúmes, faça igual aos que estão te incomodando, estude e depois vá para as Federais, pelo menos lá não se vai ganhar tão bem, mas certtamente quase 7 vezes o que ganha no Estado atualmente. FICA, AQUI, A DICA!

      Excluir
    2. Inveja é para os fracos e pobres de espírito.

      Excluir
    3. "Muitos não estudaram o tanto quanto se gaba aqui e tem mais visão, mais humildade e consideração que os ditos "doutores".

      Onde se lê gaba, deve se ler: gabam, pois o sujeito é: MUITOS.
      Outra pérola: Está falando mal de quem diz ter titulação, em seguida usa uma ambiguidade estrutural que desmonta a discussão anterior

      Que texto mal escrito, cheio de contradições, por isso é que estudar faz-se necessário, vai adquirindo habilidades com a escrita, caso contrário ficam esses vexames, essas pérolas produzidas por quem se diz professor. " Muitos não estudaram o tanto quanto se gaba aqui e tem mais visão, mais humildade [...] " Como assim cara pálida, que discussão é essa, que argumentos mais desencontrados são esses? Como é que está ensinando a meninada a escrever, ninguém ensina o que não sabe.
      Dá para ver o nível de discussão, só resta preocupar com o sucesso dos outros, porque não dá conta do elementar, do básico, dentro da profissão que é saber ler, interpretar e escrever. Olha, aí fica díficil dar conta de questões maiores, porque não está ao alcance!

      Excluir
  67. Euler,mandei um comentário que não foi publicado.Foi censurado?Edilson,Virgolandia.

    ResponderExcluir
  68. Anonimo das 11:10.Nada disso acontece comigo.Viu???Sou bem resolvido na vida.Não preciso estar estressado e usar de palavras cínicas e debochadas como você .Eu apenas estou percebendo alguns comentàrios agressivos e debochados.Isso não é bom para nós.Precisamos ser tolerantes, sábios, tranquilospara sermos merecedores de boas coisas nessa vida.Aprenda a ser humilde e sem esse ar de cinismo que não vai levar você a nenhum lugar aliás só vai lhe prejudicar na vida.Respeito é bom.Respeito ao próximo.Por isso eu escrevi o que escrevi.Falta respeito.Aqui não é uma arena onde degladiamos cotidianamnete com nossos colegas.Pense , reflita e mude sua postura.Ser honesto, sincero,tolerante,calmo,é ser feliz e levar a felicidade aos outros.Nada disso vai lhe fazer bem.Precisamos mudar as atitudes e pensamentos.Muitos reclamam mas não se autoanalisam .A verdadeira felicidade vem de dentro para fora.Nada de ofensar .Nada de cinismo.Nada de orgulho .Não valem absolutamente nada.

    ResponderExcluir
  69. Desculpe é para o anônimo das 11:10 não 11:58

    ResponderExcluir

  70. http://www.domomb.blogspot.com.br/2012/09/barbarie-tucana-provoca-revolta-em.html

    ResponderExcluir
  71. ........ e assim caminha a humanidade !!!!!
    Graças a DEUS que este espaço e democrático e não existe nenhuma metamorfose ambulante.Somos seres pensantes e atuantes. Muitas vezes cobramos do outro o que não temos coragem de faze............

    ResponderExcluir
  72. Ah nem!!! Não acredito que vcs estão usando o Blog pra servir de conversa entre comadres e lições de auto-ajuda. Quem tem mestrado, doutorado tem e pronto. Agora a gente tem que omitir os títulos porque uma parte dos professores não tem titulação!!! Só faltava essa. Não sabia que ter titulação humilha os outros. Isso é o fim da picada. Quem não tem quando tiver oportunidade que faça. Nas universidades federais o mestrado é de graça!!! É só ter competência!!!! Não vamos perder o foco!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, poderia esclarecer-me quanto ao mestrado nas federais? Qual é a chance de um professor do interior,com 25 anos de sala de aula, sem nenhum contado com prof universitários para ajudá-lo?

      Excluir

    2. É só querer, mas querer mesmo, porque Mestrado e Doutorado das federais são de excelência, ao contrário de milhares de especializações existentes pelo país a fora, em que o candidato aparece no primeiro dia paga qualquer cem reais, numa sala com 70, 80... alunos se apresenta depois paga fazer a monografia e está tudo certo! com os cursos de M e D não é assim que a banda toca. Nesses cursos o indivíduo tem que mostrar e provar que é capaz de estar ali, caso contrário sai antes de fazer a primeira disciplina. Ninguém que faz Mestrado e Doutorado, do interior, é apadrinhado por professor na universidade, chega lá e se desdobra, se fosse assim, ninguém do interior faria, aliás na Universidade o professor não está lá para embalar aluno algum, o aluno é que trate de mostrar serviço, até porque naquele espaço empacado não tem vez, porque tem que mostrar serviço mesmo. Exatamente porque o professor também é cobrado pela qualidade das pesquisas. Enfim, a questão não está atrelada a ter 25 anos de trabalho e morar no interior, a questão é outra, é ter vontade, determinação e competência, porque certamente há inúmeras professores das capitais, onde se localizam muitas das universidas, possuem pouco tempo de magistério e nunca farão, porque lhes faltam exatamente os 3 quesitos mencionados!
      Então quem quer "faz a hora e não espera acontecer"

      Excluir
    3. Muito bem, anônimo, foi objetivo e preciso!

      Excluir
  73. Euler,

    vc viu o texto peblicado no site da CNTE?
    Cristóvão Buarque afirma que Minas cumpe a lei do piso!???????????


    ...
    Segundo seus cálculos, cumprir a lei em todo o Brasil custaria ao país pouco mais de R$ 3 bilhões, o que é quase 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de cerca de R$ 4 trilhões. Desde que foi aprovado o piso salarial nacional para os professores, apenas dez estados o pagam: Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Roraima e Distrito Federal. Isso não necessariamente inclui todos os municípios, já que a educação não é centralizada.

    A luta pela aplicação integral do piso nacional dos professores, iniciativa legislativa de Cristovam, é intensa desde a sua criação, em 2008. Primeiro, seis dirigentes estaduais recorreram alegando a inconstitucionalidade da lei, já que a União estaria entrando em assuntos que dizem respeito aos estados. Reconhecida a constitucionalidade, agora cinco governadores questionam o índice de reajuste.

    Pela lei em vigor, todo ano, o piso salarial do professor deve ser reajustado pela variação do "custo-aluno" de acordo com o Fundeb, indicador do Ministério da Educação que considera o número de matrículas e os gastos locais com educação. Por esse fator, o reajuste para 2013 será de 21,25%, o que elevará o piso para R$ 1.756,00. Para o senador, ainda é pouco, já que o salário ideal para atrair professores qualificados deveria ser de R$ 9 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Infelizmente, tudo fica só na esfera dos discursos e das boas intenções, porque quem pode mudar não quer, não se importa. Nessas eleições, os prefeitos e vereadores ainda continuam repetindo a mesma cantilena: se eleito for, a educação será minha bandeira principal, depois que entram o principal é o salário fabuloso que ganharão nos 4 anos de mandato e depois que tomam gosto pelo dinheiro público e outras benesses mais, nem querem sair e os planos de carreira dos servidores, as mudanças que precisam ocorrer na área da educação esses, xii, nem sabem o que é isso, a única coisa de educação que sabem é que ela é FICTICIAMENTE a frase mestra do discurso vazio deles.

      Excluir
    2. discurso comum "pela educação, pela saúde, vote 999..." confirma. Esse candidato também merece um voto de confiança do povo e da pova, porque é igualzinho aos outros, hehehe

      Excluir
    3. É por essas e outras que precisaria fazer para que no Brasil se promovesse com total transparência e envolvimento da população as reformas eleitoral e política.

      Do ponto de vista eleitoral, não há o compromisso com o social somente o econômico, a máquina partidária é fabulosa e milionária e, no entanto, consegue reverter os pensamentos de pessoas de luta com compromisso social, seja através da pressão, do assédio, do dinheiro, do isolamento, do escândalo, da cooptação explícita ou de outra maneira que lhes aprouverem. Desta maneira segue-se a política fisiológica encabeçada pelas bancadas ruralista e religiosa que são as mais fortes no congresso brasileiro. De outra maneira os grandes investidores transnacionais e nacionais fazem o que querem sem ter algo que os controlem.

      Excluir
    4. "Segundo seus cálculos, cumprir a lei em todo o Brasil custaria ao país pouco mais de R$ 3 bilhões, o que é quase 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, de cerca de R$ 4 trilhões."

      ENTÃO, QUER DIZER QUE CRIARAM UMA LEI INAPLICÁVEL, INVIÁVEL.

      CRIARAM UMA LEI CUJOS CÁLCULOS DA IMPOSSIBILIDADE DE OBSERVÂNCIA DA MESMA, DEVERIAM TER SIDO FEITOS ANTES DELA SER APROVADA.

      CRIARAM UMA LEI POLITICAMENTE CORRETA E MATEMATICAMENTE ABSURDA.

      O PRESIDENTE LULA ASSINOU A TAL LEI EM 2008, UMA LEI ESTRATÉGICA, QUE AGRADAVA GREGOS - MAS NÃO TROIANOS. UMA LEI VISANDO AS ELEIÇÕES DE 2010. DILMA ROUSSEFF - SUA AFILHADA - FOI ELEITA EM 31 DE OUTUBRO DE 2010. TEM COERÊNCIA. VAMOS CAIR NA REAL. TODOS DA EDUCAÇÃO ACREDITAMOS (PELA LEI DO PISO) QUE ESTÁVAMOS COM O GOVERNO CERTO, UM GOVERNO QUE PENSOU NO SEGMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, NA VALORIZAÇÃO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. FALÁCIAS!!

      MAIS UM ENGODO, MAIS UMA DEMAGOGIA DO GOVERNO LULA, COM UM RESULTADO VISÍVEL, EXPLÍCITO [ELEGER DILMA]. A TAL LEI FEDERAL - PRA INGLÊS VER - ESTÁ AÍ, INAPLICÁVEL, INCONSTITUCIONAL SEGUNDO CINCO GOVERNADORES QUE ENTRARAM NO SUPREMO COM UMA ADIN, INCLUSIVE ENTRE ELES TARSO GENRO QUE ASSINA A MESMA, QUANDO MINISTRO E AINDA COMEMORA. QUANTA MANOBRA!! O GOVERNO DO PT E SUAS ESTRATÉGIAS FEZ DE MAQUIAVEL FICHINHA. ESTE PRECISAVA NASCER DE NOVO PRA TOMAR UMAS AULINHAS DE POLÍTICA, PORQUE "O PRÍNCIPE" TÁ CAFÉ PEQUENO DIANTE DESSA CAMARILHA QUE AÍ ESTÁ, DISCÍPULOS DE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA.

      Excluir
    5. Caímos no golpe de 2010! E muitos o usarão para se elegerem futuramente.

      Excluir
    6. #MexeuComLulaMexeuComigo

      Excluir
    7. Golpe eleitoreiro foi a lei 100. Inviabilidade de investimento de 0,1% do PIB? Cuidado com a turma do chapéu, inclusive não precisa escrever em caixa alta, pois na rede, isso significa o mesmo que gritar para ter razão. Desnecessário. PSDB nunca mais, nem DEM! Que se apresente uma direita ideológica e comprometida com o liberalismo, para se contrapor à esquerda, mas com projetos claros e sem emdo de admitirem seu neoliberalismo, para que o povo possa ver. É cansativa a argumentação sobre a corrupção dos outros partidos, é a toada de uma nota só arquitetada pelos tucanos paulistas e usada pela direita em todo lugar. Competência, preparo e profissionalismo político (PSDB e DEM)? É só não esquecer do que aconteceu na presidência de FHC e nos governos estaduais do PSDB. Tenhamos memória... O ataque na blogosfera também é parte da estratégia, é evidente. Fora direita mentirosa e canalha! Como diria o filósofo Tim MAia, o Brasil é o único país em que cafetão se apaixona, preto é racista e pobre vota na direita. É isso aí. Nas eleições devemos mostrar o quanto estamos satisfeitos com Anastasia e Aécio e seus aliados.

      MArcelo

      Excluir
  74. vale tudo no chat do blogger, heheheheheeee

    ResponderExcluir
  75. Alguém poderia dizer como funciona o módulo II, pois tenho entendido como punição, castigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você entendeu direitinho, além do PGDI, da ADI, do PAAE, do PIP etc, Módulo II é mais uma punição

      Excluir
    2. Módulo II = tronco! Estamos na senzala, já temos até sinhô?

      Excluir
  76. Aí é que ficamos realmente tristes totalmente, porque se a única voz que temos no senado federal(com letra minúscula mesmo), já se rendeu à propaganda e marketing de nosso governadorzinho, quanto ao "pagamento" do piso nacional, imagine os demais habitantes desse outrora Estado da liberdade!!!
    Luisinho/ Lafaiete

    ResponderExcluir
  77. DÔ A CARA A TAPA QUE ANO QUEM VEM O GOVERNO FALARÁ QUE JA PAGA O PISO.


    EM MINAS É ASSIM, JA SE PAGA O PISO DESDE TIRADENTES.

    ResponderExcluir
  78. BRASIL/MINAS, DITADURA DISFARÇADA DE DEMOCRACIA.

    NO BRASIL SÓ TEMOS UM PODER, O DO DINHEIRO, NESSE CASO O EXECUTIVO, O RESTO É PAU MANDADO, VOTA ISSO, REGEITA AQUILO, ETC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rejeita (tirando as dúvidas ortográficas)

      Excluir
    2. E uma só lei: a do mais forte...

      Excluir

  79. Não é possível que o Senador não tenha as informações verdadeiras sobre a questão salarial em Minas, logo ele que é da área da educação e pode se considerar um dos mais bem informados das coisas do Brasil naquele parlamento, mas se até ele foi ludibriado com as mentiras mineiras, vamos repetir uma frase de uma canção de Raul Seichars, "pare o mundo que eu quero descer", não sei bem para onde, mas quero, é de se admirar! Será que ele está se fazendo de bobo? Por que não tem cabimento tal coisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que ele sabe mto bem o que se passa no Reino Encantado de propriedade do Roi Soleil e do senhor feudal "aócio cunha". É macaco velho na política e um grande FDP, isto sim. Que país mais cansativo, Senhor. Até quando?

      Excluir
  80. Temos é que reJeitar tudo!!

    ResponderExcluir
  81. O SENADOR SABE MUITO BEM SIM, MAS COMO TODO BOM POLÍTICO SE FAZ DE ROGADO, COMO DIZ O DITADO "MACACO VELHO NÃO METE A MÃO EM CUMBUCA".

    ResponderExcluir
  82. Prêmio de Produtividade, chegue logo que eu QUERO LHE USAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só após as eleições, o que sobrar das campanhas divide com a massa trabalhadora!

      Excluir
    2. O prêmio, para quem ainda não sabe, virá em janeiro e fevereiro,como foi este ano. E o décimo terceiro, dia 17 de dezembro.
      Enquanto este governo estiver lá, será assim.
      Bjs
      Marlene

      Excluir
  83. Segunda feira dia 24 de setembro o Governador Anastasia e sua gangue estarao em Joao Monlevade, por volta das 13 e 30 h. Percorrendo a avenida Getulio Vargas . Onde estao os profeesores e o sind ute desta cidade ? Temos que manifestar !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  84. Essa discussão que está havendo no blog é simples enrolação que não acrescenta na nossa luta conheço mestrados e mestrado,doutor e doutores, como conheço professor e professores. A grande discussão seria como garantir educação continuada aos professores da nossa rede pública, como garantir acesso a níveis de especialização, mestrado e doutorado. Depois que o estado garantir acesso a uma formação poderemos discutir qualidade. No momento trataremos de transformar esses nossos anseios em luta que é parte singular na busca de uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre e Doutor, também é Professor, até porque professor não é doutor, é PROFESSOR! Quem gosta de fazer disso um escudo é exatamente os das outras áres que ficam enlouquecidos para serem chamados de doutor sem defender tese alguma, com professor-doutor não tem essa bobagem, nem na Universidade, quando há são raros! mestrado e doutorado são titulações, mas a profissão continua sendo PROFESSOR(A)! E não há mesmo por que ficar discutindo quem tem que não tem, em termos salariais é uma miséria. A não que o indivíduo tenha outras pretensões!

      Excluir
  85. Um grande abraço aos companheiros (as) !

    Um abraço especial ao nosso grande SUB-COMANDANTE EULER CONRADO !
    MUITO OBRIGADO pela citação e homenagem acima, professor-mor dos profissionais da educação deste estado desgovernado!
    Sejamos líderes em cada escola de Minas. Conspiremos contra os de cima nas redes sociais.
    Minha alma se enche de contentamento a cada lembrança de 2011: amizades, aprendizados, ações, enfim, momentos que nos deixaram marcas indeléveis.
    Ergamos novamente nossas barricadas contra este desgovernador fascista, pois, a Sec. de Estado da DESEDUCAÇÃO ESTÁ CADA VEZ MAIS REPRESSORA.
    Uma buzinada na alma e no coração de todos (as) GUERREIROS (AS) DESTA TERRA SEM LEIS !
    Força na luta sempre !

    André buzina.

    ResponderExcluir
  86. A ordem do momento é REFLETIR e votar no LACERDA.
    Coitado! PSDB nem ver.
    Minha reflexão anda em alta desde a última greve, quando fomos massacrados. Cunricensa, né?

    ResponderExcluir
  87. Temos mais uma vez manifestar nosso descontentamento no dia 26. Temos paralisar nossas atividades mesmo com cortes no ponto. Temos que arricar, senão seremos engolidos pelo senhorzinho do engenho. Vamos a luta.

    ResponderExcluir
  88. Colegas,
    estou certa de que aqueles que
    refletirem sobre o que anastasia
    e os de sua laia nos fizeram(e fazem),
    os que lembrarem do que esses sujeitos
    são capazes de fazer contra comunidades
    como DANDARA(podemos esquecer?),desgoverno
    do psdb que massacrou também a comunidade
    de PINHEIRINHO(podemos esquecer???foi só comoção
    momentânea???)...não,respeitados colegas...
    essa gente tem de ir para o lixo da História!!!
    Voto nosso em candidatos apoiados pelo anastasia???
    Por nós e por todos os"de baixo":não!!!

    ResponderExcluir
  89. Gente! Cadê o prêmio de produtividade? Alguém tem notícia ou o gato comeu?

    ResponderExcluir
  90. "PENSAR EDUCAÇÃO É PENSAR BRASIL 1822-2022"
    VI Seminário Anual - 2012
    Professor Gilmar Soares Ferreira
    Secretário de Formação do CNTE
    Dia 27 de Setembro - 19 h
    Auditório da FAE/UFMG
    Radio UFMG Educativa 104.5 FM
    ou
    www.ufmg.br/radio
    ou
    pensar@ufmg.br
    ou
    http://www.portal.fae.ufmg.br/pensareducacao/portal/

    Quem for do interior pode acompanhar via rádio.
    Se mandar o seu e-mail receberá as informações.

    ResponderExcluir
  91. Alguém sabe me informar sobre uma lei que proíbe proselitismo na escola? Padre pode entrar em escola pública para rezar?

    ResponderExcluir
  92. Marcelo, Brasil e/ou Minas, não tem DIREITA nem ESQUERDA, só tem o MEIO, aliás, "meios" de prejudicar com justificativa embasada no PIB, na contenção de despesas, na economia etc, os das classes menos favorecidas, principalmente, o seguimento dos profissionais sem futuro: os da Educação.

    ResponderExcluir
  93. "GOVERNO ENVIARÁ PROJETO DE REGULAMENTAÇÃO DE 1/3 PARA HORA ATIVIDADE SEM NEGOCIAÇÃO COM A CATEGORIA"

    e será aprovados por 51 uma má idéia

    ResponderExcluir
  94. a questão não é mestrado nem doutorado, a questão é: tem mercado com salários condignos a formação acadêmica?

    ResponderExcluir
  95. "Um abraço especial ao nosso grande SUB-COMANDANTE EULER CONRADO !" André Buzina

    Se o Euler é o SUB-COMANDANTE quem é o COMANDANTE?

    Comando de quê mesmo?! rsrsss

    ResponderExcluir