sábado, 28 de abril de 2012

Que respostas darão os 400 mil educadores de Minas ao(s) governo(s)?

Que respostas darão os 400 mil educadores de Minas ao(s) governo(s)?


O dia 1º de maio está chegando. Data de reflexão sobre a histórica luta do proletariado, mas especialmente para os profissionais da Educação de Minas, será mais um momento para se fazer um balanço das perdas impostas pelo governo nos últimos anos. Os educadores de Minas tiveram várias perdas: das gratificações - quinquênios, biênios, pó de giz -, do piso salarial enquanto vencimento básico, que não foi pago - e não enquanto soma total de salário; da carreira destruída; do reajuste de 22% do piso, que Minas não vai pagar, pois burlou a lei federal e pagará apenas 5%; do terço de tempo extraclasse, que não foi implantado; da não prioridade dos professores efetivos na escolha de turmas; entre outras perdas, praticadas por governos que não têm compromisso com a Educação de qualidade e com a valorização dos educadores.

Mas, é preciso que se diga: tão importante quanto o salário dos educadores são as condições de trabalho, cada vez mais sofríveis. Uma série de fatores contribui para transformar a escola pública num ambiente pouco agradável. A começar pelo descaso dos governos, que primam por tratar com desrespeito aos profissionais da Educação. Basta ver a desorganização que se tornou a vida funcional dos servidores da Educação, que tiveram, quase todos, tempos de serviço que desapareceram feito fumaça nas mudanças nas regras realizadas pelo governo.

Além disso, no ambiente escolar, são muitas e justificadas queixas dos colegas educadores: turmas multiseriadas (alunos de diferentes séries numa mesma sala), violência, indisciplina, pressão dos de cima, ausência de tempo para um descanso digno dos profissionais nas escolas, sem direito à merenda. Tudo isso tem provocado doenças nos nossos colegas. A escola pública foi propositadamente transformada num ambiente pouco agradável, tanto para os profissionais da Educação, quanto para os alunos. Os diversos governos das distintas siglas partidárias promoveram uma inclusão sacana dos alunos, filhos de trabalhadores de baixa renda. Não só as escolas estão mal equipadas para receber os alunos, como também o ambiente de trabalho, as metodologias aplicadas e as políticas pedagógicas impostas de cima para baixo são inadequados para a construção de um espaço que deveria ser acadêmico, próprio para a formação crítica e cidadã dos seus agentes - trabalhadores e estudantes.

Aos governos, não interessa que isso aconteça, pois preferem desenvolver políticas educacionais específicas para atender às demandas de mercado, deixando que a maioria pobre da população seja relagada a quinto plano: sem escola de qualidade, sem saúde pública decente, sem moradia, sem lazer, sem perspectivas de presente e de futuro, são forçados ao equílibrio entre o tráfico do mercado, enquanto mão de obra barata para os serviços braçais, e o tráfico do morro, cujo destino é a  prematura execução, ou a cadeia.

Na lógica dos governos com suas políticas neoliberais, para tocar a roda do sistema com estes objetivos, não justifica pagar bem a um professor do ensino básico, por exemplo. Nem tampouco investir num ensino de qualidade. Para eles, isso é dinheiro jogado fora. É mais importante, para estes governantes, investir em obras faraônicas, na Copa do Mundo, nas cidades administrativas, e na redução de impostos em benefício dos grandes empresários, do que na formação humana, que poderia criar um outro cenário para a realidade em que vivemos.

Os 400 mil educadores da rede estadual de Minas precisam pensar nas respostas que serão dadas ao governo de Minas e ao governo federal também, pelo que eles, juntos, provocaram de perdas contra os trabalhadores. Respostas que devem ser construídas junto da comunidade: nas eleições, com a derrota de todos os projetos que atacaram os direitos dos educadores e demais trabalhadores; nas ruas, com mobilizações construídas pela base, a partir de um trabalho no dia a dia da escola, que envolva de fato a comunidade, na defesa da Educação de qualidade para todos e na real valorização dos educadores - como direitos do cidadão e como causa nacional a se defender com unhas e dentes. E esta não é uma causa somente dos educadores, mas da cidadania, especialmente dos trabalhadores de baixa renda.

Neste dia 1º de maio, os trabalhadores da Educação de Minas, os estudantes e seus pais, além dos apoiadores, deverão refletir sobre essas realidades e construir, e conspirar, e planejar respostas que resultem na definitiva derrota dos projetos dos de cima, voltados para massacrar a população pobre do Brasil. Tenham todos um bom e merecido descanso nestes dias.

Um forte abraço a todos e força na luta! Até a nossa vitória!



P.S.: Não deixem de acompanhar e ler também ao blog da comandante Marly Gribel, o A pós-modernidade. Marly é hoje a principal liderança do NDG e o nome natural para encabeçar uma chapa da oposição sindical pela base.

***

Frei Gilvander:

"Deitar e rolar na grama: mais que um direito!"

Domingo, dia 22 de abril de 2012. Estávamos na praça Floriano Peixoto, citadinos de Belo Horizonte, prestigiando o Festival Palavra Som. À exceção das cercas que privavam as pessoas de desfrutar o lindo verde da grama, tudo conspirava para o bem: boa música, bons amigos, ambiente amistoso e feliz.
Minutos antes da última apresentação do Festival, uma amiga e também produtora do evento, comunicou-me a prisão de outro amigo, o jovem estudante de arquitetura e urbanismo Fernando Soares. O motivo: ele, frequentador cotidiano da dita praça, havia pisado na grama, rompido a cerca da vergonha e contestado o cerceamento irracional do espaço público. Os agentes municipais, guardas e fiscais, não habituados ao diálogo, logo o algemaram, sob a mira das temíveis armas de choque amarelas. Veio a polícia que o conduziu algemado até a viatura. Foi quando cheguei.
Desde o princípio, apresentei-me como advogado do amigo Fernando para interceder por sua soltura, no exercício legal da profissão. Sem dificuldade, identifiquei dentre os policiais o comandante da desastrosa operação militar: Sargento Nogueira, lotado no 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais. Exigi – e não solicitei, por que direito fundamental não se transige – que as algemas fossem imediatamente retiradas, afinal “meu cliente” não oferecia qualquer resistência à prisão. Iludido com a possibilidade de convencer com argumentos a autoridade policial, cheguei a fazer menção à súmula vinculante número 11 do STF que prevê ser lícito o uso de algemas somente “em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia”.
Sargento Nogueira bravejou descontrolado: “eu sou a autoridade”; “você está atrapalhando o meu serviço”; “saia do meu caminho”. Ao lado do amigo algemado, mantive a firmeza e, sem prever a reação violenta e desproporcional que o Sargento Nogueira teria, apelei para outros argumentos jurídicos. Em vão.
Fui abruptamente imobilizado pelo enorme sargento que torceu com violência meu braço esquerdo, jogou-me de quatro sobre o capo de um carro, colocou-me as algemas o mais apertado possível e me atirou dentro da viatura policial, batendo propositalmente minha cabeça na porta do carro. Nenhum ser humano merece tratamento tão indigno. Tudo isso diante de dezenas de pessoas atônitas, revoltadas, desacreditadas do que viam.
O amigo Rafael Barros, antropólogo e produtor cultural, ao arriscar intermediar a situação para contornar tamanha arbitrariedade e violência, acabou preso como eu e Fernando, e foi conduzido a uma delegacia na “carrocinha” de um camburão da polícia militar.
Na delegacia, na sala reservada à polícia militar, mais violações de direitos humanos: ameaças, apreensão de telefone, vedação ao uso de banheiro, beber água, etc. A advogada e amiga Maria do Rosário foi impedida de entrar na sala em que estávamos detidos, apesar da garantia prevista no Estatuto da OAB. O amigo e membro eleito do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CONEDH), Frei Gilvander Luis Moreira, também foi privado de nos acompanhar. Havíamos chegado à delegacia às 21:20h. Nossas algemas (tão apertadas!) foram retiradas somente às 23:45h, após à chegada do membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, o advogado Fernando Nogueira. Neste momento foi, finalmente, autorizada a entrada da advogada Rosário e Frei Gilvander.
Ao perceber a manifestação de inúmeras pessoas na entrada da delegacia e a repercussão imediata que a infeliz ação havia suscitado, guardas municipais e policiais militares fizeram uma longa reunião fechada para combinar os termos do boletim de ocorrência que não trouxe nossa versão dos fatos. Nós três, vitimas de lesão corporal, abuso de autoridade e inúmeras outras ilegalidades, fomos acusados pelos crimes de desobediência e desacato. O manipulado boletim de ocorrência chegou a ser corrigido por um oficial-tenente mais instruído do que o Sargento Nogueira e seus homens. A demora na transcrição dos “fatos” no referido boletim era assim justificada: “o sistema está fora do ar”. Enquanto isso, outras ocorrências eram normalmente geradas, como nos informou posteriormente o delegado de plantão.
No dia 23 de abril, dia de Ogum, senhor dos metais, orixá da justiça, amanhecemos detidos ilegalmente numa delegacia de polícia. Saímos da delegacia mais de oito horas depois, às 05:40h da manhã. Cansados, com fome e os punhos machucados pelas algemas. Essa noite não pude dormir. O Sargento Nogueira ainda perturba meus sonhos.
Rogo para que as pessoas que presenciaram os fatos aqui narrados façam contato conosco. Precisamos de fotos, vídeos e testemunhas. Não descansaremos até que os agentes públicos diretamente envolvidos, o Município de Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais sejam responsabilizados civil e penalmente. Mais do que isso, não descansaremos enquanto houver cercas nesta cidade, pois preferimos lutar a perder nossa dignidade.
Em tempo, agradecemos aos amigos que nos acompanharam durante a noite na delegacia de policia: Maria do Rosário, Frei Gilvander, Fernando Nogueira, Flávia Mafra, Flora Lopes, Guilherme Basto Lima, Yuri Vellasco, Rafael Bittencourt, Luísa Rabello, Silvia Andrade, Larissa Batista, Alexandre de Sena, Gustavo Bones, Milagros Vazquez, Luiz Gabriel Lopes, Luana Stancioli, Thiakov Davidovich, Clarice Panadés, Débora Santos, André Xina, Bernard Machado, Juliana Perdigão, Makely Ka e a todos os outros que lá estiveram, mas não pudemos ver das salas da repressão.
Por uma cidade em que caibam todos e todas…
Joviano Mayer
Um abraço afetuoso. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
www.twitter.com/gilvanderluis
Facebook: gilvander.moreira
skype: gilvander.moreira".

192 comentários:

  1. Agora vejo que erramos feio durante a greve de 2011. Deveríamos ter recorrido ao (Cachoeira). Ele com todo o poder que tem, pediria ao Demóstenes que pediria ao Aécio que pediria a Anastásia e assim hoje teríamos o PISO em nosso contra cheque.
    Que pena não termos pensado nisto naquele tempo.

    ResponderExcluir
  2. Euler e companheiros(as)

    Estava preocupado com o seu sumiço. Às vezes, por falta de tempo, leio apenas as postagens pequenas e as suas considerações, como resumo.

    Cheguei a pensar que o seu destino - como o de quase todos os professores - já fosse o psiquiatra e os medicamentos (in_)tranquilizantes. Ainda bem que você apareceu, Comandante. Neste momento da História, em que precisamos nos preparar para a Grande Conspiração dos Educadores, ninguém melhor do que você para nos animar com sua resistência "NDGense".

    Como você bem o disse, está chegando o 1º de maio. Motivos de sobra existem para que nos revoltemos pacificamente. É claro que teremos dificuldades de organizar grande movimentos; porém, nas Escolas e em cada cidade, é possível a gente continuar conspirando contra este bando de malfeitores que se instalaram no Executivo, Legislativo e Judiciário mineiro. Pra falar a verdade, eu nem sei se em Minas - esse poleiro do PSDB - continuam existindo este poderes independentes, conforme a nossa Carta Magna. O amálgama entre eles é tão estreito que cheira mais a atuação destes "podres poderes" durante a monarquia brasileira, onde o monarca além dos três sob o seu controle, ainda tinha o Poder Moderador, uma verdadeira carta na manga, para fazer valer a sua vontade arbitrária. Aqui, este poder é o "dinheiro", os "cargos de confiança", as "medalhas" e tantas outras bugigangas que elevam o ego desses "senhores e senhoras" sem pudor e respeito às pessoas e, muito menos, a nós educadores.
    É difícil de se acreditar no que estamos vivendo e onde foi parar o valor da nossa profissão. Por isso, precisamos protestar, nos organizar, usar da palavra em todas as oportunidades em nosso local de trabalho, nos aproximar de todo o pessoal educador - serviços gerais, secretaria, professores, pedagogas e, de maneira especial, trabalhar com os nossos alunos, como bem fez a companheira Marly Gribel. Vamos conspirar todo o dia, a cada momento...

    Vivemos, ainda, o momento de Páscoa. (4º domingo) e Páscoa é "passagem", "mudança da opressão para a liberdade" tanto para os judeus como para os cristãos. Na Bíblia, Edição Pastoral, o Salmo 103 (102) diz: "JAVÉ FAZ JUSTIÇA E DEFENDE TODOS OS OPRIMIDOS". E o tempo está chegando, o fruto começa a amadurecer. Continuemos, por enquanto, a gestação do novo que há de vir para a nossa categoria. Com certeza, as agressões que estão nos impondo recairão sobre os nossos algozes.
    Hoje, 28 de abril, comemora-se o dia da Educação. Que pena não termos nada para comemorar a não ser a nossa vontade de fazer desse país e desse estado "um lugar para todos", com dignidade e acesso, no mínimo, àquilo que a Lei maior nos dá garantia. Vamos acabar com a idolatria à truculência que este governo, acintosamente, tem imposto à sociedade, como vimos nos relato do companheiro Joviano Mayer, postado pelo Frei Gilvander Moreira. Publicá-la-ei, ainda hoje, no facebook.

    um abração a todos e até a vitória!

    ResponderExcluir
  3. 28/04/2012 - 16h42
    Pergunta sobre indicação de prima de Cachoeira irrita Aécio.
    FOLHA DE SÃO PAULO

    Ao encerrar uma entrevista coletiva, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se irritou após ser indagado se iria pedir apuração sobre a indicação que fez de uma prima do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, a um cargo no governo de Minas Gerais, no ano passado.

    ResponderExcluir
  4. Viram a resposta do governo ao dossiê da educação! Segundo ele o Sind-Ute ainda é O MENTIROSO. A equipe do governo está trabalhando duro para ludibriar a todos...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essa hipótese de o dono do blog estar em tratamento psiquiátrico, pelo fato de não poder estar à disposição dos leitores, foi hiperbólica demais! Meu Deus!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo das 02:33 PM, as suas palavras não merecem resposta por serem imbecis demais. Pelo jeito, você não entende nada nem mesmo de português e, muito menos, acompanha este blog e nem a luta travada pelos educadores neste Estado.

      Por aqui, nas Escolas que conheço, todos os que participaram das duas últimas greves, vestindo a camisa - o que não parece ter sido o seu caso - estão, de uma certa forma, precisando da ajuda de um profissional qualificado. Quando brinquei com o Euler, o fiz, sabendo da dedicação que ele tem tido à causa e, realmente, senti falta das constantes manifestações que ele faz aqui.

      Além de tudo ele não é "dono do blog". Este blog é nosso. Ele apenas o coordena em nome dos lutadores NDG.
      Espero ter sido claro, mas se vc preferir, na próxima postagem vou soletrar! Ah, identifique-se, também, como eu o fiz...

      Excluir
  6. Pergunta sobre indicação de prima de Cachoeira irrita Aécio; veja vídeo

    DE SÃO PAULO

    Ao encerrar uma entrevista coletiva, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se irritou após ser indagado se iria pedir apuração sobre a indicação que fez de uma prima do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, a um cargo no governo de Minas Gerais, no ano passado.


    Aécio foi questionado se, a exemplo do que fez o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que solicitou investigação da Procuradoria-Geral da República para se defender das acusações de envolvimento com Cachoeira, também pediria uma apuração sobre o episódio envolvendo seu nome.

    VÍDEO

    "Atendi a um pedido do líder do Democratas, [na época, o senador Demóstenes Torres] uma pessoa altamente qualificada. Talvez mais do que você, pela qualidade da sua pergunta", disse, dirigindo-se ao repórter. ( NOSSA, FICOU NERVOSO DEMAIS PARA UMA SIMPLES PERGUNTA FEITA!!!)

    Cachoeira foi preso em fevereiro em uma operação da Polícia Federal. Ele é acusado de explorar o jogo ilegal e manter uma rede de influências sobre políticos e empresários.


    Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/1083029-pergunta-sobre-indicacao-de-prima-de-cachoeira-irrita-aecio-veja-video.shtml Acessado em 28 de abril de 2012.

    ResponderExcluir
  7. ELES VOLTARAM A GUERREAR!
    O PAULISTA JÁ PERCEBEU O CINISMO DO MINEIRO!
    BEM FEITO, SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO!!


    Eleições 2012

    Serra ironiza 'apoio' de Aécio à Presidência

    Ex-governador agradece 'essa manifestação de generosidade', mas afirma que não deixará a Prefeitura de SP em 2014

    Tucano mineiro disse que há a possibilidade de que Serra abandone cargo daqui a dois anos para disputar Planalto
    DANIELA LIMA
    DE SÃO PAULO

    Pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra reagiu com ironia à declaração de seu companheiro de partido, o senador Aécio Neves, de que, mesmo eleito este ano, poderá abandonar o cargo para disputar a Presidência da República em 2014.

    "Eu não podia esperar do Aécio senão essa manifestação de generosidade. Mas, de fato, eu não cogito me candidatar a presidente. Eu vou me candidatar a prefeito, para exercer o mandato de quatro anos", respondeu Serra, questionado sobre o assunto.

    O ex-governador comentou o tema ontem, após o primeiro congresso sindical do PSDB em São Paulo. Mas, mesmo antes de atender à imprensa, demonstrou incômodo com Aécio, que também compareceu ao evento.

    Ao fim do discurso do mineiro, por exemplo, Serra foi o único dos políticos no palanque que não se levantou para aplaudi-lo.

    Aécio falou sobre o futuro político de Serra em entrevista à Folha e ao UOL, publicada ontem.

    Questionado se uma vitória na disputa pela prefeitura afastaria a hipótese de Serra ser candidato a presidente, Aécio afirmou que não. "Nada, de pronto, pode ser afastado. Se amanhã ele se tornar a opção mais viável do PSDB, poderá ser [candidato à Presidência]", disse.

    A fala do senador mineiro contraria a estratégia de Serra, que tenta extinguir de sua campanha qualquer especulação sobre um possível abandono de cargo, se eleito para a prefeitura.

    O tema serve de munição para seus adversários. Eleito prefeito em 2004, Serra deixou o cargo dois anos depois para ser candidato ao governo do Estado, mesmo após se comprometer a cumprir o mandato na prefeitura até o final. Com a decisão, deixou a capital sob o comando de seu então vice, o hoje prefeito Gilberto Kassab.

    Ontem, após a repercussão, Aécio tentou minimizar sua fala. "Me perguntaram se era impossível que ele fosse candidato. Não é", afirmou. "Hoje ele diz com absoluta sinceridade e clareza que se vencer as eleições vai ficar em São Paulo. Temos que acreditar nisso", completou.

    Em 2009, Serra e Aécio disputaram por alguns meses a indicação do partido para a campanha presidencial, período em que acirrou a troca de farpas entre aliados de ambos, nos bastidores do PSDB.

    O mineiro, no entanto, se retirou da disputa em dezembro, ampliou a pressão para que Serra assumisse a candidatura e recusou os convites para ser vice na chapa.

    O ex-governador paulista disputou a eleição e foi derrotado pela então candidata do PT, Dilma Rousseff. Ao final, reclamou do pouco empenho de Aécio em sua campanha em Minas: no segundo turno da eleição presidencial, Dilma obteve 58,45% dos votos válidos no Estado, contra 41,55% de Serra.

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/39768-serra-ironiza-apoio-de-aecio-a-presidencia.shtml

    ResponderExcluir
  8. Vejam uma professora de historia disse que foi a tiradentes e que gostou muito .agora vejam porque so conseguimos com muuuita dificuldade e sofrimento de outros

    ResponderExcluir
  9. Charles de Gaulle bem disse "O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO". Cachoeira de bandalheira: aqui tem... benzadeusssss!!

    Afinal, tem alguém aí fazendo curso no Magistra? Gostaria de saber se tem um curso on-line com manual de sobrevivência digital e exercícios interativos, com adestramento, digo, capacitação para prosseguir na educação. Aguardo informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este sujeito, que se diz governadora do estado, adora palavras como: "intendência" da cidade inadministrável, escola magistra e outras. O jornal "MG" é uma sopa de letras, dá preguiça ler. Jamais se viu tantas "leis"(?) Os cargos da cidade inadministrável são pomposos, rendosos e desnecessários. A quem este senhor feudal serve? Como estão as escolas de Minas?

      Excluir
  10. enquanto isso, no SEPLAG em rede: [vai provocar frouxos de risos]:

    "AnonymousMar 29, 2012 12:46 PM
    RENATA,
    Li num twiter que MG está poibindo professores de merendarem nas escolas públicas. Isso é verdade?
    Se for, achei um absurdo!
    Por favor me responda!
    É Lei?
    Se for me indique o nº !
    Estou pasma!

    mãe de 02 alunos da rede pública.
    PS.: meu filho foi informado pela professora desta situação.

    Responder
    Replies

    Renata VilhenaMar 29, 2012 12:52 PM
    É uma Lei Federal, do Ministério da Educação, e temos que cumpri-la."

    se ela postar, eis meu comentário:

    E A LEI FEDERAL DO PISO, VOCÊS NÃO TEM QUE CUMPRIR NÃO, É?

    rsrsrsrssss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que estas leis são feitas em momentos de delírio.Nunca vi tanta maldade.Mas...DEUS é justo,ele vai cobrar destes que hoje riem de nós professores e eles hão de lembrar das maldades que fizeram.Tem dinheiro para reformar a cidade inteira para a copa(tirando do nosso bolso,é claro) só não tem para educação e saúde.
      No fim, os honestos vencerão.

      Excluir
    2. Não tenho dúvida. O "mal" não prevalecerá.

      Excluir
  11. OS 51 PILANTRAS integrantes da quadrilha mineira contra a educação já estão sendo divulgados no facebook com prenome, sobrenome, nome e fotografia, não deixe de compartilhá-los para todo o Brasil, os educadores brasileiros precisam conhecer bem os deputados mineiros que são contra o PISO SALARIAL DOS EDUCADORES e os mineiros devem guardar bem as carinhas para as eleições de outubro, se você tem facebook, compartilhe as imagens para todo o Brasil, pois o nosso foco deve ser BANIR DE VEZ DA VIDA PÚBLICA ESSES MALFEITORES, COMEÇANDO ESTE ANO PELOS SEUS APADRINHADOS, ASSIM EM 2014 DAMOS CABO DELES DE VEZ!

    Formação de Quadrilha.

    A quadrilha mineira contra a Educação! Esses são os deputados mineiros que votaram contra o piso nacional para os professores da rede estadual de ensino. Trata-se de um bando que é contra a Educação. Seus rostos e nomes não serão esquecidos por nenhum professor deste país, nem pelos cidadãos e eleitores. Peço a todos que divulguem o álbum, compartilhem sem dó.

    ResponderExcluir
  12. INFORMAÇÃO PARA DIVINO E REGIÃO, já está no facebook a CARINHA do SEBASTIÃO COSTA, o TIÃO CACUNDA DO DIVINO.

    ResponderExcluir
  13. Leia O Tempo a maluquice do Anastasia para nos prejudicar!Incrìvel!

    ResponderExcluir
  14. Os inesquecíveis..
    Doutor Viana
    DEM
    Curvelo, Três Marias, Belo Horizonte, Corinto, Sete Lagoas, Santana de Pirapama, Inimutaba, Paraopeba, Felixlândia, Buenópolis, Virgem da Lapa, Formiga, Datas, Presidente Juscelino, Várzea da Palma, Gouveia e Serra Azul de Minas

    Doutor Wilson Batista
    PSL
    Muriaé, Cataguases, Além Paraíba, Pirapetinga, Visconde do Rio Branco, Manhuaçu, Eugenópolis, Barão do Monte Alto, Leopoldina, Volta Grande, Patrocínio do Muriaé, Juiz de Fora, Miraí e Ervália

    Duílio de Castro
    PMN
    Sete Lagoas, Papagaios, São Francisco, Santana de Pirapama e Belo Horizonte

    ResponderExcluir
  15. Representante da Luta28 de abril de 2012 às 22:37

    Precisamos lutar também para o fechamento e contra a abertura de tantas instituições de Ensino Superior de cursos na área de licenciatura. Para que possamos ser valorizados realmente, é necessária uma intervenção bruta, inclusive na formação acadêmica dos profissionais da educação.
    LUTAR SEMPRE...

    ResponderExcluir
  16. João Paulo Ferreira de Assis29 de abril de 2012 às 03:34

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Prezados companheiros de luta

    Este projeto 3099/2012 me trouxe uma reflexão profunda. Creio que a tentativa de nos retirar mais um direito, o de afastamento da regência, é porque milhares de professores, eu inclusive, estamos solicitando nosso afastamento. Anastasia enfim percebeu que os mais experientes estão se afastando, e ele ficará na mão. Bancou o ditador, e vai ficar na mão, pois a maioria dos nossos substitutos não tem a nossa experiência, e a qualidade do ensino em Minas Gerais tenderá a cair ainda mais. E Anastasia acabará sendo cobrado pelos pais dos alunos. Ainda vou ver o senhor Mário Assis (que não é meu parente)cobrando o governo pela má qualidade do ensino, e entendendo finalmente que nós tínhamos razão de entrar em greve. E além dos nossos votos, os pais dos alunos também votam, e o projeto Aécio Presidente pode ficar para as calendas gregas, se Dona Inês Maria não pedir ao filho que pelo menos garanta um acordo em que Minas pagaria o bruto, e a União, as gratificações aos professores. Pode ser que Aécio tentando isso tenha seu nome mais apresentável diante de nós. Do contrário vingar-nos-emos dele, derrotando seu projeto presidencial. Talvez mesmo acabando por derrotá-lo em 2014 para o governo do Estado.
    Esta conclusão que eu tirei a respeito da pretensão do Anastasia de nos cassar mais este direito, é derivada da resposta que a Renata Vilhena deu a um professor nas mesmas condições que eu. Que o direito continua, mas o Estado está restringindo sua concessão, analisando caso por caso, porque precisam de nós para melhorar a qualidade da Educação em Minas.
    Acho que a Vilhena deve estar fora da realidade, pois eu e muitos professores mais velhos nos sentimos como laranjas chupadas, em que a maioria das pessoas apenas suga o caldo da laranja e a joga fora com os gomos, o bagaço e a casca. Pois me sinto assim. Sou uma laranja. O caldo e os gomos são o conhecimento que eu tenho. O bagaço e a casca, o meu corpo. O Estado me descartou, aproveitou apenas o meu caldo e me jogou fora com os gomos, que são a maior parte do meu conhecimento.

    Saudações.
    João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  17. Sr. João Paulo, agora é tarde! Com essa política desastrada implantada pelo Anastasia, até os profissionais que entraram no último concurso, daqui a pouco sairão, porque uma pessoa qualificada encontrará outras oportunidades. Então vai sobrar as pessoas que entraram para fazer bico, pois por falta de oportunidade em outra profissão estão no magistério, mas eles têm dito a todo momento na sala dos professores que estão estudando para os concursos do BB, dos Tribunais, etc. Resumindo, só vai ficar no Magistério daqui a uns anos, os piores alunos dos cursos de graduação, porque os bons estão indo para outras profissões ou estão fazendo Mestrado e Doutorado para irem para as Universidades ou as Escols Técnicas Federais. Aquelas pessoas de péssima formação que não têm chance de passar em Concurso algum, vão ficar nas salas de aulas em Minas Gerais, pelo menos na Educação, até porque o governo daqui não se importa com qualidade, tanto que prova já foi abolida. Logo, se se for reprovado nos concursos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, corram para Minas, as escolas estão abertas esperando contratá-los, porque qualidade na educação para o governo mineiro é só um detalhe e ainda, assim, irrelevante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo gira e passa pelos mesmos lugares nem que demore bastante.
      A educação vai chegar num ponto que ninguém vai fazer faculdade para dar aulas, os leigos é que vão lecionar.
      É triste ver um PAÍS ( MG ) onde o PRESIDENTE não está nem aí para os professores, pois se valorizasse os mesmos, ele poderia aplicar avaliações referentes às séries e com certeza iria obter resultados reais, porque os professores não fingiriam dar aulas e os alunos não fingiriam aprender.Seria tudo REAL.
      Mãe de aluno

      Excluir
  18. Professor Euler e demais,
    João Paulo está corretíssimo e parabéns pela análise feita. Eu, particularmente, não percebo tanto entusiasmo, dedicação e energia nos professores calouros. O próprio governo anunciou que houve retração nos índices de proficiência dos alunos e isto, com certeza irá continuar acontecendo. Tenho férias-prêmio marcadas para 15 de maio, no entanto não vou gozá-las, pois estão suspensas. A estupidez é tamanha que não percebem que quanto mais humilha a classe, pior ficará a qualidade do ensino.E não adianta inspetores e supervisores de superintendências virem com ameaças. A aprendizagem do aluno acontece com motivação. O professor também trabalha bem se estiver motivado, do contrário, os resultados serão baixos.
    Professor Herbet
    Cristália - MG

    ResponderExcluir
  19. Fiquei horrorizada com as reportagens que li falando da farra do governador do Rio e o dono da Delta.Não é aqui em Minas mas o que acontece neste Brasil ou seja o que os políticos brasileiros fazem com o nosso dinheiro.Meu Deus não aguento mais esse país de ladrões declarados.Enquanto estamos nessa vida de miséria e mais milhões de brasileiros, enquanto crianças morrem de fome, idosos ficam pelos corredores dos hospitais e muito mais, eles brincam com nosso dinheiro.ESTE PAÍS DEFINITIVAMENTE não é um país sério.Charles falou tudo.Não dá para votar mais em ninguém do brasil.Não dá para viver no Brasil.Não dá para ficar de braços cruzados no Brasil esperando acontecer alguma coisa a nosso favor.Temos que fazer acontecer.Não sei como mas temos que fazer algo e urgente.Penso ser através das urnas.daqui pra frente não votar.Ou anular o voto.Isso tem que ser em todos os recantos deste país de gente sem caráter.Pessoas que se esquecem de que vão passar e vão pagar por isso.Aí será tarde demais quando o arrependimento vier.Vejam por favor e vejam se é de suportar isso mais e mais .cada dia vemos mais dinheiro sendo jogado pelo esgoto.Cada dia vemos mais dinheiro saindo pelo ralo e ninguém faz nada.Só assistimos.Até a Globo noticiou.Nenhum deles (políticos) merece minha confiança.NENHUM.TODOS QUANDO ESTÃO NO PODER, ROUBA E ROUBA DESCARADAMENTE.MULHERES QUE DEVERIAM SER MAIS SENSÍVEIS, ACOMPANHAM A ROUBALHEIRA .Meu Deus socorre me.O blog é do garotinho.
    http://www.blogdogarotinho.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No "país" Minas Gerais não é diferente. A diferença é que os jornais, regiamente comprados com o dinheiro público, não noticiam os podres. Lembram-se de newton cardoso? A mídia fez ferrenha oposição a ele. Os jornalistas de hoje são outros?

      Excluir
  20. Não é aqui em Minas, caro(a) colega,por enquanto,mas aguarde que as águas d(o)a Cachoeira vão se espalhar, já começou, apesar de o Senador está no maior esforço para montar diques no intuito de estancá-la para que não tomem proporções assustadoras. Mas água quando vem, não há diques que a segure, vem e vem arrebentando. Minas não está tão protegido assim para que não seja inundado, então aguardemos e não demorará!!!

    ResponderExcluir
  21. A CACHOEIRA PASSOU POR MINAS

    Pergunta sobre indicação de prima de Cachoeira irrita Aécio; veja vídeo

    Publicidade


    FOLHA DE SÃO PAULO

    Ao encerrar uma entrevista coletiva, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) se irritou após ser indagado se iria pedir apuração sobre a indicação que fez de uma prima do empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, a um cargo no governo de Minas Gerais, no ano passado.

    Veja vídeo

    Aécio foi questionado se, a exemplo do que fez o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), que solicitou investigação da Procuradoria-Geral da República para se defender das acusações de envolvimento com Cachoeira, também pediria uma apuração sobre o episódio envolvendo seu nome.

    "Atendi a um pedido do líder do Democratas, [na época, o senador Demóstenes Torres] uma pessoa altamente qualificada. Talvez mais do que você, pela qualidade da sua pergunta", disse, dirigindo-se ao repórter.

    Cachoeira foi preso em fevereiro em uma operação da Polícia Federal. Ele é acusado de explorar o jogo ilegal e manter uma rede de influências sobre políticos e empresários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ora pois,kkkkkkkk Se fosse comigo eu o processaria por difamação. Onde já se viu tamanha prepotência deste ....
      Incrível como a verdade tira as pessoas do eixo, de sua segurança; estão naquela" melhor defesa é o ataque",kkkkk

      Excluir
    2. Só tem este episódio? Será?????

      Excluir
  22. ELIO GASPARI

    A rapina da tecnologia na educação

    O que parece progresso é só sofisticação de fornecedores de equipamentos inúteis para as escolas públicas

    Com vocês, Delúbio Soares 2.0. A Polícia Federal achou-o no restaurante 14 Bis, no Rio, discutindo o fornecimento de lousas digitais para escolas públicas capixabas e goianas. Segundo o empresário interessado, o companheiros disse-lhe que "um pedido do meu deputado é praticamente uma ordem". Referia-se ao deputado estadual Misael Oliveira (PDT-GO).

    Desde que o homo sapiens grafitou a caverna de Altamira, há 15 mil anos, repete-se o costume de usar uma pedra (giz) para desenhar ou, mais tarde, escrever, numa superfície rígida. Desde o século 11 isso é feito em escolas. Os quadros-negros custam pouco, não enguiçam, não consomem energia nem precisam de manutenção.

    As lousas digitais, cinematográficas, interativas e coloridas, tornaram-se parte de uma praga estimulada por fornecedores de equipamentos eletrônicos para a rede pública de ensino. Cada uma custa pelo menos o salário-base de um professor (R$ 1.451). Um dos municípios que contrataram lousas da empresa que tratou com Delúbio foi o de Presidente Kennedy (ES). Gastou R$ 2,7 milhões em três escolas, e o endereço da fornecedora era um terreno baldio. O prefeito e seis secretários, inclusive a de Educação, foram presos. Com os royalties da Petrobras, Presidente Kennedy tem uma das maiores rendas per capita do Estado e um dos piores índices de desenvolvimento humano.

    O pequeno município não está sozinho nessa febre. O MEC quer comprar 600 mil tablets para que professores preparem suas aulas (como, não diz). Isso e mais 10 mil lousas digitais. O governo de São Paulo estuda um investimento de R$ 5,5 bilhões para colocar lousas e tabuletas em todas as escolas públicas. Gustavo Ioschpe foi atrás da ideia e descobriu que a Secretaria de Educação não tinha um projeto pedagógico que amparasse a iniciativa. Toda a documentação disponível resumia-se a uma carta do presidente da Dell (fornecedor do equipamento), com um resumo de um estudo da Unesco. Pediu o texto, mas não o obteve.

    Lousas digitais, tabuletas e laptops são instrumentos do progresso quando fazem parte de uma ação integrada, na qual tudo começa pela capacitação do professor. Hoje, no Brasil, contam-se nos dedos as experiências bem sucedidas na rede pública. Prevalecem desperdícios que poderiam ser evitados pela aplicação da Lei de Simonsen: "Pague-se a comissão, desde que o intermediário esqueça o assunto".

    Quem acredita que Delúbio Soares estava interessado no aprendizado da garotada de Presidente Kennedy vá em frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para alegria da bandidagem.Escolas caindo aos

      pedaços... Sem o minimo de segurança...

      Os ladrões farão a festa com os eletrônicos

      escondidos nos cantos de uma sala qualquer,

      juntos com os computadores dos pseudos

      laboratórios de informáticas

      Excluir
  23. O que o governo mineiro provocou de perda contra os trabalhadores da educação, criou em cada professor, uma ferida que sangra continua-
    mente, dói ,incomoda e gera uma profunda revol-
    ta.O governo pode ter certeza de que, no momen-
    to certo ele obterá a resposta que merece dos
    professores.Em todo o Estado, os professores já estão mobilizados e planejam a resposta que será dada àqueles políticos que até agora massacraram a Educação.Eles terão o prazer de ver a derrota de seus projetos.

    ResponderExcluir
  24. Aos trabalhadores em educação deixo esse recado

    AMIGO PROFESSOR (A)
    SUA VIDA E SAÚDE DEPENDEM DA QUALIDADE DE SEU DIA A DIA.
    BONS COSTUMES, OS QUAIS SÃO MAIS QUE CONHECIDOS POR TODOS, DEVEM SER CULTIVADOS A CADA INSTANTE.
    PORÉM É IMPORTANTE SALIENTAR QUE A QUALIDADE DE SEU TRABALHO E DAS CONDIÇÕES QUE VOCÊ TEM PARA EXERCÊ-LO SÃO PEÇAS IMPORTANTES NA CONSTRUÇÃO DESSA QUALIDADE EM SEU VIVER.
    A SUA VALORIZAÇÃO PERPASSA PELO VALOR QUE VOCÊ DÁ A SI PRÓPRIO E TAMBÉM AO SEU TRABALHO E PROFISSÃO.
    LUTAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E MELHOR REMUNERAÇÃO É SIM UMA MANEIRA DE BUSCAR PRA SI UMA VIDA MELHOR EM TODOS OS SENTIDOS.
    NUNCA CESSE DE LUTAR POR SEUS DIREITOS, NUNCA DEIXE DE BUSCAR O VALOR QUE VOCÊ JULGA MERECER.
    A LUTA DE CADA UM NO DIA A DIA É A PARTE QUE CADA UM DÁ AO TODO, E ESSE GRÃO PODE SIM ALIMENTAR UMA PROFISSÃO QUE ESTARÁ FADADA AO OSTRACISMO, CASO SEUS AGENTES ATIVOS DESISTAM DE LUTAR.
    O SEU BEM ESTAR NÃO ESTÁ SOMENTE NOS MOMENTOS DE LAZER, MAS ESTÁ TAMBÉM EM SUA REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL.
    LUTE, CORRA ATRÁS E NUNCA DEIXE DE SER O MAIOR E MAIS IMPORTANTE PROFISSIONAL EM TODO ESSE MUNDO.
    SÓ VOCÊ PODE MUDAR SUA CONDIÇÃO!!!

    ResponderExcluir
  25. A CPI do Cachoeira vai virar água. Já está tudo dominado.
    Esta CPI, também tem a finalidade de desviar a atenção do Julgamento do Mensalão.
    Êta classe política de Ladrões.

    ResponderExcluir
  26. Apoiadíssimo o colega de Cristália, pois parece que estão apavorados e querem nos pressionar a fazer o impossível! Inspetores, PIP e tudo mais querendo impor excelência de ensino enquanto a situação dos profissionais é caótica! Fomos desvalorizados, desmoralizados, massacrados e agora querem COMPETÊNCIA, QUALIDADE! Ahn, hem, como??? Presenciei uma reunião de módulo II em que supervisores choravam, outros gritavam, professores quase se estapeavam, enfim, CAOS. Alunos drogados, rebeldes... E aí Anastasia? Quem salvará MG? Talvez seus cordeiros que te apoiam sem restrições, coloque-os nas escolas de periferia!

    ResponderExcluir
  27. Nesses últimos 10 anos fiz apenas 2 concursos, um para oficial judiciário avaliador, e outro para técnico inmetro, aprovados nos dois. No primeiro, não fui bem classificado, não fui chamado, no segundo era o próximo da lista e recusei vaga em outra cidade. Na verdade queria ficar na educação. Lutando esses anos todos para melhorar a nossa condição. Infelizmente, obtivemos apenas decepções. Quanta ignorância desses políticos brasileiros, quanta roubalheira... é um círculo vicioso a politiqueira brasileira... Sai o Pai, entra o filho para continuar os saques ... quanta podridão... estou enojado em ver tudo isso e nada acontecendo contra eles.
    Último dia 22 abril, fui fazer uma prova para o concurso da caixa, trocar 6 por meia dúzia, a exemplo dos outros dois concursos já citados.
    Salário é o mesmo, as condições são um pouco melhores...
    Fiz 75 % da prova, estou satisfeito, uma vez que tive um mês para me preparar, fiquei feliz com o resultado, pois, me deu esperanças de realizar outros ...
    Tenho 17 anos de estado e 5 de particular... mas vou tentar outra coisa...
    Desapontado com a educação, sem esperança com a justiça brasileira... vou seguir em frente!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte... espero que passe mesmo em um concurso... educaçao nao dá mais nao... eu tambem estou procurando um caminho... tenho o mesmo tempo que voce e estou ficando doente so de pensar em nossa situaçao.

      Excluir
    2. Concursos públicos é uma excelente opção para o professorado.

      Primeiro garante-se o empreguinho como professor, depois passa-se a tentar concursos públicos com salários melhores.

      E a lei da sobrevivência.

      Excluir
  28. O PT aos poucos vai encampando o seu projeto de controle social, desde os trabalhadores até o tráfico de drogas e a violência. É um controle social perverso que visa reduzir determinados segmentos à condição de miserabilidade transformando o ESTADO em um FEUDO. Ora, o ESTADO, desde a implantação do modelo republicano já tinha uma certa estrutura feudal que se manteve até os dias atuais.
    O que ao meu ver parece que se está consolidando é a abrangência desse ESTADO FEUDAL às demais camadas sociais, principalmente aquelas que tendiam por direitos e estavam conseguindo conquistá-los. Não é a toa que o PT conseguiu chegar ao poder, às custas de alianças obscuras, isso me leva a pensar que o propósito das elites dominantes é a de manter o controle social, e, no caso, o partido político do PT serve muito bem a esse propósito, pois é um partido que detém muitos adeptos das camadas sociais desprivilegiadas e se mostrava combativo frente ao sistema vigente. Agora, o partido serve aos propósitos elitistas e ainda conta com o aval de elementos que travavam a luta no combate social, como aqueles que não mais travam esse combate mas ADESTRAM A POPULAÇÃO, controlando-a segundo os seus interesses e o que é pior, colocando-as na situação de miséria tal qual a IDADE MÉDIA, pois assim o controle social se torna mais eficaz. E esse modo de pensar encontra amparo também nas classes intelectualizadas como professores universitários adeptos de uma visão petista como seus colaboradores que atuam frente a educação lado a lado de outros professores com visão de combate, pois a própria instituição educativa se demonstra como ambiente de pensamentos diversos, plurais ou se não dizer multiplurais, no entanto, existem aqueles que detêm projetos vinculados aos interesses elitistas que estarão de comum acordo para se manter o STATUS QUO.
    Aqueles elementos pertencentes ao Partido do PT quando perceberam o que estava para acontecer ou se retiraram do partido ou foram convidados a sair, como o que aconteceu com Rui Costa Pimenta que estava sendo isolado dentro do partido, no entanto, se desligou do partido e fundou o PCO (Partido da Causa Operária), assim como o próprio PSTU e talvez outros que não me lembre no momento.

    Essa é a triste realidade que assola a sociedade brasileira, mantêm-se uma estrutura clientelística sendo assim mantêm-se o PODER ao passo que o poder significa CONTROLE SOBRE OS DEMAIS.

    A DITADURA CAMPEIA! AGORA, COM COM A COLABORAÇÃO DOS ELEMENTOS ORIUNDOS DE UMA CLASSE MÉDIA DO PASSADO E QUE ERAM PERSEGUIDOS PELOS MILITARES.

    ResponderExcluir
  29. Eu escrevi aqui e em todos os outros blogs, sites de relacionamento, o Brasil está decretando a extinção do profissional da educação. Pena que ninguém acorda pra salvar os professores!! Anastasia é um desses demônios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os professores não vão extinguir.Só haverá uma mudança de posição,as empregadas domesticas passarão a ser professoras.É o progresso!E vivam as cotas do governo!

      Excluir
    2. Anônimo das 01:44

      Existem exemplos de empregadas domésticas que além de terem exercido esse ofício com muita dignidade, transcederam a perspectiva de vida que lhes eram inerentes e realmente se destacaram com muita louvor em profissões consideradas restritas aos filhos de burgueses, ou estão brilhando na educação no patamar de mestrado pra cima... conquistando com muita luta e brilhantismo o ascesso a esferas bem superiores à essa realidade na qual estamos sobrevivendo aqui em Minas...

      Que sigamos estes exemplos de superação, sendo menos arrogantes, pejorativos e preconceituosos e vamos também conquistar espaços dignos de nossa capacidade, à altura da superioridade que julgamos ter...

      Nem todos nasceram em berço de ouro e felizmente muitos têm conseguido sair da sina que seria limpar seu chão pro resto da vida... Aliás com o salário que recebemos como professores aqui em Minas, estamos mais pra ir limpar o chão dos norte-americanos do que se dar ao luxo de pleitear domésticas sem instruções acadêmicas em função do mísero salário que pessoas como vc podem oferecer, não tendo nem pra si.

      Só tenho a me orgulhar e parabenizar estes exemplos de superação e torcer para que também sejamos capazes de atingir nossas metas sem desmerecer a vitória dos outros.

      Patrícia Ferreira - Montes Claros

      Excluir
  30. O único instrumento que poderá nos salvar é o MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO que o DEP. Sávio Souza Cruz garantiu que vai propor através do PMDB, PT e a bancada jurídica do SINDUTE. Esse mandado só pode ser proposto através de partidos políticos. Mas contudo, se todos não me ajudarem a lembrar a todos os que podem nos ajudar que estamos contando com a ajuda, penso que talves ficará esquecido o mandado de segurança. Isso que destrói a nossa categoria: nunca se une em torno de um só objetivo... Deveria pois a vitória de um será a vitória de todos. Juntos somos mais! Ajudem a "por pressão" para que o SINDUTE vá até o deputado Sávio já estou cansada de lutar sozinha contra o sindicato que não ouve a categoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim colega Gracieusa Brito, precisamos que alguém aqui neste blog nos ensine mecanismos de como fazer nossa pressão sobre o sindute se tornar mais efetiva porque me parece que não adianta postar críticas ou idéias no blog da Beatriz que ela além de não publicar, sabe-se lá se as lê.

      Excluir
    2. Poste lá como anônima mas não o faça do seu computador.

      Excluir
  31. Boa Tarde Euler e Colegas Professores,

    O Governo está sendo pressionado pelo Banco Mundial e repassa as cobranças recebidas.
    O dinheiro sumiu. A Secretaria de Educação está caindo aos pedaçõs, com serviço acumulado e funcionários em regime de plantão (trabalhando quase de domingo a domingo).
    Tudo o que for possível para economizar será feito.
    Não esperem melhorias, pois estas não virão.
    Primeiro a história das turmas de horário integral, onde o descanso desaparece e a sobrecarga se impõe pelo argumento de mais verbas para a escola.
    Depois, virá o processo de implantação das turmas multisseriadas. Muitos pensam que é um sistema que já existia, o PAV, que une dois anos em cada turma.
    Puro engano. São turmas onde há alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos numa mesma sala de aula. Mais uma oportunidade de destruir a educação.
    Estão investindo, também, no estímulo aos cursos técnicos. As escolas vão receber apostilas do SEBRAE, de modo a incentivar os alunos a se dedicarem ao mercado de trabalho que está deficiente de mão de obra qualificada, deixando de lado as metas de ingressar numa faculdade.
    O Governo é um mero fantoche dos grandes Empresários e Banqueiros. Eles ditam as regras da Educação no Brasil.
    Não se iludam em lutar contra um Governo que é só fachada.
    Estamos caminhando para uma única realidade, como já existe na Argentina: Classe Alta dominante e Classes Média e Baixa totalmente empobrecidas.
    O Caos está sendo implantado de modo que as pessoas implorem pela solução já planejada pelos Donos do Mundo. Parece fantasia... Também pensei há dez anos, quando me avisaram o que aconteceria... Não acreditei e me vejo, também, sem saída...
    Similarmente, basta reparar no trânsito de BH e facilmente se percebe que ele não vai melhorar. Ao contrário, a cada ano torna-se pior até atingir o colapso e parar de vez. Assim é a nossa situação. A educação incomoda, dificulta as eleições, atrapalha os manipuladores do povo. Educação? Só é boa para os filhos dos ricos, que herdarão as posições de comando.
    O único jeito de valorizar a nossa profissão é utilizando os meios capitalistas de oferta e procura. Hoje, a oferta é grande pois existem muitos professores e, consequentemente, não compensa pagar bem. Amanhã, o mercado de trabalho implorará por aqueles que queiram dar aula e pagará os mais altos salários.
    Nós somos os maiores culpados pela nossa atual situação: pensamos e agimos com o coração e o governo capitalista friamente nos massacrou.

    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  32. Se entendi bem o texto do anônimo das 12:31, devemos todos pedir demissão, assim com a falta de profissionais o governo teria outra postura. Acredito que a questão crucial não está centrada na quantidade de profissionais que têm em abundância no mercado, até porque há realmente quantidade, mas qualidade é uma outra questão. Mesmo com essa questão de quantidade verso qualidade, ainda assim, o problema tem de ser analisado por um outro âmbito, requer uma outra análise, não é tão simples assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade nao é bem isto... eu particularmente, nao vejo mais a luz no fim do tunel... e quero sair... é bastante pessoal.

      Excluir
  33. Olá, pessoal da luta!

    Apenas comentando de passagem os comentários acima, dos colegas anônimos das 12:31 e das 02:17. Penso que uma coisa é o que o governo tem feito e pretende fazer. Sempre contra os educadores. Outra coisa é o que a categoria está disposta a aceitar. E a resistir. Não acredito que a falta de professores habilitados vá resolver nosso dilema. Não se trata de uma lógica de mercado. O governo não se importará em contratar qualquer um, como vem fazendo. E infelizmente temos uma realidade em que parcelas expressivas dos pais de alunos não têm condições de perceber essa realidade. A menos que os próprios educadores façam este trabalho de conscientização da comunidade para a luta por uma Educação de qualidade. Que é sinônimo de valorização dos educadores. Quando isso se tornar uma causa, uma exigência da comunidade, aí então os governos pensarão antes, até por uma questão de sobrevivência. Mas pesará também a capacidade dos educadores se auto-organizarem e arrancarem na luta (e na justiça) seus (nossos) direitos.

    Em suma: eles, os de cima, têm seus planos diabólicos para nos massacrar; nós, os de baixo, devemos construir nossas formas de resistência e derrotá-los.

    Um forte abraço a todos e força na luta!

    P.S.: Pessoal da luta, como disse em outro post na semana passada, meu tempo está reduzido durante o dia, em função de outra atividade que exerço. Por isso minha participação maior será nos finais de semana; e no final da noite de cada dia eu aprovo os comentários, como tenho feito regularmente. Força na luta! Até a nossa vitória!

    ResponderExcluir
  34. Concordo plenamente com sua análise, professor Euler, a questão não é tão simples assim!

    Educadora Mineira

    ResponderExcluir
  35. Amigo Euler, mais uma vez você foi demais nas colocações. Com toda pressão sofrida por nós, há ainda aquela que extrapola a carga horária: os planos de aula têm que ser nos mínimos detalhes, plano de curso bimestral, semestral, anual,etc, projetos do PIP, módulo II (imprescindível para a supervisão e inspeção) altamente vigiada e nunca é usada para o fim a que foi destinada, diários entregues no mês de abril com data para serem vistados, entrega de resultados com data estabelecida (logo depois do feriadão, lógico), há também um curso que a secretaria manda para a cidade, técnicos que "ensinam" a preencher diário e a fazer planejamento dentro dos descritores, etc etc etc, enfim meu cargo de 24 horas semanais anda ultrapassando as 30 horas. Resultado: meus 9 diários estão atrasados, cursos da Secretaria só frequento no meu período de trabalho da escola, pois tenho outras duas atividades extras para manter o padrão.
    Abraços fraternos.Libério/Pompéu

    ResponderExcluir
  36. O nome primordial para compor a chapa é o seu comandante Euler!
    um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos (Uberlândia),
      Concordo com o colega Eduardo. O nome primordial para compor a chapa é o seu comandante Euler! Abraço

      Excluir
  37. Sólo los ojos dan acceso al alma y sólo los hechos muestran lo que hay en tu corazón ....Siendo los ojos las ventanitas del alma el que mira siempre a los ojos es porque tiene el alma limpia y quien no lo hace es porque su sinceridad no lo es del todo..
    y usted tien iso teacher Euler LA CHAPA TIENS K SER USTED!
    BESOS CON CARINÕ
    Cindy

    ResponderExcluir
  38. LAS LETRAS PARA EL ESCRITOR DEBEN SER COMO LA SANGRE PARA EL CUERPO...
    assi es usted teacher Euler Conrado

    ResponderExcluir
  39. el único hombre puede cambiar la minas gerais brazil Teacher Euler Conrado

    ResponderExcluir
  40. AS ÚNICAS ARMAS DE RETALIAÇÃO PARA O PROFESSORADO:

    1ª) NÃO PREPARAR AS TURMAS PARA AS AVALIAÇÕES SIMAVE E PROEB (O GOVERNO QUER NÚMEROS, VAMOS DEIXAR MINAS TER O MAIS BAIXO DESEMPENHO EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, HÊ! HÊ! HÊ!)

    2ª) VAMOS BOICOTAR TAMBÉM OS CURSOS DO MAGISTRA (NINGÉM SE INSCREVA PRA CURSO NENHUM. REBELIÃO JÁ!)

    3ª) NESSE PERÍODO ELEITOREIRO, SEREMOS CABOS ELEITORAIS DOS CANDIDATOS PREFEITÁVEIS QUE NÃO CONTAM COM O APOIO DE ANASTASIA. VAMOS TENTAR DERRUBAR OS CANDIDATOS DO GOVERNADOR EM NOSSAS CIDADES.

    e tem mais... Renata Vilhena respondeu meu post: " a lei do piso é cumprida "

    valha-me Deussss, aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata Vilhena,eu aposentei com quase trinta anos e o governo me paga sobre dezoito.Isto é cumprir lei?
      Onde já se viu pra dar aumento apaga o tempo do servidor?

      Excluir
  41. Una letra es un suspiro, suspirando construyo mi mundo, son mis palabras una sonrisa, si las escuchas podrás verme sonreír.

    En mi mirada mirarás mi alma y si me sientes…sentirás mis sentidos, me sentirás vivir, viviendo entre tus suspiros…
    con carinõ

    ResponderExcluir
  42. Esse PIP também é uma forma de angariar votos para os prefeitáveis de Anastasia, porque esses PIPEIROS não estão lá só para 'ENSINAR' o padre a rezar missa, por trás há os interesses eleitoreiros e políticos, porque ninguém está aqui de bobo! Nem eles! Serão todos eleitores de Anastasia e de seus aliados, juntamente com suas famílias, afinal eles não ganhariam mais que o professor se não fosse por esse bico que o governo arranjou, então saibamos que esses rapazinhos e essas mocinhas que estão querendo ensinar os professores a darem aulas, estão atrelados ao governo com os seus votos. É dinheiro para cá e voto para lá. Se no alto escalão acontece isso, porque com esses pobrezinhos seria diferente? Olha a matéria da manipulação do governo publicada no TEMPO, o deputado foi indicado para o lugar certo, já que é um fiel escudeiro do governador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como dizia uma amiga minha: " Pararam de fazer merda para agora inventar de fazer PIPi".

      Excluir
  43. Concordo com Eduardo e Carlos, o líder natural para compor a chapa de oposição é Euler Conrado. Estamos aguardando sua resposta.

    E o vento varrerá tudo... e o chão tremerá, começando pelas bandas de Minas Gerais!

    Visitaremos todas as escolas da região e falaremos em seu nome - a base compreenderá, porque sangra como nós por justiça e fome e vontade de ser reconhecido e valorizado enquanto profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ser lider.

      Apoio Euler, 100%.

      Luta de verdade.

      Excluir
    2. Olá Marly, boa tarde. Quero saber quando será a eleção, estarei fazendo campanha acirrada para o Euler. Abraços Dalgiza

      Excluir
  44. Representante da Luta30 de abril de 2012 às 12:17

    Observemos que vem diminuindo o número de domésticas no Brasil, isto é bom por um lado, no sentido de oportunizar a ascensão das pessoas em geral, mas ruim por outro, a partir do momento que estão se tornando professoras, que passam a visão de professoras (babás) para as escolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baseado(a) em que fundamentos vc está afirmando que são as domésticas que vêm degradando o status do professor?

      Já tive colegas que saíram detrás de balcões de padaria, desafiando todo o sistema que conspira a tradição de filhos de operários sempre operários, foram à luta e se tornaram conceituados médicos formados nas concorridas universidades públicas... Muito me alegra o fato de filhos de proletários estarem superando suas perpectivas de vida,e por puro mérito próprio estarem ingressando com muita luta em universidades e se formando em profissões consideradas restritas aos seletos filhos da classe dominante.

      Já tive colega que exercendo trabalhos domésticos, dedicou-se aos estudos se tornou exímia professora, deixou a afetivação daqui de Minas e está na UNB fazendo seu mestrado conquistado de forma tão louvável... se tívessemos um pouco da competência dela talvez não estaríamos aqui reclamando da situação em que nos encontramos.

      Digo mais, independente da origem social, existem bons ou péssimos profissionais em todas as áreas, isso é fato! Quanto à professor, não é de hoje que essa profissão apresenta na maioria do seu quadro, profissionais com origens sociais desfavorecidas.Com raras excessões, esta é a realidade dessa categoria há muitíssimo tempo.

      O fato de alguma ex-doméstica estar ingressando no ramo da educação, por acaso estaria de alguma forma denegrindo a atuação profissional da categoria?! Pelo menos foi isso o que percebi nas entrelinhas da sua colocação...

      Até já assisti há muito tempo atrás a apresentação de uma dissertação de mestrado aprovado, onde a autora reflete o fato de haver desde os tempos mais remotos uma certa extensão do relacionamento professores (tias) e alunos, o que não parece ter algo o ver com suas colocações.

      Espero estar enganada com seu gritante e grosseiro preconceito...

      Patrícia Ferreira - Montes Claros.

      Excluir
  45. Turma de Juiz de Fora30 de abril de 2012 às 12:38

    Falou bonito Prof. Marly!
    esse homem é o lider....
    digno total apoio!!!!!!!!!!
    Estamos com você comandante Euler
    Ana Maria, Betânia, Berenice, Cesar
    Juiz de fora

    ResponderExcluir
  46. Minas tem governo? Minas? O que é Minas? Posso vigiar seu carro, engraxar seus sapatos te pedir trocados. Quanta humilhação vocês passam professores minairos? Por quê? O que justificaria tal crueldade? Toda essa maldade não será em vão.

    ResponderExcluir
  47. Acabo de assistir na mídia comprada(no JH) a real situação das escolas.O mais curioso é que as situações ali apresentadas fazem referência a vários estados,menos o de MG,por que será?Com certeza MG encontra-se num patamar fora da realidade apresentada.Oh Minas Gerais!Oh professores mineiros!Até quando viveremos assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que reforçar o boicote a globo em todos os estados do Brasil: PROFESSORES UNIDOS CONTRA GLOBO PELO QUE FAZEM EM MINAS GERAIS. QUEM TIVER PARENTES,CONHECER PROFESSORES EM OUTROS ESTADOS,PELOS BLOGS, PELO TWITTER,OU FACE AMPLIEM E DIVULGUEM CAMPANHA COMEÇADA NA GREVE DOS 112 DIAS: A GLOBO MENTE ! A GLOBO PERDEU 34% DE AUDIENCIA POR NOSSA CAUSA. E ALÉM DE TUDO ESTÁ ENRROLADA COM O CARLINHOS CACHOEIRA @globobandida E ESTÁ AMEAÇANDO A DILMA DE RETALIAÇÃO. VAMOS FAZER O DEVER DE CASA: FORA GLOBO, A GLOBO MENTE.

      Excluir
    2. Simples anônimo das 09:50: É porque o candidato da Globo para presidência da república nas próximas eleições é o senador Aético, então não pode falar de Minas. Vocês se lembram daquela minessérie da globo, Brado Retumbante? Que graças a Deus não assisti, mas sei que qualquer semelhança física do ator principal(um deputado que lutava ferrenhamente contra a corrupção na política)com o senador Aético é mera coincidência. Ê globinho que nunca muda!!

      Excluir
  48. VEJAM LÁ:
    Aécio Neves e os “fichas sujas”

    http://altamiroborges.blogspot.com.br/2012/04/aecio-neves-e-os-fichas-sujas.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    JESUS MOSTRE A SUA FACE !

    ResponderExcluir
  49. Tomara que essa cpi apareça alguma coisa para desmascarar esse governador e seu padrinho .Estou acompanhando o escandalo do governador do Rio e o dono da Delta.Que vergonha de ser brasileira.Se eu tivesse um outro idioma e dominasse bem este idioma, eu falaria que eu não sou brasileira.Me dá um nojo deste país.Nunca vi tanta corrupção, tanta roubalheira.Eu não entendo como uma pessoa pode pensar que algo fica escondido.Nada fica escondido.Tudo um dia vem á tona.Como pode um governador agir desse modo.Fique esperto Anastazia e Aético pois as coisas estão ficando pretas e pode sobrar prá vocês.Basta esperar pois tenho absoluta certeza que vocês também fizeram, fazem e farão muita coisa suja, errada, roubos e roubos por trás dos panos.Por isso não tem dinheiro nesse estado para nada.Saúde, educação segurança.Vocês roubam .Tudo que é desviado,para mim é roubo.Fique atento Anastazia e Aético.O de vocês está por vir.

    ResponderExcluir
  50. Venho relatar o triste fato que soube de professores do município de Espera Feliz - MG que estão sendo vítimas de agressões físicas em sala de aula e violência moral. Ao invés de termos apoio de um SEE atuante sobre estes problemas,temos PIP com profissionais contratados à base de "currículo" de quem indica para propagar ideias da gestão do sádico governador.

    Mariana Verbele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus caríssimos Professores de ESPERA
      FELIZ, só há um caminho para esta situação, chamem a polícia e façam BO. Não esperem direção da escola e nem o sindicato. Se o aluno(a) for menor, seus pais responderão. Vocês não precisam passar por isso não. Se precisarem de ajuda estou a disposição. Dalgiza Divino

      Excluir
  51. Como MÃE,li alguns comentários neste BLOG e observei uma pergunta como título de texto,"Que respostas darão os 400.000 educadores de Minas aos Governos?"Acho q ainda continua até o momento sem respostas. Por que isso? Nenhum educador(a) encontrou uma resposta p o nosso atual governo? Quem cala consente, certo?Ou ñ, pois a resposta certa virá, colocando cado um no seu devido lugar! E a minha resposta como cidadã mãe é: nada venceremos no braço, pois isso ñ é ação de líderes capacitadas escolhidas pelo povo p administrar um País, um Estado ou um município violando direitos, arruinando a nação sem pensar nas consequ~encias dos prejuízos .Isso é traíção. Um governo traídor manipula tudo e todos, porém, o nosso Deus jamais! Tenho certeza q a resposta dos educadores aos governos é o silêncio, visto q cansados de tantas batalhas, só resta calar e lutar, a vitória está aí.Parabéns professores pelas atuações como educadores...pessoas cultas agem assim, mesmo sendo ignorados a todo momento pelos governos, e vcs correspondendo tudo com um digno trabalho...isso q é fidelidade. Senhor governo, os justos vencem.

    ResponderExcluir
  52. Em Minas o retrocesso virou modernidade,a muito tempo acabou as turmas multisseriadas, agora está
    voltando o modelo, quem sabe a palmatória vai voltar!
    Será que o governo quer acabar com a dívida do estado diminuindo professor? Sugestão: Forme "multissecretarias do estado",cada secretário responde por duas secretaria recebendo por uma,assim
    com o seu gordo salário rapidinho a dívida está paga. O governinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente! Pq não ajuntar a sec. da deseducação com a defesa civil e agricultura. Seria mt proveitoso e econômico. Um super secretário com apenas um salário. Que economia, não?

      Excluir
  53. VEJAM O PERIGO :
    Turma do Chapéu ‏ @turmadochapeu_

    Responder
    Retweetar
    Favorito
    · Abrir

    Núcleo Sindical do #PSDB promove congresso com 2.000 participantes http://ow.ly/aAkdI [cobertura de @marcelbeghini] #Sindicalismo #TdC
    Retweetado por Marcel Beghini

    ResponderExcluir
  54. Estou passada com o texto do Frei Gilvander, que coisa horrível., Precisamos denunciar essas arbitr4ariedades policiais ...
    Dalgiza

    ResponderExcluir
  55. A Forma como se trata os educadores de Minas se difere de outros estados onde a justiça realmente de forma independente.vejam G1 Goias

    ResponderExcluir
  56. Tô de saco cheio dessa balela q rola aqui no blog e nos outros blogs por ai, acordem gente, não da mais , esse governo do demônio SatAnastasia ja decidiu que seremos mal remunerados e que não merecemos valorização nenhuma. Não há o que se fazer, ficar aqui soltando o verbo pra quem não quer ouvir éperda de tempo. Ou para-se tudo e ninguem mais trabalha ou estamos ai fadados a sermos miseraveis num futuro próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NDG de Araguari,
      Não concordo com o anônimo acima das 04:09!
      É bem simples! e é lei da vida, "QUANDO UM SER HUMANO QUER REALMENTE UMA COISA, O UNIVERSO CONSPIRA A FAVOR". No meu entendimento o papel deste blog, é termos um espaço para dialogar com colegas que já estão fartos de serem manobrados pelo DESgoverno e pelo sindute politiqueiro. Então CONTINUEMOS A CONSPIRAR e seguir os passos desse MALDITO DESgoverno, para que o mal-estar que nós estamos sentindo por termos sido HUMILHADOS, contamine a todos que convivem conosco e desta forma cresça como uma bola de neve em uma avalanche, até que naturalmente engula nosso opressores! Força até nossa Vitória!

      Excluir
  57. Professor que for violentado deve ligar para a Polícia e fazer boletim de ocorrência. O que não pode é sofrer violência e se calar. Não tem que esperar por medidas de SRE e muito menos de SEE, porque ninguém vai se condoer com isso. Não foi na Superintendência de Carangola que o pessoal daí noticiou na época da greve,aqui no Blog, que a Superintendência mandou chamar a polícia para os professores, havia alguma intenção nesse chamado, então agora é hora de professor chamar polícia na escola,também, sem ficar constrangido, se não fizer isso, vai ser agredido inúmeras vezes. É preciso atitude,caso contrário outros também sofrerão agressões. Mas não contem com as autoridades escolares, porque elas são muito fracas. Só se mostram fortes para chamar polícia para bater em professor, como fizeram por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Representante da Luta30 de abril de 2012 às 22:36

      Realmente a todo tempo somos desacatados e ficamos calados. Somos coniventes com as agressões.

      Excluir
    2. Concordo com você. Parabéns!!!

      Excluir
  58. Legal!
    https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/s320x320/535311_242042265902969_100002915924677_495195_3951977_n.jpg

    ResponderExcluir
  59. Site do sindute foi invadido? Não da pra navegar mais nele. Vejam lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faz diferença, não publica nada de novo.KKKKKKKKKKKKKKKkk

      Excluir
  60. Vamos lançar a campanha:BOICOTE AOS CURSOS DA MAGISTRA
    TUDO QUE VEM DESTE GOVERNO É SUSPEITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma bobagem deste tupiniquim que se julga Deus e dono das nossa mentes. Sai fora. Sujeito sem noção!

      Excluir
  61. professoramaluquinha30 de abril de 2012 às 23:44

    o site do sindInutil foi abduzido, ahuauahauahauaaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou estão curtindo o feriadão???

      COMPROMISSO ZERO COM A CATEGORIA.

      Não é assim que "eles" permanecerão lá.

      Excluir
  62. Caros colegas, apesar de hoje não ser dia útil, o contracheque do mês de abril, neste momento, 00:09min, está sendo visualizado, quem se interessar, dê uma olhada, pode ser que o retirem até amanhã cedo.

    Educadora Mineira

    ResponderExcluir
  63. O governo ainda não pagou o posicionamento como prometido. De quem é a culpa? hehehehehe

    ResponderExcluir
  64. PROFESSOR ASSALTADO1 de maio de 2012 às 01:03

    GENTE,
    FUI ACESSAR MEU CONTRACHEQUE E SABE O QUE ENCONTREI?? NADA ....NADA..SÓ O ESQUELETO.
    CADÊ MINHA GRANA?????????????????
    SE ALGUM DE VCS ESTIVER NA MESMA SITUAÇAO MINHA,
    POR FAVOR MANIFESTE NESTE BLOG..
    O QUE TÁ ACONTECENDO DESTA VEZ???
    TROPA DE ............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consegui acessar meu contracheque... mas antes nao tivesse conseguido kkk um choque ver tantas contas e tao pouco salario!!! hehe

      Excluir
  65. Te extranõ!
    besos com carinõ!
    Cindy

    ResponderExcluir
  66. INFORMAÇÃO!!

    Caro Anônimo, das 09:03, ao acessar meu contracheque nas primeiras horas de hoje, também levei o mesmmo susto, mas observando melhor a página, pude perceber que deveria estender a barra de rolagem inferior (logo abaixo dos quadrinhos vermelhos onde está escrito VOLTAR - IMPRIMIR - SAIR) para o lado direito até o final, aí, sim, pude vê-lo e imprimi-lo. Caso você não tenha conseguido, tente novamente, pois foi o que aconteceu.
    Sucessos!
    Abraços!

    EDUCADORA MINEIRA

    ResponderExcluir
  67. Representante da Luta1 de maio de 2012 às 10:40

    Acabei de olhar o meu contracheque e crer que os mineiros merecem ter a pior educação pública do Brasil. População que elege um nazista e não luta. Temos que fazer com que os dados provem: "Minas no ranking dos piores". E responder à população o mesmo que ela nos fala quando fazemos greve, no mesmo nível, mude de estado, coloque seu filho numa escola particular. Afinal nós temos a força dentro da sala de aula. E infelizmente temos que reagir de igual pra igual com o nosso inimigo. Falar que fazemos uma coisa e na prática fazermos o oposto.

    ResponderExcluir
  68. MG.Com aval do Tribunal de Contas, Executivo pode gastar em saúde e educação abaixo do previsto pela lei

    Acordo que permite a governo investir menos é questionado

    Ministério Público pode anular o termo de ajustamento por ferir a Constituição

    Publicado no Jornal OTEMPO em 01/05/2012
    Avalie esta notícia »

    ISABELLA LACERDA

    Ajuste. TAG firmado entre o Estado e o TCE foi aprovado pelo órgão fiscalizador na semana passada
    O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai investigar o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o governo de Minas.

    O documento assegura ao Executivo a possibilidade de aplicação de recursos para a saúde e a educação em índices menores do que os determinados pela Constituição Federal. Como mostrou reportagem de O TEMPO no sábado, o TCE aprovou, por unanimidade, durante reunião do pleno na semana passada, metas escalonadas de receitas a serem aplicadas nessas duas principais áreas.

    Segundo o escalonamento previsto no TAG, as aplicações nos dois setores irão crescer até 2014, quando os aportes atingirão os preceitos constitucionais (veja quadro).

    O promotor de Defesa do Patrimônio Público Eduardo Nepomuceno afirma que, por meio de um inquérito, o MPMG vai buscar a comprovação de que houve falhas na negociação e descumprimento da Constituição.

    Segundo ele, o órgão tem o poder de anular esse tipo de acordo, podendo tanto negociar a suspensão do TAG quanto acionar as partes na Justiça, solicitando a declaração de inconstitucionalidade.

    Prática. Nepomuceno explica que os termos de ajustamento são mecanismos criados para solucionar irregularidades praticadas por gestores sem que haja a necessidade de oferecimento de denúncia ou aplicação de multas e penas restritivas, como a reprovação de contas.

    [...]

    ResponderExcluir
  69. A mesma ferramenta é usada pelos ministérios públicos estaduais no controle de descumprimento de leis, com o intuito de evitar enfrentamentos judiciais. No entanto, no caso do TAG aprovado pelo TCE, o acordo infringiria a Constituição. "Vemos um desvirtuamento do modo como esses acordos estão sendo usados. Eles são instrumentos que visam apenas a uma adequação da conduta da administração, mas é preciso que estejam dentro da lei", ressaltou Nepomuceno.

    Com a tabela de progressão aprovada pelo TCE, o governo estadual só alcançaria em 2014 o índice mínimo constitucional de 25% da receita corrente líquida na manutenção do ensino. O mesmo descumprimento ocorreria na saúde. Recentemente, a regulamentação da Emenda 29, sancionada em janeiro pela presidente Dilma Rousseff, determinou o mínimo de 12% da receita estadual à saúde.

    ResponderExcluir
  70. [...]
    Alegação

    Parecer. No entendimento do TCE, o acordo não é irregular, uma vez que o TAG foi criado para o tribunal ajustar ações - nos casos em que não há má-fé - sem que sejam necessárias punições.






    Governo Anastasia afirmou que busca cumprir novas metodologias
    Resposta
    Estado promete ajuste e diz que TAG é preventivo
    O governo de Minas informou, em nota, que o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) assinado com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem caráter meramente preventivo e representa o compromisso público do Executivo em aumentar os investimentos em saúde e educação. "O Estado está buscando alternativas tributárias para acrescer sua receita, com o objetivo de fazer frente ao aumento de despesas decorrentes das novas metodologias de cálculo dos índices de investimento dessas duas áreas".

    Ainda segundo o comunicado, Minas cumpria os 12% mínimos para a saúde por considerar investimentos em saneamento básico como gastos com saúde preventiva. A administração alega que seguia parecer do TCE e da Organização Mundial de Saúde sobre o assunto. Porém, com a regulamentação da Emenda 29, um novo cálculo de investimentos na área estaria sendo realizado.

    No caso da educação, o governo se baseava em resolução do TCE que considerava gastos com inativos no cálculo do índice de 25%. "Como o tribunal mudou esse entendimento, o governo de Minas está se organizando para retirar os inativos do cálculo do investimento em educação". (IL)


    Deputados oposicionistas ameaçam levar o caso à Justiça
    Deputados estaduais de oposição ao governo do Estado também estudam ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça de Minas pedindo a anulação do Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) realizado entre o Tribunal de Contas do Estado e o Executivo.

    "Vou solicitar ao PT que acione a Justiça. É evidente que o acordo fere a Constituição. O TCE está extrapolando o poder que tem", criticou o líder da oposição, deputado Rogério Correia (PT).

    O também petista André Quintão ressalta a necessidade de se tomarem providências. "O TAG só pode ser usado dentro da lei. Não pode extrapolar, como aconteceu nesse caso". Já para Antônio Júlio (PMDB), é preciso debater a forma como o acordo foi feito e questionar se o governo tem privilégios dentro do TCE. (IL)

    Disponível em: http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=202290Acessado em: 01 de maio de 2012.

    EDUCADORA MINEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Governo safado! Porque não corta verbas destinadas à Câmara dos Deputados,que já sabemos, é a mais cara do país.Gastam bilhões para não fazer nada.Mas eles querem tirar é da educação e da saúde o pouco que tem para atender os "de baixo".

      Excluir
    2. Amigos Professores, este tal de relator do TCE Mauri Torres, mais recente conselheiro eleito não passa de mais um carneiro do (Des)governo Anastasia!! E mais, se o caso for levado ao MPMG como estão ameaçando os Deputados oposicionistas, algúem aí ainda tem dúvida para quem o MPMG dará ganho de causa???

      Excluir
    3. PERGUNTEM EM JOÃO MONLEVADE QUEM É A PEÇA. O pior é que pretende acomodar a semente do mal, seu filho, na árvore do poder onde após eleito, é só pular de galho em galho. Fácil, não? Que país de misérias humanas. Dá vergonha ser brasileiro.

      Excluir
  71. Hoje já consegui acessar meu contracheque.

    ResponderExcluir
  72. Será que tem uma mensagem de congratulações pela passagem do dia do trabalhador, por parte da coordenadora do Sind UTE, no blog do sindute ou em seu blog??

    Verifiquemos...

    COMPROMISSO ZERO COM A CATEGORIA.

    Desta forma "eles" não permanecerão lá.

    ResponderExcluir
  73. te amo ,no por tu apariencia si no por tu forma de ver el mundo,tu ser y tu creer .

    ResponderExcluir
  74. Na noite de véspera do dia 1º de maio, dia do internacionalismo proletário, fui dormir com a imagem da cara gorda da Presidente Dilma, que em horário nobre habitava a tela do meu televisor. Ela afirmou taxativamente que a vida do povo brasileiro melhorou consideravelmente e agradecia a cada trabalhador e trabalhadora. Da sala, grito Dona Angela, minha querida mãe(ex presa politica do regime militar), que repousava em seu quarto:
    _"Tá vendo mãe! Olha a demagogia da delatora. E os 11 presos políticos das obras de Jirau?"

    Fritei um ovo e fui dormir com a cabeça doendo.

    Acordei bem cedo, fui comprar pão e andando pelo Cu da Lagoinha (onde moro e famoso ponto de crack de BH), não consegui saudar os "ex-trabalhadores" que estavam deitados nas calçadas com os seus cachimbinhos e os olhos arregalados.

    Chegando em casa, acessei a net e li uma nota do Ministério da Saúde que afirmava que chega a quase 2 milhões o número de usuários de Crack no Brasil, 1% da população.

    Fui para o Marreta, celebrar o 1º de maio com os operários e camponeses.

    Não tinha sorteio de carros e nem motos...mas era uma celebração vermelha, muito vermelha!

    O inimigo ainda é o Estado Opressor. Reafirmamos nossa decisão de lutar implacavelmente pela felicidade da nossa classe.

    Ao abolir as últimas leis de autodeterminação nacional, além das conquistas trabalhistas e democráticas, o Estado empurra para a ilegalidade as reivindicações mínimas dos trabalhadores e se opõe a tudo o que é nacional, principalmente o povo — tratado como bem semovente.

    O próprio chão só é brasileiro quando o camponês resolve tomá-lo do latifundiário usurpador — para sua família e a de seus camaradas. E os operários só se sentem dignos e nacionais quando lutam, como os de Jirau e Belo Monte.

    No dia 1º de maio, mais uma vez, levantamos a bandeira da Revolução e por mais difícil que possa parecer, por mais utópico que seja e mesmo que parte da classe não confia nela mesmo, nós confiamos na classe operária.

    Como disse um camarada um dia desses, nós não sabemos e nem escolhemos como morrer, mas nós podemos escolher e saber como viver.

    Um forte abraço!
    Rômulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me gusta lo que escribes, a veces no entiendo, pero los mineoros es muy inteligente, y realmente quiero ayudar a los profesores y cambiar el situación de la educación de Minas Gerais/ Brazil

      Excluir
    2. Traduzindo:
      Eu gosto do que eu escrevo, às vezes eu não entendo, mas mineoros é muito inteligente, e realmente deseja ajudar os professores e alterar o estado de Minas Gerais de educação /

      Excluir
    3. Eu gosto do que ele escreve, às vezes eu não entendo, mas mineiros é muito inteligente, e realmente deseja ajudar os professores e alterar o estado da educação em Minas Gerais / Brasil

      AnônimoMay 1, 2012 11:37 AM foi direcionado ao Rômulo... e você traduziu errado!!!

      Excluir
    4. AnônimoMay 1, 2012 11:37 AM caro amigo ou amiga essa moça está lutando por nós, pessoas que ela nunca viu!e outro detalhe pelo que percebi apaixonou pelo nosso comandante!!!!!!!!!

      E pelo que andei pesquisando ela está levando ao mundo a situação de miseraveis que vivemos!
      Temos que agradece-la!
      Qual entrou aqui de longe e lutou por nossa causa?
      Atenciosamente
      Humberto

      Excluir
  75. Se diz que a saúde esta de vento em polpa, a educacão nem se fala, meu deus onde esta os governantes deste pais nesse momento crucial?O hospital Sousa Aquiar entre aos ratos, a educacão aos porcos .A presidenta sorridente diz que esta tudo lindo ......triste fim será do brasil com tanto LATRÃO.
    A escrita foi sem querer querendo.E viva o chaves.

    ResponderExcluir
  76. EMBORA TENHAMOS VIVIDO DIAS TÃO DESALENTADORES, AINDA ASSIM É PRECISO CRER QUE PODEMOS MUDAR O QUE ESTÁ POSTO, EXATAMENTE POR SERMOS TRABALHADORES/EDUCADORES



    EU CREIO


    Creio nos valores humanos

    E sou a mulher da terra.

    ...

    Creio na força do trabalho

    Como elos e trança do progresso.


    Acredito numa energia imanente

    que virá um dia ligar a família humana

    numa corrente de fraternidade universal.


    Creio na salvação dos abandonados

    e na regeneração dos encarcerados,

    pela exaltação e dignidade do trabalho.

    ...

    Acredito nos jovens

    à procura de caminhos novos

    abrindo espaços largos na vida.

    Creio na superação das incertezas

    deste fim de século
    CORA CORALINA

    Poemas dos Becos de Goiás e Histórias Mais – Circulo do Livro, SP, 1986

    EDUCADORA MINEIRA

    ResponderExcluir
  77. NÃO TEMOS O QUE COMEMORAR POIS O PRIMEIRO DE MAIO É O ÚNICO DIA DO TRABALHADOR. OS RESTANTES DOS DIAS DO ANO SÃO TODOS DOS PATRÕES. VAMOS CONSTRUIR O DIA DOS PATRÕES, PARA VER SE FICAMOS COM ALGUNS DOS OUTROS DIAS PARA NÓS TAMBÉM.
    SAUDAÇÕES A TODOS E TODAS. ATÉ A VITÓRIA.

    ResponderExcluir
  78. (((Se diz que a saúde esta de vento em polpa ...)))
    Só se for polpa de fruta.

    ResponderExcluir
  79. O Primeiro de Maio chegou e, para comemorar, o contrache referente ao mês de Abril que já está à disposição. Que aumento, hein?! Estamos ricos...

    ResponderExcluir
  80. Com o novo aumento vou poder comprar dois pães a mais pra o café da manhã! Quem sabe com o próximo poderei comprar mais leite.

    ResponderExcluir
  81. ENQUETE NA FOLHA sobre o DESCUMPRIMENTO DO PISO EDUCACIONAL.

    Se você ainda não votou,faça-o agora! Vamos fazer a porcentagem crescer, mostrando que ele não é cumprido por falta de punição aos que desobedecem à Lei.

    Mesmo com a medida estabelecida em lei desde 2008, alguns Estados não garantem que vão cumprir o novo piso salarial para os professores, anunciado pelo MEC na última semana. Qual o maior motivo, em sua opinião, que impede o cumprimento da lei?


    38%
    375 votos
    Falta de vontade política

    57%
    558 votos
    Falta de punição pelo descumprimento

    4%
    42 votos
    Falta de dinheiro em caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de punição pelo descumprimento

      Excluir
    2. Anônimo May 1, 2012 04:20 PM

      Voce poderi informar o link d enquete ara quese possa votar?

      Excluir
    3. É só acessar a folha...

      Excluir
    4. Falta de punição pelo descumprimento. E digo mais: também pelo descaramento.

      Excluir
  82. Vamos contar para nossos alunos o valor do aumento que tivemos.
    Só isto professora? Eles vão dizer.Miséria em cima de miséria.....Este Governador acha que professor é escravo?
    Nunca tivemos um governo tão incompetente e perverso assim.O pior de todos os tempos. Só fica tentando encontrar uma forma de burlar as leis e sair levando vantagem.Haja...

    ResponderExcluir
  83. Colegas, acho estranho pois na minha escola me deram uma folha para preencher sobre a avaliação de desempenho 2012.Engraçado pois questionei que não temos mais plano de carreira , então não justifica preencher esta folha.Minha escola é de Contagem.Me digam se ainda teremos que fazer isso e para quê????Estranho não fiz a minha.Muito estranho.

    ResponderExcluir
  84. Professor Euler,

    PARABÉNS PELAS 1.9000.000 (UM MILHÃO E NOVECENTAS MIL) VISITAS A ESTE BLOG.

    BLOG DE UTILIDADE PÚBLICA PARA OS PROFESSORES DE MINAS GERAIS.

    OBRIGADO PELAS OPORTUNIDADES E LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

    ResponderExcluir
  85. Convite a Reflexão.

    Caras (os) Amigas (os)

    Tenho estado bastante ocupado nos últimos 44 anos com o tema “Educação”. E como muitos sabem, a palavra vem do Latim e significa “Trazer para fora”. Isso nos convida a reflexão: o momento atual que estamos passando. Os antigos dizem: “O exterior é o reflexo do interior”. O que estamos passando foi, portanto, gerado pelo nosso interior.

    Como alterar positivamente o nosso mundo atual? Somente alterando positivamente a nossa psicologia, as nossas maneiras de aprender, de pensar, sentir e agir.

    Temos três tipos de relações: com a nossa psicologia (nosso mundo interior), nosso corpo físico e nosso mundo exterior.

    O primeiro se relaciona com os nossos estados de espírito ou saúde mental, psicológica ou espiritual: amor, ódio; ânimo, desânimo; paz, guerra; ordem, desordem; etc.

    O segundo com a nossa saúde física: saudável ou doente.

    O terceiro com o mundo a nossa volta, familiares, amigos, profissão e companheiros de profissão, negócios, finanças, etc.

    Como harmonizar tudo isso?

    O oráculo de Delphos dos Socráticos é uma boa sacada:
    Advirto, seja quem fores! Ó! Tu, que desejas sondar os arcanos da natureza! Se não achares dentro de ti aquilo que procuras, também não poderás encontrar fora. Se tu ignora as excelências de tua própria casa, como pretendes encontrar outras excelências? Em ti está oculto o tesouro dos tesouros. Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os Deuses.

    Igualmente bacana é uma das citações dos Aristotélicos:
    Através do visível chega-se ao invisível.

    Gosto muito das metáforas. Aladin é uma delas.
    Aladin, o nome vem do árabe: Nobreza da Fé (eu gosto de brincar de diminutivo de Alá ou Deus), o português nos permite "certas coisas" (como cantou o Lulú Santos e Nelsinho Mota), muito legais. Bom, Aladin precisa ir dentro da caverna (inconsciente e mundo interior), buscar a lâmpada (o ego) e, de dentro dela, após tanto esfregar o latão, extrair o Gênio, Pai, Mago, Espírito, etc., etc., etc..

    O grande filósofo chinês Laozi ou Lao Tsé foi um dos grandes nomes da humanidade, dizia que o homem não precisava sair de casa para viajar pelo mundo. O coração é o grande portal para todas as dimensões da natureza.

    Algo que tem sido negligenciado pela nossa cultura atual: a verdadeira oração: o entusiasmo (essa palavra significa encontrar-se com Deus) e a meditação (na forma oriental, esvaziar a mente e não reflexionar sobre algo). Sincronizar, harmonizar coração e mente. Reto pensar, reto sentir e reto agir.

    Para os cristãos primitivos a sabedoria humana possui quatro pilares: 1 - Arte. 2 – Ciência. 3 – Filosofia (e também psicologia) e 4 – Mística (desligar os fatores artificiais que nos desligam de nosso Real Ser, Deus em nós) ou Religare, Religião.

    Se a nossa atual classe educadora estivesse mais alerta e trabalhando tais aspectos da educação estaríamos em outros patamares.

    Se algum dos leitores se interessar pelos assuntos aqui tratados e quiser trabalhar o Auto-conhecimento sugiro uma investigação no site www.amormaior.org

    Nesse site é ensinado a forma correta de trabalhar a psicologia humana, de buscar e trabalhar o conhecimento autêntico deixado pelos egípcios, gregos, indianos, chineses, japoneses e todas as culturas ascendentes que já existiram na face do nosso planeta.

    Agradeço a atenção.
    Wellyngton Ferreira – Arte-Educador, Professor de Música e Funcionário Público Estadual de Minas Gerais

    ResponderExcluir
  86. Gente, vamos abrir o verbo corretamente:governo incompetente, não! "BURRO" mesmo. Somente os péssimos governantes e ignorantes pagam mal seus funcionários.

    ResponderExcluir
  87. EM VARIOS CONTRACHEQUES AQUI NO VALE DO AÇO CONSTA QUE TRABALHAMOS 16 AULAS.O VALOR VEIO COM O AUMENTO DE 5% MAS, ESTA ESCRITO QUE LECIONAMOS 16 AULAS E NÃO 18.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do mês de março também está constando 16 aulas, alguém explica?

      Excluir
    2. Professor é muito burro mesmo!!!16 é um código não é número de aulas não!!!Por isso é que não somos valorizados!!!

      Excluir
    3. Isso... o código 16 é o da situação funcional: EFETIVO APÓS A LEI COMPLEMENTAR 64/2002. O do efetivado pela lei 100/07, vem o código 20: EFETIVADO. e o Designado, vem o código 02. O aposentado vem o código 04.

      Excluir
  88. Falta de punição pelo descumprimento

    ResponderExcluir
  89. Quando será o próximo aumento? Estou enriquecendo, gente. Vou abrir uma finaceira. Só rindo

    ResponderExcluir
  90. Retirado do blog da Marly gribel

    parte 1
    Que podemos concluir das comemorações do 1º de maio no Brasil?
    Marly Gribel | quarta-feira, 2 de maio de 2012

    Enquanto milhares de pessoas no mundo inteiro, inclusive em vários países da América Latina saíram às ruas nas manifestações do dia internacional do trabalho para protestar, reivindicando melhorias salariais e das condições de trabalho, o Brasil festejava no estilo que a burguesia oligárquica gosta: festas e shows, no conhecido e popular: pão e circo, dando mostra do que significam as Centrais sindicais no Brasil - atreladas totalmente a máquina estatal, numa demonstração de fraqueza sem par diante dos horrores que ora vivenciamos Brasil afora- salários aviltantes, saúde e educação totalmente desmanteladas, corrupção na pauta do dia com a CPMI- Comissão Parlamentar Mista do Inquérito no Congresso Nacional para investigar as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira com políticos e empresários de diversos partidos, incluindo o PT.

    Não esquecendo que o Novo código florestal aprovado por deputados retrocede as leis ambientais no Brasil, caso a presidenta não vete o Projeto da bancada ruralista em curso. Vamos trabalhar nas redes sociais para que a presidenta VETE.

    Não havia nada para comemorar no Brasil, havia sim, mil razões para protestar, como fizeram vários países da América e Europa. Mas o Brasil , um dos países mais marcados pelas desigualdades sociais, onde as diferenças de renda são brutais e mais ou menos 20 milhões de pessoas ainda passam fome comemorou-se o Dia do trabalho ao estilo burguês, com festas e distribuição de brindes. Lamentável!

    Para não dizer que tudo foi perdido, assisti solitária em minha casa uma reportagem na globo News , no Milênio, com o jornalista Washington Novaes, onde o mesmo expõe de forma clara o que é o país hoje- um país controlado pelos cartéis, pelos mercados compradores e financeiros- um país em que a desigualdade é aviltante e as diferenças de renda são gigantes.

    ResponderExcluir
  91. blog da Marly Gribel pate 2
    Ele fez duras críticas a este modelo que ele chamou de "desenvolvimento a qualquer preço" e destacou que um dos fatores fundamentais para o Brasil avançar seria investir mais na base da formação dos brasileiros- A Educação básica.

    O que temos presenciado é exatamente o contrário, o viés governamental trabalha exatamente contra estes avanços, prova disto é a eficácia destes governos em descumprir as leis, e dentre eles a do Piso salarial Nacional de valorização dos educadores e dos avanços na Educação básica. O que temos visto é um retumbante retrocesso.

    Por fim, destacar a fala de um grande companheiro, o Rômulo do NDG que deu o seguinte depoimento no blog do Euler e que espero que sirva de exemplo para todos nós:



    Na noite de véspera do dia 1º de maio, dia do internacionalismo proletário, fui dormir com a imagem da cara gorda da Presidente Dilma, que em horário nobre habitava a tela do meu televisor. Ela afirmou taxativamente que a vida do povo brasileiro melhorou consideravelmente e agradecia a cada trabalhador e trabalhadora. Da sala, grito Dona Angela, minha querida mãe(ex presa politica do regime militar), que repousava em seu quarto:
    _"Tá vendo mãe! Olha a demagogia da delatora. E os 11 presos políticos das obras de Jirau?"

    Fritei um ovo e fui dormir com a cabeça doendo.

    Acordei bem cedo, fui comprar pão e andando pelo Cu da Lagoinha (onde moro e famoso ponto de crack de BH), não consegui saudar os "ex-trabalhadores" que estavam deitados nas calçadas com os seus cachimbinhos e os olhos arregalados.

    Chegando em casa, acessei a net e li uma nota do Ministério da Saúde que afirmava que chega a quase 2 milhões o número de usuários de Crack no Brasil, 1% da população.

    Fui para o Marreta, celebrar o 1º de maio com os operários e camponeses.

    Não tinha sorteio de carros e nem motos...mas era uma celebração vermelha, muito vermelha!

    O inimigo ainda é o Estado Opressor. Reafirmamos nossa decisão de lutar implacavelmente pela felicidade da nossa classe.

    Ao abolir as últimas leis de autodeterminação nacional, além das conquistas trabalhistas e democráticas, o Estado empurra para a ilegalidade as reivindicações mínimas dos trabalhadores e se opõe a tudo o que é nacional, principalmente o povo — tratado como bem semovente.

    O próprio chão só é brasileiro quando o camponês resolve tomá-lo do latifundiário usurpador — para sua família e a de seus camaradas. E os operários só se sentem dignos e nacionais quando lutam, como os de Jirau e Belo Monte.

    No dia 1º de maio, mais uma vez, levantamos a bandeira da Revolução e por mais difícil que possa parecer, por mais utópico que seja e mesmo que parte da classe não confia nela mesmo, nós confiamos na classe operária.

    Como disse um camarada um dia desses, nós não sabemos e nem escolhemos como morrer, mas nós podemos escolher e saber como viver.

    Um forte abraço!
    Rômulo


    Devemos lutar contra exploração do trabalho, a alienação do trabalho e da consciência humana, só assim poderemos avançar na luta pela emancipação humana.


    Um abraço. Marly

    ResponderExcluir
  92. SIND-UTE/MG INICIA CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA ou seria de peleguismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O PESSOAL DO NDG DEVERIA INSCREVER PARA FAZER ESTE CURSO.

      E AO INVÉS DE APRENDER PASSAR A ENSINAR PARA ESTES PELEGOS O QUE A VERDADEIRA POLÍTICA.

      Excluir
  93. "CAROS COLEGAS EDUCADORES!!! NÃO DÁ PARA ESQUECER ESTAS FIGURAS!!! 'Deputados inimigos da Educação pública e dos educadores: Duarte Bechir, Alencar da Silveira Junior, Ana Maria Resende, Anselmo José Domingos, Antônio Carlos Arantes, Antônio Genaro, Antônio Lenin, Arlen Santiago, Bonifácio Mourão, Bosco, Célio Moreira, Dalmo Ribeiro, Deiró Marra, Délio Malheiros, Doutor Viana, Doutor Wilson Batista, Duilio de Castro, Carlos Henrique, Carlos Mosconi, Cássio Soares, Fabiano Tolentino, Fábio Cherem, Fred Costa, Gilberto Abramo, Gustavo Corrêa, Gustavo Valadares, Gustavo Perrella, Hélio Gomes, Hely Tarquinio, Inácio Franco, Jayro Lessa, João Leite, João Vitor Xavier, José Henrique, Juninho Araújo, Leonardo Moreira, Luiz Carlos Miranda, Luiz Henrique, Luiz Humberto Carneiro, Luzia Ferreira, Marques Abreu, Neider Moreira, Neilando Pimenta, Pinduca Ferreira, Romel Anízio, Rômulo Veneroso, Rômulo Viegas, Sebastião Costa, Tenente Lúcio, Tiago Ulisses, Zé Maia,

    ResponderExcluir
  94. 2012 já está chegando na metade e nenhuma atitude foi tomada.
    Somente reclamar não ajuda em nada. Se o Sindinútil não mais nos representa, que nós façamos nossa própria defesa.
    Como?
    Quantas oportunidades já foram perdidas este ano?
    Em cada manifestação, não importa de quê, deveria haver uma presença razoável de professores pegando carona na multidão e divulgando para a população a podridão do governo, que nada foi feito ainda pela educação.
    Poucos, muito poucos professores mesmo, ainda não desistiram e estão presentes na maioria das manifestações públicas.
    Não desistam colegas professores!!!
    Nossa classe está morrendo pela falta de união, pela falta de persistência, pelo comodismo da reclamação...
    A participação nas manifestações públicas nos sábados, domingos ou feriados não gera falta greve, nem corte de ponto, nem punição alguma por parte do governo.
    Não esperem por uma atitude do sindicato, pois nada acontecerá.
    Fizemos a greve mais histórica de Minas Gerais e morremos na praia por confiar em quem só defendia interesses próprios.
    Durante a greve falei que o Anastasia não iria fazer acordo algum e que iria impor o subsídio. Quase me bateram e me disseram que eu deveria dar um voto de confiança pro governador.
    E deu no que deu.
    A próxima paulada será a extinção da aposentadoria.
    Acham um absurdo? Ilegal? Pois é... Impor o subsídio goela abaixo também parecia impossível de acontecer, ilegal, e, entretanto, assim foi feito.
    A hora é agora! Vamos iniciar novamente um movimento e mostrar ao mundo que não morremos, que não fomos derrotados.
    Quando o movimento cresce, os aliados aparecem e a vitória é alcançada.
    Vamos à luta!!! Unidos até a vitória!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com você!
      Somos a maioria... Sindinútil não presta!
      hora de acordar e partir para a BATALHA!
      VAMOS DERRUBAR ANASTASIA E SUA CORJA

      Excluir
    2. PRIMEIRO TEMOS QUE DERRUBAR ESTA DIRETORIA FROUXA E PELEGA DO Sind UTE.


      COMPROVADAMENTE SIND INÚTIL.

      Excluir
    3. SINDUTE, o segundo maior sindicato da América Latina, no entanto, o mais fraco, sem grande poder de negociação.

      Estamos perdendo todas com a lei ao nosso favor. Imaginem se a legislação fosse contra nós?

      Excluir
  95. Na folha dirigida de 04 a 10 de abril foi publicado, abaixo da foto de Chico Anísio, que tivemos 22% de aumento.
    Engraçado, eu recebi só 5%, não fez nem diferença.
    Vejam o que está escrito:...o piso salarial da categoria, que este ano teve o fantástico reajuste de 22%, não passa de 1.451...
    Impressionante!Todo mundo anuncia mas o aumento não chega até nós.Acho que ele pára lá no Mineirão à espera da copa.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  96. João Paulo Ferreira de Assis2 de maio de 2012 às 23:25

    Vejam que lástima! Assembleia Legislativa da Bahia aprovou a remuneração por subsídio para os professores baianos. Leiam no blog do Eduardo Guimarães o comentário do Sandro no último post: ''Denúncia que Veja não fez era a que mais valia a pena fazer''. Ir em comentários antigos.

    ResponderExcluir
  97. Mandei mais um email para a secretaria, como todas as semanas, mostrando nossa indignação. Estou desistindo, e se fosse mais jovem sumia mesmo, saía fora. Nunca estive tão desanimada e sem estímulo qto nos últimos dias. Qdo vi meu contracheque deste mês, que tristeza, nem 2 mínimos, pós graduada, 2 cursos superiores...Não adianta gostar, isso não é sacerdócio, me poupem, é profissão e só os bons continuam, sendo pelo menos lembrados, pelos alunos. Mas, nem isto hj me estimula . Cansei mesmo, e ñ temos ninguem por nós, na luta.
    Este Ipsemg , que era nosso plano de saúde, hj não tem mais nada, quase. O que temos para nos fazer trabalhar? A fome? Isso dá para matar com outros empregos...

    ResponderExcluir
  98. João Paulo Ferreira de Assis2 de maio de 2012 às 23:39

    Aviso que recebi por email:

    ALERTA DAS AUTORIDADES POLICIAIS:

    Pelo teu computador e pelo meu, faz circular este aviso para os teus amigos

    e contatos familiares!

    Nos próximos dias estejam atentos: não abram qualquer mensagem que contenha um arquivo anexo chamado:

    "Atualização do Windows Live" independentemente de quem te enviar.

    É um vírus que queima todo o disco rígido. Este vírus virá de uma pessoa conhecida que tem a tua lista de endereços.

    É por isso que deves enviar esta mensagem a todos os teus contatos.

    Se receberes alguma mensagem com o anexo "Windows Live Update", mesmo que seja enviado por um amigo, não o abras e desliga imediatamente o teu computador.

    Este é o pior vírus anunciado pela CNN, e foi classificado pela Microsoft como o vírus mais destrutivo que já existiu.

    Este vírus foi descoberto ontem pela McAfee.

    Não há possibilidade de reparação para este tipo de vírus.

    Ele simplesmente destrói o Sector Zero do disco rígido.

    Lembra-te: se enviares esta informação aos teus contatos vai proteger-nos a todos.

    ResponderExcluir
  99. RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA PARTIDÁRIA E SINDICATOS

    Ricardo Corrêa

    Não é de hoje que os sindicatos são ninhos para o nascimento de intenções políticas. Afinal, é da luta de categorias de trabalhadores que surgiram alguns dos principais expoentes da política brasileira. Aquele que é hoje o segundo partido com o maior número de filiados no país, o PT, também ganhou corpo na atividade sindical,representado na figura do metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou ao ápice de governar o país por oito anos.
    A política está na alma da atividade de representação das categoria, e os partidos brasileiros já sabem disso há tempos. Para algumas legendas, no entanto, era trabalhoso vencer a resistência dos sindicatos, que passaram a ser mais representados por partidos da esquerda, tal qual o PT e o PDT, em seus momentos mais radicais.
    Com o Tempo, no entanto, o próprio PT se afastou um pouco da esquerda,abrindo espaço para que outros partidos que estão mais ao centro do embate ideológico pudessem também pleitear o direito de brigar pelo apoio dos sindicatos. Só por isso é possível ver hoje o PSDB participando ativamente de movimentos sindicais, como nas manifestações do dia do trabalho.
    Por mais intrínseca que seja a relação entre política partidária, de PT ou PSDB, e sindicalismo, no entanto, há mais malefícios do que benefícios a quem mais importa: aos representados. É uma relação em que, grosso modo, ganham muito mais os partidos e as cúpulas sindicais. Aos trabalhadores resta o papel de massa de manobras. Um representado de sindicato filiado à CUT, por exemplo, mesmo que não seja petista ou favorável ao governo, engrossa o coro de aplausos à presidente Dilma Rousseff, involuntariamente, através do nítido apoio que a Central Única dos Trabalhadores dá ao partido que está no poder. Da mesma maneira, um representado por sindicato ligado à Força Sindical em Minas Gerais, mesmo que não seja tucano ou entusiasta do governo de Antônio Anastasia, presta seu apoio ao projeto hegemônico no Estado, quando o presidente da instituição declara abertamente que está caminhando lado a lado com o PSDB. Ficam, em segundo plano, os verdadeiros interesses de suas categorias, como ficaram os interesses dos estudantes desde que as entidades que os representam tomaram o mesmo caminho da política partidária.

    Comento na próxima parte.

    Continua.

    ResponderExcluir
  100. Continuação do texto
    RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA PARTIDÁRIA E SINDICATOS

    Publicado no jornal Hoje Em Dia, por Ricardo Corrêa.


    Comentando o texto, concluo que os partidos políticos brasileiros tem enorme poder assim como enorme riquezas, utilizam o povo brasileiro, agora, principalmente os trabalhadores através das instituições que deveriam representá-los para angariar votos e colocá-los no pedestal do poder.
    Inconscientemente a classe trabalhadora vai sendo levada a reboque, mesmo aqueles mais combativos e que são conscienciosos do que está acontecendo, justamente porque são levados pelo elemento COLETIVO, de CLASSE, e isto faz parte do discurso também da entidade representadora da classe trabalhadora que está vinculada ao partido político e, espertamente usa estes dentre outros argumentos para ordenar o REBANHO segundo os seus interesses coadunando-se com o do partido, levando-se em consideração que boa parte das determinações legais VIGENTES CONSTITUCIONALMENTE que regulem o mundo do trabalho passem pelo crivo das entidades sindicais e partidárias. Ora, como sair dessa ROLETA RUSSA? Não é tão fácil quanto pareça, mas em um primeiro momento tem de partir de um ponto e a esse ponto detectado promover um trabalho de rompimento com o seu discurso. Talvez eu seja um pouco mais claro identificando esse ponto específico que o colunista Ricardo expôs e a esse ponto eu chamo de PARTIDO POLÍTICO, ora, os partidos políticos estão encastelados no poder e o próprio PT ao se alçar no poder vai se distanciando daqueles que eles representavam, ou seja, vão promovendo discursos conciliatórios com a DIREITA ou como dizia o historiador Raimundo Faoro "OS DONOS DO PODER". Sendo assim resta outro ponto a ser desvelado e esse está ligado à classe trabalhadora, a esse ponto ligado aos trabalhadores poderíamos chamá-lo de, RETOMADA DE CONSCIENTIZAÇÃO, promovendo a negação dos discursos centristas que distanciam do objetivo da categoria e penderem-se mais à esquerda, talvez com essa retomada de conscientização a categoria consiga fazer com que as entidades sindicais voltem a trabalhar e se moverem em prol dos trabalhadores criando aí talvez uma ressignificação da qual os trabalhadores tem a consciência do seu labor e de uma maneira autônoma atrelem as instituições, para isso o sentido de cooperação no espaço do trabalho tem de se demonstrar determinante até como um dos meios que se promova a UNIÃO.

    ResponderExcluir
  101. Gente que trágico! A proposta do sindINÚTIL para a retirada dos nossos direitos? FAZER DOIS DEBATES. KKKKKKKK... E o Mandado de Segurança Coletivo que o Deputado Sávio de Souza Cruz disse que iria falar com o departamento "jirico" do sindINÚTIL? E ainda vem sindINÚTIL ministrar curso de POLÍTICA agora, quem seram os palestristas? Meu Deus do Céu... "PARA O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!" A gente não merece isso. DEUS e o DIVINO ESPÍRITO SANTO tem que resolver isso urgente! Todos orem o Salmo 91 todos os dias. Deus é o ADVOGADO dos advogados, e não desista de lutar pelo que é nosso de direito. Com luta e garra o piso sai na marra. Se a Lei está do nosso lado, poderá passar tempo mas um dia a gente vai vencer. Vamos encaminhar os documentos pro sindINUTIL urgente, para nova rodada de processos e aguardar a decisão da SUPREMA CORTE FEDERAL.

    ResponderExcluir
  102. Ajudem - me a protestar, quem tiver na net, divulguem:

    #reageSind-UTE/MG #reageCNTE MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO, NO STF, URGENTE, SINDICATOS PELEGOS. QUE DERROTA, BRASIL! Acode profº, DILMA.

    ResponderExcluir
  103. VAMOS MARCAR UM TWITAÇO:
    #reageSind-UTE/MG #reageCNTE #reageSind-UTE/MG #reageCNTE #reageSind-UTE/MG #reageCNTE #reageSind-UTE/MG #reageCNTE Acode os profºs, DILMA.

    ResponderExcluir
  104. João Paulo Ferreira de Assis3 de maio de 2012 às 19:42

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Prezados companheiros de luta

    Peço que o pessoal leia principalmente o que eu escrevi em maiúsculas. É bom que aqueles que já têm tempo para se afastar da docência leiam e fiquem ATENTOS.

    Hoje tive um dia cheio em Barbacena, no único dia da minha folga na EE Deputado Patrús de Sousa. Dia em que em vez de viajar para o norte (Carandaí) tomei o rumo do sul (Barbacena). Fui em vários lugares. Primeiro fui ao técnico do Computador, pois o meu velhusco está desligando sozinho. Depois fui tomar algumas informações complementares sobre um notebook, na Rua XV de Novembro. Daí desci a Rua Dr. Teobaldo Tollendal, entrei na Belisário Pena, e pela São Leonardo, achei-me na Avenida Dr.Jaime do Rego Macedo, onde marquei uma hora com a minha dermatologista Doutora Maria Celeste de Castro. Depois tomei um táxi que me deixou na Avenida Bias Fortes, onde fui me apresentar no novo prédio da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena. Depois de vagar por algum tempo entre as repartições daquele prédio que fica na esquina de Bias Fortes com Comendador João Fernandes, cheguei finalmente no setor competente. E lá disseram-me que afastamento da docência só estava sendo feito pela chefe da repartição, que não estava no momento, pois estava reunida com as outras chefes de departamento e com a Diretora superintendente. Lá fiquei sabendo que o meu processo, que chegara à SRE no dia 18 de abril irá ser devolvido para a Escola. E UMA PESSOA ME DISSE QUE NÃO QUERIA ME DESANIMAR, MAS NENHUM DOS PEDIDOS DE AFASTAMENTO DA DOCÊNCIA HAVIA SIDO ATENDIDO. A SEPLAG NÃO DEFERIU E NEM INDEFERIU OS PEDIDOS. E como tem o projeto de lei, é PROVÁVEL QUE OS PEDIDOS FIQUEM SEM RESPOSTA ATÉ QUE A LEI NOVA REVOGUE ESTE NOSSO DIREITO. Por isso, é bom não ficar esperando... AJAM!!!

    Saí dali para a Casa do Morango onde me dessedentei, e fui para o Arquivo Histórico Municipal Professor Altair Savassi. O relógio marcava 16:15, quando cheguei na Rua XIII de Maio e fui lá na sub-sede do SINDUTE mas oh! decepção! estava fechado em pleno horário de expediente (8 às 11 e 14 às 18). Dali fui para minha sessão semanal de acupuntura com a médica Dra. Vanessa Tafuri de Melo, da qual não posso prescindir, pois com tanta coisa já era para perder as estribeiras.

    Desculpe a prolixidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem parecido com meu roteiro da terça-feira da semana retrazada... Realmente, aqui em Uberlândia, os afastamentos da docência, apesar de serem legais, estão ficando "engavetados" para evitar o direito adquirido e a correria dos que querem se antecipar à legislação, que sempre vem pra piorar a nossa vida e nunca pra melhorá-la...

      Excluir
  105. Boa noite a todos os guerreiros.

    Amigo Euler, continuo assídua visitante de seu blog, e, se estou abstendo-me de emitir algumas opiniões, é porque fui acometida por uma indignação tal, que julgo irrelevante qualquer palavra, nesse cenário de Minas e do Brasil. Realmente as palavras perdem a relevância, ou faltam argumentos para meu pobre português. Admiro imensamente sua garra e de muitos colegas que postam aqui.
    Perdoa-me.

    Izabel/Geografia

    ResponderExcluir
  106. Estamos no quinto mes de 2012, mais de um ano da tão falada greve de 111 dias e o sindute inicia negociação com o desgoverno e tem o descaramento de apresentar pauta com 60 itens! É demais! Lamentável mesmo é ver os colegas empobrecidos sustentando tanto pelegos!Agora vem a reforma do estatuto, etc etc. Temos de reconhecer, o anastAzia está vencendo todas!
    KD os outdoors com os traidores????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao sind-UTI, cabe a missão de alienar os professores. Sinto muito dizer mas tem muitos professores como cabos eleitorais de anastazia, trabalhando internamente dentro da escola a favor do PSDB, talvez seja por isso que a classe é tão dividida.

      Excluir
    2. E OS OUT DOORs??

      Excluir
  107. Boa noite,comandante Euler!
    Estou indignada com o descaso na educação.Gostaria de obter esclarecimentos da seguinte situação:Professor com 29 anos de serviço e 50 de idade PEB II J afasta para aposentar,em termos legais como fica o pagamento?Se alegam que todas as vantagens foram incorporadas ao subsídio?Perdi aquele valor pago como vencimento básico proporcional ao subsídio quase 200 reais.Tenho colegas q se aposentaram e não perderam.Já reclamei e disseram q está correto.Por favor quem tiver informações a este respeito envie se possivel com lei ,decreto ou resolução vigente.
    Desde já agradeço
    GRAÇA

    ResponderExcluir
  108. Professor Antônio, se vc não aplicou nenhuma prova mensal e nem a de recuperação, como pode dar nota perdida para a maioria dos alunos?Nota em caderno não mostra aprendizagem de aluno.
    Deixe a preguiça de lado e dá um jeito.
    Além de inventar notas ainda prejudica os alunos?
    Será que a secretaria sabe dessa sua postura?
    Vamos ver o próximo bimestre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto infelizmente acontece em todas as escolas,mas é isso que a SEE quer, professores desmotivados e alunos que nada sabem. È trágico.

      Excluir
  109. Um detalhe que passa despercebido! O módulo II. O governo fala que a remuneração é 1350,00 R$ por 18 horas/aula e não fala do módulo II.

    Duas, das três escolas que trabalho marcaram o conselho de classe para o mesmo dia, e praticamente no mesmo horário. E aí?

    ResponderExcluir
  110. Solução para o magistério mineiro: pedir ao DOUTOR para lembrar ao governador que também a gente é PROFESSOR. Não foi assim que o ex-governador ajeitou a vida daquela menina?

    ResponderExcluir
  111. professoramaluquinha4 de maio de 2012 às 13:47

    "AnônimoMay 2, 2012 05:51 PM
    SIND-UTE/MG INICIA CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA ou seria de peleguismo..."

    Responder: PELEGOOOOOOO

    ResponderExcluir
  112. Boa noite Prof Euler,

    Sei que esta muito ocupado, mas sei tb que a turma aqui esta sentindo falta de seus ricos e motivadores comentários!

    ResponderExcluir
  113. João Paulo Ferreira de Assis5 de maio de 2012 às 01:24

    Colegas, companheiros de luta

    Reconheço que o comentário de 03 de maio às 3:42 foi longo, porém, lhes peço que o leiam, pois nele há um alerta principalmente para quem já cumpre os requisitos do tempo de exercício e da idade para solicitar afastamento da docência.

    Saudações a todos.
    João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo professor João Paulo!

      Seus textos são sempre esclarecedores. Um forte abraço!

      Olá pessoal da luta!

      Um forte abraço a todos. Vou tentar redigir novo texto hoje a noite. O nosso contrachoque - choque mesmo - saiu, revelando o defasado salário de fome dos educadores de Minas. Sem o piso e sem a carreira.

      Ao colega que manifestou preconceito em relação às empregadas domésticas, que são trabalhadoras dignas e merecedoras de todo o nosso respeito, recomendo a leitura desta entrevista feita pelo Blog Vi o Mundo, do conceituado jornalista Luis Carlos Azenha. A entrevistada é a nossa combativa colega professora Luana Tolentino.

      Eis o link:

      http://www.viomundo.com.br/entrevistas/luana-tolentino-nunca-duvidei-que-eu-podia-e-merecia-muito-mais-batalhei-revidei-virei-o-jogo.html

      Vale a pena ler este depoimento da guerreira Luana, profissional da Educação de Minas, que não perdeu a esperança de dias melhores para todos.

      Um abraço carinhoso para aos colegas Marly, Ivete, Cindy,Rômulo, André Buzina, Joaquim de SL, Diógenes, Petrus, Sebastião, Dalgiza, Tina e a todos e todas bravos/as lutadores que visitam este espaço e alimentam a luta e o sonho da nossa categoria por dias melhores!

      A todos um forte abraço e força na luta! E até mais tarde!

      Excluir
    2. Vejam! Deputado Rogério Correia Denuncia acordo ilegal do governo com TCE (tribunal de contas do estado)para não investir em saúde e educação.

      http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=112JZVU0-5M&feature=endscreen

      Excluir
    3. Mas além do youtube, o deputado Rogério Correia denunciou junto ao SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ? Porque vídeo no youtube não repercutem em ações punitivas e portanto é apenas um mero engodo.

      Excluir
  114. Um forte abraço para você, também, Professor Euler, que mesmo com todos os afazeres e com todas as responsabilidades cotidianas, assim como nós, ainda, despende de seu tempo de final de semana, entre as leituras, a preparação de aula e as correções de provas, para dar vida e continuidade a nossa luta.
    Vou usar do plural majestático.(rs)
    OS NOSSOS AGRADECIMENTOS!
    Ivete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI IVETE, PRECISAMOS CONVERSAR PARA ACERTAR DETALHES, POR FAVOR PASSE O SEU E MAIL CORRETO POR FAVOR.
      O MEU É dalgizarufinomarques@yahoo.com.br

      Excluir
  115. Li isso agora no twitter:
    Assembleia .Repasse extra a deputados seria recompensa pelo arquivamento da CPI do Jogo do Bicho
    Governo promete R$ 900 mil a mais em emendas para a base
    Em ano eleitoral, aliados indicarão verba para a saúde nos municípios
    Publicado no Jornal OTEMPO em 05/05/2012
    Avalie esta notícia »
    2
    4
    6
    8
    10
    DANIEL LEITE
    http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdNoticia=202693

    Fui ler para conferir...
    Leiam também.

    ResponderExcluir
  116. Professor está sumido, espero quenão tenha desistido dessa luta, que por sinal se torna as vezes enfadonha, mas que é um mal necessário. Afinal não há luta sem combate. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  117. Obrigado professor Euler, um abraço forte para voce também,com sua liderança temos esperança de reverter este quadro de injustiça que está sendo praticado por este governo a todos proficionais do ensino básico da rede estadual(ativos e inativos).
    Sebastião de Oliveira

    ResponderExcluir
  118. João Paulo Ferreira de Assis5 de maio de 2012 às 19:21

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Prezados companheiros de luta

    Não podemos esquecer do boicote à novela Avenida Brasil. Se em cada escola desligarem a televisão no turno da noite, após o jornal Nacional, já será uma grande coisa. Não esqueçam receptor de tv ligado na Globo, mesmo que não tenha ninguém assistindo é contado como ponto de audiência para a Globo.
    E vamos apoiar o deputado Sávio Souza Cruz, conforme sugestão de uma companheira (acho que é a Graciuesa Brito).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta "coisa" do demo chamada rede globo já está proscrita. Em minha família esta tv não é vista. Não vemos há mto tempo sequer o PÉSSIMO jornal nacional. Que gentinha mais bandida, não? Nosso boicote é total.

      Excluir
  119. Para persistir na luta:

    http://www.youtube.com/watch?v=JXFNg1DNfRA&feature=related

    ResponderExcluir
  120. NAO DESTISTIREMOS, SEREMOS FORTES, AFINAL A MELHOR EDUCACAO FOI A DE MINAS, FOI, EDUCAO MEU FILHO AQUI. MAS SE A ASANSASIA QUER BRIGA, TERÁ, QUEM VA FROFRER? NÃO SEREMOS SÓS MAS OS MAIS POBRES, DAREMOS AULAS AO PÓ I AO GIS E NÃO ADIANTARÁ O GRUPO (5.000,00,PIP) CINCO MIL PORQUE TÁ COMENDO DIÁDIAS A 150,00 POR DIA PARA FALAR BOLITO.


    VAMO VER O RESULTADO 2013, PARA VER SEW TEM BESTA FAZENDO O QUE OS ALUNOS NÃO QUEREM.




    SERM PISO SEM PROEB


    VAMOS SEM INTERVENÇÃO

    ResponderExcluir
  121. VAMOS FICAR DE OLHO, FOU FORTE AQUI, MAS NÃO VOTO NOS INIMIGOS DA EDUCAÇÃO


    PILANTRAS


    VAMOS DIVULGAR E PERSEGUIR ELES UE FARÃO E DISPUTARÕES PREITOS

    ResponderExcluir
  122. JA TÔ DESISTINDO, DE DAR AULAS DE ACREDITAR, DE TER ESPERANÇAS. A POLITICA SÓ VÊ CARGOS,

    SOMOS A REVOLUÇÃO. VIDA; NÃO TEMOS MAIS A UNIÃO DOS ESTUDANTES, JÁ FOI FORTE, MAS NÃO EXISTE MAIS, A EDUCAÇÃO MODOU POR FORÇA DA UNI, HOJE PRECISAOS DELA NO BRASIL TOFO. SEI LÁ MAS SERA ASSIM UN, EUTO,ETC NÃO ME LEMBEO MAS ERAMOS UNIDOS.

    ONDDE ESTAMOS?

    PENSSEM, MAS NÃO VOTEM DOS KRÉPULAS-LADRÕES

    VIVAM
    SEJAM LIVRES

    ResponderExcluir
  123. Euler e companheiros(as):

    É sempre muito bom visitar este blog. Apesar de todas as decepções vividas em nossa luta, ele ainda é um dos poucos espaços que temos para gritar toda a nossa indignação contra este governo e o tratamento dado à educação e aos educadores de Minas Gerais.

    Li, aqui mesmo, que " A esperança é a última que morre" e, alguém, sabiamente acrescentou: "Ela não é a última que morre... Esperança não morre nunca". Espero, companheiros, que esse aprendizado permaneça nos motivando, aumentando a nossa garra que, no momento, apenas dá uma pausa - afinal, ninguém é de ferro - para, brevemente, retomarmos a luta que na verdade continua nas Escolas, twitter, face etc. Não vamos abrir mão dos nossos direitos roubados escandalosamente pelo ditador de plantão com seus cordeirinhos.

    Precisamos, no entanto, ter consciência de que não podemos contar com as Centrais Sindicais. Haja vista os acontecimentos do 1º de maio, quando não vimos nenhuma denúncia da situação de empobrecimento que vivemos, não vimos os outdoors, mas somos testemunhas do dinheiro gasto com as festas para os trabalhadores - que por sinal, merecem, e muito mais! Porém, não vimos estas Centrais denunciarem o descaso com a Educação, Saúde, Segurança Pública e tantos outros segmentos que vivem das migalhas dos faustos salários de nossos nobres políticos.

    Não temos o direito de desanimar, mas a obrigação de mudar as estratégias. E a nossa vitória só se tornará realidade se mudarmos também a nossa maneira de fazer política: no sindicato, na escola, em casa! A sala de aula é o nosso espaço privilegiado e ninguém pode nos tirar esse direito. Vou ajuntar vários artigos sobre o 1º de maio e trabalhar com meus alunos de História e Filosofia. Eles, com certeza, entenderão com mais facilidade o que e aonde quero chegar. Não serei mais "um" na vida deles que passou sem deixar marcas nem permitirei que o conteúdo trabalhado em sala de aula seja apenas um "enfeite" para os seus históricos. Eu continuarei sonhando junto aos pobres deste país e deste Estado, assim como sonharam os poetas das
    CEB´s (Comunidades Eclesiais de Base) em seu canto: "EU QUERO VER, EU QUERO VER, ACONTECER.
    UM SONHO BOM, SONHO DE MUITOS ACONTECER"

    Um abraço e bom final de semana a todos(as) e a cada um(a0 de vocês!

    ResponderExcluir
  124. Ola gente.

    Parece que Minas Gerais ficou separada do País, já notaram isto ? E que o governo é quem cria e aplica leis para prejudicar os professores e ninguém vê e faz nada.Leio uma denúncia aqui e outra ali e fica por aqui mesmo, uns protegendo um mais sujo ainda.
    Eu não consigo entender pq tudo isto acontece em Minas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os poderes estão conchavados.

      Muita gente é corrompida, principalmente, pelo poder do dinheiro, independente de classe ou condição financeira.

      Muitas pessoas humildes se sentem pressionadas e tem medo de enfrentar os poderosos.

      Os partidos tem poder de pressão e através daqueles que trabalham para o partido político e tentam construir a imagem dos seus candidatos, pressionam as localidades e assediam seus eleitores sutilmente mantendo-os no cabresto.

      A mídia está sob o controle elitista, sendo assim, enaltecem e constroem uma imagem favorável daqueles que as patrocinam.

      O aparato repressor em Minas Gerais é muito forte e está sob o controle do governo, desde a entrada de Aécio Neves ao poder.

      As questões sociais são repudiadas e combatidas.

      O poder e as imposições neoliberais são fortes em Minas Gerais.

      Minas já trás desde o período colonial traços de um predomínio elitista e segregador. Para aqueles que são formados em História, isso não é nenhuma novidade, tanto é assim que a tentativa do poder elitista é trabalhar da melhor maneira possível a imagem da linhagem NEVES, pois essa família trás consigo os símbolos da LIBERDADE, só que da liberdade pra uma oligarquia que despreza questões sociais e pobres.

      O Estado tem investido pesado na SEGURANÇA na tentativa de fazer predominar o BIG BROTHER, repelindo todos os movimentos contrários ao seu governo e por conseguinte manter o controle da sociedade. A intenção do ESTADO é fazer com que a EDUCAÇÃO trabalhe da mesma forma com que a SEGURANÇA, ou seja, levando os alunos a pensarem a questão social em outros patamares, que não impeçam nem obstaculizem os interesses das oligarquias aqui no território, que sejam passivos às imposições governamentais e aceitem seu estado de vida miserável.

      Excluir
    2. Uma coisa é certa: quanto mais alto o coqueiro maior é o tombo do coco! Todos cairão, sem dúvida. É questão de tempo. Não há mal que sempre dure. Fomos feitos para sermos felizes e solidários. Estes políticos abjetos estão IMPLANTANDO A DESORDEM PARA INSTALAREM A "ORDEM DELES". Fiquemos atentos! XÔ tucanalha.

      Excluir
  125. Sergio Telles ‏ @stelles_13

    Tem preços mt atraentes de viagens de avião para o 3° Encontro Nacional de Blogueiros, pesquisando Rio x Salvador... http://fb.me/1syqvjXx6
    Expandir

    Responder
    Retweetar
    Favorito

    ResponderExcluir
  126. João Paulo Ferreira de Assis6 de maio de 2012 às 01:52

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Prezados companheiros de luta

    Eis aqui o email que acabei de passar para o Senador Cristovam Buarque:

    Excelência

    Sou Professor da Rede estadual de ensino de Minas Gerais, e já perdi as esperanças de que a lei 11738 seja cumprida. Os governadores agora inventaram o tal subsídio para burlar o cumprimento da lei. Se o Governo Federal quer que ela seja cumprida, talvez vai ter que fazer uma alteração na parte em que propõe auxiliar estados e municípios a pagá-la. Em vez de o dinheiro ir para o caixa dos Estados e municípios, sujeito a ser desviado por governadores e prefeitos inescrupulosos, deve ir direto para a conta corrente dos professores, na forma de gratificações que incidiriam sobre o bruto pago pelos Estados e municípios. E o plano de carreira poderia ser o dos professores do ensino médio federal.

    Eu fiz a sugestão para a Deputada Fátima Bezerra. E apresento-a para apreciação de V.Excia, a quem peço para estudar a viabilidade desse projeto.

    Grato pela atenção.
    Professor João Paulo Ferreira de Assis.

    ResponderExcluir
  127. João Paulo Ferreira de Assis6 de maio de 2012 às 21:26

    Prezado amigo e companheiro de luta Professor Euler

    Prezados companheiros de luta

    Um inimigo cruel dos professores está para ganhar as eleições no primeiro turno em Belo Horizonte: Márcio Lacerda. Pesquisa Datatempo o deu com mais de 50% de intenções de voto em qualquer quadro.

    ResponderExcluir